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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
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<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *2, n. 1, art. 8, p. 158-171, J*n. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.22.1.8 </line>
</par>
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<line> De*olonialidade do Corpo e (Re)Signi*i*ação do eu *a P*ética ** André Tecedei** e Luis Migue* </line>
<line> Nava: Perfor*ativ*d*de, Metamo*fose(S), Silênc** </line>
<line> Body *ecolonia*ity *nd the *e*f (Re)Sig*ification Through t*e A*dré Tecedeiro a** *uis Migue* </line>
<line> Nava\s Poetics: P*rformati*eness, Metam*rphosis(Es), Silen*e </line>
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<line> H*rácio dos Santo* Ribeiro P*re* </line>
<line> Doutora**o em Est*do* de Literatu*a ** área de L*teratura Compar*d* pela Univ*rsidade Fed*ral Fluminense </line>
<line> Me*tre *m Cognição e L*ngu*ge* pela *niversid*de *s*adual do N*rte *luminense Dar*y Ribeiro </line>
<line> Professor do Institu*o Federal Flumi*e*s* C*mp*s Bom *esu* *o Itabapoana </line>
<line> E-ma*l: *srpi*es@gmail.co* </line>
<line> Tatiana **q*eno da Silva </line>
<line> Doutora em L*tras V*r*áculas pe** U*ive*sidade F*deral do Ri* *e Janeir* </line>
<line> Profes*ora Adjun*a da U*iversida*e Federa* Flumi*ense Camp** Gragoatá </line>
<line> *-mail: tatianap*que*o@*d.uff.br </line>
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<line> Endereço: Hor*c*o dos Sa*tos Rib**ro Pir*s </line>
<line> Editor-Chefe: </line>
<line> Dr. </line>
<line> Tonn* </line>
<line> Kerle* </line>
<line> *e </line>
<line> Alencar </line>
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<line> Instituto Fede*al Flumi*ense Av. Dario Bastos Borg*s, </line>
<line> Rodr*g*es </line>
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<line> 276, Par*ue do Trev*, Bom *e*us d* Itabapoana, C*P: </line>
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<line> 28360-000, Rio de Jane*ro/RJ, Bras*l. </line>
<line> Ar*i*o rece*ido em 03/08/2024. Últi*a </line>
<line> versão </line>
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<line> En*er**o: Tatia*a Pequ*no da S*l*a </line>
<line> rec*bida em 22/08/2024. A*rov*do em 23/08/2024. </line>
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<line> U*iversidade Fede*a* *lu*inense Ca*pus Gragoat* - </line>
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<par>
<line> Rua *rofessor Ma*cos Waldem*r de Freitas Reis, São </line>
<line> Avaliad* pe*o s*stema Triple Review: Desk Rev*ew a) </line>
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<line> Do*ing*s, CEP: 24210-201, Niterói/RJ, B*asil. </line>
<line> pelo E*ito*-Chefe; e b) D*uble Blind Review </line>
<line> (avaliação c*ga por doi* *valiadores da área). </line>
<line> Revisão: Gr*m**ic*l, Normat**a e d* Fo*m**ação </line>
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<line> Deco*onial*dade do C*rpo e (Re)Sign*f*cação d* eu na Poética de André Tec*d*i*o e Luis Migu*l Nava: </line>
<line> 159 </line>
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<line> RESUM* </line>
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<line> O **j*t**o do presente *rabalho é discuti* e p*oble*atizar a* questões *a decol*nialidade do </line>
<line> corpo e a (re)significação ** Eu na poética de *ndré Tecedeiro e Luis Mig*e* Nava, a pa*tir </line>
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<line> de um r*c*r*e </line>
<line> que leva em consideração a pe*formati*i*ade do sujeito, suas </line>
<line> c*nstant*s </line>
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<line> *etamorfoses e o papel </line>
<line> do s*lên*io para que* (se) *ransforma *m tantas co*sas. Ess* </line>
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<line> m*lt**lic*d*d* *o Eu, que *e co*s**ói p*r me*a*orfo*es in*ernas e ext*r**s, revel* a </line>
<line> bele*a </line>
</par>
<par>
<line> que se **c*ntra no ave*so e que, na poesia, se manif*sta através de fragmentos que se to*nam </line>
<line> mapas possíveis de auto*ompreensão. Para tanto, serão util*zados *ressupostos teórico* que </line>
</par>
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<line> (re)pen*am a* conce*ç*es do* discursos pós-moderno*, *omo </line>
<line> *ênero, sexu*lidade </line>
<line> e </line>
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<line> iden*idade, além da noção biologizante que p**ologiza as identi*ades trans, </line>
<line> através d*s </line>
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<line> cont*ibuições de teóri*os como Judith Butler, Gayatri *pivak, S*uar* Hall, Meijer e Prins, Pau* </line>
<line> B. Preci*do, Aníbal Q*ijano, dent*e out*os. De*sa man*ira, o corpo decoloniza*o, atravessado </line>
<line> pela *in*uagem poétic* e personificado nos *oemas, produ* sentidos em um *eterminado </line>
<line> co*texto, que não corre**ondem àquele* estabilizad*s, sincretizados ou pe*r*ficad*s *ela </line>
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<line> sociedade cisnor*ativa. </line>
<line> Atr*vés dessa análise, *usc*-s* *pontar para uma *manci*ação de </line>
</par>
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<line> co*pos e su*jetividades, mostrand* co*o * poe*ia pode se*vir como um meio d* re*istê*cia e </line>
</par>
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<line> reconf*gu*ação *o Eu. </line>
<line> A obr* de *ecedeiro e Nava, </line>
<line> **m sua riq**za de imagens </line>
<line> e </line>
</par>
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<line> *r*nsformaçõ*s, pe*mi** uma leitura que d*s*fia as normatividades im*ostas, suger*ndo novas </line>
<line> for*as de exi*tir e de ser *o m*ndo. *ssim, o *rabalho pret*nde co*tribuir para o deba*e sob*e </line>
</par>
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<line> a *eco*onialidade *o corpo * a imp*r*ância da poe*i* co*o *spaç* de resist*ncia </line>
<line> e </line>
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<line> rec*nfigur*ção ident*tária. </line>
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<line> Palavras-chave: C*rpo. Perfor*ativida*e. Metamorfose(s). Decolo**alidade. </line>
</par>
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<line> ABS*RACT </line>
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<line> Thi* paper aims to discuss and problemat*ze the issu*s the b**y d*coloniality a*d the </line>
<line> Se** </line>
</par>
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<line> (*e)sign*ficatio* in André Tecedeir*\s and *u*s Migue* N*va\* poe*ry, fr*m * perspective that </line>
<line> takes into acc*unt the subjec* *erformativity, i*s constant m*tam*rphos**, a*d the role o* </line>
<line> silence f*r those who tran*fo*m themselves into so many t*ing*. This mu*tiplicity o* the Self, </line>
<line> wh**h is con*tructed *hroug* internal and external metamor*hoses **veals the be*uty th*t ***s </line>
</par>
<par>
<line> * n * he </line>
<line> re*e*se and </line>
<line> *hat, in poetr*, man*fe**s itself th*ough fragments that become pos*ib*e </line>
</par>
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<line> m*ps of self-understanding. To t*is end, theor*tical assumptions wi*l *e u*ed t* (re)think th* </line>
</par>
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<line> co*cep*i**s of postmoder* d*scourses, such </line>
<line> as gen*er, sexuality, and ide*ti*y, *n addit*on t* </line>
</par>
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<line> the biolo**zi*g *otion that *a*hologizes trans i*ent*****, throug* the contributions of t*eorists </line>
<line> such as Judith Butler, Gayatri **ivak, Stuar* *a*l, Meije* and Prin*, Pa*l B. P*e**ado, An*b*l </line>
<line> Quija**, among othe*s. In this way, the decol*nized body, **rm*a*ed b* poetic language a*d </line>
<line> personi*ied i* poems, produ**s meanings i* a given cont*xt that do n*t co*re*p*nd *o those </line>
<line> stabili**d, *yncretized or *e**ified b* cisn*rma*ive soc*ety. T**o*gh this ana**sis, we **ek to </line>
</par>
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<line> point to an eman*ipatio* of *odies </line>
<line> and *ubjectivities, *howing how *oetry can se*v* as </line>
<line> * </line>
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<line> mea*s of resi*tanc* and reconfig**a**on of th* Self. The work of Te*edeir* and *ava, with it* </line>
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<line> wealt* o* im**es an* transformations, all*ws f*r a </line>
<line> reading tha* c*all*nges **posed </line>
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<line> norm*tivit**s, sug**sting ne* w*ys *f *xisting and being in *he world. Thus, thi* *o*k aim* </line>
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<line> to *ont*ib*te to the bod* </line>
<line> de*ol*niali*y de***e and the </line>
<line> *mportance *f po*try as a space for </line>
</par>
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<line> resistance and identity reco*figu*ation. </line>
<line> Key-words: Body. Perform*tiveness. Metamorpho*is(es). Decoloniality. </line>
</par>
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<line> R*v. FSA, Ter*sina PI, v. 22, n. 1, art. 8, *. 15*-*71, Jan. 2*2* </line>
<line> www4.f*anet.co*.br/revis*a </line>
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<line> H. *. R. *i*es, T. P. *ilva </line>
<line> 160 </line>
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<line> * INT*O*UÇÃO </line>
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<line> * eclosão do pensa*ento chamado p*s-mod**nida** t*az e* *eu bojo *m* pulsão </line>
<line> *ara reconfigura*ão *as i*en*idad*s, d*s subjetividades, do(s) corpo(s). Tal *con**c*mento a </line>
<line> deve-se a* f*to de, por c**sequência da glo*alização, as *ulturas, socied**es e ind*ví*u*s </line>
</par>
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<line> ser*m </line>
<line> categ*ri*a*os, </line>
<line> nos </line>
<line> d*zeres </line>
<line> de </line>
<line> Aníbal </line>
<line> Qu*jano </line>
<line> (20**, </line>
<line> p. </line>
<line> 256), </line>
<line> co** </line>
</par>
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<line> homo*eneidade/c*n*inuidad* e heteroge*eidade/de*co*tinuidad*. </line>
<line> Contudo, *onfo*m* c*nstata o *esmo autor, * próp*io capitalismo mundial que </line>
</par>
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<line> es*abelece tal *es*gna*ão s*gregativ*, "está l*nge d* ser uma totalidade homogênea </line>
<line> e </line>
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<line> con*í*ua" (QUIJANO, p. 2*6), muito pelo cont*ário, t**ta-se *e uma estrutura *e el*mento* </line>
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<line> *eterogêneos seja *tra*és do co**role de trab*lho-recurs*s-produtos, sej* p*los povos </line>
<line> e </line>
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<line> h*stó*i** atrelad*s a ele. Em outras pa*avras, o pró*rio s*st*ma q*e considera </line>
<line> a </line>
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<line> *ete**gen*idade uma desco*tinuid*de é h*terog*n** em suas bases, permitindo, desta feita, </line>
<line> desco*tinuidad*s no que t*nge à* identida*e*, sub*etividad*s e corp*s. </line>
<line> S*rge, a**im, a *deia do proj*to de *es**loniz*ç*o (ou decol*ni*ação). Como a </line>
</par>
<par>
<line> categorização </line>
<line> apresentada anter**r*ente seja *e *ensa*ento, será consider*da, aqui, </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> deco*oniz*ç*o in**l*ctual que se tor** pi*neira ao t**t*r d* c*ltura e d* soc*e*ade </line>
<line> (*ALER*O, 2005, p. 1*) e a dec*lonização do(s) corpo(s). </line>
</par>
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<line> *om intuito de d*scutir e *roblematiza* as questõ*s da deco*oniali**de do corpo </line>
<line> e </line>
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<line> (re)s*gni*icação do E*, apresentam-se as *oéticas de A*dré Te**deiro em A axila de Egon </line>
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<line> Schiele e Luis Miguel Nava em Poe**a Com*let* </line>
<line> a pa*tir de um recorte que leva </line>
<line> em </line>
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<line> c*nside*ação a performatividade do sujeito, *uas *on*tan*es m*tamorfo*es e o papel do </line>
<line> sil**cio p*** quem (se) *ransforma em **nt*s coisas. </line>
<line> Tra*a-se de "suste*tar presença no *entro", como desc*eve Beatri* RGB n* prefácio de </line>
<line> A a*ila de Ego* Sch*ele. Essa mul*iplicidad* do Eu que vai se c*nstruin*o po* metamorfoses </line>
<line> inter*as/exte*na* (* de*tro e o f*ra), * beleza de den*ro q*e se encontra no ave**o e que, na </line>
</par>
<par>
<line> poesia, atra*és *os </line>
<line> fragmentos, tornam-se *apas p*ssíveis. *on*orme afirma Te*ed*iro </line>
</par>
<par>
<line> (2021, p. 31) em alguns de seus ver*os: "Eu c*meç* o*de me **scubr*", "A* pa*avras estão </line>
</par>
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<line> **das do lado de </line>
<line> dentro" (T*CE*EIRO, p. 80) e "No princípi* f*i o verbo transbordar" </line>
</par>
<par>
<line> (**C*D*IRO, p. 91). </line>
</par>
<par>
<line> Re*. *SA, Ter*sina, v. 22, n. 1, art. *, p. 1*8-171, Jan. *025 </line>
<line> www4.fs*net.c*m.br/revista </line>
</par>
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<line> Decolonialidade do Corpo e (Re)Significaçã* do *u na P*ética *e *ndré Tec*de*ro e Luis Miguel Na*a: </line>
<line> 161 </line>
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<line> 2 R**ERENCIAL TEÓRIC* </line>
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<line> D* razão/*ujeito vs. cor*o a corpo/de*ejo: o n*vo duali*mo </line>
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<line> Segundo Louro (2*22, p. *9), *o l*ngo dos temp*s, *s indiví*uos (sujeitos) têm sido </line>
<line> *ndiciados, classificad*s, o*den*do*, hierarqui*ados e def*nido* pela aparência de seu* cor*os </line>
</par>
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<line> por imposição de *ad*ões e norm*s, v*lores e ideais da cultura. A *utora *crescenta </line>
<line> que as </line>
</par>
<par>
<line> características *os corpos, como *a*ca* pela cultura, dis*in*uem sujei*os * se constituem *m </line>
<line> mar**s ** poder (LOURO, 2022, p. 70). Por ess* razão, vem sendo *stabelecido o binarismo </line>
</par>
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<line> mascu*in*/feminin* como uma divisão primordial, pri*eira, </line>
<line> or*gin*ria (ess**cia*) </line>
<line> e </line>
</par>
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<line> relaci*n*da ao co*po. * deb*te se inici* pelas r*l*çõ*s en*re corpo e não-cor*o que, na </line>
<line> perspec*iva eurocêntrica, quer pel* p*drã* eurocê*tri*o de p*oduzir c*nhecime*t*, quer pela </line>
<line> experiência, tem uma re*aç*o *str*ita com a ideia d* raça e gênero (*UI*A*O, 2*00, p. *58). </line>
</par>
<par>
<line> A **st*nção entr* "cor*o" e "não-corpo" é unive*sal à história da humani**de </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> comum * todas as civil*zaç*** e cultur*s c*nhecidas, conforme * autor. A*é o surgime*to d* </line>
<line> eur*ce*trismo, *ambé* é comum a todas "a pe*manente copresença *os elem*ntos c*mo duas </line>
</par>
<par>
<line> dimensões ins*paráveis do ser humano em qua*quer aspe*to, </line>
<line> instância ou co*portamento" </line>
</par>
<par>
<line> (Q*IJA*O, p. 2*8). A d*sconstruç** de tal postula*o, acrescenta o </line>
<line> autor, faz *arte </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> his**ria </line>
<line> *o mundo c*istão emba*ad* pela co*cepção *a primazia da alma so*re corpo o </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> se*, aquel*, c**si*era*a o ob**to privilegiado *e sa**ação, sendo, este (o corpo), o ressurreto, </line>
<line> o* seja, a culminação d* salvação (QU*JANO, p. 258). I*eia mantida a*é *escartes. </line>
<line> *om De**artes, * q*e ocor*e é a mutação da abordage* a*t****r dua*ista sobre </line>
<line> corpo/nã*-corpo: r*di*al separação entre *azão/*u*eito e corpo onde aquela n*o é *penas um* </line>
<line> se**lar*zação da ideia de alma (te*logi*a*ente), mas uma mutação e* uma no*a id-e*tidade. </line>
<line> A raz*o *uj**to co*o ún*ca entidade capaz de conhecimento rac*onal *obre a qual, o c*rpo, é </line>
</par>
<par>
<line> (e *ão pode ser out** co*sa) que objeto d* conhecimento (D*SCARTES, </line>
<line> 1967 apud. </line>
</par>
<par>
<line> QUIJANO, 2*00, p. 2**). </line>
</par>
<par>
<line> Essa separação radical esta*e*ece* novas *elações: razão/sujeito v*. </line>
<line> corpo/nat*reza </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> espírito/nat**eza, fixado, * corpo - em termos de racionalidade eur*cêntrica - como objeto de </line>
</par>
<par>
<line> co*hecimento "fora </line>
<line> do entor*o \sujeito/razão\" (QUIJAN*, p. 260), </line>
<line> i.*., quanto mais </line>
</par>
<par>
<line> p*ó*i** (* cor*o) da *atureza, *ais se afasta do sujeito/razão. </line>
<line> As poéticas de Andr* Te*edeiro (1979 até os dias *tu*is) e Luis Miguel Nava (1957- </line>
</par>
<par>
<line> 199*) </line>
<line> *ropõem </line>
<line> ** * </line>
<line> *u*ança </line>
<line> d* </line>
<line> p*rad*gmas, </line>
<line> re(confi**ração) </line>
<line> do </line>
<line> E* </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> identi*ades/su*je*ividades - assi* </line>
<line> como a decolonização do(*) corpo(*), pr*pondo, como </line>
</par>
<par>
<line> desta*a Pereir* (1*99, p. 16), "* corpo como poss*bilidade de o sujeito sinalizar seu d*sejo." </line>
<line> *ev. FS*, Teres*na P*, v. 22, n. 1, art. 8, p. *58-171, Ja*. 20*5 www4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> H. S. R. Pires, T. P. Silva </line>
<line> 1*2 </line>
<line> (...) Es**areço que te*ho c*m meu *or*o </line>
<line> *m* rel*ç*o instrument*l e diplomáti**, </line>
<line> assen*e em **speito mútu*. </line>
<line> Não nos me*emos na vida um d* outro </line>
<line> e *al com* eu sou de mim, </line>
<line> o meu corpo é sob*r**o das cois*s que e*e lá sabe. </line>
<line> *le é u* v*ículo para vir ao mundo </line>
<line> e em tr*ca ***anjo-lhe pão prá boca. </line>
<line> *um negócio limpo e ju*t* </line>
<line> onde nin*uém dev* meter * c**he*. </line>
<line> (...) Pareço o *olfo da *uiné lá onde s* conh*** a febre </line>
<line> * onde nasce esta cic*triz que *e separa o peito * meio, </line>
<line> e*q**nto me une comigo *esmo. (T*C*DEIRO, 2021, p. 154-*55) </line>
</par>
<par>
<line> O fra*mento sug*re que as poéticas *e André Tecedeiro e Luis Mig*el Nava </line>
<line> introduzem uma muda*ça de paradigma* ao expl*rar a re*onf*guração do Eu - i*enti*a*es e </line>
<line> subj*tividades - e a decolon*z*ção dos *orpo*. A c*tação de Pereira (*999) enfatiza essa v*são </line>
<line> ao *onsider*r o *orpo como uma manifest*ção do de*ejo d* s*jeito. </line>
</par>
<par>
<line> No *recho *oét*co de Tecedeiro, </line>
<line> a relaç*o *om * corpo é de*crit* de man*ira </line>
</par>
<par>
<line> instrumental e diplo*át*ca, baseada e* r*spei*o mútuo. *le *etr*ta seu corpo </line>
<line> como um* </line>
</par>
<par>
<line> entidade soberan*, com suas própr*as experiências * conhecimento*, d*stinta de sua me*te, </line>
</par>
<par>
<line> mas ainda *art* integral d* sua e**stência. Essa visão </line>
<line> desas*ocia o corp* de ser **enas *m </line>
</par>
<par>
<line> objeto passi*o e o posiciona *omo um agente ativo, </line>
<line> capaz de ter su* </line>
<line> própria autono*ia </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> dignidade. </line>
</par>
<par>
<line> A metáfora do "Golfo da Guiné" sug**e um* *elação complexa e prof*nd* *om </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> p*óprio corpo, marcada por cicatrizes que, paradoxalmente, tanto divid*m q*a*to u*em o Eu. </line>
<line> Essa ima*e* poderosa *imb*liza a luta e a reconciliação inte*nas, refletindo a experiência *e </line>
<line> vive* e* u* corpo que c*rr*ga marcas de identi*ade e histór** pessoal. </line>
<line> *s *oéticas de *eced**ro e Nava, portanto, de*a*iam as normas impostas pe*o si*tema </line>
</par>
<par>
<line> heterossexual compu*sóri* ao insi*tirem n* autonomia e na dignidade do corpo e </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> identidade. Elas propõem uma dec*lonização que perm*te ao su*ei*o expr*s**r s*u de*ejo </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> experiência de forma autênt*ca, ro*pendo com a* nar*at*v*s opressivas e monolíticas d* </line>
</par>
<par>
<line> soc*e*ad* domi**nt*. Essa abordag*m tra**forma o *orpo de u*a e*tidad* passiva </line>
<line> em um </line>
</par>
<par>
<line> veículo </line>
<line> a*i** de </line>
<line> resistência a*tod*finição, cr*ando um espaço e </line>
<line> onde a sub*et*vi*ade e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> identidade pode* ser const*ntemente (r*)construídas e afirmadas. </line>
<line> Ainda, *uant* à ques*ão d* relação suje**o poétic*/cor*o (corpo/desejo), *iscorre Luis </line>
<line> Mi*uel Nava em um *e seus t*xtos: </line>
</par>
<par>
<line> Rev. **A, Teresin*, v. 22, n. 1, art. 8, p. 158-171, J*n. 202* </line>
<line> ww*4.*sane*.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<column>
<row> Decolo*ialida** do Co*po e (Re)S**nificação do eu *a P*éti*a d* Andr* Tec*dei*o e Luis Mi*uel *ava: </row>
<row> NUDE Z </row>
<row> Onde *á qu* tenha a pele te*ho * memória, sepult*ra </row>
<row> nenhum* atingirá pro*u*didade igual à *esta </row>
<row> nudez com quem * pele s*mpre tem sido ho*pitaleira. (NAVA, 2002, *. *4) </row>
</column>
<column>
<row> 163 </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Am*os os **etas suger*m o </line>
<line> co*po c*mo met*nímia da li*gua*em (t*rna presente </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> objet* a*sen*e) e, a**sar d* br*vid*de </line>
<line> dos poem*s, ne*es est* *ntrín*eca </line>
<line> uma plur*lidad* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> se*t**os e leituras, sen** </line>
<line> *stas *ão múltip**s como </line>
<line> o </line>
<line> des*jo. Deste, advém o dis*urso </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> se*u*lidade *o** constitu*nte do dis*urso daque*e (desejo): "Uma das vertentes do *iscur*o </line>
<line> do desej* *onsti*ui * discurso da sexual*dade" (*EREI*A, 1999, p. 22). </line>
<line> Na c*nc*pção de Louro (2022, *. 71), o discurso sobr* *orpo/sexualidade m*da na </line>
</par>
<par>
<line> pro*orção *m que corp* passa a não ser m*is apreendido c**o "um microcosm* de um* o </line>
<line> **dem *a*o*": </line>
<line> * ant*ga c***epção, que ligava * experiência sexual hum**a à realidade me*afísica e </line>
<line> à or*em social, *ede esp*ço à outra, qu* permitirá desvincular o *orpo desse am**o </line>
</par>
<par>
<line> contexto </line>
<line> e, ao mesmo te*po, irá atribuir ao sexo um* cen**alidad* nunca vista </line>
</par>
<par>
<line> (LOURO, 20*2, p. 72). </line>
<line> Vivencia-se, pois, um* metamorfose de *ara*igmas: </line>
<line> (...) n*nhuma dessas co*s** provocou a c*nstrução de um novo co*po sexuado. Em </line>
<line> vez disso, a reconstrução do corpo é, e*a *rópria, intríns*ca a cada um de**e* </line>
<line> de*envo**imentos. (...) novos discur*os, *utra retórica, uma outra ep*stem* se </line>
<line> instalam *, nessa n*v* formação discursiva, a sexual*da*e passa a ganh*r </line>
<line> c*n*ralidade *a compreensã* * na org**i*ação da socie*ade (LAQUEUR, 1990 </line>
<line> apud. LOU*O, *022, *. 72). </line>
<line> Tai* *ressupostos se coadunam ao pen*ame*to de J*dith *utler **e *firma que os </line>
<line> discursos "habitam corpos", *u* "se acomod*m em co*p*s" e "na ver*a*e, carrega* </line>
<line> discursos c*mo parte d* seu própr*o sangue" (BUTLER, In: PRI*S; ME****, 2002, p. 16*). </line>
<line> Sendo assim, L*uro (*02*, p. 73) constata que ante* de pre**nder, apenas, ler os gêneros e a* </line>
<line> sexualidades a partir de **dos dos *orpos, p**e*e *rudente pens*r essas d*mensõ*s *om* </line>
<line> i*scritas, **scursivamente, *os *orpos e s* expressando através deles; c*nce*er as e*p*es*ões </line>
<line> de gênero e se*u*lidade faz*ndo-se e metam**fosean*o-se hist***ca e cultural*e**e (Ib**., p. </line>
<line> 74). *esumidamente, te*-se: *exo > gênero > d*sejo = sexo-gêne*o-sexualidade (coerência e </line>
<line> **ntinui*a*e). </line>
</par>
<par>
<line> Pa*a L*uro (2022, p.75), tal sequência nã* é </line>
<line> natural nem segura, nem tampouc* </line>
</par>
<par>
<line> i*discutív*l. </line>
<line> "A ordem po*e ser negada, de*viada. A sequ**cia </line>
<line> desliza e es*apa. Ela </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> desafia*a e *ubve*tida. Para suportá-la ou assegu*a* seu funcionamento são necessários </line>
<line> in*estim*ntos continua*o* * repetidos; não *e p*upam e**o*ços para d*fendê-la" (*OURO, p. </line>
<line> 75): </line>
<line> Re*. FSA, Ter**ina *I, *. 22, n. 1, art. 8, p. 15*-171, *an. *025 www4.fsanet.com.**/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> H. S. R. Pires, *. P. Silva </line>
<line> 164 </line>
</par>
<par>
<line> Apesa* de todo esse i*vestim*nt*, os corpos se *lter*m continuamente. *ão *omente </line>
</par>
<par>
<line> sua aparência, seus si*ais ou s*u funcionamento se </line>
<line> modificam ao longo do temp*; </line>
</par>
<par>
<line> el*s p*dem, ainda, ser negados ou reafirmados, manip*lados, alte*ados, </line>
</par>
<par>
<line> tr**sformados ou subvertidos. *s m*rcas de gênero * s*xual*da*e, signifi*adas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> n*meadas no con*e*to de uma </line>
<line> c**tura, *ão também c*mbiantes e *r*visór*as, e </line>
</par>
<par>
<line> *stão, indubitave*mente, envo*vidas em rel*çõe* de poder (LOURO, 2022, p. 76). </line>
<line> Entre as linhas de *uga, *estaca-se o travestismo como manifestação d* </line>
</par>
<par>
<line> desestab*l*zação da* f*onteira* </line>
<line> delimitadas *ntre os gên**os, obrig*n*o a de*naturalizaç*o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> desconstr*ção do bi*arismo sexo/gênero cis hete*ossexual compuls*rio-*eg*mônico e pensá- </line>
<line> lo em f*nção de *ma *ec*nf*guração das identidades de g*n*ro, *as ident*dades e das práticas </line>
<line> se*uai* (BOU*I*R, 2022, p. 158). </line>
<line> Te*ed*iro (2022, *. 76) afir**: </line>
<line> Eu era um *o*em </line>
<line> escondid* em águas profundas </line>
<line> co**uistando o c*rpo ao mar </line>
<line> como *s hola*des*s as suas terras. </line>
<line> (...) Gente como *u, </line>
<line> *esliz*ndo *ara as zonas ci*za </line>
<line> p*ra escapar à d*tadur* *os o*o***s. </line>
<line> Por*ue n*n*a o pr*to e branco captam *em </line>
<line> o va*o de se ser. (TECEDEIRO, p. 132) </line>
<line> Nestes versos, o tra*esti*mo * apresentado co*o uma li*ha de fu*a qu* de*estabiliza </line>
</par>
<par>
<line> as </line>
<line> front*iras r*gidas entre os gêneros, desafiando o bin*rismo sexo/gênero imposto pelo </line>
</par>
<par>
<line> *iste** cis-heterossexual compulsóri*-hegemônico. Boucier (2022) destaca que essa </line>
<line> manifest*ção obriga a um* desna*ura*izaç** e d*sco**trução d*ssas fron*eiras, promovendo </line>
</par>
<par>
<line> uma reconfiguração </line>
<line> das identidades de *ênero, das </line>
<line> ide**idad*s em geral e das *ráticas </line>
</par>
<par>
<line> sexuais. </line>
</par>
<par>
<line> A poesia de André *ecede**o reforça e*sa vi*ão ao i**stra* a complexidade e a f*uidez </line>
</par>
<par>
<line> das ide*tidades de gênero e sexualida**. *o primeiro v**so, Tecedeiro compara sua </line>
<line> p*ó*ria </line>
</par>
<par>
<line> ex*eriênci* de *dentidade de gênero a um* conquista gradual e </line>
<line> profunda, sem*lhante </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> m*neir* *omo os holandes*s reclamaram terras do mar. Essa m*táfora pod*rosa sugere um </line>
<line> proc*sso contínuo de *es**berta e afirma*ão, que exige tanto esf*rço qu*nto d*termi*ação. </line>
<line> Nos versos seguint*s, *ecedeiro explora a id*ia de "deslizar para as zonas ci*za" *ara </line>
<line> escapar *a "ditad*ra dos opostos". Essa e*pr**são evide*ci* a resistên*ia con*ra a rigidez do </line>
<line> binarismo d* g*ne*o e a va*or*zação das ár*as intermediária* * ind*f*nidas da id*nti*ade. Ele </line>
<line> argu*enta que o preto e bran*o nã* conseguem ca*turar * e*sência da existência *uma*a, que </line>
<line> é caracterizada por nuan*es e a*bi*uidades. </line>
<line> *ev. FSA, Teres*na, v. 22, n. 1, art. 8, p. *58-*71, J*n. 2025 www4.*sa*e*.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Decolonialidade do *or*o e (R*)Sign*f*cação d* eu na Poétic* de André T*cedeiro * L*is Miguel N**a: </line>
<line> 165 </line>
</par>
<par>
<line> Esses ele*entos poéticos sub*inham a imp*rtâ**ia de reconhecer e aceita* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> comple**dade das i*e*ti*ades de *ê*ero * sexualidade, ro*pendo com as normas binárias </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> hegemon*cam*nte impostas. Tecedeir*, ** par*ilha* suas experiênc*a* pe*soais, contribui para </line>
<line> a desestabilização des*a* fronteiras e encoraja uma c*mpreensão m*is am*la e *nclusiva das </line>
<line> identidade* human*s. </line>
<line> Em c*njunto, a* persp*ctivas de B*uci** e Tec*deiro p*o*ov*m *ma vis*o de m*ndo </line>
</par>
<par>
<line> q*e reconhece a </line>
<line> diversid**e e a fl*i*ez das identi*ades de g*nero e sexua*idade. Elas </line>
</par>
<par>
<line> *esafiam as convenções tra*iciona*s e o*erecem u* camin*o p*ra a recon*iguração das </line>
<line> id*ntidades, permitindo *ma ex*ressão *ais autêntica e *ivre do Eu. </line>
</par>
<par>
<line> De acordo com Pr*ciado (2**2, p. 26-*7), é n*cessário "transf**mar regime o </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> desejo para desc*loniz*r * corpo sexual". Segundo el*, * desejo não é u*a verdade dada, mas </line>
</par>
<par>
<line> um campo social fabricad*, podendo se* *odificado atr*vé* *e recursos (ferra*entas) </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> metáf*r* e d* im**in*ção, d* poe*ia e *a exper*ment**ão somáti*a (*RE*IADO, p. 27). </line>
</par>
<par>
<line> Tal pr*ss*pos*o se confirma *ntes mesmo de ser feito pe*a leitura do *oema O *ei, de </line>
<line> Luis Mi*u*l Nava: </line>
<line> O *ar está-nos no corp*; e*quanto alguém </line>
<line> a quem * c*ração s*rve de rei </line>
<line> *ispõe no t*bule**o as *ut*as p*ç** </line>
<line> rebenta-lhe na mão; *á entre as peças </line>
<line> e o *ar cumplicid*des de q*e só </line>
<line> quem jo** estima o peso em cada lance (*AVA, 2*02, p. 1*6) </line>
<line> Em sí*tese, * que se pretende é o q*e *firma Precia** (2022, p. 27): "de*en*ar uma </line>
<line> porta n* par*d* da o**essão *exual e de gênero e escapar por el*." </line>
<line> 2.2 André Tece*eiro e *u*s *iguel Nava: perf*rma**vi*ade, metamorfose(s), silêncio </line>
</par>
<par>
<line> Desd* seus primórdios, * poesia portugu**a, em se*s desdobram*nt*s, tematiza </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> de*ejo, i*do, desd* a lírica idealiz*nt* de Camões1 até * atua* *ont*mporane*dade (dias </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> hoj*). *egu*do Pereira (1999, *. 91), há uma teatr**ização dos *apéis (neste caso, o sujeito da </line>
</par>
<par>
<line> e*uncia*ão *rave*tido de fem*nin*) que constit*i a ambiguid*de da identidade s*xual: o </line>
<line> "o </line>
</par>
<par>
<line> s*jeito *ex**al se oculta sob a *ás**ra fe*inina" (PEREIRA, *. *2). Tal ato seri* justificado </line>
<line> como for*a de da* voz a um d*sejo abjeto, *nterdito. * concepçã* de teatrali*ação *os *apéi*, </line>
<line> dos cor*os r**ete * i*ei* de perfor*ati*idade dos cor*os segundo Butler (1993): </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1 </row>
</column>
<column>
<row> E.g. erotismo da Il*a dos *mores de Os lusíadas, com a desc*içã* ** "belos corpos" (*f. PEREIRA, 1999, p. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> 9 1 ). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, n. 1, art. 8, p. 158-171, Jan. *025 </line>
<line> www4.fsa*et.co*.br/re*i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<column>
<row> *. S. R. Pires, T. P. Sil*a </row>
</column>
<column>
<row> 166 </row>
<row> (...) os enu*ciado* *e gêne*o, desd* aque*es pronunciados na ocasiã* do na*cimento, </row>
<row> **mo "é menino" ou "é menina", *té os *nsultos co*o "b*cha" ou "sapatão", não são </row>
<row> *nunciados co*sta*ávei*, não descrevem nad*. S*o mais enunciados per*orma*ivos </row>
<row> (ou real*zativos), isto *, *nvocações ou citações rit**liz*das da lei h*ter*ssexual </row>
<row> (*UTLER, 1993, *pud PRECIADO, 2*2*, p. 97-98). </row>
</column>
</par>
<par>
<line> B*tl*r (2022, p. 63) sali*nta *ue *s *ro*uções, desv*ando-se de *eu* pro*ósito* </line>
<line> or*g*nais, mobilizam possibilidades de "su*ei**s", in*d*ertidamente, que *ão só ultr*passam </line>
<line> *s fronteiras da inteligibilidade cultural, *as também expandem *s limites do que é </line>
<line> c*lturalmen*e *nte*i*ível. </line>
<line> Retomando * *onc*pç*o de *orpo na poesi* por*uguesa, - ** Neo-rea**s*o até o </line>
<line> momento - há o que Pereira (1999, p. 94) chamou de "reab**itação da s*bjet*vidade". *essa </line>
<line> forma, o de*ejo ficou *ec*lca** na poesi* dos anos ** que tendia à ocultação do(s) su*eito(s), </line>
<line> à fragmenta*ão, ao experimentali*mo (P*R*IRA, p. 94), t*rnando-se (re)significado pela </line>
<line> **é*ica pó*-mode**a, no caso e* voga, *uis Miguel Nava * **dr* Tecede*ro, *entre *uitos </line>
<line> outros. O *rime**o, tratan*o da temática h*moe**tic* e, * seg*ndo, de um erotismo trans e a </line>
<line> transi*ão a*é t*l e*pressã*: </line>
<line> *R* *R*TICA </line>
<line> Eu amo assim: *om as mãos, os inte*t***s. *n*e ver de*ta folh*s. (NAVA, 2002, p. </line>
<line> 4 3 ). </line>
<line> RAPA* </line>
<line> Não sei como é *os*ível falar desse </line>
<line> rapaz pelo inte*ior </line>
<line> de cuja pele o sol *urge antes de o f*z*r n* céu. (NAVA, p. 86). </line>
<line> N* PELE </line>
<line> O mar, venho ve*-lhe a pele a r*benta* </line>
<line> ao longo d** falésias, o que *e*pre </line>
<line> m* tra* a exaltaçã* *e*ses rapazes *ue circula* </line>
<line> por *i*bo* no verão. </line>
<line> O **r está-l*es na pel*. Pa*tilho </line>
<line> com ele* os quart*s da* pen*ões, sent*ndo as ondas </line>
<line> a avançar ent*e os lençói*. Perco-me à vis*a </line>
<line> d* pedra o*de o mar vem lar*ar a pe*e (NAVA, *. 95). </line>
<line> *or*ue sab*a que te i**a amar, </line>
<line> De*calcei-me. </line>
<line> E t*rei o casaco </line>
<line> e o vestido </line>
<line> e *ud* o mais </line>
<line> de*pi </line>
<line> tud* o que n*o fo*se pele </line>
<line> e m*smo * pele </line>
<line> Comec*i pe*as po*t*s do* d**os, *uxan*o **las </line>
<line> *nhas deva**r. </line>
<line> D* cintura para baixo, c*m* collant* *iníss*mas </line>
<line> De**i a pele. </line>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. 22, n. 1, ar*. 8, p. 158-171, J*n. 2025 www4.fsan*t.co*.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<column>
<row> Decolonialidade do Corpo * (Re)**gnificação do e* na Poé*ica de An*ré Tecedeir* e Luis Miguel Nava: </row>
<row> Da cint**a *ara cima, b*aços ao alto </row>
<row> d*spi </row>
<row> a pele (TECE*EIRO, 2*22, p. 32) </row>
<row> (...) Uma casa não po*e ser só *e*a, </row>
<row> te* que ter qualquer coisa d* tri*te, </row>
<row> qu*lquer co*sa qu* cho*a, </row>
<row> qua*quer coisa que se*te saudade </row>
<row> Ter*a esc*ito Vinícius *e *ora*s </row>
<row> Se fosse um p*et* tão pobre quant* eu (TEC**E**O, p. 135) </row>
<row> Lavo as minha* mãos no fogo (TECED*IRO, p. *43) </row>
<row> Se*uia pela vida no banco d* trás. </row>
<row> *m calor mole, uma dormên*ia. </row>
<row> Nem via que o me* r*sto e as ima*ens *e fora </row>
<row> *e co*fundiam *a frieza d* vidro. </row>
<row> Agora véu pe*o meu pé, </row>
<row> o meu peito entre*ue às *strelas (TECEDEI*O, p. 148) </row>
</column>
<column>
<row> 167 </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Tanto Andr* Tecedeiro c*m* Luis Mi*uel N*va, atrav*s de su*s poéticas, to*nam os </line>
</par>
<par>
<line> f*agmento* mapas possíveis (c*m sua* </line>
<line> linha* de fuga e proximi*ade). Percebe-se **a </line>
</par>
<par>
<line> imprecisão, inef*bilidade em ambos os po*tas q*e nu*ca entregam o topos do(s) poema(s). </line>
<line> Poesia límpida, pouca variedade de t*mas. </line>
</par>
<par>
<line> Poe*ia do pou*o: *m Nava (2002), o mar, rebenta*ão, </line>
<line> *elâmpa*os, trov*adas, o*d*s, </line>
</par>
<par>
<line> nudez, **isagem, </line>
<line> leite: "*inda </line>
<line> é mar *m *udo o que *e vê/florir ond* ele chegar (NAVA, o </line>
</par>
<par>
<line> 2002, p. </line>
<line> **); (...) e a *eb*ntação da luz é/ **êntica à das on*as... (NAVA, *. </line>
<line> 49); (...) a*nda </line>
</par>
<par>
<line> nel* os últimos relâmpagos, o p*ema... (*AVA, p. *5); (...) *o poe*a *ee*-se as trovoadas/ </line>
</par>
<par>
<line> *móveis... (NAVA, p. 47); (...) e rebenta**o a </line>
<line> *a luz é/ idê*tica à </line>
<line> *as o*das, as imagens </line>
</par>
<par>
<line> *stica*as sob p*le/ i*romp*m pelas mãos... * </line>
<line> (NA*A, p. 49); (...) Um nó *e l*ite a nud*z </line>
</par>
<par>
<line> cresce *ela ág*a. (NA*A, p. 40); (...) É onde o *oem* inte*i*riza/ a sua própria hipérbole, a </line>
<line> p*isagem... (NAVA, p. 46). </line>
<line> Em Tec*dei*o, dentro/fora, f*mo, frio, nudez, o real, o eu, pre*ar*edade, finitude, </line>
<line> solid*o, paratopias, o corp*, paisagem: (...) Sou o fan*a*ma do tempo de *or*/um fantasma </line>
</par>
<par>
<line> q*e v*ve para dentr*. (T*CE*EIR*, 2**2, p. *4); Era eu *ebru*ada da janela/Fumo, frio </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> lua... (TE*ED*IRO, p. 27); (...) E a *ou*a cai-lhes mal/como o ***l * * rest*. (T*CEDEIR*, </line>
<line> p. 3*); (...) despi/*udo o *ue não fosse p**e/e *es** a p*le... (TECEDEIRO, *. 32); (...) De* a </line>
<line> ú*ica mo*da que tinha/a uma miú*a de mão es*endida... (TECEDE*RO, 41); (...) E eu digo-te </line>
<line> qu* nada fic*/ - nem * ete*nidade... (TECEDEIRO, p. 13); (não há solidão se* o outro) (Ibid., </line>
<line> p. 21); (...) A infância é uma r*iz pr*-h*stórica./Fos*e inven*ada a e*crit* na primeir* </line>
</par>
<par>
<line> *nfância/e haveria pal*vras que expri*issem a d*nsa escuridão... </line>
<line> (TECE*EIRO, p. 62); Só </line>
</par>
<par>
<line> por pouco tempo um* criança *e* q*erer/depoi*/o pr*prio *orpo a derro*a. (TECEDEI*O, *. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina P*, v. 22, n. 1, art. 8, p. 1*8-171, J*n. 2025 www4.fsan*t.com.b*/re*i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. S. R. P**e*, *. P. Silva </line>
<line> 168 </line>
</par>
<par>
<line> 63); (...) br*nco memória/cin*a alpin*/fumo e ne*l**a/granizo, toupeira, elefa*te/fóssil, </line>
<line> asfalto, antra*ite,/ch*mb*, sépia, nanquim/níquel, crómio, inox,/eigengrau... (TECEDEIRO, </line>
<line> p. 1*1). </line>
</par>
<par>
<line> * intercâm*io e*tre *nteri*r/*xt*rior, no* </line>
<line> dizeres de Collot (2018, </line>
<line> p. *8), ac*ntec* </line>
</par>
<par>
<line> *través da "m*diaç*o do *orp* que sente, que p*rmite o acesso ao un*v*rso do sentido". </line>
</par>
<par>
<line> Segundo estu*ioso, graças * este cor*o, "* *undo" t*l qua* "estado de coisas o </line>
<line> e*cont**-se </line>
</par>
<par>
<line> imers* ** \estado de su*eit*\", i.e., "reintegr*do no espaço interi*r uniforme do sujeito." </line>
</par>
<par>
<line> (COL*OT, p. 38). Essa troca pe*m*nece desse jeito: "ao longo *a ontogenia", </line>
<line> ain*a que </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> su*onha "a s*paração, graças * emergência de uma \área tra**n*c*o*al\", pela qual "* suje*** </line>
<line> apre*de, ao mes*o tempo, * perde* e a se *prop*i*r do *ue n*o é ele" (COLLOT, 2018, p. 39- </line>
<line> 40). </line>
<line> Poesia do m**to: metáforas diversas, pa**vras trocadas por metáforas originais, </line>
</par>
<par>
<line> inusitadas. Poesia *u* se </line>
<line> d*bruça sobre si, abrindo janela* para o mundo, *orta* e espe*ho*, </line>
</par>
<par>
<line> *razend* o mundo a *i, pa*a lo*o se recons*ru*r com partes de**e mundo. Forma pe*soal </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> peculiar de ser/fazer poes*a. Análogo *o conceito de Conceiçã* Evar*s** * respeito </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> "escrev*vência" (g*ifo </line>
<line> do au*or), </line>
<line> tem-se </line>
<line> e* Na*a Tecede*ro um* noção do que pod* ser e </line>
</par>
<par>
<line> chamado de "escrees*ência" (*rifo do *ut*r) q*e cons*ste e* repre*entar/decalcar a *ssência </line>
<line> no *t* da escrita. </line>
<line> A fronte**a do corpo, assim como o dualismo inter**/ext*rno, nos diz*re* *e Butler </line>
</par>
<par>
<line> (2022, *. 230), é es**belecida "mediante a ejeçã* e **ansvalor*zação de a*go que era a </line>
</par>
<par>
<line> *r*ginalmente parte </line>
<line> da identidade em uma *lteridade conspurcada. </line>
<line> E* Luis *iguel Na**, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> dese*o homoerótico; em André Teced*iro, a (r*)significação/(re)construção do corp*, da </line>
<line> identidade e aceit*ção do ab**to: o corpo transgeni*alizado, (re)*es*gnado. </line>
<line> Trata-se de poéticas de denúncia, *a **sunção d* vozes s*b**ter*as e/ou </line>
</par>
<par>
<line> suba*tern*lizadas pelo </line>
<line> sistema hetero*sexual c*mp**só*io, con*orme assevera Spivak (2010, </line>
</par>
<par>
<line> p. 1*) a respeito ** "um *ujeito s*balterno que n*o pode *cu*ar uma cat*g*ria monol*t*c* e </line>
<line> indifere*ciada, pois esse sujeit* * irr*dutivelmente heterogê*eo." * continua: "n**h*m at* *e </line>
<line> *esis*ênc*a pode *c*rrer em nome do subalte*no sem que e*se a*o *steja imb*icad* no discurso </line>
</par>
<par>
<line> *egemônic*" (SPIVAK, </line>
<line> p. 14). E*ta *firmação se refere às poéti*as de den**cia que </line>
</par>
<par>
<line> emerge* d* assunção de vozes suba*ternas o* *ubalternaliza*as pelo sistema heterossexual </line>
</par>
<par>
<line> com*ulsório. A *eferê**ia a Spiv*k (2010) e*fati*a * *omplexidade e a h*tero*ene*dad* </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> sujeito s*b*l*erno, destacando qu* esse s**e*to não pode ser visto como uma categoria única e </line>
</par>
<par>
<line> indi*erenciada. *egu*do Spivak, qualq*e* ato ** re*i*tênci* em nome do subalterno </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> ine*itavelmente entrelaçado com o *iscur*o hegemôn*c*. </line>
</par>
<par>
<line> *e*. FS*, T*r*sina, v. 22, n. 1, art. 8, p. 158-171, **n. 20*5 www4.*sanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *ecolon*alida*e do Corpo e (Re)S*gnificação do eu na Poéti*a de Andr* Teced*iro e Luis Miguel N*va: </line>
<line> 169 </line>
</par>
<par>
<line> Tal per*pecti*a * cruci*l pa** *ntender as poé*icas em ques*ão, pois rev*la como as </line>
<line> vozes suba*ternas n*vegam e s* posicionam dentr* de um sistema que consta*tem*nte tenta </line>
<line> sil*nciá-*as e margi*al*zá-*as. * denúncia poética não apena* expõe a* injustiça* e opress*es </line>
</par>
<par>
<line> impostas *elo sistema *ominante, mas </line>
<line> também de*afia e ressigni*ica o* </line>
<line> próprios t*rmos do </line>
</par>
<par>
<line> discu*so heg*môni*o. Ao reivin**car es*aço e expre*são, essa* po**icas de *enúncia *ompem </line>
</par>
<par>
<line> com * homogeneidade **posta e revelam a div**sidade e a riqueza das experiênc*as </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> i*entida*es subal*ernas. A*si*, *s obra* de poetas com* T*ce*ei** e Nava </line>
<line> não apenas </line>
</par>
<par>
<line> resi*te*, mas tamb*m transf*rmam o tec*do cultur*l e social ao dar voz a essas experiências </line>
<line> m*ltiplas * *omplexas. </line>
</par>
<par>
<line> O corpo d*co*onizado te* livre ar*ítrio e *ão só *erforma confor*e te**izad* </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> *ut*er (20**), mas metamorfoseia ao **smo tempo que é metamor*oseado de *cord* *om o </line>
</par>
<par>
<line> d*sejo. Ta* *onc*usão é expressa por Tecede**o (2021): "Eu era um ho*em/ </line>
<line> e*con*ido </line>
<line> *m </line>
</par>
<par>
<line> águas profundas/ conquistando o co*po ao mar/ co** os holandes*s as su** te*ra*" </line>
<line> (**CEDEIRO, 20*1, p. 7*). </line>
<line> O trecho propõe uma *i*ão do corpo decoloni**do c*mo um* *ntida*e com li*r* </line>
<line> arbítrio, que vai além das pe**orm*tividades discutidas por Judith B**le* (20*2). Ao in*és de </line>
</par>
<par>
<line> *p*na* *erformar, * </line>
<line> co*po d*colon*za*o </line>
<line> se metam*r*oseia *onfo*me os desejos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> **cessidad*s de seu por*ador. Essa i*eia é reforça*a pela p*esia de André T*ce*eir*, que em </line>
<line> seus versos expr*ssam a conqu**ta e a transfor***ão do próprio corpo. * metáfor* usada por </line>
</par>
<par>
<line> Tece**iro - "Eu era *m </line>
<line> *o*e*/ escond*d* em água* p*ofund*s/ </line>
<line> con*uistando o </line>
<line> corpo a* </line>
</par>
<par>
<line> mar/ **mo </line>
<line> os h*landeses as s*as terras" - evoca a imagem </line>
<line> de um p*ocesso contínuo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> auto*es*oberta e reconstruç*o, simila* * mane**a como os hola*deses rec*ama*am terr*s do </line>
</par>
<par>
<line> mar. Essa m*táf*ra </line>
<line> po**n*e destac* a lu*a e a </line>
<line> a*ência envolvi*as </line>
<line> na construção de uma </line>
</par>
<par>
<line> ident*dad* autê*tica e a*todeterminada, *ublinhan*o a ide*a de que o co*po decolon**ad* n*o </line>
<line> é um *ecipient* p*ssi*o, mas *m agente *t*vo de m*dan*a e realização pessoal. </line>
<line> * CONCLUS*O </line>
<line> A presente anális* teve como *r*posta estabelec** um d*álo*o entre doi* poe*as que </line>
</par>
<par>
<line> *ivenciaram cont*xtos distintos da Literatura P*rtuguesa: Luis Mig*el Nava, </line>
<line> nascido </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> 1957 e falecido em </line>
<line> 1995, cuja obr* está *arcada *ela poesia ex*er*mental e pela temát*ca </line>
</par>
<par>
<line> hom*erótica </line>
<line> das décadas </line>
<line> de </line>
<line> **80 e 1*90; e André Teced*iro, nascido em *9*9, que in*ciou </line>
</par>
<par>
<line> sua trajetór*a li*erária em 2014, num *enário </line>
<line> *e múltiplas transformações no que *ange às </line>
</par>
<par>
<line> ident***des e subj*tiv*dades. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina PI, v. 22, n. 1, ar*. 8, *. *58-171, J*n. 2025 </line>
<line> **w4.fsane*.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> H. *. *. Pir*s, T. P. Silva </line>
<line> *70 </line>
</par>
<par>
<line> ** horizonte da criação *iter*ria, inúmeros fatores *nterfer*m no tra*alh* do autor, </line>
</par>
<par>
<line> incluindo o **nt*xto as circunstâncias em que e </line>
<line> se </line>
<line> insere. No caso </line>
<line> de Nava, observa-se </line>
<line> *m </line>
</par>
<par>
<line> discurso hom*erótico, enquanto Tece*eiro, como h*mem trans, abord* que*tõ*s de </line>
</par>
<par>
<line> (re)signi*icação e (re)construção do Eu, além da decoloniza*ão </line>
<line> do(s) corpo(s). Conforme </line>
</par>
<par>
<line> Pereira (199*, *. </line>
<line> 139) afirma, </line>
<line> "aqu**e qu* *sc*eve ins*reve </line>
<line> naquilo que *sc*eve s** </line>
</par>
<par>
<line> se*ualidade". </line>
</par>
<par>
<line> E*bora ori**dos d* con*e*t*s te*po*ais di*ti*t*s, ambo* os poetas se tornam </line>
<line> contemporâne*s por meio de *ua poes*a. Ambos port*gueses - o q*e denota uma hegemonia </line>
</par>
<par>
<line> cultu*al - *e posicionam à *arg*m da *o*ie**de domin*nt*: </line>
<line> Nava como *omosse*ual </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Tec*deiro como ho*em trans. *uas obra* d*nunciam as no*mas impositiva* de uma </line>
</par>
<par>
<line> **ciedade he*erosse*ual compulsória e hegemôn*c*, a* </line>
<line> mesmo t*mpo em que *xploram as </line>
</par>
<par>
<line> múltipl** me*amorf*se* </line>
<line> d*(s) corpo(s) e da(s) ide*ti*ade(s), s**pre e* co*stante *evir </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> trans*orm**ão. </line>
</par>
<par>
<line> Esta proposta é *arte de uma pe*quis* de d**torado em Es*udos de L*t*ra*ura, na ár*a </line>
<line> d* L*teratu*a Compar*da, em de*env*lvimen*o na Universidade Federal Flumin*nse (*FF, </line>
<line> Campus G*agoa*á). A*n*a em fas* i*ic*al, o e*tudo p*evê a análise de outros textos que </line>
</par>
<par>
<line> comporão o </line>
<line> corpus de análi*e * </line>
<line> se ben*ficiará *a recepção d*s leitor*s para contribuir de </line>
</par>
<par>
<line> forma pos**iva com *s debat*s proposto*. * *b*etivo é *evisitar o c*none l*terário, revir*ndo-o </line>
<line> para *ncluir vozes silenci*das de cor*o* abjetos e interditos, que *lamam ince*sant*mente por </line>
<line> seus lugares de *ala, r*pre*en*atividade, empoderamento, aceitação e res*eito. Ess** po*tas </line>
</par>
<par>
<line> não têm vergo*ha de s*rem quem sã* e </line>
<line> de re*r*sentarem que repre*enta*, recusan*o os o </line>
</par>
<par>
<line> *ril*ões de um siste** opr*ss*r e r*produ*or de *st*reó*ipos * preconceitos múltip**s. </line>
</par>
<par>
<line> Dessa forma, </line>
<line> a pesqui*a busc* ilum*nar as form** de resis*ênc*a * *firm*ção </line>
</par>
<par>
<line> ident*t*r** prese*tes n* *bra *ess*s poetas, oferece*do uma con*ribuiç*o *ignifi*ati*a para os </line>
</par>
<par>
<line> *s*udos literá**os e </line>
<line> para a *o*pr*ens*o das dinâmicas de exclusão e *n*lu*ão *a lite*atura </line>
</par>
<par>
<line> co*tem*orânea. </line>
<line> REFERÊNC*AS </line>
</par>
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<line> edições/Crocod*lo, 2*19.] </line>
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<line> Rev. FSA, *ere**na, v. **, n. 1, art. 8, p. 158-171, Ja*. 2025 </line>
<line> ww*4.fs*net.com.b*/revis*a </line>
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</page>
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<line> *ecolon****dade do Corpo e (*e)Signif*caçã* d* eu na Po**ica de *ndré Tec*deiro e Luis Miguel Nava: </line>
<line> 171 </line>
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<line> Edições Maco*do, 2*21. </line>
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<line> Como Re*erenc*ar este *rtigo, conf*rme ABNT: </line>
<line> H. *. R. PIRES, T. P. *ILVA, Decolon*alidade do Corpo e (Re)Signif*cação do *u n* Poética de </line>
<line> An*ré Tecedeiro e *uis Miguel Nava: Performatividade, Metamorfose(*), Silêncio. Rev. FSA, </line>
<line> Teresina, *. 22, n. 1, art. 8, p. 158-171, Jan. 202*. </line>
</par>
<par>
<line> Contribuição dos Autore* </line>
<line> H. S. R. Pires </line>
<line> T. P. Si*v* </line>
</par>
<par>
<line> 1) concepção * p**nejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) anális* e interp*etação dos dados. </line>
<line> * </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 3) *lab**ação do r*scu*ho ou na r*visão crítica do co*teúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) par*ic*paç** na a*r*v*ç** *a versão fina* *o manu*c*ito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina *I, v. 22, *. 1, art. 8, p. 158-*7*, Ja*. *0*5 </line>
<line> www4.fsa*et.com.br/r*v*s*a </line>
</par>
</page>
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)