<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 01, art. 11, p. 240-26*, j*n. 2*21
</line>
<line>
ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2*20.18.01.*1
</line>
</par><par>
<line>
Economia Compartilhada: Indic*d*res da Qua*id*de Apl**ada a Maior Foo**ech da Améri*a
</line>
<line>
Latina
</line>
<line>
Sha*ed Ec*n*my: Applie* Quality Indi**tors *he Larges* Foo*tech i* L*tin Ame*ica
</line>
</par><par>
<line>
Renata Pizoni
</line>
<line>
Do*to*ado em Engenhar** *e produçã* na Universidad* Federal d* Santa Catar*na
</line>
<line>
Mestra em Enge*ha*ia de Produção p*la Univer*id*de Feder** de Sant* Ca*arina
</line>
<line>
E-mail: *e**zoni@hot*ail.com
</line>
<line>
Edson Pac*e*o Paladin*
</line>
<line>
Doutorado e* Engenharia de Pro*uçã* pela Univers*dad* Fe*eral *e Santa Ca*ar*n*
</line>
<line>
Professo* da U*iversidade Fe*eral de Santa Catarina
</line>
<line>
E-mail: pa*adini@floripa.c*m.*r
</line>
</par><par>
<line>
*n*er*ço: Re*ata **zoni
</line>
<line>
Editor-Chef*: D*. Tonn* Kerley de A*encar
</line>
</par><par>
<line>
R.
</line>
<line>
E**.
</line>
<line>
A*ronômico
</line>
<line>
Andrei
</line>
<line>
Cristi*n Ferr*i*a,
</line>
<line>
s/n
</line>
<line>-</line>
<line>
Rodri**e*
</line>
</par><par>
<line>
Tri*dade, Flo*ianópolis - **, 88040-90*. Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
*ndereço: E*son P*checo Pal*dini
</line>
<line>
Art*go rec*bido em 08/**/2020. Últi*a
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
R.
</line>
<line>
Eng.
</line>
<line>
A*ron*m*co
</line>
<line>
Andrei
</line>
<line>
Cristian F*r*eira,
</line>
<line>
s/n
</line>
<line>-</line>
<line>
*ecebid* *m 22/10/*020. Aprovado em 23/10/2*20.
</line>
</par><par>
</page><line>
Tri**ade, Florianópolis - SC, 880*0-900. Bra*il.
</line>
<line>
Avaliado pelo sistema *riple *e*iew: Desk R*view a)
</line>
<line>
pel* Edi*o*-Che*e; e b) Double Bl*nd Review
</line>
<line>
(avaliação c*ga por doi* ava*i*dores *a área).
</line>
<line>
Revisão: Grama*ical, Norma*iv* * de Form*tação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*conom*a *ompa*tilhada: Indicado*es d* Qualidade Apli*ada a Maior Foodt*c* *a A*érica Lat*na
</line>
<line>
241
</line>
</par><par>
<line>
RESUM*
</line>
</par><par>
<line>
O pr*sente estud* analisa a m*ior empresa do ramo de delive*y d* al*mentos do Brasil e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
maior foo*tech d* Amé*ica Latina. Com base em
</line>
<line>
uma p*squisa com *bje*ivos
</line>
<line>
desc*itivos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
exploratórios,
</line>
<line>
de nat*reza apli**da, abordagem qualitativa e qu*n**ta*iva e pro**dim*nt*s
</line>
</par><par>
<line>
**cnicos ca*acter*zados co*o pesquisa b*b*iográf*ca e estudo de caso, este ar*i*o *presenta em
</line>
<line>
*eus resultados *m **d*l* *e avaliação d* qualidade para pl*ta*orma* de deliv*ry com bas*
</line>
<line>
nos ind*cares da qualidade: in-line, on-line e off-**ne. Ações de melh*rias no âmbito
</line>
<line>
operacion*l, *ático e e*tratégic*, a*é* de efeitos multiplicadores d* negócio *a*bém são
</line>
<line>
propostos ao *im da pe*q*isa. Com isso, concluiu-se q*e o m*delo propo*to * eficiente
</line>
<line>
*nquanto fe*rament* d* av**iaç*o *s**atégic* da q*a**dad*. Os r*s*ltad*s tam*ém apontam *
</line>
<line>
m**uridad* da emp*esa no q** s* refere à su* visão estratégica de mer*ado.
</line>
<line>
Palavras-chave: Economia Compa*tilhada. Avaliação Estraté*ica da Qualidade. Indicadores
</line>
<line>
da Q*alida*e. Negócios Colaborat*vos.
</line>
<line>
ABSTR*CT
</line>
<line>
T*is stu*y *naly*es the largest food del**ery *ompany in B*azil and the l*rgest foodtech in
</line>
<line>
Latin America. Based ** a research with de*criptive and explor*tory o*jectives, of an app*ied
</line>
</par><par>
<line>
nature, qualitative
</line>
<line>
and qu*ntitat*ve a*proach and technical p*ocedur*s characte*ized as
</line>
</par><par>
<line>
bib*iogr*phic *esear*h and case study, this
</line>
<line>
ar*icle presents in it* re*ults a model o* quality
</line>
</par><par>
<line>
assessment *or delivery *latforms base* on the indicat*ons of the quality: i*-*ine, online an*
</line>
</par><par>
<line>
offline. Impr*vement actions in the
</line>
<line>
*p*ratio*a*, tactical and strateg*c areas, as *ell as
</line>
</par><par>
<line>
multiplier *ffe*t* *f the business a*e also *roposed a* the end *f the research. With tha*, it *a*
</line>
<line>
con*luded tha* the proposed mod*l i* effi*ient as a str*te*ic qu*lity ass*ss*ent tool. The
</line>
<line>
res**ts also p**nt to the compa*y'* maturity i* ter*s o* *ts strategic mar*e* vision.
</line>
<line>
Keywords: Shared E*onomy. Strat*gic Quality A*sessmen*. Quality In*ic*tor*. Colla*orative
</line>
<line>
Busi*ess.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina PI, v. 15, *. 1, art. *1, p. *40-2*2, jan./fev. 201*
</line>
<line>
www4.fs*net.c*m.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. P*z*ne, *. P. *alad*ni
</line>
<line>
242
</line>
</par><par>
<line>
1 IN*RODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
C*m o advi*do da glob*lização e a difusão da
</line>
<line>
i*ternet nov*s modelo* de negócios
</line>
</par><par>
<line>
surgiram. E**es são os neg*cios bas*ados na Economia do Compartilhamen*o, que devid* ao
</line>
<line>
des**vo*vimento acele*ado da t***ologi* da infor*ação, das redes soc*ais e *a *rescen*e
</line>
</par><par>
<line>
*ec*ssi*ade d* s*r
</line>
<line>
humano por conectividade vem s* transformand* *apidamente (CHEN,
</line>
</par><par>
<line>
*016; HABIBI; A*IDS*N; LARO**E, *017).
</line>
<line>
A Econo*ia Compar*ilhada se benef*ci*u dos avanços tecnológico* da c*munica*ão
</line>
<line>
para cria* links entr* *onsumi*ores e pr*stado*es de serviços (BOSTMAN; ROGERS, 2*10).
</line>
<line>
Ess* *ova geração *e serv*ç** *r*s*ados *u *ferec*dos via apli*ati*os **m ganhado m*rcado e
</line>
<line>
se consolidado cada vez *ai* co*o novo modelo de economia (PIZ*NI; PALADINI, *019).
</line>
<line>
Considerando a rá*i*a e*pan*ão deste me*ca*o, é d*c**ivo que as orga*i*ações
</line>
<line>
selecionem fe*ramentas adequadas *ar* a*aliar o *íve* da qualid**e d* s*us serviço*, a *im de
</line>
</par><par>
<line>
garantir a sa*isf**** *os seus *onsumidores e atingir *s necessidades
</line>
<line>
dos clientes em
</line>
</par><par>
<line>
potenc**is. A partir ** u* estudo *e caso,
</line>
<line>
co*
</line>
<line>
ab*rda*e** quali*a*ivas e q**ntitativa*,
</line>
</par><par>
<line>
objetivos descritiv*s e explora**ri*s, * pre*ente artigo desen*olve um mo*elo d* avaliação d*
</line>
<line>
*ualidade ap*icado às emp*esas que at*am e* pr*c*ss*s de Economia Co**a*tilhada no
</line>
<line>
ram* d* *eliver* de al*men*os.
</line>
<line>
Para * dese**o*vimento do **tudo, c**siderou-se a empresa *íder de *er*ado neste
</line>
<line>
*egmento no Bras*l e maior fo*dtech da Amé*i*a L*tin*. A plataf*rma t*m apenas 9 ano* *e
</line>
</par><par>
<line>
**da e con*orme
</line>
<line>
dados do
</line>
<line>
próp*io sit*, ate*de mais de 3* milhõ*s *e p**idos *ntregues
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
mês, mais *e 20* mil restauran*e* par*eiro*, *erca de 150 *il ent**gado**s ativos *a
</line>
</par><par>
<line>
*la*a*orma e 2,5
</line>
<line>
mil funcion*rios. A plataform* *u* inte*ra *est*ur*ntes dos mai* di*er*os
</line>
</par><par>
<line>
t i p*s e
</line>
<line>
u***rios de t*dos os cant*s do *aís, tem como propósito revolucionar o univers*
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
al*mentação por uma vida mais pr*tica e prazerosa.
</line>
</par><par>
<line>
Os ob*etivos dos autores co* este art*go é apresentar um *od**o de ava*i*ção
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
*ualida*e eficie*te *a*e*do
</line>
<line>
no* indicad*res *a
</line>
<line>
*uali*ade (i) in-line (enfa*iza o processo
</line>
</par><par>
<line>
*rodu**vo em **); (i*) on-l**e (apont* r*lações
</line>
<line>
*ntre a empresa e o *er*ado) * (ii*) off-l*ne
</line>
</par><par>
<line>
(*rocessos que
</line>
<line>
dão suporte ao proc*sso **o*utivo) (PALADINI, *0*1). Pela con**ção
</line>
</par><par>
<line>
objetiva des*e trabalho, a *plicação de ind**adores *a q*a*idad* em negó*io* d* Econom*a
</line>
<line>
Compartilhada r*presen**m um mec**ismo *ficiente p*r* mensura*ão do nível *a qualida*e
</line>
<line>
d*s itens de*tacados.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FS*, T*r*sina, v. 15, *. 1, art. 11, p. 24*-262, j*n./fev. 2018
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Econom*a C*mpa*til*ada: Indic*dores *a Qua*idade Aplicada a Maior Foodtech da *m*rica Latina
</line>
<line>
2*3
</line>
</par><par>
<line>
2 REFERENCIAL T*ÓRICO
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
ex*mplo (i) a**modação ("Airbnb", "*riv*go", etc.);
</line>
<line>
(ii) tr*nsporte ("Uber", "Cab*fy",
</line>
</par><par>
<line>
"Blablaca*", etc.); (ii*) *arejo ("Ebay", "Olx", etc.); e alimentação ("Ifood", "Pedidos já", etc)
</line>
<line>
(IN**STME*T ST*ATE*Y E RESEARCH, 2015).
</line>
<line>
A proposta d* Econo*ia Compartilhada não é nova, o escamb* ou o
</line>
</par><par>
<line>
*om*art*lha*ento de
</line>
<line>
p*odutos ou serviç** faz
</line>
<line>
p***e da his*ória humana (B**TM*N;
</line>
</par><par>
<line>
ROGERS, 201*). Qualquer pe*soa já comparti*hou ou empresto* um livro, o c*rro, a*úcar ao
</line>
<line>
vizinh* etc. No ent*nto, *ste comport*mento nunc* afetou a econom*a, não hav*a es*ala e as
</line>
<line>
operações se *estrin*ia* *er*lmente *s p*ssoas próxim*s (ME*DES; CEROY, 2015).
</line>
<line>
Aind* *á discussões na lite*at*ra sobre a origem do term* Econo*ia Compa*ti*hada.
</line>
<line>
Para Shir*y (2*12), a Economia Compartilhada tev* orige* nos *s*ados **idos n* d*ca*a de
</line>
</par><par>
<line>
1990, adv**da dos grandes avanço* te*nológicos, os quais
</line>
<line>
ge*a*am a redução de custos **s
</line>
</par><par>
<line>
*p*rações on-**ne pee*-to-peer (peer-to-*ee* é um form*to de rede d* comp*tadores
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
transmissão de arquivos e seu surgimento *os*ibil*tou
</line>
<line>
o
</line>
<line>
c*m*artilha*en*o em massa de
</line>
</par><par>
<line>
músic*s e film**). Já para Ferreira *t *l. (2016), * termo foi cit*do pela pri*eira v*z em 2008
</line>
<line>
*elo professor de H*rva*d, *aw*ence Lessig, * q*al fez co*exão entre a recessão *conômica
</line>
<line>
global e a redu*ão *o co*su*ismo daque*e momento.
</line>
<line>
*ndep*ndentemente das data* de o*igem do termo, o fato * qu* esse merc*do *em se
</line>
<line>
popularizado cada ve* mais e *ue estes acontecimentos acabaram *traindo clien*e* co* novas
</line>
<line>
exigência*, in*luindo a v*sã* de sustentabi*idad* *m **as necessidades. O desenvol*imento
</line>
<line>
tecnoló*ico foi fundamental para a fome*ta*ão do con*umo conectado (HABIBI; AVIDSON;
</line>
</par><par>
<line>
LA*OCHE, 20*7). Vi*bilizo* * int*ração
</line>
<line>
en*r* o vende*or * o co*prador, ent*e pesso* a
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. *SA, T*resina PI, v. 15, n. 1, a*t. 11, p. 240-262, jan./*ev. 2018
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/r*v*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. Pizone, *. P. Pa*adin*
</line>
<line>
244
</line>
</par><par>
<line>
disp*sta a ofe*e*er e quem está disposto a utiliza* o s*r*iço, *erando assim as *ransações co*
</line>
<line>
ca*á*er *e Ec*nom** Co*partilha*a (BR*NETE; BERTI, 2016).
</line>
<line>
Est* modelo de consumo alter**tivo tem s* disseminado c*da v** *ais e vem
</line>
</par><par>
<line>
*ra*endo novas formas d* consum*
</line>
<line>
para produ*os o* ser*iç*s que fr*quen*emente ficavam
</line>
</par><par>
<line>
oc*osos ou eram subutil*zados (M*RIN, 20*6). O
</line>
<line>
modelo também
</line>
<line>
poss*bilitou um novo
</line>
</par><par>
<line>
sistema de ne*ócio entr* pessoas desconhe*idas, fundame*tad* pel* tro*a e pelo
</line>
<line>
com**rtilhamento d* itens e não pela sua prop*iedade de f**o (SC*OR, 2014).
</line>
<line>
P*ra Bostman * Ro*ers (201*) apud Pi*oni e Paladini (2018), a *conomia Compar*ilhad*
</line>
<line>
a**nd* trê* tipo* *e sistemas:
</line>
<line>
(i) Merc*do d* *edistribuição - quando um produto sai *e um ambiente onde n*o é mais
</line>
</par><par>
<line>
nece*sário para
</line>
<line>
*utro onde ser*, n* preceito *e "red**a, reus*, r*cicle, *epare o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
redistribua";
</line>
</par><par>
<line>
(ii) *i*e****es co*aborativos - fundam*ntado n* co*partilhamento de r*curs*s *omo
</line>
<line>
habilidade, tempo e di*he*ro;
</line>
<line>
(iii) Si*te**s de *rodutos e serviços - acon*ece q*a*do o usuário paga pelo *enefí*io do
</line>
<line>
*roduto e não *e*o p**duto *m si, *omo por exemplo, pagar por um buraco na p*rede
</line>
<line>
* não pela fura*eira.
</line>
<line>
F*rreira et al. (20**) ap*d Pizoni e Pala*ini (2018), afirma* que a previsão é que este
</line>
</par><par>
<line>
mer*ado c**gue a movimentar valores mui*o *ign*ficat*vos nos próximos anos. Br*nete
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Ber*i (2016) corroboram c**
</line>
<line>
o
</line>
<line>
citado po* Ferreira et al (2016), os autores aprese*tam
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
estimativa de cresci*ento para a Economia Com*artilhada nos próximo* anos q*ando
</line>
<line>
compara*o * e***omi* tra*icional. * expectativa é de um faturamento em torno de US$ 335
</line>
<line>
*m 2*25, muito acima dos US$ 15 *il*ões faturados em 2013. Para o c**culo fo*** *i*adas a*
</line>
<line>
c*nco *rincipais ca**gorias da *conomi* Compar*il*ada, que são: com*artilhamento de
</line>
</par><par>
<line>
automó*eis, em*ré*timo crowdfundi*g e
</line>
<line>
(modal*d*de de i*vestimento ond* várias pessoas
</line>
</par><par>
<line>
podem investir via in*erne* pequ*nas qu*nti*s de dinheir* em um neg*ci*, a fim de dar vida à
</line>
</par><par>
<line>
ide*a),
</line>
<line>
hospedagens acomodaçõ*s, se**iços e
</line>
<line>
autôn*mos *n-lin* di*t*i*uiç*o *e vídeo e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
desenvolvê-la pode signi*ic** *
</line>
<line>
controle de inúmera* variáveis (PALADINI, *0*1). Tão
</line>
</par><par>
</page><line>
imp*rtante *uanto *r**uz*r com qua*idade é *valiá-la (PALA*INI, 2***). Ainda c*nforme o
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 15, *. 1, art. 11, p. 240-262, *an./fev. *0** www4.fsanet.com.b*/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*conomia Compar*ilhada: *ndicador*s da Qualidade Apl*cada a Maior Foodtech da Amé*ica Latina
</line>
<line>
245
</line>
</par><par>
<line>
autor, atravé* da avaliação da *ualida*e
</line>
<line>
pode-s* ver*ficar, por exem*lo, se * e*presa es*á
</line>
</par><par>
<line>
evoluindo ao longo d* t*mpo, se
</line>
<line>
o* padr*es *ré-estabelecido*
</line>
<line>
para a
</line>
<line>
qualidade es*ão sen*o
</line>
</par><par>
<line>
atingi*os, *e os avanços tecnológi*os empre*ados *r*uxeram o*
</line>
<line>
devid*s be*efícios, dentre
</line>
</par><par>
<line>
outros *s*ec*os.
</line>
</par><par>
<line>
Confor*e Bar*ey (199*) e Grant (1996), a estratégia * a o*ientação do* r*curs*s
</line>
</par><par>
<line>
organ*za*ion*is
</line>
<line>
analisada
</line>
<line>
criti*amente a partir do* resultados do* indicadores, amp*ia
</line>
</par><par>
<line>
conhecimen*o* e evidências
</line>
<line>
qu*nto ao
</line>
<line>
enten*ime*to da atuaç*o
</line>
<line>
org**izacional do ambiente
</line>
</par><par>
<line>
in*erno em rel*ção ao **io ex*erno. O modelo d* gestão estrat*gica da qualidade está ligado à
</line>
<line>
ev*lução do uso, ace*so e transferência da informação veiculada n** sis**mas de indicadores
</line>
<line>
(GON*AL*; *ORGE*, 2010).
</line>
<line>
Em ambientes altamente competitivos, dar destaque à avaliação *a q*a*ida*e pode se
</line>
</par><par>
<line>
torna* u*a
</line>
<line>
vantage* est*atégica. Para desenvolver uma efe*iva avaliação da qualidade,
</line>
</par><par>
<line>
me*anism*s *o* bases mens*rá*eis são imprescind*veis e os ind**adores s*o *omponente*
</line>
</par><par>
<line>
adeq**dos para
</line>
<line>
este fim (PRA*I*SKY; BENTON, 2004).
</line>
<line>
O objetiv* ava*iar o avanço é
</line>
</par><par>
<line>
efetivo dos p*oces*os, aspe*to fund*mental no gerenciamento da qualidade.
</line>
<line>
Para alcançar a complexidade d* controle estratég*co, se fa* ne*essár*a * *pl*caç*o de
</line>
</par><par>
<line>
diversos indicadores
</line>
<line>
como in*trum*ntos de
</line>
<line>
ges*ão (S*AC*; C*AMBERS; HARRISON;
</line>
</par><par>
<line>
JHONSTON, 19*7). Um*
</line>
<line>
a*li*ação
</line>
<line>
**ic*z da
</line>
<line>
avaliaçã* atra**s de
</line>
<line>
ind*cadores *es*lta no
</line>
</par><par>
<line>
*umento do conheciment* s**re pontos crucia*s no*
</line>
<line>
processos, *ossibilitando
</line>
<line>
uma análi*e
</line>
</par><par>
<line>
c*nt*nua da eficiência dos i*ens aferi*os (PRAHINS*Y; BENTON, 2004). Em resumo,
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
indic*dore* são es*enc*ais na promoç** de infor*açõ*s mensuráveis *ue permitam rep*oduzir
</line>
<line>
a real*dade or*anizaci**al.
</line>
<line>
Paladi*i (2011) acrescenta ao *izer *ue *s *ndic*do*es da qualidade sã* essênc**s par*
</line>
</par><par>
<line>
o proce**o de avaliação d* qu*lid*de, *á
</line>
<line>
que *ste *roc*dimento b*sea*o em informaçõ*s é
</line>
</par><par>
<line>
a*equadas que vi*bi*izam as avaliaç*es, assim s*ndo, a avaliaç*o
</line>
<line>
*eve ser
</line>
<line>
basead*
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
indicadores bem *aract*rizados. Ainda p*ra o autor, os indicar**, além de *ensu**veis,
</line>
</par><par>
<line>
possu*m com* car*cterí*tica básic* cal*ula* o impacto da satisfa*ã* dos *lie**es
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
c*ns*mid*res,
</line>
<line>
para ta*to, p*ecisa* *er asp*ctos como:
</line>
<line>
ob*etivi*ade,
</line>
<line>
c*a**za, precisão,
</line>
</par><par>
<line>
repr***ntat*vidade, vi**ilidade, vi*ualização, ajuste, u*idade, *lc*n*e e resu*t**os.
</line>
</par><par>
<line>
Os indi*adores es*ão associa*os
</line>
<line>
aos ambientes de produção
</line>
<line>
*a qual*dade espe**ficos
</line>
</par><par>
<line>
(*AL*DINI, 2011), dos quais *e apr*sent* na sequência:
</line>
<line>
*mb*ente da qualidade *n-line: enfatiza o p**cesso produtivo em *i, possui *omo
</line>
</par><par>
<line>
ca*acteríst*cas fundamenta*s a ausência de d**eitos, a capaci*ade d*
</line>
<line>
p**duç*o,
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
</page><line>
**v. FS*, Ter***na PI, v. 15, n. 1, art. 11, *. 240-262, jan./fev. 2018
</line>
<line>
www4.**anet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. Pizone, E. P. *aladini
</line>
<line>
2*6
</line>
</par><par>
<line>
estra*égias de
</line>
<line>
ope*ação, otimização dos proc*ssos, atendim**to às especificações e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
produtividade.
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Ambiente *a qu**idade o*f-line: destaca as ati*idades
</line>
<line>
que dão suporte a* processo
</line>
</par><par>
<line>
produ*ivo, *omo o PC*; suporte à produ*ã*
</line>
<line>
*o caso da man*tenção, por exemplo,
</line>
</par><par>
<line>
pr*jeto
</line>
<line>
de marketing, setor relacionado à segurança *o *rabalho, recrut*mento
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
quali**c*çã* do pe**oal etc. Em suma, a quali*ad* off line está direcionada *ara a *ção
</line>
<line>
de pesso*s e de se*o*es que não atuam diretamente c*m o *rocesso prod*ti*o.
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
*mbiente d* qualidade on-**ne: apo**a *s relações en*re a empresa e o mercado,
</line>
<line>
in*e*tin*o na ef**ácia da empresa e caracterizad* pel* perce*ção d*s nece**i*ades de
</line>
<line>
consumidores e clientes, além d* i*ediata re*ção às *u*anças.
</line>
</par><par>
<line>
Ai*d* para Pala*ini (2011),na e*aboração *a avaliaç*o o
</line>
<line>
indicador deve pos*uir
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
</line>
<line>
Jus*ifica*i*a: t*ata da determina*ã* quanto à re*evância de se **ossegu*r com tal
</line>
</par><par>
<line>
***liação, não há *o** des**vol*er uma avaliação *e n*o se conhece * motivo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
fato;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
*mbiente: os ambientes da qu**idade j* f*ram *es*ritos acima, mas em resumo,
</line>
</par><par>
<line>
tra*am-se de (1) ambiente in-line para in*i*adores de *esempenho; (*) ambiente
</line>
<line>
of f -
</line>
</par><par>
<line>
l*ne para indi**dores de suport* e (3) indicadores o*-li*e par* indicadores
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
qualidade de f*t*;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Padrão: já o padrão serve de referência *ara sa*er se houve evo*u**o no
</line>
<line>
processo
</line>
</par><par>
<line>
a*al*ado ou **o, *ossibili*ando a co*paração en*re meta **tab*l*cida e nível a*ing*do.
</line>
</par><par>
<line>
*esta forma, com base ** condição objetiv*
</line>
<line>
deste estudo, obs*rva-se que a re*ação
</line>
</par><par>
<line>
en*re *s indicador*s da q*alidade e os ambi*nt*s da qualidade é apropriada p*ra
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
des*nvolvimento da avaliação estratégica da emp*es* fo*dtech.
</line>
</par><par>
<line>
3 METODOLOGIA
</line>
</par><par>
</page><line>
Esta fase tem por final*dade apres*ntar a e**rutura metodológica util*za*a nas fases de
</line>
<line>
d*s*nvol*im*nto do pre*ente tr*balho. Uma met*d*logia bem **fini*a é fundame*tal para a
</line>
<line>
e*o*ução d* tra*alho. (MIGUEL, 2011). * definição *o tipo de abo*dag*m da pesquisa deve
</line>
<line>
garantir que o estudo s*ja d*recionado de maneira válida, considerando c*itérios d* a*licação
</line>
<line>
*e*. FSA, Tere*ina, v. 15, n. 1, art. *1, p. 240-262, j**./fev. 2018 *w*4.fsa*et.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Economia C*mpartil*ada: Indicadores da Qualida*e Aplicada a Maior *ood*ec* da América Latina
</line>
<line>
24*
</line>
</par><par>
<line>
ao uso d*s c*nc*it*s envolvidos, conformação
</line>
<line>
ao* o*je*ivos pro*ostos, confiabilidade
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
val*dad* (G*L, 2010). Na (Tabe*a 1), *lassifi*a-se o en**adramen*o *etodológic* do presente
</line>
<line>
artigo.
</line>
<line>
Ta**la 1 - Enquadr*mento metodol*gico
</line>
<line>
D*scr*tiva
</line>
<line>
Objetivos
</line>
<line>
Explorató*i*
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Fo*te: Adap*ado de M*rco*i e *akatos (2010) e Gil (201*).
</line>
<line>
Confo*me Cervo, Bervian e Silva (2007), a pesquisa *escritiva é utilizada para
</line>
<line>
obs*rvar, **gistrar, analisar e correlacio*ar fatos e fenômenos variáveis, buscando estudar
</line>
</par><par>
<line>
co* maior precisã* a freq*ênc*a com
</line>
<line>
**e
</line>
<line>
a*ont**e,
</line>
<line>
sua rel*ção com ou*ros fenômenos, sua
</line>
</par><par>
<line>
natureza e características. Ainda conf*rme os autore*, * pesq*isa descritiv* pode assumir
</line>
<line>
muitas formas, como e*tudos **scritivos, *esqu*sas de **iniã*, pesquisa document*l e estudo
</line>
<line>
de c*so. A coleta de dados é uma taref* **racterísti** deste tipo de pesquisa (GIL, *0*8).
</line>
<line>
Já os *studos e*pl*ratórios permitem ao pe*quisador desenvolver sua experi*ncia
</line>
<line>
sobr* um de**rminado proble*a. O pesquisador parte de uma hipó*ese ou poss*bilidade e se
</line>
</par><par>
<line>
aprof*nda no estudo co* ba** na realidade c*entífica, buscando an*ecede*tes p*ra rea*izar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa descrit*v* (GIL, 2010). Segundo Andr*de (2002)
</line>
<line>
e (GIL, 2008), a pesquisa
</line>
</par><par>
<line>
ex*lo*atória tamb*m é util*zada quando há pouco *on**cimento s*br* o tema a ser *borda*o e
</line>
<line>
pretende-se compreendê-*o *om *ais pr*fu*didade, assu*indo forma de pesq**sa
</line>
</par><par>
<line>
b*b*iográfica *u es*udo de caso. C*m
</line>
<line>
base no
</line>
<line>
descrito, esc*are*e-se que o pres*nte
</line>
<line>
ar*i*o
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
</page><line>
uma pesquisa do tip* des*ritiva e com considerações ex*lora*ór*as quant* aos seus obj*tivos.
</line>
<line>
No que ta*ge * nat*reza da pes*ui*a, *ste t*abalho se caracteriza como p*sq*isa
</line>
<line>
*plic*d*, pois ob*etiva gerar *onhecime*tos para *p*icação prá**ca, dirigidos à *olução de
</line>
<line>
problema*, envolvend* ver**des e interesses locais (G*RHARDT; S**VEIRA, 200*). E*
</line>
<line>
re*ação ao *é*odo *ientífico, a pes*uisa é caracterizada como indutiva po*que *em por
</line>
<line>
objetivo levar a ***clu*ões, c*jo conteúdo é ma*s *mp*o do que o das premissas em que se
</line>
<line>
baseou (MARCON*; L*KATOS, 2010).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina *I, v. 15, n. 1, art. 1*, p. 240-*62, j*n./fev. 2018 www4.fsanet.com.*r/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. P*zone, E. P. P*ladin*
</line>
<line>
248
</line>
</par><par>
<line>
Quanto *os p**cedi*entos t*c*ic*s *tiliz*dos, o *roje*o conta com duas etapas **ra o
</line>
</par><par>
<line>
cu*p*imento dos se*s objeti*os: a pesquis*
</line>
<line>
bibliográ*ica e o estudo de caso. A revi*ão
</line>
</par><par>
<line>
bibl*ogr*fica tem *or obj*ti*o embasar *s temáticas abo*dadas (GIL, 2010) e o estu*o de c*so
</line>
<line>
perm*te uma análise a*pla da situação, gerando c*nhecim**to ma*s ap*rado do processo
</line>
<line>
(**GUEL, 2011).
</line>
</par><par>
<line>
Com relação à forma de *borda*e*, a
</line>
<line>
pesquisa fica caracte**zada como qua*itativa
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
quantitativa.
</line>
<line>
A pesquisa quantit*tiva defin*-*e pelo emprego *a q**ntificação em
</line>
</par><par>
<line>
mo*alidades de co*e*a d* da**s e *nfor*açõ*s, co*o no tra*amen** delas por *e*o d*
</line>
<line>
técnicas esta*ís*ica* (RICHARDSON, 1*99) e foi aplicada durante * avaliação d* quali*ade
</line>
<line>
no item "p*d*ão" do qu*dro 2. Logo, esta aná*i*e tem o intuito de rea*i*ar a tra*sformaçã* de
</line>
</par><par>
<line>
dados e*
</line>
<line>
info**açõ*s n*mér*c** as
</line>
<line>
quais são possí*eis
</line>
<line>
de
</line>
<line>
serem verif*cadas confor*e as
</line>
</par><par>
<line>
car*cterístic** dos indicadores em questã* (CATT*LAN, 2*15). A ab*rdag*m qualitativa é
</line>
<line>
obs*r*ada no item "ex**plo prátic*", ta*bém no quadro *, e na* a*ões ** melho*ias e efeitos
</line>
<line>
multiplicadores d* negócio.
</line>
<line>
No qu* tange * c*l*ta de dados, a mes*a se **u p*r observação, ou seja, visão exter*a
</line>
<line>
do funcionamen*o da empresa, pes**isas d*recionadas *tr*vés do maior si*e de r*clamaç*o no
</line>
</par><par>
<line>
Brasil, o "Recl*me *qui!" e diversos *sos d* *pli*ativo
</line>
<line>
de *elivery. C*mo mé**do
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
avaliação da qu*lidade, utiliz**am-se como m*canismo de estudo os indicado*es da q*al*dade.
</line>
</par><par>
<line>
*ntende-se q*e pa*a uma comple*a ação de ava*iação da qualidad* estudo d*ve o
</line>
<line>
pr*po*
</line>
</par><par>
<line>
*ugestões de melh*ri** aos m*delos de negóc**, buscando o at*ndimento das necessi*ades d*
</line>
</par><par>
<line>
cliente* e consumido*es. Portan*o, além de a*aliar a qual*dade, *am*ém se *erou um *ol
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
*elh*r*as *om possib*lid*de de aplicaç*o prática por empresas da mesma categori* de
</line>
<line>
Ec*nomia Compartilhada da empre*a es***ada.
</line>
<line>
Com base n*s resultados da avaliação da qualidade, outra extensão abor*ada se deu no
</line>
</par><par>
<line>
*esen*olvi*e*to *e sugestões do *ipo efeito* multi**icado*es do n*góci*, o que
</line>
<line>
gera
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
</page><line>
empresa a possi*ilid*de de amp**ação do mercado, assim *omo s*a sustenta*il*dade na área.
</line>
<line>
4 RESULTA*OS E DISCUSSÕ*S
</line>
<line>
4.1 *STUD* DE CASO
</line>
<line>
Para o pres*n*e trabalho, foram abor*adas *aracteríst*cas de uma emp**sa do ramo da
</line>
<line>
Economia Comp**til*ada que atu* no s*gmento d* delivery d* alimentos. Tra*a-*e de um
</line>
<line>
R*v. F*A, Teresina, v. 15, *. 1, ar*. 11, *. 2*0-2*2, jan./fev. 20*8 www4.fsa*et.*om.b*/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E*o*omia Compartilhada: Indicadores da Q*al**ade *p*icada a Maior Foo*tech da Am*rica La*ina
</line>
<line>
249
</line>
</par><par>
<line>
aplicativo que possibilita ao usuár*o fazer um pedido co* apenas poucos cli*ues, inclui *m*
</line>
<line>
gam* g*ande de parceir** con*en*ado* e traz comodi*ade, *conomi* * agilid**e *o
</line>
<line>
consumidor. Neste trabalho, a empresa será chamada f**ticiament* de "Ea*ing Foo*".
</line>
<line>
4.2 Breve histó*ico sobre * em*res*
</line>
<line>
* modelo d* negócio ** "Eating Food" surgiu da necess*dade de uma maior
</line>
<line>
f*cilidade na hora de f*zer *m *edido de *omida em casa. Fundada em 2011, o "**t*ng Foo*"
</line>
</par><par>
<line>
foi l**çado para
</line>
<line>
*fere*er toda a estrut*** de *eliver* a r*staur*ntes que não po*suem
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*erviço. M*is do que um cat*log* *or t*l*fon*, o "Eating Food" se tornou uma grande *raç*
</line>
</par><par>
<line>
de *li*entaçã* *i**u*l no conforto de c*sa. Um ano depois
</line>
<line>
d* s** *a*ç*mento v*eram
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
*plicativos para An*roid e iOS e, co* el*s, "boom", a facilidade de fazer o
</line>
<line>
um p*dido na
</line>
</par><par>
<line>
palma da mão a*udou o negócio e *s
</line>
<line>
*es*aurantes par*eiros a
</line>
<line>
crescerem. *s parceiros *ão
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
co*ação
</line>
<line>
do ne**cio. Quanto mai*r * gama *e
</line>
<line>
op*ões oferec**a* no aplicati*o, mais
</line>
<line>
atra*ivo
</line>
</par><par>
<line>
*o *li*nte "Eatin* *ood" se t*rna, e na o*tr* via de ganho, u* restaur*nte *
</line>
<line>
des*onhecid*,
</line>
</par><par>
<line>
por exemplo, pode garanti* maior visi*ilidade com o *so *a plata*orma, podendo a*sim,
</line>
<line>
re*uzir c*st*s c*m mark*ting e pu**icidade.
</line>
<line>
*egundo a Ass*ciação Brasileira de Ba*es * Restaur*ntes (A*RASEL, *019), *
</line>
</par><par>
<line>
mercado d* del*very movim*nta *$ 11 bi*h*es p*r **o. H*je, de *c**do
</line>
<line>
c*m dados
</line>
</par><par>
<line>
fo**ec*dos pela própria "Eat*n* Food", mai* *9 milh*es de p**idos são entregues t*do mês.
</line>
</par><par>
<line>
Em co*trapartid*, as empresas par*eir** repassam
</line>
<line>
uma taxa de 12% sobre cada tr*ns**ão
</line>
</par><par>
<line>
realizada.
</line>
</par><par>
<line>
4.3 *evant*mento de *ados no que t*nge as reclamações do apl**a*ivo
</line>
<line>
Para g*rar um alcanc* maior de avali*ção e p*rmitir uma percepçã* geral d*
</line>
<line>
p*ata*orma, expandiu-se a análi*e pa*a a op*nião de t*rcei*os, d*da es*ecificamente pe*a maior
</line>
<line>
plataf*rma d* reclamações *o *ras*l, o "Reclame Aq*i". D* acordo com as op*niões
</line>
</par><par>
<line>
**a**sadas no site de rec*amações, nos últim*s 12 m*ses (1*/2019 09/2020), 161.712 à
</line>
<line>
re*lama*ões foram postadas com *elação à empresa "*a*ing Food". De*tro *esse s*te d*
</line>
<line>
reclama*ões a empr*sa "Eating Food" con*a com taxa de 99,8% das recl*maçõ*s respondidas,
</line>
</par><par>
<line>
85,*% obtiveram solução
</line>
<line>
n* problema ex*o*to e 83,9%
</line>
<line>
*os co*sumidor*s volt*riam
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
realiz*r trans*ções com * plataforma. O temp* médi* de res*osta
</line>
<line>
ao reclaman*e é de até 2
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F**, Teresina PI, v. 15, n. 1, *rt. 11, p. 240-262, jan./fev. 20*8
</line>
<line>
www*.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. Pizone, E. P. Paladini
</line>
<line>
250
</line>
</par><par>
<line>
dias e 9 horas. O delivery c*nta com *ota médi* d* 8,60 de uma escala de zero * de*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
atual*ente po*sui co*o *eputaç** o termo "ótimo".
</line>
</par><par>
<line>
*om relaçã* à *atureza *as reclamaçõe*, estão relacionadas em **io* nú*ero quanto
</line>
</par><par>
<line>
a pr**lemas com paga*ento, at*aso *a entre*a, cobranças indevidas, pr*ble*as co*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*uali*a*e d* produto e falta *e atendimento do SAC. Cabe **ss*ltar que, t*nta pl*taf*rma
</line>
<line>
quanto res*auran*e são im*act*dos p*las reclama*õe* dos consu*id*res, inde*endente *o
</line>
<line>
resp*nsá*el real, por i*so a *nter*ç*o entre as duas partes é importa*te.
</line>
<line>
4.4 Modelo de avalia*ão d* qualidade com *ase nos indicadores da qua*id*de
</line>
<line>
Após compilação do* dados, pôde-se anali*ar as informações * r*alizar um dia*nó*tico
</line>
</par><par>
<line>
dos
</line>
<line>
prob*em*s mais releva*t*s, a*ém d* p**po* ações d* melh*rias com base na avaliação
</line>
</par><par>
<line>
est*at*gica da qu*li*ade.
</line>
<line>
4.4.1. Diagnóstic*
</line>
<line>
**n**o do d*a*nóstic* re*lizad*, pôde-*e elencar os p**bl*ma* *ai* relevantes
</line>
<line>
e*cont*ad*s, send* eles:
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Captação de opi*ião do usu*rio incomplet*: avalia-se somente * restaur*nte;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
*ten*imento inadequado às críticas, tanto
</line>
<line>
p*lo restaurante
</line>
<line>
quanto pelo
</line>
</par><par>
<line>
apli*ativ*;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
A*raso nas ent*egas;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Co*rança *busi*a quanto ao **eço das entregas;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Falt* de possibilid*de de can*elamento do pedido;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
*alta de campanha de fideliza*ão do con*u*i*or.
</line>
</par><par>
<line>
No quadr* 1, sã*
</line>
<line>
elen*ados os prob*emas mais *e*evantes e suas açõ*s de melhoria*,
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
Econom** *ompartilha*a: In*icadores da *ualidade Aplicada * Maior Foodtech da Améric* Latina
</line>
<line>
251
</line>
</par><par>
<line>
opinião *o *suário incompleta: avali*- se somente o res*aura*te
</line>
<line>
r*lação à *lataforma.
</line>
<line>
</line>
<line>
dos u*uários, nada melhor do que q**m *s* p*ra levantar *s pon*** a ser*m melhor*dos; - Mel*oria c*ntín*a.
</line>
</par><par>
<line>
2- Pr*ç* abu*ivo *uanto às entregas
</line>
<line>
1 - Criação da tari** dinâmica.
</line>
<line>
Plataforma (1)
</line>
<line>
- Pr**o justo; - Atende o cliente que não comprava devido ao preço da *n*reg*; - Melhoria contínua.
</line>
</par><par>
<line>
3- Cancelam*nto do pedid*
</line>
<line>
1 - Cri*ção de *ax* *e cance*amento.
</line>
<line>
P*ata*orm* (1)
</line>
<line>
- Atende o d*re*to do arrepend**ento consumido*; - Nem usuário ou restaurante são l*sados.
</line>
</par><par>
<line>
4- At*ndimento inadequado à* crít*c**
</line>
<line>
* - Acesso em tempo rea* às recla*ações; 2 - C*ntato ime*ia*o e diret* com o *suário lesado; 3 - *eedback ao usuário quan*o à sug*stões s*br* me*horia* da pl*tafor*a.
</line>
<line>
Restaurante (1 e *) e Platafor*a (*)
</line>
<line>
- Minimização dos tr**stornos causados ao usuários; - Fideli**ção *o usuário d*vi** ao cuidado co* suas so**citações; - Aproximação ent*e **uário, res*aurante e *lataforma; - *e*horia contínua.
</line>
</par><par>
<line>
5- Recorrência quanto a* tipo de reclamação
</line>
<line>
1 - O res*aura*te parce*** é not*ficado; 2 - Envio de sugestões p*ra res*lução do problema; 3 - Envio de feedbac* informando como reso*veu a sit**ção; 4 - Medida punitiv* ou exclusã* do *arceiro.
</line>
<line>
Restaurante (3) e Plataforma (1, 2 * 4)
</line>
<line>
- **roximaç*o entre *l**afo*ma e parcei*o; - Cri*ção de um "rol de oportunidade*" de resol*çã* *e p*oblem*s com base nas experiências v*vidas; - Cria-** a n*cessida*e quanto a aten*ão à qu*li*ade; - Cultu*a *a qualida*e.
</line>
</par><par>
<line>
*- A*raso nas en*regas
</line>
<line>
1 - Envio de mensag**s de*contraídas ao usuário c*m b*se no tempo **n*mic*. *x.: *egur* ess* fome! C*e*aremos em 10 min ;); 2 - Envio *e cupom
</line>
<line>
Res*aur*n*e (1 e 2) e Pla*afor*a (3)
</line>
<line>
- Prazo de e*trega mai* assertivos; - *id*lização do cliente; - C ont í nu* desenvo**imento da plat*f*rma; - Melhoria contínua.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Te**sina PI, v. 15, n. 1, ar*. 11, p. 240-262, jan./fev. 2018
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. Pi**ne, E. P. Pal*dini
</line>
<line>
25*
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
de de*c**to ou brindes; 3 - Cr*ação *o te*po d*nâmico.
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
7 - Fid*l*z*ção do usuário
</line>
<line>
1 - Cri*ção de **m*anhas de fidelização; 2 - Bônus.
</line>
<line>
Restaurante e Platafo*ma (1 e 2)
</line>
<line>
- Fide*iza * consumidor; - Aum*n*o da* *en*a*.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: *s autores
</line>
</par><par>
<line>
4.4.2. Modelo de açõ*s de melhorias
</line>
</par><par>
<line>
Nesta seção as aç*es de m*lhorias p*o**s*as *ã* t*atadas com mais clareza * *xte*são.
</line>
<line>
1. C*m relaçã* à captação *a opini*o dos c*nsumidores, o a*licativo atualmente uti*iza o
</line>
</par><par>
<line>
env*o de um *-mail após cada ped*do realizado, *olici*a*do a op*niã* **
</line>
<line>
usuário
</line>
</par><par>
<line>
quant* experiênci* vivida. A pr*tica é muito boa e uti*izada pe*a maiori* à
</line>
<line>
da s
</line>
</par><par>
<line>
plataformas. * questionário é rápido o*jet*vo. Porém, o que*tion*rio visa a*al*ar *
</line>
</par><par>
<line>
so*ente o restaurante,
</line>
<line>
deixand* de lado * plataform*. Sugere-s* inserir
</line>
<line>
nes*a
</line>
</par><par>
<line>
avaliação *ma
</line>
<line>
pergunta com relaçã* ao aplicativo o* um es*aço para su*estões
</line>
</par><par>
<line>
direc*onada* à pla*aforma. Dur**te
</line>
<line>
o le*antamento
</line>
<line>
*e dados, i*en**ficara*-se
</line>
</par><par>
<line>
recla*ações
</line>
<line>
qua*to aos
</line>
<line>
problema* *o uso da
</line>
<line>
plataforma e **o somente quanto
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
experiência v*vida *om o
</line>
<line>
res*aurante, *endo as*im, **ra uma *valiação com*l*ta
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
ef**iva, acrescentar a
</line>
<line>
ava*ia*ão da pla*aforma p*de
</line>
<line>
gerar o*iniões qu* darão suporte
</line>
</par><par>
<line>
na melhoria contínua do pro*rama.
</line>
</par><par>
<line>
2. Co* *elação às taxas de
</line>
<line>
*nt*ega, verifi*ou-se um n*mero el*vado *e reclamações
</line>
</par><par>
<line>
q*ant* *o val*r da* en*rega*. *ara este caso, sugere-s* *ue as taxas sejam basea*as em
</line>
<line>
algo*ítmo* *inâm*cos, con**der*ndo o tempo de entrega e dis**ncia a ser percor*ida. *
</line>
</par><par>
<line>
imp*rta*te salientar que o aplicativo não te* domínio so**e o tempo e o v*lor
</line>
<line>
da*
</line>
</par><par>
<line>
*nt*eg**, *as que sofr* inf*uência direta.
</line>
</par><par>
<line>
3. Out*a *ossibilidade que po**ria *er in**rida n* plataf*r*a no que tange à gestão
</line>
</par><par>
<line>
opera**ona* da qualidade é a opção
</line>
<line>
de
</line>
<line>
cancelame**o,
</line>
<line>
e*ti*uland*
</line>
<line>
um pr*z* pa** que
</line>
</par><par>
<line>
isso o*or*a se* preju*zo *o usuário *u *o meno* com p*ejuízo mínimo. **r exemplo,
</line>
</par><par>
<line>
*ara cancel*mentos
</line>
<line>
em
</line>
<line>
a*é 2 minutos ta*a de can*elamento é igu*l a *ero,
</line>
</par><par>
<line>
*ancelamentos entre e 5 *inutos taxa**o 2
</line>
<line>
de "x" reais. Ne*** caso, o tempo para
</line>
</par><par>
<line>
ca*celamen*o não pode ser m**to longo, t*n*o
</line>
<line>
*m *ista qu* o
</line>
<line>
*onsumi*o* quer
</line>
</par><par>
<line>
a*ilid*de na entrega e ess*s mi**tos in*erferem no in*cio
</line>
<line>
do
</line>
<line>
preparo. Como
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina, v. 15, n. 1, art. 11, p. 240-*62, *an./fev. 2018
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/r**ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
**onomia Compa*tilhada: I*dic*dores d* Qualidade Ap*ica*a a Ma**r *oodtech *a Am*rica *atina
</line>
<line>
253
</line>
</par><par>
<line>
recl*mações quanto à falta da poss*bil*dade
</line>
<line>
*e cance*amento são reco*rentes,
</line>
</par><par>
<line>
me*horia* no que diz r*speito a es** ca*p* são p*rtinente*.
</line>
</par><par>
<line>
4. *uan*o ao a*endimen*o *nadeq*ado *s críticas recebidas, r*comenda-*e que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
restaurante *arceiro t*n*a acesso em tempo **al à* ava*iações dos *suá*ios, be* como
</line>
</par><par>
<line>
às notas atr*buídas e aos comentários, insti*ando a resolução d* problema trabalho e
</line>
</par><par>
<line>
de melhoria contínua de form* imed*ata. O ra*o de delivery * di*âmico,
</line>
<line>
e ter
</line>
</par><par>
<line>
conheci*ento d* problema em tempo real **de se* crucial para
</line>
<line>
ma*ter ou não
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
con*u*idor. Um *imples contato te*efô*ico
</line>
<line>
com o usuário l*sado po*e salvar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
reputação do restaurant* e do aplicati**, *ara tanto, *s re*lamações de*em ter
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
usuário iden*i**cado, op*rtuni**ndo a con*xão com el*..
</line>
</par><par>
<line>
5.
</line>
<line>
Ind* *ma
</line>
<line>
p*sso adian*e,
</line>
<line>
p**a as reclamações reco*rent*s,.sugere-se que o resta*rante
</line>
</par><par>
<line>
se*a notif*cad*
</line>
<line>
pelo aplicativo e ju**am*nte
</line>
<line>
com a notificação o próprio "Eating
</line>
</par><par>
<line>
Food"
</line>
<line>
pode enviar uma suges*ão de como reso*ver o
</line>
<line>
problema. Após um
</line>
<line>
p*azo pré-
</line>
</par><par>
<line>
est*belecido pela p*ata*or*a, o restaura*te deve enviar um feedback ao aplicativo
</line>
<line>
dando *aiores informações sobre a resolu**o do problema n* *ual **i n*tifica*o. Se o
</line>
</par><par>
<line>
resolveu, co*o
</line>
<line>
a*onte**u? U*ou a sugest*o do apli**tivo? *e nã* h*u*e co*tr*le do
</line>
</par><par>
<line>
p*ob*e*a,
</line>
<line>
expl*nar a respeito dos motivos para qu* possa ser au*iliado *e maneira
</line>
</par><par>
<line>
in*ividual, c*mo um fluxograma. Com o tempo, e*ta *rática auxili*rá n*o so*e*te **
</line>
<line>
control* do* problema* deste r*stauran*e, mas também n* desenvo*vimento *e *m rol
</line>
</par><par>
<line>
de oport*nidades de reso*uções
</line>
<line>
**ra outros r*staura*tes com problemas semelha*t*s,
</line>
</par><par>
<line>
*aseado *as experi*ncias vividas. Dess* *or*a, o apl*ca*i*o construirá uma *ar*eira d*
</line>
<line>
*nfor*aç*es útei*, criando div*rsa* *ossibilidades de *esoluções pa*a con*rat**pos
</line>
</par><par>
<line>
que vier*m a surgi* n*s d*mais par*ei*o*,
</line>
<line>
tornan*o este de*envolv*men*o mais u*a
</line>
</par><par>
<line>
ação recorrente à avaliação da q*ali*ade. Em caso *e fal*a d* i*teress* d* re*taur*nte
</line>
</par><par>
<line>
pa*ceiro na solução das reclamações, sugere-se que o
</line>
<line>
aplicativo *r*-estab*leça um
</line>
</par><par>
<line>
n*mero máximo *e notifi*ações a serem
</line>
<line>
enviadas ao rest**rante. S* o desin*eresse
</line>
</par><par>
<line>
pel* **a*idade d* serviço per*istir, * restaurante p*de ficar f*ra da plataforma por u*
</line>
<line>
tempo det*r*inado ou mesmo ser excluí*o. A intençã* é cri*r a cultura da qualidade
</line>
</par><par>
<line>
e* todo*
</line>
<line>
os n*ve*s,
</line>
<line>
por isso, parceiros que não tenham intere*se em inv**ti*
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
qualidade não
</line>
<line>
*grega* valor à
</line>
<line>
pla*aform*, j* que a marca "Eating F*od" ta*bém
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
afe*ada.
</line>
</par><par>
<line>
6.
</line>
<line>
*utr* questão é o
</line>
<line>
pro**ema *ec*rre*te com *
</line>
<line>
atra*o n*s en*rega*. Entende-se
</line>
<line>
que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
plata**rma
</line>
<line>
não possui respon*abili*ade d*reta com as
</line>
<line>
**tregas. T*dav*a, **
</line>
</par><par>
</page><line>
recl*mações pr*j*d**am o re*taur**te e * apl*cativo, assim, ent*nde-se que * resolu*ã*
</line>
<line>
Rev. FSA, *ere*ina PI, v. 1*, n. *, art. 11, p. 240-2**, jan./fev. 20*8 *ww*.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. Pizone, E. P. P*l*di*i
</line>
<line>
2*4
</line>
</par><par>
<line>
pode *er trata*a em *onjunto. Recomen*a-se o env*o de info*mações sobre
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
anda*en*o
</line>
<line>
do pedido ao usu*rio
</line>
<line>
através
</line>
<line>
de men**gen* enviadas via WhatsApp ou
</line>
</par><par>
<line>
me*sa**m de t*xto e não somente pelo aco*pan**mento no aplicati*o, como é feito
</line>
<line>
atu*lmente. Ele pod*rá ser info*mado a*ravés ** frases cu*tas e descontra*das *e o seu
</line>
</par><par>
<line>
ped*do c**gar* *o prazo ou mesmo se
</line>
<line>
*hegará *tra*ado. Por e*emplo: "*e*ura ess*
</line>
</par><par>
<line>
***e! Devido ao trâ*sito len*o atr*s*remos
</line>
<line>
1* *inuti*hos, logo *staremos aí! ;)".
</line>
</par><par>
<line>
Assim, entende-se que antecipa*do a inf*rma*ão ** a*raso do
</line>
<line>
pedido, a fru*t*ção do
</line>
</par><par>
<line>
cliente pode ser minimizada, pois a situação é esperada e ele se se*te "cu*d*d*". Para
</line>
</par><par>
<line>
ca**s *ríticos *o a*ra*o, * e*vio de um
</line>
<line>
br*nde ou
</line>
<line>
cupom de desconto deve dirimir
</line>
</par><par>
<line>
reclamaçõe* futura* e *emonstra a preocupação *o restaurant* em s**i*fazer e fid*liz*r
</line>
<line>
o cliente. Ou**a sol*ç*o interessante, m** q*e *eman*aria investiment* tecno*ógico,
</line>
</par><par>
<line>
seria a *inc*onizaçã* da plat*forma com a*licati*os de GPS, * que daria
</line>
<line>
o
</line>
<line>
tempo
</line>
</par><par>
<line>
correto de en*rega. *esse caso, o te*p*
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
prep*ro do pedido deve *er somado
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
t*mpo de entrega.
</line>
</par><par>
<line>
7. Um nicho q*e po*e ser explorado s*o as *am*anhas de *idelização dos *lientes.
</line>
<line>
P*op*e-se * inserção *e v*nt*gens aos usuários que u*ili*am a p*atafor*a *om
</line>
</par><par>
<line>
frequência, podendo ser *través d*
</line>
<line>
de*cont*s *m entregas, boni*icações o* "cartão
</line>
</par><par>
<line>
fideli*ade". P*r exemplo: após "x" comp*as no período d* três meses n* mesmo
</line>
</par><par>
<line>
p*rceiro "Eating Fo*d" consu*idor *anha um b*nu* extr* (bônus o
</line>
<line>
do res***rante)
</line>
</par><par>
<line>
e/ou ap*s "x" com*ras no p*ríodo de um *ês no "Eating Food" o us*ário *anha **
</line>
<line>
bônus ext*a (bôn*s do aplicativo). Também é *nte*essante o*e*ecer u* bôn*s *ua*do a
</line>
</par><par>
<line>
pr*meira experiênc*a *a
</line>
<line>
plataforma é rea*izada,
</line>
<line>
*ssim usuário já fica ins*iga*o o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
fazer *eu seg*ndo ped*do, como exe*plo de lim*tação pod*ria citar "7 di*s para o uso
</line>
<line>
do desconto". Tais *ções pro*or*ionam a fidel*zação do usuár*o e podem ser feitas em
</line>
<line>
conjunto entre plataform* e restaurante.
</line>
</par><par>
<line>
Em um contex*o geral, todas as sugestõe* descritas evidenciam um *orte viés
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
sat*s*ação do clie*t* * à melhoria contínua.
</line>
</par><par>
<line>
4.* Os indic*dores como ferra*e*ta d* *valiaçã* da q*alidade
</line>
</par><par>
<line>
* fim de integrar o
</line>
<line>
di*gnóstico, as a*õe* de m**hor*a* p*o***tas e contemp**r
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
obj*t*vo deste traba*ho, o Qua*ro
</line>
<line>
2 a*resenta o r*s*mo **s *ndicador*s da quali*a*e,
</line>
</par><par>
</page><line>
*pont*ndo s*u o*jetiv*, a justi*icat**a, o a*biente, padrão e ex**p*o p**tico. Os indi*ad*res
</line>
<line>
**o a**esentados obed*cendo aos seg*i*te* crit*ri*s:
</line>
<line>
Re*. FSA, Teresina, v. 1*, n. 1, ar*. 11, p. 24*-2*2, *an./*ev. 2018 www4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Economi* Com*artilhada: Ind*cado*es da Qualidade Aplicada a Maior *oodte*h da Amér*ca *atina
</line>
<line>
255
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
1, 2, 3 e 4 - proble*as *obre as reclamações;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
*, 6 e 7 - imagem da *mpresa;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
8, 9 e 10 - novos ent*atante*;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
1* e 12 - relação entre a p*ataforma e os *a*ceir*s;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
13 e 14 - níveis *e servi**;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
15 ní*el *ecnológi*o.
</line>
<line>
A*alia* u* ser*iç* (bem intangível) *o*e s** mais dif**ult**o do que analis*r a
</line>
</par><par>
<line>
produ*ão ** um equi*ament* de fat* (bens tangíveis), como por exemplo, a produção de uma
</line>
<line>
máquina de *op*s po* **ra. Par* este caso, os objeti*o* *odem *e* m*is óbvi*s. No *ntanto,
</line>
<line>
e*tender as necessidades d* e*p*es* e levantar *bjetivos alinhados à* *uas *ç*es de
</line>
<line>
*esen*olvime*to, ten*e a facilitar todo procedi*e*to e é is*o que * avaliação *or i*dic*dor*s
</line>
<line>
propõe.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, T*res*na PI, v. 15, n. *, art. 11, p. *40-*62, jan./fev. 2018
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. Piz**e, E. P. Paladini
</line>
<line>
*56
</line>
<line>
Quadro 2 - Indicadores da qualidade
</line>
</par><par>
<line>
Indicador
</line>
<line>
Obj**ivo
</line>
<line>
Justificativa
</line>
<line>
Ambient*
</line>
<line>
Padr*o
</line>
<line>
E*emplo Prá*ico
</line>
</par><par>
<line>
1
</line>
<line>
Definir ní*eis de recla*ação
</line>
<line>
Avaliar * nível de impacto gerado pela* reclama*ões r*cebidas
</line>
<line>
Off-line
</line>
<line>
Zero
</line>
<line>
A*raso no atendi**nto: entre * e 5 m**utos - nível **ve; entre 5 e 10 minut*s - nível mode*ado; a*ima d* 10 mi*utos - nível cr*t*c*
</line>
</par><par>
<line>
2
</line>
<line>
De*ini* número máximo *e recl*mações rec*bidas
</line>
<line>
Determ*nar a pa*tir de quantas r*clama**es o parceiro receberá not**ic*ção, pun*çã* ou ser* retirado da platafor*a
</line>
<line>
Off-line
</line>
<line>
Zero
</line>
<line>
Recebime*to e*tre 0,*% e 1,0% de r*clamações na mesma seman* - no*i*i*ação; entre 1,1% e 2,0% de reclamações - pun*ção, f*c*ndo desa*ivo n* plataforma por 1 sem*na; 2,1% ou *ais reclamações - noti*i*aç** de possí*el exclusão c*m desativação de ** dias para reajust**-s* aos procedimentos, havendo recorrênc*a exclusão *o parceiro
</line>
</par><par>
<line>
3
</line>
<line>
Av*liar o modelo de *et*rno das rec*amações *dotad*s pelos p*r**iro*
</line>
<line>
Determinar ponto* fra*os a eliminar e p**tos fortes a potencializa*
</line>
<line>
Off-***e
</line>
<line>
Efic*ê*cia superior aos co*corre*tes em *5% do casos estudados
</line>
<line>
Basicamente Benchmarking externo
</line>
</par><par>
<line>
4
</line>
<line>
Avaliar mode** de treinamento ad*t*do
</line>
<line>
Definir *ível de utilida*e p*áti*as *os treiname*tos desen*olvidos
</line>
<line>
O*f-line
</line>
<line>
100% d* cont*údo do treiname*to aplicado em período inferior a uma seman*
</line>
<line>
Tr*ina*entos desenvolvi*os a**avé* de vídeos. Mate*ial d* capacitação co* soluç*es simples para problem** reco*rente*.
</line>
</par><par>
<line>
5
</line>
<line>
Definir *ívei* de açõe* sociais desenvolvidas **lo del*very
</line>
<line>
Determinar o ní*el de ac*itaç*o socia* da imagem da empresa
</line>
<line>
On-line
</line>
<line>
90% ace*tação
</line>
<line>
Quem as ações dev*m at*ngir? *ndicador e*senci*lmente de cunho estra*égico, relação co* * Mer***o
</line>
</par><par>
<line>
6
</line>
<line>
Avaliar os níveis das ações
</line>
<line>
Verifi*ar se os níveis *tingidos a*ende* as especificações
</line>
<line>
*ff-line
</line>
<line>
E*iciência s*p*rio* aos c*ncorrentes em 85% d* ca*os est*dados
</line>
<line>
Identificar se *s propa*andas *st*o send* bem aceitas
</line>
</par><par>
<line>
7
</line>
<line>
De*e*minar *íveis de *ceita*ão da propagan*o veicul**a
</line>
<line>
Av*liar o trabalho da áre* de publicidade
</line>
<line>
O*-line
</line>
<line>
100% d* *ceit*ção em p**qui*as d* Mercado
</line>
<line>
Ma**eting v*ltado pa** cupon*mento **ra novos e*trantes, data* e promoçõ*s esp**iais. Incorp*r*r *lack *rid*y e grandes promoçõ*s que ocorrem no va*ejo
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 15, n. 1, art. 11, p. 240-262, jan./fev. 2018
</line>
<line>
www4.fsa*e*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Economi* C*mpartilhada: Indicadores da Qualida*e Apl*c**a a M*i*r *oo*te*h d* América Latina
</line>
<line>
257
</line>
</par><par>
<line>
8
</line>
<line>
D*f*ni* crit*rios para novos entrantes (parceiro)
</line>
<line>
Es*ec*ficar padrões mínimos para novos e*trantes
</line>
<line>
**-line
</line>
<line>
No mínim* * meses de fu*c*onamen*o
</line>
<line>
Exigir te*po m*nimo de func*onament* para **dastramen*o na pl*taforma. *este *er*odo o *esta*rante cria *étodos e **drões *e trabalho. E*tingu*-s* esta necessidade pa*a r*des, fra*quias * filias de res*a*rantes cadastra**s. I*d*cador e*tr*t*gico
</line>
</par><par>
<line>
9
</line>
<line>
Av*liar novos entrantes
</line>
<line>
*erificar se tod** o* ent**n*es p*ssuem *s carac**rísticas desejadas
</line>
<line>
Off-*ine
</line>
<line>
100% de ate*di*ento aos níveis especific*dos
</line>
<line>
Avali*r s* o restauran*e a*ent* aos req*isito* solicitados. Indicad*r de *unh* tático, *ções *e apoio.
</line>
</par><par>
<line>
10
</line>
<line>
D*fini* *artic*pação n* Merca*o
</line>
<line>
Det*r*inar a evo*uç*o nessa *artici*ação
</line>
<line>
On-line
</line>
<line>
Atingir uma média de 20% a* a*o
</line>
<line>
N**o* entra*tes. Par*eria com g*andes redes e franquias. Maior base + sort*mento = prosp*c*ã* ent*antes em p*tencial. **cluir linha Premium com Chefs. C*ntato fei*o p*la plataf*rma
</line>
</par><par>
<line>
11
</line>
<line>
Determinar * ní*e* de *nvolviment* do* *a*ceiros
</line>
<line>
Avaliar *s feedbac*s recebid*s dos parceiros
</line>
<line>
Off-*i*e
</line>
<line>
100% de i**ere*se
</line>
<line>
Iden*ifica* se *á ** não o *nteresse do restaurante ** res*lver os problemas ad*i*do* das recla*ações. Em ca*o* de reclamações moderada* ou crít*cas, a plataforma pode sugerir meio* de res*lução. Avaliação de cunh* t*tic*.
</line>
</par><par>
<line>
12
</line>
<line>
Definir níve* de rotatividade d* restaura*tes
</line>
<line>
Com**rar o nível d* saíd*s d* parceiros com o* concorrentes
</line>
<line>
Off-l*n*
</line>
<line>
Zero
</line>
<line>
A*segurar que não haja exc*usão ou saíd* do restaurante p*r *o*ivos não **atados
</line>
</par><par>
<line>
13
</line>
<line>
De*erminar o nível do ser*iço prestado
</line>
<line>
*spe*ificar *m termos *laros e me*sur*vei*, t*dos os s*rv*ços que a p*ataforma esp*ra d* restaurant* pa*ceiro
</line>
<line>
On-*i*e
</line>
<line>
1*0% de atendi*ento aos ní*e*s especificados
</line>
<line>
Utiliza*ão do S*A - Se*vice *evel Agreement ou Acor** d* Nível de Serviço, con*e*do *et*s de nível de serviço, *ent*e outros aspectos pertin*n*es. Dimensão est*a*égica, *ão indicadores de sobrevivência da e*presa
</line>
</par><par>
<line>
1*
</line>
<line>
Det*rminar tempo de entreg*
</line>
<line>
*e**ur*r o tempo de entrega com **se no t*mpo d*nâmico
</line>
<line>
*n -l i n *
</line>
<line>
Zero *tras*
</line>
<line>
Prazo de e*trega baseado *o fluxo do trânsito em temp* r*al. Avisar o consumi*or se houver atraso.
</line>
</par><par>
<line>
1*
</line>
<line>
Avalia* o níve* tecn*ló*ico da pl*ta*o*ma
</line>
<line>
Reduzir *ro*l*mas no ace*s* - b*gs
</line>
<line>
In -l i n e
</line>
<line>
Atualizações a cada * meses
</line>
<line>
**senvolv*r o software també* *o* base nos f**d*ac*s dos parceiros e consu*id*res
</line>
</par><par>
<line>
*onte: Os autor*s.
</line>
</par><par>
</page><line>
**v. *SA, Teresina **, v. 15, n. 1, a*t. *1, p. 240-262, jan./fev. 2018
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*co*omia Com*ar*ilh*da: Ind*c*dores da *uali*ade Aplicada a Mai*r Foodte*h d* América Lati*a
</line>
<line>
2*8
</line>
</par><par>
<line>
4.6 Efe*tos multi*licado*es do ne*óci*
</line>
<line>
Os efeitos multiplicad*res traba*ham a busca p*la melhoria, com f*rte ape*o *
</line>
<line>
*novaçã* e à evolução. C***or*e P*ladini (2009), os *fei*os *ultiplicadores têm a *er com a
</line>
</par><par>
<line>
multiplicid*de de visões li*ad*s à qualida*e têm como mai*r benefício o *or*alecimento e
</line>
<line>
e*tr*tégico ** o*ganização. Para o estu*o de caso *m qu*s**o, sugerem-se como efeitos
</line>
</par><par>
<line>
mult*pli*ad*res do negó*io algumas situaçõ*s
</line>
<line>
que
</line>
<line>
podem incorre*
</line>
<line>
em
</line>
<line>
grande
</line>
<line>
impacto
</line>
</par><par>
<line>
estr*tégico, tais como:
</line>
</par><par>
<line>
1. Uma l*nh* de r*nomados cozinheiros como
</line>
<line>
p*rceiros, estabelecendo cone*ão direta
</line>
</par><par>
<line>
com a am**iação de mercad*, **mo por exemplo, uma aba extra chamada "E*ting
</line>
<line>
Food do Chef" ou "Eating Food Gourme*". A ideia é credenc*ar restaura*te* fin*s e
</line>
</par><par>
<line>
sofistica*os como parceiros, at*ndendo a alta c**sse. Pr*p**cionar um
</line>
<line>
car**p*o
</line>
</par><par>
<line>
r**uintado e com poss*bilidades de
</line>
<line>
esco*h*s qu* se
</line>
<line>
e*c*ntra*ia apenas indo a um
</line>
</par><par>
<line>
re*o*ado r*st*ura*te, isso tu*o com apenas *lguns cliq*es e direto em casa. A*sim,
</line>
<line>
*tenderia a *ecessi*ade de client*s de o*t*os níveis de int*ress*. O efeito vai ao
</line>
<line>
encontro da n*c*ssidade de realiz*r uma requintada r*cepção *m casa. Al** ** bu*fet,
</line>
<line>
ta**ém é p*ssível *ferecer o se*viço de garçons *m r*s*mo: ref*içõe* a*sinada* por
</line>
</par><par>
<line>
che*e* famoso*, comprad*s a*ravé* de
</line>
<line>
*lguns cl*ques, en*regues na co*odidade de
</line>
</par><par>
<line>
c**a * com s*rviço de garço*s i*c*uso c*so cli**te o
</line>
<line>
assim d*seje. Res*lt*do: novo
</line>
</par><par>
<line>
nicho *e *er*a*o e incl*são d* no*os parcei*os na platafo**a.
</line>
<line>
*. **tra po*sibilid*d* * * de oferecer re*eições complet*s para datas im*orta*tes, co*o
</line>
<line>
por ex*mplo, no na*a*, d*a da* m*es, an**ersário, *orm*tura etc. Parce**os
</line>
<line>
creden*iados com know how específico em da*as especiais.
</line>
</par><par>
<line>
3. E para finalizar *s *feitos multiplicadore* do
</line>
<line>
**gócio,
</line>
<line>
uma opç*o *xtra seria não se
</line>
</par><par>
<line>
restringir apenas ao delivery. O efeito ate*de a seguint* s*tuação: horá**o de
</line>
<line>
alm*ço,
</line>
</par><par>
</page><line>
ap*n** uma hora para real*zar a re*eição e o cli*n*e em *otencia* nã* pode comer no
</line>
<line>
tra*alh*, o* *e*a, nã* ***e pedir um deli*e*y. Neste caso, a sug*stão é encomenda* a
</line>
<line>
r*feiçã* p*lo aplicativo e r*tirá-la no res*au**nte. A grande valor*zação deste e*eito é o
</line>
<line>
"poupa *empo". O cliente e*colhe a refeição *ssim que inic*a seu *o*ário d* almoço e
</line>
<line>
en*uanto ele se encam*nha para o rest**ra*te ou *hopping a comida * preparada. Ele
</line>
<line>
chega ao **stauran*e, apres*nta seu *ode e retira sua refeição, c*m isso, ganh* o t*mpo
</line>
<line>
levado no pre*arad* do prato. Pode parecer pouc*, m*s g***ar 15 mi*utos *uando se
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Economia C*mp*rtilhada: In*i*adores da Qualidade Aplic*da a Maior *oo**ec* d* América Latina
</line>
<line>
*5*
</line>
</par><par>
<line>
te* u* intervalo
</line>
<line>
curto para o almoço faz
</line>
<line>
mu*ta diferen*a. Essa pr**ica pode ser
</line>
</par><par>
<line>
*pli*ada ta*bém a p*quenos ou médios grupos . Ca*a um esc*lh* o que vai querer na
</line>
<line>
r*feição e o restau*ante reserva uma mesa des*inada a cada grupo.
</line>
<line>
Com a aplic*b*lidade dos efeitos *u*ti*licad*res, agrega-se novo valor à *lataforma,
</line>
</par><par>
<line>
atingem-*e *ovas *a*ias de mercado * diversi*icam-se *s serv*ç*s prestados pe*a
</line>
<line>
e*p*esa,
</line>
</par><par>
<line>
a*ém de abarcar ou*ras *ecessidade* dos usu*r*os, indo *ir*ta*ente ao enc*n*ro dos *r*n*ípio*
</line>
<line>
da ec*nomia *ompa*tilhada.
</line>
<line>
5 CONSI*ERAÇ*ES F*NAIS
</line>
</par><par>
<line>
A pa*tir *os dad*s
</line>
<line>
obt*dos ** empresa "Ea*i*g Food", os autores aprese*taram
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
mode** de avalia*ão da quali*ad* baseado nos in*i*ares *a qu*lidade on-line, *ff-line e in-
</line>
<line>
*i*e. Na pr*tic*, *s in*icadores mostraram-se efi**entes qua*t* à i*entificaçã* do impacto n*
</line>
<line>
qu* t**ge às r*clam*ções dos usuár*os da plataforma. É importan*e salien*ar que, através dos
</line>
<line>
indicadores da *ual*dade é possível id*ntifi**r se * *mpresa está evoluindo ao long* do
</line>
<line>
te*po, com base em padrões p*é-*stabeleci*os.
</line>
</par><par>
<line>
Co*o o* modelos
</line>
<line>
*e *egócios sã* no*os, at*nta-s* p**a uma r**trição ao estudo
</line>
</par><par>
<line>
apr*sen*ado: alguns indi*adores necessitam de *adrões que possam s*r mensurad*s
</line>
<line>
com
</line>
</par><par>
<line>
*aci*idad*,
</line>
<line>
em espec*al os q*e tê* rel*ção com o
</line>
<line>
merc*do. Os **dica*ore* (3) Avaliar
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
mod**o de retorno das reclam*ções adota*o pe*os par*eir*s, (*) Av*liar os níve*s das ações,
</line>
</par><par>
<line>
(*0) Defi*ir par*icipação no mercado e (*5) Av*liar nível tecnológico d* pl*tafo*ma *ão o
</line>
</par><par>
<line>
pos*uem
</line>
<line>
pa*rõe* pr*-*stabelecidos para uma efe*iva co*p*r*ção, tornand*-se
</line>
<line>
de difícil
</line>
</par><par>
<line>
inter*retação. P*ra tanto, fa*-se nec**sária * defi*ição dos *ri*eiros pa*rões.
</line>
</par><par>
<line>
O *od*** propos*o
</line>
<line>
poss*i potencial *e usabilidade nas dem*is emp*esas do ramo *e
</line>
</par><par>
<line>
delivery d* alimentos e não possui nenhum* res*rição quanto à ap*icabilida*e nas demai*
</line>
</par><par>
<line>
áreas
</line>
<line>
da Econ*mia Compartil*ada, s*lvo das a*ualizações quanto ao* pad*ões util*zados.
</line>
</par><par>
<line>
Como proposta
</line>
<line>
de trabalhos fut*ros, sugere-se a formul**ão *e u*a nov* relação
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
indicadores com o apo*o
</line>
<line>
da pró*r*a platafor*a, no intuito de propor um mo*e*o mais
</line>
</par><par>
<line>
completo de otimização e m*lho*ia c*ntínua *s empresas *e deliv*ry en**lvidas com
</line>
<line>
negóci*s da Eco*omia Comp*rtilhada.
</line>
</par><par>
</page><line>
*e*. FS*, *eresin* *I, v. *8, n. 01, *rt. 11, p. 10*-131, jan. 2021
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R. Pizone
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E. *. Pa**di*i
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1) co**ep*ão e pl*nejamento.
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X
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X
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*) análise * interpre*ação do* dados.
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X
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X
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3) elaboraçã* do rascu*h* ou na revisã* crí*i*a do conteúdo.
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X
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X
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4) partic**açã* na aprovação *a v*r*ão final do manuscrito.
</line>
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X
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X
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www*.fsan*t.com.br/*evista
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)