Avaliações Externas no Contexto Escolar: Relatos de Professoras / External Assessments in The School Context: Teachers’ Reports
Abstract
Esta investigação científica coletiva busca caracterizar, sob o ponto de vista de professoras de uma escola municipal, como as avaliações externas influenciam na dinâmica dessa instituição e na organização das práticas educativas. A pesquisa, de viés qualitativo, foi embasada nos saberes de Freitas (2007, 2012a, 2012b, 2013, 2015, 2016, 2018), Sordi (2013, 2020) e Richter (2015) para dialogar com a aplicação de entrevistas a quatro docentes do Ensino Fundamental I. Notamos que as avaliações externas incidem sobre as práticas pedagógicas desde a discussão do planejamento até as aulas realizadas com as(os) estudantes; e não são um sinônimo de qualidade do estabelecimento educacional, pois a valorização das(os) discentes, como parte do processo de ensino e aprendizagem, representa a qualidade na educação, de acordo com as professoras entrevistadas.
Palavras-chave: Avaliação Externa. Práticas Educativas. Formação Docente.
ABSTRACT
This collective scientific investigation intend intend to characterize, from the point of view of teachers from a municipal school, how external assessments influence the dynamics of this institution and the organization of educational practices. Thus, we base on Freitas (2007, 2012a, 2012b, 2013, 2015, 2016, 2018), Sordi (2013, 2020) and Richter (2015) to dialogue with the application of interviews with four teachers of Elementary School. We noted that external assessments influences on pedagogical practices since the planning discussion until the classes held with students; and they are not a synonymous of quality of the educational establishment, since the valorization of students, as part of teaching and learning processes, represents quality in education, according to the interviewed teachers.
Keywords: External Assessment. Educational Practices. Teacher Training.
References
ARCAS, Paulo Henrique; BORGES, Regilson Maciel. A produção acadêmica sobre o SIMAVE: mapeamento de teses e dissertações (2000-2019). Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 23, p. 1-20, 2020. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15946.209209226789.0613. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15946/209209213521. Acesso em: 19 nov. 2020.
BONAMINO, Alicia Catalano de; BESSA, Nicia; FRANCO, Creso. Avaliação da Educação básica: pesquisa e gestão. São Paulo: Loyola, 2004.
BONDIOLI, Anna. O projeto pedagógico da creche e a sua avaliação: a qualidade negociada. Campinas: Autores Associados, 2004.
BRYK, Anthony. SCHNEIDER, Barbara. Trust in schools: a core resource for improvement. New York: Russel Sage Foundation, 2012.
BRASIL. Decreto Lei no 9.394 de 20 de Dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 20 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 22 mai. 2020.
CERDEIRA, Diana Gomes da Silva; ALMEIDA, Andrea Baptista de. As Avaliações Externas no Ensino Fundamental: influências no currículo e no cotidiano escolar. In: REUNIÃO DA ABAVE, 7., 2013, Brasília. Anais [...]. Brasília: ABAVE, 2013, p. 147-164. Disponível em: https://abave.org.br/u_project_cat/reuniao_abave/. Acesso em: 22 nov. 2020.
DALBEN, Adilson; ALMEIDA, Luana Costa. Para uma avaliação de larga escala multidimensional. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 26, n. 61, p. 12-28, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.18222/eae266103140. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/3140/2954. Acesso em: 23 mar. 2020.
DOURADO, Luiz Fernandes; OLIVEIRA, João Ferreira; SANTOS, Catarina de Almeida. A qualidade da Educação: conceitos e definições. Série Documental: Textos para discussão, Brasília, v. 24, n. 22, p. 5. 34, 2007.
FERNANDES, Domingos. Para uma ênfase na avaliação formativa alternativa. Editorial. Educação e Matemática, 81, p. 1, 2005. Disponível em: http://www.apm.pt/files/_editorial_high_424ac23d0ad39.pdf. Acesso em: 16 out. 2012.
______. Avaliação, aprendizagens e currículo: para uma articulação entre investigação, formação e práticas. In: BARBOSA, Raquel (org.). Formação de Educadores: Artes e técnicas - Ciências e políticas. São Paulo: Editora UNESP, 2006a.
______. Para uma teoria da avaliação formativa. Rev. Port. de Educação. Lisboa, v. 19, n. 2, p. 21-50, 2006b. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/pdf/rpe/v19n2/v19n2a03.pdf. . Acesso em: 07 mai. 2012.
______. Para uma teoria da avaliação no domínio das aprendizagens. Estudos em Avaliação Educacional, Braga, v. 19, n. 41, p. 347-372, 2008. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/5526/1/Para%20uma%20teoria%20da%20avaliac%CC%A7a%CC%83o%20no%20domi%CC%81nio%20das%20aprendizagens.pdf. Acesso em: 22 mar. 2020.
______. Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas. São Paulo: Unesp, 2009.
FONTANIVE, Nilma. O uso pedagógico dos testes. In: SOUZA, Alberto de Melo (org.). Dimensões da avaliação educacional. Petrópolis: Vozes, 2000, p. 139-173.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança – um reencontro com a Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
FREITAS, Luiz Carlos de. Eliminação adiada: o caso das classes populares no interior da escola e a ocultação da (má) qualidade do ensino. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, p. 965-987, out. 2007. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302007000300016. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a1628100.pdf. Acesso em> 13 mai. 2020.
______. Avaliação e políticas públicas educacionais: ensaios contrarregulatórios em debate. Campinas: Edições Leitura Crítica, 2012a.
______. Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 33, n. 119, p. 379-404, 2012b. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302012000200004. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v33n119/a04v33n119.pdf. Acesso em: 13 mai. 2020.
______. O Ideb: limites e ilusões de uma política educacional. Educação & Sociedade, Campinas, v. 34, n. 125, p. 1153-1174, 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302013000400008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v34n125/08.pdf. Acesso em: 23 mar. 2020.
______. Preparando para testes. Campinas-SP, 19 ago. 2015. Avaliação Educacional (Blog). Disponível em: http://avaliacaoeducacional.com/2015/08/19/preparando-para-testes/. Acesso em: 10 mar. 2016.
______. Três teses sobre as reformas empresariais da educação: perdendo a ingenuidade. Cad. Cedes, Campinas, v. 36, n. 99, p. 137-153, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/CC0101-32622016160502. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v36n99/1678-7110-cedes-36-99-00137.pdf. Acesso em: 10 out. 2020.
______. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
______; FERNANDES, Cláudia de Oliveira. Indagações sobre currículo: currículo e avaliação. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.
GADOTTI, Moacyr. Qualidade na Educação: uma nova abordagem. Florianópolis: COEB, 2013.
GENTILI, Pablo. O discurso da “qualidade” como nova retórica conservadora no campo educacional. In: GENTILI, Pablo A. A.; SILVA, Tomaz Tadeu da. Neoliberalismo, qualidade total e Educação: visões críticas. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2001, p. 111-178.
HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação: mito e desafio: uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: Mediação, 2005.
KLEIN, Ruben. Como está a Educação no Brasil? O que fazer? Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 14, n. 51, p.139-172, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ensaio/v14n51/a02v1451.pdf. Acesso em: 22 abr. 2020.
LAVILLE, Chistian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas; tradução Heloísa Monteiro e Francisco Settineri. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: UFMG, 2008.
MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed., São Paulo: Atlas, 2003.
MENDES, Jackeline Rodrigues; MONTEIRO, Alexandrina; PERBONI, Edilene Mizael de Carvalho. Avaliação da qualidade da alfabetização mineira no cenário do sistema educacional nacional e internacional. Revista Educação e Políticas em Debate, Uberlândia, v. 1, n. 2, p. 472-494, 2012. DOI: https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/21915/12117. Acesso em: 22 abr. 2020.
MENDES, Olenir Maria et al. Pesquisa coletiva, avaliação externa e qualidade da escola pública. Curitiba: CRV, 2018.
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação. Resolução SEE no. 666/2005. Belo Horizonte, 2005. Disponível em: http://pesquisalegislativa.mg.gov.br/LegislacaoCompleta.aspx?cod=43021&marc. Acesso em: 22 abr. 2020.
MINAS GERAIS. Secretaria do Estado da Educação. Conteúdos Básicos Comuns – CBC: Ensino Fundamental e Médio: Proposta curricular. Belo Horizonte: SEE/MG, 2008.
NARDI, Elton Luiz; SCHNEIDER, Marilda Pasqual (org.). Qualidade da Educação no Ensino Fundamental: entre políticas e a (ex)tensão do tema na escola pública. Ijuí: Unijuí, 2015.
OLIVEIRA, Maria Cristina Araújo de; SOARES, Carlos Renato. Sistemas de Avaliação em Larga Escala e a Disciplina Matemática: um estudo sobre o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (SIMAVE). In: CONGRESSO IBEROAMERICANO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 1., 2011, COVILHÃ. Anais [...]. Covilhã: CIHEM, 2011. p. 1-12. Disponível em: http://www.apm.pt/files/177852_C46_4dd7a190ab9fa.pdf. Acesso em: 22 abr. 2020.
PEREIRA, Margareth Conceição. As avaliações externas mineiras: contexto de políticas de responsabilização. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 24., 2009, Vitória. Anais: [...]. Vitória: Anpae, 2009. p. 1-11. Disponível em: https://www.anpae.org.br/simposio2009/203.pdf. Acesso em: 25 abr. 2020.
PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens - entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
REBELATTO, Durlei Maria Bernardon. Qualidade na Educação e Gestão escolar: ordenamentos, políticas e práticas. In: NARDI, Elton Luiz; SCHINEIDER, Marilda Pasqual. Qualidade da Educação no Ensino Fundamental: entre políticas e a (ex)tensão do tema na escola pública. Ijuí: Unijuí, 2015. p. 177-204.
RICHTER, Leonice Matilde. Trabalho docente, políticas de avaliação em larga escala e accountability no Brasil e em Portugal. 2015. 452 f. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13696/1/TrabalhoDocentePoliticasAvaliacao.pdf. Acesso em: 01. Mai. 2020.
ROCHA, Maria Aparecida Rodrigues da; NOGUEIRA, Vera Lucia. Avaliacoes em larga escala: impactos na atuação do professor coordenador pedagógico na rede municipal de educação de Belo Horizonte (Minas Gerais). Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 23, p. 1-18, 2020. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.23.2020.14869.209209227143.0623. Disponivel em: https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14869/209209213536. Acesso em: 20 nov. 2020.
SÁ, Virgínio. O discurso da qualidade no contexto da recomposição das desigualdades em Educação. R. bras. Est. pedag., Brasília, v. 89, n. 223, p. 425-444, 2008. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.89i223. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3706/3443. Acesso em: 11 jul. 2017.
SORDI, Mara Regina Lemes de. A avaliação da qualidade da escola pública: a titularidade dos atores no processo e as consequências do descarte de seus saberes. In: FREITAS, L. C. et al. (org.). Avaliação e Políticas Públicas Educacionais: Ensaios Contra Regulatórios em Debate. Campinas: Leitura Crítica, 2013, p. 157-170.
______. A avaliação na educação básica: enfrentando os limites da responsabilização vertical. Revista Devir Educação, Lavras, v. 2, n. 2, p. 78-89, 2018. DOI: https://doi.org/10.30905/ded.v2i2.80. Disponivel em: http://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/80/73. Acesso em: 22 nov. 2020.
______et al. Avaliação da qualidade social da escola pública: delineamentos de uma proposta referenciada na formação humana. Políticas Educativas, Paraná, v. 13, n. 2, p. 63-86, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Poled/article/view/107364/58282. Acesso em: 23 out. 2020.
VIDAL, Vera Maria. Avaliação Institucional. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2003.
VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Avaliação e organização do trabalho pedagógico: uma articulação incipiente. Revistas Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, n. 8, p. 109-129, 1993. Disponível em: file:///C:/Users/Usuario/Desktop/2344-8897-1-PB.pdf. Acesso em: 23 abr. 2020.
______. Avaliação: políticas e práticas. Campinas, SP: Papirus, 2002 (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
______. Módulo III: A avaliação na escola. Brasília: Universidade de Brasília, 2007.
______. Virando a escola do avesso por meio da avaliação. 2.ed. Campinas: Papirus, 2009.
______. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. 8. ed. Campinas: Papirus, 2010.
______. Avaliação formativa: práticas inovadoras. Campinas: Papirus, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2021.18.1.9
Refbacks
- There are currently no refbacks.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)