A Horta Escolar como Agente de Transformação Social e de Educação Ambiental / The School Vegetable Garden as an Agent of Social Transformation and Environmental Education
Abstract
Este trabalho objetiva a implementação de ações sustentáveis e comunitárias desenvolvidas em âmbito escolar, de modo a promover a união entre escola e a comunidade local no consumo e na preservação da horta escolar, como também o desenvolvimento do senso de responsabilidade, preservação, cuidados e defesa com o meio ambiente, a importância de uma alimentação natural, além do envolvimento nas ações pedagógicas de maneira interdisciplinar. A metodologia de estudo é de cunho descritivo e transversal, pois a revisão da literatura possui relevante papel no conhecimento e na discussão de realidades, de ações e programas. O Estudo de campo foi realizado na Escola Estadual Professora Maria Expedita Silva, situada no município de Mauá, ABCDM Paulista, região metropolitana de São Paulo, dentro do contexto da Educação Ambiental, visando à utilização da horta escolar como eixo condutor de dinâmicas comunitárias, uma vez que envolve o consumo no enriquecimento da própria merenda, como também a distribuição nas redondezas onde a horta é cultivada. Os resultados demonstram o engajamento dos adolescentes nas ações sustentáveis do projeto educacional, refletindo na modificação de posturas colaborativas na integração ao seu meio natural.
Palavras-Chave: Dinâmicas Comunitárias. Escolas Públicas. Sustentabilidade.
ABSTRACT
This project objective is the implementation of sustainable and community actions developed in the school environment, in order to promote the union between the school and the local community in the consumption and preservation of the school garden, as well as the development of a sense of responsibility towards the environment, the importance of working on the preservation, care and defense of the environment, the importance of a natural diet, in addition to the involvement in pedagogical actions in an interdisciplinary way. The study methodology is descriptive and transversal, as the literature review has a relevant role in the knowledge and discussion of realities, actions and programs. The field study was carried out at the Professora Maria Expedita Silva State School, located in the municipality of Mauá, ABCDM Paulista, metropolitan region of São Paulo, within the context of Environmental Education, aiming at the use of the school garden as a conduit for community dynamics, a since it involves consumption to enrich the meal itself, as well as distribution in the surroundings where the vegetable garden is cultivated. The results demonstrate the engagement of adolescents in sustainable actions of the educational project, reflecting on the modification of collaborative postures in the integration to their natural environment.
Keywords: Community Dynamics. Public School. Sustainability.
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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2022.19.7.9
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