<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 11, art. 11, p. 207-22*, n*v. 2*24
</line>
<line>
ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2*24.21.11.*1
</line>
<line>
Representações Sociais do Emp*e*ndedoris*o S*cial F**inino: O Caso do **tado do Piau*
</line>
<line>
Social Repr*sent*t*ons of Fem*le Social Ent**pren*urship: Th* Cas* of the *t*te of Pi*uí
</line>
<line>
Bruno Galisa de Ol*ve*ra
</line>
<line>
Mestrado pro***sional em *ndamento em Ges*ão Públic* pela Univer*idade Federal do *ia*í
</line>
<line>
bruno.gaalisa@*mail.com
</line>
<line>
K*íq*e Barbos* *e Moura
</line>
<line>
*es*rado profis*i**al em Ges*ão Pública pela U*i*ersidade *ederal do Pi*uí
</line>
<line>
Professor do In*tit*to de Ensino S*per*or (*CEV)
</line>
<line>
e*g.kaiquem*ur*@g*ail.com
</line>
<line>
Jo*o Ca*los Hipólito B*rnardes do Nascimento
</line>
<line>
Doutor e* Ciências Contá*e*s *e*a U*iver*ida** Federal do Rio de *a*eiro
</line>
<line>
*rofessor A*junto da **i*ersidade Federal do Pia*í
</line>
<line>
jchb*1@*mail.com
</line>
<line>
F**i*na P*nto de Al*eida Bizar**a
</line>
<line>
Pós-Dou*orado e* Administ*ação *ela Unive*sidade E*tadua* do Ceará
</line>
<line>
D**torado em *dministração *e Em*r*sas pela Universida*e *e Forta*eza
</line>
<line>
fab**na.alm*ida@ufpi.edu.br
</line>
</par><par>
<line>
Endere*o: Brun* *alisa de Oliveira
</line>
</par><par>
<line>
Univer*idade Fe*eral
</line>
<line>
do Piauí,
</line>
<line>
Avenida Uni*ersit*r*a -
</line>
<line>
Editor-C*efe:
</line>
<line>
Dr.
</line>
<line>
Ton*y
</line>
<line>
Ke*l*y
</line>
<line>
de
</line>
<line>
*lencar
</line>
</par><par>
<line>
lado í*par, Ininga, 64049550 - T*resina, PI - *ras*l.
</line>
<line>
*odrig*es
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Kaíque B*rbosa de Mo*ra
</line>
</par><par>
<line>
**iversi*ade Fe*eral
</line>
<line>
d* P*auí,
</line>
<line>
A*enida Universitá*ia -
</line>
<line>
A*tigo recebido e* 14/05/2024. Última *e**ão
</line>
</par><par>
<line>
*ado ímpar, *ninga, 64049*50 - T*resina, PI - Br*sil.
</line>
<line>
recebi*a em 27/05/2024. Aprovado em 28/0*/20*4.
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço: João Carlos Hipólito *ernar*es d*
</line>
</par><par>
<line>
Nascimento
</line>
<line>
Avaliado pelo *istema Tri*le R*view: Desk *eview a)
</line>
</par><par>
<line>
Universidade Federal *o Piauí, Am**car Ferreira Sobral.
</line>
<line>
pelo Edit*r-**ef*; e b) Doubl* *lin* Re*i**
</line>
</par><par>
<line>
BR 343,
</line>
<line>
km
</line>
<line>
3,*, Melad*o, 648000*0 - Floriano, P* -
</line>
<line>
(a*aliaçã* cega por dois avaliadore* d* á*ea).
</line>
</par><par>
<line>
Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
En*ereço: Fabiana P*n** d* A**eida Bizarri*
</line>
<line>
Revisão: Gramatic*l, N*rmat*va e de Fo*matação
</line>
</par><par>
<line>
U*iversi*ade
</line>
<line>
Federal
</line>
<line>
do
</line>
<line>
Piauí,
</line>
<line>
Avenida Universi**ria -
</line>
</par><par>
<line>
lado ímpar, I*inga, 64049550 - Teresina, P* - B*asil.
</line>
</par><par>
</page><line>
Agê*cia de Fom*n*o*: "Estudo desenvolvido com apoi* do Edita* N* 05-2022 Processo nº
</line>
<line>
0*110.000*5*/2022-13 Programa de Apoio * Pós-*raduação S*ri*to Senso- PA*G - Bolsas de *outora*o *
</line>
<line>
Me**rad*"
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. *. O**veira, K. *. Mou*a, *. *. H. B. N*sci*e*to, F. P. *. Biza*ria
</line>
<line>
208
</line>
</par><par>
<line>
RES*M*
</line>
<line>
*ste est*do abo*da o emp**e*dedorismo *eminino social à luz da te*ria das representações
</line>
<line>
sociais de *erge Moscovici, destacando *omo as normas e políticas pública* no est*do do
</line>
<line>
Piauí refletem e *oldam as p*rce*ções s*b*e as m*lheres empreendedora*. *til*zando uma
</line>
<line>
a*ordagem qual*tativa e documental, foram analisadas **is e projetos de le* acessados
</line>
<line>
através d* Siste*a de Apoio ao Proce*so Legislativo (SAPL). Os result*dos ind*cam *ue as
</line>
</par><par>
<line>
representações s*ciais d* desiguald*de de gêner* e vio*ênci* de gên*ro
</line>
<line>
influenciam
</line>
</par><par>
<line>
negati*amente a
</line>
<line>
atividade *mp*eendedora da* mulheres, mas as polí*icas públic*s visam
</line>
</par><par>
<line>
foment*r a autonomia f*nanceira e a capaci**ção,
</line>
<line>
promoven*o a emancipaç*o feminina. A
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa *e*ela qu* t*is representações fu*cionam no*mativamente, ao in*lue*c**r a criação
</line>
<line>
de le*s, e pre*critivam*nte, ao m*ldar crenças e comport*me*t*s so*iais. Suge*em-se futuras
</line>
</par><par>
<line>
pes*ui*as qu*litativas e *ua*tita*ivas
</line>
<line>
par* av*liar os
</line>
<line>
impacto* *ráticos
</line>
<line>
**ssas normas no
</line>
</par><par>
<line>
*m*reendedor*smo *em**ino no Piauí.
</line>
</par><par>
<line>
Pala*r*s-chave: Empreendedorism* Social Femi*ino. Piauí. Rep*esentaç*es Sociais.
</line>
<line>
*BS*RAC*
</line>
<line>
This s*udy adresses *nd ana*yzes female social *ntre*re*eur*hip in light *f Serge
</line>
<line>
*osco*i*i's theory of *o*ia* r*pres*ntations, *ighlight*ng how n*rms and pu*lic policies in
</line>
</par><par>
<line>
the sta*e of Piauí r*flect
</line>
<line>
an* shape perceptions abo** women entre*reneurs. *sing
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
qualitative and documentary *pproach,
</line>
<line>
la*s and b**ls *ccessed throu*h the Le***lativ*
</line>
</par><par>
<line>
Process *upport System (SAP*) were *e*ified. T*e *es*lts *ndic*t* that social
</line>
<line>
representations of *ender inequal**y and gender viol*nce influen*e th* quali**e* of women's
</line>
</par><par>
<line>
e*treprene*rial activity, b*t p*blic policies aim to foste* fin*ncial a*tonomy
</line>
<line>
and t*aining,
</line>
</par><par>
<line>
pro**ting fe*ale eman*ipati*n. The research reveals that suc* repre**ntations fu*ction
</line>
<line>
*o***t*v*ly, by *n*luenc*ng the creat*on o* la**, and prescr*ptively, by shaping social
</line>
<line>
arti*ul*ti*ns and behaviors. Future qual*tative and q*antitative research *s *ug*est*d to
</line>
<line>
evalua*e t*e pr*c**cal impacts of *h*se standards on fema*e entrepreneurship *n P*a*í.
</line>
<line>
Keywo*ds: F*male Soci** En*r*preneursh*p. *iauí. Social Repre*ent*****s.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina, v. 21, n.11, art. 11, *. 207-225, nov. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revi**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Represen**ç*es Soci*is do Emp*ee*ded*r**mo Soc*a* Femini**: O Caso do Es*ado do Piauí
</line>
<line>
209
</line>
</par><par>
<line>
1 INTR*DUÇÃO
</line>
<line>
O emp**en*e*ori*mo é um tema que pro*oca debat*s a pa*tir de diver**s abordagen*
</line>
<line>
teórico-met*dológicas, *ada *ua *m*or*ância no contex** d* capitalismo g*o**lizado, *nde a
</line>
<line>
*usc* incess*nte p**a *ntrodução ** novas **áticas e tecnologia* nos mer*ad*s é uma
</line>
<line>
con*tante (BERTOLAM* et al., 2018). O *mpreendedo*i*mo *ode *er abord*do po*
</line>
</par><par>
<line>
inúmeras
</line>
<line>
per**e**ivas,
</line>
<line>
in*luindo
</line>
<line>
as
</line>
<line>
comport*menta*s,
</line>
<line>
ec*nômicas,
</line>
<line>
pr*cessu*i*,
</line>
</par><par>
<line>
or**niza*ionais, entre outras, d*sta*ando assim a co*p*exi*ade d* *onceito (BO*GES;
</line>
<line>
EN**UE, 20**).
</line>
<line>
A mulher *e* de*e*penhado um papel sig*ificativo nos pr**e*sos d* tr*nsf*rm*ção
</line>
<line>
históri*a, s*ci*econô*ica, ***ntífica * cultural a* lon*o da dinâmica histórica da sociedade.
</line>
<line>
Contudo, é *mpor*ante assinalar que o reconhe*imento de seu papel e p*otagonismo nem
</line>
<line>
sempr* ocorreu *e forma explícita (*OD**GUES et *l., *021).
</line>
</par><par>
<line>
A p*esença *eminina
</line>
<line>
*o c*n*r*o emp*esarial *em e*p*rime*tado um aumento
</line>
</par><par>
<line>
s*gnificativo n*s últ**as dé**d*s, es**cialme*t* em naçõ*s
</line>
<line>
em
</line>
<line>
desenvolvim*nt*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
de*en*olvi*as (*SSUNÇÃO; ANJOS, 2018). As mulheres t*m se **v*lvido cada vez m*i*
</line>
<line>
na produç** de bens e serviço* de valor eco*ômico, buscando **depend*nc*a, *lexi*ilidad* e
</line>
</par><par>
<line>
l*b*rdade f*nanceira, muitas v*zes, por **io
</line>
<line>
de at**idad*s empreend*d*ras (MORA*ES-
</line>
</par><par>
<line>
URRUTIA, *023). O esfo*ço *ela emanc*pação
</line>
<line>
fe*inin*
</line>
<line>
n* â*bito
</line>
<line>
pro*issional
</line>
<line>
n*o se d*
</line>
</par><par>
<line>
de forma neutra, mas sim em um co*texto antag*ni*o, ma*cad*
</line>
<line>
pelo patr*arcad*. Isso
</line>
</par><par>
<line>
*uscita discussões acerca das disp*r*dades entre o* papéis masculin* e femi**no na *estão e
</line>
<line>
no empre*nde*orism* (*ODRIGUES et al., 202*).
</line>
<line>
Par* Jonath** e Silva (2007), * empreende*orismo femini*o * articulado *ela *u**ão
</line>
<line>
dos el*mentos família, tr*balho e pes*oa, qu* ex*rce* impacto sign*fic**ivo *obre o ofício,
</line>
<line>
or* estimu*ando *ela ma*o* *lexibilidade da atividade empreendedora, *ra anulan*o-a em
</line>
<line>
raz*o dos *esafios e*t*utu*ais.
</line>
</par><par>
<line>
Sendo
</line>
<line>
*ssim,
</line>
<line>
po*e-s*
</line>
<line>
ente**er
</line>
<line>
q*e
</line>
<line>
a
</line>
<line>
configur*ção
</line>
<line>
d*s
</line>
<line>
m**heres
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
*mpreende*or*smo, resultante dos sentidos subjetivos, não c**f*gura uma o*g*niza*ão
</line>
</par><par>
<line>
subjetiva
</line>
<line>
unive*sal e padroni*ada (M*R*LES-**R*TIA, 2023), tendo e* *is*a que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
sen**d* su*j*tivo da a*ivi*a*e em*reen*edora va*ia ind*vidualmente em cada m*lher. Cada
</line>
</par><par>
<line>
traj*tória co*fere um carát*r inteira*ente sin*ular à
</line>
<line>
a**vidade que dese*vol*em. Cada
</line>
</par><par>
<line>
emp*eendedora, para F*rreira e Nog*eira (2**3), pode
</line>
<line>
ser considerada uma síntese
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. **, n. 11, a*t. 11, *. 207-*25, nov. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/*evist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. G. Oliveira, K. B. Moura, J. C. H. B. Nasciment*, F. P. A. *iz*rri*
</line>
<line>
210
</line>
</par><par>
<line>
*omplexa *a qual a universa**dade ** *anifes*a social e his**ri*amente por m*io da ativid*de
</line>
<line>
empreendedo*a que, por sua vez, * uma ativid*de so*ial que se mani*esta em re*res*ntações.
</line>
</par><par>
<line>
O em*reendedor*smo feminino so*ial e a te*ria
</line>
<line>
*e representações so*iais de
</line>
</par><par>
<line>
*er**
</line>
</par><par>
<line>
Mo*covici *st*o conectados *tra*és da compreensão d* *apel das mulheres em
</line>
<line>
*ol*ar e desafiar as percepç*es soc*ais trad*ci*nais, especial*en*e no contexto de
</line>
</par><par>
<line>
iniciativas vol*adas p*ra o *m*acto **cial. S*r*e M*scovici (200*) *estaca
</line>
<line>
como as
</line>
</par><par>
<line>
repres*nt*ções sociais são cons*r*ídas e disseminadas p** g*u*os sociai*, *nflue*ciando
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
compr*en*ão colet*va de difer*ntes *emas, moldando a percepção do que é típico
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
adequado in*lu*ive e* termo* d* gênero.
</line>
</par><par>
<line>
A* no*mas, em sentido
</line>
<line>
amp*o, refle**m as representaç*e* socia*s ao passo
</line>
<line>
em q*e
</line>
</par><par>
<line>
são elabo*adas e* process*s realizados por p*sso*s *ue *e apoiam em c*n*truções *oletivas
</line>
</par><par>
<line>
para retrat*r, em texto jurídico,
</line>
<line>
como *et*rmi*ad* parcela
</line>
<line>
da *ociedade *
</line>
<line>
perc*bida
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
tratada, com imp*cto* sobre a
</line>
<line>
compreensã* de *eus predi*ad*s sociais, históricos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
eco*ômico* a partir de diferentes stakeholde*s (TORRES et al., 2*1*).
</line>
<line>
As*im, considerando *ue * teoria da* re*resentações s*ciai* *u**lia a compreender
</line>
</par><par>
<line>
como as pe*cepções de gêne*o e empreendedorismo influenc*am * forma
</line>
<line>
co*o as normas
</line>
</par><par>
<line>
são elaboradas, impac*ando, re*urs*vament*, *obr* os seus d*s*inatár*os, * obj*tivo deste
</line>
</par><par>
<line>
*rabalh* f*i i*ent*ficar as represe*tações
</line>
<line>
sociais *e
</line>
<line>
empreendedorismo socia* f*min*no
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
par*ir d* um es*udo docu*ental da* n*rmas e políticas públicas do est*do *o *iau*.
</line>
</par><par>
<line>
Para atender ao
</line>
<line>
*bjetivo da pe*qu*s*,
</line>
<line>
op*ou-s* por **a a*ordagem q*ali*ativa,
</line>
</par><par>
<line>
alinhando-se * teoria das representaç**s sociais. * pesquisa foi e*ine***mente do*um*ntal,
</line>
<line>
utilizando-se *ocumen*os escrito* púb*ico*, no*adamen*e lei* e projetos de lei a*essados
</line>
<line>
através do S*stema d* Apoio *o Processo Legislati*o (SAPL) da Assembleia Legisla*iva do
</line>
</par><par>
<line>
Pia*í. A coleta de
</line>
<line>
dados *correu em
</line>
<line>
3 de *eze*bro *e
</line>
<line>
20*3, com a busc* *extual
</line>
</par><par>
<line>
"empree*dedorismo AND feminino *ND social", r**ult*ndo em se*s document*s. A *nálise
</line>
<line>
*relimi*ar verificou a perti*ência dos docum*ntos a* o**et*vo d* pesq**sa, considerando-*e
</line>
</par><par>
<line>
co**exto, autores, autenticidade e concei*os-chave. A análise f*nal, inspira*a no
</line>
<line>
modelo
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
Minayo (2014) * C*llard (200*), busc** conex*e* entre *mpreendedorismo socia* f*m****o
</line>
</par><par>
<line>
e re*resentações socia*s, visan*o
</line>
<line>
a *xplicações
</line>
<line>
plausí*eis e *
</line>
<line>
g*ração de categorias
</line>
</par><par>
<line>
temá*ic*s para at*nd** ao o*jetivo da pesquisa.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Ter*s*na, v. 21, n.11, art. 11, p. 207-2*5, nov. 2*24
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.*r/*ev**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Re*res*ntações Sociais do Empreendedorismo *ocia* Feminino: O Ca*o do Es*ado do Piauí
</line>
<line>
21*
</line>
</par><par>
<line>
* RE*ERENCIAL TEÓR*CO
</line>
<line>
2.1 Empreende*orismo Feminino
</line>
<line>
Um empreen*edor * *ma pessoa que organiza um emp*e*ndi*ento p*ra se beneficiar
</line>
<line>
de uma o*ortunida*e, em vez de trabalha* *omo empreg*do. Os empresários desempenham
</line>
<line>
um pap*l fundamental em qualquer *conomia. Estas são as pes*oas que têm as habilida*es e
</line>
</par><par>
<line>
a i*iciativa
</line>
<line>
nec*s*á***s pa*a an*ecipar a* necessidades atuais e futuras e trazer boas nova*
</line>
</par><par>
<line>
id*ias para o mercado (DORN*LA*, 2004).
</line>
<line>
Glein e Oliveira (2014) ap**tam que ****s *mpree*d*dor*s femininas,
</line>
<line>
h**toricame*te, tive*am uma e*ev*ção ligada ao a*mento das taxas de divór*io, fat* qu* fez
</line>
</par><par>
<line>
com que muita* mulhere* f*ssem f*rçadas a voltar
</line>
<line>
*o papel de prestadoras únicas.
</line>
<line>
Isso as
</line>
</par><par>
<line>
*evou *e vol*a
</line>
<line>
ao mu*do d* trabalho, on*e não for*m b*m recebidas. Essas au*oras
</line>
</par><par>
<line>
descrevem que quand* a re**ssão ocorre*, mui*as
</line>
<line>
de*sa* m*l*ere* f*ram as primei*as
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ficarem s** traba*ho. A**umas
</line>
<line>
dessas *ções aind* atuam em seus se*mentos * agora *e
</line>
</par><par>
<line>
forma inovadora como as lí*e**s Mary Kay *sh e Ru*h Fertel, *a Chr*s *teak House
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Ruth, faziam par*e d***e movimento.
</line>
</par><par>
<line>
Conform* dados do Serviço Bra*i*eiro de A*oio às M*cro e P*q**na* Empresa*
</line>
<line>
(SEBRAE). *ssa ação prat*cada *** mulher*s aumentou pós situ*ção pand*mica (SEBRAE,
</line>
<line>
202*). Glein (*0**) explica o cresci*ento, a*o*tando que, junta*ente co* o intenso *esejo
</line>
<line>
de realizar *ua visão, essas mulheres tam*ém têm uma grande capacidad* de realizar vár*as
</line>
</par><par>
<line>
tare*as
</line>
<line>
e
</line>
<line>
nun*a te*eram os riscos
</line>
<line>
*nvol*i*os
</line>
<line>
em tra*alhar por conta própr*a. *s mulhe*es
</line>
</par><par>
<line>
ai*da *nfrentam muitos *roblemas na força d* traba*ho, e ser s*a p*ópria chefe certament* é
</line>
</par><par>
<line>
mais
</line>
<line>
at*aent*
</line>
<line>
p*ra
</line>
<line>
algun*
</line>
<line>
dos
</line>
<line>
pr*ble*as
</line>
<line>
cotidianos
</line>
<line>
que
</line>
<line>
enfr*n*am
</line>
<line>
*ora
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
emp*eend*doris*o.
</line>
</par><par>
<line>
Contudo, é fundamental l*mb*ar que a inse*ç*o da m*lher no *er*ado *eu-se
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
forma gradu*l e oriunda dos con*tantes movime*tos sociais em bu*ca pelo reconh*c*mento
</line>
<line>
dos direi*os feminino*. Rag* (2021) apont* que, d**ante muitos séculos, à mul*er, em regra,
</line>
</par><par>
<line>
*ram de**inad*s
</line>
<line>
apenas as ati*idades do lar, a *dministração de pequenos negóci*s e bens,
</line>
</par><par>
<line>
princip*lmente quando de origem de herança. Ainda assi*, * leg**lação exigia que
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
hom*m r**pons*vel por esta ratificasse alguns de seus atos civis.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina P*, v. 2*, n. *1, ar*. 11, p. 207-225, nov. *0*4 www4.fsa*et.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. G. Oliveira, K. B. Moura, J. *. H. B. Nascimento, F. P. A. Bizarria
</line>
<line>
21*
</line>
</par><par>
<line>
Para a*é* d* tardio, Rag* (20*1) considera que ess* processo se
</line>
<line>
**u atravé* d*
</line>
</par><par>
<line>
avanço da p*oduç** industrial e estava *i*ado ao parque industrial *m qu* eram comuns as
</line>
<line>
longas jorn*das d* trabal*o, baixo* salários, maus-tratos de patrões e, sobretudo, o contínuo
</line>
</par><par>
<line>
assédio sexua*. Assim, dentro de uma *ocieda*e m*rcada *o* *ra*os
</line>
<line>
t*adicionalistas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
conservadores, *ara a *ulher fora* est*be*e*idos limites e restrições na *orm* d* se*,
</line>
</par><par>
<line>
pens**, ag*r e interagir, * de po**r, entre *ários as*ec*os,
</line>
<line>
que *ornaram a mulher
</line>
</par><par>
<line>
desfa*o**cida em relação a* gên*ro masculi*o.
</line>
</par><par>
<line>
De acordo com Leite (2021), * em*re*ndedorismo feminino e * formação *e redes
</line>
<line>
de n*gócios pertencentes a mulhere* cres*em con*tan*emente, entre**nto, há um* sér*e de
</line>
</par><par>
<line>
desafios e *bstáculos que a* mulheres emp*esária* enfrent**. Garcia (20*3) relata que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
empree*dedo*is*o *inda * co*siderado um campo *ominad* *or ho*ens, e po** ser difícil
</line>
<line>
sup*ra* ess*s v*sões *onv*nci*nais.
</line>
<line>
Dian*e di*so, o empreende*ori*mo se colocou p*ra *s mulheres como *ma forma
</line>
<line>
q*e possibilit*v*, além da geraçã* de renda, uma forma d* emanc*pação quando co*tribuía
</line>
<line>
para que ela* *udesse* exer**r seu poder *e esc*lha * lider*nça. Ao lanç*r-se *m no*os
</line>
</par><par>
<line>
desafios e
</line>
<line>
auferi* r*nda, *ass** a que*ti*nar *ada vez mai* sua *osiçã* *ocial *m relação
</line>
</par><par>
<line>
ao* homen*.
</line>
</par><par>
<line>
A dis*i**ão entre homens e ***here*, normativ**ente, só vai *er superada com o
</line>
<line>
ad*ento d* Co*s*ituiçã* F**eral da Re*ública Br*sileira de *988 (CFRB/88) que estabelece
</line>
<line>
a i*ualda*e em sua di**nsão m*te*ial e formal. Todavi*, de fo*ma fá*ica, os reflex*s d* um
</line>
</par><par>
<line>
longo período
</line>
<line>
t*adicional ainda
</line>
<line>
p**em ser vistos quand* das dife*enças *alariais *
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ocupação de c*rgos de staff po* *ulheres. Diant* de
</line>
<line>
um *u**ro d* p*e**nce*to v***do,
</line>
</par><par>
<line>
empreender po*sibilita ao universo fe**nino uma forma m*is justa de as*ensão ao m*rcado.
</line>
</par><par>
<line>
C*nforme
</line>
<line>
SEBR*E
</line>
<line>
(2024),
</line>
<line>
atualmente
</line>
<line>
há
</line>
<line>
7 ,9
</line>
<line>
mi*hões
</line>
<line>
das
</line>
<line>
955
</line>
<line>
m**
</line>
</par><par>
<line>
novas empresas regist*adas, das quais 51,5% foram a*ert** por mul*eres empreendedora*. A
</line>
<line>
agência considera que *sses números po*em s*r ampli*dos a partir de p*l**icas públic*s de
</line>
<line>
incentivo e estím*los compreendendo a demanda específica da mulhe* e*preendedora.
</line>
</par><par>
<line>
O a*oio
</line>
<line>
dos parce**o* é m*ior
</line>
<line>
p**a os homens (68%) em compa*aç*o com
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
mulheres (61%). A mater*idad* exerce uma f*rte inf*u*ncia na decisão de
</line>
<line>
empreender *ar* 68% das mulher*s, e*q*anto apen*s 56% dos homen*
</line>
<line>
*ompar**l*am dessa infl*ência. A sobrecarga de res*o*sab*lidad** afeta 76% das
</line>
</par><par>
<line>
mulheres, comparad* a 55% *os hom*ns. Al*m
</line>
<line>
diss*, *1% *as mulheres
</line>
</par><par>
<line>
sacrificam tempo pessoal *a*a cuidar d* famil*a*es, em con*r*ste com 48%
</line>
<line>
*os
</line>
</par><par>
<line>
homens. A d*sigualda*e também é *vidente nas tarefas d*més****s, com
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
</page><line>
m*lheres dedic*ndo *m m*dia 2,9 horas por dia, en*uanto ** homens dedicam
</line>
<line>
apenas 1,5 hor*s. O preconceito de gênero * *ma real*dade pa** c*r*a de 25% das
</line>
<line>
mul*eres emp*eende*o*as, *i*icultan** ainda mais seu p*og*esso. Ess*s dados
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 21, n.*1, ar*. 11, p. 20*-2*5, n*v. 2024 www4.fsane*.c*m.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Representaç**s Socia*s do Empr***dedorismo So*i** Fem**ino: * Caso do Estado do *ia*í
</line>
<line>
213
</line>
</par><par>
<line>
sublin*am a necessida*e urgente de apoio específ**o para a* e*pre*nd*doras,
</line>
<line>
visando reduzir a desi*ualdade de gênero no empreended*r*smo e perm*tir que as
</line>
<line>
m*lheres realiz*m seu pleno p**encial econômi*o e social (Sebrae, *02*, pass*m).
</line>
<line>
A análise dos dados acima rev*l* que as empreendedoras enfrentam uma s*breca*ga
</line>
<line>
significat*v* *o tentar equil*br*r resp**s*bilidade* familia*es e empres*riais. A**m di*s*,
</line>
<line>
SEBRAE (2024), a*ont* qu* as mulheres pagam t**as de juros mais al*as, mesmo sendo
</line>
</par><par>
<line>
ma*s adimplente*.
</line>
<line>
Esse ce*ár*o reflete-se *a pos*ção
</line>
<line>
do Brasil no r*nk*ng de
</line>
</par><par>
<line>
empreendedorismo femi*ino do G*DI 2015, onde o
</line>
<line>
país ocupa a 60ª posição entre
</line>
<line>
77
</line>
</par><par>
<line>
*aç*es.
</line>
</par><par>
<line>
* necessidade de políticas públicas e inici*tivas que f*mentem * *rescimento e a
</line>
</par><par>
<line>
inovação no
</line>
<line>
*mp*eendedorismo *e*inin* é e*idente, bu*cando o *mpoderament*
</line>
</par><par>
<line>
e*onômico d** mulh*res e um des*nvolvimen*o *ocioe*onô*ico mais equilib*ado. Essas
</line>
<line>
a*ões devem le*ar e* consideração um conjunto de relacionam*nto *e negócios específicos
</line>
<line>
e reconhecimento da* conquist*s *omo aque*a* realiza*as como forma *e criar mec**ismos
</line>
<line>
de *a*oriz*ção das novas *ções e das que *ontinua* enfrentando os desafios do *ercado.
</line>
<line>
2.2 Teoria d*s Re*re*entações Sociais e C*nstruç*o d* Vi*a C*tidiana
</line>
<line>
O surgimento da teor*a *as *epresen*ações sociais teve lug*r em *m co*t*xto
</line>
<line>
históric* ca*acteriz*do por t**nsforma*õ*s geradas pe*a insatisfação e pela **sca por
</line>
<line>
supe*ação do paradi*ma cie*tíf*co que atribuía um valor ex*e*sivo a*s co*hecimentos
</line>
</par><par>
<line>
ci*ntí*icos, em
</line>
<line>
detri*ento d* *ult*r* ** sens* com*m. *sse m*delo desvaloriza*a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
des*onsiderava a importância das crenças e dos c*ncei*os *ulturalmente c*nstruí*os dura*te
</line>
</par><par>
<line>
a* in*erações
</line>
<line>
comunicaci*nais c*tidianas que moldam e são moldadas pela *ultura
</line>
</par><par>
<line>
(ROCHA, 2014).
</line>
<line>
Os indivíduo* util**am a linguagem como ferramenta *ara dar sentido às suas
</line>
<line>
realidades. Nesse contexto, a *ignificação r*sulta*te é *onhe**da *omo **present*ção socia*,
</line>
<line>
sendo um produto coletivo da sociedade. O processo envolv* o indivíduo a**opri*ndo-se das
</line>
</par><par>
<line>
sign*ficações historicamente
</line>
<line>
gerada* pela s**iedade e ad*ptan*o-as co**orme *uas
</line>
</par><par>
<line>
necessidades e *aracterísti*as psíquicas. O objetivo é inte***-las ao seu pe**amento
</line>
<line>
cotidiano, incorpo*a*do asp*ctos cul*ur*is, cognitivos e valorat*vos (ROCHA, 2014).
</line>
<line>
Conforme Serge Mos*ovici (200*), um do* *rincipais auto*es da teoria, o foco não
</line>
</par><par>
<line>
reside em c*mpreender *s representações
</line>
<line>
d* um passado dist*nt*
</line>
<line>
*u de
</line>
<line>
sociedade*
</line>
</par><par>
</page><line>
primitivas, mas sim na* repre*enta*ões at*ais, aquelas do tempo pre*e*te na sociedade. Ele
</line>
<line>
Re*. FSA, Teresina PI, v. 21, n. 11, art. 11, p. *07-*25, nov. 2024 w*w4.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. G. Ol*ve**a, K. B. Moura, *. C. H. *. Nasciment*, F. P. A. Bi*arria
</line>
<line>
214
</line>
</par><par>
<line>
destaca que o con*e*im*nto ge*ad* é relativo à *dentidade do emis**r, su* a*iliação a g*upo*
</line>
</par><par>
<line>
específico*, e não apenas ao objeto *m di*cussão. Isso
</line>
<line>
r*ssalt* r*levância do grupo a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*ert*ncimento no processo de const*ução * in*erpreta*ão do conhec*mento.
</line>
<line>
Já para A*ri* (200*), outro auto* do *e*a, que *ntroduziu a Teoria do Núcleo *en*ral,
</line>
</par><par>
<line>
*esta*a *ue a org*nização
</line>
<line>
de
</line>
<line>
u*a represe*tação so*i*l possui um* *aracterístic*
</line>
</par><par>
<line>
distintiva: a prese*ça de um núc*eo c**tral. Esse núcleo central *onsiste ** um
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
mais *l*me*tos que *o*fer*m significado à *epresentação. Uma representação
</line>
<line>
soci*l
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
c*mposta pelo núcleo cen***l e p*los e*ementos perifé*i*os. *
</line>
<line>
núcleo central representa
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
componente mais *s*ável da representação,
</line>
<line>
resi*tente a muda*ças,
</line>
<line>
e*qua*to os elementos
</line>
</par><par>
<line>
periféri*os são *ais a*essívei*, vívid*s e concret*s, co**ribu*ndo par* a *le*i*ilida*e e
</line>
<line>
di*âmic* da representação.
</line>
<line>
Exis**m dive*s*s definições *ara o fen*meno das rep*esentaçõe* sociais, variando de
</line>
</par><par>
<line>
acord* com a ên*ase *o proces*o ou pr*du*o, e
</line>
<line>
consid*rando a multipl*cidade
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
perspectiv*s de e*tudo (WA*HELKE; CAMARGO, 2*07).
</line>
<line>
A teoria das represent*ções so**ais r*jei*a uma epistemolo**a individualista, que
</line>
</par><par>
<line>
se concen*ra em u* s*jeito
</line>
<line>
puro, ou uma episte**logia do obje*o puro, direcionandosua
</line>
</par><par>
<line>
atenção.
</line>
</par><par>
<line>
Para a rela*ão entre am**s. Ela evidenci* qu* *anto o mundo quan*o o sujeito são
</line>
<line>
*o*st*uí**s p*r mei* da i*ter*ção dia*étic* *ntre a ati*i*ad* do sujeito e a r*la*ão s*jeito-
</line>
<line>
objeto-*undo. A principal mudança *ntroduzida *or ess* teoria na Ps*c*logia S*cial diz
</line>
<line>
respeito *o *ompimento com o indi*i*ualism* teórico q*e caracte*izou * *aio*ia *as
</line>
<line>
c*n**pções na discipli*a (ROCHA, 2014).
</line>
<line>
3 PROC*DIMENTOS MET*DOLÓGI*OS
</line>
<line>
Para ate**er ao objetivo da pesquisa, *ptou-*e por *ma abo*dage* qualitativa.
</line>
</par><par>
<line>
Minay*
</line>
<line>
(2*01) discorre q**
</line>
<line>
pesquisas *ua*itativas ate*dem * a*áli** de mot*vações,
</line>
</par><par>
<line>
aspirações, crenças, valo*es e atitudes, * que se *o*d*na com a utiliza*ão d* *RS *nquanto
</line>
<line>
aporte teórico, afilian*o-a aos pressupos*os da sociologi* *ompre*nsiva.
</line>
<line>
No que *an*e aos procedim*ntos *écnico*, a pesquisa é emin*nt*mente documen*al.
</line>
</par><par>
<line>
Li** Jun*or et al. (2*21) explic*m que **se t*po de
</line>
<line>
pesquisa c*nstitui instr**ento
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
com*reensão detalhada, em
</line>
<line>
profund*dade, d*s f*tos q*e estão sen*o
</line>
<line>
in*estigados. C*llard
</line>
</par><par>
<line>
(2008) d*fende que os docum*ntos per*item a*re**entar à dimensão *em** a com*reensão
</line>
</par><par>
<line>
do soc**l, observando-*e o processo de matura*ão de i*divíduo*,
</line>
<line>
grupos, conc*itos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresi*a, v. 21, n.11, art. *1, p. 20*-22*, nov. 2*24
</line>
<line>
www4.*san**.com.*r/*ev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Repre*ent*ções Sociais *o Empreendedorismo Social Feminino: O Ca*o do E*tado do Piauí
</line>
<line>
215
</line>
</par><par>
<line>
conheciment*s. So*** e Giacomoni (2*21) adicionam que documentos são resultantes de
</line>
<line>
cruzamento *e várias for*as qu* resu*t*m n* montagem de fe*ômenos que *ntere**am às
</line>
<line>
c*ência* soci*is e à compreensão da reali*ade.
</line>
<line>
A *resente **squisa trabalha docu*ento* escritos, c*mp*eendidos como aquele* que
</line>
<line>
se perfaz*m em "*exto *scrito, manuscrit* o* impresso, registrado *m pap*l" (CELLARD,
</line>
</par><par>
<line>
20*8, p. 296). Quanto **nte, prezou-se pela utiliza**o de *ocumentos *úbl*cos, ou se*a, à
</line>
</par><par>
<line>
daquele* disponíveis p*r* acesso *or *ualquer
</line>
<line>
parte *nte*es*a*a (L*MA JUNIOR
</line>
<line>
e*
</line>
<line>
a l .,
</line>
</par><par>
<line>
2021).
</line>
</par><par>
<line>
Co*fo*me C*llard (*00*), o *esquisador deve constituir um corpu* sa**sfa*ó*io,
</line>
<line>
esgotando, sem*re que pos*ível, as *istas capazes de lhe fornecer informações i*teressantes.
</line>
<line>
Com o o*jetivo de constru*r o corpus d*s*a pe*q*isa, os autores r**liz*ra* o le*antamento
</line>
<line>
de *eis, *rojeto* *e lei, of**i*s, mensagens, menções e demais documentos disponibil**ados
</line>
<line>
no sit* da As*emblei* Legislativa d* Piauí, uti*iz*ndo-**, para tan*o, do Sist**a de Apoio ao
</line>
</par><par>
<line>
Processo Legisl*tivo (SAPL), que conc*ntra as movimentaçõ*s
</line>
<line>
ca*t*rárias
</line>
<line>
r*ferentes
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
produção legislat**a *o Piau*.
</line>
</par><par>
<line>
O Sis**ma foi cri*do pe*o Programa Inte***gi* com
</line>
<line>
a fi*al*dade d* facilitar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
pr*cess* *egislat*vo, e tem como pr*nci**is f*n*ões * elaboração de proposições, proto*olo *
</line>
<line>
tr*mi*ação da* *a**r*as legislativas, * organização das *e***e* p*enária* e a manu*enção da
</line>
<line>
base de lei* e consultas à* in*ormações da Casa (INTERLEGIS, 202*).
</line>
<line>
Para a realização da *oleta de dados, o* a*to*es empreende*am pesquisa no SAP* no
</line>
<line>
dia 3 de de*embro *e 2023, uti**zando-se da fer*a*enta "*esq*isa textua*", *o* os valores
</line>
<line>
"e*preendedo*ism* A*D f*minino AN* *ocial". O *istema r*to*nou 9 registr*s, dentre *s
</line>
<line>
qu*is m*térias l*gislativas (3), normas jurí*icas (4) e doc*mentos acess*ri*s (2). A dat* do
</line>
<line>
documento m*is ant*go era * de *go*to de 2*09 e do ma** recente * de novembro *e 2023.
</line>
</par><par>
<line>
Em leitura flutua*te, *erifico*-se
</line>
<line>
que *ois do*ume*tos não tr*tav*m
</line>
<line>
da matéri*
</line>
</par><par>
<line>
de e*tudo,
</line>
<line>
*o*sti*u**do *roje*o* *e Le* Orçament**ia. *utro documento
</line>
<line>
cons*a*a
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
dupl**idade, *or
</line>
<line>
iss* *oi ignorado. Dessa fo*ma, seis doc*mentos pas*aram a constitu*r o
</line>
</par><par>
<line>
c**pus desta pesquisa. Seguindo
</line>
<line>
recome*da**o
</line>
<line>
de Cellard (200*), os aut*res real*zaram
</line>
</par><par>
<line>
análi*e preliminar dos documen**s *ue
</line>
<line>
consti*uem o corpus d* pesquisa. O aut*r
</line>
<line>
expl*ca
</line>
</par><par>
<line>
que, antes de proce*er à int*r*ret*ção dos dados, é necessár*o
</line>
<line>
co*firm*r a perti*ênci*
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
*ocum*ntos coletados a*s objetivos da *esqu*sa, com incurs*e* sob*e o contexto e* qu*
</line>
</par><par>
<line>
foram
</line>
<line>
produzid*s, o seu **t** ou autores, a
</line>
<line>
sua aut*nticidade e confi*bili*ade, a *ua
</line>
</par><par>
<line>
natureza e,
</line>
<line>
também, os *eus c*nceitos- chaves. Estes, o* conceitos-chave*, f*ram
</line>
</par><par>
<line>
identi*ica*os com *ase *o aporte *eórico ad*tado, a partir
</line>
<line>
de mo*imento compreensivo qu*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina PI, v. 21, *. 11, art. 11, p. 207-225, nov. *024
</line>
<line>
www4.fsa*e*.com.br/r*vist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. G. Olive*ra, K. B. M*ura, J. C. H. B. Nasc*mento, F. *. A. Bizarr*a
</line>
<line>
216
</line>
</par><par>
<line>
considera os *rinc*pais c*nstrutos utiliz*dos na discuss** sobre o tema. A real*zação
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
análise preli*inar *os d*cumentos coletados gerou o
</line>
</par><par>
<line>
Quadro 1.
</line>
</par><par>
<line>
Do Quadro, omitiu-se a coluna co*texto, t*ndo em vi*t* que o tecido social em qu*
</line>
<line>
se *esenro*am tais *uestõ*s *oi ante**ormente expl*rado no re*e*encial t*órico, com alus*o à
</line>
<line>
situação nacional e **ta*ua* do empreended**ismo social fe*inino.
</line>
<line>
Q*ant* à análi*e dos dados, Cellard (2008) e*pli*a que *s*e tra*a*ho *onstitui um
</line>
<line>
exe*cício de descobrir as lig**õe* entre os f*tos e a* inf*rmações, visan*o ao en*adeame*to
</line>
<line>
d* expl*cações plau*ív*is para os *en*menos ab*rdados, p*oveni*nte* de uma inter*ret*ção
</line>
<line>
r*a*izada com coerência. O autor def*nde que o movimento é p*ssí*el a partir da
</line>
</par><par>
<line>
a*similação dos textos e de s*as *imilitudes, diferenç*s e relações com o co*texto,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
problemát*c* e o quadro teó*ic*.
</line>
</par><par>
<line>
Quadro 1 - Resu*ta*os Obtidos co* a *es*uis* R**li*ada
</line>
</par><par>
<line>
Doc*men t*
</line>
<line>
Descrição
</line>
<line>
Autor
</line>
<line>
Autenticida*e/C* nfiabili*ad*
</line>
<line>
Natureza
</line>
<line>
Conceito*-**a**
</line>
</par><par>
<line>
Proj*t* de Lei O*di*ária n* 322 d* 2023
</line>
<line>
Institu* *ol*ti** Es*adual de Form*ção, Q*al*ficaç*o e Valorização do Tr*balho da M*lher no âmbito *o Estado do Piauí.
</line>
<line>
R*bens Vie*ra - D*put*do Estadual - Partido dos Trabalhadore*
</line>
<line>
Assinatura manual do parlament*r
</line>
<line>
Pro*e*o de Lei Ordi*ária
</line>
<line>
Ig*aldad* de gê*ero; Lidera**a feminina; Autonomia *conômica das m*lheres; P*rticipação; Assédi*; Educação
</line>
</par><par>
<line>
Anexo - Anexo PPA
</line>
<line>
Bas* Estraté*i*a *o PPA - Proje*o de *ei Or*inária do Go*erno nº 68 *e *023
</line>
<line>
Governo do Est*do do Piauí
</line>
<line>
Re*erênc*a ao processo SE* SEI 00*17.*0*14*/202 *-*3
</line>
<line>
**exo à Projeto de *ei Ordinária
</line>
<line>
Em*reende*oris mo e*t**ual; Inovação
</line>
</par><par>
<line>
Indicativo *e Projeto de Lei nº 25 de 2*23
</line>
<line>
Dis*õe *obre a criação de Programa Assistencial para Mulher Empr*e*dedora - Ba*co d* Mul*er no â*b*to *o Piauí *á e outras providências.
</line>
<line>
*árb*ra do **rmino - Depu*ada E*tad*al - P*rtido Progres*istas
</line>
<line>
Assinatura m*n*al da parlamentar
</line>
<line>
Indicati*o de Projeto *e Lei
</line>
<line>
Ban*o ** Mulhe*; Auto*onfiança feminina; *ulhe* *ranssex***; Baixo IDH; Au*íli* financeiro; *restação de contas
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina, v. 21, n.11, ar*. 11, p. 207-225, nov. 2024
</line>
<line>
*w*4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Re*resentações So*iais *o Em*reende*orismo Social F*minino: O Caso do Estado do P**u*
</line>
<line>
2*7
</line>
</par><par>
<line>
*fício - SGM 25*/2023 * **tógr*fo de 02/0*/202 3
</line>
<line>
En*aminh* ao go*erna*o*, dev*dam*nte aprovado pelo legislativo, o in**cativo de Projeto de Lei q** "Dispõe sobre a criação de Programa Assistencial para Mulh*r *mpr*endedora - Banco da Mulher no âm*ito do Piauí"
</line>
<line>
*ranz* Silva - *ep**ado Est*dual - Par*ido *os T*abalhador*s
</line>
<line>
A*sinatura elet**nica do parlame*tar
</line>
<line>
Expedien te
</line>
<line>
Devidamente apr*vado pelo *egislativo
</line>
</par><par>
<line>
Lei nº 7.504, *e 01 d* j***o de 2021
</line>
<line>
Institui e *ntegra n* Calendá*io Oficia* de *ventos d* Esta*o do Piauí, O Dia E*tadual da Mulher
</line>
<line>
Franzé *ilva - D*putado *st*du*l - Part*do do* Traba*hadores
</line>
<line>
Assinat*ra manual d* g*vernador
</line>
<line>
Lei
</line>
<line>
Dia Es**dual da Mulher Empreendedora; Consci**tiz*r; Oferta de *ap**itação
</line>
</par><par>
<line>
De mod* geral, C**lard (2008) acredita que a va*i**de e a qual*dade da pe*quisa são
</line>
<line>
p*o*orcionalmente equivalentes às preoc*pações críticas tomadas *elos *utores, a*** da
</line>
<line>
qu*lidade do material coletado.
</line>
<line>
*ara fa*ilitar a análise e apresentação dos *chados, recorre-se à in*piração ** modelo
</line>
<line>
de análise te*ática de Mi*ay* (2014), aqui utilizado em combinação com *e**ard (2008).
</line>
<line>
*esse ca*o, * *ase *e análise p*elim*nar (CELLARD, 2008) perfez as fa*es de pré-*ná**se *
</line>
</par><par>
<line>
explo*ação do material (MINAYO, 2014). * fase de tra**me*tos dos r*sultados
</line>
<line>
obt i *os e
</line>
</par><par>
<line>
in*er*retação c*n*tituiu a r*a*i*ação de inf*rências, interpretaçõ** e in*er-relacionamentos
</line>
<line>
ent*e o* achados, co* * g*raç** d* cate*ori*s/ tema*/ r*presentações, visando *o
</line>
<line>
atendime*to d* o*jetivo da *esqu*sa, com extra*ão de expl*cações a par*ir *a teoria/normas
</line>
<line>
e políticas *úblicas.
</line>
<line>
* *ESULTADOS E DI*C*SSÕES
</line>
</par><par>
<line>
3.1 Representaçõ*s Sociai* *o Empreendedor*smo Social Feminino em normas e
</line>
</par><par>
<line>
pol*ticas púb*icas d* *iauí
</line>
</par><par>
<line>
Os r*sultad*s enc*n**ados estão dispo*tos n* Qua*ro 1:
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teres*n* P*, v. 21, n. 11, art. 11, p. 207-2*5, nov. 2**4
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. G. Oliveira, K. B. Moura, J. C. H. B. N*scimento, F. *. A. Bi*arria
</line>
<line>
218
</line>
</par><par>
<line>
Quadr* 1 - *esu**ad*s *btido* com a pesquisa realizada
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
E*preendedora e dá outras provid*ncias.
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
*ei nº 7.691, *e ** d* de*e*b*o de 2021
</line>
<line>
Dispõe Sobre O E**ímu*o Ao Em*reended*rismo Femi*ino No Â*bito D* Estado Do Piau*.
</line>
<line>
Teresa Britto - Deputada E*tadual - P*rtido *erde
</line>
<line>
Disponibili*ação no SAPL
</line>
<line>
L*i
</line>
<line>
Estí*u*o à for*açã* **operativista; *nclusão soc*al; Reinteg*ação
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Autores (2*24)
</line>
<line>
Consi*erando o *evantamento real*zado pelos autores, sint*tiz*do, em parte, no
</line>
</par><par>
<line>
*uadr* que
</line>
<line>
const*tu* a a*ál*se preliminar (Quadro
</line>
<line>
1), tem-s* a suges*ão
</line>
<line>
de
</line>
<line>
repre*entaçõe*
</line>
</par><par>
<line>
sociais rel*cionadas ao *onstruto empreendedo*ismo social fem*nino, * partir dos *ormativos
</line>
<line>
e p*ojeto* de le* em tramita**o no es*ado do Piau*.
</line>
<line>
Para fin* de **álise, a*ravés de *m esforço *nterpretativo **parado no aporte teó**co
</line>
<line>
de sustentação, procedeu-se à o*gani*ação do* achados *m temas *lu**vos a r*presentaçõe*
</line>
<line>
s*ci*is **e, por sua própria natu*ez*, são tran*versais * transdis*iplinare* (SPINK, 1993).
</line>
<line>
O tema desigualdade de gênero p*rpassa d**cussões sobre o em*re*ndedorism*
</line>
<line>
social f*minino, *igur*ndo como elemen*o qu* *ific*lta * pr*cess* *o empreender a partir **
</line>
</par><par>
<line>
vivência da mulher (BRA*DÃO; MARQU*S; LAM**A, 201*). A própr** noç*o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
"gênero" suscita
</line>
<line>
uma con**rução social rel*cio*ada *os p*peis e às formas de subjetivação
</line>
</par><par>
<line>
des*nvolvidas **los indivíd*os nas **fe*as ***ticulares * púb*icas (SALVARO;
</line>
<line>
GALVA*E; *ARIANO, 2016).
</line>
<line>
O projet* *e le* ordi**ria nº *22, de 20*3, *m seu art. 2º, referência a igu**dad* de
</line>
</par><par>
<line>
gênero enquanto diretriz no âmb**o d* Po*ítica *stad*a* de **rmação, Qu*li*ica*ão
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Va*or*zação do T*a*alho d* Mulh*r no Âmbito do E**ado do Pia*í, dando con*a da
</line>
<line>
proble*ática, argume*tando p*la eliminação *e q*alq*er discriminação base*da no gênero,
</line>
<line>
**ça, orientação ***ual, idade ou outras *aracter*sticas pessoa**.
</line>
<line>
Questões *o*r* a*sédio s*x*al e mor*l *ambém *igur*m nesse projeto (ar*. 2º, i**iso
</line>
</par><par>
<line>
VI). *ssas espécie* de assédio
</line>
<line>
podem
</line>
<line>
constituir v*olência de gênero, esta c*mp*eendida
</line>
</par><par>
</page><line>
como aquela *raticad* *ajor**ariamente co*tra a mulh*r po* interm*dio de ataque* à su*
</line>
<line>
inte**i*ade físi*a, se*ual, p*icológica, mor*l e patrimonial, em contexto p*bli*o ou p*ivado
</line>
<line>
(B*NDEIRA, 2014).
</line>
<line>
As q*estões re*acion*das à desig*aldade de g**er* e * viol*ncia de gê*e*o dã* cont*
</line>
<line>
de uma re*r*senta*ão s*cial de mulher empreen*edora vu*nerável, entendida *omo aquel*
</line>
<line>
q*e enfrenta condi**es e*onô*icas e soci*is d*sfavo*áveis à prática e*presarial, na linha
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 21, n.11, art. 11, p. *07-225, nov. 2024 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Represe*taçõ*s Socia*s do Empreend*do*ismo Social Femini*o: O Cas* do Estado do Piauí
</line>
<line>
219
</line>
</par><par>
<line>
q** já su*eriram Ramos e V*ldisser (2019) e *l*veira e* al. (2021), dentre out*os. T*m-se,
</line>
<line>
portanto, uma m*lher af*tada negativamente pelas condiçõ*s indissociá***s de seu gê*ero *
</line>
<line>
dos papeis s*ciais a ele conferid*s.
</line>
<line>
**utra se*da, fig**a-se o Ind*cativo de *roje** de L*i nº 25, de 2*23, **e dispõe
</line>
<line>
sobre a criaç*o de P*ograma Assistencial *ara Mulh*r Empre*nde*ora - Banco da Mulher, n*
</line>
</par><par>
<line>
*mb*to do Piauí. Esse
</line>
<line>
indicativo de Projeto de Lei prevê instrumentos *ara fomentar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*utonomia financeira d*s mulheres *m situação de vu*ner*bi*idade socia* e/ou vítimas
</line>
</par><par>
<line>
de violência doméstica,
</line>
<line>
proporcio*ando emprego,
</line>
<line>
renda, capacitação e c**dito (art. 1º). O
</line>
</par><par>
<line>
Pr**eto **op*e que
</line>
<line>
po*erão participar
</line>
<line>
*o P*ogra** mu*heres (incl*sive tra**sexu*is
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
e*p*e*são *xp*ícita *o t*x*o), prio*itariamente chefes de família, co* no mínimo 18 *nos, e
</line>
<line>
qu* sejam resid*ntes e ten*am instalado seus negócios n* es*ado do Piauí, es*eci*lme*t* em
</line>
<line>
**nicípio* de *aixo IDH.
</line>
</par><par>
<line>
O *rojeto *revê a
</line>
<line>
co*cessão de aux*lio fina*ceiro pa*a * mulher benef*ciária,
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
valor *e R$ 3.00*,*0 (três mil r*ais), a se* utilizado na aquisição de *á*u*nas, equ*pamentos
</line>
<line>
* insumos ao seu negó**o (a*t. 3º, in*is* I), *mpondo-se a prest*çã* de con**s (art. *º, i*ciso
</line>
</par><par>
<line>
II). *abe esclare*er
</line>
<line>
q** o Ofício SGM 250/20*3
</line>
<line>
encaminhou, *o
</line>
<line>
gov*rna**r, indicativ* o
</line>
</par><par>
<line>
de Proj*t* de *ei aprov*do *e*a Casa l*gislati*a.
</line>
<line>
Em sem*lha*te sent*do, caminha a Base Estratégica do P*A, an*xa ao proje*o de L*i
</line>
</par><par>
<line>
O*d*nária d* G*ve*no nº
</line>
<line>
*8, de
</line>
<line>
20*3. Porém, o instrumento não cita nominalmente
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
empreendedor*s*o femi*ino ou o e*preendedor*smo soci*l feminino, utilizando termos
</line>
<line>
**is abra*gentes, *omo empree***d*rismo e*tadual e emp*eende*orismo rural.
</line>
<line>
J* a Lei nº 7.6*1/2021 dispõe sobre o e*tímulo ao *m*reendedorismo feminino *o
</line>
<line>
Piauí, pre*endo, *nquanto princípios, o est*mulo *o em*re*ndedorismo feminino nas escolas,
</line>
</par><par>
<line>
a oferta *e cursos **cn*cos e o estímulo à *ormaç*o
</line>
<line>
cooperat*vista (*r*. 1º) o que evoca, -
</line>
</par><par>
<line>
margi*alme*te, a disc*ssão *obr* sororidade.
</line>
</par><par>
<line>
Em **nti*o s*mel*ante, v*sand* ao *ort*leci*ento de práticas de em**eendedorismo
</line>
<line>
femini*o, a Lei *º 7.50*/2021 insti**iu o dia e*tad*a* *a mul*er empree*d*d**a, eluc*dand*
</line>
<line>
*obr* a im*ortância de fome*tar essa p*ática, p*o*ovendo * con*cientiz*ç*o sobre os
</line>
</par><par>
<line>
de**fios enfr*n*ad*s pe*as mulheres (art.
</line>
<line>
2º, inciso II) e *o*tr*bu*ndo pa*a quebra *e a
</line>
</par><par>
<line>
b*rreiras sociais * preconc*itos do s*tor (art. 2º, inc*so II*).
</line>
</par><par>
<line>
Os *ormativos e proj*tos supramencion**os d*o conta da representação so*ia*
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
uma *ulher capaz de superar as *ond**ões de vulnerabil*dade social e eco*ômica através *e
</line>
</par><par>
<line>
política* públi*as
</line>
<line>
fav**áveis à
</line>
<line>
su* emancipação, co* açõ*s de
</line>
<line>
capac*taç**/qua**ficação,
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina P*, v. 21, *. 11, art. 11, *. 207-22*, n*v. 2024
</line>
<line>
w***.*sanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. G. O*ivei*a, *. B. Moura, *. *. H. B. Nas*imento, F. *. A. Bizarria
</line>
<line>
220
</line>
</par><par>
<line>
financiamento e conscient*zação
</line>
<line>
s*bre * se* *a*el
</line>
<line>
social. Essa repr*s*ntação suscita
</line>
</par><par>
<line>
discussões sobre emancipação feminina e sororidade, n* sent*d* d* uma for**ç*o
</line>
</par><par>
<line>
cooper*ti*is*a
</line>
<line>
*m *rol da mulh*r, sugerindo que as representações sociais
</line>
<line>
ora ex*stente*
</line>
</par><par>
<line>
c*laboram
</line>
<line>
para a elaboraç*o de política* púb**c*s que influ*nci*m positivame**e sob*e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
empoderamento f**i*i*o.
</line>
<line>
Os d*cumentos demonst*am que *s representa*ões *ociais a*alisad*s ocupam fu*ções
</line>
<line>
no*mativas * prescritivas, como sugerem Wa*helk* e Camargo (200*), i**erind* objetos
</line>
</par><par>
<line>
dentro d* modelos soci*is e servindo de guia para *çõe* relações sociai*. Vej*-se *ue e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
des*gualdade de gên*ro e a viol*nc*a de *ênero exe*ce*am *unções normativas ao i*ser*rem
</line>
</par><par>
<line>
p*lítica* p*blicas favoráveis ao empr*endedor*sm* femi*i*o em leis, a
</line>
<line>
parti* do contex*o
</line>
</par><par>
<line>
social histó*ico - q*e aponta, por exemplo, *ue as mulheres *anham 22% a me*os que e
</line>
</par><par>
<line>
*omens ocupantes *e mesmo* carg*s (IBGE, 20*3). P*r out*o lado, a
</line>
<line>
exist***ia de leis
</line>
</par><par>
<line>
es*abele*endo pr*ncípios, es*ratégias e ações vol*adas *o emp**endedori*mo so*ial feminino
</line>
<line>
exerce fun*ão p*escritiv* s*bre o c*nte*t*, mo*dando *renças, valores e *o*portamentos do
</line>
<line>
gr*po.
</line>
<line>
4 CO*SIDERAÇÕES FINAIS
</line>
<line>
O emp*een*edorismo *emini*o socia*, ao alinhar-*e com a teo*ia de repr*sentações
</line>
</par><par>
<line>
so*iais de Moscovici, destaca a
</line>
<line>
*apacida*e d* as mulheres
</line>
<line>
e*preendedoras, *ão apenas
</line>
</par><par>
<line>
empreenderem
</line>
<line>
negócios com impacto so*ial, mas também de influenc*arem e moldarem
</line>
</par><par>
<line>
ativamen*e as representações soci*is relacionad*s * questões de *ê**ro e empoderamento
</line>
<line>
fe*inino. Es*e link evidencia * i*por**ncia das *inâ*icas soc*ais na transformaç*o de
</line>
<line>
percepçõ*s e *a pr**oçã* d* m*d***as significa**vas na *o*iedade.
</line>
<line>
Em resu*o, as rep*esen*ações soci*i* id**t*ficadas a *artir da p*s*u*sa do*umen*al
</line>
</par><par>
<line>
*e refe*em a per*epçõ** sob*e o empreendedori**o *oc**l feminino c*nf*ont**o c**
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
desafios enf*entados pela* m*lh*res. A *es*gua*dade de gênero e * viol*ncia d* g*n*ro *ão
</line>
</par><par>
<line>
represen*ações que reforçam
</line>
<line>
a vulnera*ili*ade
</line>
<line>
das mulher*s, dif*cultando a atividade
</line>
</par><par>
<line>
empreende*ora. As *eis e pol*ti*as públicas sobre empr*en*edorismo feminino n* Piauí, que
</line>
</par><par>
<line>
env*lvem a criação de progr*mas ass*s*enciais
</line>
<line>
e
</line>
<line>
concessão *e auxílio fin*n*eiro, *isam
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
fomenta* cenári** que e*im*nem ou dim*nu*m o im*a*to n*ga*ivo dessas repr*s*nt**ões.
</line>
<line>
Veja-**, por**nto, que as repr*sentaçõ*s r**erente* à desi*ualda*e e violência de
</line>
</par><par>
</page><line>
gênero funcionam tanto normativamente, ao i*fl*enc***em cri*ção de políticas pú*l**as, a
</line>
<line>
i*s*r*ndo ess*s ob*etos em m*delos sociais através de *e*s, *ua*to prescri*ivamente, servindo
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Re*. *SA, T*r*sina, *. 21, n.1*, art. 11, p. *07-225, *ov. 2024 www4.fsanet.com.br/r*v*sta
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emancipação, s**oridade e cooperação, indic*ndo q*e a *ociedade *iauiense está
</line>
<line>
e*
</line>
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<line>
movimento p*ra apoiar e fo*talecer a mulher que empreen*e.
</line>
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<line>
Sugere-*e, par* pesquisas futuras, uma *nálise qualit**iva e quan*ita**va sobre os
</line>
</par><par>
<line>
**eitos
</line>
<line>
práticos das *ormas ora ex*lora*as, co* disc*ssões sobre f*c* p*esc*iti*a das a
</line>
</par><par>
<line>
represe*taçõe* sociais qu* elas apresen*am, de mo*o que se possa ve*ifica* *omo as práticas
</line>
<line>
sociais de **pr*endedo*is*o soci*l feminino têm sido in*luenciadas, em âmbito lo*al, p*las
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r*ferenc*adas leis e qual o efeito d*la* e* c*rto, médio e longo prazo.
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Re*. FSA, Teresin*, v. 21, n.11, art. 11, p. 207-225, nov. 2024
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*e*rese*tações Sociais d* Emp**end*dori*mo Social Fe*in*no: O *aso do Estado do Pi*uí
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225
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<line>
Como Re*er*nciar este A*tig*, con*orme ABNT:
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</par><par>
<line>
OLIVEIRA, B. G; MO*RA, K. B; N*SCIMEN*O, *. C. H. *; BIZARRIA, F. P. A.
</line>
<line>
Representaç*es So*i*is d* Em*reende*oris*o Social Femin*no: O Caso do Estado do Piauí. **v.
</line>
<line>
FSA, T**es*na, v. 21, *. 11, art. 11, p. 207-225, nov. 2024.
</line>
</par><par>
<line>
Contribuição *os Aut*re*
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<line>
B. G. Olivei*a
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<line>
K. B. Moura
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<line>
J. C. H. *. Nascime*to
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<line>
F. P. A. Bi*a*ri*
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<line>
1) c*ncepção e plane*amento.
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*
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*
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<line>
X
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<line>
X
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2) anális* e int**pretação dos dad*s.
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*
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<line>
X
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X
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X
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<line>
3) e**boração do ras*unho ou na r*vis*o crític* do conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
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X
</line>
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X
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<line>
4) participaçã* na aprovação da ve*são f*nal d* *an*scri**.
</line>
<line>
X
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<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
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</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 21, n. 11, art. *1, p. 207-*25, *ov. 2024
</line>
<line>
ww**.fs*net.co*.b*/re*ist*
</line>
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)