Comportamento de Compra Digital de Refeições na Fronteira Brasil-Bolívia / Digital Meal Purchasing Behavior on the Brazil-Bolivia Border

Roberson Franco da Costa, Caroline Gonçalves, Fernando Thiago

Abstract


O crescente uso da Internet para compartilhar experiências e informações relacionadas a produtos e serviços gerou a necessidade da inserção das empresas nesse ambiente, a fim de conhecer estes consumidores digitais e atender às novas demandas. Nesse sentido, o presente artigo tem o objetivo de analisar o perfil de compra digital do consumidor de refeições da cidade de Corumbá, Brasil, que faz fronteira seca com o município de Puerto Quijarro, Bolívia, visto o aumento dessa modalidade de consumo no ano de 2020. A pesquisa coletou dados com 104 consumidores e 31 empreendedores. Os resultados mostram que as redes sociais são as mídias mais utilizadas para a interação entre consumidores e empresas corumbaenses e que estas possibilitam maior comodidade e facilidade para a realização de compra/venda por meio do ambiente virtual.

 

Palavras-chave: Perfil do Consumidor. Influências de Compra. Relacionamento com o Consumidor. Setor Alimentício. Fronteira Internacional.

 

ABSTRACT

 

The growing use of the Internet to share experiences and information related to products and services has created the need for companies to enter this environment in order to understand these digital consumers and meet new demands. In this context, the present article aims to analyze the digital purchasing profile of meal consumers in the city of Corumbá, Brazil, which shares a dry border with the municipality of Puerto Quijarro, Bolivia, given the increase in this consumption modality in 2020. The research collected data from 104 consumers and 31 entrepreneurs. The results show that social networks are the most used media for interaction between consumers and companies in Corumbá and that they provide greater convenience and ease for conducting purchases and sales through the virtual environment.

 

Keywords: Consumer Profile. Purchasing Influences. Customer Relationship. Food Industry. International Border.

 

 

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2024.21.11.2

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