<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *2, n. 2, art. 11, p. 193-216, *e*. 20*5 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*5.21.2.11 </line>
</par>
<par>
<line> *uventudes Escolarizadas de Igr*j*nha (RS): Ent*e P*rcepç**s de Si e da Juve**ude </line>
<line> Scholar*y Youths in I*reji*h* (RS): Betwee* Perceptions ** Self *nd Youth </line>
</par>
<par>
<line> V*cto* Hugo N*d*l Olive*ra </line>
<line> Doutor em Educaçã* pe*a Pontifícia Un***rsidade C*tólica do Rio Gr*nde do Sul </line>
<line> *rofessor do *rograma de Pós-Gr*du*ção da Universi*ade Feder*l d* Rio Gran** do Sul </line>
<line> E-*ai*: victor.nede*@u**gs.br </line>
<line> Raf*el Henke </line>
<line> Licenci*d* em Geogra*ia pela Univ*rsidade Federal d* Rio *rande do Sul </line>
<line> E-*ail: *af*el.he*ke@ufrgs.b* </line>
</par>
<par>
<line> En*e*eço: Victo* Hug* Nedel Oliveir* </line>
<line> Editor-Chefe: </line>
<line> Dr. </line>
<line> Tonny </line>
<line> Kerley </line>
<line> de </line>
<line> *lencar </line>
</par>
<par>
<line> UFRGS </line>
<line>-</line>
<line> Av. </line>
<line> *e*t* </line>
<line> G*nç*lves, </line>
<line> *500, </line>
<line> **édio </line>
<line> 43.136, </line>
<line> Rodri*u*s </line>
</par>
<par>
<line> gab*nete </line>
<line> 216, </line>
<line> Ag*onomia, </line>
<line> C**: </line>
<line> 9*.509-900, </line>
<line> P o rt o </line>
</par>
<par>
<line> Alegre/RS, B*asil. </line>
<line> A*t*go recebi** e* 30/1*/2024. Últ*ma </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> E**ereço: Ra*ael Hen*e </line>
<line> recebid* em 16/*1/2025. Apr*vado em 1*/01/202*. </line>
</par>
<par>
<line> UFRGS </line>
<line>-</line>
<line> Av. </line>
<line> B**to </line>
<line> Gonçal*es, </line>
<line> 9500, </line>
<line> prédio </line>
<line> *3.13*, </line>
</par>
<par>
<line> g*binete </line>
<line> 216, </line>
<line> Agronomi*, </line>
<line> C*P: </line>
<line> 91.509-*00, </line>
<line> P o rt * </line>
<line> *valia*o pelo sistema Triple *eview: *) *esk Review </line>
</par>
<par>
<line> Alegre/RS, Bras*l. </line>
<line> pelo Ed*tor-Chefe; e b) Double Blind *eview </line>
<line> (*v*liação ce*a por dois *val*a*ore* da área). </line>
<line> Revis*o: Gramatical, Normati*a e de Form*taç*o </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> *. H. N. Oli*eira, R. Henke </line>
<line> 194 </line>
</par>
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<line> RESU*O </line>
</par>
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<line> As juvent*de* *ão form*das po* grupo* d*vers*s e complexos, com m*lti*las vivências, </line>
<line> e*periências e des*f**s, m*rcados po* uma constan*e bu*ca por ident*dade e pert*ncimento, ao </line>
</par>
<par>
<line> mesmo tempo </line>
<line> em qu* en*re*tam as adversidades econômi*as, soc*ais * políticas que </line>
</par>
<par>
<line> permeiam su*s realidad*s. O o*jetivo ge*al desta pesquisa foi compree*der as per**pções de </line>
</par>
<par>
<line> jovens escolarizado* d* *un*cípio de **rej*nh* (R*) *obre a juv*ntude *obre si m*smos, e </line>
<line> anali*a*do seus *ontextos de vida e as infl*ê*c*as que molda* suas identidad*s. * *e*q**sa </line>
<line> utilizou u* estudo de caso com *ov*ns do *nsino Mé*io da rede *stadua*, com aplicação de </line>
</par>
<par>
<line> questionários para a **odução de </line>
<line> dados *obre suas percepções e vi*ê*cias. A an*lise dos </line>
</par>
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<line> d*d*s *oi feita por meio de categoria* que emer*i*am das respostas, lev*ndo em c*n*ideração </line>
<line> questões ética*, com* a confiden*ia*idade e o re*peito às ex*eriênc*a* do* *uje*t*s. ** </line>
<line> result*dos *o**rar*m qu* o* jove*s ass*ciam a juve*t**e a um pe*íodo d* aprend**a*em, </line>
</par>
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<line> prepara*ão para o futuro e respons*bilidades, </line>
<line> além de </line>
<line> um tempo de lazer *igado </line>
<line> à </line>
</par>
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<line> socialização, tecno*ogias e atividades físicas. A esco*a, a fam*lia e o trabalho emerg*m como </line>
</par>
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<line> os p*inc*pais </line>
<line> e*p*ços </line>
<line> d* convivência social pa** os p*rticipant*s. diversidad* A </line>
<line> presente na </line>
</par>
<par>
<line> amostra, em termos de gêne**, etnia e origem geo*ráfica, reflete a mul*iplic*dade de vivências </line>
<line> * perspectivas entre os jovens *a cidad*. Apo*ta-se para a importânci* de nova* pesquisas *ue </line>
</par>
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<line> aprofun*em o e*tend*mento *obre as juventudes de I*rejinha, </line>
<line> considera*do *uas </line>
</par>
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<line> especifi*idades, desafios e po*encialidad*s em um context* mais amplo. </line>
</par>
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<line> Pal*vras-chave: Juventu**s. Percepções. *scolarizaçã*. Lazer. Espaços. </line>
</par>
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<line> ABSTRA*T </line>
</par>
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<line> *outh i* c*mposed of diverse and *omplex gr*ups, with multiple *xpe*i**ces, challenges, *nd </line>
<line> a co*stant sea*ch for i*entity and belonging, w*il* a*so f*cing econ*mic, social, and po*it*cal </line>
</par>
<par>
<line> a*versities t*at *hape </line>
<line> *heir rea*it*es. The main goal ** </line>
<line> t hi s </line>
<line> res**rch was to unde*s*and the </line>
</par>
<par>
<line> per*ept*on* </line>
<line> *f young </line>
<line> pe opl e </line>
<line> en*o*led in schools in </line>
<line> the muni*ipality of I*rejinha (RS) ab*ut </line>
</par>
<par>
<line> youth *nd themsel*es, *nal*zing t*eir life cont*xts an* the influences tha* shap* th*ir </line>
</par>
<par>
<line> i*entities. Th* study u*ed a c*s* study appro*c* wi*h </line>
<line> *igh s*hool stud*nts from t*e state </line>
</par>
<par>
<line> *ublic sch*ol system, applying </line>
<line> que*tionnaire* to gathe* </line>
<line> data about their perce**ions and </line>
</par>
<par>
<line> exp*riences. *ata analysis was conducted through *ategories *hat em**ge* from the </line>
</par>
<par>
<line> respo*ses, tak*** ethic*l consid*rations into </line>
<line> acco*nt, su*h *s confi*e*ti*lit* and r*s*ect for </line>
</par>
<par>
<line> the participants' experi*nces. The resul** showed that the y*ung people a*soc*ate yo**h *ith a </line>
<line> perio* of learni*g, preparation f*r t*e future, and responsibili*ies, *n addit*on to being a *ime </line>
</par>
<par>
<line> for lei**re rela*ed to </line>
<line> soc*aliza*ion, technology, and physical </line>
<line> ac*iviti**. School, fami*y, and </line>
</par>
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<line> w*r* **e*g*d as t*e *ain so*ial spaces f*r th* pa**icipants. T*e diversity within the sample, </line>
<line> i* te*ms *f gender, ethnicity, and geogr*phic origin, *eflects the multipli*i*y o* exp*riences </line>
<line> an* pe*spe*t**es among the yo*t* of the city. The study *oints to the need for *ur*h*r resea*ch </line>
</par>
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<line> t* deepen th* *nd*r*tanding of *h* youth in </line>
<line> Igrejinh*, con*****ing the*r specificities, </line>
</par>
<par>
<line> chall*nges, and potential in a broader contex*. </line>
</par>
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<line> *eywords: Yo**h*. Percep*ions. Sch*ol*ng. L*i**re. Spa*e*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, **resina, v. 22, *. 2, art. 11, p. 193-216, fev. 20*5 </line>
<line> www4.fsan**.co*.b*/rev*sta </line>
</par>
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<line> Juventudes Es*olarizad*s de I*rejinha (RS): E**re Percepçõ*s de Si e da Ju*entude </line>
<line> 195 </line>
</par>
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<line> * INT*OD*Ç*O </line>
</par>
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<line> A* juventudes, de a**r*o com o Estatut* d* *uventu*e (BRA*IL, 2*13), </line>
</par>
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<line> corr*spon**m *s pessoas </line>
<line> e**re 15 e ** anos, são, aproximada*ente, 25% *a p*pulação </line>
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<line> b*asileira (IBGE, 2*22). Embora s*ja intuitiv* c*ed*tar*os uma im*gem e*tereotipada ** </line>
<line> f**ura do j*vem, o crescente nú*ero de *esq*isas sobre * temát*c* mo**ra o q*ão plural são </line>
<line> os sujei*os d*stribuídos ne*t* fai*a etá**a. Assim, acr*dita-s* *ão se **atar de j*v*nt*d*, mas </line>
</par>
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<line> de juventudes: mú*tiplas, plurais, </line>
<line> d**e*sas. D*ss* </line>
<line> for*a, v*rios fatore* in*lu*nciam *a </line>
</par>
<par>
<line> co***rução id*ntitária d*s ju*entudes como classe </line>
<line> social, etnia, gênero, orien*ação *exual, </line>
</par>
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<line> entre outros. </line>
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<line> A busca po* postergar a juventud*, ou pelo menos a estéti*a a ela as*ociada, é </line>
<line> evidenci*da, **r exemp*o, *or pro*utos mi*agrosos * pr*c*d*ment*s cirúrg*cos *u* são </line>
<line> a*unciados freque*temente. De out*o lad*, *emos * *u*ent**e relac*o*ada a um *stado de </line>
<line> espírit* ou *o je*to *e ser, *nd*ferente à presença das marcas de *nve**e*imento do corpo. *o* </line>
<line> ambos os c**inhos, a juventud* é almejada, d*sejada. "Todo mun** quer se* jo*e*, toda * </line>
</par>
<par>
<line> ideia </line>
<line> d* ju*e*ilizaç*o está em jogo, toda* as ques**es da in**stri* estética f*z*m com que </line>
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<line> *odo mundo q*eira ser j*ve*" (NOVAES et *l., 2021, p.5). </line>
<line> *mbor* o *e*orte etá*io seja o qu* defi*e primariamente a juventude, e*tá longe de </line>
<line> e*ta*ele*er u*a unidade *omogê*ea. Do*s jovens de mesma idade, porém de cla*s*s sociais </line>
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<line> dif*rentes, terão viv*ncias **rcep*ões muito disti*tas *obre o **ndo. O mesmo e </line>
<line> vale p*ra </line>
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<line> t*dos os p**síveis reco*tes que dif*renciam </line>
<line> tanto *s *uventudes b*asi*e**as. Nas pa*avras de </line>
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<line> Rollsing (*023), </line>
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<line> [ ...] </line>
<line> podemo* pens*r q*e o e*paço não é viv*do </line>
<line> e **rce*ido de uma forma </line>
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<line> *omogên*a ent*e os jo*e**. São experiências totalmente diferentes s*r jovem br*nco </line>
<line> e ser *ovem *egro, ser j*v*m mu*her e ser j*vem hom*m, s*r um j**em q*e reside </line>
<line> em u* bair*o c** estru*u*a e próxim* ao *entro e ser um jovem que vivencia o </line>
<line> cotidiano n* *e*iferia de *u* cida*e (p.31). </line>
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<line> Sendo assim, é p*eciso pensar * juve*t*de s** u*a ótica mais </line>
<line> amp** qu* permita </line>
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<line> v**u*li*a* suas dif*ren*a*, ind*vidu*lidades * as con*equências advindas d*sso. A juventud* é </line>
</par>
<par>
<line> dotada </line>
<line> *e opiniões, </line>
<line> pe*samentos, *osicion*mentos **e são evidencia*os n*s </line>
<line> diversas </line>
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<line> *anifestações cu*turais que </line>
<line> b*scam d** visibilidade às suas identidades e reivindicações. </line>
</par>
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<line> Fe**a enc*ntr*u "no* jovens uma multicriativida*e na mú*ica e através de outras produções </line>
<line> cu*tur*is, *omo * des*nho, o gra*ite, a arte, o cinem* * a cib***ultura" (*EIXA et al., 201*, *. </line>
<line> 31*). Por mais des*egitimados *ue sejam, estão à *rente da criaçã* de novas te*nolo*ias, </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 2*, n. 2, a*t. 11, p. 193-216, *ev. 2025 www*.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
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<line> V. H. N. *liv*ira, R. Henke </line>
<line> 196 </line>
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<line> novas *ormas d* se **la*ionare*, le*antando band*ira* de suma importânci* *omo os direitos </line>
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<line> LGBT*IA*N+ e a proteção ao meio amb*ente, t*ma ao qua* as *uventudes são </line>
<line> *as*ante </line>
</par>
<par>
<line> atreladas no âmbito cientí*ico, pr*ces*o *xplo**do por *e*ró (*023). Assim, as **ventudes </line>
</par>
<par>
<line> estão na van*ua*da de pautas progress*v*s na busca de uma socie**d* m*is </line>
<line> respei**sa </line>
<line> e </line>
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<line> ig*alitária. </line>
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<line> As e o* jo*ens acab*m sendo vis*os so*ialmente, em tantas oportunidades, como seres </line>
</par>
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<line> inacabad*s. V*lhos * sufic*e*te para c*rr*garem mais respon*abilid**es que uma crianç* </line>
<line> e </line>
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<par>
<line> *ovos d*mais para ser*m consider*dos se*es consc*entes e críticos, c*paz*s *e t*marem </line>
<line> decis*e* importa*tes. Criou-se o estereó*ipo da juventude mergul*ad* no ó*io *rofundo, </line>
</par>
<par>
<line> de*preocupa*a e da *ual nada de bom </line>
<line> viria, a *eno* que fosse tutelada *or *dultos </line>
</par>
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<line> re*po*sáveis por mostrar-lhes o c*minho *a vida em sociedade. </line>
<line> As juventudes s*o apontadas em *o*sa *ociedade como ex*re*sões da in*xp*riência, </line>
</par>
<par>
<line> falta *e rac**n**idade pelo excesso de hormô*ios emoções, por *sso carecem de e </line>
</par>
<par>
<line> atenção rigide* pa*a que o bo* andamento do desenvolvimento d* pessoa *ove* e </line>
<line> seja g**ant*do, de man*i*a a evit*r d*svi*s ligados à *ebeldi*, b*êm*a, tr*nsgressão </line>
<line> ou ans*io de extravagâ*cia (VERNEQUE, 2023, p. 88). </line>
<line> Toda*i* ess* imagem *ons*ruíd* se mostr* falha pe*a*te a realidade brasileira. </line>
</par>
<par>
<line> Concr*ta*e*te, o *ue existe é uma g*ande parcela *e j*v*ns </line>
<line> *ilh*s da **as*e trabalh*dor* </line>
</par>
<par>
<line> incumbidos de equi*ibrar trabalho, estudo, a**zeres do l*r, tempo de laze* e so***lização. </line>
<line> *or*ados a encarar um me*cado de *rabalho ca*a ve* mai* pr*cariza*o, mar*ado pela perda de </line>
<line> d*reitos. O que ficou ai*da mais *viden*e pelo contexto pandê*ico que vivemos, como aponta </line>
<line> C*rrochano (*023): </line>
<line> Assim, ao lado d* crescente de*emp*ego, *a in*ormalidad* * do desalento, é *reciso </line>
<line> considerar a pio*a das condi**es d* trabalh* dos e das jo*en*. Muitos *stiver*m </line>
<line> mais expostos à con*aminação pelo n*vo cor*n**ír*s em *unçã* *e suas condições </line>
</par>
<par>
<line> *e tr**alho, sobretudo os pobres e negros, tra*alhando em </line>
<line> setores *e risco, como </line>
</par>
<par>
<line> *ostra a emb*emática situ*ç*o dos </line>
<line> entr*gado**s por a*l*cativ*s, em especial os </line>
</par>
<par>
<line> bikeboy*, e*f****ando *randes deslocamen*os diár*os, *onsiderando as dis*ânci*s </line>
<line> *ntre seus empregos e suas *es*dências * as**min*o o apoio e o cuidado de pe*soas </line>
<line> *d*ltas e idosas. (p. 53) </line>
<line> Gran*es emp*esas *eixam de ofe*e*er **ncul*s em*regatícios formais e dignos, para </line>
<line> ofer*ar o i*eal do jovem e*preen*edor de si mesm* *un*o ao mito da mer*tocracia. Como </line>
<line> f*uto desse cenário, vemos jov*ns ex**cendo funções remuneradas e* j*rna*as ext*nuantes e </line>
<line> à margem dos di*eitos adv*ndos da Carteira de **abalho. Com * agravamento consecutivo das </line>
</par>
<par>
<line> desigu*ldades no </line>
<line> país, grande part* da população </line>
<line> jovem se vê *em acesso (ou sem </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresi*a, v. 22, n. 2, art. 11, *. 1*3-***, fev. *025 </line>
<line> *ww4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Juventudes Escolarizadas de Igr*ji*ha (RS): Entre Percepções *e S* e da Juventude </line>
<line> 197 </line>
</par>
<par>
<line> perspecti**s de </line>
<line> ace***) * b*ns e di*e*tos *onsiderados **sicos: mor*dia, san*amento *ás*co, </line>
</par>
<par>
<line> educação pú*lica </line>
<line> de qualidade, traba*ho for*al, *egurança públic*. Sem poss*b*lidad*s </line>
</par>
<par>
<line> palpáveis no h*rizonte e com a falta de oportunidade*, cria-*e a fa*ta de p*rsp*ctiva de pla*os </line>
<line> em lon*o p*azo. Sendo assim, </line>
</par>
<par>
<line> o fut*ro já </line>
<line> não se planeja a long* pra**, </line>
<line> as decisões *dop*am-se * ad*p*a*-se e* </line>
</par>
<par>
<line> f*nções de circ*nstâncias mu**veis. J* não ** anda atrás d* futuro, co*re-se atrás de </line>
</par>
<par>
<line> po*émons. S*o mais *áceis de agarrar do </line>
<line> que o fut*r*. [...] * presenti*icaçã* pode </line>
</par>
<par>
<line> ser *m tem*o *e conquista quando se explor*m b***has no futuro indete*minado </line>
<line> (PAIS et al., 201*, p.*06). </line>
<line> Em con*onânci*, a juve*t**e a*aba por s* tornar * público mais *usce***el às </line>
<line> vi*lências cotidiana*. Os joven* saem para estud*r, trab*l**r, socializar em u* momen*o *o </line>
<line> qual estão se (r*)conhec*ndo, exper*mentando e afirma*do suas identidades (NOVAES *t al., </line>
<line> 2021; OLIVEIRA, 2023). É a pa*cela da populaç*o mais v*tima de *omi*ídios (IPEA, 201*) e </line>
<line> com * m*ior popu*ação carcerária, mais *e *0% (SENAP*EN, 20*3). P*r outro lado, mesm* </line>
<line> que veladas, as viol*ncias *imbólic*s m*ito contribuem também *ara a opr*ssão *o *ovem na </line>
<line> s*cieda*e at*al. </line>
<line> A violência física é *a*ca*a por símb*los d* força, *e dominação. Mas, quando </line>
<line> tr*ta*os de violên*i* simb*lica, sã* pr*ces*os que não têm tanta *isibilidade </line>
<line> mate*ial, mas que exi*tem continuamen*e. Essas violên*i*s simbólicas es*ão muito </line>
<line> lig*das * forma da so*ieda** ver, criar, se ver, olhar e hi*rarquizar *s seus **upos. </line>
<line> *alorizar ou de*valorizar os g*upos sociais que compõem a socied*de. Elas estão </line>
<line> li*adas geralmente à idade, que tem muita violênc** sim**lica e é feita entre adu*to* </line>
<line> * jove*s. Só porque ele é jovem ele não pode falar? Ele não pode por quê? Porque </line>
<line> el* é j*v*m, e s*r jovem é ser su*p*ito (NOVAE* et a*., 2021, p.11). </line>
<line> O jovem fica aquém, jogado *ara escanteio nas conversas e *ecisõ*s, *e* amparo </line>
</par>
<par>
<line> púb*ic* capaz </line>
<line> de garantir-l*e seus direi**s. Da mesm* f*rma </line>
<line> que aca*a </line>
<line> por **o ocupar as </line>
</par>
<par>
<line> posições *e *oder capazes de mudar tal *itu*ção, sendo que, quando o faz, d*ixa d* lado os </line>
</par>
<par>
<line> *nteres*es juvenis. Em uma contradição muito bem construída, a juventude é </line>
<line> idea*izada, </line>
</par>
<par>
<line> prestigiada, *stá à fr*nt* das in*v**õe* tec*ológicas e transformações econô*icas, *nquanto </line>
<line> pa*ale*am*n*e é marginalizada do poder ec*nôm*c*, po*ític* * vi*lentada diar*amen** (FEIXA </line>
<line> e* al., 2018, p. *13). </line>
<line> *o pres*nte trabalho buscamos *n**isar as juventud*s ig*ejinhense* sobre um aspecto </line>
<line> fundame*ta*: a c*nstituição de si. O muni*ípio de Ig*ejinha fic* localizado na Região </line>
</par>
<par>
<line> Metropol*tana </line>
<line> *e Port* Ale*ra, no Vale do P**anhana. D*sen*olveu-se </line>
<line> junta*ente com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> cresc*mento do seto* calçad*sta na re**ão, criand* amplo emprego e um au*ento *op*l*cion*l </line>
<line> R*v. FSA, Teresina PI, v. *2, n. 2, art. **, p. 193-*16, fev. 2**5 www4.fsanet.co*.br/*evi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. H. N. Ol*vei*a, R. H*nke </line>
<line> 198 </line>
</par>
<par>
<line> ur*ano *celerado. Sua c*ltu*a carrega traç*s g*rmânicos por co*ta de sua o*igem, marcada </line>
<line> *e*a Oktoberfest, *esta mais famosa da *idade. </line>
<line> *apa 1 - Localizaç*o Igrejinha/RS </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: ** autore* (2021). </line>
<line> **o poucos os *stud*s so*re juv*ntudes no i*ter*or d* Rio Grande do Sul (Oli*e*ra; </line>
<line> P*men**, 2022). *ra*er e*tas juvent*des *greji**enses * contribuir, *esmo q*e de f*r** </line>
<line> pequena, para pre***her a *acuna. Des**volvemos a *esquisa em torno de *uesti*na* e *uscar </line>
<line> r*s**nder: quem *ão as juve*tudes esco*arizadas de Igrejinha/RS? Ass*m, o obj*tivo do </line>
<line> es**do é en*en*er quem são os joven* esco*ariz*dos igrejinh*ns*s. </line>
<line> 2 CAMINHO METODO*ÓGICO DA PESQUISA </line>
<line> **ilizou-se como meto*ologia b*lizad*ra a aplic*ção de question*rio com os aluno* </line>
<line> *e terceiros an*s da e*c**a se*e*i**ada, *ssi* **racterizando-se *omo pesquisa quantitat**a. </line>
</par>
<par>
<line> O quantitativ* permite tece* relações * criar h*póteses per*inentes entre </line>
<line> os resulta*os </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> amostra**m e o objetivo da pesqui*a. Pois, </line>
</par>
<par>
<line> muitas vezes, ao val*riz** o quali*ativo, você não dialo*a com o que tem à </line>
<line> disposiç*o do quantitati*o. O q*antita*ivo responde a t*d** essas pergu*tas, mas, ao </line>
<line> mesmo tempo, *le norteia. Ele dá o estado da questão, se você soube* p*gar os dados </line>
<line> do q*antitativo e * *a*ti* dele* *azer costuras explic*ti*as, levantar hipóteses, faz*r </line>
<line> com*aração (NOVA*S et al., 2*2*, p. 6). </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 2, art. 1*, p. 1*3-216, fev. 2025 *ww*.f*anet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Juve**udes E**o*arizadas de I*rejinha (RS): Entre Percepç*e* de S* e da Ju**ntude </line>
<line> 199 </line>
</par>
<par>
<line> Quanto ao tipo de pesq*isa, *lassi*ica-s* como d**c*itiva. Os estudos descritivos têm </line>
</par>
<par>
<line> como *b*etivo des*rever *m *rupo ou s*t*ação e pro*urar desven*ar a relaç*o </line>
<line> entre ev*ntos </line>
</par>
<par>
<line> (PEDROSO al., 2016). e* </line>
<line> Som*** *o potenc*al de pesquis* des*ri*iva, também é um estudo </line>
</par>
<par>
<line> *e caso ** analisar um grupo específic* de jovens sujeitos. Sendo * *studo d* caso </line>
</par>
<par>
<line> co**i*e*ado uma análi*e focali*ada, pr*t*nd*n*o "obter u** grande quantid*de </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> inform*ção sobre um caso específico" * est*belec*r *el*ções com pretext*s *eóricos (LI*A; </line>
</par>
<par>
<line> MOREIRA, p.46, **15). </line>
<line> P or </line>
<line> m*io da vin***ação de tais t*c**cas ** pes*uisa, buscamos </line>
</par>
<par>
<line> es*ab*lecer as rel*ções definida* no objetivo principal da p**quisa, a*é* de t*rn*rem possível </line>
<line> visualizarmos *e forma parcial quem são os joven* i*rejinhen*es escolar*zados. </line>
<line> A pesqui*a foi realiz**a em uma das duas *scolas da rede pú*li*a est*dual que </line>
<line> oferecem Ensino Médi* e* Igrejinha. A escola fica no bairro Viad*to, pró*ima ao centro d* </line>
</par>
<par>
<line> c**ade. A escola re*eb* joven* *e </line>
<line> *ários bai*ros </line>
<line> do mu*icípio, hav*ndo </line>
<line> tra**por*e *úblico </line>
</par>
<par>
<line> ofere*ido *el* prefeitura. </line>
</par>
<par>
<line> Igreji**a é um pequeno muni*ípio localizado *a região Metr*polita*a d* Porto Alegr*, </line>
</par>
<par>
<line> próx*mo à Serra Gaúcha. *mb*ra esteja </line>
<line> próxima um polo tur*stico d* estado, a economia a </line>
</par>
<par>
<line> igrejinhense historicam*nt* co*struída é </line>
<line> pela indústria calçadista, tendo *e </line>
<line> desenvol*ido em </line>
</par>
<par>
<line> r**mo acelerado </line>
<line> nas décadas d* </line>
<line> 19*0/1980, receben*o *ssim *ra*de fluxo m*gratór*o devido </line>
</par>
<par>
<line> às </line>
<line> of*r*as </line>
<line> de trab**ho. De *cordo com C*nso o </line>
<line> de 202* (I*GE), tem *ma p*pulação </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> 32.808 *essoas com </line>
<line> *ma área terr*tor*al de 138,3km². O bairro Viaduto segue o </line>
<line> pad*ão </line>
</par>
<par>
<line> t*pográfico de Vale do município, cercado por m*rros ocup*d*s por cas*s *e vários *adrões. </line>
</par>
<par>
<line> C ont a </line>
<line> *om algumas **bricas e </line>
<line> *t*lier* de calçados q*e têm suas vag*s ocupad*s </line>
</par>
<par>
<line> principalmente pelos mor*dores do bairro. Sã* pou*os *s espaços de lazer pú*licos </line>
<line> d*sp*ní*ei* no bairro, resumidos em praça* c*m b*inquedo* infantis. </line>
</par>
<par>
<line> Atualmente, a </line>
<line> *ida*e ve* s* reinventand* ec*nomicam*nte </line>
<line> com * </line>
<line> *eclínio *o *etor </line>
</par>
<par>
<line> calçad*sta na região, com dest**ue para a áre* de construção *ivil e *omé*cio. A Oktoberfest </line>
<line> tem impo*t*nte pa*el n* imaginário do* igr*jinhenses e é * princ**al e*e*** cult*ral. *o*ta </line>
</par>
<par>
<line> co* a ajuda </line>
<line> de cerca de * mil vo*untários (Oktoberfest de Igrejinha, 2023) da p*ópri* </line>
</par>
<par>
<line> co*unidade </line>
<line> que faz*m com qu* festa a*ont*ça *odos os anos. Atrai mi*hares *e pessoas a </line>
</par>
<par>
<line> para os dois finais de semana *om atrações locais e nacionais. </line>
</par>
<par>
<line> *s suj**tos definidos </line>
<line> para a </line>
<line> pesquisa f*ram os estudantes do terceiro </line>
<line> ano do Ensino </line>
</par>
<par>
<line> Médio da *scola parceir*. A faix* de i*ade d** pa*tic**antes va*iou entre *7 e 20 anos, o que </line>
</par>
<par>
<line> os classifica como jovens segundo Estatut* da Juventude (**asil, * </line>
<line> 2013). Todos os a*unos </line>
</par>
<par>
<line> dos terceiros anos da escola *oram c**vidados a p*rtic*par em **bos </line>
<line> o* turnos </line>
<line> oferecidos </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresi*a PI, v. 22, n. 2, art. 11, p. 193-216, fev. 20** </line>
<line> *ww4.fsanet.c**.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. H. N. Oliveira, R. H*n*e </line>
<line> 200 </line>
</par>
<par>
<line> p*la insti*ui*ão (manhã e noite). O número *otal de alunos somados seria em to*no de </line>
<line> 150 </line>
</par>
<par>
<line> a*unos * * número de parti*ipantes foi de 33 voluntários (am*stragem de *2% do universo). </line>
<line> O proc*dimento utiliz*do **ra a produção d* dados foi a aplicação *e um </line>
<line> qu*stio*ário. S*gundo Gil (1999), o questio*á*io pode ser definido </line>
<line> c*mo a técnica de investigação c*mp*sta por um nú*ero mai* ou menos elevado de </line>
<line> q*es**es aprese*ta*as por escr*to às p*ssoas, tendo por objetivo o *o*he*iment* de </line>
<line> *piniões, cre*ças, sentimentos, i**ere*s*s, expectat*vas, *ituações vi*enciadas etc. </line>
<line> (p.128). </line>
<line> Ent*e as *antagens da t*cnica, * q*estionário permite a*ing*r um grande número de </line>
<line> resposta* e gar*nt* o anonim*to dos respo*dentes com rel*ti*o ba*xo custo de *pl*c*ção. O* </line>
</par>
<par>
<line> dados </line>
<line> gerados possibilitam *o p*squ*sado* t*cer aná*ises poster*ores rela*ões e </line>
<line> com *o*o </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> seu obj**ivo. Entretant*, são necessários cu*dados para * ela**ração de tal ferramenta </line>
<line> i*vestiga**va. Inicia*m*nt* é preci*o *eit*rar a importânc*a da participação do voluntário, </line>
<line> expor *s va*tagens e como é relevan** *ua p*rtic*pação no estudo (*H*GA*, p.4, 2000). </line>
</par>
<par>
<line> A estrutura do </line>
<line> questionário iniciou-s* c*m uma breve </line>
<line> introdução apre*entando </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> es*udo e </line>
<line> *nce*tivando participação, se*uida d* cara*terizaç*o da am*stra. Em seg*ida, * </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> jov*ns part*c*pa*t*s resp*nder*m ao e*xo "Quem são os jovens ig**jinhe*s*s?". O </line>
</par>
<par>
<line> questioná*io també* foi compost* pelos eixo* "Os jovens e a escola" e "Os jov*ns e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ci*ade", *ujos res*ltado* e d*bates são *presentados em *utros textos científ*cos. </line>
</par>
<par>
<line> O* dados f*ram processado* apoiados na "Análise de Co*teúdo", d**crit*s po* Bardin </line>
</par>
<par>
<line> (1977, p. 32) c**o </line>
<line> um "leque </line>
<line> de apetrechos" que pod*m ser u*i*izados para analisar </line>
</par>
<par>
<line> si**ificados, mas *ambém significantes nas mais diversas for*as de comun**ação. Segundo a </line>
<line> *ut**a, a análise de con*eúdo conta com *r*s p*es**po*tos p*inc*pai*: pré-aná*ise, e**loração </line>
<line> d* m*te*ial e por fim o t*at*men*o dos resulta*os obtidos e suas interpr*tações. </line>
</par>
<par>
<line> Assi*, elenc*mos uma cate*o*ia a pri*ri central </line>
<line> para an*l*se de dados, baseados *m </line>
</par>
<par>
<line> *liveir* (2015): </line>
<line> "O jov*m e suas </line>
<line> vi*ões s**re a *uv*ntu*e": **racterização de q*em são os </line>
</par>
<par>
<line> jovens pa*ticipantes d* pesqui*a, suas </line>
<line> opin**es acerca das juventudes e *e enq*adra* a si </line>
</par>
<par>
<line> me*mos n*ssa categoria. </line>
</par>
<par>
<line> O pre*e*te trabalho s**uiu os prec*it*s apresentad*s na *e*olu**o 510/2*16 </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Conselho Nacional de Saúde (*RASIL, 2016), re*erênc*a *o* cuidados ético* nec**sá*ios para </line>
</par>
<par>
<line> realização de pesquisa* nas ciências soc*ais. Dessa forma, * *nstit*ição parcei*a n* qual </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> questi*nári*s foram *plicados assino* o T*rmo de Anuênci* e não **i id*ntifica*a. Assim </line>
<line> co*o os a**nos *articipantes t*rão suas ident**ades resgu*rdadas. Somente puderam </line>
<line> Rev. FS*, Teres*na, *. 22, n. 2, *rt. 11, p. 193-2*6, fe*. 2025 www4.fs*net.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Juventudes E*colariz*das de *gr**inha (RS): Entre Per*ep**es de *i e da Juventud* </line>
<line> *01 </line>
</par>
<par>
<line> participa* da pesquisa os estuda*tes me*ores de i*ade que apre*entaram o *ermo de </line>
</par>
<par>
<line> Co*sentimento *ivre * Es*lare*ido </line>
<line> ass*nad* *elo* r*sp*nsáveis, a*ém d*s próprios te*em </line>
</par>
<par>
<line> assinado o Termo de Assentimento Livr* e Esc*arecido. No caso dos alunos mai*res ** *dade, </line>
<line> todos os *articipantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Es*larecido. </line>
<line> 3 R*SULT*DOS E *I*CU*SÕES </line>
<line> Para inic*ar a caract*rizaç** da amo*tra da *nves*igação, apresenta-se o gráf*co co* a </line>
<line> distri**ição das idades dos su*eito*. </line>
<line> Gráfico 1 - i*ad* dos jovens. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: banc* de dados da pe*qui*a (202*). Organização: dos a*t*res (2024). </line>
<line> A ampla maior*a dos *ovens parti*ipantes da pe**uisa (75,8%; n = 25) possuía 18 </line>
<line> ano*. *ouv* menor part*cip*ção de al*nos menore* de idade (9%; n = 3). Ad*m*is, a mai*ri* </line>
<line> dos participa*tes *st*d*va *o período n*turno, os m*sm*s se *ostra*am *a*s mobilizados em </line>
<line> participar do estud*. A p**xim* p*rgunta contempl*va a ident*ficaçã* de gênero, presente no </line>
<line> gráfico a seguir. </line>
<line> Gráfi*o 2 - gênero dos sujei*os da pesquisa. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresin* P*, v. 22, *. 2, *rt. 11, p. 193-216, fe*. *025 </line>
<line> *ww*.fsa*et.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. *. N. Olive**a, R. Henk* </line>
<line> *0* </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: banco de dados da pesquisa (2023). Organização: do* *utores (202*). </line>
<line> É pos*ível ob*ervar a maiori* de partic*pa*tes ** gênero m*sculino (**,5%; n=18), </line>
<line> seguido pelo gênero fem*nino (39,4%). Assim com* apareceram em menor *úme*o (*%; n=1) </line>
<line> o gêne*o fluido e bigênero. Entende-se **m* gêner* </line>
<line> as re**ções soci*is en*re homens e mulh***s; a *orma pr*me*ra de d*r significado *s </line>
<line> rel**ões de po*er; um conjunto *e no**as q*e *res*revem o que é feminino ou </line>
<line> masculin*; um d*sp*si*ivo cul**r** q*e nomeia, hierarq*iza, categoriza m*d** *e </line>
<line> *i*a e assi* organi*a e divide o mundo a p*rtir do que se *nt*nde como feminino e </line>
<line> masculino (SA*ES; SILVA, 2021, p.14). </line>
<line> A si*ples categoriz*ç*o b*nária entre h*mem e mulher, mascu*ino e femini*o - </line>
<line> enca*ada como n**mal social - não * c*paz d* con*emplar a pl**a*idade de pos*ibilidade* </line>
<line> qua*t* à f*rma que ca** sujeit* identif*ca * si mesmo. Exis*em múlti*las *ane*ras de se </line>
<line> *xistir descondicionada* do órgão ge*ital, gênero d* na*ciment*. Exemplo disto *ão os j*vens </line>
<line> r*sp*nd*ntes q*e se iden**ficaram *omo de gêner* fluido e bigênero, saind* da *aixa pré- </line>
<line> *stabe*ecida *omp*sta por ma*cul*no e femini*o. Se*do um* c*ara *i**ri*, surg* a **fle*ão </line>
</par>
<par>
<line> de porq** ma*s jovens não-binário*, t*ansgêne**s e </line>
<line> out*as div**sidade de </line>
<line> gêneros nã* estão </line>
</par>
<par>
<line> pres*ntes em mai*r quantidade de*tro ** escola. Panorama que </line>
<line> está longe de se* </line>
</par>
<par>
<line> ex**usividade da es*ola/tu*mas pesq*isadas. A aus*ncia de tais grupos está r**a*ionada a </line>
<line> v*riados fator*s, como o precon*eito q*e muitas vezes está i*staura*o *ent*o do seio </line>
<line> familiar, dific*lta*do a a*eitação *o jov*m co* sua p*ópria identidad*. Bem como a esco*a, </line>
</par>
<par>
<line> atr*vés da falta </line>
<line> d* p*epa*o em receber e *co*her estas </line>
<line> pesso*s, acab* *o* *epeli-las do </line>
</par>
<par>
<line> ambien*e escolar e reprod*zir a *orma *ocial na qual acabam po* não s* enquadrarem </line>
<line> (NOGUEIRA; *ANTOS, 2021, p.18). </line>
<line> A p*ó*ima questã* tra*ou sob*e et*ia dos jo*ens, retra*ada no gráfico 3. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina, v. 22, n. 2, art. 1*, p. 193-*16, fev. 2025 </line>
<line> www4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J*ventudes Es*o*arizad*s de I*rejinha (*S): Entr* Percepções d* Si e da J*ventude </line>
<line> *03 </line>
</par>
<par>
<line> Gráfico 3 - etnia* dos p*rtici*antes. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: banc* de dados da pes**isa (2023). Organiza*ão: dos autores (2024). </line>
</par>
<par>
<line> Há u*a pre*omi*ância </line>
<line> de </line>
<line> participantes brancos (69,7%; n=23), seguidos por pardos </line>
</par>
<par>
<line> (24,2%; n=8) * negros (*,1%;n=2). Nota-*e *lara diferença numéric* en*re bran*os e neg*os. </line>
</par>
<par>
<line> Seg*n*o o últi** Censo (IBGE, </line>
<line> 20*2), a popula*ã* negra </line>
<line> do *aís soma a maio*ia do total </line>
</par>
<par>
<line> populacion**, ce*ca *e 55%. Sendo assi*, *ale questiona* por que *ove*s preto* e pardos da </line>
<line> pesquisa estã* em t*o men*r *úmer* n* úl*imo ano do Ensin* Médio sendo que são maior** </line>
<line> da *opulação *rasil*ira? *stão em menor n*mero n* fim da e*uca*ão bá*ica como um t*do? </line>
</par>
<par>
<line> *uais os pr*ce*sos que f*zem com q*e isso *con*eça? Jesus (20*8) at*avés </line>
<line> *e *ua pesquisa </line>
</par>
<par>
<line> com jovens em São Pa*lo deixa claro que a ev*são *scolar de jove*s negros vai muito além </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> d*si*ualdades econômicas, *dentrando </line>
<line> questõe* </line>
<line> que envolvem atit*d*s racistas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> e*te*eótipos dent*o d* escola. As qua*s, *or *ua v*z, **m s*mpre sa*em li*ar com ou fecham </line>
</par>
<par>
<line> os olhos para t*is *ituações. * </line>
<line> qu* é deveras problemá***o ** medi*a *m </line>
<line> que a e*uc*ção </line>
</par>
<par>
<line> de*eria *er uma frente ** lu*a e **ns*ientização c*ntra * ra*ismo. </line>
</par>
<par>
<line> O* participantes fora* question*dos sobre o </line>
<line> bai*ro de residência. O *apa a seg*ir </line>
</par>
<par>
<line> e*tab*lece relações de bairros com maior núm*ro de residências dos alunos, pon*uand* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ocalização *a escol*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Tere*ina PI, v. 22, n. *, *rt. 11, p. 193-216, fev. 2025 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.*r/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. H. N. Oliveira, R. Henk* </line>
<line> 204 </line>
</par>
<par>
<line> Mapa 2 - Distribuição por b*irros da* r*s*dências do* par*icip*ntes </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: b*nco de dad*s *a pesquisa (2023). Or*anização: dos *utore* (2024). </line>
<line> Ao analisa*mos o m*pa, *o*a-s* uma **n**ntração dos jov*ns no bairro Via*uto </line>
<line> (33,3%; *=11), onde s* l**aliza a escola. Na sequênc*a, há dissipação do resta*te na á*ea </line>
</par>
<par>
<line> *entral e parte oeste da cidade. Interessante apontar </line>
<line> que a *u*ra escola *e en*ino *édio d* </line>
</par>
<par>
<line> m*ni*ípio fi*a no bairro Centro, mais p*óxi*a des**s bairros. O *ue pe*mit* lev*ntar questões </line>
<line> *obre o que levou a es*o*ha por esta escola. Outro pon*o que chama a*enção é a *r**ença d* </line>
<line> alun*s que moram afastad*s da c**ade, com d***aque para a l*cal*dade de Soli*ária (3%; n=1) </line>
<line> e um loteam*nto chamado Sanga Funda (6,*%; n=2), na parte sudoest* d* bairro Invernada, </line>
</par>
<par>
<line> quase n* limite com Paro*é, mun*cíp*o vizin*o. A </line>
<line> prefeitura m*nicipal oferece transpor** </line>
</par>
<par>
<line> p*r* o* estudantes *rem e ***tare* até a esc*la. </line>
</par>
<par>
<line> Entr* os alu*os, ap*nas 3 (*%) n*o tr*bal*avam. O restante dos jovens exercia* </line>
<line> *tividades em variadas ár**s nos turnos inversos da escola. Os próximos gráficos apres*n*am </line>
<line> a *ivisão dos trabalhos coletad*s nos questi*nári*s. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, T**esina, v. *2, n. 2, art. 1*, p. 19*-216, *ev. 2025 </line>
<line> www*.fs*net.com.br/revi**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Juventudes Es*olarizadas de Igrejinha (RS): Entr* Percepçõ*s de Si e da Juventude </line>
<line> 20* </line>
</par>
<par>
<line> Gráf*c* * - *etores da economia *eferent*s aos tra*alhos dos *ar*icipant*s. </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: banco de dados *a pesquisa (2023). Organiz*ção: do* autore* (20*4). </line>
<line> E*bora h*stor*camen*e o município de I*rejinha te*h* se desenvolvido ba**ado na </line>
<line> indústria calçadista, os respo**ent*s estão emp*eg**os majoritar*amente ** área de serviços </line>
<line> (73,3%; n=22). Ne*t* *ecorte, há *nfoque pa*a o comérci* (3*,8%; n=7), estagiários (18,2%; </line>
<line> n=4) e setor adminis*rativo (13,6%; n=3). Por outro la*o, obt*vemos re***stas *nesperadas </line>
<line> como atleta (4,5%; n=1). *o obse*varmos os alunos empregados na área *ndustrial (26,7%; </line>
</par>
<par>
<line> n=8), aind* temos um **mero significativo *e jovens em*re*ados </line>
<line> em indústrias calçadistas </line>
</par>
<par>
<line> (60%; n=4), s*g**dos por t*abalho* e* *atr*zarias, que *ão of*cinas especializadas </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> fab*icação e *ep**aç*o de ma*rizes, moldes, gabaritos e fer*amentas pa** es*amparia (*7,5%; </line>
<line> n=3). </line>
<line> O número a*to ent*e o* particip*n*es que tra*a*h*m e estudam (*1%; n=30) é muito </line>
</par>
<par>
<line> superior a** 11,6% </line>
<line> *e jovens que estudam e tr*ba*ham no Bras** (B*asi*, *0*9). É </line>
<line> di*íci* </line>
</par>
<par>
<line> estab*l*cer os motivos de uma ta*a tão eleva*a, al*m *a pesquis* </line>
<line> não t*r o intuito </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> estabele*er fins esta*ís*icos formais. Um </line>
<line> ponto impor*ante é qu* * maioria dos </line>
<line> pe*q*isados </line>
</par>
<par>
<line> pertencem ao tu*no notur** e, geralmente, es*olhem este turno com intenção de tr*balhar a </line>
</par>
<par>
<line> d*rante **do o dia, </line>
<line> p*ssibil*tand* r**dimentos maiore*. Em co*son*nci*, uma porcent*g*m </line>
</par>
<par>
<line> *ão alta de estudant*s trab**h*dores vai à contramão do imaginário do jovem como al*uém </line>
<line> despre*cup*do, desinteress*d*. </line>
<line> Mes** se* t*r sido *itado diretamente, o empre*ndedorismo representado </line>
<line> majo*itari*mente por *u**õ*s a*t*n*mas, é cada vez mais difun**do e *ode pe*mear o je*to </line>
<line> Rev. FSA, T*resina *I, v. 22, n. *, art. 11, p. 193-216, *ev. 2025 www4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. *. N. Oliv*ira, R. Henke </line>
<line> 206 </line>
</par>
<par>
<line> pro*issional de s*r tamb*m </line>
<line> *m funç*es d* **bordinação de*tro de </line>
<line> empre*as. Nesse se*tido, </line>
</par>
<par>
<line> ser empreended*r é </line>
<line> repre*entado p*r uma série de atit*des valorosas no mundo d* tra*alho </line>
</par>
<par>
<line> que vão </line>
<line> p*ssib*litar gal*ar *el*or*s posições e melhora na cond*ção de v*da, na </line>
<line> qual o </line>
</par>
<par>
<line> *ucesso d*pende exclu*ivamente do *ujeito (TOMASSI; CORROC*ANO, 2020, p.361). O </line>
<line> q*e é pr*blemático *o pressionar *stes j*vens *ela respon**bilid*de pelos re*ultados *bt**os, </line>
<line> send* que seus *sforços s*o apenas uma par** do todo. </line>
<line> Perguntamos **s jovens participantes: "O que é se* jove*?", e tal qu*stionam*nto </line>
<line> res*lt** na seg*inte nuvem de *a*av*as. </line>
<line> **gura 1 - O que é ser jovem? </line>
</par>
<par>
<line> *on*e: banco d* dados da *esquisa (2*23). Organi*ação: dos autores (2024). </line>
<line> Podemos destacar al*umas das **lavras que mais ap*re*eram de aco*do com a f*gura, </line>
</par>
<par>
<line> ta*s qua*s "vida", "jovem", "apr*vei**r", "viv*r". Te*mo* que p**em indicar juventude * </line>
<line> *omo um período da vida d*dicado a "v*ver a* *áxim*" e a "melh** fas* de se viver" como </line>
</par>
<par>
<line> apontaram **guns participan*es. E*tre*ant*, outras respostas complementam e ad*cionam </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> mu**iplicidade *o que </line>
<line> é **r j*ve*. **ntre </line>
<line> elas, "e*per*ências", "aprender", </line>
<line> "es*u*ar", </line>
</par>
<par>
<line> "trabalhar". Trazem **ior*s res**nsabi*idades * </line>
<line> o*rigações, uma forma diferen** de v*r </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> juventude não baseada somente n** li*er*ades. O*ivei*a (*01*) *strutura *m c*teg*rias </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *is*o </line>
<line> dos jove*s *obre a *uven*ude em sua pesq**sa, as quai* utilizare*os em ponto* de </line>
</par>
<par>
<line> interseçã* nos dad*s da presente p*sq*isa. </line>
<line> *ssim, identificamos: a p*imeira pers**ctiva destaca * **ventude como um mom*nto </line>
<line> marc*do pela valori**ção do pre*e*t* e *elo hed*n*smo. Ent*e *s resp*stas *ue sustentam </line>
<line> essa *onc**ção, em*rgem ideias c*mo "viver e aproveitar os momen*os", "fazer tudo o que se </line>
<line> que* pa*a evitar arrependim*ntos fut**os" e "v**er a vida com l*veza, sem p*eoc*pações". *al </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sin*, v. 22, n. *, *r*. 11, p. 193-2*6, fe*. 2025 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Juventudes Escola*iza*as de *grejin*a (RS): Entre Perce*ções de Si * da Juv*ntude </line>
<line> 207 </line>
</par>
<par>
<line> v*são enfati** a d*s*onex*o com pres*õ*s es*rutu*ais e pri*i*egia o *suf*uto pleno do tempo </line>
<line> jove* como uma *orma de maximizar a* experiên*i*s prazerosas. </line>
</par>
<par>
<line> Por **tro *ado, *á uma verte*te q*e </line>
<line> alia * vivência do pres*nte à noção </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> responsabilidad*s. Nesse grupo, os re*atos expressam uma visão equilibrada entre o des*rute </line>
<line> *a juven*ude e o engaja*en*o com atividades co*strut*vas, como "cuidar, aprove**ar e f*zer </line>
</par>
<par>
<line> sua vida" ou "b*talhar </line>
<line> por con*u*stas, en*uanto se emociona *om r*alizações". Nessa </line>
</par>
<par>
<line> p*rspect*va, a juventude é associada à busca p*la autonomia * * *estão das *róp*ias escolha*, </line>
<line> ainda que permeada p*r **mentos *e laze* * descont*ação. </line>
</par>
<par>
<line> Uma t*rcei** per*pectiva d*sc**ve a juventude como um* fase *e transição. Aqui, as </line>
</par>
<par>
<line> re*postas </line>
<line> d*stacam * car*ter preparatório de**a e*apa, </line>
<line> entendido como um "período </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> aprendizado para a vida adulta" e "*ma era de exper*ências que antecede a m*turidade". E*se </line>
</par>
<par>
<line> ponto de vist* res*al*a o entrelaç*mento da juventude com a construção de competê*cias </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> habilidades necessárias pa** lidar com resp**sab**id*des fut*ras, mas sem o peso *nt*gral **s </line>
<line> e*igências d* vida adu**a. </line>
<line> Por *im, a *u*e*tud* ta*bém é i*te*p*etada *omo um período de descobertas e </line>
<line> ex*erimentaçõ*s. Os rel*tos que sust*ntam essa *oncepção sublinham a busca p*r </line>
</par>
<par>
<line> a*toconhecimen*o e a *alo*i*aç** das expe*iê*cias como </line>
<line> *lement*s defini*ores dessa fa*e. </line>
</par>
<par>
<line> Afirma*ões </line>
<line> como "*e*cobrir quem </line>
<line> v*cê </line>
<line> é" ou "passar po* exper**ncias boas </line>
<line> *u ruins" </line>
</par>
<par>
<line> *nfatizam o caráter format*v* d* juvent*de, eviden*iando-a como um mome**o d* explo*aç*o </line>
<line> * aprendizado con*ín*o. </line>
</par>
<par>
<line> Essa* </line>
<line> *once*çõ*s, </line>
<line> embor* </line>
<line> distintas, </line>
<line> n*o </line>
<line> sã* </line>
<line> *utuamente </line>
<line> exclud*ntes </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> freque*teme*te s* </line>
<line> *obrepõem na* vivênci*s *uv*nis. Reco*he*e* a multi*licidad* de </line>
</par>
<par>
<line> sign*fic*dos atr*buídos à juventude permite uma co*pre*nsão mais a*pla d*s d*n*micas q*e </line>
</par>
<par>
<line> *on*igur*m essa *tapa da </line>
<line> vida. Tais </line>
<line> perspectivas também revelam como </line>
<line> as juven*u*es são </line>
</par>
<par>
<line> *ocialme*te construí*as e nego*iadas, reafirmando sua import**cia com* catego*ia analíti** * </line>
</par>
<par>
<line> e*pírica *o estudo das *ocied*des contempor*neas. A </line>
<line> plu*alidade </line>
<line> das resposta* </line>
<line> distribu*d*s </line>
</par>
<par>
<line> entre as </line>
<line> categorias exi*em o quão er*ôneo * </line>
<line> estereotipar as juventu*es </line>
<line> co*o um* ma*sa </line>
</par>
<par>
<line> uniforme distribuída em determinada </line>
<line> f*ixa etár**. At* a maneira que os j*vens e*xergam </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ju*entud* t*az controvérsias p*ntos *e conver*ênci*. Pod* ser uma fase de **rti*ão, *as e </line>
<line> *erá qu* some*te *e cu*tiçã* desenfreada? Sem resp**sabilidades? Por outr* lado, s*rá qu* é </line>
<line> uma fase d* *urtição *ara *o**s? As p*óprias re*p*s**s expo*tas a**eri*rme*te esclarecem qu* </line>
<line> as juvent*des são *ú*tiplas, *ois *arregam *i*ências, expe**ências pr*p*ia* que *s constituem </line>
<line> enquanto joven* q*e s*o. M*smo qu* fujam do* pre*supostos. </line>
<line> Rev. FSA, *eresina *I, v. 22, n. 2, a*t. 11, p. 193-216, f*v. 202* ww*4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. H. N. Oliveira, *. *enk* </line>
<line> 208 </line>
</par>
<par>
<line> A questão "Você se consid*ra **vem?" r*velou que 87,9% dos respond*nte* (* = 29) </line>
</par>
<par>
<line> se identificam *omo jovens, evide*ciando a diver*idade </line>
<line> de cr*tério* que su**entam ess* </line>
</par>
<par>
<line> percepção. Algu*as r*spostas a*ont** par* *spectos físicos, c*mo a aus*nci* de dores *u </line>
<line> enfe*m*dades, e****nto outras ass*ciam a ju*entu*e * compor**mento* cultura*s, idade, </line>
<line> linguajar e gostos. Há também quem r*lacion* ser *ov** à *onjugação de respo*s*bilidades e </line>
</par>
<par>
<line> liberdade, ou ao </line>
<line> planejamento de vida, como </line>
<line> estudar e aprove*tar o *e*p* </line>
<line> dispon**e*. Em </line>
</par>
<par>
<line> contr*pa*ti*a, *m* minoria ex*ressa não se considerar jovem devido às pressões </line>
<line> *otidia*a*, </line>
</par>
<par>
<line> que obscurecem o senso </line>
<line> d* leveza e espo*tan**d*de. Essas re*pos*as refletem c**o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ju*e*tude é vivida e co**r*e*dida *e forma plural, con*icion*da por experi*nci*s indivi*uais </line>
<line> e c*ntextos so*iais. </line>
<line> Na *equênci* da pesquisa, foi-lhes apresent*da um* afirmação, "jo*e** são im*turos e </line>
<line> não estão *reparados pa*a as responsabilidades d* vid* adulta", para qual *eve*ia* expor se* </line>
<line> grau de concord*ncia dent*o d* esc*la Likert. </line>
<line> *rá*ic* 5 - Escala Likert - "jovens *ão i*atur*s e não e*t*o preparados para as </line>
<line> respo*sabilid*de* da vi*a *dulta" </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: ban*o de dados *a pesquisa (202*). Orga*ização: dos autores (2*24). </line>
<line> Analisando * Gráfico 5 é p*ssível *otar uma maior di*cordân*ia en*re as res*os*as. As </line>
<line> *lternativas *** apresentav*m conc*rdânci* total ou pa*cial (45,6%; n = 15) levaram </line>
</par>
<par>
<line> *anta*em so**e as que ap*esen*aram discordância tota* ou p*rcial (36,7%; = *2), *om n </line>
<line> nú*ero *i*ni*icati*o de não concordâ*c*a ou não discordân*ia (15,2%; * = 5). A divisão dos </line>
<line> particip*nte* entre as a*terna*ivas mo*tra a refle*ão causad* pela fras*. O grau de </line>
<line> conc*rdância ou discordância pe*passa a i*ag*m do jovem que *les têm das juv*ntudes e de </line>
<line> si, ao identificarem-se ou não com a fra*e colocada. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 22, n. 2, art. 11, p. 193-216, fev. 2*25 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Juventudes *s*olarizadas *e **rejinha (RS): Entre Perc*pções de *i e da Juventude </line>
<line> 2*9 </line>
</par>
<par>
<line> *o se**m questi*nad*s sobre s*as atividades pref*ridas no temp* li*re, o* *ove*s </line>
</par>
<par>
<line> *e*t***ram </line>
<line> práticas **e fora* a*rupadas em cat*gorias *epre*entativas *e *eu* *n*eresses. </line>
</par>
<par>
<line> E*tre as pri*c*p*is, en*ontr*m-s* assis*ir séri*s, fil**s ou *ogos, evidenciand* * c*nt**lidade </line>
</par>
<par>
<line> do en*re*eni**nt* *udiovisual; pas*ar tempo com f*m*li*, amig*s o* par*eiros(as), que o </line>
<line> re*salt* a impo*t*n*ia *as relações *ociais; e praticar esportes o* ati*idades física*, refl*tindo </line>
<line> preocupações com bem-esta* e saúd*. Outras a*iv*dades incluem passear, *sa* celular e redes </line>
<line> soci*is, ler, andar d* carro ou moto, e dormir, d*monstr*n*o uma combinação de l*zer, </line>
<line> conectiv*d*de di*ital e momento* de desc**so. Es*as *scolhas i*us*ram a *i*ers*da*e de </line>
</par>
<par>
<line> formas como *s </line>
<line> *ov**s </line>
<line> utiliz** seu </line>
<line> **mpo livre, mesc*ando int*ra**o socia*, relax*mento </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> interesses individuais. Vemos que as atividades citadas es*ão *esv***ulada* dos </line>
<line> compromissos f*r**is di*r*o* dos est*dan*es: estud* e/ou trabalho. E de forma al*u*a *ão </line>
<line> *enos impor*antes por conta disso, **a ve* q*e os e*paço* e forma* de laz*r das juventudes </line>
<line> carregam *r*nde pot*ncia* educativo (*AMP*S et *l, 20*1). </line>
</par>
<par>
<line> As </line>
<line> desigual*ad*s na* formas de *cesso q*e a* juventudes tê* de acordo com su*s </line>
</par>
<par>
<line> condições f**anceiras e as *istâncias sociais e culturais que isso causa. Ainda **is pensando </line>
<line> que </line>
<line> o lazer medi*do po* te*nologias *igitais despon*a como um imp*rtante vetor </line>
<line> *otencial do protagonismo ju*enil. Pri*eiro, *orque fornece platafo*mas de </line>
<line> sociabi**dade capa*es d* *ranscende* *imitações geográf*cas, unindo s*jeit*s que </line>
</par>
<par>
<line> *ompa*tilham todo o *i*o </line>
<line> *e in*ere*se afinidade, m*smo qu* estejam e </line>
<line> e* polos </line>
</par>
<par>
<line> oposto* do plan*ta. Isso enseja a *riaçã* *e comunidades nas quais sã* *st*beleci*os </line>
<line> *aços s*ciais duráveis e efêm*ros. Além disso, também of*rec*m lin*uagens, </line>
</par>
<par>
<line> *erramentas e plataforma* de *r*a*ão, por meio </line>
<line> das quais </line>
<line> podem expressa* </line>
</par>
<par>
<line> pens*m*ntos, vis*es e i*iossincrasias, seja* elas in*ividuais ou frutos da </line>
</par>
<par>
<line> *o*pe**ção/cola*oração triba* (CRUZ JUNIOR; BUNG**STAB, 2018, p.525). </line>
</par>
<par>
<line> A in**r*et faz parte do cotidiano das juventud*s (mas não de *odas) através d* celular, </line>
</par>
<par>
<line> comput*do*, televisão, *ntre out*os. Per*item por *e** de s*as normas </line>
<line> própria* out*a </line>
</par>
<par>
<line> organização q** pode se mostrar mais atrat*va e ***nific*t*va para estes joven* em alg*ns </line>
<line> cas*s transpondo atividades/relacionamentos até então do mundo físico pa** o mundo virtual. </line>
<line> Sc*w*rtnerp e Fi*cher (2012) expõe* mu*to b*m e*ta nova real*dade cone*tada atra*és de </line>
<line> sua pe*quis*: </line>
<line> Talvez pudésse*os levantar a hipótese de que espaços não oc*pa*os n* social, pelos </line>
<line> mais *ove**, sej* por falta de pr*gram*s de educação e l*zer pú*licos, seja pela </line>
<line> sensaçã* *e med* em rel*ção ao mun*o da r*a10, est*riam sendo substituído*, *m </line>
<line> boa p*rte do dia, pela exper*ência s*litá*ia, e ao m*smo tempo conectada, diante do </line>
<line> com*utador e com acesso à in*ern*t, por *arte de est*dante* de seus 13-16 anos do </line>
<line> me*o urbano (p. 409). </line>
<line> Rev. **A, Te***ina PI, v. 22, n. 2, art. 11, p. 193-216, fev. 2025 ww*4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. H. N. *live*ra, R. Henke </line>
<line> 210 </line>
</par>
<par>
<line> A ques*ão final*zadora des*e *ixo *o que*tionário foi em qu*is *spaço*, </line>
<line> principalmente, acon*ecia a s*ciali*aç*o dest*s estudantes, en*e*dida c*mo </line>
</par>
<par>
<line> o proc*sso po* meio do qual, es*es sujei**s in*eragem </line>
<line> com o social, co*struindo </line>
</par>
<par>
<line> dessa r*lação seu* *alor*s, suas n**mas * seu* papéis, def**indo e r*definin** suas </line>
</par>
<par>
<line> p*siçõe* * represen*ações das sua* próprias </line>
<line> *eces**dades e inte*e*s*s, med*ado </line>
</par>
<par>
<line> *ontinuamente pela* diversas fontes, i*stituições e ou*ros espaços educativos, que </line>
<line> constituem suas *o*mas de pensar, sentir e a*i* (DURAND; SOUZA, 2001, p.170). </line>
<line> Os dados produ*idos *s**o pr*s*n*es *o g*áf*co 6. </line>
<line> Gráfico 6 - Relacio*a*en*os </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: banco de dados da pesquisa (2023). Orga*iz*ção: dos autores (2024). </line>
<line> É possível obs*rvar que * *scola é o espa** predomina*t* nas rel*ções socia*s do* </line>
<line> jovens pesq*isados (3*,9%; n=21) **ompanhado *ela fa*ília (27,8%; *=15). Po*e-s* </line>
<line> perc*ber o *uanto a esc*la ainda **gue se*do espaço de *ocial*z*ção das juventudes </line>
<line> p*sq*isadas, * princ*pal deles (OLI*E*RA, 2015; 2021). Muit* *or *o*ta de se* </line>
</par>
<par>
<line> "es*e*cialmen*e um espaço </line>
<line> coletivo d* relações grupa**. O *áti*, *s *orr*dores, *s salas ** </line>
</par>
<par>
<line> aula materializam a con*ivência e a ro*in* das pessoas" (OLIVEIRA; RÖWE*, 2020, p. 70). </line>
</par>
<par>
<line> M*sm* que escola e *am*lia *cupem </line>
<line> p*sição *e destaque, não são as ú*ica*. Tra*alho </line>
</par>
<par>
<line> (18,*%; n=10) e *nternet (7,4%; *=4) tam**m apar*cem. As t*ansfo*maçõ*s *ociais, té*ni*as </line>
</par>
<par>
<line> e inf*rmacio*ais do século XXI </line>
<line> ampliaram a </line>
<line> partic*p*çã* * e*ancip*ção </line>
<line> das *uventude*, </line>
</par>
<par>
<line> tornando-as mais protagonistas de suas *rajetórias. *s*i*, </line>
<line> o jo*em que est* inserid* *m determinado grupo social não *e reduz a e*se *ínculo, </line>
<line> e p*de ser pensado a pa*ti* d* po*ição desse g*up* *m *m espaço social. *s jovens </line>
<line> c*ntemporâ*eos encontram-se em *m* socieda** em q*e as ins*ituiç*es *r**icio*ais </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> socialização, como **col*, mostram-se frágeis, n*o *en*o </line>
<line> uma refe*ência de </line>
</par>
<par>
<line> va*o*es e normas (DURAND; SOUZA, 2*01, p.170). </line>
<line> *ev. FSA, Teresina, v. 22, n. 2, art. 11, p. 193-21*, fev. 20*5 www4.fsanet.com.br/revi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Juv*ntudes Escolar*zadas de Igrejinh* (RS): Entre P*rcepçõ** de Si e da Juv*ntud* </line>
<line> 21* </line>
</par>
<par>
<line> Embora sejam fa*ores decisivos no p*o*esso d* socialização, a escola, f*mília </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> trab*lho dividem espa*o *o* novas fo**as de se rela*ionar, inclusive virt*ais. Assim, </line>
<line> enq*ant* a escol* e a famíl*a continu*m se*do e*p*ços fun*am*ntais par* a socializaç*o do* </line>
<line> jovens, a din*mi*a social *o*te*porânea ex*ge uma anál*s* mais ampla sobre as múlti*las </line>
<line> in*luê*cias *ue moldam o comportame**o * as identidades juve*i*. O t*ab*lho e a internet, </line>
</par>
<par>
<line> embo*a co* uma participação percen*u*l menor, reflete* t*ansfo*mações nas formas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> interação e no pr*tagoni*mo j*venil. A ampliação do ac**s* * </line>
<line> te*nologias digitais e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> c**scent* valo*ização *e exp*riên*ias f*ra das ins*ituições trad*cionais, como o ambiente </line>
<line> vi*t*al e os grupos socia*s online, revelam uma *ova con*igura*ão na* re*ações so*ia*s. *ssas </line>
</par>
<par>
<line> trans*or*a*ões indic*m *u*, </line>
<line> embora a escola e família perm*neçam **ntrais, a </line>
<line> *s jovens </line>
</par>
<par>
<line> contempo**n*os estão </line>
<line> c**a *ez *ais em contato com dife*en*es e*paços </line>
<line> de conv*v**c*a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> formas de **cializ*ç*o, que provocam as anti*as definições </line>
<line> de auto*id*de * valores *es*as </line>
</par>
<par>
<line> i*stitu*ç*es. </line>
</par>
<par>
<line> 4 CONS*DERA*ÕES PARA SEGUIR PE*SANDO </line>
</par>
<par>
<line> Ex*st*m diferentes *on*epções *obre as ju*entude*. Podemo* afi*mar que estão longe </line>
</par>
<par>
<line> de se*em uma mas*a unificada </line>
<line> *e sujeitos, pois c*rregam *i**ncias e *ercepções ún***s </line>
</par>
<par>
<line> e*qu*nto jovens. Emb*ra s*ja* idealizadas pela soc*edade, são constante*ente </line>
<line> marginal*za*as dos pode*es políticos * econômicos, a*si* como são as que *ai* sofrem **m </line>
<line> *s mudanças no mercado *e trabal*o br*s**eiro, marcado pela gradativa p*eca*iz*ção. Por </line>
</par>
<par>
<line> out*o lado, o acesso </line>
<line> ao en*ino básico </line>
<line> obrigat*rio tem </line>
<line> crescido entre *s classes </line>
<line> populares </line>
</par>
<par>
<line> gr*ça* a po*íticas públicas. Fato que tr*uxe toda uma parcela da juven*ude que ficava aq**m </line>
<line> do direito a es***ar, fazendo com que a escola tenha que s* readaptar às novas realidades. </line>
</par>
<par>
<line> A metod*logia da pesquis* foi </line>
<line> baseada *a </line>
<line> a*lic*ção do questi*nário, tendo </line>
</par>
<par>
<line> possibi*itado coletar ** númer* c**siderável de **s*os**s e, consequenteme*te, de diferentes </line>
<line> p*r*epç*es s*b*e as m*smas perguntas. Assi* c*mo, é u* es*udo *e caso na m*dida em que </line>
</par>
<par>
<line> p*squisou es*ecificamente jove*s do *nsino Médi* </line>
<line> da rede *stadual do mu*icíp*o *e </line>
</par>
<par>
<line> Igrejinha. </line>
</par>
<par>
<line> As j*vent*des participantes do estud* t*nham idades entre *6 e 20 anos, sendo qu* a </line>
</par>
<par>
<line> maior *arte tra****av* e pert**cia a* turno n*turno. Dentr* </line>
<line> os </line>
<line> 91% que trabal*av*m, * </line>
</par>
<par>
<line> comér*io se *e*tacava *entro d* s*tor </line>
<line> de s*rviços e *un*ões n* se*or calça*ista de*tro </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> indús*ria. Quanto à* *t*ias, v*mos predominâ*ci* d* pess*as bra**as, seguido* por pret*s e </line>
<line> *ardos. Já na di*i*ão *o* gênero, *espo*ta* o masculi*o e feminino, m** e* **nor nú*ero </line>
<line> Rev. F*A, ***esina PI, v. 22, n. 2, *rt. 11, p. 193-216, fe*. 2025 www4.fsan*t.com.*r/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. H. N. O*iveira, R. H*n*e </line>
<line> *12 </line>
</par>
<par>
<line> a*a*ecem **gênero e *êne*o fluido. Pode-s* *otar a div*rsidade da amostra de estudo em </line>
</par>
<par>
<line> vár*os aspectos, o que se reflete igu*l*ente nos bairros de mora*ia **s estudantes, *e*do </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> maioria do Bairro Viaduto (no qual se localiza a escola), po*ém, contando *o* alunos de </line>
<line> vá**os outr*s bai*r**, inclusive do inte*ior com* a localidad* d* Sol*tária. </line>
<line> Fo*am *razidas diferen*es p*r**e*tiv** **bre o que é ser j*v*m pelos alunos, en*re elas </line>
<line> encarar a *uv*ntude *o*o fase de curtiçã*, de aprendiza*os, ** preparação e de </line>
</par>
<par>
<line> re*ponsabilida*es. Partindo d*ssas diferente* percepções sobr* as juventude*, a mai*r*a </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> co*sidera jov*m, associando tal f*to a viver </line>
<line> expe**ên*ias e *e preparar </line>
<line> para o *uturo. As </line>
</par>
<par>
<line> principais fo**as de laz*r apont*das env*lvem socialização entre f*miliares e *mi*os, </line>
<line> tecnologias v*ncul*das ao consumo de mídias di*i*ai* (**sistir *ilme*, séries, mexer no </line>
</par>
<par>
<line> cel*la*) e atividade* f*sicas. Sobre os espaços nos *uais acon*ec** ma*o*itariamente </line>
<line> su*s </line>
</par>
<par>
<line> *el*ç*es sociais, a escola aparece em prime*ro lugar, ac*mpanhad* *or família e *rab*lho. </line>
</par>
<par>
<line> Co* os res*ltados obtidos ao longo do *rabalh*, fi*am abertas as </line>
<line> possi*ilidades </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> cont*nuidade que explorem nov*s </line>
<line> temáticas, permitindo </line>
<line> até a*á*ises de áreas mais a*p*as </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> pesqu*sas mais prolongadas. Ass*m, há espaço para </line>
<line> nov*s *esqu*s*s sobre as juve*tudes </line>
</par>
<par>
<line> ig*ejinhe*ses so* o*tros enfoques, *pr*f*ndan*o inclusive alg*ns a*ui contidos, </line>
<line> *omo </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> qu*s*ão do la*er </line>
<line> *uv*nil, desloc*m*nto e a*r*p*iaçã* do </line>
<line> es*aço ur*ano. S*m as </line>
</par>
<par>
<line> possibilid*des, e*tre*anto, se l*mit*rem à I*reji*ha. D**ido aos bai*o* números </line>
</par>
<par>
<line> populacionais, *odem ser </line>
<line> dese**olvidas p*squisas re*ac*onando juvent*d*s às e*col*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> cidades den*ro do Vale d* P*ranha*a co** um t*do. </line>
</par>
<par>
<line> Por outro lado, há lacuna* *ara serem *r*en*hidas </line>
<line> de tra*alhos com te*át*c** </line>
</par>
<par>
<line> semel*ante* à presente em o*tras regiões e </line>
<line> municípios d* Rio Gran*e do Sul. Inclusive em </line>
</par>
<par>
<line> municípios m*is d*stantes da capita*, fora d* *egi** metropolitana. São diversas </line>
</par>
<par>
<line> p*ssib*lidades, que é deveras p*s*tivo na med*da em *ue *esenvol*i*ento cient*fi*o </line>
</par>
<par>
<line> o </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> c*ntin*e **oluin** na região, estado e pa*s. </line>
</par>
<par>
<line> Ao *efletirmos sob*e as vivências e desaf*os das juventudes d* Igrejinha, *omos </line>
</par>
<par>
<line> *rof*ndam*nte </line>
<line> toca*os pel* res*liê*cia e força de*ses j**ens, q*e, ap*sar </line>
<line> das di*icu**ades </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> da marginalizaç*o, buscam, di* apó* dia, tr*nsf*r*ar *uas realida*es. Cada his*ória </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> super*ção, cada momento de la*er c*mpartilhado entre amigo* e f*mili*re*, cada co*quist* no </line>
</par>
<par>
<line> e*pa** escolar e no mercado de tra*alho, r*v*l* a imensa cap*cidade de adaptaçã* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> resistê*cia dessas *ovas g**ações. * impe*ativo qu*, co*o socied*de, pos*am** *uvir </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> c*mpree*der essas vo*es, proporcionando-lh*s </line>
<line> dire*tos e também *portunidad*s </line>
<line> de </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> expressarem, de se reali*are* e de construir um *resente e u* futuro mai* justo e igual*tário, </line>
<line> Rev. FSA, T*resi*a, v. 22, n. 2, a*t. 11, p. 193-216, fev. 2025 w*w4.f*anet.com.*r/revista </line>
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<line> 213 </line>
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<line> para que esses *ovens p*s*am ser reco*hecidos e valorizados com* s*jeitos de suas próprias </line>
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<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 3) el*boraç*o do rascunh* ou na revisão crítica do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 4) participaçã* *a a*rovação da versão fina* do manu*crito. </line>
<line> X </line>
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)