A CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA DO CONSUMIDOR E O GREEN MARKETING: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS PRÁTICAS DE MARKETING SUSTENTÁVEL NO BRASIL / ECOLOGICAL AWARENESS OF THE CONSUMER AND GREEN MARKETING: A CASE STUDY OF SUSTAINABLE MARKETING PRACTICES IN BRAZIL

Thel Augusto Monteiro, Antonio Carlos Giuliani, Andrea Kassouf Pizzinatto, Teresa Cristina Dias de Toledo Pitombo

Abstract


O perfil do consumidor brasileiro, na contemporaneidade, está mais focalizado nas questões ecológicas e nas diversas transformações que ocorrem em seu ambiente. Estas variáveis podem ser consideradas como relevantes na determinação e adequação das práticas de marketing adotadas pelas empresas, e que são fortemente utilizadas como fatores de obtenção de vantagem competitiva. Este artigo tem como objetivo analisar as práticas de marketing sustentável realizadas pela Whirlpool Latin America, detentora das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, no Brasil. Ainda, este artigo também visa descrever os benefícios do green marketing, como elemento de diferenciação para obter vantagem competitiva em seu setor. Este estudo utilizou-se de dados secundários a partir do Relatório de Sustentabilidade 2012 da Whirlpool Latin America, bem como de artigos científicos relevantes na área. A discussão aponta que os principais benefícios originados de uma postura ecologicamente correta da empresa são o de auxiliar no crescimento e fortalecimento das conexões entre os consumidores e as empresas. Ser classificada como uma empresa verde, ou ecologicamente correta, ou sustentável, pode gerar uma imagem extremamente positiva perante seu público-alvo e ainda pode aumentar a taxa de lucratividade dessas organizações.

 

Palavras-chave: Green marketing. Consciência ecológica. Consumidor.

 

ABSTRACT


The profile of the Brazilian consumer, in contemporary times, is more focused on ecological issues and the various transformations that occur in their environment. These variables can be considered relevant in determining and adapting marketing practices adopted by companies, and are heavily used as obtaining competitive advantage factors. This paper aims to analyze the practices of sustainable marketing made ​​by Whirlpool Latin America, owner of the brands Brastemp, Consul and KitchenAid, in Brazil. Still, this article aims to describe the benefits of green marketing as an element of differentiation for competitive advantage in its industry. This study used secondary data from the Sustainability Report 2012 Whirlpool Latin America, as well as relevant scientific works in the area. The discussion suggests that the main benefits arising from an ecologically correct positioning of the company, are to assist in the growth and strengthening of connections between consumers and businesses. Be classified as a green company, or environmentally friendly, or sustainable, can generate an extremely positive image with your target audience, and can even increase the rate of profitability of these companies.

 

Keywords: Green marketing. Ecological awareness. Consumer behavior.

 


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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)