Utilização de Estratégias de Ensino: Um Estudo com Docentes de Ciências Contábeis / Use of Teaching Strategies: A Study with Accounting Science Teachers
Abstract
Esse estudo teve como objetivo verificar quais estratégias de ensino, em termos de metodologias de ensino, recursos didáticos e instrumento de avaliação, são utilizadas pelos docentes de ciências contábeis. Para atingir tal objetivo foi realizada uma survey quantitativa, de caráter descritivo, com docentes de universidades brasileiras, públicas e privadas. Os resultados apontam que as estratégias de ensino mais utilizadas pelos docentes dos cursos de ciências contábeis são: metodologia de ensino – exercício, aula expositiva dialogada, aula expositiva básica, aula prática, recursos didáticos – data show, computador, ambiente virtual de aprendizagem, avaliação – exercícios, prova teórica, assiduidade e pontualidade e estudo de caso. O estudo contribui com a investigação das estratégias de ensino utilizadas para o ensino de contabilidade.
Palavras-chave: Estratégias de Ensino. Ensino Superior. Ciências Contábeis. Docentes.
ABSTRACT
This study aimed to identify which teaching strategies, in terms of teaching methodologies, teaching resources and assessment instruments, are used by accounting science teachers. To achieve this objective, a quantitative, descriptive survey was carried out with professors from Brazilian universities, public and private. The results indicate that the teaching strategies most used by teachers of accounting science courses are: teaching methodology – exercise, dialogued expository class, basic expository class, practical class, teaching resources – data show, computer, virtual learning environment, assessment – exercises, theoretical test, attendance and punctuality and case study. The study contributes to the investigation of teaching strategies used to teach accounting.
Keywords: Teaching Strategies. University education. Accounting Sciences. Teachers.
References
ALBERTO, S.; PLACIDO, R. L.; PLACIDO, I. T. M. A formação docente e o tecnicismo pedagógico: um desafio para a educação contemporânea. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 2, p. 1652-1668, ago., 2020. Doi: 10.21723/riaee.v15iesp2.13837
ALMEIDA, A. F. M.; MENDONÇA, W. S.; NGANGA, C. S. N.; SOARES, M. A. Estratégias de Ensino Aplicadas à Educação Contábil: um estudo sob a percepção dos docentes. In: CONGRESSO UFSC DE CONTROLADORIA E FINANÇAS, 6. Florianópolis, 2015. Anais [...] UFSC: Florianópolis, 2015.
ANASTASIOU, L. G. C; ALVES, L. P. Estratégias de ensinagem. In: ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. (orgs.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 7. ed., Joinville: Univille, 2012, p. 67-100.
AZAMBUJA, J. Q.; SOUZA, M. L. R. O estudo de texto como técnica de ensino. In: VEIGA, I. P. A. (org.). Técnicas de ensino: por que não? 23. ed., Campinas: Papirus, 2011, p. 49-66.
BLOOM, B. S.; HASTINGS, J. T.; MADAUS, G. F. Manual de avaliação formativa e somativa do aprendizado escolar. São Paulo: Pioneira, 1983.
BORDENAVE, J. D.; PEREIRA, A. M. Estratégias de ensino-aprendizagem. 33. ed., Petrópolis: Vozes, 2016.
CARMO, R. O. S.; FRANCO, A. P. Da docência presencial à docência online: aprendizagens de professores universitários na educação a distância. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.35, p. 1-29, ago., 2019. Doi: 10.1590/0102-4698210399
CARVALHO, I. M. O processo didático. 2., ed., Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1978.
CAVALCANTI, L.S. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.
CHAUÍ, M. A universidade em ruínas. In: TRINDADE, H. (org.). Universidade em ruínas: na república dos professores. 2., ed., Petrópolis: Vozes, 2000, 211-222.
CITTADIN, A.; SANTOS, A. P.; GUIMARÃES, M. L. F.; GIASSI, D. O uso de metodologias ativas no ensino da contabilidade de custos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, Foz do Iguaçu, 2015. Anais [...] ABC: Foz do Iguaçu, 2015.
COSTA, M. C.; SOUZA, M. A. S. O uso das tics no processo ensino e aprendizagem na escola alternativa “lago dos cisnes”. Revista Valore, Volta Redonda, v. 2, n. 2, p. 220-235, ago./dez., 2017. Doi: 10.22408/reva22201770220-235
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativos e misto. 5. ed., Porto Alegre: Artmed, 2021.
DIAS, R. B. Estratégias de ensino utilizadas pelos professores do curso de administração de empresas da UNIVILLE: contribuições na aprendizagem dos alunos. 2008. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Mestrado em Educação, Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2008.
FARIA, F. L.; FREITAS-REIS, I. A percepção de professores e alunos do ensino médio sobre a atividade estudo de caso. Ciência & Educação, Bauru, v. 22, n. 2, p. 319–333, abr./jun., 2016. Doi: 10.1590/1516-731320160020004
FARIAS, P. H. F. Informática educacional: aplicativos google apps for education como ferramenta de apoio ao professor. In: SEMANA DE EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA "EDUCAÇÃO E DILEMAS CONTEMPORÂNEOS”, 17, Londrina, 2017. Anais [...] SEDU: Londrina, 2017.
FIORI, R.; GOI, M. E. J. O Ensino de Química na plataforma digital em tempos de Coronavírus. Revista Thema, v. 18, p. 218-242, 2020. Doi: 10.15536/thema.V18.Especial.2020.218-242.1807
GIL, A. C. Didática do ensino superior. 2. ed., São Paulo: Atlas, 2018.
GODOY, A. S. Revendo a aula expositiva. In: MOREIRA, D. A. (org.). Didática do ensino superior: técnicas e tendências. 2. ed., São Paulo: Pioneira, 2003, p. 75-82.
HERNANDES, D. C. R.; PELEIAS, I. R.; BARNALHO, V. F. O professor de contabilidade: habilidades e competências. In: PELEIAS, I. R. (org.). Didática do ensino da contabilidade. São Paulo: Saraiva, 2006, p. 61-119.
HODGES, C.; MOORE, S.; LOCKEE, B.; TRUST, T.; BOND, A. The difference between emergency remote teaching and online learning. EDUCAUSE Review, 27 mar. 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning Acesso em: 11 maio 2022.
HONORATO, H. G; MARCELINO, A. C. K. B. A educação brasileira e a pandemia covid-19: alinhavos entre o ensino remoto e a aprendizagem dos estudantes. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE MEDIAÇÃO INTERCULTURAL E INTERVENÇÃO SOCIAL, 9, Portugal: CICS.NOVA.IPLeiria e ESECS.Politécnico de Leiria, 2022. Doi: 10.25766/8tbp-q708
ISAIA, S. M. A.; BOLZAN, D. P. V. Formação do professor do ensino superior: um processo que se aprende? Revista Educação, Santa Maria, v. 29, n. 02, p. 121-133, jul./dez. 2004.
KENSKI, V. M. Tecnologia e ensino presencial e a distância. Campinas: Papiros, 2003.
LACERDA, F. C. B.; SANTOS, L. M. Integralidade na formação do ensino superior: metodologias ativas de aprendizagem. Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 23, p. 611-627, nov. 2018. Doi: 10.1590/S1414-40772018000300003
LAMPERT, E. O ensino com pesquisa: realidade, desafios e perspectivas na universidade brasileira. Linhas Críticas, Brasília, v. 14, n. 26, p. 131–150, jan./jun., 2008.
LEAL, E. A.; BORGES, A. V. S. Estratégias e métodos aplicados no ensino da Contabilidade: uma análise dos planos de ensino do Curso de Ciências Contábeis de uma instituição pública brasileira. In: Congresso ANPCONT, 8, 2014, Rio de Janeiro. Anais [...] Rio de Janeiro: ANPCONT, 2014.
LEAL, E. A.; BORGES, M. P. P. Estratégias de ensino aplicadas na área da contabilidade gerencial: um estudo com discentes do curso de ciências contábeis. Revista Ambiente Contábil – UFRN, Natal-RN, v. 8, n. 2, p. 1 – 18, jul./dez. 2016.
LEÃO, D. M. M. Paradigmas contemporâneos de educação: escola tradicional e escola construtivista. Caderno de Pesquisas, São Paulo, n. 107, p. 187-206, jul., 1999. Doi: 10.1590/S0100-15741999000200008
LIBÂNEO, J. C. Didática. 2. ed., São Paulo: Cortez, 2018.
LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão escolar: teoria e prática. 6. ed., Goiânia: Alternativa, 2021.
LOPES, A. O. Aula expositiva: superando o tradicional. In: VEIGA, I. P. A. (org.). Técnicas de ensino: por que não? 23. ed., Campinas: Papirus, 2011.
LUCKESI, C. C. Filosofia da educação. 3. ed., São Paulo: Cortez, 2017.
MALUSÁ, S. Investigação sobre a atualização docente no ensino superior. In: MALUSÁ, S.; FELTRAN, R. C. S. (orgs.). A prática da docência universitária. São Paulo: Factash Editora, 2003, p. 137-174.
MARION, J. C.; MARION, A. L. C. Metodologias de ensino na área de negócios: para cursos de administração, gestão, contabilidade e MBA. São Paulo: Atlas, 2006.
MARQUES, L.; BIAVATTI, V. T. Estratégias aplicadas no ensino da contabilidade: evidências dos planos de ensino de uma universidade pública. Revista Gestão Universitária na América Latina, Florianópolis, v. 12, n. 2, p. 24-47, maio/ago., 2019. Doi: 10.5007/1983-4535.2019v12n2p24
MARTINS, J. P. Didática geral: fundamentos, planejamento, metodologia, avaliação. São Paulo: Atlas, 1985.
MARTINS, P. L. O. Didática. Curitiba: InterSaberes, 2012.
MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. 2. ed., São Paulo: Summus Editorial, 2012.
MASETTO, M.T. Docência na universidade. Campinas: Papirus, 2014.
MASSON, T. J. MIRANDA, L. F.; MUNHOZ JUNIOR A. H.; CASTANHEIRA A. M. P. Metodologia de ensino: aprendizagem baseada em projetos (PBL). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 40, Belém, 2012. Anais [...] COBENGE: Belém, 2012.
MAZZIONI, S. As estratégias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem: concepções de alunos e professores de ciências contábeis. Revista Eletrônica de Administração e Turismo, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 93-109, jan./jun. 2013.
MCGONIGAL, J. A realidade em jogo: porque os games nos tornam melhores e como eles podem mudar o mundo. Rio de Janeiro: Best Seller, 2012.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Educação. Brasília. 2017. Disponível em: https://emec.mec.gov.br/ Acesso em: 01 ago. 2022.
MIRANDA, G. J.; LEAL, E. A.; CASA NOVA, S. P. de C. Técnicas de ensino aplicadas à contabilidade: existe uma receita? In: COIMBRA, C. L. (org). Didática para o ensino nas áreas de administração e ciências contábeis. São Paulo: Atlas, 2012.
MIRANDA, S. No fascínio do jogo, a alegria de aprender. Linhas Críticas, Brasília, v. 8 n. 14, p. 21-34, jan./jun., 2002. Doi: 10.26512/lc.v8i14.2989
MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: Editora E. P. U., 1992.
MORAN, J. M. A educação que desejamos: nossos desafios e como chegar lá. 2. ed., São Paulo: Papirus Editora, 2007.
MORAN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C. A.; MORALES, O. E. T. (orgs). Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa: UEPG/PROEX, 2015, p. 15 – 33.
MOREIRA, D. A. Elementos para um plano de melhoria do ensino universitário ao nível de instituição. Revista IMES, São Caetano do Sul, v.3, n. 9, p. 28-32, maio/ago., 1986.
NADAL, B. G.; PAPI, S. O. O trabalho de ensinar: desafios contemporâneos. In: NADAL, B. G. (org.): Práticas pedagógicas nos anos iniciais: concepção e ação. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2007, p. 15-33.
NÉRICI, I. G. Didática: uma introdução. São Paulo: Atlas,1986.
NUNES, O. C. Avaliação escolar no contexto das transições educacionais: conservação e mudança. 2014. 304 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
PAIVA, J. M. O método pedagógico Jesuítico: uma análise “Ratio Studiorus”. Minas Gerais: Imprensa Universitária da Universidade Federal de Viçosa, 1981.
PALMA, D. A.; QUEIROZ, M. R. B. A gestão do currículo do curso superior de Ciências Contábeis. In: PELEIAS, I. R. (org.) Didática do ensino da contabilidade: aplicável a outros cursos superiores. São Paulo: Saraiva, 2006, p. 179-223.
PERRAUDEAU, M. Estratégias de Aprendizagem: como acompanhar os alunos na aquisição dos saberes. Porto Alegre: Artmed, 2009.
PERRENOUD, F. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
PERRENOUD, P. A pedagogia na escola das diferenças: fragmentos de uma sociedade do fracasso. 2. ed., Porto Alegre: Artmed, 2001.
PETRUCCI, V. B. C.; BATISTON, R. R. Estratégias de ensino e avaliação de aprendizagem em contabilidade. In: PELEIAS, I. R. (org.). Didática do ensino da contabilidade. São Paulo: Saraiva, 2006.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 4. ed., São Paulo: Atlas, 2017.
RIOS, T. A. Ética e competência. 20. ed., São Paulo: Cortez, 2017.
RODRIGUES, L. P.; MOURA, L. S.; TESTA, E. O tradicional e o moderno quanto a didática no ensino superior. Revista científica do ITPAC, Araguaína, v. 4, n. 3, p. 1-9, jul., 2011.
SILVA, L. C. Estratégias de ensino-aprendizagem e de avaliação do estudante nos cursos de graduação na área de reabilitação da faculdade de medicina de Ribeirão Preto (Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia): percepções de estudantes e de docentes. 2014. 93 f. Dissertação (Mestrado em Clínica Médica) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2014.
SILVA, U. B.; SANTOS, E. B.; CORDEIRO FILHO, J. B.; BRUNI, A. L. Concepções pedagógicas e mudanças nas práticas contábeis: um estudo sobre o modelo educacional adotado em uma universidade pública e a formação crítico-reflexiva do contador. Revista de Contabilidade e Controladoria, v. 6, n. 2, p. 54-66, maio/ago. 2014.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
TURRA, C. M. G.; ENRICONE, D.; SANT’ANNA, F. M.; ANDRÉ, L. C. Planejamento de ensino e avaliação. 11. ed., Porto Alegre: Editora Sagra Luzzatto, 1991.
VALENTE, J. A. Computadores e conhecimento: repensando a educação. 2. ed., Campinas: NIED/UNICAMP, 1998.
VEIGA, I. P. A. Técnicas de ensino: por que não? 13. ed., Campinas: Papirus, 2002.
VENDRAMIN, E. O.; ARAUJO, A. M. P. A teoria da aprendizagem significativa e a estratégia de ensino método do caso: um estudo no ensino superior de contabilidade introdutória. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, v. 13, n. 1, p. 157-179, jan. / abr. 2020. Doi: 10.5007/1983-4535.2020v13n1p157
WELTER, L.; BRAIBANTE, M. E. F.; KRAISIG, A. R. Estudo de caso no Ensino de Química relacionado à Temática Sementes. Revista Debates em Ensino de Química, Recife, v. 4, n. 2, p. 222-236, 2019.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2023.20.11.6
Refbacks
- There are currently no refbacks.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)