Formação e Identidade Docente na Educação Física: Pesquisas nas “Escolas das Águas” / Training and Teaching Identity in Physical Education: Research in “Water of Schools”
Abstract
Este artigo é uma pesquisa qualitativa, tipo estado do conhecimento, que buscou analisar investigações que se intitulam dentro da área de conhecimento da identidade, formação docente, professores de Educação Física e escola do campo. A justificativa da escolha da última área se deu a partir do princípio de que as “Escolas das Águas” são consideradas escolas do campo. As discussões dos textos foram realizadas por intermédio da pesquisa bibliográfica exploratória, em artigos, teses e dissertações, com recorte temporal de 2010-2020. As buscas foram realizadas nos bancos de dados dos Periódicos CAPES, Catálogo de Teses e Dissertações CAPES, Scientific Electronic Library Online (SciELO) e GT 08 (Formação de professores) da ANPEd. Após aplicados os critérios de inclusão/exclusão, foi selecionada apenas uma dissertação do Catálogo de Teses e Dissertações CAPES. Baseado na escassez de trabalhos sobre o tema, considera-se necessário potencializar as produções acadêmicas que envolvam a temática em questão, sobretudo diante da carência de estudos na área.
Palavras-chave: Formação de Professores. Identidade Docente. Escolas das Águas.
Abstract: This article is a qualitative research, type state of knowledge, which sought to analyze investigations that are titled within the area of knowledge of identity, teacher training, physical education teachers and rural schools. The justification for choosing the last area was based on the principle that the “Water Schools” are considered rural schools. The discussions of the texts were carried out through exploratory bibliographic research, in articles, theses and dissertations, with a time frame of 2010-2020. The searches were carried out in the databases of CAPES Periodicals, CAPES Theses and Dissertations Catalog, Scientific Electronic Library Online (SciELO) and GT 08 (Teacher Training) of ANPEd. After applying the inclusion/exclusion criteria, only one dissertation from the CAPES Theses and Dissertations Catalog was selected. Based on the scarcity of works on the subject, it is considered necessary to enhance academic productions that involve the subject in question, especially given the lack of studies in the area.
Keywords: Teacher training. Teaching Identity. Water of Schools.
References
ABREU, C. M. M. A implantação das escolas ribeirinhas no pantanal corumbaense: um elemento e enfrentamento ao trabalho infantil. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Corumbá, 2018.
ALVIANO JÚNIOR, W.; NEIRA, M. G. Formação inicial em Educação Física: análises de uma construção curricular. Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 22, n. 1, p. 2-32, jun. 2017.
BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2001.
BAUMAN, Z. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
BETTI, M. Educação física escolar: ensino e pesquisa-ação. Ijuí: Unijuí, 2009.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em: 13 nov. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
ECOA, Diagnóstico das comunidades das águas: Porto da Manga, Baía do Castelo, Paraguai-Mirim e Barro do São Lourenço. Campo Grande, 2010.
CALDART, R. S. Por uma educação do campo: traços de uma identidade em construção. In: ARROYO, M. G.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. (Orgs.). Por uma educação do campo. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
CALDART, R. S. Educação do Campo. In: CALDART, R. S. et al. (Orgs). Dicionário da Educação do Campo. São Paulo: Expressão Popular, 2012.
CORRÊA, F. et al. Princípios da Reflexão no Processo de Formação Continuada de Professores. Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho), v. 15, n. 6, p. 142–157, 12 dez. 2017.
CORUMBÁ. Prefeitura Municipal e Corumbá. Secretaria Municipal de Educação. Lei Ordinária nº2483/2015, de 26 de junho de 2015. Aprova o Plano Municipal de Educação do município de Corumbá (2015-2025). Corumbá, 2015. Disponível em: http://leis.camaracorumba.ms.gov.br/lei/2739?type_view=consolidada. Acesso em: 08 dez. 2020.
CORUMBÁ. E. M. R. E. I. Polo Esperança e Extensões. Projeto Político Pedagógico. Corumbá: Secretaria Municipal de Educação, 2017.
COSTA, K. P. C. Crianças e adultos da Barra de São Lourenço (Corumbá-MS) e suas práticas educativas. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Corumbá, 2013.
CRUZ, M. B. O. A ciranda dos jogos e brincadeiras nas falas das crianças ribeirinhas. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Corumbá, 2018.
DAOLIO, J. Os significados do corpo na cultura e as implicações para a Educação Física. Movimento, Porto Alegre, Ano 2, n. 2, p. 24 -28 , jun., 1995.
DEMO, P. Formação de professores básicos. Em Aberto, Brasília, ano 12, nº 54, abr./jun. 1992.
DUBAR, C. Para uma teoria sociológica da identidade. In: A socialização. Porto: Porto Editora, 1997.
DUBAR, C. A Socialização: construção das identidades sociais e profissionais. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
FARIA, E.; SOUZA, V. L. T. Sobre o conceito de identidade: apropriações em estudos sobre a formação de professores. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar Educacional, São Paulo, v.15, n. 1, p. 35 – 42. Jan./jun., 2011.
FERNANDES, M. DA S. V. et al. A educação física do ensino médio integrado: uma revisão das publicações científicas no Brasil. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 2, 2020.
FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas "estado da arte". Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 79, p. 257-272, ago., 2002.
FILHO, M. S. C; GHEDIN, E. L. Formação de professores e construção da identidade profissional docente. Anais...Congresso Luso-Brasileiro de Educação – COLBEDUCA, 6 e Seminário de Currículo, Inclusão e Educação Escolar, 2 – CIEE, 2018, Braga e Paredes de Coura, Portugal.
GARCIA, C. M. A Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
GARCIA, M. M. A.; HYPOLITO, Á. M.; VIEIRA, J. S. As identidades docentes como fabricação da docência. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n.1, São Paulo jan./mar, 2005.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 11 ed. São Paulo: DP&A, 2006.
KIEREPKA, J. S. N.; GÜLLICH, R. I. DA C.; ZANON, L. B. A contribuição de processos de ensino e aprendizagem com pesquisa na formação de professores e alunos da educação básica. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 8, n. 1, 2019.
LIMA, V. DE A.; MILLETO, M. F.; ROBAINA, J. V. L. Desafios e potencialidades do estágio curricular supervisionado do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo de Ciências da Natureza. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 7, n. 2, 2018.
LOPES, R. A. Semear-se (em) um campo de dilemas: Uma autoetnografia de um professor de Educação Física principiante na zona rural de Ivote/RS. 311 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, 2012.
LUCIANO, M. A. et al. Cultura e identidade na política pública municipal de Paragominas – Pará. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 2, 2020.
MARCELO, C. A identidade docente: constantes e desafios. Revista Brasileira de Pesquisa sobre formação docente. Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 109-131, ago./dez, 2009.
MANO, A. DE M. P.; RIZZO, D. T. DE S. A educação social e a formação de professores em pesquisas: definições, indefinições e perspectivas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, p. 999–1013, 1 mar. 2021.
MOTA, S. J. C. Educação do Campo: uma experiência sobre as águas. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso, (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazônas, 2019.
NEIRA, M. G. O currículo de Educação Física e o posicionamento dos sujeitos. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 22, p. 115-131, ago./dez. 2016.
NEIRA, M. G. Desvelando Frankensteins: interpretações dos currículos de Licenciatura em Educação Física. Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP), Itapetininga, v. 2, n.2, p. 189-211, 2017.
NÓVOA, A. (Org). Vida de professores. Porto, Portugal Porto Editora, 1992.
NOZU, W. C. S.; REBELO, A. S.; KASSAR, M. C. M. Desafios da gestão das escolas das águas. RPGE. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 2, p. 1054-1067, set., 2020.
OLIVEIRA, F. R. Os nexos da educação integral no Pantanal de Corumbá/MS: práticas de ensino na escola Jatobazinho. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Corumbá, 2018.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2005.
PINHEIRO, M. S. D. Currículo e seus significados para uma população ribeirinha, multisseriada no município de Cametá – Pará. 203 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2009.
PICCHIONI, M. S. Y. Modernidade líquida. Revista Eletrônica Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa. São Paulo, v. 2, n. 3, p. 180-185, 2008.
RIOS, E. C. A prática pedagógica do professor de Educação Física nas escolas ribeirinhas do Pantanal Sul-mato-grossense. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Corumbá, 2020.
ROMAN, A. S. G. S. et al. Caracterização das “Escolas das Águas”: revisão de literatura e perspectivas para a pesquisa. Research, Society and Development, v. 10, n. 5, p. 1–10, 2021.
SANTOS, R. B. História da educação do campo no Brasil: o protagonismo dos movimentos sociais. Teias, Rio de Janeiro, v. 18, n. 51, out./dez., 2017.
STEFANI, J.; SALVAGNI, J. Uma abordagem sociológica e filosófica do conceito de identidade. Tempo da ciência, Toledo, v. 18. n 36, p. 21-34. 2º sem, 2011.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
VELOSO, C.; SOBRINHO, J. A. DE C. M. Formação Continuada do Professor de Ciências Naturais e Relações com a Prática Docente. Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho), v. 18, n. 5, p. 91–109, 20 maio 2021.
ZANATTA, M. S. Nas teias da identidade: contribuições para a discussão do conceito de identidade na teoria sociológica. Perspectiva, Erechim, v. 35, n. 132, p. 41-54, dez, 2011.
ZAIM-DE-MELO, R. Z. Jogar e brincar de crianças pantaneiras: um estudo em uma “escola das águas”. 147 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica (PUC) Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
ZERLOTTI, P. H. Os saberes locais dos alunos sobre o ambiente natural e suas implicações no currículo escolar: um estudo na escola das águas – extensão São Lourenço, no Pantanal de Mato Grosso do Sul. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2014.
WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T. Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais, 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2022.19.6.6
Refbacks
- There are currently no refbacks.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)