A Evolução da Física nos Jogos Digitais: Uma Análise Temporal Acerca dos Consoles Domésticos, seus Desafios e Potencialidades / The Evolution of Physics un Digital Games: A Temporal Analysis of Home Consoles, their Challenges and Potentials
Abstract
Nos últimos anos, as restrições das atividades para contenção do novo Coronavírus SARS-CoV-2 incentivou a procura por meios virtuais de entretenimento como lenitivos, aumentando os desenvolvimentos no setor. Mediante o exposto, o presente artigo realiza uma pesquisa sobre a maneira como os fenômenos naturais são simulados computacionalmente, abrangendo, neste proceder, conceitos de Engenharia de Consoles, Gamificação e Teoria dos Jogos Digitais, que foram analisados e correlacionados com o que pode ser observado nos principais jogos de cada geração de consoles domésticos, propondo parametrizar os notáveis marcos evolutivos nos frameworks e engines disponíveis em cada geração. Para atingir o êxito do objetivo pretendido, adotou-se a prática de levantamentos bibliográficos e videofonogramas e foram desempenhados testes empíricos nas mídias mais relevantes de cada um dos períodos explorados. Destarte, o estudo foi capaz de demonstrar os níveis de simulação da Física imanentes a jogos eletrônicos de diferentes épocas, elencando, também, algumas tecnologias que têm potencial para serem implementadas sucessivamente.
Palavras-Chave: Engenharia de Consoles. Física dos Jogos. Teoria dos Jogos Digitais.
ABSTRACT
In recent years, restrictions on activities to contain the new coronavirus SARS-CoV-2 encouraged the search for virtual means of entertainment, increasing developments in the sector. Based on the above, this article conducts a research on the way in which natural phenomena are simulated computationally, covering, in this process, concepts of Console Engineering, Digital Game Theory and Gamification, which were analyzed and correlated with what can be observed in the main content of each generation of home video game consoles, proposing to parameterize the notable evolutionary milestones in the frameworks and engines available in each generation. To reach the intended objective, the practice of bibliographic and video phonogram surveys was adopted along with empirical tests performed in the most relevant media of each of the periods explored. Thus, the research was able to demonstrate the levels of Physics simulation immanent in electronic games from different times, also listing some technologies that have potential to be implemented successively.
Keywords: Console Engineering. Digital Game Theory. Game Physics.
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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2022.19.10.12
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)