A Utilização Do Ambiente Virtual Nos Cursos De Pós-Graduação Da Faculdade Santo Agostinho Fsa / The Use Of Virtual Environment In The Faculty Postgraduate Courses St. Augustine Fsa
Abstract
A urgência em formar profissionais qualificados e aliadosàs tecnologias fez necessária a adequação dos sistemas de ensinosuperior a implantarem ferramentas informacionais como forma deaprimoramento e potencialização do processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, buscou-se realizar essa pesquisavisando analisar a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem(AVA) na FSA como uma efetiva ferramenta de apoio de ensino-aprendizagem nos cursos de Docência. Como fundamento paraanálise e interpretações dessa temática, toma-se como referenciaisos seguintes autores: Moran (2009) que apresenta as tecnologiascomo apoio, permitindo ainda realizar atividades de diversas formas,bem como a flexibilização do tempo, Gadotti (2000) que afirma que astecnologias criam novos espaços de conhecimento eliminando asbarreiras geográficas e Voigt (2007) o qual ressalta a ponte entre ostipos de educação, a presencial e semipresencial, utilizando asvantagens de ambas. Do ponto de vista metodológico, utilizou-seuma abordagem qualitativa para consecução dos resultados. Realizou-se uma pesquisa de campo utilizando-se a técnica de estudo de caso.Os dados foram coletados através de questionário aberto aplicadojunto aos discentes dos cursos de pós-graduação em docência queutilizam o ambiente virtual como apoio de ensino. Após análise dosdados coletados, considerou-se que o Ambiente Virtual deAprendizagem utilizado como ferramenta de apoio é viável e degrande importância na educação brasileira e que se deve atentarpara a estrutura utilizada no desenvolvimento do processo bem comoa capacitação dos profissionais envolvidos.
Full Text:
PDF (Português (Brasil))Refbacks
- There are currently no refbacks.
ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)