<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 8, art. 7, p. 129-147, a*o. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.18.8.7
</line>
</par><par>
<line>
"O M*lhor Esporte do Mundo é Caçar Neg*o*"? Geografi*, Fo*mação ** Professores e
</line>
<line>
**squisa (Auto)*iográfica
</line>
<line>
"T*e Bes* S*ort in the *orld Is Hunti** Blac*s"? Geograp*y, Te*cher T*a*ning an*
</line>
<line>
Biographical Resea*ch
</line>
</par><par>
<line>
*eonardo Pinto d** *antos
</line>
<line>
Dou*or em Geografia *ela Unive*sidade Fede*al de Santa Maria
</line>
<line>
*ro*essor da Univer*idade Fed*ra* do Pará, C**pus Alt*mi*a
</line>
<line>
E-mail: leon*r**santos@u*pa.br
</line>
<line>
Wallysson d* O*iveira Ca*valho
</line>
<line>
Licen*iando da Universi*ade *ederal do Par*, Cam*us *ltam*ra
</line>
<line>
E-mail: w*ll*s*on.oc@gmai*.com
</line>
<line>
*elitemara da S*lva Araújo
</line>
<line>
Licenciada em Geogr*fia pela Univer*i*a*e *ed*ral d* Par*, *ampus Altamira
</line>
<line>
E-*a*l: wel*yaraujojb*5@gmail.c**
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço: Leonardo Pinto d*s Sant*s
</line>
</par><par>
<line>
*aculdade ** G*ogr*fia - Rua C*ronel José **rfírio,
</line>
<line>
E*itor-Ch*fe: Dr. Tonn* Kerl*y de Alenc*r
</line>
</par><par>
<line>
2515, Es*lanad* do Xingú, C**: 68.372-040,
</line>
<line>
*odrigues
</line>
</par><par>
<line>
Alta*ira/*A, *rasil.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço:
</line>
<line>
Wall*s*on de Ol*veira C**valho
</line>
<line>
*rtigo recebido em 19/0*/2021. Ú**ima
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
Faculdade de G*ografia - *ua Coronel José Porfírio,
</line>
<line>
*ecebi*a *m 03/08/202*. Aprovado *m 03/*8/*021.
</line>
</par><par>
<line>
*515, Esplanad* do Xingú, CEP: 68.372-040,
</line>
</par><par>
<line>
*ltamira/P*, Bra*i*
</line>
<line>
Avali*do pelo sistema Trip*e Review: a) D*sk **view
</line>
</par><par>
<line>
En*ereço:
</line>
<line>
*elite*a*a da S*lva Araújo
</line>
<line>
pelo Ed*tor-*hefe; e b) Double B*ind Review
</line>
</par><par>
<line>
Facul*a** de *eografia - *ua Coronel J*sé P*rfírio,
</line>
<line>
(aval*ação cega p*r dois avaliadores da área).
</line>
</par><par>
<line>
25*5, E*pl*nada do Xingú, CEP: 68.372-040,
</line>
</par><par>
</page><line>
Al*amira/*A, Br*sil
</line>
<line>
Revisão: Gramatical, No*mativa e de *orm*tação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. P. S*ntos, W. O. Carvalho, W. S. Araújo
</line>
<line>
130
</line>
</par><par>
<line>
*ESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Est* *esquisa organiza-se sob dois m*v**en*os: refle**r so*re *
</line>
<line>
c**texto da A*azôni* e os
</line>
</par><par>
<line>
prof*ssores que a*i *tuam a p*rtir de um ponto de conflu*n*i* que é a Facul*ade de Geografi*
</line>
</par><par>
<line>
(U**A/*l**mira);
</line>
<line>
pensar a *esquisa (auto)biog*áf*ca co*o possib*lidade de *ormaçã*
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
professores que atuam nestas real**ades. Busca-se, po* meio dessa investigação,
</line>
<line>
*m *ase
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
de*envolvim*n*o, *ontactar docentes
</line>
<line>
que atuam n* formaçã* d* professores de Geog*afia
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
e*t*dantes que estão no últim* ano *o curso de L*ce*ciatura em *eografia d* UFPA-Ca*p*s
</line>
</par><par>
<line>
A**ami*a, *r**uzindo, *or m*i* *e su*s na*r*tiva* auto*iográfica*, p**sibili*ades
</line>
<line>
p*ra
</line>
</par><par>
<line>
comp**e*der um outr* caminho formativo possí*el. O método (auto)biográfico é propo*to no
</line>
<line>
sentido de compreende* processos de interação/relação c*m a reg*ão amazônica, compree*der
</line>
<line>
as din*mic*s soci*i* e edu*acionais, desenvolvim**to p*omovido pe*o Estado bras*leiro em
</line>
</par><par>
<line>
diferentes momentos da histó**a do Brasil e a form*ção de professores
</line>
<line>
d* Geogr*fia nesse
</line>
</par><par>
<line>
context*.
</line>
</par><par>
<line>
Palavras-chave: Geografia. For*ação de *rof*ssores. Pesquisa (Auto)B*ográfi*a.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
*his resear*h is o*gani*ed und*r two movements: reflec*ing on the context o* th* Amazonia
</line>
</par><par>
<line>
and *he teachers
</line>
<line>
who work *here from a c*nfluence poin* that is the Fac*lty of Geography
</line>
</par><par>
<line>
(UF**/Altamira); thi*king about bi*graphical research a* a *ossib*l*ty of training of teac*ers
</line>
<line>
who wo*k in these realiti*s. Th*o**h this research, *nder d*velopmen*, the aim *s to contact
</line>
</par><par>
<line>
teachers w*o w*r* in
</line>
<line>
t*e trainin* of Geography tea*he*s and *tudents who
</line>
<line>
*re *n the *inal
</line>
</par><par>
<line>
yea* of *he Degree in Geo**aphy at U**A-Campus Altam*r*, producing, *hro*gh **eir
</line>
<line>
narratives a*t*biographical, possibili*ies to under*tand another *ossible *ormative p*th. *he
</line>
</par><par>
<line>
(a*to)bio*raphical met*od is p*oposed in order to
</line>
<line>
u*ders*an* pro*esses of
</line>
</par><par>
<line>
int*ractio*/rela*i*nship with t*e *eg*o*, unde*stand the *ocial and *ducati*nal
</line>
<line>
dynam*cs,
</line>
</par><par>
<line>
development promot*d by the gov*rnment a* different times in Bra**lian histor* and the
</line>
<line>
t*aining of Geography teachers in thi* context.
</line>
<line>
Ke* words: **og*aphy. Teacher T*aining. ***graph*cal Rese*rch.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 18, *. 8, *rt. 7, p. 12*-1*7, a*o. 20*1
</line>
<line>
www*.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"O Melhor Espo*te do Mundo é Ca**r Negros"? Geograf*a, Formação d* Pro*essor** e *esquisa
</line>
<line>
13*
</line>
</par><par>
<line>
"Falando d* esporte", disse M*c, "o *elhor esporte do mundo é ca*ar n*gros. De*ois que deix*i Burlingt**,
</line>
</par><par>
<line>
vocês l*mbram, eu *ui par* sul. Saí para o
</line>
<line>
ver o mundo de cima *ara ba**o, e acabara d* desco*r** *u* p*dia
</line>
</par><par>
<line>
b*i*ar. Deu*! As lutas em q*e eu *os**mava me met*r... Bem, de
</line>
<line>
qualquer jeito, acabei n*ma *la*tação de
</line>
</par><par>
<line>
algodão na Geórgia, p*rto de um lug*r chamado Dixville. Ac*n*ec* que *les estava* pr*cis*n** de um capataz,
</line>
</par><par>
<line>
e*t*o eu fiquei. "Lembro-me *aquela noite perfei*am*n*e,
</line>
<line>
porqu* est*va sentad* *m m*n*a cabine es*r*vendo
</line>
</par><par>
<line>
para casa pa*a mi*** **mã. Ela e *u sempre nos demos bem, m*s não conseguíamos nos dar bem com o res** da
</line>
<line>
família. ** a*o passa*o ela se j*nt*u co* u* *aixei*o-*iajant*... *h, se um dia e* pegar esse aí... Bem, como *u
</line>
<line>
dizia, eu e**av* s*nta*o lá. Escrevendo so* a luz de um* lamp*rina a óleo. E**ava uma noit* quente, úmid*, e a
</line>
</par><par>
<line>
tela
</line>
<line>
da j*nel* er*
</line>
<line>
u*a m*ssa contorcida ** m*squitos. Fique* c** coceir*s só d* vê-l*s engat*nhan** u*s por
</line>
</par><par>
<line>
cima d** outro*. *e repente, minhas ore*has lev*nt*ram-se o me* cabelo começou * se arrepia*. Eram e
</line>
<line>
cacho*r*s, c*es s*nguinár*os, vi*do espalhado* *m **io à esc*ridão. Não sei se vo*ês já o*vir*m um cão lad*ar
</line>
</par><par>
<line>
qua*d* es** atrá* de
</line>
<line>
um humano... Qualquer *ão l*drando à noite * a *ois* mais **litária, ma*s assu**ador* *o
</line>
</par><par>
<line>
mundo. M*s *qu*l* era pior. Fazia você s*ntir como se esti**s*e par*do *o es*ur*, esperando p*r a*gu*m que v*i
</line>
<line>
es***ngulá-lo - * você não po*e es*apar! "Por mais ou menos um minuto tudo que ouvi fo*am os *ães, e depois
</line>
<line>
alguém, ou alguma *oisa, caiu por cima da m*nha cerca. Pés pesados, *orrendo, *assaram bem em fre*te * *inha
</line>
<line>
ja*e*a e ouv* o ruído *e respir*çã*. V*c*s sab*m como um *ava*o *eimo*o respira quando *ocê está apert*ndo o
</line>
</par><par>
<line>
**scoç* *e*e co* *ma cord*? D*quele j*ito. "Fui para a var*nd* num *ul*, a tem*o d* ver os
</line>
<line>
cães pularem
</line>
</par><par>
<line>
minha cerca. E*tão **g*ém que eu não con*e*uia ver gr**ou, tão rouco que m*l podia fala*: "Pra onde ele foi?\
</line>
<line>
" **ssou a c*sa * f*i par* trás!\, di*se *u, * comece* a correr. Havia uns *oze de n**. Nunca d**cobr* o que o
</line>
</par><par>
<line>
negr* f*z, e acho q*e a maioria *os homens *am*ém não. Não *igávamo*. Corr*m*s *omo uns l*ucos
</line>
<line>
pelo
</line>
</par><par>
<line>
c*mpo d* algodão, pelos campos pantano*os com as inu*da*ões, *ada*os no rio, m*rgulh*mos p*r sobre as
</line>
</par><par>
<line>
cercas, de um jeito que nor*a*mente cansar*a um homem em cem m*tros. M**
</line>
<line>
nós n*m sentimos. A sal*va
</line>
</par><par>
<line>
c*ntinu**a brotando em minh* boc*. Era
</line>
<line>
a
</line>
<line>
ún**a coisa que m* incomodav*.
</line>
<line>
Era lua cheia e, *e *empos em
</line>
</par><par>
<line>
tem*os, q*a**o chegáv*mos a uma clareira, *lguém grit*va, \Lá *ai *le!\, e *ensávamos qu* os c**s ha*iam se
</line>
<line>
enganado * ido atr*s de u*a somb*a. **mpre os cães na frente, ladrando como sinos. D*ga, você já *iu um cão
</line>
<line>
*angu*nário cor*e*do a*rás de um h*mem? É co*o u*a cor**ta. E* bati minha c*nela *m u**s vint* c*rcas, e a
</line>
</par><par>
<line>
ca*eç* em todas
</line>
<line>
as árvores
</line>
<line>
da Georgia,
</line>
<line>
mas nem senti..." Ma* *s*alou os lá*i*s e be*eu. "É claro", disse ele,
</line>
</par><par>
<line>
"*uando alcanç*mos, o* c*cho**o* tinham acabado ** fa*er o negão ** p*da*o*". Sacudiu * cab*ç* com
</line>
<line>
*ma
</line>
</par><par>
<line>
le*brança b*ilhan*e. "Você terminou a cart* para sua irmã?", p*rguntei. "*laro", disse Ma*, secament*. "Eu a
</line>
</par><par>
<line>
não
</line>
<line>
g*staria ** viver aqui no Mé*ico", *isse Mac. "As *essoas não tem co*ação. Gosto
</line>
<line>
d* pesso** amigáveis,
</line>
</par><par>
<line>
como os americanos."
</line>
<line>
Reed (2000, p. 56-58)
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODU**O
</line>
</par><par>
</page><line>
For*ar p*ofe*sores e professoras tem se to*nando *ma tarefa cada vez mais complexa,
</line>
<line>
não *ome*te *m ra*ão d*s difere*tes dimensões qu* *erpa***m a docê*cia, mas
</line>
<line>
princ**al*ente com as m*danças no qu*dro social patr*cinadas pelos a*anços do me*o
</line>
<line>
téc*ico-científic*-informac*ona* e que impact*m diretame*te a instituiçã* escola.
</line>
<line>
C*mo s*bemos, a escola não é u* corpo i*ol**o d* resto d* so*iedade (mesmo *ue
</line>
<line>
s*us muros às vezes po**am dizer o contrário), *la *ofre ressonâncias do qu* persi*te nas
</line>
<line>
re*li*ades locais e g*ob*is. Outro ponto pacífico em relaç*o à vid* doc*n*e é qu* *la é um*
</line>
<line>
p*of*ssão e para t**to tem que necessaria*en*e ser pensada como tal, *e*do urgente avançar
</line>
<line>
so**e *s *oncepçõe* *rrône*s - mas, que ainda *xi*tem - do at* de docenci*r ser *ruto de
</line>
<line>
"uma vocação, um apostolado, um sacerdócio leigo" (L*SS*RD; TA*DIF, 20*0, *. 255),
</line>
<line>
Rev. F*A, T*resina PI, v. 18, n. 8, ar*. 7, p. 129-1**, ago. 2021 www4.fsa*e*.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. P. San*os, W. O. Carva*ho, W. S. A*aújo
</line>
<line>
132
</line>
</par><par>
<line>
*endo cada vez mais *ate*t* a "n*cessidade d* s* pensar a *ormação de professor*s como uma
</line>
<line>
formação prof*ss*ona*" (NÓ*OA, 2017, p. 11*6).
</line>
<line>
Quando s* refl*te a formação de docen*es d*ntro do contexto am*zô*ico, os pro*es*os
</line>
<line>
parecem em um primeiro p*ano se *ornarem ainda mais complexos, fren*e aos desafios *u*
</line>
<line>
pa*ram sobre a regiã*, qu* se config*ra *omo o "centro do *undo" **s **flexões de Brum
</line>
<line>
(2019)1. Essa c*ntralidade se p*de explicar em um momento globa* de *mergênc*as
</line>
<line>
climáticas, mas também, em razã* da nece*sid*de de se **nsa* outro mo*e*o econô*ic* e,
</line>
<line>
po*tanto, de or*anizaç*o *oc*al q*e se paute em outr*s espacialidad*s que não as configuradas
</line>
<line>
p*l* cap*tal fre*te a *ida e *m relaçã* as diver*i*ades em suas distintas dimensõe*.
</line>
<line>
A A*a*ôni* tem vivenciado, *as últimas dé*ad*s, *if*ren*es i**li*ações esp*cia*s
</line>
<line>
que são resultant*s diretas da instalação ** grandes e*preendimento* com* **tradas e *si*as
</line>
<line>
hidrelétricas, s*guindo *m modelo de *ese*vol*im*nto atr*sado *ue vive uma dualid*de de se
</line>
<line>
pensar a ques*ão econ*mica d* um lado e o desenvolvi*ento dos povos e populações l*cais
</line>
<line>
do ou*ro (BECKER, 2009), sem *xistir maior*s di*log*s en*re estes do** polos.
</line>
<line>
Parte de*te ideário dos grandes e*preendime**os l*vados pa*a a região, t*m c*mo
</line>
</par><par>
<line>
just*ficati*a principal a urgênc*a de tirar a regi*o Nort* e
</line>
<line>
**us
</line>
<line>
*ovo* do at**so. Essa
</line>
</par><par>
<line>
concepçã*
</line>
<line>
par**
</line>
<line>
de vozes exteriores à Amazônia, sendo *raticada como uma f*rma
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
repro*ução
</line>
<line>
do cap*tal, que vê par* e*sa região *s mes**s nece*s*dades * anseios de
</line>
<line>
outros
</line>
</par><par>
<line>
grupo* s*c**** pres*ntes no Brasil. Para *sso, o Es*ad* coloca em moviment* um
</line>
<line>
ob*e*o
</line>
</par><par>
<line>
pensado ainda na época d* di*adura ci*il-**lit*r: a hidrelétrica de Belo *onte.
</line>
</par><par>
<line>
* n*ste contexto que a Fac*ldade *e Geo*rafia, da Uni*e*si**de Fe*era* do Pará
</line>
<line>
(UFPA), campus de Altamira, se colo*a com* formadora de *icenc*andos e licenc**nd*s em
</line>
</par><par>
<line>
Geografia. *omo instituiçã* formadora, se torna cada vez *ais n**essário repensar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
formação *o* pro*essor*s que vão atuar em uma reg*ão com tam*nha diversidade
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
c**tralidade.
</line>
</par><par>
<line>
*m um primeiro movimento, podemos conc*rdar com Becker (2015, p. 111):
</line>
</par><par>
<line>
A *reservação do
</line>
<line>
equilíbr*o ecológico não signif*ca
</line>
<line>
imp*ssibilidade *e *x***taç*o
</line>
</par><par>
</page><line>
da* potenci*lidades regionais, mas sim a busca das formas de ex*lo*ação que,
</line>
<line>
embora forços*me*te introduzindo modificaçõ** no ecos****e*a, redu*a* ao
</line>
<line>
m*nimo os risco* *ecorrent*s dessa *odific*çã*. Um ecossistem* é um conjunto que
</line>
<line>
abrang* popul*çõ*s de organismos v*vos e um c*m*lexo d* fatores ambien*ais em
</line>
<line>
que os organismos interagem en*re si * em qu* exist*m ef*itos recípr*cos entr* o
</line>
<line>
a*biente e as populaçõ*s, de tal sorte que a interf*rên**a em um de seu* ele*ento*
</line>
<line>
te* r*p*rcu*s*es sobre o fun*ionamento do **njunt*.
</line>
<line>
1 El**ne Brum, Amaz*nia Centr* do Mundo, Dispon*vel em:
</line>
<line>
<h*tps://br*sil.elpais.com/brasil/2019/1*/1*/*pinion/15*38205*3_621324.*tml>. A*e*so em: 08 de junho de
</line>
<line>
2021.
</line>
<line>
Rev. FS*, Te***ina, v. 18, n. 8, art. 7, p. 129-1*7, ago. 2021 www4.fsane*.c*m.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"O Mel*or Esp*r** do *undo é Ca*ar Negr*s"? Geografia, F*rmaç** *e Profe*sores e Pesquisa
</line>
<line>
13*
</line>
</par><par>
<line>
Existem *utras formas de *e pens*r **se "desenvolvime*to" par* a *mazônia, sendo
</line>
</par><par>
<line>
u*
</line>
<line>
dos cam*nhos poss*veis a construção *e outros olhares
</line>
<line>
para a regi*o, em que a vida
</line>
</par><par>
<line>
caminha próxi*a às concepções *e desen*olvime*to v*gentes e/ou em c*nstr*ç*o. A
</line>
<line>
Educa*ão tem papel fundamen*a* dentro *este *ro*esso, pois permit* refletir as causas *
</line>
</par><par>
<line>
conse*uências *os *enômenos, se considera*do disti*tos p*i*mas que c*nflue*, com* as
</line>
</par><par>
<line>
dimensões biológic*, s*ci*l,
</line>
<line>
cultura* e pol*tica p*esentes nas espacialida*es *ue se
</line>
</par><par>
<line>
consol*d*m.
</line>
</par><par>
<line>
A fo*mação i*ic*al p*ecisa cada vez mais *onectar as questõ*s ambientais c*m as
</line>
<line>
sociais no pe*sar sobre a rea*i*ade, e, isso só é po*sível a part*r de *m pensamen*o pro**ndo
</line>
</par><par>
<line>
sobre o próprio currí*ulo que tem *ormad* *stes *ocentes que
</line>
<line>
vã* atuar
</line>
<line>
na Amazô*ia. Um
</line>
</par><par>
<line>
meio possível é através da es*uta das vozes da*ueles envolvidos nos processos formativos,
</line>
</par><par>
<line>
q** é o q** desejamos ao propor o u*o d* *étod* (auto)biográfico na formação
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
professores de Geografia dentro da U*PA, *a*pus *ltamira.
</line>
</par><par>
<line>
O intu*t* é se valer *est* método de pesquisa como meio para *e fortalecer
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
construção de u* novo P*o*e*o Pedagógi*o d* Curso de Licenciat*ra em Geogra**a (PPC), da
</line>
</par><par>
<line>
U*P* Campus de A*tami**, à luz
</line>
<line>
da Resolução CN*/C*
</line>
<line>
nº 2, de 20 d e
</line>
<line>
dezembro de 20*9,
</line>
</par><par>
<line>
qu* define as Diretrizes Curr*cula*es Naci*nais pa*a a Formação Inicial de Professores para a
</line>
<line>
Educação Básica e institui * Base Nacional Comu* para a F*rm*ção In*c**l d* Pro*essores da
</line>
<line>
Educação Básica (BNC-Fo*maçã*). Além, é clar*, de s* te* u* PPC que esteja de acordo com
</line>
<line>
a* nec*s*id*des u**en*es que se faze* impe**tivas p*ra se sub*er*er a or*em social vigente,
</line>
<line>
que d* m**tas maneiras obs*rva* a floresta * seus povos como inimigas *o d*se*volvimento
</line>
<line>
que o Capit*lismo ans*ia para a re*ião.
</line>
<line>
Ao fortalecer a formação do*ente *e terá *amb*m um grupo pro**ssional *ten*o aos
</line>
<line>
fenômeno* locais, compree*dendo relaçõ*s possí*eis entr* *mbiente e *opulações a partir d*s
</line>
<line>
cat*go*i*s geo*rá*icas, que podem con*uzir a u* *ensa* coleti** e horizontal. Pe*ma*ece*do
</line>
</par><par>
<line>
*inda *om u* olh*r sobre
</line>
<line>
a
</line>
<line>
p*ópr*a dimensão éti*a ex*stente na docê*ci*, que entre outro*
</line>
</par><par>
<line>
objetivo*, busca a leitu*a * transformaçã* da sociedade que se *prese*ta a favor da mer*adoria
</line>
<line>
frente à vida **esente *a Ter**.
</line>
<line>
Em relação * aspe*tos *xiste*tes no méto*o (au*o)bi*gráfico, Arroyo (2020) *p*nta *
</line>
</par><par>
<line>
nec**sida*e
</line>
<line>
d* col*car os pers*nag*ns pre**ntes
</line>
<line>
n* processo
</line>
<line>
de *ducaç*o par* q** narrem
</line>
</par><par>
<line>
suas vivê***as, o q*e estamos
</line>
<line>
**sejosos de *ealizar com a pesqu*sa que *e e*c*ntra em
</line>
</par><par>
</page><line>
*n**mento den*ro da UFPA, *ampus de Al*amira, buscando envolver doc*ntes e *iscentes **
</line>
<line>
curso *e l*cenciatura em Geog*afia.
</line>
<line>
*ev. FS*, Teresina PI, v. *8, n. *, art. 7, p. 129-147, ago. 2*21 www4.fsanet.com.**/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. P. Santos, W. *. Carvalh*, W. S. Ara*jo
</line>
<line>
134
</line>
</par><par>
<line>
Ess* pensar é encont*ado também em Fa**n (2020, p. 31), que e* outr* c**tex*o
</line>
</par><par>
<line>
*o**nta *ue "f***r é
</line>
<line>
existir absol*tamente
</line>
<line>
para o
</line>
<line>
outro. [...] Fal** é ser capaz de em*regar
</line>
</par><par>
<line>
determ*nada sint*xe, é se a*ossar da mor*ologia de uma ou outra lín*ua, mas é acima ** tudo
</line>
</par><par>
<line>
assumir uma
</line>
<line>
cultu*a, suportar o peso de uma ci*ili**ção". A re*lexão de Fanon (2020)
</line>
</par><par>
<line>
e*contra conexão com
</line>
<line>
o pen*amento de Nóvoa (*995), *ue leva * docência
</line>
<line>
o us o d *
</line>
</par><par>
<line>
n**rativas (aut*)biográficas, afirman*o ser impossível a separação do eu profissional c*m
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
história de vid* dos indivídu**. S*nd* as pr**rias
</line>
<line>
narrativas frut*s d* "peso de uma
</line>
</par><par>
<line>
civilização", qu* pode *er lida a par*ir das f*l*s dos docentes que participam *e p*squisas com
</line>
<line>
o *ét*d* (auto)biog*áfico, pois a m**ma imp**t* nas história* de vida.
</line>
<line>
2 METODOLOGIA
</line>
<line>
2.1 O *é*odo (*uto)bi**ráfico: pensamentos iniciais
</line>
<line>
E*ta p*squis* que s* encon**a *m andamento, tendo completado um ano em *u*ho de
</line>
<line>
2021 * com pr*v*são de se* f*nalizada *m julho de 20*2, se faz ne*essária p*lo próprio
</line>
<line>
contexto d* con****ições pr*sentes no esp*ço a*az*nico. Este é um ambient* em que **
</line>
<line>
embates entre o capital e a vi*a se fazem visíveis na lut* *ela ter*a2, pelo **r*i*o de existir e
</line>
<line>
*ela manu*enção *a* cu*t*ras em um **aro combate des*av*rável à v*da frente à reprodução e
</line>
</par><par>
<line>
expa*são *o capi*a*. Ne*te sentido, abord*r*mos neste a*tigo os
</line>
<line>
camin**s metod*lógicos
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
**rem seguidos
</line>
<line>
*a **squ**a, al*m de apontamento* so*re as potenc*alidades do us*
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
método (auto)biográfico **ntro da* p*squ*sa* em Geografia.
</line>
<line>
A Geografia que * a ciência que analisa os diferen*e* fenômeno* socioambi*ntais
</line>
<line>
present*s no Espaço G**gráfico, precis* estar incumbida *m p*nsar *ormas de compreender e
</line>
<line>
ensina* t*do o que produz as distintas formas de d*sigua*dades existen*e*. *ssim, urge faze*
</line>
</par><par>
<line>
co*o dest**a *aquet (201*, p.
</line>
<line>
09) uma "u*a geografi* efetiv* * afe*i*amente human*", e,
</line>
</par><par>
<line>
pa*a i*to, um dos caminhos p**a se chegar a este t*po de Geografia é * partir da esc*ta aten*a
</line>
<line>
d* estudantes * prof*ssores, o que é pot*nc*alizado pelo método (auto)bio*ráfico.
</line>
<line>
*ssa escuta terá como objetivo pensar a própri* es*ru*ura do curso de licenciatura em
</line>
</par><par>
<line>
Geografia
</line>
<line>
d* UFPA, campu* de Alta**ra, sendo "a intenção de ouvi* os
</line>
<line>
*rofessores (e
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
começo do séc. XXI", *ece
</line>
<line>
coment*rios
</line>
<line>
em rela*ão a* terras do estado do Pará
</line>
<line>
registradas em c*rtó*io. As
</line>
</par><par>
<line>
mesmas superam a própria área territor*al deste e*t*do da fed*r*ção, o que *epresenta um *centuado p**cesso de
</line>
</par><par>
<line>
*r*lage*. Disponível e*: <https://www.you*ube.com/w*tch?v=f6E816CRxZ4>. Acesso em: *8 de
</line>
<line>
junho de
</line>
</par><par>
<line>
2021.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FS*, Te*esina, v. 18, n. 8, art. 7, p. 12*-147, ago. *02* ww*4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"O Melhor E*p*rt* do Mundo * Caçar Negros"? Geografi*, For*açã* d* Professores * Pe*quisa
</line>
<line>
13*
</line>
</par><par>
<line>
alunos) **ra conhe*e* o que dizem, p*nsam, sentem e fazem no* *arece muito *ositiva, se o
</line>
<line>
qu* se pre*end* é descobrir, com eles, quais *s *aminh*s ma*s efetivos par* alc*nçar um
</line>
<line>
ensin* de qua**dad*" (G***I; BAR*ETT*; A*DRÉ, 2*11, p. 15).
</line>
<line>
Dentro do mé*odo (au*o)biográfico, se pode definir as narrativas d*s ind*ví*uos como
</line>
<line>
um disp*sitivo *ue func*ona *om* uma prática de forma*ão, sen*o que o método se configura
</line>
</par><par>
<line>
como
</line>
<line>
uma form*
</line>
<line>
de pensar e caminhar dentro da p*squi**, sendo uma filosofia de
</line>
</par><par>
<line>
entendi*ento do saber, cujo objeto de estudo está representa*o pelos tempos * pelos *spa*os
</line>
<line>
no **te*ior ** cada um, s*ndo que a "p*squisa (auto)biográfica explora o entrelaçamento entre
</line>
</par><par>
<line>
l*nguagem, pens**ento * práxis social (*ASSEGGI, 2010, p. 111),
</line>
<line>
algo important* em um
</line>
</par><par>
<line>
a**iente em qu* as co*tradi**es sã* evidentes, como é na *mazônia.
</line>
</par><par>
<line>
Já Nó*oa; Finger (2010) afirmam que o mé***o (auto)biogr**ico está no campo
</line>
<line>
científi*o *omo um* crítica * ob*etividade que permeou a* pesquisas que, em ampla medida,
</line>
<line>
ain*a são infl*enci**as por um viés po*itivista. Tendo nos preceitos do *étodo aqui *tilizado,
</line>
<line>
cargas de *ubjetividades * in**rsubjetivida*es que até então não er*m cons*dera*as den*ro do
</line>
</par><par>
<line>
mundo da ciência, um* v*z que, a oralidade e out*os
</line>
<line>
preceitos do (auto)biográfi*o n*o
</line>
</par><par>
<line>
alçavam o g*au de ci*ntificidade até ent*o a**ito pelo p*ns*mento domi*ante.
</line>
<line>
A* se analisar esse caminho d* p*sq*isa, ac*ba *or se perceb*r que ele se origin* *as
</line>
<line>
C*ê*cias Human*s e S*ciais com ob*etivo principal de se *ar e*paço para tem*ticas * a*ores
</line>
<line>
que até então era* des*onsiderados. Logo, o método é co*duzi*o a*s estudo* de formação *e
</line>
<line>
adultos, flui*do *atu*almente pa*a a *u*stão *a formação de professores, ob*et*vo d* pesq*i*a
</line>
<line>
em des*nvolviment*.
</line>
<line>
Os debate* em torno *a *tilização ** método biográ*ico no domínio das c*ências da
</line>
</par><par>
<line>
e*uca**o e da formação de adultos *ão relat**amente re*e*te*. No enta*t*,
</line>
<line>
ess*
</line>
</par><par>
<line>
perspectiva me*odológica surge no final do século XIX *a Al*manha, como
</line>
<line>
alternativ* * *oci*logi* positivista [...]. O m*t*do *iográfico desencadeou, no
</line>
</par><par>
<line>
decurso da sua evol*ç*o histórica, importantes po*êmicas epis*emol*gic*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
metodológicas que o op*seram * uma p*ática po*itivi*ta das ciên*ias **ciai*
</line>
<line>
(NÓVOA; F*N*ER, *0*0, p. 22).
</line>
<line>
A*rahã*; Bolí*ar (2014, p. 11) complement** ao col*c*r que:
</line>
<line>
Inicial*ente tra*ajadas en an*ropología, *ociología e historia como *etodol*gía *e
</line>
</par><par>
<line>
invest*gació* en *a problem*tización regis*ro de tramas sociales * hist*ricas, l*s y
</line>
</par><par>
<line>
narrativas (a*to)biográficas llegaron
</line>
<line>
*l campo **ucat*vo e* el interfaz entr*
</line>
</par><par>
<line>
*nvestigación y formación y se d*sdobl*r*n en múltiples posibili**des, inicialm*nte
</line>
<line>
- en el caso de Brasil - más vueltas para la f*rmación de **ultos, posteri*rm**te
</line>
</par><par>
<line>
aumentadas de *a preocupació* y *cu*ac**n c*n for*aci*n de *rofeso*es. Es** la
</line>
<line>
temáti*a* ha* sido tratadas *or *l us* de diferente* metodologías para el rep*rto oral
</line>
<line>
y es*ritur* de las exper*e*cias vi*idas por los sujet*s * por los grupos human*s, *on
</line>
<line>
espe*ial regis*ro para lo *ue se **nvi*o e* lla*a* *e historias de vid* en formación.
</line>
</par><par>
<line>
Como *no de los espa*ios en q*e se
</line>
<line>
desarr**la la experiencia humana e* el
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, T*resin* PI, v. 1*, n. 8, art. 7, p. 129-147, ago. *0*1
</line>
<line>
www4.fsanet.**m.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. P. *antos, W. O. Carv*lho, *. S. *raú**
</line>
<line>
136
</line>
</par><par>
<line>
in*titucional, las investigacione* de tradición (*uto)bi*g*á*ica, no muy raram*nte,
</line>
<line>
**vu*lven el estudio de institucione*.
</line>
</par><par>
<line>
Nóvoa (1995, p. 18) co*tribui afirman** que "a u*ilização co*te*porânea
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
ab*rdag*ns (auto)*iográficas é fru*o d* insatisfação *as ci**cia* sociais *m relação *o tip* *e
</line>
<line>
sa*er produzido e d* necessidade d* *ma renovaç*o dos modos de conhecimento ci*ntífi*o".
</line>
<line>
A* se bu*car a escut* com* ferramenta *ientífica d* indivíduos, com va*orizaçã* de sua*
</line>
<line>
su**etividades, se pa*so* * prod*zir "saberes so**almente não v*lorizados ou não
</line>
<line>
reco*hecid*s como "sé*ios" pelas ac*demias" (JO*SO, 2004, p. 9*).
</line>
<line>
Tardif (2019, *. 11) é o*tr* pens*dor que *os a**da a *o*pr*ender o pa*el d* método
</line>
</par><par>
<line>
(auto)b*ográfico que desenvolve reflexões a par*ir da* histórias de vida e
</line>
<line>
das
</line>
<line>
narrat*vas
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
*iferentes in*ivíduos, ao destacar que:
</line>
</par><par>
<line>
O saber não é uma coisa que flutua no e*paço: o saber *os pr*fess*r*s é * saber
</line>
<line>
deles e e*tá relacio*ado co* * pesso* e a ide*tida*e deles, com a sua experiênc*a de
</line>
<line>
v*da e com a **a história profissio*al, co* as suas rel*çõ*s com os alunos em sala
</line>
<line>
*e aula e com os *utr*s ato*es na escola, etc.
</line>
<line>
Ne*t* sentido, é que a propos*a é co*etar narrat*vas dos profe**ores mais antigos da
</line>
<line>
Facul**de d* Geografia *a Un*versida*e Federal d* Pará, campus de *l*amira, e, *os
</line>
<line>
*iscentes no úl*imo *er*o*o d* formação, p*ra dar des*aq*e a g*upos q*e e*t*o envolvidos no
</line>
<line>
processo de formação *os **ofe*s*res. Isto se faz ne*essário, p*las pró*rias imposição legais
</line>
<line>
impostas pelo Estado *rasileiro com as re*ormulações indic*das recent*m*nte *a*a os cursos
</line>
</par><par>
<line>
de li**nci*tu*as, b*m como, pela ur*ênc*a em se a**oximar * *u*so de formação com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
realidade amazônica.
</line>
</par><par>
<line>
Neste senti**, a pesquisa *m des*nvolvi*ento se propõe * escutar o* su*eit**
</line>
</par><par>
<line>
diretam*nte envo**idos/atingidos na/pela const*ução do currículo * do plano pedagógico
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
cu*s* de Geogr*fia, em um exercício intelectu** d* const*ução **letiva a p*rtir
</line>
<line>
*e preceitos
</line>
</par><par>
<line>
cie***fi*os que d*o a*ma e se*tido à formaçã* inic**l de lice*ciandos
</line>
<line>
e lice*cia**s da
</line>
</par><par>
<line>
*a*uld*de de Geografia.
</line>
</par><par>
<line>
Como Menezes (2021) *pon*a, a *bo*dagem (a**o)**o*ráfica
</line>
<line>
desponta *a década de
</line>
</par><par>
<line>
1980 d*n*** d* c*mpo da E*ucação *o conceber uma epis*emologia da f*rm*ção, com ênfase
</line>
</par><par>
<line>
para a formação
</line>
<line>
de *dultos, sobretudo, a
</line>
<line>
d* professores qu* p*ss* a ser concebi*a por um
</line>
</par><par>
</page><line>
ângulo que *eixa de pens*r o "for*ar" para pe**ar no "formar-se".
</line>
<line>
*a*te-se *a pr*missa de qu* * f*rmação é per*anente e pe*pas*a *st* moviment*
</line>
<line>
*ue visa * conheci*en*o de si, mas que * complem*nta*o pe*a relaçã* com o outro.
</line>
<line>
Este processo, *ue não cons*ste em uma ati*id*de isol*da, mas em uma ca*inhad*
</line>
<line>
Rev. FS*, Te*es*na, v. 18, *. 8, art. 7, p. 1**-147, ago. 2*21 www4.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"O Melhor *sp*rte do Mu*do é Ca*ar Neg*os"? G*ografia, F*rma*ão de Profe*sor*s e Pe*q*isa
</line>
<line>
*3*
</line>
</par><par>
<line>
*m c*njun*o, **odu* um espaço-**mp* de construção colet*v* da profe**orali*ade.
</line>
</par><par>
<line>
As**m, criam-se as condiçõ*s para se re*er (auto)rep*esentações, pos*ura*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
características intrínsecas à doc*nc** que, muitas veze* ao lon*o de um cu*so de
</line>
<line>
licenc*atura, deixam de ser desve**d*s (MENEZES, *021, p. 115).
</line>
<line>
Dest* forma, a ideia q*e se te* dominante em relaçã* a forma*ã* de p*ofessores ser
</line>
</par><par>
<line>
algo em co*sta*te de*ir, també* é alg* pre*ente
</line>
<line>
*o método (auto)bio*ráfico. Nele,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
f*rmaç*o é concebida *o*o um *rocesso em pe*ma*ente construçã* que oc**r* *m diferentes
</line>
</par><par>
<line>
espaç*s e
</line>
<line>
tempos, sendo qu* o con*exto *istórico a que o sujeit*
</line>
<line>
se en*ontra é
</line>
<line>
pont o
</line>
</par><par>
<line>
primordi*l dentro da forma*ã*.
</line>
<line>
O que torna * seu *so mai* pot*nte ao se *ensar tod* a realidade atual *a Amazônia,
</line>
<line>
funcionando *omo u*a forma de fortal*cer a formação docen*e na área de G*o*rafia, j* que o
</line>
<line>
*so deste *étodo *esta área do c*nhecim*nto aind* é incipiente dent*o do B*asil. A*ém disso,
</line>
</par><par>
<line>
destaqu* de que este mét**o respeita a indiv*dualidade dos
</line>
<line>
profess*res e *utu*os docentes,
</line>
</par><par>
<line>
colocando cada sujeito no centro dos processos
</line>
<line>
de
</line>
<line>
con*trução *o conhec*m*nto, e,
</line>
</par><par>
<line>
concebendo que as s*bj*tivida*es exis*em e po*e* ser lev**as em
</line>
<line>
conta de*tro do cam*o
</line>
</par><par>
<line>
*ientífi*o em razão
</line>
<line>
da hi*tória de vida de cada pe**oa *ue "*nvolve dimens**s
</line>
</par><par>
<line>
extraprofis*ionais (*oci*is, fami*iares, pessoais) e deve ser *ens*da na* d*nâmi*a* da*
</line>
<line>
trajetórias qu* são sempre singulares" (DE**RY-*OMBERGER, *016, p. 5*).
</line>
<line>
Nes*e sentido, o mét*do (aut*)biográ*ico *stá v*nculado a um* id*ia que, por *ei* de
</line>
</par><par>
<line>
narra*ivas
</line>
<line>
que *nvolv*m di*tintas dime*sõe* daqu*l*
</line>
<line>
que narra, pode-se ressignifica*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
modificar as ações d* suj*ito que narra, a* mesmo tempo em que pode mod*fi*ar o outro que
</line>
</par><par>
<line>
lê as his*órias narradas. Des*a forma,
</line>
<line>
este camin*o *e se fazer
</line>
<line>
pes*ui*a se aproxima
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
fo*mação dos pro*e*so*es, p*i*, *ov*s e anti*os do*entes passam a refletir sobre *ua* próprias
</line>
</par><par>
<line>
*çõ*s
</line>
<line>
ao entrar em conta** *o*
</line>
<line>
*arra*i*as de su*ei*os que *omo e*es estão envo**id*s n**
</line>
</par><par>
<line>
pr*cessos
</line>
<line>
de
</line>
<line>
ens*no-ap*en*izage*, por muitas
</line>
<line>
vezes enf*entando a* mesmas dificu*dades
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
partilhan*o os mesm*s so*hos *ara com a Educação.
</line>
<line>
Amparado no método, a *esquisa pretende adotar a metod*logi* d*s histórias *e vida e
</line>
</par><par>
<line>
*s font*s das *arrativas (**to)biográficas. A idei* é contar
</line>
<line>
com pa*ticipaç*o de cinco a
</line>
</par><par>
<line>
docente* da Faculdade de Geografia e t*mbém de c*n*o *iscentes q*e es*ão no *ltimo ano de
</line>
</par><par>
<line>
*uas forma*õ*s iniciais,
</line>
<line>
o que pe*mitirá um púb*ico
</line>
<line>
ab*angente, isso po*que, ta*to
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
*oc*nte* *o** de discentes a s* formar ser redu*ido. Em r*zão da pa*d**ia de covid 19,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
coleta das *arrativas de forma pres*ncial *e t*rna impossível frente aos riscos à saúde, aos
</line>
<line>
pesquisador*s * aos sujei*os d* pes*uisa, n*s*e s*ntido s*rá solicitado que as nar*ati*as se**m
</line>
</par><par>
<line>
registra*as en*iad*s e
</line>
<line>
a*s pesquisador*s a partir de
</line>
<line>
uma est*u*ura de questões abertas. O
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresin* PI, v. 18, n. 8, *r*. *, p. 129-1*7, ago. *021
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/rev**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. P. San***, W. O. Carvalho, *. S. Ar*újo
</line>
<line>
138
</line>
</par><par>
<line>
crit*rio de seleção dest*s sujeitos se pautará na a*tiguidade dentro d* F*culdade de Geografia,
</line>
<line>
do c*mpus de Altamir*, tant* dos *ocente* como dos discen*es.
</line>
<line>
3 ANALISES E DISCUSSÕES
</line>
<line>
*.* P*n*a*do a Amazôni* e a fo***ção d* profess*res
</line>
<line>
A Am*zônia * uma á*ea qu* c*ngr*ga c*rta mística para o contingente da p**ulação
</line>
</par><par>
<line>
que não a
</line>
<line>
habita. Ne**
</line>
<line>
paira um
</line>
<line>
número
</line>
<line>
elevado de estereótipos que funcionam com*
</line>
</par><par>
<line>
j*sti*icativa para as políticas púb*icas nela im*leme*tadas, *em
</line>
<line>
**mo, serv*m como me*o
</line>
</par><par>
<line>
pa*a se *ncentivar *çõ*s
</line>
<line>
patrocinada*
</line>
<line>
*elo capital
</line>
<line>
pri*ado, que vê nela uma oportunidade
</line>
</par><par>
<line>
*mpar para *ua reprodução.
</line>
<line>
Neste co*text*, v***ências simbólicas (*uando nã* físicas) *oram norm*li*adas a pa*tir
</line>
<line>
d* processos de us*rpação de território de *essoa* e grupo* so*ia*s que, d* noit* para o *ia,
</line>
<line>
perderam suas *eferência* d* lugar e seu modo de v**a se viu ameaçado. Estes olhares sobre *
</line>
</par><par>
<line>
*maz*nia, dentre *le* * visão de vazi* demogr**ico e de uma natureza rica e* r**ursos
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
se*em explor*dos moneta*i*mente, conduziram para a
</line>
<line>
construção de *oncepções que pouco
</line>
</par><par>
<line>
estã* cone*tadas ao* **tere*ses e anseios das populações *ocais.
</line>
<line>
*ssas questões não são atuais, haja vi*ta o processo de ocupa*ão patro**nado pelos
</line>
<line>
governos *ilitares q*e j* se valiam dessas concepções. O Governo *e**ral, em di*tintas
</line>
</par><par>
<line>
*a**s, cr*ou
</line>
<line>
modelos *ara a
</line>
<line>
*egião que permitiu e permite
</line>
<line>
*iferent*s f**ma* de atr*cidades
</line>
</par><par>
<line>
socioambientais, nã* encontran** co*sonânci* com preocupaç*es glo*ai* em relaçã*
</line>
<line>
a*
</line>
</par><par>
<line>
ambiente * a*s *ireitos hu*anos. A partir
</line>
<line>
do pensam**to d* Santos (1999) se faz possí*el
</line>
</par><par>
<line>
*ompreende* *a*te d**t*s pro*ess*s com s*a* reflexões que demonst*am que a Ama*ôni*
</line>
<line>
p*ssa a ser u* terr*tório de rep*odução am*liada e não m*is *ivencia o desenvolvimento
</line>
<line>
*ocal-reg**nal-nacional.
</line>
<line>
A* a*alisar as ideias que mo*imentam ** espacialidade* da Amazônia ontem e hoje, é
</line>
<line>
possível *firmar qu* as mes**s estão d*stante* do qu* s* *spera para o sécu*o XXI, *las *ão
</line>
</par><par>
<line>
d* XX, quando
</line>
<line>
nã* p*r*encentes ao século *IX ou m**m* anterior. As elites nacionais se
</line>
</par><par>
</page><line>
pudessem retornar*am à época e* que * escravidão era *e*mit**a p*l* Estad*, como já bem
</line>
<line>
apontava Darcy *ibeiro (2015), o maior problema do *rasil * do contin*n** a*er*c*n* são
</line>
<line>
suas elites que se ap**am n* autoc*acia e em *odos os mei*s possí*eis pa*a garantir o lu*ro na
</line>
<line>
frente da vida.
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresin*, v. 18, n. 8, *rt. 7, p. 129-147, ago. 20*1 www4.fsanet.*om.br/r*v*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"O M*lho* **porte do Mundo * Caçar Negro*"? Geografia, *ormação de Professo*es e Pesq*isa
</line>
<line>
139
</line>
</par><par>
<line>
A*ualmente, o Estado *ontinua a se aliar a esta* eli*es que perpet*am in*quidades
</line>
</par><par>
<line>
*ri*ci*al*ente às minorias, como
</line>
<line>
uma fo*ma de se *lçar o "dese*volvime*to" pensado
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*atrocinado *elo sistema Capitalis*a. "Descoberta de *ue a c*usa real do *traso brasil*iro, os
</line>
<line>
*ulpa*os de nosso **bdese*volviment* somos nó* me**os, ou me*hor, a mel*or parte d* nós
</line>
</par><par>
<line>
mesmos: noss* *lasse dominante e se** comparsas" (RIBEIRO, 2015, p. 16). Em re*ação
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
Amazôn*a neste n*sso nov* sé**lo, Mar*nho (2019, p. 69) t*c* um* im**rtante reflexão:
</line>
</par><par>
<line>
A Ama*ôn*ca no com*ço do séc*lo XXI, tor*ou-se mais *ma vez objeto de políticas
</line>
</par><par>
<line>
territoriais p*ojetada* *, em grande medida, p*tr*cinadas pe*o Estado
</line>
<line>
*rasile*ro,
</line>
</par><par>
<line>
vi*ando aprofunda* os p**cess*s ca*it*list** de exploração dos rec**sos naturais na
</line>
<line>
região. *esse quad*o, cha**u a at*nção o p**tic*lar interesse governamen**l pela
</line>
<line>
implement*ção *e gr*nde* projetos hidrelétricos, tidos ofic*almente co**
</line>
<line>
imprescind*veis p**a l*vr** * população *e po*síveis apagões e pa*a *ssegurar, sem
</line>
<line>
sobres**lto*, a ofe**a de en*rgia pa*a * desenvolvimento econômic* *o pa*s. Mas,
</line>
<line>
mesmo derivando de um suposto "**te*es*e públ*co", a e*e*iv**ão desses *ra*des
</line>
</par><par>
<line>
*rojet*s f*i (e vem sen*o) *arcad* por
</line>
<line>
d*sputas, confli**s e
</line>
<line>
alianç*s envolven*o
</line>
</par><par>
<line>
variados * contraditór*os inte*esses.
</line>
</par><par>
<line>
Para cit*r a*ena* ocorrências recentes *e grandes em**eendimentos p***ocinados pelo
</line>
<line>
gove*no brasi*eiro temos: Jir** e Santo An*ô*i*, n* rio Mad*i*a, em Ron*ô*ia, alé* de Be*o
</line>
<line>
Monte, no rio Xing*, no P**á. Uma v*são de desenv*lvimento alinhada ao período *ilitar
</line>
<line>
(1964-1985), que imp*ra *m pleno século XXI, me*mo frent* * emer**ncia climáti*a que as
</line>
<line>
so*ied*des hum*nas observam * que *á é sa**d* que pode *m um *utur* não muito dist*nte
</line>
<line>
erradicar a própria vida *uma*a ent*e outra* formas de vida d* nosso pla*eta.
</line>
<line>
So*re a situaç*o neste iní**o d* s*culo, *rum (2019, p. *5) *est*ca qu* "Lula par*c*
</line>
</par><par>
<line>
ter
</line>
<line>
en*erg*do os
</line>
<line>
povos da floresta *omo "pobr*s", sem entender que v*viam numa *u*ra
</line>
</par><par>
<line>
chave de apree**ão d* mun*o, com outra *xpe*iênci* do que é riqueza e *o que é pobreza".
</line>
</par><par>
<line>
Essa política do* grandes empreend*mentos tem
</line>
<line>
levado a
</line>
<line>
um retrocesso de entendiment* de
</line>
</par><par>
<line>
co*o desen*olver uma reg*ão, *om concepções do pa*sado q*e impactam nas espacia**dade*
</line>
<line>
de uma grande ár*a territorial * q*e conti*uam a ser perpetua*as n* Amazônia pelos
</line>
<line>
di*erente* governos pós-Lula, até mesmo tendo a*ravado a situ***o local.
</line>
<line>
Sã* que*tões centra*s que precisam ser co*s**eradas *entro **s proces*os de form*ção
</line>
<line>
d* *rof*ssores da* di**intas áreas do conhec*ment*, para que os mesmos gar*ntam em u*
</line>
<line>
futuro *róx*mo, o direito dos educ**do* de saberem as razões dos mesmos serem explorados,
</line>
<line>
como destaca Ar*oyo (2020, p. 231):
</line>
<line>
O* docentes, educadores, g*stores das *scolas pública*, da E*A e *té das
</line>
<line>
unive*sidades têm consciência de que chegam de crian*as a adultos em vidas
</line>
<line>
precarizadas. **ase 20 milhões ** pob**za *xtrema, *ais de 10 milhões *a p*brez*
</line>
</par><par>
<line>
*in*a que não ex*rema. Sab** dos t*aba*h*s * esp*ço*
</line>
<line>
precá*io* d*
</line>
<line>
onde o*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 8, art. 7, p. 12*-147, ago. 2021
</line>
<line>
*ww4.fsa*et.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. P. San*os, W. O. Carvalho, W. S. Araújo
</line>
<line>
140
</line>
</par><par>
<line>
e*uc*ndos chegam e p*ra o*de v*l*am. **s tempos *e f*rmação co*tinuad* tentam
</line>
<line>
i*ventar como c*nhecer e*sas vida* p*ecárias. Abri* espaços de diál*go com **
</line>
<line>
famílias, m*es, educ*ndos, educadoras, educador*s *a*a que na*rem suas v*vências
</line>
<line>
do seu prec**io *obrev*ve*. I*ventam repensar *s c*rrícu**s par* ga*antir a*s
</line>
<line>
educandos * dir**to a saberem-se em v*das precária*, para *abe**m que estrut*ras
</line>
<line>
econ*m*ca*, sociais, *ol*t*cas os c*ndenam a *sse pre*ári* sobrev*ver.
</line>
<line>
No pensamento de Arroyo (2020), f*ca c*arificado *ue é p*ec*s* repens*r *s c*rríc*los
</line>
</par><par>
<line>
(es*olares e
</line>
<line>
de formação de professores) para que discentes e doc*n*es com*reendam
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
estrutura* econômi*as, sociais e políticas que
</line>
<line>
per**tem a ex*stênci* de
</line>
<line>
iniquid***s, *esmo
</line>
</par><par>
<line>
em *m sistema (Ca*itali*mo) que se alegr* em se most*ar como de abundância. *esmo
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
ab*n*ância persistem pessoas
</line>
<line>
*ue morrem d* fome (*esmo sobrando alimentos) * sem
</line>
</par><par>
<line>
m*rad*as (*esmo que tenham terras e construções ocio*as que fu**io*am apenas
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
es*ecula*ão).
</line>
</par><par>
<line>
Pelo ent*ndime*t* de como se deu o pens*r em r*lação ao *esen*olv*mento
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
Amazô**a, po*em*s co*corda* com a *al* que *bre e*te texto em que Reed (20**) coloca no
</line>
<line>
seu conto qu* seu pe*sona*em gosta é d** america*os (e*t**dido* como esta*u*i**nses), p*is
</line>
</par><par>
<line>
sã* *ess*as a*igáveis, fala est* que ocorr* logo ap*s * coment*rio *e
</line>
<line>
um espo*t* a muito
</line>
</par><par>
<line>
prat**ado em nos*o *on*ine*te que é a caçada aos negros. Co*o * ca*çã* de Elz* Soares3 *os
</line>
<line>
d*z: "A carne mais bar*ta do mer*ado é a ca*ne negra", isso *ale p*ra * ontem e para o hoj*,
</line>
</par><par>
<line>
e, para tanto, nós pr**ess*res formadores precisamos *en**r cad* vez mais
</line>
<line>
nos currículos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*onc**tos que delineiam * que é e como são ab*rdadas/compre*ndidas det*rmina*as que**ões
</line>
<line>
que en*olvem a abordag*m so*ioambien*al. O **asi* *omo território, se *strutu*ou a *artir de
</line>
<line>
*ifere*t*s ataqu** * *orpos humanos, *endo que, * Amaz*n*a como p**te des*e país, ap*esenta
</line>
<line>
um passado e presente que continua * perpet*ar o* ap**t*mentos de Elza Soar*s * John Reed,
</line>
<line>
não apenas sobre corpos negros, como de indígenas e outros ind*vídu*s *u* aqui de**n*olvem
</line>
<line>
su*s e*is*ê*c*as de disti*tas maneiras.
</line>
</par><par>
<line>
Em nosso entendimento de Geografia, *m sua di*e*são acadêmica e escolar, *
</line>
<line>
cada
</line>
</par><par>
<line>
vez mais *rge**e
</line>
<line>
*m apoio des*a ci*ncia, às causa* *os op*i*idos, que por dife**n*e* lado*
</line>
</par><par>
<line>
são explorados pa*a que s* possa dar vaz*o à r*produçã* do capi*al e à ampli*ção de p*deres
</line>
</par><par>
<line>
de *eterminados grupos, inclusiv* ampl*ando as desig*a**ades s*ciais. Concordam*s com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
aponta*ento feito por Becker (201*) de q*e a Geografia não *egu* se* sentido *timológico,
</line>
</par><par>
<line>
mas *im, se apre*en*a co*o projeto,
</line>
<line>
*m p*ss*vel projeto que permit* con*trui* as estr*t*ras
</line>
</par><par>
<line>
que nos levem a pensar o*tras rea*id*des p*s*íveis.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina, v. *8, n. 8, art. 7, p. 129-147, *go. 2021
</line>
<line>
*ww4.f*anet.com.*r/r*vist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"O Melhor Espo*** do Mundo é Ca*ar Neg*os"? Geog*afia, Forma*ão de Professores e P*squi*a
</line>
<line>
141
</line>
</par><par>
<line>
* *scolha da *eogr*fia se
</line>
<line>
fundamenta numa p*ixã*, verdadei*a *denti*ica*ã*
</line>
</par><par>
<line>
ex*stenc*al com essa disci*l*na. Pois que, no sent*do eti*ológico, entendo a grafi* da
</line>
<line>
T*rra não co*o desc*ição, ma* como desin*, desenho e *rojeto; nã* em uma
</line>
<line>
consol*dação estática, mas sim em co*tínua re*od*lação; não ape*as a ser
</line>
<line>
descob*rto mas sim, também, a ser socialmente construído (*ECKER, 2013, p. 50).
</line>
</par><par>
<line>
Neste camin*o, temos na Amazônia um ter*eno fértil para pesquisa*, em que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Geogra*i* passa a atua* e* *m contexto diverso de *ovos da f*oresta que resis*e* a al**ns
</line>
</par><par>
<line>
sécul*s fr*nte dife*entes políticas de *enocídio de s*as *ida*, *os s*u* m*d** *e vida e a
</line>
<line>
tamb** de seu* c*nhecimentos t*adicio*ais. D*ste modo, se *a* in**r*eto o ente*dimento a*é
</line>
<line>
*n*ão vi*ente *e q*e o pro*lema da *esig**lda*e e do desenvolvim**t* po**m ser resolv*do*
</line>
<line>
a pa**ir ** um tripé que env*lve grandes o*r*s, p*oduç*o e* gra*de escala e estí*ulo a*
</line>
<line>
consu*o. * r*al*dade amazôn*ca segue outra lógica e apres*nta *utras espacia*idad*s que se
</line>
<line>
diferenciam das demais r*giões *rasilei*as.
</line>
<line>
*egar a cultura de grupo* aq*i presentes e negar a *les o protago*ismo neste momento
</line>
</par><par>
<line>
his*órico, é * r*ceita para
</line>
<line>
um desast*e de caráter h*m*nitá*io. A "ordem natu*al"
</line>
</par><par>
<line>
supo**amen*e i*alteráve* pa*roci*a*a pe*a l*gica mistifica*o*a d* *apital, a**nta** por
</line>
<line>
Mészáros (2*19), deve e*ta* *resent* no rol *os deb*tes geográficos, para que assim se possa
</line>
</par><par>
<line>
trilhar mais próxim* do* ans***s dos q*e habitam a Amazôni*, p**s sob*e*i*ência d* a
</line>
<line>
fl*resta e d* toda a vida ali presente, s*r* t*mb*m a sobrevi*ência da vida humana. E**e
</line>
<line>
ce*t*ment* é um e*tendim*nto qu* deve acompanhar a todos os *o*entes, c*m esp*cial
</line>
</par><par>
<line>
atenç*o pa*a os *rof*ssores e prof*ss*ras
</line>
<line>
*ue desenv*lvem pr*ce*sos de ensino-
</line>
</par><par>
<line>
a*rendizagem com *emáticas que **volvem quest*es éticas e socioambientais, como é o caso
</line>
<line>
daqueles f**mados dentro das Humanidad*s.
</line>
<line>
Qua*do *os aproxi*amos da realida*e vivida den*ro de Altamir*, em que se localiza
</line>
</par><par>
<line>
um campus d* UFPA que *onta *om uma Faculdade de Geo*rafia
</line>
<line>
que s e
</line>
<line>
de**ina a form*r
</line>
</par><par>
<line>
pr**essores, no* *poiamos nos regist*os de Marinh* (2019) * Brum (*019) p*ra dar destaq*e
</line>
<line>
*m *omo * lóg*ca mistificad*ra do c*pital se fa* presente com *aízes p*ofundas na Amaz*nia.
</line>
<line>
De**re os distintos elementos **e s* pode me*ci*nar de*taca-se, no contexto de*te município,
</line>
<line>
a situação *a us*na hi*relétr*ca de Belo Monte, que além d* to*o *m*acto socioambiental para
</line>
</par><par>
<line>
Altamira * regi*o, *steve en*olvi*a
</line>
<line>
em uma clara inobse*vância *urídica e uma certa
</line>
</par><par>
</page><line>
in*i*bi**dade amb*ental do proj*to que fez com que * *idrelétrica rece**s*e a denominação de
</line>
<line>
"elefante branco", por, *o que tudo i*dica (e já se apo*tava antes de su* co*strução) nã* ser
</line>
<line>
capa* de pro*uzir a qu*n**dad* total de eletrici*ade *rometida.
</line>
<line>
Na his**ria recente da Amazônia, a g*and* **usado*a * reprodutora de vio*ência* na
</line>
<line>
reg*ão do Médio Xingu, onde está a cidade de Altamira, foi e segue sendo a Usina
</line>
<line>
**v. FSA, Teresina PI, v. *8, *. 8, art. 7, p. 129-*47, ago. 2021 www4.*sa*et.c*m.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. P. S*ntos, W. O. Ca*valho, W. S. A*aújo
</line>
<line>
142
</line>
</par><par>
<line>
Hi*relé*rica de Belo Mon*e. Muito pouco acontece na cidade que não ten*a o *NA
</line>
<line>
d* Norte Energia S. A., a *mpr**a co*cessionária d* barr*gem. Esse DNA est*
</line>
</par><par>
<line>
marca*o na agonia da Volta Gran** do Xi*gu, uma *egião
</line>
<line>
bel*ssim* de 100
</line>
</par><par>
<line>
q*ilômetros onde vivem os **vos Ju*una e Arara, assim com* popula*ão ri*eirinh*
</line>
<line>
e espécies endêmicas de peixes. É t*mbém nesta região que, n*s úl*imos *nos, outra
</line>
</par><par>
<line>
g*gante, * mineradora canadens* Belo Sun, pressio** a po***ação local assedia e
</line>
</par><par>
<line>
políticos de Bel*m para obter au*orização p*ra
</line>
<line>
ex*lorar aquela
</line>
<line>
que se*ia a maio*
</line>
</par><par>
<line>
mina de our* a *éu a*erto *o Brasil - e também o *ep*ltame*to oficial da Volta
</line>
<line>
Gr*nde emb*ixo de *on*ladas *e rejeitos tóxi*o*4.
</line>
<line>
Brum (*019) apon*a algu*s dados de Alta*ira que s** res*ltados diretos do
</line>
</par><par>
<line>
emp*eendimento de Be*o Monte, de**re el*s aumen** de m*is d* 100% na desn**rição o
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
crianç** indíg*nas da* *reas atin*idas pela con*trução de *elo M**te (Dados Min*s*é*io
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
*aúd*); aumento da violênc*a urbana em 1.110% en*re 2000 e
</line>
<line>
2015, le*ando Altamira
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
posto de município mais vio*e*to entre aqueles com ma*s *e 100 mil habitantes em 2017,
</line>
<line>
título es*e que *e**eu e* 2*1*, pe*ma*ec*ndo como o segundo com *a*or *úmer* de casos
</line>
<line>
de violência urbana (Dados Ins*it*to de Pesquisa Econômica Aplicada); *lém de te* *egistrado
</line>
</par><par>
<line>
em **us limites *m *os maio*es massacr*s do *istema carc*rário br*sile**o (com mais
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
sesse*ta preso* assa*si*ados).
</line>
</par><par>
<line>
* nest* contexto q*e é possí**l afir*ar que o que o*orre d* n*gativo atualmente e*
</line>
</par><par>
<line>
Al*amira (n*sso lu*ar de fala) tem *e *lguma forma uma l**aç*o *om a ins*al*ç*o
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
hidr*létrica de Belo Monte * tudo isso relac**n*do. S**a*o a u* a
</line>
<line>
cont*xto his**rico de
</line>
</par><par>
<line>
grilagem de terr*s que atinge a *eg*ão Norte do Brasil, se apres*nta um
</line>
<line>
ver*ad*iro barril d*
</line>
</par><par>
<line>
pó*vor* que, de t*mpos e* tempos, produz
</line>
<line>
violên*ias *m no*e do "des*nvol*imento". E,
</line>
</par><par>
<line>
in*eliz**nte, es*a situa*ão aqu* exis*e*te, acaba p*r s*r repro*uzida e* outras áreas da
</line>
<line>
Amazônia com maior o* m*no* *n*ensid*de.
</line>
<line>
Como *nstituiç*o formadora, a Universidade Federal do P*rá tem papel *u*d*men*al
</line>
<line>
na cons*rução de **minhos formativos para seus do*entes que *er*ita que el*s reflitam com
</line>
<line>
seu* fu*u*os *lunos que po*e c**x*stir uma outra c*mpreensã* de desenv*lvimento, sendo ela
</line>
<line>
*a*a vez mai* *ece*sária n* Amazô*ia *o **culo *XI. A lógica colonialista/**per*alista que
</line>
</par><par>
<line>
dominou a* r*la*ões dentr* do desenvo*v*mento desta região no
</line>
<line>
con*exto de *volução
</line>
</par><par>
<line>
econômica do Brasil não é m*is viá*el frente a um Espaço Geo*r*fic* que se vê em um
</line>
<line>
mo*ento de mudanças c*imáticas *ue amea**m a vida no pl*neta.
</line>
</par><par>
<line>
*en*ar a Amazônia e a *ormação profissio*a* dentr* deste contexto é cada
</line>
<line>
ve* mais
</line>
</par><par>
<line>
impera*ivo, frente às ini*u*d*des que a**ngem a flore*ta e seus povos. As açõe* individuais *
</line>
</par><par>
<line>
col*tivas p*ecisam s* tornar ca*a ve* mai* c*nstant*s, d*ve-se comb*ter para
</line>
<line>
não
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
h*t*s://brasil.elpais.com/brasi*/2019/0*/12/o*inio*/1568300730_780955.htm*. *c*sso em: 20 de maio de 20*1.
</line>
<line>
*ev. *SA, *eresina, v. 18, n. 8, art. 7, p. *29-1*7, ago. 2021 www4.fsanet.com.*r/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"O Melhor *s*orte d* Mundo é Caçar Negros"? Geografia, Forma*ão de Pr*fes*ores e Pesquisa
</line>
<line>
143
</line>
</par><par>
<line>
con**n**rm*s como cúmplices dos cr**es que *onst*ntemen*e oco*rem c*ntra * vida
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
r*siste na regiã*. Ribeiro (2015, p. 73) há muito j* n*s fazia refletir e q*estionar:
</line>
</par><par>
<line>
Se esse nos*o mundo *umano *osse *ro*uto de fo*ça* a*bitrárias *od*r*amos dize*
</line>
<line>
q*e * culpa é da fatalidade. Porém, o m*ndo é u** obra dos *omens, é obra nossa.
</line>
</par><par>
<line>
**m*s os
</line>
<line>
único* *e*po*sáveis pelos males que *xi*tem * persistem po*q**
</line>
</par><par>
<line>
c*nsentimos. E* *onsequ*n*ia, somos todos irreme*iavelmente cúmplice*.
</line>
<line>
Re*d (2*00) final*za *eu c*nto ap*n*ando que "*s pes*oas não tem coraçã*. Gosto de
</line>
<line>
*es*oas amigávei*, co*o os ame*icanos". Ur*e rever * formaç*o do*ente no contexto
</line>
</par><par>
<line>
amazôn*co,
</line>
<line>
para qu* cada vez mai*
</line>
<line>
professores e es*udante* c**sigam c*mpreender as
</line>
</par><par>
<line>
***nc*s p*esentes nessa* "pes*oa* que não tem coração" e n*s "pessoas
</line>
<line>
amigáveis". *
</line>
</par><par>
<line>
método (auto)bi*gr*fico entra *o campo da for*ação
</line>
<line>
de
</line>
<line>
adult*s p*ra auxiliar ne*sa*
</line>
</par><par>
<line>
compre**s*es, as narrativas dos s*jeitos p*ssa* a **nduzir
</line>
<line>
para caminhos
</line>
<line>
formati*os d*
</line>
</par><par>
<line>
re*lexão sobr* a realidade
</line>
<line>
em dete*minados contextos
</line>
<line>
*istóricos, em um movime*to que
</line>
</par><par>
<line>
forma outros suj*it*s em *m mesmo tempo em que os sujei*os "formam-se".
</line>
<line>
Chega o tempo de n*o se produzir mai* "*ombustível hum***", ou seja, seres
</line>
</par><par>
<line>
humanos que têm em suas e*istências a única função de servirem c*mo mão de obra par*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
produção d* ri*uez*s. A Amazônia e *eus povos não são "com*ustível human*" *u "carv*o
</line>
<line>
**mano" (RIBEIRO, **1*) a s** consumido para qu* se gere lucro que p*r*ane*e na* m*os
</line>
<line>
de *oucos que acabam pat*o*inan*o n*vos *sportes q*e em algum gr*u encontra *onsonância
</line>
<line>
com "o me*hor *sporte do m*ndo é ca*ar negros" (REE*, 2000).
</line>
<line>
* C*NSIDERAÇÕES (NE* TÃO) F*NAIS
</line>
<line>
Pensar a Amazônia é alg* n*cessário por todo* os que aqui habita*, mas tam*ém por
</line>
<line>
to*** *ue *reten**m dei*ar para *s gerações f*turas um mundo q*e s* p*ssa fa*er ha*i*ável.
</line>
</par><par>
<line>
Os *ursos d* f*rmação *e profes*or*s e
</line>
<line>
pr*fe*soras, po*tanto, d*vem permane*er
</line>
<line>
atentos à*
</line>
</par><par>
<line>
*m*rgên*ias que surgem *es*e *onte*to, cas* *a Faculdad* de Geogr*fi*, que pensando *e*te
</line>
</par><par>
<line>
*o*ento hi*tóri*o, p*etende re*er o seu currí**l* **ra que *
</line>
<line>
formaçã* i***ial esteja em u*
</line>
</par><par>
<line>
paralelo mais p*óximo aos desa*ios e*isten*es.
</line>
</par><par>
<line>
Não t*mos mais u* v*z*o de*o*ráfi**, nem mesm*, ape*as
</line>
<line>
uma florest* *ica em
</line>
</par><par>
<line>
rec*rsos a serem utilizadas pelo capit*l para a sua reprodução. Há na Ama*ô*ia vozes que há
</line>
<line>
muito são *pr**idas e precis*m *er escutadas, para que não apenas a floresta permaneça em
</line>
<line>
pé, m*s principal*e*te, para que a **versid*de aq*i **istente continue * colori* a sociedade
</line>
</par><par>
<line>
*o* seu* aromas e *ab*res. Que se veja
</line>
<line>
um* naç*o **a*ile***
</line>
<line>
*ue seja
</line>
<line>
compos*a *ela
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na PI, v. 18, n. 8, art. 7, p. *29-*47, ago. *0*1
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. P. S*nt**, W. O. Carvalho, W. S. Ara*jo
</line>
<line>
144
</line>
</par><par>
<line>
divers*dade, com um nú*ero cada vez mai*r de indivíduos g*upos com dire*to as *u*s e
</line>
</par><par>
<line>
exi*tências, au*iliando para a
</line>
<line>
con*ivência de mod** de *ida m*is sustentáveis * articulados
</line>
</par><par>
<line>
com o ambi**te.
</line>
</par><par>
<line>
Na âns*a por co*seguir *scutar essas vozes, se faz n*cessário q*e p*áticas de pesqui*a
</line>
<line>
com* as desenvolvidas a partir *o* pr***itos do *étod* (auto)biográfico po*sa* ganhar palc*
</line>
</par><par>
<line>
n* academia, como forma de val*rização d*s c**he*i*entos
</line>
<line>
que exist*m. *es*e *ontexto,
</line>
</par><par>
<line>
entra a formação de profess*res também, *ue apres**ta ganhos a p*rti* do uso *este m*todo
</line>
<line>
de pesquisa, como esta*os obse*va*do a partir da pesqu*sa até aqui descr*ta.
</line>
<line>
Ainda, frente a tudo que *em sido produzido e analisad* e* relação à Amazônia, *e
</line>
<line>
*az *ada ve* mais necessário um movim*nto dos oprimidos q*e *rans*e*dam a ideia sim*lória
</line>
</par><par>
<line>
de *roduzi* merca*o*ias e gerar luc*os, *a*endo *om que
</line>
<line>
diferent*s fo*mas de repre*são
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pr*c*nceito* se*am *ombatidas. *s*o pode *a*s*r pel* cami*ho da E*ucaç*o, que desempenh*
</line>
</par><par>
<line>
pape* fun*amental *a or*aniza*ão de *ens**entos para * c*nstrução de
</line>
<line>
um outro mun*o
</line>
</par><par>
<line>
possível fr**te a tanto* ataques.
</line>
</par><par>
<line>
De*tr* da Educação em *u* a Geo*raf*a escolar está *nserida, se *a* neces*ári* *efl*tir
</line>
</par><par>
<line>
a formação dos docente* *onstante*e*te, *omo forma de, *ada vez mais, *el*o**r o ser
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
esta* docente
</line>
<line>
na Ama*ônia. Como já apontava Becke* (2009, p. 12*), o pensamento sobre
</line>
</par><par>
<line>
como desenvol*er o *orte do Brasil exi*e açõe* *rge**es, sendo necessário procurar *utro*
</line>
<line>
meandros para que os co*f*itos não co*tinu*m a *erem rep*o*uzidos.
</line>
<line>
Nov*s o*ras d* infr*e**rutur* *erando um novo arco d* des*atamento do sul *o
</line>
<line>
Amazonas ao centro d* Pará, envolvendo o j* conhecido *roce*so d* ocup*ção
</line>
<line>
deso*denad*, o de*mat*mento e os con*lito* *e ter*a, co* a expulsã* de p**ulações
</line>
</par><par>
<line>
tradicionais * pequenos p*odu*ores l*cai* e *om * afluxo de mi*rantes
</line>
<line>
não
</line>
</par><par>
<line>
*bsorv*dos. Em *utras palavras, as nov*s fr*ntes reproduzem os confl*to* do av*nç*
</line>
<line>
da fron*eira d* rec*rs** que caracterizou a ocupaç*o regi*n*l *ntre 1970 e 1*85,
</line>
<line>
exigindo ações u*gentes pa*a controlá-*os.
</line>
<line>
For**r prof*ssor*s para en*en*er essas *ituaç*es, *** como, pr*duzir *ma base
</line>
</par><par>
<line>
teór*ca consistente que fa*a poss*vel que os no*os
</line>
<line>
docentes *ossam questionar a si e a seus
</line>
</par><par>
<line>
a*uno* sobre as estrutu*as econômi*as, sociais * políticas ex*stentes e que c*ntin*am
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
cond*nar a vida de milhares * uma *ituação *recária de sobrevivência é o dever da *eografia,
</line>
<line>
das univers**ad*s e *ambé* das escolas. A Educação precisa e*tar cad* v*z mais a ser*iço de
</line>
</par><par>
<line>
ações
</line>
<line>
que
</line>
<line>
subvertam * r*alidade como está posta, pois "a
</line>
<line>
vi*óri* dos *primid*s
</line>
<line>
será
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
lib*rtação *e tod**, inclusive dos opr*ssores" (*IBEIRO, 20*5, p. 45).
</line>
<line>
"Uma v*z *ib**ados da **re*são i*periali*ta, nós floresceremos e *l*s també* serão
</line>
</par><par>
<line>
melhores, por*ue estarão
</line>
<line>
livres
</line>
<line>
do feio papel *nt*-histórico
</line>
<line>
que hoje encarnam" (R*BEIRO,
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina, v. 18, n. *, ar*. 7, p. 129-*47, ago. 2021
</line>
<line>
www4.fsanet.com.b*/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"O *elh*r Esporte do *undo é Caçar Negros"? Geografia, For*ação d* Profe*sores e *e*quis*
</line>
<line>
145
</line>
</par><par>
<line>
2017, p. 89). Pens*r ou**as r*alid*des possíve*s e *er e*se pensamento de f*rma contínua
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
f*rmação inic*al d* pro*essores vai nos conduzi* a uma s*ciedad* m*is *usta e igualitária
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
todos, *ão se*d* mai* po*sível a *ráti*a do "esporte de *açar negros" ou outros que p**suam
</line>
<line>
e**e i*eário. * carne negra e a indígena não continuarã* a ser a* ma*s baratas *o mercado, já
</line>
<line>
p*ssou o mo*ento de t*r*os *m m*delo de desenvo*viment* *ue não se su*tent* *obre um
</line>
<line>
grande nú*e*o de co**os que são dila*erados par* sub*idiar a r*queza de poucos.
</line>
<line>
Vencer a opress*o não ocorrerá ape*as a p*rtir ** Ed*caçã* (*ás*ca e superior), ma*
</line>
<line>
sem ela, contin*ará a s*r d*fícil sup**ar * que se *p*es*nta *omo inexorável na sociedade de
</line>
<line>
hoje. Escut*r e reflet*r sobr* nar*ativa* e f*las de difere*tes suje*tos nos parece um cam*nho
</line>
<line>
viáv*l para se (r*)pen*ar a docên*ia * a realidade amazônica, * que permanece como su*st*ato
</line>
<line>
do mét*do(auto)biográfico que p*de se* utili*ado p**a potencia*izar a formação dos n*vos
</line>
</par><par>
<line>
pr*fessores e professo*as ** ciência ge*gráfica, bem
</line>
<line>
c*mo contribuir **ra a cons*ituição de
</line>
</par><par>
<line>
*idadãos críticos a partir do conheci*ento qu* a Geografia propor*ion*.
</line>
<line>
Se faz ca*a vez mais latente *ensar *ma educaç*o que incit* a "*xperim*n*ar, co**igir,
</line>
<line>
criar e desobed*c*r" (KILOMBA, 202*, p. 16), assim sendo, *enh*m*s em m*nte as "pessoa*
</line>
<line>
amigáveis" q*e há s*culos vivem e *azem * Amazôn*a a partir dos preceitos coletivos *u* s*o
</line>
</par><par>
<line>
comuns *os
</line>
<line>
la*i*o-**eri*ano*, *esmo *ue valore* *ndividuais ten*am si*o imposto pel*
</line>
</par><par>
<line>
caráter imperialista * neoliberal que para *ontinuar a *epro*uzir o seu capital, precis* di*idir
</line>
<line>
*a** conqui*ta*.
</line>
<line>
*EF*RÊNCIAS
</line>
</par><par>
<line>
ABRAHÃO, M. H. M. B; *OL*VAR, A. Trayec*orias epistemológica* y **ácticas de l*
</line>
</par><par>
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inv*s*igación (auto)bio*ráfi*a en edu*ación en *rasil y Espa*ã. In: ABRAHÃO, Mar*a
</line>
<line>
*e**na M*n*a Bar*eto; BOLÍVA*, Ant*nio (O*gs.). La i*vestig*c*ón (aut*)b*og*áfic* en
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BEC***, B. K. *mazônia: ge*polít*ca na virada o
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II* *ilênio. Ri* de Janei*o: G*ramond,
</line>
</par><par>
<line>
2*09.
</line>
</par><par>
<line>
BE*KE*, B. *. Memor**l de Conc*rso pa*a *rovimen*o do *argo de Profe*so* Titular no
</line>
<line>
De*a*t*mento de Geografia na Universi*ade *ede*a* do Rio de Janeiro. I*: Espaço Aber*o,
</line>
</par><par>
<line>
PPGG
</line>
<line>-</line>
<line>
UF*J,
</line>
<line>
V.
</line>
<line>
3,
</line>
<line>
N.
</line>
<line>
2,
</line>
<line>
p.
</line>
<line>
49-82,
</line>
<line>
20*3.
</line>
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*i*pon*vel
</line>
<line>
*m:
</line>
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<*t*ps://revistas.ufrj.br/ind*x.php/E**a*o*berto/***icle/vi*w/2115/1881>. Aces** em: 14
</line>
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j un. **21.
</line>
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**v. *SA, Teresina PI, v. 1*, n. 8, art. 7, p. **9-147, ago. 20**
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www4.fsanet.c*m.br/revi*ta
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W. O. Carvalh*
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W. S. Ar*újo
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*) concepção e pla*eja*en*o.
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X
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<line>
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</line>
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<line>
2) análise e interpretação dos dad*s.
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<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração do *as*unh* ou n* revisão crí*ica do c*nteúdo.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) parti*ipa**o n* aprovaç*o da ve*s*o f*nal do man**cri**.
</line>
<line>
X
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www4.fsanet.com.br/*evista
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)