A Autoridade Docente Na Sala De Aula De Ensino Superior: O Bom Professor / The Authority Teacher In Classroom In Higher Education: The Good Teacher
Abstract
A educação superior no Brasil, nas duas últimas décadas,passou por transformações significantes no contexto relaçãoprofessor e aluno. A coerção e a impressão de autoridade totalitáriaperde espaço para ambientes democratizados e participativos.Esta conjuntura exige inovadoras formas de estruturar a autoridadeem sala de aula. Portanto, o objetivo deste estudo é compreendera relação entre a autoridade do professor e a nova postura doaluno em sala de aula. Para o desenvolvimento deste trabalhobuscouse suporte teórico em autores que versam sobre a funçãodo professor frente às transformações no ensino superior nacontemporaneidade, representados principalmente por Almeida(1999) e Filouzis (2004). Tratase de uma pesquisa qualitativa,que tem por objeto de estudo os alunos do bacharelado emAdministração da Faculdade Santo Agostinho FSA, sobre aconstrução da autoridade do Professor na atualidade. Realizouse uma pesquisa de campo, com aplicação de questionário abertoa uma amostra de 35 alunos. Considerase que os discentespercebem o professor de modo distinto, valorizando sua capacidadede flexibilização, suporte técnico e didática. O discente sai de umaconjuntura passiva e adota papel crítico, agregando ao espaço dasala de aula uma participação diferenciada da ortodoxiaeducacional, até então vigente. O professor, nesta novaperspectiva, deve buscar criar uma autoridade que concilie uma postura adequada ao seu papel, como também aosnovos valores que se incorporam ao novo ambiente, oque ainda não está acontecendo.
Full Text:
PDF (Português (Brasil))Refbacks
- There are currently no refbacks.
ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)