Impactos das Mídias Sociais na Assimetria Informacional das Empresas do Ise / Impacts of the Social Medias in the Information Asymmetries of the Ise Companies

Sabrina Ramos Santos, Mariana Pereira Bonfim

Abstract


As informações divulgadas através das mídias sociais possuem a capacidade de influenciar na tomada de decisão dos investidores. Posto isso, essa pesquisa busca investigar se o uso das mídias sociais reduz a assimetria informacional entre companhias e investidores. Para tal, utilizou-se uma amostra de 29 empresas listadas no ISE da B3, no ano de 2016/2017. Utilizou-se este índice, pois este estudo buscou obter um enfoque no tema sustentabilidade. Os dados foram coletados de maneira manual e individual, dividida em dois momentos: primeiro coletou-se as informações presentes nas demonstrações financeiras e nível de governança, e em segundo reuniu-se informações presentes nas mídias sociais (Facebook, Instagram, Twitter e YouTube) das empresas, dividindo-as em oficial e não oficial. Os resultados obtidos não apresentaram significância estatística, mas analisando-se somente o sinal da variável, evidencia-se que somente as mídias não oficiais Twitter, YouTube e Instagram são capazes de reduzir a assimetria informacional das empresas.

 

Palavras-chave: Assimetria Informacional. Redes Sociais. Sustentabilidade.

 

ABSTRACT

 

Information disseminated through social medias has the ability to influence the decision-making of investors. Thus, this research seeks to investigate whether the use of social media reduces the informational asymmetry between companies and investors. For this purpose, a sample of 29 companies listed in the ISE of B3 in the year 2016/2017 was used. This index was used because this study sought to obtain a focus on sustainability. The data were collected in a manual and individual way, divided into two moments: the information collected in the financial statements and the governance level was first collected, and second, information gathered in social media (Facebook, Instagram, Twitter and YouTube) of the companies, dividing them into official and unofficial. The results obtained did not present statistical significance, but only the signal of the variable was analyzed. Only the unofficial media Twitter, YouTube and Instagram are able to reduce the informational asymmetry of the companies.

 

Key words: Informational Asymmetry. Social Medias. Sustainability.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2019.16.3.3

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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)