Cerâmica Pré-Histórica No Litoral Piauiense: Uma Cerâmica Tremembé? / Prehistoric pottery In Coastline Piauiense: A Ceramic Tremembe?

Aline Gonçalves dos Santos, Jacionira Coêlho Silva, Julimar Quaresma Mendes Júnior

Resumo


O presente trabalho tem como problemática a identidadedo material cerâmico encontrado em quatro sítios arqueológicoslocalizados no litoral piauiense, Dunas I, Dunas II, Lagoa do Portinhoe Seu Bode, entre os municípios de Parnaíba e Luís Correia. Alémdesses vestígios pré-históricos, existem informações documentaisde que, nos primeiros tempos da colonização, a costa do Piauí eCeará foi habitada por grupos indígenas denominados Tremembé,hoje estudados por etnógrafos nos dois Estados. Relatos de cronistaseuropeus corroboram essa informação. Quanto aos autores dacerâmica pré-histórica, estão sendo investigados a partir da análisedesse material. Até o momento os estudos realizados emboraincipientes revelaram que esses grupos não deixaram apenas osartefatos cerâmicos, mas também material lítico e malacológico,esse último sendo indício da base alimentar dos grupos costeiros.Diante dessas informações, o objetivo deste trabalho é, em faseinicial de abordagem, caracterizar a cerâmica arqueológica combase nos dados obtidos até o momento, como um ponto inicial parareflexão teórico-metodológica, como práxis da pesquisaarqueológica: a existência de dois tipos cerâmicos; uma demanufatura simples, e outra de técnica mais apurada, resultandoem vasilhames com melhor acabamento. Enfim, busca-se comoresultado revelar os marcos identitários dos dois grupos fabricantesda cerâmica e a relação dos ocupantes locais com o meio.

Palavras-chave


Cerâmica. Sítios Dunares. Tremembé.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)