Estágio Curricular Supervisionado Em Enfermagem No Hospital Getulio Vargas: Um Olhar Na Relação Docente/Discente / Supervised Nursing In Hospital Getulio Vargas: A Look In Relation Teacher/Student
Abstract
Ao longo de nossas experiências como profissionaisprestando serviços na área de saúde, em hospitais públicos eparticular, bem como através dos ensinamentos recebidos no cursode Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior, despertamoso interesse e a necessidade de analisar como se desenvolve oestágio curricular supervisionado em Enfermagem no HospitalGetulio Vargas, por meio do olhar de alunos e professores dasInstituições Superiores conveniadas. O estudo baseou-se em umapesquisa bibliográfica, através de consultas a livros, artigos, internete através da realização de uma pesquisa de campo com aplicaçãode entrevista semi-estruturada em que os entrevistados tiveramoportunidade de relatar suas experiências vividas durante odecorrer do estágio supervisionado. Embasadas em Bianchi(2OO3) que apoia a atividade de estágio como uma práticapedagógica imprescindível para a formação profissional, mas que,segundo Perrenoud (1999), não depende somente do docente,mas de toda a equipe envolvida. Acreditamos que a relaçãoprofessor, aluno e campo de estágio seja um tema rico em pesquisae conhecimento, assim como de aprimoramento contínuo. Apesquisa demonstrou que, embora com pequenas dificuldadesestruturais, o desenvolvimento do estágio curricular supervisionadoem enfermagem acontece de maneira satisfatória, e que a relaçãodocente/discente é baseada no respeito, cordialidade e contribuide maneira significativa para a formação profissional.
Full Text:
PDF (Português (Brasil))Refbacks
- There are currently no refbacks.
ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)