<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 12, art. 5, p. 88-106, d*z. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.18.12.5
</line>
</par><par>
<line>
A *eoria da Expectativa como Ferra*e*ta para a A*al*ação d* *specto Motiva**onal dos
</line>
<line>
Ser*idores Públ*cos
</line>
<line>
E*p*ctation T*eory as a Tool ** Asse*s the Moti*ati*nal As*e*t of Pub*ic Servants
</line>
</par><par>
<line>
Suelen S*lv*
</line>
<line>
Bacharela em Ad***istração *ública pela Uni*ersidade *ederal de Sa*ta Catarina
</line>
<line>
Serv*do*a Técnica Admin*strativa *m E*ucação d* *nivers*da*e Federal de *a**a Catari*a
</line>
<line>
E-mail: Suelen.s2*0*@gmail.com
</line>
<line>
*ucas Dos San*os Matos
</line>
<line>
Doutor em *nge*haria de Prod*ção *el* Univ*rsidade F*de*a* de Santa C*tar*na
</line>
<line>
Contador da *niversidade Federal de Santa C*tarina pela Pro*e*s*r *or*ador *a UA*/*FSC
</line>
<line>
E-mail: L.matos@*f*c.br
</line>
<line>
L*rissa Marx *elter
</line>
<line>
Me**r* em Controladoria e Cont*bilid*d* pela Univ**s*dad* Federal *o Rio Grand* *o Sul
</line>
<line>
Dou*oranda *m Contabi*idad* na Univer*idade Fe*eral d* Santa Cat**ina
</line>
<line>
E-mail: *arissamarxwe*ter@*m*il.com
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Suel*n *ilva
</line>
<line>
Ed*tor-Che**: Dr. Ton*y Kerley de Alencar
</line>
</par><par>
<line>
Ca*pus Un**ersitário da UFSC - Trinda*e -
</line>
<line>
Rodrig*es
</line>
</par><par>
<line>
Florianópolis/SC - CEP: 8*040-90*, B*asil.
</line>
</par><par>
<line>
Ende*eço:
</line>
<line>
Lucas *os S*n*os M*tos
</line>
<line>
Artigo re*ebido em 19/11/2021. Últ*ma
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
*amp*s *niver*itário da UFSC - Trind*de -
</line>
<line>
recebid* em **/11/2021. *prova*o em 30/*1/*021.
</line>
</par><par>
<line>
F*orianópolis/SC - CE*: 880*0-900, Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
End*reço:
</line>
<line>
Larissa Mar* W**te*
</line>
<line>
Avaliado *elo sistema *rip*e Review: Des* Review a)
</line>
</par><par>
<line>
Ca*pus Universitário da UFSC - Tr*nd*de -
</line>
<line>
*elo Editor-Chefe; e b) Double Bl*nd Rev*ew
</line>
</par><par>
<line>
F*orianópolis/SC - CEP: 88040-9*0, Brasil.
</line>
<line>
(av*lia*ão cega po* dois avaliadores da área).
</line>
</par><par>
</page><line>
.
</line>
<line>
Revi*ão: Gramat**al, Normativa e de Formatação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"S*i **lh*, Deixa o N**o En*ra*": O **to do Apos*ntar, E*velhece*, da Finitude * d* Sexual*dade
</line>
<line>
89
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Motivar pe*s*a* em seu ambie*te de trabalho é *e**r* u* *esafio para o* gestores. Quando
</line>
<line>
s* tr*ta de *dminist*adores pú*licos, q*e fazem a gestão das organizações públ**as em nosso
</line>
<line>
país, *ste desafio se torna aind* m*is compl*xo. Por ess* r*z*o, essa pesquisa buscou avalia* a
</line>
<line>
motiva*ã* dos servidores da Un*versid*d* Federal de Santa Catarin*, com *ase nos trê*
</line>
<line>
pi*ares da Teo*ia da Expec*ativa d* V*ct** Vro*m: *a**ncia, In*tru*e**ali*ade * E*pect*tiva.
</line>
<line>
* fim de perm*t** uma aná*ise ma*s espec**i*a, a pesquis* teve foco em avaliar as im*ressões
</line>
</par><par>
<line>
dos servidores respeito d* um a
</line>
<line>
dos sistemas de recompe*sa oferecidos
</line>
<line>
pela Instituição,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*ncent*vo Qualificação. Atra*és de entr*vis*as, est*s *ervi*ores à
</line>
<line>
puderam express**
</line>
<line>
sua*
</line>
</par><par>
<line>
impressõe* de todo o proc*sso, o que permitiu correlacionar suas **spostas com os pil*res da
</line>
</par><par>
<line>
teoria. Ao térm*no
</line>
<line>
des*e estudo, foram ofe*ecidas sugestões para que os v*lores a*rib*ídos
</line>
</par><par>
<line>
pudessem ser melh*rados, t*azendo imp*cto positi*o par* a mot*vação *os servidores.
</line>
<line>
Palavra*-chave: Teoria da exp*ct*tiva. Motivaç*o. Servidores Públic*s.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
M*tivating peop*e in their work *nvironment is a com**n challenge f*r managers. Wh*n it
</line>
<line>
comes to public ad*i*istra*o*s, who manage public or*anizatio*s in our country, th*s
</line>
</par><par>
<line>
ch*l**nge
</line>
<line>
becomes eve* more c*mplex. For *his
</line>
<line>
rea*on, this research sough* to *s*ess *he
</line>
</par><par>
<line>
motiva*ion of the Federa* Un*vers*ty of Santa C*ta*ina e*ployees, *as*d on the three pi**ars
</line>
<line>
of Vi**or Vroom's Expe*t*tion Theor*: Val*nc*, *nstrumentality *n* Expectation. In order to
</line>
</par><par>
<line>
a*low for a mor* specific ana*ysis,
</line>
<line>
the *esearch fo*us*d on *valua*ing the emplo*ees'
</line>
</par><par>
<line>
im*ressions of the rew*rd sy*te* Qua*ification I*centiv*, offe*e* by the Insti*u*io*. T*roug*
</line>
<line>
intervie*s, these em*loyees *ere able t* express their impress*ons of the e*tire pro*ess,
</line>
<line>
which allowed us to **rrelate the*r answer* with the pillars of theory. At the end *f this stud*,
</line>
<line>
sugge**io*s were offered *o that t** *ssign*d values *ould be improved, b*ingi*g * positi*e
</line>
<line>
*mp*ct o* the m*t*vation of the employees.
</line>
<line>
Keyword*: Expectation t**ory. Motivation. P*blic employ*es.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, T**e*ina PI, v. 18, n. *2, art. 5, p. 88-*06, dez. 2021
</line>
<line>
www4.*sa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. Silva, L. S. *ato*, L. M. Welt*r
</line>
<line>
90
</line>
</par><par>
<line>
1 INTROD*ÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
O tema r**erente * motivaç*o de pe*soas nas organizações possui, c*nstan**mente,
</line>
<line>
grand* relev*n*** n* m*io ac*d*mico e *as práticas *mpr*sa**ais, repres*ntando um tópico de
</line>
<line>
interesse s*mp*e a*ual (GONDIM; SILVA, 2004; HERZBE*G et al., 1959; S*MONE et al.,
</line>
</par><par>
<line>
2016). É a moti*a*ão * res*onsável pe*a
</line>
<line>
i*ten*i**de, direção e pe*s*stência dos esforço* de
</line>
</par><par>
<line>
uma pessoa
</line>
<line>
para o a*ca*c* de dete*min*das metas. * *mp*r*ante lembr*r*os que todo
</line>
</par><par>
<line>
compor*ame*** **mano é g*rado por algo que o moti*a. Como o próprio termo sugere,
</line>
<line>
motivaçã* *ignifica m**i*o para a *ção.
</line>
<line>
Para * se*or p*b**co, a im*o*tância ** tema não é d*ferente, porém deve se* observada
</line>
<line>
**m p*c*lia*idades caracterí*ticas que * área *ossui. Rodri**es, Reis Neto * Gonçalves F*lho
</line>
</par><par>
<line>
(2014) de*cre*em *u* al*umas caracterí**i*as peculiares *a*
</line>
<line>
*nstitu*ções *o se*or públ*co
</line>
</par><par>
<line>
in**u*nciam a mot**ação e * *omportamento dos fu*cionár*os *e forma
</line>
<line>
di*tinta dos padrõ*s
</line>
</par><par>
<line>
observad*s nas empres*s *ri*ada*. A existê*cia d* diferenças m**i**cionai* no setor público
</line>
</par><par>
<line>
e *rivad* sug*re a adoção *e
</line>
<line>
prát*c*s d* *estã*
</line>
<line>
de pessoas e de gestão
</line>
<line>
*e de*empenho
</line>
</par><par>
<line>
disti*t*s.
</line>
</par><par>
<line>
Se*undo **ank e Lewis (*004), en**anto **veria na* e*pr*s*s privadas melhores
</line>
</par><par>
<line>
*ondições para se **t*r mai*r p*odu*iv*dade partir *a o*er*a de fa*ore* *
</line>
<line>
*otivaci*nais
</line>
</par><par>
<line>
exter*os, n* setor público o trabalho seria intrinsecamen*e mai* satisfatório e recompensad*r,
</line>
</par><par>
<line>
caracterizando ass*m um ambiente organiz*cional c*jo desempenho
</line>
<line>
ser*a m**os sens*v*l a
</line>
</par><par>
<line>
fat*res mot*vaciona*s f*n*n*eiro*, como ser*a de *e
</line>
<line>
*sper*r. Nesse sentido, a* instituições
</line>
</par><par>
<line>
*úbli**s gov**n*men**is teri*m *ertos d*ferenciais posi*iv*s na *ap*cida*e d* motivar sua
</line>
<line>
força de trabalho, co*par**o *os atributos co*u*s do meio p**vado (PERRY; WISE, 1*90).
</line>
</par><par>
<line>
Na visão d* Mann (2006), os ges**res das *ns*i*uiçõ*s públi*as *e*em faze* proveito
</line>
<line>
desse
</line>
</par><par>
<line>
in*eresse ** servir * *ocie*ade como fo*ç* motivad*ra de seus s*rvidores.
</line>
</par><par>
<line>
*ar* Crewson (1*97), além d* moti*a*õ*s, os serv*dores públ*cos t*m expectativas
</line>
</par><par>
<line>
diferentes em
</line>
<line>
*omparação a*s f*nci*nár*os
</line>
<line>
de empr*sas pr*vada*. Por esse motivo, o autor
</line>
</par><par>
<line>
ressalta
</line>
<line>
qu* o *studo do comp*rtamento humano
</line>
<line>
*as org**izaç*es deve conside*ar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*erifi**ção das relações e*tre *s conte**os organiza*ionais, sis*emas de recomp*n*a,
</line>
<line>
motivação *as p*s**as e os pa*rões dos resultad*s alcançad*s.
</line>
<line>
De a*or*o co* Klein e Masca*enh** (201*), estudos sobre m*tivaçã* no se*or púb*i**
</line>
</par><par>
<line>
apontam que fatores motivacionais intrín*ecos,
</line>
<line>
como * relevân*ia na*ureza do t*a*alh*, e
</line>
</par><par>
<line>
seriam m*is inte*es*ante*
</line>
<line>
*ara * motivação d*s ser*id**es
</line>
<line>
do q*e *atores mo*iv*cionais
</line>
</par><par>
<line>
extrínsecos, como remunerações, salá**o* e benefíc*o*. Assi*, fatores
</line>
<line>
motivacio*ais
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esin*, v. *8, n.1*, *r*. 5, p. 88-106, dez. 202* *ww*.fsanet.co*.*r/*ev*s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"Sai Vel*o, De*x* o No*o Ent*ar": O Luto *o Apos*ntar, Envelhecer, da Fi*itude e da Sexu*lidade
</line>
<line>
9*
</line>
</par><par>
<line>
intrínsecos *eriam pap*l releva*te sobr* * resultado de va*iáv*is organiz*cionais,
</line>
<line>
demonst*ando releva*te car**terística da área.
</line>
<line>
Buscando aprofundar no entendiment* *eóri*o so*re a *otivação de servidores
</line>
</par><par>
<line>
públ*cos, se*ecionou-se uma teoria que
</line>
<line>
relaciona *eco*pe*sas *om a *otivaçã* para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
trabalho, d**omin*** como te*ria da expect**iv*, ou
</line>
<line>
expectân*ia, elaborad* por Victor
</line>
</par><par>
<line>
Vroo* (1964). Ela explic* que motiva*ão de *ma pessoa depe*de do prod*to e*tre a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
expec*ativa, a ins*rumentalidade * a valênc*a. As*im, os conceitos prov*niente* da **or*a
</line>
<line>
permi*em *ompreender a*pec*os que motivam as pe**oas na execução de su*s a*ividades. A
</line>
</par><par>
<line>
seleção da re*erida *eoria se *us*ifica por
</line>
<line>
apre*en*ar os pressupostos
</line>
<line>
que se adéqua* ao
</line>
</par><par>
<line>
con*ext* d* caso **opost* p*ra *nálise.
</line>
</par><par>
<line>
Ness* *erspectiva, o present* tr*balho teve por intuit* a*licar os conceitos da **o*i* da
</line>
<line>
expect**iva so*re um elemento *sp*cífico t*atado como *m inc*ntivo financeiro aos
</line>
<line>
servidores públicos federais qu* at*am em *nstit*i*ões de En*in* Superior (IES). O obj*tivo
</line>
</par><par>
<line>
da **squisa foi anali*a*
</line>
<line>
como a *eoria da Expe*tativa pod* ser ut*lizada c*mo ferramenta
</line>
</par><par>
<line>
par* a av*l*aç*o do aspecto *o*ivacion*l dos servidores públ*cos da Universidade Fed*ra* de
</line>
</par><par>
<line>
S*nt* Catarina. P*ra isso,
</line>
<line>
bu*cou-s*, primeiramente,
</line>
<line>
elenc*r os
</line>
<line>
*lementos-chave sob*e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*eoria da E*pe*tativa
</line>
<line>
e, posteriormente, i*entif*car a
</line>
<line>
percepção de uma parcela dos
</line>
</par><par>
<line>
s*rvidores da Un*v*rs*dade sobre os
</line>
<line>
asp*ct*s motivac*on*is que os levar*m a bu**a*
</line>
</par><par>
<line>
*ormação para alcançar um ma*or degrau em um s*stema de recompensas (GONÇALVE* et
</line>
<line>
*l., 2016). Ut*lizou-se do Incentivo à Qualific*ção (INQ) *fer*ado aos **rvi*ores par* a*alisar
</line>
<line>
*s p*rti*ularidade* da teor*a * co*o os *ervidores perce*em a motivação p*ra alcançá-lo.
</line>
<line>
Para alcança* o *bje*ivo tra*ado, *usco*-se const*uir comp*e*nsão sobre os pilares da
</line>
<line>
teoria d* ex*e*tat*va e sobre os ele*entos presen*es *o *is*ema *e re**mp*nsas sele*ion*do.
</line>
<line>
Em conjunto, as in*ormações permitiram a a**liação do *linhamento en*re o* **pectos
</line>
<line>
p*rt*ncentes à teoria e o *istema *o INQ, por me*o de *ntr*vi*tas rea*izad*s junto a uma
</line>
<line>
peque*a parcela de servido*es da Un*versi*ade. A partir dessa ava*iação, tornou-se possível
</line>
</par><par>
<line>
sug*rir ações *e aperfeiçoament* para preench*r la*una*
</line>
<line>
que *oram ident**icadas entre
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*istema de recompensas e * que prevê a **ori*, buscand* promover m*io* alinha*ento en*re
</line>
<line>
esses elementos.
</line>
<line>
2 *EFERENCIAL TEÓ*ICO
</line>
</par><par>
<line>
Um* d** pr*nci*ais t**rias que relacio*am a* *ecompensas
</line>
<line>
com a motivação
</line>
<line>
é
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
Teoria *a Expectativa, elab*rada pelo pr*fessor Ph.D. *m Psicologia *i*tor H. Vroo* na e
</line>
<line>
R**. FSA, Te*e*ina PI, *. 18, n. 12, art. 5, p. 88-106, dez. 20*1 *w**.**anet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. Silv*, L. S. Mato*, L. M. *elter
</line>
<line>
92
</line>
</par><par>
<line>
década
</line>
<line>
de
</line>
<line>
1*60. Pa*a *room, a questão da satisfa*ão *o trabal*o d**e se* encarada como
</line>
</par><par>
<line>
resultan*e de r*l*ções entre as expecta*ivas q*e a pe*soa desenvo*v* e o* *esul*ado* esperados.
</line>
<line>
Ainda segundo este autor, a m*tiva*ão é um proces*o que g*verna escolha* *e d*ferentes
</line>
<line>
poss*bilidades de co*portamento do indivíduo. Su* teor** apresenta um modelo motivac*o*al
</line>
</par><par>
<line>
c*mplex*, aceito e explorado
</line>
<line>
em ní*el intern*cional, sendo basea** em três dim*nsões:
</line>
</par><par>
<line>
Valência, Instrumentalidade e *xpectativa (VROOM, 1964).
</line>
</par><par>
<line>
A Va*ência pode ser
</line>
<line>
definida *omo a força de preferên*ia de u*a pessoa
</line>
<line>
por u*
</line>
</par><par>
<line>
r*s***ado (*ROO*, 1964). O au*or Alves Filho (2012), em seus estudos, traz o conceit* de
</line>
</par><par>
<line>
*alência como "a orienta*ão
</line>
<line>
*os trabalhadores acerca dos **sultad** **e *e defi*e* em
</line>
</par><par>
<line>
t*rmos de
</line>
<line>
atraç**
</line>
<line>
ou
</line>
<line>
de
</line>
<line>
sati*fação a*tecipa*a" (A*VES FILHO, 2012, *. 102). Assim, os
</line>
</par><par>
<line>
empregados, *a sua v*vê*cia
</line>
<line>
com o trabalh*, vão atri*u*ndo va*ência para cada
</line>
<line>
*esultado
</line>
</par><par>
<line>
esperado,
</line>
<line>
estimulando,
</line>
<line>
dess* form* a sat*sfaçã* ant*cipada, pode*do essa v*lê*cia, em sua
</line>
</par><par>
<line>
aferição, s*r positiva ou negativa. Ne*se s**tido, é possí*el a*irma* qu* o *r*bal*a*or atribui
</line>
<line>
um* valência ao r**ultad* esp**ado.
</line>
</par><par>
<line>
Alves Fi*ho (2012) af*rma ainda que Vr*om (1964) *sa ter*o valência como o
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
orient*ç** afetiva e* direç*o result*dos e*p*cíficos. Sendo assim, o result*do ***á a
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
valência posi*iva quando a pessoa p*e*erir alc*nçá-lo, t*rá uma *a**nc*a zero qu*ndo a pe*soa
</line>
</par><par>
<line>
for indif*rent* **anto a a*ingir ou não o resul*ado, e ter* uma valência ne*ativa *u**do
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
preferência *or por *ã* o atingir.
</line>
</par><par>
<line>
É impo*tante d*stinguir *ntre a valência de *m resultado para uma pessoa * valor e
</line>
<line>
desse mesmo resulta*o para essa pess*a. De aco*do com V*oom (*964), um indivíd*o pod*
</line>
<line>
d*sejar mu*to um objetivo (atribu*r *rande v*lênc*a) e *bter pouca satis*ação ao conquistá-l*
</line>
</par><par>
<line>
(atrib*ir pouco
</line>
<line>
*al*r). A situação contrária *ambém é v*lida (* i*divíduo *e esfo*ça
</line>
<line>
p*ra
</line>
</par><par>
<line>
evitar uma situação, * a* at*ngi-la, obt*r gra*de sat*sfação). A valência é única *ar* cada
</line>
</par><par>
<line>
indiví*u*, pois *stá con*ic*ona*a
</line>
<line>
às suas experiênc*as. Esse
</line>
<line>
valor pode
</line>
<line>
*inda variar du*ante
</line>
</par><par>
<line>
um período, p*is, quando nece*s*dades antigas s*o satisfeit*s, no*as emergem.
</line>
<line>
* Inst**mentalidade pode ser def*nida como a *stima**va de *ue aquele dese*penho
</line>
</par><par>
<line>
será um m*io
</line>
<line>
para se chegar a uma recompensa *esejada (VROOM,
</line>
<line>
1*64). Segundo Alves
</line>
</par><par>
<line>
Filho (2012) é grau de relação p**ceb**o entre a execução de ta*ef** a
</line>
</par><par>
<line>
o
</line>
<line>
e
</line>
<line>
o*tenção
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
resultados existindo na mente dos trabalhadores.
</line>
</par><par>
<line>
Segundo *hi*v*nat* (2010) a instrum*n*alidade s* tra*a da relação causal
</line>
<line>
entre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
produt*vidade (resultado intermediá*io) e o r*s*l*ado final. A *ro*utividade não tem v*lência
</line>
</par><par>
<line>
em si, **s adquir* v*lência enq*anto **tiver relacionada c*m * desejo da pessoa de
</line>
<line>
ating*r
</line>
</par><par>
</page><line>
de*erminados resultados fin*is. A i*strume*talida*e apresenta valores que podem ser de +1 a
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 18, n.12, art. 5, p. 8*-106, dez. 2021 www4.fs*net.com.*r/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"*a* *el*o, De*xa o Novo Entrar": O Luto do Aposenta*, Enve*hecer, da Fi*itu*e e *a *exualidade
</line>
<line>
93
</line>
</par><par>
<line>
-1. Se pessoa per*ebe* q*e n*o exi**e r*lação alguma *ntre * *esulta*o interm*di*rio a
</line>
</par><par>
<line>
(p*odutividade, no caso) e o *l**nce dos objetivo* fin*is, a instru*entalidade será igual
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
z*ro, *u s*ja, de nada adiantará a p*odutivid*de para alc*nçar
</line>
<line>
dinheiro, promoção, apoio d*
</line>
</par><par>
<line>
gest*r etc.
</line>
</par><par>
<line>
A *xpe*tativa é a rel**ão perce*ida *ntre o esforço * o rendimento (VR*OM, 1964).
</line>
</par><par>
<line>
De aco*do com A*ves Filh* (*012) é aval*ação da ocorrência d* resu*ta*o *sper*do. *o a
</line>
<line>
mesmo modo que o*orre co* * valê*cia e in**rumentalidade, * o s*jei*o q*e ger* exp*cta*iva
</line>
<line>
acerc* de s*u trabalho. Ass*m, de*ois de refleti* so*re a relação ent*e esforço * rendimento, o
</line>
<line>
*u*eito atribui e*pectativas.
</line>
<line>
Chiave*ato (20*0) define a expec*ativa como a soma das **strume*tali**des e
</line>
<line>
valên*ias s*bre *odos o* resultado* fin*is, s*ndo essa uma percepç*o *ubj*tiv* * pess*al *e
</line>
<line>
aç*o-resultad*. Os v*lores ** expec*ativa podem *ariar *e 0 a +1,*, d**endendo do grau d*
</line>
</par><par>
<line>
**rtez* percebid* *om
</line>
<line>
que as aç*es da
</line>
<line>
pessoa são cap*zes de *nf*u*nciar s*u **vel de
</line>
</par><par>
<line>
des*mpenho. Qu*nto maior a
</line>
<line>
*xpectativa, mais a pessoa se d*dicar* aos
</line>
<line>
resul**dos
</line>
</par><par>
<line>
in*er*ediários. Contudo, s* a exp*ctat*va foi igual a *er*, simplesmente a pe*soa rejeitará os
</line>
<line>
r**ultados intermedi*rios, por*ue não *he trarão *enhum proveito *inal
</line>
<line>
3 METODOLO**A
</line>
<line>
A parte inici*l da p*s**isa *o* r**liz*da p** *eio de um levanta*ento bibliográfico,
</line>
</par><par>
<line>
uti**zando platafor*as de
</line>
<line>
artigos * revistas *ientíf*cas especia*izadas, bem como consulta
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
autores reno**dos e suas teorias atra*és de livros disponibili*ado*
</line>
<line>
*ia Bibl*oteca
</line>
</par><par>
<line>
Universitári* da Universidade Federa* de Santa Catari*a. Es*e levan*amento teve por *b**tivo
</line>
<line>
consti*uir a fundamentação t*órica referente à teoria selecionada e permitir * c*ntextualizaçã*
</line>
<line>
do tema.
</line>
<line>
També* *o* ut*liza** um levantamento de in*or*ações públicas da institu*ção,
</line>
<line>
d*sponíveis n* página *n*titucional, que serviram para *om*reensão dos a*pe*t*s mais
</line>
<line>
esp*cíficos sobr* * proce**o *e Incentivo à *ualificação, mecanismo d* m*tiv*ção
</line>
</par><par>
<line>
se**cionado neste estudo. Os
</line>
<line>
dois le*ant*mento* fora* funda**n*ais para se construir
</line>
</par><par>
<line>
entendimento so*r* os concei*os que *a*izam as a*á*ises dest* pesquisa.
</line>
<line>
Es*ruturado* os concei*os base para a pesquis*, con****iu-se um r*teiro de entr*vis*a a
</line>
</par><par>
<line>
*er realizada com
</line>
<line>
uma a*ostra ** servidores da Universidade *ederal de Santa Catarina
</line>
</par><par>
<line>
(**êndice *), de modo **r*i*ir a avaliaçã* das perc*pções *e*sa* p*ssoas so**e a
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
</page><line>
aspectos m*ti*acionai* relacionados ao Incentivo à *ual*ficaç*o. *pó*, buscou-se servid*r*s
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esina PI, v. 18, n. **, art. 5, p. 8*-106, dez. 2*** www4.fsanet.c*m.**/rev**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. *ilva, L. S. Matos, L. M. W*lt*r
</line>
<line>
94
</line>
</par><par>
<line>
voluntá*ios à pesquisa, *esde que tivessem requeri** o adici*n*l de *nc*ntivo à Qualificação
</line>
<line>
nos últ*mos três anos. Três servidores fo*a* selecion*dos para re*lização das en*revistas.
</line>
</par><par>
<line>
Ap**ar
</line>
<line>
do
</line>
<line>
número rel*tivamente peque*o n* amos*ra, justifica-se a seleção
</line>
<line>
devi*o
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
profundidade planejada para as análi*es e o t*mpo que havia d*s**nível para rea*iz*ção da
</line>
<line>
**s*uisa. Com a *ssinatu*a de um Term* de Cons**tim*n*o Livre e Escl*rec*do *elos
</line>
<line>
entrevistado*, *eu-se início às ent*evistas.
</line>
<line>
Para a co*eta de dados j*nto aos *er*idores sele*iona*os, utilizou-se de *nt*evistas via
</line>
</par><par>
<line>
plataforma Goog*e Meet, d*vido às
</line>
<line>
condições momentâneas causadas pela *an*em*a da
</line>
</par><par>
<line>
COVID-19. As entrevistas foram gravadas *om consent*mento d** participantes e transcri*as
</line>
</par><par>
<line>
*ara facilitar *r*cess* de *nálise po*terior*ente. A partir *
</line>
<line>
d*s entrevi**as fo*am coletad*s
</line>
</par><par>
<line>
evidênci*s *obre a* per*epções das pesso*s que puder*m ser compar*das *om os pilares da
</line>
<line>
teoria da expectativa, au*ili*ndo no desenvolvimento e compreensão das va*iáveis
</line>
</par><par>
<line>
en*o*vidas,
</line>
<line>
di*e*ionando *s conclusões
</line>
<line>
*a pesquisa. ** três ent*e*ista* realizadas e*tão
</line>
</par><par>
<line>
detalhad*s no Quad*o 1, o qual dispõe sobre o carg*, tempo de experiên*ia e *nf*rmações
</line>
<line>
sobre a apli*ação da *nt*ev*st*.
</line>
<line>
Quadro 1 - Dados sobre os parti*i*an*es e temp*s de entrevistas
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
<par>
<line>
Tot*l - 3 entrevistados - *h27mi*06seg
</line>
<line>
Fonte: Elaborado pelos autores (2021).
</line>
<line>
4 R*SULT*DO*
</line>
<line>
4.1 Sistema de re*ompens* estuda*o
</line>
</par><par>
<line>
Pr*me*ramente, é
</line>
<line>
preciso co*textu*lizar os sistemas de recompensa identi*icados na
</line>
</par><par>
<line>
instituição estudad*. Dos s**temas de recompensas disponib*lizados aos servidores Técnicos
</line>
</par><par>
<line>
Administrativos *m Educação pel* Unive*sid*de, do** me*ece* *estaque *este estu*o:
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Progressão por Capacitação Profissional (PCP) e o Incen*ivo à Qualifi**ção (I*Q).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na, v. 18, n.12, art. 5, p. 88-106, dez. 2021
</line>
<line>
www*.fsane*.*om.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"Sai *elho, D**xa o N*vo Entrar": O Luto do A*osentar, Enve*hecer, da Finitude e da Sexuali***e
</line>
<line>
95
</line>
</par><par>
<line>
Conform* *nformações que estão à dis*o*ição d*s servid*re* na página da
</line>
<line>
Coordenado*ia de Avaliação e Desenvolviment* na Carrei*a (CAD*), *etor da institu*ção que
</line>
<line>
trata deste tipo de proce*so, a PCP é a m*dança de nível da ca*acitação, dentr* do **smo
</line>
<line>
cargo e da m*sma classe, decorrent* da obt*nção *elo se*vidor de certificação e* p*ograma
</line>
</par><par>
<line>
de capacitaçã*. Outro sistema
</line>
<line>
de recompensa, a*vo *o presente e*tudo, é o *ncentivo
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
Qualific*çã*. * INQ é o per*en*ual calcul*do sob*e o padrão de vencimento, co*c*di*o
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
se*vi*or que
</line>
<line>
possu* titulação de educ**ão f*r*al
</line>
<line>
que exce*a a e*igência de e*colaridade
</line>
</par><par>
<line>
mínima pa*a in*resso no carg*, indep*n*entemente do nível de *las*ificação
</line>
<line>
em que esteja
</line>
</par><par>
<line>
posici*nado, *e a*ordo com * alínea "b" do A*exo IV, da Lei 11.*91/*005.
</line>
</par><par>
<line>
* INQ está
</line>
<line>
am*ar*d* lega*mente em
</line>
<line>
duas leis e em um ofíc*o c*rcu*ar, to*o* de âmbi*o
</line>
</par><par>
<line>
federal, qu* seguem es*ecifica*o*:
</line>
<line>
Lei nº 11.0**, de 12 de janeir* de 2005 - Dispõe sobr* a estrutur*ção ** Plano
</line>
</par><par>
<line>
de Carreira dos Car*os Técni**-Administ*a*iv*s em Edu*a*ão, n*
</line>
<line>
âmbito das
</line>
</par><par>
<line>
Inst*tuições Federais de Ensino
</line>
<line>
vinculada* ao M*nistério da Educação, e **
</line>
<line>
*utr*s
</line>
</par><par>
<line>
pro*idências. O Capí*u*o V *raz orientações sobre o ingresso no cargo e as *o*mas
</line>
<line>
de desenvolvimento, ent*e elas o Ince*tivo * Qua*ificação. Os Artigos 11, 12 * seus
</line>
</par><par>
<line>
i*ciso* I e II, par*grafo* 1º, 2º, 3º e 4º *raz** aspe*tos com* a *ef*n*ção e
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
ince*tivo * critérios básicos par* * sua ob*e*ção;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Decreto *º 5.824, de *9 de junho de *006 - Estabe*ece os procedimentos para *
</line>
</par><par>
<line>
conces*ão d* Incenti*o à Qua*if*cação e
</line>
<line>
pa*a a efetivação d* enquadramento por
</line>
</par><par>
<line>
ní*el de *apacit*ção dos servido*es
</line>
<line>
integrantes do Plano d* Carrei** dos C*rgo*
</line>
</par><par>
<line>
Técnico-Adminis**ativos em Educação, instituído *ela Le* n*
</line>
<line>
1 1 .0 9 1 , d e 1 2
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
janeiro de **05. O Artigo 1º * seus 9 parágrafos, e os
</line>
<line>
artigos 2º e 3º trazem *ais
</line>
</par><par>
<line>
especi**cações acerca *a c**cessão do INQ, com* por exemplo a p*o*bi*ão
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
re*ução *o pe*cen*ual con*edid*, *onstante *o *ar*grafo 8º. Traz a*nd*,
</line>
<line>
em s*us
</line>
</par><par>
<line>
anexos, a de*crição dos ambientes org*nizacionai* de atu*ção dos serv*d*res e as
</line>
</par><par>
<line>
*reas de conhecime*t* dos cursos de educaç*o *ormal d*retament* relacion*dos
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
**da u* do* amb*e**es organizaciona*s;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Ofício
</line>
<line>
circula*
</line>
<line>
SE I
</line>
<line>
nº
</line>
<line>
02/2019/*GCAR
</line>
</par><par>
<line>
AS*ES/CGCAR/DE**N/SGP/SEDGG-ME - Dispõe sobre * unif*rmiz*ção
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*nten*imentos acerca de
</line>
<line>
c*m*rovação de ti**lação para * pa*amento
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Gra*ifi*a*ão
</line>
<line>
d* *ncent*vo à Qualificação ou Retribuiçã* por Titulaçã* - traz o*
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. *SA, Teresina PI, v. *8, n. 1*, *rt. *, p. 88-106, dez. 2021
</line>
<line>
www4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. Silva, L. *. Matos, L. M. Welter
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
detal*es acerca do *ce*te de comprova*te pr*visóri* de conclusão de c*rs* para
</line>
<line>
início do *roce**o de *ncentiv* à Qualifi*ação.
</line>
<line>
**and* se trata do paga*ento, o Incenti** à Qualific*ção terá por base o percentual
</line>
</par><par>
<line>
*alcul*do *obre * padrão de v*nci*ento perceb*do pelo serv*dor. A definição do
</line>
<line>
*ercentu*l
</line>
</par><par>
<line>
está *in**lada à relação di*et* *u ind*reta do ambien** organizacio*al do servidor com a ár*a
</line>
<line>
de co*hecimen*o do título a*resentad*, de acordo *om o contido *o Dec*et* nº 5.8*4, de 29
</line>
</par><par>
<line>
d* jun** de 2*0*, at*alizado p*la
</line>
<line>
L*i nº 12.772, de 2* de dezembro de 2012, conforme
</line>
</par><par>
<line>
apresenta o *uadr* 2. Em tempo, salienta-se que os pe*cen***is do INQ não s*o acumuláveis
</line>
<line>
e serão incorporados aos respectivos proven*os de aposen*ador*a e pe*s*o.
</line>
<line>
Q*adro 2 - Percent*ais de Ince*tivo à **alifi*ação
</line>
</par><par>
<line>
N*vel d* escolaridade formal supe*ior a* previst* *ara o exercício do car*o (cur*o reconhec*do *elo Ministério da Edu*ação)
</line>
<line>
Área de c*nhe*imen*o com relação dire*a
</line>
<line>
*rea de conhecimento c*m rel*ção indiret*
</line>
</par><par>
<line>
Ensino funda**ntal completo
</line>
<line>
10%
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
Ensino mé**o co*pleto
</line>
<line>
15%
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
En*ino *édio pro*issionali*ante ou ensino *é*io com c*rs* técnico compl*to
</line>
<line>
2*%
</line>
<line>
10%
</line>
</par><par>
<line>
*u*so *e graduaçã* completo
</line>
<line>
*5%
</line>
<line>
1*%
</line>
</par><par>
<line>
Esp*ciali*aç*o, *om carga horária igual ou superior a 3*0h
</line>
<line>
**%
</line>
<line>
20%
</line>
</par><par>
<line>
M*s*rado
</line>
<line>
52%
</line>
<line>
35%
</line>
</par><par>
<line>
Doutor*do
</line>
<line>
75%
</line>
<line>
50%
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: Anex* XVII da Lei nº 12.772/2012.
</line>
<line>
Pelas característi*as específicas des*e sistema de recom*ensa, como o *e*po
</line>
</par><par>
<line>
d*s*endido em um cur** de e*uc*ção *ormal e demai* inv*stimen**s envol**d*s, este foi
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
sistema escolhido para ser analisado qua**o ao impact* na mo*ivação *os servidores *écnicos
</line>
</par><par>
<line>
A*mi*ist**tivos em *ducação ** Universidade, com base nas tr*s dimensões
</line>
<line>
da teo*ia
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
expectativa
</line>
<line>
de *ict*r *room (196*). Dessa forma, balizou-se nessas **f*rmaçõ*s par*
</line>
</par><par>
<line>
*roceder à* aval*ações da percep*** do* entrev*st*dos so*re os aspectos *otiv**ionais q*e
</line>
</par><par>
<line>
esse sistema *e re**mpe*s* con*ribui e como se alinham com os prec*ito* da *eo*ia
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
ex**c**t*va.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 18, n.12, art. 5, p. 88-*0*, **z. *0*1
</line>
<line>
www4.f*anet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"Sai Velh*, Deixa o Novo E*tr*r": O Luto do Aposentar, Envelhecer, *a Finitude e da Sexua*idade
</line>
<line>
97
</line>
</par><par>
<line>
4.2 Anál*s* da* entrevistas
</line>
</par><par>
<line>
*ara possibilitar *ma melhor co*preen*ão das res**stas e poder co*r*laci*ná-l*s com
</line>
</par><par>
<line>
os trê* *i*ares
</line>
<line>
propos*os pela
</line>
<line>
teo*ia d* e*pe*tativa de **ctor Vr*om, optou-*e p*r analisar
</line>
</par><par>
<line>
in*cialmen*e de *orm* separad* as respostas de cada entr*vistado. Is*o possibilit*u t*r uma
</line>
</par><par>
<line>
vi*ão mais clara d* Valên*ia, Ins*ru*en*alida*e e Expec**tiva (nes*a ordem)
</line>
<line>
atri*uídas
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
cada entrevis*ad* ao siste*a de re*ompen*a es*udado.
</line>
</par><par>
<line>
A pr*mei*a pergunta *lab*rada (*u*l fo* s** pr*ncip*l **tiv*ção para r**li*ar um
</line>
</par><par>
<line>
curso de educaç*o *ormal al** do exi*ido pe** seu cargo?) teve como f*nção possi*ilitar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ve*ificação da Ins*rum**talidade atribuída pelos entrevis*ad**. A Instrumental*dade e*tá
</line>
</par><par>
<line>
ligad* ao processo, *
</line>
<line>
à
</line>
<line>
estimativa que o desemp**h* será um me*o para alcanç*r
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
recompensa *eseja*a. Trata-se, ainda, segu*do Chia*e*ato (*012), da relação causal en*re
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*rodu*ividade (*esul*ado *nter*ediário) e o resul*ado final.
</line>
</par><par>
<line>
A seg*nda p*rgunta feita *o* ent*evistados (O q*an*o você acredita *ue a ob**n**o do
</line>
<line>
Incentivo à Qua*ificação teve inf*uênc*a em s*a motivação para reali*ar es*e curso?) teve
</line>
<line>
como princ*pal objetivo aux*l*ar na análi*e da *alênc*a qu* cada um d*s entrevi*tados atribui
</line>
</par><par>
<line>
ao I*centivo à Qualificação. *
</line>
<line>
Valê*cia se refere à sa*isfação antecipada *or um result*d*,
</line>
</par><par>
<line>
podend* ser d*finida t*mbém c*mo a força de p*eferên*ia de uma *essoa para a obten*ão de
</line>
</par><par>
<line>
*m dete*minado resultad*.
</line>
<line>
Vroom (1964) uti**za o termo Valênci* como uma orientação
</line>
</par><par>
<line>
af*tiva *m di*eção a resultados específicos.
</line>
<line>
As perguntas de número três (Você co*sidera *ue suas e*p*ctativas antes de reque*er
</line>
<line>
* INQ for*m plena*ente s*t*sfeita* *pós a conclus*o do proce*s* e obtenç*o do benefício?),
</line>
<line>
*uatro (Você acredita qu* * ob*en*ão do INQ troux* *udanças em sua *otina d* tra*alho? Se
</line>
</par><par>
<line>
*im, quais mudanças
</line>
<line>
seriam *
</line>
<line>
em q*e int*n*idad*
</line>
<line>
p*de* ser observadas?) * cinco (Você
</line>
</par><par>
<line>
acredita que o **fo*ço e dedic*ção em*reg*dos no seu curs* foram *ompens*dos *elo
</line>
</par><par>
<line>
r*cebimento d* IN*?) dizem res*ei*o à verif*cação
</line>
<line>
da *xpect*tiv* do entrevis*ado, *erce*r*
</line>
</par><par>
<line>
pilar da Teoria da Expectativa.
</line>
</par><par>
<line>
* Expectativa pode ser *efi*ida como resul*ado das valências e instru*en*alidades
</line>
<line>
atribuídas, * é considerada uma p*rcepção subjetiv* e *essoal de açã*-re*ultado, segun*o
</line>
<line>
C*iavenato (201*). O* va*ore* d* *xp*ctativ* vari*m em função do grau de certeza p*rc*bido
</line>
</par><par>
<line>
com q*e a* ações
</line>
<line>
da pessoa são ***a**s de i*f*uencia* se* nível *e
</line>
<line>
des*mpenho. A
</line>
</par><par>
<line>
Expe**at*va * * re*ação percebi*a ent*e o *sforç* e o rendimento. De aco*do com Alv*s Filho
</line>
<line>
(2012), é a *valiação da ocorr*ncia do r*sul*ado *sperado. Do mesmo modo que ocorre com a
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 12, art. 5, p. 88-*06, de*. 2*21
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/*evist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. Sil*a, L. S. Matos, L. *. *elter
</line>
<line>
98
</line>
</par><par>
<line>
valência e in*trumentalida*e, é o suje*to que gera expecta*iva acerca de seu trabalho. As*im,
</line>
<line>
depoi* d* r*fletir sob*e a r*laçã* entre esfor*o e rendim*n*o, o sujeito atribu* expectativa*.
</line>
</par><par>
<line>
A ques*ão número seis (V*cê sug*re *l*um* mud**ç* *u melhoria no pr*cesso
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
obtenç*o do INQ?), *pesar de *ã* *er relação direta com a Te*ria, foi inserida na pesq*isa a
</line>
</par><par>
<line>
f*m d*
</line>
<line>
auxiliar na compreensão da impressão dos entrevistados *o*re o proce*so. T*m
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
o*jetiv* t*mb*m de tra*er contribuições dos se*vid*res p**a enriquec*r as c*ncl*sõe* dessa
</line>
<line>
pesquis*, por partirem de pes*o*s que já passaram por todo o p*ocesso e viv*nciam a r*t**a
</line>
<line>
diár*a da U*iversidade.
</line>
</par><par>
<line>
De
</line>
<line>
poss* das t**nscriçõ** *as entrevis*as e *os referenc*ais relativos à teo*ia
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
expectativa, foi pos*ível atribuir grau* d* proximidade das percepç*es das pessoas e* rela*ão
</line>
</par><par>
<line>
à* dispos*ções da teoria d* Vroom. A avaliação individ**l, *o* s*rvidor entr*vist***,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
mos*rada a se*uir.
</line>
</par><par>
<line>
O En*revis*ado 1, *ela a*á*ise *e su*s respostas, apresentou os seguint** valores:
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Valência alta
</line>
<line>
p**a obtenção a
</line>
<line>
do
</line>
<line>
Incentivo à
</line>
<line>
Qualificação,
</line>
<line>
definindo
</line>
<line>
q ue
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pe*s*ect*va pela obtenção do benefício *eve um peso d* mais *e 70% em *ua
</line>
<line>
**cisão p*ra reali*ar o *urs* naquele mo*en*o;
</line>
<line>
Instrument**idade média, poi* o Incentivo à Qualificação não f*i seu prin*ipal
</line>
</par><par>
<line>
fator de motivaçã* dura*t* *
</line>
<line>
*rocesso, e sim o inte*esse
</line>
<line>
pel* pesquis* e o meio
</line>
</par><par>
<line>
ac*dê*ico;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Exp*ctat*va alta, pois as
</line>
<line>
r*spostas
</line>
<line>
às
</line>
<line>
perguntas
</line>
<line>
re*acion*das
</line>
<line>
ao t*ma
</line>
</par><par>
<line>
*em*nstra* que o *ntrev*stado obteve o re*ultado esp*r*do pelos seus esfor**s.
</line>
<line>
Quanto ao Entrevistado 2, temos os se**int*s valores:
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
*al**cia alta
</line>
<line>
para *btençã* *
</line>
<line>
do
</line>
<line>
Incentivo à
</line>
<line>
Qualificaç*o,
</line>
<line>
**finindo
</line>
<line>
q *e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
perspe*tiva pela
</line>
<line>
o*t*nção do benefício teve um peso de 80% em s*a decisão para
</line>
</par><par>
<line>
realizar o *urso *aquele m***nto;
</line>
<line>
*nstrumentalidade alta, pois * Incen*ivo à Qualificação foi o principal f*tor de
</line>
<line>
motivação dura*te o proc**so, influenciando di*etamente e* su* opção de um curso
</line>
<line>
de mestrado;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Expecta*i** alta, poi* as
</line>
<line>
resp*s**s
</line>
<line>
às
</line>
<line>
*erguntas
</line>
<line>
r*laci*nadas
</line>
<line>
ao tema
</line>
</par><par>
</page><line>
demonstram que * entrevi*ta** ob*eve o r*sultado esperado pelos seus *sforços,
</line>
<line>
in** al*m das exp*ctativas inic*ais.
</line>
<line>
Re*. FS*, Teresina, *. 1*, n.12, art. 5, p. *8-*0*, dez. 2021 ww*4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"**i Ve*ho, Deixa o Novo Entrar": O L*to *o Aposenta*, *n*elh**e*, da Fi*itu*e e da S*x*alidade
</line>
<line>
99
</line>
</par><par>
<line>
Por fim, quan*o ao Entrev*sta*o *, obtivemo* os se*uintes valo*es:
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Valên*ia alta para * ob*enção do Incentivo à Qualif*cação, de**nindo que a
</line>
</par><par>
<line>
per*p*ctiva pela obtenção do *enefíci* *eve um peso de 90 * 95% em sua decisão
</line>
<line>
para realizar o cu*so naquel* momen**;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Instru*entali*ade m*d**/alta, pois o Incen*ivo à *ual*fic*ção foi o pri*c*p*l
</line>
</par><par>
<line>
fator de motivaçã*
</line>
<line>
duran** o *rocesso, porém fatores como a relação entre
</line>
<line>
s ua
</line>
</par><par>
<line>
pesq*isa e sua ár*a de *rabalho, a satis*a*ão e**ol*i*a no pr*cesso de pesquisa e a
</line>
</par><par>
<line>
boa re*ação com orientador ganharam f*rça ao *ongo do de*e**o*vi*e*t* do o
</line>
<line>
curso, demonstrando **e o f*tor te*e grande *elevância, *as não n* sua to*alidade;
</line>
<line>
Expe*tativa média, pois as resp*stas às p*rgunt*s relacionadas ao *ema
</line>
</par><par>
<line>
demonstr*m que e*t*evist*do o***ve o resultado *sperado pel*s seus esfo*ços, o
</line>
</par><par>
<line>
entretanto
</line>
<line>
não *onsider* que o asp*cto financeiro, re*resentado pelo percent*al
</line>
</par><par>
<line>
o*tido com o INQ, *eja u*a compens*çã* su*ic*ente a longo prazo, caso não h*ja
</line>
<line>
outr*s fatores l*gados ao *urso que sir*am como moti*ação.
</line>
</par><par>
<line>
Ao analisar as res*ostas fornecid*s pel*s entrevis*ados e relaci*ná-las *om
</line>
<line>
os *rês
</line>
</par><par>
<line>
pilare* *ropos*os da teori* da expec*at**a, foi po*sível ch*gar ao Qua*ro 3.
</line>
</par><par>
<line>
Quadro 3 - Val**es atribuídos aos en**evistados por pilar teórico
</line>
</par><par>
<line>
Ide*tifi*ação
</line>
<line>
Va*ência
</line>
<line>
In*trumen*al**ade
</line>
<line>
Ex*ectativa
</line>
</par><par>
<line>
Ent*e*is*ad* *
</line>
<line>
Alta
</line>
<line>
Média
</line>
<line>
Alta
</line>
</par><par>
<line>
Entre*is*ado 2
</line>
<line>
Alt*
</line>
<line>
Alta
</line>
<line>
Alt*
</line>
</par><par>
<line>
Entrevis*ado 3
</line>
<line>
Alta
</line>
<line>
*édia/Alta
</line>
<line>
Média
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaborado pelos aut*res (2021).
</line>
<line>
**aliando os valore* de *ada pilar t*órico, ob*ervamo* que a *alência recebe* os
</line>
<line>
v**ores *ais *lt*s dos **ês entrevistados. Rev**itando as respostas fo*necidas à *ergu**a que
</line>
</par><par>
<line>
*eve com* *bje*ivo avaliar este pilar, tod** atribuíram um
</line>
<line>
pe*o
</line>
<line>
al*o pa*a a p*eferência por
</line>
</par><par>
<line>
obter o Incentivo à Qu*lificação **mo resultad* de sua **ão. *s t*** servidore* ent*evistados
</line>
<line>
se refer*r*m à espera pelo acrés**mo r*mune**tório *eprese*t*do pelo INQ como um resultad*
</line>
<line>
*ese*ado, e havia uma satisfação antecip**a p*la *btenç*o do b*n*fí**o.
</line>
</par><par>
<line>
Nesse mo*en*o é i*porta*te *elembrar*o* defin*ção d* Vroom (1964) qua**o a
</line>
</par><par>
<line>
distin*ue que a
</line>
<line>
val*ncia de um r*sultado para *ma pess*a e o valor dess* me*mo r*sultado
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 18, n. 12, a**. 5, p. 88-106, dez. 20**
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. Si*va, L. S. Matos, L. M. W**ter
</line>
<line>
100
</line>
</par><par>
<line>
po*e* s*r *iferen*e*. Assim, u* i*divíd*o pod* desejar muito um o*jet**o (atri*uir grande
</line>
<line>
va*ência) e obter pouca satisfaçã* ao conquistá-lo (atribui* po*co valor). A situação c*ntrária
</line>
<line>
**mbém * *álida (o indiv*duo se esf*rça *ara evi*ar uma situaç*o, e a* atin**-l*, obter gr*nde
</line>
<line>
*atis*ação).
</line>
<line>
Observan*o o Quadro 3, verificamos que o *egu*do pi*ar com v*lores mais alto* foi a
</line>
<line>
Expe*tativ*, tendo valo* alto para o* *nt*e*ista*os 1 e 2 e va*o* méd*o par* o entrev*s*ado 3.
</line>
<line>
P*ra a *nálise da Expectativa, *oram rea*izadas as pergunta* de número *, 4 * 5 da pesquisa,
</line>
<line>
que **sca*am a*aliar a rel*ção *erceb*da entre o esforç* realizado e o rendimento alcan*ado.
</line>
<line>
Todos os entre*istados consideraram que a recompensa financei*a obt*da com o *NQ
</line>
</par><par>
<line>
foi satisf*tó*ia, e que o curso real*zado t*ouxe contentamento
</line>
<line>
em **tros *spectos
</line>
<line>
como o
</line>
</par><par>
<line>
p*azer pela imer*ã* no mund* da pesquisa e a rel*ção *ntre a pesquisa re*lizada * o ambiente
</line>
<line>
de trabalho. Todos obser*aram mudança* **mbém em su* rot*na, mesmo que *ndiretamente,
</line>
<line>
sendo *o* *ovas op*rtuni**des prof*ssionais *razi**s pe*o curso, pe*a f**ma que passou a ser
</line>
</par><par>
<line>
enx*rgad* por seus colegas e sup*riores o* pela mo*iva*ão imediata trazida **lo
</line>
<line>
*créscimo
</line>
</par><par>
<line>
financeiro.
</line>
</par><par>
<line>
Entretanto, a principal diferença encontr*da que motivou * diferença de avaliaçã* do
</line>
</par><par>
<line>
valor at*ibuído ao entre*ist*do *, refere-se ao *ato de que
</line>
<line>
este se posicionou
</line>
<line>
ao Incentivo
</line>
</par><par>
<line>
como *mportante, porém seu aspecto finan**iro não repres**ta m**iv*ção suf*ciente para todo
</line>
<line>
* es*orço **sp*ndido no cu*so. Afirm** aind* que *e *ã* fos*em *s dema*s m*d*nças
</line>
</par><par>
<line>
o*asionadas pelo seu mestrado, como *ova a
</line>
<line>
visão
</line>
<line>
d* mundo e *o seu
</line>
<line>
proces*o de traba*ho
</line>
</par><par>
<line>
adquiridos, não seria váli*o t*do o esforço de*pen*ido *m *oi* *nos de cu*so. *, ainda, que
</line>
</par><par>
<line>
*onhece *olegas q*e após a concl*são do me*mo curso * o*tenção do Inc*ntivo, por não a
</line>
</par><par>
<line>
t*rem ti** conquista* além do *créscimo remuneratório, s* f*u*traram *
</line>
<line>
decidira* buscar
</line>
</par><par>
<line>
novos rumos **of*ssion*is.
</line>
</par><par>
<line>
*e*omando o Quadro 3, * po*sível **serv*r q*e o pila* que obteve o* men**es valores
</line>
<line>
atribu*dos, ainda que *ejam *ons**eravelment* altos, fo* o *il*r da Inst*um*n*alidad*. Este foi
</line>
</par><par>
<line>
* único
</line>
<line>
p*lar *m que ca*a entrevistado atribuiu respost*s qu* resultara* em um *al*r
</line>
</par><par>
<line>
*iferen*e: *al*r méd*o para
</line>
<line>
* entrevistado 1, valor alto para o entrevistado 2 e
</line>
<line>
valor
</line>
</par><par>
<line>
médi*/a*to par* o entrev*stado 3.
</line>
<line>
A Ins*rumenta*idade se refere ao valor atrib**do ao pr*cesso e* si, à estima***a *e que
</line>
<line>
aq*ele desempe*ho ser* um meio para se *tingir a r*compensa desejada. Al*es Filho (2*1*)
</line>
</par><par>
<line>
define a Instrumentalid*de como gra* de re*ação percebido entre a ex*cuçã* da t*re*a e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
obtenção do resultado esperado.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresin*, *. 18, *.12, art. 5, p. 88-106, de*. 2021 w*w4.fsanet.c*m.br/re*i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"Sai Velho, Deixa o *ovo E*trar": O Lu*o do A*ose*tar, Envelhece*, *a Fi*it*de e *a Sexu*lida*e
</line>
<line>
1*1
</line>
</par><par>
<line>
Co*form* já observado, através ** análise dos pilares a*terio*es, to*os os
</line>
</par><par>
<line>
entre**stados a*rib*í**m gra*de
</line>
<line>
import*n*i* * obten*ão do **Q. En*ret*nto, quando se tra*a
</line>
</par><par>
<line>
do valor *tribuí*o * este be*efí*io, media*t* todo o proce**o, esta imp*e*sã* var*a.
</line>
<line>
Para a resposta do primeiro *n*re*is*ado fo* atribuí*o um *alor médio, pois o *rocesso
</line>
<line>
*oi ao enc*ntro da satis*ação *e u*a ânsia existent* desde a infância, a**m da *xpectativa
</line>
</par><par>
<line>
existente de po*te**orme*te ingressar na carreira *oce**e da Instituição. P*ra o
</line>
<line>
segundo
</line>
</par><par>
<line>
entr*vistado foi at*ibuído um v*lor al*o,
</line>
<line>
pois * *rincipal *inalidade de to*o o p*ocesso,
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
*eja, ** rea**zação
</line>
<line>
do mestrado, *oi obte*ção *o INQ. Por *im, à re*p*sta a
</line>
<line>
do ****eiro
</line>
</par><par>
<line>
entrevis*ado foi a*ribu*d* um valo* *édio/a*to, pois à *btenção do acréscimo financeiro
</line>
<line>
trazida *elo ben*fíc*o f** f*tor preponderante, *n*retanto a satisfação pelo processo em si foi
</line>
<line>
se tornando mais importan*e dur*n*e * curso.
</line>
<line>
A **r*ir da aná*is* de *o*o* os dados co*etados pela pesquisa e da relação com a teoria
</line>
</par><par>
<line>
lev*ntada, p*d*mos sugerir algumas
</line>
<line>
açõ*s
</line>
<line>
de aprimora*ent* *a*a a Institu*ção. *ssas
</line>
</par><par>
<line>
sugestõ** tive*a* fundamento tamb** n*s *uges*ões fornecidas pe*os ent*evistados.
</line>
<line>
Po* ser * INQ um si*tema de *ecompensa *revist* em legis*ação federal, há pouca
</line>
<line>
margem d* muda*ças pela Univ*r**dade. A* mudanças que pod*m ser realiza*as são somente
</line>
<line>
nos proced*men*os, conforme algu*s ex*mp*os suger*dos pelos entre*istados, c*mo *ues*ões
</line>
<line>
relat*va* ao *ipo de documento compr*bat*rio d* conclu*ã* necessário para iniciar o *rocesso.
</line>
<line>
*at*res c*m* percentual a se* recebido *m cada nível de *uali*icação e a definição *e relação
</line>
</par><par>
<line>
dire*a ou
</line>
<line>
indiret* do curs* com o
</line>
<line>
ambiente or*anizac*onal *o servid*r, p*r exe*plo, não
</line>
</par><par>
<line>
estão ** *lcance da In*titui*ão.
</line>
<line>
Este *ator se dev* à diferença observa*a ent*e os s**temas de r*comp*nsa ofertados
</line>
</par><par>
<line>
nas insti*uiç*es públic*s * priva*as. E*q*an*o
</line>
<line>
em um* organização pri*a*a o gestor tem
</line>
</par><par>
<line>
maio* liber*ade para definir as melh*res *aneiras d* recom*ensar s*u colabora*or, as
</line>
</par><par>
<line>
inst*tuições p*blicas encon*ram barreiras normativas q*e diminu*m a *mplitude de a*ão dos
</line>
<line>
gestore* públicos.
</line>
<line>
Uma ação que pode contribuir com a moti*ação dos servidores é perm*tir e incentivar
</line>
<line>
que os se*vidores tenham mais mobi*idade funcion*l *entro da ins*i**ição após a realizaçã* de
</line>
</par><par>
<line>
curso* a e
</line>
<line>
obtenção do In*e*tiv*,
</line>
<line>
*ara poss*bil*tar que a* novas
</line>
<line>
competência* adquiridas
</line>
</par><par>
<line>
d*ra*te
</line>
<line>
o
</line>
<line>
**oce*s* s*j** *plicadas. Ess*
</line>
<line>
*obili*a*e possibilita*ia tamb*m
</line>
<line>
que *stes
</line>
</par><par>
</page><line>
servi*o*es **d*ssem enco*trar e man*e* a *otiv*ção d* se*tir qu* seu esf*rço n* *eal*zação
</line>
<line>
do curso foi **x*rg**o pela Insti*ui*ão, e **e t** aplicabilidad* em sua rotina. *s*o p*deri*
</line>
<line>
co*tri*uir para aument*r a Va*ência *t*i*uí*a ao Incenti*o.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 12, a*t. 5, p. *8-106, dez. 2021 w*w4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. Silva, L. S. Mato*, L. M. Wel*er
</line>
<line>
102
</line>
</par><par>
<line>
A I*st*umentalidade consist* em *lgo mais pessoal e su*jetivo, mais r*lacionado com
</line>
<line>
as vivên*ias do i*d*víduo do que com o pro*esso em si. Des*a *orma, *ste seria um pi*ar para
</line>
<line>
* *ual s* to*na mais co*pl*xo pr*p*r su*es*ões.
</line>
<line>
4.3 Ações par* a*er**içoamen**
</line>
<line>
A pa**ir da análise d* todos os *ad** coleta*os pel* pesqu*sa e da relação com a teoria
</line>
<line>
levantada, podemos sugerir algum*s a*ões ** *primo*amento para a Insti*u**ão. Es*a*
</line>
<line>
s*gestõe* tiv*ram fund*mento também nas sugestõ*s *o*ne*idas pelos *ntrevistados.
</line>
<line>
Por ser * *nce*t*vo à Q*alif*cação u* siste*a de recompensa previsto e* l*i Feder*l,
</line>
</par><par>
<line>
há p*uca margem *e mu*anç*s pe*a Universida*e. A* mud*nças que p*dem ser
</line>
<line>
*ea*izadas
</line>
</par><par>
<line>
estão l*mitadas soment*
</line>
<line>
aos procedim**tos, conforme *lguns exemplos sugeridos pelos
</line>
</par><par>
<line>
entrevistados, com* *uestões relativas ao tipo
</line>
<line>
d* docu*en*o comprob*tório de
</line>
<line>
conclu*ão
</line>
</par><par>
<line>
necessár*o para inicia* o processo. Fatores como perc*ntual a s*r rec*bido em cada nível de
</line>
</par><par>
<line>
qu*lificação e a d**inição de *ela**o direta ou **direta
</line>
<line>
do curso com *
</line>
<line>
ambiente
</line>
</par><par>
<line>
or*aniz*cion*l do s*rvidor, por ex*m*l*, não *stã* ao alcance da I*stitu*ção.
</line>
<line>
Este fa*or se deve à di*erença *bservada entre *s sist**as de recompensa ofertado*
</line>
</par><par>
<line>
*as *nstitu*çõ*s públ*cas e privadas. Enquan*o em
</line>
<line>
uma organização pri*ada * gest*r tem
</line>
</par><par>
<line>
ma*or liberdade para defini* as *e*h*res maneiras
</line>
<line>
de recompensar seu col*bora*o*,
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
insti*uiçõ*s públicas encontra* barrei*as normativas que dim*n*em * *mplitud* de ação dos
</line>
<line>
ge*tores públicos.
</line>
<line>
U** ação que pode cont**b*ir com a motivação dos servidores é per*itir e ince*tivar
</line>
<line>
que os se*vidores tenham *ai* mobilidad* funcion*l dent*o da inst*t**ção *pós a realização d*
</line>
</par><par>
<line>
cur*os a e
</line>
<line>
obtenção d* *ncentivo, para possibilit*r qu* ** novas *o*petências adquiri*as
</line>
</par><par>
<line>
dur*nte
</line>
<line>
o
</line>
<line>
p*ocesso sejam aplicadas. Essa mobilidade possibilitaria também que es**s
</line>
</par><par>
<line>
servidores pude*s*m encontra* e manter a motiv*çã* de s*nt*r que seu esf*rço na rea*ização
</line>
<line>
do *urso foi en*erga*o pela Institui*ão e que tem aplicabilidade em sua rotina. Is*o p*der*a
</line>
<line>
contribuir para *ume**ar a *alência atrib*ída a* Incentivo, repr*senta*do um direcionamento
</line>
<line>
ma** clar* para o* servidor*s.
</line>
<line>
No m*smo sen*ido, é possível contribu** també* com a Expectativa. Po* meio do
</line>
</par><par>
<line>
*econ*ecimen*o institucional para o aproveita*ento do
</line>
<line>
conhecimento c*nst*uído *elo
</line>
</par><par>
<line>
servid*r, pode-*e afirmar que o result*do esperado esta** mai* **idente a este indivíduo,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
qual é permi*ido vislumbra* o impacto d* seus *sforços.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 18, *.12, art. 5, p. 88-*0*, dez. *021
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/re*is*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"Sai V*lho, Deixa o Novo Entra*": O Luto d* Apose*ta*, Envel*ecer, da Finitud* e *a Sexu*lidade
</line>
<line>
1*3
</line>
</par><par>
<line>
A Ins*rumentalidad* consist* *m al*o mais pessoal e subje*ivo, mais relacio*ado com
</line>
<line>
as **vênc*as do in**víd*o do *ue com o pro**sso em s*. Dessa fo**a, este *eria u* *ilar para
</line>
<line>
* qual se torna *ais compl*xo pr**or sugestõe* e* n*vel i*sti*ucional. Estaria, aq*i,
</line>
<line>
relacionada à su*jetividade de c*da indivíduo.
</line>
<line>
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
</line>
<line>
A prese*t* pesquisa buscou traze* u*a nova perspectiva acerca da motivaç*o dos
</line>
</par><par>
<line>
*e**ido*e* n* se*vi*o p*blico, na execução de s*a* at*vida*es. É
</line>
<line>
fundamental
</line>
</par><par>
<line>
compreendermos as di*er*nças dos aspectos motivacionais d*
</line>
<line>
acordo c**
</line>
<line>
o contexto
</line>
</par><par>
<line>
or**nizaciona* e* que o co*aborador e*tá i*serido. As di*erentes *eali**des encont*adas n*s
</line>
<line>
setore* públ*co * priv*do su*erem a nece*sidade d* *erem e*pregadas pr*ticas *e *estão de
</line>
<line>
pessoas e de *es*mpenho *istin*as.
</line>
</par><par>
<line>
Além de
</line>
<line>
dif*r*ntes motivações, ** se*v*dores p*bl*c*s aprese*tam expectativas
</line>
</par><par>
<line>
div*rsas em compara**o
</line>
<line>
*os c**a*ora*ores d* empres** privadas. Nesse aspecto,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
fundamental *ue *e compreendam quais são as
</line>
<line>
*articula*id*des
</line>
<line>
present*s n* adm*nistra*ão
</line>
</par><par>
<line>
púb*ica. A fim de balizar es*a pe*qui*a, optou-*e por *scolher um* das t**rias m*tivaci*nais
</line>
<line>
p*ra no*t*ar as anál*se* refere*tes à pe*cepção de servidores públicos quan*o * um **o*rama
</line>
<line>
e*pecífi*o de incen*ivo à qualificação.
</line>
<line>
Assim, essa pesquisa *eve como obj*t*v* ana*isar como * Teoria d* *xpectativa pode
</line>
</par><par>
<line>
ser utilizada
</line>
<line>
*omo ferra*en*a para a av*liação do aspecto *ot*v*ci*nal
</line>
<line>
dos serv*do**s
</line>
</par><par>
<line>
*úblicos
</line>
<line>
da Univ*rsidade F*deral de S*nta Catarina. Prime*r*mente,
</line>
<line>
pr**ede*-se
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
ide*tific*çã* d** elem*ntos-chave referentes à t**ria *elecionada, os quais *o*ma*am o núcle*
</line>
<line>
conceitua* d* trabalho para posterior *otejam*nto junto aos dados coletados, visa*do con*luir
</line>
<line>
o objetivo da pesqu*s*.
</line>
<line>
A co*eta de dados jun*o ao público-alvo d* pesquisa *oi real**ada por meio *e
</line>
<line>
ent*ev*stas estrutura*as, compostas por se*s *ergun*as, que foram elaboradas *om o objetiv*
</line>
</par><par>
<line>
de obter as infor*a*õ*s e impre**ões dos entr*vistados acerca da ob*enção do Ince*tiv*
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
Quali*icação. A* entrevis*as r*ali*a*as forn*ce*am um pano*ama sobre as i*pre*sões
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
opini*es *os servi*o*es *obre os fat*res envolv*d*s em todo o processo, desde * decis*o pe*o
</line>
<line>
cur*o até a obtenção do INQ e ** m*danças que estas rec*m*en*as *casionaram em sua
</line>
</par><par>
<line>
ro*ina. *s respostas obtidas, quan*o *elacionadas co*
</line>
<line>
o* pilar*s teóricos
</line>
<line>
da pesquisa,
</line>
</par><par>
<line>
possibilitar*m reali*ar
</line>
<line>
u*a análise conjunta que **o**e r*sultados consistente* * permi*iu
</line>
</par><par>
<line>
tr*zer sug*stõe* para * Inst*tuição.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina P*, v. 18, n. 12, art. 5, p. 88-106, dez. 202*
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. Silva, L. S. Matos, L. *. Welter
</line>
<line>
*04
</line>
</par><par>
<line>
Com* ente*di*ento ger*l a*ó* a realizaç*o d* t*abalho, de*r*e*de-se que a teoria da
</line>
</par><par>
<line>
expectati*a perm**e explic*r os aspectos refe**n*es à motiv**ã* do* servidores
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Univers*da*e Fe*eral de Santa *a**r*na no que diz
</line>
<line>
**speito *o *rocesso de Incentivo
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
Qualificação. Foram i*en*if*cadas ev*dê*cia* que se *l*nham aos *ilar*s teóricos da Teor*a e
</line>
<line>
demon*tr*m pontos chav* pa*a se ter *m conside*ação qu*ndo do d*sen*olvimento de
</line>
<line>
projetos q*e visam à m*tivação das *essoas no ambien*e de tra*a**o. Ainda, *oram sugerid**
</line>
<line>
*çõ*s d* aperfeiçoame*to n* si*tema de recompensas, c*nsiderando-se as lim*tações de seus
</line>
</par><par>
<line>
*ro*edimentos *ormais, visan*o ampliar
</line>
<line>
o al*an*e dos
</line>
<line>
di s pos i t * vo*
</line>
<line>
descri**s
</line>
<line>
*or Vroom
</line>
</par><par>
<line>
(1964) como mot*vação às *ess*a*.
</line>
</par><par>
<line>
*EFERÊNCIAS
</line>
<line>
ALVES FILHO, A. Moti*açã* pa*a o trabalh*: um estudo com os pro*issionais de saúde
</line>
<line>
*as unidades básicas de *aúde do município de Na*al - *N. Te*e (Doutorado em Psicologia),
</line>
<line>
U*iversidade Federal do Rio Gr*nde do Norte. Cent** de Ciências Hum***s, Letras e Artes.
</line>
<line>
Programa de Pós-gradu*ção em Psicologia. Natal/RN. (2012).
</line>
<line>
CHIAVE*ATO, I. Administra*ão Geral e Pú*li*a: pr*vas e concurs*s. 3. ed. Barueri:
</line>
<line>
Manole. *46 p. (2012).
</line>
<line>
CHIAV**ATO, I. G*s**o de Pessoas: o **v* pa**l dos recursos hum*nos nas organizaç*e*.
</line>
<line>
3. ed. *io d* J*neir*: Elsevier. 598 p. (2010).
</line>
</par><par>
<line>
D*c*eto n. *.82*, de 2* de junho d* 2006 Estabe*ece os
</line>
<line>
proc*dimentos para a
</line>
<line>
con*ess*o do
</line>
</par><par>
<line>
Incent*vo à Qua*ificação e pa*a a ef*t*vação do enquad*amen*o por nível
</line>
<line>
de capacitação d*s
</line>
</par><par>
<line>
*ervidores integr*ntes do Plano de Ca*reira d*s Cargos ****ic*-Admin**trat*vos em
</line>
<line>
E*ucação, inst*tuído pela Lei n* 11.*9*, de 12 d* jane*r* de 2005. *rasíli*, D*. Recupe*ado
</line>
</par><par>
<line>
em
</line>
<line>
19
</line>
<line>
*go*to,
</line>
<line>
20*1,
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
http://www.*lanalt*.gov.br/ccivi*_03/_ato2004-
</line>
</par><par>
<line>
2**6/*006/d*creto/d5824.ht*. (20*6).
</line>
<line>
*RANK, *. A; LEWI*, *. B. Governme*t employ*es: *orking hard o* h*rd*y *orking? *he
</line>
<line>
Am*ri*an Review *f Public Admi**s***tion, 3*(1), 36-51. (20*4).
</line>
</par><par>
<line>
***ÇALVES, W. A et al. * Sistema de Remu*eração e Recom*ensa*: um
</line>
<line>
est*do
</line>
</par><par>
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bibl*ométrico. *e*i*ta d* C*rrei**s e Pesso*s, 6(2), *38-156. (2016).
</line>
</par><par>
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GON**M, S. M. G; SILV*, N. Motivação no trabalho, in: Zanelli, *. C., Borges-andrade,
</line>
<line>
J.; Bastos, A. V. B. Ps*c*logia Organizações e Tr*ba**o no Brasil. Po*t* Alegre: Artmed,
</line>
<line>
145-176. (2004).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 18, n.12, art. 5, p. 88-1*6, dez. 2021 ww*4.*sanet.com.br/**vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"S*i Vel*o, **ixa o Novo Entrar": O *uto do A*osentar, Env*l*ece*, da Finit*de * da Sexualidade
</line>
<line>
1*5
</line>
</par><par>
<line>
HE*Z**R*, F., MA****R, B; SNYDERMAN, B. *h* motivation to wo*k (2nd ed.).
</line>
<line>
John Wile*. (19*9).
</line>
</par><par>
<line>
KLEI*, F. *; MASCARENHAS, A. O. M*tivação no Se*vi** Público: efeitos s*bre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
retençã* e satisfação *rofissional do* gestores govern*mentais. Anai* do en*o*tro
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
*NPAD, Rio de *aneiro. (2014).
</line>
</par><par>
<line>
Lei n. 1*.091, de 12 de jan**ro *e 200*. Dispõe sobre a es*ruturação do Plano de C**reira do*
</line>
<line>
Cargos *écnico-*dministrativos em Educaç*o, no âmbito *as *nstituições Fed*rais *e Ensino
</line>
<line>
vinculadas ao Min*s*ér** *a Educa*ão, e d* outras providênci*s. B*asília, DF. Re*u*erado em
</line>
</par><par>
<line>
19
</line>
<line>
agosto,
</line>
<line>
2 021,
</line>
<line>
de
</line>
<line>
h*tp://www.pla*al**.go*.b*/ccivil_03/_ato20*4-
</line>
</par><par>
<line>
*00*/2*05/lei/l11091.htm. (2005).
</line>
<line>
Lei nº 12.772, de *8 de dezemb*o de 2012 **spõe sobre a *str*turaç*o do Pl*no de Carreiras e
</line>
<line>
Cargos de *agisté*io *ederal; [...]; e dá outras p*ovidências. Bras*lia, DF. Recuperado em 19
</line>
</par><par>
<line>
ag*sto, 2021, de
</line>
<line>
http://www.planalto.*o*.br/ccivil_03/_ato201*-2*14/*012/le*/l12772.htm.
</line>
</par><par>
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(2012).
</line>
</par><par>
<line>
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</line>
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*n* the role of PSM *n t*e *onpr*fit sector. Publ*c Pe*sonnel Mana*ement, 3*(1), *3-48.
</line>
<line>
(200*).
</line>
<line>
OF*CI* CIRCULAR S*I *. 2, de ju*h* d* 2019 *nifo*mizaç*o de e*tendimentos ac*rca d*
</line>
</par><par>
<line>
com*rovação *e ti*ulaçã* para * pag**ento
</line>
<line>
da Gra*i*icação de Incentivo à Qu*lificação
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
**tribuiçã*
</line>
<line>
por Titula*ão. *rasília, DF. Rec*p*rado *m 19 *gosto, 2021,
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
h*tps://dafdc.u*s*.br/fil*s/20**/07/O*%C3%ADcio-Circular-SEIn%C2%B**2019.pdf.(2*1*).
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PE*RY, J. L; WISE, L. R. (*990). The moti*at*o**l base* of pu*lic service. Pu*lic
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Administration Review, *0(3), 367-37*.
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<line>
RODRIGUES, W. A; REIS NETO, M. T; GONÇALV*S FI*HO, C. (2014). As influê*cias
</line>
</par><par>
<line>
n* *oti**ção para trabalho em ambiente* com m*tas e recompensas: um o
</line>
<line>
e*t*do no setor
</line>
</par><par>
<line>
*úbli*o.
</line>
<line>
R*vista
</line>
<line>
de
</line>
<line>
*d*inistraçã*
</line>
<line>
Pú*lica,
</line>
<line>
*8(1),
</line>
<line>
25*-2**.
</line>
</par><par>
<line>
http://d*.*oi.org/10.1590/s0034-7*122*14000100011.
</line>
<line>
SI*ONE, S et al. Engaging pu*lic servants: Publi* service mo*ivat*on, w*rk en*agement *nd
</line>
</par><par>
<line>
wor*-rel*ted
</line>
<line>
*tress.
</line>
<line>
Manage*ent
</line>
<line>
D**isio*.,
</line>
<line>
54(7),
</line>
<line>
*569-
</line>
</par><par>
<line>
1594. h*tps://**.doi.org/10.1108/MD-02-201*-0072. (2016).
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FS*, Teres*na P*, v. *8, n. *2, art. 5, p. 88-10*, dez. 2021
</line>
<line>
ww*4.fsan*t.com.b*/revista
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
S. Silva, L. S. Mat*s, L. M. *elter
</line>
<line>
106
</line>
</par><par>
<line>
UFSC (Universid*de *eder*l d* Santa C*tarin*). (202*) In**ntivo à Qualificação (INQ).
</line>
<line>
C*orden*d*r*a de Avaliaç*o e Desenvolviment* na Carrei*a (CADC). Disp*nível **:
</line>
<line>
<https://*adc.u*sc.br/inc*nt*vo-a-qual*ficac*o/>. A***so em: 13 *ai. 202*.
</line>
<line>
VROOM, V. H. Wor* and motivation. New Yo*k: Wile*. (1964).
</line>
</par><par>
<line>
Como Re*erenciar es*e Artigo, conforme ABNT:
</line>
<line>
SILVA, S; *ATO*, L. S; WELTER, L. M. A Teo*ia da Expec*ativa como *erramenta pa*a a
</line>
<line>
Avaliação d* Aspe*to Motiv*cional dos Servidore* Púb*icos. Rev. *SA, Teresina, v.18, n. 12, art. 5,
</line>
<line>
p. 88-106, dez. 20*1.
</line>
</par><par>
<line>
Contribuição dos Au**re*
</line>
<line>
S. S*lva
</line>
<line>
L. *. Matos
</line>
<line>
L. M. Welter
</line>
</par><par>
<line>
1) concepção e pla*ejamen*o.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
2) análise * interpretação dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
3) *laboração do rascunho ou na revi*ão c*íti*a do con*eúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) p*rticip*ção n* *provação da versã* final d* manuscri*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, *er**ina, v. 18, *.*2, a*t. 5, p. 8*-106, dez. 2*21
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/re*i*ta
</line>
</par>Refbacks
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)