<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 11, art. 8, p. 165-183, *u*. 20*0 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*0.17.11.8 </line>
</par>
<par>
<line> * Fantasia do Desenvolvimento e o *n*antament* Hu*ano pe** Consumo </line>
<line> The Fa**asy of Devel*pment and Hu*an En*h*ntment by *onsumption </line>
</par>
<par>
<line> J**é Ari*atéia Ara*jo d* Queir*z </line>
<line> *outora*o em Ciência Jurídic* (PP*J) da Universida** *o Vale do I*ajaí </line>
<line> Mestre em C*ência Jur*dica (PPCJ) da *NIVALI. </line>
<line> E-mail: jos*ar*mateiaraujo@gm*il.com </line>
<line> Hel*is* Siqueir* *arcia </line>
<line> D*ut*ra em Ciênci* J**ídica pe*o PPCJ - UNIVALI </line>
<line> Pr*f*ssora do P*ograma de Pó*-Graduação Strict* Sen*u em Ciência J*ríd*ca - *PCJ d* Universi*ad* d* Vale do </line>
<line> It*jaí </line>
<line> *-mail: heloiseg*rcia@univali.br </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: José A*imatéia Araújo *e *u*i*oz </line>
<line> *dito*-Che**: Dr. Tonny Kerley d* A*enca* </line>
</par>
<par>
<line> Porto Velh*, Rondôni*, *r*sil. </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: *elois* S*queira Ga**i* </line>
</par>
<par>
<line> PPC*/UNIVALI - *ua Uruguai, *. *58, Itaja* - SC. CEP: </line>
<line> A*tigo rece*ido e* 20/07/2020. *ltima </line>
<line> ve*são </line>
</par>
<par>
<line> 88*02-901, Bra**l. </line>
<line> recebid* em 04/08/2020. Ap*ova*o *m 05/08/2020. </line>
</par>
<par>
<line> Avaliado *e*o siste*a Tripl* *eview: *esk Review a) </line>
<line> pelo Edit*r-Chef*; * b) Double Blind Review </line>
<line> (ava*iação ce*a por dois avaliadores da *rea). </line>
<line> Re*i*ão: Gramat*cal, Norma*iva * d* For*atação </line>
</par>
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<par>
<line> J. A. A. Qu*iroz, H. S. Garcia </line>
<line> 166 </line>
</par>
<par>
<line> RES*MO </line>
</par>
<par>
<line> O artig* tem *o* objet* examinar a origem do "*esenvolvi*en**" foment*do pel* merca*o </line>
</par>
<par>
<line> *conô*ico-financeiro mu*dia*, num cenário de i*centivo ao crédi*o * *o c*nsumo, o </line>
<line> qu*l </line>
</par>
<par>
<line> ignora que *s re*ursos natur*is são fini*os, e, nessa perspectiva, abord*r s* há *ossibilidade de </line>
<line> transforma*ão do s*ste*a neoliberal-capitalista *ara um modo *e vi*a solidár*o e sustentável. </line>
</par>
<par>
<line> Os </line>
<line> objetivos d* pesquisa **o: analisar a </line>
<line> origem da divisão *o* *aí*es em des**vol*id*s, </line>
</par>
<par>
<line> **bdesenvo*vidos * emergen*es; descreve* o *apel do *ercado </line>
<line> em fomentar o créd*t* e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> consumo; ava*iar as consequê*c**s *a* *olíticas cap*talistas e identi*ic*r pro*ostas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *ransform*ção des*e sistema para </line>
<line> um m odo de vi da </line>
<line> comunitá**o, de economia so*idária </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> local, em que a sus*e*tabilid*de possa s*r * d*retriz principal. O estudo </line>
<line> jus*ifica-se </line>
<line> *a*a </line>
</par>
<par>
<line> ampliar o conhecim*nto sob*e * impossibilidade da manu*enç*o do sistem* ca*italista </line>
<line> v*gente, quan*o se esg*t*m o* *ecu*s*s **turais, * vis* i**ica* nov*s *enár*os pa*a uma vida </line>
</par>
<par>
<line> d*g**, com </line>
<line> bem-*star, </line>
<line> e* termos **s*entáveis. F*nalmente, compreende-se q*e a sociedade </line>
</par>
<par>
<line> global deverá se torn*r sustentável, porém apenas *pós a conscientização mundial de *ue, se </line>
<line> n*da for feito, haverá a e*tinção da *uma*idade. </line>
</par>
<par>
<line> *a*avra*-Chave: Desenvolviment* </line>
<line> *con*mico-finan*eiro. Transfo*mação. </line>
<line> Economia </line>
</par>
<par>
<line> solidária e sustentáv**. </line>
</par>
<par>
<line> ABSTRACT </line>
</par>
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<line> The purp*se of </line>
<line> this paper is to *xamin* the origin of "deve*opment" fostered by </line>
<line> the world </line>
</par>
<par>
<line> e*onomic-*ina*cial market, in a scenar*o of inc*ntive to cr*dit and con*umpt*on, th*t igno*es </line>
<line> the natural resourc*s; and, from this pers*ec*ive, address i* there is a possibili*y of </line>
</par>
<par>
<line> transfo*mation of the n*oliberal-capi*alist system a soli**rity and sust*inable way of *ife. to </line>
</par>
<par>
<line> The </line>
<line> research ob*e*tives *r*: analyze the origin </line>
<line> of *he divisi*n of countries </line>
<line> int* dev*l**ed, </line>
</par>
<par>
<line> underdevelo*ed and *merging c*untrie*; describe the role of th* ma*k*t in *ostering *redit and </line>
<line> consum*ti*n; eva*uate the con*eq*ence* of capit*li*t policies and i**ntify pr**osals for </line>
</par>
<par>
<line> tran*f*rming this *yst*m i**o a community-bas*d, *olidary and local </line>
<line> econom* way of life, </line>
</par>
<par>
<line> w*ere sustaina*ility ca* be the </line>
<line> main *ui*eli*e. The s*udy is justif*ed to </line>
<line> b*oaden the </line>
</par>
<par>
<line> knowledg* abou* th* imp*ssibility o* mainta*ning *h* </line>
<line> current </line>
<line> cap*t*li*t *yste* when natu*al </line>
</par>
<par>
<line> resour*es run o*t and aims *o indicate new scenari*s for </line>
<line> a dign*fied, wel*-being, sustainable </line>
</par>
<par>
<line> lif*. *inally, it is *ndersto*d that global society must become su*tainable, b*t only **te* </line>
<line> th e </line>
</par>
<par>
<line> worldwide *warene** *hat if *othing i* done, humanity wil* be ex*i*ct. </line>
</par>
<par>
<line> Keyw*r*s: e*ono*ic an* F*nancial Development. Transform*tion. Solidari** </line>
<line> and </line>
</par>
<par>
<line> Sustainable *conomy. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Te*esina, *. *7, *. 11, art. 8, p. 16*-183, out. 20*0 </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Fantasia do Desen*olv*mento e * Encantamen*o Humano pe** Consum* </line>
<line> 167 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INT*ODUÇÃ* </line>
</par>
<par>
<line> O presente artigo tem por objet* exami**r o contexto *m que e*e***u * </line>
<line> "d*senv*l*iment*" como objeti*o a s*r a**ançado pel*s países que buscam o crescimen*o </line>
<line> e*on*mico impulsionado pelo merc*do econômic*-financeiro mundial, c*m * in*ent*vo ao </line>
<line> crédi*o e *o co*s**o, num cenário d* r*cursos naturais fin*tos, e, ainda, abordar s* há </line>
</par>
<par>
<line> *o*sibili*ade *e transfo**aç*o *o sistema n*o*iberal-capitalis*a pa** ** *odo de </line>
<line> v* da </line>
</par>
<par>
<line> solidário e sustent*vel1. Nesse cenário, questiona-se: é poss**el tornar a **c*edade m*ndial </line>
<line> su*te*táv*l, ** conte*t* de polí**ca global q*e alimenta a fantasia *o "desenvol**me*t*", com </line>
<line> *ncentivo ao cresc*mento eco*ômic*2 pela explo**ção dos recu*sos naturai* limitados? </line>
<line> *ara *an*o, *or*m eleitos os seg**n*es objetivos d* p**quisa: a) *nali*ar o *ontext* </line>
<line> hist**i*o que origi**u a rep**tição fictícia dos p*íses, co* pr*dominânc*a da conhecida </line>
</par>
<par>
<line> d*visão </line>
<line> em de*envolvidos, *u*de*env*lvidos e *merg*ntes; b) aborda* *u** o papel *o </line>
</par>
<par>
<line> mercado em incen*ivar f*men*o ao consum*; c) aval*a* as **nseq*ências o </line>
<line> das política* </line>
</par>
<par>
<line> neo*iberais-capit*l*sta*3, ide**ificando p*opost** de tr**sformaç*o *a s*c*edade humana, para </line>
</par>
<par>
<line> qu* passe do </line>
<line> encanta**n*o pel* </line>
<line> ac*mul*çã* de capital e *en* à b*sca pe*o be*-**tar num </line>
</par>
<par>
<line> s*stema de ec*nom*a solidária e sustentável. </line>
<line> O estudo justifica-s* para *mpliar o conhecimento sobre *s atuais pesquisas qu* </line>
<line> evidenciam a impossi*ilidade *a manutenção do si*te** neolib*r*l-capi*alista *igente, o *ua* </line>
<line> i*p*lsio*a o crédi*o e o *o*sumo, *o tempo em que se e*gotam os recur*os na**rais, *, *i*da, </line>
<line> p**a traze* a* novas v*sões sobre a fant*si* do "d*se*volv*me*to" e o encantamento humano </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1 </row>
</column>
<column>
<row> Nas p*lav**s *e Freitas e Araú*o, * "Sustenta**lidade, pela etim*logia da pal*vra, configura c**acterí*ti*a *u </row>
</column>
</par>
<par>
<line> con*ição de *m p*o*esso ou *istema que permit* a sua pe**anênci*, *m cer*o nível e po* u* determi*ado lapso </line>
<line> t*mporal". FR*IT*S, Ana Carl* Pinheir* e ARA*J*, L*ane Mari* Santiago C*valc*nte. Apontamentos acerca </line>
<line> da pr*-história e d* hi*tór*a da *ustentab*lidad*, do de*envolvimento sustentável e da ins*r*ão da água no </line>
<line> c*nário da proteçã* ambie**al. In: *OUZA, Maria Clau*ia d* Silva **tunes. POMPEU, Gina *ida* Marcíl**. </line>
</par>
<par>
<line> FREITAS, Ana *arla Pinhe*ro (org.). Gestão </line>
<line> d*s *guas: dignid*de h*m**a e suste*tabilidade por me*o do </line>
</par>
<par>
<column>
<row> fortal*cime*to *as c*deias de valo*. Rio ** Jan*iro: Lumen Juris, *018, p. 15*. </row>
<row> 2 Con*idera*d* * âmbito geral do termo "sustentabilidade", te*do em cont* a dimens*o eco*ômica, a ca*e*ori* </row>
<row> mais conh*cida é a *o "d*senv**vim*nto sustent*vel", d*sp**ta pel* C*missão de *ru*dtland, no relatório </row>
<row> "Nosso Futuro Comum", de 198*, *u*l seja: sup*i* as ne*essidades da geraç*o presente se* afet*r * hab**i*ade </row>
<row> das geraçõe* *ut*ras de sup**r *s s*a* própria* nec*s*ida*es". OR*ANIZAÇÃ* DAS NA*ÕES UNIDAS </row>
<row> (ONU). Report *f the World Com*ission o* Environment *nd Develo*ment. Dis*onível **: </row>
<row> <http://www.un.org/d*cum*nts/ga/res/4*/ares42-187.htm>. Ac*sso em: 26 out. *019. </row>
</column>
<par>
<column>
<row> 2 </row>
<row> 3 </row>
</column>
<column>
<row> **FF, Leonardo. Sustentabilidade: o que é - o que não é. Editora **zes. P*tró*oli*, RJ: 2013, p. 107. </row>
<row> Para Bauman, "[...] o Est*do é ca*italista quando garante a disponib*lid*de *ont*nua *o crédit* e a habilitação </row>
</column>
</par>
<column>
<row> c**tínu* **s consu*idores para o**ê-l*". BAUMAN, Zygm*nt. Capitali*mo parasitário: * outros temas </row>
<row> co*temporâne*s; tra*ução Eliana Ag*iar. - Rio de *ane*ro: Jorge Zah*r Ed., 2010, p. 3*. </row>
<row> Rev. FSA, Teresin* PI, v. 17, n. 1*, art. *, p. 165-183, out. 2020 www*.fsanet.*om.**/re*ista </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. A. *. Qu*iroz, H. S. Garci* </line>
<line> 168 </line>
</par>
<par>
<line> *or capital e bens, co* * indicação de novos c*ná*ios que proporcionam a v*da dig*a, com </line>
<line> bem-*st*r, num verdadei*o b*m viver. </line>
<line> No primeiro capítulo, abo*dam-se *s ba*e* da co**ecida *l*ss*ficação dos **íses em </line>
<line> desenvolvido*, su*desenvolvidos e emer*e*tes, demonstrando-se a* *r*g*ns dessa c**ação </line>
<line> h*mana e os métod*s e*egidos. N* segundo ca*ítul*, descreve-se o "desenvolvimento" </line>
</par>
<par>
<line> impulsionado pelo merc*do * o con*umo de *e*s, dispõe-*e s*bre o sistema </line>
<line> capi*alista, **e </line>
</par>
<par>
<line> fomenta a utili*a*ão do c*édito para el*var os níve*s de co*sumo. No t*rceiro capítulo, s*rão </line>
<line> *e*on*tradas as co*s*quência* do capitalismo, bem co*o as transformações de q*e n*ces*it* </line>
<line> a sociedad* humana, in*cian*o-se pelo desencantam*nto *elo acúmulo de capi*al * bens, de </line>
<line> mo*o a *emonstrar as possibilida*es de a*ingirmos o bem-estar, com novo modo d* vida </line>
<line> sustentá*e*. </line>
<line> Ao *inal, como hipóte*e, e*tende-se q*e a *ociedade glob*l dev**á ** tornar </line>
<line> sustentável. Porém, s*rá complexa a vi*ada do modo de vida neoliberal-c*pi*alista p*ra um </line>
</par>
<par>
<line> sistema local, comunitária * de econ*mia *olidár**, em q*e se util*z*m os rec*rs*s </line>
<line> na*urais </line>
</par>
<par>
<line> com s*stenta*i*id*de4, * que se dará com a c*nscientização *undial de que, se nada for fe*t*, </line>
<line> hav*rá a ext*nçã* da hu*anidade. </line>
<line> *uanto à M*t*dologia empregada, registra-se q*e, n* F*se d* Investigação5, *oi </line>
</par>
<par>
<line> utilizado * Mé*o*o I*dut*vo6; ** Fa*e </line>
<line> de Trata*ent* de Dados, o Método Ca*tesiano7, e o </line>
</par>
<par>
<line> Relatório d** Resultad*s expresso na p*ese*** Tese é co*po*to na base lógica in*utiva. N*s </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 4 </row>
</column>
<column>
<row> Souza e B*teg* sus*en*am que: "N*ma so*iedade de risco e e*tremamente complex*, em que o *apita* tem </row>
</column>
</par>
<par>
<line> mais valor que o ho*em e em que a natureza é instru*entaliza*a para servir a alg*ns, colocando *m ri*co </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *róp*ia preserv**ão da espécie h*mana e da vida em geral no *laneta, sur** a id*ia da sus*entabilid*de *omo </line>
<line> nov* paradi*ma axiológico trans*acional para a h*manid*d* * su* rel*ção c** a Terra". (Sem grifo* no </line>
<line> o**ginal). SOUZA, Maria Cláudia da Silva An*unes de; BOTEGA, João *uiz de Carva*ho. Sustent*bilidade, </line>
<line> Soc*e*ade de ris*o e al**entos *r*nsgên*cos: disputas definitór*a* e * ***jeto *e lei n. 4.148/08. (p. 255-2*4). </line>
<line> XXIV C*ng*esso Nacional do CO*PEDI - *F*G/FUMEC/DOM HELDER CÂMARA. *lo*ianópol*s: </line>
<line> C**PED*. 2015, p. 259. </line>
<line> 5 "[...] momento no qu*l o Pe*q*isador busca e recolh* os dad*s, sob * moldura do R*f*re**e est*bel*cido [...]" </line>
<line> PASOLD, Cesar Luiz. Metodologia da *esqu*sa jurídica: t*oria e *rática. 2018, p. 1**-11*. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 6 "[...] pesquisar e i*entificar as pa*tes de um </row>
</column>
<column>
<row> fenômeno e colecio*á-las ** modo a ter uma percepção ou </row>
</column>
</par>
<par>
<line> co*c*usã* geral [...]". *ASOLD, Cesar Luiz. Metodo*ogia da pe*quisa jurídica: teo**a e prática. *018, p. 114. </line>
<line> 7 Sobre as quatro regras do Mé*odo Cartesiano (evidencia*, dividir, ordenar e avali*r), veja LEITE, Eduardo de </line>
<line> *livei*a. A monografi* j*r***ca. 5 *d. Sã* Paulo: Re*ista dos Tribunais. 2001, p. 22-26. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 1*, n. 1*, art. 8, p. 165-183, out. 2020 w*w4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Fantas** do Dese****v*mento * o *nca*tamento Huma** pelo Cons*mo </line>
<line> 169 </line>
</par>
<par>
<line> d*versas *as*s da Pesquisa, f*ram acionadas as Técnic*s do Re*er*nte8, da Categori*9, do </line>
<line> Conc*i*o Oper*cional10 e da Pe*quisa Bibliográfica11. </line>
<line> 2 REFERENCIA* TEÓR*CO </line>
<line> 2.1 * Fanta*ia d* "desenvolvi*ento" num *un*o com recursos natur*is finitos </line>
<line> Logo após a Seg*nda **erra Mundia*, que *eixo* um *a*t*o de *e*truição nos </line>
<line> t*rritórios en**lvido*, eme**iu uma persp*ctiva de d*visão dos paíse* do glob*, utili*ando-se </line>
<line> de um critério que or*g**ou a class*ficaç*o deles, h*dier*a*ente, em desenvolvidos, </line>
<line> subde*en***vidos e emergentes. </line>
<line> S*gundo Acosta12, a cit*d* classif*cação d*corre* d* *m d*scurso d* então P*esidente </line>
<line> dos *stad** *nidos d* América (USA), Harry T*uman, de 2* de janeiro de 19*9, em qu* e** </line>
<line> "[...] definiu a maior p*rte do *u*do como \áreas su*desenv*lvidas\ [...]". </line>
<line> Em *nálise do referid* discurso13, observa-se que T*uman propôs um programa de </line>
</par>
<par>
<line> a*anços científi*os e pro*resso i*dus*rial para melh*ria e *r*sciment* </line>
<line> das regiões </line>
</par>
<par>
<line> subdesen*o*vidas. N* époc*, el* fundamentou que *ais da metade da pop*lação *undial </line>
<line> e*co*trava-se em situação pr*xima à mi*éria, *e*do que is*o seri* uma *meaça tanto para </line>
<line> essas *e*so*s como par* as re*iões p*ósperas. </line>
<line> Por essa ótica, Tr*ma* indicou que * p*opós*to dos U*A s*ria *e ajudar os povos </line>
<line> li*res do mundo para q*e esses, por mei* dos seus próprio* esforços, pude*s*m produzir mais </line>
</par>
<par>
<line> *limentos, ma*s ma*eriais par* as su** casas e mais potência </line>
<line> mec*nica </line>
<line> para a*iviar </line>
<line> **as </line>
</par>
<par>
<line> ca*gas. E, para tant*, deveria haver *lenitude de liberdade, com a coope*ação de empresa* e </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 8 </row>
</column>
<column>
<row> "[...] explicitação prévia do(s) motivo(s), do(s) objet**o(s) e ** produto desejado, deli*it**do o a*cance </row>
</column>
</par>
<par>
<line> temático e de abordagem para a atividade intelectual, especia*me*t* par* uma pesquisa." P*S*LD, Cesar L*iz. </line>
<line> M*todologia da pesquisa jurídica: t*oria e prática. 2018, p. 69. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 9 </row>
</column>
<column>
<row> "[...] palav*a ou ex*r*s*ão estraté*ic* à elaboração e/ou ex*ressão de um* *deia". PAS*L*, Cesar à </row>
</column>
<column>
<row> Lui*. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Meto**logia da pesquisa ju*í*ica: teoria e prática. 2018, *. 41. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1* </row>
</column>
<column>
<row> "[...] uma definição para uma pal*vra o* expres*ão, com o *esejo de que tal definição seja aceita para os </row>
</column>
</par>
<par>
<line> efeitos das ideias que e*pomos [...]". PASOLD, Cesar *uiz. Met*do*ogia d* p**qu*sa j*rídica: teoria e prática. </line>
<line> 2018, p. 58. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1* "Técn*ca de inves*iga*ão *m *ivros, repertórios jurispru*enc*a*s e *olet**ea* legais". PASOL*, Cesa* </row>
<row> *etodol*gia da pe*qu*sa jur*dica: teoria e prática. 2*1*, *. 217. </row>
</column>
<column>
<row> Luiz. </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> 12 </row>
</column>
<column>
<row> ACOST*, Alb*rto. O BEM VI*ER: uma oportunidade para *ma*in*r outros mundos. Traduç*o: Tadeu </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Br*da. São Paul*: editora Elefante. 2015, p. 52. </line>
<line> 13 DI*CURS* DE POS*E, 20 *E JANEIRO DE 1**9. In: Publ*c pa*ers of the pres*dents of the Uni*ed </line>
</par>
<par>
<line> States: </line>
<line> Ha r * y </line>
<line> S. </line>
<line> Trum*n. </line>
<line> v. </line>
<line> de </line>
<line> 194*. </line>
<line> *isponíve* </line>
<line> e m: </line>
</par>
<par>
<line> <https://quod.lib.umi*h.edu/*/pp*t*us/47*90*9.1949.001/157?page=*oot;rgn=**ll+te*t;size=1**;view=image>. </line>
<line> Aces*o e*: 19 o*t. 2*19. </line>
<line> Re*. FSA, *ere*ina PI, v. 17, *. 11, a*t. 8, p. 165-183, out. *020 *ww4.fsanet.com.*r/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. A. A. Queir*z, H. S. Garci* </line>
<line> 170 </line>
</par>
<par>
<line> do capita* p*ivado, para que * programa pudesse a*menta* a atividade ind*strial, visando à </line>
<line> mel**ria do p*drão ** vida. </line>
</par>
<par>
<line> No ref*rido *isc*rso, </line>
<line> af*stou-se a in*idê*cia *o imperialismo, indi*a*do-s* que </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *xplo*aç*o pa*a benefíci* est*angei** não te*ia lugar nes*e prog*ama, p*i* *eu objetivo seri* * </line>
<line> "*esen*olviment*"*4 por uma re*ação limpa e democr*tica. </line>
<line> D*ss* f*rma é qu* s* *riginou a *antasia d* desenvolv*mento. Mas, naquela época </line>
<line> (1949), *uais f*ram os paí**s cons*de*ados desenvolvido*? </line>
</par>
<par>
<line> Acos*a15 n*rra que </line>
<line> os pró*ri*s USA e outras naçõ*s industrializad** é que "[...] </line>
</par>
<par>
<line> estavam no top* da escal* socia* evolutiv* [...]", de modo que os de*ais países deve**am </line>
</par>
<par>
<line> percorrer o *esmo *a**nho, *u *e**, o da *eta ** *e tornarem </line>
<line> "desen*olvidos". Foi desse </line>
</par>
<par>
<line> modo, p** conseguinte, qu* se estabelec*u e se cons*lidou "[...] u*a estrutura *e dominação e </line>
</par>
<par>
<line> dicotomia: </line>
<line> d*senvolvido-s**desenvolvido, </line>
<line> pobre-ri*o, </line>
<line> avançado-atrasado, </line>
<line> civi*iza**- </line>
</par>
<par>
<line> selvag*m, centro-periferia"1*. </line>
</par>
<par>
<line> O </line>
<line> impressionante, nessa *istória, é que os *aís*s que fi*aram fora da cla*s**icação </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> "dese*volvidos" - aceitaram t*l condição, apenas com a esperança de que fossem ju*g*dos ou </line>
</par>
<par>
<line> postos em </line>
<line> *m estado </line>
<line> cons**e*ad* "em de**nvolvimento", uma espé*ie *e submissão sem </line>
</par>
<par>
<line> qualquer q*esti*namento. </line>
</par>
<par>
<line> Ass*m, </line>
<line> nos an*s *ue se seguiram ao pós-guerra (19*0-1*70), viu-se cres*er </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> f*nanciame*to tanto para * *econs**u*ão </line>
<line> dos países *evastados, quanto para al*v*nca* o </line>
</par>
<par>
<line> cres**mento econômico daqueles cons*der*dos "su*dese*volvi**s", *om recursos do Banco </line>
</par>
<par>
<line> Mundial, </line>
<line> do Banco I*t*rnaciona* de Rec*n*trução e *e*envolvim*nto ou, ainda, *o Fundo </line>
</par>
<par>
<line> Mo*etário </line>
<line> In*ernacional (FMI)17. E, en*ivi****s, a maior*a dos países </line>
<line> s* </line>
<line> sub*et*ram às </line>
</par>
<par>
<column>
<row> regras traçada* por ta** organismos financeiros, cuj* comando e poder decisóri* * restri*o aos </row>
<row> pa**e* c*nsiderados "d*senvolv*dos". </row>
<row> Co* i*so, *q*eles paí**s pouco industr*al*zados e c*m baixo investimento em </row>
<row> tecn*log*a apen*s *do*am medidas palia*i*as para ame*izar seus end**idamen*os. No Bra***, </row>
<row> 14 Conforme a *e**niç** do C*mbridge Diction*ry, *esenvolvim*nto, do inglês D*velopment, é "[...] the process </row>
<row> in **ich som*o*e or *om*thing grows or changes and be*omes more advanced". (tradução liv*e: * processo *m </row>
<row> que algué* ou algo cresce *u muda e se to**a mais avançado). *AMBRIDGE DICTIO*AR*. Deve*opment. </row>
<row> Disponível em: <https://di*t*onary.cambridge.org/pt/dicionario/ing*es/dev*lopment>. Acess* e*: *6 out. 2019. </row>
</column>
<par>
<column>
<row> 15 </row>
<row> 16 </row>
</column>
<column>
<row> *CO*TA, Alb**t*. O BEM VIVE*: uma opor*unidade pa*a imagi**r ou*r*s mundos. 2015, *. 53. </row>
<row> A*OS*A, Alberto. O BEM VIVE*: *ma oportunidade p*ra imaginar outr*s mundos. 2015, *. 54. </row>
</column>
</par>
</par>
<par>
<column>
<row> 17 </row>
</column>
<column>
<row> FR*IT*S, Eduardo de. "*MI e B*nco Mundial"; Bras*l E*cola. Disponível </row>
</column>
<column>
<row> em: </row>
</column>
</par>
<par>
<line> https://bra*ilesco*a.uol.com.br/geografia/fmiebancomundial.htm. A*es*o e* 20 de outubro de 2019. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 1*, art. 8, p. 165-1*3, out. 20** www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Fa*tasia do Desen*o*vime*to * o Encanta*ento Hu*ano pelo Cons*m* </line>
<line> 171 </line>
</par>
<par>
<line> por ex**plo, a *ívida inte*na e extern*, s*mente *m âm*ito federal, já ul*rapassa 4 t*ilhões de </line>
<line> re*is1*. </line>
<line> Em consequência, países endividados não *ão c*pazes de atrair investimentos e, ainda </line>
</par>
<par>
<line> que </line>
<line> os *btenham, s*b*etem-se t*x*s a </line>
<line> eleva*as </line>
<line> de juros, po*to que o mer**do finan*e*ro </line>
</par>
<par>
<line> pr*cifica os ris*os. Tal situaç*o, por lóg*ca, apenas aprofunda a crise *os Estados </line>
<line> "subdes*nvo*vi*os", enriquecendo os c*edores *as *ns*it*ições comandadas por aquele* </line>
<line> c*ns*derados "*esenvolvidos". </line>
<line> Nessa ve*ten*e, os *a*ses consider*do* "subdese*volvid**" dificil*e*te consegue* </line>
<line> alcançar postos mais **tos na escal* dessa classif*cação *ict*cia. Em verdade, os países </line>
<line> pe*i*érico*, na v*ntade de subir *lgu*s degraus des*a esca** ilu*ó*** do "de*env*l*imen*o", </line>
</par>
<par>
<line> apenas </line>
<line> devastar*m suas *iodiversidades, aceitando exploração ambi*ntal * so*ial em seus </line>
</par>
<par>
<line> terr*tórios. </line>
</par>
<par>
<line> *om efei*o, a i*dú*tria de produção de b*ns e se*viços, por evidente, necessita </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> matéri*-prima e mão de obra, ao menor cust*. Dess* *orma, os países do Sul do globo </line>
<line> ("su*desenvolvidos" ou "emergentes") - ricos em biodiversid*de (fauna, flora), *gua, te*ras - </line>
</par>
<par>
<line> * exem**o d* épo** da explo*ação </line>
<line> dos c*lonizadores (séculos XV XVIII), passaram a ser a </line>
</par>
<par>
<line> objeto de ex*loração pelo* *aíse* </line>
<line> do Norte ("desen*olvidos"), com a degradação de </line>
<line> seus </line>
</par>
<par>
<line> r*curso* *aturais, tr*nsfo*mados ** merc*dorias </line>
<line> para o fomen*o ao consumo e, </line>
<line> *i a de </line>
</par>
<par>
<line> consequência, às polític** *eoliberais, ** que capital torna-se o ativ* m*is imp*rtante o </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> c*nário econômico mundia*, frente à satisfação imediata que *ropicia à*uele* *ue dele fazem </line>
<line> us *. </line>
<line> Quanto à questão, Acosta19 indic* que esse "de*envolvimento" "[...] é irr*petível em </line>
<line> níve* gl**al. Tal estilo d* vida consumista é pre*ador, a*emai*, está c*locando em risco o </line>
<line> equil*b*io ecológico". </line>
<line> Portant*, esse "desenvolvimento" fantas*os* nada mais é d* que o re*ultado da </line>
<line> destruiçã* do **io ambien*e, c*m a transfo*mação *os recursos naturais em pr*d*to*, que, </line>
</par>
<par>
<line> po* su* vez, são obje*o de desejo dos ind**ídu*s - *ncantados *ela *cumulação d* </line>
<line> bens </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> i l udi dos </line>
<line> pela m*dia *ublicitária - *ropor*i*nada pela obtenção </line>
<line> do *réd*to fácil, </line>
<line> fomentado </line>
</par>
<par>
<line> pelo merca*o de c*pi*ais, numa *spécie </line>
<line> de ci*lo vicioso de c*ns*mis*o, endivida*en*o * </line>
</par>
<par>
<line> gera*ão de lucro aos investidores *o m*rca*o fic*í*io de ca*itais. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 18 </row>
</column>
<column>
<row> AGÊ*CIA BRASI*. Dívida P*b*ica Federa* *ltrapassa R$ 4 t*ilhões pela primei*a vez. Brasí*ia. 2* *et. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> 2019. Disponível em: <htt*://agencia**asil.ebc.c*m.*r/e*onomia/*o*ici*/2019-09/divida-p*blica-federal- </line>
<line> ultrapassa-r-4-trilhoes-*ela-*rimeira-vez>. Acesso em: 2* **t. 20*9. </line>
<line> 19 A*OSTA, Alberto. O B*M *IV*R: uma oportunidade para imaginar outros mund*s. *015, p. 50. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. *7, n. 11, art. 8, p. 1*5-183, *ut. 2*20 www4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. A. A. *ueir*z, H. S. Garc*a </line>
<line> 172 </line>
</par>
<par>
<line> P*r essas bas*s, vi**umbr*-se que o *e*ej* d* ser "de*envo*vido" *eva os países à </line>
<line> destrui**o dos s*u* ecossistema* para o fo*ento à produ*ão para o me*cado de consumo. </line>
</par>
<par>
<line> Acosta já a*gument*va q*e "[...] aceita*os a de*as*ação ambi*ntal e social em *roca </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> alcançar o "des*nvol*imento"*0. E, por certo, sen*o os recursos naturais fi*itos, a s**ieda*e </line>
<line> hu*ana global corre * *isco de desaparecer, pois, sem el*s, não h* c*mo produzir mais bens, </line>
</par>
<par>
<line> e, n** existindo be*s, o </line>
<line> crédito decorrente do mercado de capita*s, por mais v**umoso que </line>
</par>
<par>
<line> seja, *m t**mos fictícios, é i*prestável por*u* nã* ha**rá *ada a *er a*qui*ido. </line>
<line> Com *sso, p**e-se concl*i* qu* a atual forma d* "de*env*lvimento" é ap*nas uma </line>
</par>
<par>
<line> fantasia, um encan*amento dos h*mens p*r capital e b*n* que lev*rá, se não houver </line>
<line> um * </line>
</par>
<par>
<line> t*ansformação radica* d*sse sis*ema de vid*, a uma espé*ie de "**icí*io *ole*i**"21. </line>
</par>
<par>
<line> 3 RESULTADOS E D*SCUSSÕES </line>
</par>
<par>
<line> 3.1 O "dese*volvimento" p*la ofer*a de crédit* * o consumo de bens </line>
</par>
<par>
<line> O encanta*ento *uman* pelo c*nsum* é alimentado, todos *s *ias, pela ofer** de </line>
</par>
<par>
<line> crédito *or *arte do merca*o fi*a*cei**, bem co*o pela mídia </line>
<line> publicitária, tudo v*ltado à </line>
</par>
<par>
<line> aquis*ção de *e*s *ovos, com o desca*te d**ue*es considerados usados ou fora d* moda, uma </line>
</par>
<par>
<line> espécie *e ostentação do **der de *ompra que, </line>
<line> na *in*a neoliberal-c*pita*ista, tr*ria </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> felicidade * o b*m-estar22 para *s pes**as, u*a vida ba*eada no te*. </line>
<line> Nas p**avr*s de Bauman, essa *orma de vida de**rre da econ*mia líquido-moderna, a </line>
<line> qual tem *omo fo*o o *onsu*idor, extra*o: </line>
<line> Pa*a conquista* sua emancip*ção, a economia líq*ido-mode*na, cen*ra** no </line>
<line> consumidor se *as**a no e*cesso de ofert**, no envelheci*ento cada vez mais </line>
<line> ace*erado *o que se o*erece e na rá*ida dissi*ação de se* poder de sed*ção - o *ue, </line>
</par>
<par>
<column>
<row> *iga-s* de pass*gem, * *ran*f*rm* numa econ*mia *a dissipação * do desperdício . </row>
<row> 23 </row>
<row> Nessa visão, o consumo h*mano, *ecerto, é o motor desse "desenvo*vim***o" ficto. </row>
<row> Como e*presso, forma-se um ciclo vicioso que sustenta o sistema capi*alista, com a *resc*nte </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> 2* </row>
<row> 2* </row>
</column>
<column>
<row> AC*STA, Alberto. O B*M VIVER: uma *portu**dade p*ra ima*inar *utros mundos. 2015, p. 59. </row>
<row> Expr*ssão *resente ** obra: ACOSTA, Alberto. O *EM VI*ER: uma opor*un*dade para imaginar ou*ros </row>
</column>
</par>
<par>
<line> mundos. 20*5, p. 6*. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 22 " A </row>
</column>
<column>
<row> d*finição de bem-est*r * riqueza como acumula*ão de *ens materia*s, como result**o do crescimento </row>
</column>
</par>
<par>
<line> econômic* * do c*nsumo ilim*tad*s, não se s*stenta mai*". ACOSTA, Albert*. O *EM VIVE*: um* </line>
<line> oportunidade *ara *ma*i*ar *utros mund*s. 2015, p.13*. </line>
<line> 23 *AUM*N, Zygm*nt. *a*italismo parasitário: e outros temas *on**mpo*â*eos. 2010, p. 35. </line>
<line> Rev. F*A, Teresin*, v. 17, n. 11, *rt. 8, p. 165-183, out. 2020 www4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Fantasia do Dese*volvimento e o Enc*ntamento H*m*no p*l* Consumo </line>
<line> 173 </line>
</par>
<par>
<line> ofe**a de *ré*ito *ara adquirir *rod*tos, os q**is nece**i*am de matéria-prima, cada vez mais </line>
<line> escassa, extraída da **tureza. </line>
<line> Ao l*ngo d* histór*a, Bauman justi*ica que "[...] as *on*es d* *ucro do c*pitalis** se </line>
<line> deslocaram ou foram deslo*adas da exploraçã* da mão de obra operár*a pa*a * explora*ão dos </line>
<line> consumidores"24. Por ess* *ó*ica, o c*tado **tor dispõ* que a *ossa sociedade * ** </line>
<line> co*sumido*es*5. Assi*, vivemos num mu*do do "**nsumism*". </line>
</par>
<par>
<line> Podemos enten*er o "**nsu*i*mo" c*mo a expansão da cultura </line>
<line> do "ter" em </line>
</par>
<par>
<line> d*tri*en*o d* cultur* *o "**r". * consumo invade d*versas esferas d* v*** s*c*al, econ*mica, </line>
<line> cu*tural e política. Ne*se processo, o* se*viços públicos, as relações soci*is, a natureza, o </line>
<line> tempo * o próprio corpo *u*an* se transform*m em mercadorias2*. </line>
<line> O consumism*, pela c*ntínua aq**sição de produ*o*, é fom*nta*o porque os **j*tos </line>
<line> não são f*itos para d*rar, *s*o é, *ão fabric**os e pro*ramados *ar*, em curto espa*o de </line>
<line> temp*, não *erv*rem aos f*ns a que se destinaram (obs*lescência *rogramada27), *us*amente </line>
<line> *ara obrigar o c*nsumi*or a ad*ui*ir *utros, *omando m**s crédit* para tanto, o *ue mantém </line>
<line> vivo o mercado *in*nceiro n*sse si*tema c*pit*lista. </line>
</par>
<par>
<line> De a*ord* com Bauman, "* con*umis*o *e ho*e </line>
<line> **o c*nsis*e ** acu*ular obje**s, </line>
</par>
<par>
<line> m*s em seu gozo descart*v*l"28. Esse **do de v*da, no e**anto, não pode subsis*ir por muit* </line>
<line> tempo, post* que os recursos *atu**is para a fabricação dos produtos sã* li**tados. Souza e </line>
</par>
<par>
<line> Bo*ega ap*esentam *s consequên*ias ambientais e sociais ** q*e denomin*m </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> "hipercon*umo", veja-se: </line>
</par>
<par>
<line> Na e*a do hi*erconsumo e da sober*nia do m*r*ado, * sonho da felicidade </line>
</par>
<par>
<line> mat*ria*izad* no ato de *onsu*o ac*rret* a cada dia mais ex*lusão social.[...], </line>
<line> [...] </line>
</par>
<par>
<line> e*se ri*mo de hiperpr*d*ção *tinge o meio a*bi*nte, fonte de rec*rsos e **t**ia- </line>
<line> prima, gerando ce*ários de degradaç*o amb*enta* decorrentes de resídu*s </line>
<line> ind*striais, contaminação *óxica, lixo em lar*a *scala, polu*ção *o ar e d*s ág*as; </line>
</par>
<par>
<line> contu*o, como </line>
<line> as r*gras do jogo são ap*tadas pelo mercado, a lóg*ca do *ucro </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 24 </row>
<row> 25 </row>
<row> 26 </row>
</column>
<column>
<row> ilim*tado deixa de lado qu*lquer princ*p*o ético *e jus*iça soci*l, traz*ndo como </row>
<row> BAUM*N, Zygmu*t. Capita*ismo parasitário: * outr*s tema* contemporâneos. *010, p. 32. </row>
<row> BAUMAN, **gmunt. Capitalism* parasitário: e outros t*mas c*nte*porâneos. 2010, p. 34. </row>
<row> BRASIL. Ministério do Meio Ambiente (MMA). Consumo *ustent*vel: Manu*l *e Educação. Brasília: </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Con*um*rs </line>
<line> Inte*nation*l/MMA/M*C/*DEC, </line>
<line> 200*, </line>
<line> *. </line>
<line> 15. </line>
<line> Disponíve* </line>
<line> em: </line>
</par>
<par>
<line> <http://ww*.m*a.gov.br/e*truturas/educ*mb/_arquivos/consumo_su**en*av*l.pdf>. Acesso em: ** jul. 2019. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 27 </row>
</column>
<column>
<row> "[...] La o*solece*cia *rogram*da es una forma de engano. A*ora *ien, l* e*peri*n*ia *arece demostra* que no </row>
</column>
</par>
<par>
<line> se puede en enganar * *od* el mundo d* maner* ind*finida [...]". "[...] La redu*ción p*anific*da d* la du*ación de </line>
<line> vid* de *os produc*os *anufact*rados ch*ca con *a re*istencia de *os c*nsum*d*res, pero más aús con los limites </line>
</par>
<par>
<line> *e nuestro </line>
<line> ecossistem*, ten*endo en cuenta *os </line>
<line> recursos naturalesy, ca*ac*dad de reciclaje la </line>
<line> de *os resíduos". </line>
</par>
<par>
<line> LATOUC*E, Serge. Hecho para </line>
<line> *i*ar. La irracio*al*dad de la obso*es*ência progra*a*a. </line>
<line> T*adu*ã*: *od* </line>
</par>
<par>
<line> Bertra* Alcá*ar. Barcelona: Ediciones Octae*ro. *014, p. 91. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 28 </row>
</column>
<column>
<row> *AU*AN, Zygmunt. Capital***o **rasi*á*io: e out*os *emas c*ntem*orâneos. 2010, *. *2. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> R*v. F**, Te*esina PI, v. 17, n. *1, art. *, p. 1*5-183, o*t. 2020 </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. A. A. Queiroz, H. S. *arcia </line>
<line> 174 </line>
<line> corolár*o uma dis*rib*içã* desigual entre classes sociais dos ri*cos decorrentes </line>
<line> desses cenário* de de*r*dação29. </line>
</par>
<par>
<line> Em a*enção a* trans*rito, *islumbram-** as diversas consequê*cias ambienta*s e </line>
<line> socia*s decorrentes da co*duta do consumismo ou do hipe*consumo *u*, a*ém de dimin*ir o* </line>
<line> recu*sos naturai* para a pro*u*ão de bens, degrada * meio ambient*, com a p*odução de lixo, </line>
<line> a *ontam*na*ã* da *gua, ** a* * do solo. </line>
</par>
<par>
<line> Ao trata* da questão por u* pensam*nto inve*s* *o sistema </line>
<line> econômico vige*te - o </line>
</par>
<par>
<line> qual extrai o lucro d* explo*aç*o dos consumidores endividados, que, por conseguinte, </line>
<line> adqu*r*m mais e ma*s pr*dut*s fabr*c*do* com a ut*lização dos recursos na*ura*s -, Aco**a </line>
<line> deixa cla*o que * a ec*nom*a que deve subo*dinar-se à ecologia, *s*o por uma razão simples, </line>
<line> qual *eja: </line>
<line> [...] a Nature*a estabe*e** os lim*tes e *s alcances da suste*tabi**dade e a c***cidade </line>
<line> de re*ova*ão dos ecoss*stemas - e delas depe*dem as atividades produt*vas. Ou </line>
<line> seja, se se des*r*i a Natureza, destrói-se a b*se da própria ec*nomi* 30. </line>
</par>
<par>
<line> P*r essa ó*ica é </line>
<line> que Acosta *ustenta </line>
<line> que são os países r**o*, d*t*s "desenvolv*dos", </line>
</par>
<par>
<line> q** "[...] *evem *udar seu *stilo d* vida, q*e col*ca em *i*co o *qui*íbrio ecológico mundial </line>
</par>
<par>
<line> [...]"31. Tortos*, *o seu turno, </line>
<line> indica que est* * a lógica capitalista "[...] de la acumulación </line>
</par>
<par>
<line> incesante de capit*l"*2. </line>
</par>
<par>
<line> Há, *nclusive, proposta que procur* frear esse "d*senv*lvime*to" **racion*l. Latouc*e, </line>
</par>
<par>
<line> po* exe*plo, formul*u </line>
<line> a *eoria do decre**imento33, no sen*ido do abandono do crescimento </line>
</par>
<par>
<line> i*imitado "[...] c*jo moto não é outro senã* a bus*a ** *ucro por parte dos d*tentore* do </line>
</par>
<par>
<line> capit*l, com cons*qu*ncias de*astr*sas para o meio a*biente e, portanto, </line>
<line> para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *umani*ade". E, no *on*o, o *encio*ado a*tor ar*umenta </line>
<line> que o decr*scimento é </line>
<line> *m * </line>
</par>
<par>
<column>
<row> bandeira daqueles **e realizam uma "[...] crítica radical do des**vol*imento e qu*re* </row>
<row> *esenhar os co*tornos ** um projeto alternativo pa*a **a polític* do após- </row>
<row> de*envolvime*t*"34. </row>
<row> 29 SOUZA, Maria Cláudia da Silva Antu*es de; BOTEGA, João Luiz de C*rval*o. Susten***ilid*de, Sociedade </row>
<row> de risco e alime*tos tr*nsgênicos: disputas definitórias e * projeto de lei n. 4.148/0*. 2015, p. 26*. </row>
</column>
<par>
<column>
<row> *0 </row>
<row> 31 </row>
</column>
<column>
<row> ACOSTA, Alberto. O *EM VIVER: um* op*rtunidade para imaginar outros mundo*. 2**5, p. 186. </row>
<row> AC*STA, Alb*r**. O BE* VIVER: uma o*ortu*idade para imaginar outros m*ndos. Tra*uç**. 20*5, p. </row>
</column>
</par>
<column>
<row> 126. </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> *2 </row>
</column>
<column>
<row> TORTOSA, José Maria. MALDESA*ROLLO Y MAL **VI*. Pobreza * violencia a es*ala mu*di*l. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Editore*: E*peranza M*r*í*ez y Albert* Acosta. Quito: Edicione* *bya - *ala. 2011, p. 374. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 33 </row>
</column>
<column>
<row> LATOUCH*, Se*ge. Pequeno **a*ado ** d*cres*ime*to ser*n*. Tradução Claudia Berl*ner. São Pau*o: </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Ed*t*ra WMF Mar*ins F*ntes, 2009, p. 0*. </line>
<line> 34 LATOUC*E, Serge. Pequ*no *ratado do decrescimento se*eno. 2009, *. *6. </line>
<line> Rev. FSA, Teres*n*, v. 17, n. 11, art. 8, p. 165-183, ou*. 2020 www*.*sanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Fantasia do Desenvolvimento * o Encanta*ento H**ano pelo *onsumo </line>
<line> *75 </line>
</par>
<par>
<line> O "d*s**volvimento" crit*cáve*, no c*so, é *quele trata*o *o* Tortosa como mau </line>
<line> de*envol**m*nto "[...] en el sentido de insatisfacción estructural de *ecesidade* hum*nas </line>
</par>
<par>
<column>
<row> básicas [...]" , em q*e *s se**s v*v*s sofr*m desenvolvimento inadeq*ado. O mau </row>
<row> 35 </row>
</column>
</par>
<par>
<line> desenvolvimento, em *eferê*cia, nada m*i* *e*re*e*t* que o fracasso do atual s**tem* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> "des*nvolvim*nto", o qual, s*gundo o *encio*ado autor, impe*e o bem viver dos cidadãos. </line>
</par>
<par>
<line> *o contex*o, pode*ia ser suscitada o*tra forma de v*da par* a *umani*ade, ***o é, fora </line>
</par>
<par>
<line> dos mur*s das políti*as </line>
<line> neolibe*ais e do poder do capi*alismo. A *udança d* cultura do </line>
</par>
<par>
<line> consum*smo e do encantamento po* uma *ida baseada n* ter e* detrimen*o d* se*, </line>
<line> ce*tamente, não é algo que se pos*a pensa* em curto la*so de tem*o, porém, é um c*minho </line>
<line> inevi*ável a ser percorrido, s*b pena de não exi*tir f*turo. </line>
</par>
<par>
<line> Diant* do exposto, é p*eciso *aver *ma verdade**a tran*formação d* </line>
<line> atual so*ie**de </line>
</par>
<par>
<line> glob*l de cons*mo, de modo * se vislumbrar u* *uturo sustentável p**a as presentes e futuras </line>
<line> geraçõe* de vi*a na Ter*a, o que po*e ser in*ci**o pelo *stabelecime*t*, em *mb**o local, de </line>
<line> políticas i*te*rativas, *olidári*s e cooper*tivas, com* será disposto no capítulo a seguir. </line>
<line> 3.1 A tra*sformaç** da sociedade huma*a p*ra a defesa *a vida, co* bem-est*r, num </line>
<line> *undo sustentáv*l </line>
<line> O c**ário *esc*it* no ca**tulo anterior revela * *ecessidade da transfo*mação do a*ual </line>
</par>
<par>
<line> s**tema *apital**ta - q*e busca o crescimento dese**reado como meio </line>
<line> d* "des*nvo*ver" *s </line>
</par>
<par>
<line> países do globo - para um sistema sus*entável, em **e a priorida*e não s**a a *cu***ação de </line>
</par>
<par>
<line> cap*tal *u o descarte de bens, *a* sim um novo modo de vi**, vol*ado a* *em-est*r e </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> re*p*ito à natureza. </line>
</par>
<par>
<line> Nas lições de **ost*, essa transformação exige outra ec**om*a e * super*ção d*s </line>
<line> *ad**es cultur*is *e ac*mulaç*o d* bens. Tal m*d*lo - de b*m viv*r - seria susten**do nos </line>
<line> seg*intes prin*ípios: </line>
<line> O Bem *iver, enquant* altern*tiva ao desenv*lv*men*o, exige outra economia. *ma </line>
</par>
<par>
<line> economia **stentada naqu***s princípios funda*ionais d*sta proposta </line>
<line> p**- </line>
</par>
<par>
<line> desenvol*i*e*t*sta, ent*e *s que de*t*camos * soli*ariedade e a suste*tab**idade, </line>
<line> *lém da recipr*cidade, a complementariedade, * responsabilidade, a int*gr*lidade </line>
</par>
<par>
<line> (todos os sere* vivos so**s nec**sários ao pla*eta), a sufi*iên*ia (e, de </line>
<line> a*guma </line>
</par>
<par>
<line> maneira, *amb*m a ef**i*ncia), a di*ers*dade *ultural e a ide*tidade, as equidades e, </line>
<line> claro, a *emo*raci*36. </line>
<line> 35 TO*TOSA, José Maria. *ALDESARR*LLO Y M*L VIVIR. Pob*eza y viole**ia * e*cala *undial. 20*1, </line>
<line> *. 48. </line>
<line> 3* ACOS*A, Albert*. O *EM VIV*R: um* oportunidade para ima*inar out*os mundos. 2015, p. 171. </line>
<line> *ev. FSA, Ter*s*na PI, v. 17, n. 11, art. 8, *. *65-1*3, ou*. 2020 www4.f*ane*.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. A. A. Queir*z, H. S. Garcia </line>
<line> 176 </line>
</par>
<par>
<line> Nesse modelo, Aco*ta propõe uma form* de pós-desenvolvimento, num sistema pós- </line>
<line> capitali*ta37. *sso se d*ria por meio d* es*abelecimento de um* econo*ia solidária, radicada </line>
<line> ** crit*rios de suficiê*cia e cooperaç*o, *uperan*o-se a ideia atual d* acu*ulação de capital </line>
<line> *u bens; e* que devem ser construídas relaçõe* harmoniosas *** a comunid*de, d* modo a </line>
</par>
<par>
<line> não ma*s prevalecerem as ca*a**erísti*as do c**italism*, </line>
<line> tais como * indi**dua*idade e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> c*mp**itividade. </line>
</par>
<par>
<line> Nessa este*ra, se*ia construída uma eco*omia com *ases co*uni*árias, a exemplo da </line>
</par>
<par>
<line> co**iv*ncia dos povos indígenas, porém, </line>
<line> por parâmetros de vida modernos, i*to é, sem </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> neces*idade de regressar ao m*do de vida d* idade da pedra3*. E, so*re*udo, uma econ*mia </line>
<line> social e ambientalmente sustentável, como *e extrai do seguinte recorte: </line>
<line> Esta e**nomia, então, de** ser **bi*ntalme*te sustentável. O* se*a, dev* *ss*gurar </line>
<line> desd* o início * *m tod* mom*n*o *roc*ss*s econ*mi*o* que re*peitem os ciclos </line>
<line> ecológicos, que p*ssam manter-*e no tem*o sem ajuda e*terna e se* que se produza </line>
<line> escassez de re*ur*os. E também dev* ser *ust*n*áv** em termo* so*iais, o que </line>
<line> *mplica *m sólido *ilar democrá*ico39. </line>
</par>
<par>
<line> Fr*nte ao ex*o*to, afere-se a </line>
<line> e*istência de alt*rnati** para a tran*formaç*o do atual </line>
</par>
<par>
<line> modelo de vida, na*c*d* das pol*ticas "des*nvolvimentistas" q** al*menta* os *d*ais </line>
<line> capitalista*, pa*a um si**ema d* vi*a suste*tável e comu*itá**o, em que a utilizaç*o dos </line>
<line> recurso* natu*ais ** daria de man*ira equi*i*ra*a, extrai*do-*e *o meio a*biente a*enas o </line>
<line> n*ces*ário pa*a garantir uma vida digna e com bem-*sta*. </line>
<line> A transfor*ação *m q*e*tão ass*m*lh*-se àq*ela di*posta por Tortosa40, ao elencar as </line>
<line> quatro coisas que devem se* f*itas p*ra o "bem v*ver"41. </line>
</par>
<par>
<line> 37 "Qua*do é evid*nte a inutilidade de seguir co**endo at*ás do fa*tasma do de***v*lvimen*o, emerge a fo*ça a </line>
<line> bu*car alternati*as ao dese*volvimento, ou seja, a b*scar alte*n*tivas de organizar a vida *ora do </line>
<line> dese*volv*mento [...] o que nos abre as por*as pa*a o p*s-d*senvolvimento, e, é clara ao pós-capitalism* [...]". </line>
<line> ACOSTA, A**er*o. O BEM VIVER: uma o*ortun*dade para i*agina* o*tros mundos. 2015, p. 6*-62. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 38 *egundo A*osta, "* Bem *iver, como alte**ati*a a* des*nvolv*ment*, é </row>
</column>
<column>
<row> u*a pr*post* civilizatória que </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> re**nfigura um horizonte *e supe*ação *o capitali**o. Isso nã* sig*i**ca - co*o disse Mó*i*a **uji, in*ígen* * </row>
<row> ex-d*put*da constituinte *e Montecr*sti - "um r*t*rno ao p*ssa*o, à idade *a *edra ou à épo** das caver*a*", e </row>
<row> t*mpo*co uma negação à tecnologia o* a* sa*er *odern*, "como arg*men*am os promotores *o capita*ismo". </row>
<row> ACO*TA, Alberto. O B*M VIV*R: u*a oportunidade p*ra imaginar outro* *und*s. 2015, p.135. </row>
</column>
<par>
<column>
<row> 39 </row>
<row> 40 </row>
</column>
<column>
<row> ACOSTA, Albe*to. * *EM VI*ER: uma oportunidade para *mag**ar outros mundos. 2*15, p. 172. </row>
<row> TORTOSA, J*sé Maria. MALDE*ARROLLO Y M*L VIVI*. Pobre** y violenc*a a escala mundi*l. 20*1, </row>
</column>
</par>
<column>
<row> p. 373-386. </row>
<row> *1 O "B** Viv**" constitui "[...] una opo*tunida* par* constru*r outr* s*ciedad ****entada en una c*nvivenc*a </row>
<row> ciu*a*ana en d**ersid*d y armon*a con la Naturaleza, a partir del reconocim*ento de *os d*ve**o* valores </row>
<row> culturale* e*istentes en el país y en el mundo. TORTOSA, José Maria. MALDESARROLLO Y MAL *IVIR. </row>
<row> *o*r*za y vio**n*ia a esca*a m*nd*a*. 2*11, p. 14. </row>
<row> Rev. F*A, Teresina, v. 17, n. 11, art. 8, p. 165-183, out. 2020 www4.fsan*t.com.br/*e*ista </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Fantasia do Desen*olvimento e o *nca**a*ento Human* pel* Consumo </line>
<line> 177 </line>
</par>
<par>
<line> A **imei*a *aseia-se na autod**e*a, *xerc*da em nível local, i*to é, vi*er em </line>
</par>
<par>
<line> organiz*çõe* pequena*, em que é *ossível a s*tisfaç*o imedia*a das </line>
<line> necessidades muito </line>
</par>
<par>
<line> bási*as, a e*emplo da obte*ç** da pró*ria comida. </line>
</par>
<par>
<line> Na seg*nda, criam-se p*quenos sistemas alterna*ivo*, fora do sistema g*oba*, ou *eja, </line>
</par>
<par>
<line> pequ*nas redes locai*, com moeda *lt*rna*iva ou com * tr*ca *e </line>
<line> produtos. Nesse </line>
</par>
<par>
<line> micro*sis*ema, e*istiri*m *spaços locais de relacion*mento e s*ti*façã* h*mana, utilizand*-se </line>
<line> apenas * suficiente da *atur*za, fugindo-se da lógi*a neoliberal-c*pitalista d* acumul*ção </line>
<line> incessante d* capita* e ben*. </line>
<line> Em segui*a, p*ra To*tosa, a tercei** *ção que deve *er fei*a, a qual *ambém se </line>
<line> id*ntifica com a ideia d*fend*da po* *costa, ser*a a cr*ação da economia solidá*ia o* popular, </line>
<line> u*a *spéci* de "e*o*om*a públ*ca não estatal", a q*a* representaria um *vanço *a satisfação </line>
</par>
<par>
<line> das necess*dad*s básicas *os ind*víduos *ue vivem de *aneira co*etiva. Nes*es termos, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ec*nomia solidária propiciar*a o bem-es*ar, * segurança, a i*entidade, a lib*rdade, enfim, uma </line>
<line> vida boa aos integrantes do micr*ssistema comunitário. </line>
</par>
<par>
<line> A qu*rta razão para a </line>
<line> construç*o do "bem viver" indica que é *reciso dar </line>
<line> um p*s*o </line>
</par>
<par>
<line> qualitati*o ** vida, superando-se ide*a apenas *e quantitativo, n*m "*gir **calment* par* a </line>
</par>
<par>
<line> agir gl*balmente". Portanto, *eriam criada* re*es, a**ndo-*e *o* d***is passos, com </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *bjeti*o *e produzir uma "*ensida*e soc*al". Vislumb*a-*e, d**s* última id*ia de Tort*s*, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *eces*idad* da *assag*m do sis*ema q**nti*ativo, entenda-se d* </line>
<line> "*e*", pa** </line>
<line> um sistema d* </line>
</par>
<par>
<line> vi*a qu**it**ivo, em que se com*reende preva*e*er * "ser". </line>
</par>
<par>
<line> A* vi*ões *e Tortosa e Acos*a ind*cam qu* a *r*ns*ormação </line>
<line> do a*ual sistema </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> fundado </line>
<line> nas </line>
<line> matr*zes </line>
<line> *esenvolvimen*ista*, </line>
<line> neoliberais </line>
<line> e </line>
<line> capitalistas </line>
<line>-</line>
<line> dev*ria, </line>
</par>
<par>
<line> gr*dativam*nt*, passar para um novo sis*em* de economia sustent*vel, que exige *ma grande </line>
</par>
<par>
<line> mudança cult*ral, pel* v*vência em comunidad*s locais, num c*n*rio d* responsabili*ade </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> in**graç*o c*letiva, em *as*s da s*l*dar*ed*de e da suficiên*i*, co* *espeito ** div**sidades, </line>
<line> sempr* dentro d* um **ntexto *emocr*tico. </line>
<line> A* ideias em questão não deixam de ser, como disposto por Acosta*2, u*a co***rução </line>
</par>
<par>
<line> "*tópica". Porém, enten*e-** </line>
<line> poss*v*l * transf*rma*ão propo*ta, a qual </line>
<line> poderia ser </line>
</par>
<par>
<line> impl*m*n*ad*, no entanto, *inda não o fora porque * *ode* d* merc*do ec*nômico-*inanc*iro </line>
<line> global é predominante *, i*clusiv*, infl*encia as pr*pri*s po*íti*as dos Estado*-na*ion*is. </line>
<line> O probl*ma trat*do * ainda maior, um* vez que os Estad*s endividado* *ão reféns do </line>
</par>
<par>
<line> m*rcado econômico-financeiro, pois sem a </line>
<line> circulação d* *ens de consumo não há como </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 42 </row>
</column>
<column>
<row> *COST*, Al*erto. O BEM *IVER: uma oportu*idade para i*aginar outro* mundos. 2015, p. 221-235. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina P*, v. 17, n. *1, art. 8, p. 165-183, out. 2020 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.**/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. *. A. Qu**roz, H. S. Garc** </line>
<line> 178 </line>
</par>
<par>
<line> extrair dos seu* cidadãos os *ecur*os tr*butá*ios necessár*o* p*ra a *anu*enção das máqu*nas </line>
<line> pú*licas43. </line>
<line> Ne*se particula*, Bauman *xpõe que "[...] o Estad* e o mer**do podem lutar entre si </line>
<line> oca**on*lmente, *as * relaç*o normal e comum entre *les, num sistema capital*sta, *em si*o </line>
<line> de sim*iose"44. Nas palavras do me*ci*n*d* autor, "[...] a cooperação entre Estado e me*cado </line>
<line> *o *apitali*mo é a *egra; o conflito entr* eles, qu*ndo acontece é exceçã*"4*. </line>
<line> Co* *ssas con*iderações, ev*dencia-se uma tar**a complexa propor ** s*stema de </line>
<line> vida sustentável, com economi* comunitár*a e solidária p*ra o "bem viver", ha*a v*sta que o </line>
<line> at*al cenár*o mund*al é domi*a** pel* poder do mercado e*onô*ico-financeiro. ** verdade, </line>
</par>
<par>
<line> esse poder comand* </line>
<line> as p***ticas *n*ernas dos Estados, s*bretu*o daqu*les "emergentes" ou </line>
</par>
<par>
<line> "subdesenvolvidos", os quais, no desejo de alcançar a fa**asia do "desenvolv*m*nto", acabam </line>
<line> *or aumentar ain*a m*is a *xp*oração de se*s recurso* naturais. </line>
<line> * dificulda*e da t*ansformação do *istema capitalista para uma economia comu*it*ria </line>
<line> * sustentável, capa* de l**alm*nte influenci*r a so*iedade global, t*mbém é *mposta, </line>
<line> diariamente, à po**laçã* mundi*l pela ofe*ta de *rédito *ara o consumo constante * *ada ve* </line>
<line> maior de bens, numa es*écie de *avag*m cereb*al contínua dos cidadãos globais, *iabilizada </line>
</par>
<par>
<line> pela mídia *ela* comu*icações, vi* inter*et, que os fazem acredi*ar que são felize* *o e </line>
<line> a***ular mais capital e bens. </line>
<line> A dificuldad* em superar os i*eais desse *iste*a neoliberal-capit*lista, ir*esponsáve* e </line>
<line> *red*tóri*, no entanto, pode se* su*erada, *o tempo em que a socied*de glob*l real*en*e tive* </line>
<line> consciência de *u* os rec*rsos nat*rais e*tão se esgotan*o, de que h* *lte*ações climáticas, de </line>
</par>
<par>
<line> d*fícil </line>
<line> reversão, b*m como de q** não h*verá fu**ro p*ra </line>
<line> a* </line>
<line> futuras ge**ções de *ida. </line>
</par>
<par>
<line> Port**to, o me*o da ex**nção da </line>
<line> es*écie humana p*de ser o ga*ilho </line>
<line> **e falta para *s*a </line>
</par>
<par>
<line> *udan*a. </line>
</par>
<par>
<line> No *enário, Bauman sust*nta que "[...] ainda não c*egamos ao ponto *e não retorno, </line>
<line> ainda há tempo (embora pouco) par* r*fletir e mudar o rumo [...]"46. </line>
</par>
<par>
<line> *m </line>
<line> *omplemento, o citado autor se revela c*mo um *o**m </line>
<line> de *s*e*an*a n*ss* </line>
</par>
<par>
<column>
<row> transformação, ao des*a*ar * segu*nte: </row>
<row> 43 [...] o Estado em crise, em vez de ser pro*ed*r e garantidor de bem-estar público, *ornou-se "** parasita" da </row>
<row> p**ulação, pre*c*pado ap*nas com a pr*pri* sobrevivên*ia, exigi*do ca** vez mais e d*ndo ca*a vez men*s em </row>
<row> t*oc*. BAUM*N, Zyg*unt; BORDON*, Carlo. Es**do de c*ise. Traduçã*: Renat* A*uiar, 1. ed. Rio de </row>
<row> Janei*o, Z*har. 201*, p. 28. </row>
</column>
<par>
<column>
<row> 44 </row>
<row> *5 </row>
<row> 46 </row>
</column>
<column>
<row> BAUMAN, Zy*m*nt. Capitalismo p**as*t*rio: e ou*ro* t*mas cont*mporâneos. 2010, p. 69. </row>
<row> BA*MAN, Zygmunt. Cap**a*ism* *a*asi*ário: e *utros t**as contemporâneos. 2010, *. 31. </row>
<row> BAUMAN, Zyg*un*. Capitalismo parasitário: * outros te*as *ontemporân*os. *010, *. 27. </row>
</column>
</par>
<column>
<row> Rev. F*A, Tere*ina, v. 17, n. 11, art. 8, p. 165-1*3, ou*. 202* www4.fs*net.c*m.br/revist* </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Fan**sia do *esenvo*vimen*o e o E*c*ntamento *um*no pelo *onsumo </line>
<line> *79 </line>
</par>
<par>
<line> Mas eu acredito (e não vejo uma razã* v*li** p*ra rev*r essa c*ença) que é </line>
<line> *ossível um mundo diferente e de alguma f*rma melhor d* q*e * que *emos </line>
<line> agor*. Então, ta**ez eu pertença à terceira categ*ria, que se *an*ém fora da </line>
<line> *uerelle de famill* - a c*t*go*ia dos "homen* co* *s*erança47. </line>
<line> Posto *sso, recon*ecem-se as *ificuldades de mud*n*a de cult**a da *ocieda*e </line>
<line> mund*al, *o **ntid* de que os cidadãos, encant**os p*lo consumo, alterem s*u* mo*os de </line>
</par>
<par>
<line> vida, *ue hoje fom*n*am a </line>
<line> fantasia do "desenvol*imento", *o atual sistema neoliberal- </line>
</par>
<par>
<line> capita*ista. A*sim, de fato, revela-se com*l*xa a *roposição de no*os modos de organi*ação </line>
<line> soli*ária, co* *ivência em c*muni*ad* e harmonia com a *atureza. </line>
<line> Entretant*, c*mpree*de-se que as próprias con*equências d* sistema neolibe*a*- </line>
<line> c*pitalis** predatório *erão o impulso para o i*ício dessa tr*nsf*rmação. * melhor s*ria </line>
<line> inici*r a m*dan*a, *e pront*, co*o expôs Ac*sta, buscar um* vid* digna, com o b*m-e*tar, </line>
</par>
<par>
<line> isto *, "[...] v*ve* bem aqui e </line>
<line> a*ora, sem col*c*r em risco a vida das próxi*as ger*çõe*"48 </line>
<line> . </line>
</par>
<par>
<line> Ne*sa linha, de igual modo a **u*an, permanece-se na es*e*an*a d* vivermos em um mundo </line>
<line> *om p*áticas sustentáveis. </line>
<line> 4 CO*S*DERAÇÕES FINAI* </line>
<line> O *studo *evelou que, logo após a Segunda Guerra *undial, *end* por referência o </line>
</par>
<par>
<line> discu**o ** en*ão Presidente dos USA, H**ry Tru*an, cr*ou-se um* </line>
<line> clas*ific*ção p*ra os </line>
</par>
<par>
<line> país*s do globo, segu*do seus graus de </line>
<line> industria*i*ação e poder econôm*co-financeiro. </line>
</par>
<par>
<line> Surgi*, então, a *ivisã* fant*si*sa49 e fi*tí*i* dos países *m "d*s*nvolvido*, </line>
<line> s*b*esenvolvidos e emergentes". No *ontex**, na press* de atingirem as me**s *esse supo**o </line>
</par>
<par>
<line> "*es*nvolvimento", aqueles p*ís*s en*uadrados com* "s**d*senvolvido* </line>
<line> * emerge*t*s" </line>
</par>
<par>
<line> aceitaram tais cond*ções, bem como foram in*en*iv*dos a aum*nt*r a p*oduçã*, b*scando, a </line>
<line> *odo p*eço, aquecer suas e*onomias * au*entar a compe*it*vidade. </line>
<line> *pós a conc*etizaç*o do ref*rid* modelo, de matriz neolib*ral-capit*lista, viu-se </line>
</par>
<par>
<line> *mergir o domínio *o merca*o </line>
<line> **onômic*-financeiro s***e </line>
<line> o* Es*ados-nação. Uma </line>
</par>
<par>
<line> *nte*fe*ência decorrente do p*der que detém o citad* mercado, que, em *er*ade, direci*na e </line>
</par>
<par>
<line> conduz as *olíticas dos *ef*ridos Estados *ar* satisf**e* suas </line>
<line> necessidades de *btenção *o </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 47 </row>
<row> *8 </row>
<row> ** </row>
</column>
<column>
<row> BAUMAN, Zygmunt. Capitalismo p*ras*tá*io: e outros *emas contemporâne*s. 2010, p. 87. </row>
<row> ACOSTA, Al*erto. O BEM VIVER: uma opo*tunidade para imagina* ou*ros *undos. 2015, p. 91. </row>
<row> Diz-se fantas*osa porque como bem destacou *costa, "[...] em efeito, p**ece que somos po***s porque somos </row>
</column>
</par>
<par>
<line> ricos em recursos natu*ais". ACOSTA, Alberto. O BEM VIVER: uma opor*unidade para ima*inar outros </line>
<line> *un*os. 2*15, p. 244. </line>
<line> Rev. FS*, Teresina PI, v. 17, n. 11, a*t. 8, p. 165-183, out. **20 www*.f**net.com.br/rev**t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. A. *. *ueiroz, H. S. Garcia </line>
<line> 1*0 </line>
</par>
<par>
<line> lucro, pelo acúmu*o *e ca*ita* e *ncen*ivo à produção, com a e*p*oraç*o d*s re*ursos </line>
<line> nat*rais. </line>
<line> Com iss*, para se che*ar ao sonho aliment*do p*la fantasi* do "dese*volvimento", a </line>
</par>
<par>
<line> *aior *a*te dos países co*side*ados periféricos se submet*r*m às </line>
<line> regras impost*s, por </line>
</par>
<par>
<line> exemplo, pelo *anco Mu*dial e pe** **I, o*ganis**s int*rnacio*ais control*dos pelos paíse* </line>
<line> ce*t*ais, qu* obri*a* os país*s deved*r*s a exec*tarem aj*st*s em s*as *olítica* econôm*co- </line>
<line> financei*as. </line>
<line> E, dentre t**s *olít*cas, destacam-s* aq*e*as re*acion**as à atraçã* de inves*im*ntos </line>
<line> estrang*i*os, *m *omento *o mer*ad* de capita*s, tratado por **u***50 com* um verda*e*** </line>
</par>
<par>
<line> parasita que s* alimenta dos ju*os pagos pelos *eved*res, em </line>
<line> *ue se ho*peda tamb*m *a*a </line>
</par>
<par>
<line> su*t*air a* *iquezas *atu*ais dos países **riférico*, com a exploração dos consumidores * da </line>
<line> mão de obra barata. </line>
<line> Nesse sist*m*, os países endividados d*fi**lmente ating*m *s níveis de </line>
<line> "desenvolvimento" esperado e, assim, acabam apenas *or fornecer *a*s recursos f**anceir*s e </line>
</par>
<par>
<line> na*u**is aos países do </line>
<line> No*te. Em ve*dade, gera-se *m *icl* vicioso *e e*ploração, que só </line>
</par>
<par>
<line> i*ter*s** a*s </line>
<line> ac****adores </line>
<line> de capi*a*, pois o mercado fi*anceiro fornece * </line>
<line> cr*dito a*s </line>
</par>
<par>
<line> *evedores, os </line>
<line> quai* passam a </line>
<line> adqu*ri* *rodutos, que </line>
<line> logo s*o incentivad*s ao </line>
<line> descarte, </line>
<line> *oi s </line>
</par>
<par>
<line> são feitos p*ra não durar (obso*escência pro*rama*a), *nseja*do outra "ne*essidade" </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> endiv*damento dos </line>
<line> co**um*dore* </line>
<line> para aquisição d* novos bens, numa engren**em </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> deg*adação *mbient*l permanente para aliment*r a </line>
<line> indústr*a d* produção, um meca*ismo </line>
</par>
<par>
<line> *redatório, gerador de resí*u*s s***dos, pol*ição, *quecimento global, * qu*l coloca em r*s*o </line>
<line> a própria existência da v*da no Plan*ta. </line>
<line> **en*e *o mencionado ce*á*io, *a *arte final da pesquisa, aborda-se a po*sibilidad* da </line>
</par>
<par>
<line> trans**rmação do mo*o de *ida "de*envol*imentista", próprio do capi*alismo, </line>
<line> *ar* um </line>
</par>
<par>
<line> sistema que perm*ta viver com dign*dade e bem-estar, </line>
<line> dentro de *ma economia </line>
<line> local, </line>
</par>
<par>
<line> solidária, *o*unitária, colabora*i*a, d* uso do *uficiente e, sobretudo, su*tentável, em que </line>
<line> haj* o *espe*t* à natureza. Nes*a verten*e, foram *borda*a* as perspectiv*s d*u*riná*ias sobre </line>
<line> o assu*to, c*ncluindo-se *er comp*e*a, porém, *os*ív*l a mudança *a *ocied*d* g*obal *ara </line>
<line> e*sa nov* form* de vida. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 50 </row>
</column>
<column>
<row> BAUMA*, Zygm*nt. C*pitalis*o pa*asitá*io: e o*tro* *emas conte*p*râneos. 2010. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 17, n. 11, ar*. *, p. 165-183, o*t. 2020 </line>
<line> www4.*sa*et.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Fant*sia *o Desenvolvim*nto e o Enca*t*mento *uma** pel* Consumo </line>
<line> 181 </line>
</par>
<par>
<line> Nas palavras d* *auman51, "A *r*gé*ia do Estado *oderno resi*e e* s** </line>
<line> incap*cida*e de implement*r no âmbito global decisões *omadas l*calmente". Porém não há </line>
<line> saída, não há *ais *empo, a transforma*ão é ne**ssá**a para a manutenção da vida na T*rra. </line>
<line> D*ssa forma, como destaca*a* Souza e Sou*a52, é *re*iso "[...] busc*r * equilíbri* </line>
<line> en*re a a*ivid*d* *conôm**a e a qualidade de vid*, eli*inando o pensam*nto de apenas buscar </line>
</par>
<par>
<line> a*úmulo de capital e a *rodução de *ique*a, ig*oran*o preser*ação d*s re*urs*s naturais a </line>
</par>
<par>
<line> c*mo el**ento* de u*o limitad*". E, co** defendeu Acosta53, </line>
<line> "[...] gar*ntir </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> sust*nta*ilida*e é i*d*sp*nsável para *ssegurar n*ssa vi*a. Essa *uta de libertação, com* </line>
</par>
<par>
<line> esf*rço político, começa por </line>
<line> r*co*hece* qu* o siste*a capi*ali*ta **aba com as condições </line>
</par>
<par>
<line> biofí*icas d* s*a *rópria exis*ência". Desse modo, nã* há altern*tiva, faz-se *aluta* *screv*r </line>
<line> uma *ova hist*ri*, realiza*do-se a "[...] *ra***ção de u*a conc*pção antrop*cêntrica para uma </line>
<line> soc*obioc*ntrica54". Es*e, portanto, é * maior desafio da humanidade. </line>
<line> P*sto *sso - ainda que o po*er econômi*o-financei*o mundial dom*ne e direcione *s </line>
<line> pol*ticas do* Estados55 - é possível *onc*uir que a *ociedade global deverá se tornar </line>
<line> sus*entável. No entanto, a v**ad* do *odo d* vida baseado na fantasia do "dese*volvim*n*o" </line>
</par>
<par>
<line> e no encan*amento </line>
<line> dos indivíduos pel* </line>
<line> c*nsumo predatório para um sistem* de </line>
<line> v* da </line>
</par>
<par>
<line> c*munitá*io, coopera*ivo, com *ase e* *conomia local e so*idária, </line>
<line> *m que se ut*lizem os </line>
</par>
<par>
<line> r*c*rs** natura** po* prát*cas sust*ntáveis, somente se ini*i*rá quan*o houver </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> consci*ntização mundial de que as polí*ic*s neoliberais-capitalistas, n*da sendo feito, *evarão </line>
<line> à ext*nç*o da hu*anidade. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 51 </row>
<row> 52 </row>
</column>
<column>
<row> BAUMAN, Zygmun*; BORD*NI, C*rlo. *stado de cri*e. 2016, p. 42. </row>
<row> SOUZA, Maria Cláudia da S*lva An*unes d*. SOUZA, G*e*ce Ke*ly Antunes de. Pol*ent** eme*gent*s: um </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> perigo s*le*cio*o para o meio ambie*te e um desafi* pa*a as novas te*nol*gia* de informação e comunic*ção. (p. </row>
<row> 1*9-131). II *o*gr*sso Luso-Brasileiro de Dir*itos *u*ano* na *ocieda*e da I*formação (Inst*tuto Politécnico </row>
<row> de Tomar, * *e març* *e 2*16), p. 78. </row>
</column>
<par>
<column>
<row> *3 </row>
<row> 54 </row>
<row> 55 </row>
</column>
<column>
<row> ACOSTA, Alberto. O BEM VIVER: uma opo*tunid*de *ara imagi*ar outros mun*os. 2015, p. *29. </row>
<row> ACOST*, A*be*to. * BEM VIVER: uma op*rtunid**e para imag*nar o**ros mundos. 2015, p. *3*-133. </row>
<row> Se**ndo Foucault "[...] É *reciso est*dar * poder fo*a do modelo do Leviatã, fora do ca*po delimitado pel* </row>
</column>
</par>
<column>
<row> sobe*ania **rí*ica e **la *nstituição do E*tado [...]". FOUCAULT, *ichel. *m d*fesa da So**ed*de. Tra*u*ão: </row>
<row> *ari* Harmantina Galvão. São Paulo: Martins Font*s. 2011, p. 40. </row>
<row> *ev. FSA, *ere*ina PI, *. 17, *. 11, art. 8, p. 165-1*3, out. 202* www4.fsanet.com.br/re*ista </row>
</column>
</par>
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<line> J. A. A. *ueiroz, H. S. *arc*a </line>
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<line> REFE*ÊN*IAS </line>
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<line> **mo *e*eren*iar este Artigo, conforme ABN*: </line>
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<line> Cont*ibu*ç*o do* Autores </line>
<line> J. A. A. Queiroz </line>
<line> H. S. G*rc*a </line>
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<line> 1) co*cepçã* e plan*jam*nt*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) an**i*e e i*terpretação dos d*dos. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elabora*ão do r*scunh* ou na revisão crítica do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> *) part*cip**ão na ap*ovação da vers*o final do *anus*rito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> Rev. FSA, Te*esi*a PI, v. 17, n. 11, art. 8, *. *65-183, out. 20*0 </line>
<line> www4.fs*net.com.br/revista </line>
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)