<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 3, art. 11, p. 211-224, *a*./ju*. 2019
</line>
<line>
ISSN Impre*so: 1806-63*6 ISSN *letrônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.1281*/2019.16.*.11
</line>
</par><par>
<line>
D(N)Os Sentidos que se Marcam no* D*zeres de O*te* e Hoje: * (*)Existência da **lher
</line>
<line>
About t*e Senses tha* are M*r*ed in the W*rds of Yester**y and *oday: The (R)*xis*ence o*
</line>
<line>
t*e Woman
</line>
</par><par>
<line>
*laine Pereira Daróz
</line>
<line>
*ou*ora em Estudos d* **nguagem p*la Universidad* Federal F*uminense
</line>
<line>
E-m*il: lainedaroz@gm*il.*om
</line>
<line>
Lucília Mari* Abrahão e *ou*a
</line>
<line>
Doutor**o em Psi*ol*gia pela Uni*e**idade de *ão Paulo
</line>
<line>
Profess*r* na Univer*idade de São *aulo
</line>
<line>
E-mail: lucili*mas*usa@gmail.com
</line>
<line>
*ant*el*i Ass*mpção Gar*ia
</line>
<line>
*o*torado em *stu*os Linguístic*s pela Universidade Estadual P*ulista Júlio de *e*q*i*a F*lho
</line>
<line>
P*ofe**ora da Universid*d* Esta*ual do Oest* do Paran*
</line>
<line>
*-m*il: dantielligarcia@gma*l.com
</line>
</par><par>
<line>
E*d*reço: Elai** P*rei*a Daróz
</line>
</par><par>
<line>
U*iversidad*
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
São
</line>
<line>
Pau*o
</line>
<line>
- Aveni*a
</line>
<line>
Bandeir*ntes,
</line>
<line>
*ditor-Che*e: Dr. Tonn* Kerle* de Alenca*
</line>
</par><par>
<line>
*900, Bairr*
</line>
<line>
Monte Alegre, C*P 14*4*-901,
</line>
<line>
Ribeirão
</line>
<line>
Rodrig*e*
</line>
</par><par>
<line>
Preto-S*. Brasil. **s-dout*rado na Universidade *e São
</line>
</par><par>
<line>
P**lo (USP/FFCLRP), sob supervi*ão da Pro*a. Dra.
</line>
<line>
Artigo recebido em 2*/01/201*. Ú*tima
</line>
<line>
vers*o
</line>
</par><par>
<line>
Lucília *ari* A*rah*o e Sousa, e apo*o da Fapesp
</line>
<line>
recebida e* 13/02/2019. *pro*a*o em 14/*2/2019.
</line>
</par><par>
<line>
(Protocolo no 2*18/13017-2).
</line>
</par><par>
<line>
E*de**ço: Lucí*ia Mar*a Abra*ã* e Sou*a
</line>
<line>
Avaliado pelo si*tem* Triple Review: D*sk Review a)
</line>
</par><par>
<line>
Unive*s**ad*
</line>
<line>
de
</line>
<line>
São
</line>
<line>
Pau*o
</line>
<line>
- Avenida
</line>
<line>
Ba*dei*antes,
</line>
<line>
pelo E*itor-Chefe; * b) Double Blind Review
</line>
</par><par>
<line>
3900, Ba*rr*
</line>
<line>
Mo*te
</line>
<line>
Alegre, CEP 14040-901,
</line>
<line>
Ribei*ão
</line>
<line>
(ava*iaç*o cega por dois avaliadore* da área).
</line>
</par><par>
<line>
Pre*o-SP. *rasil.
</line>
</par><par>
<line>
End*reço: Dantielli Assumpção Gar*ia
</line>
<line>
Revisã*: *ramatical, Normativa e de Form*t**ão
</line>
</par><par>
<line>
*ua Unive**itá*ia, *6**, Jardim Un*versi*ário. CEP:
</line>
</par><par>
</page><line>
*5.819-110, Cas*a*el-PR. Br*sil.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. P. Darós, L. M. A. Sousa, D. A. G*r*i*
</line>
<line>
212
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
I*úmeros dizeres *o**e * m**her são posto* em
</line>
<line>
circulação na m*di*, regu*arizand*
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
memór*a acerc* da mulher na esfera social. Consideran**
</line>
<line>
que História e M*mória se
</line>
</par><par>
<line>
entrecruzam, e pr*d*zem os se*s efeitos *a* p*áticas dos sujeitos, propomos *ma análi*e *os
</line>
</par><par>
<line>
efeitos
</line>
<line>
de sentid*s sobre * m*lher que se fazem present*s no *iscurso
</line>
<line>
jo*na*ístico, em s*a
</line>
</par><par>
<line>
modalida*e onlin*. S*b a **z do* p*e**uposto* da A*á**se d* Dis*u*so de *inha *rancesa,
</line>
<line>
bu*c**os comp*eende* como um **a*inário sob*e a mulher sustenta-se em n*ssa sociedade.
</line>
</par><par>
<line>
Para isso, tomamos co*o corpus analítico reporta*ens disponíveis na internet acer*a
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
co*ertura sobre as manif*stações o*orr*das no *r*sil, n* Dia Internacional da M**her. *m
</line>
</par><par>
<line>
nossas an*lises, realiz*das no batimento entre
</line>
<line>
teoria e
</line>
<line>
prátic* *nalítica, observa*os que,
</line>
</par><par>
<line>
embora o discu*so ana*isado possibilit* alguma
</line>
<line>
visibilidade para o mo*imento *m pr*l
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
mulheres, os senti*os que n*le se inscr*vem operam *o sen*ido d* quest*onar a legitimidade
</line>
<line>
do *ovimento e, por cons*gu*nte, das deman*as das mulheres na co*temporanei*ade. Visto
</line>
<line>
que e*ses dizeres pr*duzem um imaginári* *e mulher, prop*mos uma ressi*nificação desses
</line>
<line>
sen*i*os, con*i*erando que, pensamos, p*ssuem imp*icações nas posiç*es q*e * *ulher pode
</line>
<line>
/deve *cupar *o seio soc*al.
</line>
<line>
Pala*ras-chave: Análise de Di*cu*s*. Mul*er. Memóri*. Discurso Jornal*st*co.
</line>
<line>
AB*TRACT
</line>
</par><par>
<line>
Numer*us *isco*rses abo*t w*men are put into
</line>
<line>
**rculati** in the media, re*u*arizing
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
m*mor* ab**t the feminine in *h* social sphere. Consideri*g that Histo*y and Memory
</line>
<line>
i*tersect *hemselves, *nd *rod*ce the*r effects on t*e prac*ices of the contemp*rary *ub*ect*,
</line>
</par><par>
<line>
we propose i* this wo*k an a*a*ysis about
</line>
<line>
t*e *ff*c*s of s*nses
</line>
<line>
abou* woman whi*h are
</line>
</par><par>
<line>
pr*sent on on*ine journalistic disc*urse. In the *ight of t*e assumptions of Frenc* *ine
</line>
<line>
Discour*e Analys*s, we aim understand how an imaginary *bout woman *s regu**ri*ed in our
</line>
<line>
socie*y. For th**, *e anal*sed disc*urses published o* inte*n*t accor* t*e I*ter*atio*a*
</line>
</par><par>
<line>
Womens\Day. Through our gesture o* analyze,
</line>
<line>
reali**d
</line>
<line>
on the beat of th*ory and prac*ice
</line>
</par><par>
<line>
*nalyt**a*, we
</line>
<line>
observe* that, alth*ugh the discour*e a*alyzed makes possible an v*sib*lity to
</line>
</par><par>
<line>
*he movement *n favor of w**an, the
</line>
<line>
s*nses ins*ribed *n act promoting doubts about th* it
</line>
</par><par>
<line>
leg**imacy of it a*d, then, *h* **e*s *f wom*n *n the c*ntemporane*ty. C*ns**ering that *hese
</line>
<line>
discourses produce an ima*in*ry *f woman, we propose a redimens*oning of the*e senses
</line>
<line>
which, we thin* h*ve *ons*quences on *he *nvi*o**ental practic*s, *specially concerne* with
</line>
<line>
the positions t*at *o*an can/s*oul* occupy in **e s*c*ety.
</line>
<line>
Keywor*s: *iscourse Analysi*. Wom**; ***ory. Jou*nalistic Discourse.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina, v. 16, n. 3, art. 11, p. 211-224, mai./j**. 2019
</line>
<line>
www4.f**n*t.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D(*)Os *ent*d** que se *a*cam nos **zeres de On*em e Hoje: A (R)Existênci* da Mulher
</line>
<line>
2**
</line>
</par><par>
<line>
1 I*T*ODU*ÃO
</line>
</par><par>
<line>
Inúmeros são os *izeres qu* circ*lam em nossa **ciedade, sus*entados em u*a
</line>
</par><par>
<line>
memória q*e se *il*a * um *iscurso patria**a* sobre que é ou n*o **r mulhe*1 e o q*e el* o
</line>
</par><par>
<line>
deve/p*de ou **o *azer, pensa* *ara le**timar sua posição
</line>
<line>
na *ocieda*e. E* nosso tra*alho,
</line>
</par><par>
<line>
tomamos um* reportage* jornalísti*a *ue *irc*lou no po*tal o*line G1 sobre **a
</line>
<line>
**nifest*ção de mulheres qu* ocorr*u no *ia Interna*ional *a *ul**r, no a*o de 2017.
</line>
<line>
O Dia Interna*ion*l da Mulher, faç*m*s um *arên**ses aqui, te* como u* *os se**
</line>
<line>
objetiv*s *ol*c*r em circulação dize*es de/sobre as con**i*tas s*ci*is, p*lí*icas e econô*ic*s
</line>
<line>
d*s mulh*res ***indas da* lutas femi*ina* do século XIX e início do século XX, nos Estados
</line>
<line>
U*idos * na Europa. O reconhecimento d* sua relevância pelas *rganizações das Naçõ*s
</line>
</par><par>
<line>
Unidas (*NU), na década de
</line>
<line>
197*, pr**orcion*u *aior v*sibili*ade forç* ao *o*i*ento *
</line>
</par><par>
<line>
celebra*o em * d* març*,
</line>
<line>
possibilitando * manutenção e o *vanç*
</line>
<line>
*as co**u*sta* *inda
</line>
</par><par>
<line>
ur*e*tes no s*culo XXI. Como mos*ra*os e* Ga*cia e *ou*a (2014), associa-se Dia o
</line>
<line>
Internaci*nal ** M*lher a uma memór*a *e greves e **rtes, isso já regi*tra de saída * quanto
</line>
</par><par>
<line>
esse tem* *obiliz* fo*ç*s em r*ta
</line>
<line>
de co*is*o *as estr*turas sociais, mar*ando po**ções
</line>
</par><par>
<line>
di**ursi*as que, de um *a*o, reivin*icam direi*os e avanç*s e, *e outro, te*cionam m*dos d*
</line>
<line>
s*l*nciar e c*nter tais e*eito*. Uma das histórias mais conhec*da é de uma gr*ve *cor*ida *m
</line>
<line>
Nova Yor* no ano *e 185*, na qual 129 operárias morreram apó* o* patrões tere* incendiado
</line>
</par><par>
<line>
a fáb*ica oc**ada. O*tra
</line>
<line>
que também é *eto*ada co** forma de sustenta* a cr*ação do **a
</line>
</par><par>
<line>
Internaci*nal da Mulh*r é o incêndio o*o*rido na fábr*ca t*x**l Triang*e Shirtwaist Comp*ny,
</line>
<line>
no dia 25 *e mar*o d* 191*. Contudo, de ac*rdo **m Bl*y (2001, p. 605), Clar* Zetkin
</line>
<line>
(*857-1*33) - ale*ã, **mbro do Partido Comunista Alemão, deputada *m 1920, mil*tante do
</line>
</par><par>
<line>
*ovim*nto operá*i* e de *ulheres -
</line>
<line>
p*opôs, em *91*, no II **ngr*sso Interna*iona* de
</line>
</par><par>
<line>
**lhere* S*cialista*, em *openhagen, a criação de um Dia Internacional d* *u*her. Nas
</line>
<line>
pa*a*ras d* Blay (2001, p. 605):
</line>
</par><par>
<line>
No Br*sil vê-se repe*ir a c*d* ano * *s*ociação entre o **a I*ternacio**l *a M*l*er e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
inc*ndi* n* Tri*ngle,
</line>
<line>
*uando na *erdad* Clara Zetkin tenha pr*posto em 1910, u* ano o
</line>
</par><par>
<line>
ant*s do incêndio. * muito pro*ável que * sacrif**io das trabalha*ora* da Triangl* tenha se
</line>
<line>
incorpo*ado ao imagi*ário c**etivo da luta das mulheres. Mas o processo de instituiçã* *e um
</line>
<line>
D*a In*ern*cional da Mulher já vinha sen*o elab*rado pelas socialistas americanas * eur*pé*as
</line>
<line>
h* alg*m tempo e *oi ratificado co* * prop***a de Cla*a Zetkin.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
categori* universa* mul*er, isto é, "A" mu*her não exi*te, mas sim mulhe*es, no plu*al, c*m suas especifidade*
</line>
</par><par>
<line>
( d e r aça,
</line>
<line>
*tn**, cl*sse, sex*al*dade etc.) e lut*s. Co*tudo, como mostrare**s neste artigo, no dis*ur*o
</line>
</par><par>
<line>
jornalístico que anal*sarem*s, há a sus*en*ação de um imag*ná*io, filiado
</line>
<line>
a uma memória patriar*al, que
</line>
</par><par>
<line>
*niv*r*aliz* *s mulh*r*s, a*agando suas **ferenças e singulari*ad*s.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. *6, *. 3, art. 11, p. 211-224, mai./ju*. *0*9
</line>
<line>
*ww4.fsane*.*om.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. P. Darós, *. M. A. *ousa, D. A. G*rcia
</line>
<line>
214
</line>
</par><par>
<line>
Em *975, a *NU declarou a década de 1975 a 1985 como a Década da Mulhe*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
r*conh*ceu o 0* d* março
</line>
<line>
co*o o *ia Internacional *a Mulhe*. *ais do que uma sim*l*s
</line>
</par><par>
<line>
data, *onsideramos *ue essa nom*ação s*tua poli*icamente esse diz*r em *m *am*o bastante
</line>
<line>
s*g*ificati*o, uma organização int*rnacional que enuncia c*rt* est*tu*o de reconh*cimento d*
</line>
<line>
dire*tos. Em 1977, a Organiza*ão d*s Nações Unidas par* a E*ucação, a C*ên*ia e a Cultura
</line>
</par><par>
<line>
(UNESCO) recon*ece of*cialmente essa data como Dia
</line>
<line>
da Mul*er, em homenage* à* 12*
</line>
</par><par>
<line>
operárias queim*da* vivas. De a*or*o com Garcia e S*usa (2**4), ** relacionar a instituição
</line>
<line>
d* Dia Internacio*al da Mulher com as greves ocorr*da* entre o f*nal do século XIX e início
</line>
<line>
do XX, ap*sar das *núm*ras crí**cas *e teóric*s *eminis*as * mil*tantes ace*ca dess* r*la*ão
</line>
<line>
e*tre greve-incênd*o-Dia Internaci*nal da Mulher:
</line>
<line>
A Unesco legi*i*a a d*ta e faz *irc*lar u* discurs* que apag* a* lutas feministas de
</line>
<line>
séculos. Ass*m, o *i* 08 d* março passa a se* o Dia Interna*io*a* da *ulh*r.
</line>
<line>
Mo**nt* em que a so*ied*de patriarcal deci*e homenagear o "segundo s**o".
</line>
<line>
Contudo, * que os movimen*os f***nistas a*ua*s tentam trazer à to*a são as *utas
</line>
</par><par>
<line>
trava*as a*nda *el*s mulhe*es
</line>
<line>
na *ociedade que a vio*enta, dizendo
</line>
<line>
homena*eá-la
</line>
</par><par>
<line>
(GA*CIA; SO*SA, 2014, p.176).
</line>
<line>
Na materi*lidade selecionada para est* artigo, al*m de analisarmos s* há ou não uma
</line>
<line>
r*tom*da, p*la r*portagem, d* *ma memória sob*e os movimentos de mulhe*es que sust**tam
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
criação *o Dia Inter*ac*onal da *ulher, t*mamos em atenção as r*petições e/ou
</line>
</par><par>
<line>
de*lizam*n**s d*s se*tido* *ue sustentam os d*zer** jornalísticos, bem como as condições
</line>
<line>
*ócio-histórico-ide*lógicas em q*e foram pro*uzidos, fazen*o *ntervir u*a mem**ia
</line>
</par><par>
<line>
rel*t*vamen*e estabilizada sobre a m*l*e* ***, pens*mos, possuem implic*ções
</line>
<line>
na* pr*ticas
</line>
</par><par>
<line>
sociais2
</line>
</par><par>
<line>
2 RE*EREN*I*L TEÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
2.1 Entre a histó*ia * a memóri*: a r**ula*ização dos sentidos sob*e a mu*h*r?
</line>
</par><par>
<line>
Em
</line>
<line>
uma abordagem dis*ursiv*, comp*eende-se que *s *en**dos n*o es*ão fixos
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
língua, dados a priori. Segun*o Pêc*eux ([1975]1988), * no enc*ntro da língua **m a *istória
</line>
</par><par>
<line>
que os *entidos são (re)c*nstruídos. Nesse processo, a *emór** ocupa relevante
</line>
<line>
papel
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
abordagem analítica d*s dizeres sobre (e para) a mul*er no entrecruzamento d*s discursos de
</line>
<line>
ontem e h*je,
</line>
</par><par>
<line>
fin*nciado pela F*P*S* (**oc
</line>
<line>
n* 201*/13017-2), s*b a supervisão da Profa. Dra. Lucília Maria Abrahão
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
So*sa.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 16, *. 3, a*t. 11, p. 211-224, mai./jun. 2019
</line>
<line>
www4.**anet.co*.**/*e*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D(*)O* Sen*idos que se Ma**am nos Diz*res de O*tem e Ho*e: A (*)Existência da *ulher
</line>
<line>
215
</line>
</par><par>
<line>
estruturação/*egula*iz*ção dos discurso*, visto qu* p*ssibi*ita não apenas a *etomada de
</line>
<line>
sentidos, mas também a sua r*ssig*ific*ção.
</line>
<line>
Is*o é p*ssível porq*e, confor*e P*cheux ([1983] 1999), os di*cursos são estruturados
</line>
</par><par>
<line>
*uma **lação entre *tua*idad* e m*m*r*a. Em * p*pel da memóri*, estudo
</line>
<line>
apres**tado n*
</line>
</par><par>
<line>
col**uio Históri* e Linguís*ica em 1983, Pêch*ux afir*a que a *etomada dos sentidos pode s*
</line>
</par><par>
<line>
r**lizar por *eio
</line>
<line>
de *ré-const*uído*, s*ntidos já-ditos anteriormen*e a***res relativamente
</line>
</par><par>
<line>
e*tabilizados, ou aind*
</line>
<line>
p*r atrave*sament* de sen*i**s n* fio do di*curso. S*gundo o autor
</line>
</par><par>
<line>
(*988 [1***]), é
</line>
<line>
pelo v*és da repetibilida*e que ide*logia opera o ef*ito de *v**ência a
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
senti*os, ten*o *m vista a sua nat*raliza*ão no seio *ocial. Recurso est* próprio do discurso
</line>
<line>
midiát*co, a fim de convencer, persua*ir o seu público-*lvo.
</line>
<line>
No s*culo XX*, com * aperfeiçoame*to da* t*cnologi*s e a mundialização, a m*d*a
</line>
</par><par>
<line>
exerc* gran*e p*der
</line>
<line>
interpelató*io aos sujeitos con*empor*neos, o qu* é
</line>
<line>
d*finido por
</line>
<line>
certo
</line>
</par><par>
<line>
modo d* produçã* da no*í*ia por ag*ncias *ran*nacionais sustentada* p*r c*rporaçõe* cada
</line>
<line>
*ez ins*stentes em enodar efeito* de *nformação, e*t*eten*mento e *ub*ici*ade tidos como
</line>
<line>
evid*ntes. Com a velocid*de das informa*ões, a mídia digit*l, em especial, f*z *ircular
</line>
</par><par>
<line>
determ*nados
</line>
<line>
senti*os,
</line>
<line>
q*e retomam a*s lei**res, quer sob a forma de alg*ritmos que* por
</line>
</par><par>
<line>
me** de hi*erlinks, produ*indo um efeito *e linearidade do dizer. E tais efei*os passam a ser
</line>
<line>
v*stos e considerados registros fiéis da reali**de d** fatos como se fosse pos*ív** uma
</line>
<line>
r*presentação termo a termo entre a palavra e o mundo. Em relação ao noss* te*a, *núm*ras
</line>
<line>
discursiv*d*des sobre * mul*er são postas em circulação no sei* social por meio de diferentes
</line>
<line>
*spaço* d* e*unciação; i*so *m especial no espaç* digital, ess** dizeres *e *aterializ*m sob
</line>
<line>
**rma de memes3, report*g*ns, vídeos dentre outros, r*gul*rizando determinados sen*idos
</line>
</par><par>
<line>
*obre (e p*ra) a mul*er
</line>
<line>
contemporânea. No discurso jornalístico, tomando aqui algumas
</line>
</par><par>
<line>
ima*ens que circularam *a cober*ur*
</line>
<line>
do Dia *n**rn*cio*al da Mulher4, no portal online do
</line>
</par><par>
<line>
j*rnal *e notoried*de n* pa*s, *1, traz à cena a manifestação d*s mu*h*re* por s**s d*reitos,
</line>
</par><par>
<line>
princ*palm**te, pelo
</line>
<line>
*ireito d* nã* ser ví*ima de violência, seja f*s**a, psicológica, se*ual,
</line>
</par><par>
<line>
*atrimonia* etc. em virtude de ser mulh*r, c*mo *odemos observar a segu*r.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
*tilização de i*agem, informaçã* ou ideia. Anco*ado em u* discurs* *umorísti*o, na maior parte das v*zes, o
</line>
</par><par>
<line>
*em* s* prop*ga *apidamente na int*rnet, po**ibil*tando n** apenas a retoma*a d* sen*id*s
</line>
<line>
rel*tiv*men*e
</line>
</par><par>
<line>
estávei*, com* abre espaço pa*a a r*ssignificaçã* de *entidos outros *a esfera s*cial.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
*ue iniciam*s a co*eta *os dad*s.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esi*a PI, *. 16, n. 3, art. 11, p. 211-224, m*i./*un. 2*19
</line>
<line>
w**4.fsa*et.*om.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. P. *aró*, L. M. A. So**a, D. A. Ga*cia
</line>
<line>
216
</line>
</par><par>
<line>
Mulh*res fa*em ma*i**stação contra vi***ncia *m praça de **iabá. A orga*ização do ato e a PM n*o
</line>
<line>
esti*ar*m * número *e **rticipan*es. Em 2016, *ais de 40 mi* casos de violência contra a
</line>
<line>
m*lher f*ram regis**ados
</line>
<line>
F*gu*a 1 - Protesto ocorre* nest* quar*a-feira (8), na Pr*ça *piranga, no Centro *e
</line>
<line>
Cuiabá
</line>
</par><par>
<line>
Foto: Andr* *ouza/G15
</line>
<line>
Embora a re*ortagem *e real*ze com o fi* de colocar em pa*ta o movimento d**
</line>
<line>
mulheres ness* dia m*m**áve*, o*s**vam*s, na ***ura 1, uma reprodu*ão de uma imaginária
</line>
<line>
rel**ão controversa *ntre homens e *ulheres q*e se mat*rializa nas *entes do fotógrafo pelo
</line>
<line>
a*astamento de ** homem isolado de um cer*o número de mulheres, que s* mob**izam pa*a
</line>
<line>
manifestarem-se co*tra a violência patriar*al de gênero de q*e sã* vítima* todos os dias. Em
</line>
</par><par>
<line>
*o**ideração à c*nfluência
</line>
<line>
dos elemen*os linguísticos e extralinguísticos
</line>
<line>
(materiali*a*e
</line>
</par><par>
<line>
significante), *ompreendemo* *u* os *enti**s que ali se materiali*am *ossibilitam um feixe
</line>
</par><par>
<line>
de ef*itos *eterogêneo* sobre a *u*her. Embora o enunciado discur*iv*ze
</line>
<line>
que "mulher*s
</line>
</par><par>
<line>
f*z*m manifes*ação", não obse**amos
</line>
<line>
n*
</line>
<line>
*m*gem
</line>
<line>
o que é rec*rrente e
</line>
<line>
dominante em
</line>
</par><par>
<line>
mar*h*s, ma*ifest**ões e/ou atos políticos com faix*s er*uidas, *ande*ras le**n*adas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
deslocamento, pronunciamentos * d*claraçõe* orais *m *icrofon*s, *or exempl*.
</line>
</par><par>
<line>
Observamos * praça com *ulheres, a*gumas ao celular, outr*s co****sando,
</line>
<line>
um *
</line>
</par><par>
<line>
próxima a uma *ria*ça. *a imagem, podemos obse*var, ai**a,
</line>
<line>
que o
</line>
<line>
distanciamento do
</line>
</par><par>
</page><line>
fot*grafo ao captar a imagem p**duz um e*eito de **t*m*zação do home*, fotogra*ado co* o*
</line>
<line>
ol*o* fitos no **ão, aparentemen*e c*bisbaix* em detrimento da sua atenção *s ne*essid*d*s
</line>
<line>
5 *réditos da image* a* repórter f*tográfico do **rtal G1 *nline, An*** Souza, durant* a **ber**ra d*
</line>
<line>
manifestação da* mu*heres no Dia *nternacional *a Mulher. Disponível em htt*://*1.globo.*o*/mat*-
</line>
<line>
gr*sso/noticia/2017/03/mulheres-*azem-manifestacao-contra-viole*c*a-em-praca-*e-cuiaba.ht*l. Último acess*
</line>
<line>
em 27 dez. 201*.
</line>
<line>
*ev. FSA, Teresina, *. 16, n. 3, art. 11, p. 211-2*4, m*i./jun. *019 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*(N)*s Sentidos que se Marcam nos Dizeres de *ntem e *oje: A (R)Existên*i* *a Mulher
</line>
<line>
217
</line>
</par><par>
<line>
da* mu*heres **p*stas no mo*imento, m*terializa*as no ca**az. U* c*rtaz que, diga-*e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*as*agem, está deitado n* *hão, caído e sem uma *osição que favor*ça que ele sej* lido, qu*
</line>
<line>
el* denuncie, qu* ele m*stre a autoria da*ue*e dizer, que ele faça amplitud* da cond*nação da
</line>
</par><par>
<line>
violência. Apenas quem
</line>
<line>
dele se
</line>
<line>
aproxi*a p*de *er, ler e alcançar o que está ali; nós, por
</line>
</par><par>
<line>
exemp*o, ficamos a *maginá-**.
</line>
<line>
As mulheres, por sua vez, pos*as *m segundo plan* n* imag*m, d*recionam *s
</line>
<line>
senti*os ainda para *m* homogene**ação *os partici*antes como *m* massa *mor*a, num
</line>
<line>
movimento d* invisibil*zação dessa* mul*eres na formação social, em apagamento da*
</line>
<line>
que*tões das e para as mulheres postas em jogo na m*nifestaç*o. * invisib*l*zação aq*i parece
</line>
<line>
ser d* questões d* *aça, clas*e, *êner*, sexualidade *ntre outras. H* uma univ*rsalização, pela
</line>
<line>
imagem, das *ulheres que podem *er v*ti*as de violência, não m*rcando *ue * vi*lê*cia
</line>
<line>
contra a mulher é afetada *o* qu*stões de *lasse, raça, sexualidad*. A re*ort*g*m é, em
</line>
<line>
grande p*rt*, marcada *or em ci**ção dire*a, *ndicada pel*s aspas - como observáv** em sua
</line>
<line>
ínteg*a6, e reproduçõ*s dos d*scu*sos das mulheres presente* n* manif*sta*ão numa possív*l
</line>
</par><par>
<line>
de*responsabil*zação ** jor*a***ta ac*rca *o* dize*es que ali se prese*tific*m. No
</line>
<line>
entanto,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
sua posição se marca, em diverso* mome*to*, pelo modo como s* enunci*. Dentre *s qu*st*es
</line>
<line>
postas pelas mulh*res na *anifestação está a violência sofrida, c*locada em destaque no olho
</line>
<line>
da re*orta**m.
</line>
<line>
Figura 2 - Manifestantes simul*ram hematomas nos rostos com maquiagem
</line>
</par><par>
<line>
Foto: André S*uza/G17
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
violencia-em-prac*-de-cuiaba.htm*. *cess* em 28 dez. 2018.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
durant* a cobertura da manifestação d** *ulheres no D** Internacional da Mulher. D*s*oníve* em:
</line>
<line>
Rev. FS*, Te*esina PI, v. 16, n. 3, art. 11, p. 21*-224, mai./jun. 2019 www4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. P. *arós, *. *. A. Sousa, D. A. Garci*
</line>
<line>
218
</line>
</par><par>
<line>
Na Figura 2, temos a materiali*ação de uma *as formas de violên*ia sofrida pela*
</line>
<line>
mu**eres, a violênc*a física sofrida por m*itas m*lher*s (em es*ecial no ambiente domés*i*o)
</line>
<line>
que é tomado no enunc*ado do repórter pelo verbo sim*la*: as mulheres *imular*m
</line>
<line>
hematomas (grifo no*so).
</line>
<line>
** contrapo*iç*o a uma rela*ão ter*o a termo, cujos sentidos se *i*am *a líng*a, d*
</line>
</par><par>
<line>
acordo com P*cheux
</line>
<line>
([1975] 1988), os
</line>
<line>
**nti*o* se estabel*cem *a relação in*rínseca
</line>
<line>
entre
</line>
</par><par>
<line>
sujeit* e lí*gua. Nessa rel*ção, a d*s*uta pela regularizaç*o de *ma
</line>
<line>
memória do
</line>
<line>
dizer se
</line>
</par><par>
<line>
present*fica *o s*io socia* pela retoma*a de determina*os *ent*dos, enquan*o s*n*idos *utros
</line>
</par><par>
<line>
são silenciados, condi*en*es c*m o se* t*mpo
</line>
<line>
e, so*retudo, com o* interess*s da orde*
</line>
</par><par>
<line>
v*gente. Isto **s diz da histor*cidade inerente às *alavras su*ten**das em seu âmago pelo que
</line>
</par><par>
<line>
s* marca co** constitu*i*am*nte ide*l*gic*. Em muitas socie*ades, a regularização
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
memória do diz*r se *arca pela dicionariza*** dos *ermo*, numa tentativa *e *pr*sionamento
</line>
<line>
dos sentidos a serem lembrados. Ne*s* movimento de incorporação/*ssimilação *os se*tid*s,
</line>
<line>
os sujeitos discursivo* são co*voca*os a toma*em os s*us lugares *a es**ra so*ial. Par*
</line>
<line>
m*lh*r *ompre*nder*os o d*recionamento dos sent**os que *e *arcam no dize* do repór*er
</line>
</par><par>
<line>
jornalís*ico, atenta*os para as possibilidades *e leitu*as d* verbo "si*ular",
</line>
<line>
u*il*zado pelo
</line>
</par><par>
<line>
*epórter jornal*stico na cobertura da *atér*a sobre * manifesto das m*lheres.
</line>
</par><par>
<line>
3 RESULTADOS E DIS*USSÕES
</line>
</par><par>
<line>
**ntre *s se*tidos possíveis, **contramos disponíveis, na rede *undia*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
computadores, algumas d** possibilida*es de interpretação em um dicionário de sin*nimos,
</line>
</par><par>
<line>
deri**ndo, inclusive, *ar* * termo simulação: *imular = Fingir *e* re*l o **e n*o
</line>
<line>
é;
</line>
</par><par>
<line>
re*res*nta*; encena*; para **mulação = f*l*id*de, hipocrisia, *is*imu*ação, artifíc*o.
</line>
<line>
Para o dicionário onlin* Priberam, o v*rbo si*ular, como ve*b* transi*ivo (exige
</line>
<line>
complem*n*o, portanto) é o mesmo q*e "*ingir, f*zer o simu*acro de, fa*er pa**cer *ea* (o qu*
</line>
<line>
n** é)", complementando *s palavras relaci*nadas: simula*ento, si*ulação, sim**adamente,
</line>
</par><par>
<line>
simulado.8 Isso c*loca *m dúv*da aqu*la
</line>
<line>
vi*lência ali meramen*e *epresentada, **ngida ser
</line>
</par><par>
<line>
r*al * que, no discur*o jo*n*lís**co, amo*tece os efeitos do
</line>
<line>
trágico da vio*ência física
</line>
</par><par>
</page><line>
*ttp://g1.*l*b*.com/mato-grosso/*oti**a/2*17/03/mulheres-fazem-manifestac*o-contra-violenc*a-em-praca-de-
</line>
<line>
cui**a.html. *ltimo acess* em *3 dez 2018
</line>
<line>
8 Ao r*corr*rmos ao* dicionários na v*rs*o online, tomam*s em a**nçã* a abrang*ncia dess*s inf**maç*es no
</line>
<line>
ambiente v*rtual, alcança**o um públic* heterogêneo com diferente cl*sse so*ia*, sexo, *dade, cultu*a et*.
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 16, n. 3, ar*. 11, p. 211-224, mai./jun. *019 www4.*sanet.*om.**/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D(N)Os Sen*id** que s* Marcam nos Diz**es de Ontem e H*je: A (R)Existência da Mu*her
</line>
<line>
21*
</line>
</par><par>
<line>
endereç*da à mulher; m*is ainda, f*z tema par*cer algo ens*iado, *aq*ilad* e encen*do. o
</line>
<line>
**isa *o *am*o da ficçã* e nã* da realidade *e tantas mulheres no país.
</line>
<line>
Na imagem da Fig*ra 2, p*demos observar que a mulher é f*tog***ada com o olha* de
</line>
</par><par>
<line>
esguelha, sem olhar a câmera, nem o repórter fotográfico. Na *ultura ocid*ntal, *lhar *, o
</line>
<line>
*ui*as vezes, signi*icado como * espel** capaz, *ssim, d* reve*ar o mundo interior, isto é, o*
</line>
<line>
segr*dos da al**. Por esse prisma, regul*riza-*e uma memór*a n* seio social de um dize* de
</line>
<line>
verdade po*to e* rela*ão à capacidade de *i*ar os olhos do seu inte*locu*or; e, doutra f*rma,
</line>
</par><par>
<line>
tomado co** um
</line>
<line>
dizer de mentira o sujei** que *ão fita
</line>
<line>
os o*hos *o seu int*rlocutor
</line>
<line>
a*
</line>
</par><par>
<line>
enunciar. Toma*d* em
</line>
<line>
aten*ão *onfluência do* ele*en*o* li*guísticos *ue, lembra*os, *
</line>
</par><par>
<line>
aqu* nos in*er*s*a o verbo simular, à imagem da mulher co* o o**ar d*s*onfiado, observa*os
</line>
<line>
um dire*ioname*to de sentidos ao imaginário de uma mulher su*ostamente incapaz *e fitar a
</line>
<line>
câmera, se*do este um d*s *int*m*s do seu fingime**o. Se *es*ons*derássemos o *so d*
</line>
</par><par>
<line>
verbo "s**ular" na **p*rtagem, esse olhar
</line>
<line>
poderia também ser compreendido c**o uma
</line>
</par><par>
<line>
espéc*e de v*rgonha, *edo, receio da m*lher de ev*de*cia* *elas mar*as em seu **rpo ser ela
</line>
<line>
vítima de uma viol*ncia patriarcal d* gênero.
</line>
</par><par>
<line>
Enquanto o ol*ar d* l*itor, da m*téria jornalística em questã*, *i*a a ima*em
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
**lher, cham*-nos a *tenção o colo à m***ra *os seio* em *amise*a regata, sutiã *pare**e e,
</line>
</par><par>
<line>
por fi*, as marcas de um* vio**nci* f*sic* contra mulher. Em atenção às condi*ões *e a
</line>
<line>
*ro*ução do **s**r*o da mídia nessa m*téria jornalíst*c*, **s*r*amos qu*, por um
</line>
<line>
d*slizamento de sent*dos, se marca n* di*er do repórter uma posição machi*ta (e perversa)
</line>
</par><par>
<line>
perant* a causa das mulh*r*s, n* e pela qual as *ulheres simulam, "f*ngem ser rea*idade"
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
violênci* *oméstica, em se*s *ifer*nte* níveis, ret**a*do uma memór*a do dizer d* neg*ç*o
</line>
</par><par>
<line>
d*ssa violê**ia na fo*mação so*ia*, ou até mesmo u*a justif*cat*va (i)*ógica pa*a
</line>
<line>
tal, em
</line>
</par><par>
<line>
apagamento da dor *entida por *ssas mulhere*. Po* essa vi*, o dizer do repó*ter tr*z
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
mem*ri* o i*aginá*io de mul**r consti*utivamente *ecaminosa, trazendo à ce*a u*a supost*
</line>
</par><par>
<line>
habil*dade, e*tão *onstitut*va
</line>
<line>
d* mulher, de f*ngi*, send* e*te s*u **l q*e a co*s**tui. *
</line>
</par><par>
<line>
Assim, por **ng*r, mereceria ser víti*a *a violên**a que d*z denu**iar. A reportagem apa*a,
</line>
<line>
de certo m*do, as lutas *eministas que i*sta**aram o Dia Internacional da Mulher. A* im**ens
</line>
</par><par>
<line>
parecem
</line>
<line>
des*egiti*ar sua po*ição na soci*dade e suas lutas pelo fim ** v*olência c*ntra
</line>
</par><par>
<line>
mulher. P*recendo retra*ar as l*tas, a reportagem jor*alísti*a *iol*nta, pelo olhar do fotógr*fo,
</line>
<line>
a *ulhe*.
</line>
<line>
Sob a sup*sta n*utr*lida*e própria do disc*rso midiático, * cuid*do de o fotógr*f*
</line>
</par><par>
<line>
col*car em destaq*e o *desivo colado n* blusa, **n**
</line>
<line>
ao seio da mulher, ma*ca a posição
</line>
</par><par>
<line>
polít*co-pa*tidá*ia da manifestante, sig*ific*da na imagem
</line>
<line>
pelo adesi*o LULA - o principa*
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teres*na P*, v. 16, n. 3, *rt. 1*, p. 211-224, *ai./jun. 201*
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. P. Darós, L. M. A. Sous*, D. A. Ga*cia
</line>
<line>
220
</line>
</par><par>
<line>
represen*ante do Partido dos T*abalhadore*. E*tretan*o, a im*gem, agre*ada ao *iscurso do
</line>
</par><par>
<line>
re*órter, m*rca, aind*, uma posição ideol*gica *a inst*tuição
</line>
<line>
a
</line>
<line>
que se in*creve o jornal**ta;
</line>
</par><par>
<line>
supostamente
</line>
<line>
c*ntrária à da manifesta*te. Ob*erv*mos que, ainda que sob a forma de
</line>
<line>
não-
</line>
</par><par>
<line>
dito, o discurso jornalístico em *uestão *romove u* d*recionamento dos senti*os *ara um
</line>
<line>
i*aginár*o de mu*h*r, em esp**ial a mulher q*e se filia *o *rojeto p*lítico-partid*rio de
</line>
<line>
esquerda, que fin**, qu* me*te e, por isso, nã* *erece credibi*idade, a *esp*ito de q*alquer
</line>
<line>
reivindicação. Se*tid*s ess*s *ue re*p*nd*m às demandas da *rdem vigente de uma
</line>
</par><par>
<line>
socie**de
</line>
<line>
*apitalis*a, em co*tra*osição aos sen*idos i*erente* soc*alis*o, comunismo *
</line>
</par><par>
<line>
ou*ras filia*õe* ideológ*cas.
</line>
<line>
Um do* pilar*s da *ociedade ca*ita*ista * a *ríade tempo-trabalho-lucro, vis*ndo,
</line>
</par><par>
<line>
assim, à profissio*ali*ação e
</line>
<line>
ao lucro, *ortanto, dos sujeitos nela *ns*ritos. Embora a maior
</line>
</par><par>
<line>
p*rte do corpo do text*
</line>
<line>
seja composta por *i*ações direta* de *anifestante*, a p*sição
</line>
</par><par>
<line>
discur*i*a
</line>
<line>
d* rep*r**r - f*liado
</line>
<line>
a*s sen*idos ideológicos do capitali*mo - * demarcad*
</line>
<line>
pe*a
</line>
</par><par>
<line>
identificação no***a* (*u pel* s*a ausên*ia) *o que s* refe*e às manifest**te* en**ev*stadas.
</line>
<line>
A prof*ssio*al *aiana, *sicóloga, é identifi*ada nomin*lmente na repo*tagem e coloca em
</line>
<line>
f*ncionam*nto *lgu*as das pautas das lutas das mulheres: co*tra a violência, o machismo, o
</line>
<line>
raci*mo. No *i*er da psicól*ga, o que * apaga*o nas *magens (a re**stência feminina - e aq*i
</line>
</par><par>
<line>
podemos pens*r
</line>
<line>
por que *ão
</line>
<line>
feminista, uma ve* que as lutas de mulheres, inúm*ras veze*,
</line>
</par><par>
<line>
e*t*veram rela*ion*das a *ovimentos d* militant*s *eministas. Ao usar *
</line>
<line>
"feminina", uma
</line>
</par><par>
<line>
*utra f*liação de senti*os his*or*c*me*te c**s**tuídos funcion* aqui. De certo mo*o, coloc*-se
</line>
<line>
em des*a**e uma característica da m*lher - ser feminina - mas nã* se diz *ua* mulher resiste:
</line>
<line>
somente a mulher cisgênera? A mulher trans? * p*sta em fun*ion*men*o:
</line>
<line>
"O dia * d* ma*ço marc* a memória da resistênci* fem*nina. **ste dia rel*mbra*os a*
</line>
<line>
mul*eres que viera* antes de nós e, acima *e *udo, reivindicamos os direi*os que ainda
</line>
<line>
*ão negad*s", **claro* a psi*óloga Naiana Gonça*ves, d* *2 anos (GA***A;
</line>
<line>
SOUSA, 2014).
</line>
<line>
"*uta*os contra a v*olência física, o ma*hismo, o racismo e também c*ntra a violência
</line>
<line>
do *s*ado contra a mulher", afirm*u Naiana. (GARCIA*OUSA, *014).
</line>
<line>
*outra s*rte, não há a mesm* identificação à outra ent**v*s*a*a, também
</line>
<line>
man*fest***e, pos*a em anon*mato na *eport*gem, c*jo di*e* res*alt* o caráter
</line>
<line>
religioso de matriz afri**na:
</line>
<line>
Com cartazes e faixas, a* *anifestantes marcharam pela Avenida Tenente Coronel
</line>
<line>
Dua*t*, a Pr*inha, em direção à Praça da Repú*lica, no Cent*o de C*iabá. N* tr**eto,
</line>
<line>
uma *erforma*ce "e*oco* os espírit*s d* mulheres que m**reram por causa *a
</line>
<line>
violência" (GARCIA; SOUSA, 20174).
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Tere*ina, v. 16, n. 3, art. 11, p. 211-22*, mai./j*n. ***9
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D(*)Os Senti*os que se M*rc*m nos Diz*res d* Ontem e Hoje: A (R)E*istência da Mulher
</line>
<line>
221
</line>
</par><par>
<line>
O *feito *e invis*bi*iz*ção da* mulh*res é o*servado ainda na *eportagem *o*nalística
</line>
<line>
do porta* *e notícias brasileiro; efeito, esse, pr**uzi*o pelo term* "ma**festantes", em *ua
</line>
<line>
form* *lural, trazendo em seu cern* u** homogene*zação das *autas, dema*d*s e desejos das
</line>
<line>
participantes do movim*nto, cujas especificidad*s del*neiam o c***ter h*terogêneo de suas
</line>
</par><par>
<line>
necessida*es, e da *xistência feminina, por assim dizer. *, ainda mais, diverso na *rópria o
</line>
<line>
**ferenciação dos vár*os movimen*os *e mulheres que existem hoje no país com *u** pautas
</line>
<line>
e*pecífi*a* * dif*rentes ent*e si.
</line>
</par><par>
<line>
U*a das especificidades da Aná*ise de Di*cu**o d* linha *echeutiana intentar é
</line>
<line>
compr*ender como ** um *izer não-*itos produzem *entid*s e *eixam ves*í*ios de out*a*
</line>
</par><par>
<line>
f*rmulações *ue sustentam o que se di*. *sto *orque, segundo Pêcheux ([1*75] *988),
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
própr** d* ide**o*ia di*sim*lar o s*u *uncionamento na lingu*gem sob o es*ect*o *e
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
supo*ta ne*tralidade
</line>
<line>
d* dizer e tr*nsparência *a l*nguagem. Pautado pela ilusó*ia
</line>
</par><par>
<line>
trans**rência da ling*a*em, o dizer da mídia mate*ializa-s* *ob o espectro de *ma verdade
</line>
<line>
absoluta, respondendo à *ecessida*e do su**ito prag*ático d* "um mu*d* *emanticamente
</line>
<line>
e*tabi*iza*o" (PÊ*HEUX, 1999, p.3*). P*r *eio de um discurso c*rcula*, *r*prio da internet,
</line>
</par><par>
<line>
os sentidos sobre e para
</line>
<line>
as mulhere* são, muitas *eze*, reproduzidos, p*o*uzi**o u*
</line>
</par><par>
<line>
i*aginá*io de mulher, com efeitos na* práticas sociais.
</line>
</par><par>
<line>
Acerca dos ef*itos
</line>
<line>
d* internet *a* *e*aç*e* s*ciais, (GIORGENON; SOUSA;
</line>
</par><par>
<line>
P**ÍFI*O, 2014) *firmam
</line>
<line>
q*e o espaço c*bernét*co fun*iona como um es*aço de íntima
</line>
</par><par>
<line>
conexão ent*e o sujei*o cont*mporâneo e a reali*ade (virtual e *ísica), *o* meio d* um
</line>
<line>
e***lhamento de si, *roduzindo u* deslumbra*ento no sujeito cont*mporâne*, como um
</line>
</par><par>
<line>
e*eito produzido pe*o jogo de imagens-alteri*ade *o outro e
</line>
<line>
ao mu*do de *ue o espaç*
</line>
</par><par>
<line>
ci*er*ét*co é capaz. Nesse jogo que se e*tabele*e na língua, *o discur*o, portanto, a *isputa
</line>
<line>
pela *egularização de senti*os direciona os *ujei*os à estabi*ização de uma *emóri* do di*er,
</line>
<line>
e não out**, sobre * mulher na a*ualidad*, cu**s efeit*s, pensam*s, incidem *obre as prática*
</line>
<line>
*ociais que, muitas ve**s, deslegitimam suas posições e s*us di*eres, di*endo est*r a mulh*r
</line>
<line>
"s**uland*", "fingindo" ser *í*im* de **olência em virtude de *eu *ênero.
</line>
<line>
4 C*NSIDERA*ÕES FINAI*
</line>
<line>
A relação *ntagônica entre homem e mulher é discursi*izada na **portagem do porta*
</line>
</par><par>
<line>
de *otícias br*sileiro *1 que, em *ober*ura ao
</line>
<line>
aconteci*ent* *istó*ico *o D*a Int**nacional
</line>
</par><par>
<line>
da Mulher, co**ca em xeque a
</line>
<line>
legitimid*de do movi*ento * *az in*ervir u** mem*ria do
</line>
</par><par>
</page><line>
dizer acerca das (não) **nquistas políti*as e *oci*is d*s mulheres, com implicações nas
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresina **, v. 16, n. 3, art. 11, *. 211-22*, *ai./*un. ***9 www4.fsan*t.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. P. Darós, *. M. *. Sousa, D. A. Garcia
</line>
<line>
222
</line>
</par><par>
<line>
p**tic*s soc**is, em e*pecial *o *ue concerne ao lugar que a mu**er d*ve (ou não) ocupar na
</line>
<line>
esfera social.
</line>
</par><par>
<line>
Na **sc*rs*vidad* anal*s*da, **servamos *ue * mul*er é si*ni*icada
</line>
<line>
por *e*o de um
</line>
</par><par>
<line>
*lhar *asculino que a **rna image*, que a defin* em legenda* e chamadas qu* a e
</line>
<line>
s i t u*
</line>
</par><par>
<line>
discursivame*te *e um *odo, silenciando outra* possibilid**es de dizer; ass**, *ristaliza-se a
</line>
<line>
regu*arizaçã* de uma certa me**ria sobre *l*, c*j* dizer s* m*rca por *m* invis*bili*ação da
</line>
</par><par>
<line>
mulher, de s*a vo*, *as pau*as e
</line>
<line>
agendas d*s movimentos feministas e sua* demandas
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
atualidade. *ss*m sob um
</line>
<line>
discurso apa*entemen** neut** e (con)fiável, o* dizeres s*bre
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
mulher *tuam num movi*ent* de de**u*jetivaç*o da *ulhe*, com vistas a um* padronização
</line>
</par><par>
<line>
de comportame*to d*s suj*itos co*temporâneos, em *special n*
</line>
<line>
que co*cerne ao lu*ar
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
submi**ão, * i*feri*r, portant*, q*e a m*lher (*eve) ocup*(r) *a esfe*a so*ial.
</line>
<line>
Nos dias atuais, a mí*ia ocupa *m lugar de relevânc*a na produ*ã* de sentidos, tend*
</line>
</par><par>
<line>
*m vi*ta a *apacidade
</line>
<line>
*e pr*pagar *nformações a um p*blico diverso, e em
</line>
<line>
diferentes
</line>
</par><par>
<line>
c*ntextos, sociais, l*nguísticos e até culturais. A exacerbação desses *izer*s/senti*os sobre a
</line>
<line>
mul*er *a rede digital regu*ariza *ma memória do dizer, pos**bili*ando um imaginá*io sobre a
</line>
<line>
mulh*r. *o traze*mos essas análise*, bus*amos perceber com* o discu*so jornalístico colocou
</line>
</par><par>
<line>
em funcio*amento, també* **la via da
</line>
<line>
v*olê*cia, um dizer *obre as mulheres que
</line>
</par><par>
<line>
*p**a/desle*itima, **smo esta*do
</line>
<line>
essas m*lher**
</line>
<line>
nas *uas reivi*di**ndo seus direitos,
</line>
</par><par>
<line>
pri*cipa*mente, um direito à vid*, ao corpo, *s suas l*tas. *ustentando noticia*
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
m*nifestações das mulheres no Dia Internacional das Mulheres,
</line>
<line>
o di*curso
</line>
<line>
jornalí*tico
</line>
</par><par>
<line>
analisado violen*o,
</line>
<line>
pelas esc*lhas das palavr*s us*da*, pelo olhar d* fotógrafo,
</line>
</par><par>
<line>
simbolicamente a mulher.
</line>
</par><par>
<line>
A repetibi*idade com que os
</line>
<line>
discursos sobre as **lheres circul** na m**ia, *m
</line>
</par><par>
<line>
espec*al na mídia digit*l, p*omov* *m e*eito de lin*ariedad* *esse* diz*r*s, *uit*s v*zes,
</line>
</par><par>
<line>
si*ni*i*ados c*mo única
</line>
<line>
possibilidade de leitur* dos sentido* que ali *e inscrevem. *o
</line>
</par><par>
<line>
entanto, * espaço virtual tem como uma d* su*s especificid*des *ma h*t*ro**neidade
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
s*ntidos qu* se mate*ializam *m diferentes *omunida*es
</line>
<line>
virtu*i*. Em contrapos*ção a
</line>
<line>
esses
</line>
</par><par>
</page><line>
dize*es sob** (e para) as mu*heres, r*lativamente estabilizad*s *o *eio soc*al, há movi*entos
</line>
<line>
de e para as mu**er*s no ci*er*s*aço que, segundo a*ir*a Garc** e Sou*a (2*14), traz*m uma
</line>
<line>
atuali*açã* *e dizeres sobre o s*jeito femini*o, faz*ndo **tervir uma m*mória so*r* a m*lher
</line>
<line>
em c*nt*a*osição * esses di*cursos *ela*ivamen*e estabilizados.
</line>
<line>
Em memória à luta *ist*rica das mu*here* pe*o* seus di*e*to*, o Dia *ntern*cional da
</line>
<line>
Mulher é significado como um lugar de acolhimento *e *ulher*s, um luga* de memória q*e
</line>
<line>
traz em *eu âmago o direito à voz, e, muita* *ezes, de *ua próp*ia existên*** n* esfera *ocial.
</line>
<line>
Rev. FS*, Teres*na, v. 16, n. 3, art. 11, *. 211-224, ma*./jun. 2019 www4.fsanet.c*m.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*(N)Os Sentidos que se Marca* nos Dizere* de On*em e Hoje: A (R)Existência da *ulhe*
</line>
<line>
223
</line>
</par><par>
<line>
*em*ria essa que
</line>
<line>
o discurso jornalístico apag*u. Neste t**ba*ho, por fim, buscam*s,
</line>
</par><par>
<line>
reme*orar as dis*utas t*a*adas pelas mulhere* em di*erentes *spaç*s di*cursivos que, a **u
</line>
<line>
te*po, *erm*tiram (* perm*te*) uma *essi*nificação das suas po**ções no seio social, em
</line>
<line>
*esist*ncia *os lugares * *las ideo*ogi*a**nte d*terminad*s.
</line>
<line>
*E**RÊNCI*S
</line>
<line>
ALT**SSE*, L. An*lise crítica da t*oria marx*sta. Rio *e *aneiro: *aha*, 1967.
</line>
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BLA*, E. *. 8 de Março: co**uistas e c*n*ro*érs*as. Estudos Feministas, Santa *a*ar*na, *.
</line>
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9, n. 2, p. 6*1-607, 200*.
</line>
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BUT*ER, J. Problemas de *ênero: fe*inismo e *ubversão da i*enti*ad*. Rio de Janeiro:
</line>
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Ci*ilização Brasile**a, 20*7.
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DAVIS, A. Mulheres, raça e cla*se. **o Pau*o: Boitempo, 2016.
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HOLANDA, A*rél** Buarque. Dicionár*o. Disponível em h*tps://dicionari*doaurelio.*om
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DIC*ONÁRI* *E SINÔNIM*S. Disponível em: *ttp*://www.sinon*mos.**m.br/**mular/.
</line>
<line>
Último aces*o em 03 d*z 20*8.
</line>
</par><par>
<line>
GARCIA, *. A; SOUS*, L. *. A. E. Ler o ****ivo hoje: a soci*dade em r*de su*s *
</line>
</par><par>
<line>
andanç** no
</line>
<line>
cib*respaço. *onexão Letras. A noção de arquivo em Anális* do
</line>
<line>
Disc*rso:
</line>
</par><par>
<line>
*el**õ*s e desdobramentos / *r*grama de Pós-Graduação do Instituto
</line>
<line>
de Letras
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Universidade Federal *o Rio *r*n*e do Sul. - **l. *, n. 11. - Port* Al*gr*: U*i*ersidade
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F*deral do Rio Grande do Sul, 2014.
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GARCIA, D. A; SOUSA, L. M. A. *. "Me para*e*izar 1 dia é fácil, quero v*r me respeita*
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nos **t*os 364": uma a*áli*e discursiva ** dia 0* d* março. Revista do **L, *ã* Paul*, v.
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es*elho (cib*rnético): a memória em imagem e e* disc*rso. Revista T*m** Psica*alítico, Rio
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de
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<line>
Ja*eiro,
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v.
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4 6 .1 ,
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p.
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81-*7,
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HE*CULANO,
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*am*
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pé-*e-cabra.
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Disponível
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E. P. *arós, L. *. A. Sousa, D. A. Garcia
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_________. Pap*l da *emória [19*3]. In: AC*ARD, P. (Or*.) Papel da me*ória.
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Camp*nas: Ponte*, 1999.
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Unicamp, 198*.
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Como Referenciar este Artigo, conforme ABNT:
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<line>
DAR*S, E. P; SOUSA, L. M. A; GARCIA, D. A. D(N)O* Sentidos que se Marcam no* Dizeres de
</line>
<line>
Ontem e Hoje: A (R)*xistência da M*l*er. Rev. FSA, Te*e**na, v.16, n.3, art. 11, p. 211-22*,
</line>
<line>
mai/jun. 2*19.
</line>
</par><par>
<line>
Contribuição *o* Aut**es
</line>
<line>
E. P. Dar*s
</line>
<line>
L. M. *. Sousa
</line>
<line>
D. A. *arcia
</line>
</par><par>
<line>
1) concepção e *lanejamento.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
2) *nál**e e i*t*r*r***ção dos dados.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) ela*o*ação do rascun*o ou na r*visã* crítica do *o*te**o.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
4) partic*pação na a*r*v*ção d* vers*o f*nal do *anuscr*to.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. F*A, Teresina, v. 16, n. 3, a**. 1*, p. 2**-224, mai./jun. 2*19
</line>
<line>
*ww4.**an**.com.br/revista
</line>
</par>Refbacks
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This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)