<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 12, art. 7, p. 138-160, *e*. 20*4
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*4.21.12.7
</line>
</par><par>
<line>
*estão da Cadeia de Suprimentos e *a*isfação d* Cl*ente: U* *studo de Caso
</line>
<line>
S**ply Chain Ma*agement and *usto*e* Satisfac*ion: A Case Stu**
</line>
</par><par>
<line>
Isab*lly Crist*na d* Silva *i*o
</line>
<line>
Estud*nte de Engenharia de *ro*ução pela Unive***dade Fede*al de Viçosa - Cam*us Rio Par*naíba-MG
</line>
<line>
Ema*l: isabelly.lino@u*v.b*
</line>
<line>
João Pedro Alon*o de Souza *am*arra
</line>
<line>
Est**ante de *ng*nharia de Pr*d**ão pela U*iversidade Fede*a* de Viçosa - *ampus Rio Pa*anaíba-MG
</line>
<line>
Email: jo*o.ga*barra@ufv.br
</line>
<line>
R*y Me*de* Oliv*ira
</line>
<line>
Estud*nt* d* Engenhar*a de *rodução pela U*iversidade Federal de Viçosa - C*mpus Rio Parana*b*-M*
</line>
<line>
E*ai*: ray.o*ive**a@ufv.br
</line>
<line>
Raiane Ri*e*ro Ma*hado Gomes
</line>
<line>
*outora e* *n*enharia de Produção pel* Unive*s*dade Fede**l *e Mi*as Gerai*
</line>
<line>
Professor* *a Univer*idade F*deral de V*çosa - *ampus Rio *aranaíb*-MG
</line>
<line>
Ema*l: raianem**hado@ufv.b*
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Isab*lly *r*stina da Silva Lino
</line>
</par><par>
<line>
F*c*ldade
</line>
<line>
F*deral d*
</line>
<line>
*içosa
</line>
<line>-</line>
<line>
*ampus
</line>
<line>
Rio
</line>
<line>
Paranaíba-
</line>
</par><par>
<line>
M*
</line>
<line>-</line>
<line>
Km 7
</line>
<line>-</line>
<line>
Zo**
</line>
<line>
Rural,
</line>
<line>
MG-230,
</line>
<line>
rodoviário
</line>
<line>
3*810-
</line>
</par><par>
<line>
000 R*o Paranaíba/MG, Brasil.
</line>
<line>
Edi*or-Che*e:
</line>
<line>
*r.
</line>
<line>
Tonny
</line>
<line>
Ke*ley de
</line>
<line>
Ale*car
</line>
</par><par>
<line>
*n*ere*o: João Pedro A*onso de Souza Gambarr*
</line>
<line>
Rodrigue*
</line>
</par><par>
<line>
Fac*l*ade
</line>
<line>
Fe*eral de
</line>
<line>
Viçosa
</line>
<line>-</line>
<line>
Campu*
</line>
<line>
Rio
</line>
<line>
Parana*ba-
</line>
</par><par>
<line>
**
</line>
<line>-</line>
<line>
Km 7
</line>
<line>-</line>
<line>
Zon*
</line>
<line>
Rural,
</line>
<line>
*G-230,
</line>
<line>
r*d*viár*o
</line>
<line>
38810-
</line>
<line>
Artigo rec*bid* em 22/08/2024. Últ*ma
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
000 Rio *a**na*ba/MG, Bras*l.
</line>
<line>
recebida e* 05/0*/2024. Aprova*o em 06/09/20*4.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço:
</line>
<line>
Ray Mendes Olivei*a
</line>
</par><par>
<line>
F*cu*dade
</line>
<line>
Federal de
</line>
<line>
Viçosa
</line>
<line>-</line>
<line>
Campu*
</line>
<line>
Rio
</line>
<line>
Pa*ana*ba-
</line>
<line>
Avaliado pelo sistema T*iple Revie*: Des* Review a)
</line>
</par><par>
<line>
M*
</line>
<line>-</line>
<line>
Km 7
</line>
<line>-</line>
<line>
Zona
</line>
<line>
Rural,
</line>
<line>
MG-230,
</line>
<line>
rodoviár*o
</line>
<line>
38810-
</line>
<line>
pe** Editor-Chefe; e b) Double Blind R*v**w
</line>
</par><par>
<line>
0*0 Rio Par**aíb*/MG, *r**il.
</line>
<line>
(avalia*ão ceg* por dois *valiadores *a *rea).
</line>
</par><par>
<line>
End*reço:
</line>
<line>
Raiane Ribeiro Mach*d* G*mes
</line>
</par><par>
<line>
Faculda*e
</line>
<line>
Federal de
</line>
<line>
Viç*s*
</line>
<line>-</line>
<line>
*a*p**
</line>
<line>
Rio
</line>
<line>
Paranaíb*-
</line>
<line>
Revisão: Gramatic*l, N*rmat*va e de Fo*matação
</line>
</par><par>
<line>
M*
</line>
<line>-</line>
<line>
Km 7
</line>
<line>-</line>
<line>
Zon*
</line>
<line>
Rural,
</line>
<line>
MG-230,
</line>
<line>
rodoviário
</line>
<line>
38810-
</line>
</par><par>
</page><line>
000 Rio P**anaíba/MG, Brasi*.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gestão da Cadeia de Supri*e*tos e Sat*sfação do *l*e*te: Um Estudo de Caso
</line>
<line>
139
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
*ste estu*o
</line>
<line>
*nvestiga a relação e*tre a ge*t*o da cadeia
</line>
<line>
de suprimento* e a s*tisfação
</line>
<line>
d*s
</line>
</par><par>
<line>
c*ientes na
</line>
<line>
l*nchonete l*caliza*a *a c**ade *n*v**sitári* de R*o **ran*íba. * o*jeti*o
</line>
</par><par>
<line>
pri*cipal é ide*t**icar
</line>
<line>
co*o técn*cas de g**t*o e logísti*a influenciam a experiên*ia
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
clientes. A pesquisa começou *om uma revisão bibliográfi*a sobre gestão da cadeia de
</line>
</par><par>
<line>
suprim*ntos e *atisfação do cliente. *tilizou-s* um q*estio*á*io ap*icado a 121 clientes
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
**nch*nete duran*e 16 dias. O que*tionário
</line>
<line>
abordou
</line>
<line>
atributos como sabo* *os alimentos,
</line>
</par><par>
<line>
fres*or, variedade do menu, *ortes*a
</line>
<line>
dos atendentes, t*mpo de espera,
</line>
<line>
precisão dos ped*dos,
</line>
</par><par>
<line>
lim*eza * comunicação sobre pro*oções. O* resultado* revelam ár*as de *elho*ia
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
l*nchonete. A pesquisa de*tacou a necessidad* de *elhorias ope*acionais e na comuni*ação
</line>
<line>
com os c*ientes para fo*talecer a comp*titividade da lanc**nete.
</line>
<line>
Palavra*-chave: Gestão *a cadeia de supriment*s. *atisf*ç*o dos clientes. Logíst*ca. Client*.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
This stu*y in*e**igates the rela*ion
</line>
<line>
be*ween supp*y chain *anagement and custome*
</line>
</par><par>
<line>
sa*i*fac*ion in a re*taurant located *n t*e uni*ersity city *f R*o Par*naíba. Th* ma*n objective
</line>
</par><par>
<line>
is t* *dentify **w management a*d *ogistics t*chn*qu** influence
</line>
<line>
custo*e* experience. The
</line>
</par><par>
<line>
research
</line>
<line>
*egan
</line>
<line>
with
</line>
<line>
a l*terature rev*ew on sup*ly chain ma*ag*men*
</line>
<line>
and cu*tomer
</line>
</par><par>
<line>
satisf*ction. *
</line>
<line>
questionnaire was *ppli*d t* 121 *estaurant c*stomer* over *6 *ays. The
</line>
</par><par>
<line>
ques*i*nn*i*e add*essed att*ibutes li*e food f*avor, fres*ness, menu variety, atte*dant
</line>
<line>
court*sy, waiti*g time, order accuracy, c**anliness an* communi*ation about promotions. The
</line>
<line>
results *eveal area* for im**ov*ment in the res*aurant. *** resea*ch highl*ghted the need for
</line>
<line>
*pera*i*nal imp*o*em*nts *nd co*m*nication with customers to stre*gthen the rest**rant's
</line>
<line>
competiti*eness.
</line>
<line>
Keywo*ds:S*pply c**i* managemen*. Customer *atisfaction. Lo*is*ics. Customer.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na P*, v. 21, n. 12, *rt. 7, p. 138-160, *ez. 2024
</line>
<line>
www*.*sanet.c*m.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
I. C. S. *ino, J. P. A. S. Gambarra, R. M. Oliveira, R. *. M. Gome*
</line>
<line>
*40
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODU*ÃO
</line>
</par><par>
<line>
Em t*m*** d* d*senv*l*iment* e adaptaçõe* na f*rm* *e fazer neg*cio, as empresas
</line>
</par><par>
<line>
do setor alimen*íc*o e*tão mudando o foco de gerenci*mento
</line>
<line>
do seu
</line>
<line>
*rescimento
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
comp*t*r p*r ma*or partici*aç*o no *e**ado. Nesse ambi*n*e, a logística tem sid* estudada
</line>
</par><par>
<line>
nos último* an*s, *endo re*onh*cida como
</line>
<line>
**a f*r*a de melhor*r * competitividade,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
med*** **e seus c*nceitos e práticas vêm *endo
</line>
<line>
adotados
</line>
<line>
nas estratégias das emp**sas
</line>
</par><par>
<line>
(ASTEGG**N*,
</line>
<line>
2003). Re*salta, ai*da, *ue a *o**stica
</line>
<line>
*b*ange to** a cadeia de *nteresses
</line>
</par><par>
<line>
desenvolv*dos segund* *s p*o*ósi*os da empresa, o que *nduz à
</line>
<line>
nec*ssid*de
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
gerenc**mento integ*ado entre fo*necedores * cli*nt*s (*AR*ELOS, 2002).
</line>
</par><par>
<line>
A gest** e*iciente da cad*i* *e supri*ento* tem *e mostr*do in**s*ensável pa**
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
suce**o na implementação d* estrat*gi*s em vário* setores, inclui*do o de alim*ntação. Tais
</line>
</par><par>
<line>
*s*ra*égi*s permit*m um m*ior vínculo c**
</line>
<line>
o* *ornece*ores, para
</line>
<line>
garanti* a rece*ção
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
matéria-p*ima de *c*rd* *om as *specificações e no pr*zo c*rreto,
</line>
<line>
ao mesmo *a*so q*e
</line>
</par><par>
<line>
pro**rciona aos *lient** um pr**uto de qu*l*da*e *om prazo correto de e*trega (THAÍS et
</line>
<line>
al., **2*). Conf*rm* Bal*ou (*006), a cadeia *e s*pr*mento* eng***a todas a* atividade* que
</line>
<line>
*stão de alguma forma relacionadas com o fluxo e * tran*formação das mercadorias de*de sua
</line>
<line>
extração (matér*a-prima) até chegar ao c*nsumido* final, assim como a* in**rmaçõe*.
</line>
<line>
S*gundo *hopra e *eindl (20*4), a *a*e*a de S*priment*s en*l*ba, di*eta ou
</line>
</par><par>
<line>
indiretam*nte,
</line>
<line>
t odos
</line>
<line>
os en*olvi**s no a**n*ime**o de um p*d*do do cl*ente, como, por
</line>
</par><par>
<line>
exe*pl*, fab*ic*ntes, *or*ecedores, transportadoras, depó*ito*, *a*ejistas
</line>
<line>
e os pró*r*os
</line>
</par><par>
<line>
client**. Myers et al. (2004) a*irmam que a g*stão da cadeia d* *uprime*to* é *nten*amente
</line>
</par><par>
<line>
*en*r*da no fa*or humano. Corrobo*ando ta* *erspec**va, Al*uquerque (2*0*) nota
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
im*ortância d*
</line>
<line>
se fazer u*a a*álise int*rna foca*a
</line>
<line>
nos *s*e*tos volt*dos às
</line>
<line>
dime*sões
</line>
</par><par>
<line>
*umanas, sendo elas cultura, int*ração
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
a
</line>
<line>
das *es*oas
</line>
<line>
*om a *strutura *rgani*acio*al e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
estratégia de gestão de pesso*s *ue irão inter*gir e contribuir *ara a c**secu*ão dos objetivo*
</line>
<line>
est*atégi**s da organização e *ara*tindo a **tisfação e f*delização *os clientes.
</line>
</par><par>
<line>
Os *l*entes estão *ada *e* *ais exig*ntes, informados e *om
</line>
<line>
um eleva*o nív*l
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
int*nções em rela*ão a** ser*iços e atendime*to disp*nibi*izado*
</line>
<line>
p**as
</line>
<line>
empresas. Assim,
</line>
</par><par>
<line>
com o surgimento de novos *eios de co*unicaçã*, tamb*m vieram n*v*s fe*ramentas *omo
</line>
</par><par>
<line>
o CR* qu* auxi**am n* relacionam*nto
</line>
<line>
e*tr* *s empr*s*s e os clie*te*. Moreira (2008)
</line>
</par><par>
<line>
define
</line>
<line>
que C R M é o
</line>
<line>
entendimento a* *o*portamen*o *o cli*nte, procurando atr*vés disso
</line>
</par><par>
</page><line>
des*nvol*e* mét**o* e ações que poss** at*nder às ne**s*id*d*s deles. O*ten*o, *ssi*, uma
</line>
<line>
r*ceita po*itiva *ara as organizações e *o mesmo tempo c*nquista*do a lealdade * fidelida*e
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresin*, *. 21, n.12, art. 7, p. 138-*60, D*z. 2024 www4.*sanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gestão da *adeia ** Suprimentos e Satisfação do Cliente: Um Estudo de Caso
</line>
<line>
1**
</line>
</par><par>
<line>
dos c*ien*es. T*mbém é utilizado pelas organ*zaçõe* o sistema de gerenciamento de pedid*s
</line>
</par><par>
<line>
pa*a o *ont*ole *
</line>
<line>
automat*zação de
</line>
<line>
pedidos, *, *ara c***rolar e *dministrar a* *pe*ações no
</line>
</par><par>
<line>
arm*zenamento, o *oftware de sist*ma de gerenciam*nto de depó*ito (W*S).
</line>
</par><par>
<line>
De acordo com *imantob e *ipp* (2003), mesmo
</line>
<line>
e* setores tr*dicionais, não b*sta
</line>
</par><par>
<line>
que a *mpr*sa imprima melhoria* increm*nt**s d* produt*vi*ade, eficiênc*a op*racional
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
reengen**ria, é preciso inovar *on*tantemente e mais que os *oncor*entes, se *ui*er manter-se
</line>
<line>
co*pe*itivo. Segundo a ABRASEL (2012), as e*presa* do s*t*r não **dem ma*s *fe*ecer
</line>
<line>
apenas **imentos, é essencial q*e e*as ofereçam e tragam à *e*a o impensável e super** a*
</line>
</par><par>
<line>
e*pectativ** dos cl*entes. Para iss*, sã* necessá*ios criati*idad*
</line>
<line>
e
</line>
<line>
esforço para garantir
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
qualidade do atendimento e su*er*r as e*pecta*i*as do cli*nt*, já que a percepção
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
quali**de não está apena*
</line>
<line>
n* produ*o tangível, ma* sim na reaç*o do cl*ente a
</line>
<line>
um *
</line>
</par><par>
<line>
experiência de at*ndi*e*to.
</line>
</par><par>
<line>
*m vista diss*, e*presas q*e enfrentam grande co*corrência,
</line>
<line>
necessitam
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
im*lem*nt*ção
</line>
<line>
de técn*cas junta*ente
</line>
<line>
*om uma gestão eficaz d* cad*ia de suprimentos,
</line>
</par><par>
<line>
p*ss*bilitand* ma*or satisfação do cliente e *aior c*mpetitividade frente às empresas
</line>
<line>
*oncorrentes a* s*u r*dor. Assim, esta pe*qu*sa retrat* um* organização d* seto* *l**entício
</line>
</par><par>
<line>
que desempenha sua* funções atravé* de um estabelecimento
</line>
<line>
físico e *am*ém de for*a
</line>
</par><par>
<line>
online. O objetivo deste estudo * explor*r co*o a expe**ênc*a do clie*t*
</line>
<line>
juntam*nt* com
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
eficiênci* operac*o*al *ode* ser melhoradas c*m a
</line>
<line>
combinação d* técnicas de gestão
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
rela*i*nam*nto com * cli*nte e *estão da *adeia de *u*rimentos.
</line>
<line>
2. REFERENCIAL TEÓRICO
</line>
<line>
*.1. F*n*ame*tos da Logístic* no Setor Alim*nt*c*o
</line>
<line>
E* tem*os d* *es*nvolvime*to e *daptações na forma *e negociação, vem à tona u*
</line>
</par><par>
<line>
*ssunto an*es restrito
</line>
<line>
às *ran*** empresa* do *etor - a logística (BA*CELOS, 2*02). A
</line>
</par><par>
<line>
indúst*ia n*cio*al *e proce*same*to de alimentos en*ontra-se em
</line>
<line>
uma fase d*
</line>
</par><par>
<line>
transf*rmaçõ*s, devido às rápidas mu*anças nos ambientes de negóc*os necess*rias
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
acompan*ar o mercado q*e so*re g*and* influênci* *e empresas mul*inacionais no mercado
</line>
</par><par>
<line>
b*asileiro
</line>
<line>
q**
</line>
<line>
tem
</line>
<line>
*erado mu*anças em re*aç*o à qual*dade pr*ço de mercado (FARINA, *
</line>
</par><par>
<line>
2002).
</line>
</par><par>
</page><line>
Bowersox (2*01) des*a** a l*gís*ica n** mais como uma ati*ida** de suporte e sim
</line>
<line>
como uma competência *entral, capaz de pro*er à empresa *m alto níve* de desempenh*, d*
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esin* *I, v. 21, n. *2, *rt. 7, p. 1*8-160, Dez. 2024 www4.fsane*.c*m.**/**vist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
I. C. S. Lino, J. P. A. S. Gamba*ra, R. M. Ol*ve*ra, R. R. M. Gomes
</line>
<line>
142
</line>
</par><par>
<line>
for*a efi*i*nte, através do equilíbri* en*re o níve* de **rvi*o e seu custo total. Apoia*do es*e
</line>
</par><par>
<line>
*ensamento, Dornier (20*0) diz q*e a qu*lidade
</line>
<line>
dos r*l*ci**amen*os e*tre as diferentes
</line>
</par><par>
<line>
funções partes dete*mina * desempenho g*ral da *unção logísti**. As*im, essa defini*ão e
</line>
<line>
mostra a imp*rtância da logística na atu*lida** principalmente no setor ali*e*tíc*o,
</line>
<line>
ress*ltando que sua estratég*a é em funç*o da aproximação da **presa e cli*nte.
</line>
<line>
Diversos autores (NOGUEIRA, 2012; B*WERSOX e CLOSS, 2010; NOVAES,
</line>
<line>
*015) salientam que as pri*cipais vantagens da lo*ístic* de distribui*ã* e***lve* a re*ução
</line>
</par><par>
<line>
de p*rdas e, consequentemente, de custos; aumenta a efic*ên*ia
</line>
<line>
e competitividade a
</line>
<line>
*as
</line>
</par><par>
<line>
*mpresas ao disponibilizar m**s facil****e *s prod*t*s e
</line>
<line>
s*rviços aos co**umidores;
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
elevam * credib*li*ade das empres*s através da melhora na q*alida*e d* entrega dos prod*tos
</line>
<line>
e ser*i*os. Dev* haver alinhame*to entre fornecedores e possíveis pa*ceir*s, poi* o equi*íbr*o
</line>
</par><par>
<line>
entre a man*tenção d* es*oque e entrega aos cl*entes deve ser preciso, ev*tan**, assim, a
</line>
<line>
even*uai* atra*os. *a*b*m, há *n*ertezas de di*ersas ordens, **mo aci*ent**, roubos de ca*ga
</line>
</par><par>
<line>
e extra*ios. Assim, para q*e todo e*se sis*ema de logística de distrib*i**o funcion*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
man*ira bem-s*cedi*a * eficiente, deve haver harmon*a e***e as etapas do proces*o (CHING,
</line>
<line>
2001).
</line>
<line>
2.2 Gestã* d* Cadeia d* Suprim*ntos e *u* *el*vância n* Atendi*ento ao Clien*e
</line>
<line>
De a***do com C*opra e Meindl (2003), u*a cadeia *e suprimentos e*globa *o**s os
</line>
<line>
estágios env*lvido*, d*reta ou indiret*mente, n* atendime*to de um pedido de u* cliente.
</line>
<line>
Além dos fabricant*s e fornecedores, a cadeia de *uprimento incl*i trans*ortado*as, d*pósitos,
</line>
<line>
varej*stas * o* próprio* clientes. Todas as ati*i*ades re*acio*ad*s aos pedidos do c*iente estão
</line>
<line>
incluí*as na c*deia de s*pr*mentos de cada organiz*ção; isso *nclu* c*iação de *ovos
</line>
<line>
p*odu*os, marketing, operaçõe*, d*st*ibuição, f*nanç*s e ate*dimento ao cliente.
</line>
</par><par>
<line>
Segun*o P*res (2009), a ca*e*a de s*primen*os *nte*ra
</line>
<line>
o gerenciamento
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
todos os process*s atribuídos à *mpresa focal, con*ctados com os s*u* clientes,
</line>
<line>
com os
</line>
</par><par>
<line>
*eus fornece*ore* e consigo m*sma, p**sibilitando
</line>
<line>
às
</line>
<line>
pessoas e*volvidas n*s proc**sos
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
negócio-chave *a organização *oco adaptar o gerenciamento das s*as atividades e* seus silos
</line>
</par><par>
<line>
funcionais, afetando seu
</line>
<line>
desempen**
</line>
<line>
com**titivo em um
</line>
<line>
contexto d*
</line>
<line>
co**lito, *ncerteza
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
rivalidade de transações comerciais nos elos da CS (ZANON* et *l., *013; *RUNA JUNIOR
</line>
<line>
et *l., *013).
</line>
</par><par>
<line>
A gest*o da *adeia de suprimentos é essencial *ara manter a
</line>
<line>
competitividade
</line>
<line>
*as
</line>
</par><par>
</page><line>
emp*e*a*, pois afeta *ir*tamente a eficiênc*a das operaç**s, a reduç*o *e custos e a *atis**ção
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, *. 2*, n.12, art. 7, p. 138-160, Dez. 2024 *ww4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gestã* da Ca*eia de S*primen*os e Satisfação do Cliente: Um Estudo de Caso
</line>
<line>
143
</line>
</par><par>
<line>
dos clientes. Segundo C*opra e Meindl (2007), u*a
</line>
<line>
cadei* de *uprim*n**s q*e é
</line>
<line>
b*m
</line>
</par><par>
<line>
gerenciada pode não somente red*zir o* custos na o*era*ão, *o*o também aprimorar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
agilida*e do *e*óc*o, pos**bi*itando
</line>
<line>
uma rá*ida r**posta à* mudança* do *ercad*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
demandas dos
</line>
<line>
consumi*o**s. Para Heizer e Re*der (*020), uma cad*ia de suprimentos
</line>
</par><par>
<line>
quando
</line>
<line>
*ti*iz*da vai permitir
</line>
<line>
que as e*presas co*sigam redu*ir os custos de produção
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
opera*ão, ao *esmo t*mpo *m que mantêm o* *primora* a qu*lidade
</line>
<line>
dos pro*utos
</line>
</par><par>
<line>
fornecido*.
</line>
</par><par>
<line>
Assim, segund* Garraf*ni Júnio* *t al. (2006), a* empresas que adotam *estã* de *
</line>
</par><par>
<line>
r*laci*na*ento com o cliente *elhora* *ua
</line>
<line>
es*ratégi* *ompetitiva, jus*am*nte *or *olta*em
</line>
</par><par>
<line>
s*a at*nção ao bo* rel*cionamento co* os c*ientes. Por out*o l*do, Mazza (2009) al*rta para
</line>
</par><par>
<line>
o *ato de que a im*l*ntação do CRM r*quer diversos esfo*ços or*anizacionais, j* que
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
preciso que ges**res, fun*ioná**os e colabo*ador*s co*preen*am os conce*tos * os a*liquem
</line>
<line>
de acordo com *a*a si*uaç** de ne*óc*o. A G*stão de Rel*cio*ament* *om o Cl*ente depend*
</line>
</par><par>
<line>
de um e*forç* e **laboração de tod**
</line>
<line>
*s dep*rtamento* *a empresa, p*ra buscar o melhor
</line>
</par><par>
<line>
r*lacio*am*n*o com se* p**lico.
</line>
</par><par>
<line>
2.3 Ge*tão de Pes*oas na Cade*a de Suprimentos do Setor Ali*entíc*o
</line>
<line>
Na décad* *e 60, su*gi* a administração de *ecur*os hu*anos que exis*e a*é os dias
</line>
</par><par>
<line>
atuais. Pi*olotto (2009)
</line>
<line>
acred**a que a
</line>
<line>
administraç*o de pess*al vis* compreen*er
</line>
</par><par>
<line>
exclusivame*te as questões r**acionadas às l*gisl*ç**s tr*b*l**sta*, já a ***inistração
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
re*ursos humanos está volt**a para o process* de integraçã*. Segundo D*tra (200*), a gestão
</line>
</par><par>
<line>
de p*ssoas pode ser considera*a como uma prá**ca de um conjunto de
</line>
<line>
pol*ticas que busca a
</line>
</par><par>
<line>
concili*ção **s expec*ativas das organiza*ões com as
</line>
<line>
pessoas, visan*o a
</line>
<line>
uma parceria
</line>
</par><par>
<line>
*onj*nta e mú*ua dos dois lado*.
</line>
</par><par>
<line>
P**a Oliveira (2*04), o ambiente empresa*ial não é um conjunto
</line>
<line>
estável, uniforme
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
discipli*a*o, mas um conjunt* bastante din**i*o e* que a**a constantemente gra*de
</line>
<line>
*uantidade de forças, de dif*rent*s dimensões * nature*a* em direções diferentes e que m*da
</line>
</par><par>
<line>
* cada momento, *or *s*o a comuni*ação é peça fu**ament**. D* acordo com
</line>
<line>
(AR*UDA;
</line>
</par><par>
<line>
ESTRATÉGICO; EMPRESA*I*L, 20*1), os ob**tivos devem ser claros,
</line>
<line>
específ*cos,
</line>
</par><par>
<line>
*ensur*veis, *ealís**c*s, devem ainda estar
</line>
<line>
adequadamente rel*c*onados fa*ores i*t*rnos a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
e*t*rnos da em*resa. Ela dev*:
</line>
</par><par>
</page><line>
Avaliar o* públicos *nterno, externo, clien*es e ****ecedore*. Todos devem c*nhe*er
</line>
<line>
* visualizar sua atuaç*o nest* *rocesso;
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. *1, n. 12, art. 7, p. 138-160, Dez. 202* *ww4.fsa*et.com.b*/*e*i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
I. C. S. Lino, J. P. *. S. Gambar*a, R. M. Ol*v*ir*, R. *. M. Gomes
</line>
<line>
1**
</line>
</par><par>
<line>
Orientar as açõ*s a*ministr*tivas. A comunicação deve pos*ibi*itar
</line>
<line>
q*e *s a*ões
</line>
</par><par>
<line>
tomadas seja* v*stas como p*rte de um proc**so que a *mpresa e*** implantando *a** obt**
</line>
<line>
det*rminado objetiv* fu*uro;
</line>
<line>
Converg*r à discussão d* Planejamento Estratégic*. *odos na *m*res* de*em falar,
</line>
<line>
discutir e trocar id*ias sobre em que e como a empresa e*t* atuando;
</line>
</par><par>
<line>
F*cilitar a c*municação na o*ganização. F**ção fundamenta*
</line>
<line>
é conseguir
</line>
</par><par>
<line>
unif*rm*zar a *omunicação para todos os empr*g*dos;
</line>
</par><par>
<line>
Motivar.
</line>
<line>
A comunicação deve ser cap*z de cr*ar nos emprega*o* * sensação de
</line>
</par><par>
<line>
pe*te*cer ao **o*esso.
</line>
</par><par>
<line>
Dess* forma, um
</line>
<line>
*os desafio* enfren**dos *o *etor aliment*cio * a i*tegração das
</line>
</par><par>
<line>
equip** com
</line>
<line>
processos
</line>
<line>
pad*onizados, alinha*os a uma
</line>
<line>
comun*cação e*ic*z. Fleury des*aca
</line>
</par><par>
<line>
q*e a experiência t*m d*monstrado que a montagem de e*uipes p*ra gerenciamento de
</line>
</par><par>
<line>
processos na cadeia de su*ri*en*os é um grande desafio gerencial. Para tanto,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
absolutam*nte nec**sário um esforço dedicado *e p*ssoas comprom*s*adas, *ue *ossuam
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
v*rtude d* persistênci*. A* equipes s**vem p*ra quebrar *s barreira* o*ganiz*cio*ais e devem
</line>
</par><par>
<line>
envol*er todos aq*eles que par*ici*am das atividades relacionadas com
</line>
<line>
a col*caç*o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
distribuição dos produtos no mercado. As e*presas de *a*or suces*o *stendem *ua atuação
</line>
<line>
pa*a além de su** frontei*a* orga*izacionais, e*volvendo par*icipant*s externos que são
</line>
</par><par>
<line>
parceiro* na cadeia de supri*ent*s. O* membros dessas equi*es
</line>
<line>
avan*ad*s c*or*enam,
</line>
</par><par>
<line>
comunicam e cooperam de *o*ma *ntensiv*.
</line>
</par><par>
<line>
2.4 Satisfação do Clien*e e F*rra*e*tas de Avalia*ão *o Setor A*imentí**o
</line>
</par><par>
<line>
Em
</line>
<line>
conf*r*idade
</line>
<line>
com CA*NEVALLI; MIGUEL; CALAR** (2008), avalia*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
satisfação d* clien*e,
</line>
<line>
vi*ando à melhoria da qualida*e *os ser*iço* e produtos, é um*
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
*mportantes f*nções **mpe*i***as do* pro*r*mas e *erramentas da qua*idade. *ssa prática
</line>
</par><par>
<line>
promove a confiabilidade produ* cons*de*áveis vantagen* à empre*a em rel*ção *os *eus e
</line>
</par><par>
<line>
concorrentes. O*
</line>
<line>
progr*mas e ferramentas da qualidade mais com*mente utilizados pelas
</line>
</par><par>
<line>
empres*s, seg**do Khanna, Laroiya e Sharma (2010), *stão presentes no (Quadro 1). Vale
</line>
<line>
destacar que alguns *eles, como benc*marki*g, br*inst**mi*g e f**xograma, *ão instru*entos
</line>
<line>
utilizados também em diversas outras áreas da gest*o além da qual**ade.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina, *. 21, n.12, art. 7, p. 138-160, Dez. 2024
</line>
<line>
www4.f*anet.c**.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*estã* da Cad**a de S*primentos e Satisf*ção do Client*: Um Estudo de Caso
</line>
<line>
145
</line>
</par><par>
<line>
Quadro 1 - E***plos e defin**ões dos principais progra*a* e ferr*mentas d* qu*lidade
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Gama (2016)
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina PI, v. 21, n. 12, art. 7, p. 138-*60, Dez. 202*
</line>
<line>
www4.**anet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
I. C. S. Lino, J. P. A. S. Gambarra, R. M. Oliv*ira, R. R. M. Gom*s
</line>
<line>
146
</line>
</par><par>
<line>
A fidelidade e*tá ligada às exp*ri**cias proporci*nadas pelos produtor*s. Expe*iênc*as
</line>
</par><par>
<line>
pos*tivas são essenciais pa*a *anter o foco em propor*ionar o melhor ao
</line>
<line>
cliente,
</line>
</par><par>
<line>
melh*ra*do continua*ente
</line>
<line>
a
</line>
<line>
s*tisfação
</line>
<line>
do
</line>
<line>
consumi*or
</line>
<line>
(**YBOLD,
</line>
<line>
201*),
</line>
</par><par>
<line>
vi*to que clie*tes sa*isfeitos estão mais dispo*t*s a *ornec*r r*comendaçõe*
</line>
<line>
positivas para
</line>
</par><par>
<line>
ou**os c*i*ntes (TSENG, *019). *essa forma, q*ando bem trabalhada, a *est*o
</line>
</par><par>
<line>
de relacion*mento *r*porciona experiênci*s po*itivas e singulares,
</line>
<line>
gerando a *atis*aç*o do
</line>
</par><par>
<line>
clie*te, podendo, c*nsequentemen*e, a*can*ar sua fide*iz*ç*o, o qu*, por sua vez, se torna
</line>
</par><par>
<line>
uma vanta*em *omp*titi*a *onvert*da em maior l*crativid*de, venda* e
</line>
<line>
*arcela no m**cado
</line>
</par><par>
<line>
(DEMO, 2014).
</line>
</par><par>
<line>
*orrêa e Caon (2002) af*rmam que a s*tis**ção decorre da comparaçã* entre as
</line>
</par><par>
<line>
**pectativ*s *
</line>
<line>
as *ercepç*e* do c*iente sobre o se*viço, sendo assim um conceito subjetiv*.
</line>
</par><par>
<line>
Par* Levitt (1990), tão import***e qu*nto t*r a consciência *e *er *riado e entregue valor aos
</line>
</par><par>
<line>
clientes é lembrá-l*s *egularmente do que estão re*ebendo ou re*eber*m, re*orçando
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
percepção dos b*nefíc*os e, a*sim, da sa*isfaç*o proporci*nad*. *essa *orma, La*h*l, P*s*n e
</line>
<line>
Lim*m (200*) rela*am o conceito de qualid**e, rela*i*nando-se tant* a produt*s como
</line>
</par><par>
<line>
servi*os e contem*la elementos como satisfa*ão do
</line>
<line>
cl*ent*, control* de pro*es*os,
</line>
</par><par>
<line>
padron*zação, melhoria *ontínua, parcerias ju*ante * à monta*te na cadeia, com *istas à
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
obter melhorias * benefí**os co*jun*os e racionaliza**o de tempo e insumos.
</line>
</par><par>
<line>
Em última an*lise, o *t*ndimento das expectati**s dos cliente* é
</line>
<line>
uma maneira
</line>
</par><par>
<line>
eficiente de avaliar a qualid*de do servi**. O modelo das ci*co
</line>
<line>
**lhas (ou dos cinco *aps),
</line>
</par><par>
<line>
desenvolv*d* po* Pa**su*aman, *eit*aml *erry, po*e aux**iar a empr*s* a d*tectar e
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
asp*ct*s en*olvidos no pr*cesso de entrega de quali*ade ao clien*e. Corr*a e Caon (2002)
</line>
<line>
*e*onstra* na (Figura 1):
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *e*esina, v. 21, n.12, art. 7, p. 1*8-*60, Dez. 2*24
</line>
<line>
www4.fs*net.com.br/*evis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ges*ão *a Ca*e** de Suprimentos e S*tisfação do Clien*e: Um Estudo de *aso
</line>
<line>
147
</line>
</par><par>
<line>
*igura 1 - Mod**o dos "5 gaps" (das 5 lacunas) pa*a aná*ise d* causa* de fa*has de
</line>
<line>
qualidade
</line>
</par><par>
<line>
Fo*t*: Corrêa e Caon (**02, p.107)
</line>
<line>
- Fal*a 1: *dentificaçã* não *p*opr**da das *eais expectativas dos clientes.
</line>
<line>
- *alha 2: expect*tivas *d*n*ificadas não in*orp**ad*s às especificações do serviço.
</line>
<line>
- F*lha 3: serviço não *corre como idea**zado d*vido a incap*ci*ades pessoais *u téc*icas da
</line>
<line>
*mpresa.
</line>
</par><par>
<line>
- Falha 4: co*un*cação externa *ria e**ect*tivas nã* alinhada* à rea* *apa*idade
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
atendi*ento da empres*. *e criar
</line>
<line>
aba*xo, não atrai muitos clientes. S*
</line>
<line>
criar *xp*ctat*vas
</line>
</par><par>
<line>
acima d* cap*cidade, esta* podem não se* atendidas.
</line>
</par><par>
<line>
- Falha 5: *omo cons*quênc*a d** falhas
</line>
<line>
comentad*s, o **ient* pode perceber **o estar
</line>
</par><par>
<line>
receb*ndo aquilo que espera*a (HOFF*AN; BATES*N, 2006).
</line>
<line>
3 METO*OLOGIA
</line>
<line>
A p*squisa fo* conduzida e* uma l*nc*onet* locali*ada ** cid*d* un*versitár*a de *io
</line>
</par><par>
<line>
Paranaíba,
</line>
<line>
*o interior de Minas Gerais, com uma duraçã* de 16 *ias, tanto para a coleta
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
dado*, qua*** para a pesqui*a bibliográfica. A lanchonete trabalha no ramo alimentício,
</line>
<line>
*ornecendo h*mbúr*uer, c*c*or*o-quente, macar*ão na chapa * bebid**, além d* diver*os
</line>
</par><par>
<line>
do*es e
</line>
<line>
balas. A escolha desta e*pres* para pes**isa é justificada pel* impo*tância a
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
</page><line>
*ad*ia de suprimentos na s*tisfação do c*ien*e. Chr*stopher (2016) Ment*e* et al. (2001) e
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sina *I, v. 21, n. 12, art. *, p. 138-160, Dez. 2**4 www4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. C. S. L*no, J. P. A. S. Gam*arr*, R. M. Olive*ra, R. R. M. Gome*
</line>
<line>
148
</line>
</par><par>
<line>
afirmam qu* a *ficiên*ia *a gestão da cad*ia d* su*r*me*tos melhor* a qualida*e p*rce*ida e
</line>
<line>
o *es*m*enho organizacional.
</line>
<line>
O objetivo dest* es**do é *x*lorar como a expe*iência do *liente *ode ser melhorada
</line>
<line>
com a combinação de técnic*s de gestão de relac*onamento com o cli*nte e gestã* d* cad*i*
</line>
<line>
de suprimentos, **m fo*o e*pec*fico na etapa *e in*eração **tre a em**e*a e seus clientes. A
</line>
<line>
lanchonete em questão passou por m**anças sign*fica*ivas no *ltimo ano, incl*indo uma t*oc*
</line>
</par><par>
<line>
de g**tão
</line>
<line>
que r*sultou e* *elhorias substanciais
</line>
<line>
tant* na
</line>
<line>
área física qua*to na logística.
</line>
</par><par>
<line>
Essa* tra*s*ormaçõe* visam otimizar o ambiente de a**n*iment*
</line>
<line>
e
</line>
<line>
apr**orar
</line>
<line>
os pr*cess*s
</line>
</par><par>
<line>
operacionais, ***le*indo o c*mp*omiss* com a qualidad* e a ef**iência d* serviço.
</line>
<line>
O univ*rso **squ*s*do é *omposto por pessoas que frequent*m a l*nc*on*te em
</line>
<line>
es**d*. *u*ante o período de *oleta de dados, fo*a* **a*i*adas 12* entrev*stas com clientes, a
</line>
</par><par>
<line>
*im de captura* su*s percepções sobre a
</line>
<line>
experiênci* e a satisfação com o a*endimento. A
</line>
</par><par>
<line>
col*t* fo* realizada ao *ongo de 16 dias, uti*izando ques*ionár*os aplica**s diretamente *o*
</line>
</par><par>
<line>
clie*tes *ue se dispu**r*m a
</line>
<line>
particip*r
</line>
<line>
da pesqui*a. Es*e *ét*do foi esc**hido po* sua
</line>
</par><par>
<line>
efic*ên*ia em obter in*ormaçõe* dir*tam*nte
</line>
<line>
da fo*te, garantindo a relevânc*a e qualida*e a
</line>
</par><par>
<line>
dos dados c*le*ados (CR*SWELL, 2014; GIL, *008; YI*, 2015).
</line>
<line>
P*ra * co*eta de *ados, uti**zou-se um *uestionári* desenvolvido especial*en*e para o
</line>
<line>
t*ma pro*osto. L*kat*s e Marcon* (200*) definem o q*est*onár*o *om u*a **nt* de pe*q**sa
</line>
</par><par>
<line>
c*mposta
</line>
<line>
po* *er*untas estruturadas, *u* devem se* *espon*idas p**os entrevistados ou
</line>
</par><par>
<line>
*articipan*es
</line>
<line>
da
</line>
<line>
amost*a. O
</line>
<line>
questionári* fei** apresentou um total
</line>
<line>
de 17 questões, d*vi**das
</line>
</par><par>
<line>
em 4 tópicos *efere*tes
</line>
<line>
à ide*tificação, a*endimento, produtos e amb**n*e. A coleta *oi feita
</line>
</par><par>
<line>
de fo*ma presencial * onlin*. A primeira
</line>
<line>
parte da c*leta de *a*os e*volveu visitas
</line>
</par><par>
<line>
padroni*ada* ao es*abeleci*ento, *eal*zada* de segunda a domi*go. A segunda pa*te co*sistiu
</line>
<line>
na dis*r*bui*ão do formulá*io *m diversos grup*s de Wh**s**p.
</line>
</par><par>
<line>
Neste estudo, adot*u-se a abordagem
</line>
<line>
qu*ntit*tiva *ara a coleta de dados, co*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
obj*tivo de responder às qu*stões
</line>
<line>
propostas *e*o pesquisa*or. D* acord* com *il (1996)
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*liveira (1*97), esse método tem *omo objetivo quantific*r opi*iões e dados, tant* na coleta
</line>
</par><par>
<line>
de informa*ões quanto n* u*ilizaç*o dos *ecursos * técni*as estatísti*as. Além
</line>
<line>
*i s s o, os
</line>
</par><par>
<line>
a*tores citam que na *esqu*sa qua*titativa o pesqu*sador mantém u* *ontato direto com
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
ambiente estudado. Apó* a apl*caç*o do método quantitativo, esta pesquisa fez o uso
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
gráficos e tabe*as gera*os com a f*r*amenta EXCEL, com intuit* de *
</line>
<line>
analis*r, organ*zar
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
i*t*rpreta* *s resultados *btidos, ta*t* para o le*tor quanto par* o pesquisador.
</line>
<line>
A Figura *, *pr*se*tada a seguir, i**stra o modelo c*nceitu*l da* etapas *o trabalho:
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 2*, n.12, a*t. *, p. 138-*6*, De*. 2024 www4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gestão da C**ei* de Suprim*ntos e *ati*fação do Clien*e: Um Es*udo de C*so
</line>
<line>
1*9
</line>
</par><par>
<line>
Fig*ra 2 - Etapas c*nc*ituais do *ra*alho.
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: Elabor*do pel*s au*ores.
</line>
<line>
Esta pe*qui*a é de *a*ureza básica, pois visa desenvo*ver e aprofundar o con*eci*ento
</line>
</par><par>
<line>
teórico s*bre a relação entre a
</line>
<line>
gestã* da *adeia de suprimentos * a satisfação do cli*nte. O
</line>
</par><par>
<line>
foco princip*l *ão é entender *m p*oblema espec*fi*o da lanchone*e, *as *xpl*r**
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
c*mpreen*er co*o as técnicas e gestão podem me*ho*ar a exper*ên*ia do cliente. Segun**
</line>
<line>
*o**ari (2*2*) e Flick (*02*), pesqu*sas b*sicas visam à **pl*aç** do *onhecimento *eóri*o,
</line>
<line>
f*cado n* exploração dos fenô*enos e na f*rmulação de no*as ideias. A escolh* pela
</line>
</par><par>
<line>
nat*rez* bás*ca justificada é
</line>
<line>
pelo objetivo de apro*undar o conhecimento teórico so*re
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
r*l*ção entre ge*tão e sa*isfaç*o do c*iente.
</line>
<line>
Foi u**lizado também o métod* indutivo, que s* mostrou *dequado para a inve*tigação
</line>
<line>
da relação entre ges*ão da cad*i* d* supriment*s e s*tisf*ção do clien*e. Segundo *e*gara
</line>
</par><par>
<line>
(2013) e Gil (201*), a abordagem i*dutiv* é eficaz
</line>
<line>
para co*preen*er
</line>
<line>
*s *en*men**,
</line>
</par><par>
<line>
p**sibilitando a f*rmulação de
</line>
<line>
nov*s hipót*ses a par*i*
</line>
<line>
*os resultados obtidos. Es*as ideias
</line>
</par><par>
<line>
permitem rela*ionar *om* a experiência do cliente pode ser impactada por práticas *e *estão
</line>
<line>
esp*cíf*cas *m um am*i*nt*, contri*uindo para a construção *e um *onhe**mento rele*ante
</line>
<line>
*ara *e ap*icar na lancho*ete.
</line>
<line>
A pesquisa adot* u*a abordagem descritiva, poi* visa observ*r, regist*a* * anali*ar as
</line>
<line>
*elações existente* entr* *estão ca***a de suprime*tos * satisfação *os clientes na lanc*onete.
</line>
</par><par>
<line>
De
</line>
<line>
acordo com Andra*e (1997), uma pesquisa *e*critiva envolve a união d* elementos
</line>
</par><par>
<line>
obse*váve*s e i*terpre*ativos, sem a int*rferência direta do pesqu**a*o*, q*e apenas est*da o
</line>
<line>
a***ente *esquisa*o. No cas* deste *stud*, a abo*d*gem *esc*itiva é adequada devido ao
</line>
<line>
objetiv* *e detalhar e compreender ** aspectos relacionados à experiência do cliente,
</line>
<line>
oferecen*o *ma v*são aprofundada.
</line>
</par><par>
<line>
Por fim, para o* meios foi ut*liza*a a pes*ui** biblio*ráfica, q*e ab*ang* toda
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
lite*at*ra sobre o tema, **cluindo artigo* científicos e revistas. Esse mét*do
</line>
<line>
busca m*nter
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
pesquisador atu*liza*o * **speito de tudo o que *oi escri*o, dito ou *ilmado so*re * tópico d*
</line>
<line>
estu*o (LAKATOS; MARCO*I, 2005). Além disso, foi rea*izada * coleta *e d*do* por me*o
</line>
<line>
do l*vanta*ento (survey), util*zando um qu*s*ionário. Segundo Ce**r (2017), o levantamento
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin* *I, v. 2*, n. 12, art. 7, p. 1*8-1**, Dez. 2024
</line>
<line>
www4.*sanet.c**.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
I. C. S. Lino, J. P. A. S. Ga*b**ra, R. M. Oliv*ira, R. R. M. Go*es
</line>
<line>
150
</line>
</par><par>
<line>
é um m*t*do eficaz para obter informações dire*as dos indivíduos, permit*ndo u*a
</line>
<line>
compre***ão ap*ofundada do fenômeno estuda*o.
</line>
<line>
4. RES*LTADOS E DISCUSSÃO
</line>
<line>
Os dados obtidos *a pesquisa com 121 cli*ntes da l**chonete fornecem um* visão
</line>
</par><par>
<line>
deta*ha*a sobre
</line>
<line>
a satisfação e as expectativas *o* *onsumid*res em r*l**ão a*
</line>
</par><par>
<line>
estabelec*ment*. A seguir, apresentamos uma an*lise
</line>
<line>
dos *ri**ip*is res*ltados
</line>
<line>
e s ua
</line>
</par><par>
<line>
discussão.
</line>
</par><par>
<line>
4.1 Sat*sfação com * *ab*r e Fresc*r dos Alimento*
</line>
</par><par>
<line>
A sati*fa*ão com sab*r *os alimen*o* a*ta, com 47,5% d*s clientes satisfeito* *
</line>
</par><par>
<line>
o
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
3*,1% muito satisfeitos. O fr*sc*r dos alime**o*
</line>
<line>
tam**m *oi be* ava*iado, c*m *5,9% dos
</line>
</par><par>
<line>
clientes satisf*itos e 32,8% m*ito *a*isfeitos, *omo s*o mostrados *os gráfic*s abaixo
</line>
</par><par>
<line>
(Grá*ic* 1 Gráfico 2). A alta satisfaçã* com o sab** e frescor dos a*i*entos é consistente e
</line>
<line>
c*m a liter**ura que afirma a *mportância da qualidade do produt* para a exp*riênc** do
</line>
<line>
clien*e (Kotle* & Kell*r, **16). A percepção de *resc*r é c*uci*l, pois pode i*f*u*nciar
</line>
</par><par>
<line>
significati*ament* * s*tisfação geral (Grewal
</line>
<line>
et al., 2009). No entanto, para man*er
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
compet*tiv*dade, a lanchone*e *eve **nt*n*ar a mo*itorar e garantir o fresco* dos seus
</line>
</par><par>
<line>
produtos, dado que mesm* uma pe*uena redu*ã* *a *ua*i*a*e percebida pode afetar
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*ati*fação *o client*.
</line>
</par><par>
<line>
Gráfico 1 - S*tisfaç*o com o *abor dos Alime*tos
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaborado pelo* autores.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, *eresina, v. 21, n.12, ar*. 7, p. 138-160, Dez. *024
</line>
<line>
ww*4.*sanet.*om.b*/**vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gestão d* Cadeia de Su*rimentos e *atisfação do Client*: Um Estud* de Caso
</line>
<line>
1*1
</line>
</par><par>
<line>
Gráfico 2 - Satisf*ção com o Frescor dos Ali*ent*s
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elabo*ado p*los autor*s.
</line>
</par><par>
<line>
4.*. Va*ie*ade de Opções e Cortesia dos *tenden*es
</line>
<line>
A varied*de de opç*es no menu é u* ponto de sat*sfação para 44,3% dos cli*ntes,
</line>
</par><par>
<line>
enquanto
</line>
<line>
2*,4% est*o muito sat*sfeitos. A cor*esia d*s
</line>
<line>
ate*dentes rec**eu uma *valiação
</line>
</par><par>
<line>
m*sta, com 3*,7% d** client*s satisf*itos e 19,7% *uito satisfeit**, como são mostrados n**
</line>
</par><par>
<line>
gráficos abaixo (Gráfico 3 e Gráf*co 4). A *arieda*e no menu * cortes*a s** a
</line>
<line>
aspe*tos
</line>
</par><par>
<line>
importan*e* pa*a a **delização do cliente. * li*eratura *ugere qu* a oferta d*versific*da e um
</line>
</par><par>
<line>
atendimento amigável são cruciais *ara a
</line>
<line>
sat**fação e retenção d* cl*entes (Zeit*aml et al.,
</line>
</par><par>
<line>
*996). As c*ític*s recebidas ind*cam * *eces*ida*e d* expa**ão do menu para inclui* *ais
</line>
<line>
opções, o que poderi* melhorar * sati**ação *eral e a**air *ovos clientes. A lanchonet* *eve
</line>
<line>
focar em trei*ame*to c*ntí*uo para seus atendentes para garant*r um serviç* *o cliente de *lta
</line>
<line>
qu**id*de.
</line>
<line>
***fico 3 - Sati*faç*o com a Variedade de *p*ões.
</line>
</par><par>
</page><line>
Fonte: Elaborado **los *utor**.
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresi*a *I, v. 21, n. 12, art. 7, p. 138-160, Dez. 20** www*.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
I. C. S. Lino, J. P. A. S. **mb*rr*, R. M. Oli*eira, *. R. *. Go**s
</line>
<line>
152
</line>
</par><par>
<line>
Gráf*co * - Sat*sfaçã* co* a Cortesi* d*s Aten*ente*.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elabora** pelos aut*res.
</line>
</par><par>
<line>
4.3 Temp* de Espera e *recisão do Pe*ido
</line>
</par><par>
<line>
O te*po de espera fo* av*lia*o como satisfatório po* 39,3% dos
</line>
<line>
clie**es e muito
</line>
</par><par>
<line>
sati***tório por 29,5%. A prec*são do pe*ido teve uma av**iação pos*t*v*, c*m 42,6% do*
</line>
</par><par>
<line>
c*ientes *a*isfei*os e
</line>
<line>
3*,1% muito satisfeit*s, co** são mo*trados nos gr*ficos abaixo
</line>
</par><par>
<line>
(Gráfico 5 e Gráfi*o 6). A gestão eficaz do tem*o d* espera e a precisão d* pedido s**
</line>
<line>
esse**iais para a sa*isfação d* cli*nte. A li*eratura apon*a qu* o tem** d* espera p*olo*gado *
</line>
<line>
erros em pedid*s podem impactar negativame*te a *xper*ência d* cliente (Oliver, *999). As
</line>
</par><par>
<line>
crí*icas s*bre o tempo *e espera e e**os *m *edid*s sugerem *e*ess*dade *e melhor*a* a
</line>
<line>
oper*cio*ais para reduzir esses *roblema*. A lanchonete deve i*plementa* p*ocessos mais
</line>
<line>
efi**ent*s e c*nsiderar o *so d* tecno*ogias para melho*ar a precisão dos pedidos.
</line>
<line>
Gráfi*o 5 - Satisfação com * Tempo de Espera.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaborado pelos autores.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, T*resina, *. 21, n.12, art. 7, p. 1*8-1*0, Dez. 2024
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gestão da Cade** de Su*rimentos e Sati*fação do Clien*e: *m Estud* de Caso
</line>
<line>
153
</line>
</par><par>
<line>
Gráfic* 6 - Sa*isfação com a Prec*são do P*dido.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaborado pelos autore*.
</line>
</par><par>
<line>
4.4. Limpeza do ***iente e Fa*ili*ade de Local*zação
</line>
<line>
A limpeza do am*i**te foi c*nside**da muito *atisfató*ia po* *1,8% d*s cliente* e
</line>
<line>
s**isfatória por 39,3%. A fa*ilid*de de encontrar o trai*er obtev* uma alt* ava*iação, com
</line>
</par><par>
<line>
59,8% dos cli**te* muito satisfeitos,
</line>
<line>
como são
</line>
<line>
mostrados nos gráficos abaixo (Gráfi*o 7 e
</line>
</par><par>
<line>
Gráfico 8). A *lta satisfação com a li*peza e loca*ização do trail*r re*le*e um bom a
</line>
<line>
ger*nciamento do ambiente físico, o que é essencial *ara a experiência do cliente (Kotle* &
</line>
<line>
*eller, 2016). No e**ant*, * li*eratur* sugere que a comu*ic*ção e**ca* sobre prom*ções e a
</line>
<line>
v**oriz*ção *o *e*dba*k s*o área* qu* p*ecisa* de atenção (Smith & Bolton, 2002). A
</line>
<line>
lan*honete deve *elhora* a forma como *omunica s*as ofertas e utiliza o feedba*k d*s
</line>
<line>
clientes par* oti*iza* s*as **erações * en*ajamento.
</line>
<line>
*ráfico * - Satisfa*ão com a Limpe*a do Ambi*nte.
</line>
</par><par>
</page><line>
Font*: E*aborado pelo* autores.
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresi** PI, v. 21, n. 12, a*t. 7, p. 138-*60, Dez. 2024 www4.fsanet.com.*r/*e*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
I. C. *. Lino, J. P. A. S. *ambarra, R. M. Oliveir*, *. R. M. *omes
</line>
<line>
1*4
</line>
</par><par>
<line>
G*á*ico 8 - Facilidade *e E*contr** o Tra*le*.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: E*aborado pel*s au**res.
</line>
</par><par>
<line>
4.5 Comunicaçã* sobre Promoç*es e V*lor**ação do Feed*ack
</line>
<line>
A com*n*ca*ão sobre *ro*o*ões e no*idades f*i neutr* par* 59,8% dos *lientes, e a
</line>
<line>
valorização do feedba*k re*ebeu uma av*liaç*o n*u*ra tamb*m, *e 5*,6% dos *lient*s, como
</line>
</par><par>
<line>
são mostrados nos gráficos abaixo (Gráfico 9 e Gráfico *0). * comun*cação ef*tiva e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
valo*ização d* feedback são fundamentais pa** a fidel*zação e * melhoria c***í*ua (Smit* &
</line>
</par><par>
<line>
Bolton, 2002). * pesqu*sa sugere que a
</line>
<line>
*anchonet* precisa investir mai* em estrat*g*as de
</line>
</par><par>
<line>
comunicação e em pro*essos que i*corp*rem o feedback dos client*s par* for*al*cer a relação
</line>
<line>
com seu público e aprimorar a *ercepçã* *er*l do serviço.
</line>
<line>
Gráf*co 9 - Co*unicação s*bre Pr*m*ções.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elabora*o pel*s autore*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Te*esina, v. 21, n.12, a**. 7, p. 1*8-1*0, De*. 2024
</line>
<line>
w*w4.fs*ne*.com.*r/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gestão da Cadeia d* *uprimentos e Satisfa*ão do C*ient*: Um Estudo d* *aso
</line>
<line>
155
</line>
</par><par>
<line>
G*áfi*o ** - Valo*ização do *e*d**ck.
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: Ela**rad* pel*s autores.
</line>
</par><par>
<line>
4.6 Suge*tões para *uncion*m*nto Dur*nte * Dia
</line>
</par><par>
<line>
As su*e*tões para ex**ndir o fun*i*na*ent* da lanchonete durante o dia
</line>
<line>
i*c*ue*
</line>
</par><par>
<line>
42,*% prefe*indo um f*nci*namento como lan*honete e *2,9% prefe*indo um resta*rant*
</line>
</par><par>
<line>
co* pratos feitos, co*o são mostrados no **áfi*o
</line>
<line>
abaixo (Gráfico 11). A demand* po* *m
</line>
</par><par>
<line>
fun*ionamento durante o dia
</line>
<line>
o*ere** uma oportunidade *ignificativa pa*a a lanchonete
</line>
</par><par>
<line>
*iversific*r seus *erviç** e aumenta* sua receita.
</line>
<line>
Ada*tar-*e às neces*ida**s do* *lientes e
</line>
</par><par>
<line>
expandi* os horá*ios *e funcio*ament* p*dem pro****ionar um cresc*mento co*side*á*el
</line>
<line>
para * *egóci* (CHRISTO*HER, 2016).
</line>
<line>
Gráfico 11 - Sugestões para Funcio*amento *ura*te * *i*.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaborado pe*o* autores.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 21, n. 12, art. 7, p. 138-160, Dez. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/re*i*t*
</line>
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5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
</line>
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<line>
Neste estudo, foi possí*el dest*c*r a relevância da logíst*ca e da gestão *a
</line>
<line>
ca**i*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
suprime*tos *omo
</line>
<line>
elemento* *unda*e*tais para a compe**t*v*dade *o setor alimentíc*o.
</line>
</par><par>
<line>
Quan*o a eficiênci* ope*acional * combin*da com a ges*ão de re*acionam*nto com o cliente,
</line>
<line>
permite que a* empr*sas não apena* a**ndam à* expectativas do* consumidore*, mas também
</line>
</par><par>
<line>
as superem, man*end* a fidelidade e a s*tis*aç*o do clie*te. A utilização *e ferrame*ta*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
es*ratégias *e g*st*o e qualidade são funda*ent*is pa*a as emp*e*as permanecerem
</line>
<line>
competit*vas e ate*de*em às *x*gências do merc*do.
</line>
</par><par>
<line>
Além di*so, o sucesso da* estr*tégias depende da co*unicação
</line>
<line>
clar* dentro das
</line>
</par><par>
<line>
o*ganiza*ões e da integraç*o efica* das e*uipes. Ao *om*inar *sses fatores, ** *mpresas
</line>
</par><par>
<line>
obt*m não a*enas
</line>
<line>
um* melhoria n*
</line>
<line>
qualidade
</line>
<line>
dos produ*os e s*rviç** oferecid*s, mas
</line>
</par><par>
<line>
*ambém uma posição mais f*rte *o mercado. *s *mpres*s do *e*or *e supr*mentos devem,
</line>
<line>
por*a*to, continuar inve*tindo *m inovação, uma gestão ef*cie*te da cade*a de su*riment*s e
</line>
</par><par>
<line>
um relac*onamento *ais forte *om seus
</line>
<line>
clien*es para sobreviverem em
</line>
<line>
um a*biente d*
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ne*ócios cada ve* mais dinâmico * competitivo.
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Com* Ref*r*ncia* este Artigo, conform* A*NT:
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LI*O, I. *. S; GA*BARRA, J. P. A. *; OLIVEIRA, R. M; *OMES. R. R. M. Ge*tão da Cadeia de
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Sup*ime*tos e Satis*ação do *liente: Um Est*do de *a*o. Rev. FSA, Teresi*a, v. 21, *. 12, art. 7, p.
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138-160, Dez. 2024.
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Con*r*buição dos Autore*
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I. C. S. Lino
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J. P. A. S. Gamb*rra
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R. M. O*iveira
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R. *. *. **me*
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1) conc**ção e *laneja*ento.
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X
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X
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X
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X
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2) a*álise e interpr*ta*ã* dos da*os.
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X
</line>
<line>
X
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<line>
*
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
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<line>
3) *labora*ão do ra*c*nho ou n* revisão *rí*ica d* co*teúdo.
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<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
</line>
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</line>
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4) parti*ipação na ap*ovação da ve**ã* fina* do manuscrito.
</line>
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*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
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*
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R*v. FSA, *eresi**, v. 21, n.12, art. *, p. 138-160, *ez. *024
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