Autoestima Como Produto da Relação Parental Violenta / Self-Esteem on the Relationship Between Parents and Children, When the Violence Teaches

Raphaelly da Silva Torres, Deyseane Maria Araújo Lima, Marília Maia Lincoln Barreira

Abstract


O presente artigo buscou levantar questões a respeito da educação parental e das práticas que envolvem violência nesse fazer. Entende-se que o fenômeno apontado pode ser mais bem entendido, sendo estudado através da pesquisa qualitativa. Para atender aos objetivos, fez-se necessária a investigação bibliográfica de forma exploratória, utilizando dentre os seus métodos a revisão integrativa. A pesquisa foi realizada em 2018, por buscas em bancos de dados – LILACs, PePsic, Scielo. Percebeu-se com esse estudo que a violência está sendo usada como prática de disciplinamento, entendida como direito dos pais ou cuidadores, apesar de comprovados seus malefícios a longo, médio e curto prazo para a vida da vítima, aqui entendida como ser integral e, portanto, não se fixou caracterizar apenas uma fase. Assim também se tornou imperativo, pela necessidade de pesquisas direcionadas, a formulação de práticas que melhor se proponham a substituir a educação por violência no seio da família, principiada pela divulgação de informações a respeito e pela disponibilidade e capacitação de multiprofissionais no apoio a famílias em processo de reabilitação de seus vínculos e possibilitando desenvolvimento de seus integrantes.

 

Palavras-chave: Violência Intrafamiliar. Práticas Educativas Parentais. Proteção Integral.

 

 

Abstract: This article aims to raise questions about parental education and practices involving violence in this work. It is understood that the phenomenon pointed out may be better understood, being studied through qualitative research. In order to meet the objectives, it was necessary the bibliographic research in an exploratory way, using among its methods the integrative review. The research was carried out during 2018, through searches in databases - LILACs, PePsic, Scielo. This study shows that violence is used as a disciplinary practice, and that be understood as the right of parents or caregivers, since only their long-term, medium-term and short-term harm to the victim´s lives, here understood as being integral and therefore not set out to characterize only one phase. Thus, it is also imperative, due to the need for targeted research, to formulate practices that best intend to replace violence-based education within the family, beginning with the dissemination of information about it and the availability and capacity of multiprofessionals to support families in process of rehabilitation of its links, and enabling the development of its members. 

Keywords: Domestic Violence. Parental Educational Practices. Integral Protection.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2020.17.1.13

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