Empreendedorismo no Sistema Educacional: Foco na Formação do Sujeito Autônomo / Entrepreneurship in the Educational System: Focus on the Training of the Self-Employed Subject
Abstract
Este estudo consiste na investigação envolvendo a importância do empreendedorismo no ambiente escolar. Visa a ampliar as discussões sobre o alcance da Educação Empreendedora nos níveis básico e superior, explorando estudos que apontam, empírica e teoricamente, que o empreendedorismo desenvolvido em sala de aula tem contribuído para a transformação não apenas de estudantes, na medida em que estes passam a repensar a sua formação acadêmica e o seu futuro a partir de um ponto de vista conectado com a dinâmica socioeconômica contemporânea. O estudo tem abordagem qualitativa, de natureza descritiva, e promove uma análise a partir de um escopo teórico albergado em artigos, teses, dissertações e fontes bibliográficas. Foram explorados estudos que versam acerca da Educação Empreendedora, com destaque para os movimentos promovidos no sistema educacional, ressaltando a importância de iniciativas relacionadas à atualização dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP) de cursos de Graduação e do ensino médio, aspirando a avançar no comprometimento, no estímulo e na propensão dos estudantes em empreender por meio das estratégias educacionais.
Palavras-chave: Educação Empreendedora. Educação no Ensino Superior. Educação Básica.
ABSTRACT
This study consists of research involving the importance of entrepreneurship in the school environment. It aims to expand discussions on the scope of Entrepreneurial Education at basic and higher levels, exploring studies that point out, empirically and theoretically, that entrepreneurship developed in the classroom has contributed to the transformation not only of students, as they pass to rethink their academic training and their future from a point of view connected with contemporary socioeconomic dynamics. The study has a qualitative approach, descriptive in nature, and promotes an analysis based on a theoretical scope contained in articles, theses, dissertations and bibliographic sources. Studies were explored that deal with Entrepreneurial Education, with emphasis on the movements promoted in the educational system, highlighting the importance of initiatives related to updating the Political-Pedagogical Projects (PPP) of Undergraduate and high school courses, aspiring to advance commitment in the stimulation and propensity of students to undertake through educational strategies.
Keywords: Entrepreneurial Education. Education in Higher Education. Basic Education.
References
Albuquerque, C. P., Ferreira, J. S., & Brites, G. (2016). Educação holística para o empreendedorismo: uma estratégia de desenvolvimento integral, de cidadania e cooperação. Revista Brasileira de Educação, 21(67), 1033-1056, out./dez. DOI: http://doi.org/10.1590/S1413-24782016216752
Andrade, R. F. & Torkomian, A. L. V. (2001). Fatores de influência na estruturação de programas de educação empreendedora em Instituições de Ensino Superior. Anais...Encontro de estudos sobre empreendedorismo e gestão de pequenas empresas – EGEPE. 2, Londrina. Paraná.
Alves, A., Klaus, V., & Loureiro, C. B. (2021). Do sonho à realização: pedagogia empreendedora, empresariamento da educação e racionalidade neoliberal. Educação e Pesquisa, 47(e226115), 1-19, jun. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147226115
Amiri, N. S., & Marimaei, M. R. (2012). Concept of Entrepreneurship and Entrepreneurs Traits and Characteristics. Scholarly Journal of Business Administration, 2(7), 150-155, nov.
Annechini, D. S. F. (2022). Empreendedorismo como disciplina na grade curricular do curso de Enfermagem. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação- REASE, 8(2), 1045-1052, fev. DOI: doi.org/10.51891/rease.v8i2.4266
Araujo, G. F., Sousa, A. M. R., & Guimarães, J. C. (2023). Educação empreendedora: abordagens atuais, pedagogias e tendências. Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo, 8(3), 189-216, maio/jun.
Arruda, C., Burcharth, A., Barcellos, E., & Lourencini, S. (2020). Avaliação da Educação Empreendedora no Ensino Superior. Disponível em: < https://ci.fdc.org.br/AcervoDigital/Relat%C3%B3rios%20de%20Pesquisa/Relat%C3%B3rios%20de%20Pesquisa%202020/Avalia%C3%A7%C3%A3o%20da%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20Empreendedora%20no%20Ensino%20Superior.pdf>. Acesso em 10 jul. 2023.
Assis, R. B., & Riccio, E. L. (2023). Governança e Futebol Profissional: Análise da aplicabilidade de um modelo na Sociedade Esportiva Palmeiras. BASE – Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, 20(1), 1509-1545, jan./mar. DOI: 10.4013/base.2023.201.03
Barbosa, R. A. P., Silva, E. A., Gonçalves, F. H. L., & Morais, F. R. (2020). O Impacto da Educação Empreendedora na Intenção de Empreender: análise dos traços de personalidade, Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 9(1), 124-158, jan. DOI: https://doi.org/10.14211/regepe.v9i1.1589
Barros, A. A., & Pereira, C. M. M. A. (2008). Empreendedorismo e crescimento econômico: uma análise empírica. Revista de Administração Contemporânea-RAC, 12(4), 975-993, out/dez. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-65552008000400005
Bhardwaj, R., Weerawardena, J., & Srivastava, S. (2023). Advancing Social Entrepreneurship Research: A morphological analysis and future research agenda. Journal of Social Entrepreneurship, 1-36, abr. DOI: https://doi.org/10.1080/19420676.2023.2199748
Bejinaru, R. (2018). Assessing students’ entrepreneurial skills needed in the Knowledge Economy. Management & Marketing, 13(3), 1119-1132, set. DOI: https://doi.org/10.2478/mmcks-2018-0027
Bortoluzzi-Balconi, S., Cardoso-da Silva, D. J., Minello, I. F., Dias-Lopes, L. F., & Amaral, L. (2023). Teacher Actions: The Influence on Entrepreneurial Behavioral Characteristics of Students. Revista Electrónica Educare (Educare Electronic Journal), 27(1), 1-24, enero/abril. DOI: https://doi.org/10.15359/ree.27-1.14455
Boysen, M. S., Jansen, L. H., & Knage, M. (2020). To Share or Not to Share: A Study of Educational Dilemmas Regarding the Promotion of Creativity and Innovation in Entrepreneurship Education.
Scandinavian Journal of Educational Research, 64(2), 211-226, out. DOI: https://doi.org/10.1080/00313831.2018.1531919
Campanella, F., Peruta, M. R. D & Giudice, M. D. (2013). The Role of Sociocultural Background on the Characteristics and the Financing of Youth Entrepreneurship. An Exploratory Study of University Graduates in Italy. Journal of the Knowledge Economy, 4, 244-259. DOI: https://doi.org/10.1007/s13132-013-0157-4
Cardow, A., & Smith, R. (2015). Using innovative pedagogies in the classroom: Re-storying Gothic tales as entrepreneur stories. Industry and Higher Education, 29(5), 361-374, out. DOI: https://doi.org/doi:10.5367/ihe.2015.0268
Carvalho, A. J. C., Correa, R. O., Carvalho, G. D. G., & Olave, M. E. L. (2022). Educação empreendedora no ensino básico: identificando desafios a partir de uma análise bibliométrica e da revisão sistemática. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 11(2), 1-13, maio/ago. DOI: https://doi.org/10.14211/ibjesb.e2032
Carvalho, R. S., & Karpowicz, A. P. (2011). A formação de professores e supervisores escolares “empreendedores”: reflexões sobre o empreendedorismo como “valor pedagógico” Olhar de Professor, [S. l.], 13(2) 299–314. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.13i2.0007
Coelho, E. C. S. (2020). Educação empreendedora: proposta metodológica para o ensino de empreendedorismo no ensino médio. Revista Humanidades e Inovação, 7(7), 559-566, mar.
Comissão Europeia. (2016). Educação para o Empreendedorismo nas Escolas Europeias: Relatório Eurydice. Comissão Europeia/EACEA/Eurydice. DOI:10.2797/5984
Copelli, F. H. S., Erdmann, A. L., & Santos, J. L. G. (2019). Entrepreneurship in Nursing: an integrative literature review. REBEn – Revista Brasileira de Enfermagem, 72(Suppl 1), 289-298. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0523
Costa, A. M., Barros, D. F., & Martins, P. E. M. (2012). A alavanca que move o mundo: o discurso da mídia de negócios sobre o capitalismo empreendedor. Cadernos Ebape, 10(2), 357-375, jun. DOI: https://doi.org/10.1590/S1679-39512012000200007
Crestani, J. S., Carvalho, C., & Carraro, W. B. W. H. (2019). Empreendedorismo na universidade: perfil e potencial empreendedor dos alunos de Ciências Contábeis. Revista Expectativa, 18(1), 44-70, jan./jun.
Dias, B. F. B., & Mariano, S. R. H. (2017). Educação empreendedora na educação básica e o homem parentético de Guerreiro Ramos. Cadernos de Gestão e Empreendedorismo, 5(2), 55-66, maio/ago. DOI: https://doi.org/10.32888/cge.v5i2.12712
Dolabela, F. (2003). Pedagogia Empreendedora: o ensino de empreendedorismo na Educação Básica, voltado para o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Editora de Cultura.
Dolabela, F. (2008). Oficina do empreendedor. Rio de Janeiro: Sextante.
Dolabela, F. & Filion, L. J. (2013). Fazendo revolução no Brasil: a introdução da pedagogia empreendedora nos estágios iniciais da educação. REGEPE, 3(2), 134-181, set-dez. DOI: https://doi.org/10.14211/regepe.v2i3.137
Ercole, F. F., Melo, S. L, & Alcoforado, C. L. G. C. (2014). Revisão Integrativa versus Revisão Sistemática. REME – Revista Mineira de Enfermagem, 18(1), 9-11, jan./mar. DOI: http://dx.doi.org/10.5935/1415-2762.20140001
Etzkowitz, H. (2003) Research groups as 'quasi-firms': the invention of the entrepreneurial university. Research Policy, 32(1), 109-121, jan. DOI: https://doi.org/10.1016/S0048-7333(02)00009-4
Fernandes, C., Veiga, P. M, & Ramadani, V. (2023). Entrepreneurship as a transition to the circular economy. Environment, Development and Sustainability, 25(7), 1-14, jul. DOI: https://doi.org/10.1007/s10668-023-03513-5
Ferreira, A. G. & Miguel, J. R. (2020). A Importância da Educação Empreendedora nos processos de Ensino e Aprendizagem. Id on Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia, 14(50), 331-351, maio. DOI: 10.14295/idonline.v14i50.2440
Fonseca, F., & Nassif, M. E. (2022). Informação e empreendedorismo: Estudo de caso com acadêmicos brasileiros e canadenses. Perspectivas em Ciência da Informação, 27(4), 167-195, out/dez. DOI: https://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/42029
Fritz, M., Pinheiro, C. M. P., Barth, M., & Bohnenberger, M. C. (2022). Criatividade e educação empreendedora: uma revisão bibliométrica. Vianna Sapiens – Revista das Faculdades Integradas Vianna Júnior, Juiz de Fora, 13(2), 101-126, jul./dez. DOI: 10.31994/rvs.v13i2.907
Garcia, J. C. S., Ward, A., Hernández, B., & Florez, J. L. (2017). Entrepreneurship Education: State of the Art. Propósitos y Representaciones, 5(2), 401–473, jul./dez. DOI: http://dx.doi.org/10.20511/pyr2017.v5n2.190
Grecu, V., & Denes, C. (2017). Benefits of entrepreneurship education and training for engineering students. Anais... 8th International Conference on Manufacturing Science and Education – MSE 2017 “Trends in New Industrial Revolution”, 121, 1-7, ago. DOI: https://doi.org/10.1051/matecconf/201712112007. Disponível em: < https://www.matec-conferences.org/articles/matecconf/pdf/2017/35/matecconf_mse2017_12007.pdf>. Acesso em 18 jun. 2023.
Guimarães, J. C., & Santos, I. F. (2020). Educação empreendedora: a prática docente estimulando a mente do estudante. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, Rio de Janeiro, 14(2), 130-151, abr./jun. DOI: https://doi.org/10.12712/rpca.v14i2.41186
Guimarães, J. C., & Lima, M. A. M. (2016). Empreendedorismo educacional: reflexões para um ensino docente diferenciado. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, Rio de Janeiro, 10(2), 34-49, abr./jun. DOI: http://dx.doi.org/10.12712/rpca.v10i2.715
Henrique, D. C., & Cunha, S. D. (2006). Metodologias, recursos e práticas didático-pedagógicas no ensino de empreendedorismo em cursos de graduação e pós-graduação nacionais e internacionais. Anais... XXX Encontro da AnPAD – ENAnPAD, Salvador.
Hisrich, R. D. & Peters, M. P. (2004). Empreendedorismo. 5.ed. Porto Alegre: Bookman.
Hatten, T. S. & Ruhland, S. K. (1995). Student attitudes toward entrepreneurship as affected by participation in an SBI program. Journal of Education for Business, 7(4), 224-227. jun. DOI: https://doi.org/10.1080/08832323.1995.10117754
Hansemark, O. C. (1998). The effects of an entrepreneurship programme on Need for Achievement and Locus of Control of reinforcement, International Journal of Entrepreneurial Behavior & Research, 4(1), 28-50, abr. DOI: https://doi.org/10.1108/13552559810203957
Imbernón, F. (2011). Escola, formação de professores e qualidade do ensino. Pinhais: Editora Melo.
Jones, C. & English, J. (2004). A contemporary approach to entrepreneurship education. Education & Training, 46(8/9), 416-423. DOI 10.1108/00400910410569533
Jaeger, W. (2013). Paideia: a formação do homem grego. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes.
Jusoh, R., Ziyae, B., Asimiran, S., & Kadir, S.A. (2011). Entrepreneur Training Needs Analysis: Implications On The Entrepreneurial Skills Needed For Successful Entrepreneurs. International Business & Economics Research Journal, 10(1), 143-148, January. DOI:10.19030/iber.v10i1.933
Kremel, A., & Edman, K. W. (2019). Implementing design thinking as didactic method in entrepreneurship education. The importance of through. The Design Journal, 22(sup 1), 163-175, may. DOI: 10.1080/14606925.2019.1595855
Klorer, E.; Stepan, M. (2015). Off target: China’s vocational education and training system threatens the country’s rise to industrial superpower status. Mercator Institute for China studies, 24, 1–9, out. Disponível em: https://merics.org/sites/default/files/2020-05/China_Monitor_24_Vocational_Education_EN.pdf. Acesso em 20 maio 2023.
Krakauer, P. V. C. (2014). Ensino de empreendedorismo: estudo exploratório sobre a aplicação da teoria experimental. Universidade de São Paulo. São Paulo. 189f. Tese (Doutorado em Administração). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo (USP). São Paulo.
Lavieri, C. (2010). Educação...empreendedora? In.: Lopes, R. M. A. (Org.). Educação empreendedora: conceitos, modelos e práticas (pp. 1-16). Rio de Janeiro: Elsevier.
Leite, N. M. (2018). Tecnologia e educação empreendedora: estamos no caminho certo? Curitiba: Appris.
Lopes, R. M. A. & Teixeira, M. A. A. (2010). Educação empreendedora no ensino fundamental. In: Lopes, R. M. A. (Org.). Educação empreendedora: conceitos, modelos e práticas. Rio de Janeiro: Elsevier.
Mariana, R. (2015). Entrepreneurial education for engineering students. Economics Management Information Technology, 4(2), 27-33, january.
Minatel, I. (2019). Crianças Sem Limites: educação empreendedora na primeira infância. Barueri: Novo Século Editora.
Malacarne, R., Brunstein, J., & Brito, M. D. (2014). Formação de técnicos agropecuários empreendedores: o caso do IFES e sua participação na OBAP. REGEPE, São Paulo, 3(2), 20-41, maio/ago. DOI: https://doi.org/10.14211/regepe.v3i2.125
Marcondes, R. C. (2014). Entre buscar oportunidades e obter reconhecimento: comportamento empreendedor de psicólogos em sua trajetória profissional. Dissertação (mestrado). 171f. Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis.
Moura, D. A., Guaragni, C., & Silva, J. S. (2018). Práticas empreendedoras e protagonistas a partir de vivências no curso de Pedagogia. Cadernos de Educação Tecnologia e Sociedade, 11(3), .468-476, jul./set. DOI: https://doi.org/10.14571/brajets.v11.n3.468-476
Muftahu, M. (2022). Higher education and IR 4.0: Embedding Entrepreneurship Education in Malaysian and Nigerian Universities – Developments and challenges. International Journal of Entrepreneurship and Development, 5(5), 888-895, set. DOI: https://doi.org/10.29138/ijebd.v5i5.1949
Nabi, G., Liñan, F., Fayolle, A., Krueger, N. & Walmsley, A. (2017). The Impact of Entrepreneurship Education in Higher Education: A Systematic Review and Research Agenda. Academy of Management Learning & Education, 16(2), 277-299, jun. DOI: https://doi.org/10.5465/amle.2015.0026
Odilon Neto, M., Guimarães, J. C., & Lukosevicius, A. P. (2019). Empreendedorismo para todos: o perfil empreendedor dos licenciandos de pedagogia. Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo, v. 4, Edição Especial: Facetas do Empreendedorismo, 38-75, set.
Pereira, L., Istotani, S. & Toda, A. (2020). Pensamento Computacional no contexto da BNCC, aplicado a projetos de empreendedorismo como fator de inclusão social. Anais dos Trabalhos de Conclusão de Curso. Pós-Graduação em Computação Aplicada à Educação Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação. Universidade de São Paulo (USP).
Pereira, N. L.; Lunardi, G. M.; Silva, J. B.; Silva, I. N. (2022) Knowledge Management Practices Integrated to Teaching Methodologies: An integrative review. International Journal of Advanced Engineering Research And Science, 9(8), 153-164, ago. DOI: https://dx.doi.org/10.22161/ijaers.98.19
Pontus, B. (2010). Entrepreneurship, Innovation and Economic Growth: past, experience, current knowledge and policy implications, Working Paper Series in Economics and Institutions of Innovation 224, Royal Institute of Technology. CESIS – Centre of Excellence for Science and Innovation Studies.
Ribeiro, A. T. V. B., Ferragi, C.A., Zanotto, M. A. C., & Cardoso, A. C. F. (2022). Ensino de empreendedorismo: Um estudo sobre boas práticas e antecedentes de professores brasileiros. REGEPE-Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 11(3), 1-12, set./dez. DOI: https://doi.org/10.14211/ibjesb.e2133
Rocha, A. K. L., Moraes, G. H. S. M., & Fischer, B. (2022). The role of university environment in promoting entrepreneurial behavior: evidence from heterogeneous regions in Brazil. Innovation & Management Review, 19(1), 39-61, mar. DOI: 10.1108/INMR-08-2020-0112
Rosa, S. S. (2021). Empreendedorismo e a atitude empreendedora: um relato de sua importância para a economia. Administração de Empresas em Revista, 4(22), 154-168.
Ruda, W., Martin, T. A., Arnold, W., & Danko, B. (2012). Comparing Start-up Propensities and Entrepreneurship Characteristics of Students in Russia and Germany. Acta Polytechnica Hungarica, 9(3), 97-113.
Saes, A. M., & Marcovitch, J. (2020). Educação empreendedora: trajetória recente e desafios. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 9(1), 1–9. DOI: https://doi.org/10.14211/regepe.v9i1.1776
Schaefer, R. & Minello, I. F (2017). Mentalidade empreendedora: O modo de pensar do indivíduo empreendedor. REGEPE-Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 6(3), 495-524, set/dez. DOI: 10.14211/regepe.v6i3.422
Schaefer, R., & Minello, I. F. (2016). Educação empreendedora: premissas, objetivos e metodologias. RPCA, Rio de Janeiro, 10(3), 60-81, jul./set. DOI: http://dx.doi.org/10.12712/rpca.v10i3.816
Schumpeter, J. A. (2008). Capitalism, socialism and democracy. New York, USA: Harper Perenial.
Seelig, T. L. (2005). Entrepreneurship Education Around the World. Paper presented at REE USA 2005, Standford University, Oct. 26. Disponível em: . Acesso em 10 maio 2023.
Sentanin, L. H. V., & Barboza, R. J. (2005). Conceitos de empreendedorismo. Revista Cientifica Eletrônica de Administração, 5(9), 1-9, dez.
Shane, S., & Venkataraman, S. (2000). The Promise of Entrepreneurship as a Field of Research. Academy of Management Review, 25(1), 217-226, january. DOI: https://doi.org/10.2307/259271
Slawka, E., & Novais, M. E. (2021). Gestão em saúde: nova disciplina nos cursos de medicina. Revista de Medicina, 100(3), 212-219.
Sousa, M. J. (2018). Entrepreneurship Skills Development in Higher Education Courses for Teams Leaders. Administrative Sciences, 8(2), 1-15, maio. DOI: https://doi.org/10.3390/admsci8020018
Sousa, R. M., & Florêncio, M. N. S. (2023). Empreendedorismo acadêmico à Brasileira: Revisão sistemática e insights de pesquisa no período de 2017 a 2021. Revista Gestão em Análise, 12(1), 103-120, jan/abr. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v12il.p103-120.2023
Souza, E. C. L. & Guimarães, T. (2005) Métodos, técnicas e recursos didáticos de ensino do empreendedorismo em IES brasileiras. Empreendedorismo além do plano de negócio. São Paulo: Atlas.
Sriyakul, T., Jermsittiparsert, K. (2019). The mediating role of entrepreneurial passion in the relationship between entrepreneur education and entrepreneurial intention among university students in Thailand. International Journal of Innovation, Creativity and Change, 6(10), 193-212, October.
Stadler, A. & Smith, A. M. J. (2017). Entrepreneurship in vocational education: A case study of the Brazilian context. Industry and Higher Education, 31(2), 81–89, mar. DOI: https://doi.org/10.1177/0950422217693963
Stensaker, B. & Benner, M. (2013). Doomed to be entrepreneurial: institutional transformation or institutional lock-ins of ‘new’ universities? Minerva, 51(4), 399-416, out-dez. DOI: https://doi.org/10.1007/s11024-013-9238-6
Tavares, C. E. M., Moura, G. L., & Alves, J. N. (2013). Educação empreendedora e a geração de novos negócios. Observatorio de la Economía Latinoamericana, 188, 1-8, set.
Toledo, C. M. & Maciel, M. D. (2023). Educação empreendedora e as competências do professor de ciências. RECIMA21 – Revista Científica Multidisciplinar, 4(5), 1-22, maio. DOI: https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3219
Tomé, L. M. (2019). Relevante, porém escasso: Panorama do ensino de Empreendedorismo nas Escolas Médicas. Dissertação (Mestrado em Gestão da Competitividade). 92f. Escola de Administração de Empresas de São Paulo. Fundação Getúlio Vargas (FGV): São Paulo.
UNESCO. Division for Inclusion, Peace and Sustainable Development, Education Sector. In Education for Sustainable Development Goals: Learning Objectives; UNESCO: Paris, France, 2017; Available online: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000247444
Vale, G. M. V. (2014). Empreendedor: Origens, Concepções Teóricas, Dispersão e Integração. Revista de Administração Contemporânea- RAC, 18(6), 874-891, nov/dez. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac20141244
Valente, F., & Costa, T. (2020). Políticas e programas de empreendedorismo no Ensino Superior em Portugal. In.: Parreira, P., Paiva, T., Mónico, L., Alves, L., & Sampaio, J. H. As Instituições de Ensino Superior Politécnico e a Educação para o Empreendedorismo. Guarda, Portugal: Projeto PIN – Poli Entrepreneurship Innovation Network.
Wang, Z. (2015). History and interpretation of innovation and entrepreneurship education. Educ. Chuang Xin Yu Chuang Ye Jiao Yu, 4, 1–6. Available online: http://www.cqvip.com/qk/89619x/201504/666310883.html
Wang, Q., Sun, Z., & Wu, C. (2021). The Impact of University Innovation and Entrepreneurship Education on Entrepreneurial Intention From the Perspective of Educational Psychology. Frontiers in Psychology, 12, article 745976, nov. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.745976
Werlang, N. B.; Favretto, F., & Flach, R. O. (2017). O. Desenvolvimento e Evolução de Competências Empreendedoras em Alunos de um Curso de Graduação em Administração. Revista de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, Passo Fundo, 4(2), 30-50, jul./dez. DOI: https://doi.org/10.18256/2359-3539.2017.v4i2.2039
Zhang, H., & Liu, X. (2021). Teaching System of Undergraduate Entrepreneurship Education under the Background of Internet of Things. Mobile Information Systems, Article ID 4298724, 1-9. DOI: https://doi.org/10.1155/2021/4298724
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2024.21.3.6
Refbacks
- There are currently no refbacks.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)