<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 3, art. 11, p. 211-224, *a*./ju*. 2019 </line>
<line> ISSN Impre*so: 1806-63*6 ISSN *letrônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.1281*/2019.16.*.11 </line>
</par>
<par>
<line> D(N)Os Sentidos que se Marcam no* D*zeres de O*te* e Hoje: * (*)Existência da **lher </line>
<line> About t*e Senses tha* are M*r*ed in the W*rds of Yester**y and *oday: The (R)*xis*ence o* </line>
<line> t*e Woman </line>
</par>
<par>
<line> *laine Pereira Daróz </line>
<line> *ou*ora em Estudos d* **nguagem p*la Universidad* Federal F*uminense </line>
<line> E-m*il: lainedaroz@gm*il.*om </line>
<line> Lucília Mari* Abrahão e *ou*a </line>
<line> Doutor**o em Psi*ol*gia pela Uni*e**idade de *ão Paulo </line>
<line> Profess*r* na Univer*idade de São *aulo </line>
<line> E-mail: lucili*mas*usa@gmail.com </line>
<line> *ant*el*i Ass*mpção Gar*ia </line>
<line> *o*torado em *stu*os Linguístic*s pela Universidade Estadual P*ulista Júlio de *e*q*i*a F*lho </line>
<line> P*ofe**ora da Universid*d* Esta*ual do Oest* do Paran* </line>
<line> *-m*il: dantielligarcia@gma*l.com </line>
</par>
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<line> E*d*reço: Elai** P*rei*a Daróz </line>
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<line> U*iversidad* </line>
<line> *e </line>
<line> São </line>
<line> Pau*o </line>
<line> - Aveni*a </line>
<line> Bandeir*ntes, </line>
<line> *ditor-Che*e: Dr. Tonn* Kerle* de Alenca* </line>
</par>
<par>
<line> *900, Bairr* </line>
<line> Monte Alegre, C*P 14*4*-901, </line>
<line> Ribeirão </line>
<line> Rodrig*e* </line>
</par>
<par>
<line> Preto-S*. Brasil. **s-dout*rado na Universidade *e São </line>
</par>
<par>
<line> P**lo (USP/FFCLRP), sob supervi*ão da Pro*a. Dra. </line>
<line> Artigo recebido em 2*/01/201*. Ú*tima </line>
<line> vers*o </line>
</par>
<par>
<line> Lucília *ari* A*rah*o e Sousa, e apo*o da Fapesp </line>
<line> recebida e* 13/02/2019. *pro*a*o em 14/*2/2019. </line>
</par>
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<line> (Protocolo no 2*18/13017-2). </line>
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<line> E*de**ço: Lucí*ia Mar*a Abra*ã* e Sou*a </line>
<line> Avaliado pelo si*tem* Triple Review: D*sk Review a) </line>
</par>
<par>
<line> Unive*s**ad* </line>
<line> de </line>
<line> São </line>
<line> Pau*o </line>
<line> - Avenida </line>
<line> Ba*dei*antes, </line>
<line> pelo E*itor-Chefe; * b) Double Blind Review </line>
</par>
<par>
<line> 3900, Ba*rr* </line>
<line> Mo*te </line>
<line> Alegre, CEP 14040-901, </line>
<line> Ribei*ão </line>
<line> (ava*iaç*o cega por dois avaliadore* da área). </line>
</par>
<par>
<line> Pre*o-SP. *rasil. </line>
</par>
<par>
<line> End*reço: Dantielli Assumpção Gar*ia </line>
<line> Revisã*: *ramatical, Normativa e de Form*t**ão </line>
</par>
<par>
<line> *ua Unive**itá*ia, *6**, Jardim Un*versi*ário. CEP: </line>
</par>
<par>
<line> *5.819-110, Cas*a*el-PR. Br*sil. </line>
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<line> E. P. Darós, L. M. A. Sousa, D. A. G*r*i* </line>
<line> 212 </line>
</par>
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<line> RESUMO </line>
</par>
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<line> I*úmeros dizeres *o**e * m**her são posto* em </line>
<line> circulação na m*di*, regu*arizand* </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> memór*a acerc* da mulher na esfera social. Consideran** </line>
<line> que História e M*mória se </line>
</par>
<par>
<line> entrecruzam, e pr*d*zem os se*s efeitos *a* p*áticas dos sujeitos, propomos *ma análi*e *os </line>
</par>
<par>
<line> efeitos </line>
<line> de sentid*s sobre * m*lher que se fazem present*s no *iscurso </line>
<line> jo*na*ístico, em s*a </line>
</par>
<par>
<line> modalida*e onlin*. S*b a **z do* p*e**uposto* da A*á**se d* Dis*u*so de *inha *rancesa, </line>
<line> bu*c**os comp*eende* como um **a*inário sob*e a mulher sustenta-se em n*ssa sociedade. </line>
</par>
<par>
<line> Para isso, tomamos co*o corpus analítico reporta*ens disponíveis na internet acer*a </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> co*ertura sobre as manif*stações o*orr*das no *r*sil, n* Dia Internacional da M**her. *m </line>
</par>
<par>
<line> nossas an*lises, realiz*das no batimento entre </line>
<line> teoria e </line>
<line> prátic* *nalítica, observa*os que, </line>
</par>
<par>
<line> embora o discu*so ana*isado possibilit* alguma </line>
<line> visibilidade para o mo*imento *m pr*l </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> mulheres, os senti*os que n*le se inscr*vem operam *o sen*ido d* quest*onar a legitimidade </line>
<line> do *ovimento e, por cons*gu*nte, das deman*as das mulheres na co*temporanei*ade. Visto </line>
<line> que e*ses dizeres pr*duzem um imaginári* *e mulher, prop*mos uma ressi*nificação desses </line>
<line> sen*i*os, con*i*erando que, pensamos, p*ssuem imp*icações nas posiç*es q*e * *ulher pode </line>
<line> /deve *cupar *o seio soc*al. </line>
<line> Pala*ras-chave: Análise de Di*cu*s*. Mul*er. Memóri*. Discurso Jornal*st*co. </line>
<line> AB*TRACT </line>
</par>
<par>
<line> Numer*us *isco*rses abo*t w*men are put into </line>
<line> **rculati** in the media, re*u*arizing </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> m*mor* ab**t the feminine in *h* social sphere. Consideri*g that Histo*y and Memory </line>
<line> i*tersect *hemselves, *nd *rod*ce the*r effects on t*e prac*ices of the contemp*rary *ub*ect*, </line>
</par>
<par>
<line> we propose i* this wo*k an a*a*ysis about </line>
<line> t*e *ff*c*s of s*nses </line>
<line> abou* woman whi*h are </line>
</par>
<par>
<line> pr*sent on on*ine journalistic disc*urse. In the *ight of t*e assumptions of Frenc* *ine </line>
<line> Discour*e Analys*s, we aim understand how an imaginary *bout woman *s regu**ri*ed in our </line>
<line> socie*y. For th**, *e anal*sed disc*urses published o* inte*n*t accor* t*e I*ter*atio*a* </line>
</par>
<par>
<line> Womens\Day. Through our gesture o* analyze, </line>
<line> reali**d </line>
<line> on the beat of th*ory and prac*ice </line>
</par>
<par>
<line> *nalyt**a*, we </line>
<line> observe* that, alth*ugh the discour*e a*alyzed makes possible an v*sib*lity to </line>
</par>
<par>
<line> *he movement *n favor of w**an, the </line>
<line> s*nses ins*ribed *n act promoting doubts about th* it </line>
</par>
<par>
<line> leg**imacy of it a*d, then, *h* **e*s *f wom*n *n the c*ntemporane*ty. C*ns**ering that *hese </line>
<line> discourses produce an ima*in*ry *f woman, we propose a redimens*oning of the*e senses </line>
<line> which, we thin* h*ve *ons*quences on *he *nvi*o**ental practic*s, *specially concerne* with </line>
<line> the positions t*at *o*an can/s*oul* occupy in **e s*c*ety. </line>
<line> Keywor*s: *iscourse Analysi*. Wom**; ***ory. Jou*nalistic Discourse. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina, v. 16, n. 3, art. 11, p. 211-224, mai./j**. 2019 </line>
<line> www4.f**n*t.com.br/*evista </line>
</par>
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<line> D(*)Os *ent*d** que se *a*cam nos **zeres de On*em e Hoje: A (R)Existênci* da Mulher </line>
<line> 2** </line>
</par>
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<line> 1 I*T*ODU*ÃO </line>
</par>
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<line> Inúmeros são os *izeres qu* circ*lam em nossa **ciedade, sus*entados em u*a </line>
</par>
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<line> memória q*e se *il*a * um *iscurso patria**a* sobre que é ou n*o **r mulhe*1 e o q*e el* o </line>
</par>
<par>
<line> deve/p*de ou **o *azer, pensa* *ara le**timar sua posição </line>
<line> na *ocieda*e. E* nosso tra*alho, </line>
</par>
<par>
<line> tomamos um* reportage* jornalísti*a *ue *irc*lou no po*tal o*line G1 sobre **a </line>
<line> **nifest*ção de mulheres qu* ocorr*u no *ia Interna*ional *a *ul**r, no a*o de 2017. </line>
<line> O Dia Interna*ion*l da Mulher, faç*m*s um *arên**ses aqui, te* como u* *os se** </line>
<line> objetiv*s *ol*c*r em circulação dize*es de/sobre as con**i*tas s*ci*is, p*lí*icas e econô*ic*s </line>
<line> d*s mulh*res ***indas da* lutas femi*ina* do século XIX e início do século XX, nos Estados </line>
<line> U*idos * na Europa. O reconhecimento d* sua relevância pelas *rganizações das Naçõ*s </line>
</par>
<par>
<line> Unidas (*NU), na década de </line>
<line> 197*, pr**orcion*u *aior v*sibili*ade forç* ao *o*i*ento * </line>
</par>
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<line> celebra*o em * d* març*, </line>
<line> possibilitando * manutenção e o *vanç* </line>
<line> *as co**u*sta* *inda </line>
</par>
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<line> ur*e*tes no s*culo XXI. Como mos*ra*os e* Ga*cia e *ou*a (2014), associa-se Dia o </line>
<line> Internaci*nal ** M*lher a uma memór*a *e greves e **rtes, isso já regi*tra de saída * quanto </line>
</par>
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<line> esse tem* *obiliz* fo*ç*s em r*ta </line>
<line> de co*is*o *as estr*turas sociais, mar*ando po**ções </line>
</par>
<par>
<line> di**ursi*as que, de um *a*o, reivin*icam direi*os e avanç*s e, *e outro, te*cionam m*dos d* </line>
<line> s*l*nciar e c*nter tais e*eito*. Uma das histórias mais conhec*da é de uma gr*ve *cor*ida *m </line>
<line> Nova Yor* no ano *e 185*, na qual 129 operárias morreram apó* o* patrões tere* incendiado </line>
</par>
<par>
<line> a fáb*ica oc**ada. O*tra </line>
<line> que também é *eto*ada co** forma de sustenta* a cr*ação do **a </line>
</par>
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<line> Internaci*nal da Mulh*r é o incêndio o*o*rido na fábr*ca t*x**l Triang*e Shirtwaist Comp*ny, </line>
<line> no dia 25 *e mar*o d* 191*. Contudo, de ac*rdo **m Bl*y (2001, p. 605), Clar* Zetkin </line>
<line> (*857-1*33) - ale*ã, **mbro do Partido Comunista Alemão, deputada *m 1920, mil*tante do </line>
</par>
<par>
<line> *ovim*nto operá*i* e de *ulheres - </line>
<line> p*opôs, em *91*, no II **ngr*sso Interna*iona* de </line>
</par>
<par>
<line> **lhere* S*cialista*, em *openhagen, a criação de um Dia Internacional d* *u*her. Nas </line>
<line> pa*a*ras d* Blay (2001, p. 605): </line>
</par>
<par>
<line> No Br*sil vê-se repe*ir a c*d* ano * *s*ociação entre o **a I*ternacio**l *a M*l*er e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> inc*ndi* n* Tri*ngle, </line>
<line> *uando na *erdad* Clara Zetkin tenha pr*posto em 1910, u* ano o </line>
</par>
<par>
<line> ant*s do incêndio. * muito pro*ável que * sacrif**io das trabalha*ora* da Triangl* tenha se </line>
<line> incorpo*ado ao imagi*ário c**etivo da luta das mulheres. Mas o processo de instituiçã* *e um </line>
<line> D*a In*ern*cional da Mulher já vinha sen*o elab*rado pelas socialistas americanas * eur*pé*as </line>
<line> h* alg*m tempo e *oi ratificado co* * prop***a de Cla*a Zetkin. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1 </row>
</column>
<column>
<row> Sab**os, *elos estudo* e discussõe* feministas e de *ênero (DAVIS, 201*; BUTLER, 201*), que n*o há a </row>
</column>
</par>
<par>
<line> categori* universa* mul*er, isto é, "A" mu*her não exi*te, mas sim mulhe*es, no plu*al, c*m suas especifidade* </line>
</par>
<par>
<line> ( d e r aça, </line>
<line> *tn**, cl*sse, sex*al*dade etc.) e lut*s. Co*tudo, como mostrare**s neste artigo, no dis*ur*o </line>
</par>
<par>
<line> jornalístico que anal*sarem*s, há a sus*en*ação de um imag*ná*io, filiado </line>
<line> a uma memória patriar*al, que </line>
</par>
<par>
<line> *niv*r*aliz* *s mulh*r*s, a*agando suas **ferenças e singulari*ad*s. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. *6, *. 3, art. 11, p. 211-224, mai./ju*. *0*9 </line>
<line> *ww4.fsane*.*om.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. P. Darós, *. M. A. *ousa, D. A. G*rcia </line>
<line> 214 </line>
</par>
<par>
<line> Em *975, a *NU declarou a década de 1975 a 1985 como a Década da Mulhe* </line>
<line> e </line>
</par>
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<line> r*conh*ceu o 0* d* março </line>
<line> co*o o *ia Internacional *a Mulhe*. *ais do que uma sim*l*s </line>
</par>
<par>
<line> data, *onsideramos *ue essa nom*ação s*tua poli*icamente esse diz*r em *m *am*o bastante </line>
<line> s*g*ificati*o, uma organização int*rnacional que enuncia c*rt* est*tu*o de reconh*cimento d* </line>
<line> dire*tos. Em 1977, a Organiza*ão d*s Nações Unidas par* a E*ucação, a C*ên*ia e a Cultura </line>
</par>
<par>
<line> (UNESCO) recon*ece of*cialmente essa data como Dia </line>
<line> da Mul*er, em homenage* à* 12* </line>
</par>
<par>
<line> operárias queim*da* vivas. De a*or*o com Garcia e S*usa (2**4), ** relacionar a instituição </line>
<line> d* Dia Internacio*al da Mulher com as greves ocorr*da* entre o f*nal do século XIX e início </line>
<line> do XX, ap*sar das *núm*ras crí**cas *e teóric*s *eminis*as * mil*tantes ace*ca dess* r*la*ão </line>
<line> e*tre greve-incênd*o-Dia Internaci*nal da Mulher: </line>
<line> A Unesco legi*i*a a d*ta e faz *irc*lar u* discurs* que apag* a* lutas feministas de </line>
<line> séculos. Ass*m, o *i* 08 d* março passa a se* o Dia Interna*io*a* da *ulh*r. </line>
<line> Mo**nt* em que a so*ied*de patriarcal deci*e homenagear o "segundo s**o". </line>
<line> Contudo, * que os movimen*os f***nistas a*ua*s tentam trazer à to*a são as *utas </line>
</par>
<par>
<line> trava*as a*nda *el*s mulhe*es </line>
<line> na *ociedade que a vio*enta, dizendo </line>
<line> homena*eá-la </line>
</par>
<par>
<line> (GA*CIA; SO*SA, 2014, p.176). </line>
<line> Na materi*lidade selecionada para est* artigo, al*m de analisarmos s* há ou não uma </line>
<line> r*tom*da, p*la r*portagem, d* *ma memória sob*e os movimentos de mulhe*es que sust**tam </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> criação *o Dia Inter*ac*onal da *ulher, t*mamos em atenção as r*petições e/ou </line>
</par>
<par>
<line> de*lizam*n**s d*s se*tido* *ue sustentam os d*zer** jornalísticos, bem como as condições </line>
<line> *ócio-histórico-ide*lógicas em q*e foram pro*uzidos, fazen*o *ntervir u*a mem**ia </line>
</par>
<par>
<line> rel*t*vamen*e estabilizada sobre a m*l*e* ***, pens*mos, possuem implic*ções </line>
<line> na* pr*ticas </line>
</par>
<par>
<line> sociais2 </line>
</par>
<par>
<line> 2 RE*EREN*I*L TEÓRICO </line>
</par>
<par>
<line> 2.1 Entre a histó*ia * a memóri*: a r**ula*ização dos sentidos sob*e a mu*h*r? </line>
</par>
<par>
<line> Em </line>
<line> uma abordagem dis*ursiv*, comp*eende-se que *s *en**dos n*o es*ão fixos </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> língua, dados a priori. Segun*o Pêc*eux ([1975]1988), * no enc*ntro da língua **m a *istória </line>
</par>
<par>
<line> que os *entidos são (re)c*nstruídos. Nesse processo, a *emór** ocupa relevante </line>
<line> papel </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 2 </row>
</column>
<column>
<row> Es*e *rab*lho fa* parte do projeto de Pós-D*utorado D*s práticas discurs**as às práti*as sociais: uma </row>
</column>
</par>
<par>
<line> abordagem analítica d*s dizeres sobre (e para) a mul*er no entrecruzamento d*s discursos de </line>
<line> ontem e h*je, </line>
</par>
<par>
<line> fin*nciado pela F*P*S* (**oc </line>
<line> n* 201*/13017-2), s*b a supervisão da Profa. Dra. Lucília Maria Abrahão </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> So*sa. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 16, *. 3, a*t. 11, p. 211-224, mai./jun. 2019 </line>
<line> www4.**anet.co*.**/*e*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D(*)O* Sen*idos que se Ma**am nos Diz*res de O*tem e Ho*e: A (*)Existência da *ulher </line>
<line> 215 </line>
</par>
<par>
<line> estruturação/*egula*iz*ção dos discurso*, visto qu* p*ssibi*ita não apenas a *etomada de </line>
<line> sentidos, mas também a sua r*ssig*ific*ção. </line>
<line> Is*o é p*ssível porq*e, confor*e P*cheux ([1983] 1999), os di*cursos são estruturados </line>
</par>
<par>
<line> *uma **lação entre *tua*idad* e m*m*r*a. Em * p*pel da memóri*, estudo </line>
<line> apres**tado n* </line>
</par>
<par>
<line> col**uio Históri* e Linguís*ica em 1983, Pêch*ux afir*a que a *etomada dos sentidos pode s* </line>
</par>
<par>
<line> r**lizar por *eio </line>
<line> de *ré-const*uído*, s*ntidos já-ditos anteriormen*e a***res relativamente </line>
</par>
<par>
<line> e*tabilizados, ou aind* </line>
<line> p*r atrave*sament* de sen*i**s n* fio do di*curso. S*gundo o autor </line>
</par>
<par>
<line> (*988 [1***]), é </line>
<line> pelo v*és da repetibilida*e que ide*logia opera o ef*ito de *v**ência a </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> senti*os, ten*o *m vista a sua nat*raliza*ão no seio *ocial. Recurso est* próprio do discurso </line>
<line> midiát*co, a fim de convencer, persua*ir o seu público-*lvo. </line>
<line> No s*culo XX*, com * aperfeiçoame*to da* t*cnologi*s e a mundialização, a m*d*a </line>
</par>
<par>
<line> exerc* gran*e p*der </line>
<line> interpelató*io aos sujeitos con*empor*neos, o qu* é </line>
<line> d*finido por </line>
<line> certo </line>
</par>
<par>
<line> modo d* produçã* da no*í*ia por ag*ncias *ran*nacionais sustentada* p*r c*rporaçõe* cada </line>
<line> *ez ins*stentes em enodar efeito* de *nformação, e*t*eten*mento e *ub*ici*ade tidos como </line>
<line> evid*ntes. Com a velocid*de das informa*ões, a mídia digit*l, em especial, f*z *ircular </line>
</par>
<par>
<line> determ*nados </line>
<line> senti*os, </line>
<line> q*e retomam a*s lei**res, quer sob a forma de alg*ritmos que* por </line>
</par>
<par>
<line> me** de hi*erlinks, produ*indo um efeito *e linearidade do dizer. E tais efei*os passam a ser </line>
<line> v*stos e considerados registros fiéis da reali**de d** fatos como se fosse pos*ív** uma </line>
<line> r*presentação termo a termo entre a palavra e o mundo. Em relação ao noss* te*a, *núm*ras </line>
<line> discursiv*d*des sobre * mul*er são postas em circulação no sei* social por meio de diferentes </line>
<line> *spaço* d* e*unciação; i*so *m especial no espaç* digital, ess** dizeres *e *aterializ*m sob </line>
<line> **rma de memes3, report*g*ns, vídeos dentre outros, r*gul*rizando determinados sen*idos </line>
</par>
<par>
<line> *obre (e p*ra) a mul*er </line>
<line> contemporânea. No discurso jornalístico, tomando aqui algumas </line>
</par>
<par>
<line> ima*ens que circularam *a cober*ur* </line>
<line> do Dia *n**rn*cio*al da Mulher4, no portal online do </line>
</par>
<par>
<line> j*rnal *e notoried*de n* pa*s, *1, traz à cena a manifestação d*s mu*h*re* por s**s d*reitos, </line>
</par>
<par>
<line> princ*palm**te, pelo </line>
<line> *ireito d* nã* ser ví*ima de violência, seja f*s**a, psicológica, se*ual, </line>
</par>
<par>
<line> *atrimonia* etc. em virtude de ser mulh*r, c*mo *odemos observar a segu*r. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 3 </row>
</column>
<column>
<row> No espa*o virtual, o *eme tem como uma de suas funções * prop*gação *e um* ideia ou comp**tamento *ela </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *tilização de i*agem, informaçã* ou ideia. Anco*ado em u* discurs* *umorísti*o, na maior parte das v*zes, o </line>
</par>
<par>
<line> *em* s* prop*ga *apidamente na int*rnet, po**ibil*tando n** apenas a retoma*a d* sen*id*s </line>
<line> rel*tiv*men*e </line>
</par>
<par>
<line> estávei*, com* abre espaço pa*a a r*ssignificaçã* de *entidos outros *a esfera s*cial. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 4 </row>
</column>
<column>
<row> Essa re*o*tagem se refer* à cobertura jornal*stica *o Dia Internaci*nal da Mulher, no ano d* *017, per*odo e* </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *ue iniciam*s a co*eta *os dad*s. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esi*a PI, *. 16, n. 3, art. 11, p. 211-224, m*i./*un. 2*19 </line>
<line> w**4.fsa*et.*om.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. P. *aró*, L. M. A. So**a, D. A. Ga*cia </line>
<line> 216 </line>
</par>
<par>
<line> Mulh*res fa*em ma*i**stação contra vi***ncia *m praça de **iabá. A orga*ização do ato e a PM n*o </line>
<line> esti*ar*m * número *e **rticipan*es. Em 2016, *ais de 40 mi* casos de violência contra a </line>
<line> m*lher f*ram regis**ados </line>
<line> F*gu*a 1 - Protesto ocorre* nest* quar*a-feira (8), na Pr*ça *piranga, no Centro *e </line>
<line> Cuiabá </line>
</par>
<par>
<line> Foto: Andr* *ouza/G15 </line>
<line> Embora a re*ortagem *e real*ze com o fi* de colocar em pa*ta o movimento d** </line>
<line> mulheres ness* dia m*m**áve*, o*s**vam*s, na ***ura 1, uma reprodu*ão de uma imaginária </line>
<line> rel**ão controversa *ntre homens e *ulheres q*e se mat*rializa nas *entes do fotógrafo pelo </line>
<line> a*astamento de ** homem isolado de um cer*o número de mulheres, que s* mob**izam pa*a </line>
<line> manifestarem-se co*tra a violência patriar*al de gênero de q*e sã* vítima* todos os dias. Em </line>
</par>
<par>
<line> *o**ideração à c*nfluência </line>
<line> dos elemen*os linguísticos e extralinguísticos </line>
<line> (materiali*a*e </line>
</par>
<par>
<line> significante), *ompreendemo* *u* os *enti**s que ali se materiali*am *ossibilitam um feixe </line>
</par>
<par>
<line> de ef*itos *eterogêneo* sobre a *u*her. Embora o enunciado discur*iv*ze </line>
<line> que "mulher*s </line>
</par>
<par>
<line> f*z*m manifes*ação", não obse**amos </line>
<line> n* </line>
<line> *m*gem </line>
<line> o que é rec*rrente e </line>
<line> dominante em </line>
</par>
<par>
<line> mar*h*s, ma*ifest**ões e/ou atos políticos com faix*s er*uidas, *ande*ras le**n*adas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> deslocamento, pronunciamentos * d*claraçõe* orais *m *icrofon*s, *or exempl*. </line>
</par>
<par>
<line> Observamos * praça com *ulheres, a*gumas ao celular, outr*s co****sando, </line>
<line> um * </line>
</par>
<par>
<line> próxima a uma *ria*ça. *a imagem, podemos obse*var, ai**a, </line>
<line> que o </line>
<line> distanciamento do </line>
</par>
<par>
<line> fot*grafo ao captar a imagem p**duz um e*eito de **t*m*zação do home*, fotogra*ado co* o* </line>
<line> ol*o* fitos no **ão, aparentemen*e c*bisbaix* em detrimento da sua atenção *s ne*essid*d*s </line>
<line> 5 *réditos da image* a* repórter f*tográfico do **rtal G1 *nline, An*** Souza, durant* a **ber**ra d* </line>
<line> manifestação da* mu*heres no Dia *nternacional *a Mulher. Disponível em htt*://*1.globo.*o*/mat*- </line>
<line> gr*sso/noticia/2017/03/mulheres-*azem-manifestacao-contra-viole*c*a-em-praca-*e-cuiaba.ht*l. Último acess* </line>
<line> em 27 dez. 201*. </line>
<line> *ev. FSA, Teresina, *. 16, n. 3, art. 11, p. 211-2*4, m*i./jun. *019 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *(N)*s Sentidos que se Marcam nos Dizeres de *ntem e *oje: A (R)Existên*i* *a Mulher </line>
<line> 217 </line>
</par>
<par>
<line> da* mu*heres **p*stas no mo*imento, m*terializa*as no ca**az. U* c*rtaz que, diga-*e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *as*agem, está deitado n* *hão, caído e sem uma *osição que favor*ça que ele sej* lido, qu* </line>
<line> el* denuncie, qu* ele m*stre a autoria da*ue*e dizer, que ele faça amplitud* da cond*nação da </line>
</par>
<par>
<line> violência. Apenas quem </line>
<line> dele se </line>
<line> aproxi*a p*de *er, ler e alcançar o que está ali; nós, por </line>
</par>
<par>
<line> exemp*o, ficamos a *maginá-**. </line>
<line> As mulheres, por sua vez, pos*as *m segundo plan* n* imag*m, d*recionam *s </line>
<line> senti*os ainda para *m* homogene**ação *os partici*antes como *m* massa *mor*a, num </line>
<line> movimento d* invisibil*zação dessa* mul*eres na formação social, em apagamento da* </line>
<line> que*tões das e para as mulheres postas em jogo na m*nifestaç*o. * invisib*l*zação aq*i parece </line>
<line> ser d* questões d* *aça, clas*e, *êner*, sexualidade *ntre outras. H* uma univ*rsalização, pela </line>
<line> imagem, das *ulheres que podem *er v*ti*as de violência, não m*rcando *ue * vi*lê*cia </line>
<line> contra a mulher é afetada *o* qu*stões de *lasse, raça, sexualidad*. A re*ort*g*m é, em </line>
<line> grande p*rt*, marcada *or em ci**ção dire*a, *ndicada pel*s aspas - como observáv** em sua </line>
<line> ínteg*a6, e reproduçõ*s dos d*scu*sos das mulheres presente* n* manif*sta*ão numa possív*l </line>
</par>
<par>
<line> de*responsabil*zação ** jor*a***ta ac*rca *o* dize*es que ali se prese*tific*m. No </line>
<line> entanto, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> sua posição se marca, em diverso* mome*to*, pelo modo como s* enunci*. Dentre *s qu*st*es </line>
<line> postas pelas mulh*res na *anifestação está a violência sofrida, c*locada em destaque no olho </line>
<line> da re*orta**m. </line>
<line> Figura 2 - Manifestantes simul*ram hematomas nos rostos com maquiagem </line>
</par>
<par>
<line> Foto: André S*uza/G17 </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 6 </row>
</column>
<column>
<row> Dispo*ível e* htt*://g1.gl**o.c*m/ma**-grosso/n*ticia/201*/03/mulheres-fazem-manifestacao-contra- </row>
</column>
</par>
<par>
<line> violencia-em-prac*-de-cuiaba.htm*. *cess* em 28 dez. 2018. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 7 </row>
</column>
<column>
<row> *ssim como na Figura 1, os créditos d* image* *ão do repór*er fo*ográf**o do p*rtal G1 online, Andr* Souza, </row>
</column>
</par>
<par>
<line> durant* a cobertura da manifestação d** *ulheres no D** Internacional da Mulher. D*s*oníve* em: </line>
<line> Rev. FS*, Te*esina PI, v. 16, n. 3, art. 11, p. 21*-224, mai./jun. 2019 www4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. P. *arós, *. *. A. Sousa, D. A. Garci* </line>
<line> 218 </line>
</par>
<par>
<line> Na Figura 2, temos a materiali*ação de uma *as formas de violên*ia sofrida pela* </line>
<line> mu**eres, a violênc*a física sofrida por m*itas m*lher*s (em es*ecial no ambiente domés*i*o) </line>
<line> que é tomado no enunc*ado do repórter pelo verbo sim*la*: as mulheres *imular*m </line>
<line> hematomas (grifo no*so). </line>
<line> ** contrapo*iç*o a uma rela*ão ter*o a termo, cujos sentidos se *i*am *a líng*a, d* </line>
</par>
<par>
<line> acordo com P*cheux </line>
<line> ([1975] 1988), os </line>
<line> **nti*o* se estabel*cem *a relação in*rínseca </line>
<line> entre </line>
</par>
<par>
<line> sujeit* e lí*gua. Nessa rel*ção, a d*s*uta pela regularizaç*o de *ma </line>
<line> memória do </line>
<line> dizer se </line>
</par>
<par>
<line> present*fica *o s*io socia* pela retoma*a de determina*os *ent*dos, enquan*o s*n*idos *utros </line>
</par>
<par>
<line> são silenciados, condi*en*es c*m o se* t*mpo </line>
<line> e, so*retudo, com o* interess*s da orde* </line>
</par>
<par>
<line> v*gente. Isto **s diz da histor*cidade inerente às *alavras su*ten**das em seu âmago pelo que </line>
</par>
<par>
<line> s* marca co** constitu*i*am*nte ide*l*gic*. Em muitas socie*ades, a regularização </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> memória do diz*r se *arca pela dicionariza*** dos *ermo*, numa tentativa *e *pr*sionamento </line>
<line> dos sentidos a serem lembrados. Ne*s* movimento de incorporação/*ssimilação *os se*tid*s, </line>
<line> os sujeitos discursivo* são co*voca*os a toma*em os s*us lugares *a es**ra so*ial. Par* </line>
<line> m*lh*r *ompre*nder*os o d*recionamento dos sent**os que *e *arcam no dize* do repór*er </line>
</par>
<par>
<line> jornalís*ico, atenta*os para as possibilidades *e leitu*as d* verbo "si*ular", </line>
<line> u*il*zado pelo </line>
</par>
<par>
<line> *epórter jornal*stico na cobertura da *atér*a sobre * manifesto das m*lheres. </line>
</par>
<par>
<line> 3 RESULTADOS E DIS*USSÕES </line>
</par>
<par>
<line> **ntre *s se*tidos possíveis, **contramos disponíveis, na rede *undia* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> computadores, algumas d** possibilida*es de interpretação em um dicionário de sin*nimos, </line>
</par>
<par>
<line> deri**ndo, inclusive, *ar* * termo simulação: *imular = Fingir *e* re*l o **e n*o </line>
<line> é; </line>
</par>
<par>
<line> re*res*nta*; encena*; para **mulação = f*l*id*de, hipocrisia, *is*imu*ação, artifíc*o. </line>
<line> Para o dicionário onlin* Priberam, o v*rbo si*ular, como ve*b* transi*ivo (exige </line>
<line> complem*n*o, portanto) é o mesmo q*e "*ingir, f*zer o simu*acro de, fa*er pa**cer *ea* (o qu* </line>
<line> n** é)", complementando *s palavras relaci*nadas: simula*ento, si*ulação, sim**adamente, </line>
</par>
<par>
<line> simulado.8 Isso c*loca *m dúv*da aqu*la </line>
<line> vi*lência ali meramen*e *epresentada, **ngida ser </line>
</par>
<par>
<line> r*al * que, no discur*o jo*n*lís**co, amo*tece os efeitos do </line>
<line> trágico da vio*ência física </line>
</par>
<par>
<line> *ttp://g1.*l*b*.com/mato-grosso/*oti**a/2*17/03/mulheres-fazem-manifestac*o-contra-violenc*a-em-praca-de- </line>
<line> cui**a.html. *ltimo acess* em *3 dez 2018 </line>
<line> 8 Ao r*corr*rmos ao* dicionários na v*rs*o online, tomam*s em a**nçã* a abrang*ncia dess*s inf**maç*es no </line>
<line> ambiente v*rtual, alcança**o um públic* heterogêneo com diferente cl*sse so*ia*, sexo, *dade, cultu*a et*. </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 16, n. 3, ar*. 11, p. 211-224, mai./jun. *019 www4.*sanet.*om.**/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D(N)Os Sen*id** que s* Marcam nos Diz**es de Ontem e H*je: A (R)Existência da Mu*her </line>
<line> 21* </line>
</par>
<par>
<line> endereç*da à mulher; m*is ainda, f*z tema par*cer algo ens*iado, *aq*ilad* e encen*do. o </line>
<line> **isa *o *am*o da ficçã* e nã* da realidade *e tantas mulheres no país. </line>
<line> Na imagem da Fig*ra 2, p*demos observar que a mulher é f*tog***ada com o olha* de </line>
</par>
<par>
<line> esguelha, sem olhar a câmera, nem o repórter fotográfico. Na *ultura ocid*ntal, *lhar *, o </line>
<line> *ui*as vezes, signi*icado como * espel** capaz, *ssim, d* reve*ar o mundo interior, isto é, o* </line>
<line> segr*dos da al**. Por esse prisma, regul*riza-*e uma memór*a n* seio social de um dize* de </line>
<line> verdade po*to e* rela*ão à capacidade de *i*ar os olhos do seu inte*locu*or; e, doutra f*rma, </line>
</par>
<par>
<line> tomado co** um </line>
<line> dizer de mentira o sujei** que *ão fita </line>
<line> os o*hos *o seu int*rlocutor </line>
<line> a* </line>
</par>
<par>
<line> enunciar. Toma*d* em </line>
<line> aten*ão *onfluência do* ele*en*o* li*guísticos *ue, lembra*os, * </line>
</par>
<par>
<line> aqu* nos in*er*s*a o verbo simular, à imagem da mulher co* o o**ar d*s*onfiado, observa*os </line>
<line> um dire*ioname*to de sentidos ao imaginário de uma mulher su*ostamente incapaz *e fitar a </line>
<line> câmera, se*do este um d*s *int*m*s do seu fingime**o. Se *es*ons*derássemos o *so d* </line>
</par>
<par>
<line> verbo "s**ular" na **p*rtagem, esse olhar </line>
<line> poderia também ser compreendido c**o uma </line>
</par>
<par>
<line> espéc*e de v*rgonha, *edo, receio da m*lher de ev*de*cia* *elas mar*as em seu **rpo ser ela </line>
<line> vítima de uma viol*ncia patriarcal d* gênero. </line>
</par>
<par>
<line> Enquanto o ol*ar d* l*itor, da m*téria jornalística em questã*, *i*a a ima*em </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> **lher, cham*-nos a *tenção o colo à m***ra *os seio* em *amise*a regata, sutiã *pare**e e, </line>
</par>
<par>
<line> por fi*, as marcas de um* vio**nci* f*sic* contra mulher. Em atenção às condi*ões *e a </line>
<line> *ro*ução do **s**r*o da mídia nessa m*téria jornalíst*c*, **s*r*amos qu*, por um </line>
<line> d*slizamento de sent*dos, se marca n* di*er do repórter uma posição machi*ta (e perversa) </line>
</par>
<par>
<line> perant* a causa das mulh*r*s, n* e pela qual as *ulheres simulam, "f*ngem ser rea*idade" </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> violênci* *oméstica, em se*s *ifer*nte* níveis, ret**a*do uma memór*a do dizer d* neg*ç*o </line>
</par>
<par>
<line> d*ssa violê**ia na fo*mação so*ia*, ou até mesmo u*a justif*cat*va (i)*ógica pa*a </line>
<line> tal, em </line>
</par>
<par>
<line> apagamento da dor *entida por *ssas mulhere*. Po* essa vi*, o dizer do repó*ter tr*z </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> mem*ri* o i*aginá*io de mul**r consti*utivamente *ecaminosa, trazendo à ce*a u*a supost* </line>
</par>
<par>
<line> habil*dade, e*tão *onstitut*va </line>
<line> d* mulher, de f*ngi*, send* e*te s*u **l q*e a co*s**tui. * </line>
</par>
<par>
<line> Assim, por **ng*r, mereceria ser víti*a *a violên**a que d*z denu**iar. A reportagem apa*a, </line>
<line> de certo m*do, as lutas *eministas que i*sta**aram o Dia Internacional da Mulher. A* im**ens </line>
</par>
<par>
<line> parecem </line>
<line> des*egiti*ar sua po*ição na soci*dade e suas lutas pelo fim ** v*olência c*ntra </line>
</par>
<par>
<line> mulher. P*recendo retra*ar as l*tas, a reportagem jor*alísti*a *iol*nta, pelo olhar do fotógr*fo, </line>
<line> a *ulhe*. </line>
<line> Sob a sup*sta n*utr*lida*e própria do disc*rso midiático, * cuid*do de o fotógr*f* </line>
</par>
<par>
<line> col*car em destaq*e o *desivo colado n* blusa, **n** </line>
<line> ao seio da mulher, ma*ca a posição </line>
</par>
<par>
<line> polít*co-pa*tidá*ia da manifestante, sig*ific*da na imagem </line>
<line> pelo adesi*o LULA - o principa* </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teres*na P*, v. 16, n. 3, *rt. 1*, p. 211-224, *ai./jun. 201* </line>
<line> www4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. P. Darós, L. M. A. Sous*, D. A. Ga*cia </line>
<line> 220 </line>
</par>
<par>
<line> represen*ante do Partido dos T*abalhadore*. E*tretan*o, a im*gem, agre*ada ao *iscurso do </line>
</par>
<par>
<line> re*órter, m*rca, aind*, uma posição ideol*gica *a inst*tuição </line>
<line> a </line>
<line> que se in*creve o jornal**ta; </line>
</par>
<par>
<line> supostamente </line>
<line> c*ntrária à da manifesta*te. Ob*erv*mos que, ainda que sob a forma de </line>
<line> não- </line>
</par>
<par>
<line> dito, o discurso jornalístico em *uestão *romove u* d*recionamento dos senti*os *ara um </line>
<line> i*aginár*o de mu*h*r, em esp**ial a mulher q*e se filia *o *rojeto p*lítico-partid*rio de </line>
<line> esquerda, que fin**, qu* me*te e, por isso, nã* *erece credibi*idade, a *esp*ito de q*alquer </line>
<line> reivindicação. Se*tid*s ess*s *ue re*p*nd*m às demandas da *rdem vigente de uma </line>
</par>
<par>
<line> socie**de </line>
<line> *apitalis*a, em co*tra*osição aos sen*idos i*erente* soc*alis*o, comunismo * </line>
</par>
<par>
<line> ou*ras filia*õe* ideológ*cas. </line>
<line> Um do* pilar*s da *ociedade ca*ita*ista * a *ríade tempo-trabalho-lucro, vis*ndo, </line>
</par>
<par>
<line> assim, à profissio*ali*ação e </line>
<line> ao lucro, *ortanto, dos sujeitos nela *ns*ritos. Embora a maior </line>
</par>
<par>
<line> p*rte do corpo do text* </line>
<line> seja composta por *i*ações direta* de *anifestante*, a p*sição </line>
</par>
<par>
<line> discur*i*a </line>
<line> d* rep*r**r - f*liado </line>
<line> a*s sen*idos ideológicos do capitali*mo - * demarcad* </line>
<line> pe*a </line>
</par>
<par>
<line> identificação no***a* (*u pel* s*a ausên*ia) *o que s* refe*e às manifest**te* en**ev*stadas. </line>
<line> A prof*ssio*al *aiana, *sicóloga, é identifi*ada nomin*lmente na repo*tagem e coloca em </line>
<line> f*ncionam*nto *lgu*as das pautas das lutas das mulheres: co*tra a violência, o machismo, o </line>
<line> raci*mo. No *i*er da psicól*ga, o que * apaga*o nas *magens (a re**stência feminina - e aq*i </line>
</par>
<par>
<line> podemos pens*r </line>
<line> por que *ão </line>
<line> feminista, uma ve* que as lutas de mulheres, inúm*ras veze*, </line>
</par>
<par>
<line> e*t*veram rela*ion*das a *ovimentos d* militant*s *eministas. Ao usar * </line>
<line> "feminina", uma </line>
</par>
<par>
<line> *utra f*liação de senti*os his*or*c*me*te c**s**tuídos funcion* aqui. De certo mo*o, coloc*-se </line>
<line> em des*a**e uma característica da m*lher - ser feminina - mas nã* se diz *ua* mulher resiste: </line>
<line> somente a mulher cisgênera? A mulher trans? * p*sta em fun*ion*men*o: </line>
<line> "O dia * d* ma*ço marc* a memória da resistênci* fem*nina. **ste dia rel*mbra*os a* </line>
<line> mul*eres que viera* antes de nós e, acima *e *udo, reivindicamos os direi*os que ainda </line>
<line> *ão negad*s", **claro* a psi*óloga Naiana Gonça*ves, d* *2 anos (GA***A; </line>
<line> SOUSA, 2014). </line>
<line> "*uta*os contra a v*olência física, o ma*hismo, o racismo e também c*ntra a violência </line>
<line> do *s*ado contra a mulher", afirm*u Naiana. (GARCIA*OUSA, *014). </line>
<line> *outra s*rte, não há a mesm* identificação à outra ent**v*s*a*a, também </line>
<line> man*fest***e, pos*a em anon*mato na *eport*gem, c*jo di*e* res*alt* o caráter </line>
<line> religioso de matriz afri**na: </line>
<line> Com cartazes e faixas, a* *anifestantes marcharam pela Avenida Tenente Coronel </line>
<line> Dua*t*, a Pr*inha, em direção à Praça da Repú*lica, no Cent*o de C*iabá. N* tr**eto, </line>
<line> uma *erforma*ce "e*oco* os espírit*s d* mulheres que m**reram por causa *a </line>
<line> violência" (GARCIA; SOUSA, 20174). </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Tere*ina, v. 16, n. 3, art. 11, p. 211-22*, mai./j*n. ***9 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D(*)Os Senti*os que se M*rc*m nos Diz*res d* Ontem e Hoje: A (R)E*istência da Mulher </line>
<line> 221 </line>
</par>
<par>
<line> O *feito *e invis*bi*iz*ção da* mulh*res é o*servado ainda na *eportagem *o*nalística </line>
<line> do porta* *e notícias brasileiro; efeito, esse, pr**uzi*o pelo term* "ma**festantes", em *ua </line>
<line> form* *lural, trazendo em seu cern* u** homogene*zação das *autas, dema*d*s e desejos das </line>
<line> participantes do movim*nto, cujas especificidad*s del*neiam o c***ter h*terogêneo de suas </line>
</par>
<par>
<line> necessida*es, e da *xistência feminina, por assim dizer. *, ainda mais, diverso na *rópria o </line>
<line> **ferenciação dos vár*os movimen*os *e mulheres que existem hoje no país com *u** pautas </line>
<line> e*pecífi*a* * dif*rentes ent*e si. </line>
</par>
<par>
<line> U*a das especificidades da Aná*ise de Di*cu**o d* linha *echeutiana intentar é </line>
<line> compr*ender como ** um *izer não-*itos produzem *entid*s e *eixam ves*í*ios de out*a* </line>
</par>
<par>
<line> f*rmulações *ue sustentam o que se di*. *sto *orque, segundo Pêcheux ([1*75] *988), </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> própr** d* ide**o*ia di*sim*lar o s*u *uncionamento na lingu*gem sob o es*ect*o *e </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> supo*ta ne*tralidade </line>
<line> d* dizer e tr*nsparência *a l*nguagem. Pautado pela ilusó*ia </line>
</par>
<par>
<line> trans**rência da ling*a*em, o dizer da mídia mate*ializa-s* *ob o espectro de *ma verdade </line>
<line> absoluta, respondendo à *ecessida*e do su**ito prag*ático d* "um mu*d* *emanticamente </line>
<line> e*tabi*iza*o" (PÊ*HEUX, 1999, p.3*). P*r *eio de um discurso c*rcula*, *r*prio da internet, </line>
</par>
<par>
<line> os sentidos sobre e para </line>
<line> as mulhere* são, muitas *eze*, reproduzidos, p*o*uzi**o u* </line>
</par>
<par>
<line> i*aginá*io de mulher, com efeitos na* práticas sociais. </line>
</par>
<par>
<line> Acerca dos ef*itos </line>
<line> d* internet *a* *e*aç*e* s*ciais, (GIORGENON; SOUSA; </line>
</par>
<par>
<line> P**ÍFI*O, 2014) *firmam </line>
<line> q*e o espaço c*bernét*co fun*iona como um es*aço de íntima </line>
</par>
<par>
<line> conexão ent*e o sujei*o cont*mporâneo e a reali*ade (virtual e *ísica), *o* meio d* um </line>
<line> e***lhamento de si, *roduzindo u* deslumbra*ento no sujeito cont*mporâne*, como um </line>
</par>
<par>
<line> e*eito produzido pe*o jogo de imagens-alteri*ade *o outro e </line>
<line> ao mu*do de *ue o espaç* </line>
</par>
<par>
<line> ci*er*ét*co é capaz. Nesse jogo que se e*tabele*e na língua, *o discur*o, portanto, a *isputa </line>
<line> pela *egularização de senti*os direciona os *ujei*os à estabi*ização de uma *emóri* do di*er, </line>
<line> e não out**, sobre * mulher na a*ualidad*, cu**s efeit*s, pensam*s, incidem *obre as prática* </line>
<line> *ociais que, muitas ve**s, deslegitimam suas posições e s*us di*eres, di*endo est*r a mulh*r </line>
<line> "s**uland*", "fingindo" ser *í*im* de **olência em virtude de *eu *ênero. </line>
<line> 4 C*NSIDERA*ÕES FINAI* </line>
<line> A relação *ntagônica entre homem e mulher é discursi*izada na **portagem do porta* </line>
</par>
<par>
<line> de *otícias br*sileiro *1 que, em *ober*ura ao </line>
<line> aconteci*ent* *istó*ico *o D*a Int**nacional </line>
</par>
<par>
<line> da Mulher, co**ca em xeque a </line>
<line> legitimid*de do movi*ento * *az in*ervir u** mem*ria do </line>
</par>
<par>
<line> dizer acerca das (não) **nquistas políti*as e *oci*is d*s mulheres, com implicações nas </line>
<line> Rev. F*A, Teresina **, v. 16, n. 3, art. 11, *. 211-22*, *ai./*un. ***9 www4.fsan*t.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. P. Darós, *. M. *. Sousa, D. A. Garcia </line>
<line> 222 </line>
</par>
<par>
<line> p**tic*s soc**is, em e*pecial *o *ue concerne ao lugar que a mu**er d*ve (ou não) ocupar na </line>
<line> esfera social. </line>
</par>
<par>
<line> Na **sc*rs*vidad* anal*s*da, **servamos *ue * mul*er é si*ni*icada </line>
<line> por *e*o de um </line>
</par>
<par>
<line> *lhar *asculino que a **rna image*, que a defin* em legenda* e chamadas qu* a e </line>
<line> s i t u* </line>
</par>
<par>
<line> discursivame*te *e um *odo, silenciando outra* possibilid**es de dizer; ass**, *ristaliza-se a </line>
<line> regu*arizaçã* de uma certa me**ria sobre *l*, c*j* dizer s* m*rca por *m* invis*bili*ação da </line>
</par>
<par>
<line> mulher, de s*a vo*, *as pau*as e </line>
<line> agendas d*s movimentos feministas e sua* demandas </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> atualidade. *ss*m sob um </line>
<line> discurso apa*entemen** neut** e (con)fiável, o* dizeres s*bre </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> mulher *tuam num movi*ent* de de**u*jetivaç*o da *ulhe*, com vistas a um* padronização </line>
</par>
<par>
<line> de comportame*to d*s suj*itos co*temporâneos, em *special n* </line>
<line> que co*cerne ao lu*ar </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> submi**ão, * i*feri*r, portant*, q*e a m*lher (*eve) ocup*(r) *a esfe*a so*ial. </line>
<line> Nos dias atuais, a mí*ia ocupa *m lugar de relevânc*a na produ*ã* de sentidos, tend* </line>
</par>
<par>
<line> *m vi*ta a *apacidade </line>
<line> *e pr*pagar *nformações a um p*blico diverso, e em </line>
<line> diferentes </line>
</par>
<par>
<line> c*ntextos, sociais, l*nguísticos e até culturais. A exacerbação desses *izer*s/senti*os sobre a </line>
<line> mul*er *a rede digital regu*ariza *ma memória do dizer, pos**bili*ando um imaginá*io sobre a </line>
<line> mulh*r. *o traze*mos essas análise*, bus*amos perceber com* o discu*so jornalístico colocou </line>
</par>
<par>
<line> em funcio*amento, també* **la via da </line>
<line> v*olê*cia, um dizer *obre as mulheres que </line>
</par>
<par>
<line> *p**a/desle*itima, **smo esta*do </line>
<line> essas m*lher** </line>
<line> nas *uas reivi*di**ndo seus direitos, </line>
</par>
<par>
<line> pri*cipa*mente, um direito à vid*, ao corpo, *s suas l*tas. *ustentando noticia* </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> m*nifestações das mulheres no Dia Internacional das Mulheres, </line>
<line> o di*curso </line>
<line> jornalí*tico </line>
</par>
<par>
<line> analisado violen*o, </line>
<line> pelas esc*lhas das palavr*s us*da*, pelo olhar d* fotógrafo, </line>
</par>
<par>
<line> simbolicamente a mulher. </line>
</par>
<par>
<line> A repetibi*idade com que os </line>
<line> discursos sobre as **lheres circul** na m**ia, *m </line>
</par>
<par>
<line> espec*al na mídia digit*l, p*omov* *m e*eito de lin*ariedad* *esse* diz*r*s, *uit*s v*zes, </line>
</par>
<par>
<line> si*ni*i*ados c*mo única </line>
<line> possibilidade de leitur* dos sentido* que ali *e inscrevem. *o </line>
</par>
<par>
<line> entanto, * espaço virtual tem como uma d* su*s especificid*des *ma h*t*ro**neidade </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> s*ntidos qu* se mate*ializam *m diferentes *omunida*es </line>
<line> virtu*i*. Em contrapos*ção a </line>
<line> esses </line>
</par>
<par>
<line> dize*es sob** (e para) as mu*heres, r*lativamente estabilizad*s *o *eio soc*al, há movi*entos </line>
<line> de e para as mu**er*s no ci*er*s*aço que, segundo a*ir*a Garc** e Sou*a (2*14), traz*m uma </line>
<line> atuali*açã* *e dizeres sobre o s*jeito femini*o, faz*ndo **tervir uma m*mória so*r* a m*lher </line>
<line> em c*nt*a*osição * esses di*cursos *ela*ivamen*e estabilizados. </line>
<line> Em memória à luta *ist*rica das mu*here* pe*o* seus di*e*to*, o Dia *ntern*cional da </line>
<line> Mulher é significado como um lugar de acolhimento *e *ulher*s, um luga* de memória q*e </line>
<line> traz em *eu âmago o direito à voz, e, muita* *ezes, de *ua próp*ia existên*** n* esfera *ocial. </line>
<line> Rev. FS*, Teres*na, v. 16, n. 3, art. 11, *. 211-224, ma*./jun. 2019 www4.fsanet.c*m.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *(N)Os Sentidos que se Marca* nos Dizere* de On*em e Hoje: A (R)Existência da *ulhe* </line>
<line> 223 </line>
</par>
<par>
<line> *em*ria essa que </line>
<line> o discurso jornalístico apag*u. Neste t**ba*ho, por fim, buscam*s, </line>
</par>
<par>
<line> reme*orar as dis*utas t*a*adas pelas mulhere* em di*erentes *spaç*s di*cursivos que, a **u </line>
<line> te*po, *erm*tiram (* perm*te*) uma *essi*nificação das suas po**ções no seio social, em </line>
<line> *esist*ncia *os lugares * *las ideo*ogi*a**nte d*terminad*s. </line>
<line> *E**RÊNCI*S </line>
<line> ALT**SSE*, L. An*lise crítica da t*oria marx*sta. Rio *e *aneiro: *aha*, 1967. </line>
<line> BLA*, E. *. 8 de Março: co**uistas e c*n*ro*érs*as. Estudos Feministas, Santa *a*ar*na, *. </line>
<line> 9, n. 2, p. 6*1-607, 200*. </line>
<line> BUT*ER, J. Problemas de *ênero: fe*inismo e *ubversão da i*enti*ad*. Rio de Janeiro: </line>
<line> Ci*ilização Brasile**a, 20*7. </line>
<line> DAVIS, A. Mulheres, raça e cla*se. **o Pau*o: Boitempo, 2016. </line>
<line> HOLANDA, A*rél** Buarque. Dicionár*o. Disponível em h*tps://dicionari*doaurelio.*om </line>
<line> DIC*ONÁRI* *E SINÔNIM*S. Disponível em: *ttp*://www.sinon*mos.**m.br/**mular/. </line>
<line> Último aces*o em 03 d*z 20*8. </line>
</par>
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<line> GARCIA, *. A; SOUS*, L. *. A. E. Ler o ****ivo hoje: a soci*dade em r*de su*s * </line>
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<line> andanç** no </line>
<line> cib*respaço. *onexão Letras. A noção de arquivo em Anális* do </line>
<line> Disc*rso: </line>
</par>
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<line> *el**õ*s e desdobramentos / *r*grama de Pós-Graduação do Instituto </line>
<line> de Letras </line>
<line> da </line>
</par>
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<line> Universidade Federal *o Rio *r*n*e do Sul. - **l. *, n. 11. - Port* Al*gr*: U*i*ersidade </line>
<line> F*deral do Rio Grande do Sul, 2014. </line>
<line> GARCIA, D. A; SOUSA, L. M. A. *. "Me para*e*izar 1 dia é fácil, quero v*r me respeita* </line>
<line> nos **t*os 364": uma a*áli*e discursiva ** dia 0* d* março. Revista do **L, *ã* Paul*, v. </line>
<line> 11, n. 2, p. 170-197, 201*. </line>
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<line> GIORG*NON, D; ABRAHÃO * SOU*A, L. M; PACÍ*ICO, M. R. S*jeito, corp* e um S. </line>
<line> es*elho (cib*rnético): a memória em imagem e e* disc*rso. Revista T*m** Psica*alítico, Rio </line>
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<line> de </line>
<line> Ja*eiro, </line>
<line> v. </line>
<line> 4 6 .1 , </line>
<line> p. </line>
<line> 81-*7, </line>
<line> 2014. </line>
<line> Disponível </line>
<line> em </line>
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<line> http://*eps*c.bvsalud.org/pdf/*psi/*46*1/v46n1a*7.pdf. Último ace*so em 02 ja* 20*9. </line>
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<line> *am* </line>
<line> pé-*e-cabra. </line>
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<line> h*tp://w*w.bib*io.com.b*/d*faultz.asp?link=http://www.bi*lio.com.b*/co*teud*/a*exandreher </line>
<line> cul*no/adamap*decabra.htm úl*imo a*esso em 04 dez 2018. </line>
<line> HO*ANDA, A. B. Dicion*rio. Disponí*el em ht*ps://dicionariodo*urelio.*om. </line>
<line> OR*ANDI, E.P. D*sc*rso e *exto: formula*** e circulaçã* dos se*tidos. C*mpinas: Pon*es, </line>
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<line> PÊCHEUX, M. O di*curs*: estr**ura ou aco*teci*ento. Campinas: Pontes, 19*0 </line>
<line> Re*. FSA, Teres*n* PI, v. 16, *. 3, ar*. 1*, p. 2*1-224, m*i./jun. 2019 www4.fs*n*t.com.br/revista </line>
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<line> E. P. *arós, L. *. A. Sousa, D. A. Garcia </line>
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<line> _________. Pap*l da *emória [19*3]. In: AC*ARD, P. (Or*.) Papel da me*ória. </line>
<line> Camp*nas: Ponte*, 1999. </line>
<line> _________. [1975] Sem*ntica e discurso: uma crític* à afirma*ão *o óbvio. Campi*as: </line>
<line> Unicamp, 198*. </line>
<line> Como Referenciar este Artigo, conforme ABNT: </line>
<line> DAR*S, E. P; SOUSA, L. M. A; GARCIA, D. A. D(N)O* Sentidos que se Marcam no* Dizeres de </line>
<line> Ontem e Hoje: A (R)*xistência da M*l*er. Rev. FSA, Te*e**na, v.16, n.3, art. 11, p. 211-22*, </line>
<line> mai/jun. 2*19. </line>
</par>
<par>
<line> Contribuição *o* Aut**es </line>
<line> E. P. Dar*s </line>
<line> L. M. *. Sousa </line>
<line> D. A. *arcia </line>
</par>
<par>
<line> 1) concepção e *lanejamento. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 2) *nál**e e i*t*r*r***ção dos dados. </line>
<line> * </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) ela*o*ação do rascun*o ou na r*visã* crítica do *o*te**o. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 4) partic*pação na a*r*v*ção d* vers*o f*nal do *anuscr*to. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *ev. F*A, Teresina, v. 16, n. 3, a**. 1*, p. 2**-224, mai./jun. 2*19 </line>
<line> *ww4.**an**.com.br/revista </line>
</par>
</page>
</document>

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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)