<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.Unifsanet.*om.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, T*r*s**a, v. 22, n. 11, art. 7, p. 122-*4*, no*. 2025 </line>
<line> ISSN Impre*so: 1806-63*6 ISSN *letrônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.1281*/2025.22.*1.7 </line>
</par>
<par>
<line> Transporte Público e a Rotina *c*dêmica: Av*li*ção da **bilidade dos E**udantes da U*PI, </line>
<line> Teresina-*I (202* A *024) </line>
<line> Publi* Transportat**n and *cademic R*uti*e: An Ev*l*ation o* Student Mobility at *FP*, </line>
<line> Teresina-PI, fro* **22 to 2024 </line>
</par>
<par>
<line> *aiana Araújo Go*es </line>
<line> Gradua*da do curso d* geografia pela U*iv*rsidade Federa* do Piauí </line>
<line> E*ai*: raiana.g**es@ufpi.*du.*r </line>
<line> Mário Ânge*o ** Meneses *ousa </line>
<line> Doutor em De*e*volvimen*o em Meio Amb*ente - em Rede pela U*ive*sidade Feder*l do *ia*í </line>
<line> Doc*nte do Cur*o d* G*ografia d* Uni*ersidade Fede*al do Piauí </line>
<line> Email: profmarioang*lo.ufpi@ufpi.edu.*r </line>
</par>
<par>
<line> *n*e*eç*: Raia*a Ar**jo Gomes </line>
<line> Editor-C*e*e: </line>
<line> Dr. </line>
<line> T*nny </line>
<line> Kerley </line>
<line> *e </line>
<line> Alenca* </line>
</par>
<par>
<line> *u*dra Raimundo Portela, Pr*morar, *e*esina, Pia**- </line>
<line> R*dri*ues </line>
</par>
<par>
<line> CEP 6*027270. Bra**l. </line>
</par>
<par>
<line> Endere*o: Mário *ngelo de M*nese* Sousa </line>
<line> Art*go receb*do em 2*/10/2025. Úl**ma versão </line>
</par>
<par>
<line> *ampus Ministr* Pet*ô*io Portella - SG 06 - Bai*r* </line>
<line> recebi*a em 30/1*/*025. Ap*ovado em 31/10/2025. </line>
</par>
<par>
<line> Ini*ga - Ter**ina/PI. CEP: 64049-550. Brasi*. </line>
</par>
<par>
<line> Avaliad* pelo sistema Triple Revi*w: Desk *e*iew a) </line>
<line> pelo *ditor-Che*e; e b) *o*ble *lind Review </line>
<line> (a*aliação cega por dois *valiador*s da *r*a). </line>
<line> Revi*ão: Gramatical, Norma*iva e de For*at**ão </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> Tran*porte *úblic* e * Roti*a Acadêmica: Avali*ção *a Mobilidade do* Estudantes da UF*I, **re*ina-PI </line>
<line> 123 </line>
</par>
<par>
<line> *ESUMO </line>
</par>
<par>
<line> Este a*tig* analisa a mo*ilidade ur*ana sob a ótica dos estudante* da *ni*ersidade Federal do </line>
</par>
<par>
<line> Piauí (UF*I), com f*co n*s condições </line>
<line> do transporte *úblico col*tiv* utilizad* para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> deslocamento até o camp*s Ministr* *etrônio Portella, </line>
<line> em Teresina - *I. * *bj*tivo ger** </line>
</par>
<par>
<line> con*is*e ** avaliar d* que fo*ma a infr*estrutura d* t*anspor*e público interfere na ro*i*a </line>
</par>
<par>
<line> *cadêmica </line>
<line> do* discentes. Para *r**n*a* * investigaçã*, foram definidos t*ês *bjet*vos </line>
</par>
<par>
<line> espe*íficos: (1) d*screve* a infraestrutura do transporte públi** utilizado pelo* estudantes; (2) </line>
</par>
<par>
<line> identifica* o* </line>
<line> princip*is proble*a* e*frentados durante os desloca*entos di*r*os; e (3) </line>
</par>
<par>
<line> identificar os *mpacto* d* mobilidade urbana na vid* aca*êmica dess*s d*scentes. Tr*ta-se de </line>
<line> uma *esquis* q*al**ati*a, *e **ráter e*plo*a**rio * des*r*tivo, *eali*ada por mei* d* *plicaç*o </line>
</par>
<par>
<line> de um *uestio**r*o </line>
<line> estrutur*do online </line>
<line> com estudantes *os centros CCHL, CCE e CT. </line>
<line> A </line>
</par>
<par>
<line> análise do* dados foi conduzida com bas* na técnica de análise de conteúdo *e Bard*n (1977), </line>
</par>
<par>
<line> permitindo a ca*egorizaç*o </line>
<line> te*ática *o* rela*os. Os resultados revel** pro*lemas como </line>
</par>
<par>
<line> *uperlotação, *esconforto físico, insegurança, atras** e impacto negativ* no rendimento </line>
</par>
<par>
<line> acadê*ico do* </line>
<line> estudantes. Concl*i-se que a precariedade do sist*ma de tr*nsp*rte coletivo </line>
</par>
<par>
<line> comprome*e não ap*nas o direi*o à mobilid*de, ma* tamb*m o ace*so pleno à educação </line>
</par>
<par>
<line> púb*ica, evidenciando d*si*ualdades </line>
<line> est*uturais que afetam o *otidiano un*versitário </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> d*mandam a refor*ulação das polític** públicas vol*adas à mobili*ade estudantil. </line>
<line> Palav*a*-chave*: M*bilidade Urbana. Tran*porte Púb*ico. Estudantes Un*ver*i**rios. Rotina </line>
<line> Aca*êmica. *nclusão S*cial. </line>
<line> AB*TRACT </line>
<line> This article ana*yz*s *rba* mobility *rom the perspect*ve *f stu*ents at the F*de*al Un*versity </line>
</par>
<par>
<line> *f P*auí </line>
<line> (UFPI), focusi** on the co**itions of publ*c </line>
<line> *ransporta*ion *se* *o travel to </line>
<line> th e </line>
</par>
<par>
<line> Mi*i*tro Petrônio Portella </line>
<line> ca*pus in Teres*na, PI. The gene*al objec*ive is to as*es* how </line>
</par>
<par>
<line> *ublic *ransportati*n infr*structure interfe*es wi*h t*e ac*demic routi*e of stu*ents. *o *uide </line>
</par>
<par>
<line> the inv*s*ig*t*on, th*ee specif*c </line>
<line> objecti*es were *efined: </line>
<line> (1) t* describe the infrastr*cture of </line>
</par>
<par>
<line> t h* </line>
<line> public t*ansport used by studen**; (2) to identif* the main *roblems faced </line>
<line> during daily </line>
</par>
<par>
<line> commute*; and (3) to Ide*tify t** im*acts of urban m*bility </line>
<line> ** *he aca*emic lif* </line>
<line> of these </line>
</par>
<par>
<line> students. *his a *u*litati*e, *xp*ora*ory, a*d *escriptive research, conducted *hrough is </line>
<line> t he </line>
</par>
<par>
<line> a**lication of a str*ctured onli*e qu*stion**i*e with stud*nts from t*e CCHL, CCE, and CT </line>
</par>
<par>
<line> *en*ers. Data analysis was carr*ed </line>
<line> o*t based *n Bardin\s (19*7) </line>
<line> content </line>
<line> a**lysis t*chnique, </line>
</par>
<par>
<line> *llowi*g the thematic </line>
<line> categorization *f the r**orts. The res*lts re*e** *s*u*s suc* a* </line>
</par>
<par>
<line> overc*owding, phys*cal *is**mfort, inse*urity, </line>
<line> delays, and a negative </line>
<line> imp*ct *n </line>
<line> s*udents\ </line>
</par>
<par>
<line> academic performanc*. It is </line>
<line> conclu*ed that the precariou*n*ss *f th* public tra*sp*rta*i** </line>
</par>
<par>
<line> system compro*i*es not only the right *o mobility but also f*ll *c*ess </line>
<line> to p*bli* educatio*, </line>
</par>
<par>
<line> *ig*l*ghting str*c*ural inequalitie* tha* ****ct univ*rsity life and demand t*e reformulation of </line>
<line> public policies ai**d at studen* *o*ility. </line>
<line> K*ywords: U*ba* Mob*l**y. Publ*c *ranspo**. Universit* Students. Academic Ro*tine. Socia* </line>
<line> *nc*u*ion. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina PI, *. 22, n. 11, art. *, p. 122-*42, nov. 2025 </line>
<line> w**4.Unifsanet.*om.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. A. Gomes, M. A. *. Sou*a </line>
<line> 1*4 </line>
</par>
<par>
<line> * IN*RODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> O tema m**i*idade urbana n*s **timos a*os te* se t*rnado b*stan** d*scutido no </line>
<line> **asil, d**ido ao crescimento d*s centr*s u*banos. Des*e modo, pensar em *obilidade *rbana </line>
<line> é refl*t*r a *inâ*ica da ci*ade e *ua população, ** r**ação ao *eslocamento do in*ivídu* de </line>
<line> u* lugar a out*o, o qua* d*ve **r de f*rma segura, acessível * viá*el, para a reali*a*ão d* suas </line>
<line> **ividades d*árias **jam e**s trabal*o, *st*d* ou lazer. </line>
<line> Como agente *a mobilidade urb**a, * tran*po*te p*bl*co coletivo * um *er*iço </line>
</par>
<par>
<line> es*enc*** nas cida*es brasile*ras. *m Teresina não seria diferente, embora a </line>
<line> cidade </line>
<line> *fere*a </line>
</par>
<par>
<line> serviços de mobilidade col*tiva como o metrô, o mod*l mais utilizado é ôni*us colet*vo, pois </line>
</par>
<par>
<line> oferece li*ha **ra toda* a* zonas *a </line>
<line> cidad*. Todavia, * pr*c*r*zaçã* desse se*viç* t*m </line>
</par>
<par>
<line> pro*ocado a exclusão *e parcelas sig*ific**ivas </line>
<line> ** s*cie**de do di*e*to de ir * vir </line>
<line> com </line>
</par>
<par>
<line> seguranç*, co*for*o e *egul*ri*ade. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse contexto, o direito de i* e vi* * p*evisto na Const*t*ição Fede**l de 1988, assim </line>
<line> co*o o direito à *ducação. Ambos o* *ireito* se *n*erli*am, pois * di*e*to de ir * vir quando </line>
<line> violad* afeta d**etamen** o dir*ito à educa*ã*, gerando *ssim mais d*sigualda*es * exclusão </line>
<line> *ocial. Na *nive*s*d*de Feder*l do Piauí (U*PI), ca*pus Ministro Petrônio Portel*a, </line>
</par>
<par>
<line> localizad* em *ere*ina - *I, </line>
<line> os disce*tes qu* util*zam os ônibus para acessar campus o </line>
</par>
<par>
<line> *n*rentam diver*os desafios que v*o desd* * pont* de espera até o d*sti*o. </line>
</par>
<par>
<line> Foi a **rtir da observaçã* dos *esafio* *nfrentados *or estudan*es que utiliza* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *ransporte c*let*v* *ara cheg*r à UFPI que surgiu *onto de par*ida o </line>
<line> *es*a pe*quisa. Nessa </line>
</par>
<par>
<line> p*rsp**tiv*, buscou-se compr*ender c*mo as *ondiç*e* *a infraestrutura do </line>
<line> transporte </line>
</par>
<par>
<line> público in*erferem n* rotina a*adêm*ca dos dis*e*tes. *nalisar e*sa ques*ão * fund**ent*l </line>
<line> para averi*uar s* os **scent*s *ue precis*m d*s ônibus público coletivo estão sendo incluí**s </line>
<line> *o direito * m*bili*ade urbana de manei*a eficiente. </line>
</par>
<par>
<line> A *nves*i*açã* *e*e como objetivo **ra* avaliar d* *u* fo*m* a infrae*tru*u*a </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> *rans*orte púb*ico in*erfere na rotina acad*mica dos estud*ntes </line>
<line> da U*PI, identific*ndo os </line>
</par>
<par>
<line> pri*cipais p*oblema*, *specialmente n*s ce*tros CCHL (C*ntro </line>
<line> de Ciências *umanas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Let*as), CCE (**ntro de Ciências da Educação) e CT (Centro </line>
<line> de Tecnologia), e**ora </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *amp*s te*ha outros três centros, devid* às lim*tações do tempo, o cronograma do trab*lho </line>
</par>
<par>
<line> *er*iti* col*tar dado* apenas </line>
<line> dos três c**tros ***ados. Pa*a estruturar * *es*uisa, foram </line>
</par>
<par>
<line> d*finidos trê* objetivos espe*íficos: (1) descre*er </line>
<line> a infrae*trut*ra do transpor*e público </line>
</par>
<par>
<line> *til*zado por ess*s discente*; (2) identificar o* princip*is p*oblemas enfrentado* durant* os </line>
<line> **v. F*A, Teres*na, *. 22, n. 11, art. 7, p. 1*2-14*, nov. 2025 www4.Unifs**et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Tra*sp*rte Público e a Rotina Ac*dêmic*: Avaliaç*o d* Mobilidade do* Es*udantes da UFPI, Teresina-PI </line>
<line> 125 </line>
</par>
<par>
<line> d*sloca*ent*s *iári**; e (3) ana*i*ar *s impactos d* *obilidade urbana na v*da *cadêmica </line>
<line> desses estu*a*tes. </line>
<line> Portanto, a presen** p*s*uisa torn*-*e rele*ante, pois o tra*sp*rte públ*co coletiv*, </line>
<line> espe*ificamente o modal ônibus, faz parte do direito à educaç*o. P*is ao *nvest*g*r os </line>
</par>
<par>
<line> obst*cu*os vivenciados pe*os estu**ntes no trajeto e*t*e suas *esidências e * </line>
<line> universid*de, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> po*sível re*elar dimensões oc*lta* d* de*igualdade d* a*esso ao e*sino superior públic*. Ao </line>
<line> dar visibilidade às e*pe*iên*ia* dos estuda*tes da UFP*, este *studo contribui para * deb*te </line>
</par>
<par>
<line> sobre mobilidad* es*udantil, e*ui*ade no acesso à universida*e </line>
<line> e urg*nte necessidade a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> políticas púb*icas mais efic*z*s e *nclusivas para o *ra*sporte pú*li*o coletivo. </line>
</par>
<par>
<line> 2 RE*EREN**A* *EÓRICO </line>
</par>
<par>
<line> 2.1 Evolução históri*a da mobilidade *rbana </line>
</par>
<par>
<line> De acordo com Vasconcell*s (2*01), a mobi*idade está diretamente ligada </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> *apacid*de d*s indiv**uos *e se desl*c*rem, con*id*ran*o fatores </line>
<line> c*mo suas *o*di*ões </line>
</par>
<par>
<line> *ísicas, culturai* e econômicas. Es*a definição foca nas pesso*s * sua* habili*ade* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> mo*imentaç*o, em vez d* p*iorizar os locais ou espaços. Nes*a i*e*a, é p*ssível entende* que </line>
</par>
<par>
<line> a mobilid*de </line>
<line> *e*e e*tar * dis**r d* populaçã*, ou s*ja, direito à mobili*ade o </line>
<line> tem que ser </line>
</par>
<par>
<line> focado n* *ndivíduo. </line>
<line> *ob esse viés, a m*bil***de urban* es*á atrelada à necess*dade do *eslocamen*o do *er </line>
<line> h*ma*o no esp*ço ur*ano, ou seja, se refe*e a sua locomoção pel* cidade. *al ent*ndimento </line>
<line> foi gerado a*ravés de um longo processo hi*tórico, qu* vem do homem pré-hi*tórico nômad*, </line>
<line> que *nci*lme*te via como **estão de sobre*ivência estar em consta*te movimen** em b*sca </line>
<line> de co*ida, melhor*s c*ndiçõe* climát*cas e a sobrevivênci* a predadores. </line>
<line> Ma*s adia*t* *a h*stó*ia, co* * surgimento da ag*icu**ura, a fixação do ser humano </line>
<line> em um só loc*l se tornou mais nec*ssária, tend* em vista qu* seus aliment*s *ram produ*idos </line>
<line> ** suas p*ó*rias p*opriedades, isso config*r*u * ***essi*ade de construção d* rotas t*rr*stres </line>
</par>
<par>
<line> e fluviais pa*a seu </line>
<line> *e*locamento pelo </line>
<line> territór*o. P*ralelo a *ss*, * dom*sticação dos animais </line>
</par>
<par>
<line> ab*iu ma*g*m para a utilização da *ração *nima*, que resulto* n* id**a ini*ial *e transporte de </line>
<line> carga e pessoas. </line>
</par>
<par>
<line> Mas foi *pena* com os surgim*ntos d*s bondes traci**ad*s por cavalos, </line>
<line> e* meados </line>
</par>
<par>
<line> de 1820 n* Reino Unido, que se consolid*u a id**a de transporte coletivo, o qu*l *e </line>
<line> po*ulari*ou pelo termo "omnibus", qu* vem do lat*m e significa "para t**os", indican*o que o </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, n. 11, art. 7, *. 122-142, nov. 2025 www4.Unifs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. A. Gom*s, M. A. M. Sousa </line>
<line> 126 </line>
</par>
<par>
<line> transpo*te era *úblico, ao dec*r*e* **s an*s fo* mudando * modo de utilização, de tração </line>
</par>
<par>
<line> animal, para a vapor e *m s*guida </line>
<line> pela eletricida*e (L*PES; MARTORELLI; COSTA, </line>
</par>
<par>
<line> 2020). </line>
</par>
<par>
<line> No **asil, os "****b*s" no po*t*guê* ônibus em tri**os de ferr* e por tr*ção ani*al </line>
<line> *ambém foram os *recursores do transpor*e cole*iv*. Segundo o Portal *o Trânsi*o (*023), a </line>
</par>
<par>
<line> p*imeira </line>
<line> empresa *rasileira de linhas de ônibus surgiu *prox*mada*ente 2* ano* </line>
<line> depois, </line>
<line> -a </line>
</par>
<par>
<line> Com*anhia de *mn*bus do desembargado* Aureliano de Souza e Oliv*ira **utinho. Mas </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *dve*to do* ôn*b*s *e de* a*enas com a che*ada dos bonde* *létri*os, p** volta de 186*. Em </line>
</par>
<par>
<line> parale*o, o espaço urban* passou *or </line>
<line> tra*sformações significativa* d**ido ao ava*ço das </line>
</par>
<par>
<line> *ecnolog*as, </line>
<line> pr*j*tos urbanos, mobilidade e, o ma*s i***rtante, o cresciment* dos centros </line>
</par>
<par>
<line> urbanos. </line>
</par>
<par>
<line> *a*do um sal*o tempo*al, a Co*s**tu*ção Fede*al de 19*8, </line>
<line> no artigo 21, *ncis* **, </line>
</par>
<par>
<line> determ*na como dever da Uni*o instit*ir diretrizes p*ra o de*e**olvimento urban*, inclu*n*o </line>
<line> habitação, san*amento *ásico e tr*nsportes urbanos. *ara regimentar tais condiç*es, </line>
<line> posteriormente foram cr*ados o Estatuto *as Cida*es, a PNM* (Pla*o Nacional de </line>
<line> M*bili*a*e Urbana) * demais políticas púb*i*as de ac*rdo c*m c*da município. </line>
<line> 2.2 M*rco Legal e polític*s públ*cas da mo*il*dade urbana </line>
<line> A Constitu*ção de 19*8 def*n*u a compe*ência *uni*ipal na organização e p*e*ta*ão </line>
<line> do tran*port* colet*vo. Segundo Cardoso (2008), u* si*tema de tran*p*rte c*letivo *em </line>
<line> *lan*jado otimiza o uso d*s recursos públic*s, permitindo q*e sejam direcion*dos para áreas </line>
</par>
<par>
<line> *e *aior impacto so*ial. Além dis*o, </line>
<line> co*tribui </line>
<line> par* uma o**pação mais racional </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> hum*nizada do e*paço u**ano, i*fluenciando a *ixação das pes*oas, a localização de serviços, </line>
<line> edi*icações, infrae*trutura e demais atividades urbanas. </line>
</par>
<par>
<line> O Estatu** da C**ade tem origem </line>
<line> no Proje*o d* *ei nº *.191/89, do Deputado Raul </line>
</par>
<par>
<line> Ferraz, e surgiu para regulamentar os artigos *82 * 1*3 da *onstituição F*d*ral ao ins*itu*r </line>
</par>
<par>
<line> que as políticas de desenvolvim*nto urbano devem ser </line>
<line> direcion*das pe*o *u*icípio, </line>
</par>
<par>
<line> bas*an*o-se em diretrizes d*finidas por **i federa*. C*m objetivo * </line>
<line> prin**pal de garantir </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> pop*l*ção a utilização do espaç* urb*no de forma plena, esse proj*to de *ei é exe*utado </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *iscalizado pelo Ministério das Cidades. Como exigência do Estatuto d* Cidade, os </line>
<line> municípi*s com ma*s d* 500 mi* h**it*nte* devem elaborar um plano de mobili*ade u*bana </line>
<line> compa*íve* e i*t*grado com o plano diretor do m*nic*p*o. </line>
<line> R*v. FSA, **re*ina, v. 22, n. 11, ar*. 7, p. 12*-*42, nov. 2*25 www4.U*if*anet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Transport* P**lico e a Rotina Ac*dêm*ca: Avaliaç*o da Mobilidade dos Estud*nt*s d* UFPI, Teresina-PI </line>
<line> 127 </line>
</par>
<par>
<line> Co*forme a Po*ítica Naci*nal de Mobilidade Urbana (PNMU), a *obil*dade é </line>
<line> *m </line>
</par>
<par>
<line> tr*ço ligado tan** às pesso*s qu*nto aos bens, re*letindo as resp*stas às neces*idades </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> desloc**ento no es*aço urbano. Essa defi*ição *on*i*era a *el*ção entre indivíd*os, agen**s </line>
</par>
<par>
<line> eco*ômicos, * *nfraestrutura *is*oní*el (*omo v*as e </line>
<line> *alç*das) e a com*lex*dade das </line>
</par>
<par>
<line> ativi*ade* urbanas, desta*an*o que </line>
<line> a mobilida*e urbana r*sulta </line>
<line> da inte*a*ão entre </line>
</par>
<par>
<line> deslo*amentos e a cidade c*mo um t*do. </line>
</par>
<par>
<line> A Política Na*ional de Mobilidade **bana (PN*U) foi **stitucion*liza*a pe*a Lei n* </line>
<line> 12.587, de 03 *e ja*eir* de 2012, com o objetiv* d* pro*ove* * aces*o u*ive*sal à cidad* por </line>
<line> *eio do **aneja*ento e da ges*ão dem*crát*c* *o Sistema Nacion** *e Mob*lidade Ur**na. </line>
<line> Essa pol*tica abrange o conj*nto do* mo*o* de tran*p**te, serviç*s e infrae*truturas q*e </line>
<line> garantem os deslocamentos *e pess*as e carga* *o terr*tó*io (BRASIL, 2012). </line>
</par>
<par>
<line> A pri*cipa* cond*ta da PNMU é te* co*o prioridade </line>
<line> os m o*os de </line>
<line> transportes **o </line>
</par>
<par>
<line> motorizados sobr* os motor*zados * dos servi*os de transport* público coleti** sobre </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> transp*rte i*d**idu*l *o**riz*do. A ***U pontua, também, q*e todos os municípios sã* </line>
<line> *brigados a elab*rar um plano d*retor e es*ar pres*nte o plano d* mobilidade urbana. Pois </line>
</par>
<par>
<line> u*a mobilidade **bana bem estruturada, c*m sistemas integrados e s*ste**áveis, a*irma </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> acesso dos cid*dãos às cidades e propor*iona qualidade *e vi*a </line>
<line> e dese*volvimento </line>
</par>
<par>
<line> eco*ô**co (BRASIL, 20*2). </line>
</par>
<par>
<line> BRASIL. Lei nº 12.587, d* 3 de janeiro de 2012, que institui as diretrizes da *o*ítica </line>
<line> Nacional *e Mobilidade **b*na, *stab**ece em seu Art. 7º: </line>
<line> Art. 7º * Po*ítica Nacional de Mobilid*de Ur*ana possui o* seguin*e* objetivos: </line>
<line> I - reduzir as desigu*ld*des e promove* a i*c*usão soci*l; </line>
<line> II - promover * *cesso **s *erviços bási*os e equipamentos sociai*; </line>
<line> I*I - pr*porci**ar melhoria nas condições urba*as d* popul*ção n* que se **f*re à </line>
<line> acessibilidade e à mobilidade; </line>
<line> IV - p*o*over o des*nvolv*m*nto sust*n*ável com a *itigação do* custos </line>
<line> am*ientais e *ocioeconômicos dos d*slo****ntos de p*ssoas e carga* nas *id*des; e </line>
<line> V - consolidar a ge*tão de**crática como instrumento e g*rantia da construção </line>
<line> con**nua do a*rimora**n*o *a mobilidade *rbana. </line>
<line> Os *bjeti*o* da *N*U, presen**s no Art. 7º da Lei *º 1*.587/2012, *sclarecem que a </line>
<line> mobilidade u*ban* vai al*m *o t*ansporte, ao disc*r*er mobilid*de como um dir**to soci*l. Ao </line>
<line> prop** * redução das d*s**ual**des, *elhorias das con*iç*es urbanas e *mbientais, a po*ítica </line>
<line> reforça a ideia de mo**lidade *o*o el*me*to para inclusão e justiça so*ial. </line>
<line> A lei 12.587/12 da PNMU lista o q*e * consider*do infraes*rutura de mobi*idade </line>
<line> urban* (*RASIL, 2012, p 1): </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina PI, v. *2, n. *1, art. *, p. 122-142, nov. 2025 </line>
<line> www4.Unifsan*t.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. A. Gomes, M. A. M. Sousa </line>
<line> 128 </line>
<line> § 3º S*o infr*estruturas de *o**lidade urbana: </line>
</par>
<par>
<line> * - vi*s </line>
<line> e dem**s *ogradour*s públic*s, inclusiv* metrof**rov*a*, hidrovias e </line>
</par>
<par>
<line> c*clo*ia*; </line>
</par>
<par>
<line> II - estacionamento*; </line>
<line> *II - terminais, esta*ões e demais cone*ões; </line>
<line> IV - pontos *ara emb*rq*e e desembar*ue de *assageiros e car*as; </line>
<line> * - sinalização viária e de trân*ito; </line>
<line> VI - e*uipamentos e instalações; e </line>
<line> VII - instrumentos *e c*nt*ole, fiscalização, arrecadação de taxas e ta*ifas e difu*ão </line>
<line> de in**rmações. </line>
</par>
<par>
<line> A infraestrutura *e m*bilidade </line>
<line> urba*a, *omo j* </line>
<line> ex*osto, não e*globa a*enas </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> veícu*o*, mas toda a **nâmi*a da cidade *o incluir c*c*ovias, *erm*nais, pontos de em*arque, </line>
<line> sina*ização, inst*ume*tos de controle e até a difusão de informa*ões, *ssim a legislação </line>
<line> reforça a importância de u* sistema i*t*grado, ac*s*ível e ef*ciente. </line>
<line> A Cart* Magna bras**eira atr*b*i com*etência do mu*icípio a orga*ização e *restação </line>
<line> do serviço de tran*porte coletivo. Em *ere*in* - PI, a mobilidade urba*a é disc*ti*a d* fo*ma </line>
<line> central no Plano Diretor d* O*de*amento T*rritorial de Teresina - *DOT, *nst*t*ído pela Lei </line>
<line> C*mp*ementar *º 5.481/2**9. O docum*n*o propõe dir*trizes que visam prio**zar o transp*rte </line>
<line> público co*etivo *m ve* do transporte individual *o*oriza*o, co* o propósito de *rom*ver a </line>
<line> equidad* no ace**o à u*b*, **duzi*do t*m*ém as *missões de poluen*es e in*entivando modos </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> deslocamentos ativos, co*o o us* da *icicleta o cami*har (TER*SINA, 20*9). Al*m e </line>
</par>
<par>
<line> *isso, a política de mo*ilida*e proposta julga aspectos de acessibil*dade universal, segurança </line>
</par>
<par>
<line> viár*a, int**ração entre modais e inclusão d* gênero no planejamento urbano, reforçando </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> necess*dade de um sist*ma de t*ans*orte **le*ivo **iciente, *eguro e ac*ssível para todos os </line>
<line> grupos sociais. </line>
<line> 2.3 O Transporte públi*o coletivo e s** funç*o social </line>
</par>
<par>
<line> De aco*do com a Lei nº 12.587/2012, o transpo*te púb**co </line>
<line> coletiv* é def*nido c**o </line>
</par>
<par>
<line> "ser*iço público de tran*porte de pass*geiros acessível a toda a popu***ão mediante </line>
</par>
<par>
<line> **gamento individualizado, *o* </line>
<line> itine*ários e p*eç*s fixados </line>
<line> pelo poder púb*ico" (BRASIL, </line>
</par>
<par>
<line> 2012). Desse modo, a lei as*egura que * tran**orte público co*etivo deve ser para todos, mas, </line>
</par>
<par>
<line> de a*ordo com o r*latório de mobilid*de e </line>
<line> pobreza rea*iz**o pelo Institu*o de </line>
</par>
<par>
<line> Desenvolvimento * Infor*ação *m Tran*porte (ITRANS), pessoas de *a*xa renda e residentes </line>
</par>
<par>
<line> *as periferias enfrentam mais *if*culdades pa*a ter ac*sso ao transporte pú*li** </line>
<line> coletivo </line>
</par>
<par>
<line> *de*uado. </line>
</par>
<par>
<line> O tran*porte *úblico coletivo é um dos ag*n*es *ais im*or*antes para a *rganização </line>
<line> de mob**ida*e *rbana, o qua* no B*asil inteir* é responsável pelo de*loc*mento de milh*es de </line>
<line> R*v. *SA, Teresina, v. 22, n. 11, ar*. 7, p. 1*2-142, nov. 2025 www4.Unifsanet.c*m.br/r*vi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Trans*orte Públic* e a Rotina Acad*mi*a: Av*liação da M*bi*i*ade d*s Estudantes da UFPI, Teresin*-PI </line>
<line> *29 </line>
</par>
<par>
<line> p*ssoa* d*ariame*te, pois comp*rta vária* </line>
<line> pessoas *m *m só veícul*. * transporte </line>
<line> pú*lico </line>
</par>
<par>
<line> coletivo é pre*suposto no *rti** </line>
<line> 6º da Constituição de 88 c*mo direi** social bá*i*o, n* </line>
</par>
<par>
<line> mesmo p*r*met*o da educação, sa*de, trabalho, segurança pública, moradi*, ent*e outros </line>
<line> direitos asse***ado*. </line>
<line> De ac*rdo com a Confed*r*çã* Nacional de Municípios. (2024, p. 9): </line>
<line> O transporte p*b*ico coletivo, cada vez mais p*ecário, inse*uro, c*ro, v*lnerável, </line>
<line> não confiável, c*m long*s dis*âncias d* deslo*amentos e c*nge**iona*entos v*m </line>
<line> *er*e*do esp*ço e s*ndo s*bstituído por transpo**e part*c*lar, que, apesa* de </line>
<line> múlti*las externa*idades neg*tivas, oferece a opção de vi*gem mai* seg*ra, com </line>
<line> me*or tem*o e *aior flex*bilidade. </line>
<line> A pand*mia da Covid-19 levou o *undo *odo a in*ertezas e insta*ilidades em quase </line>
<line> todos o* aspect** da so*ied*de, o que não foi di**rente com o transporte público *oleti*o. *os </line>
</par>
<par>
<line> últimos anos, </line>
<line> os brasi**iros têm enfr*ntado diversos problemas no </line>
<line> que diz respei*o à </line>
</par>
<par>
<line> mobilid**e urbana. Diant* </line>
<line> di**o, estudos realiz*dos sobre o cen*r*o d* mo**li*ade n* pós- </line>
</par>
<par>
<line> *and*mia, con*tata**m </line>
<line> que de 20*2 * </line>
<line> 20*4 o número de mo*or*sta* de aplicativ* aumentou </line>
</par>
<par>
<line> em 35% (MONTEIRO, 2*25). Tal dado r*flete * insatisfaç*o *a popul*ção com o transpor*e </line>
<line> *úblico coletivo, dev*d* à alta p*ocura por *eios de tr*nspo**es i*di*idu*i*. </line>
</par>
<par>
<line> * política tarifár*a do transporte </line>
<line> pú*lico coletiv* deve se*uir regime**os que </line>
</par>
<par>
<line> viabilizam a equida*e no a*esso, *ficiê*cia d* serviço, integraçã* e*tre os difere**es modos </line>
<line> de *ra*sporte (BRASI*, 201*). P*rém, **gundo *omide (2006), a parcela mais pobre d* </line>
</par>
<par>
<line> população </line>
<line> te* sido e*c*u*da da realidade *ue l** é a*segurada por lei, pois encontra </line>
</par>
<par>
<line> d*ficuldades em ac*ssá-lo, tanto pel* *uanti*ade que lhe é *es*inada quanto a* valo*, o autor </line>
<line> *onsidera o trans*or*e público caro * de ba**a qu*lidade. </line>
<line> S*gundo Fra*co, Co**a e A*aújo (2016), o moda* ônibus é o prin**pal meio de </line>
</par>
<par>
<line> *ransporte público para locom*ção </line>
<line> ut*li*ado p*los teresi*ens*s; e suas </line>
<line> anál*ses conside*am </line>
</par>
<par>
<line> como um </line>
<line> dos meio* de trans*orte m*no* *ficientes quant* ao **mpo d* </line>
<line> deslocamento. </line>
</par>
<par>
<line> **mbém foram </line>
<line> po*tuados problemas de l*tação *xcessiv* e falta de co*forto fís*co e </line>
</par>
<par>
<line> psico*ógico. A infr*estr*tu*a dos *nibus e *ont** de e*p*ra *a capital *o Pi*uí segue cada *ez </line>
<line> mais precária. Desde o pós-pandemia da c*vid-1*, os problemas vão desde a super*ota*** até </line>
</par>
<par>
<line> mesmo à fa*ta do transporte coletivo. Tais questões obrigam a </line>
<line> populaçã* a optar por m*ios </line>
</par>
<par>
<line> p*rtic*l*re*, </line>
<line> aplicativos o* os "ligeiri*hos" - ca**os par*icula*es qu* se popularizaram em </line>
</par>
<par>
<line> Teres*na e </line>
<line> f*zem a mes** rota do ônibus coleti*o por *m preço que *e i*icia em reais, 6 </line>
</par>
<par>
<line> depend*ndo do local d* che*ada. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina PI, v. *2, *. 11, art. 7, p. 122-142, nov. 20*5 </line>
<line> www*.Unifsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. *. *omes, M. A. M. Sousa </line>
<line> 130 </line>
</par>
<par>
<line> 3 METODO**GIA </line>
</par>
<par>
<line> * pesquisa f*i de*envolvi*a e caracte*izada como um e*t*do de ab*rd*gem </line>
</par>
<par>
<line> qualitati*a, as*um*n*o </line>
<line> t*mbém um car*ter explo*at*rio *escri*iv*. A *scolha por esse e </line>
</par>
<par>
<line> caminho metodológi*o s* *eu j*s*amente pela nece*sidade de *ompree*der de que forma os </line>
<line> discentes da Universidad* Federal do Piauí (UF*I), Campus Ministro *etrônio Po*t*lla, </line>
<line> *e*cebem as condiç**s da *ob*lid*de urbana e co*o ta*s condi**es afet** s*a rotina </line>
<line> acadêmica, especialmente no que se refere ao **o do transp*rte p*blico c*letivo em seu d*a a </line>
<line> dia. </line>
<line> Par* co*eta* *s dados, o*tou-se po* *m questionário com pergunta* estruturadas </line>
<line> con*orme os objetivos da *esq*i*a, dispon*bilizado de forma online, por m**o *a plat*form* </line>
<line> *oogle For*s. As i*dagações foram ***ec*onadas *os *iscen*es regularmen*e mat**culados </line>
<line> *ntre os anos de *022 * *024 *o* cen*ros de Ciências Humanas e Letras (C*HL), C*ên*ia* da </line>
</par>
<par>
<line> Educ**ã* (*C*) Centro de Tecnol*gia (CT), totalizan*o * </line>
<line> ** p*r*icipan*es send* 15 </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> cada centro. </line>
</par>
<par>
<line> A e*colha por ess*s t*ês centros considerou questões *ráticas, como a acess*bilidade </line>
<line> aos pa*t*ci*antes e a viab*lidade dentro do c*onograma pr*visto. * question**io contou com </line>
<line> p*r*unta* abe*tas e fecha**s, *ustamente p*ra captar n*o ap*n*s d*dos mais o**etivos, *as </line>
<line> també* os *elatos subje*ivos que *efl*tem *s experi*ncias cotidianas desses *studantes *os </line>
<line> seus deslo*am*ntos at* a universidad*. </line>
</par>
<par>
<line> Para a *nális* de *ad*s, foi u*ado o </line>
<line> mét**o de anál*se proposto *or Bardin (1977). </line>
</par>
<par>
<line> Sua técni*a p*rmitiu i*terpr*tar os *ado* </line>
<line> obtidos p*r me*o do questi*nár*o apl*c*do. </line>
</par>
<par>
<line> U*i**za*do es*e **tod*, foi possí**l c*tegorizar os dados o*t*dos conf**me os t*ês obj**ivos </line>
<line> específicos da *esquisa: de*crição da i*fraestrutura d* tra**porte público utilizado pelos </line>
</par>
<par>
<line> estu*an**s, identificaçã* dos pr*blemas e*frentados n* deslocamento até a </line>
<line> unive**i*ade, </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> anál*se dos impact*s da mobilidad* no cot*diano acadêmico. </line>
</par>
<par>
<line> É im*ortant* r*ssa*tar que o presente estud* res*eito* os princ*pios *tic*s da p*squisa </line>
<line> científi*a, garantindo o *noni*ato dos parti*i*ant*s e a utilizaç*o d*s dados exclusi*ament* </line>
</par>
<par>
<line> *a** fins </line>
<line> acadêmicos. A p*squisa foi desenv*lvid* de fo*ma independente, sem ví*culo </line>
</par>
<par>
<line> *nstitucional com órgã*s de fomento, e com *a*e em revisã* bib*iográ*ica *undamen*ada em </line>
<line> aut*res como Vasconce*los (2001), Gomide (2006), Car*oso (2*08), entre outros. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina, v. 22, n. 1*, art. 7, p. 122-14*, n*v. 2025 </line>
<line> w*w4.Un*fsanet.c*m.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Transpo*te Públ*co e a Rot*na Acadêmica: Aval*ação *a Mobi*idade dos Estuda*tes da UFPI, Ter**ina-PI </line>
<line> 131 </line>
</par>
<par>
<line> 4 RESULT*DOS E DISCUSSÃO </line>
</par>
<par>
<line> A Unive*sida*e Fe*eral do Piauí (UFPI) foi criada nos termos da Lei nº 5.528, de 11 </line>
<line> de novem*ro de 19*8, e ofici*l*ente instalada em 1° de ma*ço *e 1971, c*m o obje*ivo de </line>
<line> *r*ar e man**r a UFPI. Em Ter*sina, o Cam*u* Ministr* Petrônio Port*lla funciona </line>
<line> juntamen** co* o C*mpus da Socopo, **e abriga o CCA, l*caliza*o no *airro S*copo. Os </line>
<line> centros de ensino *a un*vers*d*de sã*: C*nt*o de Ciências da *aúde (CCS), Centro de </line>
</par>
<par>
<line> Ciênci** Hu*anas e Let*as - CCH*, Cen*ro de Ciências *a Natu*eza (CCN), *ent*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> C*ências da Ed*ca*ão (CCE), Cen*ro *e Tecnol*gia (CT), Ce*tro de *iên*ias Agrária* </line>
<line> (CCA). * inst*t*ição de ensino está localizada *o bairro Ininga, na zon* les*e de Teresina. </line>
<line> F*gura 1 - Localização da Univ*rs*dade Federal do Piauí, *eresina - PI, Campus </line>
<line> P*trônio Portella </line>
</par>
<par>
<line> L*g*nda: 1- Centro d* Ci*ncias da Natu*ez* (CCNII), 2 - Centr* d* Ci*nci*s ** Te*nologi* (CT), 3 - C*ntro de </line>
<line> Ciências Humanas e Let*as (*CHL), 4- Cent*o d* Ciências da Educaç** (*C*), *- Bibl*o*eca Cen*ra*, 6 - Seto* </line>
<line> de Mo*a, 7 - Setor de Tr**sp*rt*, * - Ho*pital Univer*itár*o, 9 - *antei*o Central e Residênc*a Univers*tária, 10 - </line>
<line> Centr* de Ciências da Nat*reza (CCN *), 11 - R*ito*ia, 12 - Centro de Ciências da Saúde e 13 - Pr*tocolo Geral. </line>
<line> Fonte: IBGE (2015), ada*tado *o* RIBEIRO, K. V. I*: PEREIR* et al. (2*20) </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresi** PI, v. 22, n. 11, art. 7, p. 122-14*, nov. 2025 </line>
<line> www4.U*ifsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. A. Gom*s, M. A. M. Sousa </line>
<line> 132 </line>
</par>
<par>
<line> Esta seção apr*senta os *e*u*tados obti*os a *arti* das princip*is falas d*s </line>
<line> *articipantes, org*nizadas conf*rme os *bjetivos espec*ficos *a p*s*ui*a. O q**d** 1 aborda </line>
<line> as perc*pções sobre a in*raestr*tura do t*a**porte público utilizado, *omo a condição dos </line>
<line> ônibu*, dos po*to* de parada e a oferta de linhas. O quadro 2 apresenta as princ*p*is </line>
<line> dificu*dad*s en*renta*a* no *esloca*ento até a UFPI, com ênfas* na s*perl**ação, </line>
</par>
<par>
<line> desco*fort* e at*aso*. Já o quadro 3 de*taca os impactos di*e*os da mobilidade urbana </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> r*tina acadêm*ca dos es*u**ntes, e*iden*iando prejuízos no *endi**nto, cans*** e restriçõe* à </line>
<line> pa*ticipação e* atividades univer*itárias. </line>
<line> Quadro 1 - Percepç*es sobre a infraest*u*ura do transporte públic* utilizado pelo* </line>
<line> estu*ant*s da UFP* </line>
</par>
<par>
<line> Categoria </line>
<line> Subc*tegoria </line>
<line> Unidade de regist** (f*l* d* participan*e) </line>
</par>
<par>
<line> Con***ões d*s ônibus </line>
<line> *stado f*sico M*nute*ção </line>
<line> A *u*lid*de d* infraestrutura é bem precária. Fre**entemente os ônibus estã* *m péssimas condições, cadeiras quebradas. Os ônibus por alg*m*s ve*es já quebraram, além de a estru*ura parecer *ntig*, e os po*co* *ovos mu*tas as ve*es o *r-co*dicionado *ão *unciona e as ja**las não abrem, pr*voca um péssimo conforto. </line>
</par>
<par>
<line> Pontos *e parada </line>
<line> E*trutura Capacidade Co*serv*ç** </line>
<line> *s pontos de parada s*o muito p*quenos p*ra a quant*da*e de pess*as qu* nele ficam, além *e também parecem antigo* e de ce*ta form* la*ga*os. </line>
</par>
<par>
<line> Seg*ranç* </line>
<line> Risco* nos pontos Assal*os </line>
<line> No ponto *e *nibus( do CT em espec**l, que é o que eu uso) os alunos por muitas **zes *icam esper*nd* *o lado de dent*o da UFP*, *vitando ficar nas paradas, *á **uveram fu*tos e assa*tos, o que ge*a *ma sensação de insegurança... </line>
</par>
<par>
<line> Oferta de l*nhas </line>
<line> Quantidade de ônibu* insu*iciente </line>
<line> ***lque* estudante que "tente" pegar o 4*1 sabe *ue a demanda de estudantes é muito gr*nde para a quantidade *tual de ô**bus, por vezes não é po*sível entr*r d* tão lotado que está e quando consegue-s* e**rar... </line>
</par>
<par>
<line> Horá*io de ci*c**açã* </line>
<line> Frequênci* dos ô*ibus </line>
<line> Quanto aos horários, ele* circula* co* *er*a freq*ência o que e u a c ho que está bo*, quando per** - se *m, não é ne*essário esper*r muit* te*po por out*o(*omparand* c*m *utros ônib*s) </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaboração pró**ia. </line>
</par>
<par>
<line> P*imeiramente, é importan*e p*ntuar que o **a*ro 1 * *o*tado * per*epção *o </line>
<line> *studante referenteme*te à infrae*tru*u*a do trans*orte *úblico cole*ivo (ônibu*), os pontos de </line>
<line> *sp*ra, frota e horários. Pois o ar*. 3º da lei **.587/12 da PNMU t*a* como infraestrutura </line>
<line> m*nima ter**nais, pontos de p*radas, etc. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 11, a*t. 7, p. 122-14*, nov. 20** </line>
<line> www4.Uni*sanet.c*m.br/r*v**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Transporte Pú*lico * a Ro*ina *cadêmica: Av*l*a*ão da Mobilidade do* Estud**t*s da UFPI, Teresina-PI </line>
<line> 133 </line>
</par>
<par>
<line> A primeira categoria é volt*da para a es*rut*ra do veículo. De </line>
<line> *c*rdo </line>
<line> **m t*d*s as </line>
</par>
<par>
<line> re*postas obtidas, todas elas *elataram a condição dos veícul*s como *recária, c*m **g*ns *t* </line>
</par>
<par>
<line> m*smo quebrados, a maioria **lho* e aind* alguns n*vos </line>
<line> aprese*tam pro*lemas, *omo </line>
</par>
<par>
<line> cadeiras q*ebradas, ar-condicionado *uebrado * com ja*elas que não abrem, *ondições ess*s </line>
<line> que p*d*m gera* des***fortos físico* ao passagei*o. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse con*exto, Gomide (2006) dis*ute que o *ranspor*e </line>
<line> coletivo de baix* qualidade </line>
</par>
<par>
<line> afeta direta*ent* a população </line>
<line> d* baix* renda, neg*nd*-lh* o d*reito à mobilidade com </line>
</par>
<par>
<line> conf*rto e se*urança. Seg*ndo, a V Pe*quisa Nacio*al de Perfil *ocioeconômico e Cultu*al </line>
</par>
<par>
<line> dos Estudant*s de G*aduação da* IFES (2018), 51,4% </line>
<line> *os dis*ente* utilizam t**nspor*e </line>
</par>
<par>
<line> coletivo *ara se de*lo**r até as *niversi*ades fede*ais, enquanto ap**as 20,3% utilizam </line>
<line> veíc**o próprio. Considerando que a uni*ersi*ade é um* institu*ção púb*ic*, *eus di*centes, </line>
</par>
<par>
<line> major*t*ri*me**e, utilizam o transpor*e p*blico pa*a freque*tarem a UF*I. Essa </line>
<line> par*ela </line>
</par>
<par>
<line> significativa de estudantes sofre di*riament* *om os entraves de u* si*tema ainda *alho. Tal </line>
</par>
<par>
<line> *ealida*e é co*firmada nas per*epç**s dos *art*ci*ante* *a pesquisa, conforme e**ressa </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> deles: </line>
</par>
<par>
<line> "A qualid*de da infr*estr**ura é *em prec**ia. F*equentemente os ônibus es**o em </line>
<line> péssimas con*içõ*s, ca*eir*s quebradas. Os ônibus por algumas ve*es já quebr**am, </line>
<line> além de a e*trutu** pa*ec** *ntiga, e os p*uco* novos muitas as vez*s * ar- </line>
</par>
<par>
<line> condicionado não **nci*na e a* *anela* não abr*m, </line>
<line> *rovoca um péssimo conforto." </line>
</par>
<par>
<line> (**rti*ipante da pesquisa, quadro 1). </line>
</par>
<par>
<line> Ademai*, *m a*ál*se sob*e a mo*i*id**e urbana d* Te*esi*a, Fran*o, C*sta e Araú*o </line>
</par>
<par>
<line> (*016), </line>
<line> re*elar*m que o transpo**e público *ocal se des*acou de man*ira negativa *or seu </line>
</par>
<par>
<line> d*sconforto fís*co * psi*ológico, sendo frisado </line>
<line> *or veículos **ecários e supe***tados. Tal </line>
</par>
<par>
<line> condição *ode se to*nar nociva </line>
<line> par* *s estudan*e*, n* m*dida em *u* eles nã* s* sente* </line>
</par>
<par>
<line> conf*rtáveis nem dentr* dos **ibus, n*m nos pontos d* espera da própria universida*e. Já se </line>
<line> tornou rotina not*ci*s e rumores de assalt*s em para**s de ô**bus da instit*ição, por c*nta </line>
<line> *isso o s*ntimento de i*seg*ranç* *r*domina n* amb*ente, *omo afirma um e*trevistado: "já </line>
</par>
<par>
<line> houveram furt*s e a*salt*s, o que </line>
<line> g*ra uma sensação *e insegur*nça" (Pa*ticipante </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa, **ad*o *). Pois, *ara Araúj* e* al. (2*11), a i*seguran*a *os esp*ços *úblicos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> mobilidade </line>
<line> *esestim*la o uso do transpor*e coletiv*, p*ejudicando prin**pal*ent* os grupos </line>
</par>
<par>
<line> m*is v*lnerá*eis. </line>
<line> A principal l*nha de ônibus utilizada pelos e*tudantes, a linha 4*1, é tida como boa na </line>
</par>
<par>
<line> questão frequência em vários h*rári*s, fora o* horários de </line>
<line> p*co, *orém é apontada </line>
<line> com* </line>
</par>
<par>
<line> extre*amente superlotada, pr**cipa*mente em horári*s de alta deman*a. *esse mo*o, faz-se </line>
</par>
<par>
<line> necessári* rea*aliar a quantidad* de </line>
<line> veíc*los nesses horários, para melhor al*cação dos </line>
</par>
<par>
<line> Rev. ***, Teresina *I, v. 2*, n. 11, art. 7, p. 12*-142, nov. 2025 </line>
<line> www4.Uni*s**et.com.b*/revis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. A. Gomes, *. A. M. Sousa </line>
<line> 1*4 </line>
</par>
<par>
<line> dis**nte*. Pois de ac*rd* *ardoso (2008), um sistem* de tr*nsporte coletivo bem *lanejad* </line>
<line> otimiz* o us* dos recursos públic**, po*s se os estudantes não necessitarem optar por outros </line>
<line> meios de tra*sportes, os con*estionamentos e a emis*ão de gases *oluentes dimin*iri*m. </line>
</par>
<par>
<line> N*sse sentido, *onfederação Nacional dos Municípios (CNM, 2024) *eforça essa a </line>
<line> constatação dos disc**tes ao argumen**r qu* * tr*nsport* público no Brasi* es*á cad* *ez *ais </line>
<line> precár*o e inseg**o, dis*anc*a*d* os u*uá*ios, qu*, di*n*e das d*ficuldades, optam por outros </line>
<line> meio* de locomoçã*. Tal con*ição compro*ete a sua f*nção social, uma vez que o dire*to * </line>
<line> mobilidade, co*o po*íti*a *e i**lusão as*eg*rada no ar*. 7º da PN*U, não tem *e </line>
<line> configurad* de forma *lena par* o* discentes da *nstituição. Ess* perce**ão é eviden*iada po* </line>
<line> um dos participantes da pe*q*i*a, ao afi*mar: "Os pon*os de parada são mui** pe*uenos *ar* </line>
<line> a *uantidade de pes*oa* que ne** fica*, al*m de tam*ém parecere* ant**os e de certa forma </line>
</par>
<par>
<line> *argados." (Part*cipa*te </line>
<line> d* *esquisa, qua*ro </line>
<line> 1). Outr* e*tu*ante com*le*e*ta, refo*çando </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> s*ntimen*o de *nsegur*nça: "No ponto de ônibus (do CT em espe*ial, *ue é o que eu *so), os </line>
<line> *lu*o* por mui*a* ve*es fi*am esp*rando do lado de dentro da UFPI, evitando ficar nas </line>
<line> paradas; já *o*veram *urtos e a*saltos." (Part*cipante *a pesquisa, quadro 1). </line>
<line> Quadro 2 - Pr**cipais *ificul*ades enfre***d*s pelos *studantes n* deslo*amento até a </line>
<line> UF*I </line>
</par>
<par>
<line> Categor*a </line>
<line> Subcategoria </line>
<line> Unida*e de regis*r* (fala do participante) </line>
</par>
<par>
<line> Sup*rlotação </line>
<line> L*taçã* extrema Desconforto fís*co </line>
<line> O m*ior *ro*lema é a superlotação do ônibus que eu pego *ue a linh* *01. *uando consigo en*rar, é q*ase sempre *m pé, es*r*mido, com gente enco*tand* de todos *s lad*s. A g*nte fica com a m**hil* na* cos*as, ten*ando *e e*uil*brar, * é difícil até de respi**r direito. </line>
</par>
<par>
<line> Desconfort* no tra*eto </line>
<line> C*lor, ruído T**po de per*urs* </line>
<line> c**or e r*ido exces*i*o **ntro d*s ôni**s, te*po d* percurso, imprev*stos do ve*culo ap*e*entar d*fei*o durant* o *rajeto. As ve**s o ônibus *u*br* no m*io do caminho e acaba atrasan*o * ro*in* </line>
</par>
<par>
<line> Atras*s e impac*os a*adêmicos </line>
<line> Perda d* aulas, ca*saço, est*esse </line>
<line> Chegar c*nsad* e e*tressado na univ*rsidade é rotina p**a qu*m pega os ônibus até a UFPI, al*m d* *er co*um chegar atrasado, e já ac*nte**u comigo de chegar *trasado em aulas * ter pegado fal*a Quando ch*go a au*a, quas* *etade da a*la já foi passad* e me *into desc*nec**da c** o conteúdo </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: E*aboraç*o pr*pria. </line>
</par>
<par>
<line> Ape*ar da a*o*dagem a****ior ter </line>
<line> citado *e forma b*eve o* p*oblema* *nfren*ados </line>
</par>
<par>
<line> pel*s estudantes, o quadro 2 é voltado de maneir* mais es*ecí*ic* </line>
<line> *a*a essas questões. O </line>
</par>
<par>
<line> q*a*ro aborda os principais transtornos vividos pelos entrevistados, ent*e ele* a *u*erlota**o </line>
<line> *ev. FSA, Te*es*na, *. 2*, n. *1, art. 7, p. 122-*42, nov. 2025 www4.Unifsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Transpo*te Públ*c* e a Rotina Acadêmica: Ava*iação da Mobi*ida** d*s Estudant*s da *FPI, Teresina-** </line>
<line> 135 </line>
</par>
<par>
<line> d*s *nibus, o desconfo**o *í*ico e *mbiental durante * traje*o, o tempo prol*nga*o de </line>
<line> perc*rso, e os *trasos que *mpacta* diretam*nte na rotina acadêmica. </line>
<line> Confo*me pe*quisa, os resu*t**os do q*estionário remo*tam novament* à análise de </line>
</par>
<par>
<line> campo de Fran*o, Co*ta e Araújo (2016), q*e </line>
<line> qu*li*icou o mo*al ônibus como o *enos </line>
</par>
<par>
<line> efic*en*e em *ermo de su*er*ot*ção e tempo </line>
<line> de percurso </line>
<line> *m me*o aos </line>
<line> *utros a*a*isados. De </line>
</par>
<par>
<line> fato, a superlota*ão extre*a d* linh* 4*1, citada de form* quase unâ*ime pelos part*cipa*tes, </line>
<line> é um fator centra* de estresse e e*gotamento, c*mo afir*a um discente: "O ma*or prob*ema é </line>
</par>
<par>
<line> * superlo*aç*o do ô*ibus que </line>
<line> eu pe** *ue é a linha 4*1" (Part*cipant* da </line>
<line> pesquis*, quadro </line>
</par>
<par>
<line> 2). </line>
</par>
<par>
<line> Os estudant*s rel*tam n** consegui* emba*car em determinados hor*rio* ou serem </line>
</par>
<par>
<line> o*r*gados * via*a* em *é, </line>
<line> aper*ados, </line>
<line> muitas veze* c*m mochilas nas cos*as, </line>
<line> com* expressa </line>
</par>
<par>
<line> outro estudan*e: "Qu*ndo consi*o </line>
<line> entr*r, é quas* </line>
<line> sempre </line>
<line> em p*, espremid*, com gente </line>
</par>
<par>
<line> *ncostando de *odos os lados. A gente fica co* a mochil* na* costas, tenta*do se equilibr*r, </line>
<line> e é difícil até de respirar direito." (Participan*e da pesquisa, quadro 2). De fa*o, torna-se </line>
<line> preocupante qu* cerca de 9 anos após a pesq*isa de Franco, C*s*a e Araújo (20*6), **sa </line>
<line> realidade ainda pe*meia no d*a a dia dos cidadã*s *a ci**de de Ter*sin*. </line>
<line> Outross*m, em 2019 antes do ad*ento da pande*ia *a co**d-19, *e*u*d* * *TRANS </line>
<line> (Superi**endên*i* Municipal de T*anspor*es e T*ânsito), o nú*e*o t**a* de ônibus *irculand* </line>
<line> e*a *e 320 *eícu*os, *o ano s*guinte, *om a p**dem*a, reduziu para 157 **í*ul**. A partir de </line>
<line> 2*22, *cor**u u* *umento para 242 *eículos; em ma*ç* de *025, a *re*eit*ra anunciou um </line>
</par>
<par>
<line> a*ment* de mai* 4* v*íc*los. Apesar </line>
<line> d*sso, a crise no sistema ainda c*rcu*da, afetando </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *orma *ireta os estudantes, tal fato pre*udica *eu desem*re*ho acadêmico e até sua f*eq*ência </line>
</par>
<par>
<line> nas aulas, como *xpressa </line>
<line> a </line>
<line> dis*ente: "Quando chego a aul*, quase m*t*de da aula </line>
<line> j á f oi </line>
</par>
<par>
<line> pass*da e me sinto d*s*onec*ada com o conte*do" (Part**ipan*e d* pesquisa, *ua*ro 2). </line>
</par>
<par>
<line> S*b * ópt*ca *a PNMU, Lei nº 12.5*7/*01*, * transpo**e pú**ico </line>
<line> coletivo d*ve </line>
</par>
<par>
<line> promo*er **clusão *ocial, *cessi*ilidade e qualidade de vida urbana, objetivos claramente nã* </line>
</par>
<par>
<line> al*anç***s com p*enitude, dada a real*d**e des*r*t* pelos e*tud*ntes. A su*erlotação, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> precariedad* d* s*rv*ço e os atra*os sistemáticos viol** o ar*. 7* da re*erid* lei, que *revê a </line>
</par>
<par>
<line> *obilidade como direito so*i*l e como *eio d* redução da* </line>
<line> des*gua*dad*s urbanas. Tal </line>
</par>
<par>
<line> *io*açã* é percept*vel na f*la *e um </line>
<line> dos partic*pantes: "Chegar c*nsado e </line>
<line> estre**ado na </line>
</par>
<par>
<line> univer*idade é rotina para quem pega os ônibus até a UFPI, alé* *e ser comum chegar </line>
</par>
<par>
<line> at r as ado, </line>
<line> * já ac*nt*ceu comig* de </line>
<line> chegar </line>
<line> atras*do em aulas e *er pegado fal*a." </line>
</par>
<par>
<line> (Participante da pesquisa, q*adro 2). A f*la do *articipante evidenci* </line>
<line> que, longe de se* *m </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*res**a PI, v. 22, n. 11, **t. 7, p. 122-142, nov. 2025 </line>
<line> *ww4.Unifsan*t.com.*r/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. *. Gomes, M. A. M. Sou*a </line>
<line> *3* </line>
</par>
<par>
<line> mei* de i*clusão, o trans*orte p*blico em Te*esina opera c*mo um fa*or de desgaste f*sico e </line>
<line> **icológico, comprometendo * *ce*so plen* à e*ucaçã* superior. </line>
<line> Outro ponto *rítico citado é o tempo d* per*urso *levado, *ubmetendo estudantes a </line>
<line> r*íd*s, *e*conforto térmico, congestionament*s e po*s*bilidad* de fa*has mecânicas duran*e </line>
</par>
<par>
<line> o traj*to, fato que </line>
<line> gera impre*i*ib**idade e a*raso nas ativ*dades dos discen**s, com </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> evidenciad*: "*s *ezes o ônibus quebra no meio do caminho * acaba atra*ando a rotina" </line>
</par>
<par>
<line> (P*rticipante da p*sq*isa, </line>
<line> quadro *), esse con*exto s* opõe </line>
<line> nov*m**te a* que determina </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> PN*U em *eu art. 7º. Atrela** a isso, para Monteiro (2025), a *res***te ins*t*sfação com o </line>
<line> transp*rte pú*lico e* cidades como Teresina tem induzido a busca por alternativas como os </line>
<line> tr**sportes por aplic*t*vo, ainda qu* mais caros, o que *po*ta p*ra *ma falência *uncional * </line>
</par>
<par>
<line> simbólic* do transpo*te </line>
<line> co*etivo, sem conta* com </line>
<line> os impactos ambientais que tal ação pod* </line>
</par>
<par>
<line> oc*sio*ar. </line>
</par>
<par>
<line> Portanto, diant* do d**cut*do, é possível e*enca* os danos de um si*tema d* transporte </line>
<line> público ine**cien*e para *s discent*s da U*PI. As co*dições relatadas, no qua**o 2, </line>
</par>
<par>
<line> inf*uenciam diretament* o desem*enho *cadêmi*o e a permanência dos estudantes </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> instituição. Esses pro*lem*s vão *lém de mera* falha* operacionais do sist*ma; eles se tornam </line>
</par>
<par>
<line> **rre***s concretas no dia a dia dos estudante*, limitando o ac*sso justo e *igno </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> universidade e amp*iando de*igualdade* q*e mu*tos j* </line>
<line> enfrentam em outr*s e*feras *a vida. </line>
</par>
<par>
<line> Para Silva (2016), * mobili*ade ur*an* deve s*r entendida não *p*nas co*o desloc*mento *a </line>
<line> cidade, mas co*o uma dim**são *ssencial do exercíci* da cidadania e da *ustiça so**al. </line>
</par>
<par>
<line> De </line>
<line> *ato, a pr**ari*dad* do transpo**e colet*vo compr**ete a f*nção s**ial da cid*de </line>
</par>
<par>
<line> ao negar a e*ses estud*ntes * *cesso pleno *s *p*rtun*dad*s </line>
<line> urbanas. Pensar a m*bilidade </line>
</par>
<par>
<line> como um v*tor de equidade *mplica, portanto, reconhecer que a inclusão s*c*al e educacional </line>
<line> depen*e *a efetivação de um sistema de transpo*te co*e**vo d*g*o, *fi*ie*te * acessível. </line>
<line> Quadro 3 - Im*a*to* da mo*ilidade urbana no cotidiano acadêmic* do* estudantes da </line>
<line> UFPI </line>
</par>
<par>
<line> Categoria </line>
<line> Subc*tegoria </line>
<line> **idade de regi**ro (fala do p*r*icipan*e) </line>
</par>
<par>
<line> Comprome*ime*to da s ativi*ades aca*êmic** </line>
<line> Participa*ão red*zida em e*ento* e p*ojet*s </line>
<line> Com *erteza. Par*icipar d* *vento* é algo que pr*cisa s*r *alculado com muita p*ec*são, com* já men*ionado eu pre*i*o de dois ônibus, m** se * d* Univer*id*d* fosse de *cesso mais fácil(em qu*stão de consegu** p*gar ** a*gun* horár*os... </line>
</par>
<par>
<line> Desm**ivação e esgotamento fí*ico </line>
<line> Cansaço, f*lt* de energia, estresse Baixo *endiment* ac*dêmico </line>
<line> o mai*r d*saf*o da uni*ersid*de nem é o estudo em si e *s ma*éri*s, mas si* a ene*gia a dispo*ição, **tivaç*o para e*tudar, *á que *e*ois de um t*aj*to de um *nibus l*tado( obs: sempre em pé com a mochila na* c*st** e *om fre*das bru*cas com fr*quência) a única coisa que </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 22, n. 11, art. *, p. *2*-142, *ov. 2025 </line>
<line> ww*4.Unifsa**t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Transporte Púb*ico e a Rot*na *cadêmica: *valiação da Mobil*da*e *os *studantes d* UF**, T*resina-PI </line>
<line> 137 </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> ac*bo queren*o é descan*ar e acaba faltando *i*posição **ra o* estudo*, o que a*ar*e** em de*empenho baixo, notas lá em **ixo, *pesar de você saber q*e *ar*a pra ter f*ito melhor... *c*rreta em desempenho baix*, notas l* em baixo, apesar de você saber que da*ia pra *er feito melhor se tives*e *ido *ais um pouco de t*mpo de estudo, mais *asso temp* demais **ntro ou espe*ando * ôn*bus, além disso, o*asionalmente faz a*g*ns pen*arem em até desistir da u*iversidade, *ira uma gigantes*a *o*a de neve </line>
</par>
<par>
<line> **ojeção de um* rotina ideal </line>
<line> Pontual*dade, descans*, ren*imento *elhor </line>
<line> Só *e ir senta*o ac*o qu* j* me fari* ch*gar com ma*s disposição *ara *s aulas, um tr*ns*orte mai* e*ic*ente seria *ma dor de ca*e*a a menos, e mais tempo para *lanej*r e e*ecut*r os estudos, acho que na **r*e da manhã melhorari* m*u r*nd*mento na universida*e em *i(entender e acompanhar m*l*or as aulas, em co*t*r que e* veria as aulas, já que já aconteceu de e* perder *ula* por conta de ônibus)... </line>
</par>
<par>
<line> Fon**: E**bo*ação própria. </line>
<line> A partir d** dados *pres*ntados *o qua*ro, ob*erva-*e novamen*e que a precari*dade </line>
<line> da mobilidade urbana *e* afetado diretamen*e o cotidiano acadêm*co dos e*tudan*es da *FP*. </line>
</par>
<par>
<line> As respo*ta* i*dicam que o* tr*n*tornos en*r*n*ados </line>
<line> durante o deslocamento - </line>
<line> c*mo </line>
</par>
<par>
<line> sup**lotação, *ongas esperas, des**n*orto físi** e *mp*evisibilidade </line>
<line> dos hor*ri*s - ge*am </line>
</par>
<par>
<line> consequên*i** s*gnificativ** para a r*t*na estudantil, especi*lmente no que diz resp*it* à </line>
<line> f*equênci*, pa*tic*pação *c*dêmica, m*tiva*ão e rendimento es*olar. </line>
</par>
<par>
<line> Par* Va*concellos (20*1), a *strutu*a precári* dos veí*ulos de </line>
<line> *ran*porte </line>
<line> coletivo </line>
</par>
<par>
<line> comprom*te o bem-es*ar dos usuár*os e corrobora pa*a o aces*o **sigual *o espaço urba**. </line>
</par>
<par>
<line> *ia*te *isso, possível *omp*ee*der a insatisfação do* é </line>
<line> estudantes entrev*stados, pois al*o </line>
</par>
<par>
<line> q*e deveria s*r um agente de </line>
<line> *quidade entr* os </line>
<line> *iscentes </line>
<line> da in*ti*uição a**b* por </line>
<line> gerar </line>
</par>
<par>
<line> disparidad*s. Um estu*ant* c** automóvel próprio, por exempl*, </line>
<line> ter* mu*to mais </line>
</par>
<par>
<line> opo*tunidades para se e*gajar no meio acadê*ico, em eventos, </line>
<line> cursos d* extensão e outras </line>
</par>
<par>
<line> ativ*da*es c*mplementares. Essa desigua*dade é evidenciada na fala de *m dos participan**s: </line>
<line> "Participar de ***ntos é algo que precisa ser calculado *om muita precisão, como já </line>
</par>
<par>
<line> mencionado e* preciso de dois ô*ibus, mas se o *a U*ive*sidade </line>
<line> fosse *e acesso mais </line>
</par>
<par>
<line> fácil..." (P*rticipante da **squis*, q**dro 3). A </line>
<line> fala re**l* co** a dificuldade </line>
<line> de a*esso ao </line>
</par>
<par>
<line> campus </line>
<line> int*r*ere </line>
<line> *ire*a*ente *a participação e na </line>
<line> i*t*graç*o a*adê*ica, aprof*ndando as </line>
</par>
<par>
<line> ba*reiras enf*entadas por estuda*tes *ue depende* exclus*vamente do tr*nspo*t* coletivo. </line>
</par>
<par>
<line> Da mes*a for*a, Galindo e Neto (2019) aponta* q*e a </line>
<line> população bras*leira, </line>
</par>
<par>
<line> sobretudo </line>
<line> n*s cidad*s de médi* * **an*e port*, *vali* negati*amente o tra*sporte público, </line>
</par>
<par>
<line> *ev. *S*, Teres*na PI, *. 2*, n. 11, art. *, p. 122-14*, n*v. 2025 </line>
<line> w*w4.Unifs*ne*.com.b*/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. A. G*mes, M. A. M. *ousa </line>
<line> 138 </line>
</par>
<par>
<line> ass*ciando-o </line>
<line> à </line>
<line> au**n*ia de </line>
<line> *onforto, baixa *fi*i*ncia, *ificu**ade de aces*o e sensa*ão *e </line>
</par>
<par>
<line> tratamento *e*ig*a*, o que </line>
<line> re*orça * pe*cepção </line>
<line> de *xclusão vive**i*** també* </line>
<line> pelos </line>
</par>
<par>
<line> es*u***tes da UFPI que *articiparam da *ntrevista. Ess* perc*pção é *videnc*ada em rel*t*s </line>
<line> *omo * d* um di**ente que *fir*a: "O maior desaf** da univer*idade nem é o estudo em si e </line>
</par>
<par>
<line> as matéri*s, mas sim a energia, a </line>
<line> disposição, *o*ivação para estudar, já q*e d**ois de um </line>
</par>
<par>
<line> traj*t* de </line>
<line> um ônibus lotado (obs: sempre em </line>
<line> pé com a mochila nas costas e *om freadas </line>
</par>
<par>
<line> b*u*cas com freq**ncia) a ú*ica c*i** que acabo querend* é desca*sar..." (Partici*a*te </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> pesquis*, qu*dro 3). Tal declara*ão e*i**n*ia c*** * precariedade *o *ransporte públi*o não </line>
</par>
<par>
<line> apenas comp*om*te o </line>
<line> be*-e*tar físico dos es*udantes, mas t*mb** afeta diretament* sua </line>
</par>
<par>
<line> motivaçã* e desempenho </line>
<line> *cadêmico, torna*do-se um fator lim*tante no proc*sso d* </line>
</par>
<par>
<line> p*rmanê*cia e equid*de no ensino super*or. </line>
</par>
<par>
<line> Nessa ótica, ** da*os do *uadro 3 reforçam *ue os impactos </line>
<line> do trans**rte públ*co </line>
</par>
<par>
<line> ultr*passam * logística do deslocament*: eles molda* a p*ópria experiênc*a uni*ersitária. Um </line>
<line> participant* a*ir**: "*ó de ir s*ntad* acho que já me faria *he*ar com mais d*s*osição para </line>
</par>
<par>
<line> as aulas, </line>
<line> um tra*sporte ma*s e**ci*n*e seria </line>
<line> um a </line>
<line> dor d* c*be*a * menos, mais tempo para e </line>
</par>
<par>
<line> planejar e ex*cutar os es*udos" (Par**cipante </line>
<line> da </line>
<line> p*squ*sa, </line>
<line> qua*ro 3). A f*la revela </line>
<line> como </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> esgotamen*o físic* ca*sado pelas más cond*ções </line>
<line> do transpor*e coletivo afeta diretam*nte </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> motivação, aproveitame*t* das aulas o engajam*n*o a*adêmi*o. Isso evidencia que </line>
</par>
<par>
<line> o </line>
<line> e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> p*ecariedade da mobi*i*ade n*o *penas comprom*te a freq*ência, m*s inte*f*re na qualidad* </line>
</par>
<par>
<line> da *e*manê*cia, dificultan*o o a*esso pleno à* oportu*i*ades fo*ma*iv*s </line>
<line> oferecid*s *ela </line>
</par>
<par>
<line> un*v*r*idad*. </line>
</par>
<par>
<line> Dian*e do ex*osto, * possível press*por q*e os *ranstor*os e*frent*dos </line>
<line> p*los </line>
</par>
<par>
<line> **tudantes d* U*PI no </line>
<line> deslocamento diár*o como superl**ação, atra*os, desconf*rt* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> imprevisibi*i*ade n*o af*tam apenas seu *endimento *c*dêmic* e be*-*sta*, mas também </line>
<line> refletem desig**ldades es*r*tu*ais de acess* ao espaço ur*an*. E**a real*dade * sintetizada n* </line>
<line> relato de um dos participan*es: "acarr*ta em desempenho baixo, notas lá em *aix*, apesar de </line>
<line> você sab*r que d**ia p** ter feito melhor se tivesse ti*o mai* um pouco de tempo de est*d*, </line>
</par>
<par>
<line> mais passo *empo *em*is dentr* o* esperando * </line>
<line> ôn* bus , </line>
<line> a*ém di*s*, *casio**lmente faz </line>
</par>
<par>
<line> al guns </line>
<line> pe*sar*m em até </line>
<line> desisti* </line>
<line> da universidade, vira </line>
<line> *ma gigantesca bola </line>
<line> *e neve." </line>
</par>
<par>
<line> (Part*cipa*te d* pesq*isa, quad*o 3). </line>
<line> A pr*car*eda*e da mobilida*e est**anti* rev*la uma fac*ta d* *xclusão socioespacia* </line>
</par>
<par>
<line> nas cidade* bra*ileir*s, es*e*ia*mente quand* o transpor*e cole*ivo de*xa de cumprir </line>
<line> s ua </line>
</par>
<par>
<line> funç*o so*ial e passa a operar como u* li*itad*r d* direit*s. Card*so (2*07) **gumenta que </line>
</par>
<par>
<line> o forneciment* inefi*i*n*e dos meios d* consumo </line>
<line> coletivo c*mo o trans*orte públi*o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F**, Teres*na, v. 2*, n. 11, art. 7, *. 12*-142, nov. 2*25 </line>
<line> www*.Un***anet.co*.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Transpo*te Público e a Rotina A*adêmi*a: Avaliação *a Mobilidad* dos Estudantes da UFPI, Teresi*a-PI </line>
<line> *39 </line>
</par>
<par>
<line> compromete a i*serção das *opulações *e baixa renda *os centros urb*nos e *eforça p*ocessos </line>
<line> de segregaçã* soc*oespaci*l. No caso dos estudantes da UFPI, a difi*uldade em acessar com </line>
</par>
<par>
<line> **gu*ar*dade * </line>
<line> dignidade os espaços universit*rios re*r*senta não a*enas um obstáculo </line>
</par>
<par>
<line> logísti*o, *as uma barreira concreta à equid*de e*uca*ional e *o direito à *idade. </line>
<line> 5 *ONCL**ÃO </line>
</par>
<par>
<line> A pesquisa teve *omo obj*tivo </line>
<line> gera* avaliar d* q*e f**ma </line>
<line> a </line>
<line> inf**es*rutu*a do </line>
</par>
<par>
<line> tran*porte público afeta a r*t*na acad*mica dos estudante* da UFPI, dos centros CCHL, CCE </line>
</par>
<par>
<line> e CT, *de*tificando os principais </line>
<line> prob*emas </line>
<line> enfrenta*os. Os objeti*os *a pesq*isa foram </line>
</par>
<par>
<line> alcançados com su*esso, *end* em v*sta que os qu*dros de </line>
<line> categorias foram organiz*dos </line>
</par>
<par>
<line> co*forme *ada obj*t*vo es*ecífico. Assim, ca*a um </line>
<line> **les *oi co*templado de *or*a </line>
</par>
<par>
<line> co*respondente: o qua*ro evidencio* os *spectos est*utu*ais *recários tanto nos ônib*s 1 </line>
</par>
<par>
<line> qua*to nos p*n*os *e parada, atendendo </line>
<line> ao obje*ivo d* d*scr*ve* a infra*stru*ura </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> transpo*te </line>
<line> público coletivo. No qua**o 2, for** ap*esent*das situações de superlotação, </line>
</par>
<par>
<line> desconf*rto fí*ic* </line>
<line> e insegur*nça, reveland* os princ*pais pro*l*ma* vi*enciados pelos </line>
</par>
<par>
<line> *iscent**. Já no quadr* 3, des**caram-se consequ*n*ias co** atrasos, esgot*mento físi*o, </line>
<line> de*motivaç*o e prejuízos no desempenho aca*êmico, respondend* ao ob*etiv* *e a*alis** os </line>
<line> *mpactos da mobi*idade na rotin* acadê*ic* dos estud**te* entre*i*ta*os. </line>
<line> O* resultados analisados revelam que os ent*aves vão m*ito al*m de *alhas *on*uais </line>
<line> no servi*o. Eles mo*tram como a estrutur* atual do *ransport* col*tivo pode *un*ionar como </line>
<line> um obstácul* concreto na trajetór*a d* estudant*s que dependem dele para *cess*r um di*eito </line>
</par>
<par>
<line> **sico: a educ*ção. Pois, </line>
<line> quando o des*ocame*to se torna exaustiv* e i**revisível, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> estudante nã* apenas perde t**po ele pe*de qualida*e de vida, motivação e oportunidades. </line>
</par>
<par>
<line> L*go, fica *vidente a necessid*de d* repensa* as políticas </line>
<line> de tr*nspor*e da cidad*, </line>
</par>
<par>
<line> considera*d* as reai* c*ndiç**s dos estudantes e ou*r*s grupos soci*is vulneráveis. *elh*r*r </line>
<line> a es*rutura dos ôn*bus, garanti* segu*ança nos pont*s de p*rada, re*rganizar horários e rotas </line>
</par>
<par>
<line> são medi*a* u*gentes q*e não </line>
<line> *i*e* *esp*ito **enas * mobilida**, mas ao acesso </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> e*ucaç*o em sua forma *ais concreta. Para que t*das as </line>
<line> oportunidade* acadêmica*, seja* </line>
</par>
<par>
<line> aulas, palestras </line>
<line> ou minic*rs*s, sej*m **áveis p*ra ** es*udantes dependentes *o t*ansporte </line>
</par>
<par>
<line> pú*lico coletivo. </line>
<line> Por fim, e*t* *esquisa abr* cam*n*os para novas ref*exõe*. Futura* investi*ações </line>
<line> podem *mpliar o número *e *a**ici*a*tes, i*cluir dife*ent*s cen*ros e a*é compa*a* reali*a*es </line>
<line> *ev. FS*, Teresina PI, v. 22, n. 11, art. *, p. 122-142, nov. 20*5 www4.Uni*sanet.*om.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. A. G*mes, M. A. M. S*us* </line>
<line> **0 </line>
</par>
<par>
<line> entre cid*des. T*mbé* é </line>
<line> *mportante *l**r </line>
<line> com mais aten*ão p*ra os impactos ps*cológicos </line>
</par>
<par>
<line> causados por essa rotin* de desloc***nt* precária. A*inal, g*rantir a mobili**de estuda*til </line>
<line> não é *pe*as garan*ir o d*re*t* de che**r, mas tam*ém o di*e*to de per*ane*er, aprender e *e </line>
<line> d*senvolver em *g*a*dade de condições. </line>
<line> REFERÊNCIAS </line>
<line> *CCI* COM*N*CAÇÃO. Saiba mais d* história do *nibus no *rasil. Portal d* T*â*sit*, </line>
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<line> Con*ri*uição dos Autores </line>
<line> R. A. Gomes </line>
<line> M. A. M. Sou*a </line>
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<line> 1) *oncep**o e planejamento. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
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<line> 2) análise e i*ter*retação dos *ados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> *) *laboração do rasc*nho ou na revisão c*íti*a d* co***údo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 4) participação na aprovação *a ver*ão fi*al do man*s*rito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)