Educação Indígena: Relação Identitária dos Truká com a Caatinga / Indigenous Education: Identity Relationship of the Truká with the Caatinga

Artenízia Luisa da Silva Pereira, Roberto Remígio Florêncio, Carlos Alberto Batista dos Santos

Abstract


Este texto traz informações de forma contextualizada sobre o Povo Truká e sua relação com a Caatinga. Todavia, esta dinâmica tem como princípio a convivência comunitária, em busca de autonomia para construção de espaços para convivência e preservação, através da proposição de políticas públicas. Esses espaços fazem parte do patrimônio material e imaterial do universo religioso do povo Truká e possuem um papel importante na vivência cultural deste povo. Trazemos os discursos sobre emergência étnica no Nordeste, suas características e procedências, tendo a luta dos Truká e outros povos como essenciais para esse movimento que permeia a construção de identidades.

 

Palavras-Chave: Povos Indígenas do Nordeste. História. Identidade. Meio Ambiente.

 

 

ABSTRACT

 

This text provides contextualized information about the Truká People and their relationship with the Caatinga. However, this dynamic has as its principle community coexistence, in search of autonomy to build spaces for coexistence and preservation, through the proposition of public policies. These spaces are part of the material and immaterial heritage of the religious universe of the Truká people and play an important role in the cultural experience of this people. We bring the discourses on ethnic emergence in the Northeast, its characteristics and origins, having the struggle of the Truká and other peoples as essential for this movement that permeates the construction of identities.

 

Keywords: Indigenous Peoples of the Northeast. Story. Identity. Environment.

 

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2022.19.8.10

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