<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 4, art. 9, p. 159-172, a*r. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.20.4.9 </line>
</par>
<par>
<line> In*orporando a Sustentabilidade n* A*biente Es*ol*r: Opor**nidades para D**erentes </line>
<line> Dis*iplinas e Ní*eis d* E*sino </line>
<line> Inco*porating Sus**inab*lity in th* Sch*ol Env*r*nment: O*portunities for Dif*er*nt Disciplines </line>
<line> *** Levels of *ducation </line>
</par>
<par>
<line> Danie* Bertoli G*nçalves </line>
<line> Dou*or em Engenharia *e P*odução pela Uni*ersidade *ed*ral de Sã* *arlos </line>
<line> P*of*ssor da Univ*r**dade de S*rocaba </line>
<line> E-mail: dan*e*.goncalve*@prof.uniso.b* </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Daniel B*rto*i Gonçalves </line>
<line> E*ito*-Ch*fe: Dr. *onny Kerl*y d* A*encar </line>
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<line> Uni*ers*dade de Soroca*a - Cidade Universitária </line>
<line> Rodrig*es </line>
</par>
<par>
<line> Professor Al*o *a*n*cc*i - Rod. *apo** Tavares, Km </line>
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<line> 92.5 CE* 1*023-0*0 Sorocaba/*P, Brasil. </line>
<line> **t*go recebido em 09/03/2023. *ltima </line>
<line> *e*são </line>
</par>
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<line> receb**a *m 20/*3/2023. Ap*ovado em 21/**/2023. </line>
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<line> Ava*iado pe*o sistema *ripl* Review: De*k Review *) </line>
<line> pelo E*itor-Chef*; * b) Double B*ind Review </line>
<line> (ava*iaç*o *ega por dois avaliad*r*s da áre*). </line>
<line> Revisã*: *ramat*cal, Normativa e de For*ataçã* </line>
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<line> *. B. Gonçalves </line>
<line> 160 </line>
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<line> RESUMO </line>
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<line> O t*xto disc*te a evolução do tema da </line>
<line> su*tenta*i*idade ao l*ngo das dé*ada* e </line>
<line> *omo *le se </line>
</par>
<par>
<line> tornou r*levante em praticame*te todas a* ati*i*ades d* sociedade, incluind* ambiente o </line>
<line> *sc**ar. O tra*alho d*staca * i*port*ncia da escola na f*rma*ão da cidadania * na promoção </line>
</par>
<par>
<line> da co*s**ên*ia socioa*biental, alé* de r*ssaltar que * tema </line>
<line> da sus*entabilidade pode ser </line>
</par>
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<line> traba*ha*o </line>
<line> d* diversas formas em todas as d*scipl*nas * níveis </line>
<line> de ensino. Para isso, *oram </line>
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<par>
<line> reali*ada* pesquisa* bibliográficas </line>
<line> e </line>
<line> documentai*, e foram ap**sentadas reflexões sobre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> im*o**ân*ia </line>
<line> da esc**a na *or*a**o </line>
<line> da cidad*nia e c*nsciênc*a socioambi*n*al, além *e </line>
</par>
<par>
<line> estratégias de ensino e*e*i*as, como o uso *e exemplos conc*e**s * i**gens. O texto c*nclui </line>
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<par>
<line> que a escola *em *m pap*l </line>
<line> fundam*ntal na fo*mação d* cidadãos responsáveis </line>
<line> e </line>
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<par>
<line> comprometid** com o meio ambie*te e que o tema da sustenta*i*idade é u* dos pilar*s *a*a a </line>
<line> formação desses cidadãos. </line>
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<par>
<line> P*lavras-c*a*e: Sustentabilidade. </line>
<line> *ducaçã* </line>
<line> A*biental. </line>
<line> Competências. </line>
<line> Ci*ada*ia. </line>
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<par>
<line> Consciê*ci* Socioambi*ntal. </line>
</par>
<par>
<line> ABSTR*CT </line>
</par>
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<line> The t*x* di**uss*s *h* *voluti*n of *h* *ust*ina*i*ity t*eme o*er the deca*e* *nd how i* has </line>
<line> be*ome rel**a*t in virtua*ly all activities of soci*ty, including the school environme*t. The </line>
<line> work highlights the im*ortance of schools in shaping cit*zensh*p and promoting socio- </line>
</par>
<par>
<line> *nvironme*tal *waren*s*, as we*l as emphasizing </line>
<line> that t** sus*ainabilit* theme can be </line>
</par>
<par>
<line> a*dressed various ways in all disciplin** and levels of educ*tion. To do so, bibliog*aphic *n </line>
<line> and documentary *esearch was carried out, and re*lectio*s we*e presented on the impo*tance </line>
</par>
<par>
<line> o* schools in *haping cit*zens*ip an* </line>
<line> socio-*nvironmental awarene*s, as well as </line>
<line> effecti*e </line>
</par>
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<line> t*aching strat*gies, such as the use o* concrete ex*mples and imag*s. The text conc*udes that </line>
<line> schools h**e a fundament*l role in shap*ng responsible citiz*n* commi*t*d to the environment </line>
<line> a*d that the *ustainability th*me i* o** of the pillars f*r shap*ng such ci*izens. </line>
<line> K*ywords: Sustainabilit*. En*i*onm*ntal Educ*tion. Competence*. Ci*izen*hip. Socio- </line>
<line> En*ir*nmen*al Aware*es*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin*, *. 20, n. 4, art. *, *. 159-172, abr. 202* </line>
<line> w*w4.fsanet.c*m.br/*ev**ta </line>
</par>
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<line> Incorporando * S*stentabilidade no Ambie*te Escolar: O*ortunidades *ara Dife*entes Disc*pl*nas </line>
<line> *61 </line>
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<line> 1 IN*RODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> O tem* da sus*entabilidade ganh*u not*ri*dad* há mais de 60 *nos e de*de en*ã* vem </line>
<line> sendo de*a*id* e *ncor*orado em p*aticamen*e todas *s ativida*es de nossa sociedade. A*nda </line>
<line> na déca*a de 1960, *uando as primeiras def**ições foram *ormulad*s, os problemas </line>
</par>
<par>
<line> ambientais resultan*es </line>
<line> dos sist*mas de </line>
<line> **od*ção até então d*senvol***os, ass*m como pe*o </line>
</par>
<par>
<line> próprio comport*ment* d*s pesso*s, *st*vam *m for*e *vidência. Tornou-se consenso </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> im*ressão de que o **sso modo de vida h*via se torna*o in*usten**v*l, ou seja, nã* poderia </line>
<line> p*rdurar por muit* ma*s tempo sem que o planeta en*ras*e em col*pso. </line>
<line> Nessa fa*e do desenv**viment* do tema, o* pesqu*sadores voltavam seu olhar par* o </line>
<line> que a** então enten*ia-se s*b** *s *c*ssis*e*as nat*rais, como os *amp*s e ** florestas, *os </line>
<line> quais não havia a interferên*ia *ir*ta do homem, e que eram tidos co*o sistemas s*stentáveis </line>
<line> em relaçã* a*s r*cur*os e ao temp*. As*im, o *e**o sustentabil*d*de passou a ser usado *ara </line>
<line> comparar as regi*es *n*rópica* com *s naturai* * ma*s *arde para r*l*cionar a contribu*ção *** </line>
<line> ** divers*s atividades humanas t*riam em relação ao todo. </line>
<line> Ao mesmo tempo, m**tos econom**t*s e admi*istrado*es *ass*r** a adot*r *sse ter** </line>
</par>
<par>
<line> para anali*ar o desempenho das at*vidades ec**ôm*c*s ao *ongo do tempo, assi* </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> soci*logo* passaram a i**luí-lo em sua* análises so*re a qualid*de </line>
<line> d* vi*a, *ra*alho, </line>
</par>
<par>
<line> liberdade, **s*ribuição de re*d* * riquez* da so*ied*de. </line>
</par>
<par>
<line> Ao lo*go da* *é*adas de 197* * 1980, o **rmo sustentabilida*e passo* a i*corporar </line>
<line> *iversas dimens*es nas mais *ariadas sit*a*õe*. O ec*nomista *olon*s Ignacy Sach*, *o* </line>
</par>
<par>
<line> *xemplo, *onceituava o </line>
<line> term* a part*r </line>
<line> de </line>
<line> * dimensões *specí*i*as ** sust*ntabilidade: </line>
</par>
<par>
<line> dimensã* amb*ental, econômi*a, *oci*l, cul**ral, espaci*l, e mai* *arde **ssou a in*o*po*a* </line>
</par>
<par>
<line> mais três dimensões: *sicológica, polí**c* naci*na* int*rn*cional, tota*iz*nd* 8 dime*sõe*. * </line>
<line> (*ACHS, 198*; 1993). Para e*te a*tor, sustentabilidade quer dizer perenidade (S*CHS, </line>
<line> 1*97), e para isso o desenvolvime*to da sociedade dever*a ser além de economic*mente </line>
<line> pr*spero, socialment* in**usivo e *m*ienta*mente s*stentáv*l. </line>
<line> M*i*o *lém d* toda ess* tem*t*ca, a s*stentabilidade *oi aos poucos s*indo ** univ**s* </line>
</par>
<par>
<line> aca**mico pa*a *azer pa*te das discussõe* </line>
<line> da *oci*da*e con*em*orânea nos mais </line>
<line> diversos </line>
</par>
<par>
<line> ambien*es, c**o *a política, nas e*p*esas, nos c**bes e associaçõe*, nas igrejas, *ssim como </line>
</par>
<par>
<line> nas es**las, ond* o t*m* saiu *as aula* de *i*logia e *eografia e </line>
<line> passou * fazer p**te do </line>
</par>
<par>
<line> co**dian* escolar em *e*s mais va*iados mome*tos e aspe*to*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina PI, *. 20, n. 4, *r*. 9, *. 159-172, a*r. 2023 </line>
<line> www4.*sane*.com.br/revista </line>
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<line> D. B. Gonçalves </line>
<line> 16* </line>
</par>
<par>
<line> Este trabal*o d*scu*e co*o o tema da *usten*abil*dade pode ser incorporado </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> ambie*t* escolar, em di*erentes discipl*nas e c**pone*tes curricular*s, pa*a alun** nos níveis </line>
<line> de ensi*o in*antil e **ndamental. </line>
<line> P*ra alcança* este objetivo, *o*am realizad*s du*s **squisas: *ma pesquisa bibli*gráfica </line>
</par>
<par>
<line> pa*a com*re*nde* os </line>
<line> principai* con**ito* e particularid*des rel*cion*das ao </line>
<line> *e** </line>
<line> da </line>
</par>
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<line> sustentabilidade e da educação ambient*l; e </line>
<line> uma pes*uisa doc*ment*l para ana*i*ar </line>
<line> a* </line>
</par>
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<line> regulame*tações *eg*is qu* *rat*m da organiz*ção c*rr**ular d* e*ucação br*si*eira atual, com </line>
</par>
<par>
<line> foco </line>
<line> no Plano Nacional de Educa**o, *ase Nacio*a* Comu* Curricular e no cur*ículo </line>
</par>
<par>
<line> Paulis*a. </line>
</par>
<par>
<line> Ess*s *nfo**a*ões formam a bas* *ar* a discuss** a*re*e*tada na q*art* s*ção *o </line>
<line> tra*alho, que *xplor* as oportunidades par* incorporar a s*stentab*lidade em dif*rentes </line>
<line> di*ciplina* e áreas ** estudo. </line>
<line> 2 REFERE*CIA* TEÓRICO </line>
<line> A e*ucação ambienta* para a suste*tabil**ade, como argumenta Carvalho (2008), deve </line>
</par>
<par>
<line> levar o indivídu* * pens*r em *orm*s e </line>
<line> estratégias que busquem o </line>
<line> *em com*m. Da mesma </line>
</par>
<par>
<line> forma, </line>
<line> ela deve despertar e* tod*s a *ons*iên*ia </line>
<line> de que * ser humano é part* *o mei* </line>
</par>
<par>
<line> **biente, * prepará-lo pa** um *ensamento d* preservaçã* e construção de *elações sociai* e </line>
<line> econômic*s mai* justas. </line>
<line> Nas esc*las, de aco*do c*m Siqueira e *onçalves (2*21), a educação am*iental t*m </line>
<line> oc*rrido muito antes da *ua inst*tu**on*lizaçã* no *overno Feder*l, co* lutas democrática* </line>
</par>
<par>
<line> *anifestas por ações </line>
<line> *so*adas </line>
<line> de professores, est*dante* escolas *om *equenas ações * </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *rganizações da sociedade civil, *refei*ura* m*nici**is e go*e*no* estaduais, c** atividades </line>
<line> educacio*ai* voltadas para recupe*a*ão, conservação e melh**i* d* Meio Ambi**te. </line>
<line> De a*ordo com Reigo*a (2*09), na Car*a de Belgra*o, em 1*75, foram definidos seis </line>
</par>
<par>
<line> objetivos indicativos da EA qu* sã*: a </line>
<line> con*cient*z*ção, que l*va *s indivíduos a </line>
<line> tom*rem </line>
</par>
<par>
<line> con**iência do meio am*i*nte gl*bal e de probl*mas conexo*, mostr*ndo sens*bilidade aos </line>
<line> mesm*s; o c*n*ec*mento, que le*a * indivíd*o a adquirir um compre*nsão essencial do meio </line>
</par>
<par>
<line> g*ob*l e o *ap*l crítico d* ser human*; comp*rtamento; que leva o in*iví*uo e grupos o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> adqui*ir*m o sentid* do* valores sociais e a </line>
<line> vontad* de con*ribuir para sua proteção </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> qualida*e; a competênci*, q*e l*va o indivíduo e g*up*s a adquir*re* a </line>
<line> capacidade t*cnic* </line>
</par>
<par>
<line> *a** </line>
<line> a solução de problemas; capa*idade de avalia*ão; que leva a avaliar medidas de *rd*m </line>
</par>
<par>
<line> ecológ*ca, econômica, social, estética e e*ucativ*; e, po* último, * *art*cipação, *u* leva os </line>
<line> *ev. *SA, T*resina, v. 20, *. 4, art. 9, p. *5*-17*, abr. *023 www4.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Inc*rporando a Sustentabilid*d* no A*biente *sco*ar: Op*rtunida*es para D*f*rentes Disciplinas </line>
<line> 163 </line>
</par>
<par>
<line> indivíd*os * o* gru*os a perceberem *uas responsa*il*d*de* de a*ão i**di*ta para a s*luç*o </line>
<line> de problemas ambi*ntais. </line>
<line> Durante a Conferê**ia das Naç*es Unidas sobr* o Me** *mbiente * De*envolvimento </line>
<line> (CNUM*D), ocorr*da no Rio de *ane*ro, e* 19*2 (ECO 92), *oi pr*duzida a Carta Bra*ileira </line>
<line> para Educaçã* Ambien*al, que *ntre outras coisas re*onheceu ser a Educação Ambie*tal um </line>
</par>
<par>
<line> dos *nstrumentos </line>
<line> mais *mportantes p*ra v*abi*iza* a sustenta**lidade como es*ratégia </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> sobrevivênc*a do planet* *, con*equente*ente, de mel*or*a da qua*idade d* vida humana. </line>
<line> Importa*te destacar que *om as m*d**ça* pro*osta* *o sistema de ensi*o pe** Lei de </line>
<line> Diretrizes e Bases da Educação *acional (Lei Federa* n. 9.394), aprov*da em 20 de d*zembro </line>
<line> de 199*, a* escolas b*asil**ras pa*s*ram a t*r, entre suas responsabi*i*a***, *fere*er </line>
</par>
<par>
<line> condições de apr*ndizag*m p*ra </line>
<line> que a criança ten*a a "co*p*eensão do </line>
<line> ambiente natur*l </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ocial, do *is**ma p*lítico, da tecnologia, da* arte* e *os </line>
<line> valores em que se fu*damen*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> so*iedade"; "o for*a*ec**ento *os v*nculos de família, dos laços de solidar*edad* humana e de </line>
<line> to*erânc*a recíproca em **e s* assenta a vida *ocial" (art. 32), enq*anto pontos centrais para </line>
<line> u*a for**ção básica voltada para a cid*d*nia. </line>
<line> *ais ta*de, em 1998, o Conselho Nac*onal de Ed*cação (CNE) publicou ** Parâmetro* </line>
</par>
<par>
<line> Curriculares Nacionais </line>
<line> (PCN), que pass*ram a subsidiar as escolas *a elaboração do seu </line>
</par>
<par>
<line> proj*to educativo, inserind* proce*imentos, atit*d*s * **lor*s no *onvívio *scolar, bem como </line>
</par>
<par>
<line> a necessidade de tratar de </line>
<line> alguns *em*s sociais urgentes, de </line>
<line> a*ra*gência nacional, </line>
</par>
<par>
<line> denominado* *omo tem** **a*svers*i*: Mei* Ambiente, Éti**, Pluralid*de Cult*ral, </line>
</par>
<par>
<line> Ori*nt*ção Sexual, Tra*alho e Consumo, com possi*ilida*e d* as escolas e/ou </line>
<line> co*unidade </line>
</par>
<par>
<line> *l*gerem *utros de import*ncia para sua realidade. </line>
</par>
<par>
<line> Em 27 de abril *e 199* a Edu*ação A*bie*tal tornou-s* lei (Lei n* 9.7*5/99), e a partir </line>
<line> de 2004 *assa a fazer parte das Ori*nta**es Curricul*res *o Ens*no *é*i* e do* m*dulos de </line>
<line> Educ*ção a Distânc** na Edu*açã* *e Jovens e Ad*ltos (EJA). </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> *artir </line>
<line> do "Progra*a Escol*s Sust*ntáveis", lançado pelo MEC em *0**, a escola </line>
</par>
<par>
<line> p*ssa a s*r reconh*cida *o*o um espaço educador sustent*ve* ** três dimensões cone*tadas: </line>
</par>
<par>
<line> espaço (físico), * </line>
<line> c*rrículo * a gestã*. Dessa *o**a, a *proxima*ão com o* temas do </line>
</par>
<par>
<line> dese*volv***nto sus*entável e da susten*abilida*e incentiva que * </line>
<line> espaç* d* *scola seja </line>
</par>
<par>
<line> repen*ado em *r*iculação com o c*rrícul*, de acordo *om </line>
<line> as premissas da *ustentabilidade </line>
</par>
<par>
<line> socioamb*ental, gerando </line>
<line> uma nova cult*ra na comunidad* escola*. Sendo a*sim, *le busca </line>
</par>
<par>
<line> envol*er </line>
<line> es*u*antes, me*bros da comunidade, pr*f*ssores, *unci*ná*ios e gestores em </line>
</par>
<par>
<line> *iálogos </line>
<line> constante* à melh*ria da qu*li*ade de vida, por meio da C*missão d* Meio </line>
</par>
<par>
<line> *m*iente e Q*alida*e de *ida (TRAJBER; SATO, 2010; B*A*IL, *012). </line>
<line> Rev. FS*, Tere*ina PI, *. 20, n. 4, art. 9, p. 159-172, abr. 202* ww*4.fsanet.com.*r/*evis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. B. Gon*al*es </line>
<line> 1*4 </line>
</par>
<par>
<line> Depois disso, fora* lançadas as Diret*izes Curricul*res Nacionais (DC*s) para a </line>
</par>
<par>
<line> Educaç*o *mbiental, em 201*, integrando *s Di*etrizes Cu*ricu**res Nacionais para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Educ*ção Básica, * em 201* *nici*-se a discussão *ue resultou no *ançamento da Base </line>
</par>
<par>
<line> Nacional Comum *urricular (BNCC) *m dezembro </line>
<line> de </line>
<line> 2017 para a Educação Infantil </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> E**ino **ndamental, </line>
<line> e </line>
<line> em dezembr* de **18 pa*a o Ensino Médio. De forma inovadora, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> BNCC não coloca a Educação Ambie*ta* c*mo </line>
<line> c*mponente </line>
<line> curr*c*lar, mas pr*põe *ue </line>
</par>
<par>
<line> "temas contemporâneos" como a su*tentabilidade sejam incorpo*ados </line>
<line> a*s *u*rículos e a* </line>
</par>
<par>
<line> pr*postas pedagógica* preferenci**mente de *o*ma "transve*sal e **tegradora", de modo </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> i*s*igar e repensar novas prá*ica*, valorizar a relação do hom*m com * nature*a e disc*tir a </line>
<line> sustentabilidade (SIQUEIRA; GONÇALVES, 2021). </line>
</par>
<par>
<line> No ambiente </line>
<line> escolar, * de suma importânci* que as d*ma*s dime*s**s </line>
<line> n*o se *ercam </line>
</par>
<par>
<line> em </line>
<line> meio ao destaque dado à te*átic* ambiental. * mui*o c*m*m </line>
<line> restringir a discussão </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> s*ste*t*bi*idad* * </line>
<line> as*untos </line>
<line> como ág*a, ene**ia e </line>
<line> lix*, e deixar *e l*do a in*lusão social, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> partici*a**o política na soc*eda*e, </line>
<line> a liberda*e de </line>
<line> opinião, as manifesta*õe* cu*turais </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> artísticas, qu* também pr*cisam ser t*abalhadas pelos educadores. Di*cuti* suste*tab*lidade é </line>
<line> disc**ir o pres*nte * o futuro do amb*ente em que vive*os, um ambient* que pre*isa ofer**er </line>
</par>
<par>
<line> oportu*idades para todos co*vive*em *e *orma </line>
<line> *au*ável, </line>
<line> do ponto de vi*ta físi** e men*al, </line>
</par>
<par>
<line> com p**speridade econ*mi*a, co* ac*sso a*s ma*s </line>
<line> va*iados rec*rso*, e onde o ser hum*no </line>
</par>
<par>
<line> p*ssa conviver p*ci*icamente com as *utras esp*cies que habi*a* esse mesmo pla*eta. </line>
<line> 3 METODOLOGIA </line>
<line> O *rabal*o utilizou uma m*todologia de pesqui** compos*a por **as técnica*: pesq*isa </line>
<line> *iblio*ráfica e pe*qui*a do*umental. </line>
<line> A pesquisa b*b*iog*áfi** tem c*mo *bje*ivo buscar * ana*isar i**ormaç*es relevant*s a </line>
</par>
<par>
<line> par*ir de *a**rial já publicad* ** livr*s, </line>
<line> artigos, </line>
<line> **ssertaçõe*, teses, entre outros. *este </line>
</par>
<par>
<line> e*tu*o, * pesqui*a **bliográf*ca foi uti*izada para *ompreender os principais co*ceito* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> particu**ridad*s r*lacionadas ao tema *a sus*enta*ilidade e da e*uc*ção ambiental. </line>
</par>
<par>
<line> Por *ua vez, a pesquisa d**umental é uma técni*a de </line>
<line> cole*a de da*os que bus*a </line>
</par>
<par>
<line> informações e* documentos, com* *eis, regulamen*os, at*s, **lat*r*o*, *ntr* out***. No </line>
</par>
<par>
<line> estudo </line>
<line> em ques*ão, a pesquisa documenta* *oi utilizada pa*a </line>
<line> analisar </line>
<line> as *egulamen*ações </line>
</par>
<par>
<line> l*gais que tra*am </line>
<line> da organização curric*lar </line>
<line> da educaç** brasileira </line>
<line> atual, com f*co no Plano </line>
</par>
<par>
<line> Nacional de Ed*caç**, Base Na*ional Comum Curricu*ar e no currículo Paulis*a. </line>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 2*, n. 4, art. 9, *. 159-172, abr. 2023 *w**.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Incorporand* a Sustentabilidade no Ambiente Escolar: Oportun*d*des para Difere*tes Discipli**s </line>
<line> *65 </line>
</par>
<par>
<line> *ombi**ndo essas duas técnic*s d* pesquisa, o estudo pôde reu*ir in*ormações te*ricas </line>
<line> e *r*ticas para entender melhor co*o a *ducação ambi*nt*l * a sustent*bilidade est** sendo </line>
<line> **o*dadas nos doc*mentos que orientam a org*n*zaç*o curr**ular da educação no Brasil. </line>
<line> 4 RES*LTA*OS E DI*CUSS*O </line>
<line> Como **g*mentam Moreira e SILVA (2009), as mudança* o*orridas e* cada u* d* nós </line>
</par>
<par>
<line> têm s*a *ase na soc*edade e na cu*tura, send* a escola o *spaço social e o local </line>
<line> *nde </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> ***cando da*á continuida*e ao *eu *rocesso de ensino-apr*ndiza**m e de socialização. O que </line>
<line> nela *e faz representa um exemp** daquil* que a so**e*a*e deseja e ans*ia. Nesse *entid*, é </line>
<line> *e s*m* importâ**ia trabalhar a e*uc*ção para * cidadania no ambiente escol*r, da*o que </line>
</par>
<par>
<line> p*r*e d* vida do educando *e *assa dentr* </line>
<line> da </line>
<line> escola, ond* *ambém a*rende </line>
<line> va***es morais, </line>
</par>
<par>
<line> éti*o*, * ter **spo*sabilidade e com*ro*isso com o me*o em que se vive. </line>
<line> *trelada à sustentabilida**, como ar*u*ent* Ba*bieri (2003), a escola passa a se* um </line>
<line> espaço para sensibilização e *o*mação da c*nsciência, *nde se desenvo*vem ações in**viduais </line>
<line> e colet*vas para que se at*nj* a per*epção dos educandos e, consequ*n*emente, da sociedade. </line>
<line> "... a escola não pode c*locar-*e na posição de *e**mente prepara* pa*a a cid**a*ia. </line>
<line> Nela se *em de viv*r a cidadan*a na com**een*ã* da realidade, *o ex*rc*cio da </line>
<line> liberdade e d* *esponsabilidade, *a atenção e no int*resse pelo ou*ro, no re*pe*to </line>
<line> pela dive*sida*e, na correta toma*a d* decisões, no comprometiment* com as </line>
</par>
<par>
<line> c*ndições do desenvolvimento humano, social e a*bi*nt*l" (ALARCÃO, 2001, </line>
<line> p. </line>
</par>
<par>
<line> 2 2 ). </line>
</par>
<par>
<line> O tema da sustentabilida*e, entendid* aqui co** um tema transversal amplo, *od* ser </line>
</par>
<par>
<line> trabalhad* d* dive*sa* formas em *ratica*ente todas as *i*ciplinas, </line>
<line> ** todo* os níveis </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> ensino. As p*o*ostas *ela*ionadas a seguir *ão apenas e*emplos para *ue d*cente possa o </line>
<line> direcionar sua criativida*e pa*a a preparação de suas aulas. Para isso, tomou-s* como base * </line>
<line> C*rrículo *a*lista, ap*ovado em 2019, *ue cita ent** as Compe*ê*cias *erais da BNCC </line>
</par>
<par>
<line> *eiteradas pe*o mesmo, q*e as atividades desenvolvi*as com os estudant*s, </line>
<line> de*tr* e fora </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> espaço esco*ar, deve* co*ve*gi* para que todos possam desenv*l*er *ntre sua* competências, </line>
<line> a capaci*ade *e: </line>
</par>
<par>
<line> Ar*u*entar com bas* em *atos, dad*s e info**ações co*f*áveis, para </line>
<line> f*rmular, </line>
</par>
<par>
<line> negociar e def**der ideias, p*ntos de vista e *ecisõ*s co*uns </line>
<line> que respeitem e </line>
</par>
<par>
<line> promov*m *s dire*tos *umanos, a consc*ênc*a socioambie*tal e o **nsu*o </line>
</par>
<par>
<line> ***pons*vel *m *mbit* local, regional e g*obal, </line>
<line> c*m posicionamento ético em </line>
</par>
<par>
<line> relação ao cuidad* de si *es*o, dos </line>
<line> outros e do *laneta. (*ÃO PAUL*, 201*. </line>
</par>
<par>
<line> P.3*) </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. *0, n. 4, ar*. 9, p. 159-172, abr. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. B. Gonçalves </line>
<line> 166 </line>
</par>
<par>
<line> Na educaçã* infa**il, que no </line>
<line> geral compreende a fas* dos 0 aos 6 anos de idade, </line>
</par>
<par>
<line> enfatiza-se acertadamente a* relações soci*is </line>
<line> que </line>
<line> *s cr*ança* *es*e </line>
<line> be* *equenas </line>
</par>
<par>
<line> *stabelec*m com os professores e com as outras crianças, contribuind* na construçã* *e sua* </line>
<line> identidades. A*tores como Houzel (2005) citam que a*roxim**amente 90% d*s con*xões </line>
<line> c**ebra*s são estabelecida* de zero a seis *nos. No geral, esta fase do apren***ado envolve </line>
<line> **ividades lúdicas, ativida*e* de soc*alizaçã* e d* descobertas, que permit*m às crianças </line>
</par>
<par>
<line> compreenderem e afe*arem o mun*o no q**l </line>
<line> estão inserid*s. No currículo Paulista, por </line>
</par>
<par>
<line> exem*lo, no qual a *prendizagem o dese*volvimento têm *om* *ixos estrutur*ntes e </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> interações e * brinc*deir*, menci*na-se, entre os objetivos </line>
<line> *e *prendizagem </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> desenv*lvimento, que as crianças pode* se* estimulada* a compa*tilhar com outras cr*an**s, </line>
<line> situaçõ*s d* cuidado de *lanta* e animais, conservação da n*t*re*a, cuid*do *om o outro, qu* </line>
</par>
<par>
<line> no fundo são aprox**açõ*s *niciais co* </line>
<line> as d*mensões amb*ental e social </line>
<line> do conc*ito </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> sustentabi*idade. </line>
</par>
<par>
<line> *e*se sentido, respeitan*o-se *ada etapa de alfabetização, é p*rfei*am*nte poss*vel </line>
<line> trabalh*r a sustentabi*id*de e* algumas si*ua*õ*s já n* educação infantil, em especi*l a*uel*s </line>
</par>
<par>
<line> rel*c*onadas * natureza, ao *utro e à </line>
<line> cu*tura. Com *s *evidos cui**dos, </line>
<line> pode-se inc*uir </line>
</par>
<par>
<line> atividades art*sticas com *ate**ais recicláveis como gar*afas pet, **ixas de pa*e*ão, *otes de </line>
<line> *o*urt*, potes de margar*na, no sentido de refletir sobre a persp*cti*a ambiental do lixo que * </line>
</par>
<par>
<line> **odu*ido e* casa e que pode s*r *ra*sformado </line>
<line> em algo mais interessante como </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> br*n*uedo, por exemplo, ou um vaso p*ra plantinh*s, e o m*smo *xemplo pode ser explorad* </line>
<line> na dim*nsão *ocial da *usten*abilidade *om r**ação *o outro, * s*ns*b*lizaç*o das *rian*as </line>
</par>
<par>
<line> com relação àquelas **iança* c*jas famílias *ão têm co*dições econ*micas para </line>
<line> *omprar </line>
</par>
<par>
<line> brinquedos, e muita* vezes f*bri*am artes*nalme*te *eus brinq*edos com objeto* descartados, </line>
<line> como uma *arra*a que vi*a um foguete, uma *ampa que vira um pratinho, * até um r**gate *a </line>
<line> me*ória dos avós qua**o uma espiga de milho virava uma *oneca, *s*im como ocorria com </line>
<line> as so**as de pano, etc. *ma sensibilização que pode ser explorada t*mbém com o </line>
<line> e**olvimento das *ri**ças em campanhas *e arrecadação *e *ri*qu**os *sado* par* doa*ão </line>
</par>
<par>
<line> inte*medi**a pela esc*l*, qu* une a </line>
<line> proposta *mb*ent*l do reúso com * </line>
<line> questão social </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> solida*iedade com </line>
<line> o* mais n*cessitados, *s*im como *quelas </line>
<line> campanhas *e *rrecadação </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> tampi*h*s plást*cas, bucha* de lavar l*uça, l**res </line>
<line> *e a*umí*i*, *ne a proposta ambi*ntal </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> reciclage* com as questõ*s econô*icas e soci**s que envolvem a assistênc*a soc*al pr*ticad* </line>
<line> pelo *erceiro setor. </line>
</par>
<par>
<line> No en*i*o fundamenta*, *ue </line>
<line> de acord* co* as Diretrize* Cur*i*ula**s Naci*nais </line>
</par>
<par>
<line> atualmente possui nove ano* de duração, se*do a et*p* m*is longa da Educ*ção **si*a, </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 4, art. 9, p. 15*-172, abr. 2023 www4.*sanet.com.br/rev**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Inc*rporando a S*st*ntabilidade n* Ambi*nte Esc*lar: Oportunidad*s p*ra Diferentes *isci**ina* </line>
<line> 167 </line>
</par>
<par>
<line> aten*endo estu*ante* *ntr* 6 e 14 anos de ida*e, a sustentabi**dade pode s*r tratada desde os </line>
<line> anos inicia*s como *m e*tímu*o ao pensam*nto *rítico, que o *eva a amplia* sua percepção </line>
<line> com *elação a* mundo *at**al e social que o c*rc*, * das r*lações humana* * com a naturez*. </line>
<line> Desde a promulgação d*s Parâ*etros Cu*riculares N*cionais, o *nsino Fun*amental de </line>
<line> 1* ao 5º *no *assa * ser org*niz**o em *e*e á*eas, confo*me a *unção instru*ental de cada </line>
<line> uma, possibilitando uma int*graç*o entre elas: Língua Portugues*, Mat***tica, Ciência* </line>
<line> Naturais, Arte, Educação Física, História e Geografia. </line>
<line> Em uma a*la de língua *ortu*uesa, *o* ex*mplo, o tema pod* fazer part* de um t**to </line>
<line> que *erá li*o e an*lisado pelos estudantes, p*de se* um tema d* *edação, entre outros. O *ue </line>
</par>
<par>
<line> se *usca traze* aq*i é uma provação ao edu*ador </line>
<line> para que *le v* além *o processo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> letr*m*nto (e multiletrament*s) na a*fabetizaçã* da criança, es**cialmente nos </line>
<line> anos inicia** </line>
</par>
<par>
<line> do e*sino funda*ent*l, para qu* a leve a ing*essar de fato e* u* mundo d* de*cobertas que </line>
</par>
<par>
<line> s*men*e l*i*ur* a </line>
<line> poderia p*oporcion*r. A *eit*ra </line>
<line> per*it* o *cesso à </line>
<line> diversidade </line>
<line> cultural </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> lingu*st**a de *m* sociedade que se *az sempre *ais plu*al e globalizada, e a sustentabilidade </line>
</par>
<par>
<line> tem si*o um tema marcante n* literatura nacio*al interna*i*nal * q*e pode ser muito * </line>
</par>
<par>
<line> *xpl*ra*a pe*as </line>
<line> práticas d* lin*uagem d* </line>
<line> *nsino f**d*mental, </line>
<line> assim como pode ser </line>
</par>
<par>
<line> aprofundada no ensino méd**, quando </line>
<line> se d*sloc* foco pa*a a redação e in*erpretaç*o o </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> te**os mais e*aborado*. </line>
</par>
<par>
<line> *á em uma aula de matemática, o t*ma poderá fazer pa*te do enunciado de pr*ble*a*, </line>
</par>
<par>
<line> desde os *ais simples </line>
<line> até os mais comple**s. * discu*são d** efeitos d* infl*ção sobre </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> níve* ** em*rego e n* re*da das *amílias, por ex*mplo, </line>
<line> **de ser um* oportunidade *ara * </line>
</par>
<par>
<line> *pre*d*zad* sobre matemática financeira, que </line>
<line> *o me*mo *em*o leva o* *s**d*ntes a refletir </line>
</par>
<par>
<line> s*bre os aspectos s*c***s *e *ma econ*mia mal *dministrada e insu*tentável. O me*mo *ode </line>
</par>
<par>
<line> ser feito calculando-se o per*entual de resíduos s*lidos produzid*s *or *ma </line>
<line> obra </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> con*trução civil a par*ir do volume *e mate*iais inco**orados e volum* d*s caç*mba* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> entulho **e *ão destinad*s periodic*men*e *os *terros e i**o pode s*r replic*do *ara diversos </line>
<line> *utros si*tem*s de *rodução, *o mais simples ao mais com*lexo. </line>
</par>
<par>
<line> Nas au*as de Arte, </line>
<line> de a*or*o </line>
<line> com a l*nguagem artís*ica ad*tada, h* </line>
<line> di*er*as </line>
</par>
<par>
<line> pos*ibilida**s de se in*orporar o te*a da sustentabilidade. E* Ar*es visua*s, pode* ser </line>
<line> pr*pos*os projet*s ar*ísticos in*orp*rand* m*ter*a** re*iclá*e**, pig*entos nat**ai* em </line>
<line> substituição das *i*tas indu**riali*adas e **mas sociais que leve* os estudan*es a amplia* sua </line>
<line> reflexão ex*res**ndo-a de forma artística. A promoção d* ex**sições dos obje*os fei*os pelos </line>
<line> *studantes d*ntro e fora da escola é um r**u*so muito i*teressante e *om potencial </line>
</par>
<par>
<line> t*ansfo*mador. O mesmo tema po*e ser ex*l*rad* </line>
<line> pela Dança, pela Música e *elo *eatr*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resi*a PI, *. 20, n. 4, *rt. 9, p. 159-172, abr. 2*23 </line>
<line> www4.fsanet.*om.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. B. Gon*a*ves </line>
<line> *68 </line>
</par>
<par>
<line> Podem ser p*op*stos, por exempl*, festi**i* *e composições musi*ais e/ou teatrais </line>
<line> e*volv*ndo a *emática da sustentabi*idad*, como a preservação amb*ental, o alerta so*r* as </line>
<line> drogas, s*bre * violê*cia *ontra a m*lher, desi*ualdade social, en*re tantos outros. </line>
<line> No ensi*o de C*ências, é possíve* ampliar ainda mais a *bordagem do *e*a </line>
<line> suste*tabi*idade co* a incl*são de exempl*s do dia * dia dos a*unos. Estimular a c*rios*dade, </line>
<line> a *ndagação, a inter*tividade na bu**a de soluções e res*ostas aos desafios cot*dian*s te* sido </line>
</par>
<par>
<line> um a </line>
<line> estratégia interessante nas escolas, como defendido por *utores *omo Siqu*i*a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Gonçalves (2021). </line>
<line> O Curr*cu*o Pauli*ta de Ci*ncias *a*a o Ensi** Fundamental, *or exempl*, b*sca </line>
</par>
<par>
<line> orga*izar as </line>
<line> habili*ades e os objetos </line>
<line> de con**ci*en*o trabalhados ** três unidades </line>
</par>
<par>
<line> *emátic*s: Ma*éria e e*ergia, Vida e evolução e Te*ra U*iver*o. *ão te*a*, po*tanto, e </line>
<line> intríns*cos à temática da Sustent**il*dade, espe*ialme*te n* que se refere a*s aspe*tos </line>
<line> amb*ent*is. No *ntanto, é imp*rt*nte frisa* qu* as demai* dimensõ*s tamb*m po*em e devem </line>
<line> se* val*riza*a* pelos docentes nas aulas de ciê*cias. </line>
<line> A unidade temáti*a Ma*éria e energia, *or exemplo, que ao longo do t*mp* irá trabalhar </line>
<line> os dife*entes tipos de mate*iais e as diferent*s *ontes de ener*ia *ue utilizamo* no *ia a dia, </line>
<line> pode p*o*ov*r di*c**sõ*s sobre *s imp*icações ambientais, sociais e *co*ômicas de *ad* um </line>
<line> deles, o que tem se ***o**trad* u*a excel*nt* estra*égia *ara fixação d* *on*eú**. </line>
<line> At* mesmo nas aul*s de E*uc*ção Fí*ica há oportunidade* para se tr*balhar também * </line>
<line> tema de sustentab*lidade, e* esp*cia* quando se pratica atividades esporti*as ao ar livre, onde </line>
</par>
<par>
<line> os estudantes *ão co*o*ados </line>
<line> em cont*to dire*o com a </line>
<line> *atur*za e podem </line>
<line> d**cutir sobre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> importâ*cia da </line>
<line> qualida*e do ar pa*a saúde e para bom de*empenho nos esportes. O(a) </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> pr*fessor(a) *o*e *razer exem*los *e esp*rtes que </line>
<line> são *mpactado* p*la qualidade do me*o- </line>
</par>
<par>
<line> ambiente, co*o ocor*eu em 2008 </line>
<line> nos Jo*os Olí*pi*o* de *equ**, c** relação à quali*ade </line>
</par>
<par>
<line> do ar que ame*çou os r*sultado* d* *tletismo, por exemplo, ou e* 2016 nos Jogos Olímpico* </line>
</par>
<par>
<line> do R i o </line>
<line> *e J*neiro, com </line>
<line> relação à </line>
<line> água </line>
<line> poluída da Bahia </line>
<line> de Guanabara, que *m*açou </line>
</par>
<par>
<line> invi*bil*zar * marat*n* aq*ática e *té os esportes náuticos. *a me*ma fo**a, pode-se di*cuti* </line>
<line> tem*s so*iais como o pap*l da "bolsa atleta" no *r*sil, e das bolsas reservadas * jogadores d* </line>
<line> basquet* e **tebol *meri*ano nos Estados Uni*os da **érica, e s** *mpacto nas f*míl*as e na </line>
<line> persp*ctiva de trabalho e *arreira destes atletas. </line>
<line> N*s aulas de história, * t*ma de sustentabilidade p*de ser um recurs* muit* int*ressan*e </line>
<line> para promover * envolvimento e a particip**ã* d*s *studantes, p*is al** *os as*ectos so*iais </line>
</par>
<par>
<line> e e*onômi*os </line>
<line> qu* já sã* t*adi*ion*lmente debatidos, há muitas curios**ades sobre como </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> humanid**e vem se relacionando com as questões ambientais ao longo d* h*stó*ia que podem </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. *0, n. 4, art. 9, p. 15*-172, a*r. 2023 *ww*.*sanet.c*m.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> I*cor*orando a Su*te*tabilidade no **biente Escolar: *portunidades para Diferentes D*sciplina* </line>
<line> 169 </line>
</par>
<par>
<line> ser trazidas para a *ala d* a***. Pode-se lançar, por e*emplo, um* provoca*ão para qu* a s*la </line>
<line> discu*a com* era o lixo nas pr*meiras cidades brasile*ras do *eríodo *ol*ni*l, ou se *xist*am </line>
</par>
<par>
<line> ou n*o preocupações c*m relação a* e*goto. Pode-se também **plorar </line>
<line> os relatos históricos </line>
</par>
<par>
<line> sobre o **ste*a de saneam*nt* *a Roma Antiga, * primei** rede de distribuição de ág*a </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *aptação d* esgoto co*struída há *p*oximadamente 4.000 anos na Índia, as mud*nças </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> composição do lix* urba*o pós rev***ção i*dustrial, entre tantos outro* aspec*os. </line>
</par>
<par>
<line> Nas aulas de Geografia, onde </line>
<line> o </line>
<line> tema *á é </line>
<line> tratado originalm*nte, pode-** ampliar as </line>
</par>
<par>
<line> discussõ*s com os est*da*tes sobre sua percepção do seu espaço d* v**ência, </line>
<line> po*em ser </line>
</par>
<par>
<line> u*i**zad*s matérias *e jor*ais e revistas em sala de aula, *apas com * lo**li*ação d*s áreas </line>
</par>
<par>
<line> verdes do município, l*calização **s </line>
<line> a*erros sa*itários da reg*ão, loc*li*ação das f*n*es </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ener*i*, e * partir des*es dados provocar a ref**xão *obre assuntos como dist*nc*a percorri** </line>
<line> p*los **m*nhõe* de c*leta d* l*xo, dimensão das linhas *e transmis*ão d* e*ergia, </line>
</par>
<par>
<line> imp*rtân*ia das áreas *erdes par* a qualidade *o a* e neutralização </line>
<line> de gases </line>
<line> es*ufa, entr* </line>
</par>
<par>
<line> *utros. Um recur*o *nteressante nessas au*as </line>
<line> pode s** a promoção de de*ates entre </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> estudantes. Podem ser *ebatidos *s aspe**os socia*s e geog*áfic*s **s bairros perifé*icos, *s </line>
<line> qu*stõ*s ambientai* n* s*u dia a dia, etc. </line>
<line> Inclu*ive no **o*o à construção de seu projeto de vida, que atualmente *usca levar * </line>
<line> est*dante a refleti* s*bre **us *b*etivo*, aprender a planejar, a defi*ir metas, a se organizar </line>
<line> para alc*nçá-la*, há espaço *a** u*a r*f*e*ão sobre sustentabilid**e. </line>
</par>
<par>
<line> Um* grand* vantage* dessa estr*tégia </line>
<line> d* exemp*os concretos, s*gundo ciência da a </line>
</par>
<par>
<line> aprend*zagem, é q*e a men*e dos estudantes p*ssa a trabalh*r com a*s*ciaçõ*s, qu* **o mais </line>
<line> facilme*te assimila*as e poster*ormente resgatadas *o que as a*straçõe*, que são um grande </line>
<line> p*oblema no ensino da área *e ex*tas. No moment* de um* prova, por *xe*pl*, é m*ito mais </line>
<line> difícil para o estu*ante se *embrar com* ele apre*deu a calcul*r o volume de *m cubo ou de </line>
</par>
<par>
<line> um </line>
<line> cilindro, *ue são </line>
<line> objetos a*stra*os com o qua* ele não se dep*ra </line>
<line> no </line>
<line> d*a a di*, do que se </line>
</par>
<par>
<line> le**rar de *omo </line>
<line> aprend*u a calcu*ar **lume da *aixa d\ág*a naquela *ula quando o </line>
<line> foi </line>
</par>
<par>
<line> **scutida a crise hídr**a e o impacto sobre as famílias de *aixa *enda, ou *a aula </line>
<line> qu* tratou </line>
</par>
<par>
<line> *ob** a cist*rna que é um eq*i*am*nt* *ão importante para as *am*lias do a*reste qu* sofrem </line>
<line> co* a seca. As a*sociações provocadas nessas aulas deixa* muito ma** pistas registrad*s n* </line>
<line> memória de *ongo pra*o do est*dant* e isso além de fa*ili**r a re*upe*aç*o da i**ormação no </line>
<line> momento ne**ssário tornou a experi*ncia de ap*endi**do ma*s efeti** e ce*tamente mais </line>
<line> prazerosa. </line>
<line> Ex**plos concretos, d* aco*do c*m We*nstein, Madan & Sumeracki (2018), facili*am a </line>
</par>
<par>
<line> lembra**a das inform*ções </line>
<line> t**ns*it***s. Se associ*dos </line>
<line> *o uso de imagens, tor*a*-se ainda </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere**na P*, v. 20, n. *, *rt. 9, p. 1*9-172, ab*. 2*23 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. B. Go*çalves </line>
<line> 170 </line>
</par>
<par>
<line> melhor para a aprendiza**m, d*do *ue ima*ens s*o *ai* *emorávei* </line>
<line> qu* pal*vras. O*tr* </line>
</par>
<par>
<line> ponto de d*s*aque a*onta*o por </line>
<line> estudios** do tema é o *ato de que p*lavras mai* concretas </line>
</par>
<par>
<line> sã* melhor *econhecidas e *em*rad*s pelos estudantes </line>
<line> do q*e </line>
<line> palavras a**tratas, o que </line>
</par>
<par>
<line> au***ta a aprendizagem d* associa*ões, mesmo com c**teúdo abs*r*t* (C*PLAN; </line>
<line> MA*A*, 2016; MA*A*, GLAHO*T; CAP*AN, 2010; PAIVIO, 197*). </line>
<line> Nes** senti*o, o uso de exem*los concretos relacionados a* tema da sustentabilida*e, </line>
</par>
<par>
<line> a*ém de contribuir </line>
<line> par* a formaç** de pe**oas mais info*madas con*cie*tes, tam*ém e </line>
</par>
<par>
<line> ajudará a *nri*uece* *r*cesso de *nsi*o-apr*ndizagem nas d*sciplinas, e torná-lo mais o </line>
<line> ef*tiv* e dur*douro. </line>
<line> 5 *ONSIDERAÇÕES F*NAIS </line>
</par>
<par>
<line> Com b*se nas *eflexões a*resentada* *o t*x*o, pod*-se conclu*r *ue a *scol* </line>
<line> tem um </line>
</par>
<par>
<line> pa*e* funda*ent*l na formação da cidada*ia e na pr*moção da consciênc*a socioam*i*ntal. É </line>
<line> na escola q** o ed*can*o aprende v*lor*s mora*s, éticos e sociai*, além de desenvolver </line>
<line> habilidad*s para se tornar um *idadão responsável e comprometido com o meio em q*e viv*. </line>
<line> Além di*so, o tema da su*te*tabilidade pode se* traba*hado de diversas forma* *m tod*s </line>
<line> as disciplina* e níveis de ens*n*, sendo i*portante que as at*vid*des desenvolvida* convir*am </line>
<line> para a formação de competências *ue respeitem * **omovam os *ire*tos humanos, * </line>
<line> consciência socioa*b**ntal e o *onsum* *esponsá*el em âmbi*o loc**, reg*onal e glo*al, **m </line>
<line> posicionamento éti*o em r*lação ao cuidado de si *esmo, dos *utros e *o pl*neta. </line>
<line> Dessa forma, é es**nc*al que os docentes sejam criativos na preparação de suas aulas e </line>
</par>
<par>
<line> b*squem formas d* </line>
<line> promover a </line>
<line> cidadania a *onsciênci* socioambienta* ent*e s*us alunos, e </line>
</par>
<par>
<line> c*ntribuindo para a construção de uma sociedade *ais justa, sustentável e responsáv**. </line>
<line> O uso de exempl** con**et*s relac*onados ao tema da *us*enta**li*ade pode se* muito </line>
</par>
<par>
<line> ef**ivo n* apr*n*i*age* na *ormaç*o e </line>
<line> *e *idadã*s mais conscientes e informados. A*ém </line>
</par>
<par>
<line> disso, ess* método * mais facilm*nte assim*lado e lembrado pelos estuda*te*, o que torna </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> pr*ces*o de </line>
<line> *n*in* *ais efet*vo * prazeros*. Ainda, </line>
<line> o *s o </line>
<line> de ima*ens e palavra* mais </line>
</par>
<par>
<line> con*retas ta*b*m pode ser bas*ante útil </line>
<line> para a *prend**agem de con*eúdos </line>
<line> a*stratos. Dessa </line>
</par>
<par>
<line> forma, é impo*t*n*e que pr*fessores *tilizem exemplos c**cr*tos em *ua* a*las, </line>
</par>
<par>
<line> especialmen*e e* disci**inas *ue </line>
<line> *nvolva* conteúdos a*str**os, para tornar pro*esso de o </line>
</par>
<par>
<line> ensi*o-apr*ndi**gem mais efe*ivo e con*r*bu*r para a f*rm*ç*o de cid*dãos mai* consci*nte* </line>
<line> e engaj*dos com a sustentabilidade. </line>
</par>
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<line> Rev. FS*, Ter*sina, v. 20, n. 4, *rt. 9, p. *59-*7*, abr. 202* </line>
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<line> D. B. **nçalves </line>
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<line> 1) conce*ção e planeja*e*to. </line>
<line> * </line>
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<line> 2) aná*is* e in*erpretação dos *ados. </line>
<line> * </line>
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<line> 3) elab*r*ç*o d* rascunho ou *a revisão crítica do conteúd*. </line>
<line> X </line>
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<line> 4) p*rticipação na *prov*ção da versão final do manuscrit*. </line>
<line> X </line>
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)