O Processo de Compliance, Auditoria e Ética nas Organizações: Proposta de Modelo Conceitual para o Crescimento Organizacional / The Compliance, Audit and Ethics Process in Organizations: Proposal for a Conceptual Model for Organizational Growth

Marcos de Oliveira Morais, Gabriel Alves Morais

Abstract


No mundo atual, globalizado e competitivo cada vez mais exigente, não basta apenas auferir preço e qualidade a seus produtos, processos e/ou serviços para que uma empresa consiga negociar no mercado; a sobrevivência e a evolução das empresas estão ligadas cada vez mais à sua capacidade de adotar, criar e aperfeiçoar condutas marcadas pela ética, seriedade, humildade, justiça e preservação. Implementar ações de gerenciamento que permitam às organizações por meio de ferramentas estratégicas, como o compliance e as auditorias de forma ética, torna-se extremamente necessário para que uma organização possa obter maior compensação, seja na sua gestão interna como também junto aos seus fornecedores e até mesmo aos seus clientes. Como metodologia foram utilizadas a exploratória e bibliográfica, tendo como proposta final criar um mapa mental que possa ser implementado nas organizações que buscam por melhores práticas empresariais. O objetivo principal deste artigo é relacionar os temas, como conformidade, auditoria e ética, possibilitando agregar valor às organizações, permitindo que se tenha um crescimento organizacional por meio de uma proposta de modelo conceitual, ocorrendo à melhoria de desempenho da organização, assim como de todos os envolvidos. É possível concluir que a implementação do modelo conceitual, quando efetivado, possibilita à organização criar uma cultura organizacional assim como mecanismos para agregar valor objetivando o crescimento organizacional.

 

Palavras-chave: Conformidade. Auditórios. Ética. Crescimento Organizacional. Gestão Organizacional.

 

RESUMO

 

No mundo atual, globalizado e cada vez mais competitivo e exigente, não basta simplesmente obter preço e qualidade em seus produtos, processos e/ou serviços para que uma empresa conquiste credibilidade no mercado, a sobrevivência e evolução das empresas estão cada vez mais atreladas à sua capacidade de adotar, criar e aprimorar condutas marcadas pela ética, seriedade, humildade, justiça e preservação. Implementar ações de gestão que permitam às organizações utilizar ferramentas estratégicas como compliance e auditorias de forma ética é de extrema importância para que a organização possa obter maior credibilidade, seja em sua gestão interna, seus fornecedores e até mesmo seus clientes. Utilizou-se a metodologia exploratória e bibliográfica, como proposta final para criação de um mapa mental para que possa ser implementado em organizações que buscam melhores práticas de negócios. O objetivo principal deste artigo é relacionar temas como compliance, Auditoria e ética, tornando possível agregar valor às organizações, permitindo o crescimento organizacional por meio de uma proposta de modelo conceitual que vise à melhoria do desempenho da organização bem como de todos os envolvidos. É possível concluir que a implementação do modelo conceitual, quando implementada, possibilita à organização a criação de uma cultura organizacional bem como mecanismos para agregar valor visando o crescimento organizacional.

 

Palavras-chave: Conformidade. Auditoria. Ética. Crescimento Organizacional. Gestão Organizacional.

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2025.22.8.6

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