<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 8, art. 10, p. 213-231, *g*. 20*2
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*2.19.8.10
</line>
</par><par>
<line>
*ducação Indígena: Relação Ident*t*ria dos Tr*ká *om a Ca**inga
</line>
<line>
Indigeno** Education: I*entity Rela*ions*i* of the Tru*á with the Caa**nga
</line>
</par><par>
<line>
A*tenízia L*iza *a Silv* P*reira
</line>
<line>
G*aduada em História (C*SV*SF)
</line>
<line>
Especialist* ** Escolar I*dígena de Truká - *abrobó-PE
</line>
<line>
*rtevivagav*ao@hotmail.com
</line>
<line>
Ro*er*o Remígio Florê*cio
</line>
<line>
Douto* em *ducação **la (UFBA)
</line>
<line>
*ro*essor do IF S*r**o Pernam*ucano (IFSertãoP*)
</line>
<line>
b*toremigi*@yahoo.com.br
</line>
<line>
*arlos Alberto Bat*sta *os Santos
</line>
<line>
Dou*or e* Et*obio*ogia e Con*er*a*ão da Natu*eza *ela (UFRPE)
</line>
<line>
Prof*ssor do PPGEcoH (Mestrado e Dout*rado em Ecologi* H*m*n*) pe*a UNE*
</line>
<line>
cac**atista@yahoo.com.*r
</line>
</par><par>
<line>
*nder*ço: Arteníz*a Luiza d* *i*va Pereira
</line>
<line>
Editor-Chefe: *r. Tonn* K*rley de Al**c*r
</line>
</par><par>
<line>
Co*unidade *ndígena de **uká, Ilha *a Assun*ão,
</line>
<line>
Rodrig*es
</line>
</par><par>
<line>
Ca*robó-PE, Br*sil.
</line>
</par><par>
<line>
Ende*eço:
</line>
<line>
Ro*erto Remí**o Florênc*o
</line>
<line>
Artigo receb*do e* 2*/04/2022. Última versã*
</line>
</par><par>
<line>
R*a São Cr*stóvão, *. *0, Petr*lina-PE, Brasil.
</line>
<line>
recebi*a em 11/**/2022. Aprovado em 12/05/202*.
</line>
</par><par>
<line>
Endereç*:
</line>
<line>
Carlos Alberto Batista d*s Sant*s
</line>
</par><par>
</page><line>
*ua Cesári* da Silva, n. *-A, ce*t*o, Ju*zeiro-BA, Bras*l.
</line>
<line>
Avaliado pelo siste*a Triple R*vie*: D*sk Rev*ew a)
</line>
<line>
pelo Editor-Chef*; e b) Double B*in* *eview
</line>
<line>
(a*aliaç*o cega *o* dois *valiadores da áre*).
</line>
<line>
Rev*são: Gramatical, *ormativa e de For*a**çã*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. L. S. Perei*a, R. R. Florênc*o, C. A. *. Santos
</line>
<line>
214
</line>
</par><par>
<line>
R*SUMO
</line>
</par><par>
<line>
Este t*xto traz informações de form* co*te*tualizada sobre o Povo Truká * sua re*açã* com a
</line>
<line>
Caatinga. Todavia, est* dinâmica t*m co*o princíp*o a convivência comunitária, e* busca de
</line>
<line>
a**onomia para construção de esp*ç** pa*a conviv**cia * pr*s**vação, atr*vés da *roposiç*o
</line>
</par><par>
<line>
de polític*s *ública*. Esses espaços fazem part* d* p*trimônio ma*erial e imateri*l
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
u*i**rso religios* do povo Truká e pos*ue* um pa*el impor*ante na vi*ência c*ltural deste
</line>
</par><par>
<line>
povo. Trazemos os discurs** sobre emergênc*a étnica no Nordeste, suas *a*acterís*icas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pro*e*ê*cias,
</line>
<line>
tendo a luta dos Truká e ou*ros povo* c*mo essenciais para e*se movi*e*to
</line>
</par><par>
<line>
que permeia a construç*o de *dentidade*.
</line>
<line>
Pa*avras-Chav*: Povos Indí*enas do *o*de**e. Hi*t*r**. Identi*ade. *e** Amb*ent*.
</line>
<line>
A*STRA*T
</line>
<line>
Thi* text provi*e* *ontext*alize* inform**i*n about the *ruká People and their rel*tionship
</line>
</par><par>
<line>
with the Caatinga. Howeve*, this dynamic has
</line>
<line>
as its prin*iple community
</line>
<line>
coexistence,
</line>
<line>
in
</line>
</par><par>
<line>
se*rch of *utonomy to build spac*s for coex*ste*ce and *r*serv*tion, through the propo**tio*
</line>
<line>
of public p*licies. These *paces are part of the material and imma**rial heritage of t*e
</line>
<line>
religious univers* of the *ruká people and pl*y an important role in the cult*ral exp*rie*ce of
</line>
<line>
this people. We bri*g the di*courses on *thnic emer*ence *n the *orthe*st, its characteristic*
</line>
<line>
and origins, having *he *truggle of th* Truká and other peop*es as essent*al for this mov*ment
</line>
<line>
that perm*ates the construct**n of identiti*s.
</line>
<line>
Keywords: In*igenous Peoples of th* N*rthea*t. *tory. Identity. Enviro*ment.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina, v. 19, n.8, a*t. 10, *. 2**-231, ago. 2022
</line>
<line>
www*.fsane*.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Edu*ação Indígena: Relação *de*t*tár*a dos Truk* com a Caatinga
</line>
<line>
21*
</line>
</par><par>
<line>
1 I*TROD*ÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
As socie*ad*s ind*genas sã* ef*tivamente cont**porânea* *quela do etnóg*a*o
</line>
<line>
(LARAIA, 19*5), da *ua* *articipam media*t* interações sociocultur*is que preci*am ser
</line>
<line>
descri*as e anal*sadas, pois *on*tit*em uma *imensão esse*cial à *ompreensão dos dad*s
</line>
<line>
ger*do*. Est* constataçã* deixa c*aro a *m*ortância da* r*fl*x*es ac*rca da abo*dagem da
</line>
<line>
t*mática *ndígena, n* perspectiva da pesqui*a por event*ais conh*cimentos que os envolv**.
</line>
<line>
Tendo como p*nto de pa*tida a experiência profissional, es*e artigo ap*esent* *ma
</line>
<line>
*iagem na Histó*ia de um ***o que, d* geração *m geração, contrib*i cul*u*alment* p*ra *m
</line>
</par><par>
<line>
pr*cess* d* abertura de novos conhecimento* para o mundo da**eles que
</line>
<line>
ousam ap*ender
</line>
</par><par>
<line>
com ou*ros *lhos s**r* o que os cer*a. O texto p*ocura ampliar
</line>
<line>
d*sc*ssões a
</line>
<line>
respeito de
</line>
</par><par>
<line>
temáti*as i*portan*es para o con*exto indíg**a e não í*dio, rela*a com c*areza sobre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
necessidade de ta* tendê**ia, levando e* consi*e***ã* a* dife*e*ças en*re os povos i*díg*na*
</line>
<line>
*a Região No*deste e os da Amazônia. Se, na Amaz*ni*, a m*is grave ameaça é a invasão do*
</line>
<line>
território* indígenas e a degrada*ã* do* rec*rsos ambie*ta*s, no *a** do Nordeste o d*s*fio à
</line>
</par><par>
<line>
ação indigenis*a é restabelecer os t*rr*t*rios in*íge*as, promov**do * r*tirada
</line>
<line>
dos *ã*
</line>
</par><par>
<line>
indígenas das áre*s in*****as, desn*turalizando a "mistura" *omo única via de sobrevivência
</line>
</par><par>
<line>
e cidad**ia. Oliveir* (*9*7) nos tr*z que o fa*o s*cia*
</line>
<line>
q** nos úl * i * os
</line>
<line>
vint* *nos vem se
</line>
</par><par>
<line>
i*pondo como caracterí*tico dos po**s i*d*gen*s do Nordeste é cha*ado proce*so
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*tnogênese.
</line>
</par><par>
<line>
S**undo Bartol*mé (2006), a
</line>
<line>
etn*gênese tem *ido *m t*r*o u*ado para
</line>
<line>
design**
</line>
</par><par>
<line>
d*ferentes proc*s**s socia*s pro*ago*izados *elos **u*os étnicos, **rém es** trabalho visa
</line>
<line>
abrir *ovas po*ta* de discus*ões a respeito d* trato com a *atureza e su* a*ce*tra*idade, um*
</line>
</par><par>
<line>
vez q*e a
</line>
<line>
dinâmica n**u**l da ter*a também tem sido c*locad* à
</line>
<line>
pr*va mediant* os vár*o*
</line>
</par><par>
<line>
jo**s de i*teresse que cercam. Na *erd*de, a etnogênes* f*i é u* proc**so históri*o
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
co**tant* *ue refle*e * di*â*ica cultural e polít*ca das sociedade* *n*erio*es *u ex*er*ores ao
</line>
<line>
dese*vo*vi*ento d*s es***os nacio*ais da atua*ida*e. É o processo básico da configuração e
</line>
<line>
estrutu*ação *a diversidade cultural huma*a. Suas raízes fundem-s* nos milênios e projet*m-
</line>
<line>
se até o *resente.
</line>
<line>
Há centen*s d* *ilhare* d* anos, q*ando al*uns memb*os *e *m* trad*ção caça*ora,
</line>
</par><par>
<line>
*a*ante*
</line>
<line>
de uma língua com*m, migravam bus*ando **vos
</line>
<line>
h**i*ont**, separa*a*-se tant*
</line>
</par><par>
<line>
cultural quanto *in*uis*ic*ment* do *rupo inicial a que pertenciam,
</line>
<line>
da*do l**a* ao
</line>
</par><par>
</page><line>
desenvolvim*n*o de um nov* *ipo de coletivid*de social, li*guística e cult**al.
</line>
<line>
Rev. F*A, T*r*sina *I, v. 19, n. 8, *rt. *0, *. 213-231, *go. 2022 www4.fsane*.com.br/r**ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. L. *. *erei*a, R. R. Florên*i*, C. A. B. Sant*s
</line>
<line>
216
</line>
</par><par>
<line>
Em mui*as ocasiõ*s, o* novos âmb*tos ecol*gico* a *u* chegava* condicion*vam
</line>
<line>
s*as respostas culturais ao mei* ambiente, le*an*o a m*ior*s especia*izaçõ*s e,
</line>
<line>
co*sequentemente, a diferenciações (B*R*OLOMÉ, 1998; 20*6).
</line>
<line>
As principais p*oblem**icas *nfrentadas pel*s po*os ind**enas foram e até ho*e o s*o
</line>
</par><par>
<line>
dentr* *utros, a desa*ropriação *erritorial, a s*b*rdinação po*íti*a,
</line>
<line>
* *ragilid*de
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
preservação *ultural e a *iscr*mi*açã*, que geraram e*pob**cim*nto, destituiçã* de serv*ços
</line>
</par><par>
<line>
p*blico*
</line>
<line>
b**icos, com considerável exclusão étnica. Con*udo, com a b*sca pelo
</line>
</par><par>
<line>
*orta*ecimento *e *uas *rganizaç*es, esse* po*os im**lsi*naram a prot*ção l*ga*
</line>
<line>
*os seu*
</line>
</par><par>
<line>
d*reitos, co* um* consciência étnica fortalecida, promovendo ** v*rdadeiro *n*ercâ*bio
</line>
<line>
cultural e iden*itário. Segun*o o Re*a*óri* *e *iagem do sociól**o M*rco Antôn** d*
</line>
<line>
Es*í*ito Sant* (BAT*S*A, 20*4), o sa*do da rel*ção do* Truká, com os órgãos do *stado de
</line>
</par><par>
<line>
Perna*buco, na I*ha, é péssimo. E*istem no m*mento tr*s signi**cativas
</line>
<line>
concen*raç*es
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
reman*scentes Truká no *unicípio de *abrob* *ste estudo tem como objetivo principal e
</line>
<line>
apresentar es** rela*ão i*ent*tária dos Truká com a sua ance*trali*ade e territorialidade, tendo
</line>
<line>
a Caat*nga * o R*o Sã* Fra*cisco co*o principais ele**ntos ** *igação *om a natureza, **m a
</line>
<line>
*ãe-terra. Alé* disso, prete*de-se descrever * pensamento dos *ais velhos *obre * Caatinga
</line>
<line>
e sua *tilizaçã* no d*a a dia, anali*ar as ações *ealizadas no po*o Truká r*fer*nte aos cuidados
</line>
<line>
com *sse esp*ço ** fo*mação e *de*tificação.
</line>
<line>
2 R*FER*NCIAL TEÓRICO
</line>
<line>
1 O Po** Truká
</line>
<line>
O povo Truká ha*it* a Ilha de Assunção, local*zada n* municíp*o d* Cabrobó,
</line>
<line>
Perna*bu*o, região do submédio São Francis*o, entr* os e*t*dos d* *ahia e *e*na*buco. A
</line>
</par><par>
<line>
popul**ão Truká é de aproxima*am*nte 4.000 indígenas, ha*i*ando uma área territo**a*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
aproxima**mente *e 6.000ha, onde v*ve*
</line>
<line>
em plena *ependênci* da te*ra e do Rio São
</line>
</par><par>
<line>
Francisco (Opará), que banha seu entorno.
</line>
</par><par>
<line>
His*or*came*te, o po*o *assou po* mu*tos entraves até o*
</line>
<line>
dias at**is,
</line>
<line>
com relação
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
l*t* pela t*rra-mãe e a gar*ntia de seu* direi*os origi*ais e tradicionai*.
</line>
<line>
Con*e*er *s antepassa*o* históri*os dos Truká é lembrar * historicidade dos povo* do
</line>
</par><par>
<line>
*nte*io* do país, que *atam
</line>
<line>
de ce*ca
</line>
<line>
de *rês mil anos, segundo h*sto*iadores e estudios*s d*
</line>
</par><par>
</page><line>
cultura A*er*ndia, como Batista (2004; 200*), Olive*ra (2014), Silva (2015), Santos (2016) e
</line>
<line>
Flo*êncio (2021).
</line>
<line>
Rev. *S*, Te*esina, v. 19, n.8, art. 1*, p. 2*3-231, ago. 2*22 *ww4.fsanet.com.*r/rev**t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*ducação Indígena: Relação I*entitária dos T*uká com a Caatinga
</line>
<line>
217
</line>
</par><par>
<line>
Provenie*te* talvez d*s regiões andinas, entraram pela *egião s*l do *rasil, t**zen*o
</line>
<line>
cultur*s *o milho * do *eij*o, que espal*aram po* r*gi*es d*tas secas como o C*ntro-Oeste e
</line>
</par><par>
<line>
Nor*este. Esses povos são consi*e*ado* resist*nte* à inv*são Port*guesa e é
</line>
<line>
*m*ortante
</line>
</par><par>
<line>
mencionar que fatos ref*re*t*s a e*se momento
</line>
<line>
da no*sa história s*o c*n*ig*rad*s em
</line>
</par><par>
<line>
**ab*lhos lite*ári*s escritos em conte*tos outros que, muitas ve**s, esconde* as vivências
</line>
<line>
c*tid***as deste* qu* lutam até hoje por s*us dire*tos retira*os e* séc*lo* de dura* bata*has
</line>
</par><par>
<line>
(OLIVEIRA,
</line>
<line>
2014). *ntão, em 1573, os
</line>
<line>
colon*zadore* decid*ram continuar a invas*o,
</line>
</par><par>
<line>
expandindo para o sertão, pe*sando em c*nseguir mais terr*s para criar o* seu* ani*ais
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
assim avan**ram em mais ter*as, segundo Batista (2004), *ruká (2007) e **lva (*015).
</line>
</par><par>
<line>
Esse *ovo, no sécu*o X*II, pass*u por um *rocesso de aldeamen*o feito por
</line>
<line>
padr*s
</line>
</par><par>
<line>
capu*h**ho* fra*cese*, *ue destacaram em *eus **critos a diferença
</line>
<line>
de línguas entre í*dios
</line>
</par><par>
<line>
dessa região d* São Francis*o, que coube *o Frei Bernar*o *e Nantes, e* 1709, * *scrit* d*
</line>
<line>
Katec*smo índico da língua Kar*r*, f****do re*erência ao Dzubuku* língua *nt*ga dos Truká
</line>
<line>
(PEREIR*, 2009).
</line>
</par><par>
<line>
*m *761, a aldeia denominada d* No*sa Senho*a d* *ssu*ção prosperou e
</line>
<line>
obteve
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*econ*e*imento de paróquia, co* uma
</line>
<line>
ba*e de 4*0 índios. Por*m, *m 1**8,
</line>
<line>
oco*reu
</line>
<line>
*m a
</line>
</par><par>
<line>
grande enchente que derrubou a igre*a e ar*uinou todas a* casas *a vila. Os indíg**as *aíram
</line>
<line>
para out*as ilhas e locai* mais altos, fazendo surgir u* perí**o de isolamento natural. Com a
</line>
<line>
*e*uçã* do nív*l da água do rio, as ruínas *ornaram-s* um local sagrado pa** enterro de *ndios
</line>
<line>
falecidos do povo.
</line>
<line>
Em 1857, docum*ntos atestam o apossament* de pessoas poderosas so*re a Ilha da
</line>
</par><par>
<line>
Assunção, en*re ess*s destaca-se
</line>
<line>
n* é*o** * Câm*ra M*nicipal, *esguardada pelo juiz
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
mesma, o Bispo de Pesqueir*, al*gando que
</line>
<line>
a
</line>
<line>
Ilha foi doa*a p*los indígenas à Igreja, e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
Est**o, que ma** **r*e,
</line>
<line>
no fi*a* da
</line>
<line>
d*cada de 1950 e **ados dos
</line>
<line>
a*os
</line>
<line>
60, ig*ora a aç*o j*
</line>
</par><par>
<line>
instaurada
</line>
<line>
pe*o
</line>
<line>
SPI, e compra parte da Il*a da As*un*ão para instalaç*o de um nú*l*o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Co*onização, a CRC (C*mpanhia de Colonização e Reforma), a SE*EMPE (*ompa*hia
</line>
<line>
Es*adu*l de Produçã* de Mudas * Se*entes Selecionadas ) * o IPA (Instituto Pernambu*ano
</line>
<line>
** Pesquisa Ag*ope*uári*), se*u*d* Pin*o (*938).
</line>
</par><par>
<line>
O process* desencadead*
</line>
<line>
*elos T*uká, **ra transfor*ar a FUNAI *m parceira
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
pr*cesso d* reivi*dicação e
</line>
<line>
reconhecimento d* d**eito à ter*a foi o*tido com *ific*l*ades,
</line>
</par><par>
<line>
mas os parceiros, a exemp*o d* **MI, foram de grande va*ia. "Encanto não se peg* c*m
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
mão... El*s ensin*m tudo. * í**io *anta
</line>
<line>
par* isso", co*o nos ensina o *estr*, ** Aldeia
</line>
</par><par>
<line>
*aatinga Grande, na i*ha da Ass*nção.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina P*, v. **, n. 8, art. 10, p. 213-231, *go. 202*
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. L. S. Pereir*, R. R. Florêncio, C. A. B. S*ntos
</line>
<line>
218
</line>
</par><par>
<line>
Em 1987, foi instala*o um Posto Indígena que come*ou efetivament* a funci*nar
</line>
<line>
som*nte *o ano seguinte. *este *o*ento, os T*uká incorporaram um t*e*ho, que v*nha s*nd*
</line>
<line>
reivindicado ju*to à FUNAI, de 150ha, t*taliz*ndo 500h* do* 1.650ha pretendidos.
</line>
</par><par>
<line>
Ne*te momen*o, é ne*e*sário fa*ar de m*vim*ntos internos
</line>
<line>
chamado* p*lo *ovo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Ret*mada*, que, pa*a os indígenas, era a reint*gr*ção de posse *e *m ter*itório *ue *á er* do
</line>
</par><par>
<line>
povo Truká desde * início, desde temp*s ancestrais. E*sas retomadas ti*eram como base
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
l*ta pela terra de *aneira inci*iva, *uscando a d*mina**o das áreas pretendidas, q*e, por sua
</line>
<line>
ve*, eram d* *ovo, m*s estavam nas m*os dos não-índi*s ou posseiros (como eram chamados
</line>
</par><par>
<line>
*s agricultores *ocais e criadores de
</line>
<line>
gado). Para conquista da Il** da A**unção no contexto
</line>
</par><par>
<line>
que t*mo* *tual*ente, foram realizados quatro grandes eventos de retomada:
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
I Retomad*
</line>
<line>
- 19*1. *bje*ivo: Assegurar *e*ras delim*tad*s pelos
</line>
<line>
processos
</line>
</par><par>
<line>
legitimados pe*a FUNAI;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
II Retomada - 1994. Objet*vo: Res*a*r*r as terras *o p*der de Apolinário S*queira
</line>
<line>
(conh**ido como *i*xa da Cebol*);
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
III R**omada - 1995. Objetivo: *e*gatar a posse das terras e* dom*nação de Cícero
</line>
<line>
Caló e do IP* (Inst*tuto Pe*nambuc*no de Pesquisa Agropecuária);
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
IV Retomada - 1999. Objetivo: Conhecida com* a mais importante R*tomada, *st*
</line>
</par><par>
<line>
era a g*r**ti* e fi*alização dos processos de retoma*a da I*ha da Assun*ão
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*eg*l*rização da área do arquipéla*o co*o *er*itór** In*ígena (TI).
</line>
</par><par>
<line>
Não é *ossí**l escre*er com pr*ci*ão o qu* foram esses quatro pro*e**os vivenciados
</line>
<line>
p*los *ruká, é dito *ue cada um teve sua import*nc*a e *ue por eles e com eles ti*eram muit*s
</line>
<line>
lutas e ba*alhas pessoais e de cunho colet*vo. Ho*ve um p*eço * muitos ainda **gam por e*sas
</line>
<line>
*itórias. Ocorr*ram assassinat*s de ambos os l*dos da d*sputa, ho**e interve*ção do poder
</line>
</par><par>
<line>
público, *trav*s d*s *orça* de *egurança em diver*os epis**ios n*ssa his**ria recente
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
e*ta*o de *er*ambu*o. Ge*açõ*s foram ma*cad*s, pais e mães fo*am a*astados do
</line>
<line>
sei*
</line>
</par><par>
<line>
fa*iliar por
</line>
<line>
uma ca*sa,
</line>
<line>
tida pe*os Truká como *u*ta. A dignidade *nfim chegou à casa
</line>
</par><par>
<line>
a*ualme*te de 4.000 nativ*s, que viviam à mercê d*
</line>
<line>
*orte ou *m pod**s
</line>
<line>
armadilh*s
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
c*lpa*o dest*no, tendo es*e, no*e e e*dereço, como citam os *r*ká n* liv** No Re*no *e
</line>
<line>
Tr*ká, Reina As*unç*o (2007):
</line>
<line>
** perse*uições aume*tavam * com i*s* *s poderosos inve***ram n* marginal**ação
</line>
<line>
desse *ovo através de proc*ssos, m*nd*d*s de pri*ã* * acusaçõe* equivoca*as
</line>
</par><par>
<line>
contra s*as lideranças.
</line>
<line>
Tudo isso porq*e na re*omada
</line>
<line>
de 1**9 o pov*
</line>
<line>
Tr*ká se
</line>
</par><par>
<line>
destacou e ret*mou a *onha*a mãe terra qu* se *ncontra hoje em no*sas mãos
</line>
<line>
(TRUKÁ, 200*, *. 25).
</line>
<line>
Também aparecem *pisódio* desse *omento de *utas e enfrenta*entos dos posse**os
</line>
</par><par>
<line>
por parte do* Truk* n*
</line>
<line>
*bra *o*s** Voz*s In***enas - professora* professores Truká e
</line>
</par><par>
<line>
(FLO**NCIO, 2021).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina, v. 19, *.8, art. 10, p. 2*3-231, ag*. 2022
</line>
<line>
www4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Educaç*o Indígena: Re**ção Identitária dos Tr*ká com a Caatinga
</line>
<line>
219
</line>
</par><par>
<line>
Ao re*oma**os toda * ilha, colocamos para *ora do território sem es*erar pela
</line>
<line>
Políc*a Fe*eral pa*a fazer o proces*o ** desintrusã*, todos os posseiros e o *ado que
</line>
<line>
estavam durante anos a pastar sobre o sang*e *e nossos antepa*sados (BARBOZ*
</line>
<line>
*n: *LO*ÊNCI*, *021, p. 25).
</line>
<line>
Politicament* o p*vo Truká se organiza com ba*e na d*visão de ati*idades, *u*os
</line>
<line>
papéis são distribuídos en*re *aciques, pajé*, li*e*anças e co*unidade. Cada ** respo**e*do
</line>
<line>
com suas re*ponsabilidades de acord* c*m a n*cessi**de estabelecida.
</line>
<line>
Os caciques at*am d* forma *utôn*ma den**o *o campo a que pertence sua liderança,
</line>
<line>
tê* a*uda do seu *orpo d* l*derança*, p*ra que os r*sultados de *uas ações *avoreçam *odo o
</line>
</par><par>
<line>
povo, essas têm po* cam** *
</line>
<line>
*ducação, * cultura, a saú*e, a e*on*mia e todo o bem-estar
</line>
</par><par>
<line>
s*cial. O* *ajés cuidam da ciência, nome d*do aos atos de celebração ** religi*o Truká,
</line>
</par><par>
<line>
**g*n*zando os
</line>
<line>
ritu*is e seus *ncami*h*me*t*s, sempre **m as bênçãos dos *nc*ntados d*
</line>
</par><par>
<line>
luz, divindades da natureza.
</line>
</par><par>
<line>
N* eco*omia T*u*á, d*staca-se a agricu*t*ra e a pesca, *endo que a
</line>
<line>
pri**ira
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
di*ersific***, baseada no pl*n**o de **roz, *anana, coco, milho, *ei*ão e outros a*imentos. As
</line>
</par><par>
<line>
pro*uções, principalmente de h**tifrut*, q*and*
</line>
<line>
nã* são consumidas localmente, s*o
</line>
</par><par>
<line>
comercializadas em feiras na á*e* urbana de *abrobó ou r*passadas a com*radores que **vam
</line>
<line>
para outros *ugares, isto acon*ec* prin*ipalmente com os peixes criad*s *m poços, com
</line>
<line>
grande habilidade pelos Tr*ká (PER*IRA, 2009).
</line>
<line>
2.2 A Id*n**dade Truká
</line>
<line>
Par* se *alar s**r* as manife*tações i*entitária* Truká, é **ces*á*io passear na *ist*ri*
</line>
<line>
da emergência indí**na no Nordeste. Ist* determina uma po*ição de afirm*ção com *es*eito
</line>
</par><par>
<line>
às vári*s
</line>
<line>
lut*s travadas no Bra*il, *ela busca
</line>
<line>
de um pedaço de chão * a garan*ia de uma
</line>
</par><par>
<line>
subsistência étnica,
</line>
<line>
baseada em dire*to*
</line>
<line>
bá*icos do cidadão, mas que todos os dias são
</line>
</par><par>
<line>
neg*dos aos pov*s indíg**as brasileiros por uma cla*se *ominante, que s* j*lga p*op*ietária
</line>
</par><par>
<line>
d* cultur* identitária
</line>
<line>
*a*ional,
</line>
<line>
com* *nica. *or isso, tam*ém, subjuga *s *ovos a*
</line>
</par><par>
<line>
sil*nciamento, segun*o Silva (201*). Incluídas n*s
</line>
<line>
pe*das históricas dos indígenas, estão as
</line>
</par><par>
<line>
te*ras, *ue, mais do que o habitat, abrigam histórias, en*antos, anc*s*ralidad*s.
</line>
</par><par>
<line>
*m seu rel*to,
</line>
<line>
no livro Ín*ios na visã* *os índio* (G*RLIC, *001), Seu Quinc*,
</line>
</par><par>
<line>
ancião que te*e mais de *5 anos de liderança no povo T*uká
</line>
<line>
da Ilha da Assu*ção, *nd*ca a
</line>
</par><par>
<line>
importância de u*a luta a*s d*re*to* e à identidade Truká.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*r*si*a PI, v. 19, n. *, art. 10, p. 213-231, ago. 2022
</line>
<line>
*ww4.*san*t.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. L. S. *ereira, R. *. Florên**o, C. A. B. San*o*
</line>
<line>
220
</line>
</par><par>
<line>
A gente t*abalhava com os posse**os de meia. Mu*tos índios aqu* traba*hav*m com
</line>
<line>
ele na roça de feijão, m*l*o, cana (*\ra d* para o gado). Se u* tra*alhador tira*se
</line>
<line>
uma **na p\*a ***par, e*e ti*h* que p*gar. Se um índio tiv*sse um *ode ou outro
</line>
<line>
animal que pulasse acerca de Chi*cha, e*e m*ndava matar o bi*ho. Ele m*ltrata*a,
</line>
<line>
ba*ia * humilhava os trabal*adore* (SEU QUINCA, in: GERLIC, 2001, p. 66).
</line>
<line>
A luta por u*a consolidação identitária do* Truk*, *elos não-índios não surgiu do
</line>
<line>
ac*so e sim de um longo processo de luta que vem desde seu* antepassados, *stes e*can*eado*
</line>
<line>
*ra *or i**eresses *lheios, or* por vontade própria, dando preferência a um espaço onde a v*da
</line>
</par><par>
<line>
em comunid**e ou e* família fosse * ponto de partida fundamental, par* uma vi**
</line>
<line>
digna.
</line>
</par><par>
<line>
"Eles *ueri*m que s* *egas*e um pedaço para min*a família e ac*basse por aí, mas eu fui
</line>
<line>
por todo*, ** 73 famílias", **irma seu Deodato Capitão T*u*á (GERL*C, 2001).
</line>
<line>
Em *ei* a isso, é observada nas úl*imas quatro décadas, no Brasil, com *aior
</line>
<line>
inci*ênci* *a região Nordes*e, a emergência crescente de grup*s que passa* a se autodeclarar
</line>
</par><par>
<line>
i*dígenas. Popula*õe* *ue por muito te*po disfarçaram suas i*entid*des, d* pouco
</line>
<line>
*empo
</line>
</par><par>
<line>
para cá voltaram a a*i*mar a sua indianidade * pleitear reconhecimento de s*a o
</line>
<line>
*ondição
</line>
</par><par>
<line>
étn*ca pela* autoridades oficia*s, o **e lhes gar*nt*ria o gozo d* direi*os específicos da
</line>
<line>
condiçã* i*dí*ena.
</line>
<line>
A l*ta *or esses dir*itos envolveu que**ões *e *obrevivên*ia e *esistência* que hora e
</line>
<line>
meia se esba*rav*m em armas, qua*do rec*a* era a melhor estratég*a e a*madilhas, quando
</line>
<line>
golpes eram f*itos *ar* prejudi*ar as ações n*cessárias par* ga*ant*as de seus d*re*t*s
</line>
<line>
(BAT*STA, 2004; OLIVEIRA, 2014).
</line>
</par><par>
<line>
Ainda *o a*o
</line>
<line>
20*0, os d*d*s do cen*o demográfi*o sobre as *opulaçõ*s *ndígenas
</line>
</par><par>
<line>
s**preenderam mu*tos brasileiros. Ba*eado na aut*ide**ificação (ou autodeclara*ão), o cens*
</line>
</par><par>
<line>
*evelou
</line>
<line>
um *o*al *e 734.12* i*díg*nas no Brasil, ma*s
</line>
<line>
do dobro identificado em 1991, de
</line>
</par><par>
<line>
294.1*1ín*ios (IBGE,
</line>
<line>
2005), bem como d** *ado* forn*cidos pela FUNA* e *el*s ONGs
</line>
</par><par>
<line>
(Organizações Não Governamentais, incl*s*ve internacionais), em geral, *aseados ape*as em
</line>
<line>
*eva*tamentos nas terras indí*enas. A*tes, o *ecensea*ento e*volvia ape*as o* *ndiv*duos
</line>
<line>
al*e*do*. T*l incr*ment* deco*re basicamente de três **tores:
</line>
<line>
*) A *ontagem de in*ígenas r*sidentes (no *omento do c*nso ou em caráter permanen*e) em
</line>
<line>
cid*des;
</line>
</par><par>
<line>
*) A identi*icaçã* de *ndígenas *ue vivem em domi*ílios rurais
</line>
<line>
ou
</line>
<line>
urban*s sit*ados na*
</line>
</par><par>
<line>
imediações (mas *ora) das áreas indígenas;
</line>
</par><par>
<line>
c) *
</line>
<line>
proces** de et*ogê*ese em que povos c**siderados extintos em documen*os ofi*i*is
</line>
</par><par>
<line>
recuperam uma identi**de étnica esc*ndida e a atualizam como fonte de mobilizaç*o política
</line>
</par><par>
<line>
* *eorganização *oc**cultural
</line>
<line>
(OLIVEI*A, 2014). Já conta*d* co* su**ss*vos g*nho* no
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Te*esin*, *. 19, n.8, art. 1*, p. *13-*31, ago. 2022
</line>
<line>
www*.fs*net.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*ducação Indígena: Relaçã* Identitári* dos Tr*ká com a Caat*n*a
</line>
<line>
221
</line>
</par><par>
<line>
re*onhecimento de se*s *ireitos no cenário m*i* amplo d* mundo glo*alizado (e* que e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*usc* po* raí*e* *tnicas, culturais * religiosas uma co*stante, inclu*ive par* as novas é
</line>
<line>
g**ações), a expectativa para o *utur* é de u* efeti*o inc*emento demográfic*, e*idenciando
</line>
</par><par>
<line>
a **sposição d*ss*s povos de rea*irm*r*m su** ident*dades e os
</line>
<line>
valores societários q*e aí
</line>
</par><par>
<line>
estão sub*acent*s.
</line>
</par><par>
<line>
* q*e aqui defendem*s é q** as *dentidades, assim como a coletiv*dade, indígenas
</line>
<line>
n*o são elementos **oduzi*os a partir d* de*retos, institu*das p*r legis*ações ou certifi*ad*s
</line>
</par><par>
<line>
por document*s, mas **a fo*te de pre*eitos étn*cos, s**ere* e fazeres ances*rais,
</line>
<line>
que
</line>
<line>
são
</line>
</par><par>
<line>
pa**ados
</line>
<line>
de ger*ção a
</line>
<line>
geração, cuja
</line>
<line>
heterogene*dade a*en*s
</line>
<line>
con*irma a dive*sid*de
</line>
</par><par>
<line>
sociocul*ural do país * de todo o continen*e amerín*io. As m*ni**stações religio*as * *s lut*s
</line>
</par><par>
<line>
coletivas, ne**e contexto, tê* se tornado elementos *mport*ntes par* a identific*ção
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
ind*anidade n*s dias atuai*.
</line>
</par><par>
<line>
Tính*mo* uma r*ça cole*iva **ra s*b*ev*ver e uma v*z, um *ouco antes da *oleta,
</line>
</par><par>
<line>
um tal Expedito mandou a polícia de*trui* aí fui
</line>
<line>
falar com o delegado, que *e
</line>
</par><par>
<line>
co***u uma históri* e eu disse:- me dê escrito. Aí fomos para Recife e nossa luta foi
</line>
<line>
f*cando mais f*rte a*é com*ç*rm*s a ir para Bras*lia e em 197*, retom**os nos*o
</line>
<line>
prim*iro p*daço de terra (GERLIC, 2001, p. *5).
</line>
</par><par>
<line>
O do*o dessa f**a se chamava seu Deoda*o, com *ais de 60
</line>
<line>
an*s d* luta, Capitão
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
povo T*uká que tombo* em m*io de *016, em seu relato d*i*a claro o seu pertenci*ento
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
luta coleti*a do povo Truk*, * essa coletividade é ponto **nsi*erado esse*cia* nos elem*ntos
</line>
<line>
const*tutivos da ide*t*dade ét*ic* do povo Truká. E*sa m*sm* f*la *ambém real*a a relaçã*
</line>
<line>
de*te c*m a pro*ri*d*de de usufruto comum e a história de oc*pa**o ma*e*ial e imaterial, q*e
</line>
<line>
dá espaç* a uma ba*e de ancestralidade comum de um povo guerrei*o por natureza.
</line>
<line>
Segu*do Oliveira, (2014), a *mergência *t*ica *e *anifesta espec**lme*te *m si*uações
</line>
<line>
de int*rcu*turali**de, nas q**i* ocorre o encontro de atores sociais que difundem int**esses
</line>
</par><par>
<line>
opos*os. So*re isso, *
</line>
<line>
possível perc*ber que vá*io* são ** signifi*ados dos **vimentos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
grupos étnicos, p*ra estarem se orga*izando politicamen*e, pa*a *e afirma*em diante
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
população nacion**, p*ra rei*indi**rem o reco*heci*ento de seus dir***os. *sse man*fe*to de
</line>
</par><par>
<line>
s*brevivência e *esis**ncia
</line>
<line>
dos *ovos indígena*
</line>
<line>
nas **éri*a*
</line>
<line>
con*titui uma história
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
relações in*eré*ni*as *a human**a**.
</line>
<line>
O* Truká são um povo *ercado por batal*a* * *u*a* para re*onquis*a de suas terras, que
</line>
</par><par>
<line>
*omeçaram a se* in*adidas ainda no século XVII. Docu*entos históricos di*em respeito
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
es*e
</line>
<line>
*ov* desde a
</line>
<line>
décad* de 1980, partir dos *studos de Ba*ista (2*04), que reg**tram a
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
</page><line>
Truká * o *níci* dos *rocessos d* *e*onquista te*ritorial, c*m ba*e *m r*tomadas. M**entos
</line>
<line>
R*v. FSA, Ter*si*a PI, v. 19, n. 8, art. *0, p. 213-23*, ago. *022 *ww4.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. L. S. Perei*a, R. R. Florên*io, C. A. B. Santos
</line>
<line>
*22
</line>
</par><par>
<line>
*stes co*siderados pel*s Truk* como m*vi*en*os int*rnos de a**es polít*cas voltada* para a
</line>
</par><par>
<line>
garantia da terra *nc*stral, pa*a
</line>
<line>
que v*vesse* bas*ados em fo*mas *róprias de *rga*izaç*o
</line>
</par><par>
<line>
*oci*l, **m r*conh*c**ent* dentre os **us * verídicos sentimen*o* de perte**iment* dos se**
</line>
<line>
e suas dinâmicas (TRU*Á, 2007).
</line>
<line>
Em es*udos com cr*térios de ident*fic**ão étnica voltados a análises genét*ca*, *abemos
</line>
<line>
que a def*nição *e povos i*dígenas sem*re esteve sob o domínio da **o*ogia, que a *oncebia
</line>
<line>
com o *ritério racia*, ident*ficável biologicam*nte (asp*c*os f*sicos), herdado genetica*ent*.
</line>
<line>
No en*anto, est*dos v*lta*os às *deias antropoló*icas da identi*icaç*o de um grupo é*n*co t*m
</line>
</par><par>
<line>
observado c*it*rios mais subje*ivos e
</line>
<line>
**s**ricos, em que o perte*cimento e ancestr*lida*e a
</line>
</par><par>
<line>
sã* preponderantes para a*ális* de identificações étn*co-raciais.
</line>
</par><par>
<line>
Toman*o *omo base os *ndí*enas b*asi*eiros, te*tar ident*ficá-los como aque*es
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
herdaram uma desc*ndên*ia pura das popul*ções pré-colombiana* é praticame*t* imposs*vel,
</line>
</par><par>
<line>
a*esar de s*r a
</line>
<line>
noç*o do senso com*m. Mesmo *s grupos *ais isolados
</line>
<line>
geog*afic*mente
</line>
</par><par>
<line>
*cabaram sofrend* alguma fusão n* *ontato com outros *rupos (OLIVEIRA, 2014).
</line>
</par><par>
<line>
Mu*dial*ent*, esse conceito de cultura como raça só será superado após Segunda a
</line>
</par><par>
<line>
*uerra M*ndial, cu*a* causas tinham como pres*up*sto que*tão a
</line>
<line>
da *ureza *t*ica. Sur**
</line>
</par><par>
<line>
uma compreen*ão de grup* é*nico com *
</line>
<line>
critério da cu*tura, identificando um **up* de
</line>
</par><par>
<line>
*cordo com os sí**olos culturai* manife*tos *o cotid*ano. Contudo, mesmo as expr*ssõ*s
</line>
<line>
cul*u*ais s*o *ns*ficientes para *ma ligação com os seus anc**tr*is, pois to*as as l*ngu*gens
</line>
</par><par>
<line>
simbólic*s por s* só sofr*m al*eraç*es com o pass*r d* tempo, sob*et*do com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
c*ntextua*izaçã* dos *mbientes so*iai* e nat*r*is e com o contato intercultura*.
</line>
</par><par>
<line>
A cultura, na verdade, é *dqu*rida e, portant*, dinâmica,
</line>
<line>
pode ser mudada... a
</line>
</par><par>
<line>
*de*tidade de um grupo é al*o construído ao lon*o do tempo por meio *e *rocessos
</line>
</par><par>
<line>
inc*ns*ientes. Ela se *or*a através da c*m*ni*açã*
</line>
<line>
c** di*erente* grup*s e da
</line>
</par><par>
<line>
absorção de traços cultu*ai*, sendo ass*m d*nâmica e em constan** *o**truç*o *u
</line>
<line>
formu*aç*o (OLIV*IRA, 2*14, p. 25, grifo n**so).
</line>
<line>
*ss* *oç*o de construç*o soc*al (* poder*amos acrescentar po*ítica) est* presente no
</line>
<line>
de*envolvimento dos *studos a*tro*oló*icos sobre identidade coletiva, na man*ira como um
</line>
</par><par>
<line>
grupo se organiza par* afir*a*
</line>
<line>
uma identid*de pera*te out*os gr*pos com
</line>
<line>
que* *nterage.
</line>
</par><par>
<line>
Essa constru*ão se
</line>
<line>
dá dentro *e uma con*untura social polí*ica e
</line>
<line>
que contribui para a sua
</line>
</par><par>
<line>
*mergênc*a.
</line>
</par><par>
<line>
*o* diálogos c*m Ol*veir* (2014), Silva (2*15) e Florê*c*o (2021), é possível d*stacar
</line>
</par><par>
<line>
que a e*ergên*ia étnica tem um* relaç*o d*r*ta *om a **l**ica estatal, poi* as
</line>
<line>
políticas
</line>
</par><par>
<line>
pú*licas s*o foment*d** por necessidades e press*es dos grupos
</line>
<line>
envolvido*. Os gru*os
</line>
<line>
*ão
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.8, art. 10, p. 213-231, ago. 2022
</line>
<line>
www4.fsan*t.*om.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E*uca*ão Ind*g*na: *elação *dentitária dos Truká co* a Ca*ting*
</line>
<line>
*23
</line>
</par><par>
<line>
surgem n*cess*ria*ent* com as polític*s, mas são restituíd*s *m seus territórios tradici*nais,
</line>
<line>
onde po*em (re)org*n**ar sua* cole*ividades, com (ou sem) * ajud* *o Estado, ** *m
</line>
<line>
processo d* res*ignificaçã* sociocultural que *penas os tempos modernos (* contemporâneos)
</line>
</par><par>
<line>
po*e*
</line>
<line>
propor, devido aos
</line>
<line>
estudo* decoloniais, às *ropo*tas *o hibri*ismo cultural à* e
</line>
</par><par>
<line>
diretrizes da Educação E**o*a* I*dígena Inte*cult***l.
</line>
<line>
Ter *m olhar d*ferenc*ado pa*a os g*upos *t*ico* ori*inários contribui na ação em prol
</line>
<line>
d* *agamento de uma dívida qu* * sociedade nacional tem com esses povos que foram
</line>
<line>
obrigado* a *ban*onar suas histórias e raízes e * se submeter * dife*entes *or**s de rel*ções,
</line>
<line>
gov*rno* e ex*lusões. Os g*up*s étnicos, espe**almente os indí*enas do Nordeste Brasileiro,
</line>
</par><par>
<line>
por *erem dupl*mente
</line>
<line>
marginalizados (*LIVE*R*, **14), reivindicam
</line>
<line>
por*ue se
</line>
</par><par>
<line>
org*nizaram, *iveram ac*ss* ao conhe*imen*o de seus direit*s garantidos por lei e ca*e ao
</line>
<line>
Es*ado neg*ci*r c*m esse* grup*s. Tudo *sso tem implicad* cada vez ma*s *m uma quebra de
</line>
<line>
para**gma, quando nos parece urgente abando**r a n*ção equivo*ad* * excludente d* raça e
</line>
</par><par>
<line>
c**tura, para poder refletir c*m* *sses grup*s de fato e*tão se orga*i*ando social
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
politicamente para enco*trar a sua verdadeira ide*tida*e.
</line>
</par><par>
<line>
Identi***e e pe*tencimento étnico não são co*ceito* prontos e definidos, mas processos
</line>
<line>
d*nâmicos de construçã* individ**l e social. Dessa form*, não cabe ao *st*do reconhecer
</line>
<line>
quem é ou não indígena, ma* g**antir qu* sejam r*s**ita*os os proce*sos i*dividuais e sociais
</line>
<line>
de const*ução e fo*ma**o d* ident*dades étnicas.
</line>
<line>
3 RESULTADOS E *ISCUSSÕES
</line>
<line>
*.* A R*lação do* Truká com a Caa*inga
</line>
<line>
E* pl*no século *X*, é possíve* p*r*eber que a p*pulação em geral sente-**
</line>
<line>
min*mamente desconfortáve* co* o modo como * *u*do é **a*ado, e* rel*ção ao
</line>
<line>
*o*sumismo e à destruição *o meio ambi*nte, *o* exemplo. P*rceb*-se que o ter é *ais
</line>
<line>
evide*te e represe*ta*ivo que o ser. O querer um mund* melhor é **a bandeira erg*i*a por
</line>
</par><par>
<line>
vários segmentos *ociais e **sa à melhoria de *ualidade
</line>
<line>
de vida, por meio da formaç*o de
</line>
</par><par>
<line>
cidad*os
</line>
<line>
con**ientes d* sua par*icip*ç** local no context* da co*ser*açã* ambiental g*o*a*
</line>
</par><par>
<line>
(HAMMES, 2004).
</line>
<line>
Porém p*uco é e**d*nciado no dia a dia das cidades brasileiras. Para ver*ficar tal
</line>
<line>
i*for*ação, basta faze*m*s um* *va*i*ção do *stado das ruas, muros e calç*das nas cidades.
</line>
</par><par>
<line>
No meio rural ou *as flo*estas, o de*c**o *om *
</line>
<line>
n*t*reza também é evidencia**. O qu*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresin* PI, v. 19, n. 8, ar*. 10, p. 213-*31, ago. *022
</line>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. L. S. Pereir*, R. R. Florê*cio, C. A. *. Santos
</line>
<line>
224
</line>
</par><par>
<line>
Hammes (*004) chama a at*nção n*o * só o fa*o de ***stir a destrui*ão, mas não te*mos
</line>
<line>
"educad*" o olhar para reprova* tal situ*ção a pon*o de acharmos a des*ruição normal.
</line>
<line>
Como afir*a Ma*edo (2012), não s* trat* de especu*aç*o o* ex*rcício de previsão,
</line>
<line>
eventos *xterno*, como tempe*tades, fu*acões, inund*ções, ondas d* calor e secas já estão
</line>
</par><par>
<line>
o*orrendo com mai*r int*nsidade fr*quência e têm *ido at*ibuí*os ao aquec**ento g*obal, e
</line>
<line>
por i*so não é d*sc**ido diz*r que é pr*ciso mais *o que sonhar, é pr**iso agir começando e*
</line>
<line>
*asa e por consequência na rua ou e* sua a*deia, se *or o caso.
</line>
<line>
* necess*ri* *ompre*nder que o ter*o *ei* am**ente não está somente *ol*ado para *
</line>
</par><par>
<line>
campo ou *os territ*rios natu*ais. O meio ambiente, habitualmente
</line>
<line>
chamad* apenas
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
*mbiente, envolve t*da* as coisas v*vas e não-*ivas qu* exis*em na Terra, que a*eta*
</line>
</par><par>
<line>
*coss*ste*as * vida **s seres humanos. É conj**to de
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
o
</line>
<line>
condições,
</line>
<line>
leis, *nfluênci*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
in**aest*utura d* *rde* física, química e biológic*, *ue permite, abrig* e re*e a v*da e* todas
</line>
</par><par>
<line>
as suas formas. É
</line>
<line>
importante pl*itear que t** informação * para t**os *ue
</line>
<line>
***em em meio
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ma b*odiversidade amea*a*a, principalmente pe**s po*eres ** consu*ismo e i*e*iatismo.
</line>
</par><par>
<line>
Construir um discu**o a r*speito
</line>
<line>
da relação dos Truká com a Ca**in*a f*z part* do
</line>
</par><par>
<line>
pr*c*ss* *e emergên*ia
</line>
<line>
*os P*vos In*íg*nas no Nor*e*te, poi* é imp*rtante perceb** que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
home* se associa
</line>
<line>
*o meio em qu* vive, mantend* víncul*s que precisam *er *esc*itos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
aprofundados, pe*cebendo a
</line>
<line>
na**reza como um as***to ser investigado * relacio*ado a
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
grupo e**udado e a m*n*t*n*ão da bi*d*versid*d* é temá*ica
</line>
<line>
s*mpre em pauta nas l*tas
</line>
</par><par>
<line>
**dígen*s.
</line>
</par><par>
<line>
Uma das cont*ibuições mais significativa* da biodiversidade está *el*cionada à cobertura
</line>
</par><par>
<line>
*egetal, i**resc**dível para a c*ntenção
</line>
<line>
d* pro*essos e*osivos
</line>
<line>
do sol*, par* o con**o*e
</line>
</par><par>
<line>
hidrol*gic* de um* bacia hidrogr*fica, para a proteção dos mana*cia*s e pa*a o abas*ecimento
</line>
</par><par>
<line>
dos le*çóis freá*icos. T*do isso cri* condições **op*c*as
</line>
<line>
pa*a manuten*ã* da v*da, de
</line>
</par><par>
<line>
*opulaçõ*s * de org*nis*os benéficos aos seres *umanos.
</line>
</par><par>
<line>
O* 338 milhões de tone*adas de re*í*uos perigosos
</line>
<line>
ge**dos *nua*mente no mu*do
</line>
</par><par>
</page><line>
n*cessi*am de gestão e sol*ções tecnológicas para o contr*le do risco quanto *o seu descarte.
</line>
<line>
Em decorrência da crescente geraç*o do l*xo, ince*tivada pelo c*ns*mismo desmedido, há *
</line>
<line>
agrav*mento de consequência* *mbie*tais, econômica* e sociais. Essa * u*a reali*ade do
</line>
<line>
mundo intei*o e, n* Nordeste do Brasi*, cujo ma*or curso d\água é o Rio São Francisco, * falta
</line>
<line>
de educ***o ambient*l te* agravado pr*blemas como assorea*e**o e perd* de vid* *luvial.
</line>
<line>
A*sim como o *ioma * * veg*tação de C*at**ga, constantemente am*açad*s por queimadas e
</line>
<line>
mono*ultura e*tensiv*, oca*ionando consequênc**s c*mo secas, enchentes e desertificação.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.8, art. 1*, p. 213-231, ago. 20*2 www4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Educaç*o Indígena: Rela*ão I*en*itária dos T*uká com a Caatinga
</line>
<line>
225
</line>
</par><par>
<line>
A relação dos Truká com a C*atinga não é recente, vem desde seus **tepassados
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
e**ont**-se *istori*da em narrativas * ex*eriê**ia* em diverso* textos (l**ros, a*tig*s,
</line>
<line>
*i*ser*aç*es e te*es). *s*e cont*to de respeito e sentido de perten*imento um ao *utro
</line>
<line>
en*ontra-se ple*amente co*templado no livro No Reino de *ss*nção, Reina Tru*á (20*7),
</line>
</par><par>
<line>
el*b*ra** pelos pr*fe*sores Tru*á (OPIT - O*ganizaç*o de professo*es e
</line>
<line>
prof*ssoras
</line>
</par><par>
<line>
I*d*genas de Truk*), em diversas pas*agens. * *espeito da *rença c*smológica do povo,
</line>
<line>
verific*-s* o *ontato *om o natur*l através da Caatin** em:
</line>
<line>
*uando *eu* f*z o mundo tinha es*e h*mem po* *ome V*lh* Cá. Era u* índio que
</line>
<line>
vi*ia n* *eserto.
</line>
<line>
Deus andav* com São Pedro * eles *esc**saram no pé d* jurema (p*a*ta *ípica da
</line>
<line>
*aa*i*ga). São P*dro diss*:
</line>
<line>
- Senhor, *ant* árvore *mportante de sobra para nós desca*sar*os e vamos d*scan*ar
</line>
<line>
*m*aixo de*s* qu* é só e*pinho!
</line>
<line>
*eus respondeu:
</line>
<line>
- Pedro, de "tudo se precisa". Quando nós sairmos da*u* esta á*vore fic*rá diferent*
</line>
<line>
das outr*s. Ficará umas com mais espinho* * outras *em espi*hos. Vai ter **
</line>
<line>
*o*em para *onhar arran*ando a *aiz desta árvo*e e coloca* água parecendo meu
</line>
<line>
sa*gue. Nesse *o*ento eu vou dando minhas c*ências... (TRU*Á, 200*, p. 11).
</line>
<line>
A crença acima retrat* o con*ato *ir*to entre o povo Truká e o seu ritual religio*o, o
</line>
<line>
Toré, q** fa* uso da jurema. A be*ida é p*oduzida po* um "jur*m*iro" (pessoa escolhi*a pel*
</line>
</par><par>
<line>
ciência *ara f*zê-l*), é distribuída ** rit*al *ara *s índi*s, que *o m*smo *empo *antam
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
dançam com ela * *or ela. Por este motivo, * perti*ente * sentiment*
</line>
<line>
*e perten*ime*t* *os
</line>
</par><par>
<line>
Tr*ká com a ch*m*d* *ãe-ter*a e a m**-nat*rez* (TRUKÁ, 2007).
</line>
</par><par>
<line>
A Caat*nga é um ec*ssiste*a *arcado *or g*andes pr*c*nceitos em m**o aos livr*s
</line>
</par><par>
<line>
*id*tic*s e midiáticos; ela é apresent*d* co*o u* ambie*te hosti*, sem *erspectiva
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
de*envolvi*ento hum*no e social, on*e fom* e a *ede dominam as a
</line>
<line>
p*pulações, o que
</line>
</par><par>
<line>
pro**ve u* sentimento de negação e sil*nc**ment* sobre os povos que habita* o se**árido
</line>
</par><par>
<line>
nordestino. *essa negação, caa*inga vai apare*endo como v*getaç*o a
</line>
<line>
mor**, sertanej* o
</line>
</par><par>
<line>
como rude, o índ*o no*destino c*mo i**xis**nte, porque foram e*termin*dos.
</line>
<line>
*m contra*artid* a *udo iss*, ** *elatos dos/sob*e os Truk* traz*m *ma natu**za viv*,
</line>
<line>
ressign*ficada, presente em suas místicas. Foi ness* dinâmi*a de *en**m*nto que o povo
</line>
</par><par>
<line>
Truká *n*rentou
</line>
<line>
duras batalhas de invasões e agressões ao seu meio, tanto em rela*ão ao
</line>
</par><par>
<line>
*e*r*tório f**i*o quanto *o e*pi*i*u*l. Tendo que *uscar nas entranhas de suas matas
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
fortalecimen*o e a per*i*são para todos os proces*os reivindic*tór**s *om relação * ter*a e às
</line>
<line>
demais n**essi*a*es do povo, os Truk* *ê* s*brev*vido às lutas empr*itada*. A revelação d*s
</line>
</par><par>
<line>
En*antados *ossibi*itou que no*sos
</line>
<line>
gue*reiros A*ilon Ciriaco e Antonio Cirilo *nici*ssem
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*r**ina PI, *. 19, n. 8, art. 10, p. 213-2*1, ago. 2022
</line>
<line>
www*.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. L. S. *ere*ra, R. R. Florêncio, C. *. B. Sa*to*
</line>
<line>
226
</line>
</par><par>
<line>
uma n*va fase da nossa *uta pela r*co*qui*ta da Ilha *a A*su*ção (BATISTA, 2004;
</line>
<line>
TRUKÁ, *007).
</line>
<line>
* prop*cio sal*e*tar que uma inversão de val*res, idea*s a*s cui*a*os com a naturez*
</line>
</par><par>
<line>
foram des*rezados
</line>
<line>
por ór*ãos d*tos tutores em outra* épocas. Em nome *e uma chamad*
</line>
</par><par>
<line>
ordem s*cial, delegaram a*s indíg*nas d*mandas d* pr*jeto* voltados a pr***ções
</line>
<line>
econôm*cas e u*a visão *ercantili*ta, imprópria aos pov*s de c*stum** coletivo* e de t*oca.
</line>
</par><par>
<line>
Isso é percebido
</line>
<line>
em d*cum*ntações a*t*gas, ex*ste*t*s n* chama*o PIN - Truká (Posto
</line>
</par><par>
<line>
*n*ígena localizado *a Ilha *a Assunção no Povo Truká).
</line>
</par><par>
<line>
*o in*ciarmos e*tas an*tações, * nosso obje*ivo colab*rar com o
</line>
<line>
ó*gão tutor, bem
</line>
</par><par>
<line>
*omo
</line>
<line>
com a comunidade Truká. E* se trata*do *e uma área ess*ncialmente
</line>
</par><par>
<line>
ag*ícola, espero que possamos dar condições aos rem*nescentes indígenas para *ue
</line>
</par><par>
<line>
esta se multiplique. Pr*cisamos
</line>
<line>
da demarcação de *uas terras, de a*u*os,
</line>
</par><par>
<line>
fertiliz*n**s, agrotóxicos e ferra*entas. Pr*cisamos de um tra*o*
</line>
<line>
par* *menizar *
</line>
</par><par>
<line>
sof*imento d*s mesmos (Antônio Ro*erto 02.01.198*-Ch*fe d* *ost*). (D*á*i* **N
</line>
<line>
Truká/1989).
</line>
<line>
N**se mom*n*o histórico, as *erras e*tava* em mãos de p*s*ei**s * do Estado (*través
</line>
<line>
da *R*, C*mpan*ia de *ev*nda e C*loniza*ão, a q**m pe*tenciam as áreas a**í*ol** de
</line>
<line>
sorgo, alg*dã* e ar**z), a** índios pertenc*am as pequena* p*an*açõe* (mi*ho, b*tata,
</line>
</par><par>
<line>
mandioca, e*c.) de v*zante* o* d* pe*uenas ilhas *o meio do rio,
</line>
<line>
cujos excedente* ser*iam
</line>
</par><par>
<line>
para a alim*ntaç*o da família e trocas com os demai* paren*es.
</line>
</par><par>
<line>
É impo*sí*el visualizar os fatos *ci*a citados e não relat*r a forma de co*o o livro
</line>
<line>
No Reino da Ass*nção, Re*n* Truká (2007, p. 12), coloc* a visão dos ma*s *elho* sobre esse
</line>
<line>
des*echo hi**óric* de *elação do *ov* com a *o*rev*vê*cia e o meio ambi*n*e,
</line>
</par><par>
<line>
S**os um
</line>
<line>
pov* *gri**ltor... no tempo d*s mais ve*ho*, * povo Tr*ká viv*a da
</line>
</par><par>
<line>
pe*ca... Também se praticava a caça e a lavoura nas vazantes do rio e *as *lho*** ...
</line>
<line>
A molh*ção era com uma cuia *o **ópri* c*l*ivo, hoj* mol*a com mot*res elétricos
</line>
</par><par>
<line>
... Antes as pe*s*a* cr*avam muito* animais para o susten** da f*m*lia c*mo
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
p*rco, o bo*e, a gal*nha e uma vaquinha leiteir*.
</line>
</par><par>
</page><line>
A *elação *os Tr*ká com o mei* amb*ent* tam*ém é expressa *m f*las * escritas *as
</line>
<line>
quai* pr*ferem que a Caa*inga é sua veget*ção original, * *ue chamam de "m*ta", e que ela é
</line>
<line>
um elemento importante para sua sobrev**ência, de onde retiram o alim*nto, a* pl*ntas
</line>
<line>
medi*inais, a matéria-*rima da arte * a ciência par* os rituais.
</line>
<line>
Na Caatinga, temos *ários ti*os de *rvores que produzem fr*tos nas épocas **
</line>
<line>
chuva, que *ão: u**uzeiro, jua**iro, marizeiro, xiqu*-xique, que se*vem p*ra
</line>
<line>
al*ment*ção dos anima*s * q*e ta*bém *judam na alime*tação *o nosso pov*. E o
</line>
<line>
junco, a mar*ela e ou*ras ervas da med*cina t**dicional (TRUKÁ, 2007, p. 27).
</line>
<line>
Re*. *SA, *eresin*, v. 1*, n.8, art. *0, p. 213-231, ago. 2022 www*.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ed*caç*o Ind*gena: Re*ação Identitária dos Tru*á c*m * C*atinga
</line>
<line>
227
</line>
</par><par>
<line>
O povo Truká tem como base *e sua *c*nomia a a*ricu*tura, porém percebe-s* que é
</line>
<line>
co*senso no povo que nem t*d* na **rra Truk* é comércio, po*s a Caatinga repr**enta para os
</line>
<line>
mesmo* * t*abalho da ciência. Como mostra esse dep*imento de S*u Bino (Cícero B*asilino),
</line>
<line>
profes*or *e Arte Truk* nas esco*as da a*deia:
</line>
<line>
Qua*d* *ent*mos embaixo de alg*ma á*vore antiga par* *azer nosso Ritual,
</line>
<line>
entende*os q** * natur*z* nos oferece outros *ipos d* rique*a que alguns não-índios
</line>
</par><par>
<line>
não compreendem. dela que colhemos as nossas sem**tes do choca-linho * d* É
</line>
<line>
bage da Tu*quia para coloc*r n* mar*cá, *azer colar, b*incos, pul*eiras. Ret*ramos
</line>
<line>
tamb*m o ca*oá para fazer os *ossos atavios do ritual (TRUKÁ, 2007, p. 27).
</line>
<line>
Em me*o a *ári*s lutas contra o po*er d* *ão-í*dio em seu terr*tóri*, a batalha a favo*
</line>
<line>
da mãe *erra passou por vários p**cess*s e um d*les foi a i*trod*ção da C*C (Companhia de
</line>
<line>
Revenda e **loniz*ção), pelo governo do e*tado qu*, segu*do os ma*s velhos da
</line>
</par><par>
<line>
comunidade, favoreceu * desmatamento no terri*óri*, leva*do à extinç*o vári*s plantas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
animais na*ivos do bioma Caa**nga ***ta Ilha.
</line>
</par><par>
<line>
Tudo era caatinga que tinha aq*i e desaparece*... CRC desmat*u par* fazer a
</line>
<line>
plantio, arg*mentand* que os índi*s *inh*m mui*a terra e não traba*ha* (TRUKÁ,
</line>
<line>
* 0 0 7 , p . 2 7 ).
</line>
</par><par>
<line>
Nesse momento, * import*nte di*er *ue nos *egistros
</line>
<line>
lidos *c*rca do *ovo Truk*
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
veri*icada a import*ncia de c**a in*ivíduo nas suas relaç*es pessoais e em r*lação ao p**jeto
</line>
</par><par>
<line>
*e futur* *o po*o qu* tem invest**o na Esc*la, como p**ceira *a viab**idade de
</line>
<line>
p*ocessos
</line>
</par><par>
<line>
posi*ivos fren*e às l**as por uma te*r* s*m mal*s e u*a política para o be* viver. "O que nos
</line>
</par><par>
<line>
int*ressa destacar * como
</line>
<line>
os Truká se relacionam com a Jurema, onde *s*á ciência/o a
</line>
</par><par>
<line>
mistério d*s *ndios. É através
</line>
<line>
da Jurema que os encan*os co*p**til*a* d* co*he*im*nto
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
instruem os seus *e*ce*dent*s quanto às ações necessárias" (BATISTA, *00*). Essa
</line>
<line>
consideração da antropóloga *ércia Ba**sta indica a i**ensidade e * i*portân*ia da ident*dad*
</line>
<line>
étnica e sua *elação c*m a na**reza, mater*al e im*terial, p*ra a s*ci*dade *ndíg*na, que não
</line>
<line>
s*rgem do a**so ou d* invenção, ma* da ver*a*e expressa em suas vi*ên*ias e co*otaçõ*s.
</line>
<line>
Não se trata *e *m teatro de exper**nc*a* e sim de *ra*i*ões volt*das a verdadeiros
</line>
<line>
ama*tes da terra e da **t*rez*. * m*o qu* trans*orma e p**nta também deve ser a mão *ue
</line>
<line>
protege, co* at*vidades iniciadas para on*em, isso no *ue *iz respeito * to*os o* campos *ue
</line>
</par><par>
<line>
cir*undam o povo, seja de cu*ho
</line>
<line>
p*lít*co, admi*istr*tivo, socia*, seja * *a natu*eza. O
</line>
</par><par>
<line>
se*timen*o que *e *em com a te*ra * todos o* elemen*os da
</line>
<line>
natureza, águas,
</line>
<line>
cachoeiras,
</line>
</par><par>
<line>
pla*t*s, e**, v*i além *o senti*ento de po*se e patrimônio. É, para o indígena, sentid* o
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
vida, os l*ç*s *e mã* e filho.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Tere**na PI, v. 19, n. 8, art. 10, p. 213-231, ago. 20*2 www4.fsa*et.*om.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. L. S. Pereira, R. R. F*or*n*io, *. A. B. Santos
</line>
<line>
22*
</line>
</par><par>
<line>
4 C**S*DERAÇÕES FINAI*
</line>
</par><par>
<line>
Cada ser h*mano nasc* e cresce em uma dete*m*nada soc**dad*, que pos*ui uma *á
</line>
</par><par>
<line>
d*t**mina*a organização e um conjun** de i*eias princípios que *o*fe*em sentid* à vida e
</line>
</par><par>
<line>
nes*a *ociedade. Essa considera*ão indi*a a intensidade e a importância
</line>
<line>
de u*a iden*idade,
</line>
</par><par>
<line>
para sociedades i*d*gen*s, que não surgem *o acaso ou da inven*ão, mas da v*rdade e**ressa
</line>
<line>
em sua* vivê*ci*s e conotações.
</line>
</par><par>
<line>
N*o se trata
</line>
<line>
de um teat*o *e expe*iências e sim
</line>
<line>
de tradiçõ*s voltadas a *erdadeiros
</line>
</par><par>
<line>
aman*e* d* terra e d* *atureza. mão *ue transforma e plant* também deve s*r a m*o A
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
p*otege, co* atividad*s in*cia*a* para on*em, *sso no que *iz respeito a *odo* os campos qu*
</line>
<line>
ci*cundam o *o*o, s*ja de cunho *olítico, ad*i*istrativo, social e por qu* não o d* nat*reza.
</line>
<line>
*ropostas estas que têm **d* debatidas nos espaç*s *e f*rm*ção indígena em toda *mér*ca do
</line>
<line>
Sul, na atualidade, e q*e *êm sua iniciaçã* m*rcada *elos países andinos.
</line>
</par><par>
<line>
Nas últimas déca*as, com o *van*o entre os povos indíge**s
</line>
<line>
** Am*rica Latina
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
consciê**ia de s*a suj*ição à c*loni*lida*e no p*ano dos es*ados nacionai*, várias expressões
</line>
</par><par>
<line>
de desc*l*nialização e das pr*ticas do
</line>
<line>
bem-viver fo*am ganh*ndo vi*ibil*da*e e força, *ob
</line>
</par><par>
<line>
*e*rias defen*id*s
</line>
<line>
*or Quijan* (2*1*), Mignolo (2008), entre outros. Iss* tem si**
</line>
</par><par>
<line>
evidenc*ado
</line>
<line>
nas práticas e**o*ares, com r**l*xõ*s e engajamento
</line>
<line>
dos jov*ns *as
</line>
<line>
d*scussões
</line>
</par><par>
<line>
sob*e * *r*jeto de futu** Truká e *a *ormação de seus profi*sionais, que têm como m*ta *m
</line>
</par><par>
<line>
d*sejo com*m
</line>
<line>
d* bem *omum e *o*ial do
</line>
<line>
po*o. Seg*ndo Coletividade *ruká, "Ess* a
</line>
</par><par>
<line>
f*rmação começ* na *omunid*de, como fr*to dos e*siname*tos * a experiência dos mais
</line>
</par><par>
<line>
v*lhos, conv*vendo com as *ideranças nas vi*gens, no* m**imento*, e assim apren***
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
r*co*hecer e valori*ar a *ua *dentidade" (TRUKÁ, 2007, *. 26).
</line>
</par><par>
<line>
A sustentabilida*e também pode s*r d*finida com* a capacidade *e o ser humano
</line>
</par><par>
<line>
*nt*ragir com o mun*o, p*eserva**o
</line>
<line>
* meio
</line>
<line>
ambiente para
</line>
<line>
nã* comprom*ter *s **cursos
</line>
</par><par>
<line>
naturais, preservando-* par* as *erações fu*uras. O conceito de s*stentabilidade é c*mplexo,
</line>
</par><par>
<line>
pois atende a um *onjunto de variáveis i*te*dep*ndentes, mas podemos dizer q*e deve ter
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
capacidade de int*grar as questões **ciais, energéti***, econômicas e ambientais (AQUINO et
</line>
</par><par>
<line>
al., *015). A Região de Abrangência do Opará,
</line>
<line>
no *stado
</line>
<line>
de Pernamb*co, onde pode*os
</line>
</par><par>
<line>
*oca*izar povo Tru*á da Ilha o
</line>
<line>
da Assunçã* e sua Educação **colar *n**gena consoli**d*,
</line>
</par><par>
</page><line>
te* *e destacado em rel*ção produção de ma*e*ial *idá*i*o e de *ormação de professo*e*- à
</line>
<line>
pes*ui*ado*es indíge*as de excelê*cia, segund* Florêncio e Abib (20*1). E, p*rcebendo q*e
</line>
<line>
toda g*ande mudança *ocia* n*sce e/ou se desen*olve *o ambiente educacional, por
</line>
<line>
*x*elência, acredita*os que também seja *o chão d* escola q** **rt*rão as **retr*zes par* se
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esina, v. 19, n.8, art. *0, p. *1*-231, ag*. 2022 *w*4.fsane*.com.br/r*v*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Edu*ação Ind*ge*a: Rel*çã* Identit*ria dos *ruká com a Ca*tinga
</line>
<line>
229
</line>
</par><par>
<line>
es**b*lece* um progresso s*st*n*ável * uma po**tica de des*nvolvim*nt*
</line>
<line>
humano junto *o
</line>
</par><par>
<line>
*ov* i*dígena *ruká.
</line>
</par><par>
<line>
*EF*RÊNCIAS
</line>
</par><par>
<line>
A*UINO, A. R. et al. S**t***abili*ade ambi*n***. 1. ed. Rio de Jane*ro: Rede Sirius;
</line>
<line>
O*ERJ, 2015.
</line>
<line>
BARTO*OMÉ, M. (*998). Pr*cesos C*vilizato*i*s, *lur*l*smo C**tural y A*ton*mías
</line>
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Étnicas e* *mérica La*ina. In: Bartolomé, M. & Barabas, A. (coord.). A*tonomías Étnicas y
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<line>
Estados Nac*o*ales. México: Conaculta - I*AH, **06.
</line>
</par><par>
<line>
BATISTA, M. R. *. O *esencantamento da aldeia. Exercício antropológico a
</line>
<line>
parti* do
</line>
</par><par>
<line>
Relatóri* C*rcunstanci**o de Ide*tifi*a**o e Delimitação da *erra In*ígena Truká. *U*AI,
</line>
<line>
B*asília. R*vi*ta de Estudos e Pe*qui*a*. *.1, *. 2, 20**.
</line>
</par><par>
<line>
**TISTA, M. R. R. Índi*, q*ilombola, ribeir*nho: o desafio do f*ze* antro*o*ógico
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
situaçõ*s de disputas. *n: V**I Reunión de Antro*ología del Me*cosur (RAM), Bue*os Aires:
</line>
<line>
2009.
</line>
</par><par>
<line>
BR*SIL. Ministério d* Educação. Sec*etar*a *e Educ*ção Contin*ada, Alfabetizaçã*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Diversidade (**CA*I). As l*is e a educação es*olar indígena: program* *arâmetr*s em Açã*
</line>
<line>
de Educ*ção Escolar Indígena. Bras*lia: MEC/SEC*D, 2*05.
</line>
<line>
BRASIL. Minist*rio d* Educação. Secretaria de Ed*c*çã* **ndamen*al. Re*erencial
</line>
<line>
curricul*r n*cional para *s *scolas indígenas. Brasíli*: MEC/SEF, 19*8.
</line>
<line>
B**SI* (2*06). Caderno do Te*p*: pr*f*ssoras e professores indígenas de P*rnambuco -
</line>
<line>
M*C/SECAD - S**retaria de E*uca*ão Con*inuad*, Alfabetização e Diversid*de. Belo
</line>
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*or*zonte, 2012.
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FLOR*NCIO, R. R. (Org.). Nossas V*z*s Ind*g*nas - professor*s e profe*sores T*uká.
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Ed*t*ra Oxente. Petr*li*a, *021.
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F*ORÊNCIO, R. R.; ABIB, *. R. J. F*rmação de Pr*fessor*s/*rofess*re*
</line>
<line>
e
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P*squisador*s/*esqui*a*o*es In*ígen*s na Re*ião d* Abrangência do *pará. *evi*ta Id on
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L*ne. R*v. Psic. *ulti*isc**linar, vol.1*, N. *9, p. 160-187, fevereiro/202* ISSN 1981- -
</line>
</par><par>
<line>
117*
</line>
<line>
*dição
</line>
<line>
ele*rônica
</line>
<line>
em
</line>
<line>
h*tp://*donline.emnuv*n*.com.b*/id
</line>
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D*I:
</line>
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10.14295/idon*ine.v16i59.*3*3
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discip**na *tn*logi*, Museu Nacional/UFRJ, Rio de Janei*o, 11 de n*v*mbro de 199*.
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PEREIRA, A. L. S. PIN - TRUKÁ (1988 * 2*09): O Panorama
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dos "Remanescentes
</line>
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*ute*ado*". Monogr*fia aprese*tada ao *urso ** Pós-Graduação Lat* Sensu e* História
</line>
<line>
*
</line>
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<line>
Cultura A*r* Br**ileira * *nd*gena (*ESVASF) - B*lém do São Francisco - PE, *0*9.
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no semiár*do br*sil*iro. *ese de Douto*ado do Programa de Pós-graduação e* Etnob*ologi*
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e Conse*v*ção d* Natureza - Univer*ida** Fed*ral R*ral de Perna*bu*o. Re*ife: Gráfica da
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Organizaç*o das **ofessoras Truká, *P*T. Belo **rizonte: FALE/ U*MG: SECAD/ME*,
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Rev. FSA, T*resina, v. 19, n.8, art. 10, p. 213-231, ago. *022
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/re*ista
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</par><page>
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**uc*ção I**íg*na: Relação Iden*itária dos Tru*á com a *aa*inga
</line>
<line>
231
</line>
</par><par>
<line>
C**o R*feren*i*r e*te A*tigo, conforme ABNT:
</line>
<line>
PEREIRA, A. L. S; FLORÊNCIO, *. R; SANTOS, C. *. B. Educ*ção *ndíge*a: R*lação Identi*ária
</line>
<line>
dos *ruká com a Caatinga. R*v. FSA, Ter*sina, v.19, n. *, art.*0, p. 213-231, *go. *022.
</line>
</par><par>
<line>
Contribuição dos A*tores
</line>
<line>
A. L. S. Pereira
</line>
<line>
R. R. F*or*ncio
</line>
<line>
C. A. B. S*ntos
</line>
</par><par>
<line>
1) concepção e plane*amen*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
2) an*lise * *nterpreta*ão dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
3) elab*ração *o rascunho ou na revi*ão **ítica do co*teúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) pa*ticipação na a**ovação d* versão fin*l do manuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina P*, v. 19, n. 8, a*t. 10, p. 213-231, ago. 202*
</line>
<line>
www*.fsanet.c*m.br/revista
</line>
</par>Refbacks
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)