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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
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<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 8, art. 10, p. 213-231, *g*. 20*2 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*2.19.8.10 </line>
</par>
<par>
<line> *ducação Indígena: Relação Ident*t*ria dos Tr*ká *om a Ca**inga </line>
<line> Indigeno** Education: I*entity Rela*ions*i* of the Tru*á with the Caa**nga </line>
</par>
<par>
<line> A*tenízia L*iza *a Silv* P*reira </line>
<line> G*aduada em História (C*SV*SF) </line>
<line> Especialist* ** Escolar I*dígena de Truká - *abrobó-PE </line>
<line> *rtevivagav*ao@hotmail.com </line>
<line> Ro*er*o Remígio Florê*cio </line>
<line> Douto* em *ducação **la (UFBA) </line>
<line> *ro*essor do IF S*r**o Pernam*ucano (IFSertãoP*) </line>
<line> b*toremigi*@yahoo.com.br </line>
<line> *arlos Alberto Bat*sta *os Santos </line>
<line> Dou*or e* Et*obio*ogia e Con*er*a*ão da Natu*eza *ela (UFRPE) </line>
<line> Prof*ssor do PPGEcoH (Mestrado e Dout*rado em Ecologi* H*m*n*) pe*a UNE* </line>
<line> cac**atista@yahoo.com.*r </line>
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<line> *nder*ço: Arteníz*a Luiza d* *i*va Pereira </line>
<line> Editor-Chefe: *r. Tonn* K*rley de Al**c*r </line>
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<line> Co*unidade *ndígena de **uká, Ilha *a Assun*ão, </line>
<line> Rodrig*es </line>
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<line> Ca*robó-PE, Br*sil. </line>
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<line> Ende*eço: </line>
<line> Ro*erto Remí**o Florênc*o </line>
<line> Artigo receb*do e* 2*/04/2022. Última versã* </line>
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<line> R*a São Cr*stóvão, *. *0, Petr*lina-PE, Brasil. </line>
<line> recebi*a em 11/**/2022. Aprovado em 12/05/202*. </line>
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<line> Endereç*: </line>
<line> Carlos Alberto Batista d*s Sant*s </line>
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<line> *ua Cesári* da Silva, n. *-A, ce*t*o, Ju*zeiro-BA, Bras*l. </line>
<line> Avaliado pelo siste*a Triple R*vie*: D*sk Rev*ew a) </line>
<line> pelo Editor-Chef*; e b) Double B*in* *eview </line>
<line> (a*aliaç*o cega *o* dois *valiadores da áre*). </line>
<line> Rev*são: Gramatical, *ormativa e de For*a**çã* </line>
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<line> A. L. S. Perei*a, R. R. Florênc*o, C. A. *. Santos </line>
<line> 214 </line>
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<line> R*SUMO </line>
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<line> Este t*xto traz informações de form* co*te*tualizada sobre o Povo Truká * sua re*açã* com a </line>
<line> Caatinga. Todavia, est* dinâmica t*m co*o princíp*o a convivência comunitária, e* busca de </line>
<line> a**onomia para construção de esp*ç** pa*a conviv**cia * pr*s**vação, atr*vés da *roposiç*o </line>
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<line> de polític*s *ública*. Esses espaços fazem part* d* p*trimônio ma*erial e imateri*l </line>
<line> ** </line>
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<line> u*i**rso religios* do povo Truká e pos*ue* um pa*el impor*ante na vi*ência c*ltural deste </line>
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<line> povo. Trazemos os discurs** sobre emergênc*a étnica no Nordeste, suas *a*acterís*icas </line>
<line> e </line>
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<line> pro*e*ê*cias, </line>
<line> tendo a luta dos Truká e ou*ros povo* c*mo essenciais para e*se movi*e*to </line>
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<line> que permeia a construç*o de *dentidade*. </line>
<line> Pa*avras-Chav*: Povos Indí*enas do *o*de**e. Hi*t*r**. Identi*ade. *e** Amb*ent*. </line>
<line> A*STRA*T </line>
<line> Thi* text provi*e* *ontext*alize* inform**i*n about the *ruká People and their rel*tionship </line>
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<line> with the Caatinga. Howeve*, this dynamic has </line>
<line> as its prin*iple community </line>
<line> coexistence, </line>
<line> in </line>
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<line> se*rch of *utonomy to build spac*s for coex*ste*ce and *r*serv*tion, through the propo**tio* </line>
<line> of public p*licies. These *paces are part of the material and imma**rial heritage of t*e </line>
<line> religious univers* of the *ruká people and pl*y an important role in the cult*ral exp*rie*ce of </line>
<line> this people. We bri*g the di*courses on *thnic emer*ence *n the *orthe*st, its characteristic* </line>
<line> and origins, having *he *truggle of th* Truká and other peop*es as essent*al for this mov*ment </line>
<line> that perm*ates the construct**n of identiti*s. </line>
<line> Keywords: In*igenous Peoples of th* N*rthea*t. *tory. Identity. Enviro*ment. </line>
</par>
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<line> Rev. F*A, Teresina, v. 19, n.8, a*t. 10, *. 2**-231, ago. 2022 </line>
<line> www*.fsane*.com.br/rev*sta </line>
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<line> Edu*ação Indígena: Relação *de*t*tár*a dos Truk* com a Caatinga </line>
<line> 21* </line>
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<line> 1 I*TROD*ÇÃO </line>
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<line> As socie*ad*s ind*genas sã* ef*tivamente cont**porânea* *quela do etnóg*a*o </line>
<line> (LARAIA, 19*5), da *ua* *articipam media*t* interações sociocultur*is que preci*am ser </line>
<line> descri*as e anal*sadas, pois *on*tit*em uma *imensão esse*cial à *ompreensão dos dad*s </line>
<line> ger*do*. Est* constataçã* deixa c*aro a *m*ortância da* r*fl*x*es ac*rca da abo*dagem da </line>
<line> t*mática *ndígena, n* perspectiva da pesqui*a por event*ais conh*cimentos que os envolv**. </line>
<line> Tendo como p*nto de pa*tida a experiência profissional, es*e artigo ap*esent* *ma </line>
<line> *iagem na Histó*ia de um ***o que, d* geração *m geração, contrib*i cul*u*alment* p*ra *m </line>
</par>
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<line> pr*cess* d* abertura de novos conhecimento* para o mundo da**eles que </line>
<line> ousam ap*ender </line>
</par>
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<line> com ou*ros *lhos s**r* o que os cer*a. O texto p*ocura ampliar </line>
<line> d*sc*ssões a </line>
<line> respeito de </line>
</par>
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<line> temáti*as i*portan*es para o con*exto indíg**a e não í*dio, rela*a com c*areza sobre </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> necessidade de ta* tendê**ia, levando e* consi*e***ã* a* dife*e*ças en*re os povos i*díg*na* </line>
<line> *a Região No*deste e os da Amazônia. Se, na Amaz*ni*, a m*is grave ameaça é a invasão do* </line>
<line> território* indígenas e a degrada*ã* do* rec*rsos ambie*ta*s, no *a** do Nordeste o d*s*fio à </line>
</par>
<par>
<line> ação indigenis*a é restabelecer os t*rr*t*rios in*íge*as, promov**do * r*tirada </line>
<line> dos *ã* </line>
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<line> indígenas das áre*s in*****as, desn*turalizando a "mistura" *omo única via de sobrevivência </line>
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<line> e cidad**ia. Oliveir* (*9*7) nos tr*z que o fa*o s*cia* </line>
<line> q** nos úl * i * os </line>
<line> vint* *nos vem se </line>
</par>
<par>
<line> i*pondo como caracterí*tico dos po**s i*d*gen*s do Nordeste é cha*ado proce*so </line>
<line> de </line>
</par>
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<line> *tnogênese. </line>
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<line> S**undo Bartol*mé (2006), a </line>
<line> etn*gênese tem *ido *m t*r*o u*ado para </line>
<line> design** </line>
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<line> d*ferentes proc*s**s socia*s pro*ago*izados *elos **u*os étnicos, **rém es** trabalho visa </line>
<line> abrir *ovas po*ta* de discus*ões a respeito d* trato com a *atureza e su* a*ce*tra*idade, um* </line>
</par>
<par>
<line> vez q*e a </line>
<line> dinâmica n**u**l da ter*a também tem sido c*locad* à </line>
<line> pr*va mediant* os vár*o* </line>
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<line> jo**s de i*teresse que cercam. Na *erd*de, a etnogênes* f*i é u* proc**so históri*o </line>
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<par>
<line> a </line>
<line> e </line>
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<line> co**tant* *ue refle*e * di*â*ica cultural e polít*ca das sociedade* *n*erio*es *u ex*er*ores ao </line>
<line> dese*vo*vi*ento d*s es***os nacio*ais da atua*ida*e. É o processo básico da configuração e </line>
<line> estrutu*ação *a diversidade cultural huma*a. Suas raízes fundem-s* nos milênios e projet*m- </line>
<line> se até o *resente. </line>
<line> Há centen*s d* *ilhare* d* anos, q*ando al*uns memb*os *e *m* trad*ção caça*ora, </line>
</par>
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<line> *a*ante* </line>
<line> de uma língua com*m, migravam bus*ando **vos </line>
<line> h**i*ont**, separa*a*-se tant* </line>
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<line> cultural quanto *in*uis*ic*ment* do *rupo inicial a que pertenciam, </line>
<line> da*do l**a* ao </line>
</par>
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<line> desenvolvim*n*o de um nov* *ipo de coletivid*de social, li*guística e cult**al. </line>
<line> Rev. F*A, T*r*sina *I, v. 19, n. 8, *rt. *0, *. 213-231, *go. 2022 www4.fsane*.com.br/r**ista </line>
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<line> A. L. *. *erei*a, R. R. Florên*i*, C. A. B. Sant*s </line>
<line> 216 </line>
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<line> Em mui*as ocasiõ*s, o* novos âmb*tos ecol*gico* a *u* chegava* condicion*vam </line>
<line> s*as respostas culturais ao mei* ambiente, le*an*o a m*ior*s especia*izaçõ*s e, </line>
<line> co*sequentemente, a diferenciações (B*R*OLOMÉ, 1998; 20*6). </line>
<line> As principais p*oblem**icas *nfrentadas pel*s po*os ind**enas foram e até ho*e o s*o </line>
</par>
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<line> dentr* *utros, a desa*ropriação *erritorial, a s*b*rdinação po*íti*a, </line>
<line> * *ragilid*de </line>
<line> na </line>
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<line> preservação *ultural e a *iscr*mi*açã*, que geraram e*pob**cim*nto, destituiçã* de serv*ços </line>
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<line> p*blico* </line>
<line> b**icos, com considerável exclusão étnica. Con*udo, com a b*sca pelo </line>
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<line> *orta*ecimento *e *uas *rganizaç*es, esse* po*os im**lsi*naram a prot*ção l*ga* </line>
<line> *os seu* </line>
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<line> d*reitos, co* um* consciência étnica fortalecida, promovendo ** v*rdadeiro *n*ercâ*bio </line>
<line> cultural e iden*itário. Segun*o o Re*a*óri* *e *iagem do sociól**o M*rco Antôn** d* </line>
<line> Es*í*ito Sant* (BAT*S*A, 20*4), o sa*do da rel*ção do* Truká, com os órgãos do *stado de </line>
</par>
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<line> Perna*buco, na I*ha, é péssimo. E*istem no m*mento tr*s signi**cativas </line>
<line> concen*raç*es </line>
<line> de </line>
</par>
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<line> reman*scentes Truká no *unicípio de *abrob* *ste estudo tem como objetivo principal e </line>
<line> apresentar es** rela*ão i*ent*tária dos Truká com a sua ance*trali*ade e territorialidade, tendo </line>
<line> a Caat*nga * o R*o Sã* Fra*cisco co*o principais ele**ntos ** *igação *om a natureza, **m a </line>
<line> *ãe-terra. Alé* disso, prete*de-se descrever * pensamento dos *ais velhos *obre * Caatinga </line>
<line> e sua *tilizaçã* no d*a a dia, anali*ar as ações *ealizadas no po*o Truká r*fer*nte aos cuidados </line>
<line> com *sse esp*ço ** fo*mação e *de*tificação. </line>
<line> 2 R*FER*NCIAL TEÓRICO </line>
<line> 1 O Po** Truká </line>
<line> O povo Truká ha*it* a Ilha de Assunção, local*zada n* municíp*o d* Cabrobó, </line>
<line> Perna*bu*o, região do submédio São Francis*o, entr* os e*t*dos d* *ahia e *e*na*buco. A </line>
</par>
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<line> popul**ão Truká é de aproxima*am*nte 4.000 indígenas, ha*i*ando uma área territo**a* </line>
<line> d* </line>
</par>
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<line> aproxima**mente *e 6.000ha, onde v*ve* </line>
<line> em plena *ependênci* da te*ra e do Rio São </line>
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<line> Francisco (Opará), que banha seu entorno. </line>
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<line> His*or*came*te, o po*o *assou po* mu*tos entraves até o* </line>
<line> dias at**is, </line>
<line> com relação </line>
<line> à </line>
</par>
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<line> l*t* pela t*rra-mãe e a gar*ntia de seu* direi*os origi*ais e tradicionai*. </line>
<line> Con*e*er *s antepassa*o* históri*os dos Truká é lembrar * historicidade dos povo* do </line>
</par>
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<line> *nte*io* do país, que *atam </line>
<line> de ce*ca </line>
<line> de *rês mil anos, segundo h*sto*iadores e estudios*s d* </line>
</par>
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<line> cultura A*er*ndia, como Batista (2004; 200*), Olive*ra (2014), Silva (2015), Santos (2016) e </line>
<line> Flo*êncio (2021). </line>
<line> Rev. *S*, Te*esina, v. 19, n.8, art. 1*, p. 2*3-231, ago. 2*22 *ww4.fsanet.com.*r/rev**t* </line>
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<line> *ducação Indígena: Relação I*entitária dos T*uká com a Caatinga </line>
<line> 217 </line>
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<line> Provenie*te* talvez d*s regiões andinas, entraram pela *egião s*l do *rasil, t**zen*o </line>
<line> cultur*s *o milho * do *eij*o, que espal*aram po* r*gi*es d*tas secas como o C*ntro-Oeste e </line>
</par>
<par>
<line> Nor*este. Esses povos são consi*e*ado* resist*nte* à inv*são Port*guesa e é </line>
<line> *m*ortante </line>
</par>
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<line> mencionar que fatos ref*re*t*s a e*se momento </line>
<line> da no*sa história s*o c*n*ig*rad*s em </line>
</par>
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<line> **ab*lhos lite*ári*s escritos em conte*tos outros que, muitas ve**s, esconde* as vivências </line>
<line> c*tid***as deste* qu* lutam até hoje por s*us dire*tos retira*os e* séc*lo* de dura* bata*has </line>
</par>
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<line> (OLIVEIRA, </line>
<line> 2014). *ntão, em 1573, os </line>
<line> colon*zadore* decid*ram continuar a invas*o, </line>
</par>
<par>
<line> expandindo para o sertão, pe*sando em c*nseguir mais terr*s para criar o* seu* ani*ais </line>
<line> * </line>
</par>
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<line> assim avan**ram em mais ter*as, segundo Batista (2004), *ruká (2007) e **lva (*015). </line>
</par>
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<line> Esse *ovo, no sécu*o X*II, pass*u por um *rocesso de aldeamen*o feito por </line>
<line> padr*s </line>
</par>
<par>
<line> capu*h**ho* fra*cese*, *ue destacaram em *eus **critos a diferença </line>
<line> de línguas entre í*dios </line>
</par>
<par>
<line> dessa região d* São Francis*o, que coube *o Frei Bernar*o *e Nantes, e* 1709, * *scrit* d* </line>
<line> Katec*smo índico da língua Kar*r*, f****do re*erência ao Dzubuku* língua *nt*ga dos Truká </line>
<line> (PEREIR*, 2009). </line>
</par>
<par>
<line> *m *761, a aldeia denominada d* No*sa Senho*a d* *ssu*ção prosperou e </line>
<line> obteve </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *econ*e*imento de paróquia, co* uma </line>
<line> ba*e de 4*0 índios. Por*m, *m 1**8, </line>
<line> oco*reu </line>
<line> *m a </line>
</par>
<par>
<line> grande enchente que derrubou a igre*a e ar*uinou todas a* casas *a vila. Os indíg**as *aíram </line>
<line> para out*as ilhas e locai* mais altos, fazendo surgir u* perí**o de isolamento natural. Com a </line>
<line> *e*uçã* do nív*l da água do rio, as ruínas *ornaram-s* um local sagrado pa** enterro de *ndios </line>
<line> falecidos do povo. </line>
<line> Em 1857, docum*ntos atestam o apossament* de pessoas poderosas so*re a Ilha da </line>
</par>
<par>
<line> Assunção, en*re ess*s destaca-se </line>
<line> n* é*o** * Câm*ra M*nicipal, *esguardada pelo juiz </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> mesma, o Bispo de Pesqueir*, al*gando que </line>
<line> a </line>
<line> Ilha foi doa*a p*los indígenas à Igreja, e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Est**o, que ma** **r*e, </line>
<line> no fi*a* da </line>
<line> d*cada de 1950 e **ados dos </line>
<line> a*os </line>
<line> 60, ig*ora a aç*o j* </line>
</par>
<par>
<line> instaurada </line>
<line> pe*o </line>
<line> SPI, e compra parte da Il*a da As*un*ão para instalaç*o de um nú*l*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Co*onização, a CRC (C*mpanhia de Colonização e Reforma), a SE*EMPE (*ompa*hia </line>
<line> Es*adu*l de Produçã* de Mudas * Se*entes Selecionadas ) * o IPA (Instituto Pernambu*ano </line>
<line> ** Pesquisa Ag*ope*uári*), se*u*d* Pin*o (*938). </line>
</par>
<par>
<line> O process* desencadead* </line>
<line> *elos T*uká, **ra transfor*ar a FUNAI *m parceira </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> pr*cesso d* reivi*dicação e </line>
<line> reconhecimento d* d**eito à ter*a foi o*tido com *ific*l*ades, </line>
</par>
<par>
<line> mas os parceiros, a exemp*o d* **MI, foram de grande va*ia. "Encanto não se peg* c*m </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> mão... El*s ensin*m tudo. * í**io *anta </line>
<line> par* isso", co*o nos ensina o *estr*, ** Aldeia </line>
</par>
<par>
<line> *aatinga Grande, na i*ha da Ass*nção. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina P*, v. **, n. 8, art. 10, p. 213-231, *go. 202* </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. L. S. Pereir*, R. R. Florêncio, C. A. B. S*ntos </line>
<line> 218 </line>
</par>
<par>
<line> Em 1987, foi instala*o um Posto Indígena que come*ou efetivament* a funci*nar </line>
<line> som*nte *o ano seguinte. *este *o*ento, os T*uká incorporaram um t*e*ho, que v*nha s*nd* </line>
<line> reivindicado ju*to à FUNAI, de 150ha, t*taliz*ndo 500h* do* 1.650ha pretendidos. </line>
</par>
<par>
<line> Ne*te momen*o, é ne*e*sário fa*ar de m*vim*ntos internos </line>
<line> chamado* p*lo *ovo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Ret*mada*, que, pa*a os indígenas, era a reint*gr*ção de posse *e *m ter*itório *ue *á er* do </line>
</par>
<par>
<line> povo Truká desde * início, desde temp*s ancestrais. E*sas retomadas ti*eram como base </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> l*ta pela terra de *aneira inci*iva, *uscando a d*mina**o das áreas pretendidas, q*e, por sua </line>
<line> ve*, eram d* *ovo, m*s estavam nas m*os dos não-índi*s ou posseiros (como eram chamados </line>
</par>
<par>
<line> *s agricultores *ocais e criadores de </line>
<line> gado). Para conquista da Il** da A**unção no contexto </line>
</par>
<par>
<line> que t*mo* *tual*ente, foram realizados quatro grandes eventos de retomada: </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> I Retomad* </line>
<line> - 19*1. *bje*ivo: Assegurar *e*ras delim*tad*s pelos </line>
<line> processos </line>
</par>
<par>
<line> legitimados pe*a FUNAI; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> II Retomada - 1994. Objet*vo: Res*a*r*r as terras *o p*der de Apolinário S*queira </line>
<line> (conh**ido como *i*xa da Cebol*); </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> III R**omada - 1995. Objetivo: *e*gatar a posse das terras e* dom*nação de Cícero </line>
<line> Caló e do IP* (Inst*tuto Pe*nambuc*no de Pesquisa Agropecuária); </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> IV Retomada - 1999. Objetivo: Conhecida com* a mais importante R*tomada, *st* </line>
</par>
<par>
<line> era a g*r**ti* e fi*alização dos processos de retoma*a da I*ha da Assun*ão </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *eg*l*rização da área do arquipéla*o co*o *er*itór** In*ígena (TI). </line>
</par>
<par>
<line> Não é *ossí**l escre*er com pr*ci*ão o qu* foram esses quatro pro*e**os vivenciados </line>
<line> p*los *ruká, é dito *ue cada um teve sua import*nc*a e *ue por eles e com eles ti*eram muit*s </line>
<line> lutas e ba*alhas pessoais e de cunho colet*vo. Ho*ve um p*eço * muitos ainda **gam por e*sas </line>
<line> *itórias. Ocorr*ram assassinat*s de ambos os l*dos da d*sputa, ho**e interve*ção do poder </line>
</par>
<par>
<line> público, *trav*s d*s *orça* de *egurança em diver*os epis**ios n*ssa his**ria recente </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> e*ta*o de *er*ambu*o. Ge*açõ*s foram ma*cad*s, pais e mães fo*am a*astados do </line>
<line> sei* </line>
</par>
<par>
<line> fa*iliar por </line>
<line> uma ca*sa, </line>
<line> tida pe*os Truká como *u*ta. A dignidade *nfim chegou à casa </line>
</par>
<par>
<line> a*ualme*te de 4.000 nativ*s, que viviam à mercê d* </line>
<line> *orte ou *m pod**s </line>
<line> armadilh*s </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> c*lpa*o dest*no, tendo es*e, no*e e e*dereço, como citam os *r*ká n* liv** No Re*no *e </line>
<line> Tr*ká, Reina As*unç*o (2007): </line>
<line> ** perse*uições aume*tavam * com i*s* *s poderosos inve***ram n* marginal**ação </line>
<line> desse *ovo através de proc*ssos, m*nd*d*s de pri*ã* * acusaçõe* equivoca*as </line>
</par>
<par>
<line> contra s*as lideranças. </line>
<line> Tudo isso porq*e na re*omada </line>
<line> de 1**9 o pov* </line>
<line> Tr*ká se </line>
</par>
<par>
<line> destacou e ret*mou a *onha*a mãe terra qu* se *ncontra hoje em no*sas mãos </line>
<line> (TRUKÁ, 200*, *. 25). </line>
<line> Também aparecem *pisódio* desse *omento de *utas e enfrenta*entos dos posse**os </line>
</par>
<par>
<line> por parte do* Truk* n* </line>
<line> *bra *o*s** Voz*s In***enas - professora* professores Truká e </line>
</par>
<par>
<line> (FLO**NCIO, 2021). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. 19, *.8, art. 10, p. 2*3-231, ag*. 2022 </line>
<line> www4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Educaç*o Indígena: Re**ção Identitária dos Tr*ká com a Caatinga </line>
<line> 219 </line>
</par>
<par>
<line> Ao re*oma**os toda * ilha, colocamos para *ora do território sem es*erar pela </line>
<line> Políc*a Fe*eral pa*a fazer o proces*o ** desintrusã*, todos os posseiros e o *ado que </line>
<line> estavam durante anos a pastar sobre o sang*e *e nossos antepa*sados (BARBOZ* </line>
<line> *n: *LO*ÊNCI*, *021, p. 25). </line>
<line> Politicament* o p*vo Truká se organiza com ba*e na d*visão de ati*idades, *u*os </line>
<line> papéis são distribuídos en*re *aciques, pajé*, li*e*anças e co*unidade. Cada ** respo**e*do </line>
<line> com suas re*ponsabilidades de acord* c*m a n*cessi**de estabelecida. </line>
<line> Os caciques at*am d* forma *utôn*ma den**o *o campo a que pertence sua liderança, </line>
<line> tê* a*uda do seu *orpo d* l*derança*, p*ra que os r*sultados de *uas ações *avoreçam *odo o </line>
</par>
<par>
<line> povo, essas têm po* cam** * </line>
<line> *ducação, * cultura, a saú*e, a e*on*mia e todo o bem-estar </line>
</par>
<par>
<line> s*cial. O* *ajés cuidam da ciência, nome d*do aos atos de celebração ** religi*o Truká, </line>
</par>
<par>
<line> **g*n*zando os </line>
<line> ritu*is e seus *ncami*h*me*t*s, sempre **m as bênçãos dos *nc*ntados d* </line>
</par>
<par>
<line> luz, divindades da natureza. </line>
</par>
<par>
<line> N* eco*omia T*u*á, d*staca-se a agricu*t*ra e a pesca, *endo que a </line>
<line> pri**ira </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> di*ersific***, baseada no pl*n**o de **roz, *anana, coco, milho, *ei*ão e outros a*imentos. As </line>
</par>
<par>
<line> pro*uções, principalmente de h**tifrut*, q*and* </line>
<line> nã* são consumidas localmente, s*o </line>
</par>
<par>
<line> comercializadas em feiras na á*e* urbana de *abrobó ou r*passadas a com*radores que **vam </line>
<line> para outros *ugares, isto acon*ec* prin*ipalmente com os peixes criad*s *m poços, com </line>
<line> grande habilidade pelos Tr*ká (PER*IRA, 2009). </line>
<line> 2.2 A Id*n**dade Truká </line>
<line> Par* se *alar s**r* as manife*tações i*entitária* Truká, é **ces*á*io passear na *ist*ri* </line>
<line> da emergência indí**na no Nordeste. Ist* determina uma po*ição de afirm*ção com *es*eito </line>
</par>
<par>
<line> às vári*s </line>
<line> lut*s travadas no Bra*il, *ela busca </line>
<line> de um pedaço de chão * a garan*ia de uma </line>
</par>
<par>
<line> subsistência étnica, </line>
<line> baseada em dire*to* </line>
<line> bá*icos do cidadão, mas que todos os dias são </line>
</par>
<par>
<line> neg*dos aos pov*s indíg**as brasileiros por uma cla*se *ominante, que s* j*lga p*op*ietária </line>
</par>
<par>
<line> d* cultur* identitária </line>
<line> *a*ional, </line>
<line> com* *nica. *or isso, tam*ém, subjuga *s *ovos a* </line>
</par>
<par>
<line> sil*nciamento, segun*o Silva (201*). Incluídas n*s </line>
<line> pe*das históricas dos indígenas, estão as </line>
</par>
<par>
<line> te*ras, *ue, mais do que o habitat, abrigam histórias, en*antos, anc*s*ralidad*s. </line>
</par>
<par>
<line> *m seu rel*to, </line>
<line> no livro Ín*ios na visã* *os índio* (G*RLIC, *001), Seu Quinc*, </line>
</par>
<par>
<line> ancião que te*e mais de *5 anos de liderança no povo T*uká </line>
<line> da Ilha da Assu*ção, *nd*ca a </line>
</par>
<par>
<line> importância de u*a luta a*s d*re*to* e à identidade Truká. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*r*si*a PI, v. 19, n. *, art. 10, p. 213-231, ago. 2022 </line>
<line> *ww4.*san*t.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. L. S. *ereira, R. *. Florên**o, C. A. B. San*o* </line>
<line> 220 </line>
</par>
<par>
<line> A gente t*abalhava com os posse**os de meia. Mu*tos índios aqu* traba*hav*m com </line>
<line> ele na roça de feijão, m*l*o, cana (*\ra d* para o gado). Se u* tra*alhador tira*se </line>
<line> uma **na p\*a ***par, e*e ti*h* que p*gar. Se um índio tiv*sse um *ode ou outro </line>
<line> animal que pulasse acerca de Chi*cha, e*e m*ndava matar o bi*ho. Ele m*ltrata*a, </line>
<line> ba*ia * humilhava os trabal*adore* (SEU QUINCA, in: GERLIC, 2001, p. 66). </line>
<line> A luta por u*a consolidação identitária do* Truk*, *elos não-índios não surgiu do </line>
<line> ac*so e sim de um longo processo de luta que vem desde seu* antepassados, *stes e*can*eado* </line>
<line> *ra *or i**eresses *lheios, or* por vontade própria, dando preferência a um espaço onde a v*da </line>
</par>
<par>
<line> em comunid**e ou e* família fosse * ponto de partida fundamental, par* uma vi** </line>
<line> digna. </line>
</par>
<par>
<line> "Eles *ueri*m que s* *egas*e um pedaço para min*a família e ac*basse por aí, mas eu fui </line>
<line> por todo*, ** 73 famílias", **irma seu Deodato Capitão T*u*á (GERL*C, 2001). </line>
<line> Em *ei* a isso, é observada nas úl*imas quatro décadas, no Brasil, com *aior </line>
<line> inci*ênci* *a região Nordes*e, a emergência crescente de grup*s que passa* a se autodeclarar </line>
</par>
<par>
<line> i*dígenas. Popula*õe* *ue por muito te*po disfarçaram suas i*entid*des, d* pouco </line>
<line> *empo </line>
</par>
<par>
<line> para cá voltaram a a*i*mar a sua indianidade * pleitear reconhecimento de s*a o </line>
<line> *ondição </line>
</par>
<par>
<line> étn*ca pela* autoridades oficia*s, o **e lhes gar*nt*ria o gozo d* direi*os específicos da </line>
<line> condiçã* i*dí*ena. </line>
<line> A l*ta *or esses dir*itos envolveu que**ões *e *obrevivên*ia e *esistência* que hora e </line>
<line> meia se esba*rav*m em armas, qua*do rec*a* era a melhor estratég*a e a*madilhas, quando </line>
<line> golpes eram f*itos *ar* prejudi*ar as ações n*cessárias par* ga*ant*as de seus d*re*t*s </line>
<line> (BAT*STA, 2004; OLIVEIRA, 2014). </line>
</par>
<par>
<line> Ainda *o a*o </line>
<line> 20*0, os d*d*s do cen*o demográfi*o sobre as *opulaçõ*s *ndígenas </line>
</par>
<par>
<line> s**preenderam mu*tos brasileiros. Ba*eado na aut*ide**ificação (ou autodeclara*ão), o cens* </line>
</par>
<par>
<line> *evelou </line>
<line> um *o*al *e 734.12* i*díg*nas no Brasil, ma*s </line>
<line> do dobro identificado em 1991, de </line>
</par>
<par>
<line> 294.1*1ín*ios (IBGE, </line>
<line> 2005), bem como d** *ado* forn*cidos pela FUNA* e *el*s ONGs </line>
</par>
<par>
<line> (Organizações Não Governamentais, incl*s*ve internacionais), em geral, *aseados ape*as em </line>
<line> *eva*tamentos nas terras indí*enas. A*tes, o *ecensea*ento e*volvia ape*as o* *ndiv*duos </line>
<line> al*e*do*. T*l incr*ment* deco*re basicamente de três **tores: </line>
<line> *) A *ontagem de in*ígenas r*sidentes (no *omento do c*nso ou em caráter permanen*e) em </line>
<line> cid*des; </line>
</par>
<par>
<line> *) A identi*icaçã* de *ndígenas *ue vivem em domi*ílios rurais </line>
<line> ou </line>
<line> urban*s sit*ados na* </line>
</par>
<par>
<line> imediações (mas *ora) das áreas indígenas; </line>
</par>
<par>
<line> c) * </line>
<line> proces** de et*ogê*ese em que povos c**siderados extintos em documen*os ofi*i*is </line>
</par>
<par>
<line> recuperam uma identi**de étnica esc*ndida e a atualizam como fonte de mobilizaç*o política </line>
</par>
<par>
<line> * *eorganização *oc**cultural </line>
<line> (OLIVEI*A, 2014). Já conta*d* co* su**ss*vos g*nho* no </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Te*esin*, *. 19, n.8, art. 1*, p. *13-*31, ago. 2022 </line>
<line> www*.fs*net.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *ducação Indígena: Relaçã* Identitári* dos Tr*ká com a Caat*n*a </line>
<line> 221 </line>
</par>
<par>
<line> re*onhecimento de se*s *ireitos no cenário m*i* amplo d* mundo glo*alizado (e* que e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *usc* po* raí*e* *tnicas, culturais * religiosas uma co*stante, inclu*ive par* as novas é </line>
<line> g**ações), a expectativa para o *utur* é de u* efeti*o inc*emento demográfic*, e*idenciando </line>
</par>
<par>
<line> a **sposição d*ss*s povos de rea*irm*r*m su** ident*dades e os </line>
<line> valores societários q*e aí </line>
</par>
<par>
<line> estão sub*acent*s. </line>
</par>
<par>
<line> * q*e aqui defendem*s é q** as *dentidades, assim como a coletiv*dade, indígenas </line>
<line> n*o são elementos **oduzi*os a partir d* de*retos, institu*das p*r legis*ações ou certifi*ad*s </line>
</par>
<par>
<line> por document*s, mas **a fo*te de pre*eitos étn*cos, s**ere* e fazeres ances*rais, </line>
<line> que </line>
<line> são </line>
</par>
<par>
<line> pa**ados </line>
<line> de ger*ção a </line>
<line> geração, cuja </line>
<line> heterogene*dade a*en*s </line>
<line> con*irma a dive*sid*de </line>
</par>
<par>
<line> sociocul*ural do país * de todo o continen*e amerín*io. As m*ni**stações religio*as * *s lut*s </line>
</par>
<par>
<line> coletivas, ne**e contexto, tê* se tornado elementos *mport*ntes par* a identific*ção </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> ind*anidade n*s dias atuai*. </line>
</par>
<par>
<line> Tính*mo* uma r*ça cole*iva **ra s*b*ev*ver e uma v*z, um *ouco antes da *oleta, </line>
</par>
<par>
<line> um tal Expedito mandou a polícia de*trui* aí fui </line>
<line> falar com o delegado, que *e </line>
</par>
<par>
<line> co***u uma históri* e eu disse:- me dê escrito. Aí fomos para Recife e nossa luta foi </line>
<line> f*cando mais f*rte a*é com*ç*rm*s a ir para Bras*lia e em 197*, retom**os nos*o </line>
<line> prim*iro p*daço de terra (GERLIC, 2001, p. *5). </line>
</par>
<par>
<line> O do*o dessa f**a se chamava seu Deoda*o, com *ais de 60 </line>
<line> an*s d* luta, Capitão </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> povo T*uká que tombo* em m*io de *016, em seu relato d*i*a claro o seu pertenci*ento </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> luta coleti*a do povo Truk*, * essa coletividade é ponto **nsi*erado esse*cia* nos elem*ntos </line>
<line> const*tutivos da ide*t*dade ét*ic* do povo Truká. E*sa m*sm* f*la *ambém real*a a relaçã* </line>
<line> de*te c*m a pro*ri*d*de de usufruto comum e a história de oc*pa**o ma*e*ial e imaterial, q*e </line>
<line> dá espaç* a uma ba*e de ancestralidade comum de um povo guerrei*o por natureza. </line>
<line> Segu*do Oliveira, (2014), a *mergência *t*ica *e *anifesta espec**lme*te *m si*uações </line>
<line> de int*rcu*turali**de, nas q**i* ocorre o encontro de atores sociais que difundem int**esses </line>
</par>
<par>
<line> opos*os. So*re isso, * </line>
<line> possível perc*ber que vá*io* são ** signifi*ados dos **vimentos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> grupos étnicos, p*ra estarem se orga*izando politicamen*e, pa*a *e afirma*em diante </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> população nacion**, p*ra rei*indi**rem o reco*heci*ento de seus dir***os. *sse man*fe*to de </line>
</par>
<par>
<line> s*brevivência e *esis**ncia </line>
<line> dos *ovos indígena* </line>
<line> nas **éri*a* </line>
<line> con*titui uma história </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> relações in*eré*ni*as *a human**a**. </line>
<line> O* Truká são um povo *ercado por batal*a* * *u*a* para re*onquis*a de suas terras, que </line>
</par>
<par>
<line> *omeçaram a se* in*adidas ainda no século XVII. Docu*entos históricos di*em respeito </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> es*e </line>
<line> *ov* desde a </line>
<line> décad* de 1980, partir dos *studos de Ba*ista (2*04), que reg**tram a </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> Truká * o *níci* dos *rocessos d* *e*onquista te*ritorial, c*m ba*e *m r*tomadas. M**entos </line>
<line> R*v. FSA, Ter*si*a PI, v. 19, n. 8, art. *0, p. 213-23*, ago. *022 *ww4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. L. S. Perei*a, R. R. Florên*io, C. A. B. Santos </line>
<line> *22 </line>
</par>
<par>
<line> *stes co*siderados pel*s Truk* como m*vi*en*os int*rnos de a**es polít*cas voltada* para a </line>
</par>
<par>
<line> garantia da terra *nc*stral, pa*a </line>
<line> que v*vesse* bas*ados em fo*mas *róprias de *rga*izaç*o </line>
</par>
<par>
<line> *oci*l, **m r*conh*c**ent* dentre os **us * verídicos sentimen*o* de perte**iment* dos se** </line>
<line> e suas dinâmicas (TRU*Á, 2007). </line>
<line> Em es*udos com cr*térios de ident*fic**ão étnica voltados a análises genét*ca*, *abemos </line>
<line> que a def*nição *e povos i*dígenas sem*re esteve sob o domínio da **o*ogia, que a *oncebia </line>
<line> com o *ritério racia*, ident*ficável biologicam*nte (asp*c*os f*sicos), herdado genetica*ent*. </line>
<line> No en*anto, est*dos v*lta*os às *deias antropoló*icas da identi*icaç*o de um grupo é*n*co t*m </line>
</par>
<par>
<line> observado c*it*rios mais subje*ivos e </line>
<line> **s**ricos, em que o perte*cimento e ancestr*lida*e a </line>
</par>
<par>
<line> sã* preponderantes para a*ális* de identificações étn*co-raciais. </line>
</par>
<par>
<line> Toman*o *omo base os *ndí*enas b*asi*eiros, te*tar ident*ficá-los como aque*es </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> herdaram uma desc*ndên*ia pura das popul*ções pré-colombiana* é praticame*t* imposs*vel, </line>
</par>
<par>
<line> a*esar de s*r a </line>
<line> noç*o do senso com*m. Mesmo *s grupos *ais isolados </line>
<line> geog*afic*mente </line>
</par>
<par>
<line> *cabaram sofrend* alguma fusão n* *ontato com outros *rupos (OLIVEIRA, 2014). </line>
</par>
<par>
<line> Mu*dial*ent*, esse conceito de cultura como raça só será superado após Segunda a </line>
</par>
<par>
<line> *uerra M*ndial, cu*a* causas tinham como pres*up*sto que*tão a </line>
<line> da *ureza *t*ica. Sur** </line>
</par>
<par>
<line> uma compreen*ão de grup* é*nico com * </line>
<line> critério da cu*tura, identificando um **up* de </line>
</par>
<par>
<line> *cordo com os sí**olos culturai* manife*tos *o cotid*ano. Contudo, mesmo as expr*ssõ*s </line>
<line> cul*u*ais s*o *ns*ficientes para *ma ligação com os seus anc**tr*is, pois to*as as l*ngu*gens </line>
</par>
<par>
<line> simbólic*s por s* só sofr*m al*eraç*es com o pass*r d* tempo, sob*et*do com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> c*ntextua*izaçã* dos *mbientes so*iai* e nat*r*is e com o contato intercultura*. </line>
</par>
<par>
<line> A cultura, na verdade, é *dqu*rida e, portant*, dinâmica, </line>
<line> pode ser mudada... a </line>
</par>
<par>
<line> *de*tidade de um grupo é al*o construído ao lon*o do tempo por meio *e *rocessos </line>
</par>
<par>
<line> inc*ns*ientes. Ela se *or*a através da c*m*ni*açã* </line>
<line> c** di*erente* grup*s e da </line>
</par>
<par>
<line> absorção de traços cultu*ai*, sendo ass*m d*nâmica e em constan** *o**truç*o *u </line>
<line> formu*aç*o (OLIV*IRA, 2*14, p. 25, grifo n**so). </line>
<line> *ss* *oç*o de construç*o soc*al (* poder*amos acrescentar po*ítica) est* presente no </line>
<line> de*envolvimento dos *studos a*tro*oló*icos sobre identidade coletiva, na man*ira como um </line>
</par>
<par>
<line> grupo se organiza par* afir*a* </line>
<line> uma identid*de pera*te out*os gr*pos com </line>
<line> que* *nterage. </line>
</par>
<par>
<line> Essa constru*ão se </line>
<line> dá dentro *e uma con*untura social polí*ica e </line>
<line> que contribui para a sua </line>
</par>
<par>
<line> *mergênc*a. </line>
</par>
<par>
<line> *o* diálogos c*m Ol*veir* (2014), Silva (2*15) e Florê*c*o (2021), é possível d*stacar </line>
</par>
<par>
<line> que a e*ergên*ia étnica tem um* relaç*o d*r*ta *om a **l**ica estatal, poi* as </line>
<line> políticas </line>
</par>
<par>
<line> pú*licas s*o foment*d** por necessidades e press*es dos grupos </line>
<line> envolvido*. Os gru*os </line>
<line> *ão </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.8, art. 10, p. 213-231, ago. 2022 </line>
<line> www4.fsan*t.*om.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E*uca*ão Ind*g*na: *elação *dentitária dos Truká co* a Ca*ting* </line>
<line> *23 </line>
</par>
<par>
<line> surgem n*cess*ria*ent* com as polític*s, mas são restituíd*s *m seus territórios tradici*nais, </line>
<line> onde po*em (re)org*n**ar sua* cole*ividades, com (ou sem) * ajud* *o Estado, ** *m </line>
<line> processo d* res*ignificaçã* sociocultural que *penas os tempos modernos (* contemporâneos) </line>
</par>
<par>
<line> po*e* </line>
<line> propor, devido aos </line>
<line> estudo* decoloniais, às *ropo*tas *o hibri*ismo cultural à* e </line>
</par>
<par>
<line> diretrizes da Educação E**o*a* I*dígena Inte*cult***l. </line>
<line> Ter *m olhar d*ferenc*ado pa*a os g*upos *t*ico* ori*inários contribui na ação em prol </line>
<line> d* *agamento de uma dívida qu* * sociedade nacional tem com esses povos que foram </line>
<line> obrigado* a *ban*onar suas histórias e raízes e * se submeter * dife*entes *or**s de rel*ções, </line>
<line> gov*rno* e ex*lusões. Os g*up*s étnicos, espe**almente os indí*enas do Nordeste Brasileiro, </line>
</par>
<par>
<line> por *erem dupl*mente </line>
<line> marginalizados (*LIVE*R*, **14), reivindicam </line>
<line> por*ue se </line>
</par>
<par>
<line> org*nizaram, *iveram ac*ss* ao conhe*imen*o de seus direit*s garantidos por lei e ca*e ao </line>
<line> Es*ado neg*ci*r c*m esse* grup*s. Tudo *sso tem implicad* cada vez ma*s *m uma quebra de </line>
<line> para**gma, quando nos parece urgente abando**r a n*ção equivo*ad* * excludente d* raça e </line>
</par>
<par>
<line> c**tura, para poder refletir c*m* *sses grup*s de fato e*tão se orga*i*ando social </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> politicamente para enco*trar a sua verdadeira ide*tida*e. </line>
</par>
<par>
<line> Identi***e e pe*tencimento étnico não são co*ceito* prontos e definidos, mas processos </line>
<line> d*nâmicos de construçã* individ**l e social. Dessa form*, não cabe ao *st*do reconhecer </line>
<line> quem é ou não indígena, ma* g**antir qu* sejam r*s**ita*os os proce*sos i*dividuais e sociais </line>
<line> de const*ução e fo*ma**o d* ident*dades étnicas. </line>
<line> 3 RESULTADOS E *ISCUSSÕES </line>
<line> *.* A R*lação do* Truká com a Caa*inga </line>
<line> E* pl*no século *X*, é possíve* p*r*eber que a p*pulação em geral sente-** </line>
<line> min*mamente desconfortáve* co* o modo como * *u*do é **a*ado, e* rel*ção ao </line>
<line> *o*sumismo e à destruição *o meio ambi*nte, *o* exemplo. P*rceb*-se que o ter é *ais </line>
<line> evide*te e represe*ta*ivo que o ser. O querer um mund* melhor é **a bandeira erg*i*a por </line>
</par>
<par>
<line> vários segmentos *ociais e **sa à melhoria de *ualidade </line>
<line> de vida, por meio da formaç*o de </line>
</par>
<par>
<line> cidad*os </line>
<line> con**ientes d* sua par*icip*ç** local no context* da co*ser*açã* ambiental g*o*a* </line>
</par>
<par>
<line> (HAMMES, 2004). </line>
<line> Porém p*uco é e**d*nciado no dia a dia das cidades brasileiras. Para ver*ficar tal </line>
<line> i*for*ação, basta faze*m*s um* *va*i*ção do *stado das ruas, muros e calç*das nas cidades. </line>
</par>
<par>
<line> No meio rural ou *as flo*estas, o de*c**o *om * </line>
<line> n*t*reza também é evidencia**. O qu* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresin* PI, v. 19, n. 8, ar*. 10, p. 213-*31, ago. *022 </line>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. L. S. Pereir*, R. R. Florê*cio, C. A. *. Santos </line>
<line> 224 </line>
</par>
<par>
<line> Hammes (*004) chama a at*nção n*o * só o fa*o de ***stir a destrui*ão, mas não te*mos </line>
<line> "educad*" o olhar para reprova* tal situ*ção a pon*o de acharmos a des*ruição normal. </line>
<line> Como afir*a Ma*edo (2012), não s* trat* de especu*aç*o o* ex*rcício de previsão, </line>
<line> eventos *xterno*, como tempe*tades, fu*acões, inund*ções, ondas d* calor e secas já estão </line>
</par>
<par>
<line> o*orrendo com mai*r int*nsidade fr*quência e têm *ido at*ibuí*os ao aquec**ento g*obal, e </line>
<line> por i*so não é d*sc**ido diz*r que é pr*ciso mais *o que sonhar, é pr**iso agir começando e* </line>
<line> *asa e por consequência na rua ou e* sua a*deia, se *or o caso. </line>
<line> * necess*ri* *ompre*nder que o ter*o *ei* am**ente não está somente *ol*ado para * </line>
</par>
<par>
<line> campo ou *os territ*rios natu*ais. O meio ambiente, habitualmente </line>
<line> chamad* apenas </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> *mbiente, envolve t*da* as coisas v*vas e não-*ivas qu* exis*em na Terra, que a*eta* </line>
</par>
<par>
<line> *coss*ste*as * vida **s seres humanos. É conj**to de </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> o </line>
<line> condições, </line>
<line> leis, *nfluênci*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> in**aest*utura d* *rde* física, química e biológic*, *ue permite, abrig* e re*e a v*da e* todas </line>
</par>
<par>
<line> as suas formas. É </line>
<line> importante pl*itear que t** informação * para t**os *ue </line>
<line> ***em em meio </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ma b*odiversidade amea*a*a, principalmente pe**s po*eres ** consu*ismo e i*e*iatismo. </line>
</par>
<par>
<line> Construir um discu**o a r*speito </line>
<line> da relação dos Truká com a Ca**in*a f*z part* do </line>
</par>
<par>
<line> pr*c*ss* *e emergên*ia </line>
<line> *os P*vos In*íg*nas no Nor*e*te, poi* é imp*rtante perceb** que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> home* se associa </line>
<line> *o meio em qu* vive, mantend* víncul*s que precisam *er *esc*itos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> aprofundados, pe*cebendo a </line>
<line> na**reza como um as***to ser investigado * relacio*ado a </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> grupo e**udado e a m*n*t*n*ão da bi*d*versid*d* é temá*ica </line>
<line> s*mpre em pauta nas l*tas </line>
</par>
<par>
<line> **dígen*s. </line>
</par>
<par>
<line> Uma das cont*ibuições mais significativa* da biodiversidade está *el*cionada à cobertura </line>
</par>
<par>
<line> *egetal, i**resc**dível para a c*ntenção </line>
<line> d* pro*essos e*osivos </line>
<line> do sol*, par* o con**o*e </line>
</par>
<par>
<line> hidrol*gic* de um* bacia hidrogr*fica, para a proteção dos mana*cia*s e pa*a o abas*ecimento </line>
</par>
<par>
<line> dos le*çóis freá*icos. T*do isso cri* condições **op*c*as </line>
<line> pa*a manuten*ã* da v*da, de </line>
</par>
<par>
<line> *opulaçõ*s * de org*nis*os benéficos aos seres *umanos. </line>
</par>
<par>
<line> O* 338 milhões de tone*adas de re*í*uos perigosos </line>
<line> ge**dos *nua*mente no mu*do </line>
</par>
<par>
<line> n*cessi*am de gestão e sol*ções tecnológicas para o contr*le do risco quanto *o seu descarte. </line>
<line> Em decorrência da crescente geraç*o do l*xo, ince*tivada pelo c*ns*mismo desmedido, há * </line>
<line> agrav*mento de consequência* *mbie*tais, econômica* e sociais. Essa * u*a reali*ade do </line>
<line> mundo intei*o e, n* Nordeste do Brasi*, cujo ma*or curso d\água é o Rio São Francisco, * falta </line>
<line> de educ***o ambient*l te* agravado pr*blemas como assorea*e**o e perd* de vid* *luvial. </line>
<line> A*sim como o *ioma * * veg*tação de C*at**ga, constantemente am*açad*s por queimadas e </line>
<line> mono*ultura e*tensiv*, oca*ionando consequênc**s c*mo secas, enchentes e desertificação. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.8, art. 1*, p. 213-231, ago. 20*2 www4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Educaç*o Indígena: Rela*ão I*en*itária dos T*uká com a Caatinga </line>
<line> 225 </line>
</par>
<par>
<line> A relação dos Truká com a C*atinga não é recente, vem desde seus **tepassados </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> e**ont**-se *istori*da em narrativas * ex*eriê**ia* em diverso* textos (l**ros, a*tig*s, </line>
<line> *i*ser*aç*es e te*es). *s*e cont*to de respeito e sentido de perten*imento um ao *utro </line>
<line> en*ontra-se ple*amente co*templado no livro No Reino de *ss*nção, Reina Tru*á (20*7), </line>
</par>
<par>
<line> el*b*ra** pelos pr*fe*sores Tru*á (OPIT - O*ganizaç*o de professo*es e </line>
<line> prof*ssoras </line>
</par>
<par>
<line> I*d*genas de Truk*), em diversas pas*agens. * *espeito da *rença c*smológica do povo, </line>
<line> verific*-s* o *ontato *om o natur*l através da Caatin** em: </line>
<line> *uando *eu* f*z o mundo tinha es*e h*mem po* *ome V*lh* Cá. Era u* índio que </line>
<line> vi*ia n* *eserto. </line>
<line> Deus andav* com São Pedro * eles *esc**saram no pé d* jurema (p*a*ta *ípica da </line>
<line> *aa*i*ga). São P*dro diss*: </line>
<line> - Senhor, *ant* árvore *mportante de sobra para nós desca*sar*os e vamos d*scan*ar </line>
<line> *m*aixo de*s* qu* é só e*pinho! </line>
<line> *eus respondeu: </line>
<line> - Pedro, de "tudo se precisa". Quando nós sairmos da*u* esta á*vore fic*rá diferent* </line>
<line> das outr*s. Ficará umas com mais espinho* * outras *em espi*hos. Vai ter ** </line>
<line> *o*em para *onhar arran*ando a *aiz desta árvo*e e coloca* água parecendo meu </line>
<line> sa*gue. Nesse *o*ento eu vou dando minhas c*ências... (TRU*Á, 200*, p. 11). </line>
<line> A crença acima retrat* o con*ato *ir*to entre o povo Truká e o seu ritual religio*o, o </line>
<line> Toré, q** fa* uso da jurema. A be*ida é p*oduzida po* um "jur*m*iro" (pessoa escolhi*a pel* </line>
</par>
<par>
<line> ciência *ara f*zê-l*), é distribuída ** rit*al *ara *s índi*s, que *o m*smo *empo *antam </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> dançam com ela * *or ela. Por este motivo, * perti*ente * sentiment* </line>
<line> *e perten*ime*t* *os </line>
</par>
<par>
<line> Tr*ká com a ch*m*d* *ãe-ter*a e a m**-nat*rez* (TRUKÁ, 2007). </line>
</par>
<par>
<line> A Caat*nga é um ec*ssiste*a *arcado *or g*andes pr*c*nceitos em m**o aos livr*s </line>
</par>
<par>
<line> *id*tic*s e midiáticos; ela é apresent*d* co*o u* ambie*te hosti*, sem *erspectiva </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> de*envolvi*ento hum*no e social, on*e fom* e a *ede dominam as a </line>
<line> p*pulações, o que </line>
</par>
<par>
<line> pro**ve u* sentimento de negação e sil*nc**ment* sobre os povos que habita* o se**árido </line>
</par>
<par>
<line> nordestino. *essa negação, caa*inga vai apare*endo como v*getaç*o a </line>
<line> mor**, sertanej* o </line>
</par>
<par>
<line> como rude, o índ*o no*destino c*mo i**xis**nte, porque foram e*termin*dos. </line>
<line> *m contra*artid* a *udo iss*, ** *elatos dos/sob*e os Truk* traz*m *ma natu**za viv*, </line>
<line> ressign*ficada, presente em suas místicas. Foi ness* dinâmi*a de *en**m*nto que o povo </line>
</par>
<par>
<line> Truká *n*rentou </line>
<line> duras batalhas de invasões e agressões ao seu meio, tanto em rela*ão ao </line>
</par>
<par>
<line> *e*r*tório f**i*o quanto *o e*pi*i*u*l. Tendo que *uscar nas entranhas de suas matas </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> fortalecimen*o e a per*i*são para todos os proces*os reivindic*tór**s *om relação * ter*a e às </line>
<line> demais n**essi*a*es do povo, os Truk* *ê* s*brev*vido às lutas empr*itada*. A revelação d*s </line>
</par>
<par>
<line> En*antados *ossibi*itou que no*sos </line>
<line> gue*reiros A*ilon Ciriaco e Antonio Cirilo *nici*ssem </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*r**ina PI, *. 19, n. 8, art. 10, p. 213-2*1, ago. 2022 </line>
<line> www*.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. L. S. *ere*ra, R. R. Florêncio, C. *. B. Sa*to* </line>
<line> 226 </line>
</par>
<par>
<line> uma n*va fase da nossa *uta pela r*co*qui*ta da Ilha *a A*su*ção (BATISTA, 2004; </line>
<line> TRUKÁ, *007). </line>
<line> * prop*cio sal*e*tar que uma inversão de val*res, idea*s a*s cui*a*os com a naturez* </line>
</par>
<par>
<line> foram des*rezados </line>
<line> por ór*ãos d*tos tutores em outra* épocas. Em nome *e uma chamad* </line>
</par>
<par>
<line> ordem s*cial, delegaram a*s indíg*nas d*mandas d* pr*jeto* voltados a pr***ções </line>
<line> econôm*cas e u*a visão *ercantili*ta, imprópria aos pov*s de c*stum** coletivo* e de t*oca. </line>
</par>
<par>
<line> Isso é percebido </line>
<line> em d*cum*ntações a*t*gas, ex*ste*t*s n* chama*o PIN - Truká (Posto </line>
</par>
<par>
<line> *n*ígena localizado *a Ilha *a Assunção no Povo Truká). </line>
</par>
<par>
<line> *o in*ciarmos e*tas an*tações, * nosso obje*ivo colab*rar com o </line>
<line> ó*gão tutor, bem </line>
</par>
<par>
<line> *omo </line>
<line> com a comunidade Truká. E* se trata*do *e uma área ess*ncialmente </line>
</par>
<par>
<line> ag*ícola, espero que possamos dar condições aos rem*nescentes indígenas para *ue </line>
</par>
<par>
<line> esta se multiplique. Pr*cisamos </line>
<line> da demarcação de *uas terras, de a*u*os, </line>
</par>
<par>
<line> fertiliz*n**s, agrotóxicos e ferra*entas. Pr*cisamos de um tra*o* </line>
<line> par* *menizar * </line>
</par>
<par>
<line> sof*imento d*s mesmos (Antônio Ro*erto 02.01.198*-Ch*fe d* *ost*). (D*á*i* **N </line>
<line> Truká/1989). </line>
<line> N**se mom*n*o histórico, as *erras e*tava* em mãos de p*s*ei**s * do Estado (*través </line>
<line> da *R*, C*mpan*ia de *ev*nda e C*loniza*ão, a q**m pe*tenciam as áreas a**í*ol** de </line>
<line> sorgo, alg*dã* e ar**z), a** índios pertenc*am as pequena* p*an*açõe* (mi*ho, b*tata, </line>
</par>
<par>
<line> mandioca, e*c.) de v*zante* o* d* pe*uenas ilhas *o meio do rio, </line>
<line> cujos excedente* ser*iam </line>
</par>
<par>
<line> para a alim*ntaç*o da família e trocas com os demai* paren*es. </line>
</par>
<par>
<line> É impo*sí*el visualizar os fatos *ci*a citados e não relat*r a forma de co*o o livro </line>
<line> No Reino da Ass*nção, Re*n* Truká (2007, p. 12), coloc* a visão dos ma*s *elho* sobre esse </line>
<line> des*echo hi**óric* de *elação do *ov* com a *o*rev*vê*cia e o meio ambi*n*e, </line>
</par>
<par>
<line> S**os um </line>
<line> pov* *gri**ltor... no tempo d*s mais ve*ho*, * povo Tr*ká viv*a da </line>
</par>
<par>
<line> pe*ca... Também se praticava a caça e a lavoura nas vazantes do rio e *as *lho*** ... </line>
<line> A molh*ção era com uma cuia *o **ópri* c*l*ivo, hoj* mol*a com mot*res elétricos </line>
</par>
<par>
<line> ... Antes as pe*s*a* cr*avam muito* animais para o susten** da f*m*lia c*mo </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> p*rco, o bo*e, a gal*nha e uma vaquinha leiteir*. </line>
</par>
<par>
<line> A *elação *os Tr*ká com o mei* amb*ent* tam*ém é expressa *m f*las * escritas *as </line>
<line> quai* pr*ferem que a Caa*inga é sua veget*ção original, * *ue chamam de "m*ta", e que ela é </line>
<line> um elemento importante para sua sobrev**ência, de onde retiram o alim*nto, a* pl*ntas </line>
<line> medi*inais, a matéria-*rima da arte * a ciência par* os rituais. </line>
<line> Na Caatinga, temos *ários ti*os de *rvores que produzem fr*tos nas épocas ** </line>
<line> chuva, que *ão: u**uzeiro, jua**iro, marizeiro, xiqu*-xique, que se*vem p*ra </line>
<line> al*ment*ção dos anima*s * q*e ta*bém *judam na alime*tação *o nosso pov*. E o </line>
<line> junco, a mar*ela e ou*ras ervas da med*cina t**dicional (TRUKÁ, 2007, p. 27). </line>
<line> Re*. *SA, *eresin*, v. 1*, n.8, art. *0, p. 213-231, ago. 2022 www*.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ed*caç*o Ind*gena: Re*ação Identitária dos Tru*á c*m * C*atinga </line>
<line> 227 </line>
</par>
<par>
<line> O povo Truká tem como base *e sua *c*nomia a a*ricu*tura, porém percebe-s* que é </line>
<line> co*senso no povo que nem t*d* na **rra Truk* é comércio, po*s a Caatinga repr**enta para os </line>
<line> mesmo* * t*abalho da ciência. Como mostra esse dep*imento de S*u Bino (Cícero B*asilino), </line>
<line> profes*or *e Arte Truk* nas esco*as da a*deia: </line>
<line> Qua*d* *ent*mos embaixo de alg*ma á*vore antiga par* *azer nosso Ritual, </line>
<line> entende*os q** * natur*z* nos oferece outros *ipos d* rique*a que alguns não-índios </line>
</par>
<par>
<line> não compreendem. dela que colhemos as nossas sem**tes do choca-linho * d* É </line>
<line> bage da Tu*quia para coloc*r n* mar*cá, *azer colar, b*incos, pul*eiras. Ret*ramos </line>
<line> tamb*m o ca*oá para fazer os *ossos atavios do ritual (TRUKÁ, 2007, p. 27). </line>
<line> Em me*o a *ári*s lutas contra o po*er d* *ão-í*dio em seu terr*tóri*, a batalha a favo* </line>
<line> da mãe *erra passou por vários p**cess*s e um d*les foi a i*trod*ção da C*C (Companhia de </line>
<line> Revenda e **loniz*ção), pelo governo do e*tado qu*, segu*do os ma*s velhos da </line>
</par>
<par>
<line> comunidade, favoreceu * desmatamento no terri*óri*, leva*do à extinç*o vári*s plantas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> animais na*ivos do bioma Caa**nga ***ta Ilha. </line>
</par>
<par>
<line> Tudo era caatinga que tinha aq*i e desaparece*... CRC desmat*u par* fazer a </line>
<line> plantio, arg*mentand* que os índi*s *inh*m mui*a terra e não traba*ha* (TRUKÁ, </line>
<line> * 0 0 7 , p . 2 7 ). </line>
</par>
<par>
<line> Nesse momento, * import*nte di*er *ue nos *egistros </line>
<line> lidos *c*rca do *ovo Truk* </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> veri*icada a import*ncia de c**a in*ivíduo nas suas relaç*es pessoais e em r*lação ao p**jeto </line>
</par>
<par>
<line> *e futur* *o po*o qu* tem invest**o na Esc*la, como p**ceira *a viab**idade de </line>
<line> p*ocessos </line>
</par>
<par>
<line> posi*ivos fren*e às l**as por uma te*r* s*m mal*s e u*a política para o be* viver. "O que nos </line>
</par>
<par>
<line> int*ressa destacar * como </line>
<line> os Truká se relacionam com a Jurema, onde *s*á ciência/o a </line>
</par>
<par>
<line> mistério d*s *ndios. É através </line>
<line> da Jurema que os encan*os co*p**til*a* d* co*he*im*nto </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> instruem os seus *e*ce*dent*s quanto às ações necessárias" (BATISTA, *00*). Essa </line>
<line> consideração da antropóloga *ércia Ba**sta indica a i**ensidade e * i*portân*ia da ident*dad* </line>
<line> étnica e sua *elação c*m a na**reza, mater*al e im*terial, p*ra a s*ci*dade *ndíg*na, que não </line>
<line> s*rgem do a**so ou d* invenção, ma* da ver*a*e expressa em suas vi*ên*ias e co*otaçõ*s. </line>
<line> Não se trata *e *m teatro de exper**nc*a* e sim de *ra*i*ões volt*das a verdadeiros </line>
<line> ama*tes da terra e da **t*rez*. * m*o qu* trans*orma e p**nta também deve ser a mão *ue </line>
<line> protege, co* at*vidades iniciadas para on*em, isso no *ue *iz respeito * to*os o* campos *ue </line>
</par>
<par>
<line> cir*undam o povo, seja de cu*ho </line>
<line> p*lít*co, admi*istr*tivo, socia*, seja * *a natu*eza. O </line>
</par>
<par>
<line> se*timen*o que *e *em com a te*ra * todos o* elemen*os da </line>
<line> natureza, águas, </line>
<line> cachoeiras, </line>
</par>
<par>
<line> pla*t*s, e**, v*i além *o senti*ento de po*se e patrimônio. É, para o indígena, sentid* o </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> vida, os l*ç*s *e mã* e filho. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Tere**na PI, v. 19, n. 8, art. 10, p. 213-231, ago. 20*2 www4.fsa*et.*om.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. L. S. Pereira, R. R. F*or*n*io, *. A. B. Santos </line>
<line> 22* </line>
</par>
<par>
<line> 4 C**S*DERAÇÕES FINAI* </line>
</par>
<par>
<line> Cada ser h*mano nasc* e cresce em uma dete*m*nada soc**dad*, que pos*ui uma *á </line>
</par>
<par>
<line> d*t**mina*a organização e um conjun** de i*eias princípios que *o*fe*em sentid* à vida e </line>
</par>
<par>
<line> nes*a *ociedade. Essa considera*ão indi*a a intensidade e a importância </line>
<line> de u*a iden*idade, </line>
</par>
<par>
<line> para sociedades i*d*gen*s, que não surgem *o acaso ou da inven*ão, mas da v*rdade e**ressa </line>
<line> em sua* vivê*ci*s e conotações. </line>
</par>
<par>
<line> N*o se trata </line>
<line> de um teat*o *e expe*iências e sim </line>
<line> de tradiçõ*s voltadas a *erdadeiros </line>
</par>
<par>
<line> aman*e* d* terra e d* *atureza. mão *ue transforma e plant* também deve s*r a m*o A </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> p*otege, co* atividad*s in*cia*a* para on*em, *sso no que *iz respeito a *odo* os campos qu* </line>
<line> ci*cundam o *o*o, s*ja de cunho *olítico, ad*i*istrativo, social e por qu* não o d* nat*reza. </line>
<line> *ropostas estas que têm **d* debatidas nos espaç*s *e f*rm*ção indígena em toda *mér*ca do </line>
<line> Sul, na atualidade, e q*e *êm sua iniciaçã* m*rcada *elos países andinos. </line>
</par>
<par>
<line> Nas últimas déca*as, com o *van*o entre os povos indíge**s </line>
<line> ** Am*rica Latina </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> consciê**ia de s*a suj*ição à c*loni*lida*e no p*ano dos es*ados nacionai*, várias expressões </line>
</par>
<par>
<line> de desc*l*nialização e das pr*ticas do </line>
<line> bem-viver fo*am ganh*ndo vi*ibil*da*e e força, *ob </line>
</par>
<par>
<line> *e*rias defen*id*s </line>
<line> *or Quijan* (2*1*), Mignolo (2008), entre outros. Iss* tem si** </line>
</par>
<par>
<line> evidenc*ado </line>
<line> nas práticas e**o*ares, com r**l*xõ*s e engajamento </line>
<line> dos jov*ns *as </line>
<line> d*scussões </line>
</par>
<par>
<line> sob*e * *r*jeto de futu** Truká e *a *ormação de seus profi*sionais, que têm como m*ta *m </line>
</par>
<par>
<line> d*sejo com*m </line>
<line> d* bem *omum e *o*ial do </line>
<line> po*o. Seg*ndo Coletividade *ruká, "Ess* a </line>
</par>
<par>
<line> f*rmação começ* na *omunid*de, como fr*to dos e*siname*tos * a experiência dos mais </line>
</par>
<par>
<line> v*lhos, conv*vendo com as *ideranças nas vi*gens, no* m**imento*, e assim apren*** </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> r*co*hecer e valori*ar a *ua *dentidade" (TRUKÁ, 2007, *. 26). </line>
</par>
<par>
<line> A sustentabilida*e também pode s*r d*finida com* a capacidade *e o ser humano </line>
</par>
<par>
<line> *nt*ragir com o mun*o, p*eserva**o </line>
<line> * meio </line>
<line> ambiente para </line>
<line> nã* comprom*ter *s **cursos </line>
</par>
<par>
<line> naturais, preservando-* par* as *erações fu*uras. O conceito de s*stentabilidade é c*mplexo, </line>
</par>
<par>
<line> pois atende a um *onjunto de variáveis i*te*dep*ndentes, mas podemos dizer q*e deve ter </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> capacidade de int*grar as questões **ciais, energéti***, econômicas e ambientais (AQUINO et </line>
</par>
<par>
<line> al., *015). A Região de Abrangência do Opará, </line>
<line> no *stado </line>
<line> de Pernamb*co, onde pode*os </line>
</par>
<par>
<line> *oca*izar povo Tru*á da Ilha o </line>
<line> da Assunçã* e sua Educação **colar *n**gena consoli**d*, </line>
</par>
<par>
<line> te* *e destacado em rel*ção produção de ma*e*ial *idá*i*o e de *ormação de professo*e*- à </line>
<line> pes*ui*ado*es indíge*as de excelê*cia, segund* Florêncio e Abib (20*1). E, p*rcebendo q*e </line>
<line> toda g*ande mudança *ocia* n*sce e/ou se desen*olve *o ambiente educacional, por </line>
<line> *x*elência, acredita*os que também seja *o chão d* escola q** **rt*rão as **retr*zes par* se </line>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. 19, n.8, art. *0, p. *1*-231, ag*. 2022 *w*4.fsane*.com.br/r*v*sta </line>
</par>
</page>
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<par>
<line> Edu*ação Ind*ge*a: Rel*çã* Identit*ria dos *ruká com a Ca*tinga </line>
<line> 229 </line>
</par>
<par>
<line> es**b*lece* um progresso s*st*n*ável * uma po**tica de des*nvolvim*nt* </line>
<line> humano junto *o </line>
</par>
<par>
<line> *ov* i*dígena *ruká. </line>
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<line> *EF*RÊNCIAS </line>
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<line> parti* do </line>
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<line> C. A. B. S*ntos </line>
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<line> 1) concepção e plane*amen*o. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 2) an*lise * *nterpreta*ão dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 3) elab*ração *o rascunho ou na revi*ão **ítica do co*teúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) pa*ticipação na a**ovação d* versão fin*l do manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)