A Teoria da Expectativa como Ferramenta para a Avaliação do Aspecto Motivacional dos Servidores Públicos / Expectation Theory as a Tool to Assess the Motivational Aspect of Public Servants
Abstract
Motivar pessoas em seu ambiente de trabalho é sempre um desafio para os gestores. Quando se trata de administradores públicos, que fazem a gestão das organizações públicas em nosso país, este desafio se torna ainda mais complexo. Por essa razão, essa pesquisa buscou avaliar a motivação dos servidores da Universidade Federal de Santa Catarina, com base nos três pilares da Teoria da Expectativa de Victor Vroom: Valência, Instrumentalidade e Expectativa. A fim de permitir uma análise mais específica, a pesquisa teve foco em avaliar as impressões dos servidores a respeito de um dos sistemas de recompensa oferecidos pela Instituição, o Incentivo à Qualificação. Através de entrevistas, estes servidores puderam expressar suas impressões de todo o processo, o que permitiu correlacionar suas respostas com os pilares da teoria. Ao término deste estudo, foram oferecidas sugestões para que os valores atribuídos pudessem ser melhorados, trazendo impacto positivo para a motivação dos servidores.
Palavras-chave: Teoria da expectativa. Motivação. Servidores Públicos.
ABSTRACT
Motivating people in their work environment is a common challenge for managers. When it comes to public administrators, who manage public organizations in our country, this challenge becomes even more complex. For this reason, this research sought to assess the motivation of the Federal University of Santa Catarina employees, based on the three pillars of Victor Vroom's Expectation Theory: Valence, Instrumentality and Expectation. In order to allow for a more specific analysis, the research focused on evaluating the employees' impressions of the reward system Qualification Incentive, offered by the Institution. Through interviews, these employees were able to express their impressions of the entire process, which allowed us to correlate their answers with the pillars of theory. At the end of this study, suggestions were offered so that the assigned values could be improved, bringing a positive impact on the motivation of the employees.
Keywords: Expectation theory. Motivation. Public employees.
References
Alves Filho, A. (2012). Motivação para o trabalho: um estudo com os profissionais de saúde das unidades básicas de saúde do município de Natal – RN. Tese (Doutorado em Psicologia), Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-graduação em Psicologia. Natal/RN.
Chiavenato, I. (2012). Administração Geral e Pública: provas e concursos. 3. ed. Barueri: Manole. 546 p.
Chiavenato, I. (2010) Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier. 598 p.
Decreto n. 5.824, de 29 de junho de 2006 (2006). Estabelece os procedimentos para a concessão do Incentivo à Qualificação e para a efetivação do enquadramento por nível de capacitação dos servidores integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, instituído pela Lei no 11.091, de 12 de janeiro de 2005. Brasília, DF. Recuperado em 19 agosto, 2021, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5824.htm
Frank, S. A., & Lewis, G. B. (2004). Government employees: working hard or hardly working?. The American Review of Public Administration, 34(1), 36-51.
Gonçalves, W. A., Corrêa, D. A., dos Santos, N. C., & Machado, R. R. (2016). O Sistema de Remuneração e Recompensas: um estudo bibliométrico. Revista de Carreiras e Pessoas, 6(2), 138-156.
Gondim, S. M. G. & Silva, N. (2004). Motivação no trabalho, in: Zanelli, J. C., Borges-andrade, J.; Bastos, A. V. B. Psicologia Organizações e Trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 145-176.
Herzberg, F., Mausner, B., & Snyderman, B. (1959). The motivation to work (2nd ed.). John Wiley.
Klein, F. A., & Mascarenhas, A. O. (2014). Motivação no Serviço Público: efeitos sobre a retenção e satisfação profissional dos gestores governamentais. Anais do encontro da ANPAD, Rio de Janeiro.
Lei n. 11.091, de 12 de janeiro de 2005 (2005). Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, e dá outras providências. Brasília, DF. Recuperado em 19 agosto, 2021, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11091.htm
Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012 (2012). Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal; [...]; e dá outras providências. Brasília, DF. Recuperado em 19 agosto, 2021, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12772.htm
Mann, G. A. (2006). A motive to serve: Public service motivation in human resource management and the role of PSM in the nonprofit sector. Public Personnel Management, 35(1), 33-48.
Ofício Circular SEI n. 2, de junho de 2019 (2019). Uniformização de entendimentos acerca de comprovação de titulação para o pagamento da Gratificação de Incentivo à Qualificação ou Retribuição por Titulação. Brasília, DF. Recuperado em 19 agosto, 2021, de https://dafdc.ufsc.br/files/2019/07/Of%C3%ADcio-Circular-SEI-n%C2%BA-2-2019.pdf
Perry, J. L., & Wise, L. R. (1990). The motivational bases of public service. Public Administration Review, 50(3), 367-373.
Rodrigues, W. A., Reis Neto, M. T., & Gonçalves Filho, C. (2014). As influências na motivação para o trabalho em ambientes com metas e recompensas: um estudo no setor público. Revista de Administração Pública, 48(1), 253-273. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-76122014000100011
Simone, S., Cicotto, G., Pinna, R., & Giustiniano, L. (2016). Engaging public servants: Public service motivation, work engagement and work-related stress. Management Decision., 54(7), 1569-1594. https://dx.doi.org/10.1108/MD-02-2016-0072
UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). (2021) Incentivo à Qualificação (INQ). Coordenadoria de Avaliação e Desenvolvimento na Carreira (CADC). Disponível em: . Acesso em: 13 mai. 2021.
Vroom, V. H. (1964). Work and motivation. New York: Wiley.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2021.18.12.5
Refbacks
- There are currently no refbacks.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)