OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIAS DIGITAIS E PRÁTICAS ESCOLARES DE GEOGRAFIA / MEANS OF COMMUNICATION, DIGITAL TECHNOLOGIES AND SCHOLAR GEOGRAPHY PRACTICES
Abstract
O estudo busca mapear o dia a dia das práticas escolares na Geografia na interface entre uso e operacionalidade dos meios de comunicações pelos estudantes e professores. O objetivo é analisar como eles se conectam no cotidiano escolar através das tecnologias digitais, trazidas pelos meios de comunicação, e, também, observar o entendimento deles sobre as novas linguagens trazidas pelos meios de comunicação contemporâneos. O solo teórico deste estudo esta lincado na Geografia e Estudos Culturais, para permitir estabelecer reflexões e discussões sobre a problemática do estudo. Para tanto, o caminho metodológico percorrido foi por meio da aplicação de um questionário e entrevista, em que foram levantadas questões referentes aos usos das tecnologias na vida dos estudantes. Fizeram parte da coleta de dados alunos e professores do ensino médio de uma escola pública de Porto Alegre. As análises foram direcionadas para compreender os conflitos existentes nas práticas escolares da Geografia. Os resultados dos achados apontam a existência de mundos diferentes habitados por corpos localizados no mesmo espaço. Enquanto alunos estão hiperconectados em tecnologias digitais o tempo todo para comunicar-se, os professores as utilizam mais esporadicamente e com outros fins. E ambos não as utilizam como ferramentas no auxílio do ensino e aprendizado durante as aulas de Geografia.
Palavras-chave: Ensino de geografia. Tecnologias de comunicação. Práticas escolares contemporâneas.
ABSTRACT
Studies map out scholar practices in geography day by day in its interface among its use and how to operate in means of communication by students and teachers. The main goal is to analyze how they connect themselves in school routines daily through digital technologies, brought by means of communications and also by observing their understanding about new forms brought by their own evolution. The theory of this study is linked with Geography and cultural studies allowing to establish reflexions and discussions about problematic studies, that is, the methodological manner was applied by a quiz and interview and by these, it has been risen questions about the use of technologies in the students life. This poll was answered by high school students and teacher of a public school in the city of Porto Alegre. The analyses were very important to understand the conflicts that there are in the scholar geography practices. The results show the existence of different worlds existing in corpuses in the same space, meanwhile students are hipper-connected in digital technologies full time to connect among themselves. Teachers use the same technology to connect sporadically but they use for other purposes. Teachers and students don’t use these tools in favor of teaching and learning process during the geography classes.
Keywords: Geography teaching. Communication technologies. Scholar practices nowadays.
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
______. Tempos líquidos. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
CASTELLS, M. End of millennium: the information age: economy, society and culture. v. 3. Malden (MA): Blackwell, 1998.
COSTA, Marisa Vorraber. A escola tem futuro. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
______. Paisagens escolares no mundo contemporâneo. IN: SOMMER, Luiz H.; BUJES, Maria Isabel (orgs.). Educação e cultura contemporânea. Canoas: Ed. da Ulbra, 2006.
DELEUZE, G. Conversações. São Paulo: Ed. 34, 1992.
FISCHER, Rosa. Tecnicas de si e tecnologias digitais. IN: SOMMER, Luiz H.;
BUJES, Maria Isabel (orgs.). Educação e cultura contemporânea. Canoas: Ed. da Ulbra, 2006.
FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação. Campinas, n. 19, jan./fev./mar./abril 2002.
______. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 2005.
GARBIN, Elisabete Maria. Na trilha sonora da vida. Disponível em:
http://www.ufrgs.br/neccso/word/texto_bethe_trilhasonora.doc.> Acesso em: 04 dez. 2009.
______. Cultur@s juvenis, identid@des e Internet:
questões atuais. Disponível em: www.scielo.br/pdf/rbedu/n23/n23a08.pdf. Acesso em: 07 set. 2013.
GUERRA, Leonor Bezerra. Cérebro, criança e mídia. Rio de Janeiro: Pontocom, 2013.
JAMESON, F. Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. 2 ed. São Paulo: Ática, 2004.
KANT, Immanuel. Sobre a pedagogia. Buenos Aires: Elaleph. 2001.
KLEIN, N. Sem Logo: a tirania das marcas em um planeta vendido. Rio de Janeiro: Record, 2003.
PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. MCB University Press, 2001. Disponível em: .Acesso em: 26 out. 2013.
SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão.Rio De Janeiro: Contraponto, 2012.
THOMPSON, J. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis: Vozes, 2008.
TONINI, Ivaine M. Movimentando-se pela Web 2.0 para ensinar Geografia. IN: CASTROGIOVANNI, Antonio C.; KAERCHER, Nestor A.; TONINI, Ivaine M. (Orgs.) Movimentos no ensinar Geografia. Porto Alegre: Compasso, 2013.
VALERIUS, Daniel, Identidades (nem tão) virtuais assim: um olhar sobre a construção das identidades territoriais no ciberespaço. Dissertação de Mestrado UFRGS. Porto Alegre. 2011.
VEIGA NETO, Alfredo. Pensar a escola como uma instituição que pelo menos garanta a manutenção das conquistas fundamentais da modernidade. IN: COSTA, Marisa Vorraber. A escola tem futuro? Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
XAVIER, Maria Luisa. Escola contemporânea – o desafio do enfrentamento de novos papés, funções e compromissos. IN: Pedagogias Sem Fronteiras. Org. BUJES, Maria Isabel H. e BONIN ,Iara T. Canoas: Ed. ULBRA, 2010, 184p.
Refbacks
- There are currently no refbacks.
ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)