A Teoria da Expectativa como Ferramenta para a Avaliação do Aspecto Motivacional dos Servidores Públicos / Expectation Theory as a Tool to Assess the Motivational Aspect of Public Servants

Suelen Silva, Lucas dos Santos Matos, Larissa Marx Welter

Resumo


Motivar pessoas em seu ambiente de trabalho é sempre um desafio para os gestores. Quando se trata de administradores públicos, que fazem a gestão das organizações públicas em nosso país, este desafio se torna ainda mais complexo. Por essa razão, essa pesquisa buscou avaliar a motivação dos servidores da Universidade Federal de Santa Catarina, com base nos três pilares da Teoria da Expectativa de Victor Vroom: Valência, Instrumentalidade e Expectativa. A fim de permitir uma análise mais específica, a pesquisa teve foco em avaliar as impressões dos servidores a respeito de um dos sistemas de recompensa oferecidos pela Instituição, o Incentivo à Qualificação. Através de entrevistas, estes servidores puderam expressar suas impressões de todo o processo, o que permitiu correlacionar suas respostas com os pilares da teoria. Ao término deste estudo, foram oferecidas sugestões para que os valores atribuídos pudessem ser melhorados, trazendo impacto positivo para a motivação dos servidores.

 

Palavras-chave: Teoria da expectativa. Motivação. Servidores Públicos.

 

ABSTRACT

 

Motivating people in their work environment is a common challenge for managers. When it comes to public administrators, who manage public organizations in our country, this challenge becomes even more complex. For this reason, this research sought to assess the motivation of the Federal University of Santa Catarina employees, based on the three pillars of Victor Vroom's Expectation Theory: Valence, Instrumentality and Expectation. In order to allow for a more specific analysis, the research focused on evaluating the employees' impressions of the reward system Qualification Incentive, offered by the Institution. Through interviews, these employees were able to express their impressions of the entire process, which allowed us to correlate their answers with the pillars of theory. At the end of this study, suggestions were offered so that the assigned values could be improved, bringing a positive impact on the motivation of the employees.

 

Keywords: Expectation theory. Motivation. Public employees.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2021.18.12.5

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