<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 11, art. 11, p. 207-22*, n*v. 2*24 </line>
<line> ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2*24.21.11.*1 </line>
<line> Representações Sociais do Emp*e*ndedoris*o S*cial F**inino: O Caso do **tado do Piau* </line>
<line> Social Repr*sent*t*ons of Fem*le Social Ent**pren*urship: Th* Cas* of the *t*te of Pi*uí </line>
<line> Bruno Galisa de Ol*ve*ra </line>
<line> Mestrado pro***sional em *ndamento em Ges*ão Públic* pela Univer*idade Federal do *ia*í </line>
<line> bruno.gaalisa@*mail.com </line>
<line> K*íq*e Barbos* *e Moura </line>
<line> *es*rado profis*i**al em Ges*ão Pública pela U*i*ersidade *ederal do Pi*uí </line>
<line> Professor do In*tit*to de Ensino S*per*or (*CEV) </line>
<line> e*g.kaiquem*ur*@g*ail.com </line>
<line> Jo*o Ca*los Hipólito B*rnardes do Nascimento </line>
<line> Doutor e* Ciências Contá*e*s *e*a U*iver*ida** Federal do Rio de *a*eiro </line>
<line> *rofessor A*junto da **i*ersidade Federal do Pia*í </line>
<line> jchb*1@*mail.com </line>
<line> F**i*na P*nto de Al*eida Bizar**a </line>
<line> Pós-Dou*orado e* Administ*ação *ela Unive*sidade E*tadua* do Ceará </line>
<line> D**torado em *dministração *e Em*r*sas pela Universida*e *e Forta*eza </line>
<line> fab**na.alm*ida@ufpi.edu.br </line>
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<line> Endere*o: Brun* *alisa de Oliveira </line>
</par>
<par>
<line> Univer*idade Fe*eral </line>
<line> do Piauí, </line>
<line> Avenida Uni*ersit*r*a - </line>
<line> Editor-C*efe: </line>
<line> Dr. </line>
<line> Ton*y </line>
<line> Ke*l*y </line>
<line> de </line>
<line> *lencar </line>
</par>
<par>
<line> lado í*par, Ininga, 64049550 - T*resina, PI - *ras*l. </line>
<line> *odrig*es </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Kaíque B*rbosa de Mo*ra </line>
</par>
<par>
<line> **iversi*ade Fe*eral </line>
<line> d* P*auí, </line>
<line> A*enida Universitá*ia - </line>
<line> A*tigo recebido e* 14/05/2024. Última *e**ão </line>
</par>
<par>
<line> *ado ímpar, *ninga, 64049*50 - T*resina, PI - Br*sil. </line>
<line> recebi*a em 27/05/2024. Aprovado em 28/0*/20*4. </line>
</par>
<par>
<line> E*dereço: João Carlos Hipólito *ernar*es d* </line>
</par>
<par>
<line> Nascimento </line>
<line> Avaliado pelo *istema Tri*le R*view: Desk *eview a) </line>
</par>
<par>
<line> Universidade Federal *o Piauí, Am**car Ferreira Sobral. </line>
<line> pelo Edit*r-**ef*; e b) Doubl* *lin* Re*i** </line>
</par>
<par>
<line> BR 343, </line>
<line> km </line>
<line> 3,*, Melad*o, 648000*0 - Floriano, P* - </line>
<line> (a*aliaçã* cega por dois avaliadore* d* á*ea). </line>
</par>
<par>
<line> Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> En*ereço: Fabiana P*n** d* A**eida Bizarri* </line>
<line> Revisão: Gramatic*l, N*rmat*va e de Fo*matação </line>
</par>
<par>
<line> U*iversi*ade </line>
<line> Federal </line>
<line> do </line>
<line> Piauí, </line>
<line> Avenida Universi**ria - </line>
</par>
<par>
<line> lado ímpar, I*inga, 64049550 - Teresina, P* - B*asil. </line>
</par>
<par>
<line> Agê*cia de Fom*n*o*: "Estudo desenvolvido com apoi* do Edita* N* 05-2022 Processo nº </line>
<line> 0*110.000*5*/2022-13 Programa de Apoio * Pós-*raduação S*ri*to Senso- PA*G - Bolsas de *outora*o * </line>
<line> Me**rad*" </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> B. *. O**veira, K. *. Mou*a, *. *. H. B. N*sci*e*to, F. P. *. Biza*ria </line>
<line> 208 </line>
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<line> RES*M* </line>
<line> *ste est*do abo*da o emp**e*dedorismo *eminino social à luz da te*ria das representações </line>
<line> sociais de *erge Moscovici, destacando *omo as normas e políticas pública* no est*do do </line>
<line> Piauí refletem e *oldam as p*rce*ções s*b*e as m*lheres empreendedora*. *til*zando uma </line>
<line> a*ordagem qual*tativa e documental, foram analisadas **is e projetos de le* acessados </line>
<line> através d* Siste*a de Apoio ao Proce*so Legislativo (SAPL). Os result*dos ind*cam *ue as </line>
</par>
<par>
<line> representações s*ciais d* desiguald*de de gêner* e vio*ênci* de gên*ro </line>
<line> influenciam </line>
</par>
<par>
<line> negati*amente a </line>
<line> atividade *mp*eendedora da* mulheres, mas as polí*icas públic*s visam </line>
</par>
<par>
<line> foment*r a autonomia f*nanceira e a capaci**ção, </line>
<line> promoven*o a emancipaç*o feminina. A </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa *e*ela qu* t*is representações fu*cionam no*mativamente, ao in*lue*c**r a criação </line>
<line> de le*s, e pre*critivam*nte, ao m*ldar crenças e comport*me*t*s so*iais. Suge*em-se futuras </line>
</par>
<par>
<line> pes*ui*as qu*litativas e *ua*tita*ivas </line>
<line> par* av*liar os </line>
<line> impacto* *ráticos </line>
<line> **ssas normas no </line>
</par>
<par>
<line> *m*reendedor*smo *em**ino no Piauí. </line>
</par>
<par>
<line> Pala*r*s-chave: Empreendedorism* Social Femi*ino. Piauí. Rep*esentaç*es Sociais. </line>
<line> *BS*RAC* </line>
<line> This s*udy adresses *nd ana*yzes female social *ntre*re*eur*hip in light *f Serge </line>
<line> *osco*i*i's theory of *o*ia* r*pres*ntations, *ighlight*ng how n*rms and pu*lic policies in </line>
</par>
<par>
<line> the sta*e of Piauí r*flect </line>
<line> an* shape perceptions abo** women entre*reneurs. *sing </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> qualitative and documentary *pproach, </line>
<line> la*s and b**ls *ccessed throu*h the Le***lativ* </line>
</par>
<par>
<line> Process *upport System (SAP*) were *e*ified. T*e *es*lts *ndic*t* that social </line>
<line> representations of *ender inequal**y and gender viol*nce influen*e th* quali**e* of women's </line>
</par>
<par>
<line> e*treprene*rial activity, b*t p*blic policies aim to foste* fin*ncial a*tonomy </line>
<line> and t*aining, </line>
</par>
<par>
<line> pro**ting fe*ale eman*ipati*n. The research reveals that suc* repre**ntations fu*ction </line>
<line> *o***t*v*ly, by *n*luenc*ng the creat*on o* la**, and prescr*ptively, by shaping social </line>
<line> arti*ul*ti*ns and behaviors. Future qual*tative and q*antitative research *s *ug*est*d to </line>
<line> evalua*e t*e pr*c**cal impacts of *h*se standards on fema*e entrepreneurship *n P*a*í. </line>
<line> Keywo*ds: F*male Soci** En*r*preneursh*p. *iauí. Social Repre*ent*****s. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. 21, n.11, art. 11, *. 207-225, nov. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revi**a </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> Represen**ç*es Soci*is do Emp*ee*ded*r**mo Soc*a* Femini**: O Caso do Es*ado do Piauí </line>
<line> 209 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTR*DUÇÃO </line>
<line> O emp**en*e*ori*mo é um tema que pro*oca debat*s a pa*tir de diver**s abordagen* </line>
<line> teórico-met*dológicas, *ada *ua *m*or*ância no contex** d* capitalismo g*o**lizado, *nde a </line>
<line> *usc* incess*nte p**a *ntrodução ** novas **áticas e tecnologia* nos mer*ad*s é uma </line>
<line> con*tante (BERTOLAM* et al., 2018). O *mpreendedo*i*mo *ode *er abord*do po* </line>
</par>
<par>
<line> inúmeras </line>
<line> per**e**ivas, </line>
<line> in*luindo </line>
<line> as </line>
<line> comport*menta*s, </line>
<line> ec*nômicas, </line>
<line> pr*cessu*i*, </line>
</par>
<par>
<line> or**niza*ionais, entre outras, d*sta*ando assim a co*p*exi*ade d* *onceito (BO*GES; </line>
<line> EN**UE, 20**). </line>
<line> A mulher *e* de*e*penhado um papel sig*ificativo nos pr**e*sos d* tr*nsf*rm*ção </line>
<line> históri*a, s*ci*econô*ica, ***ntífica * cultural a* lon*o da dinâmica histórica da sociedade. </line>
<line> Contudo, é *mpor*ante assinalar que o reconhe*imento de seu papel e p*otagonismo nem </line>
<line> sempr* ocorreu *e forma explícita (*OD**GUES et *l., *021). </line>
</par>
<par>
<line> A p*esença *eminina </line>
<line> *o c*n*r*o emp*esarial *em e*p*rime*tado um aumento </line>
</par>
<par>
<line> s*gnificativo n*s últ**as dé**d*s, es**cialme*t* em naçõ*s </line>
<line> em </line>
<line> desenvolvim*nt* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> de*en*olvi*as (*SSUNÇÃO; ANJOS, 2018). As mulheres t*m se **v*lvido cada vez m*i* </line>
<line> na produç** de bens e serviço* de valor eco*ômico, buscando **depend*nc*a, *lexi*ilidad* e </line>
</par>
<par>
<line> l*b*rdade f*nanceira, muitas v*zes, por **io </line>
<line> de at**idad*s empreend*d*ras (MORA*ES- </line>
</par>
<par>
<line> URRUTIA, *023). O esfo*ço *ela emanc*pação </line>
<line> fe*inin* </line>
<line> n* â*bito </line>
<line> pro*issional </line>
<line> n*o se d* </line>
</par>
<par>
<line> de forma neutra, mas sim em um co*texto antag*ni*o, ma*cad* </line>
<line> pelo patr*arcad*. Isso </line>
</par>
<par>
<line> *uscita discussões acerca das disp*r*dades entre o* papéis masculin* e femi**no na *estão e </line>
<line> no empre*nde*orism* (*ODRIGUES et al., 202*). </line>
<line> Par* Jonath** e Silva (2007), * empreende*orismo femini*o * articulado *ela *u**ão </line>
<line> dos el*mentos família, tr*balho e pes*oa, qu* ex*rce* impacto sign*fic**ivo *obre o ofício, </line>
<line> or* estimu*ando *ela ma*o* *lexibilidade da atividade empreendedora, *ra anulan*o-a em </line>
<line> raz*o dos *esafios e*t*utu*ais. </line>
</par>
<par>
<line> Sendo </line>
<line> *ssim, </line>
<line> po*e-s* </line>
<line> ente**er </line>
<line> q*e </line>
<line> a </line>
<line> configur*ção </line>
<line> d*s </line>
<line> m**heres </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> *mpreende*or*smo, resultante dos sentidos subjetivos, não c**f*gura uma o*g*niza*ão </line>
</par>
<par>
<line> subjetiva </line>
<line> unive*sal e padroni*ada (M*R*LES-**R*TIA, 2023), tendo e* *is*a que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> sen**d* su*j*tivo da a*ivi*a*e em*reen*edora va*ia ind*vidualmente em cada m*lher. Cada </line>
</par>
<par>
<line> traj*tória co*fere um carát*r inteira*ente sin*ular à </line>
<line> a**vidade que dese*vol*em. Cada </line>
</par>
<par>
<line> emp*eendedora, para F*rreira e Nog*eira (2**3), pode </line>
<line> ser considerada uma síntese </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. **, n. 11, a*t. 11, *. 207-*25, nov. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/*evist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> B. G. Oliveira, K. B. Moura, J. C. H. B. Nasciment*, F. P. A. *iz*rri* </line>
<line> 210 </line>
</par>
<par>
<line> *omplexa *a qual a universa**dade ** *anifes*a social e his**ri*amente por m*io da ativid*de </line>
<line> empreendedo*a que, por sua vez, * uma ativid*de so*ial que se mani*esta em re*res*ntações. </line>
</par>
<par>
<line> O em*reendedor*smo feminino so*ial e a te*ria </line>
<line> *e representações so*iais de </line>
</par>
<par>
<line> *er** </line>
</par>
<par>
<line> Mo*covici *st*o conectados *tra*és da compreensão d* *apel das mulheres em </line>
<line> *ol*ar e desafiar as percepç*es soc*ais trad*ci*nais, especial*en*e no contexto de </line>
</par>
<par>
<line> iniciativas vol*adas p*ra o *m*acto **cial. S*r*e M*scovici (200*) *estaca </line>
<line> como as </line>
</par>
<par>
<line> repres*nt*ções sociais são cons*r*ídas e disseminadas p** g*u*os sociai*, *nflue*ciando </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> compr*en*ão colet*va de difer*ntes *emas, moldando a percepção do que é típico </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> adequado in*lu*ive e* termo* d* gênero. </line>
</par>
<par>
<line> A* no*mas, em sentido </line>
<line> amp*o, refle**m as representaç*e* socia*s ao passo </line>
<line> em q*e </line>
</par>
<par>
<line> são elabo*adas e* process*s realizados por p*sso*s *ue *e apoiam em c*n*truções *oletivas </line>
</par>
<par>
<line> para retrat*r, em texto jurídico, </line>
<line> como *et*rmi*ad* parcela </line>
<line> da *ociedade * </line>
<line> perc*bida </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> tratada, com imp*cto* sobre a </line>
<line> compreensã* de *eus predi*ad*s sociais, históricos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> eco*ômico* a partir de diferentes stakeholde*s (TORRES et al., 2*1*). </line>
<line> As*im, considerando *ue * teoria da* re*resentações s*ciai* *u**lia a compreender </line>
</par>
<par>
<line> como as pe*cepções de gêne*o e empreendedorismo influenc*am * forma </line>
<line> co*o as normas </line>
</par>
<par>
<line> são elaboradas, impac*ando, re*urs*vament*, *obr* os seus d*s*inatár*os, * obj*tivo deste </line>
</par>
<par>
<line> *rabalh* f*i i*ent*ficar as represe*tações </line>
<line> sociais *e </line>
<line> empreendedorismo socia* f*min*no </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> par*ir d* um es*udo docu*ental da* n*rmas e políticas públicas do est*do *o *iau*. </line>
</par>
<par>
<line> Para atender ao </line>
<line> *bjetivo da pe*qu*s*, </line>
<line> op*ou-s* por **a a*ordagem q*ali*ativa, </line>
</par>
<par>
<line> alinhando-se * teoria das representaç**s sociais. * pesquisa foi e*ine***mente do*um*ntal, </line>
<line> utilizando-se *ocumen*os escrito* púb*ico*, no*adamen*e lei* e projetos de lei a*essados </line>
<line> através do S*stema d* Apoio *o Processo Legislati*o (SAPL) da Assembleia Legisla*iva do </line>
</par>
<par>
<line> Pia*í. A coleta de </line>
<line> dados *correu em </line>
<line> 3 de *eze*bro *e </line>
<line> 20*3, com a busc* *extual </line>
</par>
<par>
<line> "empree*dedorismo AND feminino *ND social", r**ult*ndo em se*s document*s. A *nálise </line>
<line> *relimi*ar verificou a perti*ência dos docum*ntos a* o**et*vo d* pesq**sa, considerando-*e </line>
</par>
<par>
<line> co**exto, autores, autenticidade e concei*os-chave. A análise f*nal, inspira*a no </line>
<line> modelo </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> Minayo (2014) * C*llard (200*), busc** conex*e* entre *mpreendedorismo socia* f*m****o </line>
</par>
<par>
<line> e re*resentações socia*s, visan*o </line>
<line> a *xplicações </line>
<line> plausí*eis e * </line>
<line> g*ração de categorias </line>
</par>
<par>
<line> temá*ic*s para at*nd** ao o*jetivo da pesquisa. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Ter*s*na, v. 21, n.11, art. 11, p. 207-2*5, nov. 2*24 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.*r/*ev**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Re*res*ntações Sociais do Empreendedorismo *ocia* Feminino: O Ca*o do Es*ado do Piauí </line>
<line> 21* </line>
</par>
<par>
<line> * RE*ERENCIAL TEÓR*CO </line>
<line> 2.1 Empreende*orismo Feminino </line>
<line> Um empreen*edor * *ma pessoa que organiza um emp*e*ndi*ento p*ra se beneficiar </line>
<line> de uma o*ortunida*e, em vez de trabalha* *omo empreg*do. Os empresários desempenham </line>
<line> um pap*l fundamental em qualquer *conomia. Estas são as pes*oas que têm as habilida*es e </line>
</par>
<par>
<line> a i*iciativa </line>
<line> nec*s*á***s pa*a an*ecipar a* necessidades atuais e futuras e trazer boas nova* </line>
</par>
<par>
<line> id*ias para o mercado (DORN*LA*, 2004). </line>
<line> Glein e Oliveira (2014) ap**tam que ****s *mpree*d*dor*s femininas, </line>
<line> h**toricame*te, tive*am uma e*ev*ção ligada ao a*mento das taxas de divór*io, fat* qu* fez </line>
</par>
<par>
<line> com que muita* mulhere* f*ssem f*rçadas a voltar </line>
<line> *o papel de prestadoras únicas. </line>
<line> Isso as </line>
</par>
<par>
<line> *evou *e vol*a </line>
<line> ao mu*do d* trabalho, on*e não for*m b*m recebidas. Essas au*oras </line>
</par>
<par>
<line> descrevem que quand* a re**ssão ocorre*, mui*as </line>
<line> de*sa* m*l*ere* f*ram as primei*as </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ficarem s** traba*ho. A**umas </line>
<line> dessas *ções aind* atuam em seus se*mentos * agora *e </line>
</par>
<par>
<line> forma inovadora como as lí*e**s Mary Kay *sh e Ru*h Fertel, *a Chr*s *teak House </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Ruth, faziam par*e d***e movimento. </line>
</par>
<par>
<line> Conform* dados do Serviço Bra*i*eiro de A*oio às M*cro e P*q**na* Empresa* </line>
<line> (SEBRAE). *ssa ação prat*cada *** mulher*s aumentou pós situ*ção pand*mica (SEBRAE, </line>
<line> 202*). Glein (*0**) explica o cresci*ento, a*o*tando que, junta*ente co* o intenso *esejo </line>
<line> de realizar *ua visão, essas mulheres tam*ém têm uma grande capacidad* de realizar vár*as </line>
</par>
<par>
<line> tare*as </line>
<line> e </line>
<line> nun*a te*eram os riscos </line>
<line> *nvol*i*os </line>
<line> em tra*alhar por conta própr*a. *s mulhe*es </line>
</par>
<par>
<line> ai*da *nfrentam muitos *roblemas na força d* traba*ho, e ser s*a p*ópria chefe certament* é </line>
</par>
<par>
<line> mais </line>
<line> at*aent* </line>
<line> p*ra </line>
<line> algun* </line>
<line> dos </line>
<line> pr*ble*as </line>
<line> cotidianos </line>
<line> que </line>
<line> enfr*n*am </line>
<line> *ora </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> emp*eend*doris*o. </line>
</par>
<par>
<line> Contudo, é fundamental l*mb*ar que a inse*ç*o da m*lher no *er*ado *eu-se </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> forma gradu*l e oriunda dos con*tantes movime*tos sociais em bu*ca pelo reconh*c*mento </line>
<line> dos direi*os feminino*. Rag* (2021) apont* que, d**ante muitos séculos, à mul*er, em regra, </line>
</par>
<par>
<line> *ram de**inad*s </line>
<line> apenas as ati*idades do lar, a *dministração de pequenos negóci*s e bens, </line>
</par>
<par>
<line> princip*lmente quando de origem de herança. Ainda assi*, * leg**lação exigia que </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> hom*m r**pons*vel por esta ratificasse alguns de seus atos civis. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina P*, v. 2*, n. *1, ar*. 11, p. 207-225, nov. *0*4 www4.fsa*et.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> B. G. Oliveira, K. B. Moura, J. *. H. B. Nascimento, F. P. A. Bizarria </line>
<line> 21* </line>
</par>
<par>
<line> Para a*é* d* tardio, Rag* (20*1) considera que ess* processo se </line>
<line> **u atravé* d* </line>
</par>
<par>
<line> avanço da p*oduç** industrial e estava *i*ado ao parque industrial *m qu* eram comuns as </line>
<line> longas jorn*das d* trabal*o, baixo* salários, maus-tratos de patrões e, sobretudo, o contínuo </line>
</par>
<par>
<line> assédio sexua*. Assim, dentro de uma *ocieda*e m*rcada *o* *ra*os </line>
<line> t*adicionalistas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> conservadores, *ara a *ulher fora* est*be*e*idos limites e restrições na *orm* d* se*, </line>
</par>
<par>
<line> pens**, ag*r e interagir, * de po**r, entre *ários as*ec*os, </line>
<line> que *ornaram a mulher </line>
</par>
<par>
<line> desfa*o**cida em relação a* gên*ro masculi*o. </line>
</par>
<par>
<line> De acordo com Leite (2021), * em*re*ndedorismo feminino e * formação *e redes </line>
<line> de n*gócios pertencentes a mulhere* cres*em con*tan*emente, entre**nto, há um* sér*e de </line>
</par>
<par>
<line> desafios e *bstáculos que a* mulheres emp*esária* enfrent**. Garcia (20*3) relata que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> empree*dedo*is*o *inda * co*siderado um campo *ominad* *or ho*ens, e po** ser difícil </line>
<line> sup*ra* ess*s v*sões *onv*nci*nais. </line>
<line> Dian*e di*so, o empreende*ori*mo se colocou p*ra *s mulheres como *ma forma </line>
<line> q*e possibilit*v*, além da geraçã* de renda, uma forma d* emanc*pação quando co*tribuía </line>
<line> para que ela* *udesse* exer**r seu poder *e esc*lha * lider*nça. Ao lanç*r-se *m no*os </line>
</par>
<par>
<line> desafios e </line>
<line> auferi* r*nda, *ass** a que*ti*nar *ada vez mai* sua *osiçã* *ocial *m relação </line>
</par>
<par>
<line> ao* homen*. </line>
</par>
<par>
<line> A dis*i**ão entre homens e ***here*, normativ**ente, só vai *er superada com o </line>
<line> ad*ento d* Co*s*ituiçã* F**eral da Re*ública Br*sileira de *988 (CFRB/88) que estabelece </line>
<line> a i*ualda*e em sua di**nsão m*te*ial e formal. Todavi*, de fo*ma fá*ica, os reflex*s d* um </line>
</par>
<par>
<line> longo período </line>
<line> t*adicional ainda </line>
<line> p**em ser vistos quand* das dife*enças *alariais * </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ocupação de c*rgos de staff po* *ulheres. Diant* de </line>
<line> um *u**ro d* p*e**nce*to v***do, </line>
</par>
<par>
<line> empreender po*sibilita ao universo fe**nino uma forma m*is justa de as*ensão ao m*rcado. </line>
</par>
<par>
<line> C*nforme </line>
<line> SEBR*E </line>
<line> (2024), </line>
<line> atualmente </line>
<line> há </line>
<line> 7 ,9 </line>
<line> mi*hões </line>
<line> das </line>
<line> 955 </line>
<line> m** </line>
</par>
<par>
<line> novas empresas regist*adas, das quais 51,5% foram a*ert** por mul*eres empreendedora*. A </line>
<line> agência considera que *sses números po*em s*r ampli*dos a partir de p*l**icas públic*s de </line>
<line> incentivo e estím*los compreendendo a demanda específica da mulhe* e*preendedora. </line>
</par>
<par>
<line> O a*oio </line>
<line> dos parce**o* é m*ior </line>
<line> p**a os homens (68%) em compa*aç*o com </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> mulheres (61%). A mater*idad* exerce uma f*rte inf*u*ncia na decisão de </line>
<line> empreender *ar* 68% das mulher*s, e*q*anto apen*s 56% dos homen* </line>
<line> *ompar**l*am dessa infl*ência. A sobrecarga de res*o*sab*lidad** afeta 76% das </line>
</par>
<par>
<line> mulheres, comparad* a 55% *os hom*ns. Al*m </line>
<line> diss*, *1% *as mulheres </line>
</par>
<par>
<line> sacrificam tempo pessoal *a*a cuidar d* famil*a*es, em con*r*ste com 48% </line>
<line> *os </line>
</par>
<par>
<line> homens. A d*sigualda*e também é *vidente nas tarefas d*més****s, com </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> m*lheres dedic*ndo *m m*dia 2,9 horas por dia, en*uanto ** homens dedicam </line>
<line> apenas 1,5 hor*s. O preconceito de gênero * *ma real*dade pa** c*r*a de 25% das </line>
<line> mul*eres emp*eende*o*as, *i*icultan** ainda mais seu p*og*esso. Ess*s dados </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 21, n.*1, ar*. 11, p. 20*-2*5, n*v. 2024 www4.fsane*.c*m.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Representaç**s Socia*s do Empr***dedorismo So*i** Fem**ino: * Caso do Estado do *ia*í </line>
<line> 213 </line>
</par>
<par>
<line> sublin*am a necessida*e urgente de apoio específ**o para a* e*pre*nd*doras, </line>
<line> visando reduzir a desi*ualdade de gênero no empreended*r*smo e perm*tir que as </line>
<line> m*lheres realiz*m seu pleno p**encial econômi*o e social (Sebrae, *02*, pass*m). </line>
<line> A análise dos dados acima rev*l* que as empreendedoras enfrentam uma s*breca*ga </line>
<line> significat*v* *o tentar equil*br*r resp**s*bilidade* familia*es e empres*riais. A**m di*s*, </line>
<line> SEBRAE (2024), a*ont* qu* as mulheres pagam t**as de juros mais al*as, mesmo sendo </line>
</par>
<par>
<line> ma*s adimplente*. </line>
<line> Esse ce*ár*o reflete-se *a pos*ção </line>
<line> do Brasil no r*nk*ng de </line>
</par>
<par>
<line> empreendedorismo femi*ino do G*DI 2015, onde o </line>
<line> país ocupa a 60ª posição entre </line>
<line> 77 </line>
</par>
<par>
<line> *aç*es. </line>
</par>
<par>
<line> * necessidade de políticas públicas e inici*tivas que f*mentem * *rescimento e a </line>
</par>
<par>
<line> inovação no </line>
<line> *mp*eendedorismo *e*inin* é e*idente, bu*cando o *mpoderament* </line>
</par>
<par>
<line> e*onômico d** mulh*res e um des*nvolvimen*o *ocioe*onô*ico mais equilib*ado. Essas </line>
<line> a*ões devem le*ar e* consideração um conjunto de relacionam*nto *e negócios específicos </line>
<line> e reconhecimento da* conquist*s *omo aque*a* realiza*as como forma *e criar mec**ismos </line>
<line> de *a*oriz*ção das novas *ções e das que *ontinua* enfrentando os desafios do *ercado. </line>
<line> 2.2 Teoria d*s Re*re*entações Sociais e C*nstruç*o d* Vi*a C*tidiana </line>
<line> O surgimento da teor*a *as *epresen*ações sociais teve lug*r em *m co*t*xto </line>
<line> históric* ca*acteriz*do por t**nsforma*õ*s geradas pe*a insatisfação e pela **sca por </line>
<line> supe*ação do paradi*ma cie*tíf*co que atribuía um valor ex*e*sivo a*s co*hecimentos </line>
</par>
<par>
<line> ci*ntí*icos, em </line>
<line> detri*ento d* *ult*r* ** sens* com*m. *sse m*delo desvaloriza*a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> des*onsiderava a importância das crenças e dos c*ncei*os *ulturalmente c*nstruí*os dura*te </line>
</par>
<par>
<line> a* in*erações </line>
<line> comunicaci*nais c*tidianas que moldam e são moldadas pela *ultura </line>
</par>
<par>
<line> (ROCHA, 2014). </line>
<line> Os indivíduo* util**am a linguagem como ferramenta *ara dar sentido às suas </line>
<line> realidades. Nesse contexto, a *ignificação r*sulta*te é *onhe**da *omo **present*ção socia*, </line>
<line> sendo um produto coletivo da sociedade. O processo envolv* o indivíduo a**opri*ndo-se das </line>
</par>
<par>
<line> sign*ficações historicamente </line>
<line> gerada* pela s**iedade e ad*ptan*o-as co**orme *uas </line>
</par>
<par>
<line> necessidades e *aracterísti*as psíquicas. O objetivo é inte***-las ao seu pe**amento </line>
<line> cotidiano, incorpo*a*do asp*ctos cul*ur*is, cognitivos e valorat*vos (ROCHA, 2014). </line>
<line> Conforme Serge Mos*ovici (200*), um do* *rincipais auto*es da teoria, o foco não </line>
</par>
<par>
<line> reside em c*mpreender *s representações </line>
<line> d* um passado dist*nt* </line>
<line> *u de </line>
<line> sociedade* </line>
</par>
<par>
<line> primitivas, mas sim na* repre*enta*ões at*ais, aquelas do tempo pre*e*te na sociedade. Ele </line>
<line> Re*. FSA, Teresina PI, v. 21, n. 11, art. 11, p. *07-*25, nov. 2024 w*w4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> B. G. Ol*ve**a, K. B. Moura, *. C. H. *. Nasciment*, F. P. A. Bi*arria </line>
<line> 214 </line>
</par>
<par>
<line> destaca que o con*e*im*nto ge*ad* é relativo à *dentidade do emis**r, su* a*iliação a g*upo* </line>
</par>
<par>
<line> específico*, e não apenas ao objeto *m di*cussão. Isso </line>
<line> r*ssalt* r*levância do grupo a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *ert*ncimento no processo de const*ução * in*erpreta*ão do conhec*mento. </line>
<line> Já para A*ri* (200*), outro auto* do *e*a, que *ntroduziu a Teoria do Núcleo *en*ral, </line>
</par>
<par>
<line> *esta*a *ue a org*nização </line>
<line> de </line>
<line> u*a represe*tação so*i*l possui um* *aracterístic* </line>
</par>
<par>
<line> distintiva: a prese*ça de um núc*eo c**tral. Esse núcleo central *onsiste ** um </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> mais *l*me*tos que *o*fer*m significado à *epresentação. Uma representação </line>
<line> soci*l </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> c*mposta pelo núcleo cen***l e p*los e*ementos perifé*i*os. * </line>
<line> núcleo central representa </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> componente mais *s*ável da representação, </line>
<line> resi*tente a muda*ças, </line>
<line> e*qua*to os elementos </line>
</par>
<par>
<line> periféri*os são *ais a*essívei*, vívid*s e concret*s, co**ribu*ndo par* a *le*i*ilida*e e </line>
<line> di*âmic* da representação. </line>
<line> Exis**m dive*s*s definições *ara o fen*meno das rep*esentaçõe* sociais, variando de </line>
</par>
<par>
<line> acord* com a ên*ase *o proces*o ou pr*du*o, e </line>
<line> consid*rando a multipl*cidade </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> perspectiv*s de e*tudo (WA*HELKE; CAMARGO, 2*07). </line>
<line> A teoria das represent*ções so**ais r*jei*a uma epistemolo**a individualista, que </line>
</par>
<par>
<line> se concen*ra em u* s*jeito </line>
<line> puro, ou uma episte**logia do obje*o puro, direcionandosua </line>
</par>
<par>
<line> atenção. </line>
</par>
<par>
<line> Para a rela*ão entre am**s. Ela evidenci* qu* *anto o mundo quan*o o sujeito são </line>
<line> *o*st*uí**s p*r mei* da i*ter*ção dia*étic* *ntre a ati*i*ad* do sujeito e a r*la*ão s*jeito- </line>
<line> objeto-*undo. A principal mudança *ntroduzida *or ess* teoria na Ps*c*logia S*cial diz </line>
<line> respeito *o *ompimento com o indi*i*ualism* teórico q*e caracte*izou * *aio*ia *as </line>
<line> c*n**pções na discipli*a (ROCHA, 2014). </line>
<line> 3 PROC*DIMENTOS MET*DOLÓGI*OS </line>
<line> Para ate**er ao objetivo da pesquisa, *ptou-*e por *ma abo*dage* qualitativa. </line>
</par>
<par>
<line> Minay* </line>
<line> (2*01) discorre q** </line>
<line> pesquisas *ua*itativas ate*dem * a*áli** de mot*vações, </line>
</par>
<par>
<line> aspirações, crenças, valo*es e atitudes, * que se *o*d*na com a utiliza*ão d* *RS *nquanto </line>
<line> aporte teórico, afilian*o-a aos pressupos*os da sociologi* *ompre*nsiva. </line>
<line> No que *an*e aos procedim*ntos *écnico*, a pesquisa é emin*nt*mente documen*al. </line>
</par>
<par>
<line> Li** Jun*or et al. (2*21) explic*m que **se t*po de </line>
<line> pesquisa c*nstitui instr**ento </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> com*reensão detalhada, em </line>
<line> profund*dade, d*s f*tos q*e estão sen*o </line>
<line> in*estigados. C*llard </line>
</par>
<par>
<line> (2008) d*fende que os docum*ntos per*item a*re**entar à dimensão *em** a com*reensão </line>
</par>
<par>
<line> do soc**l, observando-*e o processo de matura*ão de i*divíduo*, </line>
<line> grupos, conc*itos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresi*a, v. 21, n.11, art. *1, p. 20*-22*, nov. 2*24 </line>
<line> www4.*san**.com.*r/*ev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Repre*ent*ções Sociais *o Empreendedorismo Social Feminino: O Ca*o do E*tado do Piauí </line>
<line> 215 </line>
</par>
<par>
<line> conheciment*s. So*** e Giacomoni (2*21) adicionam que documentos são resultantes de </line>
<line> cruzamento *e várias for*as qu* resu*t*m n* montagem de fe*ômenos que *ntere**am às </line>
<line> c*ência* soci*is e à compreensão da reali*ade. </line>
<line> A *resente **squisa trabalha docu*ento* escritos, c*mp*eendidos como aquele* que </line>
<line> se perfaz*m em "*exto *scrito, manuscrit* o* impresso, registrado *m pap*l" (CELLARD, </line>
</par>
<par>
<line> 20*8, p. 296). Quanto **nte, prezou-se pela utiliza**o de *ocumentos *úbl*cos, ou se*a, à </line>
</par>
<par>
<line> daquele* disponíveis p*r* acesso *or *ualquer </line>
<line> parte *nte*es*a*a (L*MA JUNIOR </line>
<line> e* </line>
<line> a l ., </line>
</par>
<par>
<line> 2021). </line>
</par>
<par>
<line> Co*fo*me C*llard (*00*), o *esquisador deve constituir um corpu* sa**sfa*ó*io, </line>
<line> esgotando, sem*re que pos*ível, as *istas capazes de lhe fornecer informações i*teressantes. </line>
<line> Com o o*jetivo de constru*r o corpus d*s*a pe*q*isa, os autores r**liz*ra* o le*antamento </line>
<line> de *eis, *rojeto* *e lei, of**i*s, mensagens, menções e demais documentos disponibil**ados </line>
<line> no sit* da As*emblei* Legislativa d* Piauí, uti*iz*ndo-**, para tan*o, do Sist**a de Apoio ao </line>
</par>
<par>
<line> Processo Legisl*tivo (SAPL), que conc*ntra as movimentaçõ*s </line>
<line> ca*t*rárias </line>
<line> r*ferentes </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> produção legislat**a *o Piau*. </line>
</par>
<par>
<line> O Sis**ma foi cri*do pe*o Programa Inte***gi* com </line>
<line> a fi*al*dade d* facilitar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> pr*cess* *egislat*vo, e tem como pr*nci**is f*n*ões * elaboração de proposições, proto*olo * </line>
<line> tr*mi*ação da* *a**r*as legislativas, * organização das *e***e* p*enária* e a manu*enção da </line>
<line> base de lei* e consultas à* in*ormações da Casa (INTERLEGIS, 202*). </line>
<line> Para a realização da *oleta de dados, o* a*to*es empreende*am pesquisa no SAP* no </line>
<line> dia 3 de de*embro *e 2023, uti**zando-se da fer*a*enta "*esq*isa textua*", *o* os valores </line>
<line> "e*preendedo*ism* A*D f*minino AN* *ocial". O *istema r*to*nou 9 registr*s, dentre *s </line>
<line> qu*is m*térias l*gislativas (3), normas jurí*icas (4) e doc*mentos acess*ri*s (2). A dat* do </line>
<line> documento m*is ant*go era * de *go*to de 2*09 e do ma** recente * de novembro *e 2023. </line>
</par>
<par>
<line> Em leitura flutua*te, *erifico*-se </line>
<line> que *ois do*ume*tos não tr*tav*m </line>
<line> da matéri* </line>
</par>
<par>
<line> de e*tudo, </line>
<line> *o*sti*u**do *roje*o* *e Le* Orçament**ia. *utro documento </line>
<line> cons*a*a </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> dupl**idade, *or </line>
<line> iss* *oi ignorado. Dessa fo*ma, seis doc*mentos pas*aram a constitu*r o </line>
</par>
<par>
<line> c**pus desta pesquisa. Seguindo </line>
<line> recome*da**o </line>
<line> de Cellard (200*), os aut*res real*zaram </line>
</par>
<par>
<line> análi*e preliminar dos documen**s *ue </line>
<line> consti*uem o corpus d* pesquisa. O aut*r </line>
<line> expl*ca </line>
</par>
<par>
<line> que, antes de proce*er à int*r*ret*ção dos dados, é necessár*o </line>
<line> co*firm*r a perti*ênci* </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> *ocum*ntos coletados a*s objetivos da *esqu*sa, com incurs*e* sob*e o contexto e* qu* </line>
</par>
<par>
<line> foram </line>
<line> produzid*s, o seu **t** ou autores, a </line>
<line> sua aut*nticidade e confi*bili*ade, a *ua </line>
</par>
<par>
<line> natureza e, </line>
<line> também, os *eus c*nceitos- chaves. Estes, o* conceitos-chave*, f*ram </line>
</par>
<par>
<line> identi*ica*os com *ase *o aporte *eórico ad*tado, a partir </line>
<line> de mo*imento compreensivo qu* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina PI, v. 21, *. 11, art. 11, p. 207-225, nov. *024 </line>
<line> www4.fsa*e*.com.br/r*vist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> B. G. Olive*ra, K. B. M*ura, J. C. H. B. Nasc*mento, F. *. A. Bizarr*a </line>
<line> 216 </line>
</par>
<par>
<line> considera os *rinc*pais c*nstrutos utiliz*dos na discuss** sobre o tema. A real*zação </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> análise preli*inar *os d*cumentos coletados gerou o </line>
</par>
<par>
<line> Quadro 1. </line>
</par>
<par>
<line> Do Quadro, omitiu-se a coluna co*texto, t*ndo em vi*t* que o tecido social em qu* </line>
<line> se *esenro*am tais *uestõ*s *oi ante**ormente expl*rado no re*e*encial t*órico, com alus*o à </line>
<line> situação nacional e **ta*ua* do empreended**ismo social fe*inino. </line>
<line> Q*ant* à análi*e dos dados, Cellard (2008) e*pli*a que *s*e tra*a*ho *onstitui um </line>
<line> exe*cício de descobrir as lig**õe* entre os f*tos e a* inf*rmações, visan*o ao en*adeame*to </line>
<line> d* expl*cações plau*ív*is para os *en*menos ab*rdados, p*oveni*nte* de uma inter*ret*ção </line>
<line> r*a*izada com coerência. O autor def*nde que o movimento é p*ssí*el a partir da </line>
</par>
<par>
<line> a*similação dos textos e de s*as *imilitudes, diferenç*s e relações com o co*texto, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> problemát*c* e o quadro teó*ic*. </line>
</par>
<par>
<line> Quadro 1 - Resu*ta*os Obtidos co* a *es*uis* R**li*ada </line>
</par>
<par>
<line> Doc*men t* </line>
<line> Descrição </line>
<line> Autor </line>
<line> Autenticida*e/C* nfiabili*ad* </line>
<line> Natureza </line>
<line> Conceito*-**a** </line>
</par>
<par>
<line> Proj*t* de Lei O*di*ária n* 322 d* 2023 </line>
<line> Institu* *ol*ti** Es*adual de Form*ção, Q*al*ficaç*o e Valorização do Tr*balho da M*lher no âmbito *o Estado do Piauí. </line>
<line> R*bens Vie*ra - D*put*do Estadual - Partido dos Trabalhadore* </line>
<line> Assinatura manual do parlament*r </line>
<line> Pro*e*o de Lei Ordi*ária </line>
<line> Ig*aldad* de gê*ero; Lidera**a feminina; Autonomia *conômica das m*lheres; P*rticipação; Assédi*; Educação </line>
</par>
<par>
<line> Anexo - Anexo PPA </line>
<line> Bas* Estraté*i*a *o PPA - Proje*o de *ei Or*inária do Go*erno nº 68 *e *023 </line>
<line> Governo do Est*do do Piauí </line>
<line> Re*erênc*a ao processo SE* SEI 00*17.*0*14*/202 *-*3 </line>
<line> **exo à Projeto de *ei Ordinária </line>
<line> Em*reende*oris mo e*t**ual; Inovação </line>
</par>
<par>
<line> Indicativo *e Projeto de Lei nº 25 de 2*23 </line>
<line> Dis*õe *obre a criação de Programa Assistencial para Mulher Empr*e*dedora - Ba*co d* Mul*er no â*b*to *o Piauí *á e outras providências. </line>
<line> *árb*ra do **rmino - Depu*ada E*tad*al - P*rtido Progres*istas </line>
<line> Assinatura m*n*al da parlamentar </line>
<line> Indicati*o de Projeto *e Lei </line>
<line> Ban*o ** Mulhe*; Auto*onfiança feminina; *ulhe* *ranssex***; Baixo IDH; Au*íli* financeiro; *restação de contas </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina, v. 21, n.11, ar*. 11, p. 207-225, nov. 2024 </line>
<line> *w*4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Re*resentações So*iais *o Em*reende*orismo Social F*minino: O Caso do Estado do P**u* </line>
<line> 2*7 </line>
</par>
<par>
<line> *fício - SGM 25*/2023 * **tógr*fo de 02/0*/202 3 </line>
<line> En*aminh* ao go*erna*o*, dev*dam*nte aprovado pelo legislativo, o in**cativo de Projeto de Lei q** "Dispõe sobre a criação de Programa Assistencial para Mulh*r *mpr*endedora - Banco da Mulher no âm*ito do Piauí" </line>
<line> *ranz* Silva - *ep**ado Est*dual - Par*ido *os T*abalhador*s </line>
<line> A*sinatura elet**nica do parlame*tar </line>
<line> Expedien te </line>
<line> Devidamente apr*vado pelo *egislativo </line>
</par>
<par>
<line> Lei nº 7.504, *e 01 d* j***o de 2021 </line>
<line> Institui e *ntegra n* Calendá*io Oficia* de *ventos d* Esta*o do Piauí, O Dia E*tadual da Mulher </line>
<line> Franzé *ilva - D*putado *st*du*l - Part*do do* Traba*hadores </line>
<line> Assinat*ra manual d* g*vernador </line>
<line> Lei </line>
<line> Dia Es**dual da Mulher Empreendedora; Consci**tiz*r; Oferta de *ap**itação </line>
</par>
<par>
<line> De mod* geral, C**lard (2008) acredita que a va*i**de e a qual*dade da pe*quisa são </line>
<line> p*o*orcionalmente equivalentes às preoc*pações críticas tomadas *elos *utores, a*** da </line>
<line> qu*lidade do material coletado. </line>
<line> *ara fa*ilitar a análise e apresentação dos *chados, recorre-se à in*piração ** modelo </line>
<line> de análise te*ática de Mi*ay* (2014), aqui utilizado em combinação com *e**ard (2008). </line>
<line> *esse ca*o, * *ase *e análise p*elim*nar (CELLARD, 2008) perfez as fa*es de pré-*ná**se * </line>
</par>
<par>
<line> explo*ação do material (MINAYO, 2014). * fase de tra**me*tos dos r*sultados </line>
<line> obt i *os e </line>
</par>
<par>
<line> in*er*retação c*n*tituiu a r*a*i*ação de inf*rências, interpretaçõ** e in*er-relacionamentos </line>
<line> ent*e o* achados, co* * g*raç** d* cate*ori*s/ tema*/ r*presentações, visando *o </line>
<line> atendime*to d* o*jetivo da *esqu*sa, com extra*ão de expl*cações a par*ir *a teoria/normas </line>
<line> e políticas *úblicas. </line>
<line> * *ESULTADOS E DI*C*SSÕES </line>
</par>
<par>
<line> 3.1 Representaçõ*s Sociai* *o Empreendedor*smo Social Feminino em normas e </line>
</par>
<par>
<line> pol*ticas púb*icas d* *iauí </line>
</par>
<par>
<line> Os r*sultad*s enc*n**ados estão dispo*tos n* Qua*ro 1: </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teres*n* P*, v. 21, n. 11, art. 11, p. 207-2*5, nov. 2**4 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> B. G. Oliveira, K. B. Moura, J. C. H. B. N*scimento, F. *. A. Bi*arria </line>
<line> 218 </line>
</par>
<par>
<line> Quadr* 1 - *esu**ad*s *btido* com a pesquisa realizada </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> </line>
<line> E*preendedora e dá outras provid*ncias. </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> *ei nº 7.691, *e ** d* de*e*b*o de 2021 </line>
<line> Dispõe Sobre O E**ímu*o Ao Em*reended*rismo Femi*ino No Â*bito D* Estado Do Piau*. </line>
<line> Teresa Britto - Deputada E*tadual - P*rtido *erde </line>
<line> Disponibili*ação no SAPL </line>
<line> L*i </line>
<line> Estí*u*o à for*açã* **operativista; *nclusão soc*al; Reinteg*ação </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Autores (2*24) </line>
<line> Consi*erando o *evantamento real*zado pelos autores, sint*tiz*do, em parte, no </line>
</par>
<par>
<line> *uadr* que </line>
<line> const*tu* a a*ál*se preliminar (Quadro </line>
<line> 1), tem-s* a suges*ão </line>
<line> de </line>
<line> repre*entaçõe* </line>
</par>
<par>
<line> sociais rel*cionadas ao *onstruto empreendedo*ismo social fem*nino, * partir dos *ormativos </line>
<line> e p*ojeto* de le* em tramita**o no es*ado do Piau*. </line>
<line> Para fin* de **álise, a*ravés de *m esforço *nterpretativo **parado no aporte teó**co </line>
<line> de sustentação, procedeu-se à o*gani*ação do* achados *m temas *lu**vos a r*presentaçõe* </line>
<line> s*ci*is **e, por sua própria natu*ez*, são tran*versais * transdis*iplinare* (SPINK, 1993). </line>
<line> O tema desigualdade de gênero p*rpassa d**cussões sobre o em*re*ndedorism* </line>
<line> social f*minino, *igur*ndo como elemen*o qu* *ific*lta * pr*cess* *o empreender a partir ** </line>
</par>
<par>
<line> vivência da mulher (BRA*DÃO; MARQU*S; LAM**A, 201*). A própr** noç*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> "gênero" suscita </line>
<line> uma con**rução social rel*cio*ada *os p*peis e às formas de subjetivação </line>
</par>
<par>
<line> des*nvolvidas **los indivíd*os nas **fe*as ***ticulares * púb*icas (SALVARO; </line>
<line> GALVA*E; *ARIANO, 2016). </line>
<line> O projet* *e le* ordi**ria nº *22, de 20*3, *m seu art. 2º, referência a igu**dad* de </line>
</par>
<par>
<line> gênero enquanto diretriz no âmb**o d* Po*ítica *stad*a* de **rmação, Qu*li*ica*ão </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Va*or*zação do T*a*alho d* Mulh*r no Âmbito do E**ado do Pia*í, dando con*a da </line>
<line> proble*ática, argume*tando p*la eliminação *e q*alq*er discriminação base*da no gênero, </line>
<line> **ça, orientação ***ual, idade ou outras *aracter*sticas pessoa**. </line>
<line> Questões *o*r* a*sédio s*x*al e mor*l *ambém *igur*m nesse projeto (ar*. 2º, i**iso </line>
</par>
<par>
<line> VI). *ssas espécie* de assédio </line>
<line> podem </line>
<line> constituir v*olência de gênero, esta c*mp*eendida </line>
</par>
<par>
<line> como aquela *raticad* *ajor**ariamente co*tra a mulh*r po* interm*dio de ataque* à su* </line>
<line> inte**i*ade físi*a, se*ual, p*icológica, mor*l e patrimonial, em contexto p*bli*o ou p*ivado </line>
<line> (B*NDEIRA, 2014). </line>
<line> As q*estões re*acion*das à desig*aldade de g**er* e * viol*ncia de gê*e*o dã* cont* </line>
<line> de uma re*r*senta*ão s*cial de mulher empreen*edora vu*nerável, entendida *omo aquel* </line>
<line> q*e enfrenta condi**es e*onô*icas e soci*is d*sfavo*áveis à prática e*presarial, na linha </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 21, n.11, art. 11, p. *07-225, nov. 2024 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Represe*taçõ*s Socia*s do Empreend*do*ismo Social Femini*o: O Cas* do Estado do Piauí </line>
<line> 219 </line>
</par>
<par>
<line> q** já su*eriram Ramos e V*ldisser (2019) e *l*veira e* al. (2021), dentre out*os. T*m-se, </line>
<line> portanto, uma m*lher af*tada negativamente pelas condiçõ*s indissociá***s de seu gê*ero * </line>
<line> dos papeis s*ciais a ele conferid*s. </line>
<line> **utra se*da, fig**a-se o Ind*cativo de *roje** de L*i nº 25, de 2*23, **e dispõe </line>
<line> sobre a criaç*o de P*ograma Assistencial *ara Mulh*r Empre*nde*ora - Banco da Mulher, n* </line>
</par>
<par>
<line> *mb*to do Piauí. Esse </line>
<line> indicativo de Projeto de Lei prevê instrumentos *ara fomentar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *utonomia financeira d*s mulheres *m situação de vu*ner*bi*idade socia* e/ou vítimas </line>
</par>
<par>
<line> de violência doméstica, </line>
<line> proporcio*ando emprego, </line>
<line> renda, capacitação e c**dito (art. 1º). O </line>
</par>
<par>
<line> Pr**eto **op*e que </line>
<line> po*erão participar </line>
<line> *o P*ogra** mu*heres (incl*sive tra**sexu*is </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> e*p*e*são *xp*ícita *o t*x*o), prio*itariamente chefes de família, co* no mínimo 18 *nos, e </line>
<line> qu* sejam resid*ntes e ten*am instalado seus negócios n* es*ado do Piauí, es*eci*lme*t* em </line>
<line> **nicípio* de *aixo IDH. </line>
</par>
<par>
<line> O *rojeto *revê a </line>
<line> co*cessão de aux*lio fina*ceiro pa*a * mulher benef*ciária, </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> valor *e R$ 3.00*,*0 (três mil r*ais), a se* utilizado na aquisição de *á*u*nas, equ*pamentos </line>
<line> * insumos ao seu negó**o (a*t. 3º, in*is* I), *mpondo-se a prest*çã* de con**s (art. *º, i*ciso </line>
</par>
<par>
<line> II). *abe esclare*er </line>
<line> q** o Ofício SGM 250/20*3 </line>
<line> encaminhou, *o </line>
<line> gov*rna**r, indicativ* o </line>
</par>
<par>
<line> de Proj*t* de *ei aprov*do *e*a Casa l*gislati*a. </line>
<line> Em sem*lha*te sent*do, caminha a Base Estratégica do P*A, an*xa ao proje*o de L*i </line>
</par>
<par>
<line> O*d*nária d* G*ve*no nº </line>
<line> *8, de </line>
<line> 20*3. Porém, o instrumento não cita nominalmente </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> empreendedor*s*o femi*ino ou o e*preendedor*smo soci*l feminino, utilizando termos </line>
<line> **is abra*gentes, *omo empree***d*rismo e*tadual e emp*eende*orismo rural. </line>
<line> J* a Lei nº 7.6*1/2021 dispõe sobre o e*tímulo ao *m*reendedorismo feminino *o </line>
<line> Piauí, pre*endo, *nquanto princípios, o est*mulo *o em*re*ndedorismo feminino nas escolas, </line>
</par>
<par>
<line> a oferta *e cursos **cn*cos e o estímulo à *ormaç*o </line>
<line> cooperat*vista (*r*. 1º) o que evoca, - </line>
</par>
<par>
<line> margi*alme*te, a disc*ssão *obr* sororidade. </line>
</par>
<par>
<line> Em **nti*o s*mel*ante, v*sand* ao *ort*leci*ento de práticas de em**eendedorismo </line>
<line> femini*o, a Lei *º 7.50*/2021 insti**iu o dia e*tad*a* *a mul*er empree*d*d**a, eluc*dand* </line>
<line> *obr* a im*ortância de fome*tar essa p*ática, p*o*ovendo * con*cientiz*ç*o sobre os </line>
</par>
<par>
<line> de**fios enfr*n*ad*s pe*as mulheres (art. </line>
<line> 2º, inciso II) e *o*tr*bu*ndo pa*a quebra *e a </line>
</par>
<par>
<line> b*rreiras sociais * preconc*itos do s*tor (art. 2º, inc*so II*). </line>
</par>
<par>
<line> Os *ormativos e proj*tos supramencion**os d*o conta da representação so*ia* </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> uma *ulher capaz de superar as *ond**ões de vulnerabil*dade social e eco*ômica através *e </line>
</par>
<par>
<line> política* públi*as </line>
<line> fav**áveis à </line>
<line> su* emancipação, co* açõ*s de </line>
<line> capac*taç**/qua**ficação, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina P*, v. 21, *. 11, art. 11, *. 207-22*, n*v. 2024 </line>
<line> w***.*sanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> B. G. O*ivei*a, *. B. Moura, *. *. H. B. Nas*imento, F. *. A. Bizarria </line>
<line> 220 </line>
</par>
<par>
<line> financiamento e conscient*zação </line>
<line> s*bre * se* *a*el </line>
<line> social. Essa repr*s*ntação suscita </line>
</par>
<par>
<line> discussões sobre emancipação feminina e sororidade, n* sent*d* d* uma for**ç*o </line>
</par>
<par>
<line> cooper*ti*is*a </line>
<line> *m *rol da mulh*r, sugerindo que as representações sociais </line>
<line> ora ex*stente* </line>
</par>
<par>
<line> c*laboram </line>
<line> para a elaboraç*o de política* púb**c*s que influ*nci*m positivame**e sob*e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> empoderamento f**i*i*o. </line>
<line> Os d*cumentos demonst*am que *s representa*ões *ociais a*alisad*s ocupam fu*ções </line>
<line> no*mativas * prescritivas, como sugerem Wa*helk* e Camargo (200*), i**erind* objetos </line>
</par>
<par>
<line> dentro d* modelos soci*is e servindo de guia para *çõe* relações sociai*. Vej*-se *ue e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> des*gualdade de gên*ro e a viol*nc*a de *ênero exe*ce*am *unções normativas ao i*ser*rem </line>
</par>
<par>
<line> p*lítica* p*blicas favoráveis ao empr*endedor*sm* femi*i*o em leis, a </line>
<line> parti* do contex*o </line>
</par>
<par>
<line> social histó*ico - q*e aponta, por exemplo, *ue as mulheres *anham 22% a me*os que e </line>
</par>
<par>
<line> *omens ocupantes *e mesmo* carg*s (IBGE, 20*3). P*r out*o lado, a </line>
<line> exist***ia de leis </line>
</par>
<par>
<line> es*abele*endo pr*ncípios, es*ratégias e ações vol*adas *o emp**endedori*mo so*ial feminino </line>
<line> exerce fun*ão p*escritiv* s*bre o c*nte*t*, mo*dando *renças, valores e *o*portamentos do </line>
<line> gr*po. </line>
<line> 4 CO*SIDERAÇÕES FINAIS </line>
<line> O emp*een*edorismo *emini*o socia*, ao alinhar-*e com a teo*ia de repr*sentações </line>
</par>
<par>
<line> so*iais de Moscovici, destaca a </line>
<line> *apacida*e d* as mulheres </line>
<line> e*preendedoras, *ão apenas </line>
</par>
<par>
<line> empreenderem </line>
<line> negócios com impacto so*ial, mas também de influenc*arem e moldarem </line>
</par>
<par>
<line> ativamen*e as representações soci*is relacionad*s * questões de *ê**ro e empoderamento </line>
<line> fe*inino. Es*e link evidencia * i*por**ncia das *inâ*icas soc*ais na transformaç*o de </line>
<line> percepçõ*s e *a pr**oçã* d* m*d***as significa**vas na *o*iedade. </line>
<line> Em resu*o, as rep*esen*ações soci*i* id**t*ficadas a *artir da p*s*u*sa do*umen*al </line>
</par>
<par>
<line> *e refe*em a per*epçõ** sob*e o empreendedori**o *oc**l feminino c*nf*ont**o c** </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> desafios enf*entados pela* m*lh*res. A *es*gua*dade de gênero e * viol*ncia d* g*n*ro *ão </line>
</par>
<par>
<line> represen*ações que reforçam </line>
<line> a vulnera*ili*ade </line>
<line> das mulher*s, dif*cultando a atividade </line>
</par>
<par>
<line> empreende*ora. As *eis e pol*ti*as públicas sobre empr*en*edorismo feminino n* Piauí, que </line>
</par>
<par>
<line> env*lvem a criação de progr*mas ass*s*enciais </line>
<line> e </line>
<line> concessão *e auxílio fin*n*eiro, *isam </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> fomenta* cenári** que e*im*nem ou dim*nu*m o im*a*to n*ga*ivo dessas repr*s*nt**ões. </line>
<line> Veja-**, por**nto, que as repr*sentaçõ*s r**erente* à desi*ualda*e e violência de </line>
</par>
<par>
<line> gênero funcionam tanto normativamente, ao i*fl*enc***em cri*ção de políticas pú*l**as, a </line>
<line> i*s*r*ndo ess*s ob*etos em m*delos sociais através de *e*s, *ua*to prescri*ivamente, servindo </line>
<line> Re*. *SA, T*r*sina, *. 21, n.1*, art. 11, p. *07-225, *ov. 2024 www4.fsanet.com.br/r*v*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Rep*esen*ações Soci*is d* Emp*een*edorismo Soc*al *emi*ino: O Caso *o Estad* do *iauí </line>
<line> 221 </line>
</par>
<par>
<line> de gui* para ações e rel*ções sociais **recionadas a* empoderamento feminino, reforçando </line>
</par>
<par>
<line> emancipação, s**oridade e cooperação, indic*ndo q*e a *ociedade *iauiense está </line>
<line> e* </line>
</par>
<par>
<line> movimento p*ra apoiar e fo*talecer a mulher que empreen*e. </line>
</par>
<par>
<line> Sugere-*e, par* pesquisas futuras, uma *nálise qualit**iva e quan*ita**va sobre os </line>
</par>
<par>
<line> **eitos </line>
<line> práticos das *ormas ora ex*lora*as, co* disc*ssões sobre f*c* p*esc*iti*a das a </line>
</par>
<par>
<line> represe*taçõe* sociais qu* elas apresen*am, de mo*o que se possa ve*ifica* *omo as práticas </line>
<line> sociais de **pr*endedo*is*o soci*l feminino têm sido in*luenciadas, em âmbito lo*al, p*las </line>
<line> r*ferenc*adas leis e qual o efeito d*la* e* c*rto, médio e longo prazo. </line>
<line> REFERÊNCIAS </line>
<line> *BRIC, *. C. * abordag*m est*utural das represen*ações s*ciais. In: MOREIRA, A. S. P.; </line>
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<line> 31 d*z. 2023. </line>
<line> *ERTOL*MI, M.; ARTES, R.; GONÇALVES, P. J.; HASHIMOTO, M.; LAZZARINI, S. </line>
<line> G. </line>
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<line> Sobrevivência de Emp**sas </line>
<line> Nascentes: inf*u*ncia </line>
<line> do cap*tal humano, soci*l, p*áti*as </line>
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<line> j un. 2018. </line>
<line> BRASIL, Lei Complementar nº 1*3, d* 14 d* dezembro de 2006. I*sti**i o E*tatuto </line>
<line> Nacion*l da M*croempresa e da *mpres* de Pequeno Porte; altera **spos*tivos *as Leis no </line>
<line> *.212 e *.213, amb*s de 24 de julho de 1991, da **nsoli*ação das Leis do Trab*lho - CLT, </line>
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<line> *prov*da pelo *ecreto-Lei no 5.452, de 1o de maio </line>
<line> de 1*43, da Lei no </line>
<line> 1 0 .1 8 9 , d e 1 4 d * </line>
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<line> * </line>
<line> X </line>
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<line> 3) e**boração do ras*unho ou na r*vis*o crític* do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
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<line> 4) participaçã* na aprovação da ve*são f*nal d* *an*scri**. </line>
<line> X </line>
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)