CINEMA, FANTASIA E CARNAVAL EM SALVADOR (1945-1970) / CINEMA, FANTASY AND CARNIVAL IN SALVADOR (1945-1970)

Milton Araújo Moura

Abstract


Este texto enfoca a motivação de inventar e construir o Carnaval em termos fantásticos, mostrando que o próprio drama étnico não prescinde, no universo da festa, do componente da imaginação e da reconfiguração e ressignificação iconográficas. O âmago deste artigo coincide com a criação carnavalesca de inspiração orientalista em Salvador, tributária do cinema. De que forma e em que sentido os participantes dos blocos de inspiração orientalista de Salvador, entre o final dos anos 40 e os anos 70, se apropriaram dessas narrativas imagéticas e construíram, por sua vez, um orientalismo carnavalesco? Inicialmente, passa-se em revista a sequência dos modelos de organização carnavalesca em Salvador até os primeiros anos da década de 70. Em seguida, aborda-se a importância da cultura do cinema na história cultural de Salvador, o que alcança importância fundamental, quando se considera a relevância do cinema como fonte iconográfica do Carnaval. Por fim, discutem-se aspectos da experiência histórica da fantasia tal como se verificou nesta cidade no mesmo período, tomando como base o caso dos blocos de inspiração orientalista.

 

Palavras-chave: Carnaval. Salvador. Orientalismo. Fantasia.

 

ABSTRACT

 

This text focuses on the motivation to invent and construct the Carnival in fantastic terms, showing that the ethnic dynamics itself, in the universe of the party, is compatible with the component of the imagination and of iconographic re-signification and re-configuration. The core of this article coincides with the orientalist inspiration in the Carnival of Salvador, which comes from the cinema. In what way and in what sense the participants of the orientalist-inspired blocks in Salvador, between the late 40 and 70 years, have appropriated these narratives and built, in turn, a carnivalesque orientalism? Initially, the article reviews the sequence of the Carnival in Salvador organization models until the early years of the seventies. Then, discusses the importance of cinema culture in the cultural history of Salvador, which achieves fundamental importance when one considers the importance of the cinema as iconographic source of Carnival. Finally, the text discusses aspects of the historical experience of fantasy such as it took place in this city in the same period, based on the case of orientalist-inspired blocks.

 

Keywords: Carnival. Salvador. Orientalism. Fantasy.

 


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