Interconexão Entre Saúde Mental e Práticas Educacionais: Abordagens Interdisciplinares / Interconnection Between Mental Health and Educational Practices: Interdisciplinary Approaches
Abstract
A saúde mental é vital para o desenvolvimento adequado dos alunos, pois afeta o sucesso acadêmico, as relações interpessoais e o bem-estar geral. No entanto, a educação tem se concentrado apenas no desenvolvimento cognitivo por muito tempo, ignorando a importância de criar um ambiente que também promova a saúde emocional. O objetivo deste trabalho é discutir os conceitos e definições de saúde mental em relação à educação, enfatizando como o bem-estar emocional afeta a aprendizagem e o ensino. Além disso, ressalta-se a importância dos programas educacionais que promovem a saúde mental, como programas de redução de estresse com ênfase no programa CARE, que exemplifica como intervenções focadas no bem-estar dos alunos podem transformar o ambiente escolar. Por fim, serão discutidas as graves consequências da negligência da saúde mental na educação, revelando a urgência de integrar essas práticas no cotidiano das escolas para formar indivíduos mais saudáveis e preparados para os desafios da vida.
Palavras-chave: Saúde Mental. Educação. Bem-Estar.
ABSTRACT
Mental health is vital for students' proper development, as it affects academic success, interpersonal relationships, and overall well-being. However, education has long focused solely on cognitive development, neglecting the importance of creating an environment that also fosters emotional health. This paper aims to discuss the concepts and definitions of mental health in relation to education, emphasizing how emotional well-being impacts learning and teaching. Additionally, educational programs that promote mental health, such as stress reduction programs with an emphasis on the CARE program, exemplify how interventions focused on students' well-being can transform the school environment. Finally, the serious consequences of neglecting mental health in education will be discussed, highlighting the urgency of integrating these practices into daily school life to develop healthier individuals better prepared for life's challenges.
Keywords: Mental Health. Education. Well-Being.
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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2025.22.4.8
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)