<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 1, art. 10, p. 169-186, *a*. 20*4 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*4.21.1.10 </line>
</par>
<par>
<line> * Serviço Social no Contexto Mani*o*ial a Part*r d* uma An**ise Instituci**al </line>
<line> Social Se*vice in the S*stem *o*text from *n Institutio**l Ana*ysis </line>
</par>
<par>
<line> Luci* Cri*tina d*s *antos R*sa </line>
<line> Pós-doutorado em S*úd* Coletiva pela U***ersidade *stadual de Camp*nas </line>
<line> Douto*a em Serviço *ocial pela Unive*si*ade Federal do R*o de Janei*o </line>
<line> P*ofessor* *a Unive*si*ade Federal *o **auí </line>
<line> E-mai*: luciacsrosa@gma*l.*om </line>
<line> Sâmia L*iza Coêlho d* Silva </line>
<line> Doutora em P*lít*cas Públicas *ela *ni*ersi*ade Feder*l d* P*auí </line>
<line> Profe*sor* do Instituto d* Ensino Superior Múltiplo </line>
<line> E-mai*: samialuiza@hot*a*l.*o*/sa*ialu*za2**0@gmail.com. </line>
<line> Franc*s*a Mar*a Soares </line>
<line> Gr*duação e* *e*viço Social pela Faculd*de Ade*m*r Rosado </line>
<line> E**e*ial*sta em Do*ência no En**no Super*or pela *ninassau. </line>
<line> *ssis*ente Soci*l do Hosp*tal Ar*olino de A**eu. </line>
<line> E-mail: f*ancisk_soares@*otm*i*.com </line>
<line> Maria José Girão *i*a </line>
<line> Mestr* em Polí**cas Pú*licas pela Universid*de Fed**al do Piauí. </line>
<line> Assistente So*ial do Ho*pital Areolino de Abreu. </line>
<line> E-*ail: ma*i*girao1@ou*look.com </line>
</par>
<par>
<line> E*der*ç*: Luc*a Cristina do* Santos Rosa </line>
</par>
<par>
<line> Universi*ade Feder*l do *i*uí - Av. U*iversitária, S/N, </line>
<line> Edit*r-Chefe: Dr. T*nn* *erley d* Alenc*r </line>
</par>
<par>
<line> Bair*o: *ning*, CEP: 64.049-550, Tere*ina/*I, Brasil. </line>
<line> Rodrig*es </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: </line>
<line> Sâmi* L**za *oêlho da S*lva </line>
</par>
<par>
<line> Rua Aqui*es L*sbôa, 399, Bai*ro: Centro, C*P: 65.630- </line>
<line> Artigo recebido em 05/*1/2*23. *ltima versão </line>
</par>
<par>
<line> 300, Timon/MA, Bra*il. </line>
<line> rec*bid* em 16/11/2023. Aprovado em 17/*1/2023. </line>
</par>
<par>
<line> Ende*eço: </line>
<line> *rancisca *aria Soares </line>
</par>
<par>
<line> Hospital Areolin* de Abreu, R** Joe Soares Ferry, 2420, </line>
<line> Avaliad* p**o s*stema Tr**le R*vi*w: *) *esk Revie* </line>
</par>
<par>
<line> Bairr*: Primave*a, CEP: 64000-0*0, *eresin*/PI, Brasil. </line>
<line> pelo Editor-Che*e; * b) *ouble Blind *eview </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: </line>
<line> *a**a *o** Girão Lima </line>
<line> (av*liação cega por do*s a*alia*ores da á*ea). </line>
</par>
<par>
<line> Hospit*l Areol*no de Abreu, Rua Joe Soares Ferry, 2420, </line>
</par>
<par>
<line> Ba**ro: Primavera, CE*: 64000-000, Teresina/PI, Bra*i*. </line>
<line> Revisão: *ramatica*, N*r*ativa e de Formatação </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. C. S. Rosa, *. L. C. Silva, *. M. *oares, M. J. G. Lima </line>
<line> 170 </line>
</par>
<par>
<line> RE*UMO </line>
</par>
<par>
<line> Fun*a*entada na análise instit*cio*al, análise </line>
<line> *e c*njuntura e *o </line>
<line> projeto é*ico pol*t*co, </line>
</par>
<par>
<line> **rac*e*i**-se hist*ric* e **sti*uci*n*lmen*e o Se*viço Socia* n* *ospita* Areol*no de Ab**u, </line>
<line> *m hospital *siquiátrico/manicômio, e*uipamento central na urgência e em*rgência em saúde </line>
</par>
<par>
<line> mental do c*ntexto </line>
<line> piauiense. Emprega-se a rev*são de *iteratura a partir </line>
<line> de *ivros, art*gos, </line>
</par>
<par>
<line> *rabal*o* de co*clusão </line>
<line> de curso e disse**açõ*s. Além diss*, </line>
<line> emprega-se ta*bém análise </line>
</par>
<par>
<line> documental com base em leg**lações (leis, porta*ias e outros); regimen*os, rel*tórios </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Serviço *ocial; livros de registros e an*lises i*sti*ucionais. Centra-se a an*lise no *lantão de </line>
</par>
<par>
<line> s*úde mental, *erri*ório *as </line>
<line> prá*icas predominantes e d* coletivo das assis*en*es sociais, em </line>
</par>
<par>
<line> *ue produzem sua docu*entação e in*eragem, constr*indo o exercíc*o profissional a pa**ir do </line>
<line> desafio *e seu embasam*nto no Projeto Ético P*l*tico d* S*rviço Social. </line>
<line> Palavra*-chave: Ser*iço Social. Hospit*l Ps*q**átrico. Análise *nstit*cional. Re*orma </line>
<line> Ps*quiátrica. </line>
<line> ABSTRACT </line>
</par>
<par>
<line> Ba*ed *n *nst*tutional *nalysis, conjunc*ur* anal*sis </line>
<line> and on th* et*ical </line>
<line> *olitica* pr*ject, the </line>
</par>
<par>
<line> Social **rk at Hos**tal Areolino d* A*reu, a psych*atr*c h**pital/madhouse, c*n*ral </line>
<line> equipment in the urge*cy and emerg*ncy in mental *ealth of *he Piauí co*te*t, is *istor*cally </line>
<line> and ins*ituti*nally characteriz*d. A li*er*tur* review is us*d, based *n boo*s, *rticles, cou*s* </line>
</par>
<par>
<line> co*c*usio* works and *issertat*ons. And, *ocument </line>
<line> a*alysis, based on legisl*tion (laws, </line>
</par>
<par>
<line> o*dinance* and others); charters, So**al Service r*ports; re*ords books and </line>
<line> institutional </line>
</par>
<par>
<line> analy*es. The anal*sis fo**se* on the mental h*alth sh***, terri*ory of pr*dominant practic*s </line>
</par>
<par>
<line> and </line>
<line> *f *he coll*c*iv* of s*cial *o*kers, in which they produce their *ocumentation **d </line>
</par>
<par>
<line> interact, build*ng professi*nal *racti** f*om the chal*enge </line>
<line> of it* foundation in t*e E*hical </line>
</par>
<par>
<line> Political Project o* Soc*al Work*rs. </line>
</par>
<par>
<line> Keywords: *ocial Work**s. Psych*atric Ho*pital. *nstitutional Analysis. Psychi*tric R**orm. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resin*, v. **, *. 1, *r*. 10, p. 1*9-*86, jan. *024 </line>
<line> www4.fsa*et.c*m.b*/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Se*viço Social no Contexto Manico*ia* a P*rtir de uma Análise Instituc*onal </line>
<line> 171 </line>
</par>
<par>
<line> 1 IN*RODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> O Serviço Soc*a*, em *ua g*nese, é regu*am*nta*o **mo uma profiss*o *iberal, mas a </line>
<line> atuação *os/as assistentes so*ia*s *corre p*epo*derantem**te *m *nstituiçõ*s. </line>
<line> *s instituições, no *und* ****ental, c*nfiguram-se como produ*os históricos das </line>
</par>
<par>
<line> lutas </line>
<line> e respostas da **ciedade </line>
<line> ca**t*lista, s*ndo "aren*s d* dis*u**s entr* a* classe* </line>
</par>
<par>
<line> *undamenta*s" (SAMPAIO; OLIVEIRA, 20*4, p. 120). São p**du*o, *esu*tado </line>
<line> do que foi </line>
</par>
<par>
<line> ins*ituído a p*rtir *as lutas soc**is, mas també* se situam no* processos *oci*is, *n*ti*uintes, </line>
<line> no devir **s *onquistas da d*n**ica his*óric*. No c*ntexto *apit**i*ta, são, a pri**i, espa**s </line>
</par>
<par>
<line> de disciplinament* e contr*le, *eproduçã*, manutenção do s*atus quo. Ma* são, </line>
<line> também, </line>
</par>
<par>
<line> e*p*ço* con*raditór*os, di*âmicos, pois, e* *e**rminad*s conjunturas e so* deter*ina*as </line>
<line> condiçõ*s, pode* c*ns**tuir-*e em espaço de mudança *oci*l. </line>
<line> Há várias per*p*cti*as te**ico-metodo*ógica*, *tico-**líticas * t*cn*c*-operacionais </line>
</par>
<par>
<line> com di*erentes tradiçõ** e *utor*s e </line>
<line> *ist*nt*s formas </line>
<line> de c*nc*be* e real*zar *** análise </line>
</par>
<par>
<line> *nstitucio*al. S*mpaio e Oliveira (2014) mostram que nos anos 1980 * prod*ção do Serviço </line>
<line> Social se debr*çou de maneira mais in*ensa em análises inst*tuciona*s e no sinalizar o/a </line>
</par>
<par>
<line> *ss**tente s*c*al com* </line>
<line> um agen*e instit*ci*n*l. *al le*tura per*e fo*ç* na li*eratura da área, </line>
</par>
<par>
<line> f*cando subsumi*a ao p**vile**a*ent* </line>
<line> *a relaç*o *apital * trabalho e ao enf*qu* do </line>
</par>
<par>
<line> s*gn*fica*o s*cial da profissão. Mas, como desta*am a* *u*oras, a análise i*s*ituciona* * uma </line>
<line> técnica impo*tante para o *xercício profi**ional, s*br*t*do pa*a a cons*ru*ã* de estr*tégias de </line>
</par>
<par>
<line> trabalh* </line>
<line> pelo Se**iço Soc**l. Per*ite entend*r *omo a ins*ituição é d*terminad* e c*ia </line>
</par>
<par>
<line> determ*nações n* sua t*a*e*ória his*órica e no c*ntex*o geral da política social a qu* é filiada, </line>
<line> pe*de*do p*ra a *eproduçã* do sis*ema v*gente ou para a mudança social. Poss*b*lita, ainda, </line>
<line> en*ender como a inst*tuiçã* *e loc*liza nas relaçõ*s de *oder d* *ede socioassiste*cia*, e como </line>
<line> o **a e dialoga a *artir do qu* oferece e tamb*m *emanda, na pe*spe*t**a de ampl*ar ações na </line>
<line> direçã* da divisão *e tar*fa*, sab*res e experiê*cia, **ter*etorialidade o*, até, par* iden*ifica* </line>
</par>
<par>
<line> s* * isolada, fechando-se em si mesma. Também cara*teriza o t*abalho e* equi*e e as </line>
</par>
<par>
<line> rela*õ*s de *orça que o *erpass*m, n* pers**cti*a de mudança* inte*na* * até ex*e*nas. Logo, </line>
<line> c*nt*ibui para localizar o Serviço Social na corre**ç*o de força* s*ciai* e o potencial do seu </line>
<line> *rojeto ético *olít*c* em d**i*rar a realidade **ci*l, na persp**t*va *e *ransfor*á-la. </line>
<line> *a*a ap*eend*r e compr*ender * dinâmica histórica d* instituição, é *mpresci*dível </line>
</par>
<par>
<line> associ*r a anális* institu*ional à **álise de conjun*ura (*OUZA, 1984, </line>
<line> p. </line>
<line> *8), que "é </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> mistur* de conhecim*nto e d**coberta, é uma leitura especial da realidade e que se faz **mpre </line>
<line> *m fu*ção *e alguma necessidade ou inte*esse". É *ealizada e pautada em determinados </line>
<line> *ev. F*A, T*res*na P*, v. 21, n. 1, ar*. 10, p. 169-186, jan. 20** www4.***net.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. C. S. **sa, *. L. C. Silva, F. M. S*ares, M. J. G. Lim* </line>
<line> 172 </line>
</par>
<par>
<line> acontecime*tos, a partir dos *uais houve *edir*cionamentos h*stóricos *und*mentais par* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Brasil, de*tacando-se nest* texto, mo*ent*s que alteraram as ba*es estr*tu**is *utorit*ri*s, </line>
<line> em prol da (re)*ons*rução da cidadania *, *obretudo da democra*ia. *ogo, o marco histórico </line>
<line> de *ase se*á o proce*so *e redemocrati*aç*o brasileira, mais precisamente, * parti* de 1*7*, </line>
<line> quan** os mov*m*nt*s sociais ga**am força e nele surge o *ov*mento de Trabalhador*s *e </line>
</par>
<par>
<line> Saúde Mental, transf**m*d* em Movime**o Naci*nal da Luta Ant*ma*icomial, *ue é </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> princ*pal </line>
<line> i*pulsionador da reforma psiquiátrica brasileira anti*an*comi*l, que r*d*reciona </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> pa*adigma e a assistê*cia em s**de mental. A Const*t*ição F*deral de 1988, *oroa todo </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *roces*o redemo*ratizante, instit*cio*a*iz*ndo a Seguri*a*e Social * nela o Sistema Único d* </line>
<line> Saúde, que tem como um de s*us *apí*ul*s a reforma *siquiátr*ca. </line>
<line> Ob*etiva-se com o present* art*go, a partir da análi*e i*stitucio*al, *aracterizar </line>
<line> histórica e i*stitu*ionalmente o Serviço Social no Hos*ital Areolino *e *br*u, um hospital </line>
</par>
<par>
<line> psi*ui*trico/man*cô*io, equipament* cent**l </line>
<line> ** urgência e emergência </line>
<line> em sa*de mental </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> con*exto piauiense, pautando-se em r*vi*ão de lit*ratura, a partir de livros, artigo*, </line>
</par>
<par>
<line> disser*açõ*s, monog**fia* e congên*r*s. Usou-s* ta*bém *nálise </line>
<line> doc*mental, *e*is*açõ*s </line>
</par>
<par>
<line> (leis, portarias * outros); regimen*os, relatórios do Serviço S*c*al; l*vros de *egi*tros; *nálises </line>
<line> *nstituc*o*ais produzidas por estagiárias *ue *a*sar*m pela institui*ão. Para tanto, *st* a*ti*o </line>
<line> es*á es**ut*rado, prim*ira*ente, na contextual*zação institucional do **ercício p*ofissional. </line>
</par>
<par>
<line> Em *egu***, </line>
<line> nas </line>
<line> dema*da* e "recorrências" que *repond*ram nas açõ*s da* </line>
<line> ass*st*ntes </line>
</par>
<par>
<line> so*iais. *essalta-se que o tr*balho é subproduto d* pesqui*a com p*rticipação de </line>
<line> assist*ntes </line>
</par>
<par>
<line> sociais na atenção à cri*e em saúde *ental, aprovada pe*o Comitê de Ét*ca e* Pes*uis* </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Univers**ade Federal do *iauí, sob CAAE: 66701822.8.*000.5214. </line>
</par>
<par>
<line> Co* *ste *exto, esp*ra-se contr*bu*r para o *ebate s*bre o Serviço Social *a reforma </line>
<line> psiqu*átric*, a **rt*r do *roje** ético- político d* Ser**ço Social, especialmente, no que diz </line>
<line> re*peito à mudança da c*ltura profi*sional de p*uco document*r, *istemati*ar e a** plane*a*, </line>
</par>
<par>
<line> apesa* de produzir muitas ferr*m*n*** *ara t*nto. Retoma a import*ncia </line>
<line> da *on*trução </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> análise i*stit*c*onal como </line>
<line> uma técnica, com *nt*nso teor *ol**ico, *omo constitutiva do </line>
</par>
<par>
<line> exe*cíci* p*ofissional </line>
<line> no cotidi*no de t*abal*o. Também tra* e*em**tos p*ra r*pensar as </line>
</par>
<par>
<line> concepções e intervenções d* assi*tentes socia*s situ*dos nos manicô**os *ue, como </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> maior*a </line>
<line> dos hospitais </line>
<line> *rasileiros, concentram um n*mero **gnificativo desses profiss*o*ais, </line>
</par>
<par>
<line> *ifere*te dos Centros </line>
<line> de Atençã* Psicosso*ial (CAPS) </line>
<line> que ou não t** </line>
<line> assistent* social </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> contam com apenas um. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. 21, n. 1, art. 10, p. 169-1*6, jan. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Serviço So*ial no *ontexto Mani*o*i** * Par*ir d* uma Anál*se Institucional </line>
<line> 173 </line>
</par>
<par>
<line> 2 REFERENCIAL TEÓRICO </line>
</par>
<par>
<line> 2.1 Tr*je*ória Institucional do *os*ital Areolino de Abreu: Persi**ências * ***a*ças </line>
</par>
<par>
<line> O h*s*ita* psiquiátric*/*anicômio * um cená*io hist*ri*o da inserção </line>
<line> d* assistentes </line>
</par>
<par>
<line> sociais na *aúde m*nt*l no contexto bra*ileiro, d*s*e a déc*da de 1940, como a*alisa </line>
<line> Vasconcelos (2000), em que a "trama *ocia* e pol*tica" (S*UZA, *984) do traba*ho colet*vo </line>
<line> *m saúde se desenvolv* sob a hegemonia do saber-p*der **dico. Mas é um* das *nsti*ui*õ*s </line>
</par>
<par>
<line> *édi*a* com uma parti*ularidade be* *ingul*riz**a </line>
<line> historica*ente, como *ma das </line>
</par>
<par>
<line> "institui*ões tot*is", que *echam seus usuários na lógi*a **ganizaci*nal (GO*FMAN, 199*). </line>
<line> Seu o*j*to é pouco disputado, pois o lo*co * * *oucura, apropriados *elos saberes bioméd*c*s </line>
</par>
<par>
<line> a parti* da soci*dade m*d**na, </line>
<line> *ndereça*am a ela, *om exclusivi*ade, </line>
<line> e*** públic*, que </line>
<line> foi </line>
</par>
<par>
<line> incorporad* cultura*mente na máxima "*ugar d* l**co é no hospício". T*rritó*i* difícil de ser </line>
</par>
<par>
<line> d*sconst*uído pela </line>
<line> *ntrojeção </line>
<line> da cult*ra manicomial, que se expres*a e se reproduz em </line>
</par>
<par>
<line> relações q*e extrapolam as *strutu*as arqu*tet*nicas do manic*mio, s*n*o incorp*radas pela </line>
</par>
<par>
<line> reproduçã* </line>
<line> d* discri*inaç*o, d* preconceito, </line>
<line> da m*rginalização, </line>
<line> pois *s "idei*s </line>
<line> domina*te* </line>
</par>
<par>
<line> de uma época nunca pass*ram das i*eias *a* classes *omina*tes" (*ARX; ENGELS, 2001, </line>
<line> p. 83). </line>
<line> A re*o*ma *siquiátr*ca, na *erspe*tiva antimanicomial, inc*ui* o manicômio * t*da su* </line>
<line> cultur* no *ogo *as disputas políti*as e sociais, em pro* da transforma*ão. </line>
<line> Um apoio exter*o importante p*r* tanto foi a cond*nação dos ma*icô*ios, a parti* de </line>
<line> qu**ro eixos: ético-jurídico; c*ínico; inst*tucio**l e sa*itário, em Conf*rência Region*l para a </line>
</par>
<par>
<line> Reestruturação da Assist*ncia Psiquiátr*ca, evento </line>
<line> patrocinado pela Organização Pan- </line>
</par>
<par>
<line> A**ric**a da Saúde e Organizaçã* Mu**ial d* Saúde, realizado no período de 11 a 14 de </line>
</par>
<par>
<line> novembro de 1990, </line>
<line> em Caracas, Ve*ez*e*a (OR*ANIZAÇÃO PANA*E*ICANA DA </line>
</par>
<par>
<line> S*ÚDE, *990). </line>
</par>
<par>
<line> Nesse </line>
<line> diapasão, no Brasil, vári*s ações concomitantes foram e*preen*i*a*. A </line>
</par>
<par>
<line> extinção *o m*nicômio ocorreu, vi* legal, atrav** da luta q*e *ulminou co* a tra**tação de </line>
<line> um projeto d* l*i que, após muitas negocia*ões, *aterializou-se na Lei nº 10.*16/20*1 </line>
<line> (BRASI*, 2004). Co* a conquista de internação como "último recurso", não mais o primeiro, </line>
</par>
<par>
<line> a lu*a política desloco*-se </line>
<line> para *ad*ões mí*i**s d* qua*idade assistencial dos manicômi*s, </line>
</par>
<par>
<line> atr*vés do Prog*ama *ac*o*al </line>
<line> de Avaliação dos Serviços *osp*t*la*es - PN**H-p*iquiatria </line>
</par>
<par>
<line> qu* mudo* * perfil *esse equ*pa*ento n* País. "Ao fim de 2020, 69% do* l**tos SUS de </line>
<line> psiqui*tri* estão loca*izados em hospitais com a*é 1*0 l*itos" (DESINSTITUTE, 202*, p.45). </line>
<line> Rev. FS*, Teresina P*, v. 21, n. 1, art. 10, p. 169-186, jan. 2024 ww*4.fsa*et.com.*r/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. C. S. Rosa, *. *. C. Silva, F. *. Soa*es, M. J. G. Lima </line>
<line> 174 </line>
</par>
<par>
<line> *inda, os gestore* </line>
<line> buscaram des*ocar as *nternaç**s integra*s em saúde mental dos </line>
</par>
<par>
<line> *anic*mi*s *ara h*sp*tais gerais e Cent*os de At**ção P*icosso**al, sobretudo Ca*s I*I, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> q*e t*m se m*str*do u* desafio h*rcú*eo, tanto pelas *ifi*uldades da ass*nç*o da atenção à </line>
<line> cr*se em saúd* mental ser as*u*ida como uma qu*stão de saúde em ger*l, quan*o pelo </line>
</par>
<par>
<line> sucateam*nto </line>
<line> dos serviços púb**cos do S*S bai** investime*to na *xpa*são e </line>
<line> d* Caps III. </line>
</par>
<par>
<line> Ta*bém *mpo*tante foi a definiçã* e*tab*lec**a na L*i n* 10.2*6/2001, de tr*s ti*os de </line>
</par>
<par>
<line> i**ernaç*es, voluntár*a, invo*untá*i* * compulsória, que ***egur* a cidadan** da </line>
<line> pessoa </line>
<line> c*m </line>
</par>
<par>
<line> transtorno menta*. </line>
</par>
<par>
<line> Mas há *ui*o *ue se ca*i**ar. A Porta*ia nº 251/2*02 do Minis*ério da Saúde define </line>
<line> hospita* psiqu*átrico co** "aquel* cu*a maioria de leitos *e des*ine a* tratamento </line>
<line> e*pe*ializado de clien*ela psiquiátrica ** regime de internaç*o" (BRASIL, *004, p. 1*1). A </line>
<line> defini*ão do que seja um *ospital especi**izado em psiqu*atri* é **uto*ó*i**. Doi* asp***os </line>
<line> inconsistent*s a denotam: 1) especializ**o pela particul*ridade de sua *lientela "*siquiá*rica"; </line>
</par>
<par>
<line> e 2) moda*idade </line>
<line> de resposta, "regime *e internação", **râmetros genéricos e </line>
<line> q*e em nada </line>
</par>
<par>
<line> contribui para b*m ca**cteriz*r esse serviço e exig*r qualidade assistenci*l mínima. </line>
<line> Uma int*rna*ão em sa*de mental é algo *u**o complexo e *ende de antemão a viol*r </line>
<line> direitos humanos, pois muitas pessoas em contex*o *e crise são inte*nadas contra **a *on*ade, </line>
<line> a** por que não se reconhe*em *omo enfermas. Pode redunda* em qu*stões, inclu*ive, </line>
<line> jur*d*cas, como curatela e interdiçõ*s j*diciais. Adem*is, *m* internaç*o em um equipa**nto </line>
</par>
<par>
<line> ma**c*mial tende, a </line>
<line> p*iori, produzir estigma, co*f*gur*ndo um **lo de "periculosidade", a </line>
</par>
<par>
<line> sendo ma*co </line>
<line> n* carre*ra mo*al dos **u* internos (GOFFMAN, 1992), </line>
<line> que se inicia </line>
<line> co* </line>
</par>
<par>
<line> d*reitos pr*serva*o*, culmina*d* com a mort*ficação do "e*". </line>
</par>
<par>
<line> Desde sua </line>
<line> *ênese, a im*lementação da assist*nci* ***quiátri*a no </line>
<line> Piauí, um e*tad* </line>
</par>
<par>
<line> no*destino, acompanhou a *endên**a nacional, até pela dependên*ia histórica do Estado </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> **lação a* repass* *e *e*bas do govern* federal. </line>
<line> *essas *o*di*õ*s, adotou * *odelo </line>
</par>
<par>
<line> hospicio*ên*rico no b*jo das medidas de enfrentame*to à *uestã* s*ci*l, centralizado n* </line>
</par>
<par>
<line> c*pital, Tere*ina, através d* *riação *o Asilo d* **ienados em 19*7, </line>
<line> **ans**rma*o </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> Hospital Are*li*o de Abreu (HA*), a partir da déc*da de 1940, persistindo sob **stão </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> *o*ern* es*adual (ROSA, 2003). </line>
</par>
<par>
<line> Em reforço à p*rspectiva manicomizalizante, e* 1*54, é criad* um serviço *e natureza </line>
<line> pri*ada, o Sanató**o Meduna, que tem *or base econômic* pr*ncip*l os leitos contratados pelo </line>
<line> s*s*ema público de saúde. Entretanto, toda a*sistê*cia psiquiátr*c* *stadual teve p*r e*icent** </line>
<line> p*lítico e a*sistenc*al o Hospit*l Areol**o de *b*eu, e até 2009 c*deu *er*idoras como </line>
<line> coorde**dora/gerente de sa*de mental da Secr*taria de Esta*o da Saú*e d* Piauí - SESAP*, </line>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. 21, n. 1, *rt. *0, p. 169-186, jan. 2024 www4.fsane*.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Serviço Social no Contexto Manicomia* a P*rt*r de uma Análise Institucional </line>
<line> 175 </line>
</par>
<par>
<line> tendend*, assim, a dar * tom da d**eção política das ações no *am*o para o Piauí (S*U*A; </line>
<line> ROS*; NA*CIMENTO, 2*20.). </line>
</par>
<par>
<line> Na su* trajetória h*s*órica, </line>
<line> o HA* *asso* por várias *udanças as*i*tenci*is, n* </line>
</par>
<par>
<line> perspectiva de m*lhorias </line>
<line> na *ualidade e a*pli*ção dos serviços prestados, tais como, na </line>
</par>
<par>
<line> d*cad* de 1960, a criação do ambulatório e do Hospita* Dia. Na déc*d* de 1990, é *r*ado no </line>
<line> am*ulatório um a*endimento **ltado ao *ú*lico *nfantojuven*l. Em 1997, é ina*gurado, c*mo </line>
<line> seu anexo, o Instituto de P*iquiatria Martin*lli *av*lca, depois metamorf*seado e* Ca*si *r. </line>
<line> M*rtinelli Cavalca, ganhando c*e*ce*temente *imensões de um complex* hos*ita*a*, </line>
</par>
<par>
<line> abrigando a R*si*ência de *siquia**ia da </line>
<line> Uni*e*sidade Fede*al do Piauí até os anos **00. </line>
</par>
<par>
<line> Historic*mente configu*a-se co*o </line>
<line> ca*po de estágio de várias pro*i*sões e *nst*tuições de </line>
</par>
<par>
<line> ens*no m*dio e superio* (ROSA, 2**3.). </line>
<line> Co* o ***cess* de r*f*rma p*iquiátrica antim*nicom*al vigente no Brasil como política </line>
<line> pública d*sde 1*90, * Piauí, ingressa *esse ce*ário ta*dia*en*e, em função de resist*ncias *o </line>
<line> processo por parte dos gestores locai*, assim como de profissionais, so* a inf**ência da </line>
</par>
<par>
<line> Associação </line>
<line> de Psiquia*ria </line>
<line> do Piauí e </line>
<line> parca penetração do ideário antimani*omial entre </line>
</par>
<par>
<line> us*ários. </line>
</par>
<par>
<line> *ess* cená**o, o* pri**ipais at*res polít*cos do processo de reforma psiquiátrica </line>
<line> piauiense são: o M*nistério da S**de, co* sua política i*dutora de mudanças assistenciai*; o </line>
<line> Mini**ério Públi*o, atr*vés do **iona*ento dos Termos de A*ustamento de *ondutas - TAC; </line>
</par>
<par>
<line> a gerência estadu** *e saúde ment** que, a partir de 2005, </line>
<line> cria um *l*no est*dual de s*úd* </line>
</par>
<par>
<line> mental baseado </line>
<line> nos </line>
<line> prin*ípios da reforma psiquiátrica e i*veste na c*iaçã* * expansão </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Cen*ros de Atenção Psicossocial - Cap*, por todo o P*auí, e a Âncora, assoc*ação de usuário* </line>
<line> e f**iliares, que lu*a pela qualidade assi*tenci*l e in*lusão *a pessoa com transtorno *e*tal </line>
<line> no mercado de trab*lho. </line>
<line> Mas o Piauí é incorporado a* pr*cesso, prime*rament*, através das avaliaç*es **s dois </line>
</par>
<par>
<line> hos*it*is psiquiá*ricos *ocais -via PNASH-psiquiatr*a, *ua*do oco*re (*e)composiçã* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> equipes multip**fis*i*nais e redu*ão </line>
<line> n* número </line>
<line> de le*tos, ficando o Sanatór*o Me*una com </line>
</par>
<par>
<line> 200 le*tos e o *A*, com 160. Em 2010, o Sanat*rio *eduna encerra suas </line>
<line> atividade* </line>
</par>
<par>
<line> (OLIV*IR*, 2011) e, so*retudo, gest*r da capital é p*es*ion*do a criar u*a r*d* o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> s*rviços diversificada. </line>
</par>
<par>
<line> Santo* (20*2) ap*esen*o* a segui*te composiç*o da Rede d* Atenção *s*cossocial </line>
</par>
<par>
<line> (**PS) do Piauí: Ate*ção básica: </line>
<line> 1.071 Cen*ros de Saúd*/Uni**des Básicas de Saúde, </line>
</par>
<par>
<line> dist*ibuídas ** 224 munic*p*os; *tenção *s*cos*ocial Especial*zada: 67 Caps e 10 </line>
<line> unidades </line>
</par>
<par>
<line> integradas d* saú*e </line>
<line> com ambulatório de ps***iat*ia </line>
<line> em *eresina; Atençã* d* Ur*ência </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 21, n. 1, art. 10, p. 169-18*, j*n. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. C. S. Rosa, *. L. C. Si*va, F. *. Soares, M. J. G. Lima </line>
<line> 176 </line>
</par>
<par>
<line> Emerg*ncia: 1*0 lei*os no HAA * 85 bas*s do Serviç* de A**ndim*nto Móv*l *e U*g*ncia - </line>
<line> S*MU; At*nção *esidencial de caráter **ansit*r*o ( 01 unidade d* acolhim*nto em Flori*no </line>
</par>
<par>
<line> municip*l; 30 comunidades terapêut*cas; 01 u*ida*e de acol*iment* ad*lto </line>
<line> em Flo*iano, </line>
</par>
<par>
<line> municipal; *tenção Hospitalar - 31 *eito* de aten*ão psicossocia* em hospital geral, 10 leit*s </line>
</par>
<par>
<line> em Ser**ço Ho*pit*lar </line>
<line> de Referênci* *m Álcool e outras </line>
<line> drogas, 08 leit*s na Ma*e*nidade </line>
</par>
<par>
<line> Dona Evangelina **sa, 09 leitos e* saúde mental na Casa de Saúde e Maternidade *ão José, </line>
</par>
<par>
<line> em S** Raimundo Nona*o e ** leitos de saúde m*ntal </line>
<line> no Hospit*l *ar*an* *ir*s, </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> P*uli*tan*; Estrat*gias ** Desinsti*u*io*alização: 06 Se*vi*os R*sidenciais T*rapêuticos, </line>
<line> sendo 05 em Te*esina, 04 de g*stão e*tadual e 01 d* g*stão mu*icipal, 01 em União *e *estão </line>
<line> municipal. </line>
<line> Os h*s*itais p*iquiátri*os, normat*vame**e, pe*de* pod*r **m a sua exclusão da *ede </line>
<line> de Atenção Psi*ossocial - RAP*, instit*cionaliza** via Portaria nº 3.088/2011. </line>
</par>
<par>
<line> M*s, com </line>
<line> *ma no*a conj*ntur* </line>
<line> política e assiste*c*al contrarre**rmista, est*be*ecida </line>
</par>
<par>
<line> pós 201*, há u*a *eve**ão nes*e processo, materializado </line>
<line> na Por*aria MS nº 3.58*/17 </line>
</par>
<par>
<line> (DES*N*T*TUTE, 2021), que fo*tal**e, d*stina recursos financeiros e in*lui as Comunidad*s </line>
<line> Terapêuticas * *s mani*ômios/hospi*ai* psiquiátrico* na RA*S. </line>
<line> Apesa* do reforço do val*r d*s Autorizaçõe* de In**rna*ões Hosp*talares - A*H, </line>
<line> obs**va-s* que o HAA se enco*tra extremame**e precariz*do e sucateado. O seu ambulatór*o </line>
</par>
<par>
<line> redu*iu * núme*o de psiqui*tra*, de 14 para 2 e *onta com ape*as 5 </line>
<line> psicólogos. Se* </line>
</par>
<par>
<line> regimen*o inte*no **contra-se caduco, *at**o de 1*85. Se houve maj**ação no valor *a diária </line>
</par>
<par>
<line> hospitalar (A*toriz*ção de In*ernação Hos*italar - AI*), não se </line>
<line> per*ebe corresp*ndên*ia </line>
</par>
<par>
<line> *i s s o </line>
<line> *m termo* de m**hor*a* de*orrentes *ess* fato na infra*strutura hospitalar, nem </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> atenção assi*tenc*al até 2022, o que foi agravado p*lo c***exto pandêmi*o da COVID-19 e no </line>
<line> pós- vacinação. Em torno de 2019, houve central*zação da ges*ão do* recu*s*s f*nanceiros do </line>
<line> H*A na Secret*ria de **tado d* Saúde *o Est*do - SESAPI, o que retirou a au*onom*a do/a </line>
</par>
<par>
<line> dir**ente. O serviço perdeu, *m 202* (MEMO </line>
<line> nº 010/*AB/*AA), uma fonte de </line>
<line> custei* </line>
</par>
<par>
<line> alternativa, *s le*tos p*rticulares, com a c*i*ção do Instituto Volt* Vida - *VV - um hospit*l </line>
<line> psiquiátri** privado. Assim, seus leitos **ssa*am a ser 100% *US. V*le lembr*r que, apesa* </line>
<line> do SUS ser univ*r*al, o per*il *ominante dos s*us u*uá*i*s (6*,9%) é do sexo f*minino e </line>
<line> 5*,9% s*o ne*ros, (BA*AT*, 2*08), predominando os pobres. Com certez*, po** se a*i*mar </line>
</par>
<par>
<line> que, no HAA, mai* de 95% dos u*uários *om </line>
<line> internação integral são </line>
<line> pobres, não branc*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> com baixo nível d* escolaridade. </line>
</par>
<par>
<line> Log*, as manifes*a*ões *a *uestão social a **rav*ss*m, a p*iori: "é o louco *obr*" que é </line>
</par>
<par>
<line> se* *rincip** o*jeto/sujeito/corpo de </line>
<line> intervenção. Ressalta-se que na </line>
<line> **nese da psi*uiat*ia, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. 21, *. 1, art. 10, p. 1*9-1*6, ja*. *024 </line>
<line> www4.*sanet.co*.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Serviço Social no *ontexto Manicomi*l a Partir de uma Anál*se I*s*itucion*l </line>
<line> 177 </line>
</par>
<par>
<line> Castel (1978) </line>
<line> chama a atenç** q*e o man*cômi*/*silo é des*inad* ao louco pobre o* </line>
</par>
<par>
<line> **po*recido*, es*ecial*ente </line>
<line> os </line>
<line> sem fam*lia. T**bém a </line>
<line> ate*ção médica inc*ina-** a se* </line>
</par>
<par>
<line> d*fer*nciada, conforme critérios de cla*se s*ci*l, t*ndendo * *f**e*er aos pobres um </line>
</par>
<par>
<line> t*atamento mais rá*i**, *a*e*do em in*ernaçõ*s e medicalização. E*quanto </line>
<line> para s*gm*ntos </line>
</par>
<par>
<line> mais abastados, uma ação bas*ada na escuta, no estí*ulo da fala, port*n*o, m*is prolongad*, </line>
<line> dispendioso, poré*, preservado* da aut*nomia e da **berdade. </line>
<line> A hege*o*ia do *abe*-poder médi** é *ncontestáv*l no HAA até *elo *e*fi* de seus </line>
</par>
<par>
<line> di**gentes, *odos hom*ns *a profissão m*dica até *003, * </line>
<line> qua*do mulhe*es </line>
<line> da enfermagem </line>
</par>
<par>
<line> passam a *irigir o eq*ipamento que, * pa*tir de 2*11, retorna aos *édico* até 20*2. </line>
<line> E* 2 d* janei*o de 2023, **ria Apar*cida Olivei*a Moura Santiago, assist*nt* social e </line>
</par>
<par>
<line> *x-vere*dora d* Ter*sina, </line>
<line> pass* dir*gir o HAA; a </line>
<line> c*m ce*teza, *m *arc* p**a a *rofi*s**. </line>
</par>
<par>
<line> Vis*umbra-se p**sp*ctivas de mudanças, a *a*tir de su**ey rea*izado **nto a servidores. </line>
<line> 3 ME*ODOLOGIA </line>
<line> A *etodologi* do trabalho foi *oma** como uma etapa dinâmica que pressup*s a </line>
<line> **ntínua problem*tizaç*o e atual*zação do ref*rencial teórico adotado, **m*reendend*-se que </line>
<line> esta oc*pa lugar centr*l no in*erior do conhecimen*o, uma ve* q*e el* faz parte intrínseca da </line>
<line> *isã* soci*l de mund*, veic*lad* na te*ria, constituind*-se o "caminho do *ensa*ento", </line>
<line> segundo *a*erm*s (1987), citado *or *inayo (2008). </line>
<line> Ness* conte**o, * *esquisa caracteri*a-se como qualitat*va, po*s se p*eocupa em </line>
<line> analisar e in*erpr*tar aspectos mais dens*s, descrevendo a c*m*lexidade d*s pr*cesso* soc*ais </line>
<line> (MINA*O, 2008) que, *o caso, se condensa*am no cotidiano do Hospi*al Ar*olino de Abreu. </line>
</par>
<par>
<line> O e*tudo baseou-se no mét*do históric* d*alétic* de Ma*x, visto </line>
<line> q*e prop*e "a </line>
</par>
<par>
<line> compreens*o com o t*do, </line>
<line> e a int*rioridade e </line>
<line> a exte*iori*ade co*o constitutivos *os </line>
</par>
<par>
<line> fenômenos" (M**AYO, 2002, p. 24). O méto*o foi utilizado na pesq*isa, h*ja v*sta que esta </line>
<line> é fundamentada em uma análise institucional, análise *e conju*tura e no *r*jeto ético político, </line>
<line> car*ct*rizand*-se hist*rica e *n*tituci**almente o Ser*iço Socia* n* Hospita* Areolino de </line>
<line> Ab*eu, o jogo de forças e a di**ét*ca *xistente entr* *s relações nes*e hospi*al p*iquiát*ico. </line>
<line> Além disso, empregou-s* a re*isão *e *iter*t*ra, * partir de livro*, artigos, trabalhos </line>
<line> de con**us*o de curso * disse*taç*es, adotando-se * pesqu*sa bibl*ogr*fica, *studo </line>
</par>
<par>
<line> siste*at*zado dese*vo*vido a pa*tir de ma*eriai* </line>
<line> dis*oníveis ace*ca d* tema *e*quisado, </line>
</par>
<par>
<line> estando acessíveis pa*a o </line>
<line> público em geral, e s*ndo *uporte analít*co </line>
<line> para outras </line>
<line> pesquisas </line>
</par>
<par>
<line> (G*L, 2*02). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, *. 21, n. 1, art. 10, p. 169-186, *an. 2024 </line>
<line> www4.fsane*.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. *. S. R*sa, S. L. C. Silva, F. *. So*res, M. J. G. Lima </line>
<line> 1*8 </line>
</par>
<par>
<line> *ua*to à *n**is* docume*tal, e*sa foi realizada com base em le*is*ações (lei*, </line>
<line> po*tarias e outros); reg***n**s, rel*t*rios do *er*iço So*ial; l*vros de regis**os * an**is*s </line>
<line> institucio*ais, r*ss*ltand* que esses se constit*íram de gr*nde valor cont*ibutivo para o </line>
<line> des*nvolvim*nto *o es*udo. </line>
<line> 4 RESULTADOS E DISCUSSÃO </line>
<line> 4.1 O Servi*o Social no Hospital Areolino de *breu *o* a égide do Pr*jeto Ét*co Pol*tico </line>
<line> * setor de Se**iço Social do Hospita* Areolino de Ab*eu foi cr*ado em 1962, como </line>
</par>
<par>
<line> dem*nda médica por informações s*ciais da *e*s*a </line>
<line> com trans*orn* ment*l e de sua fam*lia </line>
</par>
<par>
<line> (VERAS; *O*EIRA, 1997). Chega em *970 a contar c*m quat*o profissionai*, atuan*o c*m </line>
<line> *çõ*s vo**a**s para mediaçõe* entre usuários, *amília, *nstitui*ã* * a comunidade. </line>
<line> Na década de *980, passa a integrar a eq*ipe de *la*tão e admissão 24 horas, criada </line>
<line> a partir de um plantão médic* e *e serviço *e en*erm*gem da*a*a d* 1971 (SA*TOS, 2014). </line>
</par>
<par>
<line> Na mesma década, *erv*ço So**al tem seu n*mero *mpl*ado *ara mais de o </line>
<line> 10 </line>
</par>
<par>
<line> *rofissionais, que o*c*la historicamente o </line>
<line> até 14, c*ntando </line>
<line> atua*mente co* 1* *ssist*ntes </line>
</par>
<par>
<line> *ociais, todas mulhe*es, a m**oria con***sada, com tít*lo d* especializ*ção na saúde mental * </line>
<line> congêneres, majoritaria*ente tendo o HAA com* ú*ico vínculo trabalhista, *om 30 horas de </line>
<line> tr*balh* sem*nal e fo*madas sob a hege*onia das Diretrizes Curri**l*r*s. </line>
<line> *lgumas dess*s ass***ente* sociais *artici*am(ram) *tiva*ente *e *roc*sso* </line>
<line> reformistas locais: a) respondem pe** serviço social de alguns **ps; b) fazem parte dos </line>
<line> processos de desinstitucionalização, *t*avé* da criação e gestão de residên*ias terapêu*icas; *) </line>
<line> compõ*m e**ipes de *esinsti*uci*nal*zação, volt*da *ara a pessoa em **nflito com a lei; *) </line>
<line> contribuíram na criação e ações *a Âncora, a*sociação de usuários e *amil*a***; e) assumiram </line>
<line> a gerên*ia estad*al de saú*e mental (R*SA *t al., 2023). </line>
</par>
<par>
<line> * refo*ma psiquiátric*, assim </line>
<line> como a prática pro*issio*al e ins*it*ci*nal, ap*nas </line>
<line> s* </line>
</par>
<par>
<line> concr*tiza mediada pel*s ações de p*s*oas que </line>
<line> a </line>
<line> encarnam, q** incorporam projetos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> mudança ou de **nut*nção do sta*us **o. Logo, como af*rma Iam**oto </line>
<line> (2001) cada </line>
</par>
<par>
<line> profissiona* d**xa sua mar*a pessoal *o seu exerc*c*o profissional, havendo distintas lei*uras </line>
</par>
<par>
<line> sobre as condutas e e*cami*hamento* **ra co*struir respostas às várias m*nifes*ações </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> questão social e projetos s*cietários. Portanto, o *luralis** contorna o coletivo *e assisten*es </line>
<line> *ociais (CFESS, 2011). </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 21, *. 1, **t. 10, p. 169-*86, jan. 2*2* *ww4.*sanet.com.b*/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Serviço Social no Contex*o Manico*ia* * Pa*tir de *ma Análise Institucional </line>
<line> 17* </line>
</par>
<par>
<line> Também, com **rt*za, a cate*oria interage *om a di*er*idade no t*a*alho </line>
<line> cole*i*o </line>
</par>
<par>
<line> (*OSTA, 2006), m*terializado nos tensi**ame*tos com que se depara nas *if*rentes equ**e* </line>
</par>
<par>
<line> que **t*gra, </line>
<line> t*ndo *ue dia*o*ar com profissionais </line>
<line> d* outras pro*iss*e* com </line>
<line> difer*ntes </line>
</par>
<par>
<line> *erspectiva* teóricas, *olíticas e é*ic*s, sob a égide de relações hie*arquiza**s, sobretudo em </line>
<line> *o*textos de agudização d* quadros **ínicos, quando o *oder/saber médico é super </line>
</par>
<par>
<line> convocad*, como </line>
<line> anal*sa Cun** (2005). Tem, *uitas v*zes, </line>
<line> q*e **gumentar e negoc*ar </line>
</par>
<par>
<line> co*sta*tem*nte acerca d* s*u* posicionamentos e *ecisõ** s*bre as distintas demandas para </line>
</par>
<par>
<line> as quais imprime res*ostas dent*o de *adas circunstâ*c*as, q** ta*b*m pode *everberar </line>
<line> nas </line>
</par>
<par>
<line> interfaces/*ompetências de outras profiss*es. </line>
</par>
<par>
<line> A ca*ga horári* d** a*si*t*n*es sociais no HAA é distr**uíd* em ati*idades d* </line>
</par>
<par>
<line> plantonis*as, no es*aço do *lantão, que con*ere o tom principal </line>
<line> do tra*alho col*tivo </line>
<line> d*s </line>
</par>
<par>
<line> assistentes </line>
<line> soc*ais, que Albuq*erque (*9*0, p. 74) d*nom*** </line>
<line> de "práticas pr*dominantes", </line>
</par>
<par>
<line> *ois é o terr*tório de encontro do *rupo que *onta com *ala privativa, em q*e a maioria atua e </line>
<line> é exigi*a a i*teragir, por i*so, é p*ivilegia*o n* pr*se*te análise. Também em seis un*dades: </line>
</par>
<par>
<line> u*idades mas*ulinas M*riano Caste*o Branco, </line>
<line> com *0 leitos; Carlos Araújo *om 40 leitos; </line>
</par>
<par>
<line> Uni*ade J*ão Marques, *om 30 leitos, s*ndo es*a últ*ma destina** a rece*er homens o*iundos </line>
<line> d* si**ema pri*ional, em *onflito c*m a lei. Unidade f**inina Madre Maria de **sus com 30 </line>
<line> leitos; 10 na Geriatria, *nida*e clini*a com 10 l*itos, um* ur**ncia e *m ambulatóri*. C*da </line>
</par>
<par>
<line> *ma **ssas unidades conta c*m u*a assist*nte soci*l respons*vel por co*struir respostas às </line>
</par>
<par>
<line> demandas cotidianas. </line>
</par>
<par>
<line> *omo pode **r observado, prepo*de*a o binaris*o, ou seja, * distri*uiçã* </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> pessoas com *ran**orno *ent*l a *arti* *o sexo, o que complica, q**ndo se tem uma pessoa do </line>
</par>
<par>
<line> *egmento L*BTQI*+ *nter*ada. Tam**m ge*a muito impasse a demanda </line>
<line> d* *rianças </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> adoles*ent*s qu* req*isitam internação integral, pois nã* há espaço a**quado para e*se </line>
<line> seg**nt*, co** *mpõe o Esta*uto *a Criança e do Adole*c*nte. </line>
<line> A maioria dos 160 **ito*, ou se**, 110 (68,*%) são des*i*ados ao público masculino, </line>
</par>
<par>
<line> p**que * demanda majoritária diversifica** é d*ss* segme*to, em *u*çã* *o HAA ter e </line>
</par>
<par>
<line> *ol*ado * atend*r c*nsumidor*s *e </line>
<line> subs*ânci*s psicoativas, **ssoas </line>
<line> em s*tuação de r*a, </line>
</par>
<par>
<line> homens em *onflito com a *ei e hom*ns sem suporte *am*lia*, cenários em que prepon*eram, </line>
</par>
<par>
<line> sendo i**ensificado </line>
<line> no ***íodo pandêmico e pó* vacinaç*o. Dos 160 leito*, *0 (25%) são </line>
</par>
<par>
<line> le*t*s "*o*gelado*", p*is abri*a*, </line>
<line> sobre*udo, p*ssoas </line>
<line> em internaç*o co**ulsór*a, que </line>
</par>
<par>
<line> depende* de decisões dos juízes. </line>
</par>
<par>
<line> Consid*rando os parâmetros par* a a*uação de assistente* sociais ** saúd* (*FESS, </line>
<line> 2014), as a*sistente* soc*ais do/n* HAA têm suas i*ter*ençõ** c*ncentra*as n* eixo *. </line>
<line> Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 21, n. 1, art. 10, p. 169-186, jan. 2*24 w*w4.fs*net.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. C. S. Ro*a, S. L. C. Silv*, F. M. Soa*es, M. J. G. Lima </line>
<line> *80 </line>
</par>
<par>
<line> Atendim**to *i*eto a*s usuário*, s*bre*udo </line>
<line> n*s ações s*c*oassi*ten*iais, preponderando as </line>
</par>
<par>
<line> *bordage*s individuais, rela*ionadas à* o*ientações socia**, con*ize*tes com o ac*sso *u </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> amp*iação de direito* sociais. Em segundo lugar, figur*m as ações socioed*cativas. Em </line>
<line> terceiro lugar, as ações de articulaçã* com a* equipe* intrasetori*is * intersetoriais. Em *uarto </line>
</par>
<par>
<line> *ugar, figuram as ações d* *sses*oria, sobretudo, *os dirigentes *, f*rmação </line>
<line> *rofissional, </line>
</par>
<par>
<line> atra*és d* supervisão de est*gio. </line>
</par>
<par>
<line> Açõ*s de planejamento se condensam em t*rno do Plano d* **ão do Serv*ço S*cial </line>
<line> do Hosp*tal Areolino de Abre* (U**ENCIA, I*TERNA**O E AMBUL*TÓRIO), </line>
<line> atu*liza** em 2*17 e, no dia * di* *êm como principal exp*essã* o livro de registro, qu* é um </line>
<line> cade*no, tipo *ta, e*clusivo do Serviço S**ia*, que fica na sala do plantão da profissão, em </line>
<line> que todas registram os *atos principa*s do cotidiano relacio*ados às adm*ssões, altas, con*ato*, </line>
<line> ev*sões, saídas, *etorno e óbito, </line>
</par>
<par>
<line> deixam neles, notas que servem pa*a </line>
<line> orientar o trabalho de quem lhe su**derá no </line>
</par>
<par>
<line> plantã*; *u si**le*mente a*otam suas impres*õe*; o que **ns*m, o que defe*dem </line>
<line> ou co**enam; *scr*v*m *bje*iv*mente; *e c*n*rater*izam; se condoessem ou </line>
<line> ironizam so*re situaçõe* do coti*iano do plan*ão. Mostra* suas afinidades, bem </line>
<line> como as d*ve*gências inter*as d* gru*o, *ui**s vezes n*s e*trelinha* da escr*ta </line>
<line> (LIMA, 2*08, p. 37). </line>
<line> Nesse c*derno fi*a regist*a*o o que é consi*erado como fund*menta* *a interloc*ção </line>
<line> ent*e elas, sendo a principal fo*m* d* preser*ação da me*ória e sistematiza**o d* cotid*an* </line>
<line> d* Serviço Social, d* di*logo, f**te pr*nc*pal par* subsidiar o *lan**amento e a pesquis* entre </line>
<line> as prof*ssio*ais. * "*propriado p*ra dar no*t* às *uas açõe*" (...) "co*h*cer as d*mandas q*e </line>
<line> já for*m re*olvida* no plantão anterior ou para anota* as d*mandas por *esol*er, * a*sim dar </line>
</par>
<par>
<line> *i*ec*onam*ntos à* próprias ações (...) </line>
<line> "responde por um trabalho contínuo e organiz*d*" </line>
</par>
<par>
<line> (SANTO*, 2014, p.14*). </line>
</par>
<par>
<line> A intervenç*o das ass*stentes sociais no plantão, </line>
<line> é o**entada *or prec*itos da ref***a *siquiá*rica, os quai* rogam *or um </line>
<line> atendime*to mais hu*anizado e articulado * rede de se*v*ços da comunidade, com </line>
<line> vis*as a um trat*ment* que favoreça o controle d* cris* da P*TM * partir das ações </line>
<line> profissionais voltadas *ara o ref**ço *os laços familia*es e co*o forma de t*mbém </line>
<line> e*i*ar internações des*eces*árias (SA*TOS, 2*14, p. *41). </line>
<line> O territóri* *o pl*nt*o re*resen*a a po*ta *e en*rada, *aída e ponto de encont** entre </line>
<line> profissionais, *as tam*ém us*ários, fami**ares e di*ige*t**. </line>
</par>
<par>
<line> Sant*s (2014, p. 14*), a *a**ir </line>
<line> de e*trev**ta c*m al*umas assistente* sociais, </line>
</par>
<par>
<line> a*reende *o*o princ*pai* demanda* a </line>
<line> *artir do pla**ão: a socia*i*aç*o de *nformações, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. 2*, n. 1, *rt. *0, p. 169-*86, jan. 20*4 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Se*viço Soc*al no Context* Mani*om*al a Partir de uma *nálise Instituci**al </line>
<line> 1*1 </line>
</par>
<par>
<line> "orientações sobre como pr*ce**r na i*stituição frente à situa*ão </line>
<line> d* *gravo da pessoa co* </line>
</par>
<par>
<line> transtorno ment*l que o acompan*a, estando e*e naqu*le mom**to de afli*ão". O acesso </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> inf*rma*ão qualif*cad* * pré-**ndição básica do e*ercíci* da c*dadania. *om ela, *e*-se </line>
</par>
<par>
<line> tamb** **olhimento, con*trução </line>
<line> d* </line>
<line> vínc*l* e até </line>
<line> pe**pecti*a </line>
<line> de se ev*tar uma internação </line>
</par>
<par>
<line> integral e uma </line>
<line> primeir* intern*ção. *o m**m* tempo, são difundid*s *ormas institucionais, </line>
</par>
<par>
<line> mecanismos de </line>
<line> construção e fortalecimento de p*rtic*p*ç*o socia*, *e *arantia *e a*es*o </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> u*ufruto de d*reitos sociais e conhecimento da rede socioassi*tencia*. </line>
<line> O*tra demanda remete à loc*lização de fa*ili**e*, em context*s em *ue a pessoa </line>
</par>
<par>
<line> co* *rans*o*no mental chegou ** s*r*iço, </line>
<line> e* </line>
<line> crise, mediada por </line>
<line> *olici*is ou SAMU, sem </line>
</par>
<par>
<line> *ual*uer acom*anhant*, o que é um do* princi*ais obje*ivos institucionais "identif*car t*dos </line>
</par>
<par>
<line> os sujeit*s **e requ*rem atendimento </line>
<line> *o plantão" (SAN*OS, p. 152), </line>
<line> na </line>
<line> perspectiva de </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> usu*rio não ocupar le*tos *ue *endem a p*rmanecer conge*ados, por t*mp* ind*terminad*. </line>
<line> Fa*er *om que os leitos "rodem", s*jam "*iber*dos" ou t*c*icamente fazer o "giro de </line>
<line> le*tos", está *el*cion*d* ao menor tempo d* permanên*ia da pessoa em *stru*uras hospitalares </line>
</par>
<par>
<line> e, *obretudo, </line>
<line> de na*ureza manic*mial, co*o preservador de </line>
<line> *ínculo* terr*toriais, *en*o </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> p*essuposto im***tante da ref*rma </line>
<line> ps*quiátr*ca. Tal dema*da é contraditória, p*is, co* a </line>
</par>
<par>
<line> cre**ente prec*riza*ão da rede de serviços pú*lic*s, pode red*n*ar </line>
<line> em </line>
<line> u* a </line>
<line> pe*s*ec*iva </line>
</par>
<par>
<line> fa*ilista (MIOTO, 201*). C*ntudo, apesar da pr*teção *ocial ser um dever do Est*do, d* </line>
<line> sociedad* e da fa*ília, no *otidiano, a *rimeira r*de de supo*te é essa últi*a, principalmente, </line>
<line> por ser o p*imeiro e*pa*o de pertenci*ento, construç*o de vínculos e afetos. </line>
</par>
<par>
<line> Outras demandas, no rol das *ais citadas pelas </line>
<line> assiste*tes sociais, referem-se </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> v*abilizar consultas médi*as conseguir m*d*camentos, am*a* *elacionadas à inefic*cia e </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> *aps e, principalm*n*e, do* *tendime*tos *édicos, p*is, no interior do Es*ado, é frequen*e a </line>
</par>
<par>
<line> *res**ça m*d*c* e* **rno de 15 15 di**. E recl*m*ções "quanto ao *ipo de a*endi*ento a </line>
</par>
<par>
<line> rece*i*o d* *l*um profis*ional </line>
<line> do p*a*t*o" (SAN*OS, 20*4, p. *49). A me*ma auto*a </line>
</par>
<par>
<line> reg**tra *inda demandas rel**i*na**s ao cenário *e n*tif**aç** </line>
<line> da alta hospita*ar quando </line>
<line> há </line>
</par>
<par>
<line> r*s*st*ncia *a </line>
<line> f*míl*a </line>
<line> em receber o </line>
<line> us*ário *e volt* </line>
<line> p*r* ca*a, por "insegu*ança familiar </line>
</par>
<par>
<line> quanto à própr*a co*plexidade do c*idad* no âmbito do lar e da continuidad* de tra*amento" </line>
<line> (S*NT*S, 2014, p. 156). Outras dema*da* remetidas ao Serviç* Social são at*avessadas por </line>
<line> questõe* relaci*n*das ao consumo de sub*tâncias psic*a*ivas * tentativas de *uicídi*, *ara a* </line>
<line> qu*is as assi*te*tes s*c*ais, *o g*ral, não têm um pr*p*ro **pecífic*, *obr**udo na perspec*iva </line>
<line> da re*uç** de dano* e de pr*vençã* ao suicídio. </line>
</par>
<par>
<line> Lima (2008, p.35), </line>
<line> ao buscar desmistificar a </line>
<line> i de i a </line>
<line> de *ue * imp***ível p*anejar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> intervenç*o ** Serv*ç* S*cial a p*rti* do plant*o do HAA, em função do servi*o *e* de *orta </line>
<line> Rev. FS*, Teresina PI, v. 21, n. 1, art. **, p. 16*-1*6, jan. *024 w*w4.fsan*t.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. C. S. Rosa, S. L. C. Silva, *. M. *oares, M. *. G. Lim* </line>
<line> 182 </line>
</par>
<par>
<line> aberta * imp*rar * "pro*ura/demanda e*po*tân*a", ou seja, n*o progr*ma*a, através de an*lise </line>
</par>
<par>
<line> documenta*, pelos livros ** registro </line>
<line> do S*rviço Social, no período </line>
<line> entre 2001 a 2007, </line>
</par>
<par>
<line> sistemati**u a "regularidade de certas o*orrê*ci*s". </line>
<line> As recor*ências princip*is a que alud* Lima (2008, p. 36/*9) remetem às </line>
</par>
<par>
<line> intervenções re*acionad*s às p*ssoas trazidas pela </line>
<line> po*ícia e SAMU, rea**rmando </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> n*ces**dade já ide**ificada por Santos (*014) de local*zaçã* de </line>
<line> re*erên*ias familiar*s, *t* </line>
</par>
<par>
<line> par* pos*ibilitar a ide*tific*ção do </line>
<line> usuá*io, pois ter os *ocumen*os da pessoa tor*a-se </line>
</par>
<par>
<line> me**ação fundamental para o ac**so * todos o* de*ais di*eitos. Em segundo luga*, aparecem </line>
</par>
<par>
<line> intervenções *inc*lada* aos usu*rios em internação integ*al *v*d*dos do HAA, o que e </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> comum, sobretudo em </line>
<line> *onte*t* de inter*ação *nvoluntária relaci*nada ao *onsumo e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> substânci*s *si**ativas. N* ranking cons*ruído na 5ª e 6ª po**ção relaciona a fa**l*a, "Família </line>
</par>
<par>
<line> que renega evadido, e o entreg* de volta ao *ospital" e "famí*ia que procura o </line>
<line> * </line>
<line> Se*viço </line>
</par>
<par>
<line> Socia* para rec*amaçã* de maus t*a**s a p*cientes dentro do* pav*lhões". No primei** sentido, </line>
<line> a família aparece *a co***ação f*m*lista, de "renegar", se* que a c*mplex*dade do cuidado </line>
</par>
<par>
<line> doméstico seja convocada. Contraditoriamente, na segu**a </line>
<line> "recorrência", a fa*í*ia </line>
<line> aparece </line>
</par>
<par>
<line> *a sua dimensão p*si*iva, *om* uma protago*ista, agen*e que busc* preservar *s dir*itos da </line>
</par>
<par>
<line> pessoa </line>
<line> c*m transtorno mental, ao reclamar dos maus tr*to*, de f*rma a ter o direito * um </line>
</par>
<par>
<line> c**dad* humanizado e s*guro. </line>
</par>
<par>
<line> *a classificaçã* de oco*rências por regularida**, aind* apare*em </line>
<line> questõ*s </line>
</par>
<par>
<line> rel*cionad*s a intervenções em cont**to de ó*ito, </line>
<line> situações passa*as </line>
<line> de um *lant*o para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *utro; registros de indignação dia*te de dificuldades e li*ita*ões d* prática do *erviç* Social </line>
</par>
<par>
<line> na instituiçã*; dificuldades de **mun***ção com a família; saída de </line>
<line> pacientes p*ra final de </line>
</par>
<par>
<line> sem*na; procura *or pe*soas desaparecida*; interve*ções relac*o*ada* saúd* orgânica do à </line>
<line> usuá*io * probl*mas com pessoas em con*lito co* a lei. </line>
<line> M*s o*tras d*mandas figuram *a*entes, *obretud* aquel*s advindas da d*reção do </line>
<line> **A e d* próprio Ministério d* Saúde, com seus cr*térios, ne* *empr* justos * *deq*ado* às </line>
<line> necessi**des hos*italare* *e fatu*ament*, *e fazer "gi*ar o leito". </line>
<line> Out*a fonte or*giná**a de demanda* é * p*ópri* equ*pe, que em muitas cir*unstâncias </line>
<line> remet* para o Serviço S*cial "demandas indevidas", que mesmo reconhec*d*mente não sendo </line>
<line> atribu*ç*o da profissão, pela própria diluição, *xten*ã* * imp*e*i*ão (*OS*A, 2*06) do que </line>
<line> seja o social, *c*ba* send* remetidas ao Serviço Social. </line>
</par>
<par>
<line> Ainda há a* de*andas relacionadas à fragilidade *a rede </line>
<line> so**oassistenci**, </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> pessoas *m *ituaçã* de rua de mu*her*s sob violên*ia e </line>
<line> domé*tica. **starte, o HA* é uma </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Ter*sina, *. 21, *. 1, art. *0, p. 16*-186, jan. 202* </line>
<line> www4.fsa**t.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Se*viço S*c*al no Contexto Manic*mi*l a Part*r de um* Análise Inst*t*cional </line>
<line> 183 </line>
</par>
<par>
<line> caixa ** re*s*nância, *en*o *ecessár*o também registrar es*as situações, pa** q*ant**i*á-la * </line>
<line> dar vi*ibilid**e para os gestores das po*íticas públi*as * da sociedade em geral. </line>
<line> 5 CON*IDERAÇÕE* FI*AIS </line>
<line> Observa-*e q*e, ap*sar dos *arcos *egistros do cotidian* de t*aba*ho atra*és do *ivro </line>
<line> de Reg*stro, **smo as*im, a riq*eza do *xerc*c*o profiss*on*l no HAA * decifr*da, não </line>
</par>
<par>
<line> apenas nos procedimentos e té*n*ca*, *a* també* </line>
<line> na sina*ização de </line>
<line> *scrita que denota </line>
</par>
<par>
<line> indignações, repúdio*, denúncias </line>
<line> q*e *i*ita* o exercíc*o profis**onal, sinalizando para a </line>
</par>
<par>
<line> prepon*erância d*s d*mensões é*ico-políticas ass*ci*d*s à* </line>
<line> dimensões, s*br**u*o técnico- </line>
</par>
<par>
<line> instr*mentais. A *imensão t*órico-metodológic* f*cou subs**ida * essas d*as dim*ns*e*, </line>
<line> *erec*ndo maiores explorações. </line>
</par>
<par>
<line> * *evi*ão de literatura mos*r*u m*is uma vez *mportânci* a </line>
<line> *os estágios e das </line>
</par>
<par>
<line> pesquis*s produ*idas pelas Instituições de Ensino *uperi*r, </line>
<line> que recuperam o cotidi*n* do </line>
</par>
<par>
<line> e*ercício profis*ional e devolvem n* forma de m*nograf**s, subsídios *ara o (*e)p*nsar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> projeto é*ico-político no con*e*to man*comial. </line>
</par>
<par>
<line> Apesar de apenas *ois trabalh*s serem privileg*a*o* na análi**, foi possíve* observar </line>
<line> que a entrev*sta com as ass*ste*tes soc*ais de um *ado, e a aná*ise *ocu*e*tal, a pa*ti* do livro </line>
<line> d* registro, per*iti*am ampliaçã* de *ngulos d* l*it*ra distint*s e complem*n*ares, na </line>
<line> direção da aproxi*ação d* tot*lida*e social. </line>
<line> Com certeza, co**i*era-se que a riqueza e * c*mp*ex*dade da intervenção *o Se*viço </line>
<line> Social do/no HAA está *p*nas iniciando, a*e*ar de j* se contar com uma produção mínima </line>
</par>
<par>
<line> dis*onível * de q*alidade. O </line>
<line> fato de ser um **u**am*nto condenado por toda* *s viol*ções </line>
</par>
<par>
<line> *istóri*as qu* lhe s*o est*uturalme*te associadas, </line>
<line> *ão impede </line>
<line> as assistentes s*c*ais de </line>
</par>
<par>
<line> resistirem e *e continuarem na lut* pela de*esa in*rans*ge*te dos di*ei*o* humanos e p*r u* </line>
<line> S*rviço Soc*a* p*tente, que possa fazer a difere*ça. </line>
</par>
<par>
<line> S ob * </line>
<line> *mperati*o do projeto ético-**l*tico do Se**i*o S*cial, é fundamental </line>
</par>
<par>
<line> rec*ns*itu*r a complexid*d* *o* fenômenos s**iais e d* r*alidade. Há que se post*lar e lutar </line>
<line> por uma cid*da*ia *lena, rob*st*, pau*ada nã* a*enas na l*berd*de, mas, sobretudo n* </line>
</par>
<par>
<line> interse*or*alidade, pois * sa*de sozi*ha não dá c*nta </line>
<line> da c*mplexi*ade </line>
<line> *as necessidades </line>
</par>
<par>
<line> humana*. A sua sati*fação não de*ende somente do e*penho d* S**viço So*ial, estando </line>
</par>
<par>
<line> c***un*cr*ta um conjunto * </line>
<line> de d*te*minantes estruturai* e históricos, intern*s e externos </line>
<line> à </line>
</par>
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<line> i*st*tuição, ins*ritos nos cam*os econômico, *ul*ural, social e p*lí*ico. </line>
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<line> C*mo R*ferenc*ar este Art*go, conf*rme A**T: </line>
<line> ROSA, L. C. S; SILVA, S. L. *; SOARES, *. M; LIMA, M. J. G * Serviço S*c*al ** Contex** </line>
<line> Ma*icom*al a Part*r de uma Análise Instit*c*onal. Re*. FSA, Teresina, v. 21, n. 1, *rt. 10, p. 169-186, </line>
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<line> Contribu*çã* dos Autores </line>
<line> L. C. S. Rosa </line>
<line> S. L. C. Silva </line>
<line> *. M . Soares </line>
<line> M. J. G. Li*a </line>
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<line> 1) concepçã* e p*aneja*ento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise e interp*etaç*o do* dad*s. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elab*ração do rascunho ou na revisão cr*tica d* conte*do. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) p*rtic*pação na aprovaç*o da **rsã* fina* do manuscri*o. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> R*v. FSA, Teresina, v. 21, *. 1, art. 10, p. 169-1*6, j*n. 2024 </line>
<line> www4.f*ane*.com.*r/revista </line>
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)