<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.Unifsanet.*om.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, T*r*s**a, v. 22, n. 6, art. 5, p. 94-10*, j*n. 2*25 </line>
<line> ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2*25.22.6.5 </line>
</par>
<par>
<line> (*n)Suficiência do Sistema Jurídi*o *rasileir* Fr*nte à P**posta de Crimi**lização da </line>
<line> E*ploração do *raba*h* Infantil </line>
<line> *he (In)Suffici**cy of *he Brazil*an L*gal Sy*t*m and th* Proposal to Crimina*iz* Child </line>
<line> Labor Exp***tation </line>
</par>
<par>
<line> De*se Araújo Barbo*a </line>
<line> Mestra e* Direito Con*titucional pela *ni*ersidade Feder*l do Ceará </line>
<line> *er*idora Pú**ica do M*ni*tério Públi*o ** Estado d* Ceará </line>
<line> deiseab@ya*o*.com.br </line>
<line> Líl*a de Sousa No*ueira Andrade </line>
<line> Dou*ora *m Direito Con*tit*ci*nal P*la Univer*id*d* Federal d* Cea*á </line>
<line> liliadesous*@hotmail.com </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Deise Ara*jo Barbosa </line>
<line> Edit*r-*h*f*: </line>
<line> Dr. </line>
<line> *onny </line>
<line> *erl** </line>
<line> de </line>
<line> Alencar </line>
</par>
<par>
<line> UFC, Av. *a *nive*sidade, 285* - Benfica - **P *0020- </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
<par>
<line> 181 - Fort*leza - C*. B*asil. </line>
</par>
<par>
<line> Ende**ç*: Líl*a de Sous* Nogueira A**rade </line>
<line> Art*go rece*ido em 19/0*/2025. *ltima ver*ão </line>
</par>
<par>
<line> UFC, Av. *a Univ*rsidade, 2**3 - Benfica - *EP 60020- </line>
<line> receb*da e* 0*/06/2025. Aprovado em 0*/0*/2025. </line>
</par>
<par>
<line> 18* - Fortal**a - CE. Br*sil. </line>
</par>
<par>
<line> Avaliado pelo sis*ema Tr**le Review: Desk Review a) </line>
<line> pe*o Editor-*hefe; e b) Double Blind Revi*w </line>
<line> (aval*a*ão cega po* dois aval*ado*e* da á*ea). </line>
<line> Revisão: Gr*matical, Normativa e d* Formataç*o </line>
</par>
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<par>
<line> (In)*u*iciên*ia do Sistema Jurídi*o Brasilei*o F**nte à Pr*posta *e Crim*n*liza*ão da Exploração d* Tra*alho 95 </line>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> O *rtigo tem por </line>
<line> obj*t**o p*omover a c*nscientiza*ão s*cial acerca *a necessid*de de uma </line>
</par>
<par>
<line> tutela mais eficaz d*s d*re*tos da criança e do adolescen*e dian*e da *ersistente exploração do </line>
<line> *rabalho in*ant*l. Para tan*o, parte-se da análise dos funda*entos con**itucionais, trabalhistas </line>
<line> e in*e**ac*onais qu* *eda* o l*b** precoce, d*monst*ando os l*mites das me*i*as atua*mente </line>
</par>
<par>
<line> existentes. Em segu*d*, e*amina-se o pa*el do Direito Pe*a* *a *r**eção </line>
<line> infanto*uvenil, </line>
</par>
<par>
<line> destacand* su* funç*o repres*iva e simb*lica di*nte de condutas de elevada reprovabil**ade </line>
<line> social. Por f*m, analisa-se o Projeto de L*i *º 6.895/20*7, que prop*e * i*clusão de tipo penal </line>
<line> específi*o no Códi*o *enal brasileiro, com* forma d* c*nferir maior efetividad* à pr*ibição </line>
<line> con*ti*ucional do *rabalho in*antil. A *b*rd**em p*o*õ* *ma refl*xão *o**e a s*fic*ê*cia d* </line>
<line> sist*ma jurídic* v**ente e a *ertin*ncia da **i*inalizaçã* como instrumento comple*entar de </line>
<line> garantia dos direitos fun*amentais da criança e do ado*escente. </line>
<line> Palavras-chaves: Trabalh* Infan*il. Criminalização. Pr*jeto de Le* nº 6.*95/201*. </line>
<line> A*STRA*T </line>
<line> This article aims to p**mot* social awa*eness regard*ng the need for more effective protect**n </line>
<line> of the rights of c*ildren and adolesce*ts in l*ght of the ongoing *xploitation of child labor. To </line>
<line> *his end, *t be*ins with an analysis of *he cons*itutional, *abor, and in*erna*iona* found*tions </line>
</par>
<par>
<line> that prohibit ea*ly labor, highlight*ng *he limitatio*s </line>
<line> of the current lega* and institu*ional </line>
</par>
<par>
<line> measure*. Subsequently, *t examines the role ** Criminal Law *n the </line>
<line> protect*on of minors, </line>
</par>
<par>
<line> emphasiz*n* its re*r*ssive and symbolic fu*ction in r*sponse to highly r*pre*e**ible conduct. </line>
<line> Fi*ally, t*e article *nalyze* Bill No. 6,895/2017, which *ro*o*es t*e inclusi*n of a specific </line>
<line> cr*mi*al of*ense in the B*az*lian *enal Cod* as * means of enhanc**g the eff**tiveness of th* </line>
<line> c*nstitutio*al b*n o* *hild labor. The di*c*ssion offers a critical r*flection on *he adequacy o* </line>
<line> the exis*ing legal f*am*wor* and th* relevance of *rimin*lization as a compl*ment*ry *ool *or </line>
<line> safeguar*ing the *unda*e*tal rights o* c*il*r*n and *dolescen*s. </line>
<line> Keyword*: Child L*bor. Crimi*alization. Bill 6895/20*7. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina PI, *. 22, n. 6, art. 5, p. 94-107, jun. 20** </line>
<line> www4.Unifsa*et.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. A. Barbosa, L. S. N. Andrade </line>
<line> 96 </line>
</par>
<par>
<line> 1 IN*RODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> O t*abalh* *nf*ntil constitu* uma pro***mátic* de escal* global, com especi*l </line>
</par>
<par>
<line> gra*i*ade </line>
<line> no c*n*ex*o br*sile*r*. Diversos fatores </line>
<line> contribuem pa*a a persistênc** </line>
<line> dessa </line>
</par>
<par>
<line> prática, co*o a baixa ren*a fa*iliar, **d*ões </line>
<line> cultur*is enraiz*dos e a precarie*ad* da </line>
</par>
<par>
<line> educação pública, que, lo*ge </line>
<line> d* garant*r inclusão e *roteção, mu**as veze* conduz c*iança* </line>
</par>
<par>
<line> para o mercado informal de trab*lho. </line>
<line> É a**lamente rec*nheci*o *** o *a*or pr*c*ce pre*udica crian*as e *do**scentes </line>
<line> ao *leno exercício de direitos fun*am*nt*is, como o direito à educação, a* lazer e ao co*vívio </line>
<line> social, comprom*t*nd* seu *esenvolvi*en*o fí*i**, psíquico, mora* e *ntelectual. Trata-se *e </line>
</par>
<par>
<line> uma violação estru*ur*l *ue </line>
<line> impe*e o p*eno desen**lv*m*nto de suje*t*s em condição </line>
</par>
<par>
<line> pecu*iar ** ***mação. </line>
</par>
<par>
<line> R*conhecendo a especial *ulnerabilidade da infância e da adole**ência, a </line>
</par>
<par>
<line> com**i*ade int*rnacion*l e * </line>
<line> ord*n**ento j*r*dico br**ileiro edi*icaram, nas últimas </line>
</par>
<par>
<line> dé*adas, um con**nt* d* nor*as voltadas à </line>
<line> prot*ção </line>
<line> integ*al do* menores. Con**nções </line>
</par>
<par>
<line> inter*acionais, co*o as da Orga*iza*ão *n*er*acional do Trab**h* (nº 138 e nº </line>
<line> 182), e </line>
</par>
<par>
<line> *i**ositiv*s con*tit*cionai* e inf**c*nstitucio**is, com* * artigo 227 da Consti*uição F*de*al </line>
</par>
<par>
<line> e o Esta*uto da Criança </line>
<line> e </line>
<line> *o Adolesce*te (ECA), expre*s*m o *omp*omisso f*rmal *om </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> erradica**o ** trabal*o infantil. </line>
<line> Apesar *o arca*ouç* normativo *xiste*t*, a r**lida*e demonstra que as pol*tic*s </line>
</par>
<par>
<line> públicas e as *a*çõe* admi**strativas </line>
<line> * </line>
<line> traba**ista* *ão têm si*o *uf*c*entes para conter </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> e*ploração infant**u*enil </line>
<line> *m s*a di*en*ão mais reco*re*te * cruel. *ian** *isso, eme*ge </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> necess*dad* de uma </line>
<line> atuação mais incisiva, por meio da respon*abil*zação penal dos agentes </line>
</par>
<par>
<line> expl*radores. </line>
</par>
<par>
<line> Essa interve*ção, de natureza repre*siva e si*bólica, é própria d* Di**ito Pen*l, </line>
</par>
<par>
<line> *amo de*tinado * </line>
<line> proteçã* de *e*s </line>
<line> *uríd*cos fund*men*a*s à co*vivência social. * atuação </line>
</par>
<par>
<line> penal *usti**ca-se **a*te d* *onduta* d* elevad* ofensividade, cu*a p*rsi*tê*cia a*ro*ta </line>
</par>
<par>
<line> diretamente a dignidade da pe*soa **m*na e, no caso das c*i*nças e </line>
<line> ado**scentes, os </line>
</par>
<par>
<line> princ*pios consti*ucionais da pro**ção int*gr*l * da pr*oridad* ab*o*uta. </line>
</par>
<par>
<line> Nes*e contexto, tramit* no Cong**sso Nac**nal o *rojeto de L*i *º 6.895/20*7, </line>
</par>
<par>
<line> que propõ* a inclusã* de *m </line>
<line> novo t i p* </line>
<line> penal no *ódig* P*n*l, </line>
<line> voltad* à criminal*zaçã* </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> exploração do trabalho inf*ntil. O objet*vo * for*ale*er a prote*ão jur*dica *os direitos </line>
<line> assegurados constitu*i*nalmente à cr*ança e ao adolesc*nte e a**egur*r, de forma mais e*ica*, </line>
<line> seu de**nvolvimento físi*o, ps*quico e **ral. </line>
<line> Rev. FSA, T*resina, v. 22, *. 6, art. 5, p. 94-107, j*n. *025 www4.Uni*san*t.**m.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> (In)Suficiência *o Sistema J*rídi*o B*asi*eiro Frente à *rop**ta d* Criminalizaçã* da Expl*raçã* do Tra*a**o 97 </line>
<line> Diante disso, o presente trabalho propõ*-se a anali*ar, sob um* pers*ectiva </line>
</par>
<par>
<line> an*l*tic*, a propost* legisl*ti*a </line>
<line> de c**min*lização da e*plor*çã* *o trab*l*o infanti*, </line>
</par>
<par>
<line> in*erindo-a no </line>
<line> conjunto mais amplo de medidas vol**d*s à proteç*o *nteg*al da </line>
<line> infância e </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> su*eração das li*itaç*e* est**t*rais do sistema **rí*ico brasi**i*o f*e*te a essa *rav* v*ola*ão </line>
<line> de *ireitos. </line>
<line> *. FUNDA*ENTAÇÃO TEÓRICA </line>
<line> 2.1 A p*oteção consti*ucional * internacion*l do traba*ho infan*il </line>
<line> A Org**ização Interna*ion*l do Trabal*o (OIT), ao tratar do *rabalho inf*ntil, d**taca </line>
<line> que nem toda atividade econômica realizada por cr**nças *ons*itu*, por si só, uma violação de </line>
<line> dire*tos fu*damentais. Essa diferenciação está *xpr*ss*men*e pr*vista no *rtigo 7º, item 1, da </line>
</par>
<par>
<line> **nven*** nº 1381, * qual admite o **ab*lho leve a pa*tir </line>
<line> dos trez* </line>
<line> anos, desde que n*o </line>
</par>
<par>
<line> prejudique a s*úde, o desen*olvi*ento físico e m*ntal, nem i*ter*ira na frequ*ncia </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> ren*imento escolar. *al enten*ime*to é reforçado pela R*comend*çã* *º 1*6, que or*en*a os </line>
<line> Estados a *rio*izarem a eliminaçã* *as formas mais preju*ic*ais de trabalho infanti*, como </line>
<line> a*uelas qu* am*açam a integri*ad* física, a moralidade ou a educaçã* da cri*nça. </line>
</par>
<par>
<line> * B*asil **tific*u * Co*venção </line>
<line> nº 13* *m 28 de junho de 2000, in*or*orando-a ao </line>
</par>
<par>
<line> ordenamen*o *urídico por meio do De**e*o *º 4.134, </line>
<line> de 1* *e feve*eiro de </line>
<line> 2002. Ta*bé* </line>
</par>
<par>
<line> ratific*u a Convenç*o nº 1*2 da OIT, </line>
<line> voltada à erradicação das piores formas de trab*lh* </line>
</par>
<par>
<line> infa*til, me*i*nte o Dec*et* </line>
<line> nº 3.597, de 12 de set*mbro de **00. Ambas as conve*ç*es </line>
</par>
<par>
<line> pas*aram a integr*r o bloco no*mativ* </line>
<line> de prote*ão dos direitos fu*dam*n*ai* da </line>
<line> criança </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> B*asil, com *tatus supralegal, con*orme entendimento do Su*re*o Tr*bu*al Federal (*E </line>
<line> 466.343/S*). </line>
<line> Em âm*ito nacional, o Estatu*o da *riança e do Adolesc*nt* (ECA) - Lei nº </line>
</par>
<par>
<line> * .0 6 * / 1 9 9 0 2 </line>
<line> - estabelece em seu ar*igo 2º *ue se considera criança a pessoa at* doze anos de </line>
</par>
<par>
<line> id*d* </line>
<line> in*ompletos, e adole*ce*te, aquela *nt*e doze e dezoit* anos. **s* *istinção etária </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> essencia* para a </line>
<line> aplicaçã* </line>
<line> de </line>
<line> di s pos i t i vos </line>
<line> legais voltad*s à </line>
<line> *roteção *ntegral da infância </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> juventude. * reconh*cim*nto for**l de*sas faix*s *tárias *er*ite *o ordename*to </line>
<line> jurí*i*o </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1*RIB*NAL </row>
</column>
<column>
<row> REGIONAL DO T*ABALHO DA 2ª REG*ÃO. Convenções da Organiza*ã* Int*rnacio*al d* </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Trab*lho reti*icadas p*l* Brasil. Disponível em: <https://ww2.t*t2.*u*.br/l*gislacao/conve*coes-da-oit> </line>
<line> Ac*ss* e*: 17.*ar. 2*25. </line>
<line> 2 **AS*L. Lei nº 8.0*9, de *3 de julho de 1990. Es*atuto da Criança e do Ado**scente. Di*rio Oficial da *niã*: </line>
<line> **ção 1, Bra*íl*a, DF, 16 jul. 1990. Disp*nível e*: https://www.p*ana*to.g*v.b*/ccivil_*3/lei*/l8069.htm. Acesso </line>
<line> e*: 19 fev. 2025 </line>
<line> Rev. FSA, Te*esina P*, v. 22, n. 6, *rt. 5, p. 94-107, jun. 2025 ww*4.Unifsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. A. *arbosa, L. S. *. Andrade </line>
<line> 98 </line>
</par>
<par>
<line> brasil*iro adequar o* nív*is d* pro*eção de aco**o com o grau de m*turidade </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> vulnerabili*ade do suje**o em *esenvol*imento, obs*rv*ndo os p*incípi*s do melhor interess* </line>
<line> da criança e do a*olesc*n**. </line>
<line> A C*nst*tuiç** Federal de 19883 *ons**ra, no artigo 227, a doutrina da proteçã* </line>
</par>
<par>
<line> integral à criança * ao adolesce*te, </line>
<line> atribui*do à família, à *o*iedade e a* Esta** o deve* d* </line>
</par>
<par>
<line> asseg*rar, com absoluta priori*a*e, * ***no de*envolvimento de cr*anças e *do*escentes e de </line>
</par>
<par>
<line> prote*ê-los *o*tra toda forma de negligê*ci*, explora*ão, **olê*cia, </line>
<line> crueldade e opressã*. </line>
</par>
<par>
<line> Esse *i*positivo não apenas r*conhe*e a vu*nerabilida*e *nf**toju*eni*, como impõe um </line>
</par>
<par>
<line> dever </line>
<line> jurídico positivo </line>
<line> *e atu*ção protetiv*, sendo * </line>
<line> base normativ* *a v*dação ao traba*ho </line>
</par>
<par>
<line> precoce. </line>
<line> No ca*po </line>
<line> específico das relações *abor**s, a própria Constituição, no a*t*go 7*, </line>
</par>
<par>
<line> incis* XXXIII, veda o trabalho n*turno, per*goso ou insalubre a** menores de *ezoito anos, </line>
<line> bem como qualquer trabal*o aos menores de dezesseis, *alvo na condição de apre*diz, a partir </line>
<line> dos quator*e anos. *ais comandos *r*d***m um* dir*triz con*titucional clara de restrição do </line>
<line> trabalho infan*oj*venil com vistas à prot*çã* da saúde, da formação educaci**al e da </line>
<line> d****d*de da p*s*oa e* desenvolvim**to. </line>
<line> A Conso*idação *as Leis *o T*abalho4 (CLT), po* sua vez, reforça essa dir*triz a* </line>
<line> de*icar o Capítulo I* - Da Prote*ã* do Tra*alho do Menor à r*gulamentação das condições </line>
</par>
<par>
<line> de admis*ão, jo*nada * </line>
<line> ativi*ade* </line>
<line> laborais pe*mitidas *os *dolescentes, </line>
<line> preven*ndo práticas </line>
</par>
<par>
<line> exploratór*as. J* * Estatuto da *ria*ça e d* Ad*l*s*ent* (E*A) aprofunda e*sa proteção </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> *apítu*o V - D* *ireito à Pro*issional*zação e à Proteç*o no Tra*alho, p*evendo garantias </line>
</par>
<par>
<line> específi*a* * atuação d* adole*cente ap*endi* e </line>
<line> *edando qualquer forma de exp*or***o </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> trabalho infant*l, reafirmando o prin*í*io do mel*or inte*esse d* c**an*a e do ado*escent*. </line>
<line> Essa estrutu*a nor***iva evi*encia o esforço con*titucio*al e infraconst*tucio*a* </line>
<line> *e coibir o trabal*o prec*c*. Contudo, apesar *e as tax*s de traba*ho infantil terem *iminuído, </line>
<line> os números ainda s*o expressivos. O contingent* de crianças em s*tuação *e traba*ho i*fantil </line>
<line> em 2023 *oi de *.6*7 milhão, *epresentando uma que*a *e 14,6% em *elaç*o a *022, quando </line>
<line> foram *egistrados 1.881 mi*hão de *asos.5 Em *ue *ese essa redução, a pers*stência *e índ*c*s </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 3 </row>
</column>
<column>
<row> BRASI*. Const*tui*ão da República Federa*i*a d* Brasil de *988. B*asíli*, DF: Presidência da Repúbl*ca. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *isponível e*: h*tps://w*w.plana*to.*ov.b*/ccivil_03/constitu*cao/constituicao.*tm. Acesso em: 19 *ev. 2025. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 4 </row>
</column>
<column>
<row> BRASIL. D*creto-Lei nº 5.4*2, *e 1º de maio de 19*3. Consolida*ão d*s Leis do Tr*balh*. *isponível em: </row>
</column>
</par>
<par>
<line> https://www.pl*nalto.gov.b*/ccivi*_*3/dec*eto-lei/del545*.htm. Acesso em: 1* fev. 2025. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 5 </row>
</column>
<column>
<row> BRASIL. Secretaria de Co*unicação Socia*. Trabalho infantil caiu 14,6% de 2022 para 2023 e **ega ** menor </row>
</column>
</par>
<par>
<line> nível da série hi*tó**ca da *NAD Contínua. Brasília, DF: Secom, 2024. Disponível em: </line>
<line> https://www.gov.br/se*om/*t-*r/as*untos/noticia*/2*24/10/trab*lho-*nfantil-caiu-14-6-de-2022-para-2023-*- </line>
<line> chega-ao-menor-nivel-da-serie-h*stori*a-*a-*nad-contin*a-d*-ibge. Acesso em: 19 fe*. 2025. </line>
<line> Rev. FSA, **resina, v. *2, *. 6, art. 5, p. 94-1*7, jun. **25 www4.Unifsanet.co*.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> (In)Suficiência d* Sis*ema Jurídico Brasileiro F*ente * Propos*a de Cri*inalização da Exploração do Trabalho 99 </line>
</par>
<par>
<line> significativos de exploraç*o do trabalho infan*il </line>
<line> no Br*si* demon*t** </line>
<line> qu* a pr*teção </line>
</par>
<par>
<line> administrativa e trabalhi*ta nã* tem sido su*ici*nt*, a*rindo espaço para o debate so*re </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *e*es*idad* *e r*sponsabiliz*ção p**al dos a*entes ex*lo*adore* como forma de fortalec*r * </line>
<line> *fetividade da tu*ela *nfantojuv*nil. </line>
<line> 2.2 O Papel do Direito P*na* na *roteção da Infância e n* Combate a* Trabalho I*fantil </line>
</par>
<par>
<line> A infância e a adolescên*ia, po* </line>
<line> sua co*diç*o peculiar de **senvolv*men*o, </line>
</par>
<par>
<line> demandam pro*eção jurídica e*pecífica e re*orçada. *entre os **strument*s de tutela, destaca- </line>
<line> s* a atu*çã* d* Dire*to *enal, cuja função r*pressi** e sub*idiári* *ssume especial *el*vân*ia </line>
<line> *iant* de v*ola*ões grave* e pe*sistentes, com* a ex*loração infan*oj*venil. </line>
<line> Nesse con*exto, o Est*tuto da Crian*a * do Adolescent* (ECA) dedica o Título *II </line>
</par>
<par>
<line> aos *rimes praticad*s </line>
<line> contra crianças e </line>
<line> a**lescen*es, pr**endo ação p*nal </line>
<line> p*bli*a </line>
</par>
<par>
<line> inco*dicionada * tip*fic*ções voltadas à tute*a *a in*egr**ade f*si*a, ps*quica, mora* e se*ual </line>
</par>
<par>
<line> da </line>
<line> **ssoa e* desenvolvi*ento. E*sa pr*v**ão reforça o </line>
<line> prin***io do *elhor int**esse da </line>
</par>
<par>
<line> cri*nça e a prioridade a*solut* em *u* proteç*o. **tre </line>
<line> os del*tos </line>
<line> previ*tos, destac*m-se </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> produção e difusão de ma*erial *ornográf**o (arts. *40 * 241-E), o constrangim*nto i*egal (*rt. </line>
</par>
<par>
<line> 232) e a corr*pç*o de menores (art. 24*-B), </line>
<line> além </line>
<line> de infraçõe* *dministrativas at*ibuídas </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> agent*s público* e instituições. </line>
</par>
<par>
<line> *om a promulgaçã* *o ECA, o legisla*or pr*m**eu a*t*r**ões *o Có***o Penal com </line>
<line> vista* a intensificar a proteç** penal infantoj*venil. O artig* 263 da lei *odific*u diversos </line>
</par>
<par>
<line> d*spositivos penais, agrav*ndo a </line>
<line> pena de c**mes como homicídio (art. *21), lesão corporal </line>
</par>
<par>
<line> (art. 129) * mau*-*ratos (a*t. 136), quando pratica*os dolosamente contra m*nores de catorz* </line>
<line> ano*. Esses a*ravantes foram *n**rporados di*etamente aos respect*vos tipos penais. </line>
</par>
<par>
<line> Além disso, </line>
<line> o Código Penal já prev*a *ondutas penalm*nte relevant** </line>
</par>
<par>
<line> e*pe*ific**ente dirigidas à </line>
<line> infâ*ci*, como o abandono intelectu*l (art. *46) e a entreg* de </line>
</par>
<par>
<line> filh* a *essoa inidônea (art. 245). Também *os *rimes sexuai* co*t*a vulnerá*el (Capítulo I*, </line>
</par>
<par>
<line> *ítulo **), e* que a condiçã* de menor de </line>
<line> 14 anos consti*u* ele*ento </line>
<line> t**ico essencial </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> configuração d* inf*ação. </line>
</par>
<par>
<line> A *iste*ática **n*l ainda prevê agravantes genéricas qu*n*o a vítima *or cri*n*a ou </line>
<line> adol*s*ente. O art*go 61, inciso *I, alínea "h", *o Código P*nal, determina o aumen*o da **** </line>
</par>
<par>
<line> sempre q*e crime for co*eti*o c*ntra pessoas em situa*ão de o </line>
<line> **pecial vulnerabilidade, </line>
</par>
<par>
<line> com* os menores de idade. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, *eresin* PI, v. 22, n. *, *r*. 5, *. 94-107, jun. 202* </line>
<line> www4.Uni*sanet.*o*.br/*e*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. A. B**bosa, L. S. N. Andrad* </line>
<line> 10* </line>
</par>
<par>
<line> Essas pr*visões revelam a presença de *m si*tema p*n*l p*otetivo já parci*l*ente </line>
<line> volta*o à infância, m** ainda i*suficie*** no enfrentam*n** dir**o à e*ploração econôm*ca </line>
<line> *nfantil, esp*cialmente no c*mpo do trabalho precoce, qu* *ersist* m*smo *ia*te de reiteradas </line>
<line> proibições *onstitucionais e infraconstit*c*onais. </line>
</par>
<par>
<line> O </line>
<line> Di*eito Penal *omo afirma Gre*o visa "prote**r </line>
<line> os bens mais im*ortantes </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<column>
<row> neces*ár*os </row>
</column>
<column>
<row> pa*a a </row>
</column>
<column>
<row> própria sobrevivência </row>
</column>
<column>
<row> da s*c*edade." Essa finalidade revela o caráte* </row>
<row> 6 </row>
</column>
</par>
<par>
<line> esse*cialmente pro*e**vo dessa seara *o o*denam**t* jurídico, *uja inte*venção dev* ocorre* </line>
</par>
<par>
<line> *pen*s *uando os </line>
<line> dema*s in*tr*mentos jurídicos s* *ostram insuficie*tes para garanti* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ordem e a seg*rança c*le*ivas. Greco a*nda a*irma que "com o dir*it* penal objetiva-se tutelar </line>
</par>
<par>
<line> os *ens que, *or serem extremamente valiosos, não do </line>
<line> ponto d* vi*ta *conômico, mas sim </line>
</par>
<par>
<line> político, não podem ser suf*cientemen*e prote**dos </line>
<line> pelos demais ramos do d*re*to."7 Dessa </line>
</par>
<par>
<line> form*, o *irei*o P*nal surge *omo a úl*ima ratio do s*s*ema juríd**o, sen*o mobiliza*o para </line>
<line> salv*g*ardar *alo*es fundamentais *omo a vida, a *iberdade, a i*teg*idade física e moral, e a </line>
<line> paz social, cuja vi*laç*o ameaça diretamente a estabilidade do conv*vio em soc*e*ade. </line>
<line> Ness* m*smo sent*do, Luiz Regis *rado afirm* *ue "o pens*m*nto j*rídico moder*o </line>
<line> reconhece q*e o escop* imediato e primordial do Di*eito Penal radica *a pr*te*ão de bens </line>
<line> jurídicos - *ssenci*is *o i*di*íduo e à comunidade."8 Tal ente*d*me*to refor*a a ideia de que </line>
</par>
<par>
<line> a atuaçã* pen*l de*e *er pautada na *ro*eção de v*lores f**damenta*s, *uja preserv*ção </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> imprescindível **ra a manuten*ão da ordem soc*al e do *sta*o Democrático de Direito. </line>
</par>
<par>
<line> J*a*ez dos *ant*s explica que o *ire*to Penal poss*i os ob**tiv*s ***lara*os e *u*ros </line>
<line> r*ais. Os objetivos d*clara*os são identificados como a proteção de bens *uríd*co*, os quais </line>
</par>
<par>
<line> são fun*ados na *onstit*içã* - re*lidades ou potencia*idade* necessárias existência à </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvi*ento individual e social do ser *uman*. *firma que: </line>
</par>
<par>
<line> Como se vê, os bens jurí*icos mais importantes da vida humana individual ou </line>
<line> *oletiva são se*ecion*dos *ara p**te*ão p**al: a lesã* real ou am*açada desses bens </line>
<line> jurídicos pode desencadear as mais gra*es consequên**as pr*vistas no orde*amento </line>
<line> jurídico, as penas crimina*s ou as **didas de se*uran*a.9 </line>
<line> Dam**io de *esus10 explica que, *uando o sujei*o pratica um delito, estabelec*-** uma </line>
<line> relação **tre este e o Estado, fazendo *a*cer o j*s punien*i, q*e é o atuar do Estado sobr* os </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 6 </row>
</column>
<column>
<row> GRECO, Rogério. Curso de direit* penal: art*gos I* * 120 do código pe*al. 26. ed. - Rio de Janeiro: Atlas, </row>
</column>
</par>
<par>
<line> 2024, *. 2. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 7 </row>
</column>
<column>
<row> GRECO, Ro*ério. Curso de direi*o penal: artigos *o a **0 do código pen*l. 26. ed. - Rio de Janeiro: A*las, </row>
</column>
</par>
<par>
<line> 20*4, p. 2. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 8 </row>
</column>
<column>
<row> *RADO, L*iz Regis. Bem jurídico-pe*a* e Constituição. 8 ed. Ri* de Janeiro: Editora forense, 20*8, p. *7. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> 9 SANTOS, Ju*rez Cir*no dos. Direito penal: *ar** geral. 6 ed. *ur*tiba, PR: ICP* Curso* e Edições, 2014, p. 4- </line>
<line> 5. </line>
<line> 10 JESUS, *a*ás*o de. Di*ei*o Penal: part* geral. 34 ed. São Pau**: Sar*i*a, 2013, p. 48. </line>
<line> R*v. FS*, Teresina, v. 2*, n. 6, art. 5, p. 94-107, jun. 202* www*.Unifsanet.co*.br/rev*s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> (In)Suficiência do Si*tem* Jurídico Brasileiro Frente à *ropo*ta *e Crimin*lização da E*ploração do Tr*ba*ho 1*1 </line>
<line> delinque*te* e* defe*a da sociedade, na medida em qu* oc*rre * tran*g*essão d*s valores </line>
<line> ma*s importa*tes ou fu*d*mentais pa** a convivência *ocial. </line>
<line> No mesmo sent*do, por fim, C*aus **xin11 explica que a final*dade do D**eito Pena* é </line>
<line> * pr*teção d* b*ns j*rídicos necess*rios a uma convivência livre e pacífic* dos *idadãos sob a </line>
</par>
<par>
<line> égide dos ***eit*s Hum*nos, abrangendo *a*to *ens jurídicos individuais, como a vida, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> saúde *u * propriedade, quanto bens ju*ídicos cole*ivos, *ais *omo a organização do Esta*o. </line>
<line> Defe*de ai*da Roxin *ue a at*ação do Dir*ito **nal d*ve ser s*b*id*á*ia, ou s*ja, ap*nas d*ve </line>
</par>
<par>
<line> ameaçar com pena aqu**as les*e* bens jurídic*s cujas m*didas menos *ncisivas n*o se a </line>
<line> mostrem suficientes. </line>
</par>
<par>
<line> *iante </line>
<line> d*sse *anorama, *erceb*-se *ue a norma*ização penal vo*tada à proteção </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> cri*nças * adoles*entes não apena* reflete a valorização da *essoa e* *esen*olv*mento, mas </line>
<line> também **força o compromisso do Estado c*m os pr*c*itos constitucionais d* *rioridade </line>
<line> ab*oluta à infância. No entanto, para que essa tu*ela penal s* *ostre efetiva, * im**escindível </line>
<line> que o *stado atue bus*a*do *om**te* e err*dic*r o t*abalho *nfan**l, cuja exi*t*nc*a revela a </line>
<line> pers*st*nci* de desiguald*des e a necessidade de uma *tuação esta*al mai* enérgica, co*r*nte </line>
<line> e ab*angente. Assim, o Di*e*to Penal pode ser com*r*endido *omo parte *e um esfor*o mai* </line>
<line> *mpl* de *rot*ç** integral à crianç* e ao adolescente. </line>
<line> 3. *ESULTADOS E D*SCUSSÕ*S </line>
<line> 3.1 A Propo**a Legislativa de Criminal*zaçã* do Tr*balho *nfan*il: considerações s*b*e </line>
<line> o Projeto de **i nº 6.895/20*7 </line>
</par>
<par>
<line> D*preende-se </line>
<line> qu* a cr*m*nal**ação d* exploração do trabalho infanti* constitui nã* </line>
</par>
<par>
<line> apena* u* m*canismo de repr*ssã*, *as *ambém um meio eficaz de conscien*ização social e </line>
<line> f*rtalecimento d* *roteç*o de um bem ju*íd*co essencial a* Esta*o Democ*ático de Direito: * </line>
<line> di*nidade e o plen* dese**olv*mento da *riança e d* adol**cen*e. Com esse propó*ito, </line>
</par>
<par>
<column>
<row> encontra-s* *m tramitaç*o no Congresso Nacional o Proj*to de L*i n* 6.895/*017 , que </row>
<row> 12 </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> 1* </row>
</column>
<column>
<row> ROX*N, Claus. Fund*mentos polí*ico-criminais e do*máticos *o dire*to **nal. Revista Bras*le**a de </row>
</column>
</par>
<par>
<line> C*ências Crimin**s. SÃO PAULO: RE*ISTA DOS TRIBUNAIS, 01/*015 a 0*/2015, p. 34. </line>
<line> *2 BRASIL. Con*resso Nac*onal. Proj*to de Lei nº 6.*95, de *01*. Acre*centa a*t. 20*-* ao D*c*et*-Lei nº </line>
<line> 2.84*, de 7 *e dezembro de *940 (Código Penal), para caracterizar como *rime * exploração do trabalho infan*il. </line>
<line> B***ília, DF: Câmar* dos Deputados, 2017. Disponível em: </line>
<line> https://www.camara.leg.br/pro*osicoesWeb/*icha*etra*i*ac*o?idProposica*=2123638. Ac*sso em: ** fev. </line>
<line> 20*5. </line>
<line> Rev. F*A, Ter*sina PI, v. 22, n. 6, art. 5, p. 94-107, j*n. 202* www4.Uni**anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. A. *arbo*a, L. S. N. Andra*e </line>
<line> 1*2 </line>
</par>
<par>
<line> propõe a inserção do *rtigo 207-A no *ódi*o Pen*l, referente à crim*n*lização da exploraçã* </line>
<line> do tr*balho infan*il. </line>
<line> Nesse sent**o, o projeto de lei em anális*, *nsp*rado em exp*riê*cias int*rnacionai* </line>
<line> exitosas , prop*e *onferi* ma*or efetividad* à ve*aç*o *on*tituciona* do trabal*o i*fan*il, por </line>
<line> *3 </line>
</par>
<par>
<line> m*i* da inclusão de um tipo penal específi*o, n* *aso *o *rojeto, o artigo 2*7-A: </line>
</par>
<par>
<line> Art. 207 - *. Contra*ar ou explorar, de qualquer forma, trabalho de *enor o </line>
<line> de 14 </line>
</par>
<par>
<line> (catorze) *nos em atividade c*m fim econô*i*o: </line>
</par>
<par>
<line> Pe*a - *eclusão, de 2 (doi*) * 4 (qu*tr*) ano*, e multa, além d* pen* corres**ndente </line>
<line> * *i*lência. </line>
<line> § 1º Não constitui atividade com fim econômico * *erviço de a*xíli* do adol*scente </line>
</par>
<par>
<line> aos pai* </line>
<line> ou respon*áv*is p**stado em *mbito fa**liar, fora do </line>
<line> horário escolar, *ue </line>
</par>
<par>
<line> não prejudique *ua formação educaci*nal * q*e seja co*patível com suas condições </line>
<line> fí**c*s e psí*uica*. </line>
<line> § *º Aplica-s* a pen* do caput ao agen** *ue *ubmete* ad*lesce*te entre 14 (cat*rze) </line>
<line> e ** (dezesse*e) anos de idade * tra**lho *o*urn*, perigoso ou insalubre. </line>
<line> § 3º Na hipót*se d* ca*ut, *e o trab**h* *o* noturno, perigos* ou insalubre: </line>
<line> Pen* - r***u*ã*, de 3 (trê*) a 8 (oito) *nos, e multa, além da p*na correspon*en*e à </line>
<line> violência. </line>
<line> § 4º Incide na pena do *aput aquele que perm*te o exercício d* t*ab*lho ilegal de </line>
<line> *riança ou adolesc*nte sob sua a*torid*de, guarda ** vigilância. </line>
</par>
<par>
<line> § 5º *ã* </line>
<line> have*á cr*me </line>
<line> na parti**p*ção infanto*uvenil em a*ivi*a*es *rtística* * </line>
</par>
<par>
<line> despor*ivas ou e* ce*tames de bele*a, desde q*e de*ida*ente aut*rizados pela </line>
</par>
<par>
<line> autoridade *udiciária *ompetente e r*al*zados </line>
<line> e* conformidade *om os l*mites </line>
</par>
<par>
<line> *ix*do* pela a*toridad* *udiciár*a. </line>
</par>
<par>
<line> Ao tipific*r como crime a contrataç*o o* explora*ão eco*ômica *e me*ores de 14 </line>
<line> (*ato*ze) anos, o pr*jet* cont*i*ui p*r* * ef*tiva*ã* *a ve*ação cons**tu*ional expressa no ar*. </line>
<line> 7*, XXXIII d* *onsti*uição **deral, que proíbe o tr*balho notu*no, perigos* ou insalubre pa*a </line>
<line> me**res de dezoito e qualquer trabalho p*ra **nores de 16 (deze*seis) a*os, salvo *a </line>
<line> condição d* aprendiz a partir dos 14(c**o*ze). </line>
<line> O caput *o artigo prop*e uma pena de re*lusão *e 2 a 4 anos e multa, agr*vada em </line>
<line> *i*óte*es que envolvam trabalh* not*rno, p*rigoso o* insa*ubr*, elev*ndo a pena para 3 a * </line>
</par>
<par>
<line> anos de reclus*o. Ess*s previsões r*v*lam *ma tentativa *e g*aduar a gravida*e </line>
<line> da co**u** </line>
</par>
<par>
<line> conforme o risco à i*tegridade do meno*, alin*ando-*e ao princípio da propo*cion*lidade </line>
<line> penal. </line>
<line> A pena cor*espondente a vio*ê*cia a que di*põe * dispo*iti*o diz res*eito ao co*curso </line>
<line> material de *rimes, que ocorre quando * agen*e pratica dois cr*mes, aplicando-se a so*a das </line>
<line> 13 A Arg*n*ina, des*e 201*, passou a *rimin*lizar a explo*ação do *rabalho *nfantil. O artigo 1*8 do C*digo </line>
<line> P*nal prevê: "Será re*rimido con pri**ón de 1 (uno) a (cuatro) *ños el que aprovechare *conó*ica*ente el </line>
<line> trabajo de un niño o niña en violación de las normas naciona*es que p*ohíben e* t*abajo infantil, siempre *ue *l </line>
<line> hecho *o impor*are un *e*ito más **ave. Quedan ex*eptuadas *a* tareas q*e tuvieren fin*s pedagógicos o de </line>
<line> capa**ta*ió* exclusivamen**. No será punibl* el padr*, mad*e, tutor * guardador del niño o niña *ue i*curr*e*e </line>
<line> en l* c*nd*cta descripta". </line>
<line> R*v. FSA, Teresina, v. 22, n. 6, art. 5, *. *4-1*7, jun. 2025 *ww4.Un*fsa*et.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> (In)Su*iciênc*a do *iste*a Jurídico B*as*leiro Fre*te * Propost* de Crimi*aliza*ão d* Exploração *o Tr*balh* 1*3 </line>
<line> duas penas (art. 69, CP). Ou seja, a vi*lência, nesse caso, pod* con*istir em possí*el ameaça </line>
<line> (art. 147), constran*im*nto ilegal (art. 146), mau*-tratos (art. 136), lesã* corporal (art. 129), </line>
<line> d*n*re outros tip*s p*nais, cuja pun*çã* incidirá em a*r*sc*mo a* t**ba*ho infa*til i*egal. </line>
</par>
<par>
<line> O parágrafo primeiro põe * sa*vo o traba*ho *amiliar, </line>
<line> assim cons***r**o aqu*l* </line>
</par>
<par>
<line> presta*o n* meio f*mili*r entre os mem**os *ue **op*ram com o chef* em at*vi*ade </line>
</par>
<par>
<line> pr*fissional desde </line>
<line> ou d* qualquer *os integrante* do grupo. Trata-se, p*rtanto, d* tra*alh* </line>
</par>
<par>
<line> exercido </line>
<line> pelas pessoas de uma mesma fa*ília, cuja prestação de serviços *ecor*e *e </line>
</par>
<par>
<line> sentiment*s de boa *ontad*. Inex*ste, pois, at**idade lucrativa.14 </line>
</par>
<par>
<line> De*reende-se do </line>
<line> pa*ágrafo q*arto uma </line>
<line> interseçã* entre </line>
<line> os ramos penal e trabal*ista. </line>
</par>
<par>
<line> Iss* p*r*ue não apen*s </line>
<line> o e*preg*dor será res*onsabili*a*o criminalmente p*lo vínculo </line>
</par>
<par>
<line> as*umido, *as aquele que, te*do o </line>
<line> de*er </line>
<line> *e *ro*ege* * c**ança, omite-se. Tr*ta-se do crime </line>
</par>
<par>
<line> om*ssivo i*próprio, *u** punibilidade advém da ci*cunstância de o sujeito, *arant*do* </line>
<line> que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> isto estava obrigado, não ter evitado a prática delit*o*a.15 </line>
</par>
<par>
<line> Adema*s, nã* se p*ne o tr*b*lh* artíst*co exercido por menores *e de*esse** anos </line>
</par>
<par>
<line> (§5º), des*e que </line>
<line> *om a *evi*a autorização *udicial e cautela c*r*espectivas à </line>
<line> proteção </line>
</par>
<par>
<line> inte*ral. A partic*pação de *r**nças e *dole*centes em ambiente* ou ev**tos de na***eza </line>
</par>
<par>
<line> artísti*a, cu*tural, espor*iva ou </line>
<line> estética com* apresentações em praças, </line>
<line> *renas, meios </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> comu*i*ação ou outros espaços pú*licos constitu* uma f*rma *egítim* de expressão de </line>
</par>
<par>
<line> *eus talentos. Tal particip**ã* e*t* amparada pe*o dir***o con*titucio*al à lib*rdade </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> exp*essã* (a*t. 5º, *X, da *F), estando diretamente vinculada a** direitos ao lazer, à cultu** e </line>
<line> à liberdade, garantidos pelo art. 227 da Constituição. Essa *r*teç*o é reforçada ainda pelo art. </line>
<line> 21*, que assegur* a tod*s o ple*o e**rcício *os direi*os c*ltu*ais, inclus*ve *os menores, em </line>
<line> h**monia com sua co*dição especial de pessoa em dese*volvimen*o.16 </line>
<line> Por fim, é questioná*el a a*e***ção da inserção do d*spositi*o incrim*nador no r*l d*s </line>
</par>
<par>
<line> crimes *ontr* a organização </line>
<line> d* trabalho, como uma exten*ão do c*ime de a*ic*am*nto </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *raba*hador*s de uma localida*e para outr* d* território nacion** (art. 207 do Código Penal). </line>
</par>
<par>
<line> Os crimes cont** a or*anização d* </line>
<line> tr**alho, delinea*os no Tí**lo IV do Código Penal, </line>
</par>
<par>
<line> consi*t** em tipos p*nais cuja *inalidade, *o*forme exposto na própria Exposição </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<column>
<row> *4 </row>
</column>
<column>
<row> NASCIMENTO, Amauri Masc*ro. Cu*so de dir***o do t*abalho: história e teoria ger*l do di*eito do trabalho </row>
</column>
</par>
<par>
<line> relações individu*is e coletivas do trab*lho. 24. ed. **o Paulo: Saraiva, 2009, *. 440. </line>
<line> 15 BITE*CO*RT, Cezar Roberto. Tratado de direito pe*a*. *0. ed. São P*ulo, SP: S*r**va, 2*10, vol. 1, p. </line>
<line> 27*. </line>
<line> 16 BR*SIL. Câmara dos Deputados. Com*ssão de C*ns**tu*ção e J*stiça e de Cidadania. Parecer *o Relator. </line>
<line> P**je*o de Lei n* 6.895/2017. Bras*lia, DF, * ag*. 2019. Disp*n*vel em: </line>
<line> htt*s://*w*.camara.leg.*r/proposicoesWeb/prop_**str*rintegra?codteor=17846*9&f*lename=Par**e*-CCJ*- </line>
<line> *0*9-08-0*. Ace*so em: 1* f*v. 2025. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina *I, v. 22, n. 6, art. *, p. 94-*0*, jun. 2025 w*w4.Un*fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. *. Barbosa, L. S. N. *nd*ade </line>
<line> 104 </line>
</par>
<par>
<line> Motivos do Código Pe*al de 194*, * permitir a int*r*enção do Estado no domí*io econô**co, </line>
<line> inspirando-s* na defesa e no ajustamento do bem co*um. </line>
</par>
<par>
<line> O crime *e alic**mento de *rabalh*dore* (a**. 207, CP), por sua vez, *isa c*ibi* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> at*ação de agên*i*s *u intermediários q*e, de fo**a *raudulenta, recrutam trabalhadores com </line>
</par>
<par>
<line> o intuito d* deslocá-lo* de u*a localidade a o*t*a, co**ca*d*-os em s*tuação </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> vulnerabilidad*. Trata-se, portanto, de norma volt*da à pr*teção do m*r**d* de *r*b*lho </line>
</par>
<par>
<line> formal, não guardand* *ela*ão dir*ta com </line>
<line> o </line>
<line> b*m jurídico *isado </line>
<line> p*la pro*osta de </line>
</par>
<par>
<line> crimin*lização da exploração do *rabalho *nfant*l. </line>
<line> Diante disso, pro*õe-se refleti* se a in*e*ção do *ovo ***o penal não ser*a mais </line>
<line> adequ*da entre os *rimes de periclitaç*o da vida * da saúde (*ítulo I - Dos Crimes *ontra a </line>
<line> Pessoa, Capítulo *II - D* Periclitaçã* da Vi*a e da Saúd*), es*ec*al*ente como </line>
<line> desdobramento do *rime de *aus-tratos (*rt. 136 do *P). Tal alocaç*o permitiri* enfatizar de </line>
<line> forma mai* coerente o risc* à int*gridade fí*ica e psíquic* da cri*nça o* adolescen** </line>
<line> decor*ente do tra*alho pre*oc*, *estaca*do sua co*dição de p*ssoa em desenvo**imento. </line>
<line> De fato, os cri**s de perigo abstrato, especifica*ente * crime d* maus-tra*os, têm </line>
</par>
<par>
<line> c*mo </line>
<line> **m jurí*ico tutelado * </line>
<line> i*co*um**ade física do </line>
<line> ofendid*, ab*angendo, *nclusiv*, a </line>
</par>
<par>
<column>
<row> sujeiçã* a trabalh* excessivo </row>
</column>
<column>
<row> ou inadequado , razão pela qual e*tendemo* *ais acertada 17 </row>
</column>
<column>
<row> a </row>
</column>
</par>
<par>
<line> i*cl*são do trab*lho infa*til nes*e rol. </line>
<line> *eve-se menciona* ain** o Pro*eto *e L*i nº 4.**5/202018, que tem por ob**tivo </line>
<line> alterar a Lei nº 8.0*9, de 13 de j*lho d* *990 - E*tatuto ** Cri*nça e do Adolescente (ECA), </line>
<line> pa** incluir um novo a*tig* tip*fic*ndo como crime a submissão de crianç* ou adolesc**te a </line>
</par>
<par>
<line> trabalh* perig**o, i*sa***re </line>
<line> ou penos*. Ess* </line>
<line> projeto foi apensa*o *o Projeto de Lei nº </line>
</par>
<par>
<line> 6.8**/201*, que t**ta da c*iminal*z*ção da exploração do trabal** inf*ntil, evidenciando </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> esforço legis**ti*o </line>
<line> c*njunt* para *o*ta**cer prote*ão * </line>
<line> pen*l dos d*re*tos da cri*n*a e </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> a*oles*ente. </line>
</par>
<par>
<line> Em síntes*, * proposta *egislativ* materiali*ada no Projet* de Lei n* 6.895/2017 </line>
<line> repr*se*ta u* avanço significativo *o esforço de **nsolidar a pro***ão penal dos direit*s da </line>
</par>
<par>
<line> cria*ça e </line>
<line> do adolesc**te, especi*l*e*t* diante *a *ersist*n*ia do t*abal*o infantil em suas </line>
</par>
<par>
<line> *orm** mais </line>
<line> d*gradantes. A t*pificação autônoma da condut* de exploração laboral p*ec*ce </line>
</par>
<par>
<line> busca suprir lacu*as norma**vas e **r efetividad* aos </line>
<line> princ*pio* consti*ucionais da p*ote*ão </line>
</par>
<par>
<line> 17 **R*NHA, E. Mag*lhã*s. Dir*ito penal: dos c*imes contra a pessoa, dos crim*s co*tra o *atrimô*io. 31. </line>
<line> ed. São Paul*: SARAIVA, 2*00, p.10*. </line>
<line> 18 BRASIL. C*mara dos De**ta*o*. Proj*to de Lei n* 4.*55, d* 2020. *isponív*l *m: </line>
<line> http*://www.*amara.leg.br/proposico*sWeb/pro*_mostrarintegra?co*teor=1939*2*&filename=Ultimo%**Des* </line>
<line> ach*%20-%20PL%204*55/2*20. Ace*so em: 19 fev. 2025. </line>
<line> R*v. FSA, Teresina, v. 22, n. 6, art. 5, p. 94-10*, jun. 2025 www4.Unif*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> (In)Suficiência do Sistema Jur*dico *rasile*ro Frente à Pr*po*ta de Criminalizaç*o da Ex*loração do Trabalho 10* </line>
<line> *nteg*al e da priorida*e absoluta, ao m*s*o tempo *m que reafirma o co*pro*isso do Estado </line>
<line> bra*ileiro *om os tratados internacionais de d*reitos human**. * aprovaçã* do p*ojeto </line>
</par>
<par>
<line> repre*entará um passo rele*a**e </line>
<line> na con*truçã* *e um orde*amento ju*ídic* *ais *oerente </line>
</par>
<par>
<line> c*m a **oteção à infância, sin*liza*do para a sociedade qu* tolerân*ia com o *rab*lho a </line>
<line> infantil não po** ma*s subsistir. </line>
<line> 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> A exploração </line>
<line> do trabalho inf*ntil </line>
<line> configur* uma das formas mais gra*es </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> viola*ão dos direitos *uma*os, *xpressando *ma realidade estrutural que priva crianças </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> a*olescentes do pleno exercício de s**s direitos fun**men**is. *o antec*par indevidamen*e o </line>
</par>
<par>
<line> *ngre**o </line>
<line> d*sses sujei*os </line>
<line> em esp**os la*ora*s, *o*pro*et*-se </line>
<line> não *pe*a* sua sa*de física </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> mental, mas também sua d*gnidade, seu *esenvo*vimento edu*acional e *ua inserção futura </line>
<line> em condiç*es *ustas de cidad*nia. </line>
<line> *mbo*a * or**namento *ur*dico bras*leiro c*nte com u* arcabouço no*mativo s*lido </line>
</par>
<par>
<line> apo*a*o na Constitu*ção Federal, em </line>
<line> n*rmas i**raconstit*cionai* e em tratados </line>
</par>
<par>
<line> internacion*i* , p*rsistê*cia a </line>
<line> dos í*dices de trabalho i**an*il rev*la * i*suficiência das </line>
</par>
<par>
<line> *ed*das at**lmen*e a*otadas. *s políticas *úbl**as, por vezes inefi*azes ou mal </line>
</par>
<par>
<line> im*leme*tad**, e </line>
<line> as sanções *dminist*a*iv*s e </line>
<line> civis, *in*a *ímidas, *ão têm si*o </line>
<line> capaz*s </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *roduzi* a ruptura necessária com essa prá*ica *istoricam*nte n*tu*a*izada. </line>
<line> D*a*te *isso, * respo*sabilização penal apresenta-se como uma medida legítima e </line>
</par>
<par>
<line> u*g*nte, vo*tada rep*essão de con*utas de a*ta reprovabilidade social. A c**minali*ação à </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> exploraçã* ** t*abalho *nfantil, com* </line>
<line> propo*ta no Projeto d* Lei nº 6.89*/2017, representa </line>
</par>
<par>
<line> um pa*so import*n*e na construção de um sist*ma de prote*ão ma*s eficaz e coerente com os </line>
<line> *rinc*pio* da *roteção integral e da prioridade absolut*. </line>
<line> Para alé* *e s*a função repress*va, o Di*eito Penal, *esse c*n*exto, assume um pape* </line>
<line> simb*lico e pe*agóg*co, a* sinalizar com **are*a a *nto*erânc*a do E*ta*o e d* soci*dade </line>
<line> diante de prátic** que atentam contra a i*fânci*. A pre*isão de tip** penais e*pec*f**os, co* </line>
<line> gradação *e *e**s conf*rme o **au d* les*vidade, confere m*ior densi*ade à tu*e*a juríd*ca e </line>
<line> *ermite a *e*ponsabiliz**ão direta *e *ge*tes *ue exploram ou se omitem dian*e *e s*tu*ções </line>
<line> d* violaçã*. </line>
<line> No e*tanto, a eficácia *essa med*da depen*e de sua inser*ão em *m s*stema integrado </line>
<line> *e proteção, que env**va p*líticas públicas inclusiv*s, e**caçã* de qualidade, fortalecim*nto </line>
<line> ** rede de assistênc*a social, fiscali*ação trabalhi*ta eficien*e e apo*o cont**uo às famí*ias em </line>
<line> Rev. FSA, Te*esi*a PI, v. 22, n. 6, *rt. 5, *. *4-10*, *un. 2025 www4.Unifs*net.com.*r/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. A. B*rbosa, *. S. *. Andrad* </line>
<line> *** </line>
</par>
<par>
<line> situação de vu*nerabil*dade. </line>
</par>
<par>
<line> *o*ente po* *eio de*sa artic*lação entre prevenção, proteção e repress*o será </line>
</par>
<par>
<line> p*ssí*el **p*rar a lógica exclud*n*e que ancora trabalho infantil e construir, de fato, uma o </line>
<line> sociedade que g*rant* a *a*a crian** e *dolesce*te * di*e*t* de viver a i*fância com </line>
<line> plenitude, dignidade e oportunidades *eais de *e*envolvimento. </line>
<line> REFERÊNC*AS </line>
<line> BITENCOUR*, C. R. T**t*do de direi*o pe*al. 10. ed. São Pa**o, SP: S*r*iva, vol. 1, 2010. </line>
<line> BRA**L. *â*ara d*s Deputados. Comis*ão de C*nstituição e *ust*ça e de Ci*adania. *arecer </line>
</par>
<par>
<line> do R*lator. P*ojeto de *ei nº 6.895/2017. Brasília, DF, 5 ag*. 2019. *isponível </line>
<line> em: </line>
</par>
<par>
<line> *t**s://www.c*mara.leg.br/propo*icoesWeb/pro*_mostrarintegra?codteor=*784*59&filenam </line>
<line> e=Pare*er-C*JC-*019-08-05. *cesso em: 19 fev. 2*25. </line>
</par>
<par>
<line> BRASIL. </line>
<line> *âm*ra d*s Deputad*s. P*oj*to de Lei nº 4.455, de 2020. *ras*lia, D*, 2020. </line>
</par>
<par>
<line> Di*p*nível </line>
<line> em: </line>
</par>
<par>
<line> https://www.camara.l*g.br/prop*si*oesW*b/*rop_mostrarint*gra?codte*r=1939320&file*am </line>
<line> e=U*timo%20Despacho%20-%2*PL%204455/2020. *cesso em: 19 f*v. 2025. </line>
<line> B*ASIL. Congresso N*cional. *roje*o de Lei n* 6.8*5, de 2*17. Acrescent* **t. 207-A ao </line>
</par>
<par>
<line> Dec*eto-Le* nº 2.848, *e de dezemb*o 7 </line>
<line> de 1940 (Código Pen*l), par* cara**erizar co*o </line>
</par>
<par>
<line> cri*e a exploração do trabal*o </line>
<line> in*antil. Bra*í*ia, DF: C*mar* d*s D*putad*s, 2017. </line>
</par>
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<line> Disponíve* </line>
<line> e*: </line>
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<line> https://www.camara.l*g.br/pr*posicoesWeb/fichadetr*mit*cao?idPro*osica*=212363*. </line>
<line> Acesso em: 1* fev. 2025. </line>
<line> B*ASIL. Cons*ituição da Re*ública Federativa do Brasi* de 1988. B*as*lia, DF: </line>
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<line> Presid*ncia </line>
<line> da </line>
<line> Repúbl*ca. </line>
<line> Disponível </line>
<line> em: </line>
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<line> https://www.planalto.gov.br/ccivi*_03/constituicao/constitu*cao.htm. Acesso em: </line>
<line> 19 fev. </line>
</par>
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<line> 20*5. </line>
</par>
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<line> BRASIL. Decreto-Lei nº 5.4*2, de 1º de maio d* 1*43. Consolid*ç** das Leis do Trabalho. </line>
<line> D*sponíve* em: https://www.plan*l*o.go*.*r/ccivil_*3/de*reto-lei/*el5452.htm. Acesso e*: </line>
<line> 19 fev. 2025. </line>
</par>
<par>
<line> BR*SI*. </line>
<line> Lei ** 8.06*, </line>
<line> d* 1* d* </line>
<line> * *l ho de </line>
<line> 1990. Es**tuto d* C*iança e do Adol*scente. </line>
</par>
<par>
<line> *iári* Oficial da *n*ão: **ç*o 1, Brasíl*a, DF, </line>
<line> 16 jul. *9*0. *ispo*ível *m: </line>
</par>
<par>
<line> h*tps://ww*.planal*o.gov.**/cci*il_03/leis/l8069.ht*. *c*ss* *m: 19 fev. 2025. </line>
</par>
<par>
<line> *RA*IL. S**re**ria de Comunica*ão Social. Tra*a*ho *nfan*il *aiu *4,6% de </line>
<line> 2022 para </line>
</par>
<par>
<line> 2*23 e c*ega ao *e*o* ní*el da série h*stórica da PNAD Contínua. Bra*íli*, DF: Secom, </line>
<line> 2024. D*spon*vel em: https://www.gov.br/secom/pt-br/*ssunt*s/notici*s/2*24/10/trabalho- </line>
<line> infanti*-ca*u-14-6-de-2022-para-202*-e-chega-ao-men*r-nivel-da-serie-histor*ca-da-pn*d- </line>
<line> *ontinua-do-ibge. Aces*o em: 19 fev. 202*. </line>
<line> R*v. FSA, *eresina, v. 22, n. 6, *rt. 5, p. 94-**7, jun. *02* www4.Unif*an*t.com.*r/*evi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> (*n)Suficiência d* S*st**a Jurídi** Bra**leiro Frente à *roposta *e C**minali*ação d* Explo*ação do Trabalho 107 </line>
</par>
<par>
<line> GRECO, R. Curso de direito penal: artigos I* a 1*0 </line>
<line> do ***igo pe*al. 26. ed. - Rio de </line>
</par>
<par>
<line> Janei*o: **las, 2*2*. </line>
</par>
<par>
<line> J*SUS, D. Di*eit* Penal: pa*te geral. 34 ed. São Paulo: Sa*a*v*, 20*3. </line>
<line> NASCIMEN*O, A. M. Curso de direito d* *rab*l*o: his*ória * teoria *eral d* direito do </line>
<line> trabalho relaç*e* indivi*uais * coletivas *o tr*bal*o. 24. *d. São Paulo: Sa*ai*a, 20*9. </line>
</par>
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<line> NORONHA, *. M. Direi*o p*nal: </line>
<line> dos crimes *ontra a pessoa, d*s crimes cont** </line>
<line> o </line>
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<line> patrimônio. *1. ed. São Paulo: SARAIVA, 2000. </line>
<line> PRADO, L. R. Bem jurídico-pen** e Constituição. ed. Rio de Jan*iro: E*it*ra forens*, 8 </line>
<line> 2018. </line>
<line> ROXIN, C. Fu*damentos po*ítico-crimin*is e dogmáticos do direito pe*al. Revis*a Bra*ileira </line>
<line> de Ciências Cri*inais. SÃO PAUL*: *EVISTA DO* TRI**NAIS, 01/201* * 02/2015. </line>
<line> SANTOS, J. C. Di*eito penal: p*rte g*ral. 6 *d. Cur*tiba, PR: ICPC C*r*o* e Ed*çõe*, 2014. </line>
<line> TRIBUNAL *EGION*L DO TRABAL*O DA 2ª REGIÃO. *onvenç*es da Organizaç*o </line>
</par>
<par>
<line> Inte**acional </line>
<line> do </line>
<line> Trabalho </line>
<line> retif**ad*s </line>
<line> pelo </line>
<line> B*as*l. </line>
<line> Disp*nível </line>
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</par>
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<line> https://ww2.trt*.jus.br/legislacao/conve*coe*-da-oi* Acesso *m: 17.mar. 2025. </line>
</par>
<par>
<line> Como Referen*ia* e*t* Artigo, conforme ABNT: </line>
<line> BARBOSA, D. A; AND*ADE, L. *. N. (*n)Sufici*ncia *o Sistema Jurídico B*asilei*o Frente à </line>
<line> Proposta de *r*mi**lização *a Exploração *o Trabalho Infan**l. Rev. FSA, Teresina, *. *2, *. 6, art. 5, </line>
<line> p. 94-107, jun. 2025. </line>
</par>
<par>
<line> Contribuição do* Autores </line>
<line> D. A. *arbosa </line>
<line> L. S. N. And*ade </line>
</par>
<par>
<line> 1) concepção * pl*nejamento. </line>
<line> * </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 2) anális* e inte*pretaçã* d** dad*s. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração d* ras*unho ou na revis** crítica do conteúdo. </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) par*ici***ão na a*r*vação da versão fin*l do ma*uscri*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, n. 6, art. 5, p. 94-107, jun. 2025 </line>
<line> www4.Unifsanet.com.br/**vista </line>
</par>
</page>
</document>

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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)