<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 1, art. 11, p. 206-227, *a*. 20*3 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*3.20.1.11 </line>
</par>
<par>
<line> *nclusão dos Alunos Portadores d* N*cessidad*s E*pecia** nas Atividade* *a Área de Edu*ação </line>
<line> Física </line>
<line> *he In*l*sion of St*dents with Sp**ial N*eds in the *cti*ities *f *he Phys*cal Education Subje*t </line>
</par>
<par>
<line> S*ndra Maria Souz* ** Carvalho </line>
<line> *raduação em Bib*iotecono*ia pela Univ*rsidade Federal *o E*pírito Santo </line>
<line> E-m*il: sandra*sc@*otmail.c**.br </line>
<line> Marc*lo *alderari Mi*u** </line>
<line> Graduaç*o em Administraç*o *ela Unive*sidade Fede*al do Espírito San*o </line>
<line> E-m*il: marceloca*der*ri@*ahoo.*om.br </line>
<line> Rogé*io *a*on da Silv*ira </line>
<line> *outor em Admin*stração pela Universidade Fed*ral de Minas Ger*i* </line>
<line> P*o*es*or pe*man**te da Universida*e *eder*l do Espíri*o Santo </line>
<line> E-**i*: rogerio.silveira@ufes.b* </line>
</par>
<par>
<line> Ender*ç*: Sandra Ma**a *ouz* de Carva*ho </line>
<line> Editor-C**fe: Dr. Ton*y Kerle* de Alenca* </line>
</par>
<par>
<line> Av. Fe*nando Fer*ari, 514 - G*iabei*as, Vitóri* - *S, </line>
<line> Rodrigu*s </line>
</par>
<par>
<line> 29075-910. Bra*il. </line>
</par>
<par>
<line> E*d*reço: Marcelo Calder*r* Miguel </line>
<line> *rtigo r**ebido *m 07/03/2022. Última </line>
<line> ver*ão </line>
</par>
<par>
<line> Av. F**nando Ferrari, 514 - Goiabe*ras, Vitó*ia - ES, </line>
<line> recebida em 15/12/202*. Aprov*d* em 16/12/20*2. </line>
</par>
<par>
<line> 29075-91*. Bra*i*. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> End*reço: Rogério *anon da Silveira </row>
<row> Univ*rsidade F*der*l *o Espí*ito Santo, Centro de </row>
<row> C*ências Jur*di**s e Econ*micas. *venid* F*rnan*o </row>
<row> Ferrari - de 240 a 6*6 - la*o par Jardim da P*nha </row>
<row> 29060220 - Vit*r**, ES - *rasil. </row>
</column>
<column>
<row> Ava*iado pelo si*tem* Triple Revi*w: Desk Revi*w a) </row>
<row> pelo Editor-Chefe; e b) Doubl* Bl*nd *eview </row>
<row> (avaliação cega por doi* avali*dor*s da área). </row>
<row> Revisão: Gramatic*l, Normativ* e de *ormataçã* </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Inclusão dos Alunos Portador*s de Neces**dades Especiais nas Atividad*s ** Ár*a de Educ**ão F*si*a </line>
<line> **7 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> H*diern*mente, mu*to se tem fal*d* sobre a *nclusão de crianças port*d*r*s de necessi*ades </line>
</par>
<par>
<line> especiais *o **s*n* *egular, propo*do uma relação </line>
<line> ade*ua*a aos *lunos po*tadores </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> necess*dades especiais em </line>
<line> seu desenvolvimen** educacional ad*acente aos </line>
<line> alunos </line>
</par>
<par>
<line> consid*r*dos "norm*is". Diante </line>
<line> *o *x*osto, o presente trabalho tem p*r objeti*o *uscar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> embasamento *eórico *a*a a inclusão dos </line>
<line> alunos </line>
<line> po*tad*res de nece*si*ades espec*ais </line>
<line> nas </line>
</par>
<par>
<line> ati*idades *e *du**ção *í*i**. Quanto * met*d**ogi*, foi *t*liza*a com* instrumen*o ** </line>
<line> pesqui*a a pes*uisa bi**i*gráfica em *orno de artigos científi*os, monografias, teses de </line>
<line> estudioso* da área em questão. Trata-se d* uma pesquisa analítica e explora*ória s*bre o tema </line>
</par>
<par>
<line> abordado. Co* os result*dos *btido*, c*nclu*-se </line>
<line> que inclusão dos alu**s po*tadores a </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> necessidade* especiais nas atividades da discipli** de Educação Físic* traz grandes benefí*ios </line>
</par>
<par>
<line> ao *esenvolvimento </line>
<line> d*sses alunos com tais necessid*des. Por*ant*, a pesquisa comprova </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> g*ande re*evância de*sa discipl*na pa*a a in*lusão *esses </line>
<line> discentes, minis*rada por </line>
</par>
<par>
<line> profissio*ai* competentes * capacitados. </line>
</par>
<par>
<line> Palavr*s-chave: Disc*plina de Educa*ão Física. Alun*s Portadores de nec**sidades Espe*iais. </line>
<line> Educaçã* Inclusiva. Ensino Reg*l*r. </line>
<line> ABST*A*T </line>
<line> Nowadays, much has be*n said abo*t the inclusion of *hil*r** with special ne*ds in r*gular </line>
<line> edu*ation, p*oposing an adequate re*at*o*shi* for stude*ts with special n*ed* in th*ir </line>
</par>
<par>
<line> educatio*al *evel*pment ad*ac*nt to "students c**sidered **rmal". Given the *b*ve, </line>
<line> t hi s </line>
</par>
<par>
<line> wor* aim* to **ek the theoretic*l </line>
<line> *asis </line>
<line> for </line>
<line> the inclusion of *tudents wit* special need* in </line>
</par>
<par>
<line> Physi*al Educati*n a*tiv*ties. A* for the metho*ology, *t was used as resear*h ins*ru*ent, * </line>
<line> the bibliog*aphica* rese*r*h around sci*n*if*c *rtic*es, monogr*phs, thesi* of scho*ars in the </line>
</par>
<par>
<line> *rea in </line>
<line> question. This an *nalytical *nd explo*atory research on the t**ic discusse*. With is </line>
</par>
<par>
<line> t*e results obtained, it is concluded t*at </line>
<line> the incl*sion o* *tu*ents with spec*al need* ** the </line>
</par>
<par>
<line> ac*ivities *f the Physical Edu*atio* d*scipli*e *ri*gs g*eat b*n*fits to </line>
<line> the </line>
<line> development of </line>
</par>
<par>
<line> these *tudents with s**h needs. Therefor*, the researc* pro*es the **e*t relevanc* of </line>
<line> t hi s </line>
</par>
<par>
<line> di*cipline taught *y c*mpetent and trained profe*sio*als for *he inclusio* of these st**ents. </line>
<line> Ke*words: Di*cipli*e of Physical Education. Studen*s with **ecial Needs. *nclus*v* </line>
<line> **u*a*ion. R*g*lar Ed*cation. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Te*es**a PI, v. 20, n. 1, a*t. 11, p. 206-227, jan. 2023 </line>
<line> www4.fsane*.co*.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. M. S. Carvalho, M. C. Migue*, R. Z. Silveira </line>
<line> *08 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> A Incl*s*o, c*mo u* processo s*ci*l am*l*, *em acontecend* e* todo o mundo, </line>
<line> efetiva*do-se a partir da déca*a d* 5*. "A inclu*ão é * modifica**o d* s*ciedade co*o *ré- </line>
</par>
<par>
<line> requisito para *ue a </line>
<line> *****a com ne*essidades especiais p*ssa buscar seu desenvolvimento </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> exer**r a cidadan** c*m digni*ade" (BORG*S; C*STA, *0**, p.7), seg*n*o essas </line>
<line> **smas </line>
</par>
<par>
<line> autor*s, "a inclusão é um proce*so amplo, co* *ra*s*orm*ções, pequenas e gr*ndes, </line>
<line> nos </line>
</par>
<par>
<line> a*bien*es físicos e ** mentalidad* de todas as p*ssoas, incl*siv* da *r*pr*a </line>
<line> pessoa com </line>
</par>
<par>
<line> nec**s*dades especia*s". </line>
</par>
<par>
<line> **ra prom*ver u*a so*iedade *ue ac**t* e valorize ** difer**ças individuais, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> ne*essári* qu* essas mud*nças aconteçam *nvolvendo * compreensã* e *oo*era*ão de tod*s </line>
<line> no p*ocesso. </line>
<line> Nesse **n**do, o est*do justifica -se pe*o fato *e a E*ucação Fís*ca ser *m *om**nent* </line>
<line> curricular obrigató*io q*e tem como obje*o *e es*udo a **tricidade *umana. **a é um* *rea </line>
<line> de co*h*ci*e*to que organiza, sist*matiza, constrói * *r*duz c*nh*cim*nt*, contribuin*o d* </line>
<line> fo*ma efe*iva ***a o desen*olvimento *fet*vo, social e intelectual dos alunos. O objetivo g*ral </line>
</par>
<par>
<line> d* pesquisa é buscar embasamen*o teórico para </line>
<line> a inclu*ão dos alunos portado*es de </line>
</par>
<par>
<line> nec*ssidades especia*s n** ativid*d*s da di*ciplin* de Educa*ão *í*i*a. </line>
<line> 2 RE*ERENCIA* TEÓ*I*O </line>
<line> 2.1 H*stória Da Discip*ina De Educaçã* Físi** No Br**i* </line>
</par>
<par>
<line> Atu**mente a *d*cação e*tá presente em to*a </line>
<line> a *oci*da*e e </line>
<line> oc*rr*m várias </line>
</par>
<par>
<line> transformações ao long* do t**p*. "A sociedade de u*a *orma ou de </line>
<line> **tra se educa, e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ed*cação molda * homem e, a depend** da fina*id*d* da ed*cação n* so*i*dade, po*e ser </line>
<line> utilizada co*o forma ** domina**o ou d* libertaçã*. " (I*PULSION*, 2019, p.1). </line>
</par>
<par>
<line> Ass*m como as o*tr*s discipl*nas, rela*a a au*o*a *endonça (*019, p.1), "um </line>
<line> do* </line>
</par>
<par>
<line> obje*ivos da Educação Física é </line>
<line> gara*tir uma educ*çã* ace*sív*l </line>
<line> para tod*s, e iss* incl*i </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> participação de alunos portado*e* de necessida*es especiais, sej*m elas **rman*ntes ou não". </line>
<line> Como *fir*a Paul* *reire (1993), a educa*ão c*mo infl**ncia impõe t*ansformaç*es </line>
<line> radicais na *o*iedade, na ec*nom*a, **s inclus*es humanas e na bus*a de direit*s, ou s*ja, </line>
<line> *ma s*ciedade sem e*uca**o nã* evolui. </line>
<line> Foi some*te no Br*sil I*pério, *o **o de 1808, com a vinda da Corte Portuguesa par* </line>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. 2*, n. 1, ar*. 11, p. 206-22*, j*n. 20*3 www4.fsa*et.com.b*/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> **clu*ão dos Aluno* Port*do**s de Ne*e*sidades E*pe*iais nas Atividades da Área de Educação Físic* </line>
<line> *0* </line>
</par>
<par>
<line> o Brasil, q*e *e fir*aram os primeiros t*atados sobre * Educ*ç*o Fí**c* no país. A educaç** e </line>
<line> a *aúde pass**a* a s*r *ma preoc*paç*o *as e*ites *, nesse co*texto, *s exercícios corpora*s </line>
</par>
<par>
<line> tornaram-se s*nônimo </line>
<line> d* saúde física * mental, as *scolas c*meçara*, *ntão, a incluir e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> gin*stica em se*s currículos. Mas * importânci* da Edu**ção Física no país se consolida </line>
<line> somente no ano de 1882, co* * pare*er d* Rui *arbosa sobre a Reforma do Ens*no Pri*ário, </line>
<line> Secundário e Superior, no qual e*pli*it*va a *alo*ização d* desenvolviment* *ísic* **iado ao </line>
<line> *ental nos paí**s d*senvueltos, * sugeria a ob*igatoriedade d* prática de Educ*ção Física *m </line>
</par>
<par>
<line> tod*s as escolas e p*ra </line>
<line> ambos o* gên*ros, incluin*o a Educaçã* Física como mat*ria de </line>
</par>
<par>
<line> es*udo. *m 1930, </line>
<line> com as reforma* de Getú*io **rg*s, a área </line>
<line> *an*a destaque na* pol*ticas </line>
</par>
<par>
<line> públicas com * *riação do Ministéri* da *ducação e Cultura (MEC) (IM*ULSIO*A, 2019, </line>
<line> p.1). </line>
<line> *or*anto, promover * Ed*cação Física como disciplina ob*igató*ia e* t*dos o* *íveis </line>
</par>
<par>
<line> *s*ol*res foi uma d** formas do governo </line>
<line> de p*om*ver hábitos de higien* e *e saúde </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> população. </line>
</par>
<par>
<line> No **n*l *o século X**, o espo*te surge como u*a </line>
<line> a*mirável *anifestaç*o cul*ural. </line>
</par>
<par>
<line> Enquanto no Brasil, a equitação, a </line>
<line> natação e o esgrim* co*stit*íam as "*o*alidade* ma*s </line>
</par>
<par>
<line> praticadas, o rem* foi o pr**cipal esporte pr*t*cado n* país até as pr*meiras déc*das do *éculo </line>
<line> XX, *uando foram intro*uzi*a* as *odalidades *e *atação, b*squete, tênis e futebo*, que se </line>
<line> tornaram prática* po*ula*es *té os dias" a*uais (IMPU*SION*, 2019, p.1). </line>
<line> Após a segunda *uer*a Mundial e durante * Di*adura Mil*ta* no Brasil, a Educação </line>
<line> Físic* ganho* status de propaganda do governo e t*do ensino pass*u * se* </line>
<line> direcionado par* o r*ndimento *sp*rtivo e desemp*nho d* *t**ta (IMPULSIONA, </line>
<line> 2019, p.1). </line>
<line> Depoi* da abertura pol*tica nos anos de "1980, novas conc*pç*es surge* na área da </line>
<line> Educação Física, princ*palmen*e a e*colar, e * *ode*o mecani*i*ta pass* a s*r qu*stionado, e </line>
</par>
<par>
<line> *studos *o*re * des*nvolvimento psi*omotor da </line>
<line> crian*a transformam o ensino de E*u*açã* </line>
</par>
<par>
<line> Física". * dis*ipli*a de Educ*ção Físi*a *assa a considerar a totalidade c*mo * f*sic*, o </line>
<line> social e o emoc*onal (IMPULSI*NA, *0*9, p.*). </line>
<line> Hod*ern**en*e, diferen*es a*ordagens dividem o* ambientes, e se reconhec* * </line>
</par>
<par>
<line> extraord*nário papel da *duc***o Física </line>
<line> *ar* o </line>
<line> desenvolvimento *a human*dade plena, </line>
</par>
<par>
<line> *orn*ndo-*e u*a </line>
<line> admir*vel f*rramenta </line>
<line> para o ap*endizado, integraçã* na soci*dade </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *xercício da cidadani*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 1, art. *1, p. 206-227, *an. 2023 </line>
<line> www4.fsane*.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. M. S. *arv*lho, *. C. Miguel, R. Z. **lveira </line>
<line> 210 </line>
</par>
<par>
<line> 2.2 A*eitando as diferenças s*mos todos i**ais </line>
</par>
<par>
<line> * inclusã* escolar fo* um* conqui*ta sign*ficativa para as pes*oas com deficie*cias, </line>
</par>
<par>
<line> n* </line>
<line> e**an*o, es*a con**ista só foi possí*el a **rtir de políticas educacionais no Br*sil e no </line>
</par>
<par>
<line> mundo que en*atizam a que*tão da educ*ção para todo* e *e uma esco*a par* *odos, d*s*ondo </line>
</par>
<par>
<line> n*o somente de infraestru*u*a ****uada </line>
<line> * adaptada para aten*ê-los, co*o t*mbém </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> atendimento *duca*i*nal especializado, visan*o à *elhoria *o e**ino *ornecido, considerando </line>
</par>
<par>
<line> *s nec*s*idades específicas d* cada </line>
<line> a*uno, c*mo sinaliza * D*cl**ação </line>
<line> *e Sa*amanca, </line>
</par>
<par>
<line> Conferência de Guatemala, a Con*titu*ção Federal d* Brasi*, a Lei de Diretr**es * </line>
<line> Bases </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Educa*ão Nacional nº 9.*94/96, a Resolução CNE/CEB nº 4, * de ou**bro de 2009, além de </line>
<line> outros dec*e*os q*e afir*am a necessidade de uma e*ucação pa*a todos (BRASIL, 2009, *.*). </line>
<line> Sendo assi*, o princípio fundamental da escola in*lusiva abre caminhos para </line>
</par>
<par>
<line> *eflexões </line>
<line> da construção </line>
<line> *e uma escola que contem*le a </line>
<line> di*ersidade e en*o*v* **rrí*ulo </line>
</par>
<par>
<line> *propria*o, </line>
<line> estratégias de ensino, uso de recursos, parceria*, e o*tras ações que nos faze* </line>
</par>
<par>
<line> pe*sar como é fundamental a anál**e do pro****o *e form*ç*o do* professores ** perspect*va </line>
<line> de um* escola *nc*usiva, para amp*iarmos as possibilidad*s de re*si*nificação dos re*ursos e </line>
</par>
<par>
<line> d* c*ntext* da </line>
<line> escola atual. *lém disso, o professor </line>
<line> necessita assu*ir </line>
<line> po*icio*ament*s qu* </line>
</par>
<par>
<line> contemplem *odos os </line>
<line> a*un*s, como o planejament* diversificado, a </line>
<line> adaptaç*o cu**icular, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> pro*eto *duca*iv*, o* </line>
<line> r*cur*o* diversifica*os, as adaptaç**s de re*urs** para </line>
<line> alguns *lunos, </line>
</par>
<par>
<line> etc. </line>
</par>
<par>
<line> *xpressões como *gualda*e soci*l, equidade social ou respei*o ** diferenç*s pass*ram </line>
<line> a faz*r par*e *e discursos voltados à busca *e u** *ociedade menos excl*dente e mais justa; </line>
</par>
<par>
<line> e, </line>
<line> p*r* Sposati (*000, p. 30), "* super*ç** da *xclusão *ocial t*rnou-se </line>
<line> um des*fio a *** </line>
</par>
<par>
<line> supera*o por todos": </line>
<line> Nessa vi*ada de mi*ênio, quando a ci*ncia e * t**nologia atingem *levad* g*au de </line>
</par>
<par>
<line> desenvolv*mento, é </line>
<line> *e indagar *or que a sociedade *ontinua a permitir tanta </line>
</par>
<par>
<line> de*igualdade e tantas </line>
<line> desvant*gens para grand* </line>
<line> parte d* popula*ão n* </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvime*to do *e* potenci*l humano. Sabe-se que es*e *rocess* não é *ov*. </line>
<line> Desde os primórd*os da história, enco*tram-s* formas d* do*inação e de apartação </line>
<line> e*tre os ho*ens. S*p*rá-las é u* desaf*o (SP*SATI, 2000, p. 30) </line>
</par>
<par>
<line> Diante da *x*re*a importâ*cia </line>
<line> d*ssa di*ciplina, tornam-se necess*ri*s profissio*a*s </line>
</par>
<par>
<line> com*etente* ca*aci*ados, de forma que fa*a proveito de e </line>
<line> tod*s as técnicas, </line>
<line> m*todologias </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> rec*rsos para um at*n*imento qualifi*ado, resulta*do n* avanço edu*acio**l e social </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> aluno. Como no* alertam Fa*ero et **. (2009), * primeiro pass* para a inclusã* educacional é </line>
</par>
<par>
<line> a efetivação da mat*ícula </line>
<line> do estuda*te na escola regular, no entanto, </line>
<line> a escola preci** </line>
</par>
<par>
<line> Rev. **A, Teresina, v. 20, n. 1, art. 11, *. 20*-*27, ja*. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Inclusão dos Alunos Portadores de Ne*es*i*ade* Especiais nas *t*vidades d* Áre* de Educação Física </line>
<line> 211 </line>
</par>
<par>
<line> desenvolv*r socialização e principalme*te a pr*d*ç*o de conhec*me*to desses indivídu*s. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse cont**to, a incl*s*o escolar v*rou u* *ireito previsto no D*c*eto nº 7.611 de 17 </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> novemb*o de *011, no qual deixa </line>
<line> claro que *ão ha*erá exc*usão do *istema educacional </line>
</par>
<par>
<line> geral sob a alegação de deficiência, garantindo u* sistema educacion*l inclu*o e* todos </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> **ve*s es*olares, sem discriminação e com ba*e na i*ualdade de *por*un*d*des. Além, é claro, </line>
</par>
<par>
<line> de estarem </line>
<line> as*egu*a*as *dapt**õe* razoáveis, </line>
<line> de *cord* *om as ne*essidad*s i*divid*ais, </line>
</par>
<par>
<line> sejam elas educaci*n**s ou de estrutura *ísi*a, para uma m*lhor </line>
<line> adaptação </line>
<line> do aluno c*m </line>
</par>
<par>
<line> n*ce*sidades especiais à es*ola comum (*RASIL, 2011, *.1). </line>
</par>
<par>
<line> Nesse sentido, a proposta de in*lusã* escol*r é u* processo no q**l todas a* pes*oas </line>
<line> em idade es*olar têm direit* de frequenta* a escol* regular, * *ual deve e*tar apta para atende* </line>
<line> as ne*es*i*ades *ís*cas e de aprendiza*em do al**o, ofe*ecendo **trutura física, *om* ram*as, </line>
<line> *anhe*ros *dap*ados, que g*ran*am acessibili*ade *estas criança* á e*cola, e pedagógi*a, que </line>
</par>
<par>
<line> aten*a suas </line>
<line> necess*d*des educacion*is, dispondo </line>
<line> dos pro*issio*ais e materiais </line>
<line> *ecessários </line>
</par>
<par>
<line> para que **orra a a*rend**agem signi*icat*va d*quele *luno. </line>
<line> Para A*dal* (200*), a diversidade é uma c*r*cte*íst**a do n*ss* mun*o. A diferen*a </line>
<line> fa* parte ** nosso *otidiano, po*ém, tem*s alg* e* *omum: os mesmos di***tos, o *eito que </line>
<line> s**os, com noss*s capacidades e nos*as lim*ta*õ*s. </line>
<line> A esco*a **clusiva p*essupõe e*cola abert* para todos, ambientes em que t*dos </line>
<line> ap*endem jun**s, quai*qu*r que sejam as suas d*ficu*dade*. É o ensino que *ev* se adaptar ao </line>
<line> alun*, e não o aluno se ada**ar às normas pré-est*belecid*s. Além *isso, toda* as disciplinas, </line>
<line> *m especial a Edu**ção Física, pas*am do *r**ess* d* e**lus*o pa** *m de inclusão. </line>
<line> Mas *oje, dentro do contexto e**olar, já estamos *companhando * educação *nclusi*a </line>
</par>
<par>
<line> na </line>
<line> qual os </line>
<line> a*unos participam da mesma *tividade, ten** ou não necessidades </line>
<line> es*eciais. </line>
</par>
<par>
<line> Destarte, a busca p*lo e**ino inc*usivo na Educação Fí*ica é aceitando a hetero*eneidade da </line>
<line> cla*se e *rabalh*ndo em cima dess* h**erogeneida*e. </line>
</par>
<par>
<line> Essa inclusão traz b*nefícios </line>
<line> ao desenvolvimento dos alunos com tais *e*essidades, </line>
</par>
<par>
<line> pelo *otivo de não f**a*em *sola**s com outros alunos co* as *esmas necessidades, e sim </line>
<line> a*rend*rem a conviv*r com as *i*erenças dos demais alunos, uma *ez *ue todos poss*em *s </line>
</par>
<par>
<line> *esmos dir*itos. A inclus** tem qu* *e* entendida de *orma ampla </line>
<line> pelos profiss*o*ais </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> Educ**ão Física, no convívio familiar * soc*al. Ama* é res*eitar * *a*er lidar com as </line>
<line> diferenças, aceitar as d*f*renças, é s*ntar-s* e *onversa*. </line>
</par>
<par>
<line> V*vemos em u*a sociedade *ue se diz s*m </line>
<line> preconc*itos, mas que </line>
<line> não aceit* </line>
</par>
<par>
<line> dif****ças indi*iduais; que cr*a pa*rõ*s e normas daquilo que *ada um **ve ser, fazer, pensar </line>
</par>
<par>
<line> e agir; cri* até </line>
<line> normas daquilo que de** ser o no*so perc**s* d* vida. A socied*de exige </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, *e*es*n* PI, v. 20, n. 1, **t. 11, p. 206-227, jan. *02* </line>
<line> www4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. M. S. Carvalh*, M. C. M*guel, R. *. S*lv*ira </line>
<line> 212 </line>
</par>
<par>
<line> demasiad* d* ser humano, *ede-nos uma pe**eição q*e não nos * **trínseca e o q*e **ont**e </line>
<line> é q*e, perante perdas, *ru*trações e so*hos destruído*, o ser humano fraqueja e ado**e, </line>
<line> desis*i*do d* si * do que o rodeia. </line>
<line> Portanto, amar * aceitar as diferenças, superar o* o*stáculos, *ompreende*, aceitar e </line>
<line> supe*ar os desafi**. O grande desafi* da vida está em co*pr*ende* as diferenças do próximo </line>
<line> e ace*t*-las sem querer mudá-las com críticas. </line>
<line> 3 A*ÁLISE* E DISCUSSÕES </line>
<line> 3.* E**cação física e *s a*unos c** n*cessidad*s especi*is: desafio* e relev**cia *o </line>
<line> *ontexto esco*ar </line>
<line> A* Es*olas Regulares e, co**equentemente, os p*ofessores de Edu*ação Física, t*m </line>
<line> sido r*qu*sitados par* aten*er as mais variad*s d*mandas da sociedade, "o que req*er </line>
<line> conh*cimento e metodologia próprios para a interv*nç*o c*m cada clientela" (BORGES; </line>
<line> COSTA, 2016, p. 14). </line>
<line> Após * Segunda Gu*rra Mun**al, foi elaborada, no ano de 1*48 *a assembleia g*r*l da </line>
</par>
<par>
<line> O*ga*ização da* Nações *nidas (ONU), a De*l*ração Uni**rsal </line>
<line> *os Direito* Humanos, </line>
</par>
<par>
<line> ga*a*tindo * dir*ito de igualdade * todos, não p*dendo exist*r ne*hum tipo de discriminação </line>
</par>
<par>
<line> por nenhum mot*vo, o *ue resultou no debate a respeito </line>
<line> do método de *nclusão (M*N*ES, </line>
</par>
<par>
<line> 2006). </line>
</par>
<par>
<line> A *d*cação Fí*ica é um compo*ente </line>
<line> curri**lar obri*a*ório *ue tem como ob*eto </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> estudo * motrici*ade humana. Essa área de conh*cimento organiza, *ist*ma*iza, constrói </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> produ* conhec*me*to; *or *onseguinte, contribui, de mod* e*et*vo, para q*e os alunos se </line>
<line> desenvol*am s*cia*m*nte e intelec*ua*mente. </line>
</par>
<par>
<line> Co*forme a**nta o pes*u*sador Mende* (2013), atualmente a nos** ausência </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *titudes para c*m as </line>
<line> "pe*soa* deficientes pode ser a nos*a *aior d*fic*ência, e nos últ*mos </line>
</par>
<par>
<line> *nos, este pens*mento **m no* m***rand* o qu*n*o pre*isamos nos empenh*r cada *ez mais </line>
</par>
<par>
<line> para que se desenvolva uma cultura ba*eada *a i*clusão". A ocorrê*cia da p*oposta </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> in*lu*ão transcorre da ada*tação </line>
<line> *a metodologia escolar voltada </line>
<line> para a di*ersidade dos </line>
</par>
<par>
<line> alunos. </line>
</par>
<par>
<line> A inclusão *scol** é pauta constante de discussão * estudos, mas a tarefa de incluir </line>
</par>
<par>
<line> portadores </line>
<line> de defic*ência </line>
<line> física </line>
<line> e* nossa* aul*s, não **st* por ** só, é nece*sário faz*r a </line>
</par>
<par>
<line> integração e socialização. (BRASIL,1988). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 20, n. 1, art. 11, p. **6-227, *an. 2023 </line>
<line> www4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Inclusão dos Al*nos Po**adores de N*cess*dades **peci*is nas Atividades d* Área de Educa*ão Física </line>
<line> 213 </line>
</par>
<par>
<line> Hoje a inclusão q***tiona não so**nte as políticas de organi*a*ão da e*ucação </line>
<line> e*pe*ial e da regular, mas tamb*m o próprio conceito de integraçã*. (2.000). Ress*lta-s* *ue a </line>
<line> socializaç*o, a escola como espaço inclusivo, *á aos profe*sores a oportunida*e de combinar </line>
<line> in*me**s procediment*s para remover barrei*as e pr*move* a apre*dizagem dos seus alunos. </line>
<line> (*I*ADE; FREITAS, 2000) </line>
</par>
<par>
<line> E, sob*e a escola e seus aspectos, temo* an*es </line>
<line> que enten*er suas *elações </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> instit*iç**, suas norm*s e *statutos q*e a reg*m ou a organizam, pois a esco*a * re*onhec*da </line>
</par>
<par>
<line> *a sociedade *omo uma </line>
<line> instituiç** imp*r*antíssima </line>
<line> *a fo*mação do </line>
<line> hom*m para o "ser", </line>
</par>
<par>
<line> atuando co*o ci*adão que cont*ibui </line>
<line> a*i*a e veementemente par* sua *ociedade, através </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> conhecim*nto e *eu* desdobr*mentos; mas, e* nosso país, as c*ia*ças *ó têm a esco*a c*m* </line>
<line> loca* principal para aquisição de*se* con*ecim*n*os, Mend*s (2013). </line>
<line> E todo* os alunos, *em exceç*o, *evem frequ**tar as salas de *ula do ensino regul*r, </line>
</par>
<par>
<line> por i s s o </line>
<line> a </line>
<line> *ncl**ão implica uma mudança de *erspect**a educaci*n*l, p*rque nã* a*ing* </line>
</par>
<par>
<line> apenas os aluno* com deficiência e os que apresentam di*icu*dades de aprender, mas t***s os </line>
<line> *emai*, para que obtenh*m *uc*sso na corrente educativa geral. ( MANTOAN, 2000) </line>
<line> * E*ucação Física como discipl*na curricul*r não *ode *icar indiferente ou neut*a </line>
<line> ness* movi*ento de E*ucaçã* Especial o* Edu**ção I*clusiv* q*e v*v*mos ho*e, mas, *omo </line>
<line> p*rte integrante do curr**ulo of*r*cido pelas es*olas, a di*ciplina de E*ucação Fís*ca pode </line>
</par>
<par>
<line> constituir-se um </line>
<line> po*to fund*men*al, poden*o ser c*ns*derada ta*to como um obstá*ulo </line>
</par>
<par>
<line> adicional ou pont* de re*evânci* extremamente p*sitiva, para que o ambient* de trab**ho do </line>
<line> *rof*ssional de Educa**o Física se torne cada vez mais i*clusi*o. (*LVES, 2005) </line>
</par>
<par>
<line> Participar de ** processo des*e tipo é estar predisposto sobretudo consi*erar a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> res**itar as difere*ça* *ndividuais, cria*do a possibili*a*e </line>
<line> d* ap**nd*r sob*e si *esm* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> sobre * outr*, *m uma situ*ç*o d* diversidade d* id*ias, *entimentos e *ções que, somadas, </line>
<line> incluem, *ntegram e so*ializ*m a todos. (CID*D*; FREITA*, 2000) </line>
<line> Para que haja *n*lusão de pessoas com *e*essida*es especi*is nas aul*s de E**caç*o </line>
</par>
<par>
<line> F*sic*, é **cessário que o pro*esor faça </line>
<line> adequaç*o </line>
<line> nos conteúd*s e nas m*todologia* *e </line>
</par>
<par>
<line> ensino, para o </line>
<line> atendiment* às ca*acte*ístic*s de c*da participante, re*p*itando as dif**enças </line>
</par>
<par>
<line> indi*id*ais de cada um. </line>
<line> *s ma*o*es h**ilida*es motoras fundamentais do dese*volvimento s*o aque*a* </line>
<line> a*quiridas na inf*nci*. *eg*ndo o Conselho Federal de Educaç*o, entende-se a Edu*ação </line>
</par>
<par>
<line> Física Esc**ar com* uma discipl*na </line>
<line> *ue introduz e i*tegr* o </line>
<line> aluno *a cultura corpor*l d* </line>
</par>
<par>
<line> movimento, for*ando * *ida*ão que va* produzi-l*, repr**uzi-*a e transformá-l*, </line>
</par>
<par>
<line> capacitando-o **ra usufrui* os jogos, os esportes, as danças, *s luta* e </line>
<line> a* giná*ticas, em </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, *eresina PI, v. *0, n. 1, art. 11, p. 2*6-227, jan. 2023 </line>
<line> www4.*sanet.co*.br/rev*st* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. M. S. Carvalho, M. C. Mi*ue*, *. Z. Sil*eira </line>
<line> 214 </line>
</par>
<par>
<line> benef**io do exercíc*o crítico da cidadani* e da me*horia da *ualidade de *ida. </line>
</par>
<par>
<line> Na vis*o dos dema*s estudioso* sobr* o t*ma, Ci*ade e Fr*ita* (*002, *. 0*), </line>
<line> af*rmam: "Educ*ção *ísica Adapta*a para portadores de necessidades espec*ais é *m </line>
</par>
<par>
<line> processo de atuação docente </line>
<line> *om p***ejamento, vis*ndo atender às necessidades </line>
<line> de seus </line>
</par>
<par>
<line> educadores. </line>
</par>
<par>
<line> A educação F*sica tornou-*e uma *as me*h*re* disciplinas d* inclusão n* ambie**e </line>
<line> esco*ar, poi* é atr*vés de atividades e jogos q*e pro*ove a int**ação de todos os aluno*, cria </line>
<line> *portunida*es *ara os deficientes mo*trarem també* que *ão ca*azes de evoluirem *m </line>
<line> *onjunto. </line>
<line> A disciplina *e Edu*ação Física *uxilia na com**eensão da importância da i**lus*o de </line>
</par>
<par>
<line> pessoa* com *ecessid*des especi*is nas aulas de *d*cação F*si*a escolar, envo*ven*o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *u*tu*a corporal *e movimen*o, a*rav*s de jo*os, *r*ncadeiras, esportes, danças, lutas e </line>
</par>
<par>
<line> gi*ás**ca, c*m* forma de desenvo*vimento i*tegral *os </line>
<line> educandos, adequando conteúdos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> metodol*gias </line>
<line> de ensino, visa*do à participação *e todos, inc*u*ive *a* pessoas com </line>
</par>
<par>
<line> nec**sid*de* esp*ciais. </line>
</par>
<par>
<line> A Educa*ão F*sica co**ribui p**a * </line>
<line> desenvolvimento físico, intelectual, social </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> psico**gico atrav*s de j*gos e br*ncadeiras. É ne*se contex*o q*e a i**lusão de*e ocorre*. </line>
</par>
<par>
<line> *ualquer atividade física é r*comendada para po*tadores de </line>
<line> necessid*des *s*eciais, </line>
</par>
<par>
<line> a*sim como para pessoas conside**d*s norm*is, de**e que se ad*ptem *o jogo ou </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> brinc***ir* para qu* po*sam se* incluídas e po*sam t**bém prat*car junto ao gr*po e**ola*, </line>
<line> s*m ne*essidade de montar uma turma extr*. </line>
<line> Por*an*o, n* escola, ** a**v*dades oferecida* como recreativa*, t***o *s *ogos co*o as </line>
</par>
<par>
<line> bri*cadeiras, devem ser *ensadas de ta* ma*eira que abranjam todos os prati*antes, </line>
<line> com </line>
</par>
<par>
<line> deficiênc*a ou não. Assim, é p*r *ei* dessas ativi*ades recreativas, *ogos lúdico* passa * </line>
<line> tempos, qu* *odos os alunos *o*em se *ene*iciar no se**o *a realizaçã*, consciênc*a mo*a*, </line>
<line> de*afios fís**os e men*ais, melh*ri* da autoestim*, express*o cr*ati*a, chance *e fazer </line>
</par>
<par>
<line> amizades, </line>
<line> oportun*dades de co*petir, sistem* de *oopera*ão e tudo mais </line>
<line> q*e expl*re </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> so*ia*iz*ção. </line>
</par>
<par>
<line> O p*ofessor ** Educaçã* Física tem q*e estar preparado para l*da* com o pro*esso d* </line>
</par>
<par>
<line> inclu*ão. E*e deve gar*nti*, além do dir*ito *as pe*s*as c*m </line>
<line> **ce*sida*e* *spe*iais </line>
</par>
<par>
<line> freq**nt*rem as aulas, as condi*õ*s necess**ias de *prend**agem. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 20, n. 1, art. 1*, p. 206-227, ja*. 2023 </line>
<line> www4.fsane*.com.**/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Inclusão dos Alunos Portad*re* *e Necessidades *speci*is nas At*vidades da Á*ea de Educação Física </line>
<line> 215 </line>
</par>
<par>
<line> *.* A *apoeira c*mo aliada aos *lunos com nece*sidad*s especiais nas aula* de educ*ç*o </line>
<line> fí*ica no ensino regular </line>
<line> Du*ant* o per*odo colo*ial, c*m a v*nda d* negros escraviz*dos para o Bras*l, sur*e a </line>
<line> capoeira, l*t* que *tiliza o próp*io *orpo como instr*mento. **q**la época, as classes </line>
</par>
<par>
<line> *enominadas elite *cred*tava* que exercícios físico* eram *ma atividade somente </line>
<line> v*ltada </line>
</par>
<par>
<line> para os esc*a*os e que seu* fil*os dev*ria* se dedic*r ao desen*olvimento intele*tual. </line>
</par>
<par>
<line> A capoeira manifes*a-se c*mo um jogo, uma lut* e até mesmo </line>
<line> como danç*, </line>
<line> sem </line>
</par>
<par>
<line> assumir *f*tivame*te </line>
<line> ne*huma des*as car*cterísticas *solada*ente, mas *raticando todas </line>
<line> a* </line>
</par>
<par>
<line> mesm* tempo. *la reúne, </line>
<line> portant*, grandes instr**entos para a Educa*ão Física escolar, </line>
</par>
<par>
<line> como * expr*ssã*, a harmonia, além das manifestações corporais e culturais. O aluno, p*r sua </line>
</par>
<par>
<line> ve*, deve ser *e*ado a tomar consciência *e q*e é um co*po pass*vel de *e* conhec**o, </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> conhecer-*e e domina*-s*. A capoei*a incorpora di*ersos aspectos que a to**am *te*s para </line>
<line> promove* * inclusão em ge*al. </line>
<line> Como *epo*ta Silv* (2003, p.184), entende-se que: </line>
<line> A *apo*ira q*e *e pro*õ* in*lusiva deve ser *uidadosa em seus métodos * *m s*as </line>
<line> bases p*dagóg*cas. *eve promover a *eflex*o e o exe*cíc*o diá*io dos valor*s, d*ve </line>
<line> ter com* ba*e a afeti*idade e o *stabe*eci*ento de vínc*los *audá*e*s e construtivos </line>
<line> que contribua* para a formação da ide*tid*de dos seus pra*icantes. Em todo o </line>
</par>
<par>
<line> Brasil, te* pr*liferado os trabalho* do terceiro setor </line>
<line> e* diversos projeto* j*nto às </line>
</par>
<par>
<line> comuni*ad*s. A capoeira v*m o*upando espaç* d* de*taq*e **ss* contex*o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> of*recendo contribuições signi*ic*tivas par* a i*clusão social (SILV*, **0*, *.184). </line>
</par>
<par>
<line> F*e*te ao ex*os*o, a cap*eira *orna-se funda**nt*l p**a a *riança, no mom*nto </line>
<line> e* </line>
</par>
<par>
<line> qu* há a de*coberta do próprio c*rpo </line>
<line> como i*strumento de c*municação. Diante *essa </line>
</par>
<par>
<line> rel*vân*ia, a </line>
<line> *apoeira não se restringe unicamente c*ianças portadoras de necessida*es a </line>
</par>
<par>
<line> e*p*ciais, mas a t*dos os a*unos d* form* geral. </line>
<line> O pri**ípio fundamental é qu* todas as crian*as devem *prender juntas, ind*pendente </line>
<line> de dificuldades ou *iferenç*s. *o* essa razão, *pli*ar a c*poeira nas a*las de Edu*a*ão Física </line>
<line> como est*atégia de inc*usão t*rna-se de fundam*ntal r*le*â*ci*. </line>
<line> 3.3 A **u**ção física como *isciplina fund*mental *a inclus*o ** aluno com deficiência </line>
<line> in*electual </line>
</par>
<par>
<line> Deficiência i*telec*ua* pode ser definida </line>
<line> como um funcionamento intelectual </line>
</par>
<par>
<line> sig*i*icativam*nte *nfe*ior à m*d*a, e *ode ser *iagnosticado em indiví*uos *ue po**uem QIs </line>
<line> ent*e 70 e *5, qu* exi*am déficits si*nificativos no com*o*tamento adaptativo. A defic*ência </line>
<line> Rev. FS*, Teresin* P*, *. 20, n. 1, a*t. 11, p. *06-227, jan. 2023 www4.*sane*.*om.br/rev***a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. M. S. Carval*o, M. C. *iguel, R. Z. Sil*eira </line>
<line> 216 </line>
</par>
<par>
<line> intelectu*l caracteriza-se por </line>
<line> um fu*cionamento intele*t*al inferior à média, com as </line>
</par>
<par>
<line> *imitações adap*ativ*s. Ma*toan (20*0) enfatiza que o* alunos com deficiência in**l*c*u*l têm </line>
<line> dificu*dade ** *cion*r e utili*ar os re*ursos *ogni*ivos *o *oti*ian* escolar como dificuldade </line>
<line> no apren**zado, entender e realizar **tras atividades julgadas como comuns para os demais </line>
<line> coleg*s. </line>
<line> *s al*nos com deficiência intelect*al precisam *star *empre *en** estimu*ados, poi* </line>
</par>
<par>
<line> pos*uem *endência a *er*m mais sedentá**os. Portanto, o pr*fessor </line>
<line> de educação física </line>
<line> tem </line>
</par>
<par>
<line> pa*el fundam*ntal nesse processo, po*s mui*a* **zes é só nas aulas de *ducação *ísica </line>
<line> qu* </line>
</par>
<par>
<line> esses alu*os *êm oport*nida*e de se moviment*rem (ROSADAS, 1989). </line>
</par>
<par>
<line> Nesse s*ntido, </line>
<line> * Educaç*o F*si*a dese*penh* um pap*l significante n* </line>
</par>
<par>
<line> desenvolv*m*nto global do indiv**uo </line>
<line> com deficiência </line>
<line> intelectual; com i**lus*o desses a </line>
</par>
<par>
<line> a*un**, vieram à tona *número* *esafios para os profissio*a** da área, de*ido à preo*upação </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> q*e * inclusão deva ser estabelecida por co*pleto em todas as áreas de *onhe*imento, </line>
</par>
<par>
<line> l***ando, *ssim, a exclusão desse aluno d*ntro d*sse processo. Madruga e Sousa, 2015, p.0*). </line>
</par>
<par>
<line> Para tanto, é necessár*o fazer a* *dequações e </line>
<line> adaptaç*es necessá*ia*, respeitando </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> individualidades de c*d* *luno e of*recend* o**rtu*idade </line>
<line> para *ue to*os participem, sem </line>
</par>
<par>
<line> limitá-los. </line>
</par>
<par>
<line> *.4 Portad*re* *a s*ndrom* de down e o valor das atividad*s de educaç** fí*ica </line>
<line> O ter*o "Síndrome" ref*re-se a *m c*njunto de *i*ais e sint*m*s, *nquanto "Do*n" </line>
</par>
<par>
<line> designa do sobrenome </line>
<line> ** méd*co e pesquisador inglês, *oh* LangdonDo**, q*e </line>
<line> de**r*veu </line>
</par>
<par>
<line> u* "gru*o dist*n*o de portadores de um co*prometime*to i*t*lectual, r*gist*ando o fato a* </line>
</par>
<par>
<line> caracter*zar </line>
<line> detalhe* fe*otípicos clássicos </line>
<line> de uma s*ndrome e**ão considerad* </line>
<line> c*mo </line>
</par>
<par>
<line> mongolismo, pelo fat* da crian** parecer-se com o* mongóis" (SOUZA; FERREIRA, 2018, </line>
<line> p. 3). </line>
<line> Par* Silva (201*, p.30), "as **ianças c*m Síndr*me de *o**, apesar de possuí*em </line>
</par>
<par>
<line> ca*act*rís*icas semelh*n*e*, elas se diferencia* em asp**t*s gerais do </line>
<line> desenvolvimento, </line>
</par>
<par>
<line> como: linguagem, motric*dade, socia*iza*ão e habilidade* d* vid* *iá*i*". Ainda *e acordo </line>
</par>
<par>
<line> com o autor, na maio*ia das vezes, essas </line>
<line> crianças por*adora* dessa Sín*r**e *os*u*m </line>
</par>
<par>
<line> "*rescimento físico mais **nto, *ossue* uma tend*ncia maior *ara o au*ento d* peso, o seu </line>
</par>
<par>
<line> dese*volvimento motor atrasa *orque po*suem m*nor </line>
<line> tonicidade mu*cular nos pri*eiros </line>
</par>
<par>
<line> *e*es de v*da e ***aso no desenvo*vimento men*al. " </line>
</par>
<par>
<line> Lima (201*, p. 28) argumenta que "sã* diverso* os probl*mas enfrentados p*los </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 20, *. 1, ar*. 11, p. 206-227, ja*. 2023 *ww4.fsane*.co*.br/*ev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Inclusão dos Alunos Por*adores *e Necessid*des Espe*iais nas Ati*idades da Ár*a de Educação Física </line>
<line> 21* </line>
</par>
<par>
<line> portadores da S*ndro*e de Down, em *special sua i*serçã* na so*iedade". Já C**ade </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> F*eitas (2002, *.2) propõe* qu* * Educaç*o Física *a escola s* constitui em "gr**de área de </line>
<line> adaptação ** permitir a participação de cria*ças e *ovens e* ativida*es físi*as **equad*s às </line>
<line> suas poss*b*li*ad**, proporcionando que s*ja* valoriz*das e se i*tegrem no *esmo mund*. " </line>
<line> O princípio fundamental é que as crianças *evem apr**der juntas, indepe*de*te de </line>
<line> dific*ldades o* difere*ças. D*ssa forma, enten*e-se **e "con*equ*nt*ment* *az-se </line>
<line> importante, por p**te do Professor de Educ*ção Físic*, a bus** por p*áticas **dag*gicas </line>
<line> Adaptadas que permi**m explorar todo o *ote*cia* des*es alunos, independentemente de sua* </line>
<line> limitaçõe*" (*RAÚJO, 2012, p. *3). </line>
</par>
<par>
<line> Aind*, *e a*or** *om os autor*s Vi*to Júnior e </line>
<line> Lima (201*), e*tende-se que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> "portad** da S*ndro** de Dow* é capaz *e *ompreender suas limitaçõe* * con*iver com suas </line>
<line> dificuldades, sendo c**az *e r*aliza* as ta*e*as **opostas p*lo *rof*ssor". </line>
<line> 4 *ET*DOLOGIA </line>
<line> A *e*uir, sã* expl*nadas a aborda**m e distri*uição dos a*pectos met*dológicos de*se </line>
</par>
<par>
<line> estu*o, contextuali*an*o a t*ajetória da pesquisa. A*resentamos </line>
<line> **sta seção o rot***o </line>
</par>
<par>
<line> metodológico, que *e consti*ui em verifica* * objetivo *r*p*s*o, detal*a*do a pri*c*pal et*pa. </line>
<line> Ne*sa perspectiva, qu*nto * *etodo*ogía, foi util*zada como procedimento a revi*ão </line>
</par>
<par>
<line> bibliográfica </line>
<line> de tra*al*os académicos, como: a*tigos ci**tífi**s, Trabalhos d* Conclusã* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> C*rso </line>
<line> (TCC), *eses </line>
<line> de Mestr*do e *evis**s *ientifi*as d* estu*iosos da área e* questão. </line>
</par>
<par>
<line> Trata-se de uma pesqu*sa a*alít*ca e exp*oratória sobre * tema abor*ado. </line>
<line> 4.1 *ipo de estu*o e definiç**s </line>
<line> E*t* trab*lho trata-*e *e um *stud* analíti*o * explo*ató*io, por meio de uma pesqu*sa </line>
</par>
<par>
<line> bibli*gráfica. O desenvol*imento </line>
<line> da </line>
<line> *e*quisa em questão **liz*-se </line>
<line> n* problemát*ca </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> descr*ver como se </line>
<line> dá a in*lusão dos </line>
<line> alunos </line>
<line> portadores de *ecessidades espe*iais </line>
<line> nas </line>
</par>
<par>
<line> atividades de Educação Física. </line>
<line> Segundo F*nsec*, "A pesqu*sa bibliográ*ic* é feita a partir do l*vanta*ento de </line>
</par>
<par>
<line> referências te**icas *á analisadas e p*blicadas por m*i*s escri*os e eletrônicos, </line>
<line> c*mo l*vros, </line>
</par>
<par>
<line> artigos cien*íficos, *áginas de web" (FONSECA, 2002, p. 32). </line>
</par>
<par>
<line> Para *s pesquisado*** Pizzani e* al. (2*12, </line>
<line> p. 2), "entend*-se por </line>
<line> pesquisa </line>
</par>
<par>
<line> bibl*o**áfica a *evisã* *a litera*ura sobre </line>
<line> *s pri**ipa*s teorias *ue **rteiam o trabalho </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Te*esina PI, v. 20, n. 1, art. 11, p. *06-227, ja*. 2023 </line>
<line> ww*4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. M. *. *ar*alho, M. C. Miguel, R. Z. Silveira </line>
<line> 218 </line>
</par>
<par>
<line> científico". As pesquisadoras aind* citam que "essa *evisão é o que chamamos </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> levantam*nto bibliográf*co </line>
<line> o* re*isão biblio*ráfica, a qual </line>
<line> pode ser realizada em livros, </line>
</par>
<par>
<line> peri*dicos, artigo de jornais, sites da In**rnet entre out**s fo**es". (*IZZANI, *t al., 2012, p. </line>
<line> 2). </line>
</par>
<par>
<line> Ler co*st*tui d**ti*guir, inter*retar, </line>
<line> co**rend*r; co*o *o*tua * au*ora Mo*a (2*1*, </line>
</par>
<par>
<line> p.1), "é </line>
<line> at*avés da leitura que se adquire a ma*or parte dos *onheci*entos, pois p*rmite </line>
</par>
<par>
<line> tam*ém o aprofundamento do saber *m d*terminada sea*a cu*tur*l *u c**ntífica". </line>
<line> *in*a de acord* com a au*ora Mota (*016, p.1), quanto * "leitura *xplorat*r*a é a </line>
</par>
<par>
<line> leitura r*pida do materia* </line>
<line> bibli**ráfico, com * finali*ade de verificar a importâ*c*a *a obra </line>
</par>
<par>
<line> p*ra a pesqu*sa". "Trata-se de fazer * *ec*nheci*en*o *a obra, adquirind* um* visão **obal </line>
</par>
<par>
<line> *es*a". Em seq*ência, Mota (2*16, p. *) *xpõe que "a leitura *nalítica" é fe*ta a p*rti* </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> textos sel*cionado*. "A*al*sar sign*fi*a *ecompo*, examina* sistem*tic*mente o* elementos </line>
<line> que compõem o texto, com * fin*lidade de p*netr*r n*s *deias d* a*to* e com*reend*r como o </line>
<line> todo foi organizado. " </line>
<line> 5 RESULTADOS </line>
<line> No decorrer da pesq*i*a, perc*be-se que * atividade f*sica atu* como um instrumento </line>
</par>
<par>
<line> facilita**r na soc*alizaç*o e inclusã* </line>
<line> ** a*uno, tan*o </line>
<line> no context* escol*r como no meio e* </line>
</par>
<par>
<line> que vive. O *rincípio fundamenta* é que toda* </line>
<line> a* </line>
<line> crianças devem aprender *untas, </line>
</par>
<par>
<line> inde*ende*te de dificuldades ou dif*renç*s. </line>
</par>
<par>
<line> Re*sa*tando a relevância do professor de Educaç*o Física, * *or*eto afirmar que o </line>
<line> *esmo d*ve ser um pr*fissi*n*l interativo e pens*dor, q*e saiba s* colo*ar n* lugar do aluno, </line>
</par>
<par>
<line> **inc*pa*men*e os </line>
<line> al*nos </line>
<line> p*rt*dor*s de n*cessidades especiai*, *ara poder compreende* e, </line>
</par>
<par>
<line> assi*, cons*ruir </line>
<line> um </line>
<line> cli** </line>
<line> estimul*dor, *f**ecen*o aos alun*s *m **tudo s*gnif**ati*o e </line>
<line> u* </line>
</par>
<par>
<line> conhecimento mo*ivaciona* e dinâm*c*. </line>
</par>
<par>
<line> É atrav*s da *nteraçã* e*tre profess** aluno que *e *ro*aga * e </line>
<line> conhecimento e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ensino apr*n*iz*ge* se faz *resente. *lém *as atribuições q*e já são d* sua resp*nsabilidade, </line>
</par>
<par>
<line> * prof*so* precisa ser obse*vador ouvinte, par* *nte*der a e </line>
<line> bagagem cultural do a*un*, *s </line>
</par>
<par>
<line> def*ciências e, assim, proporc*ona* *prendizados e a tr*ca de saberes. </line>
<line> O al*no portador de *ecessidad* espec*al viv* *uma busca *onstante de ide*tif*cação, </line>
</par>
<par>
<line> faz*ndo **est** que </line>
<line> as suas atitud*s e o </line>
<line> seu *omp*rtament* sejam *o*ados, a f** ** </line>
</par>
<par>
<line> conseguir se i*serir no *rupo *o* maior a**lidad*. Portant*, o professor precisa se importar </line>
<line> com o alun* e inspi*ar-l*e c**f*ança. </line>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, *. 20, n. 1, art. 11, p. 206-227, jan. 2023 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Inclusão dos Alu*os Po*t*d*res de N**e*sidades *sp*ci*i* n*s Atividad*s da Área de Educação Física </line>
<line> 219 </line>
</par>
<par>
<line> As leis existente* são uma *o*quista para </line>
<line> as pessoas c*m </line>
<line> necessidad*s ed**a*ionais </line>
</par>
<par>
<line> esp*cia*s, visto que </line>
<line> ga**ntem *i*eito de frequent**e* e*cola *omum, como também </line>
</par>
<par>
<line> o </line>
<line> * </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> aten*imento educa*ion*l </line>
<line> especi*lizado, *ue auxilia </line>
<line> * profes*or regen*e com ações </line>
</par>
<par>
<line> pedagógicas volta*as pa*a as necessid*d** espec*ficas de cada est*dante, com ate*dimento no </line>
<line> contraturno o* com*artilhado no tra*alh* co*aborati*o. </line>
<line> 5.1 Deficiênci* física e i*cl*são *as ativid*de* de *ducação física </line>
</par>
<par>
<line> Como es*lar*ce o </line>
<line> e*tudios* C*rmo (2017, p.1), a "Lei nº 13.146/15, *ntes de </line>
</par>
<par>
<line> r*sp*nder *u*m é deficiente f*sico, divi*e as deficiênc*as em *uatro </line>
<line> categorias: fí*ica, </line>
</par>
<par>
<line> intelectu*l, sensorial * mental." *ara essas pessoa*, existe* barr*iras, fís*ca* ou nã*, que </line>
<line> podem obs***ir a sua part*cipaç*o plena * efetiva na *ociedade, dificulta*do a i*clus** na </line>
<line> comuni*ade. </line>
<line> A*ualmente as pessoas com *efi*iência fí*i*a prat*cam *s*or*es, com*: "arco e flecha, </line>
<line> bas*u*tebol em cadeiras *e roda*, bocha, ciclismo, esgrima *m ca*eira de ro*as, fut*bol par* </line>
</par>
<par>
<line> amputados * paralisa*os </line>
<line> cerebr*is, </line>
<line> halterofi*ismo, hipismo, iatismo, nataç*o </line>
<line> rúgbi, t*ni* de </line>
</par>
<par>
<line> mesa, volei*ol sentado par* amputados e outros" (RIBEIRO, 2009, p.130). Essas prát*cas </line>
</par>
<par>
<line> esportivas, que hoje es*ão dentre as modalidades *as paraolimpíadas, mostr*m quanto o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> edu*a*ão física ev*l**u desde a segunda guer*a. </line>
</par>
<par>
<line> De acor*ó com Ribeiro (200*, p.*31), é **cessári* que * profiss*onal de "educação </line>
<line> Fí*ica tenha as i*fo*maç**s ne*e*s*r*** para desenvo**er o co*t*údo de modo a po*encial*zar </line>
</par>
<par>
<line> a* capacidad*s </line>
<line> *o a**n*, bem </line>
<line> como s* faz neces*á*i* que a *scol* ap*ie a pr*posta d* um </line>
</par>
<par>
<line> cu**ícu*o flexível". É impor**n*e q** proporcion* </line>
<line> al*m do* "*sp**tes comuns aos </line>
<line> c*rrículos </line>
</par>
<par>
<line> esc*l*re*, como *ol*ibo*, basquetebol, ha*debo*, a prát*c* d* mo*alidades co*o voleibol </line>
<line> sentado, goalball, *asq*ete em cadeira *e rod*s, bocha paraolímpica, entre otro*". (RIBEI*O, </line>
<line> 2009, p. 1*1). </line>
</par>
<par>
<line> A*nda nessa mesma linha d* pe*quisa do autor, </line>
<line> a educ*ção inclusiv* pede </line>
</par>
<par>
<line> flexibilização n* </line>
<line> desenv*l*imento dos conteúdo* a serem traba*h*dos j*nto aos alunos, </line>
</par>
<par>
<line> *compan**da de *ro*ostas ino*ad*ras d* p*ofi*si*nais que, ampara*o*, si**am-se </line>
<line> est**ula**s a aceitar o de*afio que * a i**lusão d* aluno* com ne*essidades especiais nas </line>
<line> aulas de Educação Física. </line>
</par>
<par>
<line> Um dos ava*ço* rea***ados e* </line>
<line> práticas esportiv*s **nsid*r*d*s inclu*iva* é </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> parti*ipação de pessoas com </line>
<line> def*c*ê*ci* em eventos </line>
<line> *nteriormente oferec**os s*m*nte </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *tlet*s sem de*iciên*ia, "como maratonas, travess*a* em mar a*erto * competiçõ*s de *ata*ão. </line>
<line> R*v. FSA, Teresin* PI, *. 20, n. *, art. 11, p. 20*-227, jan. *02* www4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. M. S. C*rvalho, M. C. Mig**l, R. Z. Silveira </line>
<line> *20 </line>
</par>
<par>
<line> Um dos aspectos que favorecem a participação das **ssoas com deficiência em ta*s eve*to* é </line>
<line> que não s* evidência a pre*ença de barr*iras arquite*ônicas comuns em outras moda*idades" </line>
<line> (P*NAFO*T, 2001, 129). </line>
<line> O reconhecim*nto dos benefí**os da prát*ca d* *sporte ada**ado tanto na reabil*tação </line>
<line> como n* form*ção d* pess*a com deficiê*c*a, *eja *la c*ngênita ou adq*irida, *ez do espor*e </line>
<line> uma ferrame*ta impo*tante no proces*o de in**usão social, chegando ao am**en*e escol*r. </line>
<line> 5.* A defi*iência auditiva e a pr*tica das atividades fís*cas *omo i*clusão </line>
<line> * Educação para surdos ou a*un*s *o* perda auditiva teve "início no Brasi* aind* n* </line>
<line> século X*X com *duard Huet, professo* francê*, que foi apresentado p*r* o i**erador D. </line>
<line> *edro II pelo M*rquês de Abrante*, *ue o tinha conheci** c*mo hábil educador de surdos" </line>
<line> (SILVA, 2014, *.10). </line>
</par>
<par>
<line> No que se </line>
<line> *efere à defini*ão de perda audi*iv* e surdez, Si*va (2014, 1*), afirm*: p. </line>
</par>
<par>
<line> "Entend*-s* *or P*rda Auditiva e sur*ez a *erda parcial ou **soluta da audição, ou seja, d* </line>
<line> cap***dade d* o*vir e interpretar o* sons p*oduzi*os pelo ser humano ou pelo meio ambiente </line>
</par>
<par>
<line> que o cerca. No mesmo caminho, Gor**tti e Costa (2008, p.1*0) * definem "co*o a </line>
<line> perda </line>
</par>
<par>
<line> total o* pa*cia* da *apacidade d* ouvir </line>
<line> ou p*rceber si*ais sonoro*". Borg*s e Costa (2016, </line>
</par>
<par>
<line> p.1*) afirmam compratilhar dessa mesma concepç*o e *efe*dem que, para que ha*a in**uso, * </line>
</par>
<par>
<line> preciso que pr*fess*r de o </line>
<line> "Educação F*sica s* </line>
<line> atente às necessidades **s alu*os sur*os </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> com pe*da au*itiva, e *esenvolva atividades q** permi*am aos alunos ouvint*s conhe*erem * </line>
</par>
<par>
<line> realid*de do colega e, assim, possibilitar *nteração de todos". Poré*, ess* a </line>
<line> int*ração só </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> p*ssíve* se o professor, antes d* tudo, buscar conh**er a ***tura, a realidade vivenciada pelos </line>
<line> al*nos com defici*ncia audit*va. </line>
<line> Po*tanto, entende-se "qu* o aluno s*rdo não pod* s* tor*ar o c*ntro das atenções, *as </line>
<line> *im, par*e integrante da comun*dade es*olar c*mo *odos q*e nela atuam" (BOR*E*; </line>
<line> COSTA, *016, p.11). D*ssa fo*ma, o profissio*al de Edu**ção *ísica contribui de fo*ma </line>
<line> satisfatória *a educaçã* *e "alu*os com d**ici*nci* auditiva, e**imulan*o a práti** de </line>
</par>
<par>
<line> ati*idade* *ue amplie * comunicação *o </line>
<line> aluno co* o mei* *xterno, posi*i*i*ando, *ssi*, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> interação do alun* com a sociedade qu* o cerca e contri*uindo para a inclusão social" (DIAZ, </line>
<line> et al., 2009, p. *0*). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 1, *r*. 11, p. 206-227, jan. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/*evis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> **clu*ã* d*s A*un*s P*rtadores de Necessid*d*s E*peci*is nas Atividades da Área de Educação F*si*a </line>
<line> 221 </line>
</par>
<par>
<line> 5.3 A música nas atividades de e*ucação f**ica: uma práti** acolhedor* e *ficaz p*ra os </line>
<line> aluno* por*adores de ne*essidad*s esp**iais - Apne </line>
<line> B*aga e O*iveira (2*09, p.4*) en*ende* que "h* evidência* na histó**a da hu*anidade </line>
<line> que *ompro*a* que a música é conhec*da * pratic*da des*e a pré-histór*a". *s pesqisadores </line>
<line> d**ce*n*m que a m*si*a *tualmen*e é uma das vertentes a*tísticas mais p**s*nte ** n*sso *ia a </line>
</par>
<par>
<line> di*, indivi**almente na vida diária d* crianças e ad*le*centes, estabelecendo e </line>
<line> fa*ilidades </line>
</par>
<par>
<line> *ar* o desenvolv*me*to r*tmico, q*e é o co*ponente essencial a s*r ex*lor*do para *aran*ir o </line>
<line> aprend*zado ** dança, *os espo*tes da* luta* e *as ativid*de* física* de modo *eral. Ainda que </line>
<line> nenhum critério cien*í*ic* *d*ita co*stitui* seu desen*olvimento de forma concisa, a história </line>
<line> d* música se co*f*n*e co* a própria *istória ** desenvolvimento da inteligên*ia e da cul*ur* </line>
<line> da humani*ade. </line>
<line> Logo, compreen*e-s* q*e a *ducação Fís*ca **m *omo fundamenta* elemento *e </line>
<line> estudo o *ovimento humano, po*t*nto, na Ed**açã* Física *scola* se *s**ra qu* os </line>
</par>
<par>
<line> educadores propiciem </line>
<line> **s al*nos formas </line>
<line> distinta* d* se *ovimenta*em, para que </line>
<line> *e*sem </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> propósito do seu amb*ente no *undo em que habitam. </line>
</par>
<par>
<line> No ambiente esc*lar, a m*sica tem o intuito de des*n*olv*r e provocar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ap*endizagem do alun*. Ela instr*i o educ**do a escutar * a ouv*r d* modo ativo e ref*exivo, e </line>
</par>
<par>
<line> assim </line>
<line> como a*i*da aos </line>
<line> *xercícios físicos se to*na instrume*to pedagógico fa*o*á*el, </line>
</par>
<par>
<line> insti**ndo e motiva*do a compreensão e </line>
<line> a ex*eriência de </line>
<line> n*vos *ovimen*os físic*s </line>
</par>
<par>
<line> (BRAGA, </line>
<line> 20*2), se*do c*m*osta de *rê* elemento* construtivo*: o ri*mo, a melodia * </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> h*rmonia (C*M*RG*, 1994). </line>
</par>
<par>
<line> Camar*o (1994, p.71) a*v*rte que a música precisa t*r o con*eit* cert* para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> movimento, e enum**a "*s contribuições que * m*si*a t*az para o movimiento, *omo *uxiliar </line>
</par>
<par>
<line> no desenvolvime*t* psicomotor, </line>
<line> neu*o*uscul*r, senso de </line>
<line> direção, como </line>
<line> estimulante, </line>
</par>
<par>
<line> m*tivado*a, e p*ra sugerir o ritmo </line>
<line> auto**t**am*nte, auxiliando o educa**r adap*ar um* a </line>
</par>
<par>
<line> maior *iber*ade d* movi*entos". Nes*e sentido, a mús*ca representa uma ação ess*n*ial </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> inspirar, avi*ar, desencadear um se*timent* inter*o </line>
<line> que, *ua*do tradu*id* </line>
<line> e* expressão </line>
</par>
<par>
<line> *or*o*al, aprese*t* u*a atitude incondicional e rít*ica. </line>
</par>
<par>
<line> Já **gelim (20*3) destaca que em te**o* emociona**, a *ús*ca com vibrações lenta* </line>
</par>
<par>
<line> tê* efe*to relaxante * a* *ú*icas com vib**ções ex*r*mamente aceleradas t*m resultado </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> intens* es*im*lação </line>
<line> ne*vo*a. Es*e conh*c*mento to*na-se *xtraordinário pa*a o profe*so* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Educação F*si*a acert*r na seleç*o das ca*ções, be* com* desenvolver trabalhos *usicais e* </line>
</par>
<par>
<line> grupo </line>
<line> ou ind*vidualmente, det*rminan*o </line>
<line> **eviame*te o ambiente *** de*ej* instaurar nos </line>
</par>
<par>
<line> *ev. F*A, T*resina PI, v. 20, n. 1, art. 11, *. 206-227, jan. 2023 </line>
<line> www4.*sanet.com.br/re*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. M. S. Carva*ho, M. C. Miguel, R. *. Silveira </line>
<line> 222 </line>
</par>
<par>
<line> *eu* exercícios. </line>
</par>
<par>
<line> Ne*se *ainel, p**c*be-se que com múltiplo* treinam*nto* f**icos a aparência </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> cansaço, da *or </line>
<line> e *a m*notonia po*em se perpetuar - </line>
<line> est*ndo a atenção das </line>
<line> pe*soas </line>
</par>
<par>
<line> focalizada em sua* apropriadas percepçõ*s. A*sim *endo, a música </line>
<line> pode se tornar *m </line>
</par>
<par>
<line> componente apropriado par* a distração dess** indivíduos, ade***do para desvincular </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> atenção das pes*oas para outro estímulo que seja igual*ente prazeroso. N*sse sentido, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> mú*ica, </line>
<line> *urante o trei*amento físico, ganha *mportância e c**torno, *u </line>
<line> **ja, quem a </line>
<line> escu** </line>
</par>
<par>
<line> r*sp**de tanto afetiva c*mo corporalmente. *s*e fa*o ap*n*a par* a hipótese de que a mú*i*a </line>
<line> tem *ma *ncl*são muito *xpressiva c*m a condiçã* psicofisiológica *o su*eito. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse *ontext*, o rendimento </line>
<line> *as at*v*dades físicas </line>
<line> t*mbém * um dos fatores </line>
</par>
<par>
<line> influenciad*s *ela música, porque * música tem expres*ividad* durante * ***rc*cio fí**co, </line>
</par>
<par>
<line> po*endo oc*sionar alte*ações psicológ*ca* e *ísica* que i*ã* provoc*r reaçõ*s </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> compo*tamento *os *luno* qu* </line>
<line> usam a mú*ica </line>
<line> par* </line>
<line> a prática da *tividade </line>
<line> fí**c*, </line>
</par>
<par>
<line> prin*ipalmente par* as *e*soas *ortad**as de neces*idades e*pe*iais. </line>
</par>
<par>
<line> Garcia </line>
<line> e *a*in (*0*2, p. 1) arg*em qu*, em *iferente* treinamento* *í***os, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ap*rência d* c***aço, da dor e da </line>
<line> "m*notonia podem e*tar presentes, *e não </line>
<line> *ouver *m </line>
</par>
<par>
<line> eleme*to que dis*r*i* o in*i*íduo **rante es*e </line>
<line> ex*rcício, o mesmo **de ser ext*emamente </line>
</par>
<par>
<line> enfadonho, principalmen*e por ser repetitivo". O que ocorr* c*m exercícios que possue* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> "r**etição mecân*c* é que a percepção de dor pode </line>
<line> se tornar mais nítida, pois a aten*ão </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> indiví*u* fica focada ** suas pr*pria* s**sações de cansaço * dor" (GAR*IA; ZANIN, 201*, </line>
<line> p.*). </line>
</par>
<par>
<line> Há q*e se fris*r q*e sucessivament* nas *c**e*ias ** </line>
<line> **esença </line>
<line> de músi*a*, o que </line>
</par>
<par>
<line> auxilia a co*stituir o ritmo d*s e*ercíc*o* dos praticantes * a distraí-los. *nt**tanto, as pessoas </line>
<line> e*cutam as mesm*s músicas, mas *em todas possue* o mesmo gosto mus*cal. Nessa </line>
<line> per*pect*v*, a músi*a quando de*agradável ao gost* individual, ao **vé* de aj*dá-lo, poderá </line>
<line> atra*alhar o desempenho fís**o. Nesse c*nário, a *úsica t*m uma inclusão muito forte *om o </line>
<line> "estado *si*ofisiológico do *ujei*o, tendo, assim, uma relação d*r*ta *** o seu re*dime*to na </line>
<line> prática do exe*cí*io físico" (SA*T*S, 2008, p.1). </line>
</par>
<par>
<line> Mcardle et al (1991) *rgumenta* qu*, *ua*d* música for agra*á*el *o *osto a </line>
</par>
<par>
<line> musical do indivíduo, será mai* um aliado à *rática d* *tividade fí*ica, *ois </line>
<line> ir* distr*í-lo, </line>
</par>
<par>
<line> principalmente das re*postas *nt*rnas do corpo dor da *tividade física. *as se a melodia à </line>
</par>
<par>
<line> empregad* "durante a atividade não for d* </line>
<line> g*sto musical do indi*í*uo, *erá ma*s um </line>
</par>
<par>
<line> empecilho para a prát*ca da atividade, sen*o </line>
<line> *elho* a *usência da mús*ca, pois o *ndivíd*o </line>
</par>
<par>
<line> terá *e* organismo vol*ad* p*ra re*postas interna* </line>
<line> des*gradáveis c*mo dor e *a*saço" </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FS*, Te*esina, v. 20, n. *, a*t. 11, p. 2*6-*2*, jan. 2*23 </line>
<line> ww*4.fsan*t.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Inclu*ão do* Alu*os Porta*ore* de Nec*ssid*des **peciais na* A*ividades da Área de Educ*ção Física </line>
<line> 22* </line>
</par>
<par>
<line> (*CCARDLE e* al., 1991, p.25). </line>
</par>
<par>
<line> *on*equentemente, * m*sica, *uan*o prazerosa, po*e ainda inf*u*nciar *o </line>
<line> de**mpe*ho dos alunos, pois o mesmo p**erá ter um* p*rc*pção de cans*ço e dor mais *en*a </line>
<line> * *ua hab*lida*e física aumen*ada e intensificada. </line>
<line> 5.4 A Nat*ção e o Ci*lismo como Modalidades Esportiv*s Al*ada aos Apne </line>
<line> De aco*do com * *und**ão São Francisco Xavier, a nata*ão é: </line>
<line> U* esporte completo, uma v*z *ue coloca t*dos o* mú*culos em *o*imento, </line>
<line> dep*nd*ndo d* tipo *e **cessi**de especial, se faz ne*ess*rio o acompanha*ento </line>
<line> de um profission*l especializado". "Pa*a os cadeir*ntes, * sen*ação *e estar </line>
<line> f*utuan*o so*re a *gua traz calm* e tor**-se um* prá*ica agrad*vel, ** que essas </line>
<line> pessoas têm d* suportar s*us p*óprio* pes*s, *pe*as com a part* superior d* corpo </line>
<line> *m sua v*vência diária. (FUNDAÇ*O SÃ* FRANCISCO XAVIER, 2017, p. 1) </line>
<line> * ci*lism* ta*bém é ac*nselh*do p*ra ** pessoas portadoras de nec*ssida*e* v*suais, </line>
<line> pois "p*dem utilizar bicic*etas adap*adas para u*o em du**as, com * acom*anhamen*o d* </line>
<line> pessoas *ue ten*am *** visão p*ra aux*liá-las. Já os *urdos devem pedalar c*m a com*anhia </line>
</par>
<par>
<line> de uma *utra pessoa </line>
<line> *u mesmo um cão guia, para </line>
<line> evitar *cid*ntes". Portanto, qu*m possui </line>
</par>
<par>
<line> di*iculdades *ssociados ao* membros infer*ores * superio*es encontra biciclet*s ad*ptadas </line>
<line> (F*NDAÇÃO SÃO FRANCISCO XAVIER, 2017, p.1). </line>
<line> 6 *ONSIDERAÇÕES FINAIS </line>
<line> **ss* co*text*, para que de fato a inclusão possa *e efeti*a* na vida edu*acional dos </line>
<line> alunos com nec*s*idades especiais, as escolas dev*m re*sig*ificar * atendimen*o pedag*gico </line>
</par>
<par>
<line> * *dotar metodologi*s inter*tivas. Por*anto, o pro*e*so ** ensino * </line>
<line> *pr*ndiz*gem em </line>
</par>
<par>
<line> ed*cação Física não </line>
<line> se res*r*nge ao s*mples exercício de *ertas habilidades destrezas, m*s e </line>
</par>
<par>
<line> *im de capacitar o indivíduo a r*fletir sobre s*as potencia*id*des co*porais e, com autonomia, </line>
<line> exer*ê-las. </line>
<line> *lém *iss*, a música pod* ser um componente adequado para d*strai* os alu*os </line>
</par>
<par>
<line> port*d*res d* necessidades es*eci**s, to*nand*-se capaz de d*sv*ncu*ar a atenção da </line>
<line> pes*oa </line>
</par>
<par>
<line> para outro </line>
<line> *st*mulo </line>
<line> que se t*rne *ais *razeroso, e, nesse períod*, a músi*a duran*e * </line>
</par>
<par>
<line> ex*rcício físico recebe sign*ficâ*c*a e c*nt*rno. Por*anto, *az-se primordi*l que o profissional </line>
<line> de Edu**ção Fí**ca *steja *apacitado para desenvolver formação c*ntínu* no *ecorrer d* sua </line>
<line> prática e*ucativa, *e forma d*n*mi*a, c*ntextualizada * signif**ativa para *ada e**udante. </line>
</par>
<par>
<line> Diante do *x*osto, e**e tema merece a*enção espe*ial*ente no q*e se refere </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, *. 20, n. 1, art. 11, p. 206-22*, jan. 2*23 ww**.fs*net.c**.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. M. S. Carv*lho, M. C. Miguel, R. *. Silve*ra </line>
<line> *24 </line>
</par>
<par>
<line> inclus** do* aluno* p*rt*dor*s de necessidades especiais nas atividad*s da disci*lina </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> Edu*ação F*si*a. Nesse parâm*tro, estu*os sobre o tema são de *xtrema </line>
<line> i*portânci* par* </line>
</par>
<par>
<line> profissi*na*s e pesquisadores da ár*a; outras pesquisas </line>
<line> de*sa *emática d*vem ser realizadas, </line>
</par>
<par>
<line> vist* que, d*vido à *ra pa**êmica </line>
<line> do Co*id-19 que estamos </line>
<line> viv*ncian*o, tornou-se </line>
</par>
<par>
<line> impossív*l r**lizar um tr*balho de camp* com os alunos d* *ducação *special. </line>
<line> Co* esse estudo, conclui-se que a inclusão *os alun*s portadores de nec*ssi*ades </line>
</par>
<par>
<line> esp*ciais aos demais g*upos d* alunos, po* meio das at*v*dades d* E*ucaç** Física </line>
<line> nos </line>
</par>
<par>
<line> processo* d* ensino apren*izagem vem cont*ibu*n*o par* a formação e c*pacitação d* novo* </line>
<line> i ndi ví duos . </line>
<line> R*FERÊ*CIAS </line>
<line> AL*ES, M. R. L. Educação física adaptada: on*e *s*á você? AS*EF: As*o*i**ões </line>
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<line> *efi**ente* e Familia**s. Trabalho </line>
<line> de Co*clus*o de Curso (Gra*uação), </line>
<line> licenciatura em </line>
</par>
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<line> *ducação </line>
<line> Física. </line>
<line> Pres*dente </line>
<line> Prud*nte </line>
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<line> ARAÚJO JÚN*OR, D. A. EDUCAÇÃO *ÍSICA NA E*COLA I*CLUS*VA: Estudo d* caso </line>
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<line> Vol. </line>
<line> 12. </line>
<line> p. </line>
<line> *-18. </line>
<line> dezembro </line>
<line> *e </line>
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<line> Contribuição dos Autores </line>
<line> S. M . S. C*rval** </line>
<line> M. C. Miguel </line>
<line> R. Z. Silveir* </line>
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<par>
<line> 1) c*ncepção e planejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) aná*ise e in*erpretaç*o dos d*d*s. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração do rascunho ou na revisão críti*a do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) part**ip*ção na *p*ovaçã* da versão final do m*nus*rito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
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<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 20, *. 1, art. *1, p. 206-227, **n. 2*23 </line>
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