<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 4, art. 9, p. 159-172, a*r. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.20.4.9
</line>
</par><par>
<line>
In*orporando a Sustentabilidade n* A*biente Es*ol*r: Opor**nidades para D**erentes
</line>
<line>
Dis*iplinas e Ní*eis d* E*sino
</line>
<line>
Inco*porating Sus**inab*lity in th* Sch*ol Env*r*nment: O*portunities for Dif*er*nt Disciplines
</line>
<line>
*** Levels of *ducation
</line>
</par><par>
<line>
Danie* Bertoli G*nçalves
</line>
<line>
Dou*or em Engenharia *e P*odução pela Uni*ersidade *ed*ral de Sã* *arlos
</line>
<line>
P*of*ssor da Univ*r**dade de S*rocaba
</line>
<line>
E-mail: dan*e*.goncalve*@prof.uniso.b*
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Daniel B*rto*i Gonçalves
</line>
<line>
E*ito*-Ch*fe: Dr. *onny Kerl*y d* A*encar
</line>
</par><par>
<line>
Uni*ers*dade de Soroca*a - Cidade Universitária
</line>
<line>
Rodrig*es
</line>
</par><par>
<line>
Professor Al*o *a*n*cc*i - Rod. *apo** Tavares, Km
</line>
</par><par>
<line>
92.5 CE* 1*023-0*0 Sorocaba/*P, Brasil.
</line>
<line>
**t*go recebido em 09/03/2023. *ltima
</line>
<line>
*e*são
</line>
</par><par>
<line>
receb**a *m 20/*3/2023. Ap*ovado em 21/**/2023.
</line>
</par><par>
</page><line>
Ava*iado pe*o sistema *ripl* Review: De*k Review *)
</line>
<line>
pelo E*itor-Chef*; * b) Double B*ind Review
</line>
<line>
(ava*iaç*o *ega por dois avaliad*r*s da áre*).
</line>
<line>
Revisã*: *ramat*cal, Normativa e de For*ataçã*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. B. Gonçalves
</line>
<line>
160
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O t*xto disc*te a evolução do tema da
</line>
<line>
su*tenta*i*idade ao l*ngo das dé*ada* e
</line>
<line>
*omo *le se
</line>
</par><par>
<line>
tornou r*levante em praticame*te todas a* ati*i*ades d* sociedade, incluind* ambiente o
</line>
<line>
*sc**ar. O tra*alho d*staca * i*port*ncia da escola na f*rma*ão da cidadania * na promoção
</line>
</par><par>
<line>
da co*s**ên*ia socioa*biental, alé* de r*ssaltar que * tema
</line>
<line>
da sus*entabilidade pode ser
</line>
</par><par>
<line>
traba*ha*o
</line>
<line>
d* diversas formas em todas as d*scipl*nas * níveis
</line>
<line>
de ensino. Para isso, *oram
</line>
</par><par>
<line>
reali*ada* pesquisa* bibliográficas
</line>
<line>
e
</line>
<line>
documentai*, e foram ap**sentadas reflexões sobre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
im*o**ân*ia
</line>
<line>
da esc**a na *or*a**o
</line>
<line>
da cidad*nia e c*nsciênc*a socioambi*n*al, além *e
</line>
</par><par>
<line>
estratégias de ensino e*e*i*as, como o uso *e exemplos conc*e**s * i**gens. O texto c*nclui
</line>
</par><par>
<line>
que a escola *em *m pap*l
</line>
<line>
fundam*ntal na fo*mação d* cidadãos responsáveis
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
comprometid** com o meio ambie*te e que o tema da sustenta*i*idade é u* dos pilar*s *a*a a
</line>
<line>
formação desses cidadãos.
</line>
</par><par>
<line>
P*lavras-c*a*e: Sustentabilidade.
</line>
<line>
*ducaçã*
</line>
<line>
A*biental.
</line>
<line>
Competências.
</line>
<line>
Ci*ada*ia.
</line>
</par><par>
<line>
Consciê*ci* Socioambi*ntal.
</line>
</par><par>
<line>
ABSTR*CT
</line>
</par><par>
<line>
The t*x* di**uss*s *h* *voluti*n of *h* *ust*ina*i*ity t*eme o*er the deca*e* *nd how i* has
</line>
<line>
be*ome rel**a*t in virtua*ly all activities of soci*ty, including the school environme*t. The
</line>
<line>
work highlights the im*ortance of schools in shaping cit*zensh*p and promoting socio-
</line>
</par><par>
<line>
*nvironme*tal *waren*s*, as we*l as emphasizing
</line>
<line>
that t** sus*ainabilit* theme can be
</line>
</par><par>
<line>
a*dressed various ways in all disciplin** and levels of educ*tion. To do so, bibliog*aphic *n
</line>
<line>
and documentary *esearch was carried out, and re*lectio*s we*e presented on the impo*tance
</line>
</par><par>
<line>
o* schools in *haping cit*zens*ip an*
</line>
<line>
socio-*nvironmental awarene*s, as well as
</line>
<line>
effecti*e
</line>
</par><par>
<line>
t*aching strat*gies, such as the use o* concrete ex*mples and imag*s. The text conc*udes that
</line>
<line>
schools h**e a fundament*l role in shap*ng responsible citiz*n* commi*t*d to the environment
</line>
<line>
a*d that the *ustainability th*me i* o** of the pillars f*r shap*ng such ci*izens.
</line>
<line>
K*ywords: Sustainabilit*. En*i*onm*ntal Educ*tion. Competence*. Ci*izen*hip. Socio-
</line>
<line>
En*ir*nmen*al Aware*es*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin*, *. 20, n. 4, art. *, *. 159-172, abr. 202*
</line>
<line>
w*w4.fsanet.c*m.br/*ev**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Incorporando * S*stentabilidade no Ambie*te Escolar: O*ortunidades *ara Dife*entes Disc*pl*nas
</line>
<line>
*61
</line>
</par><par>
<line>
1 IN*RODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
O tem* da sus*entabilidade ganh*u not*ri*dad* há mais de 60 *nos e de*de en*ã* vem
</line>
<line>
sendo de*a*id* e *ncor*orado em p*aticamen*e todas *s ativida*es de nossa sociedade. A*nda
</line>
<line>
na déca*a de 1960, *uando as primeiras def**ições foram *ormulad*s, os problemas
</line>
</par><par>
<line>
ambientais resultan*es
</line>
<line>
dos sist*mas de
</line>
<line>
**od*ção até então d*senvol***os, ass*m como pe*o
</line>
</par><par>
<line>
próprio comport*ment* d*s pesso*s, *st*vam *m for*e *vidência. Tornou-se consenso
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
im*ressão de que o **sso modo de vida h*via se torna*o in*usten**v*l, ou seja, nã* poderia
</line>
<line>
p*rdurar por muit* ma*s tempo sem que o planeta en*ras*e em col*pso.
</line>
<line>
Nessa fa*e do desenv**viment* do tema, o* pesqu*sadores voltavam seu olhar par* o
</line>
<line>
que a** então enten*ia-se s*b** *s *c*ssis*e*as nat*rais, como os *amp*s e ** florestas, *os
</line>
<line>
quais não havia a interferên*ia *ir*ta do homem, e que eram tidos co*o sistemas s*stentáveis
</line>
<line>
em relaçã* a*s r*cur*os e ao temp*. As*im, o *e**o sustentabil*d*de passou a ser usado *ara
</line>
<line>
comparar as regi*es *n*rópica* com *s naturai* * ma*s *arde para r*l*cionar a contribu*ção ***
</line>
<line>
** divers*s atividades humanas t*riam em relação ao todo.
</line>
<line>
Ao mesmo tempo, m**tos econom**t*s e admi*istrado*es *ass*r** a adot*r *sse ter**
</line>
</par><par>
<line>
para anali*ar o desempenho das at*vidades ec**ôm*c*s ao *ongo do tempo, assi*
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
soci*logo* passaram a i**luí-lo em sua* análises so*re a qualid*de
</line>
<line>
d* vi*a, *ra*alho,
</line>
</par><par>
<line>
liberdade, **s*ribuição de re*d* * riquez* da so*ied*de.
</line>
</par><par>
<line>
Ao lo*go da* *é*adas de 197* * 1980, o **rmo sustentabilida*e passo* a i*corporar
</line>
<line>
*iversas dimens*es nas mais *ariadas sit*a*õe*. O ec*nomista *olon*s Ignacy Sach*, *o*
</line>
</par><par>
<line>
*xemplo, *onceituava o
</line>
<line>
term* a part*r
</line>
<line>
de
</line>
<line>
* dimensões *specí*i*as ** sust*ntabilidade:
</line>
</par><par>
<line>
dimensã* amb*ental, econômi*a, *oci*l, cul**ral, espaci*l, e mai* *arde **ssou a in*o*po*a*
</line>
</par><par>
<line>
mais três dimensões: *sicológica, polí**c* naci*na* int*rn*cional, tota*iz*nd* 8 dime*sõe*. *
</line>
<line>
(*ACHS, 198*; 1993). Para e*te a*tor, sustentabilidade quer dizer perenidade (S*CHS,
</line>
<line>
1*97), e para isso o desenvolvime*to da sociedade dever*a ser além de economic*mente
</line>
<line>
pr*spero, socialment* in**usivo e *m*ienta*mente s*stentáv*l.
</line>
<line>
M*i*o *lém d* toda ess* tem*t*ca, a s*stentabilidade *oi aos poucos s*indo ** univ**s*
</line>
</par><par>
<line>
aca**mico pa*a *azer pa*te das discussõe*
</line>
<line>
da *oci*da*e con*em*orânea nos mais
</line>
<line>
diversos
</line>
</par><par>
<line>
ambien*es, c**o *a política, nas e*p*esas, nos c**bes e associaçõe*, nas igrejas, *ssim como
</line>
</par><par>
<line>
nas es**las, ond* o t*m* saiu *as aula* de *i*logia e *eografia e
</line>
<line>
passou * fazer p**te do
</line>
</par><par>
<line>
co**dian* escolar em *e*s mais va*iados mome*tos e aspe*to*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina PI, *. 20, n. 4, *r*. 9, *. 159-172, a*r. 2023
</line>
<line>
www4.*sane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. B. Gonçalves
</line>
<line>
16*
</line>
</par><par>
<line>
Este trabal*o d*scu*e co*o o tema da *usten*abil*dade pode ser incorporado
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
ambie*t* escolar, em di*erentes discipl*nas e c**pone*tes curricular*s, pa*a alun** nos níveis
</line>
<line>
de ensi*o in*antil e **ndamental.
</line>
<line>
P*ra alcança* este objetivo, *o*am realizad*s du*s **squisas: *ma pesquisa bibli*gráfica
</line>
</par><par>
<line>
pa*a com*re*nde* os
</line>
<line>
principai* con**ito* e particularid*des rel*cion*das ao
</line>
<line>
*e**
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
sustentabilidade e da educação ambient*l; e
</line>
<line>
uma pes*uisa doc*ment*l para ana*i*ar
</line>
<line>
a*
</line>
</par><par>
<line>
regulame*tações *eg*is qu* *rat*m da organiz*ção c*rr**ular d* e*ucação br*si*eira atual, com
</line>
</par><par>
<line>
foco
</line>
<line>
no Plano Nacional de Educa**o, *ase Nacio*a* Comu* Curricular e no cur*ículo
</line>
</par><par>
<line>
Paulis*a.
</line>
</par><par>
<line>
Ess*s *nfo**a*ões formam a bas* *ar* a discuss** a*re*e*tada na q*art* s*ção *o
</line>
<line>
tra*alho, que *xplor* as oportunidades par* incorporar a s*stentab*lidade em dif*rentes
</line>
<line>
di*ciplina* e áreas ** estudo.
</line>
<line>
2 REFERE*CIA* TEÓRICO
</line>
<line>
A e*ucação ambienta* para a suste*tabil**ade, como argumenta Carvalho (2008), deve
</line>
</par><par>
<line>
levar o indivídu* * pens*r em *orm*s e
</line>
<line>
estratégias que busquem o
</line>
<line>
*em com*m. Da mesma
</line>
</par><par>
<line>
forma,
</line>
<line>
ela deve despertar e* tod*s a *ons*iên*ia
</line>
<line>
de que * ser humano é part* *o mei*
</line>
</par><par>
<line>
**biente, * prepará-lo pa** um *ensamento d* preservaçã* e construção de *elações sociai* e
</line>
<line>
econômic*s mai* justas.
</line>
<line>
Nas esc*las, de aco*do c*m Siqueira e *onçalves (2*21), a educação am*iental t*m
</line>
<line>
oc*rrido muito antes da *ua inst*tu**on*lizaçã* no *overno Feder*l, co* lutas democrática*
</line>
</par><par>
<line>
*anifestas por ações
</line>
<line>
*so*adas
</line>
<line>
de professores, est*dante* escolas *om *equenas ações *
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*rganizações da sociedade civil, *refei*ura* m*nici**is e go*e*no* estaduais, c** atividades
</line>
<line>
educacio*ai* voltadas para recupe*a*ão, conservação e melh**i* d* Meio Ambi**te.
</line>
<line>
De a*ordo com Reigo*a (2*09), na Car*a de Belgra*o, em 1*75, foram definidos seis
</line>
</par><par>
<line>
objetivos indicativos da EA qu* sã*: a
</line>
<line>
con*cient*z*ção, que l*va *s indivíduos a
</line>
<line>
tom*rem
</line>
</par><par>
<line>
con**iência do meio am*i*nte gl*bal e de probl*mas conexo*, mostr*ndo sens*bilidade aos
</line>
<line>
mesm*s; o c*n*ec*mento, que le*a * indivíd*o a adquirir um compre*nsão essencial do meio
</line>
</par><par>
<line>
g*ob*l e o *ap*l crítico d* ser human*; comp*rtamento; que leva o in*iví*uo e grupos o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
adqui*ir*m o sentid* do* valores sociais e a
</line>
<line>
vontad* de con*ribuir para sua proteção
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
qualida*e; a competênci*, q*e l*va o indivíduo e g*up*s a adquir*re* a
</line>
<line>
capacidade t*cnic*
</line>
</par><par>
<line>
*a**
</line>
<line>
a solução de problemas; capa*idade de avalia*ão; que leva a avaliar medidas de *rd*m
</line>
</par><par>
</page><line>
ecológ*ca, econômica, social, estética e e*ucativ*; e, po* último, * *art*cipação, *u* leva os
</line>
<line>
*ev. *SA, T*resina, v. 20, *. 4, art. 9, p. *5*-17*, abr. *023 www4.fsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Inc*rporando a Sustentabilid*d* no A*biente *sco*ar: Op*rtunida*es para D*f*rentes Disciplinas
</line>
<line>
163
</line>
</par><par>
<line>
indivíd*os * o* gru*os a perceberem *uas responsa*il*d*de* de a*ão i**di*ta para a s*luç*o
</line>
<line>
de problemas ambi*ntais.
</line>
<line>
Durante a Conferê**ia das Naç*es Unidas sobr* o Me** *mbiente * De*envolvimento
</line>
<line>
(CNUM*D), ocorr*da no Rio de *ane*ro, e* 19*2 (ECO 92), *oi pr*duzida a Carta Bra*ileira
</line>
<line>
para Educaçã* Ambien*al, que *ntre outras coisas re*onheceu ser a Educação Ambie*tal um
</line>
</par><par>
<line>
dos *nstrumentos
</line>
<line>
mais *mportantes p*ra v*abi*iza* a sustenta**lidade como es*ratégia
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
sobrevivênc*a do planet* *, con*equente*ente, de mel*or*a da qua*idade d* vida humana.
</line>
<line>
Importa*te destacar que *om as m*d**ça* pro*osta* *o sistema de ensi*o pe** Lei de
</line>
<line>
Diretrizes e Bases da Educação *acional (Lei Federa* n. 9.394), aprov*da em 20 de d*zembro
</line>
<line>
de 199*, a* escolas b*asil**ras pa*s*ram a t*r, entre suas responsabi*i*a***, *fere*er
</line>
</par><par>
<line>
condições de apr*ndizag*m p*ra
</line>
<line>
que a criança ten*a a "co*p*eensão do
</line>
<line>
ambiente natur*l
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ocial, do *is**ma p*lítico, da tecnologia, da* arte* e *os
</line>
<line>
valores em que se fu*damen*a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
so*iedade"; "o for*a*ec**ento *os v*nculos de família, dos laços de solidar*edad* humana e de
</line>
<line>
to*erânc*a recíproca em **e s* assenta a vida *ocial" (art. 32), enq*anto pontos centrais para
</line>
<line>
u*a for**ção básica voltada para a cid*d*nia.
</line>
<line>
*ais ta*de, em 1998, o Conselho Nac*onal de Ed*cação (CNE) publicou ** Parâmetro*
</line>
</par><par>
<line>
Curriculares Nacionais
</line>
<line>
(PCN), que pass*ram a subsidiar as escolas *a elaboração do seu
</line>
</par><par>
<line>
proj*to educativo, inserind* proce*imentos, atit*d*s * **lor*s no *onvívio *scolar, bem como
</line>
</par><par>
<line>
a necessidade de tratar de
</line>
<line>
alguns *em*s sociais urgentes, de
</line>
<line>
a*ra*gência nacional,
</line>
</par><par>
<line>
denominado* *omo tem** **a*svers*i*: Mei* Ambiente, Éti**, Pluralid*de Cult*ral,
</line>
</par><par>
<line>
Ori*nt*ção Sexual, Tra*alho e Consumo, com possi*ilida*e d* as escolas e/ou
</line>
<line>
co*unidade
</line>
</par><par>
<line>
*l*gerem *utros de import*ncia para sua realidade.
</line>
</par><par>
<line>
Em 27 de abril *e 199* a Edu*ação A*bie*tal tornou-s* lei (Lei n* 9.7*5/99), e a partir
</line>
<line>
de 2004 *assa a fazer parte das Ori*nta**es Curricul*res *o Ens*no *é*i* e do* m*dulos de
</line>
<line>
Educ*ção a Distânc** na Edu*açã* *e Jovens e Ad*ltos (EJA).
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
*artir
</line>
<line>
do "Progra*a Escol*s Sust*ntáveis", lançado pelo MEC em *0**, a escola
</line>
</par><par>
<line>
p*ssa a s*r reconh*cida *o*o um espaço educador sustent*ve* ** três dimensões cone*tadas:
</line>
</par><par>
<line>
espaço (físico), *
</line>
<line>
c*rrículo * a gestã*. Dessa *o**a, a *proxima*ão com o* temas do
</line>
</par><par>
<line>
dese*volv***nto sus*entável e da susten*abilida*e incentiva que *
</line>
<line>
espaç* d* *scola seja
</line>
</par><par>
<line>
repen*ado em *r*iculação com o c*rrícul*, de acordo *om
</line>
<line>
as premissas da *ustentabilidade
</line>
</par><par>
<line>
socioamb*ental, gerando
</line>
<line>
uma nova cult*ra na comunidad* escola*. Sendo a*sim, *le busca
</line>
</par><par>
<line>
envol*er
</line>
<line>
es*u*antes, me*bros da comunidade, pr*f*ssores, *unci*ná*ios e gestores em
</line>
</par><par>
<line>
*iálogos
</line>
<line>
constante* à melh*ria da qu*li*ade de vida, por meio da C*missão d* Meio
</line>
</par><par>
</page><line>
*m*iente e Q*alida*e de *ida (TRAJBER; SATO, 2010; B*A*IL, *012).
</line>
<line>
Rev. FS*, Tere*ina PI, *. 20, n. 4, art. 9, p. 159-172, abr. 202* ww*4.fsanet.com.*r/*evis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. B. Gon*al*es
</line>
<line>
1*4
</line>
</par><par>
<line>
Depois disso, fora* lançadas as Diret*izes Curricul*res Nacionais (DC*s) para a
</line>
</par><par>
<line>
Educaç*o *mbiental, em 201*, integrando *s Di*etrizes Cu*ricu**res Nacionais para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Educ*ção Básica, * em 201* *nici*-se a discussão *ue resultou no *ançamento da Base
</line>
</par><par>
<line>
Nacional Comum *urricular (BNCC) *m dezembro
</line>
<line>
de
</line>
<line>
2017 para a Educação Infantil
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
E**ino **ndamental,
</line>
<line>
e
</line>
<line>
em dezembr* de **18 pa*a o Ensino Médio. De forma inovadora,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
BNCC não coloca a Educação Ambie*ta* c*mo
</line>
<line>
c*mponente
</line>
<line>
curr*c*lar, mas pr*põe *ue
</line>
</par><par>
<line>
"temas contemporâneos" como a su*tentabilidade sejam incorpo*ados
</line>
<line>
a*s *u*rículos e a*
</line>
</par><par>
<line>
pr*postas pedagógica* preferenci**mente de *o*ma "transve*sal e **tegradora", de modo
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
i*s*igar e repensar novas prá*ica*, valorizar a relação do hom*m com * nature*a e disc*tir a
</line>
<line>
sustentabilidade (SIQUEIRA; GONÇALVES, 2021).
</line>
</par><par>
<line>
No ambiente
</line>
<line>
escolar, * de suma importânci* que as d*ma*s dime*s**s
</line>
<line>
n*o se *ercam
</line>
</par><par>
<line>
em
</line>
<line>
meio ao destaque dado à te*átic* ambiental. * mui*o c*m*m
</line>
<line>
restringir a discussão
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
s*ste*t*bi*idad* *
</line>
<line>
as*untos
</line>
<line>
como ág*a, ene**ia e
</line>
<line>
lix*, e deixar *e l*do a in*lusão social,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
partici*a**o política na soc*eda*e,
</line>
<line>
a liberda*e de
</line>
<line>
opinião, as manifesta*õe* cu*turais
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
artísticas, qu* também pr*cisam ser t*abalhadas pelos educadores. Di*cuti* suste*tab*lidade é
</line>
<line>
disc**ir o pres*nte * o futuro do amb*ente em que vive*os, um ambient* que pre*isa ofer**er
</line>
</par><par>
<line>
oportu*idades para todos co*vive*em *e *orma
</line>
<line>
*au*ável,
</line>
<line>
do ponto de vi*ta físi** e men*al,
</line>
</par><par>
<line>
com p**speridade econ*mi*a, co* ac*sso a*s ma*s
</line>
<line>
va*iados rec*rso*, e onde o ser hum*no
</line>
</par><par>
<line>
p*ssa conviver p*ci*icamente com as *utras esp*cies que habi*a* esse mesmo pla*eta.
</line>
<line>
3 METODOLOGIA
</line>
<line>
O *rabal*o utilizou uma m*todologia de pesqui** compos*a por **as técnica*: pesq*isa
</line>
<line>
*iblio*ráfica e pe*qui*a do*umental.
</line>
<line>
A pesquisa b*b*iog*áfi** tem c*mo *bje*ivo buscar * ana*isar i**ormaç*es relevant*s a
</line>
</par><par>
<line>
par*ir de *a**rial já publicad* ** livr*s,
</line>
<line>
artigos,
</line>
<line>
**ssertaçõe*, teses, entre outros. *este
</line>
</par><par>
<line>
e*tu*o, * pesqui*a **bliográf*ca foi uti*izada para *ompreender os principais co*ceito*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
particu**ridad*s r*lacionadas ao tema *a sus*enta*ilidade e da e*uc*ção ambiental.
</line>
</par><par>
<line>
Por *ua vez, a pesquisa d**umental é uma técni*a de
</line>
<line>
cole*a de da*os que bus*a
</line>
</par><par>
<line>
informações e* documentos, com* *eis, regulamen*os, at*s, **lat*r*o*, *ntr* out***. No
</line>
</par><par>
<line>
estudo
</line>
<line>
em ques*ão, a pesquisa documenta* *oi utilizada pa*a
</line>
<line>
analisar
</line>
<line>
as *egulamen*ações
</line>
</par><par>
<line>
l*gais que tra*am
</line>
<line>
da organização curric*lar
</line>
<line>
da educaç** brasileira
</line>
<line>
atual, com f*co no Plano
</line>
</par><par>
</page><line>
Nacional de Ed*caç**, Base Na*ional Comum Curricu*ar e no currículo Paulis*a.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 2*, n. 4, art. 9, *. 159-172, abr. 2023 *w**.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Incorporand* a Sustentabilidade no Ambiente Escolar: Oportun*d*des para Difere*tes Discipli**s
</line>
<line>
*65
</line>
</par><par>
<line>
*ombi**ndo essas duas técnic*s d* pesquisa, o estudo pôde reu*ir in*ormações te*ricas
</line>
<line>
e *r*ticas para entender melhor co*o a *ducação ambi*nt*l * a sustent*bilidade est** sendo
</line>
<line>
**o*dadas nos doc*mentos que orientam a org*n*zaç*o curr**ular da educação no Brasil.
</line>
<line>
4 RES*LTA*OS E DI*CUSS*O
</line>
<line>
Como **g*mentam Moreira e SILVA (2009), as mudança* o*orridas e* cada u* d* nós
</line>
</par><par>
<line>
têm s*a *ase na soc*edade e na cu*tura, send* a escola o *spaço social e o local
</line>
<line>
*nde
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
***cando da*á continuida*e ao *eu *rocesso de ensino-apr*ndiza**m e de socialização. O que
</line>
<line>
nela *e faz representa um exemp** daquil* que a so**e*a*e deseja e ans*ia. Nesse *entid*, é
</line>
<line>
*e s*m* importâ**ia trabalhar a e*uc*ção para * cidadania no ambiente escol*r, da*o que
</line>
</par><par>
<line>
p*r*e d* vida do educando *e *assa dentr*
</line>
<line>
da
</line>
<line>
escola, ond* *ambém a*rende
</line>
<line>
va***es morais,
</line>
</par><par>
<line>
éti*o*, * ter **spo*sabilidade e com*ro*isso com o me*o em que se vive.
</line>
<line>
*trelada à sustentabilida**, como ar*u*ent* Ba*bieri (2003), a escola passa a se* um
</line>
<line>
espaço para sensibilização e *o*mação da c*nsciência, *nde se desenvo*vem ações in**viduais
</line>
<line>
e colet*vas para que se at*nj* a per*epção dos educandos e, consequ*n*emente, da sociedade.
</line>
<line>
"... a escola não pode c*locar-*e na posição de *e**mente prepara* pa*a a cid**a*ia.
</line>
<line>
Nela se *em de viv*r a cidadan*a na com**een*ã* da realidade, *o ex*rc*cio da
</line>
<line>
liberdade e d* *esponsabilidade, *a atenção e no int*resse pelo ou*ro, no re*pe*to
</line>
<line>
pela dive*sida*e, na correta toma*a d* decisões, no comprometiment* com as
</line>
</par><par>
<line>
c*ndições do desenvolvimento humano, social e a*bi*nt*l" (ALARCÃO, 2001,
</line>
<line>
p.
</line>
</par><par>
<line>
2 2 ).
</line>
</par><par>
<line>
O tema da sustentabilida*e, entendid* aqui co** um tema transversal amplo, *od* ser
</line>
</par><par>
<line>
trabalhad* d* dive*sa* formas em *ratica*ente todas as *i*ciplinas,
</line>
<line>
** todo* os níveis
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
ensino. As p*o*ostas *ela*ionadas a seguir *ão apenas e*emplos para *ue d*cente possa o
</line>
<line>
direcionar sua criativida*e pa*a a preparação de suas aulas. Para isso, tomou-s* como base *
</line>
<line>
C*rrículo *a*lista, ap*ovado em 2019, *ue cita ent** as Compe*ê*cias *erais da BNCC
</line>
</par><par>
<line>
*eiteradas pe*o mesmo, q*e as atividades desenvolvi*as com os estudant*s,
</line>
<line>
de*tr* e fora
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
espaço esco*ar, deve* co*ve*gi* para que todos possam desenv*l*er *ntre sua* competências,
</line>
<line>
a capaci*ade *e:
</line>
</par><par>
<line>
Ar*u*entar com bas* em *atos, dad*s e info**ações co*f*áveis, para
</line>
<line>
f*rmular,
</line>
</par><par>
<line>
negociar e def**der ideias, p*ntos de vista e *ecisõ*s co*uns
</line>
<line>
que respeitem e
</line>
</par><par>
<line>
promov*m *s dire*tos *umanos, a consc*ênc*a socioambie*tal e o **nsu*o
</line>
</par><par>
<line>
***pons*vel *m *mbit* local, regional e g*obal,
</line>
<line>
c*m posicionamento ético em
</line>
</par><par>
<line>
relação ao cuidad* de si *es*o, dos
</line>
<line>
outros e do *laneta. (*ÃO PAUL*, 201*.
</line>
</par><par>
<line>
P.3*)
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. *0, n. 4, ar*. 9, p. 159-172, abr. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. B. Gonçalves
</line>
<line>
166
</line>
</par><par>
<line>
Na educaçã* infa**il, que no
</line>
<line>
geral compreende a fas* dos 0 aos 6 anos de idade,
</line>
</par><par>
<line>
enfatiza-se acertadamente a* relações soci*is
</line>
<line>
que
</line>
<line>
*s cr*ança* *es*e
</line>
<line>
be* *equenas
</line>
</par><par>
<line>
*stabelec*m com os professores e com as outras crianças, contribuind* na construçã* *e sua*
</line>
<line>
identidades. A*tores como Houzel (2005) citam que a*roxim**amente 90% d*s con*xões
</line>
<line>
c**ebra*s são estabelecida* de zero a seis *nos. No geral, esta fase do apren***ado envolve
</line>
<line>
**ividades lúdicas, ativida*e* de soc*alizaçã* e d* descobertas, que permit*m às crianças
</line>
</par><par>
<line>
compreenderem e afe*arem o mun*o no q**l
</line>
<line>
estão inserid*s. No currículo Paulista, por
</line>
</par><par>
<line>
exem*lo, no qual a *prendizagem o dese*volvimento têm *om* *ixos estrutur*ntes e
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
interações e * brinc*deir*, menci*na-se, entre os objetivos
</line>
<line>
*e *prendizagem
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
desenv*lvimento, que as crianças pode* se* estimulada* a compa*tilhar com outras cr*an**s,
</line>
<line>
situaçõ*s d* cuidado de *lanta* e animais, conservação da n*t*re*a, cuid*do *om o outro, qu*
</line>
</par><par>
<line>
no fundo são aprox**açõ*s *niciais co*
</line>
<line>
as d*mensões amb*ental e social
</line>
<line>
do conc*ito
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
sustentabi*idade.
</line>
</par><par>
<line>
*e*se sentido, respeitan*o-se *ada etapa de alfabetização, é p*rfei*am*nte poss*vel
</line>
<line>
trabalh*r a sustentabi*id*de e* algumas si*ua*õ*s já n* educação infantil, em especi*l a*uel*s
</line>
</par><par>
<line>
rel*c*onadas * natureza, ao *utro e à
</line>
<line>
cu*tura. Com *s *evidos cui**dos,
</line>
<line>
pode-se inc*uir
</line>
</par><par>
<line>
atividades art*sticas com *ate**ais recicláveis como gar*afas pet, **ixas de pa*e*ão, *otes de
</line>
<line>
*o*urt*, potes de margar*na, no sentido de refletir sobre a persp*cti*a ambiental do lixo que *
</line>
</par><par>
<line>
**odu*ido e* casa e que pode s*r *ra*sformado
</line>
<line>
em algo mais interessante como
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
br*n*uedo, por exemplo, ou um vaso p*ra plantinh*s, e o m*smo *xemplo pode ser explorad*
</line>
<line>
na dim*nsão *ocial da *usten*abilidade *om r**ação *o outro, * s*ns*b*lizaç*o das *rian*as
</line>
</par><par>
<line>
com relação àquelas **iança* c*jas famílias *ão têm co*dições econ*micas para
</line>
<line>
*omprar
</line>
</par><par>
<line>
brinquedos, e muita* vezes f*bri*am artes*nalme*te *eus brinq*edos com objeto* descartados,
</line>
<line>
como uma *arra*a que vi*a um foguete, uma *ampa que vira um pratinho, * até um r**gate *a
</line>
<line>
me*ória dos avós qua**o uma espiga de milho virava uma *oneca, *s*im como ocorria com
</line>
<line>
as so**as de pano, etc. *ma sensibilização que pode ser explorada t*mbém com o
</line>
<line>
e**olvimento das *ri**ças em campanhas *e arrecadação *e *ri*qu**os *sado* par* doa*ão
</line>
</par><par>
<line>
inte*medi**a pela esc*l*, qu* une a
</line>
<line>
proposta *mb*ent*l do reúso com *
</line>
<line>
questão social
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
solida*iedade com
</line>
<line>
o* mais n*cessitados, *s*im como *quelas
</line>
<line>
campanhas *e *rrecadação
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
tampi*h*s plást*cas, bucha* de lavar l*uça, l**res
</line>
<line>
*e a*umí*i*, *ne a proposta ambi*ntal
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
reciclage* com as questõ*s econô*icas e soci**s que envolvem a assistênc*a soc*al pr*ticad*
</line>
<line>
pelo *erceiro setor.
</line>
</par><par>
<line>
No en*i*o fundamenta*, *ue
</line>
<line>
de acord* co* as Diretrize* Cur*i*ula**s Naci*nais
</line>
</par><par>
</page><line>
atualmente possui nove ano* de duração, se*do a et*p* m*is longa da Educ*ção **si*a,
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 4, art. 9, p. 15*-172, abr. 2023 www4.*sanet.com.br/rev**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Inc*rporando a S*st*ntabilidade n* Ambi*nte Esc*lar: Oportunidad*s p*ra Diferentes *isci**ina*
</line>
<line>
167
</line>
</par><par>
<line>
aten*endo estu*ante* *ntr* 6 e 14 anos de ida*e, a sustentabi**dade pode s*r tratada desde os
</line>
<line>
anos inicia*s como *m e*tímu*o ao pensam*nto *rítico, que o *eva a amplia* sua percepção
</line>
<line>
com *elação a* mundo *at**al e social que o c*rc*, * das r*lações humana* * com a naturez*.
</line>
<line>
Desde a promulgação d*s Parâ*etros Cu*riculares N*cionais, o *nsino Fun*amental de
</line>
<line>
1* ao 5º *no *assa * ser org*niz**o em *e*e á*eas, confo*me a *unção instru*ental de cada
</line>
<line>
uma, possibilitando uma int*graç*o entre elas: Língua Portugues*, Mat***tica, Ciência*
</line>
<line>
Naturais, Arte, Educação Física, História e Geografia.
</line>
<line>
Em uma a*la de língua *ortu*uesa, *o* ex*mplo, o tema pod* fazer part* de um t**to
</line>
<line>
que *erá li*o e an*lisado pelos estudantes, p*de se* um tema d* *edação, entre outros. O *ue
</line>
</par><par>
<line>
se *usca traze* aq*i é uma provação ao edu*ador
</line>
<line>
para que *le v* além *o processo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
letr*m*nto (e multiletrament*s) na a*fabetizaçã* da criança, es**cialmente nos
</line>
<line>
anos inicia**
</line>
</par><par>
<line>
do e*sino funda*ent*l, para qu* a leve a ing*essar de fato e* u* mundo d* de*cobertas que
</line>
</par><par>
<line>
s*men*e l*i*ur* a
</line>
<line>
poderia p*oporcion*r. A *eit*ra
</line>
<line>
per*it* o *cesso à
</line>
<line>
diversidade
</line>
<line>
cultural
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
lingu*st**a de *m* sociedade que se *az sempre *ais plu*al e globalizada, e a sustentabilidade
</line>
</par><par>
<line>
tem si*o um tema marcante n* literatura nacio*al interna*i*nal * q*e pode ser muito *
</line>
</par><par>
<line>
*xpl*ra*a pe*as
</line>
<line>
práticas d* lin*uagem d*
</line>
<line>
*nsino f**d*mental,
</line>
<line>
assim como pode ser
</line>
</par><par>
<line>
aprofundada no ensino méd**, quando
</line>
<line>
se d*sloc* foco pa*a a redação e in*erpretaç*o o
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
te**os mais e*aborado*.
</line>
</par><par>
<line>
*á em uma aula de matemática, o t*ma poderá fazer pa*te do enunciado de pr*ble*a*,
</line>
</par><par>
<line>
desde os *ais simples
</line>
<line>
até os mais comple**s. * discu*são d** efeitos d* infl*ção sobre
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
níve* ** em*rego e n* re*da das *amílias, por ex*mplo,
</line>
<line>
**de ser um* oportunidade *ara *
</line>
</par><par>
<line>
*pre*d*zad* sobre matemática financeira, que
</line>
<line>
*o me*mo *em*o leva o* *s**d*ntes a refletir
</line>
</par><par>
<line>
s*bre os aspectos s*c***s *e *ma econ*mia mal *dministrada e insu*tentável. O me*mo *ode
</line>
</par><par>
<line>
ser feito calculando-se o per*entual de resíduos s*lidos produzid*s *or *ma
</line>
<line>
obra
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
con*trução civil a par*ir do volume *e mate*iais inco**orados e volum* d*s caç*mba*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
entulho **e *ão destinad*s periodic*men*e *os *terros e i**o pode s*r replic*do *ara diversos
</line>
<line>
*utros si*tem*s de *rodução, *o mais simples ao mais com*lexo.
</line>
</par><par>
<line>
Nas au*as de Arte,
</line>
<line>
de a*or*o
</line>
<line>
com a l*nguagem artís*ica ad*tada, h*
</line>
<line>
di*er*as
</line>
</par><par>
<line>
pos*ibilida**s de se in*orporar o te*a da sustentabilidade. E* Ar*es visua*s, pode* ser
</line>
<line>
pr*pos*os projet*s ar*ísticos in*orp*rand* m*ter*a** re*iclá*e**, pig*entos nat**ai* em
</line>
<line>
substituição das *i*tas indu**riali*adas e **mas sociais que leve* os estudan*es a amplia* sua
</line>
<line>
reflexão ex*res**ndo-a de forma artística. A promoção d* ex**sições dos obje*os fei*os pelos
</line>
<line>
*studantes d*ntro e fora da escola é um r**u*so muito i*teressante e *om potencial
</line>
</par><par>
<line>
t*ansfo*mador. O mesmo tema po*e ser ex*l*rad*
</line>
<line>
pela Dança, pela Música e *elo *eatr*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resi*a PI, *. 20, n. 4, *rt. 9, p. 159-172, abr. 2*23
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. B. Gon*a*ves
</line>
<line>
*68
</line>
</par><par>
<line>
Podem ser p*op*stos, por exempl*, festi**i* *e composições musi*ais e/ou teatrais
</line>
<line>
e*volv*ndo a *emática da sustentabi*idad*, como a preservação amb*ental, o alerta so*r* as
</line>
<line>
drogas, s*bre * violê*cia *ontra a m*lher, desi*ualdade social, en*re tantos outros.
</line>
<line>
No ensi*o de C*ências, é possíve* ampliar ainda mais a *bordagem do *e*a
</line>
<line>
suste*tabi*idade co* a incl*são de exempl*s do dia * dia dos a*unos. Estimular a c*rios*dade,
</line>
<line>
a *ndagação, a inter*tividade na bu**a de soluções e res*ostas aos desafios cot*dian*s te* sido
</line>
</par><par>
<line>
um a
</line>
<line>
estratégia interessante nas escolas, como defendido por *utores *omo Siqu*i*a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Gonçalves (2021).
</line>
<line>
O Curr*cu*o Pauli*ta de Ci*ncias *a*a o Ensi** Fundamental, *or exempl*, b*sca
</line>
</par><par>
<line>
orga*izar as
</line>
<line>
habili*ades e os objetos
</line>
<line>
de con**ci*en*o trabalhados ** três unidades
</line>
</par><par>
<line>
*emátic*s: Ma*éria e e*ergia, Vida e evolução e Te*ra U*iver*o. *ão te*a*, po*tanto, e
</line>
<line>
intríns*cos à temática da Sustent**il*dade, espe*ialme*te n* que se refere a*s aspe*tos
</line>
<line>
amb*ent*is. No *ntanto, é imp*rt*nte frisa* qu* as demai* dimensõ*s tamb*m po*em e devem
</line>
<line>
se* val*riza*a* pelos docentes nas aulas de ciê*cias.
</line>
<line>
A unidade temáti*a Ma*éria e energia, *or exemplo, que ao longo do t*mp* irá trabalhar
</line>
<line>
os dife*entes tipos de mate*iais e as diferent*s *ontes de ener*ia *ue utilizamo* no *ia a dia,
</line>
<line>
pode p*o*ov*r di*c**sõ*s sobre *s imp*icações ambientais, sociais e *co*ômicas de *ad* um
</line>
<line>
deles, o que tem se ***o**trad* u*a excel*nt* estra*égia *ara fixação d* *on*eú**.
</line>
<line>
At* mesmo nas aul*s de E*uc*ção Fí*ica há oportunidade* para se tr*balhar também *
</line>
<line>
tema de sustentab*lidade, e* esp*cia* quando se pratica atividades esporti*as ao ar livre, onde
</line>
</par><par>
<line>
os estudantes *ão co*o*ados
</line>
<line>
em cont*to dire*o com a
</line>
<line>
*atur*za e podem
</line>
<line>
d**cutir sobre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
importâ*cia da
</line>
<line>
qualida*e do ar pa*a saúde e para bom de*empenho nos esportes. O(a)
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
pr*fessor(a) *o*e *razer exem*los *e esp*rtes que
</line>
<line>
são *mpactado* p*la qualidade do me*o-
</line>
</par><par>
<line>
ambiente, co*o ocor*eu em 2008
</line>
<line>
nos Jo*os Olí*pi*o* de *equ**, c** relação à quali*ade
</line>
</par><par>
<line>
do ar que ame*çou os r*sultado* d* *tletismo, por exemplo, ou e* 2016 nos Jogos Olímpico*
</line>
</par><par>
<line>
do R i o
</line>
<line>
*e J*neiro, com
</line>
<line>
relação à
</line>
<line>
água
</line>
<line>
poluída da Bahia
</line>
<line>
de Guanabara, que *m*açou
</line>
</par><par>
<line>
invi*bil*zar * marat*n* aq*ática e *té os esportes náuticos. *a me*ma fo**a, pode-se di*cuti*
</line>
<line>
tem*s so*iais como o pap*l da "bolsa atleta" no *r*sil, e das bolsas reservadas * jogadores d*
</line>
<line>
basquet* e **tebol *meri*ano nos Estados Uni*os da **érica, e s** *mpacto nas f*míl*as e na
</line>
<line>
persp*ctiva de trabalho e *arreira destes atletas.
</line>
<line>
N*s aulas de história, * t*ma de sustentabilidade p*de ser um recurs* muit* int*ressan*e
</line>
<line>
para promover * envolvimento e a particip**ã* d*s *studantes, p*is al** *os as*ectos so*iais
</line>
</par><par>
<line>
e e*onômi*os
</line>
<line>
qu* já sã* t*adi*ion*lmente debatidos, há muitas curios**ades sobre como
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
humanid**e vem se relacionando com as questões ambientais ao longo d* h*stó*ia que podem
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. *0, n. 4, art. 9, p. 15*-172, a*r. 2023 *ww*.*sanet.c*m.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
I*cor*orando a Su*te*tabilidade no **biente Escolar: *portunidades para Diferentes D*sciplina*
</line>
<line>
169
</line>
</par><par>
<line>
ser trazidas para a *ala d* a***. Pode-se lançar, por e*emplo, um* provoca*ão para qu* a s*la
</line>
<line>
discu*a com* era o lixo nas pr*meiras cidades brasile*ras do *eríodo *ol*ni*l, ou se *xist*am
</line>
</par><par>
<line>
ou n*o preocupações c*m relação a* e*goto. Pode-se também **plorar
</line>
<line>
os relatos históricos
</line>
</par><par>
<line>
sobre o **ste*a de saneam*nt* *a Roma Antiga, * primei** rede de distribuição de ág*a
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*aptação d* esgoto co*struída há *p*oximadamente 4.000 anos na Índia, as mud*nças
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
composição do lix* urba*o pós rev***ção i*dustrial, entre tantos outro* aspec*os.
</line>
</par><par>
<line>
Nas aulas de Geografia, onde
</line>
<line>
o
</line>
<line>
tema *á é
</line>
<line>
tratado originalm*nte, pode-** ampliar as
</line>
</par><par>
<line>
discussõ*s com os est*da*tes sobre sua percepção do seu espaço d* v**ência,
</line>
<line>
po*em ser
</line>
</par><par>
<line>
u*i**zad*s matérias *e jor*ais e revistas em sala de aula, *apas com * lo**li*ação d*s áreas
</line>
</par><par>
<line>
verdes do município, l*calização **s
</line>
<line>
a*erros sa*itários da reg*ão, loc*li*ação das f*n*es
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ener*i*, e * partir des*es dados provocar a ref**xão *obre assuntos como dist*nc*a percorri**
</line>
<line>
p*los **m*nhõe* de c*leta d* l*xo, dimensão das linhas *e transmis*ão d* e*ergia,
</line>
</par><par>
<line>
imp*rtân*ia das áreas *erdes par* a qualidade *o a* e neutralização
</line>
<line>
de gases
</line>
<line>
es*ufa, entr*
</line>
</par><par>
<line>
*utros. Um recur*o *nteressante nessas au*as
</line>
<line>
pode s** a promoção de de*ates entre
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
estudantes. Podem ser *ebatidos *s aspe**os socia*s e geog*áfic*s **s bairros perifé*icos, *s
</line>
<line>
qu*stõ*s ambientai* n* s*u dia a dia, etc.
</line>
<line>
Inclu*ive no **o*o à construção de seu projeto de vida, que atualmente *usca levar *
</line>
<line>
est*dante a refleti* s*bre **us *b*etivo*, aprender a planejar, a defi*ir metas, a se organizar
</line>
<line>
para alc*nçá-la*, há espaço *a** u*a r*f*e*ão sobre sustentabilid**e.
</line>
</par><par>
<line>
Um* grand* vantage* dessa estr*tégia
</line>
<line>
d* exemp*os concretos, s*gundo ciência da a
</line>
</par><par>
<line>
aprend*zagem, é q*e a men*e dos estudantes p*ssa a trabalh*r com a*s*ciaçõ*s, qu* **o mais
</line>
<line>
facilme*te assimila*as e poster*ormente resgatadas *o que as a*straçõe*, que são um grande
</line>
<line>
p*oblema no ensino da área *e ex*tas. No moment* de um* prova, por *xe*pl*, é m*ito mais
</line>
<line>
difícil para o estu*ante se *embrar com* ele apre*deu a calcul*r o volume de *m cubo ou de
</line>
</par><par>
<line>
um
</line>
<line>
cilindro, *ue são
</line>
<line>
objetos a*stra*os com o qua* ele não se dep*ra
</line>
<line>
no
</line>
<line>
d*a a di*, do que se
</line>
</par><par>
<line>
le**rar de *omo
</line>
<line>
aprend*u a calcu*ar **lume da *aixa d\ág*a naquela *ula quando o
</line>
<line>
foi
</line>
</par><par>
<line>
**scutida a crise hídr**a e o impacto sobre as famílias de *aixa *enda, ou *a aula
</line>
<line>
qu* tratou
</line>
</par><par>
<line>
*ob** a cist*rna que é um eq*i*am*nt* *ão importante para as *am*lias do a*reste qu* sofrem
</line>
<line>
co* a seca. As a*sociações provocadas nessas aulas deixa* muito ma** pistas registrad*s n*
</line>
<line>
memória de *ongo pra*o do est*dant* e isso além de fa*ili**r a re*upe*aç*o da i**ormação no
</line>
<line>
momento ne**ssário tornou a experi*ncia de ap*endi**do ma*s efeti** e ce*tamente mais
</line>
<line>
prazerosa.
</line>
<line>
Ex**plos concretos, d* aco*do c*m We*nstein, Madan & Sumeracki (2018), facili*am a
</line>
</par><par>
<line>
lembra**a das inform*ções
</line>
<line>
t**ns*it***s. Se associ*dos
</line>
<line>
*o uso de imagens, tor*a*-se ainda
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere**na P*, v. 20, n. *, *rt. 9, p. 1*9-172, ab*. 2*23
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. B. Go*çalves
</line>
<line>
170
</line>
</par><par>
<line>
melhor para a aprendiza**m, d*do *ue ima*ens s*o *ai* *emorávei*
</line>
<line>
qu* pal*vras. O*tr*
</line>
</par><par>
<line>
ponto de d*s*aque a*onta*o por
</line>
<line>
estudios** do tema é o *ato de que p*lavras mai* concretas
</line>
</par><par>
<line>
sã* melhor *econhecidas e *em*rad*s pelos estudantes
</line>
<line>
do q*e
</line>
<line>
palavras a**tratas, o que
</line>
</par><par>
<line>
au***ta a aprendizagem d* associa*ões, mesmo com c**teúdo abs*r*t* (C*PLAN;
</line>
<line>
MA*A*, 2016; MA*A*, GLAHO*T; CAP*AN, 2010; PAIVIO, 197*).
</line>
<line>
Nes** senti*o, o uso de exem*los concretos relacionados a* tema da sustentabilida*e,
</line>
</par><par>
<line>
a*ém de contribuir
</line>
<line>
par* a formaç** de pe**oas mais info*madas con*cie*tes, tam*ém e
</line>
</par><par>
<line>
ajudará a *nri*uece* *r*cesso de *nsi*o-apr*ndizagem nas d*sciplinas, e torná-lo mais o
</line>
<line>
ef*tiv* e dur*douro.
</line>
<line>
5 *ONSIDERAÇÕES F*NAIS
</line>
</par><par>
<line>
Com b*se nas *eflexões a*resentada* *o t*x*o, pod*-se conclu*r *ue a *scol*
</line>
<line>
tem um
</line>
</par><par>
<line>
pa*e* funda*ent*l na formação da cidada*ia e na pr*moção da consciênc*a socioam*i*ntal. É
</line>
<line>
na escola q** o ed*can*o aprende v*lor*s mora*s, éticos e sociai*, além de desenvolver
</line>
<line>
habilidad*s para se tornar um *idadão responsável e comprometido com o meio em q*e viv*.
</line>
<line>
Além di*so, o tema da su*te*tabilidade pode se* traba*hado de diversas forma* *m tod*s
</line>
<line>
as disciplina* e níveis de ens*n*, sendo i*portante que as at*vid*des desenvolvida* convir*am
</line>
<line>
para a formação de competências *ue respeitem * **omovam os *ire*tos humanos, *
</line>
<line>
consciência socioa*b**ntal e o *onsum* *esponsá*el em âmbi*o loc**, reg*onal e glo*al, **m
</line>
<line>
posicionamento éti*o em r*lação ao cuidado de si *esmo, dos *utros e *o pl*neta.
</line>
<line>
Dessa forma, é es**nc*al que os docentes sejam criativos na preparação de suas aulas e
</line>
</par><par>
<line>
b*squem formas d*
</line>
<line>
promover a
</line>
<line>
cidadania a *onsciênci* socioambienta* ent*e s*us alunos, e
</line>
</par><par>
<line>
c*ntribuindo para a construção de uma sociedade *ais justa, sustentável e responsáv**.
</line>
<line>
O uso de exempl** con**et*s relac*onados ao tema da *us*enta**li*ade pode se* muito
</line>
</par><par>
<line>
ef**ivo n* apr*n*i*age* na *ormaç*o e
</line>
<line>
*e *idadã*s mais conscientes e informados. A*ém
</line>
</par><par>
<line>
disso, ess* método * mais facilm*nte assim*lado e lembrado pelos estuda*te*, o que torna
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
pr*ces*o de
</line>
<line>
*n*in* *ais efet*vo * prazeros*. Ainda,
</line>
<line>
o *s o
</line>
<line>
de ima*ens e palavra* mais
</line>
</par><par>
<line>
con*retas ta*b*m pode ser bas*ante útil
</line>
<line>
para a *prend**agem de con*eúdos
</line>
<line>
a*stratos. Dessa
</line>
</par><par>
<line>
forma, é impo*t*n*e que pr*fessores *tilizem exemplos c**cr*tos em *ua* a*las,
</line>
</par><par>
<line>
especialmen*e e* disci**inas *ue
</line>
<line>
*nvolva* conteúdos a*str**os, para tornar pro*esso de o
</line>
</par><par>
<line>
ensi*o-apr*ndi**gem mais efe*ivo e con*r*bu*r para a f*rm*ç*o de cid*dãos mai* consci*nte*
</line>
<line>
e engaj*dos com a sustentabilidade.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Ter*sina, v. 20, n. 4, *rt. 9, p. *59-*7*, abr. 202*
</line>
<line>
w*w4.*sane*.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Incorporando a Sustentabilidade no Ambiente Escol*r: *portu*idades p*ra Diferent*s Discip*inas
</line>
<line>
171
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C**tribuição d*s A*tor**
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<line>
D. B. **nçalves
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1) conce*ção e planeja*e*to.
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<line>
*
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<line>
2) aná*is* e in*erpretação dos *ados.
</line>
<line>
*
</line>
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<line>
3) elab*r*ç*o d* rascunho ou *a revisão crítica do conteúd*.
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) p*rticipação na *prov*ção da versão final do manuscrit*.
</line>
<line>
X
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</page><line>
Rev. F*A, Teresi*a, v. *0, n. 4, art. 9, p. 159-172, abr. 20*3
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par>Refbacks
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)