Aspectos Históricos e Concetuais da Avaliação da Aprendizagem no Brasil / Historical and Conceptual Aspects of Learning Assessment in Brazil
Abstract
Este trabalho é parte de uma investigação maior que teve como finalidade conhecer as compreensões de estudantes camponeses do Ensino Médio sobre o processo de avaliação da aprendizagem na área de ciências da natureza. Em âmbito desse ensaio, o objetivo foi conhecer os elementos históricos presentes nas práticas avaliativas desenvolvidas por professores. Para alcançá-lo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa. Os resultados evidenciaram que, no decorrer dos tempos, a avaliação da aprendizagem e os seus procedimentos sofreram a influência de diferentes tendências pedagógicas, que se acentuaram em cada época, demarcando ideologias de educação, de ensino e de aprendizagem. Apesar dos avanços ocorridos nas três últimas décadas, na atualidade, a avaliação da aprendizagem ainda continua rodeada por desafios e sofre forte influência dos exames escolares, de modo que, através desta pesquisa, foi possível identificar que existem distanciamentos em relação às práticas avaliativas desenvolvidas e às determinações legais. Conclui-se que é importante conhecer os aspectos históricos que envolvem a avaliação da aprendizagem, reconhecendo as contribuições das diferentes pedagogias para os processos avaliativos desenvolvidos na atualidade.
Palavras-chaves: Prática Pedagógica. Ensino. Aprendizagem. Pedagogia.
ABSTRACT
This work is part of a larger investigation that aimed to know the understandings of peasant high school students about the process of learning assessment in the area of natural sciences. Within the scope of this essay, the objective was to know the historical elements present in the evaluation practices developed by teachers. To achieve this, a bibliographic research was carried out, with a qualitative approach. The results showed that, over time, the assessment of learning and its procedures have been influenced by different pedagogical tendencies, which have been accentuated in each era, demarcating ideologies of education, teaching and learning. Despite the advances that have occurred in the last three decades, nowadays, the assessment of learning is still surrounded by challenges and is strongly influenced by school exams, so that, through this research, it was possible to identify that there are distances in relation to the evaluation practices developed and the legal determinations. It is concluded that it is important to know the historical aspects that involve the evaluation of learning, recognizing the contributions of the different pedagogies to the evaluation processes developed today.
Keywords: Pedagogical Practice. Teaching. Apprenticeship. Pedagogy.
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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2024.21.9.8
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)