Brincar E Desenvolvimento Infantil: Uma Análise Reflexiva / Play and Child Development: A Reflective Analysis
Abstract
O presente trabalho é resultado de um estudo teóricoque visa compreender o brincar e desenvolvimento infantil, partindocomo ponto principal das concepções teóricas de Vygotsky(2003),Piaget(1971), Kishimoto(1994), Wallon(1981) e outros autores degrande relevância. Abordamos o brincar que está presente emtodas as culturas, em todas as épocas, fazendo parte da vidaindividual e coletiva. Crianças de todas as idades e culturasenvolvem-se em brincadeiras e jogos, sendo que essa atividadese prolonga e permanece na vida adulta possibilitando aparticipação de jogos e outras relações sociais, como também odesenvolvimento cognitivo da criança. Trata-se de uma pesquisabibliográfica, pois conduz uma leitura e análise em bancos de dados,onde entender o brincar é fundamentalmente uma atividadeindividual e coletiva, sugerindo uma interação entre pares. Desdemuito cedo o brincar tornou-se importante na vida da criança,quando esse se apresenta como uma atividade livre, cria umambiente adequado para que ela possa investigar explorar, criar,extravasar suas emoções e resolver problemas, ou seja, ainfluência do brincar é considerada como um instrumentoincentivador e motivador no processo de desenvolvimento, poisoferece à criança uma razão própria que faz exercer de formasignificativa sua inteligência e sua necessidade de investigação.Aqui o brincar é apresentado como fundamental no desenvolvimentoda criança, seja no aspecto físico, motor, social, moral, emocional,afetivo ou cognitivo, e seu estudo é crucial para se conhecer maissobre o desenvolvimento da criança.
Full Text:
PDF (Português (Brasil))Refbacks
- There are currently no refbacks.
ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)