<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
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<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 6, art. 10, p. 190-207, *o*./de*. 2019 </line>
<line> ISSN Impre*so: 1806-63*6 ISSN *letrônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.1281*/2019.16.*.10 </line>
</par>
<par>
<line> Breve Ensaio Sobre a Percepçã* d* Ambiente *a N*rrati** de Antônio Vie**a </line>
<line> A Brief Ess*y on the Perc*ptio* o* the Envir*nment in the N**rati*e of Anton*o Vi*ira </line>
</par>
<par>
<line> Mi*t*n Araúj* Moura </line>
<line> Doutorado em C*mu*icação e Cultur* **ntemporâ*ea pela Univers*dade Fede*al da Bahia </line>
<line> P*ofessor Titular *e H*stória na Unive*sidade Fe*er*l da Bahi* </line>
<line> *-mail: mi*to*moura7@gmai*.c** </line>
</par>
<par>
<line> Endereç*: Milton Araújo Mo*r* </line>
<line> Editor-Ch*fe: Dr. Tonny K*rley de Alencar </line>
</par>
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<line> Un*ver*idade Federa* da B*hi*, Prog*ama de Pós- </line>
<line> *od*i*ues </line>
</par>
<par>
<line> Gradu*ção *m História, Est*ada de São Lázaro, 197 - </line>
</par>
<par>
<line> Federação, *EP: 40210-730.Sal*a*o*, B*hi*, Bras*l, </line>
<line> Ar**go recebido </line>
<line> em 30/*8/*019. Ú*tima </line>
<line> versã* </line>
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<line> recebid* *m *1/10/2019. Aprovado em 12/1*/2019. </line>
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<line> A*a*iado pelo **s*ema *riple Re*iew: Desk Re**ew a) </line>
<line> pelo *ditor-C*efe; e b) Dou*le Bl*nd Review </line>
<line> (*valiaçã* cega p*r dois ava**adores da *rea). </line>
<line> Revisão: Gr*mat*c*l, Normativa e de Form*t*ção </line>
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<line> Bre*e Ensai* *obre a *ercepção do Ambiente *a Narr**iva de Antônio Vieira </line>
<line> 191 </line>
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<line> *ESUMO </line>
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<line> O t*xto discute a importânci* da nat*r*za na narr*tiva de re*res*n*ant*s do Império P*rtuguês </line>
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<line> nos primeiro* séculos d* col*n*zação. *nicialmente, coloca *m questão a *el**itação </line>
<line> *a </line>
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<line> Hist*ria Am*i*ntal *omo restrita às co*str*ções </line>
<line> contempor*neas, consideran*o **e d*versos </line>
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<line> cr*nistas da co*qui*ta e coloniz*ção se refe*em nitidamente à relevância *os *at*res naturais </line>
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<line> num mundo perce*ido co*o es*aço para a expansão e </line>
<line> conso*idação </line>
<line> do I*pér*o e da </line>
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<line> Cris*andade. Assim, o artigo passa em *evista pá**nas bem conhecidas do século X*I * *VI* </line>
<line> sobre os **saf*os * o**rtunidad*s do mu*do tropi*al. Por fim, de*é*-se nucl*armente em </line>
<line> algumas expre*s*e* da obra do Pa*re Antônio Viei*a, **e *p**senta descri*ões antológicas d* </line>
<line> na*urez* amazôni*a, num clar* entrel*çamento da percepção do ambiental e do **cial. </line>
<line> Palavras-c*ave: Ambiente. Antônio Vie*r*. América *ortugues*. </line>
<line> A*S*RACT </line>
<line> The paper discusses the i*portanc* o* nature in the narrat*ve of re*r*sentatives of the </line>
<line> Portug*ese *mpire in th* ea*ly centuri*s of coloni*ation. I*i*ia**y, it *u*s ** questi*n th* </line>
</par>
<par>
<line> l**its *f en*i*onme*tal h*story as </line>
<line> re*t**cted to *ontem*orary i**m*, </line>
<line> consideri*g that several </line>
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<line> chronicle*s of the conquest and colonization *efer clearly to the relevan*e of natural factors in </line>
<line> a world per*eived *s space for the expans*on and con*oli*ation *f *he Em*ire and </line>
<line> Christianity. T** art*cle then re*iews well-kno*n pages from the 16th and 17th centurie* </line>
<line> *egarding the chal*enges and opportuni*ies of *he tropical world. *inally, it focus on some </line>
<line> expres*ions of *he w*rk of Father Antonio Vi*ira fea*uring anth*logical de*crip*ions *f natu*e </line>
<line> in Amazonia and combi*ing environmental *nd *ocial percep*ions. </line>
<line> Keywords: Envir*nment. Anton*o Vieira. Portu*uese America. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina PI, v. 1*, *. 6, art. 10, p. 190-2*7, nov./dez. 2019 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/revi*t* </line>
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<line> M. A. Mou*a </line>
<line> *92 </line>
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<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
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<line> Este a*tigo se de*ruça sobre a impor*ânc*a ** natureza na nar*ativa *e portugu*ses que </line>
</par>
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<line> *articiparam ativamen*e d* o*ra d* conquist* e colonização. Vi*it*ndo </line>
<line> a*gumas descr*çõ*s </line>
</par>
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<line> bem *onhecid*s d*s séculos XVI e X**I acerca **quilo a que se c*a*ou Novo Mun*o, bu*ca </line>
</par>
<par>
<line> **cer uma reflexão *o*re o ambiente como </line>
<line> um quad*o que, ao </line>
<line> mesm* tempo que des*fia </line>
<line> o </line>
</par>
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<line> con*uistador e *ol*niz*dor, of*rece oportun*dades *e alcançar riqueza, *econ*ec*men*o </line>
<line> e </line>
</par>
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<line> glória. Co*ocados *ais a*t*cedentes, o </line>
<line> n*c*eo *a *efle*ão recai e*tão sobre *ratame*to o </line>
</par>
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<line> confe*ido pelo Padre Antônio *ieira ao mu*do natur*l, percebido como Criaç**, ao qual </line>
<line> o </line>
</par>
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<line> por*uguês de*ica páginas antológicas no seu barr*co vigoros*. O arti** se *etém sobre </line>
<line> alg*mas del**, *obret*do a Cart* ao Padre Provinci*l do B*a*il, escr*t* pr*vav*lmen*e *m </line>
<line> 1654. </line>
<line> Antes de passar ao objeto p*opriamente di** do artigo, parece *portuno dis*uti* o </line>
</par>
<par>
<line> próp**o *statuto qu* </line>
<line> frequent*mente se atribu* Hi*tória Ambiental à </line>
<line> como des*obr*mento </line>
</par>
<par>
<line> r*cente dos es*udos histó**cos. Ini*ialment*, cabe r*marcar que o delineamento dos c*ntorn** </line>
<line> desta verte*te da r*f***ã* h*stór*c* é indi*sociável da *erc*pç** da gravida*e e da magnitude </line>
</par>
<par>
<line> do </line>
<line> drama da degr*da*ão *mbiental nos nossos dias e </line>
<line> da* perspectiv*s sombrias que se nos </line>
</par>
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<line> c*l*ca*, dem*ndando de d*ve*sos *i**s de sujeitos p*l*ticos uma atuação qu* se </line>
<line> constitui </line>
</par>
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<line> como po*tu*a */ou mili*ânc*a polític*. *ss*m, * nicho epis*ê*ico - ou subdiscipl*na, c*** ** </line>
<line> vezes é *eferido - que vem sendo c*amado de História Ambiental se revest* *e uma </line>
<line> conot**ã* políti*a insepa*áv*l de *u* *rópri* e*unciaç** epistemol*gica. </line>
</par>
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<line> Não seria de estr*nhar, assim, </line>
<line> **e p*r*e co*siderável </line>
<line> das men*ões </line>
<line> à Hist*ria </line>
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<line> A*biental </line>
<line> aco**eça mesclad* </line>
<line> ou articula*a aos domín*os d* Ed*c*çã* Ambiental e das </line>
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<line> **l*ticas Ambient*i*. * assim q*e a Hi*tór*a Ambie*tal j* *a*ce como tra**do esp**ífico </line>
<line> numa perspect*va inte*di*ciplinar, *ilitante e polí*ica. Um conc*ito que surg* i*si*ten*emente </line>
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<line> n* </line>
<line> prod*ção de pesqui**d**es da ac*demia, </line>
<line> de organiza*ões </line>
<line> nã* gov*rnamentai* outro* e </line>
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<line> *ol**ivos * justamente o de consc*ênc*a ambiental, ap*n*and* um vi** nitidamen*e étic* *ara </line>
<line> a **mpreens*o *es*e *bjeto de consideraç*o. </line>
<line> Entretanto, não ** c*nsti*ui *omo *ma *ovidade na h*st*ri*grafi* apr***ntar a na*ureza </line>
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<line> como </line>
<line> *ist*rica. A </line>
<line> importância dos recursos naturais uma t*nica *m Fernando Braudel é </line>
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<line> (1983), com *nfase sobre o que pode*íamos interpretar co*o o poder </line>
<line> *os mares e </line>
<line> oceanos, </line>
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<line> *em **mo das d*s*ância* duraçõ*s aí impl*ca*a*. S*a teo*ia das du*açõ*s * </line>
<line> prio*iza uma </line>
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<par>
<line> temporal*dade lenta, ten*enci**ment* *m*vel **s nosso* o*hos con*emporâneos, tão </line>
<line> a*os*uma*os *o efê*er*, e dificilmente permitiria comp*een**r *ções e reações d* n*tureza. </line>
<line> Re*. *SA, Teresina, v. 16, n. *, art. 10, p. 190-2*7, nov./dez. 2019 ww**.fsanet.*om.*r/*evis*a </line>
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<line> Breve *ns*i* Sobre a *ercepção do Ambie*te na Na**ativa d* *ntôn*o Vieira </line>
<line> 19* </line>
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<line> O*a, as muda*ças ambien*ais, sejam *qu*las rapid*mente op*raci*n*l*zadas, se*am aquelas </line>
<line> *utra* que só poderiam ser depreendi*as na longa d*ra*ão, m*str*m que os fa*ores a*bien*ais </line>
<line> também se mostram ativos - diría*o* sujeitos? - na i*teração com os fa*ores a**rópi*os. Isto </line>
<line> poderia *er t*mado c**o mais um estímulo * com*lement**idade inter*isciplina* na pesquisa </line>
<line> so*r* a interação *ntr* a**iente e h*stória. </line>
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<line> Uma perspe*tiva inspi*ador* é o*ere*ida por Milto* San**s (20*4), para quem </line>
<line> a </line>
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<line> pai*agem - co*ceit* </line>
<line> centr*l </line>
<line> ** tratamento do </line>
<line> ambiente em vários nichos di*ciplinar*s e </line>
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<line> inter*isci*linares - s*r*a o r*sultado </line>
<line> d* acumul*çã* de te**os, c*nvidando as*im, de *od* </line>
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<line> *adica*, a </line>
<line> *elativiz*r o* </line>
<line> contornos das disciplinas que se voltam para * *s*udo desta *e*ação. </line>
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<line> *este sentido, em gra*de medida dev*do ao *n*lux* *a* pesquisas no âm**to *a Antropo**g*a, </line>
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<line> o *o*hecimen*o - po*e*íam*s diz*r sabedo*ia? - do m*nejo </line>
<line> dos ambientes pe*os povos </line>
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<line> tradi*ionais v*m ocupar um lu*ar especi*l nessa r*flexão. </line>
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<line> **de residiria, en*ão, a *specifici*ade da História A*biental no c*ntext* *ais amplo </line>
<line> da discussão sobre meio ambiente? Ora, a chamad* *uest*o am*ien*al veio à tona a partir do </line>
<line> impa*to de p*ocessos poluentes de grandes propo*çõe* e d* imp*cto* industr*ais </line>
<line> extraordina**amen** *raves. E*tretanto, as s**ie*ades vêm enf*entando há s*culos problema* </line>
</par>
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<line> de natureza (não *omente) </line>
<line> amb*enta* como estiagen*, </line>
<line> inundaçõ*s, in*êndios, terr*motos </line>
<line> e </line>
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<line> mar*motos. E não só. Ca*a vez que *epr*sentantes </line>
<line> de uma soc*edade s* </line>
<line> de**ra* </line>
<line> com </line>
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<line> amb*en*es desconhec*dos * se </line>
<line> veem obrigados a **dar </line>
<line> com rios, florest*s, g*leiras, regimes </line>
</par>
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<line> pluviai* e dife*enças ac*nt*adas de temper*tu*a, produzem-se respostas no senti*o de en*aia* </line>
<line> e*trat**ias no *e*ti*o de encarar **is desafios. Estes pro*es*os estão registrados *m *ontes que </line>
<line> desafiam a n**s* c*iativida** de int*rpretação. </line>
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<line> Em q*e p*deria co*tribuir o h*stor*ador numa dinâmica de interdisciplinaridade </line>
<line> e </line>
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<line> compro*is*o com * suste*t*bilidad*, pa*a uma Educação Amb*ental? U** das pistas da </line>
</par>
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<line> res*o*ta a </line>
<line> es*a questão é ju*tamente pr*curar *ompreen*er como, </line>
<line> desde outr*s ép*c*s, </line>
<line> o* </line>
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<line> desafios am*i*ntais </line>
<line> fo*am compreendidos e en*rentados. O que nos leva p*rs*rut*r o* a </line>
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<line> modos com* a naturez* foi r*presentada e manejad* pel*s diversos sujeito* hi*tóricos. </line>
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<line> A *is*oriografia brasileira ma*s </line>
<line> rece*te vem progredindo consideravelm*nte neste </line>
</par>
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<line> sent*d*. Ca*e aqui, como exemp*o d*stas pesq*is*s, o trabalho de *ilma* *r**da (2008), que </line>
<line> se debruça sobre *s posturas dos g*vernantes paranaenses do sécu*o X*X no que d*z respeito </line>
</par>
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<line> aos rios. Para esses ge*tores, o* rio* eram em**cil*os ao des*n*olvime*to, *bri*ando </line>
<line> o </line>
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<line> gove*no a con*t*ui* pon*es, inclusive par* as ferrovias. Em *utro momento, </line>
<line> os rios já são </line>
</par>
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<line> *o*sid*rados f*nte* de en*rgia, o qu* levaria, *o *inal do século XX, à construção de *ra*d*s </line>
<line> Re*. FSA, Teresina PI, *. 16, n. 6, art. 10, p. 1*0-2*7, *ov./*ez. 2*19 w**4.f*anet.com.b*/rev*sta </line>
</par>
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<par>
<line> M. A. Moura </line>
<line> 194 </line>
</par>
<par>
<line> bar*agens. O autor considera **se tipo de *esquisa funda*ent** *ara a ass*nç*o de </line>
<line> responsabilid*des pol*ticas nos n*sso* dia*. </line>
<line> 2 R*FERENC*AL TE*RICO </line>
<line> Aos efeitos d* presente reflexão, i*porta c*locar * seguinte contrapont*: se por um </line>
<line> lado o drama da degra*ação ambi*ntal se agravou e s*a percepção s* agu*izo* em t*rmos do </line>
<line> que **plamente se co*tuma chamar de questão a*biental, po* *utr* lado par*ce pertine*te </line>
<line> *erscru*ar como * ambiente é percebid*, narrado e anali*ado po* a**nt*s hi*tóri**s de épocas </line>
<line> anter*ore* * nossa. Não seria isto uma alternativa * priorização do dra*a atual. Ante*, parece </line>
<line> nec*ssário compr*e*der de que *odos * *elaçã* c*m a nat*reza é colocada como um d*s*f** </line>
<line> ** sécu*os. Aqui, toma-se como *remiss* qu* a complementarida*e des*e* enfoques só vem </line>
</par>
<par>
<line> contribu*r p*ra o dese*vo**ime*to dos estudos históric*s, em e*p*cial, no caso presente, </line>
<line> *a </line>
</par>
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<line> Hist*ria A*biental. </line>
</par>
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<line> Pes*u*sa* *uito *ntr*gantes, neste sentido, compõem a coletâ*ea or*anizada por </line>
<line> E*inéli* Souza, Virgíni* *ar*eto e Wellingt*n Castellucci J*nior (2016), em que a atuação </line>
<line> do* escr**os, fugitivos e libertos têm s*a *tua*ão e pr*tagonismo pautados na c*pacidade *ue </line>
<line> construíram de c**viver com o* ecossistemas do Recôncavo Baiano Me*idional, incluindo </line>
</par>
<par>
<line> regiõe* praieiras e rios, tabule*ros e manguezais, </line>
<line> terre*ros e m*tas. Suas estr*t*g*** </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> de*env*ltura no *rânsito por esses distintos ambientes lhes perm*ti*am garantir não soment* a </line>
<line> a*imentação, como em alguns cas** a prosp****a*e e a pr*p*ia l*berdade. </line>
<line> A lei**ra desses *rabalh*s, por su* ve*, remete a uma re*omada de temas já tradic*onais </line>
<line> *a h*storiografia, co*o o estud* d*s epid*mias na Europa, b*m como dos quilombos no </line>
</par>
<par>
<line> Brasil, dos pal*nque* na Co*ômbia </line>
<line> * dos *aroons nas A*tilhas. O *ra*a central é o </line>
</par>
<par>
<line> enfrent*mento do </line>
<line> desafio em que se *ons**tui a nature*a, mu*tas v*ze* d*s*onh*c*da. </line>
</par>
<par>
<line> Contamos c*m um número co**iderá*el d* *studos nest* linha. </line>
<line> Par* concluir estas *onside*ações *niciais, caberia uma referê*c** a autores *ue </line>
<line> tra*aram do a*bien*e * ponto de serem reconhecidos *om* **ássicos, sem a mínima *tilização </line>
</par>
<par>
<line> da expres*ã* Históri* Ambien*al. É o c*s* *e B*audel, ci*ado </line>
<line> aci*a </line>
<line> como autor d* um </line>
</par>
<par>
<line> es***ma rela*ivamente rígido, em *ue se afi*ma um poder cons*deráv*l ** elemento natura*. </line>
<line> Pois b*m, * próprio Braude*, nos tex*os da matu*idade publicados *m forma de crônica, já </line>
</par>
<par>
<line> trata d*s </line>
<line> elementos da natureza de m*do mais flexíve*, como um *ujeito *om q*em as </line>
</par>
<par>
<line> sociedad*s hum*n*s precis*m interagir, modifica*d*-o e modi*ican*o-s*: </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. 16, n. 6, art. 10, p. 190-207, *ov./dez. *019 www4.*sa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Breve *nsaio So*re a P*r*epção do *mbien*e na *arrativa de Antônio Vi*i*a </line>
<line> 1*5 </line>
</par>
<par>
<line> La mer. Il *aut e*sayer *e l\imaginer, de la voir ave* le *egard d\un ho*m* de ja*is: </line>
<line> comm*e u*e li*ite, une barrière ét*ndue jusq\à l\horiz*n, comme une imm*nsité </line>
<line> obsédante, *mniprésente, m*r*eilleuse, énigm*tique. Jusqu\* hie*, jusqu\à la v*peur </line>
<line> **nt les premiers records d* vitesse se*blent **jour*\hui dérisoire* - neuf jours de </line>
<line> t*aversée, en février 1852, entre Mar*eille et La Piré* -, la mer est restée immense </line>
<line> [...] Depuis lors, la Médit**ané* *\est rétrécie, chaque jo*r u* *eu pl*s, étrange peau </line>
<line> de chagrin! Et de nos jours, l\avion la traverse, du nord au *ud, *n *oin* d\une heure </line>
<line> (BRA*D*L, 1985, p. 47). </line>
<line> *uan*o se reporta a Veneza, um de seus tem*s favoritos, Braudel acentua o *raço d* c*o*ista: </line>
<line> Alors, *ou* comprendre Venise, *uffit-il de r**arder la *a*une du haut *u cam**nile </line>
<line> de Saint-Marc, ou *\u* hélicoptère, ou même de la *rav*rser avec le « vaporetto » </line>
<line> qui *agne *hioggi*, au sud-o*est? Ne faut-il pas flâner au ras de ses eaux, s\y égarer </line>
</par>
<par>
<line> un peu? La lagune, ce s*nt </line>
<line> les premières di*ension* de *a vie </line>
<line> e* d* *\hi*toi*e de </line>
</par>
<par>
<line> Venise: la lagune qui la protèg*, la la*une qui la p*nèt*e d* f*ot montant de sa marée </line>
<line> et la ba*aie *e *on *eflu*, </line>
<line> *a l*gune, chemin d* mond* (*RAUDEL, *986, p. 164). </line>
<line> *na*ista d* geração seguinte, Emma*u** Le Roy Ladurie ta*bém *nfatiza o f*tor </line>
<line> natural na caracteri*aç*o d*s sociedades. Nos capít*los inici*is de O Carn*val de Romans </line>
<line> (2002), prepara a des*riçã* e anál*se d* Carnaval atr**és de con*ide*ações minucio*as sobre a </line>
<line> econo*ia do Dauphin*, sendo q*e as cond**ões meteo*ológicas assumem aí *ma im*or*â*cia </line>
<line> f*nd*mental, porquanto *s estia**ns, in*ndaçõe*, *evascas, etc. são *at*res *e p*núri* que </line>
</par>
<par>
<line> *ens*onavam as *ela*ões entre popu*açã*, comerciantes * go*ernantes. E mais: * Carnaval </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> chamado de "um* f*sta </line>
<line> de inverno", *om tudo o que isto co*ota </line>
<line> de *ondicionament*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> oportunidades. Na **ama des*rita **sse livro, a *rópr*a fu*a dos c*mponeses, n* noi*e </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> *erça Feira Gorda, é di*i*ult*da p**a Lua *ov*... </line>
</par>
<par>
<line> O me*mo autor, em *ont*illou, **ata da *eresia dos </line>
<line> c*taros *o Lan*u**oc de modo </line>
</par>
<par>
<line> que as c***içõe* meteorol**icas, o aman*o da terra e o cuidad* com os *ni*a*s estão *m </line>
<line> **tima comp*ementari*ade com a vi*a familiar, religiosa e polít*ca da a*deia: </line>
<line> A div**ão do t*ab*lho segundo a idade * o sex* perm*te a execução *os *rabalhos: o </line>
<line> homem l*vra, ceifa, colhe os **banos; vai à caça e ta*bém pesc*, porqu* as </line>
<line> torren*es estão cheias *e trutas: as flor**tas fervilham *e esq*i**s e d* g*l** </line>
<line> sil*est***. A criança mais cr*scida já guarda o rebanh* *aterno. A mulher *ncarrega- </line>
<line> se d* água, do lu*e, do qui*tal, da lenha * da cozinha. Apanha as couv*s, monda os </line>
<line> cer**is, ata as gavelas, conse*ta o crivo, lava as panelas *a fo**e, parte *ara as ceifas </line>
<line> com um p*o à cabeça [...] A exploração a*rícola está cen*rad* na casa, *ma parte da </line>
<line> qual, *e**rada por uma *ivisória, é reservada * acomodação dos animais: carneiros </line>
</par>
<par>
<line> não transuman*e*, bois, porcos, mul*s </line>
<line> amontoam-se ** n* In*erno **tre quatro </line>
</par>
<par>
<line> paredes, ju*to *os quartos e à cozinha dos d*nos (L*DURIE, 2008., p. *1). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, T*resina PI, v. 16, n. 6, art. 10, p. 190-207, *ov./*ez. 2019 </line>
<line> www4.f*an*t.*om.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. A. Moura </line>
<line> 19* </line>
</par>
<par>
<line> *erca d* *0* a.C., Hesíodo já * havia ensaiado em Os Trab*l*os e *s Dias. **durie </line>
<line> removeu de seu texto os de*ses * demai* enca*tamen**s, *eixando o homem deparar-se mais </line>
<line> cruame*t* com os des*fios d* n*tureza. </line>
<line> A*ó* estas con*iderações, p*der-se-ia p*rguntar s* as nuclearidades do q*e se ****a </line>
<line> hoje Hi*tória Ambien*al j* nã* viriam de muito antes *ue est* *xpressão alcançasse </line>
<line> notori*dade, instalando-se na age**a das di*cussõe* *o*í*icas. </line>
<line> Na sequê*cia, disc*te-se a *a*ra*i*a de port**ueses que estiv*ra* na Améri*a nos </line>
<line> primeiros séculos da co*oni*ação. </line>
<line> 3 *E*UL*ADOS E DISCUSSÕE* </line>
<line> 3.* Os portugu*ses e o impact* *a natur*za da Amé***a </line>
<line> Sérgio Buar*u* *e Ho**nda, *m Visão do Paraís* (19*9), estabelec* uma comparaçã* </line>
<line> entre os olhares espanhol * *ortugu*s *obr* o N*vo Mundo. Conquistadores e co*onizadores </line>
<line> traziam e alimentav*m *epresent*ções e cren*as que remonta*am à Antigui**de. Parecia mais </line>
<line> *róximo o paraíso *ar* aque*es que se lançavam ao mar em bus*a *e terras por eles </line>
<line> desconhecidas. Anima*s e pla*tas espetacul*r**, feitos prodig*os*s e exp**t*tivas </line>
</par>
<par>
<line> mar*vilhada* povoavam a *magina**o da*u*les </line>
<line> homens. Os *spa*hó*s e outros europeus </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *erviço de Castela * Aragão teriam ca*regado mais a* tintas *a d*scrição da n*ture*a, como se </line>
<line> pode ver *es*a passagem do vicentino Anto*io Piga*etta: </line>
<line> Vi muchas clases de pájaros, entre los cua*es *n q*e no tenía culo, otro que, cuando </line>
</par>
<par>
<line> la hembra qui*re poner un *uevo, lo **ne sobre la espalda del mac*o, y *llí </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> incuban. *o *iene* pi*s, y viven s*empre e* el mar. Los de o*r* especie v**en de* </line>
<line> estiércol *e los demás *á*aros, y *es b*sta: así, vi tantas *eces a los t*les, a quiene* </line>
<line> lla*an cagassela, correr atrás de los otros pá*aro*, hasta el momento en que éstos se </line>
<line> ven en la prec*sión de ec*a* fuera su* d*tritus; i*mediatament* se apodera ** el su </line>
<line> per*e*uido*, y deja de pers*guir. Vi aún, mu*hos pece* que volaban, y muchos otros </line>
<line> a*rupados juntos, qu* par*cí*n una isla (PIGAFETTA, *010, p. 24*-5). </line>
<line> P*r s*a v*z, os portugueses teriam sido *a*s r*alistas, *u menos fantasiosos. É </line>
</par>
<par>
<line> p*ssí*el q*e *olanda tenha *xa*erado na *istinç**, </line>
<line> assim co*o * possível qu* não tenha </line>
</par>
<par>
<line> considerad* *uficientem*nte que o olhar *usita*o nã* se </line>
<line> dirigiu apenas América, *o*o à </line>
</par>
<par>
<line> tam*ém Á*rica e ao Orien*e. O p*óprio texto d* Os Lus**das *s** *eple*o de *e*erên*ias à </line>
</par>
<par>
<line> fantásticas. * Cabo </line>
<line> d* Boa Esperança, associado à figura do gigante *dama*to*, constitui </line>
</par>
<par>
<line> uma f*gura em*lemáti*a pa*a e*pressar o que signif*cava, p*ra os coetâneos de Bartolomeu </line>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. 16, n. 6, art. 10, p. 190-207, nov./d*z. 201* *ww4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Breve *nsaio Sobre a Percepção do Ambiente na Narrativa de *ntônio Vieira </line>
<line> *97 </line>
</par>
<par>
<line> Dia* e Va*co da **ma, * ter**r daquel* passagem, *ssim como </line>
<line> configurar a glória de sua </line>
</par>
<par>
<line> ultrapassagem. Vence*am-se os monst**s que *spreitavam as *aravelas; </line>
<line> o Império e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Cristandad*, em sim**ose, chegav*m às Í*dias! </line>
</par>
<par>
<line> L**ra de *ello e Souza, em O Dia*o e a Terra de S*nta Cruz (1986), oferece um </line>
<line> quadr* **undante de e**sódios em que a dimensão má*i*a perp*ssa a viv*nc*a religiosa dos </line>
</par>
<par>
<line> portugu*ses </line>
<line> nascidos na Lusitânia ou na Am*rica, apon*ando **a circularidad* entre </line>
</par>
<par>
<line> elementos nativos, africa*os e portug*eses. Configurava-s*, assim, uma relig*ão ** </line>
<line> que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> demoníac* - </line>
<line> aquilo que não se comp*eende *em e n*o se co*trola - era pelo menos </line>
</par>
<par>
<line> rep*e*entado como não absur*o, e assim de certo modo adminis*ra*o. A feitiçar*a, assim, *eria </line>
</par>
<par>
<line> um elemento fun*am**tal </line>
<line> na civ*li*ação da Amé*ica Po*tuguesa, e as representaçõ*s *a </line>
</par>
<par>
<line> n*turez* in*egravam est* complexo. </line>
<line> Espanhó** e po*t*gueses, cad* um a *eu modo, comp*seram uma narrativa s*bre * </line>
<line> natureza tam*ém par* d*mesticar o próprio me*o, o s*ntimento de impotência diant* do </line>
</par>
<par>
<line> ig*ot* tenebro*o. Tempestad*s e calmarias, e </line>
<line> *er*es r*gorosos e v*nd*v*is, in*ndações </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> estiagens, feras e s*rp*nte*, sem e*q*ecer os *osquitos qu* os esprei*avam em t*d* parte, </line>
</par>
<par>
<line> prec**avam ser aprop*iados de modo a conf*gurar a </line>
<line> exp*nsã* *a Península pelo Atlânti*o </line>
</par>
<par>
<line> afora. T** como fari* J*sé *aramag* e* A Ja*gada de Pedra (19*8), o homem </line>
<line> ibérico </line>
</par>
<par>
<line> precisou explicar su* pro*eção para além dos cont***os d* suas *raias nativas. </line>
</par>
<par>
<line> C*b*ri* neste momento percorrer algumas descrições *e* conhecidas dos cronistas </line>
</par>
<par>
<line> d*s primeiros *écul*s da *olonização. Podem-se </line>
<line> toma*, neste *enti*o, quatro *escri*ões da </line>
</par>
<par>
<line> Bahi*, aos **eito* de faci*i*ar * c*tejam*nto. V*jamo*. </line>
</par>
<par>
<line> Pero de Magalhães Gand**o, em Tr*t*do da Terra do *rasil, es*rito em torn* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> 1570, rel*ciona as águas à exploraçã* e prosp*rid*de. Na sua *ena, a A*ér*ca parece *enigna. </line>
<line> Otimist*, propõe a afluência ma*s num*rosa de *ovoadores port*gueses: </line>
</par>
<par>
<line> Esta Capitania te* huma ba**a mui *ran*e e fermosa, há trê* *egoas de largo, </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> navega-se quinz* </line>
<line> por el*a *entro, tem muitas ilhas d* *erra mui viço*as que dão </line>
</par>
<par>
<line> infinito algodão; divide-se em mui*as partes e**a </line>
<line> bahia: e tem mu*to* *raços </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> enseadas *entro. Os morad*r*s d* te**a t*dos s* ser*em p*r ella c*m bar**s per suas </line>
<line> *a*en*as. Doze legoas *es*a ba*ia de Todos os *antos está hum Rio que se c*ama </line>
<line> Tinharé, *nde se *ecolhem mui*a* embarc*ções que passão pe*a *s outras capitanias. </line>
<line> *r*s legoa* por elle d*ntro está *um en**nho *um *ast*a* *e Ponde, junto do qu*l </line>
<line> estão muitas ter*as perdidas p*r falta *e moradore*, *as quaes se conseguiria mu*to </line>
</par>
<par>
<line> pr*veit* se as </line>
<line> p*voas*em. [...] Ao </line>
<line> longo deste Ri* h* terras mui vi**sas e muita* </line>
</par>
<par>
<line> ag*as pera se pod*rem *a*er e**enhos *assucre, as quaes tamem se perdem *or não </line>
</par>
<par>
<line> haver g*nte qu* a* v* povoar. </line>
<line> Tem dent*o al**ma* ilhas de terras mui grossas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> aco*odadas pera se fa*erem nelas muit* *azend*. Nesse mesmo *io *á muito peixe </line>
<line> e* estr*mo, e jun*o dele muita infi*it* caça de porcos * vead**. Aqu* se pode f*zer </line>
</par>
<par>
<line> huma p*voaç**, ond* os homens </line>
<line> vivão *ui abastados e **ção muitas *azendas </line>
</par>
<par>
<line> (GANDAVO, 1980, p. 29-30). </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Te*es*na PI, *. 16, n. 6, art. 10, *. 190-*07, nov./dez. 20*9 </line>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. A. M*ura </line>
<line> 198 </line>
</par>
<par>
<line> G*briel *oa**s de Souza, em Trat*do **scri*ivo do Brasil e* *587, relacion* a </line>
<line> nobreza militar do c*pitão *onatári*, a benignida*e das terr*s e águas e * prosperida*e ini*ia*: </line>
</par>
<par>
<line> Quem *uiser s*ber **em f*i *ra*cisco Per*ira *outinho, leia *s livros da Índia, </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> sabê-lo-á; e verão seu gra*de va*or e heroicos feitos dignos de *ife***te descanso d* </line>
</par>
<par>
<line> que teve </line>
<line> na conquista do Brasil onde lhe coube </line>
<line> por sorte a cap*tania da Bah*a de </line>
</par>
<par>
<line> T*dos o* S*nt*s, de que lhe El-R*i D. João III *ez mer**, da ter*a que h* da Po*ta </line>
<line> do Padrão até o Rio de S. Fr*ncis*o ao long* *o mar, e para o sertão de *oda a *erra </line>
<line> que co*be* na demarcação deste E*tado, e lhe fez *erc* da te*ra da Bahia com seu* </line>
<line> r*côncavos (SOUZA, 1980, p. *6). </line>
<line> A na*ureza parec* favorável, ma** que os Tupinambás, que dera* *abo *o Capitão </line>
<line> F*anc*sco Pere*ra Coutinh*. Era mesmo temí*e* o Novo M*nd*. Esse temor apa*ece *ai* </line>
<line> m*sc*ada à natur*za na obra *e F*rnã* Cardi*, Tr*t*dos da Terra e Gente do Brasil: </line>
<line> Estes ho*en* *ari*h*s se chamão na lín*ua Igpupi*ra; têm-l*e os naturaes tão </line>
<line> grande medo que só de cuidar*m nelle morrem muit*s, e nenhum que o vê e*capa; </line>
<line> algun* m*rre*ã* já, e perguntand*-*hes * ca*sa, d*zião que tinh*o vi*to este **nstro; </line>
<line> p**e*em-se com homens propriamente de bôa estatura, mas têm ** olhos muit* </line>
<line> enco*ados. As *emeas parecem *ulheres, t*m c*bel** comprid*s, e são fo**osas; </line>
<line> achão-se estes monstros *as barras dos rios *oce [...] O modo que têm em m*tar *e: </line>
</par>
<par>
<line> *bração-s* com a pessoa tão fortemente be**a*do-a, e a*erta**o-a comsig* </line>
<line> que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *eixão feita tod* ** pe*aços, fi*an*o inte*ra, e como a sent*m mor** dão algu*s </line>
<line> gemidos como *e se**ime*t*, e la*gando-a fogem (CARDIM, 1980, p.50). </line>
<line> Mais *rop*ia*en*e histo**a**r *arece o Frei Vice*te do Salvador, co* s** *i*t*ria do </line>
<line> B*asil. Su* leitura levemente *rônica relac*on* o nome da colônia à natureza, ao te*po em </line>
<line> que lamenta a vo*ação da terra pa*a * pe*ado: </line>
</par>
<par>
<line> Como o dem*nio com o sinal </line>
<line> da c*uz </line>
<line> perdeu to*o o dom*nio que ti**a sobre os </line>
</par>
<par>
<line> home*s, *ecea*do p*rder també* * m*ito que tinh* em os desta *err*, t*ab*lhou que </line>
<line> s* *squece*se o prim*ir* nome e lhe fic*sse o de B*asi*, por *ausa de u* pau assim </line>
<line> chamado de cor a*rasada e ve*melha com que *in*em pano*, do qual há muit*, nesta </line>
</par>
<par>
<line> *erra, c*mo *ue *mport*va mais o **me de </line>
<line> um p*u com que tin*em panos que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> daquele di*in* </line>
<line> pau, </line>
<line> que d*u </line>
<line> tint* e virt*de a *odos os sa*ram*ntos da Igr*ja </line>
</par>
<par>
<line> (S*LVAD*R, *982, *. 5*). </line>
<line> *as*ido e* S**vad*r, o Frei Vi**nt* via a natureza a part*r *a coloni**ção, te*do </line>
</par>
<par>
<line> dei**do páginas antológi*as deste en*enho de nar*ativa. Enquanto *utr** </line>
<line> cronistas </line>
</par>
<par>
<line> aproximam-se mais da mist*fi**ção e da exotiza*ão, o fr*nciscan* assim se ref*re às emas: </line>
<line> Além das aves qu* *e *riam em ca*a: galinhas, pa*os, pombos e per*s, há no *rasil </line>
</par>
<par>
<line> muitas galinh*s brava* p*los </line>
<line> *atos, patos nas lagoas, </line>
<line> po*bas *rava* e umas av*s </line>
</par>
<par>
<line> cha*ada* jacu*, que na feição e gr*ndeza são quas* como *erus. Há perdi*e* e ro*as, </line>
<line> mas as perd*ze* têm alguma dife*ença d** d* *ortugal. Há águias d* sertão, que </line>
<line> criam n*s mon*es al*os, e emas tão grandes co*o as d* África, umas brancas, ou*ras </line>
<line> Rev. FSA, Teres*n*, v. 16, n. 6, art. 1*, p. 19*-207, no*./dez. *019 www4.*sanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Breve En*aio Sobre a Percepção do *mbie*te na Narrativa d* Antônio Vieira </line>
<line> 199 </line>
</par>
<par>
<line> m*lhadas de ne*r* que, sem *oare* de chão, c*m uma a*a levantada a* alto ao *odo </line>
<line> de ve*a latina, correm co* o ven*o como *aravelas, e, contu*o, as tomam os ín**os a </line>
<line> cosso nas camp*nas (Ibidem, p. 73). </line>
<line> Os ecles*ásti*os q*eriam cristianizar não somente os índios, como a natureza do Novo </line>
</par>
<par>
<line> M*ndo. As e*cultura* e *inturas de alguns conve*to* franci*canos, s*bretu*o </line>
<line> *quece </line>
<line> q** </line>
</par>
<par>
<line> permanece no *ue hoje é a *i*ade de Jo*o Pessoa, ressa*tam os frutos tropicai* *o c*nt*xto do </line>
</par>
<par>
<line> triunfo ** Cruz. Era uma tô*ica da e*pir*tualid*de franciscana converte* o mu*do a </line>
<line> J*s*s </line>
</par>
<par>
<line> Cri*t*, e e*se mundo incluí* os diversos elementos </line>
<line> da **tu*eza. Marco* Antôn*o Al*eida </line>
</par>
<par>
<line> identifi*ou o do*umento *rut*s do B*asil numa no*a e *scética M*na*chia, esc*ito no in*cio </line>
</par>
<par>
<line> do *écu*o XVIII pelo *rei *ntôn*o *o Rosário, referindo-se a um rein* </line>
<line> onde rei seria o </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> abac*xi e * rainha, a cana-d*-açúcar (ALMEIDA, 2005, p. 331). A* te*po em que faz </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> elogio à *erra que veio crist*anizar, lança mão d*s*as figuras co*o c*ítica ao pouc* ca*o que </line>
</par>
<par>
<line> Lisboa m*s*ra*a </line>
<line> co* r**aç*o ao Bra*il. As*im, os problemas da América Por*ug*esa </line>
<line> não </line>
</par>
<par>
<line> re*id*riam na natureza, ma* ** p**ític*... </line>
<line> N*o apena* po*tugue*es e e*panhóis deix**am *eg**tr*s preciosos s*bre a *er*epção *a </line>
<line> natureza nos prime*ros sécul*s da colonizaç*o. Durante a domina*ão neerl*nde*a em </line>
</par>
<par>
<line> *ernambuco, três pintores se destacara* nesse sentido: Franz Post, Albert *ckho*t </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Zacharias W*gener, q*e esti*eram *o Recife en**e 1937 e 1944, integran*o a corte do Con*e </line>
</par>
<par>
<line> Mauríc*o de Nassau, governa*or </line>
<line> enviado pela Companhia da* Índias O*i*e*tais (MAURE* </line>
</par>
<par>
<line> JÚN*OR, 20*5). Os dois pri*eiros dei*a*am quadros em tela, *nquanto o ter*eiro, m*nos </line>
<line> conhecido e*tre os *es*u*sa*ore*, *r**uziu aquarelas * litogravuras. A *bra dos *rês arti*t** </line>
</par>
<par>
<line> retrata tanto a natureza *ropical como a sociedad* colon*al *nsaiada nessa porção tomada </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> América Portuguesa, </line>
<line> com des*a*ue para as *rut*s os *ipos h*m*no* indíge*as mestiços. </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Como naqu*le </line>
<line> p*ríod* * pintura er* espe*ial*ent* apreciada e de*envolvida nos País*s </line>
</par>
<par>
<line> *aixos, esses artistas reuni*m condições *écnicas *e **gistr*r com *ara acuidade, em sua* </line>
<line> tela*, * mundo qu* ** lhes descor*ina*a sob o signo *o exotismo. O mundo a *er conquistado </line>
<line> precisav* ser registrado, com* s* o próprio registro integ*asse a dinâmica *a sua *omi*ação. </line>
</par>
<par>
<line> Ap*s </line>
<line> essa rápida di*ressão, aproximamos então * *e*t* d* obra do Padr* Antô*** </line>
</par>
<par>
<line> Viei*a, buscan*o enxer*ar aí s*a com*reen*ã* da n*tur*za como integrante do plano redent** </line>
<line> de Deus, com a perfeição qu* *anifesta enquanto Criação e os problemas que coloca diant* </line>
</par>
<par>
<line> d* mis*ionário </line>
<line> na sua sanha de garant*r ao </line>
<line> mesmo te*po a i*tegri*ad* *o Impér*o e </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Cri*tan*ade. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Tere*in* PI, v. 16, n. 6, art. 10, *. *90-207, nov./dez. 20*9 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. A. Mo*ra </line>
<line> 200 </line>
</par>
<par>
<line> 3.2 N*tureza, Império e Missã* em Vi*i** </line>
</par>
<par>
<line> *té algumas décadas *trás, a re*evância </line>
<line> *o autor se *tr*buía pre*eren*emente ao seu </line>
</par>
<par>
<line> ta*ento retórico, sobretud* aos </line>
<line> Se*mões. Os *lo*io* que lh* fize*am Fer*ando Pessoa e Jos* </line>
</par>
<par>
<line> Saramago p*d*m ser dados como ind**adores da magnitude de sua figura. Rec**tem*nte, os </line>
<line> olha*es **m se voltado t*mbém pa** seu perfil político, uma ve* q** atuou em d*versas </line>
<line> mi*sões no iní*i* da era Bragança, bem como se envolveu em *númeras polêmicas ao lon*o </line>
<line> de t*ntas déc***s. </line>
<line> Vie*ra nasceu em Lisboa em 1608. Ch*gou à B*hia em 1614, aí ingressando na </line>
</par>
<par>
<line> Compan*ia de Jesus e distingu*ndo-se co** conhecedor dos clás*icos, escri*or, *rador </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> professor. Com dezessete anos, e*c**ve em 162* o Relat*r** con*ecido como *arta *nua, </line>
</par>
<par>
<line> enviado ao Padre Múcio Vi*ellesch*, su**ri*r gera* </line>
<line> dos jesuítas. Ao narrar aí a ch*gada dos </line>
</par>
<par>
<line> ne**la*deses a S*lvador no ano a*terio*, ac*ntua as co*d*ções natu*a*s: </line>
<line> *bre esta co*ta do Brasil, em treze gr**s da *arte do sul, uma boca ou ba*ra *e três </line>
</par>
<par>
<line> légu**, </line>
<line> a *ual, **a*gand*-se p*oporc*o*almente para dentro, fa* uma baía tã* </line>
</par>
<par>
<line> for*o*a, larga e c*paz, p*r ser tal, deu * nome à cid*de, chamada p*r a*tonomásia - </line>
<line> Bahia (VIEIRA, 200*, p. 140). </line>
<line> O ma* * magnífico e am*í*uo, palco de disputas, em *ue se man**esta tanto a gló*ia de </line>
<line> Portugal como a vulnerabilid*de do Impé*io: </line>
<line> Com * *uz do dia *eguint*, apar*c** a armada inimiga, *ue re*art*da e* esquadras </line>
<line> v*n*a *ntrando. Tocavam-se *m toda* *s *aus trombetas bastardas a som de guerra, </line>
<line> que com o ver*elho dos pa*ese* vinham ao longe *u*lic**do *a*gue. Di*isavam-se </line>
</par>
<par>
<line> as bandeiras hol*ndesas, flâmulas e estandartes *ue, ond*ando das a*t**a* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> m*s*a*éus mais altos, desciam a** var*er o ma* com tant* majestade * graça q*e, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> que* se </line>
<line> não </line>
<line> temera, p*diam fazer uma </line>
<line> alegre e fo*mosa vis*a. Nest* ordem se </line>
</par>
<par>
<line> vieram ch*gando muito a *eu sal*o *em lho *mpe***em os fortes, po*que, como </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> po*to é tão lar*o, tinham lugar para s* livrar d*s tiros (I*idem, p. 141-2). </line>
</par>
<par>
<line> Data de *640, quando </line>
<line> da restauraç*o da *onarquia por*ugue*a, uma de su*s o*ra* </line>
</par>
<par>
<line> ma*s conhecidas: o Sermão das Ar*as de Po*tugal cont*a as de Ho*anda, em que s* </line>
<line> pode </line>
</par>
<par>
<line> notar a *orça do seu estilo. Viei*a discute e argu*enta *om o própri* Deus, alegand* os </line>
</par>
<par>
<line> cré*itos *ue Portuga* *inha a*umulado </line>
<line> co* a conqui*ta * * </line>
<line> coloni*ação. Naq*ele perío*o, </line>
</par>
<par>
<line> sendo o Conde d* *assau governador de **rnambuco, uma nova investida con*ra a B*hia </line>
<line> par*cia imin*nte. </line>
</par>
<par>
<line> Abr*sa*, </line>
<line> *estru*, consumi-nos a *o*os; *as **de ser que algum dia qu*ir*is </line>
</par>
<par>
<line> Espan*óis e Por*ugueses, e *ue os não a*heis. Holanda vos dará os apostólicos </line>
<line> conq*istador** que levem pelo mun*o o* estandart*s da Cruz: *olanda *os da*á os </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, *. *6, n. 6, a*t. 10, *. 19*-207, n**./dez. 2019 www4.fsanet.c**.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Breve Ensai* Sobre a Pe*cepç** do Am*iente n* *arr*tiva de Antônio Vieira </line>
<line> 201 </line>
</par>
<par>
<line> **egadores evangé*ico* que *eme*am nas terras dos bárbaros a doutrin* católica e * </line>
<line> *eguem com o p*óprio **ng*e: H***nda defend*rá a *erdade de vossos Sa*r*mentos </line>
<line> e a autoridad* *a Ig*eja R**ana. Ho*anda ed*f*cará templos, Holanda edifi**rá </line>
</par>
<par>
<line> a*tares, Holanda consagrará </line>
<line> sacerdo**s e *fe*ecerá * sacr*f*ci* *e vosso Sa*tí*sim* </line>
</par>
<par>
<line> Corpo: *ol*nda enfim *o* servi*á tão *eligiosament* *omo em Ams*erdão, </line>
<line> Mide*burgo e Fli*singa, e em tod*s as out*as colónias da*ue*e fr*o e alagado inferno, </line>
<line> se e*tá fazendo t**os os dias (VIEI**, *959, p. 312). </line>
<line> Não é sem ra*ão que Ro*aldo Vainfas (2**1) usa o epí*e*o "*e*uíta do *e*" para se </line>
<line> *e*erir a *ieir*. No presente texto, *mpo**a ress*ltar o seu tes*emunho como protagonista no </line>
</par>
<par>
<line> p*ríodo </line>
<line> em que Portugal se *ea*irmava como Império. * é no decu**o des** atuação que </line>
</par>
<par>
<line> V*eira rela*ion* nature*a e política. J* em 1*44, af**m*va a voca*ão q*e ter*a Portugal de s* </line>
<line> constituir como o Quinto Imp*rio *refi*urado n* Antigo Testame*to. A isto d*dicar*a muitas </line>
<line> pá*inas na sua **st*r*a do F*turo (VIEI*A, *005), *bra d* maturid*d*, quand* est*va no </line>
<line> Maranhão. Percebe-*e aí o inf*uxo do sebastianis*o que se vi*i* intensamente na**ele *écu*o </line>
</par>
<par>
<line> XVII, acal*nta*o tamb*m pelos </line>
<line> jesuítas. *ste traço da predestinação lus*tana em Vieira </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> su*linhado por João Francisco Marques (2004). </line>
<line> D. João IV *ante*e Vieir* como conselh*ir* desde a chegada do j*suíta * Lisboa, em </line>
<line> 1641. Diversa* *osiç*es do sacerdote *oram muito pol*m*cas. Na P*oposta feita a El-R*i D. </line>
<line> J*ão IV em que se lhe r*presen*ava o miserável estado do reino e a n*cessidade qu* **nha de </line>
</par>
<par>
<line> adm*tir *s </line>
<line> judeus mer*adores que andavam p*r </line>
<line> **versas *artes ** Europa p*lo Padre </line>
</par>
<par>
<line> A*tôni* *iei*a (VIEIRA, 2*02, **9-278), escrita em p. </line>
<line> 1643, *ropô* isentar de impostos </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *apital f*nancei*o, </line>
<line> bo* parte em mãos de jude**, be* como formar um banco comercial </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> companhias de comércio, tal como *contecia em In*laterra </line>
<line> e Holanda, </line>
<line> assi* como </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> conc*ssão de títulos *e no*re*a a plebeus q*e se destacavam no comércio. É possível que o </line>
</par>
<par>
<line> mai* polêmico de seus posicionamentos **nha sido a prop**içã* *e u*a polít*ca </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> reintegraç*o d* port**ue*es cristão* novos ex**lsos *os ú*t*m*s re*na*os da d*na*t*a de Av*s, </line>
<line> e que agora movimentavam seus ca*itais nas pr*ças daq*eles países. </line>
<line> *a carta co*hecida como Papel que fez o Pa*re *ntônio Vieira * fav*r da *n*re** de </line>
</par>
<par>
<line> Perna*bu*o </line>
<line> aos hola*deses, c*nhecido *omo Papel For*e (Ibidem, *. 309-368), </line>
<line> c*e*ou </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> propor a </line>
<line> e*trega dessa </line>
<line> cap*tania * </line>
<line> *ompanhia d*s Índia* Ocidentais, alegando que P*r*u*al </line>
</par>
<par>
<line> não t*nha </line>
<line> como c*nservá-la, e </line>
<line> que opor**na*ente s* re*o*aria essa parte d* co*ônia. O </line>
</par>
<par>
<line> **úmul* de*tas pos*ções lhe val*u a s**peição de não pouc*s eclesiásti*os, in*lus**e aqueles </line>
<line> li*ados ao T*i*un*l do Sant* Of*c*o, tanto *ominica*os como *esu*tas. </line>
<line> É po*sível que tal desgaste tenha sido *eci*ivo na tran*ferê*ci* p*ra o Par* e *ar*nhão, *m </line>
<line> 1652, *om superior da missão. O próprio prestígio junto ao rei não pa*e*e ter f*ncionad* no </line>
<line> sentido d* evitar s*a partida. É possível, por outro **do, que t*nto os j*suítas com* * *e* </line>
<line> Rev. FSA, *eresina PI, v. *6, n. 6, ar*. 10, p. 190-207, nov./*ez. 2019 ww*4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. A. Moura </line>
<line> 2*2 </line>
</par>
<par>
<line> *enham preferido afastar *ieira das m*lhas *a Inquisição. Volta assim * Amér*ca, m*nt*ndo- </line>
</par>
<par>
<line> se aí até 1661, protagonizando polêmic*s acirra**s c*m os colonos que </line>
<line> i*sisti*m em </line>
</par>
<par>
<line> escrav*zar in*í*enas e burlar o fisc*. Aos e*eitos da </line>
<line> *onst*uçã* deste texto, in**res*a </line>
</par>
<par>
<line> e*pec*almen*e </line>
<line> est* pe*man*ncia *e Vieira na Amazônia, p**s é quando escreve o te*to aqu* </line>
</par>
<par>
<line> toma*o como </line>
<line> exem**ar de sua *ons*d**ação *obre a nat*r*z*. *rata-s* da Ca**a ao *adr* </line>
</par>
<par>
<line> Provincial do Br*sil, escri*a em tor*o *e 1954. A *ons*deração *a *atureza em s** extensão, </line>
<line> *p*rt*nid*des e desafios aparece nitid*m*nt* aí, *elo qu* importa *est*car esta fonte ao* </line>
<line> efeitos *a reflex*o a que se prop*e o pr*se*te artigo. </line>
<line> E posto *ue o intento com qu* *aím*s do Maranhão foi a passar lo*o a* *urup*, e </line>
</par>
<par>
<line> entrar pelo Rio das Amaz*nas, **dos nos pareceu qu*, tendo esta entra*a a </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> fundamen*os que a for*a do Go*ernad** prometia, *odíamos lançar *s ma*s firmes </line>
</par>
<par>
<line> a*ice**es d* *ossos intentos, qu* </line>
<line> são faz*r gr*nde núme*o de cr*s*ãos da n**** </line>
</par>
<par>
<line> doutrina, e ind*pendent*s de t*d* outro g**erno, p*ra com el*s penetrarmos </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> sertões, e levarmos a Cris*o por to*a es*a i**n*idade de terras e ma*e*, o que sem </line>
<line> este primeiro fundamento será impossível (Ibidem, p. 241). </line>
<line> Pode-se *er o s*u *o* de indi**a*ão contr* os *ol*n*s * governant*s, civis e </line>
<line> eclesiásticos no trecho seguinte: </line>
</par>
<par>
<line> Respo*di ao Vi*á*io Geral que nós não íamo* às missões po* ord** </line>
<line> d* Capitão- </line>
</par>
<par>
<line> Mo*, nem *elas confian**s que *a*ia de nós, senão pe**s *o*eres *ue nos dava El- </line>
</par>
<par>
<line> Rei p*ra iss*, o </line>
<line> qual ordena*a a </line>
<line> e*e, não que *os mand*sse, senão q*e nos </line>
<line> de*se </line>
</par>
<par>
<line> tudo o *ue lhe pedíssemos. Que a emenda *o reg*mento, para vi* e* *orma, h*via de </line>
<line> dizer que n* direção da jo*nada, e no tocante de traze*, ou d*ixar, ou pôr os índ*os </line>
</par>
<par>
<line> e* qu*lquer pa*te que quisésse*os, seguis*e o *api*ão o que lh* </line>
<line> di*se*sem os </line>
</par>
<par>
<line> Padres, por manda* ass*m S. M. E *ersist* t*nto neste empenho porque c*mo esta </line>
<line> m*ss*o é a p*i*eira, e a que há de *ervir de e*emplo às demai*, conv*m muito que </line>
</par>
<par>
<line> se não </line>
<line> per*a nada de juris*ição, e que os *overna*ores não mandem s*bre nós *a </line>
</par>
<par>
<line> dis*osição d*s í*dios; *orque </line>
<line> seria o ***mo que cativ*-los, po* nosso </line>
<line> m*io, com </line>
</par>
<par>
<line> maio* deformidade que até, *gora, * impe**r-se total*ente * conversão dos </line>
<line> gentios </line>
</par>
<par>
<line> (I*ide*, p. 217-218). </line>
</par>
<par>
<line> A *e*erida *art* c*nt*m desc*ições antológic*s *o meio ambiente do *io Toc*ntins, que </line>
<line> convém transc*eve* para que o *eitor *ossa pe*ceber como * pena barr*ca de Viei*a elabora a </line>
<line> fi*iologia da natureza qual pr*dígio. </line>
<line> No* me*es de outubro * novembro, saem *o mar e do rio do Pará grande quantidade </line>
</par>
<par>
<line> de tartar*gas que vêm criar </line>
<line> nos areai* de algumas ilhas, que pelo *eio deste </line>
</par>
<par>
<line> Tocantins são l*nçadas. O modo d* c*iação é ente*r**em os ovos, que cada uma *õe </line>
<line> em núm*ro de oitenta até *e*, e co**rtos com * mes*a areia o* deixam ao sol e à </line>
<line> nat*reza, a qual, se* ou*ra a**ist*n*i* o* **nefício da mã*, *s cria *m *spaço pouco </line>
<line> ma*s ou men*s de u* mês. Destas *o*as **e* para as on*as do mar p*r *n*tint* da </line>
<line> me*ma *ature*a, a qual *ambé* *s en*ina a sair de noite, * *ã* de **a, pela guerr* </line>
</par>
<par>
<line> qu* lhe* *az** as aves </line>
<line> de rapin*, porque toda a </line>
<line> *u* an*es de *ma*hec*r não </line>
</par>
<par>
<line> alcançou o *io a l*varão *a* u*ha* (Ibidem, p. 222). </line>
<line> *ev. FSA, Teresina, v. 16, n. 6, art. 10, p. *90-2*7, nov./dez. 2019 w*w4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Breve Ensaio S*bre a P*rcepção *o A*biente na Narrativa de *nt*nio Vieira </line>
<line> 203 </line>
</par>
<par>
<line> També* os jacarés sã* merecedores de sua crô*ica: </line>
</par>
<par>
<line> [...] ess*s *rocodilos, que se cri*m </line>
<line> de ovos como *s *ves e *s tartarugas, o *odo </line>
</par>
<par>
<line> com **e os c*oc*m é pelos o*ho*. Faze* o *inh* à b*rda da água e às v*z*s e* </line>
<line> *arte ond* * águ* *hes chega e os c*bre, e log* o c**codilo *stá de*de o ri* com os </line>
<line> olhos fitos nos ovos, e perseveram assim os dias necess*ri*s, se* ** diver*irem mais </line>
<line> que por br*v* *empo * c*m*r, como a* ave*. Desta ma*eira os fomentam com a </line>
<line> vis*a, * l*es *omunicam a*uele calor vital com q** os a*i*a (Ibi*em, p. 2*6). </line>
<line> É na de*criçã* da vegetação adjacente às *a*hoeira* que o *eu estilo b*rro*o </line>
<line> tr*nsb*rda em antíte*es: </line>
</par>
<par>
<line> *ão e*tas árvor*s, por um* pa*te, tão fortes q*e basta fazer pr*sa </line>
<line> em uma pequ**a </line>
</par>
<par>
<line> rama, para su*ter a canoa contra todo o peso da água, e, por outra part*, *ão flexíveis </line>
<line> que, se é necess*rio p*ss*r a canoa p*r cima dos ramos, * ainda das me*mas árvores </line>
<line> a*atidas, cedem e tornam a surgi* sem quer*r: com* nascem nas pedras e na á*ua, </line>
<line> parece que d** pedras to*am o **ro, e da água * *lexível, e de ambas o *emédio </line>
<line> para *ence* a mes*a dif*culdade que a*b*s *aus*m (Ib*dem, p. 231). </line>
<line> Vieir* faz o e*ogio també* da destreza d*s índio* na construção d* canoa* *propriadas </line>
<line> a cada trecho d* *av*gação. S*nt*-se res*onsável pela cristia*ização daquela região e *stá </line>
<line> *ispo*to a enf*entar o governador, o vigá*io *e*a* e os colonos, que frequentemente se </line>
<line> a*rove*t*vam das d*stân*ias do sertão para es*raviza* os nativos. Índios, ani*a*s e **antas </line>
<line> pe*faziam o mesm* mundo consagrad* *ue teria que ser de**n*ido e integrado ao Império e à </line>
<line> Cristand*de. As distâ*cias naturais *ram sempre um de*af*o e as viage*s, não rar* penos*s: </line>
<line> Ter ven*i** nes*a viagem a Taboca é *er p*ssado na Índia o **bo da Boa Esperança, </line>
<line> as não q*is D*** que lo*r*ssemos este gosto, s*m mist*ra de g*ande pesar e </line>
</par>
<par>
<line> perplexidade, em que no primeiro destes dias nos vimos. Pelo **e </line>
<line> víamos obrar o </line>
</par>
<par>
<line> Ca*i*ão, muitos d*as havia que sus*ei*áva*os *ue o Capitão-*or lhe tin*a dado </line>
<line> out*a ordem, em c*ntrá*io à última com q*e satisfez ou se livrou dos meus </line>
<line> requerimen*os (*bid*m, p. 233). </line>
<line> Em 1661, os co*ono* *are*em ter sobrepu*ado o* jesuítas, acusa*do-os d* se </line>
<line> posicionarem contra * *rosp*ridad* do reino. V*ltam *ieira e *s demais jesuítas dessa **gião </line>
<line> a *ortugal. Segundo Raf*el Cham*oule*ron (200*), a missão do Pará e Maranhão tanto s* </line>
<line> dirigia aos indígenas *uan*o aos *olonos por*ugues*s. Os inacianos não alc*nçaram êxito em </line>
<line> r**liz** *arefa tão difícil, pois os interesses *ssociados às d*as vertent*s de s*a presença </line>
<line> mostrar*m-se inco*ciliáveis, *n*lus*ve no *ue dizia respeito *os *lemen*os da natureza. Nas </line>
<line> lon*uras ri* acima, *s c*lonos *ão se submetiam *o* parâm*tros ofi*iais d* reino. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina P*, *. 16, n. *, art. 10, p. 190-207, nov./dez. *019 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.br/revis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. A. Mo*ra </line>
<line> 204 </line>
</par>
<par>
<line> D* *olt* a Li*boa, Vieira **mplico*-se com o T**bunal *o Sant* *fício. Já n*o </line>
<line> reinava D. Jo*o IV e noss* auto* *ão mantinha *o* a *egen*e, D. L*ísa, e tampouco com o </line>
<line> *ovo rei, D. Afonso VI, * mínima empatia. *steve por um breve período em Roma, </line>
<line> continuan*o *ua carreira de orador m*l*ilíngue. De volta a Lisboa, quando asce*deu a* t**no </line>
</par>
<par>
<line> D. *e*r* II, *ie*ra *anteve com o monarca u*a *ol*mica *elacionada seu sobrinho, a </line>
<line> Gonçalo Rav*sc*. </line>
<line> Em 1688, o Padre Geral Tyrso Gonzále* o nomeia **sitador Gera* *a Companhi* d* </line>
<line> Jesus n* Brasil. Já n*o po*ia viajar ne* contend*r, com* *anto lhe ag*adava. *ecolheu-*e a </line>
<line> Sa*va*or, vi*do a f*lecer em 16*7, com 89 a**s, cuid*ndo das ediç*es dos *e*s Sermões. </line>
<line> 4 CONSIDER*ÇÕ*S FINAI* </line>
</par>
<par>
<line> Se o le*tor se dispõe * c*locar os escrito* *e V*e*ra sobr* a A*é*ica no </line>
<line> co*texto da </line>
</par>
<par>
<line> discussão so*re o meio ambien**, q*e </line>
<line> ho** s* con*olido* com </line>
<line> as d**ominações História </line>
</par>
<par>
<line> Amb*ental, Questã* Am*iental, Educação Ambienta*, etc., possi*el*ente vai per*eb*r aí </line>
</par>
<par>
<line> *lement*s rele*antes aos efeitos de e*ten*er o*igem de *ais a </line>
<line> *iscussões *ara a**ém da </line>
</par>
<par>
<line> s*gunda m*tade d* sécu*o *X. </line>
</par>
<par>
<line> Em Vieir*, a n*tureza * admirá*el e prodigiosa. É sobretudo desafia*t*, co** a*arece </line>
<line> *om part*cular int*nsidade nas longas descrições daquela* não menos lo*g*s *iag*ns pelo </line>
</par>
<par>
<line> To*antins. D**xa margens de perigo e </line>
<line> vulnerab*lidade, co*o n* caso da la*gura da Baía </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Tod*s o* S*nt*s, que facili*ou * *n*rada dos navios *eerlande*es em 1624. </line>
<line> * ambiente surge tão *e*o quanto **obl*mático, *uando *e t*a** de fl*xos e distâncias, </line>
<line> sejam de **res * rios, sejam de sertõe* e *lo*estas. Tor*a-se mais dr*m*tica esta consideração </line>
</par>
<par>
<line> s* levamo* em conta </line>
<line> que, nos nossos dias, a cobiç* de org*nizações e </line>
<line> governos </line>
<line> con*i*ua s* </line>
</par>
<par>
<line> estendendo vor*zmente sobre rios * mares. Nes*e senti**, as recentes *ragé*ia* ocorridas </line>
</par>
<par>
<line> rece*temente em Minas Ge*a*s eram *revisíveis e </line>
<line> se nos desc*rtinaram co*o uma morte </line>
</par>
<par>
<line> anunc*a*a. </line>
</par>
<par>
<line> * obra </line>
<line> de V**ira </line>
<line> coloca t*mbém a </line>
<line> importância de *ensar o meio a*bie*te como </line>
</par>
<par>
<line> *rojeto. E*te termo n*o in*egr* o *ocabul*ri* barroco. A*, seria corres*ond*nte a destin* ou </line>
<line> *ocação, o *u* nã* é idêntico * projeto. As*i* Vieira mantinha sua cons*rução *e se*tido *a </line>
</par>
<par>
<line> história, correspond**t* ao Império </line>
<line> e à Crista*d*de, *ão *mbricados e simbiot*zad*s no caso </line>
</par>
<par>
<line> de Portugal. E pen*o* o meio ambiente *a*bém em *ermos de governança. Foi justamente </line>
</par>
<par>
<line> n*ste </line>
<line> âmb*to q*e se instalaram as polê**c** qu* tanto apreciava e que t**to lhe *usta*am, </line>
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<line> Rev. F*A, Ter*sina, *. 16, n. 6, *rt. 10, p. 190-*07, nov./dez. 2019 </line>
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<line> B*e*e Ensaio Sobre a Per*epção do Ambiente na *arrati*a de An*ônio *ie*ra </line>
<line> 205 </line>
</par>
<par>
<line> as*im *o*o foi aí que *an*e*e antagon*s*o* irredutíveis, que terminaram *or inv**bilizar * </line>
<line> êxito de sua missã*. </line>
<line> *s*as postur** d* or*dor barroco não são ise*ta* de c*ntradições, e*i**n*emente. O </line>
<line> mes** defens*r *os indígenas, que os vi* como parte da naturez* do *ov* Mundo, nã* vi* </line>
<line> pro*lemas *a *mportaç*o de e*cravos africanos, *ois sem A*go*a não haveria * Br*sil, com* </line>
</par>
<par>
<line> afirmou m*is de um* vez. Che*and* </line>
<line> ao final deste artigo, </line>
<line> im*orta rete*, da sua </line>
<line> narra*iva, a </line>
</par>
<par>
<line> problemati*ação qu* c**struiu *a natureza. No ***ul* XX*, urge tanto com* no X*II *ensar </line>
<line> a natureza como *ndissociável de um p*ojeto históri*o. </line>
<line> R*FERÊNCIAS </line>
<line> *LMEIDA, M. A. Ant*nio do Rosári*. Fr*tas do Brasil n*ma *ova e as**t*ca Monarquia, </line>
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<line> Rev. **A, T*re*ina, v.*6, n. 6, art. 10, p. 190-207, nov./dez. 2019. </line>
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<line> Co*tribui*ã* dos Autore* </line>
<line> M. A. Moura </line>
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<line> 1) concepção e plan*j*mento. </line>
<line> X </line>
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<line> 2) análise e interpretaçã* dos *ado*. </line>
<line> X </line>
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<line> 3) elab*ração do ra*cunho o* na re**são crítica do con*eúdo. </line>
<line> X </line>
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<line> 4) *articipa*ão na apro*a*ão ** versão **na* do ma*uscrito. </line>
<line> * </line>
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)