<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.Unifsanet.*om.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, T*r*s**a, v. 22, n. 9, art. 2, p. 31-53, *e*. 20*5 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*5.22.9.2 </line>
</par>
<par>
<line> E*gajamento no Trabalho Voluntár*o: *studo em u*a I*stitu**ão do Terceiro **tor </line>
<line> Engagem*nt in Volunt*er Wo*k: * Study in a *hird Sector I**titu*ion </line>
</par>
<par>
<line> Cecíl*a Ga*lazte*u* Pereir* Silveira </line>
<line> Bacharel e* Ad*inistração pel* **iversida*e Estadual do Oe*te do Para*á </line>
<line> E-mail: cgal*aztegui@gmail.co* </line>
<line> . </line>
<line> Ce*ília Leão Oderi*h </line>
<line> Doutora *m A*ministr**ão pela *ni*ersidade Fe*e**l do Rio G*ande do Sul </line>
<line> Profe*s*r da Unive*sidade Esta*ual do Oeste do Par*ná </line>
<line> E-*ail: cecilia.o*eri*h@u*ioes*e.br </line>
<line> Gabri*ll* R*beiro Rod*igu*s da Silva </line>
<line> Dout*ra em Administração pela Unive*sidade Federal *o *a*a*á </line>
<line> P*ofes*ora ** Universidade Te*n*lógi*a do Paraná </line>
<line> *-mail: gab**e*ler@utfpr.edu.br </line>
</par>
<par>
<line> Endereç*: Cecíl*a *allazteg** P*rei*a Silvei*a </line>
<line> Editor-Ch**e: </line>
<line> Dr. </line>
<line> Tonn* </line>
<line> Kerley </line>
<line> *e </line>
<line> Alencar </line>
</par>
<par>
<line> *nive*sidade </line>
<line> Es*adual do </line>
<line> *este </line>
<line> d* </line>
<line> Paraná </line>
<line>-</line>
<line> Av. </line>
<line> **drigues </line>
</par>
<par>
<line> T*rquínio Josli* dos *a*tos, 1300, Lot. Univers*t*rio das </line>
</par>
<par>
<line> *mérica*, *oz do I*uaçu/PR, Brasil </line>
<line> Artigo *ecebi** em 29/07/2025. Última versã* </line>
</par>
<par>
<line> Endereç*: Cecília Leão Oderich </line>
<line> rec*bida e* 1*/08/2025. Ap*ovado em 1*/08/2*2*. </line>
</par>
<par>
<line> Uni*ersidade </line>
<line> Est*dual do </line>
<line> Oeste </line>
<line> do </line>
<line> Paran* </line>
<line>-</line>
<line> Av. </line>
</par>
<par>
<line> Tarquí*io J*s*in dos *antos, 1300, Lot. Unive*sitario da* </line>
<line> Av**iado pe*o sist*ma Tri*l* Revi*w: Desk Review a) </line>
</par>
<par>
<line> Amé*ica*, Foz do Iguaçu/PR, *rasil. </line>
<line> pelo Edito*-C**fe; * b) Double B*ind Review </line>
</par>
<par>
<line> E*der*ço: Gabriell* Ribeiro Ro*rigues da Silva </line>
<line> (avaliação ce*a p*r d*is avaliadores da área). </line>
</par>
<par>
<line> Unive*sidad* Tec*ológica do Paraná - Av. Sete d* </line>
</par>
<par>
<line> Setembro, 3*65, R*bouças, Cu*itiba/PR, Brasil. </line>
<line> Revisão: Grama*ical, Norm**iva </line>
<line> e de Formatação </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. G. P. Silvei*a, *. *. Od*rich, G. R. R. **lva </line>
<line> *2 </line>
</par>
<par>
<line> R*S**O </line>
</par>
<par>
<line> O objeti*o do pr*sente es*udo foi aval*a* quais s*o os fatores que influenc*a* o *ngajamento </line>
</par>
<par>
<line> *o trabalho volu*t**i* e* </line>
<line> *ma instituiç*o do terceiro seto*. Pa*a o at*ndiment* desse </line>
</par>
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<line> obj*tivo, </line>
<line> a a*álise delineou-se por meio de um roteir* *e entrevista se*iestruturada </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> document*s *sados co*o estraté*i* d* pesquisa. A análise de conteúd* revelou *u* </line>
<line> elementos comporta*entais * p*icológicos desempenham *m pa*el essenci*l n* permanênc*a </line>
</par>
<par>
<line> e na dedic*ção dos *o*un**rio*. A*é* *isso, co*sta*o*-*e qu* a co*u*icaç*o efi*az entre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> g*s**o e os vo*untár*os é </line>
<line> um f**o* determina*te </line>
<line> para o fortalecimento </line>
<line> *nstitucional e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> continuidade das *ções. Verificou-se que o enga*amento é mais intenso quando os vo*untár*os </line>
<line> se sentem parte ati*a do proce*so d* trans*o*maçã* social, reforçando seu **nso *e propósit* </line>
</par>
<par>
<line> e pertencime*to. Em suma, contribuições de natureza q**litativa foram re*lizadas com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> finali*ade de *emonstrar a relev*ncia do voluntariado para a so*iedade * pro*or melhorias na </line>
</par>
<par>
<line> gestão *o </line>
<line> traba*ho voluntá*io e na impo*tânc*a de </line>
<line> e*tende* quais fatores </line>
<line> impulsi*naram </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> engajament* do* voluntários *entro da instituiçã* estudada. </line>
<line> Pa*avras-chave: En*ajamento. Trab*lho Voluntário. Ter**iro Setor. </line>
<line> ABS*RACT </line>
<line> The aim o* this study was to asse*s *he fac*o*s that influence enga*ement in v*lunteer work at </line>
<line> a n*npr*f** organization. T* achie*e this obj*ctive, t*e analysis was conduct*d u*i*g a s*mi- </line>
</par>
<par>
<line> struct*red </line>
<line> interview gu*de *nd </line>
<line> do*uments as re*ea*ch st*ategy. Co*te*t analysis reve**ed a </line>
</par>
<par>
<line> that **havioral and </line>
<line> p*y*hological *act*rs **ay a key role in th* r*tention and dedication o* </line>
</par>
<par>
<line> volunteers. *urthermore, i* was foun* that effec*iv* com*unica*ion between m*nagem*nt and </line>
<line> volunteers i* a det*rm*nin* factor in in*tituti*nal s*r*ngthening a*d *he *o*tinu*ty of acti*ns. </line>
</par>
<par>
<line> Engage*ent is m*re </line>
<line> intens* when volunteers feel a* active par* of the pr*cess of social </line>
</par>
<par>
<line> transfo**ation, reinf*rcing th*ir sense </line>
<line> of purpose and belonging. In *ummary, qua*itati** </line>
</par>
<par>
<line> co*tributions we*e made w*** the ai* of demon*trating the relev*nce o* v*luntee*i*g t* </line>
<line> soc*ety a*d *roposing improvements in the ma*agement of vol**teer work. The imp*rtance </line>
<line> of un*ers*andin* *h* factors th*t drive vo*unteer engagem*nt *ithin the institution stu*ied *s </line>
<line> also h*ghlighted. </line>
<line> K*ywords: Eng**ement. V*lunteer *ork. No*profit Sector. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. 22, n. 9, a**. 2, p. 31-53, set. 2*25 </line>
<line> www*.U***s*n*t.com.*r/*evist* </line>
</par>
</page>
<page>
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<line> Engajament* no T*ab**ho Voluntá*io: Estudo em uma Instituição do *er*ei*o Setor </line>
<line> 33 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> O Terc*iro Setor é d*scrito como um conjun*o *e i*ici*tivas volu*tá*ias, *e **teresse </line>
</par>
<par>
<line> públi*o, *ão vinculadas ao gov*rno e desprovidas de *bj*t*vos luc*ati*os, realiz**as *a*a </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> benefíc*o *lobal da sociedad*, sem *****der dos *utros setores (Governo * Mercado), embora </line>
<line> possa ou deva contar co* * cooperaçã* *e*tes (NAV*S, 2003). </line>
<line> As *rg*niz*ç**s sem f*n* lucrat**os subsist*m devido à sua missão f*lantrópic*, *is*n*o </line>
</par>
<par>
<line> im*actar positivame*te a socie*ade e * vida das </line>
<line> pes**as (DRUCKER, 1*99). Assim, de </line>
</par>
<par>
<line> a*ordo com a L*i </line>
<line> nº *3.0*9, *e 2*14, reformada pe** L*i </line>
<line> nº 13.214, de 20*5, (*) *tiliza </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> deno*ina*ão Orga*izaç** d* Sociedade **vil (OS*) *ara nomear estas ent*dades s*m f*ns </line>
<line> lucrat*vos e as coopera*ivas. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse *entido, gran*e *ar*e do* indivíd*os de*ositam sua co**i**ça </line>
<line> nas o*ganizações </line>
</par>
<par>
<line> do ter*eiro s*tor, *guardando </line>
<line> *om que *s*as **tida*es </line>
<line> os auxiliem na real*zaç*o </line>
<line> de suas </line>
</par>
<par>
<line> aspir*ç*es. D*ante ** </line>
<line> panorama a*ual, es**s bus**m realiz*r * </line>
<line> de*e*o de promover </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> ambi*nte </line>
<line> humanitário, **u*ável * de *em-e*ta* social, abra*ge*do *reas e*uca***nais e </line>
</par>
<par>
<line> cu*turais par* apr*morar o mundo em que vivem. </line>
<line> As OSC englobam dentr* de se* trabalho uma variedade de at*vidades e objetivos q*e </line>
</par>
<par>
<line> se estendem desde a </line>
<line> d*mensão </line>
<line> b*nevolente, inicia*iv** cívica* e *roteç*o dos di*eitos </line>
</par>
<par>
<line> hu*an*s, *s*orço* em prol d* inc*u*ão so*ial e a ascensão d*s dinâmicas so*iais, **ntam**t* </line>
<line> com **tras po*t*ras ess*nciais para a com*ni*ade *m g*ral (M*NÃ*; MEDEIROS, 2012). </line>
<line> O engajamento vol*ntá**o *epresenta a prá*i*a da cidad**ia por parte de in*ivíduos que </line>
</par>
<par>
<line> *e propõem a cola**rar de a*gu*a *orma *a edifi*aç*o *e </line>
<line> um mun*o mais equitativo </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> aprimo**do. À med**a em </line>
<line> q*e essa ação </line>
<line> *o*untária *em a capaci*ade de reu*ir *gentes </line>
<line> do* </line>
</par>
<par>
<line> três set*res - M*r*a*o, Estado * Sociedade *ivil - *sta, convoca a própria socieda*e para </line>
</par>
<par>
<line> parti*ip*r </line>
<line> at*vam*nte em seu *estin*. Em vi*ta disso, voluntário concebido com* u* </line>
</par>
<par>
<line> o </line>
<line> é </line>
</par>
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<line> agente tra*sformador da rea*idade *, *imul*aneamente, um be*efi*iário, **lhendo os frutos </line>
<line> d*ssa *niciat**a (SALAZAR, 20*4). </line>
<line> Ressalta-*e, então, que o pr*g*esso e desen*olv*m**to das aç*es voluntárias e o </line>
</par>
<par>
<line> *resciment* </line>
<line> do Te*ce*ro S*tor não depen*em a**nas *as expectativa* que os </line>
<line> i *di ví *uos </line>
</par>
<par>
<line> de*o**tam nestas organizações, mas estão diretam*nte ligad*s ao enga*amen*o social, o* s*ja, </line>
</par>
<par>
<line> o </line>
<line> *uanto a po*ulação *st* disp**ta e*volvida - e </line>
<line> at*avés *e s**s cont*i*uições fi*an*eiras, </line>
</par>
<par>
<line> tempo e outros recursos - com a proposta q** a* OSC ofere*e*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina PI, v. 22, n. 9, *rt. 2, p. 31-53, set. *025 </line>
<line> w*w*.Uni**a*et.com.br/revist* </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> *. G. P. *ilveira, C. *. *d*ri*h, *. R. R. Silva </line>
<line> *4 </line>
</par>
<par>
<line> Ne*t* est*do se*á desenv*lvida * dimensão do engajame*to, consideran*o-o como </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *ovimento vol*ntário de *rabalha* sem rem**eração nas ativ*dad*s da instit*ição do terceiro </line>
</par>
<par>
<line> *etor. O </line>
<line> prese*te tra**lho oferece uma visão sobre o nível de engajamento </line>
<line> nos s**viço* </line>
</par>
<par>
<line> vol*ntá*ios da instituição do tercei*o seto* em análise, fornecendo dados da pesq*isa *ea*iza*a </line>
</par>
<par>
<line> at*avés da a*ostra dos volunt**ios, a </line>
<line> ***l é o obj*to de </line>
<line> pesquis*. *lé* disso, traz </line>
</par>
<par>
<line> p*rspectivas *ignificativas *ue podem orient*r o desenvo*vime*to de novas est*atégias </line>
<line> p*ntu*is para as OS*. Ademais, co*preender a perc*pção que *s pr*prios voluntários t*m </line>
<line> sobre * im**rt*ncia de *po*ar a entidade *em f*ns lucrativos é fun**mental para fortale*er * </line>
<line> setor e garantir sua cap*cidad* de atend*r à* necessidades *a c*munidade. </line>
</par>
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<line> Diante do exposto, este *studo *usc* r*spon**r ao se*u*nt* problema </line>
<line> de **squisa: </line>
</par>
<par>
<line> Quais fatores *nf*uenciam o </line>
<line> engajament* n* trabalho </line>
<line> voluntário ** u*a *nstituiç** do </line>
</par>
<par>
<line> ter*eiro setor? </line>
</par>
<par>
<line> Apr*se*tada a se*ão introdu*ória * problemática do estudo, as seções subsequentes </line>
</par>
<par>
<line> aborda* a r*visã* da lit*r*tura, em c*nt*nuidade os proced*mentos **todológicos, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ap*e*entaç*o e análise do* resultado* e, em su*a, as conc*usões da pesquisa. </line>
</par>
<par>
<line> * REV*S*O D* LITERATURA </line>
</par>
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<line> *.1 *nstitui*ões do Terceiro Setor </line>
</par>
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<line> *e acordo com o site Brasi* Es*ola, *o â*bito atual *ode-se diz*r que *xistem 3 tipos </line>
</par>
<par>
<line> de seto*es d*stintos, determina*os *omo grand*s á*eas ou segmentos em </line>
<line> que se r*parte* as </line>
</par>
<par>
<line> atividades </line>
<line> econômicas desenvo*vidas pela soc*e*ad*. O Estado, represe*ta*o por ente* </line>
</par>
<par>
<line> po*íticos que obe*ecem ** s** caráter público e exercem </line>
<line> a*ividades públi*as, como: </line>
</par>
<par>
<line> Prefeituras Municipai*, Go*ernos do* Estados e Presidência da Repúbl*ca, send* </line>
<line> car*cteriz**os c*mo prime*r* setor. O *er*ado, *omo o segun*o setor, *o*te*pla *ntidades </line>
</par>
<par>
<line> privad*s que atuam em be*efício próprio e particul*r. *or f*m, </line>
<line> as ins*itu*ções *a socied*de </line>
</par>
<par>
<line> civil *o* objetivos públicos e sem fins lu*ra*i*os, </line>
<line> a* quais, popularm*nte, foram </line>
</par>
<par>
<line> rec*nh*c*da* ao f*nal ** dé*ada de 80 e *níc*o da década de 90 com* terceiro setor (LEITE, </line>
<line> 20**). </line>
</par>
<par>
<line> Conforme *odrigues </line>
<line> (1998), *té m***os dos an*s </line>
<line> 9*, as entidades da soc*edade c*vil </line>
</par>
<par>
<line> sem fin* luc*ati*os *eralme*te de*empenhavam um pap*l secundário, sendo v*stas or* como </line>
</par>
<par>
<line> m*ios de assistência </line>
<line> e s*lidariedade, principalment* vinculad*s à religião, ora co*o </line>
</par>
<par>
<line> movimentos *olí*ico*, ass*ciadas a ON**, ou </line>
<line> ainda como d*fensores de interesses </line>
</par>
<par>
<line> *rofission**s, re*acionad*s a sindica*os * associ*ções. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina, v. 22, n. 9, a*t. 2, p. 31-53, set. 202* </line>
<line> www4.U*i**an*t.co*.br/re**sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Engajamento *o Tr**alho Voluntário: Estudo em uma Instit*ição do Terceiro Se*or </line>
<line> 35 </line>
</par>
<par>
<line> Assim, h*uve uma per*epção difund*d* de que as O*C era* *penas *n*titui*ões de </line>
<line> caridade. No entan*o, * d****ição *mplica diversos ou*ros cri*ér*os. É possível obser*ar qu* </line>
<line> s*a função já estava em prát*ca *uito ant*s d* *ere* formalmente reconheci*as. Em *p*cas </line>
</par>
<par>
<line> antigas, as pessoa* já </line>
<line> pra*icav*m atos </line>
<line> de gen*r*si**de, de*faz*ndo-se de seus bens e os </line>
</par>
<par>
<line> entregando aos d*scíp*los de Jesus C*isto, p*ra serem distr**uí*os entre os men*s favorecidos </line>
<line> d* época. Nas décadas de 70, os de*resp**tos à ordem jurídica e aos dir*i*os h*manos *evaram </line>
<line> a igreja a se envo*ver na lut* pela redemocratiz**ão, juntame*te com as demais instituições da </line>
<line> soci*dade civil. Com a instauraç*o da República, houve a se*aração entre a Igreja e * Estad* </line>
<line> e esta, por sua *e*, p***a a r*ali*ar traba*hos de assistência social, saúde e educação. Por es*a </line>
<line> r*zão, a nomenclatura do T*rc*iro Setor no Brasil abarca um* *arieda** ** e*tidad*s, *uja* </line>
</par>
<par>
<line> característ**as são div*rsas, ta*to em te*mo* estruturais q*anto em relação às final*dades </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> qu* se destinam (DELG*DO, 2004). N*s*e perí*do, as instituiç*es como igrejas, escolas </line>
<line> religiosas, h*spit*is e o*fanat*s er*m vistos com* organiz*çõ*s importantes que vi*avam ao </line>
<line> bem comum sem envo*ver ** interesses *ina*ceir*s. </line>
<line> T*m-*e *omo *u*ros exemplos *e organizaçõ** do Ter*eir* *etor as orga*izações n*o </line>
</par>
<par>
<line> governamenta*s (ONGs), a* assoc*ações, fundações, instituiç*e* *eneficen*es, </line>
<line> coo*erativa*, </line>
</par>
<par>
<line> inst*t*tos e entidades de assistênc*a s***al (SOUZA, 2000). Assim, o*serva-se que atualme*t* </line>
<line> o Tercei*o Setor * bem ma*s **te*sivo, sob*etudo n* Brasil, pois e*cont**-*e uma </line>
</par>
<par>
<line> di*ersidade de instit*ições fi*antrópicas. Est*s, além *e **dicarem-se às áre*s </line>
<line> da sa*d*, </line>
</par>
<par>
<line> educação, bem-es*ar comu*itário e p*estação de serviç*s, também abrangem as organi*ações </line>
<line> voltadas para a defes* dos direitos de *rupos e*pecífi*os d* sociedade, com* negr*s, *ulheres </line>
</par>
<par>
<line> * povos indígenas, ou vo*t*m-se à pr*teçã* e c*idado do meio amb*ente, </line>
<line> promoção </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> es*orte, c*ltura e l*ze*. </line>
</par>
<par>
<line> 2.2 O Papel do Voluntari*do em Ins*itui*õ*s do Terc*iro Se*or </line>
</par>
<par>
<line> P*de-se compreender como *o*un*ário o ind*vídu* que of*rece serviços sem fins </line>
<line> lu*ra*ivos em favo* d* comu*idade. D* me*ma m*neira, o voluntaria*o pode ser visto co*o a </line>
<line> reunião de u* conjunto de pess*as solidárias, *n*ajadas e não pag*s, em apoio a u*a ca*sa </line>
<line> compart*lhad* (*ILHO, 2004). </line>
<line> Segundo Corull*n (1999), o vol*ntari**o é um *ecurso indisp*nsável na edif*cação de </line>
<line> um futuro menos desigual, *om amplas oport*nidades para todos, além de ser um importante </line>
<line> p**cei** na resolução de proble*as **ciai* como a exclusão social e a pobreza. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, n. 9, art. 2, p. 31-5*, se*. 2*25 </line>
<line> w*w4.Unifsanet.c*m.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. G. P. S*lveira, C. L. Oderich, G. R. R. Silva </line>
<line> 36 </line>
</par>
<par>
<line> Nos *ltimos anos, especialmente </line>
<line> ap*s a pan*e*i* de COVID-19, *ss* compromisso </line>
</par>
<par>
<line> ganho* dimensão es**atégica *o *rasil. A Pes*uisa **luntariado no Brasi* 2*21 indicou que </line>
</par>
<par>
<line> aproximad*men*e 57 milhões de brasileiro* eram *oluntá*ios </line>
<line> ati*os, dedicando em média </line>
</par>
<par>
<line> 18horas mensais às causas sociais. Esses volunt*rios representam a*oio ess*nc*al às m*s**es </line>
</par>
<par>
<line> *as O*Cs, contribuindo não apenas com te*po, ma* gerando im*act* so*i*l significativo </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> fortalece*do a *u*tu*a de s**id*riedade (SANT*S; OLI**IRA, 202*). </line>
</par>
<par>
<line> O </line>
<line> compro*et*mento *m atividades voluntár*a* *az com que as pess*as p*ssam </line>
</par>
<par>
<line> encon*rar espaço para realizar *ua* as*irações, desenvolver s*us talent*s, contribu*ndo de </line>
</par>
<par>
<line> igual forma para o cresci*ento *essoa* e </line>
<line> au*orrealizaçã*. *ara este*, alé* da chance de se </line>
</par>
<par>
<line> *ngajar na batal*a por uma caus* em que a*redita, o **luntário *rocura alcançar sat*sfaç*o n* </line>
<line> q*e rea*iz*, confiando que sua *rópria **ão po*e gerar **danças na reali*ad*. </line>
<line> Ao p*ss* em qu* iss* aco*tece, as in*tit*ições do terce*ro s*tor são auxili*da* em suas </line>
</par>
<par>
<line> atribui*ões e dema*das, já que est*s *eceberão apoi* necessário nas div*rsas c*usas o </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> aquel*s que estão disposto* * se envo*ver </line>
<line> n** serviços b*nefi*ent*s. Além *isso, evidê*cia* </line>
</par>
<par>
<line> rec*ntes indicam que, mes*o *m co*tex**s de r*tr*ção *oluntária, * ded*cação **luntá*ia se </line>
<line> mantev* resil*ente: *7% **s voluntários au***tara* sua parti**pação dura*te a pandemia, </line>
<line> muito* migra*do *a*a ações *n**ne (SANTOS; *LIVEIRA, 2*23) </line>
<line> Devido à *alta de interesse em compens*ção fi*anceira, o* *olunt*ri*s são vistos como </line>
<line> ma*s ded*cado* e autênticos *or *oadores, patrocin*dores, autoridade*, *íderes comunitári*s, </line>
</par>
<par>
<line> benefi*iário* </line>
<line> e </line>
<line> pela pop*lação em geral. S*ndo assim, os vol**tários são int*gran*e* </line>
<line> *as </line>
</par>
<par>
<line> i*s*i**içõ*s à q*** prestam serviço*, demonstrando um compro**sso com </line>
<line> ela, </line>
<line> enqu*nto </line>
</par>
<par>
<line> simultan*amente re*resent*m o público e*terno. Ao dedicarem apena* algumas hora* *o seu </line>
<line> tempo, conseguem s* identificar como parte d* ins**tuição *, ao mesmo tempo, podem *valiá- </line>
<line> la como observado*es externos. </line>
</par>
<par>
<line> Ent*o, o p*pel </line>
<line> do v*luntariado em i*s**tuições do t*rceiro setor se dá por *ma busca </line>
</par>
<par>
<line> constante pela mudança de realidades in*a*isfatórias aos *lhos daquele* *u* se *ispo**bilizam </line>
<line> e se comprome*em * solucionar problemas soc*ais o* melhorar o p*norama *e*tas situações, à </line>
<line> medida em que e*sa* ações trazem *m s*n*imento de *tilidade, per**ncime**o * realização </line>
</par>
<par>
<line> p*ssoal. Pode-se concluir qu* o *olu*tário * * Instituição são, assim, </line>
<line> parceir*s </line>
<line> na *onstr*ção </line>
</par>
<par>
<line> d* um fut**o *elhor e mais igualitário em suas diver*a* esferas. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, T*r*sina, v. 22, *. 9, *rt. 2, p. 31-53, *et. 2025 </line>
<line> www4.*nifsanet.*om.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Engajamento no Tra*alh* ***untário: *studo em uma I*sti*ui*ão do Terceiro Setor </line>
<line> 3* </line>
</par>
<par>
<line> 2.3 Eng**amento em Instituições do Te*ceiro Setor </line>
</par>
<par>
<line> De acordo com * *ichael*s (2015), e**a*a*ento ou engaj*r-se pode* denot*r </line>
<line> *om*r*misso pa** fornecer algum *er*iço, defe*a de ideais (especialmente so*iai*, polít*c*s e </line>
<line> *ilosóficos), ades*o * determina*as ideias ou p**ticipa*ão ativa ** *uestões polí*i**s. </line>
<line> Se**ndo *hiavenato (2014), o* in*ivíduos rep*esentam o recu*so mais valioso da </line>
</par>
<par>
<line> organiz**ão. No co*t*xto *as *mpresas privadas com fins </line>
<line> lu*rativos, isso implica </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> importân*i* de promov*r uma cultu*a organizacio*al que valor**e e atenda às nec*ssidades </line>
</par>
<par>
<line> dos fun*io*ário*, visando otimizar o retorno so*r* </line>
<line> os investimentos feitos </line>
<line> neles, garant*ndo </line>
</par>
<par>
<line> as*im o crescimen*o * *esenvolvimen*o c*ntínu** d* empresa. </line>
</par>
<par>
<line> A*alogame*te, ao obser*ar o con**xto *a* </line>
<line> Organizaçõe* da </line>
<line> S*ci*dade Civil (OSC), </line>
</par>
<par>
<line> perc**e-se que </line>
<line> o engajame*to em </line>
<line> atividades *ociais é cruc*al </line>
<line> para * pr*gresso dess*s </line>
</par>
<par>
<line> org*nizações. Esse en*aj*mento só pode ser alcançado p*r meio d* motivação individual de </line>
<line> cada membro, que, em co*ju*to, *ontribui para o avanço coletivo da organiz*ção. </line>
</par>
<par>
<line> Olhand* para da**s estatísticos, </line>
<line> pesquisa p*bl*cada em 2021 pe*o *orna* Fo*ha de S. </line>
</par>
<par>
<line> Pau*o, a cada * </line>
<line> brasileiros, * a*irmam que * *raba*ho voluntá*io é de </line>
<line> extr*m* impor*ânc*a. </line>
</par>
<par>
<line> Mais precisame*te, essa é a v*são compart*lha*a por 83% dos participantes da pesquisa </line>
<line> co*duz*da pelo Datafolha sobre a prestação de servi*os sem rem*n*ração pa*a * comunid*de </line>
<line> em projeto* sociais. </line>
<line> Ig**lmente, d* a*ordo *om a pesquisa *oluntariado *o Brasil *021, publicado pela </line>
</par>
<par>
<line> IDIS (Ins*ituto para o </line>
<line> Desen*olv*me*to do Investimento S*cial), re*at* qu* o B*asil conta </line>
</par>
<par>
<line> com 57 milhões de v*l*nt*rios ati*os. Este trabalho volun*ári* est* e*oluindo além *a b*sca </line>
<line> por m*tivaçõ** pessoai* e *ealizações *ndividuais derivada* *os serviços *restados. De ac*rdo </line>
</par>
<par>
<line> co* est* estudo, o principal objeti*o *a popu*açã* ao se envolver *m at*vidades soci*is </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> pr**ove* a ***idar*eda*e *m ben*fício da comunida*e e do b*m-estar coletivo. De </line>
<line> acordo </line>
</par>
<par>
<line> com De La Torre (197*), a sol*da*iedade pode ser *ompree*dida de*tro *as *nterações </line>
<line> sociais, c*mo uma *arantia para alcançar um objetivo no qu*l todos os membros de um grupo </line>
<line> co*part**ham responsabilidade. </line>
<line> Pesquis* realizada em 2023 pelo Censo do Comitê Brasileiro d* Voluntariado </line>
</par>
<par>
<line> *mpres*ria* (CBVE) **im*ira **sse port* na </line>
<line> Améric* Latina apontou uma taxa de </line>
</par>
<par>
<line> resposta </line>
<line> de 90% entre empresas b*asileiras li**das a* voluntariado *orporativo, revelando </line>
</par>
<par>
<line> uma evoluç*o estr**égica sign*fica*iva. Is** </line>
<line> evid*ncia </line>
<line> um movimento e* direção à </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina PI, v. 22, n. 9, art. 2, p. 31-5*, **t. 2025 </line>
<line> www4.U**fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. G. P. S*l*eira, C. *. Oderich, *. R. R. *ilva </line>
<line> 38 </line>
</par>
<par>
<line> formalização de *rogramas de voluntariado, com foc* em alinha*ento **stitucional, cl*reza </line>
<line> de papéis e metas mensuráve*s, essencia*s para manter o enga*amento voluntá*io. </line>
</par>
<par>
<line> **mplementando *sse </line>
<line> panorama, o estudo *e Silv*, Marm*ntini * Pinheiro (2025) </line>
</par>
<par>
<line> sobre o pe*f*l dos engajados demon*tra que a </line>
<line> escolaridade se dest*ca *omo fator </line>
</par>
<par>
<line> co*relaci*nado ao engajamento, *nd**ando que v*lu*tários ten*em a te* participação mais </line>
<line> ativa e* c*nd*ções s*ci*econômicas *avoráveis. </line>
<line> Assim, a **erg*n*e cultura d* vol*ntariado no *rasil é resultado do e*for*o para </line>
<line> promov*r e sus*e*tar o fortalecimento *a so*iedade civil, por meio de inici*tiva* re*acionad*s </line>
<line> à cidadani*. </line>
<line> 2.4 Variáveis R*le*ant*s para Mens*ra* o *ngaj*mento Social para com as Inst*tu*çõe* </line>
<line> do Te*c*iro Set*r </line>
<line> A particip*ção repre*enta uma *e*efinição d* *osição do indi*íduo dentro da soci*dade, </line>
</par>
<par>
<line> evide*cia**o como cada pessoa deseja *e conect** com a cole*i*id*de e se e*t*bel*cer </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> comunida*e, reafirmando sua identidade como mem*ro d*sta (CASTRO, 2016). </line>
</par>
<par>
<line> A liter***ra o*erec* diversas abord*g*ns *obre formas de participação e engajamento </line>
<line> so*i*l, incluindo a dimensão do at*vismo socia* e do t*aba*ho voluntário e como este* podem </line>
<line> *er me*idos. </line>
<line> Cas*ro (200*) destaca do*s co**eito* essenc*a*s p*r* compr*ende* a din*mica da </line>
<line> participação s**ial e p*l*tica: pertenc*mento e r*sponsabili*ação. Em sua *isão, esses aspectos </line>
</par>
<par>
<line> subje*ivos sã* cru*iais </line>
<line> no p*ocess* de *dotar a id*ntidade de memb*o da sociedade e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ass*mir c*dadani*. Sentir-se parte *e a </line>
<line> uma comunidade fundam*ntal pa** se é </line>
<line> i*ent*ficar </line>
</par>
<par>
<line> com ela, enq**nto a responsabilização é o cat*lisad*r *ue impulsiona o indivíd** à ação. </line>
</par>
<par>
<line> O desen*olvimento desse senso de pertencimento e p*ática </line>
<line> da ci**dania requer d*as </line>
</par>
<par>
<line> **ndições princip*is: identifica*-s* co* os **je*ivos *era*os c*letiva*ente * *articipa* </line>
<line> a*iv*mente em ações * mo*ime*tos junto aos *utros membros da comunid*de, influenc*ando </line>
<line> a*sim no engaj*m*nto soc*al e em novas dinâm*c*s. </line>
<line> Damon, Menon e Bronk (*0*3), a part*r da pesqu*sa dos pro*etos ** vid* de *ove*s </line>
</par>
<par>
<line> **ericanos, com </line>
<line> apro*imadamente duzen*as entrevist*s com in*ivíduos en**e 12 e 26 </line>
<line> anos, </line>
</par>
<par>
<line> concluíram qu* moti*ação, *ngaja*ento, *omprometimento e b*m-*star são elem**tos </line>
<line> compor*am*ntais e psico*ógi*o* fun**menta*s no envolvimento desses jovens. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresi*a, v. 22, n. *, a*t. *, p. 31-53, set. 2025 </line>
<line> w*w4.U**fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Engajamento n* Trabalho Volunt*rio: Estudo em um* *nstit*ição do Terc*ir* Setor </line>
<line> 39 </line>
</par>
<par>
<line> Para S*aufe*i et al. (2*01) e Bakker e Deme*ou*i (2008), o engaja*ento * *ara*terizad* </line>
<line> por três d*mens**s: vi*or, dedicação e a*sorção. Vigor r**ere-se à ene*gia investida no </line>
<line> trabalho. A de*icaçã* es*á rel*cionada ao *omp*ometimento * ao interess* pessoal que cada </line>
<line> p*ssoa dem*nstra *m r**ação ao seu traba*ho. *, *or fi*, a absorção é es**r completame*te </line>
</par>
<par>
<line> concentrado e sati*feito *a realiz*ção desse tr*balho. Nes*e ponto de </line>
<line> *ista, o envol*imen*o </line>
</par>
<par>
<line> i*plic* um esta*o de **eva*a *ne*gia, inten*o en*olvimento e s*nso de eficácia (MASLACH; </line>
<line> LEITER, 2000). </line>
<line> 2.5 Ge*tão d* Trabalho Voluntário </line>
<line> De acord* com ***avenato (2004), * gestão diz respeito à maneira como se conduz uma </line>
<line> organizaçã* ou suas part*s. Ess* proc*s*o a*range o planej*mento, a org*nizaç**, a dire*ão e </line>
<line> o c*ntro*e dos recursos, com a finali*ade d* atingir **tas de forma eficient* e efi*az. </line>
<line> No conte*to *o Terceiro Setor, a áre* de Gestão é co*sid*rada *m dos pilares </line>
<line> fund*m*ntais para o desenvol*imen*o e a expansã* das organiza**es. Uma gestão eficaz </line>
</par>
<par>
<line> permi** a re*lização de *iag*ósticos *recisos, a </line>
<line> a*álise da situa*ã* atual d* Or*anização </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> So*ied*de *i*il (*SC), a defini*ão do públ*co-*lvo * ser </line>
<line> as*is*i*o, a projeção do impacto </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> longo prazo e * av**iaç*o *os resultados ob*idos. </line>
</par>
<par>
<line> A Lei *° 9.790, de *999, que regulamenta as Organizações da Soci*dade Civil de </line>
</par>
<par>
<line> Inter*sse Público, estab*lece que </line>
<line> ap*n*s en*i*ades jurídicas ** </line>
<line> dir*it* pri*ado e sem fins </line>
</par>
<par>
<line> *ucr*tivos </line>
<line> p**em ser c**s*ificadas </line>
<line> como tal, desde que seus objetivos </line>
<line> sociais i**luam pelo </line>
</par>
<par>
<line> m*nos u*a das se*uintes finali*ades: prom*çã* </line>
<line> da a**istênci* social, </line>
<line> e**cação e saúde </line>
</par>
<par>
<line> gratuitas, defe*a e conservação do *eio ambiente, desenv*lvi*e*to suste*tável, incentivo ao </line>
<line> voluntari**o, *ombat* à pob**za, promoç*o de d*reitos e assess***a j*rídica *ra*uita, e*tre </line>
<line> outros. </line>
</par>
<par>
<line> Ass*m, par* *ue as Org*nizações este*am e* *onf*r*ida*e com a legislação e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> administraç*o pú*li*a, é *ssenci** q** p*ssuam uma gestão *ualificada. Isso *m***c* a*ender </line>
</par>
<par>
<line> a *ritéri*s que estão em const*nte </line>
<line> evolução, *nc*rporando </line>
<line> práticas de investime*to social </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ESG (Ambie*tal, Social e Gov*r*an*a), além </line>
<line> de foca* em saúde mental, di*italização, </line>
</par>
<par>
<line> *aptaç*o de recur**s, parcerias en*r* OSCs * gov*rno e o uso d* *n*eligência a*tificial. P*ra </line>
</par>
<par>
<line> c*o*de*ar essas d**ersas á*eas, </line>
<line> é </line>
<line> nec*ss*rio </line>
<line> um planej*mento es*rut*ral *obusto. U* </line>
</par>
<par>
<line> planejamento bem-sucedi*o em um ambi*nte de mudanç*s c*ntínua* requer aprend*zado </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, T*re*in* PI, v. 22, *. 9, art. 2, p. 3*-*3, set. 202* </line>
<line> www4.Unifsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. G. P. Sil*ei*a, C. L. Oder*ch, G. R. R. *ilva </line>
<line> 4* </line>
</par>
<par>
<line> col*tivo e a pa*tic*pação de to*os o* envo*v*dos </line>
<line> *o **oc*sso, q*e **ve s*r centrad* </line>
<line> *as </line>
</par>
<par>
<line> *essoas (BARCELLOS et *l., *005). </line>
</par>
<par>
<line> Além **sso, es*e plan**amento deve ser part*cipativo, a*segurando *ue gestores, </line>
<line> vol*ntá**os, beneficiários e financiadores (s*ak**olders) tenham s*as voz*s ouvida* e possam </line>
</par>
<par>
<line> con*ribuir ativamente para s** f*rmulação. * engajamento *as partes inte*essad*s </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> fundamental, pois *romove *m *ens* de pertencimento respo*sab*lida*e compar*ilha*a. e </line>
</par>
<par>
<line> E*sa ab*rdagem enriquec* </line>
<line> o processo com *iver*as perspecti*a* e fo*talece a gest*o, </line>
</par>
<par>
<line> t*rnando-a mais ef*caz. </line>
</par>
<par>
<line> Ad**a**, o planejamento dev* ser estratégico - i*tegr*ndo a* áreas de captação de </line>
</par>
<par>
<line> re*urso*, gestão de pessoas, gest*o de projetos, ges*ã* financeir* e </line>
<line> or*ament*ria, *novação </line>
</par>
<par>
<line> *ocial, etc - *ermitindo a criaç*o de cenários de curto, mé*io e l*ngo prazo. Essa ab*rdagem </line>
</par>
<par>
<line> possibilita *rquestrar d*c*sões qu* gara*tam o cum*rimen*o da missão in*tituci*nal </line>
<line> e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> re*lização da visão o*gani*acion*l. Quando todos os *nvolvidos est** engajados </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> compr*metidos, a implementaç*o das *str*tégias se </line>
<line> torna mais eficaz, resultando em uma </line>
</par>
<par>
<line> gestão que alcança s*us obje*ivos ins*i*ucionais de maneira con*is*ente. </line>
<line> O d*safio r*side e* e*uilibr** eficiência c*m democra*i*, alcança* metas enquant* se </line>
</par>
<par>
<line> respeita a cidadani* * ga*an*ir o reconheci**nto e </line>
<line> valoriza*ão tant* do </line>
<line> p*blico b*neficiário </line>
</par>
<par>
<line> quanto dos co*abo*ador*s *nvol*i*os *o projeto socia*. </line>
<line> 3 PROCEDIMENTOS METODOL**IC*S </line>
</par>
<par>
<line> Esta pes*uisa, </line>
<line> f*i re*lizada atravé* de um e*tudo ti*o tr*angu*ação, basead* em *m </line>
</par>
<par>
<line> roteiro *e e*trevist* semiest*utura*a, qu*, de acordo </line>
<line> co* Tri*iños (*9*7) é marcada </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> perguntas funda*entais que se baseiam *m te*rias e hipótes*s relacionadas ao tema </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> p*sq*isa. Estas respostas s*bsequentemente po*em gerar novas hip*t*ses relevant*s a* tema </line>
<line> estudad*. </line>
</par>
<par>
<line> O e*tudo qualita*i*o d* nat*r**a e*plorat*ria d*scritiva se delineou visando *ar*ntir </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> con*ia*ilidade </line>
<line> do estudo e * **i**gula*ã* das inf*rm*ções, a *arti* das seguinte* *ta*as: (*) </line>
</par>
<par>
<line> *nt*evistas com o* volu*tá*ios da *nstituição, a fim de o*servar se* engajamento </line>
<line> e* </line>
</par>
<par>
<line> atividades e proj*tos prom*vid*s pe*a organização; (2) Entrevistas com as ges*oras da OSC, </line>
<line> com a finalidade de ob*erva* o *ue eles ente*dem sob*e enga*amen*o e suas vis**s frente aos </line>
</par>
<par>
<line> trabalho* que os voluntá*ios dese*penham; (3) Análise do* </line>
<line> documentos da Instituição </line>
</par>
<par>
<line> (r*latório* </line>
<line> i*s*itucionai*, ter*os de *oluntariad* e atas </line>
<line> de a*s*mbleias), para obte* </line>
<line> dados </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresi*a, v. 22, n. 9, art. 2, p. 31-*3, set. 2*25 </line>
<line> *w*4.U*ifs**e*.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> En*ajamento no Tra*alho Vo*untário: *s**do em uma Instituição do T*rceiro Setor </line>
<line> 41 </line>
</par>
<par>
<line> sobre o t*abalh* vo*untários desempenhado ao longo dos anos e validar as resp*s*as </line>
<line> observ*das *as r*spect*v*s e*trevis*as. </line>
<line> As informações foram *ole*adas * *artir de pu*lica*ões *ien*íficas dispon*veis em </line>
<line> repositóri*s *cadêmicos e bibliotecas di*itais. Os art*gos fora* r**isado* cuid*dosamente, </line>
<line> extrain*o dad** que se al***am com os obj*tiv*s da pesquis*, garantindo que os r*sultados </line>
<line> fossem relevan*es e úteis para o est*d* exposto. </line>
<line> As entrevistas f*ram conduzidas *e for*a pr*sencia* no mês de dezemb*o de 2024, </line>
<line> envolvendo 10 vol**t*r*o* com termo de *desã* **sina*o, bem com* 3 gesto*as da i*stit*ição </line>
</par>
<par>
<line> *m *nál*se. A *eleção dos participantes foi real**ada por meio de sorteio, ga**ntindo </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> aleatoriedade do processo. A duração média de cada *n*rev*sta variou entre 25 e 30 minuto*, </line>
<line> sendo todas *rava*as com * co**entime*to dos en*rev*sta*os e poster*or*ente transcri**s. </line>
<line> Subsequentem*nte, foi realizada a análise do co*teúdo col*tado, a qual para Bardin </line>
<line> (*977) é *m ***junto de métodos pa*a analis*r comuni*ações, com * ob*etivo de, *or me*o de </line>
<line> procedimen*os sistemáticos e objet*vos, de*crever * co*te*do das *ensa*ens. Is*o possibilita </line>
</par>
<par>
<line> a o*tenção de i*d*cadores (sejam quan**tativos ou </line>
<line> não) que permitem inferir c**hec*mentos </line>
</par>
<par>
<line> sob*e a* *ondições de p*odução * *ecepção (variáveis inferi*a*) *essas men*agens. Ade*ais, </line>
<line> realiz*u-*e a codificação separando do conjunto *e dados (entrevistas, docu*ento*, literat*** </line>
<line> e ano*ações relevantes) todas as pa*tes pe*tinentes para o estudo. </line>
<line> Ademais, foi u*ilizado o Software At*as.ti® par* *ealizar uma estrutu*a de código* </line>
<line> (re*es) que permite visualizar as conexões *n**e as info*mações, *o**ide*ando as dim*nsõe* </line>
<line> dos objetivos específicos, v*sando, de*sa **rm*, à inte*pretação e análise qualitat*va </line>
<line> pertine**e a* alcance *a resposta à qu*stão d* pe*quisa apr*s*ntada. </line>
<line> Por *i*, p*ra garanti* a confidencialidade d** par*icipantes, optou-se por i*en*ificar de </line>
</par>
<par>
<line> f**m* </line>
<line> anô**m* os </line>
<line> tr*cho* citad*s </line>
<line> *a apresentação e </line>
<line> análi*e dos resul*ado*, u*ilizando *s </line>
</par>
<par>
<line> sig*as "Vx" para os *oluntári*s e "Gx" para as *es*oras. </line>
<line> 3.1 Elaboração das Perg*ntas do R**eiro </line>
<line> As variáv*i* relevantes para mensu*ar o enga**mento social (It*m 2.3.1), discutidas na </line>
<line> revisão biblio*ráfica do *studo, **ram empr*gadas n* form*l**ão e análise das p*rgun*as d* </line>
</par>
<par>
<line> rot*iro de entre*i*t*. Dessa forma, </line>
<line> enriqu*cendo * *u*lidade e a </line>
<line> articulação dos resultados </line>
</par>
<par>
<line> obt i dos . </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina *I, v. 2*, n. 9, art. 2, p. 31-53, se*. 2*25 </line>
<line> w**4.U*i*sanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. G. P. Silveira, *. L. Oderich, G. R. R. Silva </line>
<line> 42 </line>
</par>
<par>
<line> Quadro 1 - D*strib*ição de qu*s**e* po* o*j*tivos específicos no ro**iro *e </line>
</par>
<par>
<line> entr*vista </line>
</par>
<par>
<line> Ob*etivos esp*cífico* </line>
<line> Quest*es </line>
</par>
<par>
<line> Caracteriz*r os respondentes </line>
<line> - Gênero - *aixa Etá*ia - Esc*laridade - Há quant* tempo você se *edica *s *tivid*des ** *nstituto? - Já at*ou ou atua em *utro traba*ho voluntário? - Você e*erce alg*ma ativi*ade remunerada at*almente? Se sim, atua como *ont*atado(a) ou aut*nomo(*)? </line>
</par>
<par>
<line> Analisar *s g*nh*s n*o financeiros no trabalho v*luntár*o </line>
<line> - Na sua opi*ião, quai* são os ganho* pessoais ou *ociais que você obtém a* atuar como volu*tári*? </line>
</par>
<par>
<line> Perceber e*gajamento no *olunt*riad* </line>
<line> - Para você, o **e sign*fica estar *ngajado *o c**texto d* trabalh* voluntár*o? - De que forma re**izar essas atividad** voluntárias impacta seu desenv*lvim*nto pes*oal? - Qual * a sua di*po**bilid*de de tempo pa*a *e d*di**r a ações voluntárias? - *om* sua roti*a de trab*lho remun*rado impa*ta sua disponibilidade para atividades v*luntári**? </line>
</par>
<par>
<line> Analisar a motiva*ão * compromet*mento co* a Insti*uiçã* e sua missão </line>
<line> - O qu* mot**a voc* a se *ng*jar n** atividades voluntár**s do Instituto e na caus* da preven*ão do **uso i*fantil? - **ais *spectos do trabalho volun**rio no combate ao *bus* inf*nti* você considera mais importantes, e c*mo isso inf**encia sua mo*ivaçã* * de*ic***o? </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Aut*ria *rópria, 2025. </line>
<line> Quadro *. P*rguntas complement**es </line>
</par>
<par>
<line> O*jeti** espec*fico </line>
<line> Qu*s*ões </line>
</par>
<par>
<line> Identificar a visão das </line>
<line>-</line>
<line> **mo v*cê avalia o nível de engajamento do* </line>
</par>
<par>
<line> *es*or*s sobr* o env*l*im**to </line>
<line> volunt*ri*s em *elaçã* às *tividade* p*opost*s pel* </line>
</par>
<par>
<line> dos voluntári** </line>
<line> organiza*ão? </line>
</par>
<par>
<line>-</line>
<line> Quais es*ratégias v*cê considera *ais efi*azes </line>
</par>
<par>
<line> para aume*ta* o en*ajamento dos voluntár*os em projet** </line>
<line> e ações da orga***ação? </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Autoria *rópria, 2*25. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere**na, v. 22, n. 9, a*t. *, p. *1-*3, set. 20*5 </line>
<line> *ww4.Uni*s*net.co*.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Engajamento *o Tr**alho V*luntário: Est*do em uma Instituição do Terce*ro Setor </line>
<line> 43 </line>
</par>
<par>
<line> 4 APRESENTAÇ*O E *NÁLISE DOS RESULTAD*S </line>
<line> 4.1 Cara**eriz**ão da Organiz*ção e dos R*spo*dentes </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> organização *m qu*stão * </line>
<line> *m* entidad* não *over*amental sem fi*s lucrativos, e </line>
</par>
<par>
<line> voltada para a *rev*nção * combat* ao </line>
<line> abuso sexual *nfantil e * outra* formas de v*olência. </line>
</par>
<par>
<line> Su* *tu*ç*o se c*ncentra n* p*ote*ão e p*omoção d*s *ireit*s de *rianças e adolescente*. </line>
<line> Fundada *or profissionais v*luntário* d* diversas especi**ida*es, c*mo medicin*, </line>
</par>
<par>
<line> psi*ologi*, direito, pedagog*a, assistência social e adminis*ração, a equipe téc*ica </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> composta por uma gestora estratégica, </line>
<line> duas g*stor*s tátic*s e uma funcio*ár*a. Além de </line>
</par>
<par>
<line> contar com * parti*ipação de aproximadam**te 30 *oluntários que *olaboram na </line>
<line> im*l*mentaç*o de projetos e ati*ida*es geridos pela eq*ipe. </line>
</par>
<par>
<line> O </line>
<line> pr*ncipal objetivo da organização é a*segurar que a* **ianças pr*ser*em sua </line>
</par>
<par>
<line> inocê*cia e pureza, possibi*i**ndo um c*escim**to pleno * saudável, *prop**ado * cada fase *e </line>
<line> s**s vidas. Desde sua fund*ção, h* pouco mais de sete ano*, a instit*ição já *rie*tou mais de </line>
<line> 60 mil cri**ça* e famílias de forma presencial, atuando nos estados do Paraná, Esp*rito Santo, </line>
<line> Bah*a e Minas Gerais, além de *esenvolve* atividades na A*gen*in*. Entre as div*rsas ações </line>
<line> promovidas, destacam-se palestras, c*pacitações, peças teatrais e proje**s lúdicos e </line>
</par>
<par>
<line> edu**tiv**. A v*são da o*ganização é se </line>
<line> co*so*idar **mo *ma referên*ia no Bra**l, </line>
</par>
<par>
<line> con*rib*i*d* par* </line>
<line> a r*dução *o a*u*o sexu*l infantil e outras violências, po* meio da </line>
</par>
<par>
<line> prom*ção de u*a educação q*e favoreç* a prevenção e a transformaçã* so*ial. </line>
</par>
<par>
<line> No present* est*do, n* â*bi** do </line>
<line> objet*vo *specífic* de cara*terizar *s respondent*s, </line>
</par>
<par>
<line> foram o*tidos os *e*uintes dados *or meio das entr*vista*: * faixa etár*a vario* entre 20 e 60 </line>
<line> anos, sendo 10 p*r*i*ipante* com idade* entre 20 e 40 anos e 3 **tr* 41 e 60 *no*. E* relação </line>
</par>
<par>
<line> ao gêner*, 4 r*spond**tes s* id*ntific*ram como hom*ns e * *omo mulheres. Quan*o </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> escolarid*de, 10 *art**ipantes pos*uíam ens*n* su*erior co*pl*t*, 2 tinha* ensino s*perior </line>
</par>
<par>
<line> *nco*pleto 1 *avia concluído o ensino médio. No q*e se *efere à dis*onib*li*a*e para e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> v*lu*tari*do, a at*ação foi predominantemente em atividades pontuais. Por fim, *o*re </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ví*culo emp*egatício, 7 e*trevist*dos </line>
<line> eram contratados, 5 atuava* *omo aut*nomos e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> estava apo***t*da. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina P*, v. 22, n. 9, *rt. 2, p. 31-53, set. 2*25 </line>
<line> www4.Un*fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. G. P. Silvei*a, *. L. Oderich, G. R. R. Silva </line>
<line> 44 </line>
</par>
<par>
<line> 4.2 B*nefícios d* Trab*lho Voluntário </line>
</par>
<par>
<line> A pesquis* real*zad* co* os voluntários apontou que o trabalho vol*ntário r**re*enta </line>
</par>
<par>
<line> uma via de mã* </line>
<line> dupla, *enefician*o tant* a *rganização quanto *s pró*rios vol*ntár*os. D* </line>
</par>
<par>
<line> acordo com a ca**cte*iz*ção *e Cava*cant* et *l. (20*1) e Ca*alcanti e Medeiros (20**) </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> trabalho sem fins lu*rativ*s são *bservados **mo ganho* ima*e**ais, c*mo a reali*a*ã* *e um </line>
</par>
<par>
<line> gr*po de **sso*s co* propósitos seme*hantes ou *egozij* o </line>
<line> *e auxil*ar o*tros, sen*o </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> serviço </line>
<line> uma **rma de doa*ã*. Is*o co*robora o pensamento </line>
<line> do autor *i*ad* Sa*azar (2*04), </line>
</par>
<par>
<line> alega*do q*e o voluntário é v*sto como *m agente *e transforma*ão da *ea*idade e, ao mesmo </line>
<line> t*mpo, como alguém qu* *amb*m se beneficia dos resultad*s d* *ua at*ação. </line>
</par>
<par>
<line> Um dos principais as*ect** destacados foi o s*nso </line>
<line> de utilidade *ue o voluntari*do </line>
</par>
<par>
<line> proporc*ona, pe*mitin** aos indiv*duos se sentire* par*e de uma ca*sa m**or e **ntribuírem </line>
<line> para a*go sign*fic*tivo. Ass*m como *e*ificad* ** *ala do voluntá*io 10: "Ten*o gra*i*ão por </line>
<line> f**er par*e de algo *aior, impactar na vida de outras pessoas, is*o me tra* um s*nt**o *ara a </line>
<line> vida" (V10). </line>
</par>
<par>
<line> Além d*s*o, muitos entrevistados relataram o desenvolvimento de </line>
<line> habilidades </line>
</par>
<par>
<line> i*port*n*e*, como a m**h*ria na co*un*ca*ã*, m*ior desenv*ltura em diferentes situações e </line>
</par>
<par>
<line> o aprimoramento *o </line>
<line> tato e* l*dar com questões delica*as. No entanto, * </line>
<line> ben**í*io mais </line>
</par>
<par>
<line> sig*ifi*ativo aponta** foi a *r*nsformação na co**r*e*são d*s participantes s*bre a r*alidade </line>
<line> do ab*so. U*a das vol*ntária* com cargo d* consel*eira tut*lar apontou que após começar a </line>
<line> *tuar *o cargo teve u*a **ior co*preensão do quão *requente o ab*so sexual acontece: " </line>
</par>
<par>
<line> antes *e tr*balhar com essas *ria*ça*, a gente n*o imagina que </line>
<line> ex*sta dentr* </line>
<line> do </line>
<line> *os s * </line>
</par>
<par>
<line> pequeno m*ni*íp*o situações assim" (V3) </line>
</par>
<par>
<line> Ao *oma* cons*iência *e*sa realidade, os voluntári*s perceb*ra* um de*e*volvimento </line>
<line> sig*ificativ* em sua empatia *m rel*ção às vítimas e um fo*talecimento d* desejo de at*ar </line>
<line> para *udar essa realid*de. Esse *roce*so de mud*nç* de me*talidade foi ***siderado </line>
</par>
<par>
<line> fu*damen*al para *otivar a aç*o dos voluntários, fa*endo-*s não **enas reco*hece* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> gravidade da situação, *as t*mbém se en*a*ar ati*ame*t* em *ções q*e pudessem contr*b*ir </line>
<line> para a melhoria *o cont*xto social. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. *2, n. 9, art. 2, p. *1-53, se*. 2025 </line>
<line> ww*4.Unifsane*.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Engaj*mento no Trab*lho Voluntário: Estudo em um* Institu*çã* do Terceiro S*tor </line>
<line> 45 </line>
</par>
<par>
<line> 4.3 Engaj*mento no Trabalho Voluntário </line>
</par>
<par>
<line> O engajamento no t*abalho voluntário pode se* analisado a partir </line>
<line> de dif*rentes </line>
</par>
<par>
<line> perspectivas. Par* um dos respond*n*es, estar eng*j**o é: "Participar </line>
<line> ativam*nte, </line>
<line> esta* </line>
</par>
<par>
<line> presente e dispo*í*el. S* *omprome*end* realmen*e com as atividades *oluntárias, i*do *lém </line>
<line> ** ape*a* u*a ***ticipação oc**ional" (*8) </line>
<line> *om base nessa v*são, a pa*tici*ação integ*a* ou **a*ional dos *oluntári*s *a*ia </line>
</par>
<par>
<line> co*form* as *tivid*des pro*etos **opo*tos e </line>
<line> em cada organ**a*ão </line>
<line> ** sociedade c*vi* (OSC). </line>
</par>
<par>
<line> ** ca** da instituição *nalisada, o tr*b*lh* volu*tá*io o*orre majoritar*amen*e em aç*e* </line>
</par>
<par>
<line> p*nt*ais, caracte*izando </line>
<line> um envolvimento espo*ádi*o. Dessa forma, o *ível *e engajamento </line>
</par>
<par>
<line> foi considerado a *artir *a frequê*ci* com que os voluntários *ar*iciparam e apoiaram *ssas </line>
<line> iniciat*vas específicas. </line>
<line> Um pon*o impor*a*te a se destacar com i*so foi a dispo*i*ilid*de de tempo des*es </line>
<line> volu**ário*. Du*ante as en*re*ista*, f*i po*sí*el observar uma *i*ti**ão signi**cat**a entre os </line>
<line> tipo* de víncu*o e**regatí*io dos *artic*pantes. Sete voluntários possuíam vínculo contratual, </line>
<line> o que *mp*ica** *m maio* compromisso com ho*á**os es*e*í*icos e u*a pr*sença ma*s </line>
</par>
<par>
<line> constante nas suas </line>
<line> ativ*d*d*s p*ofissiona*s. Por outro lado, os out**s se*s *olun*ário*, </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> atu*m de fo*ma autônoma, demonstraram *m* flexib*lida*e maior </line>
<line> em s*a ag*nda, *as </line>
</par>
<par>
<line> t*mbém apontar*m a *ece*sidade de *erem av*sa*os com anteced*ncia </line>
<line> sobre as at*vidades e </line>
</par>
<par>
<line> pro**tos, para que p*dessem se organizar de acordo com seus compromisso* *rofissionais. </line>
<line> Independent*ment* do *ínculo, a m*ioria dos volun*ários contr*bui de forma e*porádica </line>
</par>
<par>
<line> - conforme relatado *elos </line>
<line> pró*rios *espondentes nas entre*istas e corrob**ado pelos </line>
</par>
<par>
<line> *ocu**ntos insti**cionais - tornando e*sencial uma *omun*caçã* ante*ipada sobre a* </line>
</par>
<par>
<line> a*i*ida*es. A*ém disso, foi de*tacad* que a exper*ência do </line>
<line> volu*tariad* </line>
<line> proporciona </line>
</par>
<par>
<line> cr*scime**o pessoal e enriqueciment* *as *elaçõe* so*iais, u*a vez </line>
<line> que </line>
<line> pos s i bi l i t a </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> convivência </line>
<line> com difere*tes *esso*s e o con*ato com distintas realid*de* s*c*ais. Nesse </line>
</par>
<par>
<line> sentido, foi observado que * medi*a *ue os vol*ntár*os ampliam sua compr*ensão s*bre essas </line>
</par>
<par>
<line> realidades, </line>
<line> *e* en**jamento *ende a se fort*lecer, impulsion**o pela motivação </line>
<line> d* </line>
<line> *t*ar </line>
</par>
<par>
<line> ativamente na transformação da com*nidade dia*te dos desafio* sociais identi*ic*dos. Tal </line>
</par>
<par>
<line> din*mica ref*ete o q*e foi </line>
<line> apo*t**o po* Souza (2020), que res*alt* que o </line>
<line> envolvime**o em </line>
</par>
<par>
<line> atividades voluntári*s es** *ireta*e*te relacionado ao d*sejo d* perte*cimento e ao impacto </line>
<line> positivo que os indivíduos percebem em suas comun**ades. Além disso, a p*s*uisa </line>
</par>
<par>
<line> Volun*ariado no Brasi* 20*1 de*ta*a que o </line>
<line> princ*pal </line>
<line> objet*vo dos ind*víduos ao s* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina PI, v. 2*, n. 9, art. 2, p. 31-53, set. 2025 </line>
<line> www4.Unifsanet.com.br/*ev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. G. P. Silveira, C. L. Ode*ich, *. *. R. Si*va </line>
<line> 46 </line>
</par>
<par>
<line> envolver*m em a*ividades cívic*s é pro*over a solidariedade, co**ribu*ndo pa*a o </line>
<line> fortal*cime*to da co*unidade e o bem-estar soc**l. </line>
<line> 4.4 Co*prometimento com a M*ssão In*titu*ional </line>
<line> O *omprometimento dos voluntários *om a missão institucio*al d* orga*ização em </line>
</par>
<par>
<line> e*tudo, v*ltada para a prevençã* do abuso sexual i**ant**, *e reflete no impacto gerado </line>
<line> nas </line>
</par>
<par>
<line> comun*dades atendid*s. Esse impa*to es*á fortemente assoc*ado meto*ologia à </line>
<line> ún* c * </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> I*stit*to, que utiliza abo*da*ens lú*icas, culturais e adap*adas às *aixas *tá*ias da* crianças e </line>
<line> adol*s*entes, *lcançan*o um pú*lico mais ampl* e gerand* *uda*ças significativas. </line>
</par>
<par>
<line> E*tudos sobre volu*tariado i**icam *ue o eng**ame*to d*s voluntár**s vai al*m </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> simp**s dese*o de aj**ar, sendo f*rtemente </line>
<line> inf*uenciado *or mo**vações pess*a*s </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> expe*iên*ias de vida que esta*elecem uma conexã* direta com a cau*a (Wilson, 2000). Um </line>
</par>
<par>
<line> exemplo notável foi o relato </line>
<line> *e *ma das entrevistadas, </line>
<line> q*e *encionou que a causa tem </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> significa*o pro*u**o pa*a *l*, po*s j* ha*ia sido vítima de abus* s*xu*l. Par* essa voluntária, </line>
</par>
<par>
<line> a missão do Instituto * ex*remamente relevante, </line>
<line> pois ela comp*eende a i**ortância </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> p**venir que o*t*as cria*ças passem *ela *esma experi*ncia tra*máti** que ela viv*u. </line>
<line> Além *isso, os v*lunt*ri*s rec*nhec*m o impacto *ositivo ** seu tr*balho tanto *o </line>
<line> níve* i*dividual quanto no c*nt*xto soc*al. Com* destacado po* u* dos entrevistad**: </line>
<line> "Pr*p*rciona *at*s*ação pes*oal. O impacto positiv* no longo prazo, a**d* a tr**e* cur* ou </line>
</par>
<par>
<line> ame*izar as **nsequências emocionai* para </line>
<line> as vítim*s. N* contexto social, ajuda a re*uzir </line>
</par>
<par>
<line> caso* de *buso e possi*il*ta a *ustiça *m algu*as situações" (V4). </line>
</par>
<par>
<line> Esse e*vol*ime*to pess*al </line>
<line> co* a causa ref*rça o **mprom*timent* dos vo*untá*i*s e </line>
</par>
<par>
<line> destac* a r*levânc*a do </line>
<line> tra*alho realizado pelo Instituto, tant* n* co**c*entiz*ção qua*to na </line>
</par>
<par>
<line> prev*nção ativa do abuso sexual infantil atr*vés de ações * p*o*eto* educativ*s realiz**os. </line>
<line> 4.5 Gestão do Trabalho Volunt*rio </line>
<line> A gest*o d* trabalho *oluntário na Inst*tu*ç*o f*i analisada * pa**i* das entrevista* com </line>
<line> as ges*oras, busc*ndo entender as din*m*cas de en**jam*nto, com*nicaç*o e *o**dena*ão das </line>
<line> atividades volunt**ias * partir do ponto de vi*t* da *iderança. *e maneira g*r*l, foi observado </line>
<line> que os vol*ntário* demonstram um alto nível de compro*isso c*m a causa e se entregam co* </line>
<line> f*cil*dade às ativida*es, reconhecendo a *mportânc*a do tra**lho realiza*o e os *mp*ctos que </line>
</par>
<par>
<line> ele ger* na vida das </line>
<line> pessoas *t*ndida*. No entanto, as gestoras a*ontaram que *á </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, *. 2*, n. 9, art. 2, p. **-53, set. 2025 </line>
<line> w*w4.Unifsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Engajam*nto *o Traba*ho Volun*ário: Estu*o em *ma I*s*ituiçã* do *erceiro S*tor </line>
<line> 47 </line>
</par>
<par>
<line> necess*dad* de </line>
<line> uma comun*ca*ão mais f*e*ue*te com os </line>
<line> vo*untários. E*a* destacaram que, </line>
</par>
<par>
<line> embora os *olunt*rio* este*am motivados e engajad**, u*a troca de informaçõ*s *ai* </line>
<line> co*stante poderia apri*ora* a gestão das atividades, g*r*ntindo maior cl*r*za e al*nhamento </line>
<line> entre as expectativas dos v*luntár*os e *s demandas da organiza**o. **mo *nfatiza a gestora </line>
<line> 1: </line>
<line> "Ele* *ão ext*emam*nte eng*jado*, mas e* acho *ue existe *ma falha, talve* nossa </line>
<line> como instituição no *e*tido de envolvê-los *ais Por exemplo, se eu *udesse *er </line>
<line> açõ*s mai* co*tínuas e *er *m* comunicaç*o c*m *les mais f*e*u*nte, eu acho que o </line>
<line> engajamento s*ria ai**a maior e *eríamos muito mai* *e*e de volun**r*os" (*1) </line>
<line> Dessa forma, ficou evi*en*e qu* a comunicaçã* e**r* a instituiç** e seus v*l*ntários é </line>
</par>
<par>
<line> um fator ess*ncial não apenas para </line>
<line> *st*mu*ar o enga*am*nto, *as par* m*ntê-lo de *orma </line>
</par>
<par>
<line> *ontínua. De acordo *om Phill*ps *hillips (2010), *s g*stores *e organiz*ções se* fins e </line>
</par>
<par>
<line> l*cra*ivos podem obter </line>
<line> benefí*ios ao pro*orcionar di*erentes formas d* reconh*c**ento ao* </line>
</par>
<par>
<line> voluntários **, *o m*no*, ao se esforçar*m pa*a c*mpreender suas motiv*ções e expectativas </line>
</par>
<par>
<line> *m relação </line>
<line> ao tr*ba*ho </line>
<line> que dese*penham. Assim, * fortalecime*to *a troca de info*ma*ões </line>
</par>
<par>
<line> ent** a* gestoras e os voluntá*ios prop*rci*n* * estes uma compreensão mais cl*ra d* im*acto </line>
<line> posit*vo de seu trabalho n* sociedade, aumenta*do sua motivação e expa*dindo a rede de </line>
<line> apoio à c*us*. </line>
<line> A an*lise documental, composta p*r relatórios institucionai*, termos de volunt**iado e </line>
</par>
<par>
<line> atas de as***bleias, confirmou os achados obtidos *as entrevistas, evidenciando </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> import*ncia de uma comun*cação efici*nt* par* aprimorar os *rocessos internos e *ortalecer a </line>
</par>
<par>
<line> pa**icipa*ã* *os voluntári**. A *ri**gulação de dados, a* integrar as entre*i*tas </line>
<line> *om a* </line>
</par>
<par>
<line> g*stor*s e a análise </line>
<line> documen*a*, poss*bi*ito* uma compr*ensão mais a*pla </line>
<line> dos des*fios </line>
</par>
<par>
<line> enfrentados n* ges*ão do volun*ariado. *essa forma, a c*muni*a*ão se consolida *omo </line>
<line> u* </line>
</par>
<par>
<line> fator essencial para o aper*e*çoamento das prát*cas instituciona*s. </line>
</par>
<par>
<line> 4.6 Con*xões Sob** * *ng*jamen** do Vo*untari*do na Instit*ição </line>
</par>
<par>
<line> Após a codi*ic*ç*o das e*trev*s*as, foi e*aborad*, p*r meio d* Softwar* At*as.ti®, *ma </line>
</par>
<par>
<line> *ede de có*igos re*acionada ao* voluntário*, </line>
<line> *o*form* ilustrado na "F*gu*a *". Essa *nális* </line>
</par>
<par>
<line> *ermitiu id*ntifica* co*exões releva*t*s p*r* a funda*enta*ão *o estudo. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresin* *I, *. **, n. 9, art. *, p. 31-53, se*. 2*** </line>
<line> www4.Unifsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. *. P. Silveira, C. L. O*eric*, G. R. R. Si*va </line>
<line> 48 </line>
</par>
<par>
<line> Fi*ura 1 - Rede *e *ó*igo* d*s vol**tários </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: *utoria própri*, *025. </line>
<line> No que *e refere ao objetivo específico de *aracterizar os respondentes, o*s*rvou-se </line>
</par>
<par>
<line> que a disponibil*da** de tempo para *e*lização de atividades voluntárias está diretamente a </line>
</par>
<par>
<line> rela*ionada ao ví*c*lo empregat**io de ca*a </line>
<line> vol*n**rio. Dependendo da *aturez* </line>
<line> desse </line>
</par>
<par>
<line> víncu*o, * fre*uência d* pa*ticipação nas aç*es d* O** p*de s** **ior ou menor. Al*m *isso, </line>
</par>
<par>
<line> verificou-s* que a maioria dos *ol*ntári*s *tua </line>
<line> na organizaç*o há mais de ci*co **os. Esse </line>
</par>
<par>
<line> tempo de en*olvimento fo*taleceu sua p*rcepção sobre o *mpacto gerado na *omunidade, um* </line>
<line> vez q*e, *o long* de suas açõ*s voltadas à preve*ção do abuso se**al, *uder*m notar </line>
<line> mudanças *os comportamentos e re**idades d*queles *ue rece*eram as orientações. </line>
<line> Outro *specto rel*va*te identificado *oi o f*rtalecimento das relaçõe* s*ci*** dos </line>
<line> vol*ntár*os. À medida que se en*ol*iam com um nú*e*o maior de pessoas e difere*tes </line>
<line> conte*to* *oc*a*s, criavam novos *í*cu*o*, o que, por sua vez, estimulava sua moti*ação para </line>
<line> c*ntinuar **uando na áre* do v*lunta*iado. </line>
<line> N* que tange à motivação e ao c*mprome*im*nto com a instituiç*o, destacou-se a fo*te </line>
<line> conexão emocional com * causa defendida, bem como a bu*c* por um propósito ou * </line>
<line> r*al*zação *e algo maior. Muitos volun*ários relataram qu*, a* dese*p*nhar essas ati*idades, </line>
</par>
<par>
<line> s*ntem </line>
<line> es*ar con*r*buindo para al*o </line>
<line> a* q*al fo*am chamados ou c*mpr*ndo um propó*ito </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *S*, Teresi*a, v. *2, n. *, art. 2, p. 31-53, *e*. 2025 </line>
<line> w*w*.U*ifsa*et.co*.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E*gajamento no Tr*balh* Vol*ntário: E*tud* em uma *nsti*uiç** do Terceir* S*tor </line>
<line> 49 </line>
</par>
<par>
<line> divino, o que refor*a ainda mais s** engajame*to e dedica*ão. * desejo de prom*v*r o be*- </line>
<line> est*r coletivo foi *m fator det*r*inant* par* *ua d*sposição em atuar volunta**amente. </line>
<line> Po* f*m, a* entrevista* com os volun*ár*o* *emons*rara* que a experiên*ia do </line>
<line> voluntariado proporc*onou um c*escimento pessoal significativ*, alé* do desenvolvimen*o de </line>
<line> ha**lid**es que foram aplicadas em outr*s áre*s da vida dos participa*t*s. Esses ach*dos </line>
<line> c*rr*boram a v*s*o de Salaza* (20*4), seg*ndo a *u** o volu**ário não apenas atua *omo *m </line>
</par>
<par>
<line> agente </line>
<line> de tran*formação social, mas t*mbém se beneficia d*s resultad*s de s*u pr*prio </line>
</par>
<par>
<line> *rabalho. </line>
<line> *igura *: Red* de c*digos das ges*oras </line>
</par>
<par>
<line> **nte: A*tor*a própria, *025. </line>
<line> ** que se refere às observ*ções feita* jun*o às ge*tor*s *ob*e a atuação e * engajamen*o </line>
</par>
<par>
<line> dos </line>
<line> v*luntá*ios da instituição (Fi*ura </line>
<line> *), constatou-se uma percepç*o a*plam*nt* positi*a </line>
</par>
<par>
<line> por p*rte *a g**tão. As </line>
<line> gestoras destacara* diver*o* p*ntos fortes *a equipe, enfatizan*o o </line>
</par>
<par>
<line> compro*etimento d*s volu**ários *om a c*usa. Foi r*la*ado que, s*mpre q*e a ***ticipa*ão </line>
<line> del*s era solici*ada em ações, rarament* havia *ecusas, o que *esultou em u*a avaliação </line>
<line> favorável do dese*pen*o da equipe. </line>
<line> Entre*anto, as ges*oras també* apontaram a n*cessidade de a*rimo*ar a comu*icação e </line>
</par>
<par>
<line> a troca de inf*rma*ões </line>
<line> com o* voluntários como uma estratégia par* fortalecer </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> engajam**to. *ss* melh*ria permitiria que a equipe comp*eendes*e *elhor o imp*cto de sua </line>
<line> atuação na vida d*s *essoas atendidas, reforçando a i*por*ânc*a de seu *rabalho. Al*m disso, </line>
<line> *ma co**nicação mais efic*ente co*tribuiri* para que o* v*lu**ários e**iv*ssem *ais bem </line>
</par>
<par>
<line> i*formados sobre o desen*o*viment* de novas ações </line>
<line> e o cr*scimento da instituição, </line>
</par>
<par>
<line> promo*en*o um maior alinhamento com seu* objetivos. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina *I, v. *2, n. 9, ar*. 2, p. 31-53, set. 2025 </line>
<line> www4.Unifsa*et.co*.br/r*vis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. G. P. Silvei*a, C. L. Oderich, G. R. R. Silva </line>
<line> 50 </line>
</par>
<par>
<line> 5 CONSIDE*AÇÕES *INAIS </line>
</par>
<par>
<line> * pesqui*a *bser*ou que os element*s co**ort*ment*is e psicoló*ic*s mo*ivação, </line>
<line> compromet*mento e bem-es*ar *dentificad*s po* Dam*n, Menon e Bronk (2003) na </line>
<line> pe*quisa *m joven* a*er*canos também se manifesta*am en*r* os v*lu*tários *a OSC </line>
</par>
<par>
<line> *studada. No con*exto de serviços e ações se* *ins lu**at*vos, es*es </line>
<line> aspectos se destacaram </line>
</par>
<par>
<line> como essenci*is par* a g*rantia do *ngajamento d*s volunt*rios. </line>
</par>
<par>
<line> A pe*q*is* re*elou que, embora *uitos v**untários c*ntri**am de forma espor*d*ca, a </line>
</par>
<par>
<line> co**nicação efica* entre a ges*ão e *s </line>
<line> volunt*rios é crucial para o desenvolv*mento das </line>
</par>
<par>
<line> ativida*es e c*esci**nt* </line>
<line> inst**uc*onal. De igual fo*ma, foi </line>
<line> identif*cado q*e a </line>
<line> *xperiênc** do </line>
</par>
<par>
<line> *olunt*r*ad* exe*ce um impacto significativo no crescimen*o pessoal </line>
<line> *os env*lvi*os, no e </line>
</par>
<par>
<line> *es*nvolvimento *e habili*ades particulares, e*pecialm*nte no que *e re*ere à empa*ia </line>
<line> *esenvolvida em relaçã* às vítimas e ao fortal*ci*ento do de*ejo de atuar na transfor*ação </line>
<line> *ocial, *efor**ndo o senso *e utilidade que cada *espon*ente demonstrou em o*te* *pós sua </line>
<line> açã* voluntária. </line>
<line> A*ém disso, foi ob**rvado qu* o engajame*to dos voluntários tende a ser mais in*enso </line>
<line> qu*ndo se sentem parte *tiv* do proce*so de mudança, o que *ontri*ui para o f*rtalecime*t* </line>
<line> da inst*t*ição * *ua capacidade de ate*d*r às necessid*des da comunida*e. </line>
<line> No *a*po da *dministraçã*, este estudo * rele*ante para res*alta* a impor*ância de uma </line>
<line> gestão estratégica ef*c*z *entro da* inst*t*i**es d* ter**iro s*tor, prior**ando a comunica*ão </line>
<line> tr*nsparente e a *ntegração dos voluntá*ios nas atividades d* organizaç*o. Uma *estão que se </line>
</par>
<par>
<line> comunica de f*rm* clar* e **erta co* os **lu*tários não só fortale*e o *ínculo </line>
<line> entr* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> instituição e seus co*a**radores, mas *amb*m *ontribui para a c*iaçã* de um am*iente </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *onfiança e m*tivação. Isso é f*n*a**nta*, p*is a c*municação *fic*ente *juda o* volunt*r*os </line>
<line> a co*p*ee*dere* melhor suas funções, ex*ectativas e ob*etivos da *nstit*ição, * que result* </line>
<line> em maior *om***metimento *om as *aus*s *efendidas. </line>
<line> *o **tanto, a pesqui*a ap*esenta limitaçõ*s, como o número de entrevistados e o *oco </line>
<line> em uma ***ca *nstituiçã*, o que p*de limitar a gen**alização *os resul*ad*s. Pesqui*as fu*ur*s </line>
</par>
<par>
<line> *oderi** ampliar * </line>
<line> amost*a, *ncluir m*ior*s e diferente* in*tituições e a*a*i*ar como </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> vínculo empregatício, *omo *ont*a*o CLT, influencia a *requência o </line>
<line> *e partic*pação </line>
<line> e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> dispo*i*i*ida*e de *e*p* dos voluntários. Além d*sso, se**a *e*evant* **vestig*r organizações </line>
<line> **m particip**ão **á*ia e contínua dos *oluntár**s, comparan** a dinâmica do *ngajame*to. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse sentido, conduzir p*s*uisas </line>
<line> quan*itativas em *arga e*cala po*e*ia pro*orcio*ar </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina, *. 22, n. 9, ar*. 2, p. 31-53, s*t. *0*5 </line>
<line> www4.Uni**a*et.c*m.*r/**vis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Engajamento no Tr**alh* Volun*ário: Estudo *m u*a In*ti**ição do Terceiro S*tor </line>
<line> 51 </line>
</par>
<par>
<line> análi*e mais *obusta e abrangente dos fatores *ue inf**encia* o en*ajamento vo*un*ário. Uma </line>
<line> alternativa seria *dotar uma perspectiva *nter*ult*ral, p*ssi*ilitando * análise co*parativa dos </line>
<line> r*su*tados em distintos países. Es*e méto*o l*varia em conta aspec*os como regulamentações </line>
<line> *ela*ionadas *o voluntaria**, realidades econômica* * sociais, *lém da* tradiçõ*s c*lturais d* </line>
<line> *articipação cív*ca, co**ribuindo para ampli*r a validade extern* das conclus***. </line>
<line> Em suma, o estudo con*r*bui para um* compreensão de *uais f*tores influe*ciam o </line>
<line> engajament* no *rab*lho voluntár*o em uma **stituição do terceiro setor, fornecendo i*sights </line>
<line> va*io**s para a gestão efica* de voluntá*ios no *erce*ro setor. </line>
<line> RE*ERÊNC*AS </line>
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<line> *ngajamento no Tr*balho Volun*á*io: E*tudo em u*a In*tituição d* Terceiro Set*r </line>
<line> 5* </line>
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<line> Como Referenciar este Artigo, con*or*e ABNT: </line>
<line> **LVEIRA, C. G. P; ODERI*H, C. L; SILVA. G. R. R. *nga*amento no Tr*balho V**untário: Estudo </line>
<line> em *ma Instituição do *erc*ir* Se***. Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 9, art. 2, p. 31-53, s*t. 202*. </line>
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<line> Cont*ibuição *o* Autores </line>
<line> C. G. P. Si*vei*a </line>
<line> C. L. *deri*h </line>
<line> *. R. R. S*l** </line>
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<line> *) concepção * planeja*en*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
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<line> 2) análise e in*e**retação do* dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
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<line> *) el*boração do rascunho ou na *evisão crítica do co*teúd*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 4) **rticipa*ão n* aprovação d* ve*são final do man*scrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> ***. FSA, Teresina PI, *. 22, n. 9, art. 2, p. *1-53, set. 2**5 </line>
<line> ww*4.Unifsanet.com.b*/*evis*a </line>
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)