Proposta Metodológica De Componente Curricular Integrador: Estratégia Inovadora Na Construção De Sala De Aula / Curriculum Proposal Component Of Methodological Integration: Innovative Strategy In Building Classroom

Ana Célia Furtado Orsano de Sousa

Abstract


Tem-se como objeto deste estudo aproposta de desenvolvimento metodológico docomponente curricular Pesquisa e Prática de Formação,realizada pelo Instituto Superior de EducaçãoSanto Agostinho – ISA, no Curso Normal Superior,como uma forma de compensar a dispersãodo conhecimento. Objetiva-se com este artigo analisara experiência dessa proposta metodológica everificar a visão dos protagonistas do curso quantoà prática realizada. Trata-se de uma pesquisa denatureza qualitativa, realizada a partir da análise derelatórios e documentos em geral e de entrevistassemi-estruturadas aplicadas aos professores, alunose coordenadora do curso. Adotou-se comoaportes teóricos estudos de Zabala (2002, 1998);Perrenoud (2001, 2000); Cowan (2002); Morin(2003), Demo (1996), Correia (1999), Cunha(2002), entre outros. Considera-se que a propostametodológica do curso oportunizou uma formaçãosólida no campo educacional, para a compreensãodos sistemas de ensino em seu contextosociocultural. Através da interdisciplinaridade, tornou-se possível perceber os conhecimentos específicosda dimensão docente na escola campo deatuação profissional, sendo tecida uma relação orgânica entre teoria e prática ao longo do curso,enfatizando-se, no cotidiano curricular, as dimensõesreflexão-ação-reflexão. Pressupõe-se, portanto,a formação de profissionais críticos, que constroemcompetências e habilidades.

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)