O AUDIOVISUAL NA SALA DE AULA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O USO COMUNICATIVO DE FILMES E VÍDEOS NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS / AUDIOVISUAL RESOURCES IN THE CLASSROOM: CONSIDERATIONS ON THE COMMUNICATIVE USE OF FILMS AND VIDEOS IN FOREIGN LANGUAGE TEACHING

Francisco Wellington Borges Gomes

Abstract


O Ensino Comunicativo de Línguas caracteriza-se pela preocupação com a natureza social, cultural e pragmática da língua, ou seja, a exploração pedagógica da língua autêntica. O objetivo é tentar fazer com que os alunos desenvolvam fluência e não apenas o domínio de estruturas, que tanto desgastou a história do ensino de LE. Nessa perspectiva, os materiais didáticos e outros recursos de sala de aula devem proporcionar aos alunos atividades que explorem a interação, a troca de pensamentos, sentimentos e ideias entre alunos e professores de maneira que haja a negociação e colaboração entre eles no aprendizado de uma língua estrangeira. Por apresentarem uma grande variedade de elementos visuais em associação com elementos auditivos, o uso de filmes e vídeos na sala de aula de línguas estrangeiras pode promover o contato com situações reais de uso da língua e o aprendizado mais significativo.  Neste trabalho, discutiremos sobre o uso de vídeos e filmes como instrumentos para a promoção de atividades comunicativas no ensino de línguas, buscando mostrar que filmes e vídeos são uma ferramenta importante para o ensino de línguas estrangeiras.

 

Palavras-chave: Ensino de Línguas Estrangeiras. Filmes e Vídeos. Ensino Comunicativo de Línguas.

 

ABSTRACT

Communicative Language Teaching is characterized by the concern with the social, cultural and pragmatic natures of language.  In other words, it is concerned with the pedagogical exploration of authentic language.  Its objective is to make that students develop fluency, not only the mastering of  structures that has corroded foreign language teaching history.  From that perspective, didactic material and other resources must provide students with activities that explore interaction, the exchange of thoughts, feelings and ideas among students and teachers in such a way to promote negotiation and collaboration between them in the foreign language learning process.  Because videos and films bring to class a wide range of visual elements in association with auditory input, their use in language classrooms can promote contact with real situations of language use and promote meaningful learning as well.  In this work, we are going to discuss about the use of films and videos as tools for the promotion of communicative activities in language teaching.  We aim at showing that films and videos are  important tools  for foreign language teaching.

 

Keywords: Foreign Language Teaching. Films and Videos. Communicative Language Teaching.

 


Refbacks

  • There are currently no refbacks.


ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)