<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 12, art. 5, p. 88-106, d*z. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.18.12.5 </line>
</par>
<par>
<line> A *eoria da Expectativa como Ferra*e*ta para a A*al*ação d* *specto Motiva**onal dos </line>
<line> Ser*idores Públ*cos </line>
<line> E*p*ctation T*eory as a Tool ** Asse*s the Moti*ati*nal As*e*t of Pub*ic Servants </line>
</par>
<par>
<line> Suelen S*lv* </line>
<line> Bacharela em Ad***istração *ública pela Uni*ersidade *ederal de Sa*ta Catarina </line>
<line> Serv*do*a Técnica Admin*strativa *m E*ucação d* *nivers*da*e Federal de *a**a Catari*a </line>
<line> E-mail: Suelen.s2*0*@gmail.com </line>
<line> *ucas Dos San*os Matos </line>
<line> Doutor em *nge*haria de Prod*ção *el* Univ*rsidade F*de*a* de Santa C*tar*na </line>
<line> Contador da *niversidade Federal de Santa C*tarina pela Pro*e*s*r *or*ador *a UA*/*FSC </line>
<line> E-mail: L.matos@*f*c.br </line>
<line> L*rissa Marx *elter </line>
<line> Me**r* em Controladoria e Cont*bilid*d* pela Univ**s*dad* Federal *o Rio Grand* *o Sul </line>
<line> Dou*oranda *m Contabi*idad* na Univer*idade Fe*eral d* Santa Cat**ina </line>
<line> E-mail: *arissamarxwe*ter@*m*il.com </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Suel*n *ilva </line>
<line> Ed*tor-Che**: Dr. Ton*y Kerley de Alencar </line>
</par>
<par>
<line> Ca*pus Un**ersitário da UFSC - Trinda*e - </line>
<line> Rodrig*es </line>
</par>
<par>
<line> Florianópolis/SC - CEP: 8*040-90*, B*asil. </line>
</par>
<par>
<line> Ende*eço: </line>
<line> Lucas *os S*n*os M*tos </line>
<line> Artigo re*ebido em 19/11/2021. Últ*ma </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> *amp*s *niver*itário da UFSC - Trind*de - </line>
<line> recebid* em **/11/2021. *prova*o em 30/*1/*021. </line>
</par>
<par>
<line> F*orianópolis/SC - CE*: 880*0-900, Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> End*reço: </line>
<line> Larissa Mar* W**te* </line>
<line> Avaliado *elo sistema *rip*e Review: Des* Review a) </line>
</par>
<par>
<line> Ca*pus Universitário da UFSC - Tr*nd*de - </line>
<line> *elo Editor-Chefe; e b) Double Bl*nd Rev*ew </line>
</par>
<par>
<line> F*orianópolis/SC - CEP: 88040-9*0, Brasil. </line>
<line> (av*lia*ão cega po* dois avaliadores da área). </line>
</par>
<par>
<line> . </line>
<line> Revi*ão: Gramat**al, Normativa e de Formatação </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "S*i **lh*, Deixa o N**o En*ra*": O **to do Apos*ntar, E*velhece*, da Finitude * d* Sexual*dade </line>
<line> 89 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> Motivar pe*s*a* em seu ambie*te de trabalho é *e**r* u* *esafio para o* gestores. Quando </line>
<line> s* tr*ta de *dminist*adores pú*licos, q*e fazem a gestão das organizações públ**as em nosso </line>
<line> país, *ste desafio se torna aind* m*is compl*xo. Por ess* r*z*o, essa pesquisa buscou avalia* a </line>
<line> motiva*ã* dos servidores da Un*versid*d* Federal de Santa Catarin*, com *ase nos trê* </line>
<line> pi*ares da Teo*ia da Expec*ativa d* V*ct** Vro*m: *a**ncia, In*tru*e**ali*ade * E*pect*tiva. </line>
<line> * fim de perm*t** uma aná*ise ma*s espec**i*a, a pesquis* teve foco em avaliar as im*ressões </line>
</par>
<par>
<line> dos servidores respeito d* um a </line>
<line> dos sistemas de recompe*sa oferecidos </line>
<line> pela Instituição, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *ncent*vo Qualificação. Atra*és de entr*vis*as, est*s *ervi*ores à </line>
<line> puderam express** </line>
<line> sua* </line>
</par>
<par>
<line> impressõe* de todo o proc*sso, o que permitiu correlacionar suas **spostas com os pil*res da </line>
</par>
<par>
<line> teoria. Ao térm*no </line>
<line> des*e estudo, foram ofe*ecidas sugestões para que os v*lores a*rib*ídos </line>
</par>
<par>
<line> pudessem ser melh*rados, t*azendo imp*cto positi*o par* a mot*vação *os servidores. </line>
<line> Palavra*-chave: Teoria da exp*ct*tiva. Motivaç*o. Servidores Públic*s. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> M*tivating peop*e in their work *nvironment is a com**n challenge f*r managers. Wh*n it </line>
<line> comes to public ad*i*istra*o*s, who manage public or*anizatio*s in our country, th*s </line>
</par>
<par>
<line> ch*l**nge </line>
<line> becomes eve* more c*mplex. For *his </line>
<line> rea*on, this research sough* to *s*ess *he </line>
</par>
<par>
<line> motiva*ion of the Federa* Un*vers*ty of Santa C*ta*ina e*ployees, *as*d on the three pi**ars </line>
<line> of Vi**or Vroom's Expe*t*tion Theor*: Val*nc*, *nstrumentality *n* Expectation. In order to </line>
</par>
<par>
<line> a*low for a mor* specific ana*ysis, </line>
<line> the *esearch fo*us*d on *valua*ing the emplo*ees' </line>
</par>
<par>
<line> im*ressions of the rew*rd sy*te* Qua*ification I*centiv*, offe*e* by the Insti*u*io*. T*roug* </line>
<line> intervie*s, these em*loyees *ere able t* express their impress*ons of the e*tire pro*ess, </line>
<line> which allowed us to **rrelate the*r answer* with the pillars of theory. At the end *f this stud*, </line>
<line> sugge**io*s were offered *o that t** *ssign*d values *ould be improved, b*ingi*g * positi*e </line>
<line> *mp*ct o* the m*t*vation of the employees. </line>
<line> Keyword*: Expectation t**ory. Motivation. P*blic employ*es. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, T**e*ina PI, v. 18, n. *2, art. 5, p. 88-*06, dez. 2021 </line>
<line> www4.*sa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. Silva, L. S. *ato*, L. M. Welt*r </line>
<line> 90 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTROD*ÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> O tema r**erente * motivaç*o de pe*soas nas organizações possui, c*nstan**mente, </line>
<line> grand* relev*n*** n* m*io ac*d*mico e *as práticas *mpr*sa**ais, repres*ntando um tópico de </line>
<line> interesse s*mp*e a*ual (GONDIM; SILVA, 2004; HERZBE*G et al., 1959; S*MONE et al., </line>
</par>
<par>
<line> 2016). É a moti*a*ão * res*onsável pe*a </line>
<line> i*ten*i**de, direção e pe*s*stência dos esforço* de </line>
</par>
<par>
<line> uma pessoa </line>
<line> para o a*ca*c* de dete*min*das metas. * *mp*r*ante lembr*r*os que todo </line>
</par>
<par>
<line> compor*ame*** **mano é g*rado por algo que o moti*a. Como o próprio termo sugere, </line>
<line> motivaçã* *ignifica m**i*o para a *ção. </line>
<line> Para * se*or p*b**co, a im*o*tância ** tema não é d*ferente, porém deve se* observada </line>
<line> **m p*c*lia*idades caracterí*ticas que * área *ossui. Rodri**es, Reis Neto * Gonçalves F*lho </line>
</par>
<par>
<line> (2014) de*cre*em *u* al*umas caracterí**i*as peculiares *a* </line>
<line> *nstitu*ções *o se*or públ*co </line>
</par>
<par>
<line> in**u*nciam a mot**ação e * *omportamento dos fu*cionár*os *e forma </line>
<line> di*tinta dos padrõ*s </line>
</par>
<par>
<line> observad*s nas empres*s *ri*ada*. A existê*cia d* diferenças m**i**cionai* no setor público </line>
</par>
<par>
<line> e *rivad* sug*re a adoção *e </line>
<line> prát*c*s d* *estã* </line>
<line> de pessoas e de gestão </line>
<line> *e de*empenho </line>
</par>
<par>
<line> disti*t*s. </line>
</par>
<par>
<line> Se*undo **ank e Lewis (*004), en**anto **veria na* e*pr*s*s privadas melhores </line>
</par>
<par>
<line> *ondições para se **t*r mai*r p*odu*iv*dade partir *a o*er*a de fa*ore* * </line>
<line> *otivaci*nais </line>
</par>
<par>
<line> exter*os, n* setor público o trabalho seria intrinsecamen*e mai* satisfatório e recompensad*r, </line>
</par>
<par>
<line> caracterizando ass*m um ambiente organiz*cional c*jo desempenho </line>
<line> ser*a m**os sens*v*l a </line>
</par>
<par>
<line> fat*res mot*vaciona*s f*n*n*eiro*, como ser*a de *e </line>
<line> *sper*r. Nesse sentido, a* instituições </line>
</par>
<par>
<line> *úbli**s gov**n*men**is teri*m *ertos d*ferenciais posi*iv*s na *ap*cida*e d* motivar sua </line>
<line> força de trabalho, co*par**o *os atributos co*u*s do meio p**vado (PERRY; WISE, 1*90). </line>
</par>
<par>
<line> Na visão d* Mann (2006), os ges**res das *ns*i*uiçõ*s públi*as *e*em faze* proveito </line>
<line> desse </line>
</par>
<par>
<line> in*eresse ** servir * *ocie*ade como fo*ç* motivad*ra de seus s*rvidores. </line>
</par>
<par>
<line> *ar* Crewson (1*97), além d* moti*a*õ*s, os serv*dores públ*cos t*m expectativas </line>
</par>
<par>
<line> diferentes em </line>
<line> *omparação a*s f*nci*nár*os </line>
<line> de empr*sas pr*vada*. Por esse motivo, o autor </line>
</par>
<par>
<line> ressalta </line>
<line> qu* o *studo do comp*rtamento humano </line>
<line> *as org**izaç*es deve conside*ar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *erifi**ção das relações e*tre *s conte**os organiza*ionais, sis*emas de recomp*n*a, </line>
<line> motivação *as p*s**as e os pa*rões dos resultad*s alcançad*s. </line>
<line> De a*or*o co* Klein e Masca*enh** (201*), estudos sobre m*tivaçã* no se*or púb*i** </line>
</par>
<par>
<line> apontam que fatores motivacionais intrín*ecos, </line>
<line> como * relevân*ia na*ureza do t*a*alh*, e </line>
</par>
<par>
<line> seriam m*is inte*es*ante* </line>
<line> *ara * motivação d*s ser*id**es </line>
<line> do q*e *atores mo*iv*cionais </line>
</par>
<par>
<line> extrínsecos, como remunerações, salá**o* e benefíc*o*. Assi*, fatores </line>
<line> motivacio*ais </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esin*, v. *8, n.1*, *r*. 5, p. 88-106, dez. 202* *ww*.fsanet.co*.*r/*ev*s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "Sai Vel*o, De*x* o No*o Ent*ar": O Luto *o Apos*ntar, Envelhecer, da Fi*itude e da Sexu*lidade </line>
<line> 9* </line>
</par>
<par>
<line> intrínsecos *eriam pap*l releva*te sobr* * resultado de va*iáv*is organiz*cionais, </line>
<line> demonst*ando releva*te car**terística da área. </line>
<line> Buscando aprofundar no entendiment* *eóri*o so*re a *otivação de servidores </line>
</par>
<par>
<line> públ*cos, se*ecionou-se uma teoria que </line>
<line> relaciona *eco*pe*sas *om a *otivaçã* para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> trabalho, d**omin*** como te*ria da expect**iv*, ou </line>
<line> expectân*ia, elaborad* por Victor </line>
</par>
<par>
<line> Vroo* (1964). Ela explic* que motiva*ão de *ma pessoa depe*de do prod*to e*tre a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> expec*ativa, a ins*rumentalidade * a valênc*a. As*im, os conceitos prov*niente* da **or*a </line>
<line> permi*em *ompreender a*pec*os que motivam as pe**oas na execução de su*s a*ividades. A </line>
</par>
<par>
<line> seleção da re*erida *eoria se *us*ifica por </line>
<line> apre*en*ar os pressupostos </line>
<line> que se adéqua* ao </line>
</par>
<par>
<line> con*ext* d* caso **opost* p*ra *nálise. </line>
</par>
<par>
<line> Ness* *erspectiva, o present* tr*balho teve por intuit* a*licar os conceitos da **o*i* da </line>
<line> expect**iva so*re um elemento *sp*cífico t*atado como *m inc*ntivo financeiro aos </line>
<line> servidores públicos federais qu* at*am em *nstit*i*ões de En*in* Superior (IES). O obj*tivo </line>
</par>
<par>
<line> da **squisa foi anali*a* </line>
<line> como a *eoria da Expe*tativa pod* ser ut*lizada c*mo ferramenta </line>
</par>
<par>
<line> par* a av*l*aç*o do aspecto *o*ivacion*l dos servidores públ*cos da Universidade Fed*ra* de </line>
</par>
<par>
<line> S*nt* Catarina. P*ra isso, </line>
<line> bu*cou-s*, primeiramente, </line>
<line> elenc*r os </line>
<line> *lementos-chave sob*e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *eoria da E*pe*tativa </line>
<line> e, posteriormente, i*entif*car a </line>
<line> percepção de uma parcela dos </line>
</par>
<par>
<line> s*rvidores da Un*v*rs*dade sobre os </line>
<line> asp*ct*s motivac*on*is que os levar*m a bu**a* </line>
</par>
<par>
<line> *ormação para alcançar um ma*or degrau em um s*stema de recompensas (GONÇALVE* et </line>
<line> *l., 2016). Ut*lizou-se do Incentivo à Qualific*ção (INQ) *fer*ado aos **rvi*ores par* a*alisar </line>
<line> *s p*rti*ularidade* da teor*a * co*o os *ervidores perce*em a motivação p*ra alcançá-lo. </line>
<line> Para alcança* o *bje*ivo tra*ado, *usco*-se const*uir comp*e*nsão sobre os pilares da </line>
<line> teoria d* ex*e*tat*va e sobre os ele*entos presen*es *o *is*ema *e re**mp*nsas sele*ion*do. </line>
<line> Em conjunto, as in*ormações permitiram a a**liação do *linhamento en*re o* **pectos </line>
<line> p*rt*ncentes à teoria e o *istema *o INQ, por me*o de *ntr*vi*tas rea*izad*s junto a uma </line>
<line> peque*a parcela de servido*es da Un*versi*ade. A partir dessa ava*iação, tornou-se possível </line>
</par>
<par>
<line> sug*rir ações *e aperfeiçoament* para preench*r la*una* </line>
<line> que *oram ident**icadas entre </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *istema de recompensas e * que prevê a **ori*, buscand* promover m*io* alinha*ento en*re </line>
<line> esses elementos. </line>
<line> 2 *EFERENCIAL TEÓ*ICO </line>
</par>
<par>
<line> Um* d** pr*nci*ais t**rias que relacio*am a* *ecompensas </line>
<line> com a motivação </line>
<line> é </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Teoria *a Expectativa, elab*rada pelo pr*fessor Ph.D. *m Psicologia *i*tor H. Vroo* na e </line>
<line> R**. FSA, Te*e*ina PI, *. 18, n. 12, art. 5, p. 88-106, dez. 20*1 *w**.**anet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. Silv*, L. S. Mato*, L. M. *elter </line>
<line> 92 </line>
</par>
<par>
<line> década </line>
<line> de </line>
<line> 1*60. Pa*a *room, a questão da satisfa*ão *o trabal*o d**e se* encarada como </line>
</par>
<par>
<line> resultan*e de r*l*ções entre as expecta*ivas q*e a pe*soa desenvo*v* e o* *esul*ado* esperados. </line>
<line> Ainda segundo este autor, a m*tiva*ão é um proces*o que g*verna escolha* *e d*ferentes </line>
<line> poss*bilidades de co*portamento do indivíduo. Su* teor** apresenta um modelo motivac*o*al </line>
</par>
<par>
<line> c*mplex*, aceito e explorado </line>
<line> em ní*el intern*cional, sendo basea** em três dim*nsões: </line>
</par>
<par>
<line> Valência, Instrumentalidade e *xpectativa (VROOM, 1964). </line>
</par>
<par>
<line> A Va*ência pode ser </line>
<line> definida *omo a força de preferên*ia de u*a pessoa </line>
<line> por u* </line>
</par>
<par>
<line> r*s***ado (*ROO*, 1964). O au*or Alves Filho (2012), em seus estudos, traz o conceit* de </line>
</par>
<par>
<line> *alência como "a orienta*ão </line>
<line> *os trabalhadores acerca dos **sultad** **e *e defi*e* em </line>
</par>
<par>
<line> t*rmos de </line>
<line> atraç** </line>
<line> ou </line>
<line> de </line>
<line> sati*fação a*tecipa*a" (A*VES FILHO, 2012, *. 102). Assim, os </line>
</par>
<par>
<line> empregados, *a sua v*vê*cia </line>
<line> com o trabalh*, vão atri*u*ndo va*ência para cada </line>
<line> *esultado </line>
</par>
<par>
<line> esperado, </line>
<line> estimulando, </line>
<line> dess* form* a sat*sfaçã* ant*cipada, pode*do essa v*lê*cia, em sua </line>
</par>
<par>
<line> aferição, s*r positiva ou negativa. Ne*se s**tido, é possí*el a*irma* qu* o *r*bal*a*or atribui </line>
<line> um* valência ao r**ultad* esp**ado. </line>
</par>
<par>
<line> Alves Fi*ho (2012) af*rma ainda que Vr*om (1964) *sa ter*o valência como o </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> orient*ç** afetiva e* direç*o result*dos e*p*cíficos. Sendo assim, o result*do ***á a </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> valência posi*iva quando a pessoa p*e*erir alc*nçá-lo, t*rá uma *a**nc*a zero qu*ndo a pe*soa </line>
</par>
<par>
<line> for indif*rent* **anto a a*ingir ou não o resul*ado, e ter* uma valência ne*ativa *u**do </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> preferência *or por *ã* o atingir. </line>
</par>
<par>
<line> É impo*tante d*stinguir *ntre a valência de *m resultado para uma pessoa * valor e </line>
<line> desse mesmo resulta*o para essa pess*a. De aco*do com V*oom (*964), um indivíd*o pod* </line>
<line> d*sejar mu*to um objetivo (atribu*r *rande v*lênc*a) e *bter pouca satis*ação ao conquistá-l* </line>
</par>
<par>
<line> (atrib*ir pouco </line>
<line> *al*r). A situação contrária *ambém é v*lida (* i*divíduo *e esfo*ça </line>
<line> p*ra </line>
</par>
<par>
<line> evitar uma situação, * a* at*ngi-la, obt*r gra*de sat*sfação). A valência é única *ar* cada </line>
</par>
<par>
<line> indiví*u*, pois *stá con*ic*ona*a </line>
<line> às suas experiênc*as. Esse </line>
<line> valor pode </line>
<line> *inda variar du*ante </line>
</par>
<par>
<line> um período, p*is, quando nece*s*dades antigas s*o satisfeit*s, no*as emergem. </line>
<line> * Inst**mentalidade pode ser def*nida como a *stima**va de *ue aquele dese*penho </line>
</par>
<par>
<line> será um m*io </line>
<line> para se chegar a uma recompensa *esejada (VROOM, </line>
<line> 1*64). Segundo Alves </line>
</par>
<par>
<line> Filho (2012) é grau de relação p**ceb**o entre a execução de ta*ef** a </line>
</par>
<par>
<line> o </line>
<line> e </line>
<line> o*tenção </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> resultados existindo na mente dos trabalhadores. </line>
</par>
<par>
<line> Segundo *hi*v*nat* (2010) a instrum*n*alidade s* tra*a da relação causal </line>
<line> entre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> produt*vidade (resultado intermediá*io) e o r*s*l*ado final. A *ro*utividade não tem v*lência </line>
</par>
<par>
<line> em si, **s adquir* v*lência enq*anto **tiver relacionada c*m * desejo da pessoa de </line>
<line> ating*r </line>
</par>
<par>
<line> de*erminados resultados fin*is. A i*strume*talida*e apresenta valores que podem ser de +1 a </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 18, n.12, art. 5, p. 8*-106, dez. 2021 www4.fs*net.com.*r/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "*a* *el*o, De*xa o Novo Entrar": O Luto do Aposenta*, Enve*hecer, da Fi*itu*e e *a *exualidade </line>
<line> 93 </line>
</par>
<par>
<line> -1. Se pessoa per*ebe* q*e n*o exi**e r*lação alguma *ntre * *esulta*o interm*di*rio a </line>
</par>
<par>
<line> (p*odutividade, no caso) e o *l**nce dos objetivo* fin*is, a instru*entalidade será igual </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> z*ro, *u s*ja, de nada adiantará a p*odutivid*de para alc*nçar </line>
<line> dinheiro, promoção, apoio d* </line>
</par>
<par>
<line> gest*r etc. </line>
</par>
<par>
<line> A *xpe*tativa é a rel**ão perce*ida *ntre o esforço * o rendimento (VR*OM, 1964). </line>
</par>
<par>
<line> De aco*do com A*ves Filh* (*012) é aval*ação da ocorrência d* resu*ta*o *sper*do. *o a </line>
<line> mesmo modo que o*orre co* * valê*cia e in**rumentalidade, * o s*jei*o q*e ger* exp*cta*iva </line>
<line> acerc* de s*u trabalho. Ass*m, de*ois de refleti* so*re a relação ent*e esforço * rendimento, o </line>
<line> *u*eito atribui e*pectativas. </line>
<line> Chiave*ato (20*0) define a expec*ativa como a soma das **strume*tali**des e </line>
<line> valên*ias s*bre *odos o* resultado* fin*is, s*ndo essa uma percepç*o *ubj*tiv* * pess*al *e </line>
<line> aç*o-resultad*. Os v*lores ** expec*ativa podem *ariar *e 0 a +1,*, d**endendo do grau d* </line>
</par>
<par>
<line> **rtez* percebid* *om </line>
<line> que as aç*es da </line>
<line> pessoa são cap*zes de *nf*u*nciar s*u **vel de </line>
</par>
<par>
<line> des*mpenho. Qu*nto maior a </line>
<line> *xpectativa, mais a pessoa se d*dicar* aos </line>
<line> resul**dos </line>
</par>
<par>
<line> in*er*ediários. Contudo, s* a exp*ctat*va foi igual a *er*, simplesmente a pe*soa rejeitará os </line>
<line> r**ultados intermedi*rios, por*ue não *he trarão *enhum proveito *inal </line>
<line> 3 METODOLO**A </line>
<line> A parte inici*l da p*s**isa *o* r**liz*da p** *eio de um levanta*ento bibliográfico, </line>
</par>
<par>
<line> uti**zando platafor*as de </line>
<line> artigos * revistas *ientíf*cas especia*izadas, bem como consulta </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> autores reno**dos e suas teorias atra*és de livros disponibili*ado* </line>
<line> *ia Bibl*oteca </line>
</par>
<par>
<line> Universitári* da Universidade Federa* de Santa Catari*a. Es*e levan*amento teve por *b**tivo </line>
<line> consti*uir a fundamentação t*órica referente à teoria selecionada e permitir * c*ntextualizaçã* </line>
<line> do tema. </line>
<line> També* *o* ut*liza** um levantamento de in*or*ações públicas da institu*ção, </line>
<line> d*sponíveis n* página *n*titucional, que serviram para *om*reensão dos a*pe*t*s mais </line>
<line> esp*cíficos sobr* * proce**o *e Incentivo à *ualificação, mecanismo d* m*tiv*ção </line>
</par>
<par>
<line> se**cionado neste estudo. Os </line>
<line> dois le*ant*mento* fora* funda**n*ais para se construir </line>
</par>
<par>
<line> entendimento so*r* os concei*os que *a*izam as a*á*ises dest* pesquisa. </line>
<line> Es*ruturado* os concei*os base para a pesquis*, con****iu-se um r*teiro de entr*vis*a a </line>
</par>
<par>
<line> *er realizada com </line>
<line> uma a*ostra ** servidores da Universidade *ederal de Santa Catarina </line>
</par>
<par>
<line> (**êndice *), de modo **r*i*ir a avaliaçã* das perc*pções *e*sa* p*ssoas so**e a </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> aspectos m*ti*acionai* relacionados ao Incentivo à *ual*ficaç*o. *pó*, buscou-se servid*r*s </line>
<line> Rev. FSA, Te*esina PI, v. 18, n. **, art. 5, p. 8*-106, dez. 2*** www4.fsanet.c*m.**/rev**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. *ilva, L. S. Matos, L. M. W*lt*r </line>
<line> 94 </line>
</par>
<par>
<line> voluntá*ios à pesquisa, *esde que tivessem requeri** o adici*n*l de *nc*ntivo à Qualificação </line>
<line> nos últ*mos três anos. Três servidores fo*a* selecion*dos para re*lização das en*revistas. </line>
</par>
<par>
<line> Ap**ar </line>
<line> do </line>
<line> número rel*tivamente peque*o n* amos*ra, justifica-se a seleção </line>
<line> devi*o </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> profundidade planejada para as análi*es e o t*mpo que havia d*s**nível para rea*iz*ção da </line>
<line> **s*uisa. Com a *ssinatu*a de um Term* de Cons**tim*n*o Livre e Escl*rec*do *elos </line>
<line> entrevistado*, *eu-se início às ent*evistas. </line>
<line> Para a co*eta de dados j*nto aos *er*idores sele*iona*os, utilizou-se de *nt*evistas via </line>
</par>
<par>
<line> plataforma Goog*e Meet, d*vido às </line>
<line> condições momentâneas causadas pela *an*em*a da </line>
</par>
<par>
<line> COVID-19. As entrevistas foram gravadas *om consent*mento d** participantes e transcri*as </line>
</par>
<par>
<line> *ara facilitar *r*cess* de *nálise po*terior*ente. A partir * </line>
<line> d*s entrevi**as fo*am coletad*s </line>
</par>
<par>
<line> evidênci*s *obre a* per*epções das pesso*s que puder*m ser compar*das *om os pilares da </line>
<line> teoria da expectativa, au*ili*ndo no desenvolvimento e compreensão das va*iáveis </line>
</par>
<par>
<line> en*o*vidas, </line>
<line> di*e*ionando *s conclusões </line>
<line> *a pesquisa. ** três ent*e*ista* realizadas e*tão </line>
</par>
<par>
<line> detalhad*s no Quad*o 1, o qual dispõe sobre o carg*, tempo de experiên*ia e *nf*rmações </line>
<line> sobre a apli*ação da *nt*ev*st*. </line>
<line> Quadro 1 - Dados sobre os parti*i*an*es e temp*s de entrevistas </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Ident*fic*çã C*r*o/Função </row>
<row> o </row>
</column>
<column>
<row> Exp*ri*ncia na </row>
<row> e*presa </row>
</column>
<column>
<row> T**po de ent*e*ista </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> Entrev*stado </row>
<row> 1 </row>
<row> Entrevistado </row>
<row> * </row>
<row> *ntrevistad* </row>
<row> 3 </row>
</column>
<column>
<row> Contador </row>
<row> Con*ador </row>
<row> A*sis*ente em </row>
<row> Administração </row>
</column>
<column>
<row> 7 an*s *a empr*sa </row>
<row> 7 *nos na empresa </row>
<row> * ano* na empresa </row>
</column>
<column>
<row> 30*in15s** </row>
<row> 40m*n***eg </row>
<row> 16*in2*s*g </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Tot*l - 3 entrevistados - *h27mi*06seg </line>
<line> Fonte: Elaborado pelos autores (2021). </line>
<line> 4 R*SULT*DO* </line>
<line> 4.1 Sistema de re*ompens* estuda*o </line>
</par>
<par>
<line> Pr*me*ramente, é </line>
<line> preciso co*textu*lizar os sistemas de recompensa identi*icados na </line>
</par>
<par>
<line> instituição estudad*. Dos s**temas de recompensas disponib*lizados aos servidores Técnicos </line>
</par>
<par>
<line> Administrativos *m Educação pel* Unive*sid*de, do** me*ece* *estaque *este estu*o: </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Progressão por Capacitação Profissional (PCP) e o Incen*ivo à Qualifi**ção (I*Q). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. 18, n.12, art. 5, p. 88-106, dez. 2021 </line>
<line> www*.fsane*.*om.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "Sai *elho, D**xa o N*vo Entrar": O Luto do A*osentar, Enve*hecer, da Finitude e da Sexuali***e </line>
<line> 95 </line>
</par>
<par>
<line> Conform* *nformações que estão à dis*o*ição d*s servid*re* na página da </line>
<line> Coordenado*ia de Avaliação e Desenvolviment* na Carrei*a (CAD*), *etor da institu*ção que </line>
<line> trata deste tipo de proce*so, a PCP é a m*dança de nível da ca*acitação, dentr* do **smo </line>
<line> cargo e da m*sma classe, decorrent* da obt*nção *elo se*vidor de certificação e* p*ograma </line>
</par>
<par>
<line> de capacitaçã*. Outro sistema </line>
<line> de recompensa, a*vo *o presente e*tudo, é o *ncentivo </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> Qualific*çã*. * INQ é o per*en*ual calcul*do sob*e o padrão de vencimento, co*c*di*o </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> se*vi*or que </line>
<line> possu* titulação de educ**ão f*r*al </line>
<line> que exce*a a e*igência de e*colaridade </line>
</par>
<par>
<line> mínima pa*a in*resso no carg*, indep*n*entemente do nível de *las*ificação </line>
<line> em que esteja </line>
</par>
<par>
<line> posici*nado, *e a*ordo com * alínea "b" do A*exo IV, da Lei 11.*91/*005. </line>
</par>
<par>
<line> * INQ está </line>
<line> am*ar*d* lega*mente em </line>
<line> duas leis e em um ofíc*o c*rcu*ar, to*o* de âmbi*o </line>
</par>
<par>
<line> federal, qu* seguem es*ecifica*o*: </line>
<line> Lei nº 11.0**, de 12 de janeir* de 2005 - Dispõe sobr* a estrutur*ção ** Plano </line>
</par>
<par>
<line> de Carreira dos Car*os Técni**-Administ*a*iv*s em Edu*a*ão, n* </line>
<line> âmbito das </line>
</par>
<par>
<line> Inst*tuições Federais de Ensino </line>
<line> vinculada* ao M*nistério da Educação, e ** </line>
<line> *utr*s </line>
</par>
<par>
<line> pro*idências. O Capí*u*o V *raz orientações sobre o ingresso no cargo e as *o*mas </line>
<line> de desenvolvimento, ent*e elas o Ince*tivo * Qua*ificação. Os Artigos 11, 12 * seus </line>
</par>
<par>
<line> i*ciso* I e II, par*grafo* 1º, 2º, 3º e 4º *raz** aspe*tos com* a *ef*n*ção e </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> ince*tivo * critérios básicos par* * sua ob*e*ção; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Decreto *º 5.824, de *9 de junho de *006 - Estabe*ece os procedimentos para * </line>
</par>
<par>
<line> conces*ão d* Incenti*o à Qua*if*cação e </line>
<line> pa*a a efetivação d* enquadramento por </line>
</par>
<par>
<line> ní*el de *apacit*ção dos servido*es </line>
<line> integrantes do Plano d* Carrei** dos C*rgo* </line>
</par>
<par>
<line> Técnico-Adminis**ativos em Educação, instituído *ela Le* n* </line>
<line> 1 1 .0 9 1 , d e 1 2 </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> janeiro de **05. O Artigo 1º * seus 9 parágrafos, e os </line>
<line> artigos 2º e 3º trazem *ais </line>
</par>
<par>
<line> especi**cações acerca *a c**cessão do INQ, com* por exemplo a p*o*bi*ão </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> re*ução *o pe*cen*ual con*edid*, *onstante *o *ar*grafo 8º. Traz a*nd*, </line>
<line> em s*us </line>
</par>
<par>
<line> anexos, a de*crição dos ambientes org*nizacionai* de atu*ção dos serv*d*res e as </line>
</par>
<par>
<line> *reas de conhecime*t* dos cursos de educaç*o *ormal d*retament* relacion*dos </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> **da u* do* amb*e**es organizaciona*s; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Ofício </line>
<line> circula* </line>
<line> SE I </line>
<line> nº </line>
<line> 02/2019/*GCAR </line>
</par>
<par>
<line> AS*ES/CGCAR/DE**N/SGP/SEDGG-ME - Dispõe sobre * unif*rmiz*ção </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *nten*imentos acerca de </line>
<line> c*m*rovação de ti**lação para * pa*amento </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Gra*ifi*a*ão </line>
<line> d* *ncent*vo à Qualificação ou Retribuiçã* por Titulaçã* - traz o* </line>
</par>
<par>
<line> R*v. *SA, Teresina PI, v. *8, n. 1*, *rt. *, p. 88-106, dez. 2021 </line>
<line> www4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. Silva, L. *. Matos, L. M. Welter </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> detal*es acerca do *ce*te de comprova*te pr*visóri* de conclusão de c*rs* para </line>
<line> início do *roce**o de *ncentiv* à Qualifi*ação. </line>
<line> **and* se trata do paga*ento, o Incenti** à Qualific*ção terá por base o percentual </line>
</par>
<par>
<line> *alcul*do *obre * padrão de v*nci*ento perceb*do pelo serv*dor. A definição do </line>
<line> *ercentu*l </line>
</par>
<par>
<line> está *in**lada à relação di*et* *u ind*reta do ambien** organizacio*al do servidor com a ár*a </line>
<line> de co*hecimen*o do título a*resentad*, de acordo *om o contido *o Dec*et* nº 5.8*4, de 29 </line>
</par>
<par>
<line> d* jun** de 2*0*, at*alizado p*la </line>
<line> L*i nº 12.772, de 2* de dezembro de 2012, conforme </line>
</par>
<par>
<line> apresenta o *uadr* 2. Em tempo, salienta-se que os pe*cen***is do INQ não s*o acumuláveis </line>
<line> e serão incorporados aos respectivos proven*os de aposen*ador*a e pe*s*o. </line>
<line> Q*adro 2 - Percent*ais de Ince*tivo à **alifi*ação </line>
</par>
<par>
<line> N*vel d* escolaridade formal supe*ior a* previst* *ara o exercício do car*o (cur*o reconhec*do *elo Ministério da Edu*ação) </line>
<line> Área de c*nhe*imen*o com relação dire*a </line>
<line> *rea de conhecimento c*m rel*ção indiret* </line>
</par>
<par>
<line> Ensino funda**ntal completo </line>
<line> 10% </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> Ensino mé**o co*pleto </line>
<line> 15% </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> En*ino *édio pro*issionali*ante ou ensino *é*io com c*rs* técnico compl*to </line>
<line> 2*% </line>
<line> 10% </line>
</par>
<par>
<line> *u*so *e graduaçã* completo </line>
<line> *5% </line>
<line> 1*% </line>
</par>
<par>
<line> Esp*ciali*aç*o, *om carga horária igual ou superior a 3*0h </line>
<line> **% </line>
<line> 20% </line>
</par>
<par>
<line> M*s*rado </line>
<line> 52% </line>
<line> 35% </line>
</par>
<par>
<line> Doutor*do </line>
<line> 75% </line>
<line> 50% </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: Anex* XVII da Lei nº 12.772/2012. </line>
<line> Pelas característi*as específicas des*e sistema de recom*ensa, como o *e*po </line>
</par>
<par>
<line> d*s*endido em um cur** de e*uc*ção *ormal e demai* inv*stimen**s envol**d*s, este foi </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> sistema escolhido para ser analisado qua**o ao impact* na mo*ivação *os servidores *écnicos </line>
</par>
<par>
<line> A*mi*ist**tivos em *ducação ** Universidade, com base nas tr*s dimensões </line>
<line> da teo*ia </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> expectativa </line>
<line> de *ict*r *room (196*). Dessa forma, balizou-se nessas **f*rmaçõ*s par* </line>
</par>
<par>
<line> *roceder à* aval*ações da percep*** do* entrev*st*dos so*re os aspectos *otiv**ionais q*e </line>
</par>
<par>
<line> esse sistema *e re**mpe*s* con*ribui e como se alinham com os prec*ito* da *eo*ia </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> ex**c**t*va. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 18, n.12, art. 5, p. 88-*0*, **z. *0*1 </line>
<line> www4.f*anet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "Sai Velh*, Deixa o Novo E*tr*r": O Luto do Aposentar, Envelhecer, *a Finitude e da Sexua*idade </line>
<line> 97 </line>
</par>
<par>
<line> 4.2 Anál*s* da* entrevistas </line>
</par>
<par>
<line> *ara possibilitar *ma melhor co*preen*ão das res**stas e poder co*r*laci*ná-l*s com </line>
</par>
<par>
<line> os trê* *i*ares </line>
<line> propos*os pela </line>
<line> teo*ia d* e*pe*tativa de **ctor Vr*om, optou-*e p*r analisar </line>
</par>
<par>
<line> in*cialmen*e de *orm* separad* as respostas de cada entr*vistado. Is*o possibilit*u t*r uma </line>
</par>
<par>
<line> vi*ão mais clara d* Valên*ia, Ins*ru*en*alida*e e Expec**tiva (nes*a ordem) </line>
<line> atri*uídas </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> cada entrevis*ad* ao siste*a de re*ompen*a es*udado. </line>
</par>
<par>
<line> A pr*mei*a pergunta *lab*rada (*u*l fo* s** pr*ncip*l **tiv*ção para r**li*ar um </line>
</par>
<par>
<line> curso de educaç*o *ormal al** do exi*ido pe** seu cargo?) teve como f*nção possi*ilitar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ve*ificação da Ins*rum**talidade atribuída pelos entrevis*ad**. A Instrumental*dade e*tá </line>
</par>
<par>
<line> ligad* ao processo, * </line>
<line> à </line>
<line> estimativa que o desemp**h* será um me*o para alcanç*r </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> recompensa *eseja*a. Trata-se, ainda, segu*do Chia*e*ato (*012), da relação causal en*re </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *rodu*ividade (*esul*ado *nter*ediário) e o resul*ado final. </line>
</par>
<par>
<line> A seg*nda p*rgunta feita *o* ent*evistados (O q*an*o você acredita *ue a ob**n**o do </line>
<line> Incentivo à Qua*ificação teve inf*uênc*a em s*a motivação para reali*ar es*e curso?) teve </line>
<line> como princ*pal objetivo aux*l*ar na análi*e da *alênc*a qu* cada um d*s entrevi*tados atribui </line>
</par>
<par>
<line> ao I*centivo à Qualificação. * </line>
<line> Valê*cia se refere à sa*isfação antecipada *or um result*d*, </line>
</par>
<par>
<line> podend* ser d*finida t*mbém c*mo a força de p*eferên*ia de uma *essoa para a obten*ão de </line>
</par>
<par>
<line> *m dete*minado resultad*. </line>
<line> Vroom (1964) uti**za o termo Valênci* como uma orientação </line>
</par>
<par>
<line> af*tiva *m di*eção a resultados específicos. </line>
<line> As perguntas de número três (Você co*sidera *ue suas e*p*ctativas antes de reque*er </line>
<line> * INQ for*m plena*ente s*t*sfeita* *pós a conclus*o do proce*s* e obtenç*o do benefício?), </line>
<line> *uatro (Você acredita qu* * ob*en*ão do INQ troux* *udanças em sua *otina d* tra*alho? Se </line>
</par>
<par>
<line> *im, quais mudanças </line>
<line> seriam * </line>
<line> em q*e int*n*idad* </line>
<line> p*de* ser observadas?) * cinco (Você </line>
</par>
<par>
<line> acredita que o **fo*ço e dedic*ção em*reg*dos no seu curs* foram *ompens*dos *elo </line>
</par>
<par>
<line> r*cebimento d* IN*?) dizem res*ei*o à verif*cação </line>
<line> da *xpect*tiv* do entrevis*ado, *erce*r* </line>
</par>
<par>
<line> pilar da Teoria da Expectativa. </line>
</par>
<par>
<line> * Expectativa pode ser *efi*ida como resul*ado das valências e instru*en*alidades </line>
<line> atribuídas, * é considerada uma p*rcepção subjetiv* e *essoal de açã*-re*ultado, segun*o </line>
<line> C*iavenato (201*). O* va*ore* d* *xp*ctativ* vari*m em função do grau de certeza p*rc*bido </line>
</par>
<par>
<line> com q*e a* ações </line>
<line> da pessoa são ***a**s de i*f*uencia* se* nível *e </line>
<line> des*mpenho. A </line>
</par>
<par>
<line> Expe**at*va * * re*ação percebi*a ent*e o *sforç* e o rendimento. De aco*do com Alv*s Filho </line>
<line> (2012), é a *valiação da ocorr*ncia do r*sul*ado *sperado. Do mesmo modo que ocorre com a </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 12, art. 5, p. 88-*06, de*. 2*21 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/*evist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. Sil*a, L. S. Matos, L. *. *elter </line>
<line> 98 </line>
</par>
<par>
<line> valência e in*trumentalida*e, é o suje*to que gera expecta*iva acerca de seu trabalho. As*im, </line>
<line> depoi* d* r*fletir sob*e a r*laçã* entre esfor*o e rendim*n*o, o sujeito atribu* expectativa*. </line>
</par>
<par>
<line> A ques*ão número seis (V*cê sug*re *l*um* mud**ç* *u melhoria no pr*cesso </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> obtenç*o do INQ?), *pesar de *ã* *er relação direta com a Te*ria, foi inserida na pesq*isa a </line>
</par>
<par>
<line> f*m d* </line>
<line> auxiliar na compreensão da impressão dos entrevistados *o*re o proce*so. T*m </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> o*jetiv* t*mb*m de tra*er contribuições dos se*vid*res p**a enriquec*r as c*ncl*sõe* dessa </line>
<line> pesquis*, por partirem de pes*o*s que já passaram por todo o p*ocesso e viv*nciam a r*t**a </line>
<line> diár*a da U*iversidade. </line>
</par>
<par>
<line> De </line>
<line> poss* das t**nscriçõ** *as entrevis*as e *os referenc*ais relativos à teo*ia </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> expectativa, foi pos*ível atribuir grau* d* proximidade das percepç*es das pessoas e* rela*ão </line>
</par>
<par>
<line> à* dispos*ções da teoria d* Vroom. A avaliação individ**l, *o* s*rvidor entr*vist***, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> mos*rada a se*uir. </line>
</par>
<par>
<line> O En*revis*ado 1, *ela a*á*ise *e su*s respostas, apresentou os seguint** valores: </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Valência alta </line>
<line> p**a obtenção a </line>
<line> do </line>
<line> Incentivo à </line>
<line> Qualificação, </line>
<line> definindo </line>
<line> q ue </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pe*s*ect*va pela obtenção do benefício *eve um peso d* mais *e 70% em *ua </line>
<line> **cisão p*ra reali*ar o *urs* naquele mo*en*o; </line>
<line> Instrument**idade média, poi* o Incentivo à Qualificação não f*i seu prin*ipal </line>
</par>
<par>
<line> fator de motivaçã* dura*t* * </line>
<line> *rocesso, e sim o inte*esse </line>
<line> pel* pesquis* e o meio </line>
</par>
<par>
<line> ac*dê*ico; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Exp*ctat*va alta, pois as </line>
<line> r*spostas </line>
<line> às </line>
<line> perguntas </line>
<line> re*acion*das </line>
<line> ao t*ma </line>
</par>
<par>
<line> *em*nstra* que o *ntrev*stado obteve o re*ultado esp*r*do pelos seus esfor**s. </line>
<line> Quanto ao Entrevistado 2, temos os se**int*s valores: </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> *al**cia alta </line>
<line> para *btençã* * </line>
<line> do </line>
<line> Incentivo à </line>
<line> Qualificaç*o, </line>
<line> **finindo </line>
<line> q *e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> perspe*tiva pela </line>
<line> o*t*nção do benefício teve um peso de 80% em s*a decisão para </line>
</par>
<par>
<line> realizar o *urso *aquele m***nto; </line>
<line> *nstrumentalidade alta, pois * Incen*ivo à Qualificação foi o principal f*tor de </line>
<line> motivação dura*te o proc**so, influenciando di*etamente e* su* opção de um curso </line>
<line> de mestrado; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Expecta*i** alta, poi* as </line>
<line> resp*s**s </line>
<line> às </line>
<line> *erguntas </line>
<line> r*laci*nadas </line>
<line> ao tema </line>
</par>
<par>
<line> demonstram que * entrevi*ta** ob*eve o r*sultado esperado pelos seus *sforços, </line>
<line> in** al*m das exp*ctativas inic*ais. </line>
<line> Re*. FS*, Teresina, *. 1*, n.12, art. 5, p. *8-*0*, dez. 2021 ww*4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "**i Ve*ho, Deixa o Novo Entrar": O L*to *o Aposenta*, *n*elh**e*, da Fi*itu*e e da S*x*alidade </line>
<line> 99 </line>
</par>
<par>
<line> Por fim, quan*o ao Entrev*sta*o *, obtivemo* os se*uintes valo*es: </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Valên*ia alta para * ob*enção do Incentivo à Qualif*cação, de**nindo que a </line>
</par>
<par>
<line> per*p*ctiva pela obtenção do *enefíci* *eve um peso de 90 * 95% em sua decisão </line>
<line> para realizar o cu*so naquel* momen**; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Instru*entali*ade m*d**/alta, pois o Incen*ivo à *ual*fic*ção foi o pri*c*p*l </line>
</par>
<par>
<line> fator de motivaçã* </line>
<line> duran** o *rocesso, porém fatores como a relação entre </line>
<line> s ua </line>
</par>
<par>
<line> pesq*isa e sua ár*a de *rabalho, a satis*a*ão e**ol*i*a no pr*cesso de pesquisa e a </line>
</par>
<par>
<line> boa re*ação com orientador ganharam f*rça ao *ongo do de*e**o*vi*e*t* do o </line>
<line> curso, demonstrando **e o f*tor te*e grande *elevância, *as não n* sua to*alidade; </line>
<line> Expe*tativa média, pois as resp*stas às p*rgunt*s relacionadas ao *ema </line>
</par>
<par>
<line> demonstr*m que e*t*evist*do o***ve o resultado *sperado pel*s seus esfo*ços, o </line>
</par>
<par>
<line> entretanto </line>
<line> não *onsider* que o asp*cto financeiro, re*resentado pelo percent*al </line>
</par>
<par>
<line> o*tido com o INQ, *eja u*a compens*çã* su*ic*ente a longo prazo, caso não h*ja </line>
<line> outr*s fatores l*gados ao *urso que sir*am como moti*ação. </line>
</par>
<par>
<line> Ao analisar as res*ostas fornecid*s pel*s entrevis*ados e relaci*ná-las *om </line>
<line> os *rês </line>
</par>
<par>
<line> pilare* *ropos*os da teori* da expec*at**a, foi po*sível ch*gar ao Qua*ro 3. </line>
</par>
<par>
<line> Quadro 3 - Val**es atribuídos aos en**evistados por pilar teórico </line>
</par>
<par>
<line> Ide*tifi*ação </line>
<line> Va*ência </line>
<line> In*trumen*al**ade </line>
<line> Ex*ectativa </line>
</par>
<par>
<line> Ent*e*is*ad* * </line>
<line> Alta </line>
<line> Média </line>
<line> Alta </line>
</par>
<par>
<line> Entre*is*ado 2 </line>
<line> Alt* </line>
<line> Alta </line>
<line> Alt* </line>
</par>
<par>
<line> Entrevis*ado 3 </line>
<line> Alta </line>
<line> *édia/Alta </line>
<line> Média </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaborado pelos aut*res (2021). </line>
<line> **aliando os valore* de *ada pilar t*órico, ob*ervamo* que a *alência recebe* os </line>
<line> v**ores *ais *lt*s dos **ês entrevistados. Rev**itando as respostas fo*necidas à *ergu**a que </line>
</par>
<par>
<line> *eve com* *bje*ivo avaliar este pilar, tod** atribuíram um </line>
<line> pe*o </line>
<line> al*o pa*a a p*eferência por </line>
</par>
<par>
<line> obter o Incentivo à Qu*lificação **mo resultad* de sua **ão. *s t*** servidore* ent*evistados </line>
<line> se refer*r*m à espera pelo acrés**mo r*mune**tório *eprese*t*do pelo INQ como um resultad* </line>
<line> *ese*ado, e havia uma satisfação antecip**a p*la *btenç*o do b*n*fí**o. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse mo*en*o é i*porta*te *elembrar*o* defin*ção d* Vroom (1964) qua**o a </line>
</par>
<par>
<line> distin*ue que a </line>
<line> val*ncia de um r*sultado para *ma pess*a e o valor dess* me*mo r*sultado </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 18, n. 12, a**. 5, p. 88-106, dez. 20** </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. Si*va, L. S. Matos, L. M. W**ter </line>
<line> 100 </line>
</par>
<par>
<line> po*e* s*r *iferen*e*. Assim, u* i*divíd*o pod* desejar muito um o*jet**o (atri*uir grande </line>
<line> va*ência) e obter pouca satisfaçã* ao conquistá-lo (atribui* po*co valor). A situação c*ntrária </line>
<line> **mbém * *álida (o indiv*duo se esf*rça *ara evi*ar uma situaç*o, e a* atin**-l*, obter gr*nde </line>
<line> *atis*ação). </line>
<line> Observan*o o Quadro 3, verificamos que o *egu*do pi*ar com v*lores mais alto* foi a </line>
<line> Expe*tativ*, tendo valo* alto para o* *nt*e*ista*os 1 e 2 e va*o* méd*o par* o entrev*s*ado 3. </line>
<line> P*ra a *nálise da Expectativa, *oram rea*izadas as pergunta* de número *, 4 * 5 da pesquisa, </line>
<line> que **sca*am a*aliar a rel*ção *erceb*da entre o esforç* realizado e o rendimento alcan*ado. </line>
<line> Todos os entre*istados consideraram que a recompensa financei*a obt*da com o *NQ </line>
</par>
<par>
<line> foi satisf*tó*ia, e que o curso real*zado t*ouxe contentamento </line>
<line> em **tros *spectos </line>
<line> como o </line>
</par>
<par>
<line> p*azer pela imer*ã* no mund* da pesquisa e a rel*ção *ntre a pesquisa re*lizada * o ambiente </line>
<line> de trabalho. Todos obser*aram mudança* **mbém em su* rot*na, mesmo que *ndiretamente, </line>
<line> sendo *o* *ovas op*rtuni**des prof*ssionais *razi**s pe*o curso, pe*a f**ma que passou a ser </line>
</par>
<par>
<line> enx*rgad* por seus colegas e sup*riores o* pela mo*iva*ão imediata trazida **lo </line>
<line> *créscimo </line>
</par>
<par>
<line> financeiro. </line>
</par>
<par>
<line> Entretanto, a principal diferença encontr*da que motivou * diferença de avaliaçã* do </line>
</par>
<par>
<line> valor at*ibuído ao entre*ist*do *, refere-se ao *ato de que </line>
<line> este se posicionou </line>
<line> ao Incentivo </line>
</par>
<par>
<line> como *mportante, porém seu aspecto finan**iro não repres**ta m**iv*ção suf*ciente para todo </line>
<line> * es*orço **sp*ndido no cu*so. Afirm** aind* que *e *ã* fos*em *s dema*s m*d*nças </line>
</par>
<par>
<line> o*asionadas pelo seu mestrado, como *ova a </line>
<line> visão </line>
<line> d* mundo e *o seu </line>
<line> proces*o de traba*ho </line>
</par>
<par>
<line> adquiridos, não seria váli*o t*do o esforço de*pen*ido *m *oi* *nos de cu*so. *, ainda, que </line>
</par>
<par>
<line> *onhece *olegas q*e após a concl*são do me*mo curso * o*tenção do Inc*ntivo, por não a </line>
</par>
<par>
<line> t*rem ti** conquista* além do *créscimo remuneratório, s* f*u*traram * </line>
<line> decidira* buscar </line>
</par>
<par>
<line> novos rumos **of*ssion*is. </line>
</par>
<par>
<line> *e*omando o Quadro 3, * po*sível **serv*r q*e o pila* que obteve o* men**es valores </line>
<line> atribu*dos, ainda que *ejam *ons**eravelment* altos, fo* o *il*r da Inst*um*n*alidad*. Este foi </line>
</par>
<par>
<line> * único </line>
<line> p*lar *m que ca*a entrevistado atribuiu respost*s qu* resultara* em um *al*r </line>
</par>
<par>
<line> *iferen*e: *al*r méd*o para </line>
<line> * entrevistado 1, valor alto para o entrevistado 2 e </line>
<line> valor </line>
</par>
<par>
<line> médi*/a*to par* o entrev*stado 3. </line>
<line> A Ins*rumenta*idade se refere ao valor atrib**do ao pr*cesso e* si, à estima***a *e que </line>
<line> aq*ele desempe*ho ser* um meio para se *tingir a r*compensa desejada. Al*es Filho (2*1*) </line>
</par>
<par>
<line> define a Instrumentalid*de como gra* de re*ação percebido entre a ex*cuçã* da t*re*a e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> obtenção do resultado esperado. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresin*, *. 18, *.12, art. 5, p. 88-106, de*. 2021 w*w4.fsanet.c*m.br/re*i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "Sai Velho, Deixa o *ovo E*trar": O Lu*o do A*ose*tar, Envelhece*, *a Fi*it*de e *a Sexu*lida*e </line>
<line> 1*1 </line>
</par>
<par>
<line> Co*form* já observado, através ** análise dos pilares a*terio*es, to*os os </line>
</par>
<par>
<line> entre**stados a*rib*í**m gra*de </line>
<line> import*n*i* * obten*ão do **Q. En*ret*nto, quando se tra*a </line>
</par>
<par>
<line> do valor *tribuí*o * este be*efí*io, media*t* todo o proce**o, esta imp*e*sã* var*a. </line>
<line> Para a resposta do primeiro *n*re*is*ado fo* atribuí*o um *alor médio, pois o *rocesso </line>
<line> *oi ao enc*ntro da satis*ação *e u*a ânsia existent* desde a infância, a**m da *xpectativa </line>
</par>
<par>
<line> existente de po*te**orme*te ingressar na carreira *oce**e da Instituição. P*ra o </line>
<line> segundo </line>
</par>
<par>
<line> entr*vistado foi at*ibuído um v*lor al*o, </line>
<line> pois * *rincipal *inalidade de to*o o p*ocesso, </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> *eja, ** rea**zação </line>
<line> do mestrado, *oi obte*ção *o INQ. Por *im, à re*p*sta a </line>
<line> do ****eiro </line>
</par>
<par>
<line> entrevis*ado foi a*ribu*d* um valo* *édio/a*to, pois à *btenção do acréscimo financeiro </line>
<line> trazida *elo ben*fíc*o f** f*tor preponderante, *n*retanto a satisfação pelo processo em si foi </line>
<line> se tornando mais importan*e dur*n*e * curso. </line>
<line> A **r*ir da aná*is* de *o*o* os dados co*etados pela pesquisa e da relação com a teoria </line>
</par>
<par>
<line> lev*ntada, p*d*mos sugerir algumas </line>
<line> açõ*s </line>
<line> de aprimora*ent* *a*a a Institu*ção. *ssas </line>
</par>
<par>
<line> sugestõ** tive*a* fundamento tamb** n*s *uges*ões fornecidas pe*os ent*evistados. </line>
<line> Po* ser * INQ um si*tema de *ecompensa *revist* em legis*ação federal, há pouca </line>
<line> margem d* muda*ças pela Univ*r**dade. A* mudanças que pod*m ser realiza*as são somente </line>
<line> nos proced*men*os, conforme algu*s ex*mp*os suger*dos pelos entre*istados, c*mo *ues*ões </line>
<line> relat*va* ao *ipo de documento compr*bat*rio d* conclu*ã* necessário para iniciar o *rocesso. </line>
<line> *at*res c*m* percentual a se* recebido *m cada nível de *uali*icação e a definição *e relação </line>
</par>
<par>
<line> dire*a ou </line>
<line> indiret* do curs* com o </line>
<line> ambiente or*anizac*onal *o servid*r, p*r exe*plo, não </line>
</par>
<par>
<line> estão ** *lcance da In*titui*ão. </line>
<line> Este *ator se dev* à diferença observa*a ent*e os s**temas de r*comp*nsa ofertados </line>
</par>
<par>
<line> nas insti*uiç*es públic*s * priva*as. E*q*an*o </line>
<line> em um* organização pri*a*a o gestor tem </line>
</par>
<par>
<line> maio* liber*ade para definir as melh*res *aneiras d* recom*ensar s*u colabora*or, as </line>
</par>
<par>
<line> inst*tuições p*blicas encon*ram barreiras normativas q*e diminu*m a *mplitude de a*ão dos </line>
<line> gestore* públicos. </line>
<line> Uma ação que pode contribuir com a moti*ação dos servidores é perm*tir e incentivar </line>
<line> que os se*vidores tenham mais mobi*idade funcion*l *entro da ins*i**ição após a realizaçã* de </line>
</par>
<par>
<line> curso* a e </line>
<line> obtenção do In*e*tiv*, </line>
<line> *ara poss*bil*tar que a* novas </line>
<line> competência* adquiridas </line>
</par>
<par>
<line> d*ra*te </line>
<line> o </line>
<line> **oce*s* s*j** *plicadas. Ess* </line>
<line> *obili*a*e possibilita*ia tamb*m </line>
<line> que *stes </line>
</par>
<par>
<line> servi*o*es **d*ssem enco*trar e man*e* a *otiv*ção d* se*tir qu* seu esf*rço n* *eal*zação </line>
<line> do curso foi **x*rg**o pela Insti*ui*ão, e **e t** aplicabilidad* em sua rotina. *s*o p*deri* </line>
<line> co*tri*uir para aument*r a Va*ência *t*i*uí*a ao Incenti*o. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 12, a*t. 5, p. *8-106, dez. 2021 w*w4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. Silva, L. S. Mato*, L. M. Wel*er </line>
<line> 102 </line>
</par>
<par>
<line> A I*st*umentalidade consist* em *lgo mais pessoal e su*jetivo, mais r*lacionado com </line>
<line> as vivên*ias do i*d*víduo do que com o pro*esso em si. Des*a *orma, *ste seria um pi*ar para </line>
<line> * *ual s* to*na mais co*pl*xo pr*p*r su*es*ões. </line>
<line> 4.3 Ações par* a*er**içoamen** </line>
<line> A pa**ir da análise d* todos os *ad** coleta*os pel* pesqu*sa e da relação com a teoria </line>
<line> levantada, podemos sugerir algum*s a*ões ** *primo*amento para a Insti*u**ão. Es*a* </line>
<line> s*gestõe* tiv*ram fund*mento também nas sugestõ*s *o*ne*idas pelos *ntrevistados. </line>
<line> Por ser * *nce*t*vo à Q*alif*cação u* siste*a de recompensa previsto e* l*i Feder*l, </line>
</par>
<par>
<line> há p*uca margem *e mu*anç*s pe*a Universida*e. A* mud*nças que p*dem ser </line>
<line> *ea*izadas </line>
</par>
<par>
<line> estão l*mitadas soment* </line>
<line> aos procedim**tos, conforme *lguns exemplos sugeridos pelos </line>
</par>
<par>
<line> entrevistados, com* *uestões relativas ao tipo </line>
<line> d* docu*en*o comprob*tório de </line>
<line> conclu*ão </line>
</par>
<par>
<line> necessár*o para inicia* o processo. Fatores como perc*ntual a s*r rec*bido em cada nível de </line>
</par>
<par>
<line> qu*lificação e a d**inição de *ela**o direta ou **direta </line>
<line> do curso com * </line>
<line> ambiente </line>
</par>
<par>
<line> or*aniz*cion*l do s*rvidor, por ex*m*l*, não *stã* ao alcance da I*stitu*ção. </line>
<line> Este fa*or se deve à di*erença *bservada entre *s sist**as de recompensa ofertado* </line>
</par>
<par>
<line> *as *nstitu*çõ*s públ*cas e privadas. Enquan*o em </line>
<line> uma organização pri*ada * gest*r tem </line>
</par>
<par>
<line> ma*or liberdade para defini* as *e*h*res maneiras </line>
<line> de recompensar seu col*bora*o*, </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> insti*uiçõ*s públicas encontra* barrei*as normativas que dim*n*em * *mplitud* de ação dos </line>
<line> ge*tores públicos. </line>
<line> U** ação que pode cont**b*ir com a motivação dos servidores é per*itir e ince*tivar </line>
<line> que os se*vidores tenham *ai* mobilidad* funcion*l dent*o da inst*t**ção *pós a realização d* </line>
</par>
<par>
<line> cur*os a e </line>
<line> obtenção d* *ncentivo, para possibilit*r qu* ** novas *o*petências adquiri*as </line>
</par>
<par>
<line> dur*nte </line>
<line> o </line>
<line> p*ocesso sejam aplicadas. Essa mobilidade possibilitaria também que es**s </line>
</par>
<par>
<line> servidores pude*s*m encontra* e manter a motiv*çã* de s*nt*r que seu esf*rço na rea*ização </line>
<line> do *urso foi en*erga*o pela Institui*ão e que tem aplicabilidade em sua rotina. Is*o p*der*a </line>
<line> contribuir para *ume**ar a *alência atrib*ída a* Incentivo, repr*senta*do um direcionamento </line>
<line> ma** clar* para o* servidor*s. </line>
<line> No m*smo sen*ido, é possível contribu** també* com a Expectativa. Po* meio do </line>
</par>
<par>
<line> *econ*ecimen*o institucional para o aproveita*ento do </line>
<line> conhecimento c*nst*uído *elo </line>
</par>
<par>
<line> servid*r, pode-*e afirmar que o result*do esperado esta** mai* **idente a este indivíduo, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> qual é permi*ido vislumbra* o impacto d* seus *sforços. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 18, *.12, art. 5, p. 88-*0*, dez. *021 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/re*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "Sai V*lho, Deixa o Novo Entra*": O Luto d* Apose*ta*, Envel*ecer, da Finitud* e *a Sexu*lidade </line>
<line> 1*3 </line>
</par>
<par>
<line> A Ins*rumentalidad* consist* *m al*o mais pessoal e subje*ivo, mais relacio*ado com </line>
<line> as **vênc*as do in**víd*o do *ue com o pro**sso em s*. Dessa fo**a, este *eria u* *ilar para </line>
<line> * qual se torna *ais compl*xo pr**or sugestõe* e* n*vel i*sti*ucional. Estaria, aq*i, </line>
<line> relacionada à su*jetividade de c*da indivíduo. </line>
<line> 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS </line>
<line> A prese*t* pesquisa buscou traze* u*a nova perspectiva acerca da motivaç*o dos </line>
</par>
<par>
<line> *e**ido*e* n* se*vi*o p*blico, na execução de s*a* at*vida*es. É </line>
<line> fundamental </line>
</par>
<par>
<line> compreendermos as di*er*nças dos aspectos motivacionais d* </line>
<line> acordo c** </line>
<line> o contexto </line>
</par>
<par>
<line> or**nizaciona* e* que o co*aborador e*tá i*serido. As di*erentes *eali**des encont*adas n*s </line>
<line> setore* públ*co * priv*do su*erem a nece*sidade d* *erem e*pregadas pr*ticas *e *estão de </line>
<line> pessoas e de *es*mpenho *istin*as. </line>
</par>
<par>
<line> Além de </line>
<line> dif*r*ntes motivações, ** se*v*dores p*bl*c*s aprese*tam expectativas </line>
</par>
<par>
<line> div*rsas em compara**o </line>
<line> *os c**a*ora*ores d* empres** privadas. Nesse aspecto, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> fundamental *ue *e compreendam quais são as </line>
<line> *articula*id*des </line>
<line> present*s n* adm*nistra*ão </line>
</par>
<par>
<line> púb*ica. A fim de balizar es*a pe*qui*a, optou-*e por *scolher um* das t**rias m*tivaci*nais </line>
<line> p*ra no*t*ar as anál*se* refere*tes à pe*cepção de servidores públicos quan*o * um **o*rama </line>
<line> e*pecífi*o de incen*ivo à qualificação. </line>
<line> Assim, essa pesquisa *eve como obj*t*v* ana*isar como * Teoria d* *xpectativa pode </line>
</par>
<par>
<line> ser utilizada </line>
<line> *omo ferra*en*a para a av*liação do aspecto *ot*v*ci*nal </line>
<line> dos serv*do**s </line>
</par>
<par>
<line> *úblicos </line>
<line> da Univ*rsidade F*deral de S*nta Catarina. Prime*r*mente, </line>
<line> pr**ede*-se </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> ide*tific*çã* d** elem*ntos-chave referentes à t**ria *elecionada, os quais *o*ma*am o núcle* </line>
<line> conceitua* d* trabalho para posterior *otejam*nto junto aos dados coletados, visa*do con*luir </line>
<line> o objetivo da pesqu*s*. </line>
<line> A co*eta de dados jun*o ao público-alvo d* pesquisa *oi real**ada por meio *e </line>
<line> ent*ev*stas estrutura*as, compostas por se*s *ergun*as, que foram elaboradas *om o objetiv* </line>
</par>
<par>
<line> de obter as infor*a*õ*s e impre**ões dos entr*vistados acerca da ob*enção do Ince*tiv* </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> Quali*icação. A* entrevis*as r*ali*a*as forn*ce*am um pano*ama sobre as i*pre*sões </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> opini*es *os servi*o*es *obre os fat*res envolv*d*s em todo o processo, desde * decis*o pe*o </line>
<line> cur*o até a obtenção do INQ e ** m*danças que estas rec*m*en*as *casionaram em sua </line>
</par>
<par>
<line> ro*ina. *s respostas obtidas, quan*o *elacionadas co* </line>
<line> o* pilar*s teóricos </line>
<line> da pesquisa, </line>
</par>
<par>
<line> possibilitar*m reali*ar </line>
<line> u*a análise conjunta que **o**e r*sultados consistente* * permi*iu </line>
</par>
<par>
<line> tr*zer sug*stõe* para * Inst*tuição. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina P*, v. 18, n. 12, art. 5, p. 88-106, dez. 202* </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
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<par>
<line> S. Silva, L. S. Matos, L. *. Welter </line>
<line> *04 </line>
</par>
<par>
<line> Com* ente*di*ento ger*l a*ó* a realizaç*o d* t*abalho, de*r*e*de-se que a teoria da </line>
</par>
<par>
<line> expectati*a perm**e explic*r os aspectos refe**n*es à motiv**ã* do* servidores </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Univers*da*e Fe*eral de Santa *a**r*na no que diz </line>
<line> **speito *o *rocesso de Incentivo </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Qualificação. Foram i*en*if*cadas ev*dê*cia* que se *l*nham aos *ilar*s teóricos da Teor*a e </line>
<line> demon*tr*m pontos chav* pa*a se ter *m conside*ação qu*ndo do d*sen*olvimento de </line>
<line> projetos q*e visam à m*tivação das *essoas no ambien*e de tra*a**o. Ainda, *oram sugerid** </line>
<line> *çõ*s d* aperfeiçoame*to n* si*tema de recompensas, c*nsiderando-se as lim*tações de seus </line>
</par>
<par>
<line> *ro*edimentos *ormais, visan*o ampliar </line>
<line> o al*an*e dos </line>
<line> di s pos i t * vo* </line>
<line> descri**s </line>
<line> *or Vroom </line>
</par>
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<line> (1964) como mot*vação às *ess*a*. </line>
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<line> *EFERÊNCIAS </line>
<line> ALVES FILHO, A. Moti*açã* pa*a o trabalh*: um estudo com os pro*issionais de saúde </line>
<line> *as unidades básicas de *aúde do município de Na*al - *N. Te*e (Doutorado em Psicologia), </line>
<line> U*iversidade Federal do Rio Gr*nde do Norte. Cent** de Ciências Hum***s, Letras e Artes. </line>
<line> Programa de Pós-gradu*ção em Psicologia. Natal/RN. (2012). </line>
<line> CHIAVE*ATO, I. Administra*ão Geral e Pú*li*a: pr*vas e concurs*s. 3. ed. Barueri: </line>
<line> Manole. *46 p. (2012). </line>
<line> CHIAV**ATO, I. G*s**o de Pessoas: o **v* pa**l dos recursos hum*nos nas organizaç*e*. </line>
<line> 3. ed. *io d* J*neir*: Elsevier. 598 p. (2010). </line>
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<line> D*c*eto n. *.82*, de 2* de junho d* 2006 Estabe*ece os </line>
<line> proc*dimentos para a </line>
<line> con*ess*o do </line>
</par>
<par>
<line> Incent*vo à Qua*ificação e pa*a a ef*t*vação do enquad*amen*o por nível </line>
<line> de capacitação d*s </line>
</par>
<par>
<line> *ervidores integr*ntes do Plano de Ca*reira d*s Cargos ****ic*-Admin**trat*vos em </line>
<line> E*ucação, inst*tuído pela Lei n* 11.*9*, de 12 d* jane*r* de 2005. *rasíli*, D*. Recupe*ado </line>
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<line> da </line>
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<line> Lei n. 1*.091, de 12 de jan**ro *e 200*. Dispõe sobre a es*ruturação do Plano de C**reira do* </line>
<line> Cargos *écnico-*dministrativos em Educaç*o, no âmbito *as *nstituições Fed*rais *e Ensino </line>
<line> vinculadas ao Min*s*ér** *a Educa*ão, e d* outras providênci*s. B*asília, DF. Re*u*erado em </line>
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<line> da Gra*i*icação de Incentivo à Qu*lificação </line>
<line> ou </line>
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<line> **tribuiçã* </line>
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<line> e*t*do no setor </line>
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<line> Contribuição dos Au**re* </line>
<line> S. S*lva </line>
<line> L. *. Matos </line>
<line> L. M. Welter </line>
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<line> 1) concepção e pla*ejamen*o. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise * interpretação dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 3) *laboração do rascunho ou na revi*ão c*íti*a do con*eúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) p*rticip*ção n* *provação da versã* final d* manuscri*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
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<line> Rev. F*A, *er**ina, v. 18, *.*2, a*t. 5, p. 8*-106, dez. 2*21 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/re*i*ta </line>
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</document>

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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)