Alfabetização Científica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a Partir da Atuação Docente / Scientific Literacy in The Early Years of Elementary School from the Teaching Performance
Abstract
O presente trabalho buscou analisar o ensino de Ciências oferecido às crianças do Ensino Fundamental – anos iniciais – nas escolas públicas, a partir das concepções dos professores desta etapa da educação, considerando a importância e as contribuições da alfabetização científica como possibilidade de mediar a formação escolar e social dos estudantes. Foi norteado por uma abordagem investigativa, pois buscou averiguar a atuação docente com foco específico no Ensino de Ciências, objetivando compreender, analisar e obter respostas acerca de como este ensino tem se constituído nas escolas públicas municipais. A coleta das informações deu-se a partir de um questionário estruturado com nove perguntas fechadas e duas abertas. O questionário foi aplicado em doze escolas da rede pública do município de Codó-MA, para um público-alvo de 22 professores atuantes no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. Os questionários aplicados com professores das escolas investigadas mostraram que os docentes pouco têm fomentado um ensino que favoreça a alfabetização científica dos estudantes. Alguns fatores foram considerados determinantes para isso, como a falta ou a baixa qualidade da estrutura física das escolas, a insuficiência de recursos oferecidos, assim como o uso predominante do livro didático.
Palavras-chave: Alfabetização Científica. Ensino Fundamental. Anos Iniciais. Perspectiva Docente.
Abstract: The present work sought to analyze the teaching of Science offered to children in Elementary School - early years - in public schools, from the teachers' conceptions of this stage of education, considering the importance and contributions of scientific literacy as a possibility to mediate school formation and social of students. It was guided by an investigative approach, as it sought to investigate the teaching performance with a specific focus on Science Teaching, aiming to understand, analyze and obtain answers about how this teaching has been constituted in municipal public schools. Data collection was based on a structured questionnaire with nine closed and two open questions. The questionnaire was applied in twelve public schools in the city of Codó-MA, for a target audience of 22 teachers working in the 4th and 5th year of Elementary School. The questionnaires applied to teachers of the investigated schools showed that the teachers have not promoted a teaching that favors the scientific literacy of students. Some factors were considered decisive for this, such as the lack or low quality of the physical structure of the schools, the insufficiency of resources offered, as well as the predominant use of textbooks.
Keywords: Scientific Literacy. Elementary School. Initial Years. Teaching Perspective.
References
AUGUSTO, T. G. S.; AMARAL, I. A. A formação de professoras para o Ensino de Ciências nas séries iniciais: análise dos efeitos de uma proposta inovadora. Revista Ciência & Educação Bauru, v. 21, n. 2, p. 493-509, 2015.
BATISTELE, M.C.B.; DINIZ, N.P.; OLIVEIRA, J.R.S. O uso de textos de divulgação científica em atividades didáticas: uma revisão. Revista Brasileira de Ensino e Ciências e Tecnologia, v.11, n.3, p. 182-210, 2018.
BRAGA, L.S.B.; ALMEIDA, R.A.; COUTINHO, F.A. Professor – pesquisador e o Ensino de Ciências: repensando as práticas pedagógicas. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I congreso iberoamericano de investigación en enseñanza de las ciéncias. p. 1-12, 2011.
BRANDI, A. T. E; GURGEL, C. M. A. A Alfabetização Científica e o processo de ler e escrever em séries iniciais: Emergências de um estudo de investigação-ação. Revista Ciência & Educação, v.8, nº 1, p. 113-125, 2002.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (3ª versão): Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília, DF, 2017.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Brasília, DF, 1996.
BUENO, W. C. Jornalismo científico: conceitos e funções. Ciência e Cultura. São Paulo: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 37, p. 1420-1427, 1995.
CARVALHO, A. M. P.; GONCALVES, M. E. R. Formação continuada de professores: o vídeo como tecnologia facilitadora da reflexão. Cadernos de Pesquisa, n. 111, p. 71-94, 2000.
CASCIANO, R.L.; RODRIGUES, P.A.M. Os hábitos de leitura na formação de futuros professores das séries iniciais. In: XII Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PR – Outubro de 2015.
CHASSOT, A. Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2001.
CHASSOT, A. Alfabetização Científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, v. 3, nº 22, p. 89-100, 2003.
CORRÊA, E.J.; VASCONCELOS, M.; SOUZA, M.S.L. Iniciação à metodologia científica: participação em eventos e elaboração de textos científicos. 2009. Disponível em: https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/147. Acesso em: 20 maio 2019.
CRUZ, G.B. Pesquisa e formação docente: apontamentos teóricos. Revista Eletrônica de Ciências da Educação, v. 2, n. 1, 2003.
FARIAS, S.A.; BORTOLANZA, A.M.E. O papel da leitura na formação do professor: concepções, práticas e perspectivas. Poíesis Pedagógica, v. 10, n. 2, p. 32-46, 2012.
FERRARO, J. L. S. Diários de aula e formação de professores de Ciências. Acta Scientiae, v.17, n.3, 2015.
FERREIRA, L. N. A. QUEIROZ, S. L. Artigos da revista ciência hoje como recurso didático no ensino de química. Química Nova, 34 (2): 354-360, 2011.
FERREIRA, L. N. A.; QUEIROZ, S. L. Textos de Divulgação Científica no Ensino de Ciências: uma revisão. Revista de Educação em Ciência e Tecnologia – Alexandria, v.5, n.1, p.3-31, 2012.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
FLORES, J. F.; FILHO, B. R.; FERRARO, J. L. S.; Investigação como princípio na formação de professores de ciências dos anos iniciais. Experiência em Ensino de Ciências. v.12, n. 3, p. 80-92, 2017.
FLORES, J. F.; FILHO, B. R.; SAMUEL, L. R. S. Ensino de Ciências nos Anos Iniciais e a Formação Continuada de Professores em Ambientes Virtuais Colaborativos. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.8, n.1, p.289-313, maio 2015.
FORTESKI, E.; OLIVEIRA, S.T.; VALÉRIO, R.W. Prazer pela leitura: incentivo e o papel do professor. Ágora: Revista de Divulgação Científica, v. 18, n. 2, p. 120-127, 2011.
GALLET, D. S.; MEGID, M. A. B. A.; CAMARGO, F. A experimentação em ciências naturais: uma abordagem histórico-crítica. Experiências em Ensino de Ciências, v.11, n. 1. 2016.
JACOBUCCI, D. F. C. Contribuições dos espaços não-formais de educação para a formação da cultura científica. Em extensão, v. 7, n. 1, 2008.
LACERDA, A.L.; WEBER, C.; PORTO, M.P.; SILVA, R.A. A importância dos eventos científicos na formação acadêmica: estudantes de biblioteconomia. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 13, n. 1, p. 130-144, 2008.
LEITE, J. C.; RODRIGUES, M. A.; JÚNIOR, C. A. O. M. Ensino por investigação na visão de professores de Ciências em um contexto de formação continuada. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 8, n. 1, p. 108-130, jan./abr. 2015.
LORENZETTI, L; DELIZOICON, D. Alfabetização Científica no contexto das séries iniciais.
Revista Pesquisa em Educação em Ciências, v. 3, nº 1, p. 45-61, 2001.
LÜDKE, M.; CRUZ, G.B. Aproximando universidade e escola de educação básica pela pesquisa. Cadernos de pesquisa, v. 35, n. 125, p. 81-109, 2005.
MARTINHO, T. S. G. R. M. Potencialidades das TIC no ensino das ciências naturais: um estudo de caso. 2008. Dissertação (Mestrado em Multimídia em Educação) –Universidade de Aveiro, Portugal, 2008.
MARTINS, M. E.; SÁ, C. M. Ser leitor no século XXI: importância da compreensão na leitura para o exercício pleno de uma cidadania responsável e activa. 2008. Disponível em: http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/937. Acesso em: 20 maio 2019.
MASSENA, E. P.; SIQUEIRA, M. Contribuições do PIBID à Formação Inicial de Professores de Ciências na Perspectiva dos Licenciandos. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Vol. 16, n. 1, 2016.
MASSI, L.; QUEIROZ, S. L. Estudos sobre iniciação científica no Brasil: uma revisão. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n. 139, p. 173-197, 2010.
NICOLA, J.A.; PANIZ, C.M. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no Ensino de Ciências e Biologia. InFor, v. 2, n. 1, p. 355-381, 2017.
OLIVEIRA, C. B.; GONZAGA, A.M. Professor pesquisador-educação científica: o estágio com pesquisa na formação de professores para os anos iniciais. Ciência & Educação, v. 18, n. 3, p. 689-702, 2012.
OZELAME, D. M.; FILHO, J. B. R. As dificuldades docentes em desenvolver práticas interdisciplinares no Ensino de Ciências e Matemática. Acta Scientiae, v.18, n.1, 2016.
PÉREZ, D. G.; VILCHES, A. Educação cidadã e alfabetização científica: mitos e realidades.
Revista Ibero-Americana de Educação, v. 42, p. 31-53, 2006.
PIRES, E. A. C.; MALACARNE, V. A formação do professor de Ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Acta Scientiae, v.18, n.1, 2016.
PIRES, R.C.M. A formação inicial do Professor Pesquisador Universitário no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica- PIBIC/ CNPq e a prática profissional de seus egressos: Um estudo de caso na Universidade do Estado da Bahia. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
PIZARRO, M. V.; JUNIOR, J. L. Indicadores de alfabetização científica: uma revisão bibliográfica sobre as diferentes habilidades que podem ser promovidas no Ensino de Ciências nos anos iniciais. Revista investigações em Ensino de Ciências, v. 20, n.1, p. 208- 238, 2015.
RIBEIRO, G.; SILVA, J. L. J.C. A imagem do cientista: impacto de uma intervenção pedagógica focalizada na história da ciência. Investigações em Ensino de Ciências. v.23, n.2, p. 130-158, 2018.
ROCHA, H. R. P.; AZEVEDO, R. O. M. Formação inicial de professores de ciências: construção de saberes docentes com a linguagem de programação visual scratch. Revista Experiências em Ensino de Ciências, .13, n.4, 2018.
ROCHA, M. B.; HENRIQUE, R. L.; QUITÁ, C.; SILVEIRA, L. F.; VASCONCELLOS, V.
Estudos sobre trilhas: uma análise de tendências em eventos de Ensino de Ciências e Educação Ambiental. Revista Acta Scientiae, v. 18, n. 2, 2016.
RODRIGUES, A. A.; DAMASIO, F.; CUNHA, S. L. S. Divulgação científica na formação docente: construindo e divulgando conhecimento por meio do rádio e da internet. Revista Experiências em Ensino de Ciências, v. 8, n. 2, p. 80-94, 2013.
ROMANATTO, M. C.; VIVEIRO, A. A. Alfabetização Científica: um direito de aprendizagem. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Ciências da Natureza no Ciclo de Alfabetização. Caderno, v. 8, 2015.
SANTANA, I. C. H.; SILVEIRA, A. P. Ensino de Ciências para a Formação do Pedagogo: Concepções de Alunos em Formação. Revista Acta Scientiae, v.20, n.5, 2018.
SANTOS, W. L. P. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, v. 12 n. 36, p. 474- 550, 2007.
SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Educação em Química: Compromisso com a cidadania. 4. ed. Editora Unijuí. Ijuí, RS, 2010.
SANTOS, W.L.P.; MORTIMER, E.F. Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de ciências. Revista Ciência & Educação (Bauru), v. 7, n. 1, p. 95-111, 2001.
SASSERON, L. H; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização Científica: Uma revisão bibliográfica. Revista Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, nº 1, p. 59-77, 2011.
SASSERON, L. H; CARVALHO, A. M. P. Almejando a Alfabetização Científica no Ensino Fundamental: A proposição e a procura de indicadores do processo. Revista Investigações em Ensino de Ciências. V. 13, nº 3, p. 333-352,2008.
SCHNORR, S. M.; RODRIGUES, C. G.; ISLAS, C. A. O uso das tecnologias contemporâneas como recurso pedagógico para as aulas de ciências. Revista Experiências em Ensino de Ciências, v.12, n.3, 2017.
SEDANO, L.; CARVALHO, A. M. P. Ensino de Ciências por investigação: Oportunidades de interação social e sua importância para a construção da autonomia moral. Alexandria - Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.10, n.1, p.199-220, maio 2017.
SILVA, A. L. S.; MOURA, P. R. G.; PINO, J. C. Atividade experimental problematizada: uma proposta de diversificação das atividades para o Ensino de Ciências. Revista Experiências em Ensino de Ciências, v.10, n. 3. 2015.
SILVA, L. H. A.; FERREIRA, F. C. A importância da reflexão compartilhada no processo de evolução conceitual de professores de ciências sobre seu papel na mediação do conhecimento no contexto escolar. Revista Ciências & Educação Bauru, v. 19, n. 2, p. 425-438, 2013.
SILVA, P. S. C.; SANTOS, S. B.; RÔÇAS, G. A visão sobre a ciência e cientistas: explorando concepções em um clube de ciências. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 3, p. 1-23, 2016.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros/ Magda Soares – 3. Ed- Belo Horizonte: Autêntica Editora, p. 128, 2009.
SOUZA, A. M.; SILVA, A. M. M. Alfabetização científica: contribuições de uma vivência em um museu de ciências. Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v.7, n.14, p. 207-214, 2014.
SPERANDIO, M. R. C.; ROSSIERI, R. A.; ROCHA, Z. F. D. C. O Ensino de Ciências por
investigação no processo de alfabetização e letramento de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Experiências em Ensino de Ciências, v.12, n.4, p. 2-17, 2017.
STAMBERG, C. S. A interdisciplinaridade e o Ensino de Ciências na prática de professores do Ensino Fundamental. Revista Experiências em Ensino de Ciências, v. 11, n. 3, 2016.
TAHA, M. S.; LOPES, C. S. C.; SOARES, E .L.; FOLMER, V. Experimentação como
ferramenta pedagógica para o Ensino de Ciências. Revista Experiências em Ensino de Ciências, v.11, n. 1. 2016.
TEIXEIRA, F. M. Alfabetização científica: questões para reflexão. Revista Ciência & Educação - Bauru, v. 19, n. 4, p. 795-809, 2013.
VARELA, P.; MARTINS, A. P. O papel do professor e do aluno numa abordagem experimental das ciências nos primeiros anos de escolaridade. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v, 6, nº 2, p. 213-227, maio – agosto, 2013.
VARELA, P.; SÁ, J. Ensino experimental das ciências com crianças do 1º ano de escolaridade: a dissolução de materiais sólidos em água. Revista Experiências em Ensino de Ciências, v.8, n. 1. 2013.
VICCINI, C.G. Professor mediador, aluno leitor. In: X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2011.
VIECHENESKI, J. P.; CARLETTO, M. R. Iniciação à alfabetização científica nos anos iniciais: contribuições de uma sequência didática. Revista investigações em Ensino de Ciências, v.18, n.3, p. 525-543, 2013.
VIECHENESKI, J. P.; LORENZETTI, L.; CARLETTO, M. R. A alfabetização científica nos anos iniciais: uma análise dos trabalhos apresentados nos ENPECs. Anais: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – X ENPEC Águas de Lindóia, 2015.
VIEIRA, V. Análise de espaços não-formais e sua contribuição para o Ensino de Ciências, IBqM: EdUFRJ. 2005.
ZAMBONI, L. M. S. Cientistas, jornalistas e a divulgação científica: subjetividade e
heterogeneidade no discurso da divulgação científica. Campinas: Autores Associados, 2001.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2022.19.11.11
Refbacks
- There are currently no refbacks.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)