<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 2, art. 3, p. 40-55, fev. *0*0
</line>
<line>
I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2020.1*.2.3
</line>
</par><par>
<line>
A Ret*mada de Decisão na Etapa Pós-Deci*ó*ia do Cicl* de *olíti**s Públicas
</line>
<line>
The **sumption of *ecision on t*e Pos*-D*cision St*ge of the Publ** Poli*y Cycle
</line>
</par><par>
<line>
Br*no N*bolot*y* Nunes
</line>
<line>
M*strado em Políticas *úb*icas pela Unive***dade Fede*al do Pampa
</line>
<line>
Grad*ação em Ci*ncias Socia*s - Ciência Políti*a p*la Universidad* Federal d* Pa*pa
</line>
<line>
E-mail: **uno.nun*s-@h*tmail.com
</line>
<line>
Mu*i** Pinto
</line>
<line>
Do*tor em Geografia *e*a Univers*dade Federa* do Rio Grande do Su*
</line>
<line>
Coo*denador Acad*mic* e P*ofes*or Adjunt*/ Un*v*rsidade F*der*l do Pampa
</line>
<line>
E-mai*: murielpinto@yahoo.com.br
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Revisão: G*ama*ical, Normativa
</line>
<line>
* de Formatação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A R*t**ad* de Decisã* na Etapa Pós-*eci*ória do Cicl* de Polític*s Públicas
</line>
<line>
41
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Este art*go
</line>
<line>
*eó*ico revela
</line>
<line>
a importância da m*ximiz*ção *e James Gardner March nas
</line>
</par><par>
<line>
d*cisões dos *tor*s polític*s sobre as políticas públicas, * partir de ** novo processo para o
</line>
</par><par>
<line>
ciclo de p*l**ic*s públic** de L*on*r** Secchi. Pa*a isso, *etodolo*ia é fundame*t*da a
</line>
</par><par>
<line>
atr*vés da pesquisa
</line>
<line>
bibliogr*f*c* e da análise *o ciclo de polít*c**
</line>
<line>
p*b**cas. O ciclo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*olíticas pública* é d*vidi*o em três *tapas: pré-*ecisór*a, decisória e pós-decisória,
</line>
<line>
com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
intui** de verificar qu*is processos contidos
</line>
<line>
no *i*lo são fu*damentai*
</line>
<line>
p*r*
</line>
<line>
executar uma
</line>
</par><par>
<line>
retomada de deci*ão. Em seg*i*a, o trabalho passou a *onside*a* a importância dos result*dos
</line>
</par><par>
<line>
*btidos no p*oc*sso de aval*ação e das d*cisões *o*ít**as q*e *o**ibilit*m ou *ã*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
for*ula*ã* de al*erna*ivas para u*a **va toma*a de de*isão, qu* *e*te caso ser* o processo
</line>
</par><par>
<line>
de retomada de
</line>
<line>
*ecisão. Por fim, para
</line>
<line>
contribuir com * conhecimento na área das Po*íticas
</line>
</par><par>
<line>
Públicas, processo o
</line>
<line>
de ret*mada d* decisão incluído na e*apa pós-de*isó*ia é
</line>
<line>
do *i*lo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*olíticas públicas de L**nar*o Secchi.
</line>
<line>
Pa*avras-chave: C*clo de Políticas Públicas. Etapa Pré-De**sória. Etapa Decis*ria. Etapa
</line>
<line>
Pós-Decisó*ia. Ret*mada de Decisão.
</line>
<line>
AB*TRACT
</line>
<line>
This theoretical artic*e revea*s th* importance of James Ga*dner Ma*ch maximiz*tion in the
</line>
<line>
*ecis*ons o* polit*cal actors about publi* policies, starting *ro* a new process *or Leonardo
</line>
<line>
Secchi's *ublic polic* cycle. For this, *he methodolog* is based on bibliog**phic researc* and
</line>
<line>
analysis *f the public policy cy*l*. The pu*l*c policy cycle is divi*ed into th*ee stages: pre-
</line>
<line>
deci*ion, *e**sion and post-de*ision, *n order to *erify w*ich processes contain*d i* t*e cy*le
</line>
</par><par>
<line>
are
</line>
<line>
fun*amental to execu*e a *esum*tion
</line>
<line>
of deci*io*. Then, *he paper *eg*n to consider th*
</line>
</par><par>
<line>
*mportan** of the results *b*ained in th* eva*ua**on process and th* p*litical decisions that
</line>
<line>
a*low or not th* formulation *f altern*tives for a *ew *eci*ion ma*ing, which in t*is cas* will
</line>
<line>
be the resumpt*on of *ec*sio* process. Fin*lly, to c*ntri*u*e with knowl*d*e i* t*e are* of
</line>
</par><par>
<line>
Public *olicy, the *esumpt*on of deci*ion process is
</line>
<line>
include* in the post-*ecision *tage of
</line>
</par><par>
<line>
Leonardo Secch*'* public poli*y cycle.
</line>
</par><par>
<line>
K*y words: Public Policy Cycle. Pré-Deci*ion Stage. D*cisio* *ta*e. Post-Decisio* Stage.
</line>
<line>
R***mptio* of Decis*on.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin* PI, v. 1*, n. *, art. 3, p. 4*-5*, fe*. 202*
</line>
<line>
www4.*s*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. N. Nunes, M. Pint*
</line>
<line>
42
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃ*
</line>
<line>
* política públic* surgiu para *orn*r o gov**n* mais efici*nte, o camp* das políticas
</line>
<line>
p*bl*cas se deu inicialmente at*avé* da "ação" * "não-ação". O su*gimento da **lítica *ública
</line>
<line>
p*opôs m*danças no rumo das ações constr*ídas p**a sociologi*, ciênc*a ***í*i*a e ec*n*mia.
</line>
</par><par>
<line>
So*za (2006) deta*ha
</line>
<line>
q*e o* *undadores *ocaram seus estudos da seguint* ma*ei*a: Laswell
</line>
</par><par>
<line>
em 1936 na análise d* política pú*lica; Simon em 1957 no c*n*ei*o de *acionalid*de;
</line>
</par><par>
<line>
*ind*l**m em 1959 e 1979 *a* relações de poder e n*s
</line>
<line>
processos decisór*os; * E*ston em
</line>
</par><par>
<line>
*965 *o sistema * *el*ç*o de grupos *e *nteresse - inputs e *ith*****s.
</line>
<line>
Os crí*icos buscaram explica* a verdadeira definição da política pú**ica e o resu**a*o
</line>
<line>
encon*rado con*ta*ou q*e **o exis*e *ma defi**ção única e *orreta, mas sim vários *odos de
</line>
</par><par>
<line>
pen**r p*p*l do* governos na o
</line>
<line>
solu*ão dos pro*lema* sociais. Sou** (2006) mostra *lguns
</line>
</par><par>
<line>
modos *e pensar a p*lít*ca
</line>
<line>
*ú*li*a, tais como: Lynn, ** 1*80, as ações do g*v**no irão
</line>
</par><par>
<line>
*rodu*ir e*eitos n* polí**c* pública; Dy*, *m 1984, * *olítica pública é o q*e o gove*no
</line>
</par><par>
<line>
*scolhe fa*er ou não fazer; P*ters, em 198*, a política
</line>
<line>
p*b*ic*
</line>
<line>
são
</line>
<line>
*odas as a*ivid*des dos
</line>
</par><par>
<line>
gover**s **e influ*nciam na vida dos c*dadão*; e Me*d, em 1995, a p*lític* p*bl**a ana*isa
</line>
<line>
as questões públi*as d* governo.
</line>
</par><par>
<line>
Os est*d*s e o* modo*
</line>
<line>
*e pensar a p*lític* *úbli** ao longo *o *em*o (*estacados
</line>
</par><par>
<line>
acima), lev*m a crer que a polí**c* públ*ca * mai* co*plexa do que *ar*ce * que po* trá* **la
</line>
<line>
há vár*os element*s a s*rem considerados e etapas para serem percorri*as at* haver um real
</line>
<line>
consenso sobre *eu estabelecimento n* meio ambiente. O papel *os gover*os, a participação
</line>
</par><par>
<line>
*as **stitui*õ*s e a re*ação do* atores p*bl*c*s
</line>
<line>
* priv*dos (polí*ico* e *ocia*s) são
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
principa*s agentes para * dese**olvi**n*o da* *tapas p*é-*ecisór*a, decisória e pós-*ec*sór*a
</line>
<line>
d* cicl* de *olíticas públicas.
</line>
<line>
Secchi (2012) c*nce**u* a política públ*c* como um pr**lema público que *feta parte
</line>
</par><par>
<line>
d* uma coletivida**, sendo "p*lí*i*as el*borada*
</line>
<line>
e e*t*beleci*as por atores gove*nament**s"
</line>
</par><par>
<line>
(SECCH*,
</line>
<line>
*012, p. *), que partem *e *m conteú*o simbólic* e concret* da *ecisão de*ses
</line>
</par><par>
<line>
ator*s pol*t*c*s. Dessa f*rma, para
</line>
<line>
a b*sca d* bem-estar coletivo a política *ública pode *er
</line>
</par><par>
<line>
*ivi*ida *m: "polític*" que po* inte*médio de diálogos, debates e confli*o* de interesse* trata
</line>
<line>
dos proces*os dec**ório*, e "administrati*a" qu* trata **s processos e prio*ida*es pelo **itério
</line>
<line>
domi*ante da pol*tica econômic*.
</line>
<line>
S*ravia (2006) d*sta*a * *erspect*va da política púb*ica integr*ndo a *im*nsã* jurídica
</line>
</par><par>
<line>
no d*sen**lvi*ento das ativid*des est*tais * da int*r**ão
</line>
<line>
entre indivíduos, empresas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 17, n. 2, *rt. 3, p. 40-5*, fev. 2*20
</line>
<line>
www4.fs*n*t.co*.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Retom*da *e Dec**ão n* Etapa Pós-De*isór*a d* *iclo d* P*líticas P*bl*cas
</line>
<line>
43
</line>
</par><par>
<line>
organizações nacionais e internacion**s. *ara desen*o*ver e*sas atividades, sur*iu a ideia de
</line>
<line>
"p*anej*m*nto", **v*dido em 3 tipos: o**an*zacional, ** â*bi*o *as empre*as p*i*ada*;
</line>
<line>
gove*namenta*, no âmb*to estatal; e estratég*co, no âmbito ex*erno da o*ganização. Ne*se
</line>
<line>
contex*o lento d*s plane**mentos é que vai *urg*r a "gestão e*tratégica" que pe*mitia a reaç*o
</line>
<line>
imed**ta das organizações mediante os problemas.
</line>
<line>
2 REFERENCI** TEÓR*CO
</line>
</par><par>
<line>
A* pol*ticas públicas de interesse *úblic* e dos atores são definidas pelas açõ*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
d*ci*ões *olí*icas. A pa*tir dessas ações * *ecis***, o Estad* controla as a**vi*ades voltad*s
</line>
</par><par>
<line>
às questõe* sociais, políti*as e econômicas, *em como mos*ra o
</line>
<line>
c*clo de polític*s
</line>
<line>
pública*
</line>
</par><par>
<line>
(pol*cy cycles). Se*chi (2012) es*larece esse cic*o em sete *ass*s:
</line>
</par><par>
<line>
Identificação do p*oblema: *ua**o g*ra o sta*us *e problema pú*lic*. Formação da
</line>
<line>
agenda: **m-se o conjunto de pro*es*os, planejamentos e recu*sos pa*a o debat* po*ítico.
</line>
</par><par>
<line>
Elabora*ão *u Formulação: são
</line>
<line>
criadas as alte*nativ*s pa*a * solu**o do
</line>
<line>
pr*b*em*. Tomada
</line>
</par><par>
<line>
de de**são: é selecionada a al*er*ativa mais convenien*e. *mplementação: a polít**a
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
e*ecutada, i**o é, col*cada em prátic* ef*tiva. Ava*iação: são m*nsur*dos e analisados os
</line>
</par><par>
<line>
efeitos
</line>
<line>
produzidos pela política p*bl*ca. E E*tinçã*: q*ando a po*ít*ca pública se most*a a
</line>
</par><par>
<line>
inef**az ou o problema j* f*i reso*vido e perdeu * importânc*a.
</line>
<line>
Figu*a 1 - Ciclo *e Políticas Públi*as.
</line>
</par><par>
<line>
F*n*e: S*CCHI, L. Polít*c*s públic*s: conceitos, esquemas *e análise, casos prático*. 20*2, p. 3*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresi*a PI, v. 17, n. 2, *rt. 3, p. *0-55, fev. 2020
</line>
<line>
www4.fsan*t.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. N. Nunes, *. Pi*to
</line>
<line>
44
</line>
</par><par>
<line>
É imp*rt*nte salientar que o ciclo d* polít*cas públicas não segue uma ordem
</line>
<line>
pr*viamente esta*e*ec*da, em determinad* mo*ento ele p*de *arar em alguma *essa* *t**as
</line>
<line>
e pode também pular uma de*as. O ciclo depen*e das decisões políticas forma*s o* informa*s
</line>
<line>
e serve para especificar em qua* etapa a *olí*ica púb**ca e*contra-s* n* moment*. E, m*dia*te
</line>
<line>
esse cic*o, os age*t*s f*rmu*adores de políti*a (policy makers), *eguindo os "modelos", têm
</line>
</par><par>
<line>
por *b*eti*o
</line>
<line>
desen*olv*r açõ*s e busca* recurso*
</line>
<line>
c*m o intuito de melhorar os serviç*s
</line>
</par><par>
<line>
p*b*ico* e estatais.
</line>
<line>
O mei* ambiente pos*ui *i*er*nça* soc**is *ue levam a *onf*itos que podem ser
</line>
<line>
c*ntidos através da coerç** pura e sim*les ou da polít*ca. A ***hor opçã* é a *olítica, pois
</line>
<line>
"consi*te no co*junto de pr*ced*men*os *ormais * info*mais que expressa* relações de
</line>
<line>
poder" (RU*, 1997, p. 1). *esse c*ntexto, entram em cena *s políticas públicas, isto é,
</line>
</par><par>
<line>
d*versas aç*es estratégicas e *e atividade p*lít*ca
</line>
<line>
q*e pa*sam inicia**ente pelo esta*o de
</line>
</par><par>
<line>
coisas ou
</line>
<line>
problema p*lítico, ou s**a, o e*tágio de
</line>
<line>
*ncômodo e p*eo*upação
</line>
<line>
*as auto*idades
</line>
</par><par>
<line>
para posteri*rmente ser esco*hida u*a **te*nat*va, ch**ada de decisão po*íti**.
</line>
<line>
Dye (2005) traz a "teoria sistêmica: polí*ica como produto do *istema", nela *s forças
</line>
<line>
do *eio ambiente *l*boram e im*ulsi**am inp*t* no sis*ema político, e as políti*a* p****cas
</line>
</par><par>
<line>
q*e saem desse sistem* políti*o
</line>
<line>
c*mo
</line>
<line>
outputs são impl*ment*d*s no meio ambiente. As
</line>
</par><par>
<line>
forç*s s*o os
</line>
<line>
grup*s e **vim*ntos sociais de reivind*caçã*; o *eio
</line>
<line>
ambiente a condiç*o é
</line>
</par><par>
<line>
ext*rna a* sistema pol*t*co; **puts *ão a* demandas e apoios dos grupos que agem
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*mpul*ionam seus in*eress*s dentro do sis**ma *olítico; o sist*ma político é a a*ena política,
</line>
<line>
onde são tomad*s as d**isões ou são feitas modifica*õ*s na* polít*cas públicas que podem s*r
</line>
</par><par>
<line>
aprovad*s ou não
</line>
<line>
aprovadas p**os atores; a* políticas públicas são resultados d* sistema
</line>
</par><par>
<line>
político; outputs * a maneira como as decisõ*s e as ações políticas s*em do s*stema políti*o *
</line>
<line>
s** *nst*tuí*as no mei* ambiente, em forma de políticas públicas.
</line>
<line>
Seguind* no *esmo contexto, Frey (200*) re*salta o modelo de formulação * *nálise
</line>
</par><par>
<line>
** **l*ticas *ú*lic*s desenvolvi**
</line>
<line>
por Lowi e* 1972,
</line>
<line>
qu* define * ti*ologia (os
</line>
<line>
tipo*) das
</line>
</par><par>
<line>
políticas públicas *ebati*as *as arenas políti*as (polic* a*ena), te*do por objetivo *esolver as
</line>
</par><par>
<line>
diferenças políticas nos
</line>
<line>
*roce*sos d* decis*o e i*plementaçã*, classif*ca*do-as em:
</line>
</par><par>
<line>
distributiv*,
</line>
<line>
pelo grau de consenso; red*str**utiva, pelo
</line>
<line>
g*au d* conf*it*; r*g*lat*r*as, pela
</line>
</par><par>
</page><line>
forma*idade (leis); e e**rutur*dor** ou constitu*ivas, pela* regras do siste*a polít*co.
</line>
<line>
As c*racterísticas das polític*s **blicas, co*forme *aravia (2*06), po*e* ser:
</line>
<line>
institucional: através d* go***no; decisório: no sent*do do Estado; comport*m*ntal: a pa*tir de
</line>
<line>
p*ojeto* e **og*amas; e ca*sal: efe*tos no sistem* polí***o e soci*l. Então essas carac*erístic*s
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 17, n. *, a**. 3, p. 40-55, fev. 2020 w*w4.fsa*e*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A *etomad* de Decisã* na Etapa Pós-Decis*ria do Ciclo de Políticas Pú*licas
</line>
<line>
45
</line>
</par><par>
<line>
respondem aos obje*ivos, problemas * demand*s das in*tit*ições e dos ato*es so*i*is que
</line>
<line>
ef*tivam a legitimidade *a* políti*as pú*li*as, por meio de sua* ações e decisões.
</line>
<line>
A r*lação *ntre Est*do, *overno, sociedade e pol*ticas pú*lica* é *sclarec*da pel*
</line>
<line>
dim*nsão institucional de *s*ru*ura juríd*ca e a*minis*rativa (polity), pelos proc*ss*s políticos
</line>
<line>
(*o*itic*) e pelas *ol*çõe* ou alternativas (po*icies). E as polític*s públicas têm *eu conteúdo
</line>
</par><par>
<line>
polí*ico (policy) vol*a*o aos programas, *rojetos e aç*es. P*ra Souza (20*6), o
</line>
<line>
pa**l dos
</line>
</par><par>
<line>
governos pode ser: pl*ralista, qu* atend* * núme*o maior de inte*esse; elitista, *ue atende
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
número menor de intere*se; estruturali*ta, que atende determinadas classes sociais;
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
**nci**alista, que atende dete*mi**dos g*upos sociais.
</line>
</par><par>
<line>
O Estado e o governo como centro dos processos sociais,
</line>
<line>
p*lí*i*os e *conômicos
</line>
</par><par>
<line>
nec*s*itam da pa*tic*pação das instituições
</line>
<line>
públicas *ara a formulação de políticas *úblic*s.
</line>
</par><par>
<line>
*e*undo Frey
</line>
<line>
(2*00),
</line>
<line>
*
</line>
<line>
neo-institucional*smo enfatiz* "* importâ*c*a do fator i*stit**ional
</line>
</par><par>
<line>
para a explica*ã* de acontecimentos polít*cos *oncretos (FREY, 2000, p. 232). No *ntan*o, o
</line>
<line>
neo-i*stituc*onalismo não explica tudo somente por meio dos valores e regras das in*tituições
</line>
<line>
que repr*sentam * so*iedad* c**o u* tod*, como faz o institucionalismo. Ele *onsi*era
</line>
<line>
também *s pr*ce*s*s políticos, as relações econ*mic*s * so*iais, * *ap*l dos atores s*ciai*, *
</line>
<line>
as frag*entaçõe* in*tituc*onais.
</line>
</par><par>
<line>
Benson (1983), em se* e**udo, conclui que a *rga*ização (ins*ituição, no caso)
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
dividid* em *rê* níveis: estrutura admi*istrativ* (vinculaçõ*s, redes); estrutura de interesse*
</line>
<line>
(dema*da, apo*o); e n*rmas de forma**o de estr*tur* (regras). Com iss*, o neo-
</line>
</par><par>
<line>
instituci*nalismo cons*dera as *egras bu**cráticas *as instituições
</line>
<line>
for*ais e *nf*r*ais q*e
</line>
</par><par>
<line>
i*fluenciam
</line>
<line>
no comp*rtamen** dos a*ores, fa**litando ou obst*ui*do (d*fi*ulta*do)
</line>
<line>
a*
</line>
</par><par>
<line>
pol*ticas púb*ica*. E a modelagem d* sua* decisões base*da* em vínculos e ap*ios, pode
</line>
<line>
p*ivilegiar ou *r*judicar algun* grupos.
</line>
<line>
Os atores pú*licos (*olíticos, buroc*atas) e privados (empr**ários, t*abal**dores,
</line>
</par><par>
<line>
mídi*)
</line>
<line>
trab*lha* e
</line>
<line>
exec*tam a polít*ca c*nfo*me o funcionamento d* s*ste*a po**tico. *
</line>
</par><par>
<line>
bu*ocr*ta (funcion*rio *úblic*) *ão tem * consciênci* de que *stá i*s**ido na política p***ica,
</line>
</par><par>
<line>
e *
</line>
<line>
que ele fa* *esulta na c*iação de novas polí*icas p*bl*c*s. Para L*p**y (1980),
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
a*ividades *os atores s*ciais entendidos como buroc*atas d* rua (profe**ores, a*si*tentes
</line>
</par><par>
<line>
sociais, adv*gado*, médi*os)
</line>
<line>
afetam os c*ie*tes (indivíduos ou *rupos
</line>
<line>
referidos c**o
</line>
</par><par>
<line>
"público-alvo" de de*erminad*s serv*ços públi*os governament*is), do mesmo modo **e
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
</page><line>
ações dos c*ient*s **sul*a* n** açõ*s po***icas dos burocra*as de rua (criminosos e a p**ícia,
</line>
<line>
vendedore* ambulantes e *s fiscais).
</line>
<line>
*ev. FSA, T*resina PI, v. 1*, n. 2, art. 3, p. 40-55, fev. 2020 www*.fsanet.com.br/**vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. N. Nunes, M. Pinto
</line>
<line>
4*
</line>
</par><par>
<line>
Rua (1997) afirma que a rela*ão e**re os at*res que influenciam *a formulação
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
alterna*ivas e implemen*açã* das pol*ticas públicas *o**iste em luta*, jogos e debates. Dye
</line>
<line>
(20*5) reforça essa afirmação por meio da "Teoria dos jo*o*", cujas lutas, jog*s e debates se
</line>
</par><par>
<line>
**r*am *stra**gias para a
</line>
<line>
tomada de d*ci*ão racional em situações d* conf*ito. Assim, to*os
</line>
</par><par>
<line>
os at*r*s políticos têm escolhas que i*fl*enciam no res*lt*d* da políti*a, e seus recur**s de
</line>
<line>
po**r *ornecem a pos*ibilidade de controle na *o* dec*são, na **al todos os atores acreditam
</line>
<line>
qu* saí*am gan*ando, * na par**i*ia decisória, cujo uso de recursos é uti*i*ado para i*pedir *u
</line>
<line>
*trasar d*t*rminadas *lternativa*.
</line>
</par><par>
<line>
Em síntes*, a relação *ntre os atores
</line>
<line>
sociai* e at**** polític*s (ambos públi*os
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ri*ados) nas etapas pré-de*isóri*,
</line>
<line>
*ecisória e pós-decisória do c*clo
</line>
<line>
de políticas pública*,
</line>
</par><par>
<line>
*eva a pe*sar
</line>
<line>
no m**e*t* em que pode ac*ntecer o *roces*o *e "r*t*mada de d**isão"
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
uma polí*ic* pública *or parte de
</line>
<line>
atores envolvido* em s*a impl*m*nt*ção, seguindo o
</line>
<line>
qu*
</line>
</par><par>
<line>
e*tabelece a *nálise a segu**.
</line>
</par><par>
<line>
3 RESUL*ADOS E DI***SSÕES
</line>
<line>
3.1 Anál*s* *as t**s et*pas do ciclo de po*ít*cas pública* e a retomada de *ecisão
</line>
<line>
Dye (2005) apresenta ** modelo* p*ra "s*mp*ificar e esclarecer nossas i*eias sobre
</line>
<line>
política e políticas *ú*licas" (DYE, *005, p. 100), is*o é, tornar mais *ácil o enten**mento das
</line>
</par><par>
<line>
quest*es políticas e so*ia*s enc*ntradas na investigação das p*l*ticas
</line>
<line>
públicas. Dye (2005)
</line>
</par><par>
<line>
menciona vári*s mode*os, mas os model*s **e estão ligado* a e*ta aná**s* aprofund*da do
</line>
<line>
cic*o de políti*as públ**as p*r* entender o pr*ces*o d* "retomada de decisã*" *ão três:
</line>
<line>
Modelo ins*itucional: as pol*ticas públic*s parte* da* instituiçõ*s gov*rnamentais
</line>
</par><par>
<line>
(pres*dê*cia,
</line>
<line>
congresso, tribunais, est*dos, mun*cípios)
</line>
<line>
que criam, implementam e fazem
</line>
</par><par>
<line>
cumpri-l*s a*ra*és da legitimidade, universalidade e coerç*o. Modelo de *rupo: sã* *ormados
</line>
<line>
por indivíduos qu* bu*cam reivindic*r *olít*ca* públicas *m comum, *eu sistema en*l*ba
</line>
<line>
intere**es po*íticos, fil*ação e comp*t*ção co* out*os grupos. Modelo *acional: as *olíticas
</line>
</par><par>
<line>
pú*lic*s escolhidas são as que contêm maior bene*íci* social e menor custo monetário,
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
formulado*es de
</line>
<line>
polí*i*as devem *o*hecer os *rocedimento*, preferênc**s, eficiê*c*as
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
c*nsequências *a política pr*posta.
</line>
<line>
Os *rês modelos acima têm seu en*oque na criação e d*cis*o d*s políticas pública*. Em
</line>
<line>
cont*ap*nt*, "a r*tomada de decisão" parte da co*s*de*ação que * política pública já te*e su*
</line>
<line>
res*l*ção nas etapa* pr*-decisór*a e deci**ria, esta*d* assim imple*entada. Sua análise se **
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 17, n. 2, art. 3, *. 40-55, f*v. 20*0 www4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A *etoma*a de *ecisão na Etap* Pós-*ecisória do C*clo de **lít*c** *úbli*as
</line>
<line>
4*
</line>
</par><par>
<line>
p*imei*amente na avaliaç*o (etap* pós-decisória),
</line>
<line>
em seguida na formulação de
</line>
<line>
al*erna*iv*s
</line>
</par><par>
<line>
(etapa pré-deci*ória), e d*pois na *oma*a d* decisão (etapa decis*ria)
</line>
<line>
do *iclo de políticas
</line>
</par><par>
<line>
públicas, chegando de*sa maneira à "retomada de decisã*" (etap* *ós-decisória), destacado na
</line>
<line>
figu*a abaixo:
</line>
<line>
Figura 2 - As três etapas do ciclo de política* públicas e a re*omada *e de*isão.
</line>
</par><par>
<line>
**ab*raç** do autor. *onte: Secc*i (2012).
</line>
</par><par>
<line>
3.2 Avaliação (1)
</line>
</par><par>
<line>
Na etapa pós-decisória a principal re*lexão se dá em **rno d*:
</line>
<line>
o
</line>
<line>
que acontece *pós
</line>
</par><par>
<line>
uma política pública ser impl*menta**? Após uma po*ític* públi** ser i*plementada ela
</line>
</par><par>
<line>
pod*rá ser submet*da à
</line>
<line>
"avaliação". A avaliação faz ***te de um proc**so de planejamento
</line>
</par><par>
<line>
que obs*r*a e com*ara os re*ul*ados de maneira crítica * auxilia os atores para uma possív*l
</line>
</par><par>
<line>
retomad* de de**são, através da r*cionalidade determinada ao cum*rimento de *etas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
objetivos pr*postos de modo e*ic**.
</line>
</par><par>
<line>
A avaliação pa*a Stufflebeam e Shink*ield (2*17) "é u* proce*so para dar atestado a
</line>
<line>
qu*s*ões como confiabilid*de, eficácia, custo-efetividad*, ef*ciência, seg*rança, f*cilidade de
</line>
<line>
uso e pro*id**e" (STUFFLE*EA*; SHINKFIEL*, 2017, p. *). Ou seja, essas questões não
</line>
</par><par>
<line>
*e
</line>
<line>
*es*mem ap*na* para a avali*ção de programas, a**qua*-s* também par* a av*liação
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina PI, v. 17, n. 2, ar*. 3, p. 4*-55, fev. 2020
</line>
<line>
ww*4.fsan*t.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. N. Nunes, *. Pin*o
</line>
<line>
48
</line>
</par><par>
<line>
pessoal, de produtos, de des*mpen*o, e*c, e abran*e diversos t*pos de áreas: ed*ca*ão, s*úde,
</line>
<line>
econom*a, e*c.
</line>
<line>
* aval*ação permite que os problema* e o* res*ltad*s *ejam de*ectados atr*vés de
</line>
<line>
ind*cadores *u* mensuram o* *feitos e os imp*ctos no meio ambien*e. A coleta d* dad** é um
</line>
</par><par>
<line>
ótimo instrumento
</line>
<line>
pa*a compre**der a real*d*de *mpíric* e *rop*r melhoras nos p*ocessos
</line>
</par><par>
<line>
social e político. Tinôco, Souz* e Ol*veira (2011) dividem o co***ito *e ava*iação em:
</line>
<line>
"avalia*ã* tr*dicional, para funções desempenhadas no âmbi*o *e algumas instituições
</line>
<line>
púb*icas, e a aval*ação *e cu*ho pluralista, para os ser*iços e *olít*cas mais *ransv*rsais e que
</line>
</par><par>
<line>
*ont**plem *tores d*v*rs*f*cados" (*INÔC*; SOUZ*; OLIVEIRA, 2011, p. 309). Ent**,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
aval*a*ão pode ser fe*ta de mod* tradiciona* - avaliada p*r especialistas externos *olític* à
</line>
<line>
pú*lica- ou p*urali*ta, *valiada p*r atores envolv*dos na política públi*a.
</line>
<line>
Em v*sta dis*o, após a impleme*tação de uma política púb*ica é ne**ssár*o ma*ter a
</line>
</par><par>
<line>
atenção no s** processo de
</line>
<line>
andamento, ou seja, p*ra as i*s*ituições, os atores polí**cos e
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
atore* sociais acompanharem fluxo de desenvolvi*ento. Ter um **strumento de m*di** o
</line>
</par><par>
<line>
processual (cum*rimento dos pr*j*to*) e s**io*conô*ica (*ust*s socia*s e be**fícios)
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
n*c*ss*rio para avali*r o *ese*penho e o suce*so da política pública.
</line>
</par><par>
<line>
3.3 *ormulação d* alter*ativas (2)
</line>
</par><par>
<line>
Ret*r*ando pa*a a "elaboração" ou "f*r*ulação de alternati*a*" na
</line>
<line>
etap* pré-
</line>
</par><par>
<line>
decis*ria, Capel*a (200*) *pre*en*a o m*d**o de Múltiplos Flu*os desenvolvido p*r Kingdon
</line>
<line>
(198*). Esse mo*elo reúne t**s fluxos: dos problemas (pro*lems) - *uand* o prob*ema e*tra
</line>
</par><par>
<line>
na agenda; das so*u*ões (policyst**am) - que
</line>
<line>
pos s *i a
</line>
<line>
*unção de alte*nat*v*s;
</line>
<line>
e
</line>
<line>
p**ítico
</line>
</par><par>
<line>
(*oliticsstream) - dinâmica
</line>
<line>
de
</line>
<line>
barg*nhas e negoci*ções,
</line>
<line>
p*r *n*ermédio de três
</line>
<line>
*lem**to*:
</line>
</par><par>
<line>
"clima" ou "humor nacional"; forças p*líticas organiz*das; e modificaç**s ocor*idas
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
inte*io* do governo.
</line>
</par><par>
<line>
Kin*don (1*84) perc*be que a modifica*ão *a agenda gover*amen**l po*e ser fei*a
</line>
<line>
através *e doi* *ato*es: 1) a conexão do* três fluxos (pr**lemas, solu*ões e dinâmica política),
</line>
</par><par>
<line>
que ge*a uma
</line>
<line>
b*ev* jane*a de oportu*ida*es (policywi*dows); 2) os emp*eendedores e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
po*ítica (po*icyen*re**eneurs) que entra* em **ão qu*ndo as janelas ** abrem. Os ator*s
</line>
<line>
visíveis que define* a agen*a são: pre*idente, mini*tros, secr*tários ex*cutivos, par*idos
</line>
</par><par>
<line>
*ol*tico*, grupos *e in**res*e, *íd*a, etc. E os a*ore*
</line>
<line>
invisíveis q*e definem as alternativas
</line>
</par><par>
</page><line>
são: servidore* públ*cos, comunidades, assessores p*rla***tares, consul*ores, analistas, etc.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 2, art. 3, p. 40-55, fev. 202* www4.fsanet.*om.br/*evis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Re*omada de Decis*o na Etapa P*s-Deci**ria do *iclo d* Polí*icas Públicas
</line>
<line>
49
</line>
</par><par>
<line>
Para Secc*i (201*), as "alter**tivas que forem escol*idas *ara entrar *o t*abalho de
</line>
</par><par>
<line>
especifica*ão devem
</line>
<line>
ter p*ten*ial d* resolução/enfren*a*ento do problema públ*co,
</line>
</par><par>
<line>
in*ditismo, sim*licidade e vi**ilidade aparente" (SECCHI, 2**6, p. 8*). Esses quat*o po*tos
</line>
<line>
espe*ificam o qu* deve conter na *o*mulaçã* de *lternativas, a*ém d* st*t*s q*o, do proble*a
</line>
</par><par>
<line>
e da situ*çã* ide*l poss*ve*. N* caso do analista de políticas públic*s, e** tem
</line>
<line>
*a*el
</line>
</par><par>
<line>
importante na *ormulaçã* de alte*nativas, pois
</line>
<line>
define critérios e indicadore* que projetam
</line>
</par><par>
<line>
resul*ados numa matriz d* tomada de d*c*são, *c*nselhando estr**egi*am*nte *s atores para *
</line>
<line>
enf*entame**o.
</line>
<line>
Logo, a **e*tão mais relevante da etapa pré-decisória é o equilíb**o entre os p*rtid*s
</line>
<line>
que fo*mam grupos de c*alizão, es*es *rup** adquire* mais for** na hora de impulsionarem
</line>
</par><par>
<line>
sua* preferências na a*enda
</line>
<line>
governamental. *erc*b*-se
</line>
<line>
então *ue há um jogo político
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
inter**ã* entre *s ato**s, que faz p*rte d* uma racionalid*** e u* compor*am*nto es*ratégico
</line>
<line>
para *ting** os objet*vos e alcançar * tão **mej*d* sat*sfação política.
</line>
<line>
3.4 Tomada de deci*ão (3)
</line>
<line>
*nd* pa*a a "toma** d* *e*isão" na etapa dec*sória, Capella (20*6) ***t*a * modelo
</line>
<line>
*e Equil*brio Interrompido, *e Baumgartne* e J*nes (1993). Esse modelo consiste em *ongos
</line>
</par><par>
<line>
períodos de es*abilidade
</line>
<line>
com m*d*nç*s lentas e inc*ementais que são i*terrompida* por
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
*eríodo de **danças muito r*p*das, i*clu*ndo os ator** e *s instituiç*es
</line>
<line>
no proce*so d*
</line>
</par><par>
<line>
f*rm*ção da age**a.
</line>
</par><par>
<line>
Baumg*rtner e J*ne* (1993) conside*am a imag*m (di*cus*ão polít*ca) a melhor
</line>
<line>
estratégia pa*a mobiliza* e chamar a ate*çã* do macr*ssistema (gove*no, pod*res: ex*cu*iv*,
</line>
<line>
legis*ativo e j**iciário) *través de te*as e questões relevante* no *ubsiste*a (meio *mbien*e
</line>
</par><par>
<line>
(ON*s, movimen*os, f*ndações), ed*caç*o, saú*e, *egu*a**a
</line>
<line>
p*blic*, e**). Os g*vernante*
</line>
</par><par>
<line>
*o m*crossistema conced*m *oder aos **entes *os sub**stemas. Quando o feed*ack
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
posit*vo, o tema ga*ha importância * atr** outras questões; quando o feedback é
</line>
<line>
*eg**ivo,
</line>
</par><par>
<line>
desestimul* o tema *m questã*, pois seus ga*hos não cobrem os investi**n*os.
</line>
</par><par>
<line>
A tomad* de decisão pa*a Ham e Hill (199*) tradu*-se na "relação entre a *orma co*o
</line>
<line>
*eci*ões são tomadas e a distr*bui*ão de *oder na s*cied*de c*ntem*orânea, (...) grupos sã*
</line>
</par><par>
<line>
capazes
</line>
<line>
de def*nder *s interesses *e *ife*entes seções *a s*ciedade e,
</line>
<line>
deste *odo, ne**u*
</line>
</par><par>
</page><line>
*nteresse é inteira*ente ignorado" (HAM; *ILL, 1*93, p. 1*1). Devido a isso, nas aren*s de
</line>
<line>
d*bates existe a dificul*ade do consenso s*b*e a decisão * ser *omada, * pod*r disper*o entre
</line>
<line>
Re*. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. 2, art. 3, p. 40-55, fev. 2020 ww*4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. N. Nunes, M. Pinto
</line>
<line>
50
</line>
</par><par>
<line>
os g*upos e as que*t*es polí*icas *m pauta p*ssuem *iferentes ax*omas, co*plicand* assim a
</line>
<line>
escolha da* alte*nativ*s.
</line>
<line>
Em suma, na etapa *ecisória os to**dores de decisão a*em através do nível máx*mo
</line>
<line>
de *nfl*ência sobre os outros participantes indicados, a participação po*ítica p*de ressa*t*r o
</line>
</par><par>
<line>
pensamento da coleti*id*de
</line>
<line>
ou do*
</line>
<line>
própri*s inte*e*ses. Com **so, as preferê*cias dos a*o*es
</line>
</par><par>
<line>
são vi*tas como fruto *e uma racionalidade do **oc*ss* político, que b**ca estabelece*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
resol*bil*dade (ef*ciência) nos seus sistema* adm*nist*a*ivos.
</line>
</par><par>
<line>
*.5 *et*mada de decisão
</line>
</par><par>
<line>
* "retomada de decisão"
</line>
<line>
acon**ce *pós serem *esolv*dos *sses três proc*ssos (b*m
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
ou "bom", ela *eve receber continuidade se* sofrer
</line>
<line>
c*r*e*ões em sua p*ata*orma, *as nada
</line>
</par><par>
<line>
impe*e que ela s*f*a correções, a ques*ão é que ela te* se mos*rado efetiva e n*o prec*sa *e*
</line>
<line>
co*rig**a. **ando o resultad* é "regular" ou "rui*", ela pre*isa ser c*r**gida ou modificada
</line>
</par><par>
<line>
logo p*ra não apresentar possí*eis co*se*uências no meio ambiente,
</line>
<line>
esse
</line>
<line>
aspecto de buscar
</line>
</par><par>
<line>
melhorá-l* é *ositivo, e*qua*to o *e mant*r *ne*icient* é negativo. Quando o resu*tad*
</line>
<line>
for
</line>
</par><par>
</page><line>
"p**simo", a únic* saíd* é ex*ing*i-la, pois já est* sendo prejudicial *o *eio ambiente e aos
</line>
<line>
investim*ntos que não *êm retor*o **néfic*.
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresina, v. 17, n. 2, ar*. 3, p. 40-**, fev. 2020 ***4.fsanet.com.*r/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Retom*da de Decisão na Eta*a Pós-Decisória do Ciclo d* Políticas Pública*
</line>
<line>
5*
</line>
</par><par>
<line>
Figura 3 - A continuidade e * extinção.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: *labo*açã* do auto*.
</line>
<line>
A "continuidade *em correções" e a "continuid**e *o* c*rreções" pod*m ser
</line>
</par><par>
<line>
***lica*as atrav*s do Mod*lo Inc*emen*al de*e*did* por *indblom (1981), em
</line>
<line>
que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
continuidade ** manutenção das política* *úblicas vigentes do
</line>
<line>
governo anterior são
</line>
</par><par>
<line>
conservadas par* p*omo*er mais eficácia em cima delas *u para não co*rer o *isco
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
ex**ngui-la* e causar *ons*quê*cias na soc*ed*de, ou mantidas **é surgir outra p*lítica pública
</line>
<line>
mais efetiva. A co*tinuidad* sem correções indepen*e da f*r***ação de novas alter*ativas, e
</line>
<line>
* continu*dade com c*rr*ções das *olít*cas públicas ex*ge a formulação de novas *ltern*tivas
</line>
<line>
p*ra *ua *plica*ão.
</line>
</par><par>
<line>
A "e*tinçã*" põe fim em determ*nada polít*c* pública, pois seus r**ultados não
</line>
<line>
são
</line>
</par><par>
<line>
mais benéficos. Souza * *ecc*i (2015) se re*er** à opção extin*ão como **scontinuidade,
</line>
</par><par>
<line>
morte ou te*m**ação que p*evê a inte*rupção do c*c*o de políticas públicas. Mas antes
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ch*gar a essa etapa, é prováve* que h*ja ajust** * muda*ças na política pública exec*tada p*ra
</line>
<line>
corrigi-la e dar continuidade, no e*tanto, quando um probl*ma públi** é resolvido, esqueci*o,
</line>
<line>
gera efei*os *olaterais ou se torna insustentável, a *e**or opção * exting*i-**.
</line>
<line>
4 CO*SIDERAÇÕE* FINA*S
</line>
<line>
Após obter este conhecimen*o, surge u*a q**st*o: os at*res políticos retomam sua
</line>
<line>
de*isão sobre **a p*lítica p*blica seguind* essa a*ál*se? Nem sem*r*. March (200*)
</line>
</par><par>
<line>
s*s*enta que: "a m*ximização exige que to**s as *lternativas possíveis *ej*m
</line>
<line>
comparad**
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ue a **l*or se*a es*olhid*. A *atisficiência exige a*enas uma co*par*ç*o das dive*sas
</line>
</par><par>
<line>
a*ternativas *om uma det*rminada met* at*
</line>
<line>
que alguma boa
</line>
<line>
ou suficient* seja enc**trada"
</line>
</par><par>
</page><line>
(MARCH, 20*9, *. 16). Assim, a retomada de d*cisão ex**e que os atores p*líticos busquem
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina P*, v. 17, n. 2, art. *, p. 40-55, **v. 2020 ww*4.fsane*.com.b*/r**ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. N. Nunes, M. Pi*to
</line>
<line>
52
</line>
</par><par>
<line>
*emp*e a m*ximização. S* q*e *ssa busca pela maxi*izaçã* *u*tas vezes vai de encontro aos
</line>
</par><par>
<line>
interesses políticos *os atores e
</line>
<line>
*rup*s que travam
</line>
<line>
o jo*o *olí**co *r*posit*lmente,
</line>
</par><par>
<line>
escolhendo de mane*ra estratégica a decisão
</line>
<line>
que va* forne*er apenas *a**s*ic*ê*c*a
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
determinada polí**ca p*blica, *ão permi*indo que ou*ros ato*es e gr*pos tenham des*aque no
</line>
<line>
processo polític*.
</line>
</par><par>
<line>
Por ser c*nside*ado um instrument* de
</line>
<line>
gestão e po* isso n*o *azer p*rte **
</line>
<line>
*iclo,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
acompan*amento ou mo*itorament* consiste no supervi*ionamen*o dos
</line>
<line>
ges*ores sobre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
imple*entação da política
</line>
<line>
púb*ica, *ara
</line>
<line>
verifica* se el* está alca*ça*do *s
</line>
<line>
o*jetivos
</line>
</par><par>
<line>
propostos e não vai *erar fu*uros probl*mas dura*te seu curso. *ernandes (20*4) descreve: "o
</line>
<line>
monitoram*nto é um importa*te me*anismo de a*ompanhament* das po*ític*s públicas, **ndo
</line>
<line>
o p*opósito de *ermitir * ob**nção de *nformaç*es que sub*idiem o desenvo**imento de uma
</line>
</par><par>
<line>
políti**, um programa
</line>
<line>
ou projeto" (FERNANDE*, 2014,
</line>
<line>
*.
</line>
<line>
46). Dess* modo,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
mo*itoram*nt* *ambém * necessário p*r* as *ns**tuições e os atores po*ít*cos acom*anharem
</line>
<line>
* fluxo das *tividade* executadas e direcionar corretamente su*s ações p**íticas.
</line>
<line>
A Política *úb*ica que tem *eu estud* nas açõ*s e at*vidades racion*is d* *over*o,
</line>
<line>
ne*sa *náli** contribuiu para ente**er um pouco sobre o pape* dos gover*os e a **rtic*pação
</line>
</par><par>
<line>
d** ins*ituições, no entanto princ**al foco de anális* do o
</line>
<line>
*rab*lho *oi a relação dos atores
</line>
</par><par>
<line>
políticos e s*ciais nos p**cessos que
</line>
<line>
e*volve* * de*en***vimento da* pol*ticas públicas
</line>
</par><par>
<line>
vig*n*es. O propósito inici**
</line>
<line>
do t*abal** foi di*idir o c*c*o de políticas
</line>
<line>
públicas em t**s
</line>
</par><par>
<line>
et*pas: "pré-decisória", "decisória" e "pós-d**is*ri*" para m*lhor *n*es**gar os pro*es*os q*e
</line>
<line>
ocor*em *uando uma *o*ítica *úbli*a é implementa**. A partir d*sso, o foco d* pesquisa
</line>
<line>
t*rnou-se a "reto*ada de d*cisão" (que não e*tá *o ci*lo de políticas públic*s) composta p**a
</line>
<line>
"avaliação", "fo***lação de alternati*as" e "toma*a de decisão".
</line>
<line>
Fi**ra 4 - A reto*a*a *e *ecisão *o *iclo de *o*ítica* públ*cas.
</line>
</par><par>
<line>
Elaboração do *uto*. *onte: S*cchi (2012).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina, v. 17, n. 2, art. 3, p. 40-55, f*v. 2020
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/*ev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Retomada de Dec*são na Et**a Pós-**cisória do Ci*lo de Polí*ica* Públic*s
</line>
<line>
53
</line>
</par><par>
<line>
O acompan*ame*to e a **a*iação da *olí*ica p*blica que são d*terminados a partir de
</line>
<line>
dois f*tor*s: o im*acto no *eio ambiente e o *usto econ*mico d* política p*blica,
</line>
</par><par>
<line>
poss**il*t*m a an*lise dos "r*s*lta*os": "ót*mo/bom", "ru*m/*egula*" e
</line>
<line>
"pé*simo". De
</line>
</par><par>
<line>
maneira geral, o* resulta*os obtidos na avali*ção são o n*r*e para escolha de *
</line>
<line>
*ma d*s
</line>
</par><par>
<line>
"de*isões polí*ica*" de
</line>
<line>
"con*inuidade sem cor*eções", "continuidade com correç*es" ou
</line>
</par><par>
<line>
"extinção". Obs*rvar a avaliação dos resultados para selecionar *ma no*a decis*o política em
</line>
<line>
*ma *olítica pública já *xecut*da, leva os atores a opta**m pel* maximização e d*ixarem de
</line>
<line>
lado * s*tisfic*ência, formando as*im, a "*etomada de decisã*".
</line>
</par><par>
<line>
Então, a *nálise das "três etapas do ciclo de p*líticas
</line>
<line>
públ***s e da reto*ada *e
</line>
</par><par>
<line>
decisão"
</line>
<line>
pr*põe uma nova explica*ã* *ara
</line>
<line>
as p*lític**
</line>
<line>
pública* já execut*das e
</line>
<line>
** out*o
</line>
</par><par>
<line>
signifi*ad* *ara as políticas públ*cas q*e serão
</line>
<line>
criadas, ident*ficando *s ponto* per*orridos
</line>
</par><par>
<line>
pela políti** pú*lica implementada após sua
</line>
<line>
avaliação. A relevância dessa anális* se dá
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
partir
</line>
<line>
d*ssa busca por estratég*as mais efe*ivas para
</line>
<line>
as pol*tic*s p*blicas exis*entes,
</line>
<line>
que de
</line>
</par><par>
<line>
modo aprofundado serão observada* pelos atores envolvidos na retoma** de decisão atr**és
</line>
</par><par>
<line>
d** pr*cessos *ociais, político* e e*onôm**os *ondizente* com as re**idad*s lo*a*s
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
reg*on*is.
</line>
</par><par>
<line>
Por *im, *a*a a con*inuidade do trabalho surge a hipó*ese de que um* políti*a pública
</line>
</par><par>
<line>
ex*stente ga*ha mais eficiência quando os *to*es envolvidos *til*zam * r*to**da
</line>
<line>
de dec*sã*
</line>
</par><par>
<line>
para tran*formá-l* em polít*ca pública te*ritoria*. Certame*t*, desde que sej*m considerados
</line>
</par><par>
<line>
*rês fa**res para se *ornar u*a política pública territ*r*a*, que são: *overnanç*
</line>
<line>
territorial,
</line>
</par><par>
<line>
integ**çã*
</line>
<line>
regio*al * r*des de poder soci*te*ritor**l. Des*a m*neira, a* políticas p*bli**s
</line>
</par><par>
<line>
implementadas q*e contêm prob*emas *evi** à sua soluçã* de modo g*r*l, p*ssam a te* su*
</line>
</par><par>
<line>
s*lução d* modo loc*l e regi*nal, *assand* a considerar
</line>
<line>
as diversidades exi*ten*es
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
melhor*ndo s*a q*a*idade a*r*vé* dess*s polí*icas públicas que se tornarão políticas públicas
</line>
<line>
territor*a*s nos m*nicípio* e nas regiõe*.
</line>
<line>
REFERÊN*IAS
</line>
<line>
BAUMGARTNER, F. R.; JONES, B. D. Ag**das and *nstabi*ity in amer***n *olitic*.
</line>
<line>
Chicago, Uni*ersit* of Chicago Pre*s, 1993.
</line>
</par><par>
<line>
BEN*ON, J. K. As organizações: *m ponto de *i*ta dialético. In: L\analyse
</line>
<line>
*es
</line>
</par><par>
<line>
organis*tion*:
</line>
<line>
une
</line>
<line>
anthologie sociolog*que. O*gs: C*AN*AT, J. F.; SÉGUIN, F. Montreal:
</line>
</par><par>
<line>
Gaëtan-Morin, 1983.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Ter**in* PI, v. 17, n. 2, art. 3, p. 40-*5, fev. 2*20
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.*r/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. N. Nunes, M. Pi*to
</line>
<line>
54
</line>
</par><par>
<line>
*APELLA, A. *. N. Per*pec*ivas teóricas **bre * pr*ces*o de fo*mula*ão *e po*ític*s
</line>
<line>
públicas. Revista Br**ileira de Informaçõe* Bibli*gráf*cas em Ciên**as Socia*s (BI*), n° **.
</line>
<line>
São P*ulo, ANPOC*, p. *-3*, *006.
</line>
<line>
DY*, T. R. Ma**ame*to d*s modelos de anál*se de polí*icas pú*l*cas. 200*. In: P*líticas
</line>
<line>
*ú*licas e Dese**olviment*. O*gs: *EID*MANN, Francisco G.; SALM, José Fr*n*is*o.
</line>
<line>
B*asíli*: Editora *nB, p. *8-129, (2010).
</line>
<line>
FERNAN*ES, F. S. Pol*ticas pú*licas e monit*rame*to *a educação infan*il. Est. Aval.
</line>
<line>
Educ., Sã* *aul*, v. 25, n. 58, p. 44-72, maio/ago. 2014.
</line>
</par><par>
<line>
F*EY,
</line>
<line>
*. *olít*cas públicas: um debate co*cei**al e reflexões ref*rentes à prática *a
</line>
</par><par>
<line>
análise de po*íticas púb*icas n* Brasi*. *n: Planeja*ento e Política* Púb*icas, Bras*lia, *. *1,
</line>
<line>
p. 2**-259, jun. 2000.
</line>
<line>
HAM, C; H*LL, M. O pr*ces*o de elab*ração *e *olític** ** Estado capita*ista
</line>
</par><par>
<line>
mod*rno.
</line>
<line>
2*
</line>
<line>
e*. Harves**r Whea*sheaf, Lo*dres. Tradução: AMORIM, Renato;
</line>
</par><par>
<line>
DAGNINO, Rena*o. Adapt*ção * re**s*o: DAGNINO, Renato, 19*3.
</line>
</par><par>
<line>
*INGDON, J. W. Agendas, alternatives, and public policies.
</line>
<line>
1984. 3ª ed. Nova Yor*,
</line>
</par><par>
<line>
Harp*r *o*lins, (20**).
</line>
</par><par>
<line>
L*NDBLOM, C. *. O P*oc*s*o *e Decisão P*lítica. Brasília: UnB, 1981.
</line>
</par><par>
<line>
LIPSKY, M. Street-level Bu*eaucra*y. *n: Dilemmas of the indivi*ual in public
</line>
<line>
*erv**e*.
</line>
</par><par>
<line>
Russell Sa*e Fo*ndation, New Y**k, 198*.
</line>
</par><par>
</page><line>
M*RCH, J. G. Como as dec**õ*s *ealm*nte acontecem: pri*cípio* das tomadas d*
</line>
<line>
dec*sões nas *rganiz*ções. 1ª ed. S*o Paulo, *radução: *ACHADO, André Alonso.
</line>
<line>
Leopardo *d. Ltd*, 2009.
</line>
<line>
RUA, M. G. An*l**e de Po*íticas Públicas: *onceitos bás*cos. Washington, DC: Indes/B*D,
</line>
<line>
19*7.
</line>
<line>
SARAVIA, E. Intro*uçã* à t*oria da p*lítica pública. *n: Polític*s P*bli*as. Orgs:
</line>
<line>
SA*AV*A, E.; *ERRAREZI, E. Brasília: EN*P, v. 1, *. 21-42, *006.
</line>
<line>
SEC*H*, L. Análise de Políticas Púb*icas: Dia*nó*tico *e *roblemas, Recom*ndação de
</line>
<line>
*oluções. São Pa*lo: Ce*gage Learning, 2016.
</line>
<line>
S*CCHI, L. Polític*s públicas: c*nceito*, esquemas de anál*se, caso* prát*cos. Reim*r. d*
</line>
<line>
1ª ed. *e 2010. São Pau**: *engage Lear*ing, 20*2.
</line>
<line>
SOUZA, *. Políticas *úblicas: uma revisão *a lit*ratu**. Sociolog*as. vo*. 8, n. 16, p. 20-
</line>
<line>
45, jul./dez. 2006.
</line>
<line>
S*UZA, *. H; SECCHI L. *x*inção *e po*í*ic*s públ*cas síntese teór*c* sobre a fase
</line>
<line>
esque*ida do *olicy cycle. In: Cadernos *est*o Pública * Cidad*nia. São *aulo, v. 20, n. 6*,
</line>
<line>
jan./jun. 20*5.
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resina, v. 17, n. 2, *rt. 3, p. 40-55, fev. 2020 www4.fsan*t.com.br/r*vi*ta
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
A Retomada *e Decisão na Et*pa Pós-Decisória do Ciclo de Políticas Públicas
</line>
<line>
*5
</line>
</par><par>
<line>
STUFFLEBEAM, D. L.; SHINKFIE*D, A. J. Evaluation theory, mo*els, and applications.
</line>
<line>
201*. Chapter 1, p. 3-43.
</line>
<line>
*I*ÔCO, D. S; SOUZA, *. M; **IVEIRA, A. B. Avaliação d* polític*s públicas: model*s
</line>
<line>
*rad**ional e p*ura*ista. R. Po*. Públ., São Luís, v.15, n.2, *. 305-313, jul./de*. 20*1.
</line>
<line>
Co** Ref*r*n*i** *ste Artigo, co**orme A*N*:
</line>
<line>
NUNES, B. N; PINTO, *. A Retom*da de *ecisão na E*a*a P**-D*cisória d* Ciclo de P*l*t*cas
</line>
<line>
P*blic*s. R*v. FSA, T*resina, *.17, n. 2, **t. 3, p. *0-55, fev. 2020.
</line>
</par><par>
<line>
Contr**u*çã* *os Autores
</line>
<line>
B. *. Nu*es
</line>
<line>
M. **nt*
</line>
</par><par>
<line>
*) concepção e pla*ejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) *n*li*e e in*er*ret*ção dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) elab*ração *o *a*cu*ho ou na revi*ão crítica do conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) pa*tic*pação na aprov*ção d* versão final do manuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Te*esina PI, *. 17, *. 2, art. 3, p. 40-55, fev. 2020
</line>
<line>
ww*4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par>Refbacks
- There are currently no refbacks.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)