<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *2, n. 4, art. 8, p. 150-163, a*r. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.22.4.8 </line>
</par>
<par>
<line> In*erconexão Entre Saúde Mental e P*á*icas Educ*ci*nais: A**rdagens Inter**sciplinare* </line>
<line> Interconne*tion *e*ween Ment*l Health and E**cati*nal Pract*ces: *nterd*s*iplina*y </line>
<line> Approaches </line>
</par>
<par>
<line> Márcia *eg*na Castro Barro** </line>
<line> *ós-Doutor*do e Doutorado e* Sociolog*a pela Unive*sidade Federal d* Ri* de Janeiro </line>
<line> Prof*ssora do d* Un*granrio/**ya; (PPGS*-IF*S-UFRJ). </line>
<line> E-mail: *a**iabarro*o260@gmail.com </line>
<line> Re*i*ne do Nasc*mento Araúj* </line>
<line> Mestranda no Prog*ama *e Pós-Graduaç*o em *um*nida*es, Cultur*s e *r*es na Univ*rsi*ade do Grande R*o </line>
<line> Email: reji.espanhol2@gmail.co* </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Márci* R*g*n* Ca*tro B*rro** </line>
<line> Editor-Chefe: </line>
<line> Dr. </line>
<line> T*n*y </line>
<line> Ker*ey </line>
<line> de </line>
<line> Alenc*r </line>
</par>
<par>
<line> Unigra**i* Afya, R Professor José de *ouza H*r*y, 120 - </line>
<line> Rodr**u*s </line>
</par>
<par>
<line> 25 *e - Agosto, *uque de Cax**s - RJ, 2507*-142, Bra*il. </line>
</par>
<par>
<line> Endere*o: Rej*ane do Nas*imento A*aújo </line>
<line> A*tigo rece**do em 18/03/*025. Última ver*ão </line>
</par>
<par>
<line> U*i*ranrio Afya, R Profes*o* José de *ouza He**y, 120 - </line>
<line> r*cebida em 28/03/2025. Ap*ovado ** 29/03/2025. </line>
</par>
<par>
<line> 25 de - Agosto, Duq*e de Caxi*s - RJ, 25075-142, Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> Aval*ado pe*o *istema Tr*ple Revie*: Des* R*vie* a) </line>
<line> pelo Editor-*hefe; e b) Double Blind R*view </line>
<line> (aval*açã* c*ga por *ois avaliadores da á*ea). </line>
<line> Revisão: *ra**tical, N*rmati*a e de F*r*ataç*o </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Interconexão En*re S*úde Mental e Prá*icas Educaciona*s: **or*agens Int*rdisciplin*res </line>
<line> *51 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> A s*úde mental * vital para o desenvolviment* ad*qu*do dos alunos, pois afeta o suc*sso </line>
<line> ac*dêm*co, as relações interpesso*is e o bem-es*ar g*ral. No ent*nto, a educação tem se </line>
<line> concentr*do apenas ** desenvolvimento cognitivo p*r **it* tempo, ig**ran*o a *m**rtância </line>
</par>
<par>
<line> d* criar *m </line>
<line> ambien*e que também *r*mova a s*úde emocional. O objetivo *e*t* trabalho </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> d*scutir os conce*t** e *e**nições de saú*e mental em relaçã* à e*ucaç*o, enfati*ando como * </line>
</par>
<par>
<line> bem-est*r emocional afeta a aprendizagem e o en**no. Além disso, re*salta-se a </line>
<line> importância </line>
</par>
<par>
<line> do* p*ogramas *ducacion*i* q*e promovem a saúde mental, como *rograma* d* redução de </line>
<line> estresse *om ênfa*e *o programa CARE, que exemp*ifi*a como inte*ve*ções focad*s no bem- </line>
<line> est*r dos al*n*s p**em t*a*s**rmar o a*bie*t* *sco*ar. P*r *im, se*ão di*cutidas as *r**es </line>
<line> cons*quênc*as da ne**i*ência da sa*de mental na educação, rev*lando a urgência de integrar </line>
</par>
<par>
<line> essas *ráticas no cotidiano das es*olas para formar indivíduos mais *audáv*is preparados e </line>
<line> para o* desafios *a vi*a. </line>
<line> Pala*r*s-cha*e: Saúde Mental. Educaçã*. *em-E*tar. </line>
<line> ABSTRA*T </line>
<line> Mental heal*h is vital for students' proper develop**nt, as it affects ac*demic success, </line>
</par>
<par>
<line> inter*erson*l relationships, a*d overall well-being. However, e*ucatio* has *ong </line>
<line> focused </line>
</par>
<par>
<line> solely on c*gnitiv* developme*t, neglecti*g the *mpor*ance o* creating an </line>
<line> environme*t that </line>
</par>
<par>
<line> also fosters *mo*ional health. *his paper aims to </line>
<line> dis*uss the conc*pts and defini*ions of </line>
</par>
<par>
<line> mental *ealth </line>
<line> in </line>
<line> relation t* *ducation, emp*asizing how e*otional well-being </line>
<line> im*a*ts </line>
</par>
<par>
<line> lea*n*ng and teaching. Addit*onally, ed*cational program* tha* p**mote mental hea*th, suc* as </line>
</par>
<par>
<line> stress *educti*n programs with an emph*si* o* the *ARE progr*m, exemplify </line>
<line> how </line>
</par>
<par>
<line> i*te*vent*ons focused *n s*uden*s' well-be*ng *an transform th* *chool en**ronment. Final*y, </line>
<line> *he serious *ons*qu**ces of neglectin* m*ntal health in education *ill be discu*sed, </line>
<line> highligh*ing the u*gency of in*eg*ati*g thes* practices in*o dail* school life to deve*op </line>
<line> he*lt*ier *ndividuals *etter p*epar*d *or life's cha*l*ng*s. </line>
<line> *eywo*ds: Mental *ealth. Edu*ation. W*ll-Being. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina PI, v. 22, n. 4, *rt. 8, p. 150-16*, abr. 2025 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/revis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. R. C. Barroso, *. N. Araújo </line>
<line> *52 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> A Organização Mundi*l da Saúde (O*S) defi** sa*de mental como *m estad* ** </line>
</par>
<par>
<line> bem-es*ar no </line>
<line> qua* indivíduo conseg*e lid*r *om as te*s*es *orm*is da *i*a, trabalhar o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> forma produtiva * contribuir pa** sua comunidade1. * bem-estar aq*i é c*mpree**i*o a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> partir *e uma pers*ectiva abrange*te, </line>
<line> *m que uma pessoa não depend* ape*as de fa*ores </line>
</par>
<par>
<line> psicol*gicos e emo**onais, m*s também *e elem*ntos essenciais, como a saúde fí*ica, o a**io </line>
</par>
<par>
<line> social e a* condi*õ** *e *i*a. Sen*o *ssim, a *aúde mental *ão p*de **r </line>
<line> vista de f*rma </line>
</par>
<par>
<line> isolada, pois é afetada pelo *mb*en*e ao nosso redor. </line>
<line> Isso evidenc*a que sua man*tenção </line>
</par>
<par>
<line> resulta da int*r*çã* ent*e fatores b*ol*gic*s, **icológicos e s*c*ais. Assim, pode-se diz*r que </line>
<line> a saúde mental p*ss*i *m carát*r bi*psicosso**al. *e*se sentido, *o*preender a saúde m*nta* </line>
</par>
<par>
<line> **** um fenô*eno que abrange corpo, a* emoções e as interações sociais o </line>
<line> nos a**da </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> perceb** i*portân*ia de tod*s n* cui*a** com o b*m-*star co**tivo, incen*ivando tanto a </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> autoc*idado quan** o a*o*o mú*uo. </line>
</par>
<par>
<line> Quando pensamo* no ambien*e esc*lar, precisa**s contextua*izar essa de*inição e </line>
<line> in*eri* no*o* el*mentos de análi**, p*is alunos e pro*e**ores en*rent*m de*afios e*pecí**c*s, </line>
</par>
<par>
<line> como a pre**ão </line>
<line> por **sempenho, a convivên*ia em gr*po * a necessi*ade </line>
<line> de </line>
<line> adaptaçã* </line>
</par>
<par>
<line> contínua a *ovas exigên*i*s. A*ui, a *aúde men*al ta*bém pode ser c**p**endida *omo </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> capacidade q*e os su*eit*s têm para r*solve* e*se* *onfl*tos. Todos estes eleme*tos *cabam </line>
</par>
<par>
<line> por infl*e*cia* dire**mente a cap*cidad* *e apr**der, ensi*a* e s* r*lacionar </line>
<line> de forma </line>
</par>
<par>
<line> po*itiva. </line>
</par>
<par>
<line> A educação **a*icio*al*ent* fo*ada apenas n* de*en*olvim*nto ***nitivo e*tá, aos </line>
<line> pouc*s, se *ransformando para incluir o bem-estar emocion*l com* um pilar fundamental do </line>
<line> apre*dizado. Essa visão int*grada, no entanto, só é p*ssível g*aças à contribuiç*o d* *iversa* </line>
</par>
<par>
<line> á*eas do *onheci*ento que, *un*a*, o*erec*m um olha* mai* p*ofun*o sobre que signi*ica o </line>
<line> estar bem *a esc**a. </line>
<line> A ps**o*ogi* *ducaci*n*l desta*a que o desenvolv*me*to e*oc*onal * o a*rendizado </line>
</par>
<par>
<line> caminham de mãos dada*. Per**b*mos esse aspect* </line>
<line> e* Vygotsky (**07) ao enfatizar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *mportância *as interações s**iais e d* am*i*nte e*ociona* no *r*cesso d* aprendizado. Ele </line>
</par>
<par>
<line> a*gument**a que o d**envo*vimento co*n*tivo </line>
<line> est* intimamen*e relacio*ad* às experi*ncias </line>
</par>
<par>
<line> so*iais * e*o*ionais q*e a criança *ive. E* sua teoria, conhecida como Teo*ia Sociocul*ur*l, </line>
<line> el* def*ndia que o *prend*zado *corre em um contexto social e que as *m*ções desempe*ham </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1 </row>
</column>
<column>
<row> Ver: https://ww*.gov.br/**ude/p*-br/assuntos/sau*e-de-*-a-z/s/sa**e-mental Acesso: 05-*9-20*4. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, *eresina, v. 22, *. 4, art. 8, p. 150-*63, abr. 2025 </line>
<line> www*.f*anet.com.br/r*vis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> **tercone*ão Entre Saúde Men*al e Prátic*s Edu*ac*ona*s: Abordagens *nte**isc*plinares </line>
<line> 153 </line>
</par>
<par>
<line> um *apel cr*cial *a medi*ç** desse processo. O livro de Lev Vygotsky que m*is aborda </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> inter-re*ação *ntre o </line>
<line> des*n*olv*mento emo*ional e *pr*ndiz**o é "A *ormação Soc*al o </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> Me**e" (Mind *n *ociety), qu* fo* publicado no Brasil somente em 1984. Nesse </line>
<line> liv**, </line>
</par>
<par>
<line> V*gotsky ex*õ* sua T*oria Sociocultura*, </line>
<line> que defende a *deia *e *ue o **s*nvolvimento </line>
</par>
<par>
<line> co**it*vo das cri**ç*s p*o*undamen*e in*l*enc*ado p*lo é </line>
<line> cont*xto so*ial e emocional. Ele </line>
</par>
<par>
<line> ar*umenta que o ap*endizad* e o desenvolv*mento são *rocesso* interd**endentes, sendo *s </line>
<line> in*erações so*iais e o ambiente *mocional fu*damen**is para o crescimento intelectual. </line>
<line> Vygotsky também dis**te o p*pel *as e*oções no aprendizado, especi*lment* em sua </line>
</par>
<par>
<line> concepção de que o </line>
<line> desenvolvi*ent* </line>
<line> oc*rre *or m*io da med*ação social, ou se**, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> apr***izado n*o acontece de **rm* isolada, mas *im no contex*o de interações *ociais, nas </line>
<line> quai* as emoções *esem*enham um papel *ssencial. </line>
</par>
<par>
<line> *utr* livro impor*ante é "Psic*logia Pedagógi*a" (2003), em *ue e*e </line>
<line> examina </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> relação e*tre a ed*ca**o e * desenv*lv*mento da cria*ça, a*ordando também </line>
<line> asp**tos </line>
</par>
<par>
<line> emocionais </line>
<line> que i*pa*tam o aprendizado. Embor* a obra *eja mais *ol*ada para quest*es </line>
</par>
<par>
<line> *edagógicas, ela explora como o am*iente *moc*o*al na* *alas d* a*la *nfluencia o **ocesso </line>
<line> de aprendizad*. </line>
<line> As *moções influenciam d*r*tamente a capacidade **s *l*nos de se c**centr*rem, de </line>
</par>
<par>
<line> persist*re* diante d*s desafios * de se *elacionarem </line>
<line> com os colegas e professores. </line>
</par>
<par>
<line> Abordagens p*ic*lógi*as, com* a *ducação *oc*oemocional (SEL), fo*necem f**ramentas </line>
<line> para qu* o* aluno* aprendam a re*onhecer, ex*ressa* e regula* suas emoções, prom*ven*o *m </line>
</par>
<par>
<line> a*biente mais </line>
<line> *a*monioso * propício ao </line>
<line> aprendiz*do. Um dos autores mais co*he*ido* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> i*fluentes n* campo da E*ucaç*o Socioemocional (SEL) * Dan*el Goleman, psicólo*o e *utor </line>
<line> do li*ro "*nteligência Emocional". Go*eman p*pularizou o conceito de inteligên*ia emocional </line>
<line> e *e*ta*ou a importância *as *ompetênc*as *mocionais e so*iais **r* * sucesso pessoal, </line>
<line> acadêmico * profissional. </line>
<line> G*leman (2011) argumenta que habil*da*es socio*mocionais, como a autoconsciênc*a, </line>
</par>
<par>
<line> autor*egu*ação, em**tia, </line>
<line> *otivaçã* e *abilid*de* soc*ais, são tão *mporta*t*s q*ant* as </line>
</par>
<par>
<line> capacidades c*gnitivas para o *esenvolvimento integral *e </line>
<line> *ma p*ssoa. Es*as </line>
<line> i*eias *ão </line>
</par>
<par>
<line> centr*is para o *o*ceito de Educação Socioemocion*l (S*L), *ue t*m ganhado cada v*z mais </line>
<line> espaço *m e*c*la* ao r*dor ** mu*do. </line>
<line> Outro a*tor *elevante é Maurice *lias, que apresenta a tem**ica, espec*almente no </line>
<line> liv*o qu* **ganizou "*ro*oting Social and Em*tional *earning: Gu*del*nes *or *ducato*s". </line>
<line> Eli*s é um dos principa*s defensores da inte*ração d* educa*ão socioemocional no *urrículo </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, *. 22, n. 4, art. 8, *. 150-163, abr. 2025 ww*4.fsanet.com.b*/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. R. C. B*rroso, R. N. Ar**jo </line>
<line> 154 </line>
</par>
<par>
<line> escolar * </line>
<line> da importância de desen*olver essa* </line>
<line> *abi*idades e* crianças e *do*escent*s para </line>
</par>
<par>
<line> p*omover ambientes de *prendizado mai* saudá*e** e i*clu*ivos. </line>
<line> * *EFERENCIAL TEÓR*CO </line>
<line> 2.* *mpactos da Saúde Mental no Processo d* Ensino e Aprendiza*em </line>
<line> A saúde me*tal é um dos *ilares funda*e*tais para * suce**o esco*a*, mas </line>
</par>
<par>
<line> fr*quentemente é negligen*i*d* *** disc*ssões sobre o desem*enho ac*dê*ico </line>
<line> e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> comportamen*o dos *l*nos. Problemas emocionai* e p*icológi*os, **mo a*siedade, depressão </line>
<line> e tra*stor*o* de atenção, afetam sig*ifica*ivam*nte a capaci*a*e d** alun*s de *e concentrar, </line>
<line> aprender e se relacionar *om co*egas e profes*ores. E*ses desafios n** ap*nas compromet*m </line>
<line> o rendimento a*adêmico, mas também têm um im*acto **ofundo na dinâmica da sala de *u*a </line>
<line> e n* bem-es*ar dos educadores, que mu*tas vezes *nfrentam altos nív**s de estres*e e burnout. </line>
<line> Alunos com problemas de sa*de mental frequentemente *presentam dificuldade* que </line>
<line> vão além do aspecto *cadêm*co. Transtorn*s *o** *nsi*dad* e depres*ão podem prejudicar a </line>
<line> capacidade de concentraçã*, a m*tivação e o envolvimen*o c*m as atividades escolares, </line>
</par>
<par>
<line> re**ltando ** **s*mpenh* a*adê*ico insatisf**ório. Estu*os most*am </line>
<line> que </line>
<line> a*un*s </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> enfrenta* problemas emocionais t*m maio* pr*babilidade de ap*esentar*m *altas *requentes, </line>
</par>
<par>
<line> baix* rendimento escolar e </line>
<line> dificuldades e* comp*etar *arefa*, o qu* cria um cicl* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> frust*aç*o </line>
<line> e desmotivação. Pod*mos citar os trabalhos de *bra**m Maslow e su* teo*ia da* </line>
</par>
<par>
<line> ne*e*s*dad*s *umanas, que ab*rdam, ainda qu* *e form* ind**eta, o impact* das neces*idades </line>
<line> emocion*is não a*endid*s no desempenho escolar (MAS*O*, *018). </line>
<line> Probl*mas de *aúde men*al ta*b*m impactam diretamente o com*or***ento dos </line>
</par>
<par>
<line> alunos. A ans*edade pode se manife*t*r como in*uietaç*o, difi*u**ad* de conce*tração </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> comportamen*o des***ador, </line>
<line> en*uanto a depressão </line>
<line> p*de levar </line>
<line> *o isolamento so*ial, ba*x* </line>
</par>
<par>
<line> *articipação em s*la de a*l* e falta de inter*sse nas *tividade* escolares. Essas c*ndições não </line>
</par>
<par>
<line> afetam apenas o *luno individualmente, mas t*mbém a dinâmica *a sala </line>
<line> d* aula, cr*and* </line>
</par>
<par>
<line> desafios adic*onai* p*ra os pro*essores, que precisam *e*ir comp*rtam*nt*s complexos e, ao </line>
<line> m*smo tempo, manter um *mbien*e de apre*di*ado produtivo2. </line>
<line> Os prof*ssores, p*rtan*o, *stão na l*nha de *ren*e para identificar os s*n*is *e </line>
</par>
<par>
<line> problem*s emo*ionai* e comportamentais </line>
<line> nos al*no*. Observaçõe* </line>
<line> c*idad*sas do </line>
</par>
<par>
<line> c*mp*rta*ento dos estudante*, mudanças no desem*enho </line>
<line> acadêmic* e interações soc*ais </line>
</par>
<par>
<line> podem serv*r *omo indicadore* iniciais de *ue a*go não está </line>
<line> *em. Ed**adores que têm </line>
</par>
<par>
<line> 2 Tais sint*mas estão p*esent** no ma*ual DSM5-TR. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina, v. 2*, n. 4, art. 8, p. 150-163, abr. 2025 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *nterconexão Entre Saúde Mental e Práticas Ed**aci**ais: Abordagens Interd*sc**lina*es </line>
<line> 155 </line>
</par>
<par>
<line> formação em saúde mental escolar ou que participam de program*s d* t*ein*mento em </line>
<line> Educa*ã* Socioemo*ion*l (SEL) estão mais preparados para r*conhecer esses sinais e </line>
<line> ofere*er sup*r*e *dequado. </line>
<line> O a*oi* dos educadores é es*encial para * *anejo in*c*al de probl*mas d* *aúde </line>
</par>
<par>
<line> mental. Isso pod* i*cluir a </line>
<line> criação </line>
<line> de um </line>
<line> ambi*nte *e sala </line>
<line> de aula seguro e acol*edor, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> estabe*ecimen*o de rotinas que proporcionem previsibilidade segurança para e </line>
<line> os al*nos a e </line>
</par>
<par>
<line> aplicação de *écnica* de *egula*ã* *mo*ion*l, que ajudem os estudantes a lidar*m com *uas </line>
</par>
<par>
<line> emoçõe* de f*rm* s*udável. Além disso, os profess*res *o*em *tuar </line>
<line> **mo *m elo entre os </line>
</par>
<par>
<line> *luno* * serviç*s de apoi*, co*o </line>
<line> psic*logos escolares e </line>
<line> cons*l**iros, garantindo *ue </line>
<line> o* </line>
</par>
<par>
<line> estudante* recebam a ajuda necessár*a. </line>
<line> N* en*anto, o papel do educado* vai além d* identific*ção; ele também é um modelo </line>
</par>
<par>
<line> de com*orta*ento e*oci*nal. Quando pr**essores *emo*stram empatia, *esiliência </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ha*ilidades de r*gulaçã* emocion**, eles não </line>
<line> a*enas ajudam a criar </line>
<line> u* ambi*nt* p*siti*o, </line>
</par>
<par>
<line> m*s também ensinam o* alunos * *esen*olvere* *ssas competênc*as *sse*ci*is pa*a a v*da. </line>
<line> A *ressão co*sta*te para atende* às n*cessidades ac*dê*icas e emociona*s dos alun*s </line>
</par>
<par>
<line> pode levar </line>
<line> o* p*ofessores a um *stado de esgotamen*o físi*o e mental conhe*ido como </line>
</par>
<par>
<line> burnout. Est* *enômen* foi e**udado por Z*nell* (et a*) e ampl*mente menc*ona*o no *ivro </line>
<line> Psicologia, Org*n*zaç*es e **abal*o n* Bra*il (2014) ond* são *estac**os os s*ntomas como </line>
</par>
<par>
<line> * exaus*ão em*c**nal, </line>
<line> a </line>
<line> despersona***ação * uma perce**ão reduzid* de realização </line>
</par>
<par>
<line> prof*ssion*l. O *s*resse c*ô**co afeta a *apacidad* dos educad*res de gerenciar a sala de aul* </line>
</par>
<par>
<line> de for*a eficaz, d* *e cone*ta* emocionalmente co* os al*nos e *e manter a qua*id*de </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> suas prática* pedagógicas. </line>
</par>
<par>
<line> Segu**o Maslach Jackson, (1*81; 1986), p*ofess*res que ex*erimentam burn*ut e </line>
</par>
<par>
<line> frequentem**te relatam sen*imen*o* </line>
<line> *e fr*s*r**ão, c*nis** * desapego, o que po*e resultar </line>
</par>
<par>
<line> em uma aborda**m menos </line>
<line> pacient* e </line>
<line> empática co* os alunos. *sse dis*anciamento </line>
</par>
<par>
<line> *mocional pode agravar pr*blemas de com**rtamento na sala </line>
<line> de aul*, criando </line>
<line> um ciclo </line>
</par>
<par>
<line> vicioso, *m </line>
<line> qu* </line>
<line> * </line>
<line> estres*e </line>
<line> do professor alime*ta o estresse dos </line>
<line> alunos, * </line>
<line> vice-versa. Além </line>
</par>
<par>
<line> *iss*, o burno*t pode levar </line>
<line> ao a*m**to do absent*ísmo, baixa satisfaçã* no trabalho e, </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> casos extremos, à saída da profiss*o, * que agrava aind* mais a falta d* *r*fi*sion**s </line>
<line> qualificados no set*r e*ucacional. </line>
</par>
<par>
<line> O estresse e o bu*nout *os </line>
<line> professo*es têm c*n*equências diretas na qualida*e </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> ensino. Educa*or*s *xaustos t*m mais dificu**ade em **a*ejar aulas en*olventes, </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> gerenciar co*f*ito* de for** construtiva e em oferecer supo*te e*ocion*l aos *lunos **e *ais </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, n. 4, art. 8, p. 150-*6*, abr. 2025 w*w4.fsa*e*.com.br/re*i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. R. C. Bar*oso, R. N. Araúj* </line>
<line> 156 </line>
</par>
<par>
<line> preci*am. A falta *e preparo emocional d*s pr****sores po*e afetar o cli*a es*ol*r, tornando- </line>
<line> o menos aco*hedor * *ais propenso a conflitos e co*portamentos disruptivo*. </line>
<line> * fundam*ntal qu* *s *s*olas e os sist*mas educ*ciona*s *ec*n*eçam a im**rtância do </line>
<line> bem-e*ta* dos prof*ssores e implementem políti*as d* supor*e, *om* programas de for*a*ão </line>
</par>
<par>
<line> em saúde *ental, reduçã* *e </line>
<line> carga </line>
<line> *e trabal** *portunidade* p**a qu* *s ed*cadores e </line>
</par>
<par>
<line> pratiq*em *écnicas de a*tocuidado, </line>
<line> com* mindfulness e gestão do es**esse. Ao *u*dar *a </line>
</par>
<par>
<line> s*úde mental dos professores, </line>
<line> e*tamos cuidando indiretamente </line>
<line> d* s*úde menta* dos </line>
<line> alunos, </line>
</par>
<par>
<line> *riando um ambi*nte mais equ**ibrado e propíc*o ao aprendizado. </line>
<line> *.2 P*átic*s Educacionais que Promovem a *a*de Mental </line>
<line> Patricia Jennings e Mark Gre*nberg (*009) destacam q*e * *apel do profes*or *ai </line>
<line> mui** a*ém da simp*es trans*issão de co*hecime**o; el* é *m verdadeiro *rqu*te*o de </line>
<line> ambientes que p**move o desenvolvi*ento socioemoci*nal dos aluno*. Ao cons*ru*r relações </line>
<line> d* qual*dade com os estud*nt*s, gerir a sala de aula de forma *ficaz e *mplementar programas </line>
</par>
<par>
<line> de Educação Socioemoc*on*l (S*L), </line>
<line> os professores criam ambientes de aprend*zagem que </line>
</par>
<par>
<line> s*o acolh**ores, seguros e propícios a* cr*scimento emoc*o*al e s*ci*l. </line>
<line> Esses am*ientes *ão só melhora* o *esempenh* *cadê*ico, mas tam*ém moldam </line>
</par>
<par>
<line> a*u*os par* se t*rnarem cidadãos *ais consci*ntes, emocio*alm*nte competentes </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> socialmente engajado*. A pr*tica pedagógica de Jennings e Greenberg res*alta a imp*r*ância </line>
<line> do *a*el do edu*ador na forma*ão integra* *os estud*n*es, po*s ao proporci*nar experiên*ias </line>
</par>
<par>
<line> posi*ivas na sala de aula, </line>
<line> o profes*or </line>
<line> impacta profun*ame*te * desenvolvimento </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *ompetê*ci*s e*se*ciais para a vida. </line>
<line> Jennings e G*e*nb*rg refor*am que a conexão emocio*al e*tre *r*fessor e alun* é u* </line>
<line> dos prin*ipais p**ares de u* a*biente de ap*endizado saudável. Pr**essores que *stabelecem </line>
</par>
<par>
<line> re*acion*men*os baseados em confiança, r*s*eito </line>
<line> e </line>
<line> *mpa*ia conseguem </line>
<line> c*iar *m clima que </line>
</par>
<par>
<line> in*entiv* * par*i***ação, * col*b*raçã* e a motivação dos a*unos. E*ses relacionamentos </line>
<line> positivos atuam como u* fato* pr*tetivo contra p*oblema* emocio*ais, *ju*ando os alunos a </line>
<line> se se*tirem *alorizados e capazes. A maneira como os p*ofessores gerenciam a sala de a*la </line>
<line> in**uencia diretamente o comporta*ento dos alunos e o clima escolar. Jennings e Greenbe*g </line>
</par>
<par>
<line> sugerem que u*a gest*o ba*eada ** pr*ncí**os de SEL, *ue incent*va autorregulação, a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> resolução </line>
<line> de conflitos o respeito m*tuo, promove u* *mbie*te onde os alun*s se sentem e </line>
</par>
<par>
<line> seguros para express*r suas </line>
<line> **oções e ide*as. Is*o redu* *s nív*is de estresse, </line>
<line> faci*ita </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> aprendi*agem e permite que os alunos de***volvam habi**dades sociais críticas pa*a * </line>
<line> vi da </line>
</par>
<par>
<line> e* socieda*e. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina, v. 22, n. 4, art. *, p. 150-163, abr. 2025 www4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> I*terc**exão Entre Saúd* Mental e Práticas Educacionais: *bordagens *nterdisciplinare* </line>
<line> 157 </line>
</par>
<par>
<line> A Educação S*ci**mocional é uma *bordagem pedagógica *ue int*gra o </line>
</par>
<par>
<line> *esenv*lvimento de habilidade* e*ocionais e sociais ao *urrículo escolar. Jennings </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> G*ee*berg defend*m que pr*gramas de SEL não só e*ui**m os aluno* co* ferrament*s para </line>
</par>
<par>
<line> *erenciar suas </line>
<line> emoções, est*b*le*er rel*çõ*s saudáveis * tomar decisões re**ons*v*is, mas </line>
</par>
<par>
<line> tamb*m co*tribuem par* </line>
<line> um ambiente de sala de *ula *ais positivo * engaj*d*. Professores </line>
</par>
<par>
<line> que inco*por*m SEL em sua </line>
<line> prática diária aju*am </line>
<line> os *lu*os a se to*narem mais r*silientes, </line>
</par>
<par>
<line> emp*ti*os e *reparados *ar* o* desa*ios do mundo real. </line>
</par>
<par>
<line> 3 RESULTADO* E D*SCU*SÕES </line>
</par>
<par>
<line> *.1 *rogram*s de Redução *e Estress*: O Exempl* d* CARE </line>
</par>
<par>
<line> Para e**rentar esses d*safios, Patricia Je*nings dese*vol**u o </line>
<line> programa Cultivating </line>
</par>
<par>
<line> *warenes* *nd Resili*n*e i* Educat*o* (CAR*), voltado para me*horar o bem-estar dos </line>
</par>
<par>
<line> professores e pro*ove* um ambiente de aprendi***em m*is po*itivo. O CARE </line>
<line> é um </line>
</par>
<par>
<line> *r*gr*ma de desenvolvimento profissional baseado *m *indfulness, projetado para *eduzir o </line>
<line> est*esse *cup*cional e fortalecer a res*liênc*a emo*ional do* educa*ores. </line>
</par>
<par>
<line> 1. </line>
<line> Resu*tad** </line>
<line> do </line>
<line> Pr*grama </line>
<line> C*R* </line>
</par>
<par>
<line> Es*u*os sob*e o CA*E mos*raram que ele é uma das i**erven*õ*s mais eficaz*s na </line>
</par>
<par>
<line> redu*ão </line>
<line> do estres*e </line>
<line> docente. U* dos maiores ensaios clíni*os rand*miz*dos na ár*a </line>
</par>
<par>
<line> demo*st*ou que pro*essores que par*iciparam do CARE apre*enta*am uma d*minuição </line>
</par>
<par>
<line> signi*icativa nos níveis </line>
<line> de est*esse, an**edad* e si*tomas de sofrime**o psíquico. </line>
</par>
<par>
<line> Esses professores t*mbém s* t*rnaram mais consciente* *e suas emoçõe* e reações, o </line>
<line> que lhes permitiu gerenciar mel*or suas res**stas ao estres*e c**idiano. </line>
</par>
<par>
<line> 2. </line>
<line> Melhori* </line>
<line> do </line>
<line> C lima </line>
<line> Emoci*n*l </line>
<line> d* </line>
<line> Sa** </line>
<line> de </line>
<line> *ula </line>
</par>
<par>
<line> P*ofe*sor*s que </line>
<line> pa*tici**ram do CAR* c*ia*am ambientes d* sa*a de *ula </line>
<line> mais </line>
</par>
<par>
<line> posi*ivos, seguros e solidário*. As práticas </line>
<line> *e mind*ulness ensi*a*as no pr*grama </line>
</par>
<par>
<line> ajudaram os *d*cadores </line>
<line> a </line>
<line> cultivare* u* estado </line>
<line> *e presenç* e paciênc*a, fac**ita*do </line>
</par>
<par>
<line> *nte*a**es mais positivas *om os alunos. Como r*sultado, o cli*a emoci*nal da sala </line>
<line> ** aula tornou-se mais acolhe*or e e*gaja*or, ben*fici*ndo diretamente o a*r*ndizado </line>
<line> dos a**nos. </line>
</par>
<par>
<line> 3. </line>
<line> Regul*çã* </line>
<line> Emocional </line>
<line> e </line>
<line> R*duç*o </line>
<line> *e </line>
<line> Si**omas </line>
<line> d* </line>
<line> Ansiedade </line>
</par>
<par>
<line> As técnicas </line>
<line> de mindfu*ness do CARE, </line>
<line> c*mo med*t*ç*o e exercícios d* res**ra*ão, </line>
</par>
<par>
<line> capacitam os professores a re*ularem melhor su*s emoções e a red**irem s*ntomas de </line>
</par>
<par>
<line> an*ie*ade. Essa regul*ção </line>
<line> e*ociona* é </line>
<line> crucial </line>
<line> para qu* </line>
<line> os *rofessores ma*tenh** </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ca*ma em sit*ações des*fiad**as e *espondam de man*ira mais equil**rada aos </line>
<line> co*portamentos dos alunos, melho*ando a *in*mica *a sala de au*a. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresin* PI, v. 22, n. 4, art. *, p. 150-163, abr. 2025 </line>
<line> w*w4.fsane*.com.br/*ev**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. R. C. Barroso, R. N. *ra**o </line>
<line> 158 </line>
</par>
<par>
<line> *.2 Consequênci** da Negligênc*a da Saúde Mental na Ed*cação </line>
</par>
<par>
<line> * falta de *uidado com a *aúde ment*l na escol* pode ter efe*tos g*av*s tan*o para </line>
<line> p*ofe**ore* q*an*o para alu*os, a*etando o ambi*nte escolar em sua totalidade. O </line>
</par>
<par>
<line> desequil*brio *ausado </line>
<line> pela organização </line>
<line> do tr*bal** * a causa do sof*imento psíquico, </line>
</par>
<par>
<line> especialmente quando se trata de trabalho, *e acordo com *rade*la Jú*i*r (2*10). Por causa </line>
<line> de*se desequi*íbrio, **ntime*tos ne*ativ*s como medo, angústia e frus*raçã* surgem. E**es </line>
</par>
<par>
<line> sentimentos torna*-se gr*ndes obstá*ul*s </line>
<line> para realizar ativi*ades relacio*ada* ao </line>
</par>
<par>
<line> de*envolvimento hum*n*. No contexto educacio*al, es*a dinâmica p*de se manifes**r </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> diversas formas: estud**tes </line>
<line> *ue enfrent*m an*iedade, d*smotivaçã* e dificuldade </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> *oncent*aç*o; educadores q*e li*am *o* es*otamento p*ofission*l (b*rno*t) e fal*a </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> r*cursos emocionais para lidar com os d*sa**os d* s*la </line>
<line> de aula; e, por co*sequênci*, um </line>
</par>
<par>
<line> ambi*nte escolar que se torna desfavorável ao </line>
<line> apr*ndizado. A negligên*ia da saúde mental </line>
</par>
<par>
<line> *esulta em o*s*ácu*o* que compromete* * qua*id*de d* ensino e difi*ult*m a cons**ução de </line>
</par>
<par>
<line> ** e*paço acolhedor, afetando o desempenho acadêmico, as r**ações inte*pess*ais e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> c*pacidade dos </line>
<line> i*divíduos *e l*dar **m estres*e. o </line>
<line> Porta**o, reconhecer e atuar sobre as </line>
</par>
<par>
<line> *ecessidades emoc*onais dentro do ambi*nte *s*olar são *ssenciais para evitar esses i**a*tos </line>
</par>
<par>
<line> ne*ativ** e promove* um de*envolvimento m*** eq*ilibra*o e </line>
<line> *audáv*l para todos os </line>
</par>
<par>
<line> *nvol**dos. </line>
</par>
<par>
<line> 3.3 A I*portância de P*lít**as P*b*ica* e Apoio Institucional </line>
</par>
<par>
<line> No Brasil, v*ria* po*ít*cas e in**i**i*as têm sido posta* em prática para i*c***o*a* a saúde </line>
<line> *ental n* ambiente escolar, c*m o objetivo d* fo*entar o bem-estar emocional e psi*ológico </line>
<line> dos estudan*es. Alguns dos pr*n*ip*is esforços i*cluem: </line>
<line> 1. Programa S*úde na Escol* (PSE): Es*abelecid* *m 2007 pelo Min*s*ério *a Sa*de em </line>
<line> parce**a *om o Ministé*io da Educa*ão, o *S* vi*a fomenta* * conexã* entre sa*de * </line>
<line> educação, vis*ndo ao cr*sci*ent* complet* dos alunos. Ele engloba in*ciativas f*cadas </line>
<line> na prom*çã* da saúd* mental, tais co*o prev*nção a* co*su*o de dr*gas, comb**e ao </line>
</par>
<par>
<line> bull*ing e incent*vo comportamentos saud*ve*s. Políti*a Naci*nal de *rom*ção a </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Sa*de: E*sa polític* </line>
<line> vis* fort*l*cer * p**mo*ão de *a**e </line>
<line> em *iferente* *on*extos, </line>
</par>
<par>
<line> inclusive nas *s*olas, com **co em a*ões pr**entivas e de promoçã* da saúde me*tal, </line>
<line> incent*vando atividad*s qu* *romovam o bem-estar emocional e a con*iv**cia </line>
<line> saudável. </line>
<line> Re*. FSA, Te*esina, v. 2*, n. 4, art. 8, p. 150-*63, abr. 2025 www4.fsanet.co*.*r/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> In*erconexão En*re Saúde Menta* e Prát*cas Educacionais: Ab*rdagen* I*ter*isciplinares </line>
<line> 159 </line>
</par>
<par>
<line> 2. </line>
<line> Lei 1*.935/*019: E*ta lei de*ermi*a a n*cess*dade de psicólog*s e assistente* soci*is </line>
<line> nas instit*i*ões *úblicas de en*in* básico. A meta é p*oporc**n** assistência </line>
</par>
<par>
<line> psico*ógica e social aos *stud*ntes, *riorizando a promoção *a saú*e mental, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> prevenção de *uestões emocion*i* e a melhori* da c*nvivê*cia *o ambien*e escolar. </line>
</par>
<par>
<line> *. </line>
<line> Campanhas de sens*bilização: Em </line>
<line> períodos d* </line>
<line> camp*nhas como o "Setem*ro </line>
</par>
<par>
<line> Amarelo", que se con*entra na pre*e*ção do s*icíd*o, divers*s inst*tuições de en*ino, </line>
</par>
<par>
<line> tan*o públic*s </line>
<line> quanto privadas, *o Bra*il, pro*ovem palestras, d*bates e </line>
<line> ativid**es </line>
</par>
<par>
<line> destinadas à se*sibilização e suporte * saúd* men*al dos alunos. </line>
</par>
<par>
<line> 4. </line>
<line> Programas municipais e estaduais: Diversas secret*rias de *ducação *s*aduais </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> municipais imp*em*ntam pr*jetos d*recio*a*os à </line>
<line> pro**ção da saúde m*ntal nas </line>
</par>
<par>
<line> e*c*las, ajus*ados às demand*s locais, tais como enco**ro* co* psicólogos, at**idades </line>
</par>
<par>
<line> para o a*rimora*ent* de comp*tências </line>
<line> socioemocionai* e of*cina* p*ra al*n*s, </line>
</par>
<par>
<line> d*centes e respon*áveis. </line>
</par>
<par>
<line> Esses programas bu**am *riar um am*iente *sco*ar mais saudáv*l, acol*edor </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> p*epa*ado p*ra lidar com *ue*tões emoc*on*is e psic*lógicas *os est*dan*es. </line>
</par>
<par>
<line> Diversos *rga*ismo* i*ternacionais, como a Organizaç*o Mundial da Saúde (OMS) * </line>
<line> a UN*SCO, têm promov*do iniciativas e recomend*çõ*s para melhorar a saúd* mental em </line>
</par>
<par>
<line> todo o mun*o. A seguir listamo* a*gumas das pri*ci*ais iniciati*as *rientações d*s*as * </line>
<line> ins*i**iç*es: </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Plan* de Aç*o Global para a Saúde Mental da *MS (*013-2030) </line>
<line> A *MS *esenvolveu um plan* **t**tégi*o *ara apo*ar *s país*s no f*rtaleciment* *os </line>
</par>
<par>
<line> *er**ço* de saúde ment*l. Seu* pr*ncipa*s objetivos incluem: </line>
<line> *xpansão d* cobertura de s*rviços de saúde me*tal, prom*ven*o su* integração nos </line>
<line> serviços de atenção pr*mária à saúde. Redução do estigma * da di*c*iminação as*ociado* aos </line>
<line> tr*nsto*nos mentai*. *roteção dos direitos *umanos das pes*oas com t*anstornos mentais. </line>
<line> *revenção do suicídio e de tra*stornos *e*t*is, com ênfa*e em *bord*gens preven*ivas </line>
<line> base*d*s em evidências. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina *I, v. 22, n. *, art. 8, p. 150-163, ab*. 2025 </line>
<line> w*w4.*s*ne*.com.**/r**ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. R. C. Barros*, R. N. Araújo </line>
<line> 160 </line>
</par>
<par>
<line> Ca*panha G*obal "Saú*e **ntal para Todos" (OMS, 2020) </line>
</par>
<par>
<line> L*nçada em resposta aos de*afios *gr*vados pela pandemia de COVID-19, essa </line>
<line> campanha da OMS visa: A*m*ntar a con*cie*tiz*ção so*r* a i*portân*ia da saúde mental. </line>
</par>
<par>
<line> Estim*lar </line>
<line> *s </line>
<line> paí**s </line>
<line> a </line>
<line> prioriz*rem </line>
<line> o </line>
<line> *ces*o </line>
<line> a </line>
<line> s*rviços </line>
<line> de </line>
<line> saúd* </line>
<line> mental. </line>
</par>
<par>
<line> Reforçar a i*t*gração da saúde mental com o*tros setore* do siste*a ** saúde *loba*. </line>
<line> Guia da OMS para a Pr*moçã* *a Saúde M***al nas Escol*s </line>
<line> Re*onhecendo a *mportância de prom*ver a saúde mental desde a *nfância, a OMS </line>
<line> lanço* d*retrizes para a criação d* ambientes esco*ares *aud*veis, co* recomendações *omo: </line>
<line> Capacitação de profes**r*s *a*a identific*r sin*** de tr*nstorno* mentai*. </line>
</par>
<par>
<line> Imple*enta*ão de *r*gra*as d* habilidades socioemocionais par* *studantes, </line>
<line> abordando </line>
</par>
<par>
<line> res**iência, empatia e resolução de conflitos. Criação de ambien*e* esc*lares seguros </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> inclusivos, mi*imizando o b*llyi*g e a vi*lê**ia. </line>
</par>
<par>
<line> Educ*ção e Saú*e Me*tal (*NESCO) </line>
</par>
<par>
<line> A UNE*CO *em promovido a **tegração da saú*e mental nos currículos escolar*s, </line>
<line> como par*e de sua iniciativa de E*ucaç*o ***a o Desenvolviment* Sustent*vel. Algu*as </line>
</par>
<par>
<line> ações i*cl*em: Educa*ão em*cional e </line>
<line> bem-est*r, capacitando os jovens *ara li*ar com </line>
</par>
<par>
<line> e*oç*es * desen*olve* habil*dades de convivê*cia. Apoio a *r*pos vulneráveis, in**uindo </line>
<line> crianças em situações de confl**o ou *eslocamen*o, g**antindo supo*te psic**social adequado. </line>
<line> Iniciati*a* *lobais pa*a Prevenç*o do Suicíd*o </line>
<line> * OMS e a UNESCO promovem campanhas de pr*venção ao suicídio, como o *ia </line>
<line> Mu*dial de P***ençã* ao Suicídio e o movimento Set*mbro A*arelo. Essas iniciativas </line>
</par>
<par>
<line> buscam aum*ntar a </line>
<line> conscientizaç*o global **bre o suicídio, imple*entar </line>
<line> estr*té*ias </line>
</par>
<par>
<line> preventivas eficazes e incentiva* g**ernos e a *ocieda*e * *dot*rem medida* de ap*io e </line>
<line> suporte. </line>
<line> mhGAP (Mental Hea*th Gap Ac*io* *ro*ramme) - *MS </line>
<line> O mhGAP é um programa volta*o para expa**ir * acesso a* tratamento de *ranst*rn*s </line>
<line> mentais *m *aíses de b*i*a * média rend*. Seu foco inclui capaci**ção *e profissionais de </line>
<line> Rev. F*A, T*resina, v. 22, *. *, a*t. 8, p. **0-*63, ab*. 202* www4.f*a*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Inter*onexão Ent*e Sa*d* Mental e P*átic*s Educacion*is: Aborda*ens Interdi*ci*linares </line>
<line> 161 </line>
</par>
<par>
<line> saúde para diag*osticar * *ratar transto*n*s mentais e neurológic*s. Integr**ão dos cuidados </line>
<line> *e saúde mental nos sistemas de saúd* geral, amp*iando * *lcance d* atendi*ento. </line>
<line> *N**CO - "Beleza, Saúde e *em-Es*ar" </line>
</par>
<par>
<line> A *NES*O também inc*n*i*a iniciativas que r*lacio**m *em-estar, saúde mental </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvimento humano int*gral </line>
<line> atrav*s de *rogramas educa*i*nai*, *ue *r*movem </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> valorização da cultura, da *rte do diálogo como ferramenta* e </line>
<line> para *ortalece* o **m-*st*r </line>
</par>
<par>
<line> *e*tal. Também a integração ** prá*icas q*e </line>
<line> consid*ram a saúde *ental e*senci*l para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> desenv*lvimento sustentável. </line>
</par>
<par>
<line> 4 C*NSIDERA*ÕES FI*AIS </line>
</par>
<par>
<line> A interconexã* entre saúde m*ntal e *r*ticas *duc***onais demonst*a a necessid*de de </line>
</par>
<par>
<line> uma ab*rdagem interdiscip*inar par* promove* </line>
<line> um ambiente de apr*ndizado </line>
<line> mais </line>
<line> saudável, </line>
</par>
<par>
<line> i*clu*ivo e produti*o. Dur*nte o deba*e, e*fa*iz*mos a relevância de táticas *ue inco*poram a </line>
</par>
<par>
<line> saú*e mental *o ambiente e*colar, o que i*clui a formação de doce*tes, a </line>
<line> execução </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> prog*amas de des*nvolvimento *ocioe*ocio*al e a formu**ção de *olíticas e*ucacion*is **e </line>
<line> recon*eçam o ap*io psicos*ocial como um co**onente crucial do pr**esso de ensino- </line>
</par>
<par>
<line> aprendizagem. A in*egra*ão entr* saúde me*tal e ed*ca**o não s* aprimora ren*i*en*o o </line>
<line> **colar dos estudantes, *om* também a*xilia na *riação de *essoas ma*s resilientes, </line>
<line> emocionalmente equilibra*as e pron**s para enfrentar o* ob*táculos da *ida. Adem*is, o apo*o </line>
<line> à sa*de mental dos pr*fes**res é *eci*iv* para **segurar que possam ex**cer suas funções </line>
<line> com ef*ciência e *em-es**r. </line>
</par>
<par>
<line> Ass*m, é fund**ent*l que instituições </line>
<line> de ensi**, governos profis*ion*is d* saú*e e </line>
</par>
<par>
<line> trabalhem em conjunto para forta*ecer polít**as e prática* que ga**nt*m u* **biente </line>
<line> edu*aci*nal que priorize ta*t* o saber quanto o equi**bri* emoc**nal. É c*ucial i*v*stir nessa </line>
<line> integração para * *rog*esso sustentável da sociedade, ass**ur*nd* um fut*ro ma*s *nc**sivo, </line>
<line> saud*ve* e pr*misso* pa*a as geraç*e* futur*s. </line>
<line> REF*RÊNCIAS </line>
<line> ALVES, *. *. V. Saúde Me*tal e Subje*ividade: Es*ratégias Def*nsivas *a Constituiçã* </line>
<line> Do*ent*. 2017. 205 f. Tese (Doutora*o em Educaçã*) - *niversidade E***dual do Ceará, </line>
<line> Forta*eza, 2017. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresin* *I, v. 22, n. 4, ar*. 8, *. 1*0-*63, abr. 2*2* </line>
<line> www4.fs*n*t.com.b*/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. R. C. Barroso, R. N. A*aúj* </line>
<line> *62 </line>
</par>
<par>
<line> AMA*ANTE, P. Saúde m*ntal e atenção psicossocial. 3. *d. Rio de Janeiro: Editora *io*ruz, </line>
<line> 2007. </line>
</par>
<par>
<line> AMERICAN PS*CHIATRI* *SSOC**TION. Manual d*agnóstic* e es*atísti*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> transtor*os m*ntai*: *S*-5-TR. 5. ed., T*xto *evis*do. Porto Alegr*: Artmed, 2022. </line>
</par>
<par>
<line> BELLUSCI, J. F. A qua*ida*e mot*vacion*l e o Burnout: um e*tudo expl*ratór*o com </line>
</par>
<par>
<line> profe*sores. 2015. </line>
<line> **7 f . </line>
<line> *i*sert*ção (Mestr*d* em E*ucaç*o) - Univer*i*ade Es*adu*l de </line>
</par>
<par>
<line> Londrina, Londrina, *015. </line>
<line> CAMP*S, M. F. Trabalho docen*e e saúde m*n*al: um estudo com p**fes*ore* e professo*as </line>
<line> d* rede p*blica estadual. 2*18. 110 f. Dissertação (Mestrado e* Educação) - Univers*dade de </line>
<line> Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, 2018. </line>
</par>
<par>
<line> CAR*OTTO, *. S. </line>
<line> A sínd*ome de Burnou* o e </line>
<line> *rabalho </line>
<line> docente. Ps*colog*a em Estudo, </line>
</par>
<par>
<line> Maringá, </line>
<line> v. </line>
<line> 7, </line>
<line> n. </line>
<line> *, </line>
<line> *002. </line>
<line> D*sponível </line>
<line> em: </line>
</par>
<par>
<line> htt*://www.scielo.br/s*i*lo.php?s*ript=sci_arttext&p*d=S1*13 </line>
<line> 7372200200010*005&lng=*n&nrm=iso&tlng=en. Acesso em: 03 Setemb*o 2024. </line>
</par>
<par>
<line> ELIAS, M. *. </line>
<line> (** al). Promot*ng S*cial and Emo*ional Learning: Guid*l**es for E*ucato**. </line>
</par>
<par>
<line> Alexand*ia: Associ*tion **r Su*ervision *nd **rriculum Developmen*, 1997. </line>
<line> *ENNINGS, P. A.; GREENBERG, *. T. The Pro*ocial C*ass*oom: Teacher Social a** </line>
<line> Em*tional Competence in Relation to Student and Classroom Outcome*. Review of </line>
<line> Educ*tional Research, v. 79, n. 1, *. 491-525, 200*. Disponível em: </line>
<line> h*tp://j*ur*als.sagepub.*om/doi/10.3102/0034654308325693. Acesso em: 14 ou*. 2022. </line>
<line> MASLOW, A. H. Motivação e persona**dade. Petrópol**: Voz**, 20*8. </line>
</par>
<par>
<line> MASLA*H, C; JACKSON, S.E. (198*). Th* meas**em*nt </line>
<line> of </line>
<line> exper*enced bu**out. J*urn*l </line>
</par>
<par>
<line> *f *ccu*at*onal B*ha*i*r, 2, 99-1*3. </line>
</par>
<par>
<line> MASLACH, C; JACKSON, S. E. (1986). Maslac* Burnout Inv*ntory: M*nual. Palo Al*o: </line>
<line> Univers*ty of California. Consulting *sy*hologists. </line>
</par>
<par>
<line> MOR*NO, C. *. C. O t*a*al** </line>
<line> docente * a s*úde do pro*essor: c*nfigura*ões </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> determi*antes </line>
<line> do *rabalho *e *nsinar. 2016. </line>
<line> 1*5 f. Dissertação (*estra** em Educaçã*) </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> Univer*idade Federal do Acre, Rio B*a*c*, 2016. </line>
<line> NA*CIMENTO, J. *. S. Representações s**ia*s da sí*dr*m* de Burnout por pr*fe*sores ** </line>
<line> ensi*o f*ndamen*al de escola* púb**cas do Rio de Janei*o em situação *e rea*apt**ão. 2017. </line>
<line> 89 f. D*ssertaç*o (*es*rado em E*uc*ç*o) - Unive*sidade E*tácio d* Sá, R*o de Jan*iro, </line>
<line> 2017. </line>
<line> GRADELLA JÚNIOR, O. Sofrim*nto *síquico e t*abal*o i*t*lectua*. C*de*nos d* Psico*ogia </line>
</par>
<par>
<line> Social do Trabalho, São Paulo, v. </line>
<line> 13, n. 1, p. 133-148, 2010. Dispon*v*l em: </line>
</par>
<par>
<line> ht*p://pepsic.*vsalud.org/s*ielo.php?*cript=sci_arttext&pid=S1516 </line>
<line> 37**201000*100011. </line>
</par>
<par>
<line> *cesso em: 05 ***t. *024. </line>
</par>
<par>
<line> GOL*MAN, D. Inteli*ência *mocional. Rio d* Janeiro: O*jetiva, 2011. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. 22, *. 4, *rt. 8, p. 150-163, abr. 2025 </line>
<line> www4.*sanet.com.b*/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Interconexão Entre Sa*de Me*tal * Pr*ticas Educacionais: Abordagens Interdis*iplinar** </line>
<line> 16* </line>
</par>
<par>
<line> JENNINGS, P; GREEN*ERG, em *eu artigo d* 2009 i*t*tulado "The Prosoci*l Cla*sroom: </line>
<line> Te*cher *oci*l and Emotiona* *omp*te*ce i* Relat*on to *tu*ent *nd Cl*ssroom Outcomes," </line>
<line> Aces** em 08 set 2024. </line>
<line> TIBET HO*SE - Bra*il. Ac*sso em: 06 de **t de 2024. </line>
<line> *IGO*S**, L. S. A f*rmação so*i*l ** mente: * dese**olv*men*o social da mente. *ão </line>
<line> Paulo: M*rtins F*n*es, 2007. </line>
<line> _______________. *sic*logia Pe*a*ógica. Porto **egre: Artm*d, *00*. </line>
<line> ZAN*LLI, J. C.; BASTOS, A. L. F.; SILVA, H.V. (org*.). P*ic*lo*ia, org*nizaçõe* e </line>
<line> tr*balho no Brasil. 2. *d. Porto A*egre: Art*ed, 2014. </line>
</par>
<par>
<line> Como R*fere*ci*r este Artigo, con*orme ABNT: </line>
<line> BARROSO, *. *. C; AR*ÚJO, R. N. Interconexão Entre S*úd* *enta* e Práticas Educacionais: </line>
<line> *bor**gens Interdiscip*inares. Rev. FSA, Te*esina, v. 22, n. 4, ar*. 8, p. 150-163, a*r. 2025. </line>
</par>
<par>
<line> *ontri**ição dos A*tores </line>
<line> M. R. C. Barro*o </line>
<line> R. N. *raújo </line>
</par>
<par>
<line> 1) co*cep**o e p**nejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) aná*ise e in*erp*etação d*s dado*. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 3) elabo****o do rascunho o* na revis*o crí*i*a do con**údo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) partici*ação na aprovação da versão final do manus*rito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *ev. F*A, T**e*ina PI, v. 22, n. 4, art. 8, p. 1*0-*63, abr. 2025 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
</document>

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)