O Papel Do Pedagogo Na Classe Hospitalar E Suas Implicações No Processo Educativo Da Criança E Do Adolescente Hospitalizados / The Educator Paper On Hospital Class And Its Implications In Educational Process Child And Adolescent hospitalized
Abstract
Pesquisar sobre o atendimento escolar no hospital éuma maneira de evidenciar o âmbito de atuação do pedagogo,buscando relacionar e considerar a inter-relação entre saúde eeducação, visando o desenvolvimento integral de crianças eadolescentes que estão hospitalizados. Quanto aos objetivos, éuma pesquisa descritiva e exploratória, pois propiciou umamaior familiaridade e compreensão do fenômeno investigado,descrevendo as características e funções dos envolvidos. Trata-se de uma revisão bibliográfica fundamentada em autores como:Fonseca (2003), Matos e Mugiatti (2007), e Assis (2009) dentreoutros, apresentando o surgimento da classe hospitalar noBrasil; a quem se destina; benefícios; ambiente hospitalar eescolar; perfil docente que atua em classes hospitalares e dopedagogo que nela deve atuar. O método observacional foiutilizado, como base de toda a pesquisa, servindo para contrastara visão empírica do fenômeno investigado, diante doconhecimento científico. Conclui-se que a classe hospitalarfavorece a continuidade do processo de escolarização e oretorno a escola de origem sem prejuízos à criança e aoadolescente hospitalizado, diante da atuação de um pedagogoqualificado para esta função, bem como os benefícios não serestringem somente ao aluno/enfermo, mas estende-se a todafamília, proporcionando melhoria dos envolvidos no processode recuperação da saúde, garantindo o direito constitucionalde acesso a uma educação de qualidade e o exercício plenoda cidadania.
Full Text:
PDF (Português (Brasil))Refbacks
- There are currently no refbacks.
ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)