Educação Financeira: Uma Análise do Perfil dos Graduandos em Ciências Contábeis / Financial Education: An Analysis of the Accounting Student’s Profile

Tiago da Silva Machado, Patrícia Lacerda Carvalho, Sueli Menelau de Novais, Maria Francelino da Silva

Abstract


A pandemia do Coronavírus (Covid-19) trouxe reflexos significativos acerca de como as pessoas costumam tomar decisões financeiras. Diante do período pandêmico, tornou-se um grande desafio gerir as finanças pessoais, inclusive para aquelas pessoas com conhecimento financeiro adequado. É visível a necessidade de conhecimento financeiro, uma vez que ele permite aos indivíduos analisar seus gastos e realocar seus recursos. Nessa perspectiva, o presente trabalho teve como objetivo identificar o perfil das decisões financeiras, dos alunos de Ciências Contábeis da UFPB, durante a crise financeira provocada pela Covid-19. Para esse fim, os dados da pesquisa foram coletados por meio de um questionário estruturado adaptado dos trabalhos de Santos (2017) e Ferreira (2020) e aplicado de forma eletrônica com alunos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba. A análise dos resultados demonstra que 81,5% dos discentes afirmam que o seu costume de realizar compras sofreu alguma alteração no período de pandemia, e destes apenas 8 se sentem razoavelmente seguros a respeito de seus conhecimentos sobre gestão do próprio dinheiro. Pode-se avaliar que, diante dos resultados obtidos, a maioria dos alunos possuem um determinado conhecimento de finanças pessoais e que nesse período de pandemia serviu para colocá-lo em prática.

 

Palavras-chave: Finanças Pessoais. Educação Financeira. Ciências Contábeis. Covid-19.

 

ABSTRACT

 

The Coronavirus pandemic (Covid-19) brought significant reflections on how people usually make financial decisions. In light of the pandemic period, managing personal finances became a major challenge, including for those people with adequate financial knowledge. The need for financial knowledge is visible, as it allows individuals to analyze their spending and reallocate their resources. From this perspective, this study aimed to identify the profile of financial decisions of accounting students at UFPB, during the financial crisis caused by Covid-19. To this end, research data were collected through a structured questionnaire adapted from the paper of Santos (2017) and Ferreira (2020) and applied electronically to students from the Accounting Sciences Course at the Universidade Federal da Paraíba. The analysis of the results shows that 81.5% of the students say that their shopping habits underwent some change during the pandemic period, and of these only 8 felt reasonably confident about their knowledge of managing their own money. It can be seen that, given the results obta, most students have a certain knowledge of personal finance and that during this period of pandemic it served to put them into practice.

 

Keywords: Personal Finance. Financial Education. Accounting Sciences. Covid-19.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2022.19.6.1

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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)