<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *2, n. 4, art. 8, p. 150-163, a*r. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.22.4.8
</line>
</par><par>
<line>
In*erconexão Entre Saúde Mental e P*á*icas Educ*ci*nais: A**rdagens Inter**sciplinare*
</line>
<line>
Interconne*tion *e*ween Ment*l Health and E**cati*nal Pract*ces: *nterd*s*iplina*y
</line>
<line>
Approaches
</line>
</par><par>
<line>
Márcia *eg*na Castro Barro**
</line>
<line>
*ós-Doutor*do e Doutorado e* Sociolog*a pela Unive*sidade Federal d* Ri* de Janeiro
</line>
<line>
Prof*ssora do d* Un*granrio/**ya; (PPGS*-IF*S-UFRJ).
</line>
<line>
E-mail: *a**iabarro*o260@gmail.com
</line>
<line>
Re*i*ne do Nasc*mento Araúj*
</line>
<line>
Mestranda no Prog*ama *e Pós-Graduaç*o em *um*nida*es, Cultur*s e *r*es na Univ*rsi*ade do Grande R*o
</line>
<line>
Email: reji.espanhol2@gmail.co*
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Márci* R*g*n* Ca*tro B*rro**
</line>
<line>
Editor-Chefe:
</line>
<line>
Dr.
</line>
<line>
T*n*y
</line>
<line>
Ker*ey
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Alenc*r
</line>
</par><par>
<line>
Unigra**i* Afya, R Professor José de *ouza H*r*y, 120 -
</line>
<line>
Rodr**u*s
</line>
</par><par>
<line>
25 *e - Agosto, *uque de Cax**s - RJ, 2507*-142, Bra*il.
</line>
</par><par>
<line>
Endere*o: Rej*ane do Nas*imento A*aújo
</line>
<line>
A*tigo rece**do em 18/03/*025. Última ver*ão
</line>
</par><par>
<line>
U*i*ranrio Afya, R Profes*o* José de *ouza He**y, 120 -
</line>
<line>
r*cebida em 28/03/2025. Ap*ovado ** 29/03/2025.
</line>
</par><par>
<line>
25 de - Agosto, Duq*e de Caxi*s - RJ, 25075-142, Brasil.
</line>
</par><par>
</page><line>
Aval*ado pe*o *istema Tr*ple Revie*: Des* R*vie* a)
</line>
<line>
pelo Editor-*hefe; e b) Double Blind R*view
</line>
<line>
(aval*açã* c*ga por *ois avaliadores da á*ea).
</line>
<line>
Revisão: *ra**tical, N*rmati*a e de F*r*ataç*o
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Interconexão En*re S*úde Mental e Prá*icas Educaciona*s: **or*agens Int*rdisciplin*res
</line>
<line>
*51
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
A s*úde mental * vital para o desenvolviment* ad*qu*do dos alunos, pois afeta o suc*sso
</line>
<line>
ac*dêm*co, as relações interpesso*is e o bem-es*ar g*ral. No ent*nto, a educação tem se
</line>
<line>
concentr*do apenas ** desenvolvimento cognitivo p*r **it* tempo, ig**ran*o a *m**rtância
</line>
</par><par>
<line>
d* criar *m
</line>
<line>
ambien*e que também *r*mova a s*úde emocional. O objetivo *e*t* trabalho
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
d*scutir os conce*t** e *e**nições de saú*e mental em relaçã* à e*ucaç*o, enfati*ando como *
</line>
</par><par>
<line>
bem-est*r emocional afeta a aprendizagem e o en**no. Além disso, re*salta-se a
</line>
<line>
importância
</line>
</par><par>
<line>
do* p*ogramas *ducacion*i* q*e promovem a saúde mental, como *rograma* d* redução de
</line>
<line>
estresse *om ênfa*e *o programa CARE, que exemp*ifi*a como inte*ve*ções focad*s no bem-
</line>
<line>
est*r dos al*n*s p**em t*a*s**rmar o a*bie*t* *sco*ar. P*r *im, se*ão di*cutidas as *r**es
</line>
<line>
cons*quênc*as da ne**i*ência da sa*de mental na educação, rev*lando a urgência de integrar
</line>
</par><par>
<line>
essas *ráticas no cotidiano das es*olas para formar indivíduos mais *audáv*is preparados e
</line>
<line>
para o* desafios *a vi*a.
</line>
<line>
Pala*r*s-cha*e: Saúde Mental. Educaçã*. *em-E*tar.
</line>
<line>
ABSTRA*T
</line>
<line>
Mental heal*h is vital for students' proper develop**nt, as it affects ac*demic success,
</line>
</par><par>
<line>
inter*erson*l relationships, a*d overall well-being. However, e*ucatio* has *ong
</line>
<line>
focused
</line>
</par><par>
<line>
solely on c*gnitiv* developme*t, neglecti*g the *mpor*ance o* creating an
</line>
<line>
environme*t that
</line>
</par><par>
<line>
also fosters *mo*ional health. *his paper aims to
</line>
<line>
dis*uss the conc*pts and defini*ions of
</line>
</par><par>
<line>
mental *ealth
</line>
<line>
in
</line>
<line>
relation t* *ducation, emp*asizing how e*otional well-being
</line>
<line>
im*a*ts
</line>
</par><par>
<line>
lea*n*ng and teaching. Addit*onally, ed*cational program* tha* p**mote mental hea*th, suc* as
</line>
</par><par>
<line>
stress *educti*n programs with an emph*si* o* the *ARE progr*m, exemplify
</line>
<line>
how
</line>
</par><par>
<line>
i*te*vent*ons focused *n s*uden*s' well-be*ng *an transform th* *chool en**ronment. Final*y,
</line>
<line>
*he serious *ons*qu**ces of neglectin* m*ntal health in education *ill be discu*sed,
</line>
<line>
highligh*ing the u*gency of in*eg*ati*g thes* practices in*o dail* school life to deve*op
</line>
<line>
he*lt*ier *ndividuals *etter p*epar*d *or life's cha*l*ng*s.
</line>
<line>
*eywo*ds: Mental *ealth. Edu*ation. W*ll-Being.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina PI, v. 22, n. 4, *rt. 8, p. 150-16*, abr. 2025
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.br/revis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. R. C. Barroso, *. N. Araújo
</line>
<line>
*52
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
A Organização Mundi*l da Saúde (O*S) defi** sa*de mental como *m estad* **
</line>
</par><par>
<line>
bem-es*ar no
</line>
<line>
qua* indivíduo conseg*e lid*r *om as te*s*es *orm*is da *i*a, trabalhar o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
forma produtiva * contribuir pa** sua comunidade1. * bem-estar aq*i é c*mpree**i*o a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
partir *e uma pers*ectiva abrange*te,
</line>
<line>
*m que uma pessoa não depend* ape*as de fa*ores
</line>
</par><par>
<line>
psicol*gicos e emo**onais, m*s também *e elem*ntos essenciais, como a saúde fí*ica, o a**io
</line>
</par><par>
<line>
social e a* condi*õ** *e *i*a. Sen*o *ssim, a *aúde mental *ão p*de **r
</line>
<line>
vista de f*rma
</line>
</par><par>
<line>
isolada, pois é afetada pelo *mb*en*e ao nosso redor.
</line>
<line>
Isso evidenc*a que sua man*tenção
</line>
</par><par>
<line>
resulta da int*r*çã* ent*e fatores b*ol*gic*s, **icológicos e s*c*ais. Assim, pode-se diz*r que
</line>
<line>
a saúde mental p*ss*i *m carát*r bi*psicosso**al. *e*se sentido, *o*preender a saúde m*nta*
</line>
</par><par>
<line>
**** um fenô*eno que abrange corpo, a* emoções e as interações sociais o
</line>
<line>
nos a**da
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
perceb** i*portân*ia de tod*s n* cui*a** com o b*m-*star co**tivo, incen*ivando tanto a
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
autoc*idado quan** o a*o*o mú*uo.
</line>
</par><par>
<line>
Quando pensamo* no ambien*e esc*lar, precisa**s contextua*izar essa de*inição e
</line>
<line>
in*eri* no*o* el*mentos de análi**, p*is alunos e pro*e**ores en*rent*m de*afios e*pecí**c*s,
</line>
</par><par>
<line>
como a pre**ão
</line>
<line>
por **sempenho, a convivên*ia em gr*po * a necessi*ade
</line>
<line>
de
</line>
<line>
adaptaçã*
</line>
</par><par>
<line>
contínua a *ovas exigên*i*s. A*ui, a *aúde men*al ta*bém pode ser c**p**endida *omo
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
capacidade q*e os su*eit*s têm para r*solve* e*se* *onfl*tos. Todos estes eleme*tos *cabam
</line>
</par><par>
<line>
por infl*e*cia* dire**mente a cap*cidad* *e apr**der, ensi*a* e s* r*lacionar
</line>
<line>
de forma
</line>
</par><par>
<line>
po*itiva.
</line>
</par><par>
<line>
A educação **a*icio*al*ent* fo*ada apenas n* de*en*olvim*nto ***nitivo e*tá, aos
</line>
<line>
pouc*s, se *ransformando para incluir o bem-estar emocion*l com* um pilar fundamental do
</line>
<line>
apre*dizado. Essa visão int*grada, no entanto, só é p*ssível g*aças à contribuiç*o d* *iversa*
</line>
</par><par>
<line>
á*eas do *onheci*ento que, *un*a*, o*erec*m um olha* mai* p*ofun*o sobre que signi*ica o
</line>
<line>
estar bem *a esc**a.
</line>
<line>
A ps**o*ogi* *ducaci*n*l desta*a que o desenvolv*me*to e*oc*onal * o a*rendizado
</line>
</par><par>
<line>
caminham de mãos dada*. Per**b*mos esse aspect*
</line>
<line>
e* Vygotsky (**07) ao enfatizar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*mportância *as interações s**iais e d* am*i*nte e*ociona* no *r*cesso d* aprendizado. Ele
</line>
</par><par>
<line>
a*gument**a que o d**envo*vimento co*n*tivo
</line>
<line>
est* intimamen*e relacio*ad* às experi*ncias
</line>
</par><par>
<line>
so*iais * e*o*ionais q*e a criança *ive. E* sua teoria, conhecida como Teo*ia Sociocul*ur*l,
</line>
<line>
el* def*ndia que o *prend*zado *corre em um contexto social e que as *m*ções desempe*ham
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. FS*, *eresina, v. 22, *. 4, art. 8, p. 150-*63, abr. 2025
</line>
<line>
www*.f*anet.com.br/r*vis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
**tercone*ão Entre Saúde Men*al e Prátic*s Edu*ac*ona*s: Abordagens *nte**isc*plinares
</line>
<line>
153
</line>
</par><par>
<line>
um *apel cr*cial *a medi*ç** desse processo. O livro de Lev Vygotsky que m*is aborda
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
inter-re*ação *ntre o
</line>
<line>
des*n*olv*mento emo*ional e *pr*ndiz**o é "A *ormação Soc*al o
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
Me**e" (Mind *n *ociety), qu* fo* publicado no Brasil somente em 1984. Nesse
</line>
<line>
liv**,
</line>
</par><par>
<line>
V*gotsky ex*õ* sua T*oria Sociocultura*,
</line>
<line>
que defende a *deia *e *ue o **s*nvolvimento
</line>
</par><par>
<line>
co**it*vo das cri**ç*s p*o*undamen*e in*l*enc*ado p*lo é
</line>
<line>
cont*xto so*ial e emocional. Ele
</line>
</par><par>
<line>
ar*umenta que o ap*endizad* e o desenvolv*mento são *rocesso* interd**endentes, sendo *s
</line>
<line>
in*erações so*iais e o ambiente *mocional fu*damen**is para o crescimento intelectual.
</line>
<line>
Vygotsky também dis**te o p*pel *as e*oções no aprendizado, especi*lment* em sua
</line>
</par><par>
<line>
concepção de que o
</line>
<line>
desenvolvi*ent*
</line>
<line>
oc*rre *or m*io da med*ação social, ou se**,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
apr***izado n*o acontece de **rm* isolada, mas *im no contex*o de interações *ociais, nas
</line>
<line>
quai* as emoções *esem*enham um papel *ssencial.
</line>
</par><par>
<line>
*utr* livro impor*ante é "Psic*logia Pedagógi*a" (2003), em *ue e*e
</line>
<line>
examina
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
relação e*tre a ed*ca**o e * desenv*lv*mento da cria*ça, a*ordando também
</line>
<line>
asp**tos
</line>
</par><par>
<line>
emocionais
</line>
<line>
que i*pa*tam o aprendizado. Embor* a obra *eja mais *ol*ada para quest*es
</line>
</par><par>
<line>
*edagógicas, ela explora como o am*iente *moc*o*al na* *alas d* a*la *nfluencia o **ocesso
</line>
<line>
de aprendizad*.
</line>
<line>
As *moções influenciam d*r*tamente a capacidade **s *l*nos de se c**centr*rem, de
</line>
</par><par>
<line>
persist*re* diante d*s desafios * de se *elacionarem
</line>
<line>
com os colegas e professores.
</line>
</par><par>
<line>
Abordagens p*ic*lógi*as, com* a *ducação *oc*oemocional (SEL), fo*necem f**ramentas
</line>
<line>
para qu* o* aluno* aprendam a re*onhecer, ex*ressa* e regula* suas emoções, prom*ven*o *m
</line>
</par><par>
<line>
a*biente mais
</line>
<line>
*a*monioso * propício ao
</line>
<line>
aprendiz*do. Um dos autores mais co*he*ido*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
i*fluentes n* campo da E*ucaç*o Socioemocional (SEL) * Dan*el Goleman, psicólo*o e *utor
</line>
<line>
do li*ro "*nteligência Emocional". Go*eman p*pularizou o conceito de inteligên*ia emocional
</line>
<line>
e *e*ta*ou a importância *as *ompetênc*as *mocionais e so*iais **r* * sucesso pessoal,
</line>
<line>
acadêmico * profissional.
</line>
<line>
G*leman (2011) argumenta que habil*da*es socio*mocionais, como a autoconsciênc*a,
</line>
</par><par>
<line>
autor*egu*ação, em**tia,
</line>
<line>
*otivaçã* e *abilid*de* soc*ais, são tão *mporta*t*s q*ant* as
</line>
</par><par>
<line>
capacidades c*gnitivas para o *esenvolvimento integral *e
</line>
<line>
*ma p*ssoa. Es*as
</line>
<line>
i*eias *ão
</line>
</par><par>
</page><line>
centr*is para o *o*ceito de Educação Socioemocion*l (S*L), *ue t*m ganhado cada v*z mais
</line>
<line>
espaço *m e*c*la* ao r*dor ** mu*do.
</line>
<line>
Outro a*tor *elevante é Maurice *lias, que apresenta a tem**ica, espec*almente no
</line>
<line>
liv*o qu* **ganizou "*ro*oting Social and Em*tional *earning: Gu*del*nes *or *ducato*s".
</line>
<line>
Eli*s é um dos principa*s defensores da inte*ração d* educa*ão socioemocional no *urrículo
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, *. 22, n. 4, art. 8, *. 150-163, abr. 2025 ww*4.fsanet.com.b*/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. R. C. B*rroso, R. N. Ar**jo
</line>
<line>
154
</line>
</par><par>
<line>
escolar *
</line>
<line>
da importância de desen*olver essa*
</line>
<line>
*abi*idades e* crianças e *do*escent*s para
</line>
</par><par>
<line>
p*omover ambientes de *prendizado mai* saudá*e** e i*clu*ivos.
</line>
<line>
* *EFERENCIAL TEÓR*CO
</line>
<line>
2.* *mpactos da Saúde Mental no Processo d* Ensino e Aprendiza*em
</line>
<line>
A saúde me*tal é um dos *ilares funda*e*tais para * suce**o esco*a*, mas
</line>
</par><par>
<line>
fr*quentemente é negligen*i*d* *** disc*ssões sobre o desem*enho ac*dê*ico
</line>
<line>
e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
comportamen*o dos *l*nos. Problemas emocionai* e p*icológi*os, **mo a*siedade, depressão
</line>
<line>
e tra*stor*o* de atenção, afetam sig*ifica*ivam*nte a capaci*a*e d** alun*s de *e concentrar,
</line>
<line>
aprender e se relacionar *om co*egas e profes*ores. E*ses desafios n** ap*nas compromet*m
</line>
<line>
o rendimento a*adêmico, mas também têm um im*acto **ofundo na dinâmica da sala de *u*a
</line>
<line>
e n* bem-es*ar dos educadores, que mu*tas vezes *nfrentam altos nív**s de estres*e e burnout.
</line>
<line>
Alunos com problemas de sa*de mental frequentemente *presentam dificuldade* que
</line>
<line>
vão além do aspecto *cadêm*co. Transtorn*s *o** *nsi*dad* e depres*ão podem prejudicar a
</line>
<line>
capacidade de concentraçã*, a m*tivação e o envolvimen*o c*m as atividades escolares,
</line>
</par><par>
<line>
re**ltando ** **s*mpenh* a*adê*ico insatisf**ório. Estu*os most*am
</line>
<line>
que
</line>
<line>
a*un*s
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
enfrenta* problemas emocionais t*m maio* pr*babilidade de ap*esentar*m *altas *requentes,
</line>
</par><par>
<line>
baix* rendimento escolar e
</line>
<line>
dificuldades e* comp*etar *arefa*, o qu* cria um cicl*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
frust*aç*o
</line>
<line>
e desmotivação. Pod*mos citar os trabalhos de *bra**m Maslow e su* teo*ia da*
</line>
</par><par>
<line>
ne*e*s*dad*s *umanas, que ab*rdam, ainda qu* *e form* ind**eta, o impact* das neces*idades
</line>
<line>
emocion*is não a*endid*s no desempenho escolar (MAS*O*, *018).
</line>
<line>
Probl*mas de *aúde men*al ta*b*m impactam diretamente o com*or***ento dos
</line>
</par><par>
<line>
alunos. A ans*edade pode se manife*t*r como in*uietaç*o, difi*u**ad* de conce*tração
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
comportamen*o des***ador,
</line>
<line>
en*uanto a depressão
</line>
<line>
p*de levar
</line>
<line>
*o isolamento so*ial, ba*x*
</line>
</par><par>
<line>
*articipação em s*la de a*l* e falta de inter*sse nas *tividade* escolares. Essas c*ndições não
</line>
</par><par>
<line>
afetam apenas o *luno individualmente, mas t*mbém a dinâmica *a sala
</line>
<line>
d* aula, cr*and*
</line>
</par><par>
<line>
desafios adic*onai* p*ra os pro*essores, que precisam *e*ir comp*rtam*nt*s complexos e, ao
</line>
<line>
m*smo tempo, manter um *mbien*e de apre*di*ado produtivo2.
</line>
<line>
Os prof*ssores, p*rtan*o, *stão na l*nha de *ren*e para identificar os s*n*is *e
</line>
</par><par>
<line>
problem*s emo*ionai* e comportamentais
</line>
<line>
nos al*no*. Observaçõe*
</line>
<line>
c*idad*sas do
</line>
</par><par>
<line>
c*mp*rta*ento dos estudante*, mudanças no desem*enho
</line>
<line>
acadêmic* e interações soc*ais
</line>
</par><par>
<line>
podem serv*r *omo indicadore* iniciais de *ue a*go não está
</line>
<line>
*em. Ed**adores que têm
</line>
</par><par>
<line>
2 Tais sint*mas estão p*esent** no ma*ual DSM5-TR.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina, v. 2*, n. 4, art. 8, p. 150-163, abr. 2025
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*nterconexão Entre Saúde Mental e Práticas Ed**aci**ais: Abordagens Interd*sc**lina*es
</line>
<line>
155
</line>
</par><par>
<line>
formação em saúde mental escolar ou que participam de program*s d* t*ein*mento em
</line>
<line>
Educa*ã* Socioemo*ion*l (SEL) estão mais preparados para r*conhecer esses sinais e
</line>
<line>
ofere*er sup*r*e *dequado.
</line>
<line>
O a*oi* dos educadores é es*encial para * *anejo in*c*al de probl*mas d* *aúde
</line>
</par><par>
<line>
mental. Isso pod* i*cluir a
</line>
<line>
criação
</line>
<line>
de um
</line>
<line>
ambi*nte *e sala
</line>
<line>
de aula seguro e acol*edor,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
estabe*ecimen*o de rotinas que proporcionem previsibilidade segurança para e
</line>
<line>
os al*nos a e
</line>
</par><par>
<line>
aplicação de *écnica* de *egula*ã* *mo*ion*l, que ajudem os estudantes a lidar*m com *uas
</line>
</par><par>
<line>
emoçõe* de f*rm* s*udável. Além disso, os profess*res *o*em *tuar
</line>
<line>
**mo *m elo entre os
</line>
</par><par>
<line>
*luno* * serviç*s de apoi*, co*o
</line>
<line>
psic*logos escolares e
</line>
<line>
cons*l**iros, garantindo *ue
</line>
<line>
o*
</line>
</par><par>
<line>
estudante* recebam a ajuda necessár*a.
</line>
<line>
N* en*anto, o papel do educado* vai além d* identific*ção; ele também é um modelo
</line>
</par><par>
<line>
de com*orta*ento e*oci*nal. Quando pr**essores *emo*stram empatia, *esiliência
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ha*ilidades de r*gulaçã* emocion**, eles não
</line>
<line>
a*enas ajudam a criar
</line>
<line>
u* ambi*nt* p*siti*o,
</line>
</par><par>
<line>
m*s também ensinam o* alunos * *esen*olvere* *ssas competênc*as *sse*ci*is pa*a a v*da.
</line>
<line>
A *ressão co*sta*te para atende* às n*cessidades ac*dê*icas e emociona*s dos alun*s
</line>
</par><par>
<line>
pode levar
</line>
<line>
o* p*ofessores a um *stado de esgotamen*o físi*o e mental conhe*ido como
</line>
</par><par>
<line>
burnout. Est* *enômen* foi e**udado por Z*nell* (et a*) e ampl*mente menc*ona*o no *ivro
</line>
<line>
Psicologia, Org*n*zaç*es e **abal*o n* Bra*il (2014) ond* são *estac**os os s*ntomas como
</line>
</par><par>
<line>
* exaus*ão em*c**nal,
</line>
<line>
a
</line>
<line>
despersona***ação * uma perce**ão reduzid* de realização
</line>
</par><par>
<line>
prof*ssion*l. O *s*resse c*ô**co afeta a *apacidad* dos educad*res de gerenciar a sala de aul*
</line>
</par><par>
<line>
de for*a eficaz, d* *e cone*ta* emocionalmente co* os al*nos e *e manter a qua*id*de
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
suas prática* pedagógicas.
</line>
</par><par>
<line>
Segu**o Maslach Jackson, (1*81; 1986), p*ofess*res que ex*erimentam burn*ut e
</line>
</par><par>
<line>
frequentem**te relatam sen*imen*o*
</line>
<line>
*e fr*s*r**ão, c*nis** * desapego, o que po*e resultar
</line>
</par><par>
<line>
em uma aborda**m menos
</line>
<line>
pacient* e
</line>
<line>
empática co* os alunos. *sse dis*anciamento
</line>
</par><par>
<line>
*mocional pode agravar pr*blemas de com**rtamento na sala
</line>
<line>
de aul*, criando
</line>
<line>
um ciclo
</line>
</par><par>
<line>
vicioso, *m
</line>
<line>
qu*
</line>
<line>
*
</line>
<line>
estres*e
</line>
<line>
do professor alime*ta o estresse dos
</line>
<line>
alunos, *
</line>
<line>
vice-versa. Além
</line>
</par><par>
<line>
*iss*, o burno*t pode levar
</line>
<line>
ao a*m**to do absent*ísmo, baixa satisfaçã* no trabalho e,
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
casos extremos, à saída da profiss*o, * que agrava aind* mais a falta d* *r*fi*sion**s
</line>
<line>
qualificados no set*r e*ucacional.
</line>
</par><par>
<line>
O estresse e o bu*nout *os
</line>
<line>
professo*es têm c*n*equências diretas na qualida*e
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
ensino. Educa*or*s *xaustos t*m mais dificu**ade em **a*ejar aulas en*olventes,
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
</page><line>
gerenciar co*f*ito* de for** construtiva e em oferecer supo*te e*ocion*l aos *lunos **e *ais
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, n. 4, art. 8, p. 150-*6*, abr. 2025 w*w4.fsa*e*.com.br/re*i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. R. C. Bar*oso, R. N. Araúj*
</line>
<line>
156
</line>
</par><par>
<line>
preci*am. A falta *e preparo emocional d*s pr****sores po*e afetar o cli*a es*ol*r, tornando-
</line>
<line>
o menos aco*hedor * *ais propenso a conflitos e co*portamentos disruptivo*.
</line>
<line>
* fundam*ntal qu* *s *s*olas e os sist*mas educ*ciona*s *ec*n*eçam a im**rtância do
</line>
<line>
bem-e*ta* dos prof*ssores e implementem políti*as d* supor*e, *om* programas de for*a*ão
</line>
</par><par>
<line>
em saúde *ental, reduçã* *e
</line>
<line>
carga
</line>
<line>
*e trabal** *portunidade* p**a qu* *s ed*cadores e
</line>
</par><par>
<line>
pratiq*em *écnicas de a*tocuidado,
</line>
<line>
com* mindfulness e gestão do es**esse. Ao *u*dar *a
</line>
</par><par>
<line>
s*úde mental dos professores,
</line>
<line>
e*tamos cuidando indiretamente
</line>
<line>
d* s*úde menta* dos
</line>
<line>
alunos,
</line>
</par><par>
<line>
*riando um ambi*nte mais equ**ibrado e propíc*o ao aprendizado.
</line>
<line>
*.2 P*átic*s Educacionais que Promovem a *a*de Mental
</line>
<line>
Patricia Jennings e Mark Gre*nberg (*009) destacam q*e * *apel do profes*or *ai
</line>
<line>
mui** a*ém da simp*es trans*issão de co*hecime**o; el* é *m verdadeiro *rqu*te*o de
</line>
<line>
ambientes que p**move o desenvolvi*ento socioemoci*nal dos aluno*. Ao cons*ru*r relações
</line>
<line>
d* qual*dade com os estud*nt*s, gerir a sala de aula de forma *ficaz e *mplementar programas
</line>
</par><par>
<line>
de Educação Socioemoc*on*l (S*L),
</line>
<line>
os professores criam ambientes de aprend*zagem que
</line>
</par><par>
<line>
s*o acolh**ores, seguros e propícios a* cr*scimento emoc*o*al e s*ci*l.
</line>
<line>
Esses am*ientes *ão só melhora* o *esempenh* *cadê*ico, mas tam*ém moldam
</line>
</par><par>
<line>
a*u*os par* se t*rnarem cidadãos *ais consci*ntes, emocio*alm*nte competentes
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
socialmente engajado*. A pr*tica pedagógica de Jennings e Greenberg res*alta a imp*r*ância
</line>
<line>
do *a*el do edu*ador na forma*ão integra* *os estud*n*es, po*s ao proporci*nar experiên*ias
</line>
</par><par>
<line>
posi*ivas na sala de aula,
</line>
<line>
o profes*or
</line>
<line>
impacta profun*ame*te * desenvolvimento
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*ompetê*ci*s e*se*ciais para a vida.
</line>
<line>
Jennings e G*e*nb*rg refor*am que a conexão emocio*al e*tre *r*fessor e alun* é u*
</line>
<line>
dos prin*ipais p**ares de u* a*biente de ap*endizado saudável. Pr**essores que *stabelecem
</line>
</par><par>
<line>
re*acion*men*os baseados em confiança, r*s*eito
</line>
<line>
e
</line>
<line>
*mpa*ia conseguem
</line>
<line>
c*iar *m clima que
</line>
</par><par>
<line>
in*entiv* * par*i***ação, * col*b*raçã* e a motivação dos a*unos. E*ses relacionamentos
</line>
<line>
positivos atuam como u* fato* pr*tetivo contra p*oblema* emocio*ais, *ju*ando os alunos a
</line>
<line>
se se*tirem *alorizados e capazes. A maneira como os p*ofessores gerenciam a sala de a*la
</line>
<line>
in**uencia diretamente o comporta*ento dos alunos e o clima escolar. Jennings e Greenbe*g
</line>
</par><par>
<line>
sugerem que u*a gest*o ba*eada ** pr*ncí**os de SEL, *ue incent*va autorregulação, a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
resolução
</line>
<line>
de conflitos o respeito m*tuo, promove u* *mbie*te onde os alun*s se sentem e
</line>
</par><par>
<line>
seguros para express*r suas
</line>
<line>
**oções e ide*as. Is*o redu* *s nív*is de estresse,
</line>
<line>
faci*ita
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
aprendi*agem e permite que os alunos de***volvam habi**dades sociais críticas pa*a *
</line>
<line>
vi da
</line>
</par><par>
<line>
e* socieda*e.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina, v. 22, n. 4, art. *, p. 150-163, abr. 2025 www4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
I*terc**exão Entre Saúd* Mental e Práticas Educacionais: *bordagens *nterdisciplinare*
</line>
<line>
157
</line>
</par><par>
<line>
A Educação S*ci**mocional é uma *bordagem pedagógica *ue int*gra o
</line>
</par><par>
<line>
*esenv*lvimento de habilidade* e*ocionais e sociais ao *urrículo escolar. Jennings
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
G*ee*berg defend*m que pr*gramas de SEL não só e*ui**m os aluno* co* ferrament*s para
</line>
</par><par>
<line>
*erenciar suas
</line>
<line>
emoções, est*b*le*er rel*çõ*s saudáveis * tomar decisões re**ons*v*is, mas
</line>
</par><par>
<line>
tamb*m co*tribuem par*
</line>
<line>
um ambiente de sala de *ula *ais positivo * engaj*d*. Professores
</line>
</par><par>
<line>
que inco*por*m SEL em sua
</line>
<line>
prática diária aju*am
</line>
<line>
os *lu*os a se to*narem mais r*silientes,
</line>
</par><par>
<line>
emp*ti*os e *reparados *ar* o* desa*ios do mundo real.
</line>
</par><par>
<line>
3 RESULTADO* E D*SCU*SÕES
</line>
</par><par>
<line>
*.1 *rogram*s de Redução *e Estress*: O Exempl* d* CARE
</line>
</par><par>
<line>
Para e**rentar esses d*safios, Patricia Je*nings dese*vol**u o
</line>
<line>
programa Cultivating
</line>
</par><par>
<line>
*warenes* *nd Resili*n*e i* Educat*o* (CAR*), voltado para me*horar o bem-estar dos
</line>
</par><par>
<line>
professores e pro*ove* um ambiente de aprendi***em m*is po*itivo. O CARE
</line>
<line>
é um
</line>
</par><par>
<line>
*r*gr*ma de desenvolvimento profissional baseado *m *indfulness, projetado para *eduzir o
</line>
<line>
est*esse *cup*cional e fortalecer a res*liênc*a emo*ional do* educa*ores.
</line>
</par><par>
<line>
1.
</line>
<line>
Resu*tad**
</line>
<line>
do
</line>
<line>
Pr*grama
</line>
<line>
C*R*
</line>
</par><par>
<line>
Es*u*os sob*e o CA*E mos*raram que ele é uma das i**erven*õ*s mais eficaz*s na
</line>
</par><par>
<line>
redu*ão
</line>
<line>
do estres*e
</line>
<line>
docente. U* dos maiores ensaios clíni*os rand*miz*dos na ár*a
</line>
</par><par>
<line>
demo*st*ou que pro*essores que par*iciparam do CARE apre*enta*am uma d*minuição
</line>
</par><par>
<line>
signi*icativa nos níveis
</line>
<line>
de est*esse, an**edad* e si*tomas de sofrime**o psíquico.
</line>
</par><par>
<line>
Esses professores t*mbém s* t*rnaram mais consciente* *e suas emoçõe* e reações, o
</line>
<line>
que lhes permitiu gerenciar mel*or suas res**stas ao estres*e c**idiano.
</line>
</par><par>
<line>
2.
</line>
<line>
Melhori*
</line>
<line>
do
</line>
<line>
C lima
</line>
<line>
Emoci*n*l
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
Sa**
</line>
<line>
de
</line>
<line>
*ula
</line>
</par><par>
<line>
P*ofe*sor*s que
</line>
<line>
pa*tici**ram do CAR* c*ia*am ambientes d* sa*a de *ula
</line>
<line>
mais
</line>
</par><par>
<line>
posi*ivos, seguros e solidário*. As práticas
</line>
<line>
*e mind*ulness ensi*a*as no pr*grama
</line>
</par><par>
<line>
ajudaram os *d*cadores
</line>
<line>
a
</line>
<line>
cultivare* u* estado
</line>
<line>
*e presenç* e paciênc*a, fac**ita*do
</line>
</par><par>
<line>
*nte*a**es mais positivas *om os alunos. Como r*sultado, o cli*a emoci*nal da sala
</line>
<line>
** aula tornou-se mais acolhe*or e e*gaja*or, ben*fici*ndo diretamente o a*r*ndizado
</line>
<line>
dos a**nos.
</line>
</par><par>
<line>
3.
</line>
<line>
Regul*çã*
</line>
<line>
Emocional
</line>
<line>
e
</line>
<line>
R*duç*o
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
Si**omas
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
Ansiedade
</line>
</par><par>
<line>
As técnicas
</line>
<line>
de mindfu*ness do CARE,
</line>
<line>
c*mo med*t*ç*o e exercícios d* res**ra*ão,
</line>
</par><par>
<line>
capacitam os professores a re*ularem melhor su*s emoções e a red**irem s*ntomas de
</line>
</par><par>
<line>
an*ie*ade. Essa regul*ção
</line>
<line>
e*ociona* é
</line>
<line>
crucial
</line>
<line>
para qu*
</line>
<line>
os *rofessores ma*tenh**
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ca*ma em sit*ações des*fiad**as e *espondam de man*ira mais equil**rada aos
</line>
<line>
co*portamentos dos alunos, melho*ando a *in*mica *a sala de au*a.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresin* PI, v. 22, n. 4, art. *, p. 150-163, abr. 2025
</line>
<line>
w*w4.fsane*.com.br/*ev**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. R. C. Barroso, R. N. *ra**o
</line>
<line>
158
</line>
</par><par>
<line>
*.2 Consequênci** da Negligênc*a da Saúde Mental na Ed*cação
</line>
</par><par>
<line>
* falta de *uidado com a *aúde ment*l na escol* pode ter efe*tos g*av*s tan*o para
</line>
<line>
p*ofe**ore* q*an*o para alu*os, a*etando o ambi*nte escolar em sua totalidade. O
</line>
</par><par>
<line>
desequil*brio *ausado
</line>
<line>
pela organização
</line>
<line>
do tr*bal** * a causa do sof*imento psíquico,
</line>
</par><par>
<line>
especialmente quando se trata de trabalho, *e acordo com *rade*la Jú*i*r (2*10). Por causa
</line>
<line>
de*se desequi*íbrio, **ntime*tos ne*ativ*s como medo, angústia e frus*raçã* surgem. E**es
</line>
</par><par>
<line>
sentimentos torna*-se gr*ndes obstá*ul*s
</line>
<line>
para realizar ativi*ades relacio*ada* ao
</line>
</par><par>
<line>
de*envolvimento hum*n*. No contexto educacio*al, es*a dinâmica p*de se manifes**r
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
diversas formas: estud**tes
</line>
<line>
*ue enfrent*m an*iedade, d*smotivaçã* e dificuldade
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
*oncent*aç*o; educadores q*e li*am *o* es*otamento p*ofission*l (b*rno*t) e fal*a
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
r*cursos emocionais para lidar com os d*sa**os d* s*la
</line>
<line>
de aula; e, por co*sequênci*, um
</line>
</par><par>
<line>
ambi*nte escolar que se torna desfavorável ao
</line>
<line>
apr*ndizado. A negligên*ia da saúde mental
</line>
</par><par>
<line>
*esulta em o*s*ácu*o* que compromete* * qua*id*de d* ensino e difi*ult*m a cons**ução de
</line>
</par><par>
<line>
** e*paço acolhedor, afetando o desempenho acadêmico, as r**ações inte*pess*ais e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
c*pacidade dos
</line>
<line>
i*divíduos *e l*dar **m estres*e. o
</line>
<line>
Porta**o, reconhecer e atuar sobre as
</line>
</par><par>
<line>
*ecessidades emoc*onais dentro do ambi*nte *s*olar são *ssenciais para evitar esses i**a*tos
</line>
</par><par>
<line>
ne*ativ** e promove* um de*envolvimento m*** eq*ilibra*o e
</line>
<line>
*audáv*l para todos os
</line>
</par><par>
<line>
*nvol**dos.
</line>
</par><par>
<line>
3.3 A I*portância de P*lít**as P*b*ica* e Apoio Institucional
</line>
</par><par>
<line>
No Brasil, v*ria* po*ít*cas e in**i**i*as têm sido posta* em prática para i*c***o*a* a saúde
</line>
<line>
*ental n* ambiente escolar, c*m o objetivo d* fo*entar o bem-estar emocional e psi*ológico
</line>
<line>
dos estudan*es. Alguns dos pr*n*ip*is esforços i*cluem:
</line>
<line>
1. Programa S*úde na Escol* (PSE): Es*abelecid* *m 2007 pelo Min*s*ério *a Sa*de em
</line>
<line>
parce**a *om o Ministé*io da Educa*ão, o *S* vi*a fomenta* * conexã* entre sa*de *
</line>
<line>
educação, vis*ndo ao cr*sci*ent* complet* dos alunos. Ele engloba in*ciativas f*cadas
</line>
<line>
na prom*çã* da saúd* mental, tais co*o prev*nção a* co*su*o de dr*gas, comb**e ao
</line>
</par><par>
<line>
bull*ing e incent*vo comportamentos saud*ve*s. Políti*a Naci*nal de *rom*ção a
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Sa*de: E*sa polític*
</line>
<line>
vis* fort*l*cer * p**mo*ão de *a**e
</line>
<line>
em *iferente* *on*extos,
</line>
</par><par>
</page><line>
inclusive nas *s*olas, com **co em a*ões pr**entivas e de promoçã* da saúde me*tal,
</line>
<line>
incent*vando atividad*s qu* *romovam o bem-estar emocional e a con*iv**cia
</line>
<line>
saudável.
</line>
<line>
Re*. FSA, Te*esina, v. 2*, n. 4, art. 8, p. 150-*63, abr. 2025 www4.fsanet.co*.*r/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
In*erconexão En*re Saúde Menta* e Prát*cas Educacionais: Ab*rdagen* I*ter*isciplinares
</line>
<line>
159
</line>
</par><par>
<line>
2.
</line>
<line>
Lei 1*.935/*019: E*ta lei de*ermi*a a n*cess*dade de psicólog*s e assistente* soci*is
</line>
<line>
nas instit*i*ões *úblicas de en*in* básico. A meta é p*oporc**n** assistência
</line>
</par><par>
<line>
psico*ógica e social aos *stud*ntes, *riorizando a promoção *a saú*e mental,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
prevenção de *uestões emocion*i* e a melhori* da c*nvivê*cia *o ambien*e escolar.
</line>
</par><par>
<line>
*.
</line>
<line>
Campanhas de sens*bilização: Em
</line>
<line>
períodos d*
</line>
<line>
camp*nhas como o "Setem*ro
</line>
</par><par>
<line>
Amarelo", que se con*entra na pre*e*ção do s*icíd*o, divers*s inst*tuições de en*ino,
</line>
</par><par>
<line>
tan*o públic*s
</line>
<line>
quanto privadas, *o Bra*il, pro*ovem palestras, d*bates e
</line>
<line>
ativid**es
</line>
</par><par>
<line>
destinadas à se*sibilização e suporte * saúd* men*al dos alunos.
</line>
</par><par>
<line>
4.
</line>
<line>
Programas municipais e estaduais: Diversas secret*rias de *ducação *s*aduais
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
municipais imp*em*ntam pr*jetos d*recio*a*os à
</line>
<line>
pro**ção da saúde m*ntal nas
</line>
</par><par>
<line>
e*c*las, ajus*ados às demand*s locais, tais como enco**ro* co* psicólogos, at**idades
</line>
</par><par>
<line>
para o a*rimora*ent* de comp*tências
</line>
<line>
socioemocionai* e of*cina* p*ra al*n*s,
</line>
</par><par>
<line>
d*centes e respon*áveis.
</line>
</par><par>
<line>
Esses programas bu**am *riar um am*iente *sco*ar mais saudáv*l, acol*edor
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
p*epa*ado p*ra lidar com *ue*tões emoc*on*is e psic*lógicas *os est*dan*es.
</line>
</par><par>
<line>
Diversos *rga*ismo* i*ternacionais, como a Organizaç*o Mundial da Saúde (OMS) *
</line>
<line>
a UN*SCO, têm promov*do iniciativas e recomend*çõ*s para melhorar a saúd* mental em
</line>
</par><par>
<line>
todo o mun*o. A seguir listamo* a*gumas das pri*ci*ais iniciati*as *rientações d*s*as *
</line>
<line>
ins*i**iç*es:
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Plan* de Aç*o Global para a Saúde Mental da *MS (*013-2030)
</line>
<line>
A *MS *esenvolveu um plan* **t**tégi*o *ara apo*ar *s país*s no f*rtaleciment* *os
</line>
</par><par>
<line>
*er**ço* de saúde ment*l. Seu* pr*ncipa*s objetivos incluem:
</line>
<line>
*xpansão d* cobertura de s*rviços de saúde me*tal, prom*ven*o su* integração nos
</line>
<line>
serviços de atenção pr*mária à saúde. Redução do estigma * da di*c*iminação as*ociado* aos
</line>
<line>
tr*nsto*nos mentai*. *roteção dos direitos *umanos das pes*oas com t*anstornos mentais.
</line>
<line>
*revenção do suicídio e de tra*stornos *e*t*is, com ênfa*e em *bord*gens preven*ivas
</line>
<line>
base*d*s em evidências.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina *I, v. 22, n. *, art. 8, p. 150-163, ab*. 2025
</line>
<line>
w*w4.*s*ne*.com.**/r**ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. R. C. Barros*, R. N. Araújo
</line>
<line>
160
</line>
</par><par>
<line>
Ca*panha G*obal "Saú*e **ntal para Todos" (OMS, 2020)
</line>
</par><par>
<line>
L*nçada em resposta aos de*afios *gr*vados pela pandemia de COVID-19, essa
</line>
<line>
campanha da OMS visa: A*m*ntar a con*cie*tiz*ção so*r* a i*portân*ia da saúde mental.
</line>
</par><par>
<line>
Estim*lar
</line>
<line>
*s
</line>
<line>
paí**s
</line>
<line>
a
</line>
<line>
prioriz*rem
</line>
<line>
o
</line>
<line>
*ces*o
</line>
<line>
a
</line>
<line>
s*rviços
</line>
<line>
de
</line>
<line>
saúd*
</line>
<line>
mental.
</line>
</par><par>
<line>
Reforçar a i*t*gração da saúde mental com o*tros setore* do siste*a ** saúde *loba*.
</line>
<line>
Guia da OMS para a Pr*moçã* *a Saúde M***al nas Escol*s
</line>
<line>
Re*onhecendo a *mportância de prom*ver a saúde mental desde a *nfância, a OMS
</line>
<line>
lanço* d*retrizes para a criação d* ambientes esco*ares *aud*veis, co* recomendações *omo:
</line>
<line>
Capacitação de profes**r*s *a*a identific*r sin*** de tr*nstorno* mentai*.
</line>
</par><par>
<line>
Imple*enta*ão de *r*gra*as d* habilidades socioemocionais par* *studantes,
</line>
<line>
abordando
</line>
</par><par>
<line>
res**iência, empatia e resolução de conflitos. Criação de ambien*e* esc*lares seguros
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
inclusivos, mi*imizando o b*llyi*g e a vi*lê**ia.
</line>
</par><par>
<line>
Educ*ção e Saú*e Me*tal (*NESCO)
</line>
</par><par>
<line>
A UNE*CO *em promovido a **tegração da saú*e mental nos currículos escolar*s,
</line>
<line>
como par*e de sua iniciativa de E*ucaç*o ***a o Desenvolviment* Sustent*vel. Algu*as
</line>
</par><par>
<line>
ações i*cl*em: Educa*ão em*cional e
</line>
<line>
bem-est*r, capacitando os jovens *ara li*ar com
</line>
</par><par>
<line>
e*oç*es * desen*olve* habil*dades de convivê*cia. Apoio a *r*pos vulneráveis, in**uindo
</line>
<line>
crianças em situações de confl**o ou *eslocamen*o, g**antindo supo*te psic**social adequado.
</line>
<line>
Iniciati*a* *lobais pa*a Prevenç*o do Suicíd*o
</line>
<line>
* OMS e a UNESCO promovem campanhas de pr*venção ao suicídio, como o *ia
</line>
<line>
Mu*dial de P***ençã* ao Suicídio e o movimento Set*mbro A*arelo. Essas iniciativas
</line>
</par><par>
<line>
buscam aum*ntar a
</line>
<line>
conscientizaç*o global **bre o suicídio, imple*entar
</line>
<line>
estr*té*ias
</line>
</par><par>
</page><line>
preventivas eficazes e incentiva* g**ernos e a *ocieda*e * *dot*rem medida* de ap*io e
</line>
<line>
suporte.
</line>
<line>
mhGAP (Mental Hea*th Gap Ac*io* *ro*ramme) - *MS
</line>
<line>
O mhGAP é um programa volta*o para expa**ir * acesso a* tratamento de *ranst*rn*s
</line>
<line>
mentais *m *aíses de b*i*a * média rend*. Seu foco inclui capaci**ção *e profissionais de
</line>
<line>
Rev. F*A, T*resina, v. 22, *. *, a*t. 8, p. **0-*63, ab*. 202* www4.f*a*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Inter*onexão Ent*e Sa*d* Mental e P*átic*s Educacion*is: Aborda*ens Interdi*ci*linares
</line>
<line>
161
</line>
</par><par>
<line>
saúde para diag*osticar * *ratar transto*n*s mentais e neurológic*s. Integr**ão dos cuidados
</line>
<line>
*e saúde mental nos sistemas de saúd* geral, amp*iando * *lcance d* atendi*ento.
</line>
<line>
*N**CO - "Beleza, Saúde e *em-Es*ar"
</line>
</par><par>
<line>
A *NES*O também inc*n*i*a iniciativas que r*lacio**m *em-estar, saúde mental
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvimento humano int*gral
</line>
<line>
atrav*s de *rogramas educa*i*nai*, *ue *r*movem
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
valorização da cultura, da *rte do diálogo como ferramenta* e
</line>
<line>
para *ortalece* o **m-*st*r
</line>
</par><par>
<line>
*e*tal. Também a integração ** prá*icas q*e
</line>
<line>
consid*ram a saúde *ental e*senci*l para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
desenv*lvimento sustentável.
</line>
</par><par>
<line>
4 C*NSIDERA*ÕES FI*AIS
</line>
</par><par>
<line>
A interconexã* entre saúde m*ntal e *r*ticas *duc***onais demonst*a a necessid*de de
</line>
</par><par>
<line>
uma ab*rdagem interdiscip*inar par* promove*
</line>
<line>
um ambiente de apr*ndizado
</line>
<line>
mais
</line>
<line>
saudável,
</line>
</par><par>
<line>
i*clu*ivo e produti*o. Dur*nte o deba*e, e*fa*iz*mos a relevância de táticas *ue inco*poram a
</line>
</par><par>
<line>
saú*e mental *o ambiente e*colar, o que i*clui a formação de doce*tes, a
</line>
<line>
execução
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
prog*amas de des*nvolvimento *ocioe*ocio*al e a formu**ção de *olíticas e*ucacion*is **e
</line>
<line>
recon*eçam o ap*io psicos*ocial como um co**onente crucial do pr**esso de ensino-
</line>
</par><par>
<line>
aprendizagem. A in*egra*ão entr* saúde me*tal e ed*ca**o não s* aprimora ren*i*en*o o
</line>
<line>
**colar dos estudantes, *om* também a*xilia na *riação de *essoas ma*s resilientes,
</line>
<line>
emocionalmente equilibra*as e pron**s para enfrentar o* ob*táculos da *ida. Adem*is, o apo*o
</line>
<line>
à sa*de mental dos pr*fes**res é *eci*iv* para **segurar que possam ex**cer suas funções
</line>
<line>
com ef*ciência e *em-es**r.
</line>
</par><par>
<line>
Ass*m, é fund**ent*l que instituições
</line>
<line>
de ensi**, governos profis*ion*is d* saú*e e
</line>
</par><par>
<line>
trabalhem em conjunto para forta*ecer polít**as e prática* que ga**nt*m u* **biente
</line>
<line>
edu*aci*nal que priorize ta*t* o saber quanto o equi**bri* emoc**nal. É c*ucial i*v*stir nessa
</line>
<line>
integração para * *rog*esso sustentável da sociedade, ass**ur*nd* um fut*ro ma*s *nc**sivo,
</line>
<line>
saud*ve* e pr*misso* pa*a as geraç*e* futur*s.
</line>
<line>
REF*RÊNCIAS
</line>
<line>
ALVES, *. *. V. Saúde Me*tal e Subje*ividade: Es*ratégias Def*nsivas *a Constituiçã*
</line>
<line>
Do*ent*. 2017. 205 f. Tese (Doutora*o em Educaçã*) - *niversidade E***dual do Ceará,
</line>
<line>
Forta*eza, 2017.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresin* *I, v. 22, n. 4, ar*. 8, *. 1*0-*63, abr. 2*2*
</line>
<line>
www4.fs*n*t.com.b*/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. R. C. Barroso, R. N. A*aúj*
</line>
<line>
*62
</line>
</par><par>
<line>
AMA*ANTE, P. Saúde m*ntal e atenção psicossocial. 3. *d. Rio de Janeiro: Editora *io*ruz,
</line>
<line>
2007.
</line>
</par><par>
<line>
AMERICAN PS*CHIATRI* *SSOC**TION. Manual d*agnóstic* e es*atísti*o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
transtor*os m*ntai*: *S*-5-TR. 5. ed., T*xto *evis*do. Porto Alegr*: Artmed, 2022.
</line>
</par><par>
<line>
BELLUSCI, J. F. A qua*ida*e mot*vacion*l e o Burnout: um e*tudo expl*ratór*o com
</line>
</par><par>
<line>
profe*sores. 2015.
</line>
<line>
**7 f .
</line>
<line>
*i*sert*ção (Mestr*d* em E*ucaç*o) - Univer*i*ade Es*adu*l de
</line>
</par><par>
<line>
Londrina, Londrina, *015.
</line>
<line>
CAMP*S, M. F. Trabalho docen*e e saúde m*n*al: um estudo com p**fes*ore* e professo*as
</line>
<line>
d* rede p*blica estadual. 2*18. 110 f. Dissertação (Mestrado e* Educação) - Univers*dade de
</line>
<line>
Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, 2018.
</line>
</par><par>
<line>
CAR*OTTO, *. S.
</line>
<line>
A sínd*ome de Burnou* o e
</line>
<line>
*rabalho
</line>
<line>
docente. Ps*colog*a em Estudo,
</line>
</par><par>
<line>
Maringá,
</line>
<line>
v.
</line>
<line>
7,
</line>
<line>
n.
</line>
<line>
*,
</line>
<line>
*002.
</line>
<line>
D*sponível
</line>
<line>
em:
</line>
</par><par>
<line>
htt*://www.scielo.br/s*i*lo.php?s*ript=sci_arttext&p*d=S1*13
</line>
<line>
7372200200010*005&lng=*n&nrm=iso&tlng=en. Acesso em: 03 Setemb*o 2024.
</line>
</par><par>
<line>
ELIAS, M. *.
</line>
<line>
(** al). Promot*ng S*cial and Emo*ional Learning: Guid*l**es for E*ucato**.
</line>
</par><par>
<line>
Alexand*ia: Associ*tion **r Su*ervision *nd **rriculum Developmen*, 1997.
</line>
<line>
*ENNINGS, P. A.; GREENBERG, *. T. The Pro*ocial C*ass*oom: Teacher Social a**
</line>
<line>
Em*tional Competence in Relation to Student and Classroom Outcome*. Review of
</line>
<line>
Educ*tional Research, v. 79, n. 1, *. 491-525, 200*. Disponível em:
</line>
<line>
h*tp://j*ur*als.sagepub.*om/doi/10.3102/0034654308325693. Acesso em: 14 ou*. 2022.
</line>
<line>
MASLOW, A. H. Motivação e persona**dade. Petrópol**: Voz**, 20*8.
</line>
</par><par>
<line>
MASLA*H, C; JACKSON, S.E. (198*). Th* meas**em*nt
</line>
<line>
of
</line>
<line>
exper*enced bu**out. J*urn*l
</line>
</par><par>
<line>
*f *ccu*at*onal B*ha*i*r, 2, 99-1*3.
</line>
</par><par>
<line>
MASLACH, C; JACKSON, S. E. (1986). Maslac* Burnout Inv*ntory: M*nual. Palo Al*o:
</line>
<line>
Univers*ty of California. Consulting *sy*hologists.
</line>
</par><par>
<line>
MOR*NO, C. *. C. O t*a*al**
</line>
<line>
docente * a s*úde do pro*essor: c*nfigura*ões
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
determi*antes
</line>
<line>
do *rabalho *e *nsinar. 2016.
</line>
<line>
1*5 f. Dissertação (*estra** em Educaçã*)
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
Univer*idade Federal do Acre, Rio B*a*c*, 2016.
</line>
<line>
NA*CIMENTO, J. *. S. Representações s**ia*s da sí*dr*m* de Burnout por pr*fe*sores **
</line>
<line>
ensi*o f*ndamen*al de escola* púb**cas do Rio de Janei*o em situação *e rea*apt**ão. 2017.
</line>
<line>
89 f. D*ssertaç*o (*es*rado em E*uc*ç*o) - Unive*sidade E*tácio d* Sá, R*o de Jan*iro,
</line>
<line>
2017.
</line>
<line>
GRADELLA JÚNIOR, O. Sofrim*nto *síquico e t*abal*o i*t*lectua*. C*de*nos d* Psico*ogia
</line>
</par><par>
<line>
Social do Trabalho, São Paulo, v.
</line>
<line>
13, n. 1, p. 133-148, 2010. Dispon*v*l em:
</line>
</par><par>
<line>
ht*p://pepsic.*vsalud.org/s*ielo.php?*cript=sci_arttext&pid=S1516
</line>
<line>
37**201000*100011.
</line>
</par><par>
<line>
*cesso em: 05 ***t. *024.
</line>
</par><par>
<line>
GOL*MAN, D. Inteli*ência *mocional. Rio d* Janeiro: O*jetiva, 2011.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina, v. 22, *. 4, *rt. 8, p. 150-163, abr. 2025
</line>
<line>
www4.*sanet.com.b*/revi*ta
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
Interconexão Entre Sa*de Me*tal * Pr*ticas Educacionais: Abordagens Interdis*iplinar**
</line>
<line>
16*
</line>
</par><par>
<line>
JENNINGS, P; GREEN*ERG, em *eu artigo d* 2009 i*t*tulado "The Prosoci*l Cla*sroom:
</line>
<line>
Te*cher *oci*l and Emotiona* *omp*te*ce i* Relat*on to *tu*ent *nd Cl*ssroom Outcomes,"
</line>
<line>
Aces** em 08 set 2024.
</line>
<line>
TIBET HO*SE - Bra*il. Ac*sso em: 06 de **t de 2024.
</line>
<line>
*IGO*S**, L. S. A f*rmação so*i*l ** mente: * dese**olv*men*o social da mente. *ão
</line>
<line>
Paulo: M*rtins F*n*es, 2007.
</line>
<line>
_______________. *sic*logia Pe*a*ógica. Porto **egre: Artm*d, *00*.
</line>
<line>
ZAN*LLI, J. C.; BASTOS, A. L. F.; SILVA, H.V. (org*.). P*ic*lo*ia, org*nizaçõe* e
</line>
<line>
tr*balho no Brasil. 2. *d. Porto A*egre: Art*ed, 2014.
</line>
</par><par>
<line>
Como R*fere*ci*r este Artigo, con*orme ABNT:
</line>
<line>
BARROSO, *. *. C; AR*ÚJO, R. N. Interconexão Entre S*úd* *enta* e Práticas Educacionais:
</line>
<line>
*bor**gens Interdiscip*inares. Rev. FSA, Te*esina, v. 22, n. 4, ar*. 8, p. 150-163, a*r. 2025.
</line>
</par><par>
<line>
*ontri**ição dos A*tores
</line>
<line>
M. R. C. Barro*o
</line>
<line>
R. N. *raújo
</line>
</par><par>
<line>
1) co*cep**o e p**nejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) aná*ise e in*erp*etação d*s dado*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
3) elabo****o do rascunho o* na revis*o crí*i*a do con**údo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) partici*ação na aprovação da versão final do manus*rito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. F*A, T**e*ina PI, v. 22, n. 4, art. 8, p. 1*0-*63, abr. 2025
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par>Refbacks
- There are currently no refbacks.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)