Feminismo e Violência de Gênero no Serviço Público em Mato Grosso / Feminism and Gender Violence in the Public Sector in Mato Grosso

Dalyla Assunção Ribeiro, Patrícia Dias de Morais, Michelle Mittelstedt Devides

Abstract


Este artigo investiga o papel do feminismo como instrumento de promoção da igualdade de gênero e enfrentamento de práticas de assédio moral, psicológico e sexual no serviço público, com foco no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) – Campus Barra do Garças. O objetivo é compreender como servidoras percebem o feminismo e a violência de gênero em seu ambiente de trabalho. A pesquisa adotou abordagem descritiva e qualitativa, utilizando um questionário eletrônico aplicado a servidoras do campus, aliado à revisão bibliográfica sobre os temas centrais. Os resultados indicam que 75% das participantes nunca receberam capacitação sobre igualdade de gênero ou assédio, evidenciando lacunas institucionais na formação continuada. Além disso, 75% reconheceram a ocorrência de assédio moral, psicológico ou sexual no ambiente laboral, o que aponta para a persistência de práticas discriminatórias e abusivas. Apesar disso, 83,3% das respondentes consideram o feminismo uma ferramenta eficaz para combater essas formas de violência, demonstrando adesão teórica à perspectiva feminista como promotora de justiça e equidade. A análise dos dados revela a necessidade urgente de políticas educativas e preventivas que fortaleçam a conscientização sobre gênero e assédio no serviço público. Conclui-se que o feminismo, ao ser incorporado como prática institucional, pode contribuir significativamente para a construção de ambientes de trabalho mais seguros, inclusivos e igualitários, especialmente em instituições públicas de ensino. O estudo reforça a importância de ações formativas e de escuta ativa das servidoras como estratégias para transformar a cultura organizacional.

 

Palavras-chave: Feminismo. Assédio. Gênero. Serviço Público. IFMT.

 ABSTRACT

 

This article investigates the role of feminism as a tool for promoting gender equality and addressing moral, psychological, and sexual harassment in the public sector, focusing on the Federal Institute of Education, Science and Technology of Mato Grosso (IFMT) – Barra do Garças Campus. The objective is to understand how female public servants perceive feminism and gender-based violence in their workplace. The study adopts a descriptive and qualitative approach, using an electronic questionnaire administered to female staff members, complemented by a literature review on the core themes. Findings reveal that 75% of respondents have never received training related to gender equality or harassment, highlighting institutional gaps in continuing education. Additionally, 75% acknowledged the presence of moral, psychological, or sexual harassment on campus, indicating the persistence of discriminatory and abusive practices. Nevertheless, 83.3% of participants consider feminism an effective tool to combat such violence, demonstrating theoretical alignment with feminist perspectives as promoters of justice and equity. Data analysis underscores the urgent need for educational and preventive policies that enhance awareness of gender and harassment issues in public service. The study concludes that feminism, when adopted as an institutional practice, can significantly contribute to building safer, more inclusive, and equitable work environments, particularly within public educational institutions. It reinforces the importance of training initiatives and active listening to female staff as strategies to transform organizational culture.

 

Keywords: Feminism. Harassment. Gender. Public Service. IFMT.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2025.22.9.3

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