O Ensino do Pole Dance na Escola: Desafios e Possibilidades / Pole Dance Teaching at School: Challenges and Possibilities

Deyvid Tenner de Souza Rizzo, Rogerio Zaim de Melo, Ana Paula Moreira de Sousa, Carlo Henrique Golin

Abstract


O estudo é de natureza qualitativa, uma pesquisa-ação, que busca discutir os conceitos e a prática do esporte Pole Dance na escola. Objetiva desenvolver e propor uma possibilidade pedagógica para a aprendizagem desse esporte na escola com base na teoria interacionista, considerando que não existem “modelos” vigentes nos dias atuais. Consideramos que a pedagogia de ensino do Pole Dance na escola deve estar pautada nas diferentes dimensões enquanto conteúdo da Educação Física escolar, sobretudo a conceitual, procedimental e atitudinal. O Pole Dance pode ser desenvolvido pedagogicamente nas escolas, inclusive reconhecido hoje como uma modalidade esportiva, mesmo considerado atípico e pouco usual na Educação Física.

 

Palavras-chave: Educação Física. Esporte. Ensino.

 

ABSTRACT

 

The study is qualitative in nature, an action research that seeks to discuss the concepts and practice of Pole Dance sport in school. It aims to develop and propose a pedagogical possibility for the learning of this sport in the school based on the interactionist theory, considering that there are no "models" in force today. We believe that the pedagogy of teaching Pole Dance in school should be based on different dimensions as content of school physical education, especially conceptual, procedural and attitudinal. Pole Dance can be developed pedagogically in schools, even recognized today as a sporting modality, even considered atypical and unusual in Physical Education.

 

Keywords: Physical Education. Sport. Teaching.


References


BARRETO, D. DE C.; PERFEITO, R. S. Motivação de crianças e adolescentes praticantes de esportes em projetos de inclusão social do Rio de Janeiro. Motrivivência, v. 30, n. 53, p. 152–163, 19 abr. 2018.

BENELI, L. M.; PRONI, M. W.; MONTAGNER, P. C. Desafios para a Pedagogia do Esporte diante da influência do marketing na configuração do esporte contemporâneo. Journal of Physical Education, v. 27, n. 1, p. 2750–2750, 27 out. 2016.

BENTO, J. O. Do Desporto. In: TANI, G.; PETERSON, R. (Eds.). Pedagogia do Desporto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

BETTEGA, O. B. Pedagogia do esporte: o jogo como balizador na iniciação ao futsal. Pensar Prát. (Impr.), p. 487–501, 2015.

BORGES, R. M. et al. Diálogos sobre o ensino dos esportes: formação continuada por meio da pesquisa-ação. Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 23, n. 3, p. 1025–1038, 30 set. 2017.

COSTA, L. C. A. DA et al. Educação física e esportes: motivando para a prática cotidiana escolar. Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 23, n. 3, p. 935–948, 30 set. 2017.

DALBEN, A.; JÚNIOR, E. G. Embates esportivos: o debate entre médicos, educadores e cronistas sobre o esporte e a educação da juventude (Rio de Janeiro e São Paulo, 1915-1929). Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 24, n. 1, p. 161–172, 29 mar. 2018.

DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

FLORES, N. T. E.; RIZZO, D. T. S.; VALENÇOELA, L. P. Por uma pedagogia do treinamento esportivo infantil. Revista Panorâmica, v. 27, 2019.

FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro. São Paulo: Scipione, 1989.

GALAK, E.; SERRA, M. S. Formando una “escuela de campeones”: Deporte, moralidad, pedagogía y estética peronista. Educar em Revista, v. 35, n. 73, p. 49–65, fev. 2019.

GALATTI, L. R. et al. Pedagogia do Esporte: tensão na ciência e o ensino dos Jogos

Esportivos Coletivos. Revista da Educação Física/UEM, v. 25, n. 1, p. 153, 17 abr. 2014.

HOLLAND, S. Pole dancing, empowerment and embodiment. Basingstoke: Palgrave MacMillan, 2010.

KRAVCHYCHYN, C.; OLIVEIRA, A. A. B. DE. Prática pedagógica do esporte educacional no programa segundo tempo: uma construção coletiva. Journal of Physical Education, v. 27, n. 1, 12 maio 2016.

MESQUITA, I. M. R.; PEREIRA, F. R. M.; GRAÇA, A. B. S. Modelos de ensino dos jogos desportivos: investigação e ilações para a prática. Motriz rev. educ. fís. (Impr.), v. 15, n. 4, p. 944–954, dez. 2009.

MILISTETD, M. et al. Formação de treinadores esportivos: orientações para a organização das práticas pedagógicas como componente curricular. Journal of Physical Education, v. 28, n. 1, p. 2849–2849, 16 ago. 2017.

PARIZZI, L. Pole Dance Brasil: História do Pole Dance. 2008.

REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J.; MONTAGNER, P. C. Pedagogia do esporte: aspectos conceituais da competição e estudos aplicados. São Paulo: Phorte, 2013.

RIZZO, D. S.; FONSECA, A. M. L. F. M. DA; SOUZA, W. C. Desenvolvimento Positivo dos Jovens (DPJ) através do Esporte: perspectivas em países da língua portuguesa. CONEXÕES: Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, v. 12, n. 3, p. 106–120, 17 nov. 2014.

RIZZO, D. T. DE S. et al. Educação Física Escolar e esporte: significações de alunos e atletas. Pensar a Prática, v. 19, n. 2, 30 jun. 2016.

RIZZO, D. T. S. Esporte para todos ou quase todos? considerações sobre a prática esportiva educacional. 1. ed. Ponta Porã-MS: EdFAMAG, 2017.

SADI, R. S. Pedagogia do esporte: descobrindo novos caminhos. São Paulo: Ícone, 2010.

SANTOS, W. DOS et al. A relação dos alunos com os saberes nas aulas de Educação Física. Journal of Physical Education, v. 27, n. 1, p. 2737–2737, 24 jun. 2016.

SCAGLIA, A. J. A Pedagogia do esporte e as novas tendências metodológicas. Disponível em: . Acesso em: 15 jun. 2018.

SCAGLIA, A. J.; REVERDITO, R. S. Pedagogia do Esporte. São Paulo: Phorte, 2009.

SEDORKO, C. M.; FINCK, S. C. M. Sentidos e significados do esporte no contexto da Educação Física escolar. Journal of Physical Education, v. 27, n. 1, p. 2745–2745, 3 ago. 2016.

SOARES, A. J. G.; MILLEN NETO, A. R.; FERREIRA, A. DA C. A pedagogia do esporte na educação física no contexto de uma escola eficaz. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 35, n. 2, p. 297–310, jun. 2013.

SOARES, M.; SEVERINO, A. J. A prática da pesquisa no ensino superior: conhecimento pertencente na formação humana. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 23, n. 2, p. 372–390, out. 2018.

TANI, G.; BASSO, L.; CORRÊA, U. C. O ensino do esporte para crianças e jovens: considerações sobre uma fase do processo de desenvolvimento motor esquecida. rev. bras. educ. fís. esporte, v. 26, p. 339–350, 2012.

VYGOTSKY, L. S. Obras escogidas. Madrid: Visor, 1996.

ZARDO, A. F.; SOUZA, J. DE; STAREPRAVO, F. A. Gestores do esporte e visões de política esportiva no Brasil (1937-2016): uma abordagem sociológica. Motrivivência, v. 30, n. 53, p. 119–133, 19 abr. 2018.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2019.16.6.6

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)