<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 8, art. 7, p. 129-147, a*o. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.18.8.7 </line>
</par>
<par>
<line> "O M*lhor Esporte do Mundo é Caçar Neg*o*"? Geografi*, Fo*mação ** Professores e </line>
<line> **squisa (Auto)*iográfica </line>
<line> "T*e Bes* S*ort in the *orld Is Hunti** Blac*s"? Geograp*y, Te*cher T*a*ning an* </line>
<line> Biographical Resea*ch </line>
</par>
<par>
<line> *eonardo Pinto d** *antos </line>
<line> Dou*or em Geografia *ela Unive*sidade Fede*al de Santa Maria </line>
<line> *ro*essor da Univer*idade Fed*ra* do Pará, C**pus Alt*mi*a </line>
<line> E-mail: leon*r**santos@u*pa.br </line>
<line> Wallysson d* O*iveira Ca*valho </line>
<line> Licen*iando da Universi*ade *ederal do Par*, Cam*us *ltam*ra </line>
<line> E-mail: w*ll*s*on.oc@gmai*.com </line>
<line> *elitemara da S*lva Araújo </line>
<line> Licenciada em Geogr*fia pela Univer*i*a*e *ed*ral d* Par*, *ampus Altamira </line>
<line> E-*a*l: wel*yaraujojb*5@gmail.c** </line>
</par>
<par>
<line> E*dereço: Leonardo Pinto d*s Sant*s </line>
</par>
<par>
<line> *aculdade ** G*ogr*fia - Rua C*ronel José **rfírio, </line>
<line> E*itor-Ch*fe: Dr. Tonn* Kerl*y de Alenc*r </line>
</par>
<par>
<line> 2515, Es*lanad* do Xingú, C**: 68.372-040, </line>
<line> *odrigues </line>
</par>
<par>
<line> Alta*ira/*A, *rasil. </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: </line>
<line> Wall*s*on de Ol*veira C**valho </line>
<line> *rtigo recebido em 19/0*/2021. Ú**ima </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> Faculdade de G*ografia - *ua Coronel José Porfírio, </line>
<line> *ecebi*a *m 03/08/202*. Aprovado *m 03/*8/*021. </line>
</par>
<par>
<line> *515, Esplanad* do Xingú, CEP: 68.372-040, </line>
</par>
<par>
<line> *ltamira/P*, Bra*i* </line>
<line> Avali*do pelo sistema Trip*e Review: a) D*sk **view </line>
</par>
<par>
<line> En*ereço: </line>
<line> *elite*a*a da S*lva Araújo </line>
<line> pelo Ed*tor-*hefe; e b) Double B*ind Review </line>
</par>
<par>
<line> Facul*a** de *eografia - *ua Coronel J*sé P*rfírio, </line>
<line> (aval*ação cega p*r dois avaliadores da área). </line>
</par>
<par>
<line> 25*5, E*pl*nada do Xingú, CEP: 68.372-040, </line>
</par>
<par>
<line> Al*amira/*A, Br*sil </line>
<line> Revisão: Gramatical, No*mativa e de *orm*tação </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. P. S*ntos, W. O. Carvalho, W. S. Araújo </line>
<line> 130 </line>
</par>
<par>
<line> *ESUMO </line>
</par>
<par>
<line> Est* *esquisa organiza-se sob dois m*v**en*os: refle**r so*re * </line>
<line> c**texto da A*azôni* e os </line>
</par>
<par>
<line> prof*ssores que a*i *tuam a p*rtir de um ponto de conflu*n*i* que é a Facul*ade de Geografi* </line>
</par>
<par>
<line> (U**A/*l**mira); </line>
<line> pensar a *esquisa (auto)biog*áf*ca co*o possib*lidade de *ormaçã* </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> professores que atuam nestas real**ades. Busca-se, po* meio dessa investigação, </line>
<line> *m *ase </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> de*envolvim*n*o, *ontactar docentes </line>
<line> que atuam n* formaçã* d* professores de Geog*afia </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> e*t*dantes que estão no últim* ano *o curso de L*ce*ciatura em *eografia d* UFPA-Ca*p*s </line>
</par>
<par>
<line> A**ami*a, *r**uzindo, *or m*i* *e su*s na*r*tiva* auto*iográfica*, p**sibili*ades </line>
<line> p*ra </line>
</par>
<par>
<line> comp**e*der um outr* caminho formativo possí*el. O método (auto)biográfico é propo*to no </line>
<line> sentido de compreende* processos de interação/relação c*m a reg*ão amazônica, compree*der </line>
<line> as din*mic*s soci*i* e edu*acionais, desenvolvim**to p*omovido pe*o Estado bras*leiro em </line>
</par>
<par>
<line> diferentes momentos da histó**a do Brasil e a form*ção de professores </line>
<line> d* Geogr*fia nesse </line>
</par>
<par>
<line> context*. </line>
</par>
<par>
<line> Palavras-chave: Geografia. For*ação de *rof*ssores. Pesquisa (Auto)B*ográfi*a. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> *his resear*h is o*gani*ed und*r two movements: reflec*ing on the context o* th* Amazonia </line>
</par>
<par>
<line> and *he teachers </line>
<line> who work *here from a c*nfluence poin* that is the Fac*lty of Geography </line>
</par>
<par>
<line> (UF**/Altamira); thi*king about bi*graphical research a* a *ossib*l*ty of training of teac*ers </line>
<line> who wo*k in these realiti*s. Th*o**h this research, *nder d*velopmen*, the aim *s to contact </line>
</par>
<par>
<line> teachers w*o w*r* in </line>
<line> t*e trainin* of Geography tea*he*s and *tudents who </line>
<line> *re *n the *inal </line>
</par>
<par>
<line> yea* of *he Degree in Geo**aphy at U**A-Campus Altam*r*, producing, *hro*gh **eir </line>
<line> narratives a*t*biographical, possibili*ies to under*tand another *ossible *ormative p*th. *he </line>
</par>
<par>
<line> (a*to)bio*raphical met*od is p*oposed in order to </line>
<line> u*ders*an* pro*esses of </line>
</par>
<par>
<line> int*ractio*/rela*i*nship with t*e *eg*o*, unde*stand the *ocial and *ducati*nal </line>
<line> dynam*cs, </line>
</par>
<par>
<line> development promot*d by the gov*rnment a* different times in Bra**lian histor* and the </line>
<line> t*aining of Geography teachers in thi* context. </line>
<line> Ke* words: **og*aphy. Teacher T*aining. ***graph*cal Rese*rch. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 18, *. 8, *rt. 7, p. 12*-1*7, a*o. 20*1 </line>
<line> www*.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "O Melhor Espo*te do Mundo é Ca**r Negros"? Geograf*a, Formação d* Pro*essor** e *esquisa </line>
<line> 13* </line>
</par>
<par>
<line> "Falando d* esporte", disse M*c, "o *elhor esporte do mundo é ca*ar n*gros. De*ois que deix*i Burlingt**, </line>
</par>
<par>
<line> vocês l*mbram, eu *ui par* sul. Saí para o </line>
<line> ver o mundo de cima *ara ba**o, e acabara d* desco*r** *u* p*dia </line>
</par>
<par>
<line> b*i*ar. Deu*! As lutas em q*e eu *os**mava me met*r... Bem, de </line>
<line> qualquer jeito, acabei n*ma *la*tação de </line>
</par>
<par>
<line> algodão na Geórgia, p*rto de um lug*r chamado Dixville. Ac*n*ec* que *les estava* pr*cis*n** de um capataz, </line>
</par>
<par>
<line> e*t*o eu fiquei. "Lembro-me *aquela noite perfei*am*n*e, </line>
<line> porqu* est*va sentad* *m m*n*a cabine es*r*vendo </line>
</par>
<par>
<line> para casa pa*a mi*** **mã. Ela e *u sempre nos demos bem, m*s não conseguíamos nos dar bem com o res** da </line>
<line> família. ** a*o passa*o ela se j*nt*u co* u* *aixei*o-*iajant*... *h, se um dia e* pegar esse aí... Bem, como *u </line>
<line> dizia, eu e**av* s*nta*o lá. Escrevendo so* a luz de um* lamp*rina a óleo. E**ava uma noit* quente, úmid*, e a </line>
</par>
<par>
<line> tela </line>
<line> da j*nel* er* </line>
<line> u*a m*ssa contorcida ** m*squitos. Fique* c** coceir*s só d* vê-l*s engat*nhan** u*s por </line>
</par>
<par>
<line> cima d** outro*. *e repente, minhas ore*has lev*nt*ram-se o me* cabelo começou * se arrepia*. Eram e </line>
<line> cacho*r*s, c*es s*nguinár*os, vi*do espalhado* *m **io à esc*ridão. Não sei se vo*ês já o*vir*m um cão lad*ar </line>
</par>
<par>
<line> qua*d* es** atrá* de </line>
<line> um humano... Qualquer *ão l*drando à noite * a *ois* mais **litária, ma*s assu**ador* *o </line>
</par>
<par>
<line> mundo. M*s *qu*l* era pior. Fazia você s*ntir como se esti**s*e par*do *o es*ur*, esperando p*r a*gu*m que v*i </line>
<line> es***ngulá-lo - * você não po*e es*apar! "Por mais ou menos um minuto tudo que ouvi fo*am os *ães, e depois </line>
<line> alguém, ou alguma *oisa, caiu por cima da m*nha cerca. Pés pesados, *orrendo, *assaram bem em fre*te * *inha </line>
<line> ja*e*a e ouv* o ruído *e respir*çã*. V*c*s sab*m como um *ava*o *eimo*o respira quando *ocê está apert*ndo o </line>
</par>
<par>
<line> **scoç* *e*e co* *ma cord*? D*quele j*ito. "Fui para a var*nd* num *ul*, a tem*o d* ver os </line>
<line> cães pularem </line>
</par>
<par>
<line> minha cerca. E*tão **g*ém que eu não con*e*uia ver gr**ou, tão rouco que m*l podia fala*: "Pra onde ele foi?\ </line>
<line> " **ssou a c*sa * f*i par* trás!\, di*se *u, * comece* a correr. Havia uns *oze de n**. Nunca d**cobr* o que o </line>
</par>
<par>
<line> negr* f*z, e acho q*e a maioria *os homens *am*ém não. Não *igávamo*. Corr*m*s *omo uns l*ucos </line>
<line> pelo </line>
</par>
<par>
<line> c*mpo d* algodão, pelos campos pantano*os com as inu*da*ões, *ada*os no rio, m*rgulh*mos p*r sobre as </line>
</par>
<par>
<line> cercas, de um jeito que nor*a*mente cansar*a um homem em cem m*tros. M** </line>
<line> nós n*m sentimos. A sal*va </line>
</par>
<par>
<line> c*ntinu**a brotando em minh* boc*. Era </line>
<line> a </line>
<line> ún**a coisa que m* incomodav*. </line>
<line> Era lua cheia e, *e *empos em </line>
</par>
<par>
<line> tem*os, q*a**o chegáv*mos a uma clareira, *lguém grit*va, \Lá *ai *le!\, e *ensávamos qu* os c**s ha*iam se </line>
<line> enganado * ido atr*s de u*a somb*a. **mpre os cães na frente, ladrando como sinos. D*ga, você já *iu um cão </line>
<line> *angu*nário cor*e*do a*rás de um h*mem? É co*o u*a cor**ta. E* bati minha c*nela *m u**s vint* c*rcas, e a </line>
</par>
<par>
<line> ca*eç* em todas </line>
<line> as árvores </line>
<line> da Georgia, </line>
<line> mas nem senti..." Ma* *s*alou os lá*i*s e be*eu. "É claro", disse ele, </line>
</par>
<par>
<line> "*uando alcanç*mos, o* c*cho**o* tinham acabado ** fa*er o negão ** p*da*o*". Sacudiu * cab*ç* com </line>
<line> *ma </line>
</par>
<par>
<line> le*brança b*ilhan*e. "Você terminou a cart* para sua irmã?", p*rguntei. "*laro", disse Ma*, secament*. "Eu a </line>
</par>
<par>
<line> não </line>
<line> g*staria ** viver aqui no Mé*ico", *isse Mac. "As *essoas não tem co*ação. Gosto </line>
<line> d* pesso** amigáveis, </line>
</par>
<par>
<line> como os americanos." </line>
<line> Reed (2000, p. 56-58) </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODU**O </line>
</par>
<par>
<line> For*ar p*ofe*sores e professoras tem se to*nando *ma tarefa cada vez mais complexa, </line>
<line> não *ome*te *m ra*ão d*s difere*tes dimensões qu* *erpa***m a docê*cia, mas </line>
<line> princ**al*ente com as m*danças no qu*dro social patr*cinadas pelos a*anços do me*o </line>
<line> téc*ico-científic*-informac*ona* e que impact*m diretame*te a instituiçã* escola. </line>
<line> C*mo s*bemos, a escola não é u* corpo i*ol**o d* resto d* so*iedade (mesmo *ue </line>
<line> s*us muros às vezes po**am dizer o contrário), *la *ofre ressonâncias do qu* persi*te nas </line>
<line> re*li*ades locais e g*ob*is. Outro ponto pacífico em relaç*o à vid* doc*n*e é qu* *la é um* </line>
<line> p*of*ssão e para t**to tem que necessaria*en*e ser pensada como tal, *e*do urgente avançar </line>
<line> so**e *s *oncepçõe* *rrône*s - mas, que ainda *xi*tem - do at* de docenci*r ser *ruto de </line>
<line> "uma vocação, um apostolado, um sacerdócio leigo" (L*SS*RD; TA*DIF, 20*0, *. 255), </line>
<line> Rev. F*A, T*resina PI, v. 18, n. 8, ar*. 7, p. 129-1**, ago. 2021 www4.fsa*e*.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. P. San*os, W. O. Carva*ho, W. S. A*aújo </line>
<line> 132 </line>
</par>
<par>
<line> *endo cada vez mais *ate*t* a "n*cessidade d* s* pensar a *ormação de professor*s como uma </line>
<line> formação prof*ss*ona*" (NÓ*OA, 2017, p. 11*6). </line>
<line> Quando s* refl*te a formação de docen*es d*ntro do contexto am*zô*ico, os pro*es*os </line>
<line> parecem em um primeiro p*ano se *ornarem ainda mais complexos, fren*e aos desafios *u* </line>
<line> pa*ram sobre a regiã*, qu* se config*ra *omo o "centro do *undo" **s **flexões de Brum </line>
<line> (2019)1. Essa c*ntralidade se p*de explicar em um momento globa* de *mergênc*as </line>
<line> climáticas, mas também, em razã* da nece*sid*de de se **nsa* outro mo*e*o econô*ic* e, </line>
<line> po*tanto, de or*anizaç*o *oc*al q*e se paute em outr*s espacialidad*s que não as configuradas </line>
<line> p*l* cap*tal fre*te a *ida e *m relaçã* as diver*i*ades em suas distintas dimensõe*. </line>
<line> A A*a*ôni* tem vivenciado, *as últimas dé*ad*s, *if*ren*es i**li*ações esp*cia*s </line>
<line> que são resultant*s diretas da instalação ** grandes e*preendimento* com* **tradas e *si*as </line>
<line> hidrelétricas, s*guindo *m modelo de *ese*vol*im*nto atr*sado *ue vive uma dualid*de de se </line>
<line> pensar a ques*ão econ*mica d* um lado e o desenvolvi*ento dos povos e populações l*cais </line>
<line> do ou*ro (BECKER, 2009), sem *xistir maior*s di*log*s en*re estes do** polos. </line>
<line> Parte de*te ideário dos grandes e*preendime**os l*vados pa*a a região, t*m c*mo </line>
</par>
<par>
<line> just*ficati*a principal a urgênc*a de tirar a regi*o Nort* e </line>
<line> **us </line>
<line> *ovo* do at**so. Essa </line>
</par>
<par>
<line> concepçã* </line>
<line> par** </line>
<line> de vozes exteriores à Amazônia, sendo *raticada como uma f*rma </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> repro*ução </line>
<line> do cap*tal, que vê par* e*sa região *s mes**s nece*s*dades * anseios de </line>
<line> outros </line>
</par>
<par>
<line> grupo* s*c**** pres*ntes no Brasil. Para *sso, o Es*ad* coloca em moviment* um </line>
<line> ob*e*o </line>
</par>
<par>
<line> pensado ainda na época d* di*adura ci*il-**lit*r: a hidrelétrica de Belo *onte. </line>
</par>
<par>
<line> * n*ste contexto que a Fac*ldade *e Geo*rafia, da Uni*e*si**de Fe*era* do Pará </line>
<line> (UFPA), campus de Altamira, se colo*a com* formadora de *icenc*andos e licenc**nd*s em </line>
</par>
<par>
<line> Geografia. *omo instituiçã* formadora, se torna cada vez *ais n**essário repensar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> formação *o* pro*essor*s que vão atuar em uma reg*ão com tam*nha diversidade </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> c**tralidade. </line>
</par>
<par>
<line> *m um primeiro movimento, podemos conc*rdar com Becker (2015, p. 111): </line>
</par>
<par>
<line> A *reservação do </line>
<line> equilíbr*o ecológico não signif*ca </line>
<line> imp*ssibilidade *e *x***taç*o </line>
</par>
<par>
<line> da* potenci*lidades regionais, mas sim a busca das formas de ex*lo*ação que, </line>
<line> embora forços*me*te introduzindo modificaçõ** no ecos****e*a, redu*a* ao </line>
<line> m*nimo os risco* *ecorrent*s dessa *odific*çã*. Um ecossistem* é um conjunto que </line>
<line> abrang* popul*çõ*s de organismos v*vos e um c*m*lexo d* fatores ambien*ais em </line>
<line> que os organismos interagem en*re si * em qu* exist*m ef*itos recípr*cos entr* o </line>
<line> a*biente e as populaçõ*s, de tal sorte que a interf*rên**a em um de seu* ele*ento* </line>
<line> te* r*p*rcu*s*es sobre o fun*ionamento do **njunt*. </line>
<line> 1 El**ne Brum, Amaz*nia Centr* do Mundo, Dispon*vel em: </line>
<line> <h*tps://br*sil.elpais.com/brasil/2019/1*/1*/*pinion/15*38205*3_621324.*tml>. A*e*so em: 08 de junho de </line>
<line> 2021. </line>
<line> Rev. FS*, Te***ina, v. 18, n. 8, art. 7, p. 129-1*7, ago. 2021 www4.fsane*.c*m.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "O Mel*or Esp*r** do *undo é Ca*ar Negr*s"? Geografia, F*rmaç** *e Profe*sores e Pesquisa </line>
<line> 13* </line>
</par>
<par>
<line> Existem *utras formas de *e pens*r **se "desenvolvime*to" par* a *mazônia, sendo </line>
</par>
<par>
<line> u* </line>
<line> dos cam*nhos poss*veis a construção *e outros olhares </line>
<line> para a regi*o, em que a vida </line>
</par>
<par>
<line> caminha próxi*a às concepções *e desen*olvime*to v*gentes e/ou em c*nstr*ç*o. A </line>
<line> Educa*ão tem papel fundamen*a* dentro *este *ro*esso, pois permit* refletir as causas * </line>
</par>
<par>
<line> conse*uências *os *enômenos, se considera*do disti*tos p*i*mas que c*nflue*, com* as </line>
</par>
<par>
<line> dimensões biológic*, s*ci*l, </line>
<line> cultura* e pol*tica p*esentes nas espacialida*es *ue se </line>
</par>
<par>
<line> consol*d*m. </line>
</par>
<par>
<line> A fo*mação i*ic*al p*ecisa cada vez mais *onectar as questõ*s ambientais c*m as </line>
<line> sociais no pe*sar sobre a rea*i*ade, e, isso só é po*sível a part*r de *m pensamen*o pro**ndo </line>
</par>
<par>
<line> sobre o próprio currí*ulo que tem *ormad* *stes *ocentes que </line>
<line> vã* atuar </line>
<line> na Amazô*ia. Um </line>
</par>
<par>
<line> meio possível é através da es*uta das vozes da*ueles envolvidos nos processos formativos, </line>
</par>
<par>
<line> q** é o q** desejamos ao propor o u*o d* *étod* (auto)biográfico na formação </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> professores de Geografia dentro da U*PA, *a*pus *ltamira. </line>
</par>
<par>
<line> O intu*t* é se valer *est* método de pesquisa como meio para *e fortalecer </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> construção de u* novo P*o*e*o Pedagógi*o d* Curso de Licenciat*ra em Geogra**a (PPC), da </line>
</par>
<par>
<line> U*P* Campus de A*tami**, à luz </line>
<line> da Resolução CN*/C* </line>
<line> nº 2, de 20 d e </line>
<line> dezembro de 20*9, </line>
</par>
<par>
<line> qu* define as Diretrizes Curr*cula*es Naci*nais pa*a a Formação Inicial de Professores para a </line>
<line> Educação Básica e institui * Base Nacional Comu* para a F*rm*ção In*c**l d* Pro*essores da </line>
<line> Educação Básica (BNC-Fo*maçã*). Além, é clar*, de s* te* u* PPC que esteja de acordo com </line>
<line> a* nec*s*id*des u**en*es que se faze* impe**tivas p*ra se sub*er*er a or*em social vigente, </line>
<line> que d* m**tas maneiras obs*rva* a floresta * seus povos como inimigas *o d*se*volvimento </line>
<line> que o Capit*lismo ans*ia para a re*ião. </line>
<line> Ao fortalecer a formação do*ente *e terá *amb*m um grupo pro**ssional *ten*o aos </line>
<line> fenômeno* locais, compree*dendo relaçõ*s possí*eis entr* *mbiente e *opulações a partir d*s </line>
<line> cat*go*i*s geo*rá*icas, que podem con*uzir a u* *ensa* coleti** e horizontal. Pe*ma*ece*do </line>
</par>
<par>
<line> *inda *om u* olh*r sobre </line>
<line> a </line>
<line> p*ópr*a dimensão éti*a ex*stente na docê*ci*, que entre outro* </line>
</par>
<par>
<line> objetivo*, busca a leitu*a * transformaçã* da sociedade que se *prese*ta a favor da mer*adoria </line>
<line> frente à vida **esente *a Ter**. </line>
<line> Em relação * aspe*tos *xiste*tes no méto*o (au*o)bi*gráfico, Arroyo (2020) *p*nta * </line>
</par>
<par>
<line> nec**sida*e </line>
<line> d* col*car os pers*nag*ns pre**ntes </line>
<line> n* processo </line>
<line> de *ducaç*o par* q** narrem </line>
</par>
<par>
<line> suas vivê***as, o q*e estamos </line>
<line> **sejosos de *ealizar com a pesqu*sa que *e e*c*ntra em </line>
</par>
<par>
<line> *n**mento den*ro da UFPA, *ampus de Al*amira, buscando envolver doc*ntes e *iscentes ** </line>
<line> curso *e l*cenciatura em Geog*afia. </line>
<line> *ev. FS*, Teresina PI, v. *8, n. *, art. 7, p. 129-147, ago. 2*21 www4.fsanet.com.**/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. P. Santos, W. *. Carvalh*, W. S. Ara*jo </line>
<line> 134 </line>
</par>
<par>
<line> Ess* pensar é encont*ado também em Fa**n (2020, p. 31), que e* outr* c**tex*o </line>
</par>
<par>
<line> *o**nta *ue "f***r é </line>
<line> existir absol*tamente </line>
<line> para o </line>
<line> outro. [...] Fal** é ser capaz de em*regar </line>
</par>
<par>
<line> determ*nada sint*xe, é se a*ossar da mor*ologia de uma ou outra lín*ua, mas é acima ** tudo </line>
</par>
<par>
<line> assumir uma </line>
<line> cultu*a, suportar o peso de uma ci*ili**ção". A re*lexão de Fanon (2020) </line>
</par>
<par>
<line> e*contra conexão com </line>
<line> o pen*amento de Nóvoa (*995), *ue leva * docência </line>
<line> o us o d * </line>
</par>
<par>
<line> n**rativas (aut*)biográficas, afirman*o ser impossível a separação do eu profissional c*m </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> história de vid* dos indivídu**. S*nd* as pr**rias </line>
<line> narrativas frut*s d* "peso de uma </line>
</par>
<par>
<line> civilização", qu* pode *er lida a par*ir das f*l*s dos docentes que participam *e p*squisas com </line>
<line> o *ét*d* (auto)biog*áfico, pois a m**ma imp**t* nas história* de vida. </line>
<line> 2 METODOLOGIA </line>
<line> 2.1 O *é*odo (*uto)bi**ráfico: pensamentos iniciais </line>
<line> E*ta p*squis* que s* encon**a *m andamento, tendo completado um ano em *u*ho de </line>
<line> 2021 * com pr*v*são de se* f*nalizada *m julho de 20*2, se faz ne*essária p*lo próprio </line>
<line> contexto d* con****ições pr*sentes no esp*ço a*az*nico. Este é um ambient* em que ** </line>
<line> embates entre o capital e a vi*a se fazem visíveis na lut* *ela ter*a2, pelo **r*i*o de existir e </line>
<line> *ela manu*enção *a* cu*t*ras em um **aro combate des*av*rável à v*da frente à reprodução e </line>
</par>
<par>
<line> expa*são *o capi*a*. Ne*te sentido, abord*r*mos neste a*tigo os </line>
<line> camin**s metod*lógicos </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> **rem seguidos </line>
<line> *a **squ**a, al*m de apontamento* so*re as potenc*alidades do us* </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> método (auto)biográfico **ntro da* p*squ*sa* em Geografia. </line>
<line> A Geografia que * a ciência que analisa os diferen*e* fenômeno* socioambi*ntais </line>
<line> present*s no Espaço G**gráfico, precis* estar incumbida *m p*nsar *ormas de compreender e </line>
<line> ensina* t*do o que produz as distintas formas de d*sigua*dades existen*e*. *ssim, urge faze* </line>
</par>
<par>
<line> co*o dest**a *aquet (201*, p. </line>
<line> 09) uma "u*a geografi* efetiv* * afe*i*amente human*", e, </line>
</par>
<par>
<line> pa*a i*to, um dos caminhos p**a se chegar a este t*po de Geografia é * partir da esc*ta aten*a </line>
<line> d* estudantes * prof*ssores, o que é pot*nc*alizado pelo método (auto)bio*ráfico. </line>
<line> *ssa escuta terá como objetivo pensar a própri* es*ru*ura do curso de licenciatura em </line>
</par>
<par>
<line> Geografia </line>
<line> d* UFPA, campu* de Alta**ra, sendo "a intenção de ouvi* os </line>
<line> *rofessores (e </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 2 </row>
</column>
<column>
<row> *r*fess*r A*iovaldo U*belino *e Oliveira, na *a*estra onl**e "Ama*ônia: terra, *erritório* e *onfli*os n* </row>
</column>
</par>
<par>
<line> começo do séc. XXI", *ece </line>
<line> coment*rios </line>
<line> em rela*ão a* terras do estado do Pará </line>
<line> registradas em c*rtó*io. As </line>
</par>
<par>
<line> mesmas superam a própria área territor*al deste e*t*do da fed*r*ção, o que *epresenta um *centuado p**cesso de </line>
</par>
<par>
<line> *r*lage*. Disponível e*: <https://www.you*ube.com/w*tch?v=f6E816CRxZ4>. Acesso em: *8 de </line>
<line> junho de </line>
</par>
<par>
<line> 2021. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FS*, Te*esina, v. 18, n. 8, art. 7, p. 12*-147, ago. *02* ww*4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "O Melhor E*p*rt* do Mundo * Caçar Negros"? Geografi*, For*açã* d* Professores * Pe*quisa </line>
<line> 13* </line>
</par>
<par>
<line> alunos) **ra conhe*e* o que dizem, p*nsam, sentem e fazem no* *arece muito *ositiva, se o </line>
<line> qu* se pre*end* é descobrir, com eles, quais *s *aminh*s ma*s efetivos par* alc*nçar um </line>
<line> ensin* de qua**dad*" (G***I; BAR*ETT*; A*DRÉ, 2*11, p. 15). </line>
<line> Dentro do mé*odo (au*o)biográfico, se pode definir as narrativas d*s ind*ví*uos como </line>
<line> um disp*sitivo *ue func*ona *om* uma prática de forma*ão, sen*o que o método se configura </line>
</par>
<par>
<line> como </line>
<line> uma form* </line>
<line> de pensar e caminhar dentro da p*squi**, sendo uma filosofia de </line>
</par>
<par>
<line> entendi*ento do saber, cujo objeto de estudo está representa*o pelos tempos * pelos *spa*os </line>
<line> no **te*ior ** cada um, s*ndo que a "p*squisa (auto)biográfica explora o entrelaçamento entre </line>
</par>
<par>
<line> l*nguagem, pens**ento * práxis social (*ASSEGGI, 2010, p. 111), </line>
<line> algo important* em um </line>
</par>
<par>
<line> a**iente em qu* as co*tradi**es sã* evidentes, como é na *mazônia. </line>
</par>
<par>
<line> Já Nó*oa; Finger (2010) afirmam que o mé***o (auto)biogr**ico está no campo </line>
<line> científi*o *omo um* crítica * ob*etividade que permeou a* pesquisas que, em ampla medida, </line>
<line> ain*a são infl*enci**as por um viés po*itivista. Tendo nos preceitos do *étodo aqui *tilizado, </line>
<line> cargas de *ubjetividades * in**rsubjetivida*es que até então não er*m cons*dera*as den*ro do </line>
</par>
<par>
<line> mundo da ciência, um* v*z que, a oralidade e out*os </line>
<line> preceitos do (auto)biográfi*o n*o </line>
</par>
<par>
<line> alçavam o g*au de ci*ntificidade até ent*o a**ito pelo p*ns*mento domi*ante. </line>
<line> A* se analisar esse caminho d* p*sq*isa, ac*ba *or se perceb*r que ele se origin* *as </line>
<line> C*ê*cias Human*s e S*ciais com ob*etivo principal de se *ar e*paço para tem*ticas * a*ores </line>
<line> que até então era* des*onsiderados. Logo, o método é co*duzi*o a*s estudo* de formação *e </line>
<line> adultos, flui*do *atu*almente pa*a a *u*stão *a formação de professores, ob*et*vo d* pesq*i*a </line>
<line> em des*nvolviment*. </line>
<line> Os debate* em torno *a *tilização ** método biográ*ico no domínio das c*ências da </line>
</par>
<par>
<line> e*uca**o e da formação de adultos *ão relat**amente re*e*te*. No enta*t*, </line>
<line> ess* </line>
</par>
<par>
<line> perspectiva me*odológica surge no final do século XIX *a Al*manha, como </line>
<line> alternativ* * *oci*logi* positivista [...]. O m*t*do *iográfico desencadeou, no </line>
</par>
<par>
<line> decurso da sua evol*ç*o histórica, importantes po*êmicas epis*emol*gic*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> metodológicas que o op*seram * uma p*ática po*itivi*ta das ciên*ias **ciai* </line>
<line> (NÓVOA; F*N*ER, *0*0, p. 22). </line>
<line> A*rahã*; Bolí*ar (2014, p. 11) complement** ao col*c*r que: </line>
<line> Inicial*ente tra*ajadas en an*ropología, *ociología e historia como *etodol*gía *e </line>
</par>
<par>
<line> invest*gació* en *a problem*tización regis*ro de tramas sociales * hist*ricas, l*s y </line>
</par>
<par>
<line> narrativas (a*to)biográficas llegaron </line>
<line> *l campo **ucat*vo e* el interfaz entr* </line>
</par>
<par>
<line> *nvestigación y formación y se d*sdobl*r*n en múltiples posibili**des, inicialm*nte </line>
<line> - en el caso de Brasil - más vueltas para la f*rmación de **ultos, posteri*rm**te </line>
</par>
<par>
<line> aumentadas de *a preocupació* y *cu*ac**n c*n for*aci*n de *rofeso*es. Es** la </line>
<line> temáti*a* ha* sido tratadas *or *l us* de diferente* metodologías para el rep*rto oral </line>
<line> y es*ritur* de las exper*e*cias vi*idas por los sujet*s * por los grupos human*s, *on </line>
<line> espe*ial regis*ro para lo *ue se **nvi*o e* lla*a* *e historias de vid* en formación. </line>
</par>
<par>
<line> Como *no de los espa*ios en q*e se </line>
<line> desarr**la la experiencia humana e* el </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, T*resin* PI, v. 1*, n. 8, art. 7, p. 129-147, ago. *0*1 </line>
<line> www4.fsanet.**m.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. P. *antos, W. O. Carv*lho, *. S. *raú** </line>
<line> 136 </line>
</par>
<par>
<line> in*titucional, las investigacione* de tradición (*uto)bi*g*á*ica, no muy raram*nte, </line>
<line> **vu*lven el estudio de institucione*. </line>
</par>
<par>
<line> Nóvoa (1995, p. 18) co*tribui afirman** que "a u*ilização co*te*porânea </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> ab*rdag*ns (auto)*iográficas é fru*o d* insatisfação *as ci**cia* sociais *m relação *o tip* *e </line>
<line> sa*er produzido e d* necessidade d* *ma renovaç*o dos modos de conhecimento ci*ntífi*o". </line>
<line> A* se bu*car a escut* com* ferramenta *ientífica d* indivíduos, com va*orizaçã* de sua* </line>
<line> su**etividades, se pa*so* * prod*zir "saberes so**almente não v*lorizados ou não </line>
<line> reco*hecid*s como "sé*ios" pelas ac*demias" (JO*SO, 2004, p. 9*). </line>
<line> Tardif (2019, *. 11) é o*tr* pens*dor que *os a**da a *o*pr*ender o pa*el d* método </line>
</par>
<par>
<line> (auto)b*ográfico que desenvolve reflexões a par*ir da* histórias de vida e </line>
<line> das </line>
<line> narrat*vas </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> *iferentes in*ivíduos, ao destacar que: </line>
</par>
<par>
<line> O saber não é uma coisa que flutua no e*paço: o saber *os pr*fess*r*s é * saber </line>
<line> deles e e*tá relacio*ado co* * pesso* e a ide*tida*e deles, com a sua experiênc*a de </line>
<line> v*da e com a **a história profissio*al, co* as suas rel*çõ*s com os alunos em sala </line>
<line> *e aula e com os *utr*s ato*es na escola, etc. </line>
<line> Ne*t* sentido, é que a propos*a é co*etar narrat*vas dos profe**ores mais antigos da </line>
<line> Facul**de d* Geografia *a Un*versida*e Federal d* Pará, campus de *l*amira, e, *os </line>
<line> *iscentes no úl*imo *er*o*o d* formação, p*ra dar des*aq*e a g*upos q*e e*t*o envolvidos no </line>
<line> processo de formação *os **ofe*s*res. Isto se faz ne*essário, p*las pró*rias imposição legais </line>
<line> impostas pelo Estado *rasileiro com as re*ormulações indic*das recent*m*nte *a*a os cursos </line>
</par>
<par>
<line> de li**nci*tu*as, b*m como, pela ur*ênc*a em se a**oximar * *u*so de formação com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> realidade amazônica. </line>
</par>
<par>
<line> Neste senti**, a pesquisa *m des*nvolvi*ento se propõe * escutar o* su*eit** </line>
</par>
<par>
<line> diretam*nte envo**idos/atingidos na/pela const*ução do currículo * do plano pedagógico </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> cu*s* de Geogr*fia, em um exercício intelectu** d* const*ução **letiva a p*rtir </line>
<line> *e preceitos </line>
</par>
<par>
<line> cie***fi*os que d*o a*ma e se*tido à formaçã* inic**l de lice*ciandos </line>
<line> e lice*cia**s da </line>
</par>
<par>
<line> *a*uld*de de Geografia. </line>
</par>
<par>
<line> Como Menezes (2021) *pon*a, a *bo*dagem (a**o)**o*ráfica </line>
<line> desponta *a década de </line>
</par>
<par>
<line> 1980 d*n*** d* c*mpo da E*ucação *o conceber uma epis*emologia da f*rm*ção, com ênfase </line>
</par>
<par>
<line> para a formação </line>
<line> de *dultos, sobretudo, a </line>
<line> d* professores qu* p*ss* a ser concebi*a por um </line>
</par>
<par>
<line> ângulo que *eixa de pens*r o "for*ar" para pe**ar no "formar-se". </line>
<line> *a*te-se *a pr*missa de qu* * f*rmação é per*anente e pe*pas*a *st* moviment* </line>
<line> *ue visa * conheci*en*o de si, mas que * complem*nta*o pe*a relaçã* com o outro. </line>
<line> Este processo, *ue não cons*ste em uma ati*id*de isol*da, mas em uma ca*inhad* </line>
<line> Rev. FS*, Te*es*na, v. 18, *. 8, art. 7, p. 1**-147, ago. 2*21 www4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "O Melhor *sp*rte do Mu*do é Ca*ar Neg*os"? G*ografia, F*rma*ão de Profe*sor*s e Pe*q*isa </line>
<line> *3* </line>
</par>
<par>
<line> *m c*njun*o, **odu* um espaço-**mp* de construção colet*v* da profe**orali*ade. </line>
</par>
<par>
<line> As**m, criam-se as condiçõ*s para se re*er (auto)rep*esentações, pos*ura* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> características intrínsecas à doc*nc** que, muitas veze* ao lon*o de um cu*so de </line>
<line> licenc*atura, deixam de ser desve**d*s (MENEZES, *021, p. 115). </line>
<line> Dest* forma, a ideia q*e se te* dominante em relaçã* a forma*ã* de p*ofessores ser </line>
</par>
<par>
<line> algo em co*sta*te de*ir, també* é alg* pre*ente </line>
<line> *o método (auto)bio*ráfico. Nele, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> f*rmaç*o é concebida *o*o um *rocesso em pe*ma*ente construçã* que oc**r* *m diferentes </line>
</par>
<par>
<line> espaç*s e </line>
<line> tempos, sendo qu* o con*exto *istórico a que o sujeit* </line>
<line> se en*ontra é </line>
<line> pont o </line>
</par>
<par>
<line> primordi*l dentro da forma*ã*. </line>
<line> O que torna * seu *so mai* pot*nte ao se *ensar tod* a realidade atual *a Amazônia, </line>
<line> funcionando *omo u*a forma de fortal*cer a formação docen*e na área de G*o*rafia, j* que o </line>
<line> *so deste *étodo *esta área do c*nhecim*nto aind* é incipiente dent*o do B*asil. A*ém disso, </line>
</par>
<par>
<line> destaqu* de que este mét**o respeita a indiv*dualidade dos </line>
<line> profess*res e *utu*os docentes, </line>
</par>
<par>
<line> colocando cada sujeito no centro dos processos </line>
<line> de </line>
<line> con*trução *o conhec*m*nto, e, </line>
</par>
<par>
<line> concebendo que as s*bj*tivida*es exis*em e po*e* ser lev**as em </line>
<line> conta de*tro do cam*o </line>
</par>
<par>
<line> *ientífi*o em razão </line>
<line> da hi*tória de vida de cada pe**oa *ue "*nvolve dimens**s </line>
</par>
<par>
<line> extraprofis*ionais (*oci*is, fami*iares, pessoais) e deve ser *ens*da na* d*nâmi*a* da* </line>
<line> trajetórias qu* são sempre singulares" (DE**RY-*OMBERGER, *016, p. 5*). </line>
<line> Nes*e sentido, o mét*do (aut*)biográ*ico *stá v*nculado a um* id*ia que, por *ei* de </line>
</par>
<par>
<line> narra*ivas </line>
<line> que *nvolv*m di*tintas dime*sõe* daqu*l* </line>
<line> que narra, pode-se ressignifica* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> modificar as ações d* suj*ito que narra, a* mesmo tempo em que pode mod*fi*ar o outro que </line>
</par>
<par>
<line> lê as his*órias narradas. Des*a forma, </line>
<line> este camin*o *e se fazer </line>
<line> pes*ui*a se aproxima </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> fo*mação dos pro*e*so*es, p*i*, *ov*s e anti*os do*entes passam a refletir sobre *ua* próprias </line>
</par>
<par>
<line> *çõ*s </line>
<line> ao entrar em conta** *o* </line>
<line> *arra*i*as de su*ei*os que *omo e*es estão envo**id*s n** </line>
</par>
<par>
<line> pr*cessos </line>
<line> de </line>
<line> ens*no-ap*en*izage*, por muitas </line>
<line> vezes enf*entando a* mesmas dificu*dades </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> partilhan*o os mesm*s so*hos *ara com a Educação. </line>
<line> Amparado no método, a *esquisa pretende adotar a metod*logi* d*s histórias *e vida e </line>
</par>
<par>
<line> *s font*s das *arrativas (**to)biográficas. A idei* é contar </line>
<line> com pa*ticipaç*o de cinco a </line>
</par>
<par>
<line> docente* da Faculdade de Geografia e t*mbém de c*n*o *iscentes q*e es*ão no *ltimo ano de </line>
</par>
<par>
<line> *uas forma*õ*s iniciais, </line>
<line> o que pe*mitirá um púb*ico </line>
<line> ab*angente, isso po*que, ta*to </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> *oc*nte* *o** de discentes a s* formar ser redu*ido. Em r*zão da pa*d**ia de covid 19, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> coleta das *arrativas de forma pres*ncial *e t*rna impossível frente aos riscos à saúde, aos </line>
<line> pesquisador*s * aos sujei*os d* pes*uisa, n*s*e s*ntido s*rá solicitado que as nar*ati*as se**m </line>
</par>
<par>
<line> registra*as en*iad*s e </line>
<line> a*s pesquisador*s a partir de </line>
<line> uma est*u*ura de questões abertas. O </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresin* PI, v. 18, n. 8, *r*. *, p. 129-1*7, ago. *021 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/rev**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. P. San***, W. O. Carvalho, *. S. Ar*újo </line>
<line> 138 </line>
</par>
<par>
<line> crit*rio de seleção dest*s sujeitos se pautará na a*tiguidade dentro d* F*culdade de Geografia, </line>
<line> do c*mpus de Altamir*, tant* dos *ocente* como dos discen*es. </line>
<line> 3 ANALISES E DISCUSSÕES </line>
<line> *.* P*n*a*do a Amazôni* e a fo***ção d* profess*res </line>
<line> A Am*zônia * uma á*ea qu* c*ngr*ga c*rta mística para o contingente da p**ulação </line>
</par>
<par>
<line> que não a </line>
<line> habita. Ne** </line>
<line> paira um </line>
<line> número </line>
<line> elevado de estereótipos que funcionam com* </line>
</par>
<par>
<line> j*sti*icativa para as políticas púb*icas nela im*leme*tadas, *em </line>
<line> **mo, serv*m como me*o </line>
</par>
<par>
<line> pa*a se *ncentivar *çõ*s </line>
<line> patrocinada* </line>
<line> *elo capital </line>
<line> pri*ado, que vê nela uma oportunidade </line>
</par>
<par>
<line> *mpar para *ua reprodução. </line>
<line> Neste co*text*, v***ências simbólicas (*uando nã* físicas) *oram norm*li*adas a pa*tir </line>
<line> d* processos de us*rpação de território de *essoa* e grupo* so*ia*s que, d* noit* para o *ia, </line>
<line> perderam suas *eferência* d* lugar e seu modo de v**a se viu ameaçado. Estes olhares sobre * </line>
</par>
<par>
<line> *maz*nia, dentre *le* * visão de vazi* demogr**ico e de uma natureza rica e* r**ursos </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> se*em explor*dos moneta*i*mente, conduziram para a </line>
<line> construção de *oncepções que pouco </line>
</par>
<par>
<line> estã* cone*tadas ao* **tere*ses e anseios das populações *ocais. </line>
<line> *ssas questões não são atuais, haja vi*ta o processo de ocupa*ão patro**nado pelos </line>
<line> governos *ilitares q*e j* se valiam dessas concepções. O Governo *e**ral, em di*tintas </line>
</par>
<par>
<line> *a**s, cr*ou </line>
<line> modelos *ara a </line>
<line> *egião que permitiu e permite </line>
<line> *iferent*s f**ma* de atr*cidades </line>
</par>
<par>
<line> socioambientais, nã* encontran** co*sonânci* com preocupaç*es glo*ai* em relaçã* </line>
<line> a* </line>
</par>
<par>
<line> ambiente * a*s *ireitos hu*anos. A partir </line>
<line> do pensam**to d* Santos (1999) se faz possí*el </line>
</par>
<par>
<line> *ompreende* *a*te d**t*s pro*ess*s com s*a* reflexões que demonst*am que a Ama*ôni* </line>
<line> p*ssa a ser u* terr*tório de rep*odução am*liada e não m*is *ivencia o desenvolvimento </line>
<line> *ocal-reg**nal-nacional. </line>
<line> A* a*alisar as ideias que mo*imentam ** espacialidade* da Amazônia ontem e hoje, é </line>
<line> possível *firmar qu* as mes**s estão d*stante* do qu* s* *spera para o sécu*o XXI, *las *ão </line>
</par>
<par>
<line> d* XX, quando </line>
<line> nã* p*r*encentes ao século *IX ou m**m* anterior. As elites nacionais se </line>
</par>
<par>
<line> pudessem retornar*am à época e* que * escravidão era *e*mit**a p*l* Estad*, como já bem </line>
<line> apontava Darcy *ibeiro (2015), o maior problema do *rasil * do contin*n** a*er*c*n* são </line>
<line> suas elites que se ap**am n* autoc*acia e em *odos os mei*s possí*eis pa*a garantir o lu*ro na </line>
<line> frente da vida. </line>
<line> Rev. FS*, Teresin*, v. 18, n. 8, *rt. 7, p. 129-147, ago. 20*1 www4.fsanet.*om.br/r*v*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "O M*lho* **porte do Mundo * Caçar Negro*"? Geografia, *ormação de Professo*es e Pesq*isa </line>
<line> 139 </line>
</par>
<par>
<line> A*ualmente, o Estado *ontinua a se aliar a esta* eli*es que perpet*am in*quidades </line>
</par>
<par>
<line> *ri*ci*al*ente às minorias, como </line>
<line> uma fo*ma de se *lçar o "dese*volvime*to" pensado </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *atrocinado *elo sistema Capitalis*a. "Descoberta de *ue a c*usa real do *traso brasil*iro, os </line>
<line> *ulpa*os de nosso **bdese*volviment* somos nó* me**os, ou me*hor, a mel*or parte d* nós </line>
</par>
<par>
<line> mesmos: noss* *lasse dominante e se** comparsas" (RIBEIRO, 2015, p. 16). Em re*ação </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Amazôn*a neste n*sso nov* sé**lo, Mar*nho (2019, p. 69) t*c* um* im**rtante reflexão: </line>
</par>
<par>
<line> A Ama*ôn*ca no com*ço do séc*lo XXI, tor*ou-se mais *ma vez objeto de políticas </line>
</par>
<par>
<line> territoriais p*ojetada* *, em grande medida, p*tr*cinadas pe*o Estado </line>
<line> *rasile*ro, </line>
</par>
<par>
<line> vi*ando aprofunda* os p**cess*s ca*it*list** de exploração dos rec**sos naturais na </line>
<line> região. *esse quad*o, cha**u a at*nção o p**tic*lar interesse governamen**l pela </line>
<line> implement*ção *e gr*nde* projetos hidrelétricos, tidos ofic*almente co** </line>
<line> imprescind*veis p**a l*vr** * população *e po*síveis apagões e pa*a *ssegurar, sem </line>
<line> sobres**lto*, a ofe**a de en*rgia pa*a * desenvolvimento econômic* *o pa*s. Mas, </line>
<line> mesmo derivando de um suposto "**te*es*e públ*co", a e*e*iv**ão desses *ra*des </line>
</par>
<par>
<line> *rojet*s f*i (e vem sen*o) *arcad* por </line>
<line> d*sputas, confli**s e </line>
<line> alianç*s envolven*o </line>
</par>
<par>
<line> variados * contraditór*os inte*esses. </line>
</par>
<par>
<line> Para cit*r a*ena* ocorrências recentes *e grandes em**eendimentos p***ocinados pelo </line>
<line> gove*no brasi*eiro temos: Jir** e Santo An*ô*i*, n* rio Mad*i*a, em Ron*ô*ia, alé* de Be*o </line>
<line> Monte, no rio Xing*, no P**á. Uma v*são de desenv*lvimento alinhada ao período *ilitar </line>
<line> (1964-1985), que imp*ra *m pleno século XXI, me*mo frent* * emer**ncia climáti*a que as </line>
<line> so*ied*des hum*nas observam * que *á é sa**d* que pode *m um *utur* não muito dist*nte </line>
<line> erradicar a própria vida *uma*a ent*e outra* formas de vida d* nosso pla*eta. </line>
<line> So*re a situaç*o neste iní**o d* s*culo, *rum (2019, p. *5) *est*ca qu* "Lula par*c* </line>
</par>
<par>
<line> ter </line>
<line> en*erg*do os </line>
<line> povos da floresta *omo "pobr*s", sem entender que v*viam numa *u*ra </line>
</par>
<par>
<line> chave de apree**ão d* mun*o, com outra *xpe*iênci* do que é riqueza e *o que é pobreza". </line>
</par>
<par>
<line> Essa política do* grandes empreend*mentos tem </line>
<line> levado a </line>
<line> um retrocesso de entendiment* de </line>
</par>
<par>
<line> co*o desen*olver uma reg*ão, *om concepções do pa*sado q*e impactam nas espacia**dade* </line>
<line> de uma grande ár*a territorial * q*e conti*uam a ser perpetua*as n* Amazônia pelos </line>
<line> di*erente* governos pós-Lula, até mesmo tendo a*ravado a situ***o local. </line>
<line> Sã* que*tões centra*s que precisam ser co*s**eradas *entro **s proces*os de form*ção </line>
<line> d* *rof*ssores da* di**intas áreas do conhec*ment*, para que os mesmos gar*ntam em u* </line>
<line> futuro *róx*mo, o direito dos educ**do* de saberem as razões dos mesmos serem explorados, </line>
<line> como destaca Ar*oyo (2020, p. 231): </line>
<line> O* docentes, educadores, g*stores das *scolas pública*, da E*A e *té das </line>
<line> unive*sidades têm consciência de que chegam de crian*as a adultos em vidas </line>
<line> precarizadas. **ase 20 milhões ** pob**za *xtrema, *ais de 10 milhões *a p*brez* </line>
</par>
<par>
<line> *in*a que não ex*rema. Sab** dos t*aba*h*s * esp*ço* </line>
<line> precá*io* d* </line>
<line> onde o* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 8, art. 7, p. 12*-147, ago. 2021 </line>
<line> *ww4.fsa*et.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. P. San*os, W. O. Carvalho, W. S. Araújo </line>
<line> 140 </line>
</par>
<par>
<line> e*uc*ndos chegam e p*ra o*de v*l*am. **s tempos *e f*rmação co*tinuad* tentam </line>
<line> i*ventar como c*nhecer e*sas vida* p*ecárias. Abri* espaços de diál*go com ** </line>
<line> famílias, m*es, educ*ndos, educadoras, educador*s *a*a que na*rem suas v*vências </line>
<line> do seu prec**io *obrev*ve*. I*ventam repensar *s c*rrícu**s par* ga*antir a*s </line>
<line> educandos * dir**to a saberem-se em v*das precária*, para *abe**m que estrut*ras </line>
<line> econ*m*ca*, sociais, *ol*t*cas os c*ndenam a *sse pre*ári* sobrev*ver. </line>
<line> No pensamento de Arroyo (2020), f*ca c*arificado *ue é p*ec*s* repens*r *s c*rríc*los </line>
</par>
<par>
<line> (es*olares e </line>
<line> de formação de professores) para que discentes e doc*n*es com*reendam </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> estrutura* econômi*as, sociais e políticas que </line>
<line> per**tem a ex*stênci* de </line>
<line> iniquid***s, *esmo </line>
</par>
<par>
<line> em *m sistema (Ca*itali*mo) que se alegr* em se most*ar como de abundância. *esmo </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> ab*n*ância persistem pessoas </line>
<line> *ue morrem d* fome (*esmo sobrando alimentos) * sem </line>
</par>
<par>
<line> m*rad*as (*esmo que tenham terras e construções ocio*as que fu**io*am apenas </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> es*ecula*ão). </line>
</par>
<par>
<line> Pelo ent*ndime*t* de como se deu o pens*r em r*lação ao *esen*olv*mento </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> Amazô**a, po*em*s co*corda* com a *al* que *bre e*te texto em que Reed (20**) coloca no </line>
<line> seu conto qu* seu pe*sona*em gosta é d** america*os (e*t**dido* como esta*u*i**nses), p*is </line>
</par>
<par>
<line> sã* *ess*as a*igáveis, fala est* que ocorr* logo ap*s * coment*rio *e </line>
<line> um espo*t* a muito </line>
</par>
<par>
<line> prat**ado em nos*o *on*ine*te que é a caçada aos negros. Co*o * ca*çã* de Elz* Soares3 *os </line>
<line> d*z: "A carne mais bar*ta do mer*ado é a ca*ne negra", isso *ale p*ra * ontem e para o hoj*, </line>
</par>
<par>
<line> e, para tanto, nós pr**ess*res formadores precisamos *en**r cad* vez mais </line>
<line> nos currículos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *onc**tos que delineiam * que é e como são ab*rdadas/compre*ndidas det*rmina*as que**ões </line>
<line> que en*olvem a abordag*m so*ioambien*al. O **asi* *omo território, se *strutu*ou a *artir de </line>
<line> *ifere*t*s ataqu** * *orpos humanos, *endo que, * Amaz*n*a como p**te des*e país, ap*esenta </line>
<line> um passado e presente que continua * perpet*ar o* ap**t*mentos de Elza Soar*s * John Reed, </line>
<line> não apenas sobre corpos negros, como de indígenas e outros ind*vídu*s *u* aqui de**n*olvem </line>
<line> su*s e*is*ê*c*as de disti*tas maneiras. </line>
</par>
<par>
<line> Em nosso entendimento de Geografia, *m sua di*e*são acadêmica e escolar, * </line>
<line> cada </line>
</par>
<par>
<line> vez mais *rge**e </line>
<line> *m apoio des*a ci*ncia, às causa* *os op*i*idos, que por dife**n*e* lado* </line>
</par>
<par>
<line> são explorados pa*a que s* possa dar vaz*o à r*produçã* do capi*al e à ampli*ção de p*deres </line>
</par>
<par>
<line> de *eterminados grupos, inclusiv* ampl*ando as desig*a**ades s*ciais. Concordam*s com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> aponta*ento feito por Becker (201*) de q*e a Geografia não *egu* se* sentido *timológico, </line>
</par>
<par>
<line> mas *im, se apre*en*a co*o projeto, </line>
<line> *m p*ss*vel projeto que permit* con*trui* as estr*t*ras </line>
</par>
<par>
<line> que nos levem a pensar o*tras rea*id*des p*s*íveis. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 3 </row>
</column>
<column>
<row> ELZA SOA*ES. A Carne. *n: Do Cóccix Até * Pesc*ço. Bahia: Maianga Dis*os, 2002. 1 CD. Fai*a 6. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. *8, n. 8, art. 7, p. 129-147, *go. 2021 </line>
<line> *ww4.f*anet.com.*r/r*vist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "O Melhor Espo*** do Mundo é Ca*ar Neg*os"? Geog*afia, Forma*ão de Professores e P*squi*a </line>
<line> 141 </line>
</par>
<par>
<line> * *scolha da *eogr*fia se </line>
<line> fundamenta numa p*ixã*, verdadei*a *denti*ica*ã* </line>
</par>
<par>
<line> ex*stenc*al com essa disci*l*na. Pois que, no sent*do eti*ológico, entendo a grafi* da </line>
<line> T*rra não co*o desc*ição, ma* como desin*, desenho e *rojeto; nã* em uma </line>
<line> consol*dação estática, mas sim em co*tínua re*od*lação; não ape*as a ser </line>
<line> descob*rto mas sim, também, a ser socialmente construído (*ECKER, 2013, p. 50). </line>
</par>
<par>
<line> Neste camin*o, temos na Amazônia um ter*eno fértil para pesquisa*, em que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Geogra*i* passa a atua* e* *m contexto diverso de *ovos da f*oresta que resis*e* a al**ns </line>
</par>
<par>
<line> sécul*s fr*nte dife*entes políticas de *enocídio de s*as *ida*, *os s*u* m*d** *e vida e a </line>
<line> tamb** de seu* c*nhecimentos t*adicio*ais. D*ste modo, se *a* in**r*eto o ente*dimento a*é </line>
<line> *n*ão vi*ente *e q*e o pro*lema da *esig**lda*e e do desenvolvim**t* po**m ser resolv*do* </line>
<line> a pa**ir ** um tripé que env*lve grandes o*r*s, p*oduç*o e* gra*de escala e estí*ulo a* </line>
<line> consu*o. * r*al*dade amazôn*ca segue outra lógica e apres*nta *utras espacia*idad*s que se </line>
<line> diferenciam das demais r*giões *rasilei*as. </line>
<line> *egar a cultura de grupo* aq*i presentes e negar a *les o protago*ismo neste momento </line>
</par>
<par>
<line> his*órico, é * r*ceita para </line>
<line> um desast*e de caráter h*m*nitá*io. A "ordem natu*al" </line>
</par>
<par>
<line> supo**amen*e i*alteráve* pa*roci*a*a pe*a l*gica mistifica*o*a d* *apital, a**nta** por </line>
<line> Mészáros (2*19), deve e*ta* *resent* no rol *os deb*tes geográficos, para que assim se possa </line>
</par>
<par>
<line> trilhar mais próxim* do* ans***s dos q*e habitam a Amazôni*, p**s sob*e*i*ência d* a </line>
<line> fl*resta e d* toda a vida ali presente, s*r* t*mb*m a sobrevi*ência da vida humana. E**e </line>
<line> ce*t*ment* é um e*tendim*nto qu* deve acompanhar a todos os *o*entes, c*m esp*cial </line>
</par>
<par>
<line> atenç*o pa*a os *rof*ssores e prof*ss*ras </line>
<line> *ue desenv*lvem pr*ce*sos de ensino- </line>
</par>
<par>
<line> a*rendizagem com *emáticas que **volvem quest*es éticas e socioambientais, como é o caso </line>
<line> daqueles f**mados dentro das Humanidad*s. </line>
<line> Qua*do *os aproxi*amos da realida*e vivida den*ro de Altamir*, em que se localiza </line>
</par>
<par>
<line> um campus d* UFPA que *onta *om uma Faculdade de Geo*rafia </line>
<line> que s e </line>
<line> de**ina a form*r </line>
</par>
<par>
<line> pr**essores, no* *poiamos nos regist*os de Marinh* (2019) * Brum (*019) p*ra dar destaq*e </line>
<line> *m *omo * lóg*ca mistificad*ra do c*pital se fa* presente com *aízes p*ofundas na Amaz*nia. </line>
<line> De**re os distintos elementos **e s* pode me*ci*nar de*taca-se, no contexto de*te município, </line>
<line> a situação *a us*na hi*relétr*ca de Belo Monte, que além d* to*o *m*acto socioambiental para </line>
</par>
<par>
<line> Altamira * regi*o, *steve en*olvi*a </line>
<line> em uma clara inobse*vância *urídica e uma certa </line>
</par>
<par>
<line> in*i*bi**dade amb*ental do proj*to que fez com que * *idrelétrica rece**s*e a denominação de </line>
<line> "elefante branco", por, *o que tudo i*dica (e já se apo*tava antes de su* co*strução) nã* ser </line>
<line> capa* de pro*uzir a qu*n**dad* total de eletrici*ade *rometida. </line>
<line> Na his**ria recente da Amazônia, a g*and* **usado*a * reprodutora de vio*ência* na </line>
<line> reg*ão do Médio Xingu, onde está a cidade de Altamira, foi e segue sendo a Usina </line>
<line> **v. FSA, Teresina PI, v. *8, *. 8, art. 7, p. 129-*47, ago. 2021 www4.*sa*et.c*m.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. P. S*ntos, W. O. Ca*valho, W. S. A*aújo </line>
<line> 142 </line>
</par>
<par>
<line> Hi*relé*rica de Belo Mon*e. Muito pouco acontece na cidade que não ten*a o *NA </line>
<line> d* Norte Energia S. A., a *mpr**a co*cessionária d* barr*gem. Esse DNA est* </line>
</par>
<par>
<line> marca*o na agonia da Volta Gran** do Xi*gu, uma *egião </line>
<line> bel*ssim* de 100 </line>
</par>
<par>
<line> q*ilômetros onde vivem os **vos Ju*una e Arara, assim com* popula*ão ri*eirinh* </line>
<line> e espécies endêmicas de peixes. É t*mbém nesta região que, n*s úl*imos *nos, outra </line>
</par>
<par>
<line> g*gante, * mineradora canadens* Belo Sun, pressio** a po***ação local assedia e </line>
</par>
<par>
<line> políticos de Bel*m para obter au*orização p*ra </line>
<line> ex*lorar aquela </line>
<line> que se*ia a maio* </line>
</par>
<par>
<line> mina de our* a *éu a*erto *o Brasil - e também o *ep*ltame*to oficial da Volta </line>
<line> Gr*nde emb*ixo de *on*ladas *e rejeitos tóxi*o*4. </line>
<line> Brum (*019) apon*a algu*s dados de Alta*ira que s** res*ltados diretos do </line>
</par>
<par>
<line> emp*eendimento de Be*o Monte, de**re el*s aumen** de m*is d* 100% na desn**rição o </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> crianç** indíg*nas da* *reas atin*idas pela con*trução de *elo M**te (Dados Min*s*é*io </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> *aúd*); aumento da violênc*a urbana em 1.110% en*re 2000 e </line>
<line> 2015, le*ando Altamira </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> posto de município mais vio*e*to entre aqueles com ma*s *e 100 mil habitantes em 2017, </line>
<line> título es*e que *e**eu e* 2*1*, pe*ma*ec*ndo como o segundo com *a*or *úmer* de casos </line>
<line> de violência urbana (Dados Ins*it*to de Pesquisa Econômica Aplicada); *lém de te* *egistrado </line>
</par>
<par>
<line> em **us limites *m *os maio*es massacr*s do *istema carc*rário br*sile**o (com mais </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> sesse*ta preso* assa*si*ados). </line>
</par>
<par>
<line> * nest* contexto q*e é possí**l afir*ar que o que o*orre d* n*gativo atualmente e* </line>
</par>
<par>
<line> Al*amira (n*sso lu*ar de fala) tem *e *lguma forma uma l**aç*o *om a ins*al*ç*o </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> hidr*létrica de Belo Monte * tudo isso relac**n*do. S**a*o a u* a </line>
<line> cont*xto his**rico de </line>
</par>
<par>
<line> grilagem de terr*s que atinge a *eg*ão Norte do Brasil, se apres*nta um </line>
<line> ver*ad*iro barril d* </line>
</par>
<par>
<line> pó*vor* que, de t*mpos e* tempos, produz </line>
<line> violên*ias *m no*e do "des*nvol*imento". E, </line>
</par>
<par>
<line> in*eliz**nte, es*a situa*ão aqu* exis*e*te, acaba p*r s*r repro*uzida e* outras áreas da </line>
<line> Amazônia com maior o* m*no* *n*ensid*de. </line>
<line> Como *nstituiç*o formadora, a Universidade Federal do P*rá tem papel *u*d*men*al </line>
<line> na cons*rução de **minhos formativos para seus do*entes que *er*ita que el*s reflitam com </line>
<line> seu* fu*u*os *lunos que po*e c**x*stir uma outra c*mpreensã* de desenv*lvimento, sendo ela </line>
<line> *a*a vez mai* *ece*sária n* Amazô*ia *o **culo *XI. A lógica colonialista/**per*alista que </line>
</par>
<par>
<line> dominou a* r*la*ões dentr* do desenvo*v*mento desta região no </line>
<line> con*exto de *volução </line>
</par>
<par>
<line> econômica do Brasil não é m*is viá*el frente a um Espaço Geo*r*fic* que se vê em um </line>
<line> mo*ento de mudanças c*imáticas *ue amea**m a vida no pl*neta. </line>
</par>
<par>
<line> *en*ar a Amazônia e a *ormação profissio*a* dentr* deste contexto é cada </line>
<line> ve* mais </line>
</par>
<par>
<line> impera*ivo, frente às ini*u*d*des que a**ngem a flore*ta e seus povos. As açõe* individuais * </line>
</par>
<par>
<line> col*tivas p*ecisam s* tornar ca*a ve* mai* c*nstant*s, d*ve-se comb*ter para </line>
<line> não </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 4 </row>
</column>
<column>
<row> *RUM, *liane. "A notí*ia * esta: o Xi*g* va* morrer" Dis*onível em: </row>
</column>
</par>
<par>
<line> h*t*s://brasil.elpais.com/brasi*/2019/0*/12/o*inio*/1568300730_780955.htm*. *c*sso em: 20 de maio de 20*1. </line>
<line> *ev. *SA, *eresina, v. 18, n. 8, art. 7, p. *29-1*7, ago. 2021 www4.fsanet.com.*r/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "O Melhor *s*orte d* Mundo é Caçar Negros"? Geografia, Forma*ão de Pr*fes*ores e Pesquisa </line>
<line> 143 </line>
</par>
<par>
<line> con**n**rm*s como cúmplices dos cr**es que *onst*ntemen*e oco*rem c*ntra * vida </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> r*siste na regiã*. Ribeiro (2015, p. 73) há muito j* n*s fazia refletir e q*estionar: </line>
</par>
<par>
<line> Se esse nos*o mundo *umano *osse *ro*uto de fo*ça* a*bitrárias *od*r*amos dize* </line>
<line> q*e * culpa é da fatalidade. Porém, o m*ndo é u** obra dos *omens, é obra nossa. </line>
</par>
<par>
<line> **m*s os </line>
<line> único* *e*po*sáveis pelos males que *xi*tem * persistem po*q** </line>
</par>
<par>
<line> c*nsentimos. E* *onsequ*n*ia, somos todos irreme*iavelmente cúmplice*. </line>
<line> Re*d (2*00) final*za *eu c*nto ap*n*ando que "*s pes*oas não tem coraçã*. Gosto de </line>
<line> *es*oas amigávei*, co*o os ame*icanos". Ur*e rever * formaç*o do*ente no contexto </line>
</par>
<par>
<line> amazôn*co, </line>
<line> para qu* cada vez mai* </line>
<line> professores e es*udante* c**sigam c*mpreender as </line>
</par>
<par>
<line> ***nc*s p*esentes nessa* "pes*oa* que não tem coração" e n*s "pessoas </line>
<line> amigáveis". * </line>
</par>
<par>
<line> método (auto)bi*gr*fico entra *o campo da for*ação </line>
<line> de </line>
<line> adult*s p*ra auxiliar ne*sa* </line>
</par>
<par>
<line> compre**s*es, as narrativas dos s*jeitos p*ssa* a **nduzir </line>
<line> para caminhos </line>
<line> formati*os d* </line>
</par>
<par>
<line> re*lexão sobr* a realidade </line>
<line> em dete*minados contextos </line>
<line> *istóricos, em um movime*to que </line>
</par>
<par>
<line> forma outros suj*it*s em *m mesmo tempo em que os sujei*os "formam-se". </line>
<line> Chega o tempo de n*o se produzir mai* "*ombustível hum***", ou seja, seres </line>
</par>
<par>
<line> humanos que têm em suas e*istências a única função de servirem c*mo mão de obra par* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> produção d* ri*uez*s. A Amazônia e *eus povos não são "com*ustível human*" *u "carv*o </line>
<line> **mano" (RIBEIRO, **1*) a s** consumido para qu* se gere lucro que p*r*ane*e na* m*os </line>
<line> de *oucos que acabam pat*o*inan*o n*vos *sportes q*e em algum gr*u encontra *onsonância </line>
<line> com "o me*hor *sporte do m*ndo é ca*ar negros" (REE*, 2000). </line>
<line> * C*NSIDERAÇÕES (NE* TÃO) F*NAIS </line>
<line> Pensar a Amazônia é alg* n*cessário por todo* os que aqui habita*, mas tam*ém por </line>
<line> to*** *ue *reten**m dei*ar para *s gerações f*turas um mundo q*e s* p*ssa fa*er ha*i*ável. </line>
</par>
<par>
<line> Os *ursos d* f*rmação *e profes*or*s e </line>
<line> pr*fe*soras, po*tanto, d*vem permane*er </line>
<line> atentos à* </line>
</par>
<par>
<line> *m*rgên*ias que surgem *es*e *onte*to, cas* *a Faculdad* de Geogr*fi*, que pensando *e*te </line>
</par>
<par>
<line> *o*ento hi*tóri*o, p*etende re*er o seu currí**l* **ra que * </line>
<line> formaçã* i***ial esteja em u* </line>
</par>
<par>
<line> paralelo mais p*óximo aos desa*ios e*isten*es. </line>
</par>
<par>
<line> Não t*mos mais u* v*z*o de*o*ráfi**, nem mesm*, ape*as </line>
<line> uma florest* *ica em </line>
</par>
<par>
<line> rec*rsos a serem utilizadas pelo capit*l para a sua reprodução. Há na Ama*ô*ia vozes que há </line>
<line> muito são *pr**idas e precis*m *er escutadas, para que não apenas a floresta permaneça em </line>
<line> pé, m*s principal*e*te, para que a **versid*de aq*i **istente continue * colori* a sociedade </line>
</par>
<par>
<line> *o* seu* aromas e *ab*res. Que se veja </line>
<line> um* naç*o **a*ile*** </line>
<line> *ue seja </line>
<line> compos*a *ela </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na PI, v. 18, n. 8, art. 7, p. *29-*47, ago. *0*1 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. P. S*nt**, W. O. Carvalho, W. S. Ara*jo </line>
<line> 144 </line>
</par>
<par>
<line> divers*dade, com um nú*ero cada vez mai*r de indivíduos g*upos com dire*to as *u*s e </line>
</par>
<par>
<line> exi*tências, au*iliando para a </line>
<line> con*ivência de mod** de *ida m*is sustentáveis * articulados </line>
</par>
<par>
<line> com o ambi**te. </line>
</par>
<par>
<line> Na âns*a por co*seguir *scutar essas vozes, se faz n*cessário q*e p*áticas de pesqui*a </line>
<line> com* as desenvolvidas a partir *o* pr***itos do *étod* (auto)biográfico po*sa* ganhar palc* </line>
</par>
<par>
<line> n* academia, como forma de val*rização d*s c**he*i*entos </line>
<line> que exist*m. *es*e *ontexto, </line>
</par>
<par>
<line> entra a formação de profess*res também, *ue apres**ta ganhos a p*rti* do uso *este m*todo </line>
<line> de pesquisa, como esta*os obse*va*do a partir da pesqu*sa até aqui descr*ta. </line>
<line> Ainda, frente a tudo que *em sido produzido e analisad* e* relação à Amazônia, *e </line>
<line> *az *ada ve* mais necessário um movim*nto dos oprimidos q*e *rans*e*dam a ideia sim*lória </line>
</par>
<par>
<line> de *roduzi* merca*o*ias e gerar luc*os, *a*endo *om que </line>
<line> diferent*s fo*mas de repre*são </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pr*c*nceito* se*am *ombatidas. *s*o pode *a*s*r pel* cami*ho da E*ucaç*o, que desempenh* </line>
</par>
<par>
<line> pape* fun*amental *a or*aniza*ão de *ens**entos para * c*nstrução de </line>
<line> um outro mun*o </line>
</par>
<par>
<line> possível fr**te a tanto* ataques. </line>
</par>
<par>
<line> De*tr* da Educação em *u* a Geo*raf*a escolar está *nserida, se *a* neces*ári* *efl*tir </line>
</par>
<par>
<line> a formação dos docente* *onstante*e*te, *omo forma de, *ada vez mais, *el*o**r o ser </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> esta* docente </line>
<line> na Ama*ônia. Como já apontava Becke* (2009, p. 12*), o pensamento sobre </line>
</par>
<par>
<line> como desenvol*er o *orte do Brasil exi*e açõe* *rge**es, sendo necessário procurar *utro* </line>
<line> meandros para que os co*f*itos não co*tinu*m a *erem rep*o*uzidos. </line>
<line> Nov*s o*ras d* infr*e**rutur* *erando um novo arco d* des*atamento do sul *o </line>
<line> Amazonas ao centro d* Pará, envolvendo o j* conhecido *roce*so d* ocup*ção </line>
<line> deso*denad*, o de*mat*mento e os con*lito* *e ter*a, co* a expulsã* de p**ulações </line>
</par>
<par>
<line> tradicionais * pequenos p*odu*ores l*cai* e *om * afluxo de mi*rantes </line>
<line> não </line>
</par>
<par>
<line> *bsorv*dos. Em *utras palavras, as nov*s fr*ntes reproduzem os confl*to* do av*nç* </line>
<line> da fron*eira d* rec*rs** que caracterizou a ocupaç*o regi*n*l *ntre 1970 e 1*85, </line>
<line> exigindo ações u*gentes pa*a controlá-*os. </line>
<line> For**r prof*ssor*s para en*en*er essas *ituaç*es, *** como, pr*duzir *ma base </line>
</par>
<par>
<line> teór*ca consistente que fa*a poss*vel que os no*os </line>
<line> docentes *ossam questionar a si e a seus </line>
</par>
<par>
<line> a*uno* sobre as estrutu*as econômi*as, sociais * políticas ex*stentes e que c*ntin*am </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> cond*nar a vida de milhares * uma *ituação *recária de sobrevivência é o dever da *eografia, </line>
<line> das univers**ad*s e *ambé* das escolas. A Educação precisa e*tar cad* v*z mais a ser*iço de </line>
</par>
<par>
<line> ações </line>
<line> que </line>
<line> subvertam * r*alidade como está posta, pois "a </line>
<line> vi*óri* dos *primid*s </line>
<line> será </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> lib*rtação *e tod**, inclusive dos opr*ssores" (*IBEIRO, 20*5, p. 45). </line>
<line> "Uma v*z *ib**ados da **re*são i*periali*ta, nós floresceremos e *l*s també* serão </line>
</par>
<par>
<line> melhores, por*ue estarão </line>
<line> livres </line>
<line> do feio papel *nt*-histórico </line>
<line> que hoje encarnam" (R*BEIRO, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina, v. 18, n. *, ar*. 7, p. 129-*47, ago. 2021 </line>
<line> www4.fsanet.com.b*/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "O *elh*r Esporte do *undo é Caçar Negros"? Geografia, For*ação d* Profe*sores e *e*quis* </line>
<line> 145 </line>
</par>
<par>
<line> 2017, p. 89). Pens*r ou**as r*alid*des possíve*s e *er e*se pensamento de f*rma contínua </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> f*rmação inic*al d* pro*essores vai nos conduzi* a uma s*ciedad* m*is *usta e igualitária </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> todos, *ão se*d* mai* po*sível a *ráti*a do "esporte de *açar negros" ou outros que p**suam </line>
<line> e**e i*eário. * carne negra e a indígena não continuarã* a ser a* ma*s baratas *o mercado, já </line>
<line> p*ssou o mo*ento de t*r*os *m m*delo de desenvo*viment* *ue não se su*tent* *obre um </line>
<line> grande nú*e*o de co**os que são dila*erados par* sub*idiar a r*queza de poucos. </line>
<line> Vencer a opress*o não ocorrerá ape*as a p*rtir ** Ed*caçã* (*ás*ca e superior), ma* </line>
<line> sem ela, contin*ará a s*r d*fícil sup**ar * que se *p*es*nta *omo inexorável na sociedade de </line>
<line> hoje. Escut*r e reflet*r sobr* nar*ativa* e f*las de difere*tes suje*tos nos parece um cam*nho </line>
<line> viáv*l para se (r*)pen*ar a docên*ia * a realidade amazônica, * que permanece como su*st*ato </line>
<line> do mét*do(auto)biográfico que p*de se* utili*ado p**a potencia*izar a formação dos n*vos </line>
</par>
<par>
<line> pr*fessores e professo*as ** ciência ge*gráfica, bem </line>
<line> c*mo contribuir **ra a cons*ituição de </line>
</par>
<par>
<line> *idadãos críticos a partir do conheci*ento qu* a Geografia propor*ion*. </line>
<line> Se faz ca*a vez mais latente *ensar *ma educaç*o que incit* a "*xperim*n*ar, co**igir, </line>
<line> criar e desobed*c*r" (KILOMBA, 202*, p. 16), assim sendo, *enh*m*s em m*nte as "pessoa* </line>
<line> amigáveis" q*e há s*culos vivem e *azem * Amazôn*a a partir dos preceitos coletivos *u* s*o </line>
</par>
<par>
<line> comuns *os </line>
<line> la*i*o-**eri*ano*, *esmo *ue valore* *ndividuais ten*am si*o imposto pel* </line>
</par>
<par>
<line> caráter imperialista * neoliberal que para *ontinuar a *epro*uzir o seu capital, precis* di*idir </line>
<line> *a** conqui*ta*. </line>
<line> *EF*RÊNCIAS </line>
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<line> PPGG </line>
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<line> UF*J, </line>
<line> V. </line>
<line> 3, </line>
<line> N. </line>
<line> 2, </line>
<line> p. </line>
<line> 49-82, </line>
<line> 20*3. </line>
<line> *i*pon*vel </line>
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<line> L. P. Santos </line>
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<line> W. S. Ar*újo </line>
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<line> X </line>
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</par>
<par>
<line> 3) elaboração do *as*unh* ou n* revisão crí*ica do c*nteúdo. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) parti*ipa**o n* aprovaç*o da ve*s*o f*nal do man**cri**. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina P*, *. 18, n. 8, art. 7, p. 129-14*, a*o. 2021 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/*evista </line>
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)