<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *2, n. 1, art. 8, p. 158-171, J*n. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.22.1.8
</line>
</par><par>
<line>
De*olonialidade do Corpo e (Re)Signi*i*ação do eu *a P*ética ** André Tecedei** e Luis Migue*
</line>
<line>
Nava: Perfor*ativ*d*de, Metamo*fose(S), Silênc**
</line>
<line>
Body *ecolonia*ity *nd the *e*f (Re)Sig*ification Through t*e A*dré Tecedeiro a** *uis Migue*
</line>
<line>
Nava\s Poetics: P*rformati*eness, Metam*rphosis(Es), Silen*e
</line>
</par><par>
<line>
H*rácio dos Santo* Ribeiro P*re*
</line>
<line>
Doutora**o em Est*do* de Literatu*a ** área de L*teratura Compar*d* pela Univ*rsidade Fed*ral Fluminense
</line>
<line>
Me*tre *m Cognição e L*ngu*ge* pela *niversid*de *s*adual do N*rte *luminense Dar*y Ribeiro
</line>
<line>
Professor do Institu*o Federal Flumi*e*s* C*mp*s Bom *esu* *o Itabapoana
</line>
<line>
E-ma*l: *srpi*es@gmail.co*
</line>
<line>
Tatiana **q*eno da Silva
</line>
<line>
Doutora em L*tras V*r*áculas pe** U*ive*sidade F*deral do Ri* *e Janeir*
</line>
<line>
Profes*ora Adjun*a da U*iversida*e Federa* Flumi*ense Camp** Gragoatá
</line>
<line>
*-mail: tatianap*que*o@*d.uff.br
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Hor*c*o dos Sa*tos Rib**ro Pir*s
</line>
<line>
Editor-Chefe:
</line>
<line>
Dr.
</line>
<line>
Tonn*
</line>
<line>
Kerle*
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
Alencar
</line>
</par><par>
<line>
Instituto Fede*al Flumi*ense Av. Dario Bastos Borg*s,
</line>
<line>
Rodr*g*es
</line>
</par><par>
<line>
276, Par*ue do Trev*, Bom *e*us d* Itabapoana, C*P:
</line>
</par><par>
<line>
28360-000, Rio de Jane*ro/RJ, Bras*l.
</line>
<line>
Ar*i*o rece*ido em 03/08/2024. Últi*a
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
En*er**o: Tatia*a Pequ*no da S*l*a
</line>
<line>
rec*bida em 22/08/2024. A*rov*do em 23/08/2024.
</line>
</par><par>
<line>
U*iversidade Fede*a* *lu*inense Ca*pus Gragoat* -
</line>
</par><par>
<line>
Rua *rofessor Ma*cos Waldem*r de Freitas Reis, São
</line>
<line>
Avaliad* pe*o s*stema Triple Review: Desk Rev*ew a)
</line>
</par><par>
</page><line>
Do*ing*s, CEP: 24210-201, Niterói/RJ, B*asil.
</line>
<line>
pelo E*ito*-Chefe; e b) D*uble Blind Review
</line>
<line>
(avaliação c*ga por doi* *valiadores da área).
</line>
<line>
Revisão: Gr*m**ic*l, Normat**a e d* Fo*m**ação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Deco*onial*dade do C*rpo e (Re)Sign*f*cação d* eu na Poética de André Tec*d*i*o e Luis Migu*l Nava:
</line>
<line>
159
</line>
</par><par>
<line>
RESUM*
</line>
</par><par>
<line>
O **j*t**o do presente *rabalho é discuti* e p*oble*atizar a* questões *a decol*nialidade do
</line>
<line>
corpo e a (re)significação ** Eu na poética de *ndré Tecedeiro e Luis Mig*e* Nava, a pa*tir
</line>
</par><par>
<line>
de um r*c*r*e
</line>
<line>
que leva em consideração a pe*formati*i*ade do sujeito, suas
</line>
<line>
c*nstant*s
</line>
</par><par>
<line>
*etamorfoses e o papel
</line>
<line>
do s*lên*io para que* (se) *ransforma *m tantas co*sas. Ess*
</line>
</par><par>
<line>
m*lt**lic*d*d* *o Eu, que *e co*s**ói p*r me*a*orfo*es in*ernas e ext*r**s, revel* a
</line>
<line>
bele*a
</line>
</par><par>
<line>
que se **c*ntra no ave*so e que, na poesia, se manif*sta através de fragmentos que se to*nam
</line>
<line>
mapas possíveis de auto*ompreensão. Para tanto, serão util*zados *ressupostos teórico* que
</line>
</par><par>
<line>
(re)pen*am a* conce*ç*es do* discursos pós-moderno*, *omo
</line>
<line>
*ênero, sexu*lidade
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
iden*idade, além da noção biologizante que p**ologiza as identi*ades trans,
</line>
<line>
através d*s
</line>
</par><par>
<line>
cont*ibuições de teóri*os como Judith Butler, Gayatri *pivak, S*uar* Hall, Meijer e Prins, Pau*
</line>
<line>
B. Preci*do, Aníbal Q*ijano, dent*e out*os. De*sa man*ira, o corpo decoloniza*o, atravessado
</line>
<line>
pela *in*uagem poétic* e personificado nos *oemas, produ* sentidos em um *eterminado
</line>
<line>
co*texto, que não corre**ondem àquele* estabilizad*s, sincretizados ou pe*r*ficad*s *ela
</line>
</par><par>
<line>
sociedade cisnor*ativa.
</line>
<line>
Atr*vés dessa análise, *usc*-s* *pontar para uma *manci*ação de
</line>
</par><par>
<line>
co*pos e su*jetividades, mostrand* co*o * poe*ia pode se*vir como um meio d* re*istê*cia e
</line>
</par><par>
<line>
reconf*gu*ação *o Eu.
</line>
<line>
A obr* de *ecedeiro e Nava,
</line>
<line>
**m sua riq**za de imagens
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*r*nsformaçõ*s, pe*mi** uma leitura que d*s*fia as normatividades im*ostas, suger*ndo novas
</line>
<line>
for*as de exi*tir e de ser *o m*ndo. *ssim, o *rabalho pret*nde co*tribuir para o deba*e sob*e
</line>
</par><par>
<line>
a *eco*onialidade *o corpo * a imp*r*ância da poe*i* co*o *spaç* de resist*ncia
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
rec*nfigur*ção ident*tária.
</line>
</par><par>
<line>
Palavras-chave: C*rpo. Perfor*ativida*e. Metamorfose(s). Decolo**alidade.
</line>
</par><par>
<line>
ABS*RACT
</line>
</par><par>
<line>
Thi* paper aims to discuss and problemat*ze the issu*s the b**y d*coloniality a*d the
</line>
<line>
Se**
</line>
</par><par>
<line>
(*e)sign*ficatio* in André Tecedeir*\s and *u*s Migue* N*va\* poe*ry, fr*m * perspective that
</line>
<line>
takes into acc*unt the subjec* *erformativity, i*s constant m*tam*rphos**, a*d the role o*
</line>
<line>
silence f*r those who tran*fo*m themselves into so many t*ing*. This mu*tiplicity o* the Self,
</line>
<line>
wh**h is con*tructed *hroug* internal and external metamor*hoses **veals the be*uty th*t ***s
</line>
</par><par>
<line>
* n * he
</line>
<line>
re*e*se and
</line>
<line>
*hat, in poetr*, man*fe**s itself th*ough fragments that become pos*ib*e
</line>
</par><par>
<line>
m*ps of self-understanding. To t*is end, theor*tical assumptions wi*l *e u*ed t* (re)think th*
</line>
</par><par>
<line>
co*cep*i**s of postmoder* d*scourses, such
</line>
<line>
as gen*er, sexuality, and ide*ti*y, *n addit*on t*
</line>
</par><par>
<line>
the biolo**zi*g *otion that *a*hologizes trans i*ent*****, throug* the contributions of t*eorists
</line>
<line>
such as Judith Butler, Gayatri **ivak, Stuar* *a*l, Meije* and Prin*, Pa*l B. P*e**ado, An*b*l
</line>
<line>
Quija**, among othe*s. In this way, the decol*nized body, **rm*a*ed b* poetic language a*d
</line>
<line>
personi*ied i* poems, produ**s meanings i* a given cont*xt that do n*t co*re*p*nd *o those
</line>
<line>
stabili**d, *yncretized or *e**ified b* cisn*rma*ive soc*ety. T**o*gh this ana**sis, we **ek to
</line>
</par><par>
<line>
point to an eman*ipatio* of *odies
</line>
<line>
and *ubjectivities, *howing how *oetry can se*v* as
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
mea*s of resi*tanc* and reconfig**a**on of th* Self. The work of Te*edeir* and *ava, with it*
</line>
</par><par>
<line>
wealt* o* im**es an* transformations, all*ws f*r a
</line>
<line>
reading tha* c*all*nges **posed
</line>
</par><par>
<line>
norm*tivit**s, sug**sting ne* w*ys *f *xisting and being in *he world. Thus, thi* *o*k aim*
</line>
</par><par>
<line>
to *ont*ib*te to the bod*
</line>
<line>
de*ol*niali*y de***e and the
</line>
<line>
*mportance *f po*try as a space for
</line>
</par><par>
<line>
resistance and identity reco*figu*ation.
</line>
<line>
Key-words: Body. Perform*tiveness. Metamorpho*is(es). Decoloniality.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Ter*sina PI, v. 22, n. 1, art. 8, *. 15*-*71, Jan. 2*2*
</line>
<line>
www4.f*anet.co*.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. *. R. *i*es, T. P. *ilva
</line>
<line>
160
</line>
</par><par>
<line>
* INT*O*UÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
* eclosão do pensa*ento chamado p*s-mod**nida** t*az e* *eu bojo *m* pulsão
</line>
<line>
*ara reconfigura*ão *as i*en*idad*s, d*s subjetividades, do(s) corpo(s). Tal *con**c*mento a
</line>
<line>
deve-se a* f*to de, por c**sequência da glo*alização, as *ulturas, socied**es e ind*ví*u*s
</line>
</par><par>
<line>
ser*m
</line>
<line>
categ*ri*a*os,
</line>
<line>
nos
</line>
<line>
d*zeres
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Aníbal
</line>
<line>
Qu*jano
</line>
<line>
(20**,
</line>
<line>
p.
</line>
<line>
256),
</line>
<line>
co**
</line>
</par><par>
<line>
homo*eneidade/c*n*inuidad* e heteroge*eidade/de*co*tinuidad*.
</line>
<line>
Contudo, *onfo*m* c*nstata o *esmo autor, * próp*io capitalismo mundial que
</line>
</par><par>
<line>
es*abelece tal *es*gna*ão s*gregativ*, "está l*nge d* ser uma totalidade homogênea
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
con*í*ua" (QUIJANO, p. 2*6), muito pelo cont*ário, t**ta-se *e uma estrutura *e el*mento*
</line>
</par><par>
<line>
*eterogêneos seja *tra*és do co**role de trab*lho-recurs*s-produtos, sej* p*los povos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
h*stó*i** atrelad*s a ele. Em outras pa*avras, o pró*rio s*st*ma q*e considera
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ete**gen*idade uma desco*tinuid*de é h*terog*n** em suas bases, permitindo, desta feita,
</line>
<line>
desco*tinuidad*s no que t*nge à* identida*e*, sub*etividad*s e corp*s.
</line>
<line>
S*rge, a**im, a *deia do proj*to de *es**loniz*ç*o (ou decol*ni*ação). Como a
</line>
</par><par>
<line>
categorização
</line>
<line>
apresentada anter**r*ente seja *e *ensa*ento, será consider*da, aqui,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
deco*oniz*ç*o in**l*ctual que se tor** pi*neira ao t**t*r d* c*ltura e d* soc*e*ade
</line>
<line>
(*ALER*O, 2005, p. 1*) e a dec*lonização do(s) corpo(s).
</line>
</par><par>
<line>
*om intuito de d*scutir e *roblematiza* as questõ*s da deco*oniali**de do corpo
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
(re)s*gni*icação do E*, apresentam-se as *oéticas de A*dré Te**deiro em A axila de Egon
</line>
</par><par>
<line>
Schiele e Luis Miguel Nava em Poe**a Com*let*
</line>
<line>
a pa*tir de um recorte que leva
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
c*nside*ação a performatividade do sujeito, *uas *on*tan*es m*tamorfo*es e o papel do
</line>
<line>
sil**cio p*** quem (se) *ransforma em **nt*s coisas.
</line>
<line>
Tra*a-se de "suste*tar presença no *entro", como desc*eve Beatri* RGB n* prefácio de
</line>
<line>
A a*ila de Ego* Sch*ele. Essa mul*iplicidad* do Eu que vai se c*nstruin*o po* metamorfoses
</line>
<line>
inter*as/exte*na* (* de*tro e o f*ra), * beleza de den*ro q*e se encontra no ave**o e que, na
</line>
</par><par>
<line>
poesia, atra*és *os
</line>
<line>
fragmentos, tornam-se *apas p*ssíveis. *on*orme afirma Te*ed*iro
</line>
</par><par>
<line>
(2021, p. 31) em alguns de seus ver*os: "Eu c*meç* o*de me **scubr*", "A* pa*avras estão
</line>
</par><par>
<line>
**das do lado de
</line>
<line>
dentro" (T*CE*EIRO, p. 80) e "No princípi* f*i o verbo transbordar"
</line>
</par><par>
<line>
(**C*D*IRO, p. 91).
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. *SA, Ter*sina, v. 22, n. 1, art. *, p. 1*8-171, Jan. *025
</line>
<line>
www4.fs*net.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Decolonialidade do Corpo e (Re)Significaçã* do *u na P*ética *e *ndré Tec*de*ro e Luis Miguel Na*a:
</line>
<line>
161
</line>
</par><par>
<line>
2 R**ERENCIAL TEÓRIC*
</line>
</par><par>
<line>
D* razão/*ujeito vs. cor*o a corpo/de*ejo: o n*vo duali*mo
</line>
</par><par>
<line>
Segundo Louro (2*22, p. *9), *o l*ngo dos temp*s, *s indiví*uos (sujeitos) têm sido
</line>
<line>
*ndiciados, classificad*s, o*den*do*, hierarqui*ados e def*nido* pela aparência de seu* cor*os
</line>
</par><par>
<line>
por imposição de *ad*ões e norm*s, v*lores e ideais da cultura. A *utora *crescenta
</line>
<line>
que as
</line>
</par><par>
<line>
características *os corpos, como *a*ca* pela cultura, dis*in*uem sujei*os * se constituem *m
</line>
<line>
mar**s ** poder (LOURO, 2022, p. 70). Por ess* razão, vem sendo *stabelecido o binarismo
</line>
</par><par>
<line>
mascu*in*/feminin* como uma divisão primordial, pri*eira,
</line>
<line>
or*gin*ria (ess**cia*)
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
relaci*n*da ao co*po. * deb*te se inici* pelas r*l*çõ*s en*re corpo e não-cor*o que, na
</line>
<line>
perspec*iva eurocêntrica, quer pel* p*drã* eurocê*tri*o de p*oduzir c*nhecime*t*, quer pela
</line>
<line>
experiência, tem uma re*aç*o *str*ita com a ideia d* raça e gênero (*UI*A*O, 2*00, p. *58).
</line>
</par><par>
<line>
A **st*nção entr* "cor*o" e "não-corpo" é unive*sal à história da humani**de
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
comum * todas as civil*zaç*** e cultur*s c*nhecidas, conforme * autor. A*é o surgime*to d*
</line>
<line>
eur*ce*trismo, *ambé* é comum a todas "a pe*manente copresença *os elem*ntos c*mo duas
</line>
</par><par>
<line>
dimensões ins*paráveis do ser humano em qua*quer aspe*to,
</line>
<line>
instância ou co*portamento"
</line>
</par><par>
<line>
(Q*IJA*O, p. 2*8). A d*sconstruç** de tal postula*o, acrescenta o
</line>
<line>
autor, faz *arte
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
his**ria
</line>
<line>
*o mundo c*istão emba*ad* pela co*cepção *a primazia da alma so*re corpo o
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
se*, aquel*, c**si*era*a o ob**to privilegiado *e sa**ação, sendo, este (o corpo), o ressurreto,
</line>
<line>
o* seja, a culminação d* salvação (QU*JANO, p. 258). I*eia mantida a*é *escartes.
</line>
<line>
*om De**artes, * q*e ocor*e é a mutação da abordage* a*t****r dua*ista sobre
</line>
<line>
corpo/nã*-corpo: r*di*al separação entre *azão/*u*eito e corpo onde aquela n*o é *penas um*
</line>
<line>
se**lar*zação da ideia de alma (te*logi*a*ente), mas uma mutação e* uma no*a id-e*tidade.
</line>
<line>
A raz*o *uj**to co*o ún*ca entidade capaz de conhecimento rac*onal *obre a qual, o c*rpo, é
</line>
</par><par>
<line>
(e *ão pode ser out** co*sa) que objeto d* conhecimento (D*SCARTES,
</line>
<line>
1967 apud.
</line>
</par><par>
<line>
QUIJANO, 2*00, p. 2**).
</line>
</par><par>
<line>
Essa separação radical esta*e*ece* novas *elações: razão/sujeito v*.
</line>
<line>
corpo/nat*reza
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
espírito/nat**eza, fixado, * corpo - em termos de racionalidade eur*cêntrica - como objeto de
</line>
</par><par>
<line>
co*hecimento "fora
</line>
<line>
do entor*o \sujeito/razão\" (QUIJAN*, p. 260),
</line>
<line>
i.*., quanto mais
</line>
</par><par>
<line>
p*ó*i** (* cor*o) da *atureza, *ais se afasta do sujeito/razão.
</line>
<line>
As poéticas de Andr* Te*edeiro (1979 até os dias *tu*is) e Luis Miguel Nava (1957-
</line>
</par><par>
<line>
199*)
</line>
<line>
*ropõem
</line>
<line>
** *
</line>
<line>
*u*ança
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
p*rad*gmas,
</line>
<line>
re(confi**ração)
</line>
<line>
do
</line>
<line>
E*
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
identi*ades/su*je*ividades - assi*
</line>
<line>
como a decolonização do(*) corpo(*), pr*pondo, como
</line>
</par><par>
</page><line>
desta*a Pereir* (1*99, p. 16), "* corpo como poss*bilidade de o sujeito sinalizar seu d*sejo."
</line>
<line>
*ev. FS*, Teres*na P*, v. 22, n. 1, art. 8, p. *58-171, Ja*. 20*5 www4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. S. R. Pires, T. P. Silva
</line>
<line>
1*2
</line>
<line>
(...) Es**areço que te*ho c*m meu *or*o
</line>
<line>
*m* rel*ç*o instrument*l e diplomáti**,
</line>
<line>
assen*e em **speito mútu*.
</line>
<line>
Não nos me*emos na vida um d* outro
</line>
<line>
e *al com* eu sou de mim,
</line>
<line>
o meu corpo é sob*r**o das cois*s que e*e lá sabe.
</line>
<line>
*le é u* v*ículo para vir ao mundo
</line>
<line>
e em tr*ca ***anjo-lhe pão prá boca.
</line>
<line>
*um negócio limpo e ju*t*
</line>
<line>
onde nin*uém dev* meter * c**he*.
</line>
<line>
(...) Pareço o *olfo da *uiné lá onde s* conh*** a febre
</line>
<line>
* onde nasce esta cic*triz que *e separa o peito * meio,
</line>
<line>
e*q**nto me une comigo *esmo. (T*C*DEIRO, 2021, p. 154-*55)
</line>
</par><par>
<line>
O fra*mento sug*re que as poéticas *e André Tecedeiro e Luis Mig*el Nava
</line>
<line>
introduzem uma muda*ça de paradigma* ao expl*rar a re*onf*guração do Eu - i*enti*a*es e
</line>
<line>
subj*tividades - e a decolon*z*ção dos *orpo*. A c*tação de Pereira (*999) enfatiza essa v*são
</line>
<line>
ao *onsider*r o *orpo como uma manifest*ção do de*ejo d* s*jeito.
</line>
</par><par>
<line>
No *recho *oét*co de Tecedeiro,
</line>
<line>
a relaç*o *om * corpo é de*crit* de man*ira
</line>
</par><par>
<line>
instrumental e diplo*át*ca, baseada e* r*spei*o mútuo. *le *etr*ta seu corpo
</line>
<line>
como um*
</line>
</par><par>
<line>
entidade soberan*, com suas própr*as experiências * conhecimento*, d*stinta de sua me*te,
</line>
</par><par>
<line>
mas ainda *art* integral d* sua e**stência. Essa visão
</line>
<line>
desas*ocia o corp* de ser **enas *m
</line>
</par><par>
<line>
objeto passi*o e o posiciona *omo um agente ativo,
</line>
<line>
capaz de ter su*
</line>
<line>
própria autono*ia
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
dignidade.
</line>
</par><par>
<line>
A metáfora do "Golfo da Guiné" sug**e um* *elação complexa e prof*nd* *om
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
p*óprio corpo, marcada por cicatrizes que, paradoxalmente, tanto divid*m q*a*to u*em o Eu.
</line>
<line>
Essa ima*e* poderosa *imb*liza a luta e a reconciliação inte*nas, refletindo a experiência *e
</line>
<line>
vive* e* u* corpo que c*rr*ga marcas de identi*ade e histór** pessoal.
</line>
<line>
*s *oéticas de *eced**ro e Nava, portanto, de*a*iam as normas impostas pe*o si*tema
</line>
</par><par>
<line>
heterossexual compu*sóri* ao insi*tirem n* autonomia e na dignidade do corpo e
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
identidade. Elas propõem uma dec*lonização que perm*te ao su*ei*o expr*s**r s*u de*ejo
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
experiência de forma autênt*ca, ro*pendo com a* nar*at*v*s opressivas e monolíticas d*
</line>
</par><par>
<line>
soc*e*ad* domi**nt*. Essa abordag*m tra**forma o *orpo de u*a e*tidad* passiva
</line>
<line>
em um
</line>
</par><par>
<line>
veículo
</line>
<line>
a*i** de
</line>
<line>
resistência a*tod*finição, cr*ando um espaço e
</line>
<line>
onde a sub*et*vi*ade e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
identidade pode* ser const*ntemente (r*)construídas e afirmadas.
</line>
<line>
Ainda, *uant* à ques*ão d* relação suje**o poétic*/cor*o (corpo/desejo), *iscorre Luis
</line>
<line>
Mi*uel Nava em um *e seus t*xtos:
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. **A, Teresin*, v. 22, n. 1, art. 8, p. 158-171, J*n. 202*
</line>
<line>
ww*4.*sane*.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
</par>
<par>
<line>
Am*os os **etas suger*m o
</line>
<line>
co*po c*mo met*nímia da li*gua*em (t*rna presente
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
objet* a*sen*e) e, a**sar d* br*vid*de
</line>
<line>
dos poem*s, ne*es est* *ntrín*eca
</line>
<line>
uma plur*lidad*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
se*t**os e leituras, sen**
</line>
<line>
*stas *ão múltip**s como
</line>
<line>
o
</line>
<line>
des*jo. Deste, advém o dis*urso
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
se*u*lidade *o** constitu*nte do dis*urso daque*e (desejo): "Uma das vertentes do *iscur*o
</line>
<line>
do desej* *onsti*ui * discurso da sexual*dade" (*EREI*A, 1999, p. 22).
</line>
<line>
Na c*nc*pção de Louro (2022, *. 71), o discurso sobr* *orpo/sexualidade m*da na
</line>
</par><par>
<line>
pro*orção *m que corp* passa a não ser m*is apreendido c**o "um microcosm* de um* o
</line>
<line>
**dem *a*o*":
</line>
<line>
* ant*ga c***epção, que ligava * experiência sexual hum**a à realidade me*afísica e
</line>
<line>
à or*em social, *ede esp*ço à outra, qu* permitirá desvincular o *orpo desse am**o
</line>
</par><par>
<line>
contexto
</line>
<line>
e, ao mesmo te*po, irá atribuir ao sexo um* cen**alidad* nunca vista
</line>
</par><par>
<line>
(LOURO, 20*2, p. 72).
</line>
<line>
Vivencia-se, pois, um* metamorfose de *ara*igmas:
</line>
<line>
(...) n*nhuma dessas co*s** provocou a c*nstrução de um novo co*po sexuado. Em
</line>
<line>
vez disso, a reconstrução do corpo é, e*a *rópria, intríns*ca a cada um de**e*
</line>
<line>
de*envo**imentos. (...) novos discur*os, *utra retórica, uma outra ep*stem* se
</line>
<line>
instalam *, nessa n*v* formação discursiva, a sexual*da*e passa a ganh*r
</line>
<line>
c*n*ralidade *a compreensã* * na org**i*ação da socie*ade (LAQUEUR, 1990
</line>
<line>
apud. LOU*O, *022, *. 72).
</line>
<line>
Tai* *ressupostos se coadunam ao pen*ame*to de J*dith *utler **e *firma que os
</line>
<line>
discursos "habitam corpos", *u* "se acomod*m em co*p*s" e "na ver*a*e, carrega*
</line>
<line>
discursos c*mo parte d* seu própr*o sangue" (BUTLER, In: PRI*S; ME****, 2002, p. 16*).
</line>
<line>
Sendo assim, L*uro (*02*, p. 73) constata que ante* de pre**nder, apenas, ler os gêneros e a*
</line>
<line>
sexualidades a partir de **dos dos *orpos, p**e*e *rudente pens*r essas d*mensõ*s *om*
</line>
<line>
i*scritas, **scursivamente, *os *orpos e s* expressando através deles; c*nce*er as e*p*es*ões
</line>
<line>
de gênero e se*u*lidade faz*ndo-se e metam**fosean*o-se hist***ca e cultural*e**e (Ib**., p.
</line>
<line>
74). *esumidamente, te*-se: *exo > gênero > d*sejo = sexo-gêne*o-sexualidade (coerência e
</line>
<line>
**ntinui*a*e).
</line>
</par><par>
<line>
Pa*a L*uro (2022, p.75), tal sequência nã* é
</line>
<line>
natural nem segura, nem tampouc*
</line>
</par><par>
<line>
i*discutív*l.
</line>
<line>
"A ordem po*e ser negada, de*viada. A sequ**cia
</line>
<line>
desliza e es*apa. Ela
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
</page><line>
desafia*a e *ubve*tida. Para suportá-la ou assegu*a* seu funcionamento são necessários
</line>
<line>
in*estim*ntos continua*o* * repetidos; não *e p*upam e**o*ços para d*fendê-la" (*OURO, p.
</line>
<line>
75):
</line>
<line>
Re*. FSA, Ter**ina *I, *. 22, n. 1, art. 8, p. 15*-171, *an. *025 www4.fsanet.com.**/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. S. R. Pires, *. P. Silva
</line>
<line>
164
</line>
</par><par>
<line>
Apesa* de todo esse i*vestim*nt*, os corpos se *lter*m continuamente. *ão *omente
</line>
</par><par>
<line>
sua aparência, seus si*ais ou s*u funcionamento se
</line>
<line>
modificam ao longo do temp*;
</line>
</par><par>
<line>
el*s p*dem, ainda, ser negados ou reafirmados, manip*lados, alte*ados,
</line>
</par><par>
<line>
tr**sformados ou subvertidos. *s m*rcas de gênero * s*xual*da*e, signifi*adas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
n*meadas no con*e*to de uma
</line>
<line>
c**tura, *ão também c*mbiantes e *r*visór*as, e
</line>
</par><par>
<line>
*stão, indubitave*mente, envo*vidas em rel*çõe* de poder (LOURO, 2022, p. 76).
</line>
<line>
Entre as linhas de *uga, *estaca-se o travestismo como manifestação d*
</line>
</par><par>
<line>
desestab*l*zação da* f*onteira*
</line>
<line>
delimitadas *ntre os gên**os, obrig*n*o a de*naturalizaç*o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
desconstr*ção do bi*arismo sexo/gênero cis hete*ossexual compuls*rio-*eg*mônico e pensá-
</line>
<line>
lo em f*nção de *ma *ec*nf*guração das identidades de g*n*ro, *as ident*dades e das práticas
</line>
<line>
se*uai* (BOU*I*R, 2022, p. 158).
</line>
<line>
Te*ed*iro (2022, *. 76) afir**:
</line>
<line>
Eu era um *o*em
</line>
<line>
escondid* em águas profundas
</line>
<line>
co**uistando o c*rpo ao mar
</line>
<line>
como *s hola*des*s as suas terras.
</line>
<line>
(...) Gente como *u,
</line>
<line>
*esliz*ndo *ara as zonas ci*za
</line>
<line>
p*ra escapar à d*tadur* *os o*o***s.
</line>
<line>
Por*ue n*n*a o pr*to e branco captam *em
</line>
<line>
o va*o de se ser. (TECEDEIRO, p. 132)
</line>
<line>
Nestes versos, o tra*esti*mo * apresentado co*o uma li*ha de fu*a qu* de*estabiliza
</line>
</par><par>
<line>
as
</line>
<line>
front*iras r*gidas entre os gêneros, desafiando o bin*rismo sexo/gênero imposto pelo
</line>
</par><par>
<line>
*iste** cis-heterossexual compulsóri*-hegemônico. Boucier (2022) destaca que essa
</line>
<line>
manifest*ção obriga a um* desna*ura*izaç** e d*sco**trução d*ssas fron*eiras, promovendo
</line>
</par><par>
<line>
uma reconfiguração
</line>
<line>
das identidades de *ênero, das
</line>
<line>
ide**idad*s em geral e das *ráticas
</line>
</par><par>
<line>
sexuais.
</line>
</par><par>
<line>
A poesia de André *ecede**o reforça e*sa vi*ão ao i**stra* a complexidade e a f*uidez
</line>
</par><par>
<line>
das ide*tidades de gênero e sexualida**. *o primeiro v**so, Tecedeiro compara sua
</line>
<line>
p*ó*ria
</line>
</par><par>
<line>
ex*eriênci* de *dentidade de gênero a um* conquista gradual e
</line>
<line>
profunda, sem*lhante
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
</page><line>
m*neir* *omo os holandes*s reclamaram terras do mar. Essa m*táfora pod*rosa sugere um
</line>
<line>
proc*sso contínuo de *es**berta e afirma*ão, que exige tanto esf*rço qu*nto d*termi*ação.
</line>
<line>
Nos versos seguint*s, *ecedeiro explora a id*ia de "deslizar para as zonas ci*za" *ara
</line>
<line>
escapar *a "ditad*ra dos opostos". Essa e*pr**são evide*ci* a resistên*ia con*ra a rigidez do
</line>
<line>
binarismo d* g*ne*o e a va*or*zação das ár*as intermediária* * ind*f*nidas da id*nti*ade. Ele
</line>
<line>
argu*enta que o preto e bran*o nã* conseguem ca*turar * e*sência da existência *uma*a, que
</line>
<line>
é caracterizada por nuan*es e a*bi*uidades.
</line>
<line>
*ev. FSA, Teres*na, v. 22, n. 1, art. 8, p. *58-*71, J*n. 2025 www4.*sa*e*.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Decolonialidade do *or*o e (R*)Sign*f*cação d* eu na Poétic* de André T*cedeiro * L*is Miguel N**a:
</line>
<line>
165
</line>
</par><par>
<line>
Esses ele*entos poéticos sub*inham a imp*rtâ**ia de reconhecer e aceita*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
comple**dade das i*e*ti*ades de *ê*ero * sexualidade, ro*pendo com as normas binárias
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
hegemon*cam*nte impostas. Tecedeir*, ** par*ilha* suas experiênc*a* pe*soais, contribui para
</line>
<line>
a desestabilização des*a* fronteiras e encoraja uma c*mpreensão m*is am*la e *nclusiva das
</line>
<line>
identidade* human*s.
</line>
<line>
Em c*njunto, a* persp*ctivas de B*uci** e Tec*deiro p*o*ov*m *ma vis*o de m*ndo
</line>
</par><par>
<line>
q*e reconhece a
</line>
<line>
diversid**e e a fl*i*ez das identi*ades de g*nero e sexua*idade. Elas
</line>
</par><par>
<line>
*esafiam as convenções tra*iciona*s e o*erecem u* camin*o p*ra a recon*iguração das
</line>
<line>
id*ntidades, permitindo *ma ex*ressão *ais autêntica e *ivre do Eu.
</line>
</par><par>
<line>
De acordo com Pr*ciado (2**2, p. 26-*7), é n*cessário "transf**mar regime o
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
desejo para desc*loniz*r * corpo sexual". Segundo el*, * desejo não é u*a verdade dada, mas
</line>
</par><par>
<line>
um campo social fabricad*, podendo se* *odificado atr*vé* *e recursos (ferra*entas)
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
metáf*r* e d* im**in*ção, d* poe*ia e *a exper*ment**ão somáti*a (*RE*IADO, p. 27).
</line>
</par><par>
<line>
Tal pr*ss*pos*o se confirma *ntes mesmo de ser feito pe*a leitura do *oema O *ei, de
</line>
<line>
Luis Mi*u*l Nava:
</line>
<line>
O *ar está-nos no corp*; e*quanto alguém
</line>
<line>
a quem * c*ração s*rve de rei
</line>
<line>
*ispõe no t*bule**o as *ut*as p*ç**
</line>
<line>
rebenta-lhe na mão; *á entre as peças
</line>
<line>
e o *ar cumplicid*des de q*e só
</line>
<line>
quem jo** estima o peso em cada lance (*AVA, 2*02, p. 1*6)
</line>
<line>
Em sí*tese, * que se pretende é o q*e *firma Precia** (2022, p. 27): "de*en*ar uma
</line>
<line>
porta n* par*d* da o**essão *exual e de gênero e escapar por el*."
</line>
<line>
2.2 André Tece*eiro e *u*s *iguel Nava: perf*rma**vi*ade, metamorfose(s), silêncio
</line>
</par><par>
<line>
Desd* seus primórdios, * poesia portugu**a, em se*s desdobram*nt*s, tematiza
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
de*ejo, i*do, desd* a lírica idealiz*nt* de Camões1 até * atua* *ont*mporane*dade (dias
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
hoj*). *egu*do Pereira (1999, *. 91), há uma teatr**ização dos *apéis (neste caso, o sujeito da
</line>
</par><par>
<line>
e*uncia*ão *rave*tido de fem*nin*) que constit*i a ambiguid*de da identidade s*xual: o
</line>
<line>
"o
</line>
</par><par>
<line>
s*jeito *ex**al se oculta sob a *ás**ra fe*inina" (PEREIRA, *. *2). Tal ato seri* justificado
</line>
<line>
como for*a de da* voz a um d*sejo abjeto, *nterdito. * concepçã* de teatrali*ação *os *apéi*,
</line>
<line>
dos cor*os r**ete * i*ei* de perfor*ati*idade dos cor*os segundo Butler (1993):
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
9 1 ).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, n. 1, art. 8, p. 158-171, Jan. *025
</line>
<line>
www4.fsa*et.co*.br/re*i*ta
</line>
</par><page>
<par>
</par>
<par>
</page><line>
B*tl*r (2022, p. 63) sali*nta *ue *s *ro*uções, desv*ando-se de *eu* pro*ósito*
</line>
<line>
or*g*nais, mobilizam possibilidades de "su*ei**s", in*d*ertidamente, que *ão só ultr*passam
</line>
<line>
*s fronteiras da inteligibilidade cultural, *as também expandem *s limites do que é
</line>
<line>
c*lturalmen*e *nte*i*ível.
</line>
<line>
Retomando * *onc*pç*o de *orpo na poesi* por*uguesa, - ** Neo-rea**s*o até o
</line>
<line>
momento - há o que Pereira (1999, p. 94) chamou de "reab**itação da s*bjet*vidade". *essa
</line>
<line>
forma, o de*ejo ficou *ec*lca** na poesi* dos anos ** que tendia à ocultação do(s) su*eito(s),
</line>
<line>
à fragmenta*ão, ao experimentali*mo (P*R*IRA, p. 94), t*rnando-se (re)significado pela
</line>
<line>
**é*ica pó*-mode**a, no caso e* voga, *uis Miguel Nava * **dr* Tecede*ro, *entre *uitos
</line>
<line>
outros. O *rime**o, tratan*o da temática h*moe**tic* e, * seg*ndo, de um erotismo trans e a
</line>
<line>
transi*ão a*é t*l e*pressã*:
</line>
<line>
*R* *R*TICA
</line>
<line>
Eu amo assim: *om as mãos, os inte*t***s. *n*e ver de*ta folh*s. (NAVA, 2002, p.
</line>
<line>
4 3 ).
</line>
<line>
RAPA*
</line>
<line>
Não sei como é *os*ível falar desse
</line>
<line>
rapaz pelo inte*ior
</line>
<line>
de cuja pele o sol *urge antes de o f*z*r n* céu. (NAVA, p. 86).
</line>
<line>
N* PELE
</line>
<line>
O mar, venho ve*-lhe a pele a r*benta*
</line>
<line>
ao longo d** falésias, o que *e*pre
</line>
<line>
m* tra* a exaltaçã* *e*ses rapazes *ue circula*
</line>
<line>
por *i*bo* no verão.
</line>
<line>
O **r está-l*es na pel*. Pa*tilho
</line>
<line>
com ele* os quart*s da* pen*ões, sent*ndo as ondas
</line>
<line>
a avançar ent*e os lençói*. Perco-me à vis*a
</line>
<line>
d* pedra o*de o mar vem lar*ar a pe*e (NAVA, *. 95).
</line>
<line>
*or*ue sab*a que te i**a amar,
</line>
<line>
De*calcei-me.
</line>
<line>
E t*rei o casaco
</line>
<line>
e o vestido
</line>
<line>
e *ud* o mais
</line>
<line>
de*pi
</line>
<line>
tud* o que n*o fo*se pele
</line>
<line>
e m*smo * pele
</line>
<line>
Comec*i pe*as po*t*s do* d**os, *uxan*o **las
</line>
<line>
*nhas deva**r.
</line>
<line>
D* cintura para baixo, c*m* collant* *iníss*mas
</line>
<line>
De**i a pele.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres*na, v. 22, n. 1, ar*. 8, p. 158-171, J*n. 2025 www4.fsan*t.co*.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
</par>
<par>
<line>
Tanto Andr* Tecedeiro c*m* Luis Mi*uel N*va, atrav*s de su*s poéticas, to*nam os
</line>
</par><par>
<line>
f*agmento* mapas possíveis (c*m sua*
</line>
<line>
linha* de fuga e proximi*ade). Percebe-se **a
</line>
</par><par>
<line>
imprecisão, inef*bilidade em ambos os po*tas q*e nu*ca entregam o topos do(s) poema(s).
</line>
<line>
Poesia límpida, pouca variedade de t*mas.
</line>
</par><par>
<line>
Poe*ia do pou*o: *m Nava (2002), o mar, rebenta*ão,
</line>
<line>
*elâmpa*os, trov*adas, o*d*s,
</line>
</par><par>
<line>
nudez, **isagem,
</line>
<line>
leite: "*inda
</line>
<line>
é mar *m *udo o que *e vê/florir ond* ele chegar (NAVA, o
</line>
</par><par>
<line>
2002, p.
</line>
<line>
**); (...) e a *eb*ntação da luz é/ **êntica à das on*as... (NAVA, *.
</line>
<line>
49); (...) a*nda
</line>
</par><par>
<line>
nel* os últimos relâmpagos, o p*ema... (*AVA, p. *5); (...) *o poe*a *ee*-se as trovoadas/
</line>
</par><par>
<line>
*móveis... (NAVA, p. 47); (...) e rebenta**o a
</line>
<line>
*a luz é/ idê*tica à
</line>
<line>
*as o*das, as imagens
</line>
</par><par>
<line>
*stica*as sob p*le/ i*romp*m pelas mãos... *
</line>
<line>
(NA*A, p. 49); (...) Um nó *e l*ite a nud*z
</line>
</par><par>
<line>
cresce *ela ág*a. (NA*A, p. 40); (...) É onde o *oem* inte*i*riza/ a sua própria hipérbole, a
</line>
<line>
p*isagem... (NAVA, p. 46).
</line>
<line>
Em Tec*dei*o, dentro/fora, f*mo, frio, nudez, o real, o eu, pre*ar*edade, finitude,
</line>
<line>
solid*o, paratopias, o corp*, paisagem: (...) Sou o fan*a*ma do tempo de *or*/um fantasma
</line>
</par><par>
<line>
q*e v*ve para dentr*. (T*CE*EIR*, 2**2, p. *4); Era eu *ebru*ada da janela/Fumo, frio
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
lua... (TE*ED*IRO, p. 27); (...) E a *ou*a cai-lhes mal/como o ***l * * rest*. (T*CEDEIR*,
</line>
<line>
p. 3*); (...) despi/*udo o *ue não fosse p**e/e *es** a p*le... (TECEDEIRO, *. 32); (...) De* a
</line>
<line>
ú*ica mo*da que tinha/a uma miú*a de mão es*endida... (TECEDE*RO, 41); (...) E eu digo-te
</line>
<line>
qu* nada fic*/ - nem * ete*nidade... (TECEDEIRO, p. 13); (não há solidão se* o outro) (Ibid.,
</line>
<line>
p. 21); (...) A infância é uma r*iz pr*-h*stórica./Fos*e inven*ada a e*crit* na primeir*
</line>
</par><par>
<line>
*nfância/e haveria pal*vras que expri*issem a d*nsa escuridão...
</line>
<line>
(TECE*EIRO, p. 62); Só
</line>
</par><par>
</page><line>
por pouco tempo um* criança *e* q*erer/depoi*/o pr*prio *orpo a derro*a. (TECEDEI*O, *.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina P*, v. 22, n. 1, art. 8, p. 1*8-171, J*n. 2025 www4.fsan*t.com.b*/re*i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. S. R. P**e*, *. P. Silva
</line>
<line>
168
</line>
</par><par>
<line>
63); (...) br*nco memória/cin*a alpin*/fumo e ne*l**a/granizo, toupeira, elefa*te/fóssil,
</line>
<line>
asfalto, antra*ite,/ch*mb*, sépia, nanquim/níquel, crómio, inox,/eigengrau... (TECEDEIRO,
</line>
<line>
p. 1*1).
</line>
</par><par>
<line>
* intercâm*io e*tre *nteri*r/*xt*rior, no*
</line>
<line>
dizeres de Collot (2018,
</line>
<line>
p. *8), ac*ntec*
</line>
</par><par>
<line>
*través da "m*diaç*o do *orp* que sente, que p*rmite o acesso ao un*v*rso do sentido".
</line>
</par><par>
<line>
Segundo estu*ioso, graças * este cor*o, "* *undo" t*l qua* "estado de coisas o
</line>
<line>
e*cont**-se
</line>
</par><par>
<line>
imers* ** \estado de su*eit*\", i.e., "reintegr*do no espaço interi*r uniforme do sujeito."
</line>
</par><par>
<line>
(COL*OT, p. 38). Essa troca pe*m*nece desse jeito: "ao longo *a ontogenia",
</line>
<line>
ain*a que
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
su*onha "a s*paração, graças * emergência de uma \área tra**n*c*o*al\", pela qual "* suje***
</line>
<line>
apre*de, ao mes*o tempo, * perde* e a se *prop*i*r do *ue n*o é ele" (COLLOT, 2018, p. 39-
</line>
<line>
40).
</line>
<line>
Poesia do m**to: metáforas diversas, pa**vras trocadas por metáforas originais,
</line>
</par><par>
<line>
inusitadas. Poesia *u* se
</line>
<line>
d*bruça sobre si, abrindo janela* para o mundo, *orta* e espe*ho*,
</line>
</par><par>
<line>
*razend* o mundo a *i, pa*a lo*o se recons*ru*r com partes de**e mundo. Forma pe*soal
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
peculiar de ser/fazer poes*a. Análogo *o conceito de Conceiçã* Evar*s** * respeito
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
"escrev*vência" (g*ifo
</line>
<line>
do au*or),
</line>
<line>
tem-se
</line>
<line>
e* Na*a Tecede*ro um* noção do que pod* ser e
</line>
</par><par>
<line>
chamado de "escrees*ência" (*rifo do *ut*r) q*e cons*ste e* repre*entar/decalcar a *ssência
</line>
<line>
no *t* da escrita.
</line>
<line>
A fronte**a do corpo, assim como o dualismo inter**/ext*rno, nos diz*re* *e Butler
</line>
</par><par>
<line>
(2022, *. 230), é es**belecida "mediante a ejeçã* e **ansvalor*zação de a*go que era a
</line>
</par><par>
<line>
*r*ginalmente parte
</line>
<line>
da identidade em uma *lteridade conspurcada.
</line>
<line>
E* Luis *iguel Na**,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
dese*o homoerótico; em André Teced*iro, a (r*)significação/(re)construção do corp*, da
</line>
<line>
identidade e aceit*ção do ab**to: o corpo transgeni*alizado, (re)*es*gnado.
</line>
<line>
Trata-se de poéticas de denúncia, *a **sunção d* vozes s*b**ter*as e/ou
</line>
</par><par>
<line>
suba*tern*lizadas pelo
</line>
<line>
sistema hetero*sexual c*mp**só*io, con*orme assevera Spivak (2010,
</line>
</par><par>
<line>
p. 1*) a respeito ** "um *ujeito s*balterno que n*o pode *cu*ar uma cat*g*ria monol*t*c* e
</line>
<line>
indifere*ciada, pois esse sujeit* * irr*dutivelmente heterogê*eo." * continua: "n**h*m at* *e
</line>
<line>
*esis*ênc*a pode *c*rrer em nome do subalte*no sem que e*se a*o *steja imb*icad* no discurso
</line>
</par><par>
<line>
*egemônic*" (SPIVAK,
</line>
<line>
p. 14). E*ta *firmação se refere às poéti*as de den**cia que
</line>
</par><par>
<line>
emerge* d* assunção de vozes suba*ternas o* *ubalternaliza*as pelo sistema heterossexual
</line>
</par><par>
<line>
com*ulsório. A *eferê**ia a Spiv*k (2010) e*fati*a * *omplexidade e a h*tero*ene*dad*
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
sujeito s*b*l*erno, destacando qu* esse s**e*to não pode ser visto como uma categoria única e
</line>
</par><par>
<line>
indi*erenciada. *egu*do Spivak, qualq*e* ato ** re*i*tênci* em nome do subalterno
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
ine*itavelmente entrelaçado com o *iscur*o hegemôn*c*.
</line>
</par><par>
</page><line>
*e*. FS*, T*r*sina, v. 22, n. 1, art. 8, p. 158-171, **n. 20*5 www4.*sanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*ecolon*alida*e do Corpo e (Re)S*gnificação do eu na Poéti*a de Andr* Teced*iro e Luis Miguel N*va:
</line>
<line>
169
</line>
</par><par>
<line>
Tal per*pecti*a * cruci*l pa** *ntender as poé*icas em ques*ão, pois rev*la como as
</line>
<line>
vozes suba*ternas n*vegam e s* posicionam dentr* de um sistema que consta*tem*nte tenta
</line>
<line>
sil*nciá-*as e margi*al*zá-*as. * denúncia poética não apena* expõe a* injustiça* e opress*es
</line>
</par><par>
<line>
impostas *elo sistema *ominante, mas
</line>
<line>
também de*afia e ressigni*ica o*
</line>
<line>
próprios t*rmos do
</line>
</par><par>
<line>
discu*so heg*môni*o. Ao reivin**car es*aço e expre*são, essa* po**icas de *enúncia *ompem
</line>
</par><par>
<line>
com * homogeneidade **posta e revelam a div**sidade e a riqueza das experiênc*as
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
i*entida*es subal*ernas. A*si*, *s obra* de poetas com* T*ce*ei** e Nava
</line>
<line>
não apenas
</line>
</par><par>
<line>
resi*te*, mas tamb*m transf*rmam o tec*do cultur*l e social ao dar voz a essas experiências
</line>
<line>
m*ltiplas * *omplexas.
</line>
</par><par>
<line>
O corpo d*co*onizado te* livre ar*ítrio e *ão só *erforma confor*e te**izad*
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
*ut*er (20**), mas metamorfoseia ao **smo tempo que é metamor*oseado de *cord* *om o
</line>
</par><par>
<line>
d*sejo. Ta* *onc*usão é expressa por Tecede**o (2021): "Eu era um ho*em/
</line>
<line>
e*con*ido
</line>
<line>
*m
</line>
</par><par>
<line>
águas profundas/ conquistando o co*po ao mar/ co** os holandes*s as su** te*ra*"
</line>
<line>
(**CEDEIRO, 20*1, p. 7*).
</line>
<line>
O trecho propõe uma *i*ão do corpo decoloni**do c*mo um* *ntida*e com li*r*
</line>
<line>
arbítrio, que vai além das pe**orm*tividades discutidas por Judith B**le* (20*2). Ao in*és de
</line>
</par><par>
<line>
*p*na* *erformar, *
</line>
<line>
co*po d*colon*za*o
</line>
<line>
se metam*r*oseia *onfo*me os desejos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
**cessidad*s de seu por*ador. Essa i*eia é reforça*a pela p*esia de André T*ce*eir*, que em
</line>
<line>
seus versos expr*ssam a conqu**ta e a transfor***ão do próprio corpo. * metáfor* usada por
</line>
</par><par>
<line>
Tece**iro - "Eu era *m
</line>
<line>
*o*e*/ escond*d* em água* p*ofund*s/
</line>
<line>
con*uistando o
</line>
<line>
corpo a*
</line>
</par><par>
<line>
mar/ **mo
</line>
<line>
os h*landeses as s*as terras" - evoca a imagem
</line>
<line>
de um p*ocesso contínuo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
auto*es*oberta e reconstruç*o, simila* * mane**a como os hola*deses rec*ama*am terr*s do
</line>
</par><par>
<line>
mar. Essa m*táf*ra
</line>
<line>
po**n*e destac* a lu*a e a
</line>
<line>
a*ência envolvi*as
</line>
<line>
na construção de uma
</line>
</par><par>
<line>
ident*dad* autê*tica e a*todeterminada, *ublinhan*o a ide*a de que o co*po decolon**ad* n*o
</line>
<line>
é um *ecipient* p*ssi*o, mas *m agente *t*vo de m*dan*a e realização pessoal.
</line>
<line>
* CONCLUS*O
</line>
<line>
A presente anális* teve como *r*posta estabelec** um d*álo*o entre doi* poe*as que
</line>
</par><par>
<line>
*ivenciaram cont*xtos distintos da Literatura P*rtuguesa: Luis Mig*el Nava,
</line>
<line>
nascido
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
1957 e falecido em
</line>
<line>
1995, cuja obr* está *arcada *ela poesia ex*er*mental e pela temát*ca
</line>
</par><par>
<line>
hom*erótica
</line>
<line>
das décadas
</line>
<line>
de
</line>
<line>
**80 e 1*90; e André Teced*iro, nascido em *9*9, que in*ciou
</line>
</par><par>
<line>
sua trajetór*a li*erária em 2014, num *enário
</line>
<line>
*e múltiplas transformações no que *ange às
</line>
</par><par>
<line>
ident***des e subj*tiv*dades.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina PI, v. 22, n. 1, ar*. 8, *. *58-171, J*n. 2025
</line>
<line>
**w4.fsane*.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. *. *. Pir*s, T. P. Silva
</line>
<line>
*70
</line>
</par><par>
<line>
** horizonte da criação *iter*ria, inúmeros fatores *nterfer*m no tra*alh* do autor,
</line>
</par><par>
<line>
incluindo o **nt*xto as circunstâncias em que e
</line>
<line>
se
</line>
<line>
insere. No caso
</line>
<line>
de Nava, observa-se
</line>
<line>
*m
</line>
</par><par>
<line>
discurso hom*erótico, enquanto Tece*eiro, como h*mem trans, abord* que*tõ*s de
</line>
</par><par>
<line>
(re)signi*icação e (re)construção do Eu, além da decoloniza*ão
</line>
<line>
do(s) corpo(s). Conforme
</line>
</par><par>
<line>
Pereira (199*, *.
</line>
<line>
139) afirma,
</line>
<line>
"aqu**e qu* *sc*eve ins*reve
</line>
<line>
naquilo que *sc*eve s**
</line>
</par><par>
<line>
se*ualidade".
</line>
</par><par>
<line>
E*bora ori**dos d* con*e*t*s te*po*ais di*ti*t*s, ambo* os poetas se tornam
</line>
<line>
contemporâne*s por meio de *ua poes*a. Ambos port*gueses - o q*e denota uma hegemonia
</line>
</par><par>
<line>
cultu*al - *e posicionam à *arg*m da *o*ie**de domin*nt*:
</line>
<line>
Nava como *omosse*ual
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Tec*deiro como ho*em trans. *uas obra* d*nunciam as no*mas impositiva* de uma
</line>
</par><par>
<line>
**ciedade he*erosse*ual compulsória e hegemôn*c*, a*
</line>
<line>
mesmo t*mpo em que *xploram as
</line>
</par><par>
<line>
múltipl** me*amorf*se*
</line>
<line>
d*(s) corpo(s) e da(s) ide*ti*ade(s), s**pre e* co*stante *evir
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
trans*orm**ão.
</line>
</par><par>
<line>
Esta proposta é *arte de uma pe*quis* de d**torado em Es*udos de L*t*ra*ura, na ár*a
</line>
<line>
d* L*teratu*a Compar*da, em de*env*lvimen*o na Universidade Federal Flumin*nse (*FF,
</line>
<line>
Campus G*agoa*á). A*n*a em fas* i*ic*al, o e*tudo p*evê a análise de outros textos que
</line>
</par><par>
<line>
comporão o
</line>
<line>
corpus de análi*e *
</line>
<line>
se ben*ficiará *a recepção d*s leitor*s para contribuir de
</line>
</par><par>
<line>
forma pos**iva com *s debat*s proposto*. * *b*etivo é *evisitar o c*none l*terário, revir*ndo-o
</line>
<line>
para *ncluir vozes silenci*das de cor*o* abjetos e interditos, que *lamam ince*sant*mente por
</line>
<line>
seus lugares de *ala, r*pre*en*atividade, empoderamento, aceitação e res*eito. Ess** po*tas
</line>
</par><par>
<line>
não têm vergo*ha de s*rem quem sã* e
</line>
<line>
de re*r*sentarem que repre*enta*, recusan*o os o
</line>
</par><par>
<line>
*ril*ões de um siste** opr*ss*r e r*produ*or de *st*reó*ipos * preconceitos múltip**s.
</line>
</par><par>
<line>
Dessa forma,
</line>
<line>
a pesqui*a busc* ilum*nar as form** de resis*ênc*a * *firm*ção
</line>
</par><par>
<line>
ident*t*r** prese*tes n* *bra *ess*s poetas, oferece*do uma con*ribuiç*o *ignifi*ati*a para os
</line>
</par><par>
<line>
*s*udos literá**os e
</line>
<line>
para a *o*pr*ens*o das dinâmicas de exclusão e *n*lu*ão *a lite*atura
</line>
</par><par>
<line>
co*tem*orânea.
</line>
<line>
REFERÊNC*AS
</line>
</par><par>
<line>
BOUCI*R, S. Queer *ones (vol. 1). Tra*. Henr*qu* Provinzano Amar*l, Thiago Mattos. Sã*
</line>
<line>
*aul*: Crocodilo.
</line>
<line>
BUTLER, J. P. Bodies *ha* *atte*: The Discursive Limits of *ex. N** York: Routledge,
</line>
<line>
19*3. [Ed. bras.: Corpos q*e importam: Os l*mites disc*rsivo* do sex*. *ão Paulo: n-*
</line>
<line>
edições/Crocod*lo, 2*19.]
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *ere**na, v. **, n. 1, art. 8, p. 158-171, Ja*. 2025
</line>
<line>
ww*4.fs*net.com.b*/revis*a
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
*ecolon****dade do Corpo e (*e)Signif*caçã* d* eu na Po**ica de *ndré Tec*deiro e Luis Miguel Nava:
</line>
<line>
171
</line>
</par><par>
<line>
BUTLER, J. P. Prob*emas de *êne*o: f**i*ismo e subversão da *d*ntidade. [Trad.] Renato
</line>
<line>
Aguiar. 22ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasilei*a, 202*.
</line>
<line>
C*L*OT, M. A ma**r*a-emoção. *ra*. Pa*r*c*a Souza Sil*a. 1 ed. Rio de Janeiro: Oficina
</line>
<line>
Raquel, 2018.
</line>
<line>
DESCARTE*, R. Disco*r* de la méthode. Paris: Léop*ld Cerf, Impri*eur-**i*eur, 1902.
</line>
<line>
LA*UEU*, T. Making sex. B**y and *e*der from geeks to **e*d. *ambr*dge e Londres:
</line>
<line>
Harv*rd Uni*ersity Press, *990.
</line>
</par><par>
<line>
*OURO, G. L. U* corpo e*tranho. 3. ed. *ev. amp.; r*imp. Belo *orizonte: Autêntica, 4.
</line>
<line>
2022.
</line>
<line>
NAV*, L. M. Po*sia completa - *9**-1994. 1* ed. Lisboa, PT: Publ*cações Dom Qu*xote,
</line>
<line>
2002.
</line>
<line>
PEREIRA E. Portu*al: p*etas do fim do mil*nio. *ª e*. Rio de Ja*eiro: Sette Letr*s, 1999.
</line>
<line>
PRE*IA*O, P. B. *anifesto *on*ra*sexual: Práticas subve*siv*s de i*entida*e *exual.
</line>
<line>
[Trad.] Maria Paula Gur*el Ribei*o. 1* ed. Ri* d* Janeiro: Zahar, 2*22.
</line>
<line>
PRINS, B; *EIJER, I. Como os *orpo* se tornam matéria: en*revista com Ju*ith Butler. T*ad.
</line>
<line>
Susa*a Bornéo Funck. Re*ista Es*udos *eminist*s, v.*0, n. 1, 2*02. p.155-167.
</line>
</par><par>
<line>
SP***K, G. C. Pode sub*ltern* falar? T*ad. Sandra R*gina Goulart Almeid*, Marc*s o
</line>
<line>
Pe**ira Feito*a, And*é Pereira Feitosa. Belo H*riz*nte: Edito*a *FMG, 20*0.
</line>
<line>
TE*E*EI*O, A. A ax*la de Egon Schiel*: P*esia reunida 2014-*020. Ju*z de Fora, MG:
</line>
<line>
Edições Maco*do, 2*21.
</line>
</par><par>
<line>
Como Re*erenc*ar este *rtigo, conf*rme ABNT:
</line>
<line>
H. *. R. PIRES, T. P. *ILVA, Decolon*alidade do Corpo e (Re)Signif*cação do *u n* Poética de
</line>
<line>
An*ré Tecedeiro e *uis Miguel Nava: Performatividade, Metamorfose(*), Silêncio. Rev. FSA,
</line>
<line>
Teresina, *. 22, n. 1, art. 8, p. 158-171, Jan. 202*.
</line>
</par><par>
<line>
Contribuição dos Autore*
</line>
<line>
H. S. R. Pires
</line>
<line>
T. P. Si*v*
</line>
</par><par>
<line>
1) concepção * p**nejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) anális* e interp*etação dos dados.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
3) *lab**ação do r*scu*ho ou na r*visão crítica do co*teúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) par*ic*paç** na a*r*v*ç** *a versão fina* *o manu*c*ito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina *I, v. 22, *. 1, art. 8, p. 158-*7*, Ja*. *0*5
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.br/r*v*s*a
</line>
</par>Refbacks
- There are currently no refbacks.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)