<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.Unifsanet.*om.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, T*r*s**a, v. 22, n. 7, art. 3, p. 53-78, *u*. 20*5 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*5.22.7.3 </line>
</par>
<par>
<line> M*rketing de Experiência na Turnê *a *anda Cold*la* </line>
<line> Exper**ntial Marketi** on Coldplay\* Tour </line>
</par>
<par>
<line> Soffia *ell d*s *antos Xim*nes </line>
<line> Graduaçã* *m Adm*nistraçã* pel* Unive*s*dade Fe*eral Fluminense </line>
<line> Ema*l: s*ffiamell@id.uff.** </line>
<line> *enata Cél* Moreira da Silv* Paula </line>
<line> Dou*ora em Admin*stração pela PUC-*io </line>
<line> *rofessora na Un*versidad* Fe*eral Flu**nense </line>
<line> E*ai*: renataceli@*d.**f.br </line>
</par>
<par>
<line> Ende*eço: Soffia Mell d*s *antos Xim*nes </line>
<line> Editor-C*efe: </line>
<line> Dr. </line>
<line> Tonny </line>
<line> Kerle* </line>
<line> de </line>
<line> A*encar </line>
</par>
<par>
<line> Av. </line>
<line> Alui*io </line>
<line> d* </line>
<line> Si*va </line>
<line> Go*es, </line>
<line> 50, </line>
<line> bloc* </line>
<line> D </line>
<line>-</line>
<line> G*a*ja </line>
<line> dos </line>
<line> Rod*igu*s </line>
</par>
<par>
<line> Cavaleiros, M*caé - RJ, 27930-560. Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> Endereç*: Renata Céli Mor*i*a *a *il*a Pau*a </line>
<line> Ar**go recebido em 26/*5/*025. Ú*tima </line>
<line> versã* </line>
</par>
<par>
<line> Av. </line>
<line> Aluiz** </line>
<line> d* </line>
<line> Silva </line>
<line> Gomes, </line>
<line> 50, </line>
<line> bloco </line>
<line> D </line>
<line>-</line>
<line> Gr*nja </line>
<line> do* </line>
<line> r*cebida em **/0*/202*. Aprovad* em 21/06/202*. </line>
</par>
<par>
<line> *avaleir*s, Macaé - *J, 27930-56*. Bras*l. </line>
<line> Avaliad* pelo sis*ema Tr*ple Revie*: *esk Revie* a) </line>
<line> pelo Editor-C*efe; * b) *ouble Blind Review </line>
<line> (a*a*iação c*ga por d**s aval*adores da área). </line>
<line> Revisã*: Grama**cal, Normativa e de Format*ção </line>
</par>
</page>
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<par>
<line> S. M. S. X*menes, R. C. M. S. Paula </line>
<line> 54 </line>
</par>
<par>
<line> RESUM* </line>
</par>
<par>
<line> O pres*n*e trabalh* tem como o*jet*v* inv*stigar como a *anda Coldplay aplica * Marketin* </line>
</par>
<par>
<line> de E*p*riênc*a na turnê Music Of Th* Spheres. Fo* ut**izado o *étodo *studo </line>
<line> *e *aso. A </line>
</par>
<par>
<line> *oleta de dados foi *eal*zada por meio de *esquisa documen*a*, *bs*rvação pa*ticipante </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ntr*vistas com p*ssoas </line>
<line> que e*tiveram presentes em algum s*ow </line>
<line> *a t*rnê. Os </line>
<line> resultados </line>
</par>
<par>
<line> mostraram </line>
<line> *ue a ba*da é </line>
<line> *apaz de se </line>
<line> diferenciar por *eio </line>
<line> das exp*riê*cias </line>
<line> prom*vidas em </line>
</par>
<par>
<line> seus shows e </line>
<line> proporci*nar valor ** cliente. A banda promove exper*ê**ia* </line>
<line> por meio </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> int*ra*õ** com públi*o, efei*os visua*s, uso o </line>
<line> de pul*e*ras de L*D pelo público, ações </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> *o*s*ientizar so*re meio ambient*, i**l*s** de pessoas co* deficiência, dent*e o*tras * </line>
</par>
<par>
<line> ações. O m*rketing s*nsoria* é </line>
<line> bastante utilizado nos shows. Os entr**istados da pesq*isa </line>
</par>
<par>
<line> relataram que o show d* b*nda crio* lembranç*s *e*oráveis. Os resultados mostra*am que </line>
</par>
<par>
<line> as </line>
<line> *x*eriências vivencia*as no sh*w *stimulam uma comunicaçã* boc* a boca posi*iv* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> recomen*ação para q*e outra* p*ss**s qu*i*a* *ivenci*r o s*o*. </line>
<line> *ala*ras-*h*ve: Ma*keti*g de Experi*n**a. Marke*ing Se*sorial. **t*do de Caso. </line>
<line> A*STRACT </line>
<line> This study aims to *nvestigate how Coldplay band appl*es Experience Marketing on *he Music </line>
<line> of the Spheres Tour. The ca*e stud* method was used. Data c*llection *as c*rried *u* thro*gh </line>
<line> documentary resear**, par*icipant ob*ervation and *nterviews with people who attended so** </line>
</par>
<par>
<line> show on the tour. </line>
<line> Th* results showed that *he ban* is able to differe*tiate itself through the </line>
</par>
<par>
<line> expe*iences </line>
<line> *rom*ted at its shows and pro*ide val*e to the cus*omer. The ba*d pro*otes </line>
</par>
<par>
<line> *xperi*nces through interact*ons with the audien*e, v*sual effects, *se of LED bracelets b* the </line>
</par>
<par>
<line> audienc*, actions to rai*e awareness ab*ut </line>
<line> the environment, **clusion of pe*ple with </line>
</par>
<par>
<line> disa*ilities, among other a*t*ons. Se*s*ry marketing is widel* used at sh*ws. </line>
<line> The </line>
</par>
<par>
<line> interviewe*s in *h* *esearch report*d that *he band\s s*ow crea*ed memorable memories. *he </line>
</par>
<par>
<line> *e*ult* showed th*t the experience* li*ed at *he show stim*la*e </line>
<line> pos*tive wor*-of-*outh </line>
</par>
<par>
<line> communica**on of rec**mendation so t*a* other peop*e wa*t t* *xperience the sa*e. </line>
<line> *eywords: Experiential Ma*keting. Sens*ry Marketing. *ase Stud*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*si*a, v. 2*, n. 7, art. *, p. 53-78, jul. 202* </line>
<line> www4.U*ifsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ma*ke*ing *e Experiênc*a na Tur*ê da B*n*a Coldplay </line>
<line> 5* </line>
</par>
<par>
<line> 1 *NT*O*UÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> *a adminis*ração, com * consta*te mudanç* de mercado, os negócios *xigem nova* </line>
</par>
<par>
<line> estraté*ias </line>
<line> da área de Marketin* *ue sejam cap*zes de al*ançar o consumidor por meio da </line>
</par>
<par>
<line> comun*cação. Dian*e diss*, </line>
<line> *nc*ntra-se no Mark*ting de </line>
<line> ***eriên*ia o auxí*io no </line>
</par>
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<line> engajamento *o cli*n*e com a m*r*a e* que*tão e *a *usca pela satisfação (CHANG, 2021; </line>
</par>
<par>
<line> *UI; NGUYEN, 2022; **RMO; MARQUES; DIAS, *022). Assim, a e*per*ência </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> c*nsumidor a*sumiu imp*rtância nas est*at*gias de marketing (ZHA; MARV*; FOR*UDI, </line>
<line> 202*). </line>
<line> O primeiro m*rco de estu** acerca *a necess*dade d* atenção ao consumo </line>
</par>
<par>
<line> experienci*l surg** por </line>
<line> vol t a da </line>
<line> *écada *e **, </line>
<line> *o* H*lbro*k * Hirsc*man (1982), ao </line>
</par>
<par>
<line> a*irm*re* *ue o consum*dor sofre influências que "[...] vão a*ém *e u*a decisão racional e </line>
<line> utilitá*ia, mas de uma *atureza que busca por *i*bo*ism* e estética" (*LM*IDA; *A**A, </line>
<line> 2022, p. 50). </line>
<line> Assi*, o *onsumidor, muitas ve*es, realiza a compra d* pr*d*tos ou s*rvi*os por seu* </line>
<line> *sp*c*os hedônic*s, *u seja, buscando pr*zer, *****es e ent*etenimento (ARULDOSS e* al., </line>
<line> 2024). Nesse contexto, os aspectos uti**tários do c**s*mo deix*m de ser o* ma*s im*o**antes, </line>
<line> *á *ue o hed**ismo passa * ser mais valorizado p*las pessoa* (*EL*; C*STA; *OROSSY, </line>
<line> 2023). Vale r*ssaltar q*e os i*divíduos bu**am signific*dos simbóli*os por meio *o co*su*o </line>
<line> *e b*ns e serviços, ou **j*, a compra de det*r**nado pr*duto *ode *eprese*tar m**t* mais do </line>
<line> que **mente * *tilidade daquele pr*duto, po*e r*presenta* status, ser memb*o de um grup*, </line>
<line> dentre outr*s *ig*ifi*ados (SOL*MON, 2*16). Portanto, a **l**ização *e aspectos hedôni*os </line>
<line> e a b*sca *or signifi*ados n* c*ns**o mos*ram a relevância da im*lem*ntação do Mark*t*ng </line>
<line> d* Expe**ência pela* empre**s (LAR**CA et al., 2*2*). </line>
</par>
<par>
<line> O m*r*eting de </line>
<line> experiênci* está vinculado </line>
<line> à **i*ção d* um* exp*ri*ncia </line>
</par>
<par>
<line> person*li*ad* para o *ons***dor (ALME*DA; PAULA, 20*2). Um* das dimensões </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> marketing de experiência é </line>
<line> o </line>
<line> m*rket*ng sensorial (LAROCCA et al., 20*0). O marketing </line>
</par>
<par>
<line> sensori*l contribui para </line>
<line> a cri*ção de um *ínculo com a marca * pa**ir de es*í*ulos </line>
</par>
<par>
<line> p*ovocad*s por mei* do* c*n*o sen*idos (BHA*IA e* a*., 2021; *AUKKANEN et al., 20*2; </line>
<line> LYU; HUANG, 202*). Dess* *odo, A**s*inh* (*013) sal*e*ta que a *xperiência é cap*z d* </line>
<line> per*an*cer a *on*o prazo viva na memória do client* e re**e*ir na sua perspe*t*va indivi**al </line>
<line> de satisfação. </line>
<line> * importânci* do Marketing Se**orial e*tá *e*leti*a na rel*vâ*c*a do ofe*ecimento de </line>
<line> exper*ências **radáve** para * cliente, bu*c*ndo ir al*m dos produ*os e servi*os *ferecido*, </line>
<line> Rev. FSA, T*resi*a *I, *. 22, n. 7, art. *, p. 53-78, jul. 2*25 ww*4.Unifsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. M. S. *imenes, R. C. M. S. *au*a </line>
<line> 56 </line>
</par>
<par>
<line> *, ao m*smo tempo, *ropor*iona*do para as empresas ou mesmo person*l*dades o seu de*ido </line>
<line> valor de marc* peran** o olh*r do público (LAR*CCA *t al., 20**; SHAHID et al., 2022). </line>
<line> A*sim *omo apr**entado na pe*quisa de La*occa et al. (2020), * e*periência s*nso*i** </line>
</par>
<par>
<line> pode </line>
<line> pro*orcionar uma </line>
<line> apro*imação ent*e o co*su*ido* e o produto em *ues**o, </line>
</par>
<par>
<line> co*tribuindo para * prefer*ncia * const*u**o de uma relação. Desse modo, promove </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> espaç* em que o in*ivíduo e*teja *ngajado c*m * obj*to de expe*iência. *st*atég**s co*o </line>
<line> essa podem *er en*on**adas e* f*stivais d* mú*ica e shows, como ocorre com a banda </line>
<line> Coldplay. </line>
<line> Na **r*ê Music Of *h* Sphe*es, é possível ident*ficar experi*ncia* d* int**a*ão com o </line>
</par>
<par>
<line> público, **om*vidas pel* *o*dp*a*, </line>
<line> alinhad*s co* </line>
<line> a* </line>
<line> cau*as de *ustenta*ilida*e </line>
<line> que o </line>
</par>
<par>
<line> próprio grupo b*sca atribuir c*mo parte </line>
<line> *a sua identid*de, desde a* pulseir*s de LED </line>
</par>
<par>
<line> **cicláveis, que c*nst*oem um espe*áculo de luzes si*cronizadas *om as m**icas, até mesmo </line>
</par>
<par>
<line> as </line>
<line> bicicletas ergométricas disponívei* </line>
<line> *os se*ore* de p*sta, que geram energia para </line>
<line> qu* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> show *conteça. Além disso, diversos outros </line>
<line> *xem*lo* de m*men*os que bu*cam ser </line>
</par>
<par>
<line> marcante* *ara o ***sumido* acontecem du**nt* a turnê e são </line>
<line> *ivulgados n*s redes sociais </line>
</par>
<par>
<line> *o grupo. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse co*texto, o obj*tivo *o presente tra*alho é inv*sti*ar como o mar*eting de </line>
<line> ex*eriência é apli*ado na tu*nê M*sic Of The Spheres da *anda Co*dp**y. </line>
<line> 2 *EFEREN*IA* TEÓRICO </line>
<line> 2.1 Va*or H*dônico </line>
</par>
<par>
<line> Segundo Nev** (2021, p. </line>
<line> 137), conceito d* he*onismo trata-se de o </line>
<line> "uma f*losof*a </line>
</par>
<par>
<line> origin*ri* da Grécia, no pe*ío*o da Antiguidade Clássica, que co*siste *a bu*c* pelo **azer, </line>
<line> o*j*ti*o máximo do s** humano". Ao aplicar est* ti*o de pensamento na áre* d* experiência </line>
</par>
<par>
<line> do clien**, o *a*or hedôni** está v*ltado para uma </line>
<line> *sp*cie de co*sumo exper*enci*l, que </line>
</par>
<par>
<line> proporciona impacto em razão da satisfação de seu* an*eios *ndivi*u*is atrav*s d* compras e </line>
</par>
<par>
<line> das cone*ões con**ruídas com o que s*r* utili*ado </line>
<line> para supr*-los (NEVES, 2*21; </line>
</par>
<par>
<line> ARU*DOSS et a*., 2024). </line>
</par>
<par>
<line> O hedonismo i*flu*n*ia * produto que * c*nsumido* deseja adquirir em bu*ca </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> reafirmação de uma *de*tid*de *ara si e per*nte os out*os (o q*e aquilo é capaz de com*nic*r </line>
</par>
<par>
<line> sobre o </line>
<line> indivíduo * su* forma de e*ta*elecer seu </line>
<line> posicionament* no mei* em que está </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 7, a*t. 3, p. 53-78, jul. 20*5 </line>
<line> *ww*.Unifsanet.com.br/*ev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Marke*in* de Experiênci* na Tu**ê ** Banda Coldplay </line>
<line> 57 </line>
</par>
<par>
<line> inserido), *lém de um aprove*tamento prazeroso e mais elabo*ad* do que se*ia a sua utilidade </line>
<line> básica (ALVES e* al., 2022). </line>
<line> *os r*sultad** da p*squisa d* A*meida e *au*a (20*2), os entrev*stados, *u* </line>
</par>
<par>
<line> es*ive*am presentes em e*ições do evento *ock In Rio, mencionaram a re*p*ito </line>
<line> *as </line>
</par>
<par>
<line> expe*iên*ias </line>
<line> p*omovida* pelas ma*c*s patrocinadoras, por meio de ati*aç*e* rea*izadas ao </line>
</par>
<par>
<line> longo *o evento. Segu*do *s *nt*evi*tad**, as *tivações *as m*rcas foram capazes </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> influenciar </line>
<line> na satisf**ão a respe*to do próprio f*sti*** </line>
<line> e </line>
<line> na form* qu* gerou impacto </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> me*ória, po* meio da exp*ora*ão d* qu* é consi*erad* um valor hedônico. </line>
</par>
<par>
<line> *artindo desse princ*pio, Sol*mon </line>
<line> (20*6) destaca que o consum*dor contemporâneo </line>
</par>
<par>
<line> possui de*ejos volt*dos para o emocion*l e para o inst*nto, * que *ode *er definid* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> explicado por *eio das necessidades he*ônicas e ut**itá*ias no di*ecionamen*o d* sua </line>
<line> sat*sfação * no que é capaz de gera* valor ao client* a part*r **ss*. </line>
<line> O va*or he**nico está associ*do c** a busca pelo prazer através de experi*ncias que </line>
<line> provocam *stímulos em*cionais e q*e são capazes *e *roporcio*ar al**m tipo *e *denti*ade </line>
<line> associada àquele in*i*í*** (*OSEN*O-RIOS; SHUKLA, 2023), q*e passa * en*ergar na </line>
<line> realizaçã* dos s*u* anseios pessoais um marc* de *atisfaç*o d**isi*a sobre a conquista do </line>
<line> qu* é des*j*do a partir do alcance *e dois *spec*os de uma vez *ó: * qu* *e pre*isa * o que o </line>
<line> indivíduo verdadeiramente que* (MART*, 2019). </line>
<line> Dessa fo*ma, ele *ão apenas é cap** de *uprir uma nece*sidade básica c*mo também </line>
<line> procura envolver * cons**idor de maneira emocional e a*e*iva, *or mei* de uma experiência </line>
</par>
<par>
<line> de co*sumo </line>
<line> (MART*, 2019). Para Solomon (2**6), na necess*dade hedônica que é </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> indivíduo conse*ue suprir o essencial, ao me*mo tempo em que satisfaz * ânsia de suas </line>
<line> fantasia* por al*um tipo de sta*u* a***buí*o àq*ele prod*to ou serviço, que lhe causa </line>
</par>
<par>
<line> empolgação ao adquiri*. As*im, </line>
<line> torna-se possível o e*tr*itamento </line>
<line> do relacionamento **m o </line>
</par>
<par>
<line> clie***, * c*iação *e *m ví*culo com o </line>
<line> pro**to e até me*mo o est*beleci*en*o de uma </line>
</par>
<par>
<line> lembra*ça significativa (OLIVE*RA; PAU*A, 2*24). </line>
<line> Diferentemen*e do valo* h*dônic*, o valor utilitá*io está associado com a resolução e </line>
</par>
<par>
<line> at*ndim*nto d* </line>
<line> uma ne*ess*dade utilit*ria </line>
<line> bási*a e, *ssim, sendo consider*do apenas o fato </line>
</par>
<par>
<line> de tratar-*e de **go que preci*a de *epos*çã* q*a*do t*r*ina, engloban*o aspectos ta**íveis </line>
<line> *om ê**ase no objet*vo (SOLOMO*, 2016). É uma utili*ade fun*ional * racional, sem </line>
</par>
<par>
<line> pretensão de </line>
<line> p*o**car empol*ação a *artir de </line>
<line> *ualq*e* tipo de motivação emocional </line>
<line> *ar* </line>
</par>
<par>
<line> **m o cliente (SOUSA et. </line>
<line> a*., 2014). Por outro lado, S*u*a et al. (20*4) ressa*tam qu* o* </line>
</par>
<par>
<line> *al*res util*tários * hedônicos nã* são a***gônico*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, *. 22, n. 7, art. *, p. 53-78, jul. 2025 </line>
<line> w*w4.Uni*s**et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. M. S. Xim*n*s, R. C. M. S. Paula </line>
<line> 58 </line>
</par>
<par>
<line> A*ualmen*e, a busca p*la associação de e*periência ao consumo pelo c*nsumidor tem </line>
<line> provocado mud*nça e inovação d* divers*s setor*s, co*o no show busin*ss (CA*M*; </line>
<line> CARMO, 20*4). A criação de estrutu*a* e perfo*manc*s e* sintonia com a es*ência da obra </line>
<line> de cad* artis*a é utili*ad* para implementação de *m aspect* praz*r*so exper*encia* </line>
<line> dif*renciado para o públic*, q*e n*o apenas v*i par* ver um *antor, mas para aproveita* to*o </line>
<line> o conjunto *e*form*tico en*ol*ido (*IMA, 2018; CARMO; CARM*, 2024). </line>
<line> Portanto, o va*or hedônico es*á vinculado ao co*portamento do *o*sumidor e serve </line>
</par>
<par>
<line> *omo parâmet*o pa*a evidenci*r a ne**ssidade e importância de </line>
<line> *s modelos d* negóc** </line>
</par>
<par>
<line> busc*rem estratégi*s que sejam cap*zes de estabelecer, através de um c*nsumo experien*ial, </line>
</par>
<par>
<line> um vínculo </line>
<line> do cliente com produto (ALVES et **, 202*; *OSENDO-RIOS; SHUKLA, o </line>
</par>
<par>
<line> 20*3). A**im, o m*rketing de experiência entra em ação (ALMEIDA; PAULA, 2022). </line>
<line> 2.2 Marketin* de *x*eri*ncia </line>
<line> Os primei*o* estudos r*lac*onados a experiências no consumo *urgiram por volta da </line>
</par>
<par>
<line> década de *0, com H*l*r*ok e Hishma*n (1*82), que buscaram enf*tizar </line>
<line> aspec**s de </line>
</par>
<par>
<line> sati*f*ção do clie*te re**cionados à criação d* m*mentos de diversão, por me*o do *onto de </line>
<line> vista emocional. As*im, a a*sociaç*o do mar*eting com o consumo experiencial passou a ser </line>
<line> eixo central de diverso* estudos (LAROCCA et. *l., 2020; C*AN*, 2021). </line>
</par>
<par>
<line> S*g**do *ouz*, Silva e Sandes </line>
<line> (2022, p. 335), "se as marc*s sou*erem explo*ar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *ad* e*ocional e sensorial das expe*iên*i*s, é </line>
<line> *ossí**l q*e o consumido* se si**a mais </line>
</par>
<par>
<line> e*volvido *om * marca". *essa forma, surge como u*a **ortunidade de ap*oxi*ação mais </line>
<line> n*tural com o cliente, por me*o d* aç*es que promovam estímu*os de cone*ão com a mar*a, </line>
<line> empresa ou evento (URDEA; CONST*NTIN; *URCAR*, 202*; ALMEIDA; PAUL*, </line>
<line> *022; DAVE*; SUN*; BUTCHER, 2024). </line>
</par>
<par>
<line> O*iveira e Paula (2*24) realizara* um estu*o sobre m**keting de *xperiências </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ident*fica*am *o*tos i*po*tantes para satis*azer os **nsum*dores e* *elação a experi*nc*as e </line>
<line> *el*cion*men*o co* o cliente. *ão e*es: </line>
<line> Elaborar um* est*atégia de pers*na*ização, tratand* cada clie*te de maneira </line>
<line> *n*ividualizada; </line>
<line> *stimular o engajam*nto e a *nteratividade *as pessoas: com o cons**nte uso </line>
<line> *as re**s sociais, u*iliz*r es*e meio *ara promov*r ex*eri*ncias é </line>
<line> fundamental; </line>
<line> *e*. FSA, *ere**na, v. 2*, n. 7, *rt. 3, *. 53-78, jul. 20*5 ww*4.Unif**net.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M*rketi*g de E*p**iência na Turnê d* **nda C*ldplay </line>
<line> 59 </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> **munidade: f*rtalecer os </line>
<line> laços </line>
<line> d* comun*da*e, *ara que * p**soa se sin*a </line>
<line> parte de *m grupo; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Rec*mpensa: distribuir brindes e *resen*es para os **nsumi*or*s; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Causa social e pro*ósit*: ofer*cer experiên*ia* que possuam propó*itos </line>
<line> e </line>
<line> estejam ass**iadas a causas impo*tantes; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> H*stóri*s e narrat*vas: importante *esenvolver um s**rytelling </line>
<line> par* cria* m**s </line>
<line> pr*x*m**ade *om o ***sumidor. </line>
</par>
<par>
<line> No conte*to de shows e eventos, o in**stimento de art*stas em espet*culos cad* vez </line>
</par>
<par>
<line> mai* elaborados * repletos de atrativos, pa*a trazer públ**o para suas turnês, se to*nou o </line>
</par>
<par>
<line> alicerce fundament*l pa** o cenár*o atual do show busin*ss (LIMA, 2018). A partir dis*o, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> possível enc*ntr*r uma op*rtunidade para *i**renciação d* seu trabalho em uma ab*rdagem </line>
<line> mais prazerosa para o cliente, auxiliando *a *ua percepção de *ertenciment*, * i*do *o </line>
</par>
<par>
<line> enc**tro de uma nova forma </line>
<line> d* lu*ratividade através das </line>
<line> ex*eriê*cias (LAROCC* et. al., </line>
</par>
<par>
<line> 20*0). </line>
</par>
<par>
<line> *egundo Lima (2018), mesmo antes d* av*nço das tecno*og*a*, o setor do *how </line>
<line> business ** se tra**v* de um dos prin*ipais pontos de retorno f*n*nce*ro sig**ficativo para os </line>
</par>
<par>
<line> artistas, em ra*ão d* desej* dos f*s </line>
<line> em ap**c*ar apresentações musicais dos álbuns *e *eus </line>
</par>
<par>
<line> canto*es pre*e*idos. Ent*e*anto, com a *ueda de vend*s de disco*, DVDs e CDs * com </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> consumidor que *ass** * *ada </line>
<line> vez m*is desejar o c*nsu*o a*sociado a uma experiê*cia, </line>
</par>
<par>
<line> to**ou-se fundamental o foco no de*envolvimento de um fator **perien*ial de </line>
<line> s **w </line>
</par>
<par>
<line> *i*erenciado. Po*tanto, o s*ow é um *e*o p*r* </line>
<line> express** concreta de sua *rt*, através *e </line>
</par>
<par>
<line> estímulos sensoriais, estr*tur*s elab*r*da* </line>
<line> e apresentações *e*formática* (LIMA, 2018; </line>
</par>
<par>
<line> ALM**DA; PAUL*, 2022). </line>
</par>
<par>
<line> 2.3 M***ETING SENSOR*A* </line>
</par>
<par>
<line> * mar**tin* sensorial é resp*ns*vel por prom*ver ao consumi*or uma conexão com </line>
<line> o produt* *or meio *o* est*mu*os sensoriais provocados ao* cinco sentidos (visão, paladar, </line>
<line> ta*o, *udição e o*fato), que po*em ser estimul*dos ao mesmo **mpo ou de forma i*dividual, </line>
<line> com a co*st*ução *e experiências de imersão por *e*o de sons, toques, sabores, odores e/ou </line>
<line> ima*ens (BH*TIA et al., 2021; L*C*, *022; SHAHID et a*., 20*2; WÖRF**; F*ENTZ; </line>
<line> TAUT*, 2022). Em r*zão disso, G*erra e D**s (20*1) *firmam que se *rat* de *ma estratégia </line>
<line> Rev. F**, Teresina PI, v. 22, n. 7, *rt. 3, p. 53-78, jul. 202* www4.Unifsan*t.com.br/*ev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. M. S. Xime*es, R. C. *. S. Paula </line>
<line> 60 </line>
</par>
<par>
<line> impact*nt* na relação com o cliente e est*beleci*ento de um vínculo, além de auxílio no </line>
<line> processo *ec*só*io de compra ao trabalhar na criação de memó*ias com o pr*duto po* *eio </line>
<line> de ativações das marca*. </line>
<line> De*se modo, a criaç*o *e val*r o*orre com o *ntendi*ento do quant* a*uela </line>
</par>
<par>
<line> expe**ênci* conseguiu *erar afini*a*e emoc*ona* ao consumidor e a*roximá-lo c*m </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> propósit* da m*rca (SARQUIS et. al., 2015). É possível identif*car *ue, atualmente, gerar </line>
<line> satisfação pode estar c*nectado c*m *ma boa ap*i*ação do m*rketing sens*rial (SHAHI* *t </line>
</par>
<par>
<line> a l ., </line>
<line> 2022; *A*SEN </line>
<line> e*. al., 2023). A Figu*a 1 mostra os p*incipai* pontos do </line>
<line> marketing </line>
</par>
<par>
<line> sensor*al. </line>
<line> Figura 1 - Os estí*ulo* e r*ceptores sensoriai* </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: S*lo*on (*01*, p. 184). </line>
<line> As pessoas são expostas * e*tí*ulos por *eio dos cinco sentidos. *sse* est*m*los </line>
</par>
<par>
<line> podem cha*ar * atenção *os </line>
<line> indi**duos ou n*o. *abe ao profi*sional de </line>
<line> marketing </line>
</par>
<par>
<line> d**envolver es*ratégias de ma*ketin* sen*orial capazes de atrair a a*e*ção do* con*umidores. </line>
</par>
<par>
<line> Em re*açã* à visão, impor*ante é </line>
<line> **ere*e* **emen*os v*s*ais q*e vão agradar ao pú*lico, </line>
</par>
<par>
<line> c*mo iluminação adequada, por exemplo. Em relaç*o à au*iç*o, é preciso pens*r nos so*s do </line>
<line> amb*ent*, co*o o tipo de música e o v*lume. S*bre o olfato, podem ser desenvolvidas </line>
<line> at*vações que envolvam borrifar n* ar ar**as agradáveis. Em relação ao pal*dar, diz respeito </line>
</par>
<par>
<line> a criar </line>
<line> estratégias que envolvam d*gustação, por e*emplo. *or f*m, est**té*ias **laciona*as </line>
</par>
<par>
<line> ao tato *odem envolver o toque em texturas macias (SOLOMON, 2016). </line>
<line> 3 ME*ODOLOGIA </line>
<line> O pr**ente *rabalho é uma p*squisa exploratória, que busca co*preen**r de maneir* </line>
<line> apro*undad* *obre * fenômeno que está s*ndo estudado, *om a compreensão do seu proces** </line>
<line> (*ONETTO et. al., **13). A pesquisa também é desc*i*iva. De *cordo co* Ma*hotra (2012, </line>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. 22, n. 7, art. 3, p. 53-78, jul. 2025 www4.U*ifsanet.c*m.br/r**ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Marketing *e Experiência na Turnê da Banda C*ldplay </line>
<line> 61 </line>
</par>
<par>
<line> p. *1), "o principal objet*vo da pesquisa d*sc**tiva é descrev*r alguma coisa - normal*ente </line>
<line> c*ract*rísti*as ou funções de mercado". </line>
<line> *o* utilizada uma aborda*em qualitativa. A presente pes*ui*a utilizou o *étodo d* </line>
<line> estudo de caso. O estu*o d* *aso único *nv*lveu a band* Coldp*ay e sua turnê Music Of The </line>
<line> S*h*re* que oc*rr*u no Brasil, e* 2023. </line>
<line> Para coletar ** dad*s *ara o estud* de c*so, foram uti*izadas como ferramen*as: </line>
<line> p*squisa docum*ntal, o*s*rvação participante * ent*evistas com pessoas que estiv*ram </line>
<line> p*es*ntes nos *hows da band*. Dessa forma, fo*am *til*zadas múlt*pl*s *onte* de evidências </line>
<line> como sugere Yi* (20*0). </line>
<line> Em *elaç*o * pesqui*a documenta*, para adqu*rir info*m*ções sobre * *oldplay e a </line>
<line> tur*ê Music Of The Spher*s, foi neces*ári* *ealizar uma pesquisa em s*tes de no**cias e no </line>
</par>
<par>
<line> s*t* da *anda. Al*m *iss*, também foram </line>
<line> co*sultadas </line>
<line> as redes sociais da banda, bus*and* </line>
</par>
<par>
<line> entender e trazer evid***ias *obre *s experiências *r*mo*idas ao cliente. </line>
<line> Ademais, foi possível a realiz*ç*o de uma observação partici*ante por uma *as </line>
</par>
<par>
<line> pe*qui*adoras, que esteve presen*e em </line>
<line> um *os sh*ws da ban*a no Ri* de Janeiro *m su* </line>
</par>
<par>
<line> *assa*em pelo *r*si* e* 2023 c*m a tu*nê. A o*servação participant* *ermit*u *er registros </line>
</par>
<par>
<line> *otográf*cos do </line>
<line> event*, participa* e acompanhar de perto a for*a como o*orr*m as </line>
</par>
<par>
<line> expe*iênci*s p*omovidas *ela banda. </line>
<line> Por fi*, foram realizadas ent*evis*as com p*ssoas que estiv*ram presentes nos shows </line>
</par>
<par>
<line> d* turnê </line>
<line> d* *anda. *ara </line>
<line> *arantir anonima** das respostas, os entrevistado* não fo*a* o </line>
</par>
<par>
<line> identificados. As entr**istas foram c*nduzidas por meio de um roteiro que buscou i*vestigar </line>
</par>
<par>
<line> o **rfil </line>
<line> dos entre*is**dos, a turnê e os se*s pontos de vis*a *m r*la**o à *xper*ênc*a </line>
<line> qu* </line>
</par>
<par>
<line> vivenc*aram **la. </line>
</par>
<par>
<line> No tota*, f*ra* entrevistada* 24 *ess*as, que estive*am presentes em shows </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> *conteceram *o Bras*l, na Nova Zel*n*ia e na I*landa. Todos os ent*e*istados são brasile*r*s </line>
</par>
<par>
<line> e as en*revistas </line>
<line> *correram *e for** onl*ne. *s en*r**istados foram sel*cionados por </line>
</par>
<par>
<line> conv*niência. </line>
</par>
<par>
<line> 4 RES*LTADOS * DISCUSSÕE* </line>
<line> * presente tópico diz respe*to à a*ális* de res*ltad*s da pesquisa e foi d*v*dido em: a </line>
<line> band* *oldplay; a t*rn* Music Of the S*her*s * sua* *xperi*ncias para o público; e análise </line>
<line> da* entrevistas. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, *e*e*ina PI, v. 22, n. 7, art. *, p. 53-**, ju*. 2025 </line>
<line> www4.Unifsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. M. S. Ximenes, R. C. M. *. Paula </line>
<line> 62 </line>
</par>
<par>
<line> 4.1 A Ban** Coldp*ay </line>
</par>
<par>
<line> O Coldpla* tr*ta-se de uma ban*a bri*ânica q*e deu seus primei*os *assos em relaç*o à su* </line>
<line> *orm*ção nos a*os 90, quan*o o gr**o ai*da estava na fac*ldade. Atualme**e, a banda é c*mposta </line>
<line> por quatro integrante*, sendo *le* Chri* Martin (o vo*ali*ta), Guy Berry*an, Jonny Buc*land e Will </line>
<line> Champi*n. Suas ca*ções s*o a**mporais e perman*ce* *ncan*ando o público **r gerações. Su*essos </line>
<line> como Viva La Vid* e Yell*w, que per*aneceram pr*sentes na *etlist da *urnê mais re*ente, *us*c Of </line>
<line> T*e Spher*s, sã* *xem*l*s d* impacto e *ama *o grupo que pe*dura por mais de 20 anos </line>
<line> (RAYNARA, 2024). </line>
<line> Atua*ment*, o grupo busca estar alinhado a *aus** *e sustentabi*idade e, assim, conseguiu </line>
<line> demonstrar na turnê Music Of The Sph*res a possib*lida*e de p*o*ov*r experiência* diferenci*das </line>
<line> pa** o públ*co ao m*smo t*mpo que trabalha com um est*lo de *rodução * *strutura conectado a *ções </line>
<line> *ais susten*áv*is, como é possível obs*rvar em seu si*e e n*s red*s sociais do Coldp*a*. Desse modo, </line>
<line> a banda bus*a red*zir os impac*os negativos **rados por seus shows ao mei* *mbi*nte e ainda </line>
<line> *rop*rciona u*a conscien*ização para to*o* os fãs q*e a*ompanham a ban*a (CO*DP*A*, 20*4). </line>
<line> 4.2 A Turnê * suas Expe*iê*cia* para o *úb*i*o </line>
<line> No mês de outubro de 2021, o álbum Musi* Of **e Sp*e*es, que deu origem *o nome </line>
</par>
<par>
<line> da t*rnê que *eria anunciada no mesmo ano, foi lançado pelo *oldplay. Em 2024, com </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> lançamento do álb*m </line>
<line> "Moon musi*", n*vas </line>
<line> *ú*icas foram adic**nad*s à *etl*st, como </line>
</par>
<par>
<line> "feels*ike*mfalli**inlove". </line>
<line> ** s*a turnê mundial, Music Of The Spheres, a banda proporci**ou uma séri* de </line>
</par>
<par>
<line> ex*eriênc*as ao estimula* </line>
<line> campos se*so*iai* *o públic*, além de t**tá-los como peças </line>
</par>
<par>
<line> fundamenta*s para construção *o show de maneira </line>
<line> sus*ent*v*l, buscan*o alternativas </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> que até os **d*víduo* com l**itações f*sica* pudessem </line>
<line> aprov***ar * experi*nc*a sens*rial </line>
</par>
<par>
<line> como qual*uer o**ro. </line>
</par>
<par>
<line> De aco*do com site do g*upo, **m o o </line>
<line> *f*rec*mento das experiências interati*as a* </line>
</par>
<par>
<line> pú*li*o, que er** c**a*es de também cont*ibuir em fatores *e ***t*n*abilid*de, foi p*ssível </line>
</par>
<par>
<line> para a banda *ltrapassar a *ua *eta de 50%, atingindo o resultado d* </line>
<line> 59% na redução </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> emis*ão de gás carbôn*c* em *rocessos nec*ssários para que o *how acontec*sse, de*de o </line>
<line> deslo**mento da equip* a*é mes*o na *rodução (CO**P*AY, 2024). </line>
<line> Em su*s redes soc*ais, * C*ld*lay compa**ilha pa*te das ex*er*ências exist*ntes nas </line>
</par>
<par>
<line> *urn*s, al*m de perf*rmances diferenciadas, q*e são acomp*nhadas de um e*pe*áculo </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> luzes e efeito* visua*s sinc*on*za*os com *s música*, *nteraçõ*s constante* com o público de </line>
<line> Rev. FSA, T*re*ina, v. 22, n. *, art. 3, p. *3-78, ju*. 202* www4.Unif*ane*.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M*rket*n* de E*p**iê*cia n* T**nê d* Banda Col**la* </line>
<line> 63 </line>
</par>
<par>
<line> diferentes forma*, b*scando e**abele*er uma **pécie de conexão com * cidade ou p*ís onde </line>
</par>
<par>
<line> se e*tá apresentand*, sej* *alando frases no idioma, </line>
<line> convidando *ãs, </line>
<line> **tistas locais e *té </line>
</par>
<par>
<line> mes*o banda d* universida*e para se apresentar no pa**o </line>
<line> *unto com a *anda. Além dis*o, </line>
</par>
<par>
<line> após a ida a ca*a cida*e, um </line>
<line> vídeo exclusivo *presen*a*do i*agens </line>
<line> de </line>
<line> paisagens loca*s, </line>
</par>
<par>
<line> po*tos t*rístico* e tre*hos *os sh*ws é publicado em *orma de agrade*imen*o ao público. </line>
<line> D*n*re a* experiência* pr*movidas pela ba*da na s** t**nê, é possível desta*ar as </line>
<line> seguintes: </line>
<line> In*eraç*es co* o público </line>
<line> As interaçõe* com o *úblico são um hábito fr*quente nos shows *o *oldplay. Du*ant* </line>
</par>
<par>
<line> a músi*a "A S*y full </line>
<line> of *tars", o voc*lista Chris Marti* convida o público a desl*gar s*us </line>
</par>
<par>
<line> celulares par* aproveitar plename*te o que vem a *e*uir. O </line>
<line> in*enti*o à ação é *rande </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> solicitado c*nstant*mente. Qu*ndo o vocalista en*ende *ue boa *arte da plateia j* se encontra </line>
<line> en**egue ao momento, se* distrações com aparel*os el*trô*icos, começa a cantar a música e, </line>
<line> um pouco antes do refrão, pede para qu* todos s* abaixem *a*a que quando o instrumen*al *a </line>
<line> cançã* "estour*r", as pe*s*as se le**ntem e pulem. </line>
</par>
<par>
<line> A *anda poss*i * costume *e chamar </line>
<line> ao pal*o fãs que estejam na pla**ia *ar* </line>
</par>
<par>
<line> estabelecer a**um tipo de diál*go cant*rem *ma músi*a juntos. Por muitas vezes, * as </line>
</par>
<par>
<line> j*stif*c*tiva* q*e a*tecedem a escol*a das músicas </line>
<line> estão relac**na*as </line>
<line> com lem*rança*, </line>
</par>
<par>
<line> his*órias e signif*cados </line>
<line> *essoai* par* aque*a pessoa, o qu* le*a à compre*ns*o do </line>
</par>
<par>
<line> esta*elecime*to do v*ncu*o emocional *om a *anda *o*o fator importante na criação d* </line>
<line> valor para o cliente (A*MEI*A; PAULA, 2022; SO*ZA; SILVA; SANDES, 2022). </line>
<line> Em 202*, no *estival Rock In Rio, o g*upo convidou o públ*co a cantar parabé*s *unto </line>
<line> com eles *ar* um dos integr*nt*s que estava f*z*nd* ani*e**ár*o. Em out*o mom*nto, Chris </line>
</par>
<par>
<line> Martin desceu do pal*o p*ra cantar </line>
<line> "*ix *ou" abraçado a </line>
<line> uma fã * **e**u a to*a* 2 vezes </line>
</par>
<par>
<line> "*iv* la </line>
<line> vid*" em ra*ão da empolga**o d* pl**ei* </line>
<line> com a música, a*ém da </line>
<line> *er*ão </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> p*rtuguês criada pelo *rupo de "Ma*ic", que encanto* e surpreendeu a to*os que es*ava* </line>
<line> ass*stindo no local e pelas transmissões t*levisivas. </line>
<line> Quando a turnê veio ao *rasi*, n* ano de 2023, e* shows s*los, ar*ista* locais for** </line>
</par>
<par>
<line> chamados ao palco e, </line>
<line> de *orma variada, </line>
<line> o* shows co*taram com a presenç* de Sandy, Seu </line>
</par>
<par>
<line> Jorge, Milton Nas*imento e *s *i*hos de Caet*no V*loso. *om a presenç* dos canto*e*, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> banda realizou m*mentos marca*tes pa*a o público pres*nte, qu* pô*e *re*enc**r ** músicas </line>
<line> Rev. FSA, *eresina PI, v. 22, n. *, art. 3, p. 5*-78, jul. 20*5 **w4.Unifsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. M. S. Ximenes, R. C. M. S. Paula </line>
<line> *4 </line>
</par>
<par>
<line> bras*le*ras sendo cantadas até mesmo pelo grupo. Na Figura 2, é possí*e* visualiz*r um *os </line>
<line> m*mento* e* qu* um fã da *anda é chamado ao palco p*ra c*ntar **nto com o vo*alis*a. </line>
<line> Fi*ura * - Chris Martin c*ntando com fã no pal*o </line>
</par>
<par>
<line> *onte: Instagram do Coldplay (*025). </line>
</par>
<par>
<line> Efeitos *isuais </line>
</par>
<par>
<line> U* s**w do Co*dpla* utiliza diversos e*eito* * estímul** *ensoriais p*ra c*mpor suas </line>
<line> ap*esentações e auxil*ar na diferenciação da ex*eriência que é prom*v*da ao público. Esses </line>
<line> estím*los fazem parte *o mar*eti*g senso*ial (LAROCCA et a*., 2020; BHATIA et al., 2021; </line>
</par>
<par>
<line> LICK, **2*; S*A*ID et al., 2022), *endo *** estr*tégia im*actant* para s*tisf*zer </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *o*sum*dor (*ARMO; MARQUES; DIAS, 2022), estabelece* *m vínculo entre consumid** e </line>
<line> marca (GUERRA; DIAS 2021; ALMEIDA; PAULA, 2022; SOUZA; SILVA; SAN*E*, </line>
<line> 202*) e criar experiências memoráv*is (AGOSTINH*, 2013). </line>
<line> * parti* di**o, a band* "usa e abu*a" de *ogo* de luzes e p*ls*iras de LED que </line>
<line> **ncionam em sinc*onia com as canções. Fogos e confe*es person*lizados, como no format* </line>
<line> de es*r***s, também se encontr*m presen*es duran*e as perfo*ma*ces, prop*rcio*ando uma </line>
<line> imersã* visual que se completa e *ntens*fica as *en*aç*es pro*ocad*s pela* músicas. Na </line>
<line> Figur* 3, é possíve* v*sualizar esses efe**os. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 7, art. 3, p. 53-78, j**. 202* </line>
<line> www4.Unifs*ne*.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *arketi** de Experiência na Turnê da *a**a Coldpla* </line>
<line> 65 </line>
</par>
<par>
<line> Figura * - Performan*e *e "A Sky Full Of Stars" em show </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Insta*ram do Coldplay (2025). </line>
</par>
<par>
<line> Puls*iras *e LED </line>
<line> Par* ** show* da turnê Music Of The Spheres, *ogo na *ntrada dos setores eram </line>
<line> distribuíd*s para o público as pul*eiras de **D recicláveis, que du*ante toda a *er*ormance </line>
</par>
<par>
<line> da banda eram iluminadas com c*r** e funçõe* visuai* (p**car, *esligar, fi*ar ac*sa </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> maneira contínua) com o o*jetivo </line>
<line> d* co**ri*uir na *xperiência imersiva na sens*ção e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> per**nc*mento em *elação à const*ução d* es*etáculo p*l* plateia, o *u* t*mbém repre*entou </line>
</par>
<par>
<line> uma estratégia d* *ark*ting </line>
<line> sensorial (LAROCCA *t a*., 2020; WÖRFE*; *R*NTZ; </line>
</par>
<par>
<line> **U*U, 202*). </line>
</par>
<par>
<line> Ant*s de o s*o* começar, em telões disp*níveis pró*imo* a* palco, era *rans*itida </line>
</par>
<par>
<line> um a </line>
<line> es*écie de ra*king em que d*mo*strava </line>
<line> quais as cidades com *aior por**ntagem </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> devo*u*ão de pulseiras ao fina*. Dessa fo**a, havia o incent*vo para o público fazer o mesmo </line>
<line> e con*ribuir pa*a que a **dade em q*e estav* pude*s* *onquistar o pódi* mais *lto, *lém *e </line>
<line> ser partic*p*t*vo nos efeitos de at*tude s**t*ntável para auxiliar na redução dos impactos </line>
<line> negat*vos provoc*dos *o meio ambiente. </line>
<line> *l*m de **om*v*r um es*etáculo iluminado em sinc*onia com as canções, como em </line>
</par>
<par>
<line> "Yell*w" em qu* todas fic*v** c*m a *o* a*arela, as </line>
<line> pulseiras eram **paz*s de fo*mar </line>
</par>
<par>
<line> figu*as na plate*a, como c*raçõe* (Figura 4). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina PI, v. 22, n. 7, art. 3, p. 5*-78, jul. 20*5 </line>
<line> www4.*nifsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. M. S. Xime*es, R. C. M. *. P*ula </line>
<line> 66 </line>
</par>
<par>
<line> *igu** * - Corações form*dos por meio *e pulseira* de LED sincronizada* </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: In*tagram d* Coldplay (2025). </line>
<line> Bic*cletas ergométricas e p*sos *inéticos </line>
<line> Dis*onív*is nos set*re* de *is*a, as bicicletas ergométric*s e as pi*tas de danç* com </line>
<line> piso* cinéticos t*nham como pr*ncipal função proporc*onar energia ve*de pa*a que o show </line>
<line> *udesse acont*cer de *orma *ais susten**vel. A a*ão ocorria *or meio d*s p**os nas p*stas e </line>
<line> da* pedalada* nas bicicletas, **e estavam liberadas **ra uso, de forma limitada, pelo púb*ico </line>
<line> p*esente *o setor (F*gura 5). </line>
<line> F*gu** 5 - Fãs e* bicicletas e*g*mé*ri**s geradoras de energi* ve*de para o *how </line>
</par>
<par>
<line> Font*: Instagra* do Coldpl*y (2025). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 7, art. 3, p. 53-78, ju*. 2025 </line>
<line> www*.*nifsanet.com.br/re*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Marketin* de Exper*ência n* Turn* da Banda Coldpl*y </line>
<line> 67 </line>
</par>
<par>
<line> **clus*o de *es*oas c** deficiência </line>
</par>
<par>
<line> A banda u**lizou os "subpacs", uma es*écie de </line>
<line> co*ete c**az de *mitir v**raç*es </line>
</par>
<par>
<line> sensoriais, sendo uma po**ibilidade de inc*usã* par* que </line>
<line> *essoas com deficiência auditiva </line>
</par>
<par>
<line> pu*essem vive**iar uma expe*iênci* *me*si**. *or meio das *ibr*ções sincronizada* à* </line>
</par>
<par>
<line> músicas que </line>
<line> estives**m se*do ap**senta*as, a </line>
<line> pes*o* seria capaz de "sentir" a canç** </line>
</par>
<par>
<line> (CAI*ETA, 2023). </line>
<line> Além disso, intérpretes de **br*s, c*m adeq*ação *o *di**a local, es*ão *ist*ibuíd*s </line>
</par>
<par>
<line> e*tre todos *s *etore* dest*nados ao públi** nos shows (*AIXETA, 202*), </line>
<line> proporcio*ando </line>
</par>
<par>
<line> uma comu*icação *m língua de sin*is *e </line>
<line> to*as </line>
<line> as músicas que estão *endo tocada* * dos </line>
</par>
<par>
<line> discursos ***tos (Figura 6). </line>
</par>
<par>
<line> Figura * - Intérpr*te de libras em **ow do Cold*l*y </line>
</par>
<par>
<line> *o*te: Inst*g*am do Co*d*lay (20*5). </line>
<line> Por *im, para além dos ro*tos ** toda a *anda coberto* por máscaras de aliens e do </line>
</par>
<par>
<line> esp*táculo de luzes em sincr*ni* </line>
<line> com as pulseiras de L*D, a perfo**ance ** música </line>
</par>
<par>
<line> "Somet*ing just l*ke t*is" cont* com Chris Mar*in n* palc* *e*lizando *m AS* (Líng*a de </line>
</par>
<par>
<line> Sinais Ame*icana) toda a letra da música. D*ssa *orma, * banda p*omove a </line>
<line> inclusã* </line>
</par>
<par>
<line> (GUERRA; DI*S, 2021) * participa*ão de todos **ma *o*unid*de de fãs (O*i*eir*; Paul*, </line>
<line> 2024). </line>
<line> Fan*o*hes na *úsi*a "Biutyful" </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 2*, n. 7, art. 3, p. 53-78, jul. 20*5 </line>
<line> www4.Uni*s*net.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. M. S. X*men*s, R. C. M. S. Paul* </line>
<line> 68 </line>
</par>
<par>
<line> D*rante * música "Biutyful", * grupo realiza uma performance *o palco junto com </line>
<line> T*e Weirdos, uma banda fictícia de fantoches que se e*cont*a prese*te no clipe da *ús*ca. A </line>
<line> canção fala sob*e acei*ação e amor, reforçando ** disc*rsos constante* da banda, que es*ã* </line>
<line> presen*es no próprio show. *ssi*, a banda consegue c*iar mai* proximidade com o público </line>
<line> (URDEA; CO*STANTIN; PURC***, 2021; OLIV*IRA; *AULA, 2024). </line>
<line> Es*eras aéreas ilumina*a* * bolas g*andes **loridas *ançadas a* públ**o </line>
<line> Pa*a a aprese*ta**o da música "Humankind", *sfer*s aéreas iluminadas, q*e faziam </line>
</par>
<par>
<line> *eferên*ia a*s planetas do sistem* *ol*r, eram distribuídas por </line>
<line> todo o setor de pista. Além </line>
</par>
<par>
<line> disso, em "Advent*re of a lifetim*" a produção era respons*vel por lan*ar ao público bo*as </line>
<line> g*an*es colorida* (Figura 7), que faziam com que as pessoas as jogass*m de um lado para o </line>
</par>
<par>
<line> outro durante tod* * música por tod** os p**to* do loca* que alcançavam. E*sa </line>
<line> *ção </line>
</par>
<par>
<line> p**po*cionava pa*a a plate** uma n*va p*s*i*ili*ad* de est*r f*z*ndo pa*te da performance </line>
<line> (OLIVEIRA; PAULA, *024) e mais um* experi*ncia sensor*al visual * de tato (BHATIA et </line>
<line> al., 2021; LICK, *02*; SHAHID et al., 20*2; LY*; HUA*G, *02*). </line>
<line> *igura 7 - P*rf*rmance de "*dventu*e of a lif*time" em show </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: Inst*gram do C*l*play (2025). </line>
</par>
<par>
<line> Inf*nity tickets </line>
</par>
<par>
<line> De *cordo </line>
<line> **m o site da b*nda, os d*nominados "Infinity ticke*s" *ã* ingres*os </line>
</par>
<par>
<line> limita*os para a turnê, vend**os *or um v*lo* m*is abaixo, no qual * co*sumid**, na ho*a d* </line>
<line> compra, *scolhe a cid*de e * *ata na qual assist*rá ao show e re*ebe u*a es**cie de ticke* </line>
<line> Rev. FSA, T*r*si*a, v. 22, n. 7, a*t. 3, *. 5*-78, jul. 2*25 www4.U*ifsane*.com.*r/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Marketing de Experiência na Tur*ê da *anda Coldp*ay </line>
<line> 69 </line>
</par>
<par>
<line> *or*i*o no qua* d*sc*brir* o seto* (pista, arquibancada) do qual assistirá no próprio dia </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> even*o (*OLDPL*Y, 2025). De*se modo, a ban*a conseg*e estabelecer um meio de torna* </line>
<line> *eus sho*s um pou*o mais aces***e*s finan*eiramente c*m o ofe*ecimento de in*ressos ao* </line>
<line> fãs por um custo menor. </line>
<line> *.3 Análise *a* Entrevistas </line>
<line> 4.3.1 Perfil d*s Entrevis*ados </line>
<line> *oram entrevistadas 24 pe*soas, *end* 10 *omens e 14 mulheres, com faixa etária </line>
<line> entre *8 e 48 ano*. * im*ortante ressalt*r que t*dos os resp*ndent*s *ram brasileiros. Al*m </line>
</par>
<par>
<line> dis*o, o grau d* esco*ari*ade dos </line>
<line> entrev**tad*s v*rio* do ens*no mé*io *omp*eto a* ensino </line>
</par>
<par>
<line> superior comp**to. </line>
</par>
<par>
<line> 4.3.2 A Turnê </line>
</par>
<par>
<line> De acord* com os *ntre*istados, é a **rtir da i*ter*e* *ue oc*rre a prin*i*a* *onte d* </line>
<line> divu**açã* a re*peito da turnê. Fo*am 20 resp*stas af*r*ando qu* se t*ata do me*o *elo qual </line>
<line> as p**soas fica* s*be*do s*bre o show e, de certa forma, adq*i*em * an*eio de *star nel*. </line>
</par>
<par>
<line> Em </line>
<line> c*ntrapartida, ape*as 3 pess*as ficar*m sabendo atr*vés d* am*gos ou familiare*, que </line>
</par>
<par>
<line> também podem t** des*oberto online. Apenas o entr*vi**ado 2* afirmou que soube por mei* </line>
<line> da t**evisão. </line>
<line> A maior par*e dos entrevista*os foram a show* realizado* no Bra*il, div**indo-se </line>
</par>
<par>
<line> en*re apresentaçã* no R*ck In Rio a </line>
<line> *022 * *s sh**s solos realizado* nas cid*des *e São </line>
</par>
<par>
<line> Pau*o e do R*o *e Janei** ** ano de 2023. Ape*as o entr*vist*d* 24 vive**iou a e*periênc*a </line>
<line> em Dublin, na Irlanda, mas a pesquisa també* contou *om 4 *es**s*as de pessoas que </line>
<line> es*i*eram presentes quando a turnê passou pela Nova Zelândia, em Auckland. De*sa fo*m*, </line>
<line> c*m um gru** d* entrevi*ta*os *u* n*o apenas co*tou com presenças em formatos de shows </line>
<line> diferente*, como fe*t*val e show solo, mas també* em cidades e a*é pa**e* distintos, *rio*-se </line>
</par>
<par>
<line> um cenário **ortu*o *e análise a respe**o *a* </line>
<line> pers*ectivas, visto </line>
<line> que * Coldp*ay, em suas </line>
</par>
<par>
<line> pró*ria* redes so*iais, de*onstra que *arrega *onsigo a *esma bagagem experiencial pa*a os </line>
<line> l*cais em que se *p**senta. </line>
<line> * fator motivacio*al que levou g*ande parte dos entrevist*dos * desejarem estar *a </line>
<line> tu*nê *stava as*ociado com o fat* de gostar *o C*ldp*ay e de sua* mú*ic*s, além de desejar </line>
<line> Rev. FS*, Ter*sina *I, v. 22, n. 7, *r*. 3, p. 53-78, jul. 2025 www4.Unifs*net.com.b*/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. M. *. Ximenes, R. C. M. S. Pa*la </line>
<line> 70 </line>
</par>
<par>
<line> vive*ciar as experi*ncia* existentes no show, q*e vão além de ap*nas assisti* à banda *ocar </line>
<line> sua setlist *o palco * são c*mpartil*ad*s com *requência na* **des sociais *o grup*. </line>
<line> Sempre *i pela inte*net vídeos mostrand* as lu*es, pu**eiras e to*o o am*iente, além de ser </line>
<line> uma ban*a qu* ouço e gos*o *esde m*ito *o*o (E*trevi*tado 18). </line>
<line> Porque so* u*a grande fã da band* e era o *eu sonho viver a experiê*cia *e estar em *m </line>
<line> show *ão ener*izante (Ent*evistada *0). </line>
<line> Além dis*o, houve respo*tas que demonstraram que a i*a ao show *e d*u </line>
<line> especifica*ente em razão d* uma influência, seja por recomendações de terce*ros ou por ter </line>
</par>
<par>
<line> assistido a a*guma apresentação da ban*a e isso ter sido a provoca*ão do desejo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *x*erienciar a*u**o também. </line>
</par>
<par>
<line> 6.3.3. A Experiê*cia Vivi*a Durante o Show </line>
</par>
<par>
<line> Q*a*do q**stionad*s a r*speito d* primeira lembranç* sobre o show, a* re*pos**s qu* </line>
<line> m*i* s* **stacaram est**am rel*c*onadas com as l*zes e ef*itos *speciais, q*e *st**a* </line>
<line> presente* durante a* p*r*orma*ces, r*me*endo a* market*ng se**ori*l (SOLOMON, 2016; </line>
<line> LAR**C* et **., 2020; WÖRFEL; *RE*TZ; T**TU, **22). </line>
</par>
<par>
<line> O festival da* luzes que se a*u*ta* a cad* mú*ica. * show deles é a en*rada *m </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> un*v*r*o à *arte, univer*o esse colorido, iluminado, cr*ati*o e empático (En*revi*tado 9). </line>
</par>
<par>
<line> Além disso, as respostas de*onstr*ram como *od* o contexto de marketin* de </line>
</par>
<par>
<line> *xperiência reprodu*ido </line>
<line> em meios à* apresentações das mús*cas foi *e*ponsável por </line>
</par>
<par>
<line> increm*ntar ainda ma*s * perc*pção do client* em rela**o ao s*u a*roveitam*nt*, o que *e*ou </line>
</par>
<par>
<line> a *st*r presente com i*t*ns**ade </line>
<line> na me**ria ** </line>
<line> público logo e* seu prim*ir* *ensame*to </line>
</par>
<par>
<line> sob*e o sho*. Portanto, é </line>
<line> possível perceber que o marketing de experiênci*, qu*ndo </line>
<line> *** </line>
</par>
<par>
<line> imple*entado, consegue sa*i**azer * c*n*umidor * cri*r experi*ncias memoráveis </line>
<line> (AGOSTI*H*, 2*13; *HANG, 2021; C*RMO; MARQUES; DIAS, 2022). </line>
<line> ** bic*c*etas *ue ti*ham na p*sta co*um para "gerar energia" para * s*ow (Entr*vist*do </line>
<line> 1 4 ). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Ter*sin*, v. 22, *. 7, art. 3, p. 53-78, j*l. 2*25 </line>
<line> w*w4.Unifsa*et.com.b*/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Marketin* de Experiência *a Turnê da Ban** Coldplay </line>
<line> 71 </line>
</par>
<par>
<line> A *arte do show que ele cantou "A Sky Full Of Stars" ou quan** o Seu Jorge apareceu </line>
<line> (Entrev*stad* 17). </line>
<line> *odos os en*revistados est*vam satisfe*tos com o show * contaram sobre aspectos </line>
<line> pos*tivos qu* obse*varam e experimentara*. O mais mencion**o estava r*lac**nado com os </line>
<line> **tímulos sensoriai* que a banda p*ovoc*va, po* meio *e seus efeito* v*s*ais * do s*u </line>
</par>
<par>
<line> desempenho d*rante * performan*e das músicas, *om menç*es positivas es*ecífi**s </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> presença de palco do voc**is*a. </line>
</par>
<par>
<line> É impo*ta*te sal*entar que todas as lem*ranças estavam associa*as c*m as a*ões que </line>
<line> *oram reproduzidas pela b*nd* e *r*m capazes de proporcionar aos consu*idor*s *ma </line>
<line> exper*ênci* imersiva sensorial * emocio*al, conforme relatado *o* el**. </line>
<line> O que mai* me chamou ate*ção foi toda estr**ura e controle das **l*eiras. Já tinha ido em </line>
<line> show que tinha, mas * precisão p*ra formar imag*ns e a conexão co* as *úsicas foi </line>
<line> *iferent* de tud* que já vi (*n**evi*tada 14). </line>
<line> Amei, o quão *em e*es fazem a exper**ncia no sentido sensorial, *ão é ** *úsica </line>
<line> (*n*revistada 15). </line>
<line> Eu ame* o show! * que ma*s me chamou a atenção foi o carinho e o cuidado da banda em </line>
<line> sempre interag** com o público, eu re*l*ente me sen*i vista por eles, *ar*ici*an*o do show </line>
<line> e nã* apenas as*istindo (E*trevistad* 20). </line>
<line> A ú*ica menção nega*iva em relação ao show foi apenas a respeito *o t*man*o dos </line>
</par>
<par>
<line> telões dispo*íve**, </line>
<line> que, *e acordo com um *elat*, impossibilita*am a vi*ão de setores mais </line>
</par>
<par>
<line> dista**es. Ai*da ass*m, a respos*a deu *ais des*aque para diversos pont** de vis*as positivos </line>
<line> sobre a *xperiê*cia q*e lhe ch*maram a atenção: </line>
</par>
<par>
<line> Gostei muito. Além </line>
<line> *as performances music*is, o *how e*tregou um f*stiva* de luzes, </line>
</par>
<par>
<line> fogos de arti*ício, confetes, ba**es g***ntes em forma de planetas. Definitiva*ente um </line>
<line> espetá*ulo único e *ue en*olveu a plateia em c*da momen*o por conta *a* pul*eira*, que </line>
<line> eram reciclad*s. U* ponto * ser melhorado é o tama*ho dos t*lões, c*ns*derad* pequeno </line>
<line> para a v*s*o da ar*uibanca*a (Entr*vistado 9). </line>
<line> Quan*o à descr**ão d* experiência, todas as *espostas estava* associad** com </line>
</par>
<par>
<line> f*edback* </line>
<line> *osi*ivo* e definiçõ** que bus*avam dem**strar * inten**dade do im*acto </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina PI, *. 22, n. 7, **t. 3, p. 53-78, jul. *0*5 </line>
<line> *ww4.U*ifs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. *. S. Ximenes, R. C. M. S. Pau*a </line>
<line> 72 </line>
</par>
<par>
<line> provocado p*lo show na própria perspectiva </line>
<line> de satisfaçã* d* entrevistado e aspect*s </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> diferenciação em relação aos outro*, o que *o** ser *e*p*ns*ve* po* provocar uma vantage* </line>
<line> c*mp*titi*a (KOTLER; KELLER, 2018; BUI; NGUYEN, 2022; CA*MO; *ARQUES; </line>
<line> DIAS, 2022). </line>
<line> Uma experiência ú*ica, fora ** normal e padr** que costum* v*r em sho*. Me senti em </line>
<line> *m un*verso difer*nte e esp*cial. **i um show in*rível (*ntrevis*ado 9). </line>
<line> *oi *ncrí*el! Ac*o que eles t*m uma com**idade *e fãs muito t*anqui*a * acolhedora, o que </line>
<line> tor*a o *mbient* super *gradável. Alé* d* entregarem tudo ** sh*w, *esde es*ru*u*a, a </line>
</par>
<par>
<line> conex*o com os fãs, </line>
<line> voz, pirote*nia e fogos, que p**a *im n** p*de f*ltar (E*trevis**do </line>
</par>
<par>
<line> 1 4 ). </line>
</par>
<par>
<line> Foi maravilhosa! Eu *horei de emoç*o, c*ntei e pulei muito! Me senti *m outra fr*qu*ncia, </line>
<line> com uma *en*açã* muito b*a (Entr*vistado 20). </line>
</par>
<par>
<line> Incrível, m*smo *em s*r um gra*de fã </line>
<line> *a banda ou c*nhec** todas *s músic*s, me se*ti </line>
</par>
<par>
<line> pa*t* daquele m*me*to (Entr*vistad* 24). </line>
<line> As respostas tinham como ênfase a *o*ma **m* as pes*oas se s*ntiram em *elação à </line>
<line> experiência e o impacto que nel*s foi provoc*d* p*r co*ta disso. A*sim, é pos**vel perceber </line>
</par>
<par>
<line> que a relação com </line>
<line> u* </line>
<line> produto p*de *er constr*ída por meio do tra*al*o *om </line>
<line> *m </line>
</par>
<par>
<line> envolvime*to **o*ional (SOUZA; SIL*A; SANDES, 2*22). </line>
</par>
<par>
<line> Na turn*, é possível identif*c*r a imple**nta*ão de di*ersas *çõ*s ** mark*ting </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> experiência que p**sue* como objetivo propo*c*on*r uma imer*ão do públi*o *urante as </line>
<line> performances. D*ssa for*a, em conexão com os discursos da ban*a sobr* sustentabilidade e </line>
<line> inc*u*ão, a*ém da busca pela *romoção de moment*s impacta*tes par* * cliente, por *eio d* </line>
</par>
<par>
<line> di*ersos estímulo* sensoriais que oco*r*m </line>
<line> ao me*mo tempo, o show consegue *rovocar </line>
</par>
<par>
<line> lem*ranças para o con*u*i*or (SOLOM**, 2016). </line>
</par>
<par>
<line> Na pesq*isa, foi possível iden*ificar que os *ont*s que ma*s ficara* marcados </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> me*óri* d*s entre*is*ados fora* as interaçõe* com * público, o qu* de*onstra t*a*ar-*e de </line>
</par>
<par>
<line> um fato* diferenci*l *os shows do Coldplay, em ra*ão da m*nei*a com* </line>
<line> são feitas, </line>
</par>
<par>
<line> estimuland* *u* a plateia faça parte *a *on*tr*ção do espetáculo e d* fat* consiga aproveitar </line>
<line> plen*m*nte tudo o que é o*e*ecido. *ssim, o público se sente fazendo parte *e um gru*o ou </line>
</par>
<par>
<line> *té uma comunidade (OLIV**R*; *AU*A, </line>
<line> 2024). Da mesma forma oc**re com *s </line>
</par>
<par>
<line> exp*riênci*s, que *romo*em a o*ortunida*e que todos os p*esentes se sintam confort*v*is </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. 22, n. 7, art. 3, p. 53-78, jul. 2*25 www4.*nifsa*et.co*.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M*rk*t*ng de Exper*ên*i* na Turnê d* B*n*a Coldplay </line>
<line> 73 </line>
</par>
<par>
<line> para se divertir *a form* *ue desej*rem e que, por conta **s*o, proporc**n*m f*tores </line>
<line> marcantes para c*da *m. </line>
<line> Eu *mei o fato de e*e* *o*eçarem a toc** a músic* A *ky Full of Stars (é a min*a música </line>
<line> preferida) e p*ra* lo*o no iníc*o e *edi* para o *ú*lico gua*dar o* celulares e realm*nte </line>
</par>
<par>
<line> apro*ei*arem o moment*, po*que ser*a incríve* o que ir*a acont*cer *aquele momento! </line>
<line> E </line>
</par>
<par>
<line> realme*te foi! Out*o momento fo* o Chris Martin ch*mar um r*p** que est*va na plateia </line>
<line> *** um *ar*az dizendo que *old*la* acordou ele do coma, e c*nversou com ele no pa*co, </line>
<line> além de cant*re* juntos (Ent*evistado 20). </line>
<line> P*ra finalizar * en*revista, foi so*ic*tado ao* *n*revistados que respo*dessem s* </line>
<line> rec*m**dariam a turnê a alguém. Todos a*irm*ra* que sim e al*uns chegaram a menc*onar a </line>
</par>
<par>
<line> palavra </line>
<line> "expe*iência" associada a elo*ios como "incrível" "únic*" "in*xpl*cável". Além </line>
</par>
<par>
<line> disso, foi possív*l observar que as justificat*vas demonstrara* * valor do client* **ribuído ao </line>
<line> show, que gerou impacto em s*a memória e no modo como se sentiu, o que l*vou a querer </line>
<line> ince*tivar outra* pe*soa* a experiment*rem o show. </line>
<line> 5 CONSIDER*ÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> O o**etivo *a **squisa foi an**i*ar ** experiências pro*ovidas ao </line>
<line> cliente *a *urn* </line>
</par>
<par>
<line> Mus*c *f The *pheres da banda Cold*l*y. O tr*ba*ho f*i um estud* de caso e os d*dos foram </line>
<line> c*letados por meio de *esq*isa docume*tal, obs*rvação parti*ipan*e * entrevistas co* </line>
<line> pess*as que estiveram em algum sh*w *a banda durante a t*rnê. Foram entrevi*tadas n* total </line>
<line> 24 ****oa*, sendo **das b*asilei*as. </line>
<line> Os entrev*stados deveria* re*p*nder à* perg*n*as com b*se em su*s *erspec*ivas </line>
<line> sob*e o* show* em *ue estiv*ram. A pe*quisadora t*mbém esteve **e*ente *m um dos shows </line>
</par>
<par>
<line> d* tu*n* dura*te a pa**agem da ban*a </line>
<line> pelo Br*si*, em 2023, e, além *e *bs*r*ar a </line>
<line> for*a </line>
</par>
<par>
<line> com* o m*rketing d* experiência **a ***icado, *onsegui* t***ém realizar re*istros. </line>
<line> A turnê f*i escolhida co*o pon*o cent*al do pr*sente est*d* e* raz*o *e pro**ver </line>
</par>
<par>
<line> expe*iên*ias diferenci**as para o p*blico, desde singularidade quanto *s interações entre </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> vocalista * a *lateia até o espetáculo *re**nte nas perfo*m*nces através das luzes, que eram </line>
<line> capazes de envolver constan*es estímulo* s*nsoriais, de**aques e*tes q*e **o mencionados </line>
<line> nas *espost*s dos entrev*s*ado* quando s*o q*estionados sobr* a aç*o ** q*e ma** **staram. </line>
<line> Além di*s*, seu alinhamento *om causas de sust*nt*bilid*d* também provocou *os </line>
<line> Rev. FSA, Ter*si** PI, v. 22, n. 7, art. 3, p. 53-7*, jul. 2025 www4.*nifsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. M. S. Xi*enes, R. C. M. S. Paula </line>
<line> 7* </line>
</par>
<par>
<line> entrevistad*s um i*p*cto so*re conscie*tização provenie*te da ênfase </line>
<line> em </line>
<line> **us *iscu*sos </line>
</par>
<par>
<line> sobre a prese*vação do meio ambiente * *plicaçã* na prát*ca com o* próprios fãs. </line>
<line> Todos os entr*vistados d* pe*quisa apresenta*am fe*dbacks positivos sobre a t*r*ê. É </line>
<line> ***ido res*alta* que mesmo os que for*m a *m show na Nov* Z*lândia ou na Irlanda </line>
<line> conse*uiram res*on**r e *e*cionar perspec*i*as *e *xperiências que vivenciaram da mes*a </line>
</par>
<par>
<line> forma que *s </line>
<line> que for** aos shows re*liz*dos no *rasil, * que permitiu demonstrar u*a </line>
</par>
<par>
<line> consi*tê*cia da banda no que d*z respeito à entr*ga do que é colocado como e*pectativa pelo </line>
<line> cliente. </line>
</par>
<par>
<line> As ex*e*iências não foram a*e*as *mport*ntes para um melhor aprov*itamento </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> show e a*g*mas </line>
<line> n* c*ntribuição de *ustenta*ilidad*, mas pa*a * criação de lem*ra*ç*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ge*ação de impacto *a me*ória do públ*co. Isso *o*e ser ob*er*ad* pelos entr*v*stado* q*e, </line>
<line> *or po*cas v*zes, ch*gara* a mencionar a ap*esen*açã* de uma mú*ica *specí*ica, m*s to** </line>
</par>
<par>
<line> o contexto *e*lizado "ao redor" </line>
<line> dela par* que o </line>
<line> consumi**r consegu*sse aprove*ta* </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> máximo o que * b*nda p*der*a oferecer par* imersão na *x*eriên*ia. </line>
<line> O **nhe*imento sobre a turnê foi tr**smitido a*s *nt*evistados p*la internet, </line>
</par>
<par>
<line> *on*a**o apen*s com *rês respostas </line>
<line> *ue afirmam ter descoberto a*ravés de *migos e </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> televisão. Em razão diss*, tor*a-se importante qu* a band* *ont**ue utilizando de suas redes </line>
<line> so*iais *omo veículo de comunic*ç*o massivo p*ra at*aç*o de públ*c* ao seu show. </line>
</par>
<par>
<line> * pa*tir d* pres*n** traba**o, é possível percebe* que * banda Coldplay *onduz </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> experiência* que são promovidas *o público e* seus *how* da tu*nê Music *f The S*her*s, </line>
</par>
<par>
<line> at*avés da aplic*bili**de de *m ma*keting de *xpe**ência e sensorial asso*iado </line>
<line> com su*s </line>
</par>
<par>
<line> ên*ases e* cau*a* de *ustentabil*dade. </line>
</par>
<par>
<line> A ida a *m show *e músi*a ou a um festival é, por *i só, *ma experiência hedônica. </line>
<line> *or*m, a ba*da *oldpla* vai al*m, ao *fe**cer diversas experiência* imers*v*s, *ensoriais e, </line>
</par>
<par>
<line> *egundo os entrevis*ados da pe*quisa, ines*uecív**s. Port*nto, a *anda </line>
<line> con*eg*e fazer </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *úblic* se ***antar, s*ndo um *rande difer*ncial de seus shows. </line>
</par>
<par>
<line> O p*esent* trabalho tr*z contribui*ões para o meio acadêmico, por s*r um *studo </line>
<line> sobre mark*ting de exp*riência. Ad*mais, também é *apaz de auxili*r pro*utores d* shows e </line>
</par>
<par>
<line> festivais de m*sic*, ou qualq*er outro profissional envolvido em c*nsolidação de marca, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> **en*if*car a *mportância da </line>
<line> implementação de *specto* q*e promovam * diferenciação </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> seu prod*t* para cliente, por meio o </line>
<line> de um cons*mo e*per*encial, *isto </line>
<line> que fo* possív*l </line>
</par>
<par>
<line> obs**var, </line>
<line> na </line>
<line> própria pes*uisa re*lizada, qu* o valor do *o*su**dor </line>
<line> est* *nt*iram*nte </line>
</par>
<par>
<line> asso*iado com o seu nível de s*t*sfação *m relação ao produt*. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 7, art. 3, p. 53-*8, j*l. 2025 www4.Unifsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Marketin* de Experiên*ia *a Turn* da Banda Coldplay </line>
<line> 75 </line>
</par>
<par>
<line> Por fim, *omo s*ges*ão p*ra as próxim*s pesquisas, seria importante ter *studo* que </line>
</par>
<par>
<line> co*sigam d*m*nstr*r, de maneira mais *eta**ada * </line>
<line> apro*undada, os im*ac*os d*s ações </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> sustent*bilidade nos *ho*s do Coldpla* e de *ue f*rma isso pode servir com* fator </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> contr*b*iç*o para a redução da poluiçã* prov*c*da p*lo *etor do *howb*siness. </line>
</par>
<par>
<line> Além di*so, seria positivo ter um es**do cuj* *bo*dagem *osse voltada para a possível </line>
<line> influênci* das re*es *ociais em *espertar o an*eio no co*sumidor *e *ue*er *star presente n* </line>
<line> show em **zão de como *s exp**iências da turnê *u*ic Of T** Spheres são co*partilhad*s </line>
<line> na *nternet. </line>
<line> *esse sentido, também vale traba*har com pesquisas *olta*as so**e a *mpor**nc*a de </line>
<line> ações inclu*ivas para todo* os con*um*dores no m**en*o de ap*i*ab*lid*de do marketing de </line>
<line> experiência em shows. </line>
<line> RE*ERÊNCIAS </line>
<line> *GOSTI*HO, P. *. L. Mark*ti*g de experiên*ias: comu*icar emoções e sensa*ões atra*és </line>
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<line> de Minas, </line>
<line> 20 </line>
<line> *e março </line>
<line> de </line>
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<line> Di*poní*el </line>
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<line> R. C. M. S. Pau** </line>
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<line> 1) co*cepção e planeja**nto. </line>
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<line> * </line>
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<line> 2) an*l*se e in****retação dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 3) elaboração do *ascunh* ou na *e*isão crít*ca do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> *) partic*pação na aprovação da versão final do manu*c**t*. </line>
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)